Rodovia Ubá Juiz de Fora Km 02 Horto Florestal Ubá MG CEP Tel: (32) ou (32)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rodovia Ubá Juiz de Fora Km 02 Horto Florestal Ubá MG CEP Tel: (32) ou (32)"

Transcrição

1 Folha: 1/ 11 SUPRAMZM Nº: /2008 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00006/1981/070/2008 Outorga N o : 01000/2008; Certidão (489371/2006 e 77666/2007) APEF N o : Reserva Legal N o : Coordenadas Geográficas: 21 o 10 54,5 S 43 o 58 51,6 W SAD 69 Responsável pela Elaboração do PCA: Flávia de Barros e Silva Eng a Química CRQ/MG: Identificação Empreendimento (Razão Social) /Empreendedor: HOLCIM (BRASIL) S.A. Empreendimento (Nome Fantasia): HOLCIM (BRASIL) S.A. Município: BARROSO Atividade predominante: Co-processamento de resíduos em forno clínquer Código da DN e Parâmetro: F Capacidade Instalada: t/ano Porte do Empreendimento Potencial Poluidor CNPJ / CPF: / Pequeno ( ) Médio ( X ) Grande ( ) Pequeno ( ) Médio ( ) Grande ( X ) Classe do Empreendimento: I ( ) II ( ) III ( ) IV ( ) V ( X ) VI ( ) Fase Atual do Empreendimento LP ( ) LI ( ) LO ( X ) LOC ( ) Revalidação ( ) Ampliação ( ) Localizado em UC (Unidades de Conservação)? ( X ) Não ( ) Sim Bacia Hidrográfica: Rio Grande Sub-Bacia: Rio_das Mortes 2. HISTÓRICO Inspeção/Vistoria/fiscalização Relatório de Inspeção/Vistoria/Fiscalização Nº: Data: 23/09/2008 ( ) Não ( X ) Sim 616/2008 Notificações Emitidas Nº: Advertências Emitidas Nº: Multas Nº:

2 Folha: 2/ DESCRIÇÃO DO HISTÓRICO: Em 23/06/2008 o empreendimento protocolou o FCEI (Formulário Integrado de Caracterização do Empreendimento). Em 02/07/2008 formalizou o processo de licença de operação para o co-processamento de resíduos da Magneti Marelli COFAP e Petrobrás REVAP em forno clínquer. Em 23/09/2008 foi realizada vistoria no empreendimento para verificação da situação ambiental do mesmo. 3. CONTROLE PROCESSUAL O processo encontra-se formalizado e devidamente instruído com a documentação exigível. O local de instalação do empreendimento e o tipo de atividade a ser desenvolvida estão em conformidade com as leis e regulamentos administrativos do município de Barroso, de acordo com a declaração expedida pela Prefeitura Municipal, presente às fls. 007 dos autos. A empresa Holcim (Brasil) S.A. possui Licença de Operação para a atividade de fabricação de cimento (LO n 228 ZM, com validade até 25/08/2012). Ressalte-se, ainda, que o transporte dos resíduos será realizado pela Holcim (Brasil) S.A. Divisão de Transportes, devidamente licenciada para a atividade de transporte rodoviário de resíduos perigosos classe I (LO n 15, com validade até 07/02/2010), conforme determina o art. 10 da Deliberação normativa COPAM n 26/98. Importante destacar, também, que as empresas geradoras dos resíduos encontram-se licenciadas, conforme documentos constantes dos autos. O empreendimento localiza-se em zona urbana, não havendo, portanto, obrigação de averbação de reserva legal conforme determina a lei (Lei 4.771/65, art.16, 8º e Lei Estadual /02, art. 16, 2º). A atividade de co-processamento de resíduos em fornos de clínquer, no caso de fontes existentes, como ocorre na presente análise, não implica na expansão de estruturas físicas e/ou instalação novos equipamentos, motivo pelo qual não foi informada ou constatada nenhuma supressão de vegetação arbórea ou arbustiva na área do empreendimento, nem tampouco intervenção em área de preservação permanente. O uso de recursos hídricos encontra-se regularizado, sendo que o volume outorgado (Portaria nº 01000/2008, com validade até 19/06/2013 e Certidões de Uso Insignificante n /2006, com validade até 14/09/2009 e n 77666/2007, com validade até 15/02/2010), atende às necessidades de toda a unidade industrial, abrangendo, inclusive, o co-processamento. 4. INTRODUÇÃO: A Holcim (Brasil) S.A. é uma indústria produtora de cimento situada na zona urbana do município de Barroso MG. O empreendimento apresentou o PCA referente ao co-processamento de resíduos em forno clínquer, especificamente para o co-processamento de resíduos da COFAP e REVAP Lavras/MG e São José dos Campos/SP, respectivamente.

3 Folha: 3/ 11 A vistoria realizada teve como objetivo verificar as medidas de controle realizadas pelo empreendimento para mitigação dos impactos ambientais da atividade de co-processamento, objeto deste Parecer Único. 5. DISCUSSÃO A Holcim (Brasil) S.A. - Fábrica de Barroso é detentora da Licença de Operação do COPAM para a produção de cimento e da Licença de Instalação para co-processamento de resíduos industriais em seu forno de clínquer. Os resíduos a serem co-processados correspondem à borra de retifica, lodo de ETE, borrachas e EPI s contaminados provenientes da Magneti Marelli COFAP, e a borra oleosa proveniente da Petrobrás REVAP. A seguir tabela 1 de geração média mensal dos resíduos a serem co-processados: Foram apresentados os laudos de análises dos resíduos (amostra bruta) a serem co-processados, com a sua classificação segundo a NBR : 2004, com as concentrações de metais pesados e a estimativa de emissão destes na atmosfera segundo estabelecido pela DN COPAM N. 026/1998, entretanto alguns metais correspondentes a Classe III (Anexo I) não foram contemplados na estimativa de emissão. A borra de retífica provém do processo de retífica/limpeza e descarga do efluente, as borrachas provêm do refugo de borracha fora de especificação, os EPI s contaminados com óleo gerados no processo de manutenção, o lodo de ETE gerado na estação de tratamento de efluentes e a borra oleosa proveniente da limpeza dos tanques. Segundo os estudos comparativos entre os parâmetros de cada resíduo e os teores máximos estabelecidos na DN 026/1998 para cada entrada na unidade de co-processamento de resíduos, temos que as taxas de alimentações destes resíduos apresentados na tabela 2 a seguir: As condições operacionais para o co-processamento em forno clínquer da Holcim - Fábrica Barroso é apresentado a seguir: Temperatura dos gases na câmara de fumaça: > 900 o C;

4 Folha: 4/ 11 Temperatura dos gases na área de descarga do forno: >1.000 o C; Monóxido de carbono no segundo estágio: < 0,1%; Oxigênio no segundo estágio: > 2%; Taxa de alimentação de farinha no forno: 120 t/h; Filtro eletrostático em operação normal; Tempo de retenção dos sólidos: 31,17 min.; Tempo de retenção dos gases na torre de ciclones: 4,0 s; Tempo de retenção dos gases no forno: 6,9 s; Tempo total no sistema: 10,9 s. Qualquer problema nas condições operacionais do forno acarretará parada imediata da alimentação do material. A taxa de alimentação de farinha no forno é de 124 t/h, sendo a produção de clínquer de ,5 t/mês (maio 2008) e a de blend de 4.138,6 t/mês. Os resíduos borrachas, EPI s contaminados e borra oleoso serão considerados substitutos de energia, devido ao alto teor de PCI. Foi ressaltado pelo empreendedor que os resíduos borra de retifica, borrachas, EPI s contaminados e lodo de ETE foram considerados similares aos mesmos resíduos da Magneti Marelli licenciados em Novembro de 2004 para o co-processamento na Unidade Holcim Barroso (PA 00006/1981/40/2004). Já a borra oleosa foi considerada similar ao mesmo resíduo da Petrobrás REVAP para o co-processamento na Unidade Holcim Barroso (PA n o 00006/1981/40/2004). Os resíduos borra de retífica e lodo de ETE, devido á sua composição e por não apresentar PCI, serão considerados substitutos de matéria-prima, sendo que a borra de retifica possui 1,60 % de Fe 2 O 3 e o lodo de ETE 0,03% de alumínio. Pela composição química dos resíduos verifica-se a existência de componentes que não são compatíveis com outros resíduos que serão injetados pela mesma linha ou serão processados em conjunto ou ainda com insumos de processo de produção de clínquer. Para isto será utilizada a Tabela 1 de Incompatibilidade de resíduos da Norma Técnica ABNT NBR 12235/1992 Armazenamento de resíduos sólidos perigosos. Caso seja identificada incompatibilidade serão tomadas as medidas necessárias para que não haja contato entre os mesmos. O manuseio, o transporte e o co-processamento dos resíduos serão realizados com todos os cuidados ambientais e de segurança requeridos para classe I, mesmo que tenha outra classificação. Sempre que possível, os resíduos serão co-processados tão logo a carreta chegue à fábrica. Quando não houver esta possibilidade, os resíduos serão encaminhados para armazenamento em local apropriado. Para a realização do transporte todos os resíduos serão acondicionados em tambores, exceto o lodo de ETE (a granel).

5 Folha: 5/ 11 Foi realizado o estudo de dispersão atmosférica das emissões provenientes da chaminé do forno clínquer da Holcim, considerando as emissões máximas estabelecidas na DN COPAM 026/98. O modelo utilizado para simular a dispersão de material particulado foi o DISPAIR, de origem suíça. As características das fontes de emissão consideradas foram: Vazão de material particulado (kg/h): 10,4; Altura da chaminé (m): 43; Diâmetro da chaminé (m): 3; Velocidade de saída dos gases (m/s): 10,5; Temperatura de saída dos gases (k): 393; Porcentagem de sólidos tipo 1 (5 micras): 100. A maior freqüência de material particulado no ar, na altura do solo foi registrada a uma distância de aproximadamente 625 metros da fonte geradora das emissões, sendo a concentração obtida de 0,00239 mg/m 3. Todas as demais concentrações ficaram abaixo do valor citado anteriormente. O empreendimento possui dois galpões de acondicionamento, mistura e homogeneização, sendo que estes possuem cobertura, piso impermeável e rebaixado em relação ao nível externo, evitando assim que os resíduos, sólidos ou pastosos alcancem a área externa do galpão. Um galpão é destinado ao recebimento e processamento de resíduos pastosos, sendo que há neste galpão dois misturadores para a homogeneização dos resíduos a serem co-processados. Há ainda um sistema de exaustão de gases gerados no interior do galpão, os quais são tratados por meio de lavador de gases. Após homogeneização os resíduos são transportados para o segundo galpão onde ficam aguardando o co-processamento. Estes resíduos são acondicionados em baias, separadamente, e possuem identificação dos mesmos. O segundo galpão, além de acondicionar os resíduos para o co-processamento, ainda é utilizado para a trituração/homogeneização dos resíduos sólidos, como sacos plásticos e big bags contaminados, EPI s, etc. Neste galpão funciona ainda o estoque de resíduos transportados a granel (dentro de big bags, bombonas ou latões), sendo estes estocados em local próprio com a devida identificação. Neste galpão não há sistema de exaustão de gases nem sistema de tratamento para estes. Como exemplos de cuidados de segurança e/ou ambientais adotados a indústria possui: - áreas concretadas de forma a evitar contaminação do solo; - instalações cobertas para evitar contato direto das águas de chuva com os resíduos; - varrição mecanizada e limpeza para evitar resquícios nas áreas não cobertas; - monitoramento periódico dos efluentes líquidos;

6 Folha: 6/ 11 - utilização de EPI s necessários, tais como, máscara contra gases, luvas, botina, protetor auricular, etc; - existência de fichas de emergências dos resíduos com os aspectos relacionados ao resíduo, EPI s necessários para o manuseio, riscos (fogo, saúde e meio Ambiente) e os procedimentos a serem adotados em caso de acidente; - realização freqüente de treinamentos, tais como, técnicas emergenciais envolvendo transporte de produtos perigosos, riscos dos produtos perigosos ao homem e ao meio ambiente, formas de identificação de produtos perigosos. Cabe informar que o acondicionamento, armazenamento e o transporte do resíduo são realizados em local adequado atendendo aos procedimentos de segurança e levando em consideração os riscos potenciais de cada resíduo. 6. CONCLUSÃO Com base na vistoria realizada no empreendimento, os sistemas de controle informado no PCA, e as condicionantes propostas por este Parecer Único, conclui-se que o processo industrial da Holcim (Brasil) S.A. Unidade Barroso, apresenta medidas que irão mitigar os impactos gerados pelo seu processo produtivo. Cabe esclarecer que a SUPRAM-ZM não possui responsabilidade técnica sobre os projetos de sistemas de controle ambiental liberados para implantação, sendo a execução, operação e comprovação de eficiência desses de inteira responsabilidade da própria empresa e seu projetista. Salientamos que o não cumprimento do item 8 do Anexo I das Condicionantes, ocasionará a aplicação das leis ambientais cabíveis, bem como o encaminhamento ao COPAM da solicitação de cancelamento das licença de co-processamento em fornos clínquer que utilizarem mistura de resíduos. Diante do exposto, este parecer sugere á Unidade Regional Colegiada da Zona da Mata a concessão da Licença de Operação, com validade de 4 (quatro) anos, para a Holcim (Brasil) S.A. Unidade Barroso - Co-processamento de resíduos da Petrobrás S.A. REVAP e Magneti Marelli - COFAP, condicionada ao cumprimento das condicionantes relacionadas nos ANEXOS I, II e III deste Parecer Único. Por derradeiro, ressalta-se que a Licença Ambiental em apreço não dispensa nem substitui a obtenção, pelo requerente, de certidões, alvarás ou licenças de qualquer natureza, exigidos pela legislação federal, estadual ou municipal, devendo sobredita observação constar no Certificado de Licenciamento. 7. PARECER CONCLUSIVO Favorável: ( ) Não ( X ) Sim 8. VALIDADE DA LICENÇA: 4 (quatro) anos.

7 Folha: 7/ Data / Responsabilidade Técnica:. Gestor: Rafael Fernando Novaes Ferreira (MASP ).Equipe Técnica/Jurídica Interdisciplinar: Sandra Aparecida Moreira Scheffer (MASP ) Leandro Barros (MASP ). Diretor Técnico: Leonardo Sorbliny Schuchter (MASP ) Gláucio Cristiano Cabral de Barros Nogueira (MASP )

8 Folha: 8/ 11 (SUPRAM/ZM) Nº: /2008 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 00006/1981/070/2007 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) Anexos CONDICIONANTES Empreendimento (Razão Social) /Empreendedor (nome completo): HOLCIM (BRASIL) S.A. Empreendimento (Nome Fantasia) HOLCIM (BRASIL) S.A. Fábrica Barroso Município: Barroso/ MG Atividade predominante: Co-processamento de Resíduos em Forno Clínquer Validade da Licença: 4 anos Válida até: / / CNPJ / CPF: / Código da DN e Parâmetro: Porte do Empreendimento: Pequeno ( ) Médio ( X ) Grande ( ) Classe do Empreendimento: F Capacidade Instalada: t/ano Potencial Poluidor: Pequeno ( ) Médio ( ) Grande ( X ) DN 74/04: 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( X ) 6 ( ) Fase Atual do Empreendimento: LP ( ) LIC ( ) LO ( X ) LOC ( ) Revalidação ( ) Ampliação ( ) Outros ( )

9 Folha: 9/ 11 ANEXO I ITEM DESCRIÇÃO PRAZO 1 Execução do Programa de Automonitoramento Ambiental, conforme definido no ANEXO II. 2 O empreendimento deverá atender a todas as exigências previstas na Deliberação Normativa COPAM 26/98 e 83/05. 3 O co-processamento de resíduos em fornos clínquer deverá obedecer aos padrões de emissões de poluentes atmosféricos previstos no Anexo I da Deliberação Normativa COPAM 026/98. 4 Disponibilizar a SUPRAM-ZM, caso solicitado, o monitoramento através de controles contínuos das concentrações de CO, O2, NOx e temperatura na câmara de fumaça e CO e O2, no segundo estágio, permitindo o controle e verificação de perturbações na operação do forno. 5 O transporte dos resíduos a serem co-processados deverá ser realizado pela Holcim (Brasil) S.A. Divisão Transportes (LO n o 15 Validade: 07/02/2010), segundo as normas e legislações pertinentes. 6 Realizar teste de queima dos resíduos, conforme DN 026/1998 e apresentar os resultados conclusivos das análises à SUPRAM-ZM para posterior liberação do início do co-processamento. 7 Realizadas as análises de todos os elementos constantes na listagem da Classe 3 - Tabela 2 Anexo I da DN COPAM 26/98, bem como a apresentação dos resultados comparativos entre os parâmetros de cada resíduo e os teores máximos estabelecidos na DN COPAM 26/98. 8 Formalizar processo para Licença de Operação de uma UMPCR (Unidade de Mistura e Pré-Condicionamento de Resíduos), uma vez que o empreendimento realiza a mistura de resíduos diversos. 9 Apresentar comprovação dos treinamentos realizados junto aos funcionários envolvidos na operação do co-processamento, no que concerne ao processo, manuseio e utilização de resíduos, bem como sobre procedimentos para situações emergenciais e anormais durante o processo. 10 Apresentar certificados de licença das empresas de transporte e das geradoras de resíduos quando da renovação das respectivas licenças Durante a vigência da licença Durante a vigência da licença Durante a vigência da licença Durante a vigência da licença Durante a vigência da licença Anterior ao início do processo de co-processamento Anterior ao início do processo de co-processamento Até 90 dias* Até 60 dias* Durante a vigência da Licença

10 Folha: 10/ 11 de operação. Obs.: Na vigência da licença tanto as empresas de transporte quanto as geradoras de resíduos deverão estar regularizadas ambientalmente. (*) Contados a partir da data da concessão da Licença de Operação. Obs.: Caso seja comprovado, em qualquer etapa do processo, que as emissões atmosféricas estão fora dos padrões estipulados pela DN COPAM n o 26/98 a empresa deverá cessar a alimentação dos resíduos, sendo que a mesma deverá ter instalado e em condições de funcionamento, um sistema de intertravamento para interromper automaticamente a alimentação destes resíduos. O órgão ambiental deverá ser informado quando da ocorrência de tais fatos. Diante disso, a SUPRAM ZM poderá solicitar a adequação imediata do processo de coprocessamento, bem como suspender temporariamente as atividades e/ou solicitar o cancelamento da licença ambiental junto ao COPAM.

11 Folha: 11/ EMISSÕES ATMOSFÉRICAS ANEXO II PROGRAMA DE AUTOMONITORAMENTO AMBIENTAL a) Deverão ser efetuadas análises das emissões da chaminé do forno de clínquer, de acordo com o quadro abaixo: Ponto Local de Amostragem 1 Chaminé do forno de clínquer Parâmetros Parâmetros listados nas tabelas 1 e 2 do Anexo I da Deliberação Normativa COPAM 026/1998, bem como os resultados de análise convencional do forno clínquer. Freqüência das Análises Bimestralmente ANEXO III TABELA 1 Taxa máxima de alimentação dos resíduos: Nome do resíduo Taxa de Geração Taxa de Alimentação Estoque (t) (t/mês) no Forno (t/h) Borra de Retífica Borrachas EPI s Contaminados Lodo de ETE Borra Oleosa 125 1, Obs.: Deverá ser obedecido a taxa de alimentação máxima horária no forno de 3 toneladas de resíduos, bem como a taxa de alimentação individual máxima horária dos resíduos, conforme Tabela 1 do anexo III supracitado. Tais valores foram fixados segundo os estudos realizados e apresentados no PCA pelo empreendimento. IMPORTANTE: OS PARÂMETROS E FREQUÊNCIAS ESPECIFICADAS PARA O PROGRAMA DE AUTOMONITORIZAÇÃO PODERÃO SOFRER ALTERAÇÕES A CRITÉRIO DA ÁREA TÉCNICA DA SUPRAM ZONA DA MATA, FACE AO DESEMPENHO APRESENTADO PELOS SISTEMAS DE TRATAMENTO.

12 This document was created with Win2PDF available at The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

feam FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

feam FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE Parecer Técnico GEDIN 268 /2007 P Processo COPAM Nº00006/1981/064/2007 PARECER TÉCNICO Empreendedor: HOLCIM (BRASIL) S.A Empreendimento: HOLCIM (BRASIL) S.A DN Código

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA Folha: 1/6 PARECER TÉCNICO SUPRAMZM Nº: 155114/2010 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00074/1980/060/2004 Coordenadas Geográficas: 21 o 42 14,7 S 43 o 28 30 W SAD 69 1. Identificação

Leia mais

Unidade de Conservação: APA DA FERNÃO DIAS Anuência apresentada na LI

Unidade de Conservação: APA DA FERNÃO DIAS Anuência apresentada na LI PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº. 753848/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00351/1999/005/2008 LO -AMPLIAÇÃO DEFERIMENTO Outorga n 1324/2004 POÇO TUBULAR DEFERIDA APEF Nº: Não houve

Leia mais

PARECER ÚNICO Nº 095/2015 Protocolo SIAM nº /2015 INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licença de Operação LO

PARECER ÚNICO Nº 095/2015 Protocolo SIAM nº /2015 INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licença de Operação LO Pág. 1 de 7 PARECER ÚNICO Nº 095/2015 Protocolo SIAM nº INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 00008/1989/145/2012 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 108/07 Descrição F Coprocessamento de Resíduos 6

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 108/07 Descrição F Coprocessamento de Resíduos 6 PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 773076/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00015/1979/127/2010 LO Deferimento APEF Nº: não irá fazer supressão vegetal Reserva legal Nº AV.2-M.8.306, matrícula

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ANEXO DE ALTERAÇÃO DE CONDICIONANTE

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ANEXO DE ALTERAÇÃO DE CONDICIONANTE Folha: 1/8 : Nº. 819717/2008 - SUPRAM Leste Mineiro Indexado ao Processo Nº.: 00449/1998/008/2007 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) 1. Identificação Empreendimento: Socoimex

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 108/07 Descrição F Co- Processamento de Resíduos 6

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 108/07 Descrição F Co- Processamento de Resíduos 6 PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 143439/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00015/1979/125/2010 LO DEFERIMENTO Outorga Nº: Outorga Nº: Portarias 98/07, 2460/04, 752/07, 753/07, 861, 862,

Leia mais

Unidade de Conservação: Não está inserido em UC ou no seu entorno. Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe

Unidade de Conservação: Não está inserido em UC ou no seu entorno. Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe PARECER ÚNICO SUPRAM-SM PROTOCOLO Nº 0072303/2011 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 0097/1986/059/2010 LP+LI Ampliação DEFERIMENTO Portaria de Outorga Nº 00261/2011 AUTORIZAÇÃO SUP.

Leia mais

PARECER TÉCNICO (NARCZM) Nº /2006

PARECER TÉCNICO (NARCZM) Nº /2006 Núcleo de Apoio Regional COPAM Zona da Mata Pág: 1 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 01331/2003/001/2003 PARECER TÉCNICO (NARCZM) Nº 444002/2006 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( ) Auto de Infração

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA Folha: 1/8 SUPRAMZM Nº: 042631/2008 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00747/2003/001/2003 Outorga N o : 00626/2004 APEF N o : Reserva Legal N o : 1. Identificação Empreendimento

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM - ZM N /2009

PARECER ÚNICO SUPRAM - ZM N /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Nº 00032/1980/005/2008 Tipo de processo: Alteração de prazo de condicionante 1.IDENTIFICAÇÃO Empreendedor (nome completo): CBCC Companhia Brasileira de Carbureto de Cálcio Empreendimento

Leia mais

Empreendimento: MAGNETI MARELLI COFAP CIA FABR DE PEÇAS / EX-COFAP SIS.SUSPENSÃO LTDA CNPJ: : /85. Município: Lavras

Empreendimento: MAGNETI MARELLI COFAP CIA FABR DE PEÇAS / EX-COFAP SIS.SUSPENSÃO LTDA CNPJ: : /85. Município: Lavras PARECER ÚNICO SUPRAM SM PROTOCOLO Nº 941799/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 116/1987/020/2008 LO DEFERIMENTO Outorga Nº não se aplica APEF Nº - não se aplica Reserva legal Nº

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO Folha: 1/7 ANEXO DE ALTERAÇÃO, EXCLUSÃO E/ OU INCLUSÃO DE CONDICIONANTES: Nº 536895/2008 - SUPRAM Leste Mineiro Indexado ao Processo: Nº: 00046/2002/002/2006 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental (

Leia mais

ANEXO I. Condicionantes para Licença de Operação (LO) da Ambientec Incineração de Resíduos Ltda.

ANEXO I. Condicionantes para Licença de Operação (LO) da Ambientec Incineração de Resíduos Ltda. Pág. 1 de 5 ANEXO I Condicionantes para Licença de Operação (LO) da Ambientec Incineração de Resíduos Ltda. Empreendedor: Ambientec Incineração de Resíduos Ltda Empreendimento: Ambientec Incineração de

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO (SUPRAM ZM) Nº:810875/2008

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO (SUPRAM ZM) Nº:810875/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 00182/1987/061/2007 Tipo de processo: Revalidação de Licenciamento Ambiental 1. IDENTIFICAÇÃO Empreendimento (Razão Social) /Empreendedor (nome CNPJ/CPF: 33.592.510/0412-68

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA Folha: 1/8 SUPRAMZM Nº: Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00167/2000/004/2006 Outorga N o APEF N o : Reserva Legal N o : Coordenadas Geográficas 21 o 31 46,4 S 42 o 39 21,6 W SAD

Leia mais

EQUIPE INTERDISCIPLINAR MATRÍCULA ASSINATURA Marcos Donizete Cesario dos Santos Analista Ambiental (Gestor)

EQUIPE INTERDISCIPLINAR MATRÍCULA ASSINATURA Marcos Donizete Cesario dos Santos Analista Ambiental (Gestor) Pág. 1 de 7 PARECER ÚNICO Nº 0023978/2014 INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 00 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação LO de Ampliação VALIDADE

Leia mais

Referência: Licença de Operação para Co-processamento de resíduos em forno de Clínquer provenientes dos Terminais da Petrobras Distribuidora S.

Referência: Licença de Operação para Co-processamento de resíduos em forno de Clínquer provenientes dos Terminais da Petrobras Distribuidora S. PARECER ÚNICO nº 267/2010 PROTOCOLO Nº 534152/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº.: 00015/1978/064/2010 LO DEFERIMENTO Outorga Nº.: (Não Aplicável) APEF Nº.: (Não Aplicável) Reserva

Leia mais

Rua José Campomizzi, 187 Ubá MG CEP Tel: (32) ou (32)

Rua José Campomizzi, 187 Ubá MG CEP Tel: (32) ou (32) Folha: 1/7 SUPRAMZM Nº: 056326/2008 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00422/1996/004/2007 Outorga N o : 01622/2006 APEF N o : Reserva Legal N o : 1. IDENTIFICAÇÃO Empreendimento

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM-ASF PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00068/1993/009/2005 Alteração de

PARECER ÚNICO SUPRAM-ASF PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00068/1993/009/2005 Alteração de PARECER ÚNICO SUPRAM-ASF PROTOCOLO Nº 048918/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00068/1993/009/2005 Alteração de DEFERIMENTO Condicionante Portarias de Outorga Nº 1944/07 e 1945/07

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM TM-AP PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00364/2007/001/2007 LOC

PARECER ÚNICO SUPRAM TM-AP PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00364/2007/001/2007 LOC PARECER ÚNICO SUPRAM TM-AP PROTOCOLO Nº 183821/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00364/2007/001/2007 LOC DEFERIMENTO Empreendimento: Préve Indústria Química Ltda CNPJ: 41.788.993/0001-95

Leia mais

Registro de classe CRBio 49669/04-D Responsável Técnico pelos Estudos Técnicos Apresentados Sandra Borges Pereira

Registro de classe CRBio 49669/04-D Responsável Técnico pelos Estudos Técnicos Apresentados Sandra Borges Pereira PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 011609/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00236/2011/001/2011 Licença de Deferimento Instalação Corretiva Empreendimento: Gerdau Comercial de Aços Ltda.

Leia mais

Rua José Campomizzi, 187 Ubá MG CEP Tel: (32) ou (32)

Rua José Campomizzi, 187 Ubá MG CEP Tel: (32) ou (32) Folha: 1/9 PARECER ÚNICO SUPRAMZM Nº: 320144/2008 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00151/1998/003/2007 Outorga N o : APEF N o : Reserva Legal N o : Coordenadas Geográficas: 21

Leia mais

Empreendimento: AUAD CORREA EQUIPAMENTOS ELETRONICOS LTDA

Empreendimento: AUAD CORREA EQUIPAMENTOS ELETRONICOS LTDA PARECER ÚNICO SUPRAM-SM PROTOCOLO Nº 352280/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 23293/2008/001/2009 LP + LI DEFERIMENTO Processo IGAM Não se aplica APEF Nº - Não se aplica Reserva

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe PARECER ÚNICO SUPRAM SM PROTOCOLO Nº 531634/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 28833/2011/001/2012 LP + LI DEFERIMENTO Outorga: não (concessionária local) - - Intervenção Ambiental:

Leia mais

Maurício Ferreira Pinto CREA

Maurício Ferreira Pinto CREA Pág. 1 de 5 ANEXO DE ALTERAÇÃO, EXCLUSÃO E OU INCLUSÃO DE CONDICIONANTES DO PARECER ÚNICO Nº 0208085/2015 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 03331/2001/004/2013 Sugestão

Leia mais

Rodovia Ubá Juiz de Fora, Km 02 Horto Florestal Ubá MG CEP 36500-000 Tel.: (32) 3539-2700 e-mail: supramzm@meioambiente.mg.gov.br

Rodovia Ubá Juiz de Fora, Km 02 Horto Florestal Ubá MG CEP 36500-000 Tel.: (32) 3539-2700 e-mail: supramzm@meioambiente.mg.gov.br Folha: 1/11 SUPRAMZM Nº: 259313/2009 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00435/2004/002/2009 Outorga N o : 09744/2008 APEF N o : Reserva Legal N o : 1. Identificação Empreendimento

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE Página 1 de 5 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE A Secretaria Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, através do Departamento de

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO ALTERAÇÃO DE CONDICIONANTES - Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 01267/2002/002/2007 LOc Outorga Nº: - APEF Nº: Reserva legal Nº: - PROTOCOLO Nº 221605/2009 DEFERIMENTO Empreendimento:

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM CM Nº 228/2009 PROTOCOLO Nº /2009

PARECER ÚNICO SUPRAM CM Nº 228/2009 PROTOCOLO Nº /2009 PARECER ÚNICO CM Nº 228/2009 PROTOCOLO Nº 423616/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 1881/2004/001/2004 LO DEFERIMENTO Outorga Nº: (Não Aplicável) XXX XXX APEF Nº: (Não Aplicável)

Leia mais

DEFERIDA DEFERIDA APEF Nº - não se aplica Reserva legal Nº - área urbana. Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe

DEFERIDA DEFERIDA APEF Nº - não se aplica Reserva legal Nº - área urbana. Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe PARECER ÚNICO SUPRAM-SM PROTOCOLO Nº 488466/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00174/1998/016/2009 LO de Ampliação DEFERIMENTO Processo IGAM 2200/2004 2201/2004 POÇO TUBULAR POÇO

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DA ZONA DA MATA

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DA ZONA DA MATA Folha: 1/10 PARECER ÚNICO SUPRAMZM Nº: 585144/2012 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental Nº: 07741/2012/001/2012 Outorga N o : - APEF N o : - Reserva Legal N o : - Coordenadas Geográficas:

Leia mais

Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos) Atividade objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição

Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos) Atividade objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição PARECER ÚNICO nº 176 /2008 PROTOCOLO Nº 556469/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº LO DEFERIMENTO Outorga Nº: (Não Aplicável) xxx xxx APEF Nº: (Não Aplicável) xxx xxx Reserva legal

Leia mais

PARECER ÚNICO Nº /2013 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO:

PARECER ÚNICO Nº /2013 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Pág. 1 de 9 PARECER ÚNICO Nº (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação 28420/2011/002/2013 Sugestão pelo Deferimento VALIDADE DA

Leia mais

Unidade de Conservação: no entorno da Reserva Biológica Municipal

Unidade de Conservação: no entorno da Reserva Biológica Municipal PARECER ÚNICO SUPRAM-SM PROTOCOLO Nº 095945/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00131/1992/003/2009 LOC - Ampliação DEFERIMENTO Processo IGAM Não se aplica APEF Nº - Não se aplica

Leia mais

ESTUDOS TÉCNICOS NO ÂMBITO DO LICENCIAMENTO PCA/RCA

ESTUDOS TÉCNICOS NO ÂMBITO DO LICENCIAMENTO PCA/RCA ESTUDOS TÉCNICOS NO ÂMBITO DO LICENCIAMENTO PCA/RCA Deise Tatiane Bueno Miola Bióloga e Mestre em Ecologia Conservação e Manejo de Vida Silvestre pela UFMG. Sócia-diretora da Artemis Consultoria Ambiental.

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAMZM Nº: /2008

PARECER ÚNICO SUPRAMZM Nº: /2008 1/15 SUPRAMZM Nº: 514413/2008 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental Nº: 16613/2007/2001/2008 Outorga No: Reserva Legal No: 1. IDENTIFICAÇÃO Empreendimento (Razão Social) /Empreendedor (nome

Leia mais

Empreendimento: Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração - CBMM. Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe

Empreendimento: Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração - CBMM. Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 007103/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00033/1981/046/2008 Outorga Nº APEF Nº / Reserva legal Nº / Empreendimento: Companhia Brasileira de Metalurgia

Leia mais

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO É expressamente proibido qualquer tipo de intervenção em Área de Preservação Permanente. Deverá ser observada rigorosamente a formatação deste formulário,

Leia mais

LICENÇA DE OPERAÇÃO L.O 43/2015

LICENÇA DE OPERAÇÃO L.O 43/2015 A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, criada pela Lei Municipal Nº 88/06 e Certificado de Qualificação junto ao conselho Estadual do Meio Ambiente através da Resolução do CONSEMA Nº229/2009, com base

Leia mais

Registro de classe CRBio 49669/04-D Responsável Técnico pelos Estudos Técnicos Apresentados Sandra Borges Pereira

Registro de classe CRBio 49669/04-D Responsável Técnico pelos Estudos Técnicos Apresentados Sandra Borges Pereira PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 129965/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00236/2011/002/2012 Licença de Deferimento Operação Empreendimento: Gerdau Comercial de Aços S/A CNPJ: 07.369.685/0070-19

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO (SUPRAM ZM) Nº: /2008

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO (SUPRAM ZM) Nº: /2008 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 04334/2007/001/2008 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) 1. IDENTIFICAÇÃO Empreendimento (Razão Social) /Empreendedor (nome completo): Teixeira

Leia mais

PARECER ÚNICO: SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº /2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00283/1995/006/2006

PARECER ÚNICO: SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº /2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00283/1995/006/2006 PARECER ÚNICO: SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº 780729/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00283/1995/006/2006 Deferimento Empreendedor: Frigorífico Luciana Ltda CPF: 21.589.536/0001-64

Leia mais

A Extração de areia e cascalho para utilização imediata na construção civil 3

A Extração de areia e cascalho para utilização imediata na construção civil 3 Pág. 1 de 5 PARECER ÚNICO Nº INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: CONVOCAÇÃO AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação Corretiva VALIDADE DA LICENÇA:

Leia mais

B -09-05-9 Central de Armazenamento de Gás Natural Liquefeito 3

B -09-05-9 Central de Armazenamento de Gás Natural Liquefeito 3 PARECER ÚNICO SUPRAM-SM PROTOCOLO Nº 905522/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00153/1987/019/2008 LO de Ampliação DEFERIMENTO Outorga Nº - não se aplica APEF Nº - não se aplica

Leia mais

Projeto de assentamento para fins de reforma agrária

Projeto de assentamento para fins de reforma agrária PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 90004/2007/001/2007 LP Deferimento Pedido de Perfuração de Poço Reserva legal Empreendimento:INCRA MG PA Perobas Sanharão

Leia mais

PARECER TÉCNICO Nº (NARCZM) /2006

PARECER TÉCNICO Nº (NARCZM) /2006 Núcleo de Apoio Regional COPAM Zona da Mata Pág: 1 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 3885/2005/001/2005 Tipo de processo: PARECER TÉCNICO Nº (NARCZM) 408697/2006 Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE Página 1 de 5 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE A Secretaria Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, através do Departamento de

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe PARECER ÚNICO SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº 058093/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 02531/2004/003/2008 LI AMPLIAÇÃO DEFERIMENTO Outorga Nº 568/2008 Poço tubular Deferida Outorga

Leia mais

Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos)

Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos) PARECER ÚNICO CM Nº 141/2008 PROTOCOLO Nº 422192/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 02994/2005/004/2007 LO DEFERIMENTO Outorga Nº: (Não Aplicável) XXX XXX APEF Nº: (Não Aplicável)

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe. Preparação do leite e fabricação de produtos de Laticínios - 78.

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe. Preparação do leite e fabricação de produtos de Laticínios - 78. PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 044315/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 02020/2005/002/2009 Revalidação Indeferimento Reserva legal Empreendimento: Laticínio Suíço Holandês Ltda CNPJ:

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe F Transporte rodoviário de resíduos perigosos - classe I 3

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe F Transporte rodoviário de resíduos perigosos - classe I 3 PARECER ÚNICO SUPRAM SM PROTOCOLO Nº 922658/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 05556/2006/004/2008 LO DEFERIMENTO Portaria de Outorga: Não se aplica - - APEF: Não se aplica - -

Leia mais

Medidas mitigadoras: SIM NÃO Medidas compensatórias: SIM NÃO Condicionantes: SIM Automonitoramento: SIM NÃO

Medidas mitigadoras: SIM NÃO Medidas compensatórias: SIM NÃO Condicionantes: SIM Automonitoramento: SIM NÃO PARECER ÚNICO SUPRAM - ASF PROTOCOLO Nº 0350119/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00013/1978/038/2012 LO Portaria Nº. 16245/2010 APEF Nº / Reserva legal Nº. Captação em Corpo d

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM ZM Nº /2011

PARECER ÚNICO SUPRAM ZM Nº /2011 Folhas 1/14 Indexado ao Processo Nº 20605/2011/001/2011 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental 1.IDENTIFICAÇÃO Razão Social do Empreendimento: Alphalav Lavanderia Ltda CNPJ: 14.253.508/0001-06 Empreendimento

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL NORTE DE MINAS PARECER ÚNICO

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL NORTE DE MINAS PARECER ÚNICO Folha: 1/6 Nº 0300743/2014 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: LIGAS DE ALUMÍNIO S/A (LIASA). Licenciamento Ambiental FASE DO LICENCIAMENTO: Alteração do Cronograma do Acordo Setorial. PA COPAM: 00050/1979/004/2009

Leia mais

DISA. 3- MOTIVO DO ENCAMINHAMENTO À FEPAM SITUAÇÃO: Tipo de documento a ser solicitado:

DISA. 3- MOTIVO DO ENCAMINHAMENTO À FEPAM SITUAÇÃO: Tipo de documento a ser solicitado: Instruções Técnicas para LICENCIAMENTO PRÉVIO DE UNIDADES CENTRALIZADAS OU SISTEMAS (AUTOCLAVAGEM, MICROONDAS) PARA TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE GRUPO A (INFECTANTES) DISA INSTRUÇÕES

Leia mais

F Co- Processamento de Resíduos em forno de clínquer 6

F Co- Processamento de Resíduos em forno de clínquer 6 PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº. 256939/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00010/1999/043/2010 LICENÇA DE OPERAÇÃO DEFERIMENTO Outorga Resolução ANA Nº. 319/2005 CAPITAÇÃO SUPERFICIAL

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM-ZM Nº /2009

PARECER ÚNICO SUPRAM-ZM Nº /2009 Folha: 1 SUPRAM-ZM Nº 499408/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 11218/2009/001/2009 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) Revalidação de Licença ( ) 1. Identificação Empreendimento

Leia mais

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO É expressamente proibido qualquer tipo de intervenção em Área de Preservação Permanente. Deverá ser observada rigorosamente a formatação deste formulário,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano III Nº 917 Prefeitura Municipal de publica: Portaria nº 028/2018, de 17 de dezembro de 2018 - Conceder Licença Ambiental Unificada - LU, válida pelo prazo de 03 (Três) anos,

Leia mais

LICENCA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO

LICENCA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO LICENCA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO N 6012/2018 O Instituto do Meio Ambiente - IMA, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo inciso I do artigo 7 da Lei Estadual N 14.675 de 2009, com base no processo

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO Nº 001812/2007 SUPRAM-ASF Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 00133/2004/002/2005 Tipo de processo: Licença de Operação Corretiva Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) 1. IDENTIFICAÇÃO Empreendimento:

Leia mais

00047/1988/018/2014 Sugestão pelo Deferimento

00047/1988/018/2014 Sugestão pelo Deferimento Pág. 1 de 5 ANEXO DE ALTERAÇÃO DE CONDICIONANTES DO PARECER ÚNICO Nº 1230583/2015 (SIAM), APROVADO NA 129ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA URC DO COPAM SUL DE MINAS, REALIZADA EM 18 DE FEVEREIRO DE 2016. INDEXADO

Leia mais

DESCARTE DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS. Licenciamento Ambiental SINDUSFARMA

DESCARTE DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS. Licenciamento Ambiental SINDUSFARMA DESCARTE DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS Licenciamento Ambiental SINDUSFARMA São Paulo 18/08/2016 LICENCIAMENTO AMBIENTAL Conjunto de Leis, normas técnicas e administrativas que estabelecem obrigações e responsabilidades

Leia mais

LO DEFERIMENTO 05591/2007/001/2007 Outorga Nº: (Não Aplicável) XXX XXX APEF Nº: (Não Aplicável) XXX XXX Reserva legal Nº: (Não Aplicável) XXX XXX

LO DEFERIMENTO 05591/2007/001/2007 Outorga Nº: (Não Aplicável) XXX XXX APEF Nº: (Não Aplicável) XXX XXX Reserva legal Nº: (Não Aplicável) XXX XXX PARECER ÚNICO nº 241/2009 DOCUMENTO Nº xxxxx/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental nº LO DEFERIMENTO 05591/2007/001/2007 Outorga Nº: (Não Aplicável) XXX XXX APEF Nº: (Não Aplicável) XXX

Leia mais

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO É expressamente proibido qualquer tipo de intervenção em Área de Preservação Permanente. Deverá ser observada rigorosamente a formatação deste formulário,

Leia mais

ECO PRIMOS COMÉRCIO DE RESÍDUOS LTDA

ECO PRIMOS COMÉRCIO DE RESÍDUOS LTDA ECO PRIMOS COMÉRCIO DE RESÍDUOS LTDA Á EMPRESA A ECOPRIMOS COMÉRCIO DE RESÍDUOS LTDA é uma empresa prestadora de serviços ambientais, formulada em 2004, atuando com ênfase na Gestão, Coleta, Transporte,

Leia mais

VESTA IND. E COM. DE ARTIGOS DE PVC LTDA. VESTA IND. E COM. DE ARTIGOS DE PVC LTDA.

VESTA IND. E COM. DE ARTIGOS DE PVC LTDA. VESTA IND. E COM. DE ARTIGOS DE PVC LTDA. Pág. 1 de 9 PARECER ÚNICO Nº 85524/2013(SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 28833/2011/002/2012 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe. Transporte rodoviário de resíduos perigosos - classe I 01 veículo

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe. Transporte rodoviário de resíduos perigosos - classe I 01 veículo PARECER ÚNICO - SUPRAM SM PROTOCOLO Nº 0557469/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 15308/2007/004/2012 LO Transporte DEFERIMENTO Outorga: não se aplica - x - - x - Intervenção Ambiental:

Leia mais

F Transporte rodoviário de resíduos perigosos - classe I 01 veículo 3

F Transporte rodoviário de resíduos perigosos - classe I 01 veículo 3 Pág. 1 de 6 PARECER ÚNICO Nº INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 00427/2003/003/2014 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação VALIDADE DA LICENÇA:

Leia mais

BACIA ESTADUAL: Rio Paraopeba UPGRH: SUB-BACIA: Rio --- CÓDIGO: ATIVIDADE OBJETO DO LICENCIAMENTO (DN COPAM 74/04):

BACIA ESTADUAL: Rio Paraopeba UPGRH: SUB-BACIA: Rio --- CÓDIGO: ATIVIDADE OBJETO DO LICENCIAMENTO (DN COPAM 74/04): Pág. 1 de 5 PARECER ÚNICO nº 110/2013 ANEXO DE PRORROGAÇÃO DE VALIDADE DA LICENÇA DE INSTALAÇÃO Nº 261/2010 SIAM nº INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 00031/1979/040/2010

Leia mais

Rodovia Ubá- Juiz de Fora, Km 02, Horto Florestal Ubá/MG CEP: Tel: (32)

Rodovia Ubá- Juiz de Fora, Km 02, Horto Florestal Ubá/MG CEP: Tel: (32) Folha: 1/7 Nº 166318/ 2010 SUPRAM-ZM Indexado ao(s) Processo(s) Nº:01276/2007/002/2008 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) 1. Identificação Empreendedor: Vital Engenharia

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA. Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Divisão de Controle da Poluição Industrial FEPAM

GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA. Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Divisão de Controle da Poluição Industrial FEPAM GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Divisão de Controle da Poluição Industrial FEPAM LEI FEDERAL 6938/81 DECRETO FEDERAL 99274/90 BASE PARA GESTÃO AMBIENTAL obrigatoriedade

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - "Minas Gerais" - 04/12/2002)

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - Minas Gerais - 04/12/2002) Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de 2002 Estabelece normas para o licenciamento ambiental de loteamentos do solo urbano para fins exclusiva ou predominantemente residenciais, e dá

Leia mais

Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos Perigosos)

Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos Perigosos) PARECER ÚNICO Nº 203/2012 PROTOCOLO Nº 0475855/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº3762/2011/001/2011 LO DEFERIMENTO Outorga Nº: (Não Aplicável) XXX XXX APEF Nº: (Não Aplicável) XXX

Leia mais

LP ( ) LI ( ) LO ( ) LOC ( X ) Revalidação ( ) Ampliação ( ) Bacia Hidrográfica: _Rio Piranga

LP ( ) LI ( ) LO ( ) LOC ( X ) Revalidação ( ) Ampliação ( ) Bacia Hidrográfica: _Rio Piranga Folha: 1 /14 SUPRAMZM Nº: 501055/ 2007 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 02654/2004/002/2007 Outorga N o : 004787/2007 APEF N o : 01877/2007 Reserva Legal N o : 1. Identificação

Leia mais

Empreendimento: VERDE MATA GESTÃO AMBIENTAL E TRANSPORTE DE RESÍDUOS LTDA ME. Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos Perigosos)

Empreendimento: VERDE MATA GESTÃO AMBIENTAL E TRANSPORTE DE RESÍDUOS LTDA ME. Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos Perigosos) PARECER ÚNICO Nº 349/2010 PROTOCOLO Nº 618296 /2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 16058/2010/002/2010 LO DEFERIMENTO Outorga Nº: (Não Aplicável) XXX XXX APEF Nº: (Não Aplicável)

Leia mais

EMPREENDIMENTOS DE PORTE GRANDE OU EXCEPCIONAL

EMPREENDIMENTOS DE PORTE GRANDE OU EXCEPCIONAL pág. 1/ 9 Os relatórios de Automonitoramento de, deverão ser elaborados por técnico habilitado e apresentados para análise do IAP, em 02 (duas) vias, acompanhados da respectiva Anotação de Responsabilidade

Leia mais

Unidade de Conservação: Não está inserido em UC ou no seu entorno. Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe

Unidade de Conservação: Não está inserido em UC ou no seu entorno. Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe PARECER ÚNICO SUPRAM-SM PROTOCOLO Nº 782526/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 0097/1986/052/2010 LP+LI Ampliação DEFERIMENTO Portaria de Outorga Nº 00372/2004 AUTORIZAÇÃO SUP.

Leia mais

Projeto de assentamento para fins de reforma agrária >200 famílias

Projeto de assentamento para fins de reforma agrária >200 famílias PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 511747/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental nº 90003/2009/001/2009 LP Deferimento Reserva legal Matrícula nº 115.248 Averbada Empreendimento:INCRA MG PA SANTA

Leia mais

Tratamento Térmico de Resíduos. Uma Opção para a Destinação do Resíduo: Tratamento Térmico

Tratamento Térmico de Resíduos. Uma Opção para a Destinação do Resíduo: Tratamento Térmico Uma Opção para a Destinação do Resíduo: Tratamento Térmico Florianópolis, 21 de outubro de 2013 Assuntos: Plano de Consultoria do Teste de Queima; Diagnóstico Inicial; Plano do Teste de Queima; Plano de

Leia mais

PARECER ÚNICO: 179/2010 PROTOCOLO Nº /2010. Município: Prudente de Morais. Sub Bacia: Rio das Velhas

PARECER ÚNICO: 179/2010 PROTOCOLO Nº /2010. Município: Prudente de Morais. Sub Bacia: Rio das Velhas PARECER ÚNICO: 179/2010 PROTOCOLO Nº 329892/2010 PA COPAM nº 14370/2005/002/2008 Solicitação de inclusão e de alteração de de condicionante Empreendedor: INCA - Incineração e Controle Ambiental Ltda Empreendimento:

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DA ZONA DA MATA PARECER ÚNICO Nº /2012 PARECER ÚNICO SUPRAM - ZM Nº: /2012

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DA ZONA DA MATA PARECER ÚNICO Nº /2012 PARECER ÚNICO SUPRAM - ZM Nº: /2012 Folha: 1/14 Indexado ao(s) Processo(s): PARECER ÚNICO SUPRAM - ZM Nº: 0643164/2012 Licenciamento Ambiental n o : 01341/2004/003/2011 Outorga Cadastro uso insignificante nº: 006396/2012 1. IDENTIFICAÇÃO:

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA EMPREENDIMENTOS FOTOVOLTAICOS. Gustavo Tetzl Rocha - MEIUS Engenharia

LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA EMPREENDIMENTOS FOTOVOLTAICOS. Gustavo Tetzl Rocha - MEIUS Engenharia LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA EMPREENDIMENTOS FOTOVOLTAICOS Gustavo Tetzl Rocha - MEIUS Engenharia INSERIR SLIDE COM IMAGEM REGULARIZAÇÃO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL MINAS GERAIS Atribuições são exercidas

Leia mais

RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE Revoga Instrução Normativa 11, de

RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE Revoga Instrução Normativa 11, de RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2014. (D.O.E 14/03/14) Interferência(s) Requisito(s) Revoga Instrução Normativa 11, de 09-12-2013 Dispõe sobre os procedimentos de Licenciamento Ambiental dos projetos

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição C Usina de Concreto de Produção de Concreto Comum Produção de 40 m³/h

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição C Usina de Concreto de Produção de Concreto Comum Produção de 40 m³/h PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 609589/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 14553/2009/002/2009 LOC de ampliação Deferimento Outorga - Não se Aplica APEF - Não se Aplica Reserva legal

Leia mais

PROCESSOS VINCULADOS CONCLUÍDOS: PA COPAM: SITUAÇÃO: Não se aplica

PROCESSOS VINCULADOS CONCLUÍDOS: PA COPAM: SITUAÇÃO: Não se aplica Pág. 1 de 8 PARECER ÚNICO Nº (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 5913/2009/002/2012 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação - LO VALIDADE

Leia mais

Rua José Campomizzi, 187 Ubá MG CEP Tel: (32) ou (32)

Rua José Campomizzi, 187 Ubá MG CEP Tel: (32) ou (32) Folha: 1/12 SUPRAMZM Nº: 500911/2007 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 01031/2003/001/2007 Outorga N o : APEF N o : Reserva Legal N o : 1. Identificação Empreendimento (Razão Social)

Leia mais

PROTOCOLO:173423/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental: 90021/2008/001/2008 LP DEFERIMENTO Processo de Outorga Nº APEF Nº

PROTOCOLO:173423/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental: 90021/2008/001/2008 LP DEFERIMENTO Processo de Outorga Nº APEF Nº PARECER ÚNICO PROTOCOLO:173423/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental: 90021/2008/001/2008 LP DEFERIMENTO Processo de Outorga Nº APEF Nº Unidade de Conservação: - Bacia Hidrográfica: Rio

Leia mais

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO É expressamente proibido qualquer tipo de intervenção em Área de Preservação Permanente. Deverá ser observada rigorosamente a formatação deste formulário,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IV Nº 1234 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº 023/2019, - Resolve conceder licença ambiental unificada - LU. Gestor - Oziel Oliveira / Secretário - Governo / Editor

Leia mais

PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº /2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº /2001/002/2010 LP e LI DEFERIMENTO

PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº /2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº /2001/002/2010 LP e LI DEFERIMENTO PARECER ÚNICO PROTOCO Nº 202337/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 001956/2001/002/2010 LP e LI DEFERIMENTO Concomitante Outorga: Portaria nº 01361/2006 Deferida Empreendimento:

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. INDÚSTRIA MÉDIO PORTE Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento: 1. Os responsáveis pelas atividades a licenciar, instituído

Leia mais

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº DE ABRIL DE 2014

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº DE ABRIL DE 2014 ANO 122 Nº 65 64 PÁGINAS BELO HORIZONTE, TERÇA-FEIRA, 08 DE ABRIL DE 2014 DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 196 03 DE ABRIL DE 2014 Dispõe sobre a utilização da areia descartada de fundição na produção de

Leia mais

PROCEDIMENTOS CO-PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS NO ESTADO DO PARANÁ. São Paulo, 04 de novembro de 2004

PROCEDIMENTOS CO-PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS NO ESTADO DO PARANÁ. São Paulo, 04 de novembro de 2004 PROCEDIMENTOS CO-PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS NO ESTADO DO PARANÁ São Paulo, 04 de novembro de 2004 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Resolução CONAMA Nº 264/99, dispõe sobre o co-processamento de resíduos sólidos; Resolução

Leia mais

ANO 123 Nº PÁG. - BELO HORIZONTE, QUINTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2015 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD-IGAM Nº 2257 DE 31 DE DEZEMBRO DE 2014

ANO 123 Nº PÁG. - BELO HORIZONTE, QUINTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2015 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD-IGAM Nº 2257 DE 31 DE DEZEMBRO DE 2014 ANO 123 Nº 15 28 PÁG. - BELO HORIZONTE, QUINTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2015 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD-IGAM Nº 2257 DE 31 DE DEZEMBRO DE 2014 Estabelece os procedimentos para o cadastro de barragem, barramento

Leia mais

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica:

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica: Prefeitura Municipal de Nova Viçosa 1 Quarta-feira Ano Nº 2503 Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica: Processo RLAU 004/2018 Licença Ambiental - Empreendimento: Auto Posto Catavento Ltda - Matriz.

Leia mais

Portaria FEPAM N 029/2017

Portaria FEPAM N 029/2017 Portaria FEPAM N 029/2017 Estabelece a exigência de Acreditação ou Reconhecimento para os laboratórios de análises ambientais no âmbito do território do Estado do Rio Grande do Sul. Publicada no DOE de

Leia mais

Medidas mitigadoras: SIM NÃO Medidas compensatórias: SIM NÃO Condicionantes: 02 Automonitoramento: SIM NÃO. Responsável Técnico pelo empreendimento:

Medidas mitigadoras: SIM NÃO Medidas compensatórias: SIM NÃO Condicionantes: 02 Automonitoramento: SIM NÃO. Responsável Técnico pelo empreendimento: PARECER ÚNICO SUPRAM-SM PROTOCOLO Nº 888016/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00118/1987/014/2008 LOC DEFERIMENTO Portaria de Outorga Nº Não se aplica APEF Nº - Não se aplica Reserva

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Legislação Ambiental para Engenharia Ambiental e Sanitária - UFJF

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Legislação Ambiental para Engenharia Ambiental e Sanitária - UFJF SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Rolfe Pinho Dias - SUPRAM - NRRA - Juiz de Fora 1 Regularização Ambiental Rolfe Pinho Dias Técnico Ambiental SUPRAM -Zona da Mata NRRA Juiz

Leia mais