Novos regimes jurídicos relativos a Auxílios de Estado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Novos regimes jurídicos relativos a Auxílios de Estado"

Transcrição

1 CURSO BREVE Novos regimes jurídicos relativos a Auxílios de Estado Coordenação científica: Prof. Doutora Cláudia Trabuco; Prof. Doutora Vera Eiró; Doutor Ricardo Pedro Organização: Nova Direito, JurisNova e Autoridade da Concorrência Curso a decorrer entre os dias 4 e 19 de dezembro de h 30m-20h 30m, Sextas-feiras (aulas na Autoridade da Concorrência) 10h-13h e 14h 30m-18h, Sábados (aulas na Faculdade de Direito da UNL) Propina:375 Informações / Inscrições: Até 25 de novembro para sonia.rodrigues@fd.unl.pt Número Total de horas: 26 O programa poderá sofrer pequenas alterações. A abertura do curso estará dependente de um número mínimo de 15 inscritos. 1. Porquê estudar agora os Auxílios de Estado? A proteção da concorrência, enquanto valor essencial para o funcionamento do mercado da União Europeia (UE), implica o cumprimento de um vasto conjunto de regras que visam que os Estados Membros (EM) não apliquem medidas que falseiam ou potenciem falsear a concorrência no mercado interno. Dada a importância do tema no âmbito da integração europeia, o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE) dedica-lhe várias normas, e, em particular, estabelece um princípio de proibição dos Auxílios de Estado, identificando, ainda, por um lado, os Auxílios de Estado automaticamente admissíveis, e, por outro, os Auxílios de Estado que podem ser admitidos mediante a verificação de certas condições.

2 O controlo da concessão de Auxílios de Estado é, em conjunto com as entidades nacionais, da responsabilidade da Comissão Europeia (CE) e corresponde a um dos momentos mais importantes, na medida em que a sua não compatibilidade com o mercado interno pode implicar a devolução por parte das entidades beneficiárias dos montantes concedidos pelos EM. O TFUE oferece uma grande margem de atuação à CE para efeitos de controlo das regras de Auxílios de Estado, o que contribuiu para o surgimento de um grande manancial de regulamentos e comunicações, que acabam por constituir um quadro jurídico muito detalhado, técnico e complexo. A referida complexidade normativa obrigou a CE à apresentação de contínuos planos de reforma das regras de Auxílios de Estado tendo em vista a sua simplificação. Assim aconteceu, nomeadamente, com o plano de reforma que antecedeu o novo quadro normativo de Auxílios de Estado previsto para o período de As principais linhas do referido plano de reforma vieram a ser acolhidas em regulamentos posteriormente aprovados, de onde se destaca o Regime Geral de Isenção por Categoria - que se debruça sobre os Auxílios de Estado com finalidade regional, declarando certas categorias de auxílio compatíveis com o mercado interno - e o novo regime geral de minimis - que estabelece regras relativas a auxílios que, pelo baixo valor em causa, se entende que não afetam, nem potenciam afetar a concorrência. Estamos, portanto, perante um novo período de regulação em matéria de Auxílios de Estado que trará grandes oportunidades e desafios nesta área de atuação, importando, por isso mesmo, conhecer em detalhe os seus contornos normativos. 2. Porquê um Curso Breve de Especialização? Um curso breve de especialização sobre Auxílios de Estado tem um interesse académico e prático inegável. O interesse académico revela-se no facto de se tratar de um tema com um vasto enquadramento legislativo no quadro do direito da União Europeia que convoca vários problemas. Destacamos, a título de exemplo, dois aspetos.

3 O primeiro é o impacto que o recorte da política da concorrência, na vertente Auxílios de Estado, tem no ordenamento jurídico nacional que, apesar, de não desconhecer positivamente o valor concorrência, tendia a não lhe reconhecer os mesmos efeitos, nomeadamente, em sede de autolimitação da atuação pública na concessão de auxílios financiados por fundos europeus ou nacionais, tendo em vista a proteção do mercado interno europeu e não apenas o nacional. O segundo aspeto a destacar são os diferentes tipos de atos normativos mobilizados para regular a atuação dos EM, seja por via de hard law (Tratados e Regulamentos) seja por via de soft law (Comunicações) e o seu alcance normativo face aos EM e aos privados. O trabalho nestas matérias convoca, por isso, a necessidade de domínio de algumas noções básicas que necessitam de densificação. A noção de Auxílios de Estado é bastante ampla, ao ponto de incluir todos os auxílios concedidos, independentemente da forma que assumem (e.g. empréstimo, incentivo financeiro, beneficio fiscal, etc). Por seu turno, o conceito de Estado é também bastante amplo (e.g. administração central, regional, local ou outros organismos controlados pelo Estado, como sejam empresas públicas). Por fim, é de destacar a importância das regras de Auxílios de Estado (face ao seu caracter imperativo), não só na implementação do novo quadro europeu, estrutural e de investimento para o período (que visa fornecer apoios financeiros a diferentes entidades, nomeadamente, a empresas privadas), mas também na aplicação do novo regime de concessão de incentivos fiscais ao investimento. 3. Destinatários do curso O curso de especialização tem como destinatários licenciados de várias áreas, revestindo especial interesse para licenciados em direito e economia que atuem quer na esfera do Estado (enquanto entidade que concede, notifica e/ou monitoriza os Auxílios de Estado) quer na esfera de privados (enquanto beneficiários de Auxílios de Estado).

4 4. Estruturação do Curso O curso está estruturado em doze módulos. O primeiro é dedicado à política de Auxílios de Estado através do seu enquadramento, por um lado, à luz do disposto no TFUE e, por outro, no contexto da política da concorrência. No segundo módulo é tratado o procedimento de formação dos regimes de Auxílios de Estado tendo em conta, nomeadamente, o procedimento legislativo em causa e o papel dos intervenientes públicos e privados. No terceiro, relativo à normatividade europeia e nacional, mapeia-se a principal regulamentação sobre Auxílios de Estado ao nível europeu e aborda-se a tipologia de atos normativos europeus, nomeadamente, os regulamentos e as comunicações da Comissão, sendo ainda analisadas as principais referências a Auxílios de Estado no ordenamento jurídico nacional. No quarto módulo aborda-se a noção de Auxílios de Estado. Visa-se, neste módulo, interpretar os elementos normativos oferecidos pelo TFUE para a compreensão do referido conceito e considerar os principais contributos da jurisprudência do Tribunal de Justiça da União Europeia nesta matéria. No quinto módulo é analisado o último plano de reforma do regime de Auxílios de Estado apresentado na Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social e ao Comité das Regiões, em 8 de maio de 2012, e que visa, em síntese, i) promover o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo num mercado interno concorrencial; ii) centrar o controlo ex ante da Comissão nos casos com maior impacto no mercado interno, reforçando simultaneamente a cooperação com os Estados-Membros para efeitos de aplicação da legislação no domínio dos auxílios estatais; e iii) simplificar as regras e acelerar o processo de tomada de decisões. No sexto, que trata do Regime Geral de Isenção por Categoria, visa-se apresentar as principais novidades do regime previsto no Regulamento (UE) n.º 651/2014 da Comissão, de 16 de junho de que declara certas categorias de auxílio compatíveis com o mercado interno, em aplicação dos artigos 107.º e 108.º do TFUE e que vem substituir o Regulamento 800/ e identificar aplicações concretas, nomeadamente, em matéria de incentivos às empresas e de isenções fiscais para o investimento.

5 No sétimo, relativo ao regime de minimis, aprovado pelo Regulamento (UE) n.º 1407/2013 da Comissão, de 18 de dezembro de relativo à aplicação dos artigos 107.º e 108.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia aos auxílios de minimis - visa-se apresentar as principais novidades deste regime e analisar casos concretos relativos a este regime. No oitavo módulo serão visitadas as decisões mais relevantes em matéria de concorrência e de Auxílios de Estado proferidas pelo Tribunal de Justiça da União Europeia. No nono confronta-se o regime jurídico dos Auxílios de Estado com o da contratação pública. Neste módulo procura-se identificar as situações em que a adjudicação de um contrato público se confunde com a atribuição de um Auxílio de Estado. O impacto das novas diretivas de contratação pública será objeto de análise também neste domínio e. serão analisadas as interferências dos Auxílios de Estado com a posição jurídica do operador económico que participa num procedimento de formação de um contrato público. No décimo módulo aborda-se um tema da maior importância para os EM e para os beneficiários dos Auxílios de Estado e que se centra na análise do regime de recuperação dos Auxílios de Estado que, por algum motivo, foram concedidos ilegalmente. A referida análise debruça-se, sobretudo no, muito discutido a nível jurisprudencial, prazo para a referida recuperação. No décimo primeiro aborda-se o tema dos Auxílios de Estado no contexto dos Fundos Europeus, Estruturais e de Investimento, isto é, no âmbito do novo pacote financiado pelo orçamento europeu, enquanto instrumento de apoio ao desenvolvimento do nosso país e à correção das assimetrias regionais, através do qual serão atribuídos cerca de 25 mil milhões de euros às empresas. Por fim, o último módulo é dedicado à análise crítica dos novos regimes jurídicos relativos a Auxílios de Estado.

6 5. Calendarização do Curso - 4 de dezembro, Sexta-feira: 17h 30m-20h 30m Política de Auxílios de Estado: enquadramento no TFUE e no contexto da política da Concorrência Nuno Piçarra (Professor, FDUNL) - 5 de dezembro, Sábado: 10h-12h Procedimento de formação dos regimes de Auxílios de Estado Miguel Assis Raimundo (Professor, FDUL; Advogado) 12h-13h Normatividade europeia e nacional relativa a Auxílios de Estado Ricardo Pedro (Advogado) 14h 30m-15h 30m Noção de Auxílios de Estado Lúcio Tomé Feteira (Professor, FDUNL) 15h 30m-18hh Último plano de reforma do regime de Auxílios de Estado João Pateira Ferreira (Advogado) - 11 de dezembro, Sexta-feira: 17h 30m-20h 30m Regime Geral de Isenção por Categoria (novidades) Luis S. Morais (Professor, FDUL, Advogado) - 12 de dezembro, Sábado: 10h-13h Regime Geral de Isenção por Categoria (aplicações concretas) Paula Rodrigues (AICEP, E.P.E) 14h 30m-16h Regime de minimis (novidades) Ricardo Pedro (Advogado)

7 16h-17h 30m Regime de minimis (análise de casos) a confirmar - 18 de dezembro, Sexta-feira: 16h 30m-17h 30m Competition and State Aid Law relevant EU case law Paschalis Paschalidis (Referendário do TJUE) - 19 de dezembro, Sábado: 10h-11h Auxílios de Estado e contratação pública Vera Eiró (Professora, FDUNL; Advogada) 11h 30m-13h Recuperação de Auxílios de Estado Carla Amado Gomes (Professora, FDUL) e Rui Lanceiro (Assistente, FDUL; Assessor do Gabinete de Juízes do Tribunal Constitucional) 14h 30m-16h Auxílios de Estado e Fundos Europeus, Estruturais e de Investimento Ricardo Pedro (Advogado) 16h-17h 30m Reflexões críticas em torno do regime de Auxílios de Estado José Luís Cruz Vilaça (Juiz, TJUE), Cláudia Trabuco (Professora, FDUNL) Conclusão do Curso

1º Curso de Extensão Universitária. Contratação Pública e Concorrência 2011

1º Curso de Extensão Universitária. Contratação Pública e Concorrência 2011 1º Curso de Extensão Universitária Contratação Pública e Concorrência 2011 Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa Última Actualização: 08 Setembro 2011 Porquê este Curso? O primeiro Curso

Leia mais

DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA 2015/2016 TURMA: PROFESSOR DOUTOR EDUARDO PAZ FERREIRA PROGRAMA. I. Introdução

DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA 2015/2016 TURMA: PROFESSOR DOUTOR EDUARDO PAZ FERREIRA PROGRAMA. I. Introdução DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA 2015/2016 TURMA: PROFESSOR DOUTOR EDUARDO PAZ FERREIRA PROGRAMA I. Introdução 1. Apresentação da cadeira 1.1. Porquê estudar Direito da União Europeia 1.2. Programa da cadeira

Leia mais

CURSO BREVE. 12 de Novembro 27 de Novembro h 30m-20h 30m, Sextas-feiras 10h-13h e 14h 30m-17h 30m, Sábados

CURSO BREVE. 12 de Novembro 27 de Novembro h 30m-20h 30m, Sextas-feiras 10h-13h e 14h 30m-17h 30m, Sábados ANTÍGONA Livres e Iguais FDUNL CURSO BREVE Direitos Humanos dos Imigrantes e Refugiados 12 de Novembro 27 de Novembro 2010 17h 30m-20h 30m, Sextas-feiras 10h-13h e 14h 30m-17h 30m, Sábados 1. Apresentação

Leia mais

Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo

Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo Programa Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo 23 de maio Vantagens da codificação do procedimento administrativo.

Leia mais

Pack 2 cursos: Legística + Regulamentos

Pack 2 cursos: Legística + Regulamentos Pack 2 cursos: Legística + Regulamentos Programa Ciência da legislação e legística 06 de março A Legística e o seu impacto no funcionamento do Estado, empresas e direitos dos cidadãos: linhas de força

Leia mais

LIBERDADES DE CIRCULAÇÃO

LIBERDADES DE CIRCULAÇÃO LIBERDADES DE CIRCULAÇÃO Miguel Moura e Silva Curso de Pós-Graduação O Direito Europeu em ação - 2012/2013 IDEFF/IE 1. As Liberdades de Circulação e a Constituição Económica da União Europeia Constituição

Leia mais

CURSO APROFUNDADO SOBRE O CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

CURSO APROFUNDADO SOBRE O CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO CURSO APROFUNDADO SOBRE O CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO Ano letivo 2016-2017 26 de maio a 5 de julho de 2017 Coordenação: Professor Doutor, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito

Leia mais

DIREITO E PRÁTICA DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. PÓS-GRADUAÇÃO 9ª edição outubro de 2017 a fevereiro de 2018 PARCEIRO

DIREITO E PRÁTICA DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. PÓS-GRADUAÇÃO 9ª edição outubro de 2017 a fevereiro de 2018 PARCEIRO 2017-2018 DIREITO E PRÁTICA DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA PÓS-GRADUAÇÃO 9ª edição outubro de 2017 a fevereiro de 2018 PARCEIRO DIREITO E PRÁTICA DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA PÓS-GRADUAÇÃO 9ª edição PÓS-GRADUAÇÕES 5ª

Leia mais

Auxílios de Estado para um Desenvolvimento Sustentável:

Auxílios de Estado para um Desenvolvimento Sustentável: Auxílios de Estado para um Desenvolvimento Sustentável: Auxílios tributários às empresas a favor da integração da protecção do ambiente no desenvolvimento económico e social III Congresso de Direito Fiscal

Leia mais

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL) 7 de Maio de 2012 Regras Gerais de Concorrência e COOPERAÇÃO EMPRESARIAL Luís Silva Morais Professor Associado

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO

Leia mais

Contencioso Administrativo e Direito e Contencioso Tributário

Contencioso Administrativo e Direito e Contencioso Tributário Programa Contencioso Administrativo [CA1] 29/02 18h30 20h20 Apresentação; Introdução ao Contencioso Administrativo e à reforma da reforma de 2015 VASCO PEREIRA DA SILVA [CA2] 29/02 20h30 22h20 Jurisdição,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA

Leia mais

Proposta de REGULAMENTO DO CONSELHO

Proposta de REGULAMENTO DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, XXX COM(2018) 398 Proposta de REGULAMENTO DO CONSELHO que altera o Regulamento (UE) 2015/1588 do Conselho, de 13 de julho de 2015, relativo à aplicação dos artigos 107.º e 108.º

Leia mais

Cofinanciado por / Confinanced by

Cofinanciado por / Confinanced by Cofinanciado por / Confinanced by MensagemGlobal sobreas regrasde auxíliosde Estado e a necessidadedo seu cumprimento Maria Adelaide Carranca Carlos Pardellas Oliveira Direção Geral dos Assuntos Europeus

Leia mais

Diálogo Concorrencial Soluções! Transparência, concorrência e igualdade. Rui Gomes Nuno Lucas Ana Boto

Diálogo Concorrencial Soluções! Transparência, concorrência e igualdade. Rui Gomes Nuno Lucas Ana Boto Diálogo Concorrencial Soluções! Transparência, concorrência e igualdade Rui Gomes Nuno Lucas Ana Boto 14-03-2016 Procedimento pré-contratual Previsto no Código dos Contratos Públicos (CCP) concebido como

Leia mais

Programa do Curso. 06 de março a 8 de maio de 2017

Programa do Curso. 06 de março a 8 de maio de 2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO E LEGÍSTICA Programa do Curso 06 de março a 8 de maio de 2017 Coordenação:, Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, exconsultor jurídico

Leia mais

Proteção de Dados: Regulamento Geral de Proteção de dados, Diretivas da UE e legislação Nacional

Proteção de Dados: Regulamento Geral de Proteção de dados, Diretivas da UE e legislação Nacional Programa Proteção de Dados: Regulamento Geral de A 27 de abril de 2016 foi aprovada a nova legislação europeia sobre proteção de dados (publicada a 4 de maio) composta por um regulamento e duas diretivas:

Leia mais

Acesso à carreira diplomática

Acesso à carreira diplomática Acesso à carreira diplomática Programa Relações Internacionais, História e História Diplomática 29 de Maio (1) A diplomacia e a Europa Fausto de Quadros (2) Sinopse histórica da diplomacia portuguesa (I)

Leia mais

II Curso de Extensão Universitária em Direito do Desporto REGULAMENTO

II Curso de Extensão Universitária em Direito do Desporto REGULAMENTO II Curso de Extensão Universitária em Direito do Desporto 2011 2012 REGULAMENTO Artigo 1º Objectivo O II Curso de Extensão Universitária em Direito do Desporto (Curso) tem por finalidade ministrar uma

Leia mais

Acesso à Informação Administrativa

Acesso à Informação Administrativa Acesso à Informação Administrativa Programa Acesso à Informação Administrativa - Tronco comum 20 de Junho 1) Princípios enquadradores do acesso à informação administrativa - Domingos Soares Farinho (FDUL)

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO II - CONTRATOS PÚBLICOS Ano Lectivo 2019/2020

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO II - CONTRATOS PÚBLICOS Ano Lectivo 2019/2020 Programa da Unidade Curricular OPÇÃO II CONTRATOS PÚBLICOS Ano Lectivo 2019/2020 1. Unidade Orgânica Faculdade de Direito (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Direito 3. Ciclo de Estudos 2º 4. Unidade Curricular

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO DIREITO Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO DIREITO Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO DIREITO Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Recursos Humanos 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Relações Internacionais 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo

Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo Curso aprofundado sobre o Código de Programa Curso aprofundado sobre o Código de 26 de maio Anfiteatro 6 (piso 0) Vantagens da codificação do procedimento administrativo. A relação entre o CPA e o restante

Leia mais

ÍNDICE GERAL. apresentação da 8ª edição 7 apresentação da 7ª edição 9 apresentação da 6ª edição 11 apresentação da 1ª edição 13

ÍNDICE GERAL. apresentação da 8ª edição 7 apresentação da 7ª edição 9 apresentação da 6ª edição 11 apresentação da 1ª edição 13 ÍNDICE GERAL apresentação da 8ª edição 7 apresentação da 7ª edição 9 apresentação da 6ª edição 11 apresentação da 1ª edição 13 PARTE I 15 1. Introdução 17 2. A pré-história da integração europeia (as ideias

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO 11ª EDIÇÃO DIREITO E PRÁTICA DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA DE 08 DE MARÇO A 07 DE JUNHO 2019 APOIO PARCEIRO ESTRATÉGICO

PÓS-GRADUAÇÃO 11ª EDIÇÃO DIREITO E PRÁTICA DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA DE 08 DE MARÇO A 07 DE JUNHO 2019 APOIO PARCEIRO ESTRATÉGICO PÓS-GRADUAÇÃO 11ª EDIÇÃO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA DE 08 DE MARÇO A 07 DE JUNHO 2019 APOIO PARCEIRO ESTRATÉGICO PÓS-GRADUAÇÃO 11ª EDIÇÃO 2019 DIREITO IMOBILIÁRIO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA / Rui Medeiros / João

Leia mais

Centro de Direito Marítimo e dos Transportes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Centro de Direito Marítimo e dos Transportes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Centro de Direito Marítimo e dos Transportes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Em Associação com o CIDP Centro de Investigação de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

Instrução n. o 1/2017 BO n. o

Instrução n. o 1/2017 BO n. o Instrução n. o 1/2017 BO n. o 2 15-02-2017 Temas Supervisão Divulgação de informação Índice Texto da Instrução Texto da Instrução Assunto: Processos e critérios relativos à aplicação das noções de relevância,

Leia mais

A revisão do Código dos Contratos Públicos

A revisão do Código dos Contratos Públicos Programa A revisão do Código dos Contratos Públicos 1º dia (24/10) 14h30: Mesa redonda e debate A revisão do CCP: apreciação geral Maria João Estorninho (FDUL), Mário Esteves de Oliveira (VdA)* 16h: Princípios

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA

Leia mais

2ª Edição - Proteção de Dados: Regulamento Geral de Proteção de Dados, Diretivas da UE e legislação Nacional

2ª Edição - Proteção de Dados: Regulamento Geral de Proteção de Dados, Diretivas da UE e legislação Nacional Programa Proteção de Dados: Regulamento Geral, Diretivas da UE e A 27 de abril de 2016 foi aprovada a nova legislação europeia sobre proteção de dados (publicada a 4 de maio) composta por um regulamento

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA

Leia mais

Curso de Direito Administrativo da Regulação

Curso de Direito Administrativo da Regulação Programa Os fundamentos políticos, jurídicos e económicos da regulação da economia 15 de abril (1) Introdução à regulação pública - Pedro Costa Gonçalves (2) Regulação e o Direito da UE - J. L. da Cruz

Leia mais

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DIPLOMÁTICA. Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DIPLOMÁTICA. Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DIPLOMÁTICA Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa 2017 Organizado de acordo com os temas do regulamento do concurso Coordenação: ICJP

Leia mais

COMPLIANCE 19 e 20 de janeiro de 2015

COMPLIANCE 19 e 20 de janeiro de 2015 COMPLIANCE 19 e 20 de janeiro de 2015 Programa AML Noções de Branqueamento de Capitais Enquadramento Normativo (Nacional e Internacional) Deveres Legais Identificação Diligência Estruturas Societárias

Leia mais

A POLÍTICA DE CONCORRÊNCIA

A POLÍTICA DE CONCORRÊNCIA A POLÍTICA DE CONCORRÊNCIA Os artigos 101.º a 109.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE) contêm as regras de concorrência no mercado interno. Nos termos destes artigos, são proibidos

Leia mais

Iniciativas Legislativas de Reforma do Processo Administrativo e Tributário

Iniciativas Legislativas de Reforma do Processo Administrativo e Tributário Programa Apresentação Objetivo: Análise das novidades das iniciativas legislativas de reforma da justiça administrativa e tributária, cujo procedimento legislativo está de momento em curso. O Instituto

Leia mais

Workshop: técnicas avançadas de redação de leis e regulamentos

Workshop: técnicas avançadas de redação de leis e regulamentos Programa Cada vez é mais importante fazer leis claras e tecnicamente elaboradas. Por um lado, é uma exigência do Estado de Direito garantir que os cidadãos possam compreender o ordenamento jurídico com

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL) Ano lectivo PROGRAMA DIREITO DA ECONOMIA 3.º Ano Turno diurno

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL) Ano lectivo PROGRAMA DIREITO DA ECONOMIA 3.º Ano Turno diurno Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL) Ano lectivo 2015-2016 PROGRAMA DIREITO DA ECONOMIA 3.º Ano Turno diurno Setembro 2015 REGENTE/COORDENADOR Professor Doutor Luís Silva Morais Membros

Leia mais

Coordenação Científica: Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Prof. DoutorJoão Miranda e Prof. Doutor Claudio Monteiro.

Coordenação Científica: Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Prof. DoutorJoão Miranda e Prof. Doutor Claudio Monteiro. CURSO PÓS-GRADUADO DE APERFEIÇOAMENTO EM DIREITO DO URBANISMO E DA CONSTRUÇÃO 2012-2013 Coordenação Científica: Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Prof. DoutorJoão Miranda e Prof. Doutor Claudio Monteiro

Leia mais

Os anteprojetos legislativos de reforma do contencioso administrativo e tributário

Os anteprojetos legislativos de reforma do contencioso administrativo e tributário Programa Apresentação Objectivo: Analise das novidades do anteprojeto de reforma da justiça administrativa e tributária, cujo procedimento legislativo está de momento em curso. O Instituto de Ciências

Leia mais

Ciência da legislação e legística

Ciência da legislação e legística Programa 06 de março A Legística e o seu impacto no funcionamento do Estado, empresas e direitos dos cidadãos: linhas de força das modernas técnicas, métodos e políticas públicas para Legislar Melhor (Professor

Leia mais

Estrutura do Jornal Oficial Adaptação na sequência da entrada em vigor do Tratado de Lisboa

Estrutura do Jornal Oficial Adaptação na sequência da entrada em vigor do Tratado de Lisboa Assunto: Jornal Oficial, série L Estrutura do Jornal Oficial Adaptação na sequência da entrada em vigor do Tratado de Lisboa L I Actos legislativos a) Regulamentos b) Directivas c) Decisões d) Orçamentos

Leia mais

Os fundos europeus à luz dos tratados Orador a designar

Os fundos europeus à luz dos tratados Orador a designar Pós-Graduação - DIREITO E PRÁTICA DA APLICAÇÃO DOS FUNDOS ESTRUTURAIS Parte I - Das Disposições comuns dos FEEI e modelo de governação Fevereiro Dia 22, sexta-feira 1ª Sessão Apresentação e introdução

Leia mais

Direito da Energia. Programa. Direito da Energia. I - Abertura solene dia 8 de Outubro de 2013 (18:00 Anfiteatro 6, piso 0)

Direito da Energia. Programa. Direito da Energia. I - Abertura solene dia 8 de Outubro de 2013 (18:00 Anfiteatro 6, piso 0) Programa I - Abertura solene dia 8 de Outubro de 2013 (18:00 Anfiteatro 6, piso 0) Sua Excelência, Senhor Secretário de Estado da Energia Prof. Doutor Fausto de Quadros Dr. Duarte Abecasis, Sócio da Cuatrecasas

Leia mais

Conferência sobre gestão e rentabilização de bens públicos

Conferência sobre gestão e rentabilização de bens públicos Programa Conferência sobre gestão e rentabilização de Programa do dia 14 de dezembro 14h30 15h00 Recepção dos participantes 15h00 15h30 Abertura e apresentação dos objetivos da Conferência; Apresentação

Leia mais

Novo regulamento de isenção por categoria de minimis alterado

Novo regulamento de isenção por categoria de minimis alterado PT Novo regulamento de isenção por categoria de minimis alterado PT PT COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, [ ] de 2006 C(2006) Projecto de REGULAMENTO (CE) N.º.../... DA COMISSÃO de [ ] relativo

Leia mais

Depois de consultado o Comité de Coordenação dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento,

Depois de consultado o Comité de Coordenação dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, L 43/20 PT 14.2.2019 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2019/256 DA COMISSÃO de 13 de fevereiro de 2019 que altera o Regulamento de Execução (UE) 2015/207 no que diz respeito às alterações dos modelos para a

Leia mais

PROGRAMA DIREITO DA ECONOMIA 3.º Ano

PROGRAMA DIREITO DA ECONOMIA 3.º Ano Ficha de unidade curricular Curso de Direito Unidade curricular Direito da Economia Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular (preencher o nome completo) Nuno Cunha Rodrigues Outros

Leia mais

Versão integral disponível em digitalis.uc.pt

Versão integral disponível em digitalis.uc.pt A PROPOSTA ECONOMICAMENTE MAIS VANTAJOSA DO PONTO DE VISTA AMBIENTAL: INTERNALIZAÇÃO DE EXTERNALIDADES AMBIENTAIS PELOS CRITÉRIOS DE ADJUDICAÇÃO 1 Se considerarmos correcto o ponto de vista segundo o qual

Leia mais

Ciência da Legislação e Legística

Ciência da Legislação e Legística Ciência da Legislação e Legística Programa Ciência da Legislação e Legística 9 de abril sala 12.09 (piso 2) A Legística e o seu impacto no funcionamento do Estado, empresas e direitos dos cidadãos: linhas

Leia mais

Ficha-Síntese do Modelo de OCS

Ficha-Síntese do Modelo de OCS Ficha-Síntese do Modelo de OCS Organismo responsável pelo Modelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) Morada Edifício Expo 98, Av. D. João II, Lote 1.07.2.1 3.º Piso

Leia mais

Curso Aprofundado sobre a Revisão do Código de Procedimento Administrativo

Curso Aprofundado sobre a Revisão do Código de Procedimento Administrativo Curso Aprofundado sobre a Revisão do Código de Programa Revisão do Código de 6 de junho Vantagens da codificação do procedimento administrativo. A relação entre o CPA e o restante Direito Administrativo

Leia mais

Centro de Direito Marítimo e dos Transportes Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Centro de Direito Marítimo e dos Transportes Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Centro de Direito Marítimo e dos Transportes Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Em Associação com o CIDP Centro de Investigação de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade de

Leia mais

Pós-Graduação em Direito Administrativo

Pós-Graduação em Direito Administrativo Módulo I Contratação Pública (20 Sessões) A transposição das Diretivas da Contratação Pública: aspetos gerais Maria João Estorninho 13/10 União Europeia e Direito Internacional na contratação pública Manuel

Leia mais

A ECONOMIA CIRCULAR E O SETOR DOS RESÍDUOS URBANOS

A ECONOMIA CIRCULAR E O SETOR DOS RESÍDUOS URBANOS Paulo Praça Presidente da Direção Montalegre, 24 de setembro de 2016 BREVE APRESENTAÇÃO DA BREVE APRESENTAÇÃO DA ESGRA A ESGRA foi constituída em 2009, com o objetivo de assegurar a defesa dos interesses

Leia mais

Metodologia de aplicação de Custos Simplificados

Metodologia de aplicação de Custos Simplificados Metodologia de aplicação de Custos Simplificados Cofinanciamento através de Tabela Normalizadas de Custos Unitários, Conforme alínea c) do n.º 2, do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 159/2014, de 27 de outubro

Leia mais

Iniciativas Legislativas

Iniciativas Legislativas Outubro de 2014 Iniciativas Legislativas Este documento apresenta as iniciativas legislativas com o envolvimento do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros () e as iniciativas que podem implicar

Leia mais

(6) É necessário estabelecer regras relativas ao formato e à apresentação dos relatórios anuais de execução.

(6) É necessário estabelecer regras relativas ao formato e à apresentação dos relatórios anuais de execução. L 365/124 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) N. o 1362/2014 DA COMISSÃO de 18 de dezembro de 2014 que estabelece as regras relativas a um procedimento simplificado para a aprovação de certas alterações dos programas

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 3/2013

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 3/2013 ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 3/2013 Por alteração da Orientação de Gestão da Orientação de Gestão n. º 1/2012 (06-01-2012), n.º 1/2010 (29-03-2010) e da Orientação de Gestão n.º 7/2008 (21-01-2009) REGRAS

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência Coordenadores gerais: Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira e Professora Doutora Maria

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Terça-feira, 7 de fevereiro de Série. Número 26

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Terça-feira, 7 de fevereiro de Série. Número 26 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Terça-feira, 7 de fevereiro de 2017 Série Sumário SECRETARIAS REGIONAIS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA ECONOMIA, TURISMO E CULTURA Portaria n.º 28/2017

Leia mais

Cofinanciado por / Confinanced by

Cofinanciado por / Confinanced by Cofinanciado por / Confinanced by A noção de auxílio de Estado e suas principais consequências Tatiana Pereira de Matos Direção Geral das Atividades Económicas DSAE/DCAE Introdução Motivos subjacentes

Leia mais

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS. Tendo em conta o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, nomeadamente o artigo 108. o, n.

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS. Tendo em conta o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, nomeadamente o artigo 108. o, n. 22.2.2019 L 51 I/1 II (Atos não legislativos) REGULAMENTOS REGULAMENTO (UE) 2019/316 DA COMISSÃO de 21 de fevereiro de 2019 que altera o Regulamento (UE) n. o 1408/2013 da Comissão, relativo à aplicação

Leia mais

10. Política de Segurança de Terceiras Partes

10. Política de Segurança de Terceiras Partes 10. Política de Segurança de Terceiras Partes Versão: P10/01 Classificação: Pública Data: maio 2019 É obrigação legal e ética do Camões, I.P. garantir a todo o momento e a qualquer entidade com a qual

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Empresa 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

Centro de Direito Marítimo e dos Transportes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Centro de Direito Marítimo e dos Transportes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Centro de Direito Marítimo e dos Transportes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Em Associação com o CIDP Centro de Investigação de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência Coordenadores gerais: Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira e Professora Doutora Maria

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS Parecer COM(2014)557 final Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera o Regulamento (CE) n. 0 726/2004 que estabelece procedimentos comunitários de autorização e de fiscalização

Leia mais

DIREITO E PRÁTICA DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA 2014 PÓS-GRADUAÇÃO. 7ª edição de 7 de março a 27 de junho de 2014 PARCEIRO

DIREITO E PRÁTICA DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA 2014 PÓS-GRADUAÇÃO. 7ª edição de 7 de março a 27 de junho de 2014 PARCEIRO de 7 de março a 27 de junho de PARCEIRO O Código dos Contratos Públicos (CCP - aprovado pelo Decreto-Lei nº 18/2008, de 29 de Janeiro) veio introduzir uma revolução na atividade contratual da Administração

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL) Ano lectivo PROGRAMA DIREITO DA ECONOMIA. 3.º Ano. Agosto 2014 REGENTE/COORDENADOR

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL) Ano lectivo PROGRAMA DIREITO DA ECONOMIA. 3.º Ano. Agosto 2014 REGENTE/COORDENADOR Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL) Ano lectivo 2014-2015 PROGRAMA DIREITO DA ECONOMIA 3.º Ano Agosto 2014 REGENTE/COORDENADOR Professor Doutor Luís Silva Morais Membros da equipa Professor

Leia mais

11173/17 ml/scm/jcc 1 DGG1B

11173/17 ml/scm/jcc 1 DGG1B Conselho da União Europeia Bruxelas, 11 de julho de 2017 (OR. en) 11173/17 EF 163 ECOFIN 639 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho para: Delegações Assunto: Plano de ação para combater

Leia mais

Cofinanciado por / Confinanced by

Cofinanciado por / Confinanced by Cofinanciado por / Confinanced by Regulamento de minimis Regulamento (UE) n.º 1407/2013, de 18 de dezembro Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. Agência para o Desenvolvimento e Coesão, IP Missão:

Leia mais

Visão Institucional: Passos para o Futuro

Visão Institucional: Passos para o Futuro Visão Institucional: Passos para o Futuro O MERCADO INTERNO DA UE O Mercado Interno é um espaço de prosperidade e de liberdade, que proporciona a 500 milhões de europeus o acesso a bens, serviços, empregos,

Leia mais

RELATÓRIO (2017/C 417/20)

RELATÓRIO (2017/C 417/20) C 417/126 PT Jornal Oficial da União Europeia 6.12.2017 RELATÓRIO sobre as contas anuais da Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma relativas ao exercício de 2016 acompanhado

Leia mais

PROJETO DE RELATÓRIO

PROJETO DE RELATÓRIO PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores 27.2.2013 2012/2322(INI) PROJETO DE RELATÓRIO sobre os jogos em linha no mercado interno (2012/2322(INI)) Comissão

Leia mais

Curso de formação autárquica

Curso de formação autárquica Programa Apresentação Objetivo Atendendo aos atuais e novos desafios e atribuições do Poder Local, pretende-se, com este Curso, promover a aquisição e o reforço de competências no quadro da Gestão Autárquica,

Leia mais

AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS

AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS PARLAMENTO EUROPEU Composição: 732 deputados Organizados em grupos políticos Eleitos de 5 em 5 anos por sufrágio directo e universal Reuniões: Estrasburgo Sessões Plenárias mensais

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO DE APERFEIÇOAMENTO EM DIREITO DA ÁGUA

CURSO PÓS-GRADUADO DE APERFEIÇOAMENTO EM DIREITO DA ÁGUA CURSO PÓS-GRADUADO DE APERFEIÇOAMENTO EM DIREITO DA ÁGUA 2013-2014 Coordenação Científica: Prof. Doutor João Miranda, Prof. Doutor Rui Cunha Marques (IST), Mestre Ana Luísa Guimarães e Mestre Mark Kirkby

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores PROJETO DE PARECER

PARLAMENTO EUROPEU Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores PROJETO DE PARECER PARLAMENTO EUROPEU 2014-2019 Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores 2015/0009(COD) 6.3.2015 PROJETO DE PARECER da Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores dirigido

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia C 396. Atos preparatórios. 61. o ano Comunicações e Informações 31 de outubro de Edição em língua portuguesa

Jornal Oficial da União Europeia C 396. Atos preparatórios. 61. o ano Comunicações e Informações 31 de outubro de Edição em língua portuguesa Jornal Oficial da União Europeia C 396 Edição em língua portuguesa 61. o ano Comunicações e Informações 31 de outubro de 2018 Índice III Atos preparatórios TRIBUNAL DE CONTAS 2018/C 396/01 Parecer n. o

Leia mais

II CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MARÍTIMO E PORTUÁRIO [ ]

II CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MARÍTIMO E PORTUÁRIO [ ] Centro de Direito Marítimo e dos Transportes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Em Associação com o CIDP Centro de Investigação de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

Programa do Curso. 26 de abril a 24 de maio de 2016

Programa do Curso. 26 de abril a 24 de maio de 2016 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO E LEGÍSTICA Programa do Curso 26 de abril a 24 de maio de 2016 Coordenação:, Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, exconsultor jurídico

Leia mais

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2015/1368 DA COMISSÃO

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2015/1368 DA COMISSÃO 8.8.2015 L 211/9 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2015/1368 DA COMISSÃO de 6 de agosto de 2015 que estabelece as regras de execução do Regulamento (UE) n. o 1308/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho no

Leia mais

II Curso de Pós-Graduação em Direito da Insolvência e da Recuperação de Empresas

II Curso de Pós-Graduação em Direito da Insolvência e da Recuperação de Empresas II Curso de Pós-Graduação em Direito da Insolvência e da Recuperação de Empresas Organização: CIDP Centro de Investigação de Direito Privado Coordenação: Professor Doutor António Menezes Cordeiro Professor

Leia mais

HORÁRIOS & CALENDÁRIO DE EXAMES 2.º CICLO EM DIREITO E SEGURANÇA

HORÁRIOS & CALENDÁRIO DE EXAMES 2.º CICLO EM DIREITO E SEGURANÇA FDUNL HORÁRIOS & CALENDÁRIO DE EXAMES CICLO EM DIREITO E SEGURANÇA SEMESTRE - 2014-2015 05/02/2015 CICLO MESTRADO EM DIREITO E SEGURANÇA DDS 2.ª Feira 3.ª Feira 4.ª Feira 5.ª Feira 6.ª Feira 09h00 às 10h15

Leia mais

O funcionamento do Sistema Europeu em relação ao Sistema Interno dos Países Membros

O funcionamento do Sistema Europeu em relação ao Sistema Interno dos Países Membros O funcionamento do Sistema Europeu em relação ao Sistema Interno dos Países Membros Professora Rosa Greaves, Universidades de Glasgow e Oslo Email: Rosa.Greaves@glasgow.ac.uk Porque deve conhecer o Direito

Leia mais

Projeto de Lei 625/XIII/3ª

Projeto de Lei 625/XIII/3ª Projeto de Lei 625/XIII/3ª Visa reforçar a regulação da avaliação do caráter adequado das operações relativas a instrumentos financeiros. Assistimos nos últimos anos à nacionalização do BPN e às resoluções

Leia mais

RESUMO PARA OS CIDADÃOS

RESUMO PARA OS CIDADÃOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS Relatório Anual de Execução 2015 INTRODUÇÃO E ENQUADRAMENTO DO PROGRAMA Para o Programa Operacional de Assistência Técnica 2014-2020 (POAT2020) foi determinante a aprovação do Acordo

Leia mais

RESUMO PARA OS CIDADÃOS

RESUMO PARA OS CIDADÃOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS Relatório Anual de Execução 2017 INTRODUÇÃO E ENQUADRAMENTO DO PROGRAMA Para o Programa Operacional de Assistência Técnica 2014-2020 (POAT2020) foi determinante a aprovação do Acordo

Leia mais

Iniciativas Legislativas

Iniciativas Legislativas março de 2017 Iniciativas Legislativas Este documento descreve as iniciativas legislativas que envolvem o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros () bem como as iniciativas que podem implicar o parecer

Leia mais

II CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO DOS RESÍDUOS

II CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO DOS RESÍDUOS II CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO DOS RESÍDUOS Coordenação científica: Prof. Doutor João Miranda / Prof. Doutor Rui Cunha Marques (IST) Mestre Ana Luísa Guimarães / Mestre Mark Kirkby

Leia mais

Direito da Economia e do Investimento Social

Direito da Economia e do Investimento Social Programa Direito da Economia e do Investimento Social 03.03.2017 1. Direito e Economia Social: uma introdução - Domingos Soares Farinho (FDUL) 2. O Setor Cooperativo e Social - enquadramento constitucional

Leia mais

Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 16.12.2015 COM(2015) 648 final 2015/0295 (COD) Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera o Regulamento (UE) n.º 575/2013 no que diz respeito às

Leia mais

Curso de preparação para o ingresso na carreira diplomática

Curso de preparação para o ingresso na carreira diplomática Curso de preparação para o ingresso na carreira diplomática Programa Docentes Embaixador Fernando Neves Doutor José Luís da Cruz Vilaça Doutor Rui Tavares Prof. Doutor Pedro Barbas Homem Prof. Doutor Eduardo

Leia mais