II Curso de Pós-Graduação em Direito da Insolvência e da Recuperação de Empresas

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "II Curso de Pós-Graduação em Direito da Insolvência e da Recuperação de Empresas"

Transcrição

1 II Curso de Pós-Graduação em Direito da Insolvência e da Recuperação de Empresas Organização: CIDP Centro de Investigação de Direito Privado Coordenação: Professor Doutor António Menezes Cordeiro Professor Doutor Luís Menezes Leitão Professor Doutor Francisco Mendes Correia Dr.ª Madalena Perestrelo de Oliveira Parceiros: ANJAP Conselho Superior da Magistratura Associação Portuguesa dos Administradores Judiciais (APAJ) Media Partner: Vida Judiciária Fevereiro junho de 2017 Aulas às segundas feiras das 18h30 às 20h e das 20h às 21h30, com coffee break Início no dia 5 de fevereiro de 2018 Disponibilidade limitada à capacidade da sala. Condições de inscrição Taxa de inscrição: 50 (não reembolsável) Propinas: 1200 Possibilidade de optar pelo pagamento em prestação única ou em 3 prestações Módulos avulsos: Módulo I (150 ), Módulo II (380 ), Módulo III (240 ), Módulo IV (150 ) Sessões avulsas: 40 cada, até ao limite dos lugares da respetiva sala de aula. Descontos: 10% para advogados, advogados estagiários e antigos alunos há menos de 2 anos da FDUL 20% para associados da Associação Nacional dos Jovens Advogados Portugueses (ANJAP), para Magistrados e Administradores Judiciais.

2 50% para estudantes de mestrado e estudantes finalistas da FDUL 35% para alunos inscritos em mais do que um curso pós-graduado do CIDP, no ano letivo corrente ou passado. 35% nas inscrições de alunos de um curso pós-graduado do CIDP em sessões avulsas de outros cursos pós-graduados do CIDP. Condições especiais de inscrição para mais de cinco inscritos em Pós-Graduações do CIDP. Prazo de inscrições: (i) 1.ª fase: desconto early bird de 15% (cumulável com os descontos aplicáveis). Até 30 de setembro de (ii) 2.ª fase: 1 de outubro de 2017 até 31 de janeiro de Método de avaliação: entrega de um trabalho escrito com o máximo de 30 páginas até 15 de outubro de I Módulo: Princípios e aspetos estruturais 1. Sessão de abertura Professor Doutor António Menezes Cordeiro (Professor Catedrático da Faculdade de Direito da / Professor Doutor Luís Menezes Leitão (Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Gestão dos tribunais e insolvência (Orador a confirmar. Conselho Superior da Magistratura) 2. Situação de insolvência e princípios estruturais: entre a tutela efetiva do crédito e a recuperação de empresas. Professora Doutora Catarina Serra (Professora da Escola de Direito da Universidade do Minho) (5/2/2018) 3. Consolidação substantiva e subordinação de créditos nos grupos de sociedades Professora Doutora Ana Perestrelo de Oliveira (Professora Associada da Faculdade de Direito de Lisboa) 4. (...) (19/2/2018)

3 II Módulo: As principais fases 5. Tramitação: Pedido de declaração e oposição à insolvência Dr. Paulo Dias da Silva, (Juiz Desembargador do Tribunal da Relação do Porto Secção Cível) 6. Tramitação: Reclamação e verificação de créditos, restituição e separação, liquidação e pagamento Professor Doutor Rui Pinto (Professor Associado da Faculdade de Direito de Lisboa) (26/2/2018) 7. Efeitos da sentença de declaração: negócios em curso Professor Doutor Luís Menezes Leitão (Professor Catedrático da Faculdade de Direito da 8. Sinalagma e regras do CIRE sobre negócios em curso Professora Doutora Maria de Lurdes Pereira (Professora Auxiliar da Faculdade de Direito da (5/3/2018) 9. Efeitos da declaração de insolvência sobre o devedor: a ilegitimidade e a indisponibilidade relativa no confronto com a esfera de atuação pessoal do insolvente Dra. Ana Alves Leal (Assistente Convidada da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) 10. Margem de discricionariedade e limites à atividade do administrador da insolvência Dr. Pedro Pidwell (Administrador judicial da Insolvência) (12/3/2018) 11. Resolução em benefício da massa Professor Doutor Fernando Gravato de Morais (Professor da Escola de Direito da Universidade do Minho) 12. Resolução em benefício da massa (especificar tema) Professor Doutor Francisco Mendes Correia (Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Sérvulo) (19/3/2018)

4 13. Insolvência de pessoas singulares Mestre Marisa Vaz (Assistente convidada da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) 14. O Processo Especial Para Acordo de Pagamento (PEAP) Mestre Cláudia Trindade (Assistente Convidada da Faculdade de Direito da (3/4/2018) 15. Regime fiscal da insolvência Orador a confirmar 16. O princípio da indisponibilidade dos créditos tributários Dr. João Serras de Sousa (Assistente Convidado da Faculdade de Direito da (9/4/2018) III Módulo: Insolvência, garantias e financiamento para revitalização societária 17. Os poderes dos credores contra os garantes pessoais Professor Doutor Januário da Costa Gomes (Professor Catedrático da Faculdade de Direito da 18. Suprimentos para revitalização societária: entre a subordinação e o privilégio creditório mobiliário geral no direito português e direitos estrangeiros Dr.ª Madalena Perestrelo de Oliveira (Assistente Convidada da Faculdade de Direito da (16/4/2018) 19. Aval e plano de insolvência: o artigo 217.º, 4, do CIRE Professora Doutora Carolina Cunha (Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) 20. Garantias reais e insolvência Professora Doutora Catarina Monteiro Pires (Professora Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Advogada MLGTS) (23/4/2018)

5 21. Insolvência e fundos de investimento imobiliário Dra. Inês Palma Ramalho (Assistente Convidada da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Advogada Sérvulo & Associados) 22. Pessoas especialmente relacionadas com o devedor e subordinação de créditos Dr. Miguel Brito Bastos (Assistente Convidado da Faculdade de Direito da (2/5/2018) IV Módulo: Insolvência, resolução e instituições de crédito 23. O Mecanismo Único de Resolução Dr. João Cunha Marques (Unidade de Resolução do Banco de Portugal) 24. Resolução e mecanismos de reação a decisões do Banco de Portugal Professor Doutor André Figueiredo (Professor da Faculdade de Direito da Universidade Nova) (7/5/2018) 25. A par condicio creditorum e o regime jurídico da resolução bancária Professor Doutor A. Barreto Menezes Cordeiro (Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da 26. Liquidação especial do Banco Espírito Santo Dr. Nuno Líbano Monteiro (Advogado PLMJ) (14/5/2018) V Módulo: Processos Especiais de Revitalização e operações de restruturação 27. O papel dos credores no CIRE: assembleia de credores e plano de insolvência Mestre João Labareda (Advogado) 28. Estratégias de loan to own e processo de insolvência. Dr. Duarte Schmidt Lino (Advogado PLMJ) (21/5/2018)

6 29. Quando o PER não resulta: sucessão de PER e processo de insolvência Dr. Nuno Lousa (Advogado Linklaters) 30. Compressão das posições jurídicas dos credores e PER: em especial, o efeito stand still do artigo 17.º-E do CIRE e os credores não aderentes Dr. Nuno Salazar Casanova (Advogado Uría Menéndez Proença de Carvalho) (28/5/2018) 31. Votação e homologação do plano de insolvência: intervenção de não credores, validade e invalidade das deliberações da assembleia de credores e motivos de recusa da homologação do plano. Mestre Maria do Rosário Epifânio (Assistente da Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto) 32. Estabilidade dos negócios celebrados no PER e regime das garantias prestadas para revitalização societária: o artigo 17.º-H do CIRE. Dr. Manuel Magalhães (Advogado Sérvulo & Associados) (4/6/2018) 33. Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas (RERE) Professor Doutor Diogo Pereira Duarte (Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da 34. PER: uma visão a partir da prática Professor Doutor David Festas (Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da (11/6/2018) VI Módulo: Insolvência e responsabilidade 35. Deveres dos administradores em contexto pré-insolvencial: shift of fiduciary duties? Professor Doutor José Ferreira Gomes (Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da 36. A responsabilidade dos administradores perante os credores entre o direito da insolvência e o direito das sociedades

7 Professor Doutor Manuel Carneiro da Frada (Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade do Porto) (18/6/2018) 37. Responsabilidade civil por utilização abusiva do plano de revitalização e pedido infundado de declaração de insolvência Professora Doutora Paula Costa e Silva (Professora Catedrática da Faculdade de Direito da 38. Responsabilidade civil pela perda de chance de revitalização da empresa Dr. Nuno Trigo dos Reis (Assistente Convidado da Faculdade de Direito da (25/6/2018)

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DE DIREITO PRIVADO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DE DIREITO PRIVADO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DE DIREITO PRIVADO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Comissão científica Professor Doutor António Menezes Cordeiro Professora Doutora Ana Perestrelo de Oliveira I Curso

Leia mais

DISCIPLINA DIRETO DA INSOLVÊNCIA - TURMA B PROFESSORES REGENTES: PEDRO MADEIRA DE BRITO E Luís Gonçalves da Silva

DISCIPLINA DIRETO DA INSOLVÊNCIA - TURMA B PROFESSORES REGENTES: PEDRO MADEIRA DE BRITO E Luís Gonçalves da Silva Mestrado Profissionalizante 2015/2016 DISCIPLINA DIRETO DA INSOLVÊNCIA - TURMA B PROFESSORES REGENTES: PEDRO MADEIRA DE BRITO E Luís Gonçalves da Silva 1. Noções fundamentais de Direito da Insolvência.

Leia mais

II Congresso de Direito do Arrendamento Introdução

II Congresso de Direito do Arrendamento Introdução 1 II Congresso de Direito do Arrendamento Introdução Corre a segunda década do século XXI. O arrendamento manifesta-se como uma grande encruzilhada entre os princípios clássicos do Direito civil, o cinzelamento

Leia mais

Pós-graduação em Direito e Finanças do Desporto

Pós-graduação em Direito e Finanças do Desporto Pós-graduação em Direito e Finanças do Desporto Coordenação: Prof. Doutor João Miranda e Prof. Doutor Nuno Cunha Rodrigues I Módulo Introdução ao Direito do Desporto 20.2.2015 1. A política pública do

Leia mais

DIREITO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS

DIREITO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS DIREITO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS 6 de outubro de 2015 a 18 fevereiro de 2016 DIREITO DAS SOCIEDADES ABERTAS E DO MERCADO 26 janeiro a 26 de maio de 2016 12015-2016 DIREITO COMERCIAL PÓS-GRADUAÇÕES 4ª

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito Nacional e Concorrência

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito Nacional e Concorrência CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito Nacional e Concorrência Coordenadores gerais: Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira e Professora Doutora Maria

Leia mais

DIOGO COSTA GONÇALVES

DIOGO COSTA GONÇALVES UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE DIREITO DIOGO COSTA GONÇALVES CURRICULUM VITÆ LISBOA OUTUBRO 2015 CURRICULUM VITÆ DIOGO MANUEL COSTA GONÇALVES, que usa também DIOGO COSTA GONÇALVES, nasceu em Lisboa,

Leia mais

Direito da Defesa Nacional

Direito da Defesa Nacional Direito da Defesa Nacional Programa Conferência Inaugural 27 de janeiro, 17h30/20h Conferência inaugural (local: Auditório 2 do Instituto da Defesa Nacional - IDN) 17h30 Recepção dos alunos e apresentação

Leia mais

II CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL

II CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL II CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL (2012/2013) Organização Instituto de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito de Lisboa Coordenação científica Profª Doutora Rosário Palma Ramalho Professora

Leia mais

Pós-graduação em Direito do Setor Empresarial do Estado, das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais

Pós-graduação em Direito do Setor Empresarial do Estado, das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais Pós-graduação em Direito do Setor Empresarial do Estado, das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais Coordenação Científica: Prof. Doutor Rui Guerra da Fonseca, Prof. Doutor Nuno Cunha Rodrigues, Prof.

Leia mais

SOCIEDADES COMERCIAIS

SOCIEDADES COMERCIAIS CENTRO DE DIREITO COMERCIAL E DE DIREITO DA ECONOMIA COMERCIAIS Pós-graduação 1ª EDIÇÃO outubro 2012 - fevereiro 2013 ABERTAS E DO MERCADO Pós-graduação 1ª EDIÇÃO janeiro - junho 2013 NOVAS PÓS-GRADUAÇÕES

Leia mais

23.04.2016. 11. Empresas públicas e contencioso (I): jurisdição competente Dr. José Duarte Coimbra

23.04.2016. 11. Empresas públicas e contencioso (I): jurisdição competente Dr. José Duarte Coimbra Programa Direito do Setor Empresarial do Estado, das 08.04.2016 1. Empresas públicas e setor público empresarial: enquadramento constitucional Prof. Doutor Rui Guerra da Fonseca (FDUL) 2. Conceito e tipologia

Leia mais

II CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL

II CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL II CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL (2012/2013) Coordenadora Científica: Prof.ª Doutora Rosário Palma Ramalho PROGRAMA Módulo 1 - Modelos empresariais e de negócio (aspectos gerais) (8 horas)

Leia mais

SOCIEDADES ABERTAS E DO MERCADO SOCIEDADES COMERCIAIS 2014-2015 PÓS-GRADUAÇÃO 2015 PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO DAS DIREITO DAS

SOCIEDADES ABERTAS E DO MERCADO SOCIEDADES COMERCIAIS 2014-2015 PÓS-GRADUAÇÃO 2015 PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO DAS DIREITO DAS 2014-2015 PÓS-GRADUAÇÃO 3ª edição outubro de 2014 a fevereiro de 2015 ABERTAS E DO MERCADO 2015 PÓS-GRADUAÇÃO 3ª edição janeiro a junho de 2015 DIREITO COMERCIAL 2014-2015 PÓS-GRADUAÇÕES 3ª edição Em 2012/13

Leia mais

CICLOS CORPORATE GOVERNANCE

CICLOS CORPORATE GOVERNANCE CICLOS CORPORATE GOVERNANCE 8, 9, 15, 22 e 29 Abril 15 LISBOA Pós-Laboral LEXDEBATA SEMINÁRIOS JURÍDICOS, LDA Fundada em 2006, em Lisboa, a LexDebata Seminários Jurídicos, Lda., tem em vista a realização

Leia mais

Federação Nacional de Karate Portugal. 4º CURSO DE TREINADORES DE KARATE DE GRAU 1 Maia Turma 2

Federação Nacional de Karate Portugal. 4º CURSO DE TREINADORES DE KARATE DE GRAU 1 Maia Turma 2 4º CURSO DE TREINADORES DE KARATE DE GRAU 1 Maia Turma 2 Lista de Inscritos Constituintes da Turma 2 Ana Sofia Madureira Abreu António Adolfo Sereno Duarte Leite Assunção João António Dias Carvalho Queirós

Leia mais

VIII CURSO DE VERÃO DE DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO TEMÁRIO 2.ª FEIRA 13/07/09

VIII CURSO DE VERÃO DE DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO TEMÁRIO 2.ª FEIRA 13/07/09 FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DIREITO INTELECTUAL VIII CURSO DE VERÃO DE DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO 13 a 17 de Julho de 2009 Coordenadores: Prof. Doutor José de Oliveira

Leia mais

DIREITO DO DESPORTO. PÓS-GRADUAÇÃO 1ª edição 14 de outubro de 2016 a 25 fevereiro de 2017 PARCEIROS

DIREITO DO DESPORTO. PÓS-GRADUAÇÃO 1ª edição 14 de outubro de 2016 a 25 fevereiro de 2017 PARCEIROS DIREITO DO DESPORTO PÓS-GRADUAÇÃO 1ª edição 14 de outubro de 2016 a 25 fevereiro de 2017 PARCEIROS 12016-2017 DIREITO DO DESPORTO PÓS-GRADUAÇÃO 1ª edição 2016-2017 O desporto é um dos fenómenos mais presentes

Leia mais

VI CONGRESSO DO CENTRO DE ARBITRAGEM DA CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA PORTUGUESA (CENTRO DE ARBITRAGEM COMERCIAL)

VI CONGRESSO DO CENTRO DE ARBITRAGEM DA CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA PORTUGUESA (CENTRO DE ARBITRAGEM COMERCIAL) 1 VI CONGRESSO DO CENTRO DE ARBITRAGEM DA CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA PORTUGUESA (CENTRO DE ARBITRAGEM COMERCIAL) 2 e 3 de julho de 2012 2 de julho de 2012, parte da manhã Sessão Sub-40 09:00-09:15

Leia mais

Curso de Direito da Comunicação Social

Curso de Direito da Comunicação Social Curso de Direito da Comunicação Social Coordenação Científica: Prof. Doutor Blanco de Morais, Prof.ª Doutora Maria Luísa Duarte e 1.ª Sessão 21 Fevereiro 2013 (Quinta-feira) 18h00m Conferência Inaugural

Leia mais

A Relação dos créditos reconhecidos, nos termos do nº 2 do artigo 129º do Código da

A Relação dos créditos reconhecidos, nos termos do nº 2 do artigo 129º do Código da 1º Juízo Cível Processo nº 430/14.0TJVNF Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito do Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão V/Referência: Data: Insolvência de Aníbal Joaquim Pereira da Costa e

Leia mais

PROPOSTAS A APRESENTAR EM ASSEMBLEIA GERAL A REALIZAR EM 03 DE MARÇO DE 2016. Proposta

PROPOSTAS A APRESENTAR EM ASSEMBLEIA GERAL A REALIZAR EM 03 DE MARÇO DE 2016. Proposta PROPOSTAS A APRESENTAR EM ASSEMBLEIA GERAL A REALIZAR EM 03 DE MARÇO DE 2016 Ponto 1 da Ordem de Trabalhos: Deliberar sobre a eleição da Mesa da Assembleia Geral para o quadriénio 2016/2019 Proposta O

Leia mais

J1 Processo nº 1054/14.8TBFAF Insolvência de VENDILIMA Investimentos Imobiliários, Lda. Apenso da Reclamação de Créditos

J1 Processo nº 1054/14.8TBFAF Insolvência de VENDILIMA Investimentos Imobiliários, Lda. Apenso da Reclamação de Créditos Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito da 1ª Secção de Comércio da Instância Central de Guimarães J1 Processo nº 1054/14.8TBFAF Insolvência de VENDILIMA Investimentos Imobiliários, Lda. Apenso da

Leia mais

I CURSO DE VERÃO DA NOVA DIREITO. Os Grandes Desafios ao Direito no Século XXI. 25.6.2013 a 25.7.2013 (30 horas; 3 ECTS)

I CURSO DE VERÃO DA NOVA DIREITO. Os Grandes Desafios ao Direito no Século XXI. 25.6.2013 a 25.7.2013 (30 horas; 3 ECTS) I CURSO DE VERÃO DA NOVA DIREITO Os Grandes Desafios ao Direito no Século XXI 25.6.2013 a 25.7.2013 (30 horas; 3 ECTS) Auditório A da FDUNL 3ª e 5ªs feiras 17.00h/20.00h O tempo de Verão não é apenas um

Leia mais

Inscrição. Encontra se aberta a participação a interessados exteriores às instituições que integram a organização da Conferência.

Inscrição. Encontra se aberta a participação a interessados exteriores às instituições que integram a organização da Conferência. Inscrição Encontra se aberta a participação a interessados exteriores às instituições que integram a organização da Conferência. As inscrições são limitadas ao número de 30. Preço da inscrição 25 000$00

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITOS REAIS (3.º ANO- Noite) PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITOS REAIS (3.º ANO- Noite) PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITOS REAIS (3.º ANO- Noite) PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA Ano Lectivo: 2014/2015, 2.º Semestre Equipa docente: José Luís Bonifácio Ramos, Tiago Soares da Fonseca.

Leia mais

CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE GEOTECNIA CONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA BOLETIM Nº 1. www.geo2008.uc.pt DE 7 A 11 DE ABRIL 2008 COIMBRA, PORTUGAL

CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE GEOTECNIA CONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA BOLETIM Nº 1. www.geo2008.uc.pt DE 7 A 11 DE ABRIL 2008 COIMBRA, PORTUGAL BOLETIM Nº 1 Departamento de Engenharia Civil Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra CONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE GEOTECNIA DE 7 A 11 DE ABRIL 2008

Leia mais

CERTIFICADO O CICLO DA VIDA NA BIOLOGIA DA MULHER ALTERAÇÕES ASSOCIADAS A SÍNDROME DO OVÁRIO POLIQUÍSTICO. participou no Seminário:

CERTIFICADO O CICLO DA VIDA NA BIOLOGIA DA MULHER ALTERAÇÕES ASSOCIADAS A SÍNDROME DO OVÁRIO POLIQUÍSTICO. participou no Seminário: Certifica-se que Alice de Alencar Santos Certifica-se que Ana Alexandra Brandão Certifica-se que Ana Catarina Gomes Aguiar Certifica-se que Ana Catarina Ribeiro Gomes Certifica-se que Ana Cláudia Teixeira

Leia mais

40 Anos da Independência de Cabo Verde- O Olhar da Diáspora

40 Anos da Independência de Cabo Verde- O Olhar da Diáspora 40 Anos da Independência de Cabo Verde- O Olhar da Diáspora Na grande marcha da nossa história, um novo capítulo vai começar, vamos recheá-lo de vitórias pelo nosso esforço e sacrifício, no combate aos

Leia mais

Curso de Aprofundamento sobre a Revisão do Código de Procedimento Administrativo

Curso de Aprofundamento sobre a Revisão do Código de Procedimento Administrativo Curso de Aprofundamento sobre a Revisão do Programa Curso de Aprofundamento sobre a Revisão do 6 de junho Vantagens da codificação do procedimento administrativo. A relação entre o CPA e o restante Direito

Leia mais

Nos termos do disposto no art. º 289.º n.º 1, al. d) do Código das Sociedades Comerciais.

Nos termos do disposto no art. º 289.º n.º 1, al. d) do Código das Sociedades Comerciais. ELEIÇÃO DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS SOCIAIS Nomes das pessoas a propor para os órgãos sociais, qualificações profissionais, actividades profissionais exercidas nos últimos cinco anos, designadamente no que

Leia mais

A NOVA LEI DAS ASSOCIAÇÕES PÚBLICAS PROFISSIONAIS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

A NOVA LEI DAS ASSOCIAÇÕES PÚBLICAS PROFISSIONAIS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES A NOVA LEI DAS ASSOCIAÇÕES PÚBLICAS PROFISSIONAIS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES 24 e 25 de Setembro de 2014 PROGRAMA Entidades organizadoras Instituto de Ciências Jurídico-Políticas Coordenação científica

Leia mais

A Tutela da Personalidade Humana no Direito Civil - Direitos da Personalidade

A Tutela da Personalidade Humana no Direito Civil - Direitos da Personalidade Direito Civil I I A Tutela da Personalidade Humana no Direito Civil - Direitos da Personalidade 1. 1.1 A opção do Legislador Português pela tutela geral da personalidade (o Direito Geral da Personalidade

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO E GESTÃO DO TURISMO

CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO E GESTÃO DO TURISMO CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO E GESTÃO DO TURISMO Coordenação científica: Prof. Doutor Claudio Monteiro / Prof. Doutor João Miranda Dra. Cristina Siza Vieira / Dra. Ana Mendes Godinho

Leia mais

Curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho e de Processo de Trabalho 2010/2011

Curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho e de Processo de Trabalho 2010/2011 Curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho e de Processo de Trabalho 2010/2011 INICIO: 11 de Fevereiro de 2011 COORDENAÇÃO: Dr. Paulo Morgado de Carvalho / Prof. Doutor Júlio Vieira Gomes Com a participação

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Trabalho e

Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Pós-Graduação em Direito do Trabalho e da Segurança Social PROGRAMA Qualificação e reconhecimento de existência de contrato de trabalho e distinção de figuras afins. O contrato de estágio e de aprendizagem

Leia mais

XII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO O CÓDIGO DE TRABALHO REVISTO

XII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO O CÓDIGO DE TRABALHO REVISTO XII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO O CÓDIGO DE TRABALHO REVISTO Organização: Instituto de Direito do Trabalho Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez Ano lectivo 2010/2011

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA

ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA INQUÉRITO DE AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DOCENTE 5º ANO JULHO 2008 1 / 15 DESCRITIVO DA ANÁLISE ESTATÍSTICA REALIZADA A avaliação realizada consiste na média dos vários atributos em análise por apreciação da

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO DO TURISMO *

CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO DO TURISMO * CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO DO TURISMO * Coordenação científica: Prof. Doutor Claudio Monteiro / Prof. Doutor João Miranda Dra. Cristina Siza Vieira / Dra. Ana Mendes Godinho Conferência

Leia mais

ANA MARIA CORREIA RODRIGUES PRATA CURRICULUM VITAE FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

ANA MARIA CORREIA RODRIGUES PRATA CURRICULUM VITAE FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA ANA MARIA CORREIA RODRIGUES PRATA CURRICULUM VITAE FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA 2014 1. DADOS BIOGRÁFICOS Ana Maria Correia Rodrigues Prata nasceu no dia 9 de Outubro de 1949, na

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência Coordenadores gerais: Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira e Professora Doutora Maria

Leia mais

22 e 23 de Setembro de 2014 Funchal

22 e 23 de Setembro de 2014 Funchal 22 e 23 de Setembro de 2014 Funchal Apoios Instituto de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (IDT) Empresa de Electricidade da Madeira ACIF - Associação Comercial e Industrial

Leia mais

I CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MARÍTIMO E PORTUÁRIO

I CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MARÍTIMO E PORTUÁRIO Centro de Direito Marítimo e dos Transportes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Em Associação com o CIDP Centro de Investigação de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

I CURSO PÓS-GRADUADO DE APERFEIÇOAMENTO EM DIREITO DO URBANISMO E DA CONSTRUÇÃO

I CURSO PÓS-GRADUADO DE APERFEIÇOAMENTO EM DIREITO DO URBANISMO E DA CONSTRUÇÃO I CURSO PÓS-GRADUADO DE APERFEIÇOAMENTO EM DIREITO DO URBANISMO E DA CONSTRUÇÃO Coordenação Científica: Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Prof. Doutora Carla Amado Gomes, Prof. Doutor João Miranda

Leia mais

XVII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO - O DIREITO DO TRABALHO EM MUTAÇÃO - Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez

XVII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO - O DIREITO DO TRABALHO EM MUTAÇÃO - Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez XVII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO - O DIREITO DO TRABALHO EM MUTAÇÃO - Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez Organização: Instituto de Direito do Trabalho 60 Créditos

Leia mais

A Legislação Europeia de Proteção de Dados

A Legislação Europeia de Proteção de Dados Programa A Legislação Europeia de Proteção de Dados Aprovada a 27 de abril do presente ano, foi publicada a 4 do presente mês um conjunto decisivo de legislação europeia na área da proteção de dados pessoais

Leia mais

31.º Curso de Formação em Ética e Deontologia Profissional. 14, 20 e 21 de Março de 2009. Ordem dos Engenheiros - Região Sul.

31.º Curso de Formação em Ética e Deontologia Profissional. 14, 20 e 21 de Março de 2009. Ordem dos Engenheiros - Região Sul. Nome Ana Catarina Almeida Costa Justino de Abreu Ana Catarina Simões Barreira Ana Isabel Côdea Carreira Martins Ana Isabel Marques Amaral Ana Luísa Ferreira Casanova Clemente Ana Margarida Azougado Cesteiro

Leia mais

CADERNOS DE DIREITO PRIVADO ÍNDICE DE ARTIGOS (N. OS 1 A 46)

CADERNOS DE DIREITO PRIVADO ÍNDICE DE ARTIGOS (N. OS 1 A 46) CADERNOS DE DIREITO PRIVADO ÍNDICE DE ARTIGOS (N. OS 1 A 46) ALMEIDA, JOSÉ CARLOS MOITINHO DE O novo regime jurídico do contrato de seguro. Breves considerações sobre a protecção dos segurados 26, p. 3

Leia mais

RESULTADOS TL Mas 1:45:00.00

RESULTADOS TL Mas 1:45:00.00 RESULTADOS Resultados Masters A Masculinos Masters A Masculinos TL Fem 1:45:00.00 1 246 David Oliveira Gorgulho 1982 CNLA 0:32:14.07 Master A 12 2 225 Francisco Freire Frederico 1984 CFB 0:33:12.52 Master

Leia mais

Lista de ordenação final Prémios de Mérito

Lista de ordenação final Prémios de Mérito Lista de ordenação final Prémios de Mérito Ensino Secundário Curso Científico - Humanístico Requisitos de admissão: Melhor aluno e melhor aluna, do ensino público e do ensino privado, que cumulativamente:

Leia mais

Insolvência e oportunidade para as pessoas colectivas

Insolvência e oportunidade para as pessoas colectivas PROCEDIMENTO EXTRAJUDICIAL DE CONCILIAÇÃO Insolvência e oportunidade para as pessoas colectivas Decreto-lei nº201/2004, de 18 de Agosto ORIGEM O Procedimento Extrajudicial de Conciliação foi inicialmente

Leia mais

I Curso Pós-Graduado de Atualização

I Curso Pós-Graduado de Atualização I Curso Pós-Graduado de Atualização sobre DIREITO DA MEDICINA & JUSTIÇA PENAL Coordenadores: JOÃO LOBO ANTUNES (Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da MARIA FERNANDA PALMA (Professora Catedrática

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE BADMINTON SUB-13 ATLETAS QUE DISPUTAM O APURAMENTO ZONAL

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE BADMINTON SUB-13 ATLETAS QUE DISPUTAM O APURAMENTO ZONAL FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE BADMINTON SUB-13 ATLETAS QUE DISPUTAM O APURAMENTO ZONAL Alexandre Batista [CDCE] António M. Cristovão [CAD] João M. Jardim [CAD] Marco Jorge [ARCIP] Mário Fonseca [CDCE] Miguel

Leia mais

Provas Aferição - 6, 8 e 10 Janeiro 2014. Cédula Nome Profissional PC-OJ DP-IJ PP-DC/DH. 11901P Miguel Teixeira Sala 201 2º Curso 2012

Provas Aferição - 6, 8 e 10 Janeiro 2014. Cédula Nome Profissional PC-OJ DP-IJ PP-DC/DH. 11901P Miguel Teixeira Sala 201 2º Curso 2012 11901P Miguel Teixeira Sala 201 2º Curso 2012 29863P Milene Pinto Anf 101 Sala 201 Anf 101 1º Curso 2012 30849P Cláudia Gomes de Andrade Anf 101 1º Curso 2012 32166P Ana Belém Cardoso Anf 101 Sala 201

Leia mais

LISTA ORDENADA Horário _2_ Setembro 2012 Psicólogo

LISTA ORDENADA Horário _2_ Setembro 2012 Psicólogo LISTA ORDENADA Horário _2_ Setembro 2012 Psicólogo Os cinco primeiros candidatos deverão contactar a Escola Sede do Agrupamento de Escolas do Barreiro- Escola Básica D. Luís Mendonça Furtado para confirmar

Leia mais

III Colóquio Luso-Brasileiro de Direito

III Colóquio Luso-Brasileiro de Direito III Colóquio Luso-Brasileiro de Direito 12 a 15 de maio 2015 Apoio: III Colóquio Luso-Brasileiro de Direito 12 de maio (terça-feira) 9h30 - Abertura Salão Nobre da Ordem dos Advogados 1 Hinos nacionais

Leia mais

Ano letivo 2015/2016 CONTRATAÇÃO DE ESCOLA. Horário 50 - GR110-1º Ciclo do Ensino Básico - 25h LISTA ORDENADA DE GRADUAÇÃO PROFISSIONAL

Ano letivo 2015/2016 CONTRATAÇÃO DE ESCOLA. Horário 50 - GR110-1º Ciclo do Ensino Básico - 25h LISTA ORDENADA DE GRADUAÇÃO PROFISSIONAL CONTRATAÇÃO DE ESCOLA Horário 50 - GR110-1º Ciclo do Ensino Básico - 25h LISTA ORDENADA DE GRADUAÇÃO PROFISSIONAL 1 9926788696 Célia Maria Lopes de Sá 28,852 2 5687889116 Daniela Marília Pojo Sousa 28,501

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CONTABILIDADE E FISCALIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO CONTABILIDADE E FISCALIDADE PÓS-GRADUAÇÃO CONTABILIDADE E FISCALIDADE 2 PÓS-GRADUAÇÃO CONTABILIDADE E FISCALIDADE COORDENAÇÃO Prof. Doutor Eduardo Barbosa do Couto Mestre António Samagaio APRESENTAÇÃO Este curso de Pós-Graduação

Leia mais

I Curso Pós-Graduado de Atualização sobre. Direito e Interioridade PROGRAMA

I Curso Pós-Graduado de Atualização sobre. Direito e Interioridade PROGRAMA I Curso Pós-Graduado de Atualização sobre Direito e Interioridade da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em colaboração com a Câmara Municipal de Bragança 2011-2012 PROGRAMA Abertura (4 Novembro

Leia mais

Curso Breve de Inglês Jurídico Calendário das Sessões

Curso Breve de Inglês Jurídico Calendário das Sessões Calendário das Sessões Mês Dia Sala Grupo 1 Janeiro 16, 17, 23, 24, 30 31 Fevereiro 6,7 Grupo 2 Fevereiro 27,28 Março 5,6,12,13,19,20 Grupo 3 Abril 9,10,16,17,23,24 Maio 7,8 Grupo 4 Maio 14,15,21,22,28,29

Leia mais

Escola sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul Alunos Matriculados - 2015/2016

Escola sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul Alunos Matriculados - 2015/2016 13008 10 E Técnico de Instalações Elétricas Carlos Jorge Oliveira Rodrigues Escola Secundária de São Pedro do Sul 13791 10 E Técnico de Instalações Elétricas Daniel dos Santos Rodrigues Escola Secundária

Leia mais

XVI CURSO PÓS-GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO - O DIREITO DO TRABALHO EM MUTAÇÃO - Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez

XVI CURSO PÓS-GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO - O DIREITO DO TRABALHO EM MUTAÇÃO - Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez XVI CURSO PÓS-GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO - O DIREITO DO TRABALHO EM MUTAÇÃO - Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez Organização: Instituto de Direito do Trabalho 60 Créditos

Leia mais

RELAÇÃO PROVISÓRIA DE CREDORES - Artºs 154.º e 155º CIRE

RELAÇÃO PROVISÓRIA DE CREDORES - Artºs 154.º e 155º CIRE Montante dos s e sua natureza 1 2 AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA António José Rodrigues da Cunha NIF 165624345 Rua Capitão Augusto

Leia mais

Patrocínio Judiciário e Representação do Estado em Juízo

Patrocínio Judiciário e Representação do Estado em Juízo Patrocínio Judiciário e Representação do Estado em Juízo Instituto de Ciências Jurídico-Política em colaboração com o Centro de Arbitragem Administrativa Coordenação científica: Prof.ª Doutora Alexandra

Leia mais

Rodrigo Proença de Oliveira Presidente da Comissão Organizadora

Rodrigo Proença de Oliveira Presidente da Comissão Organizadora Rodrigo Proença de Oliveira Presidente da Comissão Organizadora Razões para participar Sessão de abertura com a presença do Ministro do Ambiente 2 Palestras convidadas 7 Mesas redondas 110 Comunicações

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM DIREITO DO TRABALHO E DA SEGURANÇA SOCIAL

CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM DIREITO DO TRABALHO E DA SEGURANÇA SOCIAL CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM DIREITO DO TRABALHO E DA SEGURANÇA SOCIAL Coordenação científica: Professor Doutor José João Abrantes Dra. Rita Canas da Silva Comissão organizadora: (FDUNL) Gómez-Acebo

Leia mais

PROGRAMA DE CANDIDADURA

PROGRAMA DE CANDIDADURA PROGRAMA DE CANDIDADURA Corpos Directivos Região dos Açores da Ordem dos Engenheiros! 1 de 7! COMPOSIÇÃO DA LISTA RA REGIÃO AÇORES MANDATÁRIOS Duarte Manuel Melo Amorim da Cunha Manuel Carvalho Cansado

Leia mais

2º ano 1º semestre PT - Projeto de Tese 30 2º ano 2º semestre e 3º ano PT - Dissertação 90

2º ano 1º semestre PT - Projeto de Tese 30 2º ano 2º semestre e 3º ano PT - Dissertação 90 PÁGINA 1 Plano de Estudos Curso Doutoral (2016/2017): Especialização em Eficiência Energética e Acústica 1º ano 1º semestre ECTS C01 - Sustentabilidade e análise do ciclo de vida de estruturas 6 C02 -

Leia mais

Titulares do curso de Licenciatura em Ciências da Saúde obtido em Portugal MEDICINA DENTÁRIA (9548)

Titulares do curso de Licenciatura em Ciências da Saúde obtido em Portugal MEDICINA DENTÁRIA (9548) Titulares do curso de Licenciatura em Ciências da Saúde obtido em Portugal MEDICINA DENTÁRIA (9548) Desempate 69 Filomena Cristina Brás Santos 26 COLOCADO 37 Eliana dos Santos Almeida 25 COLOCADO 40 Andreia

Leia mais

II CURSO DE VERÃO DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL PROGRAMA SEGUNDA-FEIRA 6/07/09

II CURSO DE VERÃO DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL PROGRAMA SEGUNDA-FEIRA 6/07/09 FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DIREITO INTELECTUAL II CURSO DE VERÃO DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL 6 a 10 de Julho de 2009 Coordenador: Prof. Doutor José de Oliveira Ascensão PROGRAMA

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência Coordenadores gerais: Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira e Professora Doutora Maria

Leia mais

ANO LETIVO 2015/2016. ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE MEDIATIZADO Listagem de Alunos

ANO LETIVO 2015/2016. ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE MEDIATIZADO Listagem de Alunos ANO LETIVO 2015/2016 ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE MEDIATIZADO Listagem de Alunos B.I./C.C. 1 14394524 2 31084214 3 14811420 4 270751637 5 14907495 6 14046880 7 30055185 8 11001701 9 11537976 10 10393884

Leia mais

PAUTA ALFABÉTICA POR GAES DE CANDIDATURAS PELOS REGIMES ESPECIAIS - 2015

PAUTA ALFABÉTICA POR GAES DE CANDIDATURAS PELOS REGIMES ESPECIAIS - 2015 Página 1 ALEXANDRE THOMAS GALVÃO RODRIGUES PT 13868449 Civil 12-08-1996 A COLOCADO (*) 0506 Universidade de Coimbra - Faculdade de ANDRÉ COSTA DE ALMEIDA GASPAR PT 14404937 Civil 29-04-1995 F COLOCADO

Leia mais

http://www.advocatus.pt/sociedade-de-advogados/9500-legal-500-destaca-85- advogados-portugueses

http://www.advocatus.pt/sociedade-de-advogados/9500-legal-500-destaca-85- advogados-portugueses http://www.advocatus.pt/sociedade-de-advogados/9500-legal-500-destaca-85- advogados-portugueses Legal 500 destaca 85 advogados portugueses A edição de 2014 do diretório The Legal 500 destaca 85 advogados

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2013

Ministério da Educação e Ciência Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2013 13897152 ALEXANDRE RIBEIRO DA SILVA Colocado em 0701 9011 11279428 ANA CATARINA MELO DE ALMEIDA Colocada em 0902 14423301 ANA CATARINA VITORINO DA SILVA Colocada em 0604 9229 14306028 ANA JOÃO REMÍGIO

Leia mais

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Resultados da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2011

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Resultados da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2011 14320023 ALEXANDRE VAZ MARQUES VASCONCELOS Colocado em 1105 Universidade do Porto - Faculdade de Engenharia 9897 Ciências de Engenharia - Engenharia de Minas e Geoambiente 13840715 ANA CLÁUDIA DIAS MARTINS

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO ACIDENTES DE TRABALHO- AS INOVAÇÕES NA LEI E NA PRÁTICA JUDICIÁRIA. Lisboa, 12, 13, 19 e 20 de outubro de 2012 APRESENTAÇÃO

CURSO DE FORMAÇÃO ACIDENTES DE TRABALHO- AS INOVAÇÕES NA LEI E NA PRÁTICA JUDICIÁRIA. Lisboa, 12, 13, 19 e 20 de outubro de 2012 APRESENTAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO ACIDENTES DE TRABALHO- AS INOVAÇÕES NA LEI E NA PRÁTICA JUDICIÁRIA Lisboa, 12, 13, 19 e 20 de outubro de 2012 APRESENTAÇÃO O Programa de Formação Avançada Justiça XXI, proposto pela Associação

Leia mais

O PODER DAS IDEIAS. CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA Iª Edição 2015

O PODER DAS IDEIAS. CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA Iª Edição 2015 DURAÇÃO / COMPONENTE / DIPLOMA O PODER DAS IDEIAS CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA Iª Edição 2015 30 Horas lectivas / Teórica e Prática / Curso de Formação Avançada COORDENAÇÃO Coordenação Científica Doutora

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO. Startup Simplex. (Competência) (Fases do Concurso)

REGULAMENTO DO CONCURSO. Startup Simplex. (Competência) (Fases do Concurso) REGULAMENTO DO CONCURSO Startup Simplex Artigo 1.º (Objeto do concurso) 1. O presente concurso tem por objeto a seleção de 3 (três) ideias ou protótipos originais que melhorem a relação dos cidadãos e

Leia mais

Gestão do Desporto Profissional

Gestão do Desporto Profissional - Diplomas e Certificações Aos alunos que obtenham aprovação em todas as disciplinas será atribuído um Diploma de em Gestão do Desporto Profissional e um certificado das disciplinas realizadas. Aos formandos

Leia mais

SUPERVISÃO Supervisão Comportamental

SUPERVISÃO Supervisão Comportamental ANEXO À INSTRUÇÃO N.º 12/2013 - (BO N.º 6, 17.06.2013) Temas SUPERVISÃO Supervisão Comportamental ANEXO II FICHA DE INFORMAÇÃO NORMALIZADA EM MATÉRIA DE CRÉDITO AOS CONSUMIDORES, EM CASO DE CONTRATAÇÃO

Leia mais

TEMÁRIO PROVISÓRIO Módulo I Propriedade Industrial 16/01/2010 23/01/2010

TEMÁRIO PROVISÓRIO Módulo I Propriedade Industrial 16/01/2010 23/01/2010 I CURSO PÓS-GRADUADO DE DIREITO INTELECTUAL Coordenador: Prof. Doutor José de Oliveira Ascensão TEMÁRIO PROVISÓRIO Módulo I Propriedade Industrial (sábados, Janeiro Março) 16/01/2010 1. OS GENÉRICOS E

Leia mais

ISO 9001 : 2008. De 16/07/2012 a 20/07/2012. Local: Hotel a definir Rio de Janeiro. Carga Horária: 40 horas. Horário: das 8h30min às 17h30min

ISO 9001 : 2008. De 16/07/2012 a 20/07/2012. Local: Hotel a definir Rio de Janeiro. Carga Horária: 40 horas. Horário: das 8h30min às 17h30min ISO 9001 : 2008 Direito para Engenheiros,Gerentes e Gestores - Noções Indispensáveis De 16/07/2012 a 20/07/2012 Local: Hotel a definir Rio de Janeiro Carga Horária: 40 horas Horário: das 8h30min às 17h30min

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA

ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA INQUÉRITO DE AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DOCENTE 2º ANO JULHO 2008 1 / 19 DESCRITIVO DA ANÁLISE ESTATÍSTICA REALIZADA A avaliação realizada consiste na média dos vários atributos em análise por apreciação da

Leia mais

VII CONGRESSO NACIONAL DA APNUG

VII CONGRESSO NACIONAL DA APNUG VII CONGRESSO NACIONAL DA APNUG ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE NEURO-UROLOGIA E URO-GINECOLOGIA ORGANIZAÇÃO Associação Portuguesa de Neuro-Urologia e Uro-Ginecologia PRESIDENTE DO CONGRESSO Paulo Dinis Urologia,

Leia mais

António Pinto Leite Partner

António Pinto Leite Partner António Pinto Leite Partner Rua Castilho, 165 1070-050 Lisboa Portugal Tel.: +351 213 817 480 Fax: +351 213 826 628 apleite@mlgts.pt Pessoal António Maria Pinto Leite Data de nascimento: 24 de Julho de

Leia mais

INSTITUTO POLITECNICO DE COIMBRA SERVICOS DE ACCAO SOCIAL

INSTITUTO POLITECNICO DE COIMBRA SERVICOS DE ACCAO SOCIAL LISTA DOS CANDIDATOS COLOCADOS - 2t FASE ALOJAMENTO 2012/2013 (RESIDENCIA BENCANTA - R1 E R2) dos Servicos de Accao Social no prazo de 15 dias uteis apps afixacao. devidamente assinado e preenchido, ate

Leia mais

1994102399 Ana Patrícia Duarte Gonçalves do Amaral Santos. 2014196561 Catarina Isabel Baía da Silva Garcia Saraiva

1994102399 Ana Patrícia Duarte Gonçalves do Amaral Santos. 2014196561 Catarina Isabel Baía da Silva Garcia Saraiva Curso Número Nome 2012163843 Albina de Carvalho da Costa Henriques 2011179946 Álvaro Jorge Bento Almeida Santos 2013135472 Ana Catarina Mendes Luís 2014207866 Ana Elisabete Tocha Ferreira 2011147775 Ana

Leia mais

Insolvência e restruturação de empresas - Maria do Rosário Epifânio 2015/2016

Insolvência e restruturação de empresas - Maria do Rosário Epifânio 2015/2016 Insolvência e restruturação de empresas - Maria do Rosário Epifânio 2015/2016 I. Introdução 1. A crise da empresa 2. Mecanismos contratuais e legais 3. Recuperação extrajudicial, judicial e híbrida II.

Leia mais

DELEGAÇÃO DISTRITAL DE FORMAÇÃO DE LISBOA FORMAÇÃO MINISTRADA NO ANO 2005 CORPO DE BOMBEIROS

DELEGAÇÃO DISTRITAL DE FORMAÇÃO DE LISBOA FORMAÇÃO MINISTRADA NO ANO 2005 CORPO DE BOMBEIROS DELEGAÇÃO DISTRITAL DE FORMAÇÃO DE LISBOA ESCOLA NACIONAL DE BOMBEIROS FEDERAÇÃO DOS BOMBEIROS DO DISTRITO DE LISBOA FORMAÇÃO MINISTRADA NO ANO 2005 CURSO DE ORGANIZAÇÃO DE POSTOS DE COMANDO Total de formandos:

Leia mais

Lista dos Aprovados - Ensino do Inglês

Lista dos Aprovados - Ensino do Inglês Lista dos Aprovados - Ensino do Inglês Nº de Oferta Ordem Pontuação Nome do Docente 2216 1 100 Cidália Maria Faria Mendes de Sousa 2216 2 100 Mariana Borges Dias Moreira 2216 3 100 Marta Raquel Cardoso

Leia mais

Certificado de Presença em Evento no ISEP

Certificado de Presença em Evento no ISEP *** Adam Silva *** ***c527078fe56b04280dcae9cc3541593d73d82015c12f65f060135ed5*** *** Adulcínio Adulcínio Duarte Rodrigues *** ***09d09b00214962ffdfefa4e2473001b55ffba6c7bbdc74ef3063ec95*** *** Alberto

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA HORÁRIO DE MATEMÁTICA (18 HORAS) LISTA ORDENADA POR GRADUAÇÃO PROFISSIONAL. (Ponderação 50%) 1 22,996 Patrícia Maria Morais Babo

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA HORÁRIO DE MATEMÁTICA (18 HORAS) LISTA ORDENADA POR GRADUAÇÃO PROFISSIONAL. (Ponderação 50%) 1 22,996 Patrícia Maria Morais Babo CONTRATAÇÃO DE ESCOLA HORÁRIO DE MATEMÁTICA (18 HORAS) LISTA ORDENADA POR GRADUAÇÃO PROFISSIONAL (Ponderação 50%) Ordenação Graduação Profissional Nome 1 22,996 Patrícia Maria Morais Babo 2 22,841 Fátima

Leia mais

JORNADA DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL

JORNADA DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL JORNADA DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL Coordenadores: Prof. Doutor José de Oliveira Ascensão (FDUL/APDI) Prof.ª Doutora Mafalda Videira (FFUL) Mestra Teresa Garcia (APDI) Dr. Heitor Costa (APIFARMA) Prof. Doutor

Leia mais

V CURSO DE VERÃO DE DIREITO DA BIOÉTICA E DA MEDICINA TEMÁRIO 2.ª FEIRA 13/07/09

V CURSO DE VERÃO DE DIREITO DA BIOÉTICA E DA MEDICINA TEMÁRIO 2.ª FEIRA 13/07/09 FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DIREITO INTELECTUAL V CURSO DE VERÃO DE DIREITO DA BIOÉTICA E DA MEDICINA 13 a 17 de Julho de 2009 Coordenadores: Prof. Doutor José de Oliveira Ascensão

Leia mais

https://www.portaldaempresa.pt/registoonline/services/certidaopermanente/consult...

https://www.portaldaempresa.pt/registoonline/services/certidaopermanente/consult... Page 1 of 6 Acesso à Certidão Permanente Certidão Permanente de Registos Voltar Sair Certidão Permanente Código de acesso: 8745-6681-3612 A entrega deste código a qualquer entidade pública ou privada dispensa

Leia mais

LISTA DE CANDIDATOS ADMITIDOS E NÃO ADMITIDOS. Concurso Oferta de Escola para Contratação de Docente Grupo 110. Ano Letivo - 2014/2015

LISTA DE CANDIDATOS ADMITIDOS E NÃO ADMITIDOS. Concurso Oferta de Escola para Contratação de Docente Grupo 110. Ano Letivo - 2014/2015 LISTA DE CANDIDATOS ADMITIDOS E NÃO ADMITIDOS Concurso Oferta de Escola para Contratação de Docente Grupo 110 Ano Letivo - 2014/2015 CANDIDATOS ADMITIDOS: Nº Candidato NOME OSERVAÇÕES 1367130034 Alexandra

Leia mais