ANÁLISE DE FALHAS EM MOTORES DE INDUÇÃO UTILIZANDO ANÁLISE ESPECTRAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE DE FALHAS EM MOTORES DE INDUÇÃO UTILIZANDO ANÁLISE ESPECTRAL"

Transcrição

1 ANÁLISE DE FALHAS EM MOTORES DE INDUÇÃO UTILIZANDO ANÁLISE ESPECTRAL Bruno César Maioli Aniceto [Bolsista PIBITI/ CNPq], Alessandro Goedtel [Orientador], Wylliam Salviano Gongora [Colaborador] Coordenação de Engenharia Elétrica Campus CORNÉLIO PROCÓPIO Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Avenida Alberto Carazzai, 1640 CEP Cornélio Procópio-PR-Brasil bcm.aniceto@gmail.com, agoedtel@utfpr.edu.br,w_salviano@hotmail.com Resumo - Este trabalho de pesquisa estuda os tipos de falhas que ocorrem em motores de indução trifásicos em ambiente industrial, sujeitas as diversas condições de carga. O artigo aborda a análise dos sinais de corrente de motores de indução trifásicos de partida direta, tanto no domínio do tempo, quanto no domínio da frequência. Para tal utiliza-se da Transformada Rápida de Fourier na análise espectral, onde é investigado principalmente os tipos de falhas de rolamento e procura identificar suas frequências características. Por fim, é apresentada a interface gráfica com o usuário para o algoritmo elaborado e explica sua funcionalidade. Palavras-chave: Identificação de falhas; Motores de indução; Análise espectral; Falhas de rolamento; Interface gráfica. Abstract - This research paper study fault types that occur in triphasic induction motors in industrial environment exposed at several load conditions. This article discusses current signal analysis of direct start triphasic induction motors, as time domain as frequency domain. To this, uses a Fast Fourier Transform at spectral analysis. Where is investigated mainly bearing faults types and search to identificate its characteristics frequencies. Lastly, is shown a graphical user interface for the algorithm elaborate and explains its functionality. Keywords: Fault identification; Induction motors; Spectral analysis; Bearing fault; Graphical interface. INTRODUÇÃO Hoje em dia, os motores de indução são amplamente utilizados em todos os tipos de aplicações industriais, devido aos seus aspectos construtivos simples, por ser altamente confiável, e disponibilidade de converter energia usando estratégias de controle eficientes, [1]. De acordo com a referência [2], máquinas elétricas são dispositivos sujeitos a muitos tipos de falhas, as quais incluem as seguintes: falhas no estator, falhas elétricas no rotor, falhas mecânicas, falhas de um ou mais componentes eletrônicos de potência da unidade do sistema.

2 Os motores de indução são amplamente utilizados em aplicações industriais e a distribuição de falhas nestes motores é a seguinte: rolamento (69%), barra do rotor (7%), enrolamento do estator (21%), e eixo/acoplamento (3%), [2]. Para validar os estudos propostos, sinais de corrente e tensão de motores de indução trifásicos de partida direta foram coletados em ambiente industrial, antes e depois da manutenção regular. Todas as máquinas apresentavam vibrações e aquecimento nos rolamentos dianteiro e traseiro. Utilizando o algoritmo FFT, foi realizada a análise espectral dos sinais de corrente. Tal análise é realizada no Matlab através da interface gráfica de identificação de falhas de rolamento. MODELAGEM DE FALHAS EM ROLAMENTOS De acordo com [1], as frequências características são funções da geometria do rolamento e da frequência mecânica do rotor. Em rolamentos os defeitos localizados podem ser classificados de acordo com os seguintes elementos afetados: defeito na pista externa, defeito na pista interna, defeito na esfera ou elemento rolante. Modelos de falhas. Os modelos dessas falhas são representados pelas equações (1), (2) e (3) Pista externa: (1) ( ) Pista interna: Esfera: ( ) ( ) Para rolamentos de 6 a 12 esferas, as frequências de falha no anel externo e interno são estatisticamente aproximadas, respectivamente, pelas equações (4) e (5). (4) (5) onde: é a frequência de falha no anel externo; é a frequência de falha no anel interno; é a frequência de falha na esfera; é o número de esferas; é a frequência de rotação mecânica; é o diâmetro da esfera; é o diâmetro da gaiola; é o ângulo de contato. O próximo passo é substituir as frequências características calculadas na equação (6): (6) onde: é a frequência de falha de rolamento; é a frequência da rede elétrica; é a frequência de falha característica; Conhecendo-se as frequências de falhas características e a frequência de alimentação do estator ou da rede elétrica, podem-se encontrar as frequências de falha de rolamento. Em todos os casos, os rolamentos dos motores cujos sinais foram analisados, possuem um número de esferas entre 6 e 12, portanto as equações (4) e (5) satisfazem os cálculos das frequências características. (2) (3)

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES O algoritmo implementado tem por finalidade realizar a leitura do vetor de dados do sinal, sua transformação ao domínio da frequência, cálculo das frequências características e das frequências de falhas de rolamentos a partir das equações (4),(5) e (6)e a plotagem do espectro com as frequências de falhas indicadas. Estudo de caso. Trata-se de um motor de indução trifásico de partida direta, WEG, e dados de placa: velocidade nominal igual a 1160 rpm, 220/380 [V], 36,6 [A] (máxima), fdp = 0,82 e 12,5 HP. As temperaturas dianteira e traseira, medidas antes da manutenção são, respectivamente, 49ºC e 40ºC. Este motor passou por limpeza de rotor e estator, melhorias de alinhamento e o mais importante: troca dos rolamentos dianteiro e traseiro. A Figura 1 mostra o motor no processo industrial e os dados fornecidos estão contidos na Tabela 1. Figura 1: Motor no processo industrial. Tabela 1: Dados técnicos do rolamento do motor do 1º Terno. Rolamento Código Nº de esferas Dianteiro 6209ZZC3 10 Traseiro 6309ZZC3 8 Sabendo-se que a velocidade nominal da máquina pode ser convertida em frequência de rotação em Hz pela expressão (7) tal como em [3]: (7) Obtém-se uma frequência de rotação de, aproximadamente, 19 Hz. Conhecendo-se o número de esferas de cada rolamento, a frequência de rotação mecânica, e a frequência de alimentação, as frequências de falhas de rolamento podem ser calculadas e os resultados obtidos, em Hz, são apresentados na Tabela 2 e na Tabela 3. Tabela 2: Frequências de falhas do rolamento de 10 esferas. 1 17,33 137, ,67 214,

4 Tabela 3: Frequências de falhas de do rolamento de 8 esferas. 1 1,87 121,87 32,8 152,8 2 63,73 183,73 125,6 245, ,5 245,6 218,4 338,4 onde: esquerda; esquerda; é a frequência de falha de rolamento no anel externo, banda lateral é a frequência de falha de rolamento no anel externo, banda lateral direita; é a frequência de falha de rolamento no anel interno, banda lateral é a frequência de falha de rolamento no anel interno, banda lateral direita. Análise espectral dos sinais de corrente. A Figura 2 e a Figura 3 apresentam os espectros dos sinais de corrente na fase A, antes e após a manutenção, do motor do estudo de caso, com as frequências de falha do rolamento de 10 esferas e 8 esferas respectivamente. Espectro do Sinal 20 Espectro Antes Espectro Depois 10 0 Amplitude em db Frequência em Hz Figura 2: Espectros dos sinais do estudo de caso, com as frequências de falha do rolamento de 10 esferas. Espectro do Sinal 30 Espectro Antes Espectro Depois Amplitude em db Frequência em Hz Figura 3: Espectros dos sinais do estudo de caso, com as frequências de falha do rolamento de 8 esferas. Algumas frequências constantes nas Tabelas 2 e 3 não são observadas nos espectros devido ao baixo número de pontos que compõem o sinal.

5 Interface gráfica. A fim de facilitar os trabalhos dos usuários e garantir a utilização prática do algoritmo, foi proposto criar uma interface gráfica com o usuário utilizando a ferramenta Guide do Matlab. O layout da interface é mostrado na Figura 4. Figura 4: Layout da interface Identificador de falhas de rolamento. A interface possui duas janelas de eixos, uma para exibir os sinais, antes e depois da manutenção, no domínio do tempo e outra para exibir os respectivos espectros. Possui também um menu de parâmetros de entrada onde usuário deve fornecer a frequência de alimentação da máquina, a frequência de rotação mecânica em rotações por minuto, o número de esferas do rolamento e para até qual valor de k deseja-se calcular frequências de falha, onde k é inteiro e positivo, da equação (6). As frequências de falhas de rolamento serão calculadas e destacadas na janela dos espectros. Com a interface, os pesquisadores podem fazer análises espectrais de diversos sinais, porém, seu uso está restrito a falhas de rolamento e a aquisição de sinais. CONCLUSÕES As falhas de rolamento são as que mais ocorrem em motores de indução trifásicos, sendo estes também os mais aplicados em ambiente industrial. A análise espectral dos sinais de corrente torna possível a identificação de frequências de falhas características de rolamento, podendo-se confirmar tais falhas. Porém, ela está limitada ao número de pontos aquisitados. A interface gráfica com o usuário fornece praticidade a quem está trabalhando no projeto de identificação de falhas em máquinas elétricas. Os sinais de tensão e corrente de motores, cujas partidas são feitas por inversores, não foram analisados até o momento, por não fazer parte do foco deste estudo. AGRADECIMENTOS Os autores agradecem o suporte financeiro, processo nº /2008-5, nº / e nº / recebidos do CNPq e processo nº 06/ recebido da Fundação Araucária. Às pessoas do laboratório de pesquisa que colaboraram com o trabalho e ao meu orientador pelo incentivo e apoio.

6 REFERÊNCIAS [1] BLÖDT, Martin; GRANJON, Pierre; RAISON, Bertrand; ROSTAING, Gilles Models for bearing damage detection in induction motors using stator current monitoring. IEEE Transation on Industrial Electronics., vol. 55, no. 4, pp , Apr [2] BELLINI, Alberto; FILIPPETTI, Fiorenzo; TASSONI, Carla; CAPOLINO, Gerard- André. Advances in Diagnostic Techniques for Induction Machines IEEE Transaction on Industrial Electronics., vol. 55, no. 12, p , Dec [3] SCHOEN, Randy R.; HABETLER, Thomas G.; KAMRAN Farrukh; BARTHELD, Robert G. Motor Bearing Damage Detection Using Stator Current Monitoring. IEEE Transactions On Industry Applications., vol. 31, no. 6, pp ; Nov./Dez

Resumo. Controlo de Velocidade e Monitorização de um Motor de Indução Trifásico suportados em Microcontrolador

Resumo. Controlo de Velocidade e Monitorização de um Motor de Indução Trifásico suportados em Microcontrolador Resumo O bom desempenho dos motores de indução trifásicos, ao nível do binário, em velocidades de funcionamento abaixo da velocidade nominal, faz deles uma boa opção para realizar o controlo de velocidade

Leia mais

1. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Avenida Alberto Carazaai,1640 Cornélio Procópio/PR, Brasil-CEP

1. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Avenida Alberto Carazaai,1640 Cornélio Procópio/PR, Brasil-CEP CLASSIFICADOR NEURAL APLICADO NA ANÁLISE DA LUBRIFICAÇÃO DOS ROLAMENTOS DE UM MOTOR DE INDUÇÃO CLAYTON LUIZ GRACIOLA, ALESSANDRO GOEDTEL 1. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Avenida Alberto Carazaai,1640

Leia mais

UMA FERRAMENTA PARA DIAGNÓSTICO DE FALHAS EM MOTORES ELÉTRICOS

UMA FERRAMENTA PARA DIAGNÓSTICO DE FALHAS EM MOTORES ELÉTRICOS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA ELÉTRICA BRUNO CÉSAR MAIOLI ANICETO UMA FERRAMENTA PARA DIAGNÓSTICO DE FALHAS EM MOTORES

Leia mais

Efeito da Distorção Harmônica no Diagnóstico de Barra Rompida em Motores de Indução

Efeito da Distorção Harmônica no Diagnóstico de Barra Rompida em Motores de Indução Efeito da Distorção Harmônica no Diagnóstico de Barra Rompida em Motores de Indução Ednilson Soares Maciel e Joaquim Eloir Rocha UTFPR - Av. Sete de Setembro, 3165 - CEP 823-91 - Curitiba - PR Resumo O

Leia mais

Comutação Automática Estrela Triângulo para Motores de Indução Trifásicos. Automatic Star Delta Connection Switching for Three-Phase Induction Motors

Comutação Automática Estrela Triângulo para Motores de Indução Trifásicos. Automatic Star Delta Connection Switching for Three-Phase Induction Motors https://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2018 Comutação Automática Estrela Triângulo para Motores de Indução Trifásicos Automatic Star Delta Connection Switching for Three-Phase Induction Motors Erick Araujo

Leia mais

DESEQUILÍBRIO DE TENSÕES EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS AGROINDUSTRIAIS

DESEQUILÍBRIO DE TENSÕES EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS AGROINDUSTRIAIS DESEQUILÍBRIO DE TENSÕES EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS AGROINDUSTRIAIS Ricardo Martini Rodrigues [1] Paulo José Amaral Serni [2] José Francisco Rodrigues [3] Luiz Gonzaga Campos Porto [4] Departamento de Engenharia

Leia mais

26/11/ Agosto/2012

26/11/ Agosto/2012 26/11/2012 1 Agosto/2012 Motores Elétricos 26/11/2012 2 Motores Elétricos Conceitos Motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica. É o mais usado de todos os tipos de

Leia mais

MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO

MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO Joaquim Eloir Rocha 1 As máquinas de corrente alternada podem ser síncronas ou assíncronas. São síncronas quando a velocidade no eixo estiver em sincronismo com a frequência.

Leia mais

PEA 2404 MÁQUINAS ELÉTRICAS E ACIONAMENTOS

PEA 2404 MÁQUINAS ELÉTRICAS E ACIONAMENTOS PEA 2404 MÁQUINAS ELÉTRICAS E ACIONAMENTOS Resumo das notas de aula 1 A1 PROGRAMA: 1 MÁQUINAS ASSÍNCRONAS: Caracterização e classificação das máquinas assíncronas - Aspectos construtivos Princípio de funcionamento

Leia mais

Curso de Análise de Vibração Módulo I. FUPAI / MTA COMPATÍVEL COM NÍVEIS I II E III

Curso de Análise de Vibração Módulo I. FUPAI / MTA COMPATÍVEL COM NÍVEIS I II E III COMPATÍVEL COM NÍVEIS I II E III 1) Assinale a afirmativa correta. Quando um rolamento começa a apresentar pequenos defeitos em suas pistas, a energia de vibração destes defeitos começa a se manifestar

Leia mais

EQUIPAMENTOS ESPECÍFICOS MOTORES

EQUIPAMENTOS ESPECÍFICOS MOTORES EQUIPAMENTOS ESPECÍFICOS MOTORES Noções Fundamentais Motores Elétricos Noções Fundamentais Motores Elétricos Noções Fundamentais Motores Elétricos Noções Fundamentais Motores Elétricos Motor elétrico é

Leia mais

Relatório de Análise e Diagnóstico: Deterioração de Correias

Relatório de Análise e Diagnóstico: Deterioração de Correias PS Soluções Indústria, Comércio, Representações e Consultoria Ltda. Rua Cel. Francisco Braz, 185 sala 303 CEP: 37500-052 Itajubá-MG Brasil Tel./Fax: +55 (35) 3621-1525 http://www.pssolucoes.com.br Relatório

Leia mais

O Uso das Redes Neurais Artificiais em Sistemas Industriais de Supervisão para o Diagnóstico de Falhas em Motores de Indução

O Uso das Redes Neurais Artificiais em Sistemas Industriais de Supervisão para o Diagnóstico de Falhas em Motores de Indução O Uso das Redes Neurais Artificiais em Sistemas Industriais de Supervisão para o Diagnóstico de Falhas em Motores de Indução Dias. C.G, Chabu. I.E, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - PEA

Leia mais

GERENCIAMENTO DE ATIVOS: Técnicas Preditivas para Motores Elétricos

GERENCIAMENTO DE ATIVOS: Técnicas Preditivas para Motores Elétricos GERENCIAMENTO DE ATIVOS: Técnicas Preditivas para Motores Elétricos Ederson Carlos Ronda Graduando em Engenharia Elétrica, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Fabio Castro Soares Graduando em

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA MOTOR SÍNCRONO. Joaquim Eloir Rocha 1

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA MOTOR SÍNCRONO. Joaquim Eloir Rocha 1 MOTOR SÍNCRONO Joaquim Eloir Rocha 1 Os motores síncronos são usados para a conversão da energia elétrica em mecânica. A rotação do seu eixo está em sincronismo com a frequência da rede. n = 120 p f f

Leia mais

Estimação Automática de Velocidade de Motores de Indução Utilizando Sistemas Inteligentes

Estimação Automática de Velocidade de Motores de Indução Utilizando Sistemas Inteligentes Universidade Federal de Itajubá Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Estimação Automática de Velocidade de Motores de Indução Utilizando Sistemas Inteligentes Levy Ely de Lacerda de Oliveira

Leia mais

ACIONAMENTO DE MÁQUINAS

ACIONAMENTO DE MÁQUINAS Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas ACIONAMENTO DE MÁQUINAS ROGÉRIO LÚCIO LIMA Sinop Fevereiro de 2016 Equipamento que transforma energia elétrica

Leia mais

DIAGNÓSTICO DE FALHAS EM MOTORES DE INDUÇÃO ATRAVÉS DA ANÁLISE DA ASSINATURA DE CORRENTE

DIAGNÓSTICO DE FALHAS EM MOTORES DE INDUÇÃO ATRAVÉS DA ANÁLISE DA ASSINATURA DE CORRENTE DIAGNÓSTICO DE FALHAS EM MOTORES DE INDUÇÃO ATRAVÉS DA ANÁLISE DA ASSINATURA DE CORRENTE ¹ Henrique Lima Carvalho (SENAI CIMATEC) henrique.limacarvalho@gmail.com; 2 Gleice Maria de Araújo Ribeiro (SENAI

Leia mais

MONITORAMENTO DA TEMPERATURA NA CARCAÇA DE UM MOTOR ELÉTRICO USANDO SENSORES DE BAIXO CUSTO

MONITORAMENTO DA TEMPERATURA NA CARCAÇA DE UM MOTOR ELÉTRICO USANDO SENSORES DE BAIXO CUSTO MONITORAMENTO DA TEMPERATURA NA CARCAÇA DE UM MOTOR ELÉTRICO USANDO SENSORES DE BAIXO CUSTO Tiago Drummond Lopes [Voluntário], Alessandro Goedtel [Orientador], Demerval Mizuyama [Colaborador], Wanderley

Leia mais

Eng. Everton Moraes. Método LIDE - Máquinas Elétricas

Eng. Everton Moraes. Método LIDE - Máquinas Elétricas Eng. Everton Moraes Eng. Everton Moraes Método LIDE - Máquinas Elétricas 1 Método LIDE - Máquinas Elétricas Sumário 1. Ligação dos motores de indução trifásico (MIT)... 3 1.1. Ligação de Motores de Indução

Leia mais

Motores Elétricos. Conteúdo. 1. Motor Síncrono 2. Motor Assíncrono 3. Motor CC

Motores Elétricos. Conteúdo. 1. Motor Síncrono 2. Motor Assíncrono 3. Motor CC Motores Elétricos Conteúdo 1. Motor Síncrono 2. Motor Assíncrono 3. Motor CC Motores Elétricos 2 1.0 MOTOR SÍNCRONO Os motores síncronos são motores de velocidade constante e proporcional com a frequência

Leia mais

Modelo do Motor a Relutância Variável com Base na Energia Magnética Armazenada

Modelo do Motor a Relutância Variável com Base na Energia Magnética Armazenada Modelo do Motor a Relutância Variável com Base na Energia Magnética Armazenada SILVA, Fabiana Rocha de Andrade e i ; ALVARENGA, Bernardo ii Palavras-chave: motor a relutância variável, energia magnética,

Leia mais

DETECÇÃO DE BARRAS QUEBRADAS EM MOTORES DE INDUÇÃO UTILIZANDO MÉTODO DA ENERGIA DA WAVELET

DETECÇÃO DE BARRAS QUEBRADAS EM MOTORES DE INDUÇÃO UTILIZANDO MÉTODO DA ENERGIA DA WAVELET DETECÇÃO DE BARRAS QUEBRADAS EM MOTORES DE INDUÇÃO UTILIZANDO MÉTODO DA ENERGIA DA WAVELET Isabela Oliveira Zaparoli*¹ ¹PPGEL Universidade Federal de São João Del Rei Resumo - Falhas em máquinas de indução

Leia mais

Introdução às máquinas CA

Introdução às máquinas CA Introdução às máquinas CA Assim como as máquinas CC, o princípio de funcionamento de máquinas CA é advindo, principalmente, do eletromagnetismo: Um fio condutor de corrente, na presença de um campo magnético,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Experiência: Motor de Indução Monofásico (MIM) Laboratório de Máquinas Elétricas II

Leia mais

Relatório de Análise e Diagnóstico: Barras Quebradas

Relatório de Análise e Diagnóstico: Barras Quebradas PS Soluções Indústria, Comércio, Representações e Consultoria Ltda. Rua Cel. Francisco Braz, 185 sala 303 CEP: 37500-052 Itajubá-MG Brasil Tel./Fax: +55 (35) 3621-1525 http://www.pssolucoes.com.br Relatório

Leia mais

Relatório de Análise e Diagnóstico: Folga em Redutor

Relatório de Análise e Diagnóstico: Folga em Redutor PS Soluções Indústria, Comércio, Representações e Consultoria Ltda. Rua Cel. Francisco Braz, 185 sala 303 CEP: 37500-052 Itajubá-MG Brasil Tel./Fax: +55 (35) 3621-1525 http://www.pssolucoes.com.br Relatório

Leia mais

MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO (continuação)

MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO (continuação) MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO (continuação) Joaquim Eloir Rocha 1 A produção de torque em um motor de indução ocorre devido a busca de alinhamento entre o fluxo do estator e o fluxo do rotor. Joaquim Eloir

Leia mais

Máquinas elétricas. Máquinas Síncronas

Máquinas elétricas. Máquinas Síncronas Máquinas síncronas Máquinas Síncronas A máquina síncrona é mais utilizada nos sistemas de geração de energia elétrica, onde funciona como gerador ou como compensador de potência reativa. Atualmente, o

Leia mais

4 Bancada Experimental e Aquisição de Dados

4 Bancada Experimental e Aquisição de Dados 4 Bancada Experimental e Aquisição de Dados Com o objetivo de avaliar e complementar a análise das equações matemáticas desenvolvidas no capítulo 2, faz-se necessário realizar práticas experimentais. Com

Leia mais

PREVISÃO DE FALHAS EM ROLAMENTOS UTILIZANDO A DEMODULAÇÃO DE SINAIS DE VIBRAÇÃO

PREVISÃO DE FALHAS EM ROLAMENTOS UTILIZANDO A DEMODULAÇÃO DE SINAIS DE VIBRAÇÃO PREVISÃO DE FALHAS EM ROLAMENTOS UTILIZANDO A DEMODULAÇÃO DE SINAIS DE VIBRAÇÃO ANUÁRIO DA PRODUÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE Vol. 13, N. 17, Ano 2010 Rodrigo José Bastos Reinaldo Borges Junior

Leia mais

XIII Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente Porto Alegre RS, 1 o 4 de Outubro de 2017

XIII Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente Porto Alegre RS, 1 o 4 de Outubro de 2017 ESTIMATIVA DA ROTAÇÃO E DO CONJUGADO DE CARGA EM MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS USANDO UMA SONDA DE EFEITO HALL CLEBER GUSTAVO DIAS, RHENAN DE CAMPOS FERNANDES DIAS DO NASCIMENTO, EDUARDO ROMIO 2, CAIO

Leia mais

INVERSORES DE FREQÜÊNCIA

INVERSORES DE FREQÜÊNCIA INVERSORES DE FREQÜÊNCIA 1. INTRODUÇÃO A eletrônica de potência, com o passar do tempo, vem tornando mais fácil (e mais barato) o acionamento em velocidade variável de motores elétricos. Com isto, sistemas

Leia mais

Relatório de Análise e Diagnóstico: Polia Excêntrica

Relatório de Análise e Diagnóstico: Polia Excêntrica PS Soluções Indústria, Comércio, Representações e Consultoria Ltda. Rua Cel. Francisco Braz, 185 sala 303 CEP: 37500-052 Itajubá-MG Brasil Tel./Fax: +55 (35) 3621-1525 http://www.pssolucoes.com.br Relatório

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA LABORATÓRIO 3: Bobinagem de máquina CA Objetivos: Apresentar um método prático e simples de cálculo da bitola do fio e quantidade de espiras/bobinas de motores de indução, especialmente motores de indução

Leia mais

LÓGICA FUZZY COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA A TOMADA DE DECISÃO NA MANUTENÇÃO DE MOTORES

LÓGICA FUZZY COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA A TOMADA DE DECISÃO NA MANUTENÇÃO DE MOTORES LÓGICA FUZZY COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA A TOMADA DE DECISÃO NA MANUTENÇÃO DE MOTORES Amadeus Lincon de Oliveira [Voluntário] 1, Wagner Fontes Godoy [Orientador] 1,Marcio Mendonça [Coorientador] 1

Leia mais

Motores de indução e ligações

Motores de indução e ligações Motores de indução e ligações Os motores elétricos são máquinas elétricas bastante simples cuja finalidade é converter a energia elétrica em energia mecânica, e com isso obter movimento. As máquinas elétricas

Leia mais

ANALISE DE CORRENTE ELÉTRICA

ANALISE DE CORRENTE ELÉTRICA ANALISE DE CORRENTE ELÉTRICA 1. INTRODUÇÃO A manutenção preditiva tem sido largamente discutida nos últimos anos, e sem dúvida é um procedimento moderno de gerenciamento, que comprovadamente vem diminuindo

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Guia Prático de Treinamento Técnico Comercial. Motor Elétrico.

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Guia Prático de Treinamento Técnico Comercial. Motor Elétrico. Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Guia Prático de Treinamento Técnico Comercial Motor Elétrico Módulo I Índice www.weg.net Motor Elétrico... 3 Conceitos Básicos Potência... 4

Leia mais

Acionamento de motores de indução

Acionamento de motores de indução Acionamento de motores de indução Acionamento de motores de indução Vantagens dos motores de indução Baixo custo Robustez construtiva 1 Controle da velocidade de motores de indução Através de conversores

Leia mais

EXP 05 Motores Trifásicos de Indução - MTI

EXP 05 Motores Trifásicos de Indução - MTI EXP 05 Motores Trifásicos de Indução - MTI Funcionamento e Ligações Objetivos: Compreender o funcionamento e as ligações do motor de indução; Analisar os diferentes tipos de construção e as principais

Leia mais

IMPORTANTE PARA O EXAME DE ANALISTA I - * IMPORTANTES PARA OS EXAMES DE ANALISTAS I E II IMPORTANTE PARA O EXAME DE ANALISTA II - #

IMPORTANTE PARA O EXAME DE ANALISTA I - * IMPORTANTES PARA OS EXAMES DE ANALISTAS I E II IMPORTANTE PARA O EXAME DE ANALISTA II - # FUNDAÇÃO DE PESQUISA E ASSESSORAMENTO À INDÚSTRIA E INSTITUTO DE VIBRAÇÃO MTA. ORIENTAÇÃO PARA ESTUDAR PARA O EXAME DE QUALIFICAÇÃO EM ANÁLISE DE VIBRAÇÕES. ESPECIALISTAS NÍVEIS I E II IMPORTANTE PARA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA Modelagem e Tratamento dos Sinais da Assinatura Elétrica de Máquinas para Melhoria do Diagnóstico de Falhas Jonas Guedes

Leia mais

Relatório de Análise e Diagnóstico: Desequilíbrio Mecânico

Relatório de Análise e Diagnóstico: Desequilíbrio Mecânico PS Soluções Indústria, Comércio, Representações e Consultoria Ltda. Rua Cel. Francisco Braz, 185 sala 303 CEP: 37500-052 Itajubá-MG Brasil Tel./Fax: +55 (35) 3621-1525 http://www.pssolucoes.com.br Relatório

Leia mais

ELETRICIDADE INDUSTRIAL. Introdução aos Acionamentos Elétricos

ELETRICIDADE INDUSTRIAL. Introdução aos Acionamentos Elétricos ELETRICIDADE INDUSTRIAL Introdução aos Acionamentos Elétricos Introdução 2 Acionamentos elétricos 3 Acionamento elétricos importância da proteção... Do operador Contra acidentes; Das instalações Contra

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA E SIMULAÇÃO DO MOTOR BRUSHLESS 1

MODELAGEM MATEMÁTICA E SIMULAÇÃO DO MOTOR BRUSHLESS 1 MODELAGEM MATEMÁTICA E SIMULAÇÃO DO MOTOR BRUSHLESS 1 Gustavo Cordeiro Dos Santos 2, Luis Fernando Sauthier 3, Manuel Martín Pérez Reimbold 4, Airam Teresa Zago Romcy Sausen 5, Paulo Sérgio Sausen 6. 1

Leia mais

DESGASTE PREMATURO E FALHAS RECORRE TES DOS ROLAME TOS DE UM MOTOR DE I DUÇÃO TRIFÁSICO: ESTUDO DE CASO

DESGASTE PREMATURO E FALHAS RECORRE TES DOS ROLAME TOS DE UM MOTOR DE I DUÇÃO TRIFÁSICO: ESTUDO DE CASO DESGASTE PREMATURO E FALHAS RECORRE TES DOS ROLAME TOS DE UM MOTOR DE I DUÇÃO TRIFÁSICO: ESTUDO DE CASO Romero S. Araújo, Ronaldo A. Rodrigues, Hélder de Paula Lane M. R. Baccarini Departamento de Engenharia

Leia mais

Aplicação de um Processador Digital de Sinais em um Sistema de Nível de Líquido

Aplicação de um Processador Digital de Sinais em um Sistema de Nível de Líquido PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Relatório Final de Atividades Aplicação de um Processador

Leia mais

Evolução Diferencial Aplicada na Estimação de Parâmetros de um Sistema Oscilatório

Evolução Diferencial Aplicada na Estimação de Parâmetros de um Sistema Oscilatório https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2017/index Evolução Diferencial Aplicada na Estimação de Parâmetros de um Sistema Oscilatório RESUMO Iolanda Ortiz Bernardes ibernardes@alunos.utfpr.edu.br Estudante

Leia mais

Desgaste Prematuro e Falhas Recorrentes dos Rolamentos de um MIT: Estudo de Caso

Desgaste Prematuro e Falhas Recorrentes dos Rolamentos de um MIT: Estudo de Caso esgaste Prematuro e Falhas Recorrentes dos Rolamentos de um MIT: Estudo de Caso *R. S. Araújo, *R. A. Rodrigues, *H. de Paula **L. M. R. Baccarini *epartamento de Engenharia Elétrica - UFMG **epartamento

Leia mais

Prática de Acionamentos e Comandos Elétricos I

Prática de Acionamentos e Comandos Elétricos I Data: / / 20 Aluno(a): 6ª Aula Prática: Partida de MIT de duas velocidades - Chave Manual 1 - Objetivos: -Identificar as partes constituintes do motor de indução Dahlander; -Ligar o motor em ambas velocidades

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO UNEMAT FACET FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS ENGENHARIA ELÉTRICA TRABALHO DE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO UNEMAT FACET FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS ENGENHARIA ELÉTRICA TRABALHO DE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO UNEMAT FACET FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS ENGENHARIA ELÉTRICA TRABALHO DE Maquinas Elétricas SINOP/MT 2016 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO UNEMAT

Leia mais

Projeto Elétrico Industrial drb-m.org 30

Projeto Elétrico Industrial drb-m.org 30 8 - MOTOR ELÉTRICO 8.1 - Placa de identificação do motor Motor Elétrico É uma máquina que transforma energia elétrica em energia mecânica. Há vários tipos, mas devido a simplicidade de construção, custo

Leia mais

RESUMO 1. INTRODUÇÃO 3. AS PECTOS CONS TRUTIVOS 2. PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

RESUMO 1. INTRODUÇÃO 3. AS PECTOS CONS TRUTIVOS 2. PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DESENVOLVI MENTO DE DISPOSITIVO PARA DETECÇÃO DE BARRAS INTERROMPIDAS EM ROTORES DE GAIOLA Agnaldo Reus Medeiros Rodrigues - Sç. Controle de Produtos I - cq-lab1@weg.com.br Vitor Marcon Sç. Metrologia

Leia mais

Mecânica de Locomotivas II. Aula 9 Motores Elétricos de Tração

Mecânica de Locomotivas II. Aula 9 Motores Elétricos de Tração Aula 9 Motores Elétricos de Tração 1 A utilização de motores de corrente contínua apresenta inúmeras desvantagens oriundas de suas características construtivas, que elevam seu custo de fabricação e de

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTA DE MESTRADO PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

SELEÇÃO DE BOLSISTA DE MESTRADO PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Cornélio Procópio Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica SELEÇÃO DE BOLSISTA DE

Leia mais

Lista de Exercícios 2 (Fonte: Fitzgerald, 6ª. Edição)

Lista de Exercícios 2 (Fonte: Fitzgerald, 6ª. Edição) Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia Elétrica Disciplina: Conversão da Energia Lista de Exercícios 2 (Fonte: Fitzgerald, 6ª. Edição) 5.3) Cálculos

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS E FATORES DE DIMENSIONAMENTO

NORMAS TÉCNICAS E FATORES DE DIMENSIONAMENTO PROGRAMA DE EFICIENTIZAÇÃO INDUSTRIAL NORMAS TÉCNICAS E FATORES DE DIMENSIONAMENTO Prof. TOMAZ NUNES DEE - UFC NORMAS NBR 7094 - Máquinas Elétricas Girantes - Motores de Indução - Especificação. NBR 5031

Leia mais

FALHAS EM MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICO: Estudo de Caso

FALHAS EM MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICO: Estudo de Caso FALHAS EM MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICO: Estudo de Caso Alexandre Soares Faustino Graduando em Engenharia Elétrica, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Thiago Raniel Mestre em Engenharia Elétrica

Leia mais

Conversão de Energia II

Conversão de Energia II Departamento de Engenharia Elétrica Aula 4.1 Motores Monofásicos Prof. João Américo Vilela Bibliografia FITZGERALD, A. E., KINGSLEY Jr. C. E UMANS, S. D. Máquinas Elétricas: com Introdução à Eletrônica

Leia mais

Conversão de Energia II

Conversão de Energia II Departamento de Engenharia Elétrica Aula 2. Máquinas Rotativas Prof. João Américo Vilela Bibliografia FITZGERALD, A. E., KINGSLEY Jr. C. E UMANS, S. D. Máquinas Elétricas: com Introdução à Eletrônica De

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. W60 Motor de Indução Trifásico

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. W60 Motor de Indução Trifásico Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas W60 Motor de Indução Trifásico Os motores WEG da linha W60 foram projetados para atender as aplicações industriais em compressores, bombas, ventiladores,

Leia mais

Máquinas Assíncronas. Prof. Gabriel Granzotto Madruga.

Máquinas Assíncronas. Prof. Gabriel Granzotto Madruga. Máquinas Assíncronas Prof. Gabriel Granzotto Madruga gabriel.madruga@ifsc.edu.br Maquinas elétricas: INTRODUÇÃO Motores: Energia Elétrica Acoplamento Magnético Energia Mecânica Geradores: Energia Mecânica

Leia mais

PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DE GERADOR SINCRONO

PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DE GERADOR SINCRONO 1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DE GERADOR SINCRONO UNEMAT Campus de Sinop 2016

Leia mais

Motores Síncronos de Relutância. Prof. Sebastião L. Nau, Dr. Eng. Set 2017

Motores Síncronos de Relutância. Prof. Sebastião L. Nau, Dr. Eng. Set 2017 Motores Síncronos de Relutância Prof. Sebastião L. Nau, Dr. Eng. Set 2017 Características construtivas PONTES ESTRUTURAIS BARREIRA DE FLUXO É um motor síncrono com estator igual ao de um motor de indução,

Leia mais

Princípios de máquinas elétricas força induzida Um campo magnético induz uma força em um fio que esteja conduzindo corrente dentro do campo

Princípios de máquinas elétricas força induzida Um campo magnético induz uma força em um fio que esteja conduzindo corrente dentro do campo Princípios de máquinas elétricas Uma máquina elétrica é qualquer equipamento capaz de converter energia elétrica em energia mecânica, e vice-versa Principais tipos de máquinas elétricas são os geradores

Leia mais

APÊNDICE C. Ensaio da Performance do Protótipo. MATRBGC-HGW560-75kW

APÊNDICE C. Ensaio da Performance do Protótipo. MATRBGC-HGW560-75kW APÊNDICE C Ensaio da Performance do Protótipo MATRBGC-HGW560-75kW 298 LABORATÓRIO DE ENSAIOS ELÉTRICOS - BAIXA TENSÃO WEG MÁQUINAS RELATÓRIO DE ENSAIO DE PROTÓTIPO MATRBGC 560 POTÊNCIA: 75KW / 25KW TENSÃO

Leia mais

CONTROLE VETORIAL DE MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO

CONTROLE VETORIAL DE MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO 25 a 28 de novembro de 24 Câmpus de Palmas CONTROLE VETORIAL DE MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO Guilherme Henrique Ramos Silva ; Maxwell Diógenes Bandeira de Melo 2 ; RESUMO Engenharia Elétrica; Campus de Palmas;

Leia mais

lectra Material Didático COMANDOS ELÉTRICOS Centro de Formação Profissional

lectra Material Didático  COMANDOS ELÉTRICOS Centro de Formação Profissional lectra Centro de Formação Profissional Material Didático COMANDOS ELÉTRICOS WWW.ESCOLAELECTRA.COM.BR COMANDOS ELÉTRICOS ÍNDICE INTRODUÇÃO 1. MOTORES ELÉTRICOS 1.1. Classificação de motores 1.1.1. Motores

Leia mais

IECETEC. Acionamentos elétricos AULA 20 FRENAGEM DE MOTORES

IECETEC. Acionamentos elétricos AULA 20 FRENAGEM DE MOTORES AULA 20 FRENAGEM DE MOTORES 1- Introdução Em certos trabalhos efetuados por motores elétricos, há ocasiões em que o motor deixa de ser necessário e há energia de sobra a qual poderá, porventura ser aproveitada.

Leia mais

ACIONAMENTOS ELÉTRICOS H1

ACIONAMENTOS ELÉTRICOS H1 ACIONAMENTOS ELÉTRICOS H1 - Conhecer os métodos de partidas de motores elétricos; especificar tipo de acionamento. H2 - Conhecer os equipamentos e dispositivos utilizados em acionamento Técnico em Eletromecânica

Leia mais

KLABIN PUMA N Cliente E-FDD-0032 Ortigueira - PR N Fornecedor /2014

KLABIN PUMA N Cliente E-FDD-0032 Ortigueira - PR N Fornecedor /2014 KLAIN PUMA N 31220-E-FDD-0032 Ortigueira - PR N Fornecedor 117397/2014 TAG: Rev. 31220-M-5097 Data 11/12/2014 Situação Área Principal: Processamento de Madeira Área Específica (Planta/Setor): Estocagem

Leia mais

Título da Pesquisa: Palavras-chave: Campus: Tipo Bolsa Financiador Bolsista (as): Professor Orientador: Área de Conhecimento: Resumo:

Título da Pesquisa: Palavras-chave: Campus: Tipo Bolsa Financiador Bolsista (as): Professor Orientador: Área de Conhecimento: Resumo: Título da Pesquisa: Aquecimento de um motor elétrico em uma subestação elevatória de bombeamento de água Palavras-chave: Aquecimento de motor elétrico, Sobrecarga, Vida útil. Campus: Formiga Tipo de Bolsa:

Leia mais

Experimento Ensaio 01: Variação da tensão induzida no circuito do rotor em função da sua velocidade

Experimento Ensaio 01: Variação da tensão induzida no circuito do rotor em função da sua velocidade - 1 o Semestre de 2011 Prof. Rubens H. Korogui Experimento 03 1 Ensaio 01: Variação da tensão induzida no circuito do rotor em função da sua velocidade 1.1 Objetivo Verificação do comportamento freqüência

Leia mais

Eficiência Energética Fundação Santo André - Professor Mario Pagliaricci

Eficiência Energética Fundação Santo André - Professor Mario Pagliaricci Fundação Santo André - Professor Mario Pagliaricci INSTALAÇÔES ELÉTRICAS 1 Apresentação 2 Circuitos Elétricos - Monofásicos 3 Circuitos Elétricos - Trifásicos 4 Cálculo de Correntes 5 Dimensionamento Conceitos

Leia mais

1- INTRODUÇÃO ÀS MÁQUINAS ELÉTRICAS As máquinas elétricas podem ser classificadas em dois grupos:

1- INTRODUÇÃO ÀS MÁQUINAS ELÉTRICAS As máquinas elétricas podem ser classificadas em dois grupos: MOTORES DE INDUÇÃO 1- INTRODUÇÃO ÀS MÁQUINAS ELÉTRICAS As máquinas elétricas podem ser classificadas em dois grupos: a) geradores, que transformam energia mecânica oriunda de uma fonte externa (como a

Leia mais

Experiência I Lab. de Conv. Eletrom. de Energia B Prof. N.SADOWSKI GRUCAD/EEL/CTC/UFSC 2005/2

Experiência I Lab. de Conv. Eletrom. de Energia B Prof. N.SADOWSKI GRUCAD/EEL/CTC/UFSC 2005/2 Experiência I Obtenção Experimental dos Parâmetros do Circuito Equivalente do Motor de Indução Trifásico Ensaio com o Rotor Travado e Ensaio a Vazio O Laboratório de Máquinas Elétricas do Departamento

Leia mais

MOTORES DE INDUÇÃO. Estator: Campo Tres fases P polos (4-8) Distribução senoidal do fluxo. Rotor: Armadura Cilindro de ferro com conductores: Gaiola

MOTORES DE INDUÇÃO. Estator: Campo Tres fases P polos (4-8) Distribução senoidal do fluxo. Rotor: Armadura Cilindro de ferro com conductores: Gaiola MOTORES DE INDUÇÃO Estator: Campo Tres fases P polos (4-8) Distribução senoidal do fluxo Rotor: Armadura Cilindro de ferro com conductores: Gaiola Cortocircuito Conductores CAMPOS MAGNÉTICOS GIRANTES

Leia mais

A) 15,9 A; B) 25,8 A; C) 27,9 A; D) 30,2 A; E) 35,6 A.

A) 15,9 A; B) 25,8 A; C) 27,9 A; D) 30,2 A; E) 35,6 A. 53.(ALERJ/FGV/2017) Um motor CC do tipo shunt que possui uma potência mecânica de 6 HP é alimentado por uma fonte de 200 V. Sabendo-se que o seu rendimento é de 80 % e que a corrente de excitação é de

Leia mais

Departamento de Engenharia Elétrica Conversão de Energia II Lista 3

Departamento de Engenharia Elétrica Conversão de Energia II Lista 3 Departamento de Engenharia Elétrica Conversão de Energia II Lista 3 Exercícios extraídos do livro: FITZGERALD, A. E., KINGSLEY Jr. C. E UMANS, S. D. Máquinas Elétricas: com Introdução à Eletrônica De Potência.

Leia mais

ACIONAMENTOS ELÉTRICOS H1

ACIONAMENTOS ELÉTRICOS H1 ACIONAMENTOS ELÉTRICOS H1 - Conhecer os métodos de partidas de motores elétricos; especificar tipo de acionamento. H2 - Conhecer os equipamentos e dispositivos utilizados em acionamento Técnico em Eletromecânica

Leia mais

Conversão de Energia II

Conversão de Energia II Departamento de Engenharia Elétrica Aula 3.4 Motor de Indução Trifásico Prof. João Américo Vilela Torque x velocidade Rotores de Barras Profundas e Dupla Gaiola de Esquilo Com o rotor parado a frequência

Leia mais

DETECÇÃO DE FALHAS ELÉTRICAS EM MOTORES DE INDUÇÃO UTILIZANDO REDE RADIAL BASIS FUNCTION

DETECÇÃO DE FALHAS ELÉTRICAS EM MOTORES DE INDUÇÃO UTILIZANDO REDE RADIAL BASIS FUNCTION DETECÇÃO DE FALHAS ELÉTRICAS EM MOTORES DE INDUÇÃO UTILIZANDO REDE RADIAL BASIS FUNCTION AVYNER LORRAN DE OLIVEIRA VITOR, FERNANDO MARCOS DE OLIVEIRA, LARISSA AGNES RONQUI, ALESSANDRO GOEDTEL, PAULO ROGÉRIO

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO PRESENCIAL MARINGÁ

PÓS-GRADUAÇÃO PRESENCIAL MARINGÁ 17/09/2016 1 / 26 PRESENCIAL MARINGÁ Professor CURSOS 2016 Introdução aos Sistemas Elétricos de Potência Circuitos Trifásicos e Laboratório MatLab Gerador Síncrono Transformadores TOTAL DE CURSO 10 10

Leia mais

Característica de Regulação do Gerador de Corrente Contínua com Excitação Independente

Característica de Regulação do Gerador de Corrente Contínua com Excitação Independente Experiência V Característica de Regulação do Gerador de Corrente Contínua com Excitação Independente 1. Introdução A mesma máquina de corrente contínua de fabricação ANEL utilizada no ensaio precedente

Leia mais

Data Book Cliente: Andritz Brasil Ltda Cliente final: Klabin S.A TAG: P-4212 Nº Patrimônio Klabin: MTE-00305

Data Book Cliente: Andritz Brasil Ltda Cliente final: Klabin S.A TAG: P-4212 Nº Patrimônio Klabin: MTE-00305 Motores Automação Energia Transmição & Distribuição Tintas Data Book Cliente: Andritz Brasil Ltda Cliente final: Klabin S.A TAG: 32310-P-4212 Nº Patrimônio Klabin: MTE-00305 Motor elétrico de indução trifásico

Leia mais

Motores de Alto Rendimento. - Utilizam chapas magnéticas de aço silício que reduzem as correntes de magnetização;

Motores de Alto Rendimento. - Utilizam chapas magnéticas de aço silício que reduzem as correntes de magnetização; 1 Motores de Alto Rendimento - Utilizam chapas magnéticas de aço silício que reduzem as correntes de magnetização; - Mais cobre nos enrolamentos, diminuindo as perdas por efeito Joule; - Alto fator de

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE REDES NEURAIS PARA DIAGNÓSTICO DE FALHAS MECÂNICAS EM MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS

UTILIZAÇÃO DE REDES NEURAIS PARA DIAGNÓSTICO DE FALHAS MECÂNICAS EM MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS Proceedings of the VI Brazilian Conference on Neural Networks - VI Congresso Brasileiro de Redes Neurais pp. 151-156, June 2 5, 23 Centro Universitário da FEI, São Paulo - SP - Brazil UTILIZAÇÃO DE REDES

Leia mais

H1- Interpretar as formas construtivas dos motores síncronos e assíncronos Aula 2

H1- Interpretar as formas construtivas dos motores síncronos e assíncronos Aula 2 H1- Interpretar as formas construtivas dos motores síncronos e assíncronos Aula 2 Técnico em Eletromecânica - Julho de 2009 Prof. Dr. Emerson S. Serafim 1 CONTEÚDO INTRODUÇÃO; 2.1 Motor Assíncrono Monofásico

Leia mais

Instrumento de análise e diagnóstico em máquinas rotativas de indução

Instrumento de análise e diagnóstico em máquinas rotativas de indução Instrumento de análise e diagnóstico em máquinas rotativas de indução O saiba mais ALTERA Corp. DSP Builder Presentation, 2005. ALTERA Corp. Implementation Sistems DSP in FPGA, 2006. BACCARINI, L. M. R.

Leia mais

Premature Wear and Recurring Bearing Failures in Three-Phase Induction Motors: A Case Study

Premature Wear and Recurring Bearing Failures in Three-Phase Induction Motors: A Case Study 58 IEEE LATIN AMERICA TRANSACTIONS, VOL. 9, NO. 4, JULY 011 Premature Wear and Recurring Bearing Failures in Three-Phase Induction Motors: A Case Study R. S. Araújo, R. A. Rodrigues, H. de Paula and L.

Leia mais

UMA ESTRATÉGIA NEURAL PARA DIAGNÓSTICO DE CURTO-CIRCUITO ENTRE ESPIRAS NO ENROLAMENTO DE ESTATOR EM MÁQUINAS DE INDUÇÃO TRIFÁSICAS

UMA ESTRATÉGIA NEURAL PARA DIAGNÓSTICO DE CURTO-CIRCUITO ENTRE ESPIRAS NO ENROLAMENTO DE ESTATOR EM MÁQUINAS DE INDUÇÃO TRIFÁSICAS UMA ESTRATÉGIA NEURAL PARA DIAGNÓSTICO DE CURTO-CIRCUITO ENTRE ESPIRAS NO ENROLAMENTO DE ESTATOR EM MÁQUINAS DE INDUÇÃO TRIFÁSICAS PAULO BRONIERA JUNIOR, ALESSANDRO GOEDTEL, CLAYTON LUIZ GRACIOLA Universidade

Leia mais

Instalações Elétricas Prediais A ENG04482

Instalações Elétricas Prediais A ENG04482 Instalações Elétricas Prediais A ENG04482 Prof. Luiz Fernando Gonçalves AULA 2 Conceitos Fundamentais Porto Alegre - 2012 Tópicos Energia elétrica Fontes de eletricidade Fontes de tensão e corrente Geração

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA GERADOR SÍNCRONO. Joaquim Eloir Rocha 1

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA GERADOR SÍNCRONO. Joaquim Eloir Rocha 1 GERADOR SÍNCRONO Joaquim Eloir Rocha 1 Os geradores síncronos são usados para gerar a energia que é utilizada pela sociedade moderna para a produção e o lazer. Joaquim Eloir Rocha 2 Geradores síncronos

Leia mais

A SSISTÊNCIAST ÊCNICASAUTORIZADAS acesse: ou ligue: +55 (16) / Moto Esmeril de Coluna

A SSISTÊNCIAST ÊCNICASAUTORIZADAS acesse:  ou ligue: +55 (16) / Moto Esmeril de Coluna A SSISTÊNCIAST ÊCNICASAUTORIZADAS acesse: www.bambozzi.com.br/assistencias.html ou ligue: +55 (16) 33844968 / 33842409 Moto Esmeril de Coluna MANUAL DE INSTRUÇÃO BAMBOZZI TALHAS E MOTO ESMERIL LTDA. Av.

Leia mais

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA CATEGORIA 3 DA LINHA 5 DO METRÔ-SP UTILIZANDO A TÉCNICA DE ANÁLISE DE VIBRAÇÃO.

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA CATEGORIA 3 DA LINHA 5 DO METRÔ-SP UTILIZANDO A TÉCNICA DE ANÁLISE DE VIBRAÇÃO. 23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 4º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 3 DESENVOLVIMENTO DA MANUTENÇÃO PREDITIVA NOS ROLAMENTOS DOS MOTORES DE TRAÇÃO E MANCAIS DOS

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE MOTORES DE INDUÇÃO QUANDO SUBMETIDOS À ALIMENTAÇÃO NÃO IDEAL

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE MOTORES DE INDUÇÃO QUANDO SUBMETIDOS À ALIMENTAÇÃO NÃO IDEAL ETUDO DO COMPOTAMENTO DE MOTOE DE INDUÇÃO QUANDO UBMETIDO À ALIMENTAÇÃO NÃO IDEAL Victor de Paula e ilva*, Décio Bispo*, Antônio Carlos Delaiba* vpaulasilva@gmail.com, deciobispo@yahoo.com.br, delaiba@ufu.br

Leia mais

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA JONAS FORTUNATO HONORATO

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA JONAS FORTUNATO HONORATO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA JONAS FORTUNATO HONORATO Análise de grandezas elétricas para identificação do desbalanceamento de

Leia mais