DESEQUILÍBRIO DE TENSÕES EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS AGROINDUSTRIAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESEQUILÍBRIO DE TENSÕES EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS AGROINDUSTRIAIS"

Transcrição

1 DESEQUILÍBRIO DE TENSÕES EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS AGROINDUSTRIAIS Ricardo Martini Rodrigues [1] Paulo José Amaral Serni [2] José Francisco Rodrigues [3] Luiz Gonzaga Campos Porto [4] Departamento de Engenharia Elétrica Faculdade de Engenharia de Bauru - Universidade Estadual Paulista - UNESP martini@feb.unesp.br paulojas@feb.unesp.br jfranc@feb.unesp.br porto@feb.unesp.br RESUMO Este artigo analisa a operação de cargas trifásicas comumente encontradas em ambientes agroindustriais, sob condições de alimentação com tensões desequilibradas. Simulações são feitas nos circuitos operando com tensões equilibradas e desequilibradas e os efeitos em um motor de indução trifásico e em um retificador trifásico são analisados. A oscilação no torque em regime permanente no motor de indução trifásico e a geração de componentes harmônicas de ordem tripla, no retificador trifásico de seis pulsos destacam-se como efeitos importantes da operação destas cargas com tensões trifásicas em desequilíbrio. ABSTRACT This paper analyzes three-phase industrial agricultural loads operation, under conditions of feeding with unbalanced voltages. Simulations are made in the circuits operating with balanced and unbalanced voltages and the effects in an three-phase induction motor and in an three-phase rectifier are analyzed. The oscillation in steady-state torque in the three-phase induction motor and the generation of triplen harmonics components in the three-phase six pulses rectifier are distinguished as important effects of the operation of these loads with three-phase unbalanced voltages. 1. INTRODUÇÃO Classificado como um distúrbio ligado à qualidade da energia elétrica de regime permanente, os desequilíbrios de tensões (DUNGAN, 2003), podem ter como origem a distribuição inadequada de cargas monofásicas dentro de um sistema de alimentação trifásica, tendo como conseqüência o aparecimento de tensões de seqüência negativa. Em função de uma alimentação trifásica com tensões em desequilíbrio, problemas na operação de cargas trifásicas agroindustriais são observados, tais como uma operação em regime com um conjugado oscilante em motores de indução trifásicos, o aumento nas perdas no rotor de máquinas síncronas e a geração de componentes harmônicas não-características, nas correntes solicitadas por retificadores trifásicos controlados ou não, entre outros problemas associados a uma alimentação trifásica desequilibrada. 2. DESENVOLVIMENTO 2.1- EFEITOS EM UM MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO Nas simulações das figuras 1 e 2 e das figuras. 3 e 4, um motor de indução trifásico, rotor em gaiola de 3 Hp, 220 V, 60 Hz, 1725 rpm operando com um conjugado de carga constante e igual a 11,9 Nm é alimentado por uma fonte trifásica equilibrada e desequilibrada respectivamente.

2 Na condição de uma alimentação trifásica equilibrada, na figura 1 é apresentado o comportamento das correntes eficazes de linha. O modelo dinâmico do motor de indução trifásico foi implementado com o sistema de referência estacionário (KRAUSE, 1995) e simulado através do MATLAB/Simulink. Fig. 1. Correntes eficazes de linha em condições de tensões equilibradas. Como era de se esperar as correntes apresentadas na figura 1, possuem valores eficazes equilibrados (Ia = Ib = Ic = 7,975 A) e o conjugado constante desenvolvido em regime permanente (aproximadamente após um segundo de simulação) iguala-se ao valor do conjugado de carga imposto na simulação (Tm = 11,9 Nm). Calculado o fator de potência obteve-se um valor igual a 0,765. Na figura 2 é apresentado o conjugado desenvolvido em condições de tensões eficazes equilibradas nas fases (Va = Vb = Vc = 127 V em 60 Hz). Fig. 2. Conjugado desenvolvido em condições de tensões equilibradas.

3 Na figura 3 e na figura 4, são apresentados os resultados obtidos com uma alimentação trifásica com um desequilíbrio de 5%, nas tensões das fases. Nestas condições, pode ser observado que existe uma significativa diferença entre as correntes de linha na operação em condições de tensões eficazes desequilibradas (Va = 127 V, Vb = 120 V e Vc = 133 V) e o fator de potência calculado foi igual a 0,758. Fig. 3. Correntes eficazes de linha em condições de tensões desequilibradas. Nestas condições conforme a figura 3, foram obtidos os seguintes valores eficazes nas correntes de linha: Ia = 7,37 A (em azul), Ib = 7,33 A (em verde) e Ic = 9,5 A (em vermelho). Na figura 4 o conjugado exibe uma grande oscilação em torno do conjugado de carga, desenvolvido em regime permanente. Fig. 4. Conjugado desenvolvido em condições de tensões desequilibradas.

4 Esta oscilação em regime permanente estará associada a uma elevação na temperatura de operação e conseqüentemente a uma redução na expectativa de vida útil do motor. Nas figuras 5 e 6 são apresentadas as análises da FFT do conjugado da figura 4 e pode-se constatar que a oscilação no conjugado se dá em torno de um valor médio aproximado ao imposto pela carga constante (Tm = 11, 92 N.m) e que a freqüência da oscilação é de 120 Hz. Fig. 5. Principais componentes presentes no conjugado desenvolvido em regime em condições de tensões desequilibradas. Fig. 6. Relação das principais componentes presentes no conjugado desenvolvido em regime em condições de tensões desequilibradas EFEITOS EM UM RETIFICADOR TRIFÁSICO NÃO-CONTROLADO A necessidade do fornecimento no ambiente agroindustrial de tensões e corrente contínuas em níveis de potência mais elevados, implica na utilização de retificadores trifásicos controlados ou não, quer seja nos processos eletroquímicos, acionamento de motores de corrente contínua ou na etapa de entrada de inversores trifásicos para o controle da velocidade de motores de indução.

5 As correntes solicitadas por estes retificadores apresentam componentes harmônicas características, com freqüências relacionadas diretamente com o número de pulsos do retificador (1), sendo: onde; fh f p fh = f.( p ±1) Hz (1) - freqüência da componente harmônica. - freqüência da tensão da fonte. - número de pulsos do retificador. Para um retificador trifásico em ponte não-controlada, de seis pulsos a forma de onda da corrente de entrada varia de uma onda quase-quadrada, de amplitude constante até uma onda de amplitude descontínua, conforme o circuito conectado à saída dos diodos (MOHAN, 1995). A figura 7 apresenta uma forma de onda típica para a corrente de entrada de um retificador trifásico de seis pulsos a diodos com filtro capacitivo, simulada através do MATLAB/Simulink. Este circuito simula a etapa de entrada de um inversor trifásico e na figura 7, o mesmo recebe uma alimentação trifásica equilibrada em 220 V eficazes de linha em 60Hz (tensões eficazes equilibradas nas fases, Va = Vb = Vc = 127 V). Fig. 7. Forma de onda da corrente de entrada de um retificador trifásico em ponte a diodos com filtro capacitivo e respectivo conteúdo harmônico em condições de tensões equilibradas. No conteúdo harmônico da forma de onda da corrente apresentado na figura 7, nota-se a presença das componentes harmônicas características com destaque para a componente fundamental e as harmônicas 5 a, 7 a, 11 a e 13 a. Na figura 8 é apresentada a forma de onda para a corrente de entrada de um retificador trifásico de seis pulsos a diodos com filtro capacitivo, agora recebendo uma alimentação com tensões trifásicas desequilibradas, com um desequilíbrio de 5%, nas tensões eficazes das fases (Va = 127 V, Vb = 120 V e Vc = 133 V).

6 Nota-se na figura 8, que os picos na corrente associados ao processo de carga do capacitor do filtro do retificador, ocorrem em amplitudes diferentes. As tensões desequilibradas alteram os instantes de entrada e saída de condução dos diodos da ponte retificadora provocando, portanto, esta assimetria nos picos da corrente. Fig. 8. Forma de onda da corrente de entrada de um retificador trifásico em ponte a diodos com filtro capacitivo e respectivo conteúdo harmônico em condições de tensões desequilibradas. Através dos resultados apresentados na figura 8, nota-se o aparecimento das componentes harmônicas homopolares, com destaque para as componentes de 180 Hz (terceira harmônica) e de 540 Hz, não-características para este tipo de retificador e altamente indesejáveis.convém observar que a amplitude da terceira harmônica (180 Hz) é superior à da décima terceira harmônica (780 Hz). Fig. 9. Formas de ondas das correntes de linha de entrada do retificador trifásico em ponte a diodos com filtro capacitivo em condições de tensões equilibradas.

7 Portanto, em condições de tensões equilibradas de alimentação, as correntes de entrada possuem as mesmas formas de ondas e conteúdos harmônicos, conforme pode ser observado na figura 9 (tensões eficazes equilibradas nas fases, Va = Vb = Vc = Nestas condições, as correntes de linha de entrada possuem os mesmos valores eficazes (Ia = Ib = Ic = 4,5 A), conforme o apresentado na figura 10. Fig. 10. Correntes eficazes de linha de entrada do retificador trifásico em ponte a diodos com filtro capacitivo em condições de tensões equilibradas. Entretanto, estas formas de ondas sofrem uma grande alteração quando o mesmo retificador recebe uma alimentação com tensões trifásicas desequilibradas, com um desequilíbrio de 5%, nas tensões eficazes das fases (Va = 127 V, Vb = 120 V e Vc = 133 V em 60 Hz), de acordo com o apresentado na figura 11. Fig. 11. Formas de ondas das correntes de linha de entrada do retificador trifásico em ponte a diodos com filtro capacitivo em condições de tensões desequilibradas.

8 Agora, as correntes de linha de entrada do retificador possuem valores eficazes diferentes, conforme a figura 12. Fig. 12. Correntes eficazes de linha de entrada do retificador trifásico em ponte a diodos com filtro capacitivo em condições de tensões desequilibradas. Nesta condição de desequilíbrio nas tensões, a corrente de linha Ia (em azul) apresenta um valor eficaz de 7,35 A, a corrente de linha Ib (em vermelho) apresenta um valor eficaz de 7,02 A, enquanto a corrente de linha Ic (em verde) apresenta um valor eficaz de 2,25 A. 3. CONCLUSÕES A operação de um motor de indução trifásico em condições de tensões desequilibrada foi estudada e através de simulações, observou-se uma grande variação na corrente de uma das fases, num aumento de aproximadamente 30 % em relação às demais, para uma variação de ± 5% nas tensões de fase do sistema alimentador trifásico. Uma forte oscilação no conjugado em regime permanente também foi observada o que certamente estará associado a perdas de rendimento e degradação na vida útil do motor de indução trifásico. Outra carga avaliada na operação com tensões desequilibradas foi um retificador trifásico nãocontrolado em ponte de seis pulsos e também para uma variação de ± 5% nas tensões de fase do sistema alimentador trifásico, observou-se a geração de componentes harmônicas homopolares com destaque para a terceira harmônica, não-característica e associada ao aumento nas perdas dos transformadores e sobrecargas no condutor neutro. Também para o retificador para uma variação de ± 5% nas tensões de fase do sistema alimentador trifásico, foi verificada uma significativa alteração nas correntes de entrada, as quais sofreram um aumento superior a 55 % em duas das correntes de linha, enquanto a terceira corrente sofreu uma diminuição de aproximadamente 50 %, em comparação com a alimentação equilibrada. Portanto o equilíbrio no nível das tensões de alimentação no sistema trifásico deve ser cuidadosamente observado, pois cargas agroindustriais trifásicas operando com tensões desequilibradas contribuem para um aumento nas perdas do sistema elétrico, além de ser criada uma condição favorável para a ocorrência de falhas e mau funcionamento em motores de indução trifásicos. Palavras-chave: motor de indução, qualidade de energia, Keywords: induction motor, power quality, rectifiers, triplen harmonics, unbalanced voltage. 4. REFERÊNCIAS

9 [1]DUGAN R. C., MCGRANAGHAN M. F., SANTOSO, S. and BEATY H. W., Electrical Power Systems Quality, McGraw-Hill, 2 nd Edition, New York, USA, [2]KRAUSE, P.C., O. WASYNCZUK, and S.D. SUDHOFF, Analysis of electric machinery, IEEE Press, [3]MOHAN N., Undeland T. M., Robbins W. P., Power Electronics: converters, applications, and design, John Wiley & Sons, 2 nd Edition, New York, USA, 1995.

Efeitos dos harmônicos em outros equipamentos

Efeitos dos harmônicos em outros equipamentos Capítulo 2 Principais cargas não lineares etificadores monofásicos com filtro capacitivo etificadores trifásicos com filtro capacitivo etificadores monofásicos controlados etificadores trifásicos controlados

Leia mais

LIMITAÇÕES DAS DISTORÇÕES HARMÔNICAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RURAIS

LIMITAÇÕES DAS DISTORÇÕES HARMÔNICAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RURAIS LIMITAÇÕES DAS DISTORÇÕES HARMÔNICAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RURAIS Paulo José Amaral Serni Ricardo Martini Rodrigues Paulo Roberto Aguiar José Francisco Rodrigues Departamento de Engenharia Elétrica

Leia mais

Controle & Automação vol.14 no.1 Mar. 2003

Controle & Automação vol.14 no.1 Mar. 2003 CONVERSORES DE FREQUÊNCIA VSI-PWM SUBMETIDOS A AFUNDAMENTOS TEMPORÁRIOS DE TENSÃO ( VOLTAGE SAGS ) Autores do artigo: Paulo C. A. Leão (Departamento de Engenharia Elétrica Universidade Federal de São João

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte. Prof. Cassiano Rech

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte. Prof. Cassiano Rech Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte cassiano@ieee.org 1 Introdução E 1 (v 1, f 1 ) Retificador Conversor CC-CC Conversor indireto de tensão Conversor indireto de freqüência Conversor

Leia mais

Característica de Regulação do Gerador de Corrente Contínua com Excitação Independente

Característica de Regulação do Gerador de Corrente Contínua com Excitação Independente Experiência V Característica de Regulação do Gerador de Corrente Contínua com Excitação Independente 1. Introdução A mesma máquina de corrente contínua de fabricação ANEL utilizada no ensaio precedente

Leia mais

TE 274 Tópicos Avançados em Eletrônica I. Cap. 5 Desequilíbrio de tensão. Prof. Mateus Duarte Teixeira

TE 274 Tópicos Avançados em Eletrônica I. Cap. 5 Desequilíbrio de tensão. Prof. Mateus Duarte Teixeira TE 274 Tópicos Avançados em Eletrônica I Cap. 5 Desequilíbrio de tensão Prof. Mateus Duarte Teixeira 1. Definição O desequilíbrio em um sistema elétrico trifásico é uma condição na qual as três fases apresentam

Leia mais

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência Universidade Federal do ABC Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica Aplicações de Conversores Estáticos de Potência José L. Azcue Puma, Prof. Dr. Conversores CC/CA (Inversores) Técnicas de modulação

Leia mais

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência Universidade Federal do ABC Pós-graduação em Engenharia Elétrica Aplicações de Conversores Estáticos de Potência José L. Azcue Puma, Prof. Dr. Correção do Fator de Potência 1 Fator de Potência e Distorção

Leia mais

AEM. Acionamento Eletrônico de Máquinas Elétricas INVERSORES MONOFÁSICOS

AEM. Acionamento Eletrônico de Máquinas Elétricas INVERSORES MONOFÁSICOS AEM Acionamento Eletrônico de Máquinas Elétricas INVERSORES MONOFÁSICOS Professor Ms :Volpiano MODULAÇÃO POR LARGURA DE PULSO PWM Regulador linear Vantagem do conversor chaveado sobre o regulador linear

Leia mais

Motor de Indução Trifásico Alimentado por Inversor com Fonte de Corrente

Motor de Indução Trifásico Alimentado por Inversor com Fonte de Corrente Motor de Indução Trifásico Alimentado por Inversor com Fonte de Corrente 1 1 Departamento de Engenharia Elétrica Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo Fevereiro de 2008 Pontes Inversoras

Leia mais

Conteúdo.

Conteúdo. Prof. Origa Conteúdo Referências ALDABO, R. Qualidade na Energia Elétrica. São Paulo: Artliber, 2001. 252p. MARTINHO, E. Distúrbios da Energia Elétrica. 2. ed. São Paulo: Erica, 2009. 140p. KAGAN, N.;

Leia mais

Lista de Exercícios 2 (L2)

Lista de Exercícios 2 (L2) 1 ELETRÔNICA DE POTÊNICA II Professor: Marcio Luiz Magri Kimpara Lista de Exercícios 2 (L2) 1) Um inversor monofásico de meia-ponte alimenta uma carga resistiva R=10Ω e possui a tensão de entrada Vcc=220V.

Leia mais

TE 276 Tópicos Avançados em Eletrônica III. Prof. Mateus Duarte Teixeira

TE 276 Tópicos Avançados em Eletrônica III. Prof. Mateus Duarte Teixeira TE 276 Tópicos Avançados em Eletrônica III Prof. Mateus Duarte Teixeira Agenda Apresentação do professor Contextualização Apresentação da disciplina Avaliação Referencias bibliográficas Regras de conduta

Leia mais

Aula 07 Elevação e Desequilíbrio de Tensão

Aula 07 Elevação e Desequilíbrio de Tensão Aula 07 Elevação e Desequilíbrio de Tensão Prof. Heverton Augusto Pereira Prof. Mauro de Oliveira Prates Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência de Especialistas

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO: Engenharia Elétrica Eletrônica e Eletrotécnica

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO: Engenharia Elétrica Eletrônica e Eletrotécnica Prof. Álvaro Martins almamart@terra.com.br Apresentação dos objetivos, programa e planejamento da disciplina I EMENTA Sistemas de suprimento de energia elétrica, dispositivos semicondutores de Eletrônica

Leia mais

INVERSORES DE FREQÜÊNCIA

INVERSORES DE FREQÜÊNCIA INVERSORES DE FREQÜÊNCIA 1. INTRODUÇÃO A eletrônica de potência, com o passar do tempo, vem tornando mais fácil (e mais barato) o acionamento em velocidade variável de motores elétricos. Com isto, sistemas

Leia mais

ANÁLISE DO PROBLEMA DE VARIAÇÃO DE TENSÃO NO BARRAMENTO CC DE UM CONVERSOR MULTINÍVEL NPC TRIFÁSICO A QUATRO FIOS

ANÁLISE DO PROBLEMA DE VARIAÇÃO DE TENSÃO NO BARRAMENTO CC DE UM CONVERSOR MULTINÍVEL NPC TRIFÁSICO A QUATRO FIOS ANÁLISE DO PROBLEMA DE VARIAÇÃO DE TENSÃO NO BARRAMENTO CC DE UM CONVERSOR MULTINÍVEL NPC TRIFÁSICO A QUATRO FIOS Andressa R. Feyh, Cassiano Rech, Robinson F. de Camargo Universidade Regional do Noroeste

Leia mais

SEL330 LABORATÓRIO DE CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA PRÁTICA #4 MÁQUINAS DE CORRENTE CONTÍNUA PARTE 1 CARACTERIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO COMO GERADOR

SEL330 LABORATÓRIO DE CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA PRÁTICA #4 MÁQUINAS DE CORRENTE CONTÍNUA PARTE 1 CARACTERIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO COMO GERADOR SEL330 LABORATÓRIO DE CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA PRÁTICA #4 MÁQUINAS DE CORRENTE CONTÍNUA PARTE 1 CARACTERIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO COMO GERADOR Professores: Eduardo Nobuhiro Asada, Elmer Pablo Tito

Leia mais

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48)

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Conversores CA-CC Trifásicos Controlados Prof.: Eduardo Simas eduardo.simas@ufba.br

Leia mais

VI SBQEE. 21 a 24 de agosto de 2005 Belém Pará Brasil CONVERSOR ESTÁTICO MONOFÁSICO-TRIFÁSICO COM PONTO DE NEUTRO PARA ELETRIFICAÇÃO RURAL

VI SBQEE. 21 a 24 de agosto de 2005 Belém Pará Brasil CONVERSOR ESTÁTICO MONOFÁSICO-TRIFÁSICO COM PONTO DE NEUTRO PARA ELETRIFICAÇÃO RURAL VI SBQEE 21 a 24 de agosto de 2005 Belém Pará Brasil Código: BEL 02 7849 Tópico: Aplicação de Novas Tecnologias CONVERSOR ESTÁTICO MONOFÁSICO-TRIFÁSICO COM PONTO DE NEUTRO PARA ELETRIFICAÇÃO RURAL RODRIGO

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte Prof. Alessandro Batschauer Prof. Cassiano Rech 1 Introdução E 1 (v 1, f 1 ) Retificador Conversor CC-CC Conversor indireto de tensão Conversor

Leia mais

Aula 01 Introdução. TEL: +55 (31)

Aula 01 Introdução.  TEL: +55 (31) Aula 01 Introdução Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa -UFV Departamento de Engenharia Elétrica -DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência Gesep heverton.pereira@ufv.br

Leia mais

Eletrônica de Potência I

Eletrônica de Potência I Universidade Federal do ABC Eng. De Instrumentação, Automação e Robótica Eletrônica de Potência I Prof. José Azcue, Dr. Eng. Introdução Semicondutores de Potência 1 Introdução O que é eletrônica de potência?

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE RETIFICADORES NÃO CONTROLADOS DE SEIS E DOZE PULSOS QUANTO À MITIGAÇÃO DE HARMÔNICOS

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE RETIFICADORES NÃO CONTROLADOS DE SEIS E DOZE PULSOS QUANTO À MITIGAÇÃO DE HARMÔNICOS ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE RETIFICADORES NÃO CONTROLADOS DE SEIS E DOZE PULSOS QUANTO À MITIGAÇÃO DE HARMÔNICOS Humberto Cunha de Oliveira*¹, Camila de Oliveira Dias¹, Isaque Nogueira Gondim¹ ¹Universidade

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE MOTORES DE INDUÇÃO QUANDO SUBMETIDOS À ALIMENTAÇÃO NÃO IDEAL

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE MOTORES DE INDUÇÃO QUANDO SUBMETIDOS À ALIMENTAÇÃO NÃO IDEAL ETUDO DO COMPOTAMENTO DE MOTOE DE INDUÇÃO QUANDO UBMETIDO À ALIMENTAÇÃO NÃO IDEAL Victor de Paula e ilva*, Décio Bispo*, Antônio Carlos Delaiba* vpaulasilva@gmail.com, deciobispo@yahoo.com.br, delaiba@ufu.br

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - UDESC/CCT

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - UDESC/CCT Curso: ELE-ELE - Bacharelado em Engenharia Elétrica Departamento: DEE - Engenharia Elétrica Disciplina: PROJETO DE CONVERSORES ESTÁTICOS Código: CA2PCE1 Carga horária: 90 Período letivo: 2017/1 Professor:

Leia mais

ESTUDO DE COMUTAÇÃO EM UM CONVERSOR CC-CC TRIFÁSICO ISOLADO BIDIRECIONAL ALIMENTADO EM CORRENTE

ESTUDO DE COMUTAÇÃO EM UM CONVERSOR CC-CC TRIFÁSICO ISOLADO BIDIRECIONAL ALIMENTADO EM CORRENTE ESTUDO DE COMUTAÇÃO EM UM CONVERSOR CC-CC TRIFÁSICO ISOLADO BIDIRECIONAL ALIMENTADO EM CORRENTE Antonio Daniel Miguel dos Santos 1, Gilmar Nunes dos Santos Costa 2, Herminio Miguel de Oliveira Filho 3

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte Prof. Alessandro Batschauer

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte Prof. Alessandro Batschauer Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meiaponte Prof. Alessandro Batschauer Prof. Cassiano Rech 1 Introdução E 1 (v 1, f 1 ) Retificador Conversor CCCC Conversor indireto de tensão Conversor indireto

Leia mais

Qualidade de Energia. Jonathan Dômini Sperb, Eng. Msc. Prof. Marcello Mezaroba

Qualidade de Energia. Jonathan Dômini Sperb, Eng. Msc. Prof. Marcello Mezaroba Qualidade de Energia Jonathan Dômini Sperb, Eng. Msc. Prof. Marcello Mezaroba Qualidade de Energia: Aumento da utilização do termo Qualidade de Energia Pela concessionária (geração, transmissão e distribuição)

Leia mais

Aula 09 Indicadores de Distorção Harmônica Parte 1

Aula 09 Indicadores de Distorção Harmônica Parte 1 Aula 09 Indicadores de Distorção Harmônica Parte 1 Prof. Heverton Augusto Pereira Prof. Mauro de Oliveira Prates Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência

Leia mais

FALHAS NOS CONVERSORES (RETIFICADORES E INVERSORES)

FALHAS NOS CONVERSORES (RETIFICADORES E INVERSORES) Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica Transmissão de Corrente Contínua Prof. Pós- DSc. José Eduardo Telles Villas Turma 01 Período: 2016.2 Alunos : Cristina Souza Gutemberg Carneiro

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. Plano de Ensino

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. Plano de Ensino DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Modelagem e Controle de Sistemas: Fontes Chaveadas CÓDIGO: MEE 017 Validade: Carga Horária: 45 horas-aula Créditos: 03 Área de Concentração / Módulo: Modelagem e Sistemas

Leia mais

PLANO DE ENSINO/SEMESTRE 2016/01

PLANO DE ENSINO/SEMESTRE 2016/01 INSTITUTO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica - Centro Tecnológico Universidade Federal de Santa Catarina Caixa Postal 5119, CEP: 88.040-970 - Florianópolis - SC

Leia mais

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência Universidade Federal do ABC Pós-graduação em Engenharia Elétrica Aplicações de Conversores Estáticos de Potência José L. Azcue Puma, Prof. Dr. Filtros Ativos de Potência 1 Função Principal Filtros Ativos

Leia mais

MÁQUINAS ELÉTRICAS. MÁQUINAS ELÉTRICAS Motores Síncronos Professor: Carlos Alberto Ottoboni Pinho MÁQUINAS ELÉTRICAS

MÁQUINAS ELÉTRICAS. MÁQUINAS ELÉTRICAS Motores Síncronos Professor: Carlos Alberto Ottoboni Pinho MÁQUINAS ELÉTRICAS Motores Síncronos Ementa: Máquinas de corrente contínua: características operacionais; acionamento do motor CC; aplicações específicas. Máquinas síncronas trifásicas: características operacionais; partida

Leia mais

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência Universidade Federal do ABC Pós-graduação em Engenharia Elétrica Aplicações de Conversores Estáticos de Potência José L. Azcue Puma, Prof. Dr. Conversores CC/CA Conectados à Rede Elétrica 1 Conversor Monofásico

Leia mais

EPO Eletrônica de Potência Introdução à disciplina

EPO Eletrônica de Potência Introdução à disciplina EPO Eletrônica de Potência Introdução à disciplina novaes@ieee.org RESUMO Ementa Objetivos Metodologia Avaliações Conteúdo programático e introdução aos tópicos Referências bibliográficas EMENTA Componentes

Leia mais

Experiência I Lab. de Conv. Eletrom. de Energia B Prof. N.SADOWSKI GRUCAD/EEL/CTC/UFSC 2005/2

Experiência I Lab. de Conv. Eletrom. de Energia B Prof. N.SADOWSKI GRUCAD/EEL/CTC/UFSC 2005/2 Experiência I Obtenção Experimental dos Parâmetros do Circuito Equivalente do Motor de Indução Trifásico Ensaio com o Rotor Travado e Ensaio a Vazio O Laboratório de Máquinas Elétricas do Departamento

Leia mais

Funções de Chaveamento

Funções de Chaveamento Centro de Tecnologia Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Aplicações de Eletrônica de Potência em Sistemas de Potência Funções de Chaveamento Prof. Kleber Lima Departamento de Engenharia Elétrica Sumário

Leia mais

Note os contatos auxiliares NF que fazem com que jamais as contactoras C1 e C2 possam ser energizadas simultaneamente.

Note os contatos auxiliares NF que fazem com que jamais as contactoras C1 e C2 possam ser energizadas simultaneamente. Note os contatos auxiliares NF que fazem com que jamais as contactoras C1 e C2 possam ser energizadas simultaneamente. 4.4. Chave de Partida Série-Paralelo As chaves de partida série-paralelo são utilizadas

Leia mais

DESEQUILÍBRIO DE TENSÃO

DESEQUILÍBRIO DE TENSÃO DESEQUILÍBRIO DE TENSÃO Joaquim Eloir Rocha Definição Um sistema trifásico está equilibrado ou simétrico se as tensões e as correntes tiverem a mesma amplitude e deslocadas de 20 uma em relação à outra.

Leia mais

Também com o inversor de tensão é possível estabelecer o controle pelo escorregamento, ajustando a tensão e frequência adequadamente.

Também com o inversor de tensão é possível estabelecer o controle pelo escorregamento, ajustando a tensão e frequência adequadamente. - Acionamento e Controle do MI com Inversor de Tensão Nesta proposta, o MI é alimentado com tensões provenientes de inversor de tensão, proporcionando amplitude e frequência variável. Também com o inversor

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PROTEÇÃO DO ACIONAMENTO DE UM MOTOR DE INDUÇÃO E DE MÉTODOS PARA MELHORIA DE SUA SUPORTABILIDADE SOB AFUNDAMENTOS DE TENSÃO

AVALIAÇÃO DA PROTEÇÃO DO ACIONAMENTO DE UM MOTOR DE INDUÇÃO E DE MÉTODOS PARA MELHORIA DE SUA SUPORTABILIDADE SOB AFUNDAMENTOS DE TENSÃO AVALIAÇÃO DA PROTEÇÃO DO ACIONAMENTO DE UM MOTOR DE INDUÇÃO E DE MÉTODOS PARA MELHORIA DE SUA SUPORTABILIDADE SOB AFUNDAMENTOS DE TENSÃO Claudio Marzo Cavalcanti de Brito, Ruth Pastôra Saraiva Leão e Fernando

Leia mais

Eletrônica de Potência

Eletrônica de Potência Eletrônica de Potência Prof. Alessandro Batschauer Prof. Cassiano Rech 1 Aulas anteriores Inversores monofásicos Meia-ponte (half-bridge) Ponte-completa (full-bridge) Push-pull 2 Inversores trifásicos

Leia mais

Falhas de Conversores CA/CC

Falhas de Conversores CA/CC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ FACULDADE DE ENGENHARIA ÊNFASE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA DISCIPLINA: TRANSMISSÃO DE CORRENTE CONTÍNUA Falhas de Conversores CA/CC Alunos: Daniel Dutra Fernandes

Leia mais

CONTROLE TRADICIONAL

CONTROLE TRADICIONAL CONTROLE TRADICIONAL Variação da tensão do estator Os acionamentos de frequência e tensão variáveis são os mais eficientes Existem também acionamentos com tensão variável e frequência fixa Para um acionamento

Leia mais

Retificadores. Conversores CA-CC. Florianópolis, outubro de 2015.

Retificadores. Conversores CA-CC. Florianópolis, outubro de 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desen. de Produtos Eletrônicos Processamento Eletrônico de Energia Retificadores

Leia mais

TE 991 Tópicos Especiais em Qualidade de Energia Elétrica. Prof. Mateus Duarte Teixeira

TE 991 Tópicos Especiais em Qualidade de Energia Elétrica. Prof. Mateus Duarte Teixeira TE 991 Tópicos Especiais em Qualidade de Energia Elétrica Prof. Mateus Duarte Teixeira Agenda Apresentação do professor Contextualização Apresentação da disciplina Avaliação Referencias bibliográficas

Leia mais

Impacto das Variações de Tensão de Curta Duração em uma Fábrica de Laticínios

Impacto das Variações de Tensão de Curta Duração em uma Fábrica de Laticínios Impacto das Variações de Tensão de Curta Duração em uma Fábrica de Laticínios Victor Pellanda Dardengo, Adriano da Silva Antonio, Heverton Augusto Pereira Departamento de Engenharia Elétrica Universidade

Leia mais

Eficiência Energética Fundação Santo André - Professor Mario Pagliaricci

Eficiência Energética Fundação Santo André - Professor Mario Pagliaricci Fundação Santo André - Professor Mario Pagliaricci INSTALAÇÔES ELÉTRICAS 1 Apresentação 2 Circuitos Elétricos - Monofásicos 3 Circuitos Elétricos - Trifásicos 4 Cálculo de Correntes 5 Dimensionamento Conceitos

Leia mais

AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES COMPACTAS PARA REPRESENTAÇÕES DE EQUIVALENTES EM SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DE FLUXO HARMÔNICO

AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES COMPACTAS PARA REPRESENTAÇÕES DE EQUIVALENTES EM SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DE FLUXO HARMÔNICO AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES COMPACTAS PARA REPRESENTAÇÕES DE EQUIVALENTES EM SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DE FLUXO HARMÔNICO Márcio Melquíades Silva 1, Manuel Losada y Gonzalez 2 1

Leia mais

HARMÔNICAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO: CAUSAS E EFEITOS DOS ALTOS ÍNDICES DE DISTORÇÕES DE TENSÃO E CORRENTE 1

HARMÔNICAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO: CAUSAS E EFEITOS DOS ALTOS ÍNDICES DE DISTORÇÕES DE TENSÃO E CORRENTE 1 HARMÔNICAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO: CAUSAS E EFEITOS DOS ALTOS ÍNDICES DE DISTORÇÕES DE TENSÃO E CORRENTE 1 Guilherme De Souza Atkinson 2, Eduardo Da Silva Pereira 3, Mauro Fonseca Rodrigues

Leia mais

DESEQUILÍBRIO (DESBALANCEAMENTO) DE TENSÃO Por: Eng Jose Starosta; MSc. Diretor da Ação Engenharia e Instalações e Presidente da ABESCO

DESEQUILÍBRIO (DESBALANCEAMENTO) DE TENSÃO Por: Eng Jose Starosta; MSc. Diretor da Ação Engenharia e Instalações e Presidente da ABESCO DESEQUILÍBRIO (DESBALANCEAMENTO) DE TENSÃO Por: Eng Jose Starosta; MSc. Diretor da Ação Engenharia e Instalações e Presidente da ABESCO 1-Definição: O fenômeno tratado pelo modulo 8 do PRODIST (procedimento

Leia mais

ANÁLISE DE ENERGIA ELÉTRICA SE 380 V - TR 01

ANÁLISE DE ENERGIA ELÉTRICA SE 380 V - TR 01 PROJETOS ELÉTRICOS, LAUDOS E CONSULTORIA. ANÁLISE DE ENERGIA ELÉTRICA SE 380 V - TR 01 Relatório Final Revisão 0 Fevereiro 2017 Índice 1. Objetivo... 01 2. A Empresa... 01 3. Escopo das Atividades... 02

Leia mais

Retificadores e Filtros Capacitivos

Retificadores e Filtros Capacitivos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desen. de Produtos Eletrônicos Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Retificadores

Leia mais

Retificadores Monofásicos de Meia Onda com Carga Resistiva

Retificadores Monofásicos de Meia Onda com Carga Resistiva 5 Retificadores Monofásicos de Meia Onda com Carga Resistiva Meta deste capítulo Capítulo Introduzir ao estudo dos conversores ca-cc, iniciando com o retificador de meia onda com carga resistiva objetivos

Leia mais

Conversão de Energia II

Conversão de Energia II Departamento de Engenharia Elétrica Aula 5.2 Acionamento e Controle dos Motores de Indução Trifásico Prof. João Américo Vilela Exercício 1 Para o motor de indução trifásico que tem as curva de torque,

Leia mais

Análise da Influência das Distorções Harmônicas em Motores de Indução Acionando Correias Transportadoras

Análise da Influência das Distorções Harmônicas em Motores de Indução Acionando Correias Transportadoras 1 Análise da Influência das Distorções Harmônicas em Motores de Indução Acionando Correias Transportadoras C. M. S. Magalhães 2 R. D. S. Silva 1 U. H. Bezerra 1 M. E. L. Tostes 1 R.P.O. Soares 1 Resumo-Este

Leia mais

Uma Nova Modelagem de Transformadores Trifásicos para Análise Harmônica em Sistemas de Distribuição. ENERSUL Energias do Brasil

Uma Nova Modelagem de Transformadores Trifásicos para Análise Harmônica em Sistemas de Distribuição. ENERSUL Energias do Brasil 21 a 25 de Agosto de 26 Belo Horizonte - MG Uma Nova Modelagem de Transformadores Trifásicos para Análise Harmônica em Sistemas de Distribuição Eng. Me. Thiago M. Morais ENERSUL Energias do Brasil thiago@enersul.com.br

Leia mais

Conversão de Energia II

Conversão de Energia II Departamento de Engenharia Elétrica Aula 6.3 Máquinas Síncronas Prof. João Américo Vilela Máquina Síncrona Representação Fasorial Motor síncrono operando sobre-excitado E af > V t (elevada corrente de

Leia mais

SCQ/ a 26 de Outubro de 2001 Campinas - São Paulo - Brasil

SCQ/ a 26 de Outubro de 2001 Campinas - São Paulo - Brasil SCQ/010 21 a 26 de Outubro de 2001 Campinas - São Paulo - Brasil STE SESSÃO TÉCNICA ESPECIAL DE INTERFERÊNCIAS, COMPATIBILIDADE ELETROMAGNÉTICA E QUALIDADE DE ENERGIA USO DE FILTROS PASSIVOS EM TOPOLOGIA

Leia mais

ESTUDO DE UTILIZAÇÃO DE FILTROS PASSIVOS DE HARMÔNICAS EM SISTEMAS DE EXTRA BAIXA E BAIXA TENSÃO Marconi Januário * William Leonard Scarpim **

ESTUDO DE UTILIZAÇÃO DE FILTROS PASSIVOS DE HARMÔNICAS EM SISTEMAS DE EXTRA BAIXA E BAIXA TENSÃO Marconi Januário * William Leonard Scarpim ** ESTUDO DE UTILIZAÇÃO DE FILTROS PASSIVOS DE HARMÔNICAS EM SISTEMAS DE EXTRA BAIXA E BAIXA TENSÃO Marconi Januário * William Leonard Scarpim ** Resumo O presente trabalho aborda estudos de implantação de

Leia mais

VTCDs. Ride Through System - RTS. Universidade Federal de Itajubá Grupo de Qualidade da Energia - GQEE

VTCDs. Ride Through System - RTS. Universidade Federal de Itajubá Grupo de Qualidade da Energia - GQEE VTCDs Ride Through System - RTS Universidade Federal de Itajubá Grupo de Qualidade da Energia - GQEE Professor: José Maria Carvalho Filho jmaria@unifei.edu.br Mestre: Rodolfo Ribeiro de Oliveira rodolfo.oliveira.eng@gmail.com

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. É característica que determina a um transformador operação com regulação máxima:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. É característica que determina a um transformador operação com regulação máxima: 13 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÃO 35 É característica que determina a um transformador operação com regulação máxima: a) A soma do ângulo de fator de potência interno do transformador com o

Leia mais

Correção do Fator de Potência

Correção do Fator de Potência Correção do Fator de Potência Prof. Marcello Mezaroba mezaroba@joinville.udesc.br Material elaborado e cedido pelo 1 Capítulo 1 Com o avanço dos dispositivos semicondutores, o número de cargas não-lineares

Leia mais

Cap. 5. Controladores de Tensão AC. Conversores ac-ac

Cap. 5. Controladores de Tensão AC. Conversores ac-ac Cap. 5 Livro do Hart: pag 181-192 Controladores de Tensão AC Conversores ac-ac Cap. 5 - Controladores de Tensão AC Conversores ac-ac 5.1 Introdução 5.2 Controlador de Tensão CA Monofásico - Funcionamento

Leia mais

Aula 04 Retificadores com diodos

Aula 04 Retificadores com diodos Aula 04 Retificadores com diodos Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência

Leia mais

Desequilíbrios de tensão

Desequilíbrios de tensão 42 Capítulo III Desequilíbrios de tensão Por Gilson Paulilo* O desequilíbrio em um sistema elétrico trifásico é uma condição na qual as três fases apresentam diferentes valores de tensão em módulo ou defasagem

Leia mais

Retificadores Monofásicos de Onda Completa com Carga Resistiva-Indutiva

Retificadores Monofásicos de Onda Completa com Carga Resistiva-Indutiva 8 Capítulo Retificadores Monofásicos de Onda Completa com Carga ResistivaIndutiva Meta deste capítulo Estudar os conversores cacc monofásicos de onda completa operando com carga resistivaindutiva objetivos

Leia mais

Monitoramento e Simulação de Motores sob Condições Não-Ideais: Efeito Combinado Desequilíbrio e Distorção Harmônica

Monitoramento e Simulação de Motores sob Condições Não-Ideais: Efeito Combinado Desequilíbrio e Distorção Harmônica 1 Monitoramento e Simulação de Motores sob Condições Não-Ideais: Efeito Combinado Desequilíbrio e Distorção Harmônica N. C. de Jesus AES Sul - Distribuidora Gaúcha de Energia S/A Resumo--Este trabalho

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA ATP PARA DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DO ACIONAMENTO DE UM MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO ATRAVÉS DA TÉCNICA DE MODULAÇÃO VETORIAL

UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA ATP PARA DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DO ACIONAMENTO DE UM MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO ATRAVÉS DA TÉCNICA DE MODULAÇÃO VETORIAL UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA ATP PARA DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DO ACIONAMENTO DE UM MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO ATRAVÉS DA TÉCNICA DE MODULAÇÃO VETORIAL Filipe de Oliveira Dias, Geraldo Caixeta Guimarães,

Leia mais

II Seminário da Pós-graduação em Engenharia Elétrica

II Seminário da Pós-graduação em Engenharia Elétrica MODELAÇÃO DE UM CONVERSOR CC-CC BOOST OPERANDO NO MODO DE CONDUÇÃO CRÍTICO CONSIDERANDO AS PERDAS DE CONDUÇÃO Rafael Rodrigues da Paz Aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Unesp Bauru

Leia mais

Figura do exercício 1

Figura do exercício 1 Exercícios Propostos de Eletrônica de Potência 1 Geração e Processamento dos Sinais Analógicos do Sistema de Acionamento de Motor CC 1) A figura abaixo mostra um integrador resetável que opera na geração

Leia mais

CONVERSOR DE 12/18 PULSOS DE 10 KW E BAIXO VOLUME UTILIZANDO AUTOTRANSFORMADOR COM CONEXÃO Y-DIFERENCIAL FECHADA

CONVERSOR DE 12/18 PULSOS DE 10 KW E BAIXO VOLUME UTILIZANDO AUTOTRANSFORMADOR COM CONEXÃO Y-DIFERENCIAL FECHADA CONVERSOR DE 12/18 PULSOS DE 10 KW E BAIXO VOLUME UTILIZANDO AUTOTRANSFORMADOR COM CONEXÃO Y-DIFERENCIAL FECHADA Falcondes José Mendes de Seixas(*), Marcello Mezaroba e Ivo Barbi Universidade Federal de

Leia mais

ANÁLISE DA ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA

ANÁLISE DA ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA ANÁLISE DA ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA Revisão 0 Março 2016 Índice 1. Objetivo... 01 2. O Hospital... 01 3. Escopo das Atividades... 02 4. Dados Coletados e Análise... 02 5. Conclusões... 18 1. OBJETIVO

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 (L1)

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 (L1) Acionamentos Eletrônicos de Motores Professor: Marcio Luiz Magri Kimpara LISTA DE EXERCÍCIOS 1 (L1) 1) A velocidade de motor de corrente contínua com excitação separada de 125 hp, 600V, 1800rpm é controlada

Leia mais

Retificadores e Filtros Capacitivos

Retificadores e Filtros Capacitivos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desen. de Produtos Eletrônicos Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Retificadores

Leia mais

ANÁLISE DE ENERGIA ELÉTRICA INJETORAS

ANÁLISE DE ENERGIA ELÉTRICA INJETORAS ANÁLISE DE ENERGIA ELÉTRICA INJETORAS Revisão 0 Maio 2016 Índice 1. Objetivo... 01 2. A Empresa... 01 3. Escopo das Atividades... 02 4. Dados Coletados e Análise... 02 5. Conclusões... 33 1. OBJETIVO O

Leia mais

PARTE I PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ACIONAMENTO ELÉTRICO DE MÁQUINAS DE CORRENTE CONTÍNUA

PARTE I PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ACIONAMENTO ELÉTRICO DE MÁQUINAS DE CORRENTE CONTÍNUA Instituto de Eletrônica de Potência Departamento de Engenharia Elétrica - Centro Tecnológico Universidade Federal de Santa Catarina Caixa Postal 5119, CEP: 88040-970 - Florianópolis - SC Tel. (048) 3721.9204

Leia mais

PEA 2404 MÁQUINAS ELÉTRICAS E ACIONAMENTOS

PEA 2404 MÁQUINAS ELÉTRICAS E ACIONAMENTOS PEA 2404 MÁQUINAS ELÉTRICAS E ACIONAMENTOS Resumo das notas de aula 1 A1 PROGRAMA: 1 MÁQUINAS ASSÍNCRONAS: Caracterização e classificação das máquinas assíncronas - Aspectos construtivos Princípio de funcionamento

Leia mais

ANÁLISE DA ESTABILIDADE TRANSITÓRIA DE UM SISTEMA COM GERAÇÃO EÓLICA

ANÁLISE DA ESTABILIDADE TRANSITÓRIA DE UM SISTEMA COM GERAÇÃO EÓLICA ANÁLISE DA ESTABILIDADE TRANSITÓRIA DE UM SISTEMA COM GERAÇÃO EÓLICA Daniel Azevedo Dorça, 2 José Roberto Camacho, 3 Karina de Melo Batalhone Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Engenharia

Leia mais

INVERSORES PEA2488 Eletrônica de Potência II Notas de Aula

INVERSORES PEA2488 Eletrônica de Potência II Notas de Aula Versão junho/2011 INVERSORES PEA2488 Eletrônica de Potência II Notas de Aula Prof. Lourenço Matakas Jr. / Prof. Wilson Komatsu 1 Introdução: Inversor é a designação genérica de conversores estáticos que

Leia mais

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência Universidade Federal do ABC Pós-graduação em Eng. Elétrica Aplicações de Conversores Estáticos de Potência José L. Azcue Puma, Prof. Dr. Conversores CC/CC Princípios para a análise em regime permanente

Leia mais

Aula 09 Controladores de tensão CA

Aula 09 Controladores de tensão CA Aula 09 Controladores de tensão CA Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO UNEMAT FACET FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS ENGENHARIA ELÉTRICA TRABALHO DE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO UNEMAT FACET FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS ENGENHARIA ELÉTRICA TRABALHO DE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO UNEMAT FACET FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS ENGENHARIA ELÉTRICA TRABALHO DE Maquinas Elétricas SINOP/MT 2016 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO UNEMAT

Leia mais

Máquina de Indução - Lista Comentada

Máquina de Indução - Lista Comentada Máquina de Indução - Lista Comentada 1) Os motores trifásicos a indução, geralmente, operam em rotações próximas do sincronismo, ou seja, com baixos valores de escorregamento. Considere o caso de alimentação

Leia mais

Pré-reguladores de Fator de Potência

Pré-reguladores de Fator de Potência UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Departamento de Sistemas e Controle de Energia Pré-reguladores de Fator de Potência José Antenor Pomilio Publicação FEE

Leia mais

INTEGRANTES: Pedro Alcantara Rafael Cunha Tadeu Cerqueira. Professor e Avaliador: Eduardo Simas Data: 26/03/2013

INTEGRANTES: Pedro Alcantara Rafael Cunha Tadeu Cerqueira. Professor e Avaliador: Eduardo Simas Data: 26/03/2013 INTEGRANTES: Pedro Alcantara Rafael Cunha Tadeu Cerqueira Professor e Avaliador: Eduardo Simas Data: 26/03/2013 1 Sumário Introdução Principais Topologias Derivação ou Paralelo (Shunt) Série Hibrido Princípios

Leia mais

TE 131 Proteção de Sistemas Elétricos. Capitulo 9 Proteção de Banco de Capacitores e Motores

TE 131 Proteção de Sistemas Elétricos. Capitulo 9 Proteção de Banco de Capacitores e Motores TE 131 Proteção de Sistemas Elétricos Capitulo 9 Proteção de Banco de Capacitores e Motores 1. Proteção de Motores Os estudos do IEEE e EPRI indicam que, em média, 33% das falhas em motores são elétricas,

Leia mais

CONVERSORES DE FREQUÊNCIA

CONVERSORES DE FREQUÊNCIA CONVERSORES DE FREQUÊNCIA Introdução a inversores Convertem tensão c.c. para c.a. simétrica de amplitude e frequência desejadas A forma de onda dos inversores não é senoidal 1 Algumas aplicações dos inversores

Leia mais

AULA 1 - INTRODUÇÃO. Prof. Marcio Kimpara

AULA 1 - INTRODUÇÃO. Prof. Marcio Kimpara COMANDOS INDUSTRIAIS AULA 1 - INTRODUÇÃO Prof. Marcio Kimpara UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul FAENG Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia Prof. Marcio Kimpara

Leia mais

Qualidade de Energia Elétrica

Qualidade de Energia Elétrica Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Tecnológicas - CCT Mestrado em Engenharia Elétrica - MEE Qualidade de Energia Elétrica Prof. Sérgio Vidal Garcia Oliveira, Dr. svgo_udesc@svgo.net

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Experiência: Motor de Indução Monofásico (MIM) Laboratório de Máquinas Elétricas II

Leia mais

Motores Monofásicos de Capacitor Permanente Alimentados por Tensões Não Senoidais

Motores Monofásicos de Capacitor Permanente Alimentados por Tensões Não Senoidais Motores Monofásicos de Capacitor Permanente Alimentados por Tensões Não Senoidais Bruno E. P. Mancussi, Renato C. Creppe, José A. C. Ulson, Guilherme A. M. Clerice, Luiz Gonçalves Jr. Departamento de Engenharia

Leia mais

Professor: Cleyton Ap. dos Santos. E mail:

Professor: Cleyton Ap. dos Santos. E mail: Professor: Cleyton Ap. dos Santos E mail: santos.cleyton@yahoo.com.br Tipos de alimentação A energia elétrica para chegar ao consumidor final passa por 3 etapas: geração, transmissão e distribuição. Fig.

Leia mais

Cap. 4 Retificadores de onda completa

Cap. 4 Retificadores de onda completa Cap. 4 Retificadores de onda completa Retificadores de onda completa - Introdução Principal Vantagem Menos Ripple (em relação a retificadores de meia onda) Retificadores de onda completa de uma fase Retificadores

Leia mais

PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DE GERADOR SINCRONO

PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DE GERADOR SINCRONO 1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DE GERADOR SINCRONO UNEMAT Campus de Sinop 2016

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA Eletrônica Básica e Projetos Eletrônicos

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA Eletrônica Básica e Projetos Eletrônicos CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA Eletrônica Básica e Projetos Eletrônicos AULA LAB 02 SIMULAÇÃO DE CIRCUITOS RETIFICADORES 1 INTRODUÇÃO O principal objetivo

Leia mais