PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PROJETO A VEZ DO MESTRE Planejamento e Educação Ambiental Professora: Carly Machado Por: Fabiana Peres de Freitas e Sada Baroud David Ana Paula Ribeiro de Lima PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

2 BIBLIOGRAFIA BOFF, Leonardo. Saber cuidar. Petrópolis, RJ, CARLY, Machado (etal.). Educação Ambiental consciente. Rio de Janeiro, WAK, LUCH, Heloísa. Metodologia de projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão. Petrópolis, RJ, 2 a edição, UNESCO. A Carta da Terra. Paris, WEBGRAFIA:

3 CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APRESENTAÇÃO O projeto consiste em capacitar quarenta professores do Instituto de Educação Rangel Pestana, que pertence a rede municipal de Nova Iguaçu, sendo abertas dez vagas à comunidade. Totalizando cinqüenta pessoas capacitadas. Será organizado em três etapas durante um período de doze meses, utilizando diversos ambientes educativos e uma gama de métodos para comunicar e adquirir conhecimentos sobre o meio ambiente, acentuando as atividades práticas e as experiências pessoais. JUSTIFICATIVA A questão ambiental constitui hoje uma preocupação geral, envolvendo cientistas, educadores, grupos, organizações, entidades, igrejas, pessoas que se sentem responsáveis por garantir a vida, não só da humanidade, mas a de todo o planeta. Sabemos da importância da Educação Ambiental para a formação e transformação das crianças, tanto no aspecto formal, como no informal. E que o professor exerce importante papel neste processo de educação, por isso a ele cabe a tarefa de contribuir e integrar a Educação Ambiental. A capacitação de professores em E. A. vai possibilitar a integração de toda prática educativa, suscitando, desde cedo, a formação de hábitos e atitudes que contribuam para uma boa qualidade de vida e cuidado com o meio ambiente. Favorecendo a sensibilização e o compromisso dos professores, seus alunos e da escola e certamente terão um olhar crítico sobre o seu bairro, sua cidade, seu país e o mundo, lançando, assim, sementes cujos frutos serão o auxílio na preservação da vida no planeta. O professor de ensino fundamental tem estreita e constante relação com seus alunos e com as famílias, o que possibilita a irradiação de conhecimentos e hábitos para a comunidade local. Para isso os professores receberão formação complementar sobre Educação Ambiental, seu histórico no mundo e no Brasil. Serão utilizados documentos como os PCNs, a Lei nº 9795 de Abril de 1999, Tbilisi e a Carta da Terra, além de diversos textos sobre o assunto que embasam a importância da E.A. como direito de todos, base da democracia e exercício da cidadania. Estando, também, de acordo com o processo de educação que deve ser permanente e continuada.

4 O projeto possui suas bases no princípio de Tbilisi (1977), no qual diz que devemos considerar o meio ambiente em sua totalidade, ou seja, em seus aspectos naturais e criados pelo homem. Revelando a complexidade dos problemas ambientais, e em conseqüência, a necessidade de desenvolver senso crítico e as habilidades necessárias para resolver tais problemas. Além de Tbilisi temos também a Carta da Terra (2000), onde segundo o seu 8º princípio devemos fortalecer processos que capacitem as pessoas a participarem no processo decisório e que assegurem a transparência e o dever da prestação de contas no exercício do governo e má administração dos setores da sociedade. Fortalece, ainda mais, a idéia de que precisamos de agentes multiplicadores, nesse caso, os profissionais de educação, que possam verdadeiramente mostrar, motivar e agir, junto às demais pessoas, e estas percebam o meio ambiente como um todo, e que fazemos direta e indiretamente, parte dele. Devemos cobrar não só do governo, bem como da própria população, o respeito e a valorização dos nossos recursos naturais. Começando, porque não, da própria criança em sala de aula. Ainda a respeito da Carta da Terra, o 12º princípio diz que devemos promover a participação de jovens, como agentes responsáveis por mudanças, visando a sustentabilidade local, bioregional e global. A relevância desse projeto encontra-se com os princípios e funções dos principais documentos ambientais, adequando-os com a realidade local, em nosso caso, o município de Nova Iguaçu. A Educação Ambiental deve ter como fundamento o cuidado necessário com o ambiente, pois ele é a grande teia por onde passa a vida que constitui o nosso planeta. Cuidar das pessoas, da comunidade, da cidade, de tudo que constitui o meio ambiente é também um aprendizado. Com esse compromisso queremos relevar a importância desse projeto de capacitação, que também tem a ver com a construção da democracia, da justiça social e da cidadania. OBJETIVO GERAL Habilitar professores e líderes comunitários para que estes sejam capazes de elaborar programas de estudos escolares compatíveis com as necessidades do meio ambiente, em âmbito local, regional e mundial, com base nos princípios de Tbilisi, da Carta da Terra e dos PCNs de forma interdisciplinar.

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Os nossos objetivos específicos são que os professores e os líderes comunitários sejam capazes de: Conceituar meio ambiente como um todo, inserindo o homem nesse meio, esclarecendo que não existe essa dicotomia entre homem e natureza. Conhecer o histórico da Educação Ambiental no Brasil e no mundo, com suas conquistas e atuais ações. Relacionar as teorias utilizadas com as pratica possíveis, tanto no local, quanto no global. ATIVIDADES As atividades serão divididas em três etapas durante o período de doze meses. 1 a etapa De caráter preparatório com duração de dois meses - Divulgação divulgar nas escolas do município o projeto, além de inscrever os professores interessados. Periodicidade: um mês, duas vezes por semana. Carga horária: duas horas por dia. Total: oito. - Elaboração de material Preparação de material necessário para o projeto, incluindo material de marketing. Periodicidade: dois meses, três vezes por semana. Total: vinte e quatro.

6 2 a etapa De caráter teórico com duração de sete meses com encontros duas vezes por semana durante duas horas. - Uso de desenhos Os desenhos serão usados para realizar um levantamento das percepções de meio ambiente que as pessoas a serem capacitadas possuem. Periodicidade: um mês, durante uma única vez. Total: um - Vídeos Uso de vídeos didáticos, documentários e filmes específicos ou não que tratem do assunto. Periodicidade: durante os sete meses, uma vez por mês. Total: sete vídeos. - Palestras Exposições orais tratando do historio da Educação Ambiental no Brasil e no mundo, sobre PCN s e leis ambientais. Periodicidade: durante sete meses, duas vezes por mês. Total: quatorze palestras. - Trabalhos em grupos Exercícios em grupo utilizando vários textos para discussões. Periodicidade: a partir do quarto mês, duas vezes por mês. Total: doze trabalhos em grupos. 3 a etapa Última etapa com um caráter prático e avaliativo. - Debates Debates em grupos e individuais simulando situações de problemáticas ambientais. Periodicidade: dois meses, duas vezes por mês Total: oito

7 - Visitas de campo saídas a campo para que os participantes possam sentir e observar de perto os principais problemas ambientais locais. Periodicidade: durante dois meses,duas vezes por mês. Total: oito - Construção de um painel final Elaboração de u painel que possa ficar exposto em escolas e outros locais que demonstrem as violentações do meio ambiente Periodicidade: durante um mês, quatro vezes por mês. Total: quatro encontros. - Avaliação Encontros avaliativos com o grupo de participantes e com a equipe. Periodicidade: durante um mês,quatro vezes por mês. Carga horária: três horas por encontro. Total: quatro encontros. - Relatório final Documento por escrito de todo o andamento do projeto até a sua finalização. Periodicidade: Durante um mês, quatro vezes por mês. Total: quatro encontros.

8 CRONOGRAMA Atividades Mês Divulgação X Elaboração de material X X desenhos X Vídeos X X X X X X X Palestras X X X X X X X Trabalhos em grupos X X X X X X Debates X X Visitas a campo X X Construção de painel X Avaliação X Relatório final X

9 AVALIAÇÃO Primeiramente avaliaremos os processos e para isso serão utilizados como indicadores de progresso o número de encontros realizados, o nível de interesse demonstrado pelos participantes, desempenho dos participantes nas avaliações, interesse em temas extra-classe, índice de freqüência, quantidade e qualidade dos materiais didáticos utilizados e o desempenho dos professores. Como meios de verificação utilizaremos diário de aula, relatório de avaliação dos professores/capacitadores, testes de verificação, entrevistas pessoais, lista de freqüência, questionários e revisão dos materiais por especialistas convidados. Para avaliar os resultados serão utilizados questionários com alunos, professores e demais funcionários da escola, que serão aplicados antes da implementação do projeto, durante o seu andamento e no final para verificar se os objetivos foram alcançados. Os impactos serão avaliados a partir dos seguintes indicadores: número de representantes que continuam atuantes seis meses após o término da execução do projeto e a partir do nível de compreensão dos capacitados e suas relações com seus alunos.

10 EQUIPE TÉCNICA Equipe Quantidade Descrição Divulgadores 3 Responsável pelo anúncio e propaganda do projeto na escola perante os professores e a comunidade. Designer 1 Desenvolverá os trabalhos gráficos como cartazes, folderes e panfletos informativos. Capacitadores 5 Possuem a função de professores no projeto, coordenando as atividades em curso durante os encontros. Palestrantes 7 Apresentar e discutir temas de grande importância relacionados aos objetivos do projeto Controlador de vídeo Coordenador de atividades Coordenador pedagógico 1 Responsável pelas exibições de filmes e documentários, além de propor discursões sobre os temas que serão levantados em cada vídeo. 1 Controlar, dirigir e planejar as atividades elaboradas no projeto. 1 Responsável pela administração do projeto em si, como o controle das ações didáticas, as avaliações, os resultados.

11 PESSOAL ORÇAMENTO FÍSICO-FINANCEIRO FUNÇÃO UNIDADE VALOR TOTAL DE TOTAL UNITÁRIO HORAS Coordenador Hora R$ 75, horas R$ 14400,00 pedagógico Coordenador Hora R$ 60, horas R$ 11520,00 De atividades Palestrante Hora R$ 40,00 28 horas R$ 1120,00 Capacitador Hora R$ 40, horas R$ 32000,00 Controlador de Hora R$ 40,00 14 horas R$ 560,00 vídeo Designer Hora R$10,00 24 horas R$ 240,00 Divulgadores Hora R$ 10,00 24 horas R$ 240,00 TOTAL DO ORÇAMENTO DE PESSOAL R$ 60080,00 MATERIAL MATERIAL UNIDADE QUANTIDADE VALOR TOTAL UNITÁRIO Caneta Caixa c/ 50 4 R$ 20,00 R$ 80,00 Follhas A4 Resmas c/ 6 R$ 6,00 R$ 36, Impressos R$ 20,00 R$ 1000,00 Impressos p/ R$ 10,00 R$ 60,00 divulgação Cartazes 1 5 R$ 2,00 R$ 10,00 Faixas 1 3 R$ 9,00 R$ 27,00 Giz colorido Caixa c/ 60 4 R$ 2,00 R$ 8,00 Giz branco Caixa c/ 60 7 R$ 1,50 R$ 10,50 Transparências Caixa c/ 20 2 R$ 20,00 R$ 40,00 TOTAL DO ORÇAMENTO DE MATERIAL R$1271,50 TOTAL GERAL DO ORÇAMENTO R$ 61351,00

12 ORGANOGRAMA COORDENADOR PEDAGÓGICO COORDENADOR DE ATIVIDADES PALESTRANTE CAPACITADOR CONTROLADOR DE VÍDEO Observação: o designer e os divulgadores não fazem parte do organograma por serem contratos temporários.

PROGRAMA DE MONITORIA PLANO DE TRABALHO DO ESTUDANTE MONITOR

PROGRAMA DE MONITORIA PLANO DE TRABALHO DO ESTUDANTE MONITOR PROGRAMA DE MONITORIA 2017.1 PLANO DE TRABALHO DO ESTUDANTE MONITOR Monitoria: ( ) Titular ( ) Suplente *Curso: Período: Professor Orientador: Disciplina: Período de trabalho: Aluno (a) Monitor(a): Contatos:

Leia mais

Promoção da Saúde na Educação Básica

Promoção da Saúde na Educação Básica UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Promoção da Saúde na Educação Básica Projeto de Extensão submetido ao Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação,

Leia mais

AGENDA INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

AGENDA INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AGENDA INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 5 4. ESPECÍFICAÇÃO... 6 4.1. Requisitos... 6 4.2. Premissas... 6 4.3.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Médio Etec Código: Município: Área de conhecimento: Componente Curricular: Série: C. H. Semanal: Professor: I Competências e respectivas habilidades e valores 1 1

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA PLANO DE TRABALHO DO ESTUDANTE MONITOR

PROGRAMA DE MONITORIA PLANO DE TRABALHO DO ESTUDANTE MONITOR PROGRAMA DE MONITORIA PLANO DE TRABALHO DO ESTUDANTE MONITOR Monitoria: ( ) Titular ( ) Voluntário Curso: Período: Professor Orientador: Disciplina: Período de trabalho: Aluno (a) Monitor(a): Contatos:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA CAATINGA NATASHA DA COSTA CAJAZEIRAS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA CAATINGA NATASHA DA COSTA CAJAZEIRAS EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA CAATINGA NATASHA DA COSTA CAJAZEIRAS ITAITUBA 2015 1. RESUMO Este projeto caracteriza-se por um trabalho bibliográfico com o objetivo de conhecer e preservar

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN PROJETO PILOTO PROMOTORES DE CIDADANIA Maio/2016 Gaspar - Santa Catarina Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO GERAL... 3 3. OBJETIVO

Leia mais

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares GRUPO DE TRABALHO Municípios das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul Criação do Grupo Articulador Definir quem é o grupo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 213 aprovado pela ETEC: Escola Técnica Estadual Rodrigues

Leia mais

PROJETO ESCOLA ZENÓBIA NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTY

PROJETO ESCOLA ZENÓBIA NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTY Professora Elayne Cristinne Martins da Silva Santos PROJETO ESCOLA ZENÓBIA NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTY Campo Alegre -Al TEMA: ESCOLA ZENÓBIA NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI INTRODUÇÃO: Este projeto Pretende

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL/UFU/PROEXC/ N 52/2018 ANEXO I PLANO DE TRABALHO ATIVIDADES DO BOLSISTA DE EXTENSÃO INTRODUÇÃO: As ações previstas neste Plano de Trabalho possuem como articuladores comuns a efetivação de forma

Leia mais

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma.

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma. PLANO GESTÃO 2016 1. Identificação da Unidade Escolar E.E. Professora Conceição Ribeiro Avenida Sinimbu, s/nº - Jardim Vista Alegre Cep: 13056-500 Campinas/SP 1.1 Equipe Gestora Diretor: Sueli Guizzo Bento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB ANEXO II Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 213 aprovado pela Portaria Cetec 735, de 10-9-2015,

Leia mais

PLANO DE ENSINO CARGA HORÀRIA 40

PLANO DE ENSINO CARGA HORÀRIA 40 PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ambiente, Saúde e Segurança CURSO: Curso Técnico em Meio Ambiente/Subsequente ao Ensino Médio FORMA/GRAU:( )integrado ( x )subsequente ( ) concomitante (

Leia mais

ANEXO IV (RETIFICADO) AVALIAÇÃO DIDÁTICO-PRÁTICA

ANEXO IV (RETIFICADO) AVALIAÇÃO DIDÁTICO-PRÁTICA AULA TESTE CURSOS TÉCNICOS OU ESPECIALIZAÇÕES (quando se Consiste em apresentação de aula ministrada pelo candidato e obs ervada por equipe técnica do CETAM. A escolha do tema da aula teste será realizada

Leia mais

PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO

PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO - 2013 PORTARIA Nº 1.566 DE 18/03/08 Nome da Unidade Educacional EMEI MÁRIO SETTE Diretoria Regional de Educação CAMPO LIMPO Modalidade (art.2º): A tematização das práticas desenvolvidas

Leia mais

Atividades: A CRIAR PROJETO OU PRODUTO DE COMUNICAÇÃO VISUAL Avaliar ideias ou conceitos propostos. Configurar ideias em diferentes suportes. Definir

Atividades: A CRIAR PROJETO OU PRODUTO DE COMUNICAÇÃO VISUAL Avaliar ideias ou conceitos propostos. Configurar ideias em diferentes suportes. Definir Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 746, de 10 / 09 / 2015 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07-01-2009 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 116 aprovado pela portaria Cetec nº 68 de 14 / 10 /2010 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

PLANO DE AÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO 2019/1

PLANO DE AÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO 2019/1 PLANO AÇÃO COORNAÇÃO DO CURSO DIREITO 2019/1 JANEIRO 2019 01 A 21 FÉRIAS DOS PROFESSORES 22 Das 18h as 21h RECEPÇÃO Diretores Coordenadores Professores Administrativos Pessoal de apoio operacional Integração

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais torna público o presente

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso n.º 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE ACADÊMICA DE LICENCIATURAS E FORMAÇÃO GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAMPUS JOÃO PESSOA Prática

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

ARTIGO SOBRE PBL DESENVOLVIDO NA ESCOLA E MANUAL DE GESTÃO ESCOLAR PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PBL

ARTIGO SOBRE PBL DESENVOLVIDO NA ESCOLA E MANUAL DE GESTÃO ESCOLAR PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PBL ARTIGO SOBRE PBL DESENVOLVIDO NA ESCOLA E MANUAL DE GESTÃO ESCOLAR PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PBL Autora: FERNANDA FERNANDES LEITE Orientadora: Dra. Gladis Franck da Cunha Co-orientador: Dr. Francisco Catelli

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15

GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15 GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15 Portaria CTPI 23/2013 Atribuições: I Propor diretrizes e ações de Educação Ambiental relacionadas aos recursos hídricos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG UNIDADE UNIVERSITARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UnUEAD Edital Nº 002/2009

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG UNIDADE UNIVERSITARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UnUEAD Edital Nº 002/2009 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG UNIDADE UNIVERSITARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UnUEAD Edital Nº 002/2009 Estabelece as normas do Processo de Seleção de Tutores Presenciais e Tutores a Distância

Leia mais

AVALIAÇÃO TRANSVERSAL INSTITUCIONAL DISCENTE

AVALIAÇÃO TRANSVERSAL INSTITUCIONAL DISCENTE AVALIAÇÃO TRANSVERSAL INSTITUCIONAL DISCENTE Coordenação Acadêmica Rede FTC 2018 1 1 APRESENTAÇÃO A instrução dos variados Componentes Curriculares, os quais compõem a Matriz Curricular de cada curso,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 021-A/2017

RESOLUÇÃO Nº 021-A/2017 RESOLUÇÃO Nº 021-A/2017 Aprova o Regulamento Interno do Núcleo de Apoio aos Direitos Humanos NUADH, do Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI. O Reitor do Centro Universitário Leonardo da Vinci

Leia mais

Projeto Ambienta Rio: A escola faz a diferença.

Projeto Ambienta Rio: A escola faz a diferença. Projeto Ambienta Rio: A escola faz a diferença. E/SUBE/CED/GPEC Semana de Meio Ambiente Mostra de Trabalhos de Educação Ambiental das Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino Justificativa A Secretaria

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 ETEC Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico:

Leia mais

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Gestão por Processos: De acordo com o Manual de Gestão por Processos do Ministério Publico Federal (2013): A Gestão por Processos compreende

Leia mais

EDITAL N 014/ Endereço: Dr Oswaldo Cruz Casa Oswaldo Cruz -São Luiz do Paraitinga - SP

EDITAL N 014/ Endereço: Dr Oswaldo Cruz Casa Oswaldo Cruz -São Luiz do Paraitinga - SP EDITAL N 014/18 Contratação de Serviços Especializados em Assessoria em Comunicação Projeto Nosso Paraitinga Diálogos Roda D Agua AKARUI FEHIDRO 2016 ps-361 - Contrato 032/2017 1. IDENTIFICAÇÃO DO TERMO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 239, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 727, DE 10/09/2015, REPUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25/09/2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA

Leia mais

EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ

EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2016. O Reitor do Centro Universitário Municipal de São José, Prof. Dr. Juarez Perfeito,

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 775, DE 24-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25-9-2015

Leia mais

Desenvolvimento de Projetos

Desenvolvimento de Projetos INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO Desenvolvimento de Projetos Nossa Atividade: Incentivo para a execução de idéias e projetos locais, pela escola ou mesmo pela comunidade local beneficiada: Elaboração Montagem

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Dimensões da participação: política,

Leia mais

Eixo Temático ET Educação Ambiental A PRÁTICA DOCENTE E A CONSTRUÇÃO DE NOVAS FORMAS DE SE PERCEBER E INTERVIR NO MEIO AMBIENTE

Eixo Temático ET Educação Ambiental A PRÁTICA DOCENTE E A CONSTRUÇÃO DE NOVAS FORMAS DE SE PERCEBER E INTERVIR NO MEIO AMBIENTE 497 Eixo Temático ET-13-012 - Educação Ambiental A PRÁTICA DOCENTE E A CONSTRUÇÃO DE NOVAS FORMAS DE SE PERCEBER E INTERVIR NO MEIO AMBIENTE Jéssika Kellyane da Silva Leite 1 ; Emanuel Souto da Mota Silveira²;

Leia mais

COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL

COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL Planejamento Estratégico 2007/2009 COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL NEGÓCIO Disseminar o Modelo de Excelência em Gestão Fornecedores PGQP

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

O DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS, no uso de atribuições legais e regimentais,

O DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS, no uso de atribuições legais e regimentais, DECRETO JUDICIÁRIO Nº1653/2012. Cria o Programa Justiça Educacional - Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola. O DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS, no uso de atribuições

Leia mais

O desafio da construção e o uso de indicadores culturais

O desafio da construção e o uso de indicadores culturais diálogo O desafio da construção e o uso de indicadores culturais Gabriela Aidar Coordenadora dos Programas Educativos Inclusivos Núcleo de Ação Educativa gaidar@pinacoteca.org.br Programas do Núcleo de

Leia mais

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO 2013-2015 Documento elaborado pela CPA, atendendo às exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, instituído

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ANÁLISE DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNÍCIPIOS DE ALVORADA DO OESTE E POMENTA BUENO- RO.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ANÁLISE DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNÍCIPIOS DE ALVORADA DO OESTE E POMENTA BUENO- RO. EDUCAÇÃO AMBIENTAL ANÁLISE DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNÍCIPIOS DE ALVORADA DO OESTE E POMENTA BUENO- RO. Lila Francisca de. O. R. Matos - lila@unescnet.br UNESC Faculdades

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 15 DE NOVEMBRO. O compromisso, a aprendizagem e o sucesso acontecem aqui. PROJETO EDUCAÇÃO FISCAL

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 15 DE NOVEMBRO. O compromisso, a aprendizagem e o sucesso acontecem aqui. PROJETO EDUCAÇÃO FISCAL ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 15 DE NOVEMBRO O compromisso, a aprendizagem e o sucesso acontecem aqui. PROJETO EDUCAÇÃO FISCAL Diretora: Elaine Alves Machado Coordenadoras Pedagógicas: Manhã Vera

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente

Leia mais

Regulamentação e Orientações gerais para o desenvolvimento dos Projetos Integradores e Práticas Interdisciplinares (P.I.s)

Regulamentação e Orientações gerais para o desenvolvimento dos Projetos Integradores e Práticas Interdisciplinares (P.I.s) Regulamentação e Orientações gerais para o desenvolvimento dos Projetos Integradores e Práticas Interdisciplinares (P.I.s) Sumário Apresentação... 3 Objetivos... 4 Objetivo Geral... 4 Objetivos Específicos...

Leia mais

Introdução. Diferentes níveis de verificação: Possíveis usos dependem da forma como a informação é obtida

Introdução. Diferentes níveis de verificação: Possíveis usos dependem da forma como a informação é obtida USOS DAS AVALIAÇÕES Introdução Para assegurar direito ao desenvolvimento e ao aprendizado: definição de objetivos de aprendizado por etapa (camadas) verificação do atingimento desses objetivos Diferentes

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO DE PROJETO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL I

ESTRUTURAÇÃO DE PROJETO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL I ESTRUTURAÇÃO DE PROJETO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL I META Possibilitar ao aluno compreender os requisitos essenciais para a elaboração de um projeto em Educação Ambiental. OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA COORDENAÇÃO-GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL TERMO DE REFERÊNCIA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

A MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL na Contemporaneidade: desafios e possibilidades A MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Thais da Silveira Neves Araujo Docente no Instituto Federal de São Paulo thaisneves.a@gmail.com Pamella

Leia mais

COORDENADORIA DE EXTENSÃO

COORDENADORIA DE EXTENSÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO TÍTULO DO PROJETO CURSO PREPARATÓRIO PARA CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE COLOMBO - PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) MISSÃO INESUL Formar agentes de transformação

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Coordenação Pedagógica. Carga Horária Semestral: 40 h/a Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Coordenação Pedagógica. Carga Horária Semestral: 40 h/a Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Coordenação Pedagógica Carga Horária Semestral: 40 h/a Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) A escola como organização educativa e suas dimensões

Leia mais

Escolas. Subprojeto (conforme item 4.4 do Edital nº 61/2013)

Escolas. Subprojeto (conforme item 4.4 do Edital nº 61/2013) Escolas Para informar as escolas onde os bolsistas desenvolverão suas atividades, o proponente deverá ter em mãos o código da escola. O código pode ser verificado junto à própria escola ou na página Data

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: AMBIENTE E

Leia mais

Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos

Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos DEFINIÇÃO MISSÃO E VISÃO Missão MISSÃO Atuar como uma unidade de excelência e inovação em ensino, pesquisa e extensão nas áreas

Leia mais

Professores e Professoras

Professores e Professoras Professores e Professoras Estimados (as) Colegas Professores(as), Este material tem por objetivo trazer ideias para você que se dedica a educação e busca na sua pratica cotidiana fazer a diferença na vida

Leia mais

PRODUZIR PROJETO OU PRODUTO DE COMUNICAÇÃO VISUAL Aplicar técnicas de computação gráfica. Aferir padrão de qualidade ao produto/projeto de comunicação

PRODUZIR PROJETO OU PRODUTO DE COMUNICAÇÃO VISUAL Aplicar técnicas de computação gráfica. Aferir padrão de qualidade ao produto/projeto de comunicação Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 149 de 09/10/2012 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 239 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013. Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código:103 Município: Matão-SP Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Objetivos Específicos: Na área de ensino, são objetivos:

Objetivos Específicos: Na área de ensino, são objetivos: PLANO DE TRABALHO DE LIGAS ACADÊMICAS DA UFSJ-CCO NOME DA LIGA ABREVIAÇÃO RESUMO DO PLANO ÓRGÃOS PARTICIPANTES DETALHAMENTO DA PROPOSTA INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA Objetivos Gerais: OBJETIVOS I - Proporcionar

Leia mais

O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012.

O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012. O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012. O que será apresentado no encontro? O que é a CPA, objetivos, composição,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE 1 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE Acadêmica: Carla Juliéte B. Amelini Professora Supervisora do estágio: Silandra Badch Rosa Universidade Luterana do Brasil

Leia mais

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO

Leia mais

Aula 2. Módulo I Educação Ambiental e Sustentabilidade. Curso de Atualização em Educação Ambiental e Sustentabilidade. Jaqueline Figuerêdo Rosa

Aula 2. Módulo I Educação Ambiental e Sustentabilidade. Curso de Atualização em Educação Ambiental e Sustentabilidade. Jaqueline Figuerêdo Rosa www.cursoeduambientalifbaiano.wordpress.com Curso de Atualização em Educação Ambiental e Sustentabilidade Módulo I Educação Ambiental e Sustentabilidade Aula 2 Jaqueline Figuerêdo Rosa Mas, o que é Educação

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA ESTÁCIO DE CURITIBA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL nº 001/2015

FACULDADE DE TECNOLOGIA ESTÁCIO DE CURITIBA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL nº 001/2015 1 FACULDADE DE TECNOLOGIA ESTÁCIO DE CURITIBA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL nº 001/2015 Curitiba, 25 de março de 2015. A COORDENAÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO ( ) Cidadania não é apenas o conjunto de direitos e deveres que os cidadãos devem exercer e cumprir. O exercício da Cidadania é sobretudo um comportamento, uma atitude

Leia mais

Conselho Nacional de Saúde (CNS)

Conselho Nacional de Saúde (CNS) Conselho Nacional de Saúde (CNS) O Conselho Nacional de Saúde (CNS) instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde SUS - de caráter permanente e deliberativo, tem como missão a deliberação,

Leia mais

Conscientização ambiental na Educação Infantil da escola Dr. Vasco da Gama e Silva, RS

Conscientização ambiental na Educação Infantil da escola Dr. Vasco da Gama e Silva, RS Conscientização ambiental na Educação Infantil da escola Dr. Vasco da Gama e Silva, RS Pâmela Cunha da Silva¹, Email: paamelacunhaa@gmail.com ; Yuri Hoesel dos Santos¹ ; Camila Daiane Bittencourt Leite¹;

Leia mais

DROGAS E EDUCAÇÃO UMA RELAÇÃO PARA A VIDA

DROGAS E EDUCAÇÃO UMA RELAÇÃO PARA A VIDA DROGAS E EDUCAÇÃO UMA RELAÇÃO PARA A VIDA Robson Rogaciano Fernandes da Silva (Universidade Federal de Campina Grande robsonsfr@hotmail.com) Ailanti de Melo Costa Lima (Universidade Estadual da Paraíba

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO DA LIGA ACADÊMICA DE CURATIVOS DA ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIA DA SAÚDE

CURSO DE EXTENSÃO DA LIGA ACADÊMICA DE CURATIVOS DA ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIA DA SAÚDE 1 CURSO DE EXTENSÃO DA LIGA ACADÊMICA DE CURATIVOS DA ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIA DA SAÚDE I. Denominação e Natureza da Modalidade de Extensão: Curso de extensão da Liga Acadêmica de Curativos da Escola

Leia mais

O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA FAMILIA AGRÍCOLA FRANCISCO DAS CHAGAS VIEIRA, ZONA RURAL DE PAULO RAMOS MA.

O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA FAMILIA AGRÍCOLA FRANCISCO DAS CHAGAS VIEIRA, ZONA RURAL DE PAULO RAMOS MA. O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA FAMILIA AGRÍCOLA FRANCISCO DAS CHAGAS VIEIRA, ZONA RURAL DE PAULO RAMOS MA. Rômulo Fontinele Pessoa 1 ; fontinelepessoa@hotmail.com Carolina Pereira Aranha 2 ;

Leia mais

Curso de Atualização. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

Curso de Atualização. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Curso de Atualização Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Proposta de cooperação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e do Serviço Especializado em Engenharia

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: AMBIENTE E

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: 2. UF CAMPUS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ/SP Área de conhecimento: MATEMÁTICA E SUAS TÉCNOLOGIAS Componente Curricular: MATEMÁTICA Série: 3º

Leia mais

Escola Estadual Luís Vaz de Camões OFICINA FUTURATEC. Ipezal/Angélica MS Novembro de 2014.

Escola Estadual Luís Vaz de Camões OFICINA FUTURATEC. Ipezal/Angélica MS Novembro de 2014. Escola Estadual Luís Vaz de Camões OFICINA FUTURATEC Ipezal/Angélica MS Novembro de 2014. Escola Estadual Luís Vaz de Camões Projeto de formação, elaborado para ser desenvolvido no Novembro de 2014 pela

Leia mais

Configurar ideias em diferentes suportes. B - PESQUISAR PROBLEMA, ASSUNTO OU TEMA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO OU PRODUTO DE COM. VISUAL Definir metodol

Configurar ideias em diferentes suportes. B - PESQUISAR PROBLEMA, ASSUNTO OU TEMA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO OU PRODUTO DE COM. VISUAL Definir metodol Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº aprovado pela portaria Cetec nº 746, de 10 / 09 / 2015 Etec: de Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: PRODUÇÃO CULTURAL

Leia mais

ANEXO PLANO DE AÇÃO PROFESSOR

ANEXO PLANO DE AÇÃO PROFESSOR ANEXO 5.2.2. PLANO DE AÇÃO PROFESSOR Rua Bruxelas, nº 169 São Paulo - SP CEP 01259-020 Tel: (11) 2506-6570 escravonempensar@reporterbrasil.org.br www.escravonempensar.org.br O que é o plano de ação? O

Leia mais

I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências pre

I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências pre Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07-01-2009 Etec de Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

RELATÓRIO (Atividades desenvolvidas no 1 e 2 semestres de 2014) Otília Ferreira Costa

RELATÓRIO (Atividades desenvolvidas no 1 e 2 semestres de 2014) Otília Ferreira Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO -UFMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO- PROEN PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID/CAPES SUBPROJETO LICENCIATURA EM MÚSICA RELATÓRIO (Atividades desenvolvidas

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA CHUMBINHO, Narcisa Andrade UFG-CAC - nanachumbinho@hotmail.com ROSA, Odelfa UFG-CAC - rosaodelfa@gmail.com ET: Didática

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS FACULDADE DE TECNOLOGIA DE FRANCA Dr. THOMAZ NOVELINO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PROJETO INTEGRADOR Franca-SP 2018/2 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 01 ESTRUTURA GERAL DO PROJETO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Doutoramento em Educação Especialização: Didática das Ciências Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa maio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2017 Plano de Curso nº 213 aprovado pela portaria Cetec nº Nº 134, de 04 / 10 / 2012 Etec Profª Maria Cristina Medeiros

Leia mais