INFORMATIVO SEMENTES AGROCERES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFORMATIVO SEMENTES AGROCERES"

Transcrição

1 INFORMATIVO SEMENTES AGROCERES MANEJO DE VIROSES TRANSMITIDAS POR PULGÕES NA CULTURA DO MILHO UILSON SANTOS

2 TECNOLOGIAS DE MANEJO O pulgão-do-milho (Rhopalosiphum maidis) é um inseto sugador de seiva que se alimenta ao introduzir seu aparelho bucal nas folhas novas. É transmissor de viroses como a do mosaico comum, causada por potyvirus, por exemplo. Essa virose tem se destacado entre as doenças mais importantes na cultura do milho em razão do aumento de sua incidência e das perdas que pode causar na produção. Causada por um complexo de vírus do gênero potyvirus, transmitido na natureza por várias espécies de afídeos, o pulgão-domilho distingue-se pela eficiência na transmissão. A existência de um elevado número de tipos de potyvirus e de uma elevada gama de plantas hospedeiras aumenta a força desta doença. Como exemplo, na safra 2005/2006, os produtores de milho no sul do Brasil foram surpreendidos por altas infestações do pulgão-do-milho. O clima seco que predominou naquela safra, associado ao complexo pulgão + viroses, foi responsável por elevadas perdas de produtividade na cultura. Nos últimos anos, tem sido constatada a ocorrência de pulgões e viroses, de forma isolada, em várias regiões do Brasil, demonstrando a necessidade de se capacitarem os técnicos e agricultores na bioecologia desta praga e na correta identificação de sintomas e danos, visando à implementação de práticas de MIP para reduzir os danos causados. BIOLOGIA O Rhopalosiphum maidis possui corpo alongado de coloração amarelo-esverdeada ou azul-esverdeada, com manchas negras na área ao redor dos sifúnculos. Seu tamanho varia de 0,9 a 2,6mm de comprimento. Tem pernas e antenas de coloração negra e tubérculos antenais pouco desenvolvidos, além de antenas curtas com seis segmentos e processo terminal do segmento VI com 2 a 2,3 vezes o comprimento da base. Os sifúnculos apresentam base mais larga que o ápice, são de coloração negra e com constrição apical. A cauda, também de coloração negra, exibe dois pares de cerdas laterais. O pulgão-do-milho é um inseto sugador encontrado em colônias formadas por adultos e ninfas. Os adultos, que podem ser ápteros (sem asas) ou alados (com asas), são sempre fêmeas e se reproduzem de forma assexuada (partenogênese). A forma adulta frequentemente observada nas colônias é a áptera, enquanto que a forma alada, responsável pela dispersão das colônias, é observada quando a população do inseto na planta é alta, quando a fonte de alimento está se esgotando ou quando as condições ambientais são desfavoráveis ao inseto. Ciclo biológico (24 C): 20 dias Período ninfal: 4 dias Período reprodutivo: 12 dias Longevidade: 16 dias Número médio de ninfas/fêmeas: 72 Condições favoráveis ao crescimento populacional: clima quente e seco

3 Figura 1: Rhopalosiphum maidis A. Vista dorsal de fêmea áptera adulta B. Antena C. Porção final do abdômen Figura 2: adultos de Rhopalosiphum maidis Fonte: Gasparin, R. CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRAGA A temperatura ideal para o desenvolvimento de Rhopalosiphum maidis é entre 18 C e 24 C. Em aproximadamente sete dias após o nascimento das ninfas, este inseto atinge a fase adulta. Nestas condições de temperatura e com clima seco, o pulgão-do-milho apresenta alta capacidade de proliferação, sendo a duração média do período reprodutivo de 12 dias, quando cada fêmea pode gerar até seis ninfas por dia. A duração média do ciclo biológico de Rhopalosiphum maidis a 20 C é de 28 dias. Condições de estiagem combinadas com altas temperaturas beneficiam o rápido desenvolvimento e a dispersão deste inseto, que ao colonizar lavouras novas não é percebido pelos agricultores. O déficit hídrico favorece os insetos por meio do aumento da concentração de nutrientes na seiva e maior disponibilidade de aminoácidos livres, permitindo uma dieta mais rica e apropriada para sua multiplicação. No campo, observase que o aumento na população de indivíduos está correlacionado diretamente com o desenvolvimento da cultura (estádios fenológicos), sendo máximo no florescimento, a partir do qual os insetos têm elevada mortandade pela maior exposição ao sol e a inimigos naturais. SINTOMAS E DANOS Para implementar as táticas do MIP, é necessário o monitoramento semanal das populações de pulgões e o correto diagnóstico dos sintomas causados pelo complexo pulgão-virose, distinguindo-os daqueles causados por estresse hídrico. Somente a realização do monitoramento desta praga permitirá a avaliação da necessidade de aplicações específicas de inseticidas e o momento ideal para tais aplicações. Esses insetos, ao se alimentarem da seiva das plantas, secretam parte não aproveitada desta seiva, conhecida como honeydew, o que propicia o desenvolvimento de fungos (fumagina) capazes de interferir na polinização e prejudicar a atividade de fotossíntese da planta. Em casos severos, o complexo pulgão-virose pode acarretar a morte de plantas, ou causar perfilhamento de espigas, espigas atrofiadas e espigas com granação deficiente. Esses sintomas, muitas vezes, são confundidos no campo com problemas de polinização. Segundo a literatura, ao se alimentar de plantas infectadas, o pulgão adquire o vírus em poucos segundos ou minutos e, da mesma forma, transmite-o em poucos segundos ou minutos ao se alimentar de plantas sadias.

4 Alguns sintomas permitem a identificação das viroses associadas, como a presença de manchas verdes nas folhas entremeadas por manchas amareladas, em padrão de mosaico. Esses sintomas são claramente visíveis em plantas jovens e tendem a desaparecer na medida em que se tornam adultas, tornando difícil sua identificação após o florescimento. Essas viroses podem causar também encurtamento de internódios e redução no tamanho das espigas e dos grãos. Há uma variação dos danos causados pelo complexo pulgãoviroses entre os diferentes cultivares de milho, entretanto a intensidade dos danos está relacionada com o conjunto de fatores relativos ao solo e ao clima. Mesmo para híbridos tolerantes, é recomendado o MIP, evitando-se atingir o nível de dano econômico, com perdas significativas de produtividade, em anos mais favoráveis ao complexo pulgão-viroses. Os maiores danos são observados quando a infestação de pulgões ocorre na fase inicial de desenvolvimento vegetativo da cultura, com estimativas de perdas que podem alcançar até 60% da produção. A redução na produtividade ainda precisa ser mais bem estudada, entretanto admite-se que é uma resposta fisiológica da planta associada à interação dos pulgões aos seguintes fatores: a) viroses transmitidas; b) altas populações de pulgões; c) estresse hídrico. Ambiente Duração de estresse hídrico Momento de estresse hídrico Umidade do solo População inicial População na planta Inimigos naturais Pulgão Danos Pulgão Incidência Tolerância Genótipo Hospedeiro Figura 3: fatores que interferem nos danos de pulgão - Fonte: Desenvolvimento de Produtos Monsanto Muitas espécies de gramíneas também são hospedeiras dos potyvirus, destacando-se, no Brasil, a Brachiaria plantaginea (capim-marmelada), a Digitaria horizontalis (capim-colchão) e a Eleusine indica (capim-péde-galinha), que se incluem entre as plantas daninhas mais comuns em lavouras de milho e que podem constituir reservatório de inóculo dos vírus na ausência do milho no campo. A B C Figura 4: danos ocasionados por Rhopalosiphum maidis - Fontes: Santos, U. (A); Gasparin, R. (B e C) A. Morte de plantas B. Perfilhamento de espigas C. Espigas com granação deficiente Figura 5: planta de milho com sintoma de mosaico comum (potyvirus) - Fonte: Gasparin, R.

5 Figura 6: encurtamento de entrenós Fonte: Santos, U. Figura 7: espigas com granação deficiente Fonte: Santos, U. Figura 8: colônia de pulgões (diagnóstico tardio) Fonte: Santos, U. MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS (MIP) Algumas estratégias podem ser recomendadas visando à redução potencial do ataque de pulgões, como a eliminação de plantas daninhas hospedeiras (gramíneas selvagens), a eliminação de plantas de milho voluntárias (tiguera) apresentando sintomas de mosaico e, principalmente, o monitoramento da praga. Nas áreas com reconhecido histórico de danos causados pela praga, é aconselhável o plantio de híbridos que apresentem maior tolerância à virose, além da adoção de boas práticas agronômicas, como uma adubação equilibrada e, sobretudo, o tratamento de sementes com neonicotinoides, com o objetivo de evitar a infestação precoce nas lavouras, quando as plantas estão na fase mais suscetível. 1. MONITORAMENTO O monitoramento da população de pulgões deve ser realizado semanalmente durante a fase vegetativa da cultura, a partir de V4 até o início da fase reprodutiva, examinando-se aleatoriamente 100 plantas/talhão em grupos de 20 plantas. Durante o monitoramento, deve-se observar detalhadamente as plantas na região do cartucho, avaliando a presença de pulgões adultos e ninfas e a população de inimigos naturais, que devem indicar a necessidade ou não de aplicação de inseticidas. Fonte: adaptado do folheto Embrapa - Dr. Paulo Pereira e Roberto Savadori Aleatoriamente 100 plantas/10ha 5 grupos de 20 plantas Figura 9: planta com presença de pulgão Fonte: Gasparin, R.

6 2. CONTROLE QUÍMICO* A utilização de inseticidas é uma medida complementar no manejo de pulgões, contribuindo para a redução dos danos em casos em que as condições relativas ao solo e ao clima sejam favoráveis ao complexo pulgãovirose. No estádio V4 a VT, sugere-se o controle com inseticidas quando 10 a 20% das plantas amostradas acusarem a presença de população ativa de pulgões (mediante consulta de um engenheiro agrônomo). A partir do pendoamento, não se recomenda o controle por inseticidas, já que o controle natural é eficiente na morte dos insetos. Além disso, os possíveis benefícios sobre a virose não serão mais efetivos, considerando a incidência da doença ainda no início do ataque. Recomendações importantes: - Utilizar inseticidas neonicotinoides registrados para a cultura; - Utilizar volumes de calda superiores a 200 litros/ha; - Utilizar gotas grandes e pontas antideriva; - Aplicações em pleno florescimento podem causar fitotoxidez e falhas de polinização; - Seguir as recomendações de um engenheiro agrônomo. (*) Consulte sempre um profissional legalmente habilitado para obter a recomendação aplicável à sua área de plantio. INIMIGOS NATURAIS A ocorrência de inimigos naturais dos pulgões, como larvas e adultos de coccinelídeos (joaninhas), crisopídeos e microimenópteros (múmias), deve ser observada durante o monitoramento, pois a presença de um grande número de predadores e parasitoides sugere que o controle natural está reduzindo o número de pulgões. Figura 10: presença de inimigos naturais Fonte: Gasparin, R. Figura 11: presença de inimigos naturais Fonte: Gasparin, R. CONSIDERAÇÃO FINAL A diferenciação entre perdas causadas por estiagem e perdas causadas pela ação direta do pulgão-domilho ou viroses associadas é uma tarefa difícil, uma vez que a ocorrência de infestações do inseto é estimulada pelo clima seco e os danos finais podem se confundir. Entretanto, os assistentes técnicos e os agricultores precisam estar conscientes de que o monitoramento constante das lavouras é de fundamental importância para evitar perdas significativas de produtividade, pois os danos relacionados à virose acontecem posteriormente à ocorrência dos pulgões, que tendem a desaparecer após o florescimento da cultura.

7 REFERÊNCIAS CRUZ, I. Inimigos naturais da lagarta-do-cartucho e pulgões na cultura do milho: Chrysoperla externa. [S.l.:s.n.], 2000a. Folder. GASSEN, D. N. Manejo de pragas associadas à cultura do milho. Passo Fundo: Aldeia Norte, p. MAIA, W. J. M.; CARVALHO, C. F.; CRUZ, I.; SOUZA, B.; MAIA, T. J. A. F. Influência da temperatura no desenvolvimento de Rhopalosiphum maidis (Fitch,1856) (Hemíptera: Aphididae) em condições de laboratório. Ciência e Agrotecnologia, p , Edição especial. NAZARET, A. M. et al. Aspectos biológicos de Rhopalosiphum maidis (Fitch, 1856) (Hemíptera: Aphididae) em diferentes hospedeiros. XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindoia - 26 a 30 de agosto de OLIVEIRA, E.; FERNANDES, F. T.; SOUZA, I. R. P.; OLIVEIRA, C. M.; CRUZ, I. Enfezamentos, viroses e insetos vetores em milho - Identificação e controle. Circular técnica / Embrapa Milho e Sorgo; 26, OLIVEIRA, E.; SOUZA I. R. P.; ALVES E.; OLIVEIRA C. M. Ocorrência de espécies de Potyvirus em milho no Brasil. Occurence of Potyvirus species in maize in Brazil-Summa Phytopathol. Botucatu, v. 34, supl., p , OLIVEIRA, E.; CARVALHO, R. V.; DUARTE, A. P.; ANDRADE, R. A.; RESENDE, R. O.; OLIVEIRA, C. M.; RECO, P. C. Molicutes e vírus em milho na safrinha e na safra de verão. Revista Brasileira de Milho e Sorgo. Sete Lagoas, v. 1, n. 2, p , PEREIRA, P. R. V. da S.; SALVADORI, J. R.; ANDRÉ FIGUEIREDO, A.; FURIATTI, R. S. Ocorrência do pulgãodo-milho Rhopalosiphum maidis (Fitch, 1856): identificação, biologia e danos. Passo Fundo: Embrapa Trigo, p. WAQUIL, J. M.; OLIVEIRA, E.; PINTO, N. F. J. A.; FERNANDES, F. T.; CORREA, L. A. Efeito na produção e incidência de viroses em híbridos comerciais de milho. Fitopatologia Brasileira. Brasília, v. 21, n. 4, p , 1996.

8

Ocorrência do pulgão-do-milho Rhopalosiphum maidis (Fitch, 1856): identificação, biologia e danos

Ocorrência do pulgão-do-milho Rhopalosiphum maidis (Fitch, 1856): identificação, biologia e danos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 200 Foto: Paulo Roberto V. da S. Pereira ISSN 1517-4964 Dezembro, 2006 Passo Fundo, RS Ocorrência do pulgão-do-milho Rhopalosiphum maidis (Fitch, 1856):

Leia mais

Cultivo do Milho. Sumário. Doenças. Rayado Fino Virus)

Cultivo do Milho. Sumário. Doenças. Rayado Fino Virus) E~ Cultivo do Milho Embrapa Milho e Sorgo Sistemas de Produção, 2 ISSN 1679-012X Versão Eletrônica - 3 a edição Set./2007 Sumário Apresentação Economia da produção Zoneamento agrícola Clima e solo Ecofisiologia

Leia mais

Lucro sugado. Afídeos ou pulgões ocorrem em. Trigo

Lucro sugado. Afídeos ou pulgões ocorrem em. Trigo Trigo Fotos Paulo Roberto Valle da S. Pereira Lucro sugado Afídeos ou pulgões ocorrem em todas as regiões tritícolas do Brasil, com variações das espécies e da época de ocorrência, sendo observados ataques

Leia mais

Controle químico de doenças fúngicas do milho

Controle químico de doenças fúngicas do milho INFORME TÉCNICO APROSOJA Nº 152/2017 6 de abril de 2017 Controle químico de doenças fúngicas do milho Com base nas recomendações da Embrapa Milho e Sorgo, a Aprosoja orienta seus associados sobre o controle

Leia mais

Posicionamento de Cultivares Convencionais

Posicionamento de Cultivares Convencionais DIA DE CAMPO SOBRE MILHO CATI -MANDURI - 15/03/2017 Posicionamento de Cultivares Convencionais e Diferenças de Manejo em Relação às Transgênicas Aildson Pereira Duarte Programa Milho IAC/APTA Milho Safrinha

Leia mais

1 Medidas possíveis de serem utilizadas visando minimizar a incidência dos

1 Medidas possíveis de serem utilizadas visando minimizar a incidência dos 1 Medidas possíveis de serem utilizadas visando minimizar a incidência dos enfezamentos em campos de produção de sementes de milho, discutidas entre os participantes da reunião da APPS realizada em Uberlândia,

Leia mais

SÍNTESE SOBRE ENFEZAMENTO E VIROSES NA CULTURA DO MILHO

SÍNTESE SOBRE ENFEZAMENTO E VIROSES NA CULTURA DO MILHO 1 SÍNTESE SOBRE ENFEZAMENTO E VIROSES NA CULTURA DO MILHO Resumo da reunião realizada no dia 8 de fevereiro de 2017, durante o 40º Congresso Paulista de Fitopatologia, no IAC, em Campinas. Autor: Aildson

Leia mais

Enfezamentos e viroses do milho

Enfezamentos e viroses do milho Enfezamentos e viroses do milho Elizabeth de Oliveira Sabato Embrapa Milho e Sorgo elizabeth.o.sabato@embrapa.br Cigarrinha: Dalbulus maidis (Cicadelidae: Hemiptera) Sobrevivência de D. maidis em diferentes

Leia mais

Cartilha. Cenário e Manejo de Doenças Disseminadas pela Cigarrinha no Milho

Cartilha. Cenário e Manejo de Doenças Disseminadas pela Cigarrinha no Milho Cartilha Cenário e Manejo de Doenças Disseminadas pela Cigarrinha no Milho Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Milho e Sorgo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Cartilha

Leia mais

Ocorrência de lepidópteros-praga em lavouras de milho, sorgo e algodão no Norte e Noroeste de Minas Gerais 1

Ocorrência de lepidópteros-praga em lavouras de milho, sorgo e algodão no Norte e Noroeste de Minas Gerais 1 Ocorrência de lepidópteros-praga em lavouras de milho, sorgo e algodão no Norte e Noroeste de Minas Gerais 1 Lueni Silva 2, Simone M. Mendes 3, Michelle Vilella 4, Eduardo Alexandre Rezende de Carvalho

Leia mais

REFÚGIOMAX AS SEMENTES QUE AJUDAM A PRESERVAR O POTENCIAL DE PRODUTIVIDADE DA SUA LAVOURA RR RR RR RR RR2

REFÚGIOMAX AS SEMENTES QUE AJUDAM A PRESERVAR O POTENCIAL DE PRODUTIVIDADE DA SUA LAVOURA RR RR RR RR RR2 REFÚGIOMAX AS SEMENTES QUE AJUDAM A PRESERVAR O POTENCIAL DA SUA LAVOURA. 2300 RR2 3020 RR2 31 RR2 3700 RR2 4600 RR2 2300 RR2 CICLO HIPERPRECOCE, POSSIBILITANDO A ANTECIPAÇÃO DE COLHEITA. ÓTIMA SANIDADE

Leia mais

Doenças do Milho. Introdução. Introdução. Introdução. Enfezamentos. Enfezamentos 06/06/2017. Centro Universitário do Triângulo

Doenças do Milho. Introdução. Introdução. Introdução. Enfezamentos. Enfezamentos 06/06/2017. Centro Universitário do Triângulo Centro Universitário do Triângulo Doenças do Milho Introdução Milho 2ª lavoura de grãos em importância para o Brasil Produção safra 2016/2017 (projeção) 92,9 milhões de toneladas (Conab, 2017) Engenharia

Leia mais

Enfezamentos, Viroses e Insetos Vetores em Milho - Identificação e Controle

Enfezamentos, Viroses e Insetos Vetores em Milho - Identificação e Controle ISSN 1518-4269 Enfezamentos, Viroses e Insetos Vetores em Milho - Identificação e Controle 26 Sete Lagoas, MG Dezembro,2003 Autores Elizabeth de Oliveira Ph.D. Fitopatologia beth@cnpms.embrapa.br Fernando

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Ocorrência de Schizaphis graminum (Fitch, 1856) (Hemiptera: Aphididae) e Rhopalosiphum maidis (Fitch, 1856) (Hemiptera:

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Progressão de mancha foliar de diplódia em cultivares de milho no Estado de São Paulo nas safras de verão, durante

Leia mais

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO SUL 2014/2015. dekalb.com.

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO SUL 2014/2015. dekalb.com. LANÇAMENTO DKB 290 O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES + MULTI PLANTIO CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO SUL 2014/2015 dekalb.com.br ASAS PARA O SEU POTENCIAL. DKB 290 O novo híbrido para altas

Leia mais

6.4 CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS

6.4 CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS 6.4 CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS Prejuízos: -Competição por água; -Competição por luz; -Competição por nutrientes; -Hospedeiros de pragas e doenças; -Interferência na operação de colheita. Período de competição:

Leia mais

GASTOS COM INSETICIDAS, FUNGICIDAS E HERBICIDAS NA CULTURA DO MILHO SAFRINHA, BRASIL,

GASTOS COM INSETICIDAS, FUNGICIDAS E HERBICIDAS NA CULTURA DO MILHO SAFRINHA, BRASIL, GASTOS COM INSETICIDAS, FUNGICIDAS E HERBICIDAS NA CULTURA DO MILHO SAFRINHA, BRASIL, 2008-2012 Maximiliano Miura (1), Alfredo Tsunechiro (2), Célia Regina Roncato Penteado Tavares Ferreira (1) Introdução

Leia mais

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO NORTE 2014/2015. dekalb.com.

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO NORTE 2014/2015. dekalb.com. LANÇAMENTO DKB 290 O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES + MULTI PLANTIO CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO NORTE 2014/2015 dekalb.com.br ASAS PARA O SEU POTENCIAL. DKB 310 Alto potencial produtivo

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS PARA A CULTURA DO MILHO

INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS PARA A CULTURA DO MILHO INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS PARA A CULTURA DO MILHO AVANÇOS E DESAFIOS NO MANEJO DO MILHO André Aguirre Ramos M.Sc. Eng Agrônomo andre.aguirreramos@gmail.com (62) 99992-2330 ÍNDICE 1) EVOLUÇÃO DOS

Leia mais

AMOSTRAGEM DE PRAGAS EM SOJA. Beatriz S. Corrêa Ferreira Entomologia

AMOSTRAGEM DE PRAGAS EM SOJA. Beatriz S. Corrêa Ferreira Entomologia AMOSTRAGEM DE PRAGAS EM SOJA Beatriz S. Corrêa Ferreira Entomologia INSETICIDAS CONTROLE BIOLÓGICO FEROMÔNIOS MANIPULAÇÃO GENÉTICA DE PRAGAS VARIEDADES RESISTENTES A INSETOS (plantas modificadas geneticamente)

Leia mais

NOTA TÉCNICA SOBRE CIRCUITO TECNOLÓGICO MILHO 2018 PANORAMA DO MILHO SAFRINHA NO ESTADO DE MATO GROSSO SAFRA 2017/2018

NOTA TÉCNICA SOBRE CIRCUITO TECNOLÓGICO MILHO 2018 PANORAMA DO MILHO SAFRINHA NO ESTADO DE MATO GROSSO SAFRA 2017/2018 NOTA TÉCNICA SOBRE CIRCUITO TECNOLÓGICO MILHO 2018 PANORAMA DO MILHO SAFRINHA NO ESTADO DE MATO GROSSO SAFRA 2017/2018 Alexandre Ferreira da Silva 1 ; Fernanda Satie Ikeda 2 ; Ivênio Rubens de Oliveira

Leia mais

Gastos com Inseticidas, Fungicidas e Herbicidas na Cultura do Milho, Brasil,

Gastos com Inseticidas, Fungicidas e Herbicidas na Cultura do Milho, Brasil, XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Gastos com Inseticidas, Fungicidas e Herbicidas na do Milho, Brasil, 2008-2011 Alfredo Tsunechiro 1, Célia Regina

Leia mais

Principais Pragas em Sorgo Sacarino. José Magid Waquil Projeto de Inovação Tecnológica para /Defesa Agropecuária RIT DA/CNPq

Principais Pragas em Sorgo Sacarino. José Magid Waquil Projeto de Inovação Tecnológica para /Defesa Agropecuária RIT DA/CNPq Principais Pragas em Sorgo Sacarino José Magid Waquil Projeto de Inovação Tecnológica para /Defesa Agropecuária RIT DA/CNPq jmwaquil@gmail.com 1 Híbridos e Linhagens Macho-estéreis A avaliação de 20 genótipos

Leia mais

AEGRO Colhendo Conhecimento. 8 passos para um manejo integrado da lavoura

AEGRO Colhendo Conhecimento. 8 passos para um manejo integrado da lavoura 8 passos para um manejo integrado da lavoura Lavoura produtiva é Lavoura integrada A alta produtividade de grãos só é possível quando se adota o manejo integrado nas práticas agronômicas. Essas estratégias

Leia mais

PRINCIPAIS GRUPOS DE PRAGAS

PRINCIPAIS GRUPOS DE PRAGAS PRINCIPAIS GRUPOS DE PRAGAS PULGÕES SIFÚNCULOS Pulgão: Myzus persicae http://entomologreuni.blogspot.com.br/2011_0 9_01_archive.html http://aphid.aphidnet.org/toxopte ra_citricidus.php http://www.invasive.org/browse/subthumb.cf

Leia mais

Os pulgões ou afídeos que atacam plantas de trigo

Os pulgões ou afídeos que atacam plantas de trigo 155 Controle biológico de pulgões de trigo: sucesso que perdura José Roberto Salvadori O Problema Os pulgões ou afídeos que atacam plantas de trigo são insetos que, ao se alimentarem, ocasionam danos diretos,

Leia mais

REFÚGIO ESTRUTURADO NA CULTURA DE SOJA E MILHO COM TECNOLOGIA BT

REFÚGIO ESTRUTURADO NA CULTURA DE SOJA E MILHO COM TECNOLOGIA BT ESTRUTURADO NA CULTURA DE COM TECNOLOGIA BT Saiba por que adotar e como realizar esta prática fundamental para preservação dos benefícios trazidos pela tecnologia Bt. Uma publicação Refúgio na Área www.refugionaarea.com.br

Leia mais

Agiberela, conhecida também por fusariose, é uma

Agiberela, conhecida também por fusariose, é uma 137 Giberela em trigo Maria Imaculada Pontes Moreira Lima Agiberela, conhecida também por fusariose, é uma doença de espigas de trigo de expressão econômica mundial para a cultura. É causada, principalmente,

Leia mais

Altura Espiga (cm) Planta (cm) Verão - Sul, centro Semi-duro. Semi-duro. Semi-duro. Semi-dentado Amarelo alaranjado. Semi-dentado Amarelo alaranjado

Altura Espiga (cm) Planta (cm) Verão - Sul, centro Semi-duro. Semi-duro. Semi-duro. Semi-dentado Amarelo alaranjado. Semi-dentado Amarelo alaranjado Híbrido Tecnologia Investimento Finalidade 2B346 Planta Altura Espiga Safra / Regiões de Adaptação População (x 1.000 pl/ha) Pontos Fortes 50-65 205 104 Superprecocidade com qualidade de grãos Safrinha

Leia mais

BPA COM FOCO NO MANEJO DAS PRAGAS-ALVO NAS CULTURAS Bt E DA CIGARRINHA-DO-MILHO

BPA COM FOCO NO MANEJO DAS PRAGAS-ALVO NAS CULTURAS Bt E DA CIGARRINHA-DO-MILHO BPA COM FOCO NO MANEJO DAS PRAGAS-ALVO NAS CULTURAS Bt E DA CIGARRINHA-DO-MILHO José Magid Waquil Professor Visitante jmwaquil@ufsj.edu.br Universidade Federal de São João del-rei UFSJ-Campus de Sete Lagoas

Leia mais

88Efeito de Doses Crescentes de Composto Orgânico na Incidência de Insetos em Minimilho

88Efeito de Doses Crescentes de Composto Orgânico na Incidência de Insetos em Minimilho XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 88Efeito de Doses Crescentes de Composto Orgânico na Incidência de Insetos em Minimilho Ivan Cruz 1, Maria de Lourdes

Leia mais

MANEJO DO MILHO TIGUERA RR SEMEANDO O FUTURO

MANEJO DO MILHO TIGUERA RR SEMEANDO O FUTURO MANEJO DO MILHO TIGUERA RR É IMPORTANTE Com o foco no controle de plantas daninhas e lagartas, as culturas geneticamente modificadas têm ganhado espaço na preferência do produtor rural, pela redução nos

Leia mais

INFORMATIVO SOBRE TECNOLOGIAS DE RESISTÊNCIA A INSETOS SEMEANDO O FUTURO

INFORMATIVO SOBRE TECNOLOGIAS DE RESISTÊNCIA A INSETOS SEMEANDO O FUTURO INFORMATIVO SOBRE TECNOLOGIAS DE RESISTÊNCIA A INSETOS É IMPORTANTE A utilização de milho geneticamente modificado resistente a insetos, conhecido como milho Bt (Bacillus thuringiensis), tem crescido signficativamente

Leia mais

Circular. Técnica INSETOS-PRAGA ASSOCIADOS À CULTURA DO MILHO EM SERGIPE INTRODUÇÃO. Autores ISSN

Circular. Técnica INSETOS-PRAGA ASSOCIADOS À CULTURA DO MILHO EM SERGIPE INTRODUÇÃO. Autores ISSN ISSN 1678-1945 INSETOS-PRAGA ASSOCIADOS À CULTURA DO MILHO EM SERGIPE 56 Circular Técnica Aracaju, SE Março, 2009 INTRODUÇÃO No Nordeste brasileiro, a cultura do milho é de grande importância na economia

Leia mais

AVEIA BRANCA FORRAGEIRA IPR ESMERALDA

AVEIA BRANCA FORRAGEIRA IPR ESMERALDA AVEIA BRANCA FORRAGEIRA RELAÇÃO FOLHA/COLMO Proporção 1,5:1 2,3:1 SEMENTES SUGESTÃO DE SEMEADURA A cultivar está registrada no Registro Nacional de Cultivares (RNC/MAPA) sob o nº. 29.873. Sementes podem

Leia mais

A Cultura do Algodoeiro

A Cultura do Algodoeiro A Cultura do Algodoeiro Saul Carvalho Complexo significativo de pragas Raízes, folhas, caule, botões florais, flores, maçãs e capulhos Principais pragas bicudo, lagarta-das-maçãs, curuquerê, pulgão, lagarta

Leia mais

ADOÇÃO DE MELHORES PRÁTICAS AGRONÔMICAS

ADOÇÃO DE MELHORES PRÁTICAS AGRONÔMICAS ADOÇÃO DE MELHORES PRÁTICAS AGRONÔMICAS O QUE SÃO AS MELHORES PRÁTICAS AGRONÔMICAS? POSICIONAMENTO TÉCNICO COERENTE E CONSISTENTE Dessecação antecipada e uso de inseticidas para manejo de pragas residentes

Leia mais

7. Manejo de pragas. compreende as principais causadoras de danos na citricultura do Rio Grande do Sul. Mosca-das-frutas sul-americana

7. Manejo de pragas. compreende as principais causadoras de danos na citricultura do Rio Grande do Sul. Mosca-das-frutas sul-americana Tecnologias para Produção de Citros na Propriedade de Base Familiar 63 7. Manejo de pragas Dori Edson Nava A cultura dos citros possui no Brasil mais de 50 espécies de artrópodes-praga, das quais pelo

Leia mais

Manejo de cultivos transgênicos

Manejo de cultivos transgênicos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE GENÉTICA LGN0313 Melhoramento Genético Manejo de cultivos transgênicos Prof. Roberto Fritsche-Neto roberto.neto@usp.br

Leia mais

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DA-ESPIGA

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DA-ESPIGA INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DA-ESPIGA BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto 01 Ocorrência 02 Abrangência nacional 03 Características 05 Curiosidades 09 Alerta

Leia mais

7.6. PRINCIPAIS DOENÇAS DO MILHO E SEU CONTROLE

7.6. PRINCIPAIS DOENÇAS DO MILHO E SEU CONTROLE 7.6. PRINCIPAIS DOENÇAS DO MILHO E SEU CONTROLE 1 PODRIDÃO DE RAÍZES Fusarium, Pythium, etc 2 PODRIDÕES DE COLMO Pythium Coletotrichum 3 PODRIDÕES DE COLMO Erwinia carotovora Diplodia e Fusarium 4 PODRIDÕES

Leia mais

Manejo da Mosca-branca na Soja. Eliane D. Quintela Embrapa Arroz e Feijão

Manejo da Mosca-branca na Soja. Eliane D. Quintela Embrapa Arroz e Feijão Manejo da Mosca-branca na Soja Eliane D. Quintela Embrapa Arroz e Feijão Mosca-branca Bemisia tabaci 1. Quantos biótipos ou espécies? 2. Porque se tornou uma praga tão importante? 3. Quais ações de manejo

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Dinâmica Populacional de Lepidópteros Pragas em Milho (Zea mays L.) Cultivado em Sistema de Produção Orgânica Luana

Leia mais

Implantação e Manejo da Cultura do Milho

Implantação e Manejo da Cultura do Milho Implantação e Manejo da Cultura do Milho BOAS PRÁTICAS DE MILHO Goiânia,GO 17/04/2009 Produtividade de Milho no Brasil: 1977-2007 4.500 4.000 3.500 3.000 2.500 2.000 1.500 1.000 500 - Kg/ha 1977 1979 1981

Leia mais

Efeito do Inseticida Match no Controle de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) na Cultura do Milho.

Efeito do Inseticida Match no Controle de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) na Cultura do Milho. Efeito do Inseticida Match no Controle de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) na Cultura do Milho. Previous Top Next 1MARIA DE L. C. FIGUEIREDO, 2 ANGÉLICA M. PENTEADO-DIAS e 3

Leia mais

Transmissão de um Isolado do Maize rayado fino virus por Daubulus maidis

Transmissão de um Isolado do Maize rayado fino virus por Daubulus maidis Transmissão de um Isolado do Maize rayado fino virus por Daubulus maidis Thiago P. Pires 1 ; Elizabeth de Oliveira 2 ; Isabel.R.P. Souza 2 ; e Paulo C. Magalhães 2 1 Estagiário na Embrapa Milho e Sorgo

Leia mais

Tecnologias de Manejo Complexo Spodoptera Identificação das espécies e avaliação de danos na escala Davis

Tecnologias de Manejo Complexo Spodoptera Identificação das espécies e avaliação de danos na escala Davis Complexo Spodoptera Identificação das espécies O Complexo Spodoptera Spodoptera frugiperda (Lagarta-do-cartucho) Esta praga ocorre em todas as fases da cultura do milho e pode atacar outras culturas, como

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Aspectos Biológicos de Ceraeochrysa dislepis (Freitas & Penny) (Neuroptera: Chrysopidae) Alimentada com Ovos de Anagasta

Leia mais

OCORRÊNCIA DE PRAGAS E DOENÇAS DO CONSÓRCIO DE MILHO (Zea mays) E FEIJÃO (Vigna unguiculata L. Walp)

OCORRÊNCIA DE PRAGAS E DOENÇAS DO CONSÓRCIO DE MILHO (Zea mays) E FEIJÃO (Vigna unguiculata L. Walp) OCORRÊNCIA DE PRAGAS E DOENÇAS DO CONSÓRCIO DE MILHO (Zea mays) E FEIJÃO (Vigna unguiculata L. Walp) Éley Rute Oliveira da Costa 1 ; Edivânia de Oliveira Santana 2 ; Ricardo Aparecido Bento 3 ; Evandro

Leia mais

Cultivo do Milheto. Os principais insetos que atacam a cultura do milheto podem ser divididos em:

Cultivo do Milheto. Os principais insetos que atacam a cultura do milheto podem ser divididos em: Sumário Apresentação Importância econômica Clima Ecofisiologia Fertilidade de solos Cultivares Plantio Plantas daninhas Doenças Pragas Colheita e pós-colheita Referências Glossário Autores Expediente Pragas

Leia mais

Levantamento Populacional de Insetos-praga Associados à Cultura do Milho

Levantamento Populacional de Insetos-praga Associados à Cultura do Milho Levantamento Populacional de Insetos-praga Associados à Cultura do Milho Matheus C. Dallasta 1, Thiago Montanha 1, Daniel C. Dallasta 1, Priscila A. Makino 1, Marie C. F. Laborde 1 e Paula P. P. Peixoto

Leia mais

MATOCOMPETIÇÃO EM MILHO SAFRINHA

MATOCOMPETIÇÃO EM MILHO SAFRINHA INFORMATIVO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO ANO 4 NÚMERO 4 ABRIL 2015 MATOCOMPETIÇÃO EM MILHO SAFRINHA 1. Introdução As plantas daninhas prejudicam a cultura do milho, principalmente no início de seu desenvolvimento,

Leia mais

MAIOR PRODUTIVIDADE PARA SUA LAVOURA, SEMENTES DE MILHO E SORGO PARA GRÃOS E SILAGEM.

MAIOR PRODUTIVIDADE PARA SUA LAVOURA, SEMENTES DE MILHO E SORGO PARA GRÃOS E SILAGEM. MAIOR PRODUTIVIDADE PARA SUA LAVOURA, SEMENTES DE MILHO E SORGO PARA GRÃOS E SILAGEM. SEMENTES BIOMATRI É SINAL VERDE PARA A PRODUTIVIDADE. Apresentamos nossa linha de produtos para a safra 2017/2018,

Leia mais

DESEMPENHO DE MILHO SAFRINHA EM DUAS ÉPOCAS DE SEMEADURA E POPULAÇÕES DE PLANTAS, EM DOURADOS, MS

DESEMPENHO DE MILHO SAFRINHA EM DUAS ÉPOCAS DE SEMEADURA E POPULAÇÕES DE PLANTAS, EM DOURADOS, MS DESEMPENHO DE MILHO SAFRINHA EM DUAS ÉPOCAS DE SEMEADURA E POPULAÇÕES DE PLANTAS, EM DOURADOS, MS Leonardo Fernandes Leite (1), Elisa Pereira de Oliveira (1), Adriano do Santos (2), Gessí Ceccon (3) Introdução

Leia mais

Manejo de tripes em batata

Manejo de tripes em batata Mirtes F. Lima Manejo de tripes em batata Miguel Michereff Filho Entomologia Alice Kazuko Inoue-Nagata - Virologia Tripes Inseto sugador conteúdo celular Ordem: Thysanoptera Família: Thripidae Bayer Frankliniella

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Produção de Milho Verde em Diferentes Épocas de Semeadura em Janaúba - MG. Iran dias borges 1, Renata Santos Pereira

Leia mais

Diaphorina citri. Os ovos são colocados em brotações novas Apresentam forma alongada e afilada na extremidade e coloração amarelo-alaranjado.

Diaphorina citri. Os ovos são colocados em brotações novas Apresentam forma alongada e afilada na extremidade e coloração amarelo-alaranjado. Diaphorina citri O psilídeo Diaphorina citri é o inseto vetor das bactérias que causam o grenning (Huanglongbing/HLB), a principal doença que afeta a citricultura do estado de São Paulo. Ele vive em plantas

Leia mais

SEEDCORP HO UMA PLATAFORMA INTEGRADA DE SEMENTES

SEEDCORP HO UMA PLATAFORMA INTEGRADA DE SEMENTES Folder de Milho SEEDCORP HO UMA PLATAFORMA INTEGRADA DE SEMENTES A SEEDCORP HO nasceu da fusão da SeedCorp e HO Sementes. Criada em 2013 com a estratégia de ser uma plataforma integrada de acesso ao mercado

Leia mais

COMPLEXO SPODOPTERA: IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES E AVALIAÇÃO DE DANOS NA ESCALA DAVIS.

COMPLEXO SPODOPTERA: IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES E AVALIAÇÃO DE DANOS NA ESCALA DAVIS. INFORMATIVO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO ANO 2 NÚMERO 2 MAIO 2013 COMPLEXO SPODOPTERA: IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES E AVALIAÇÃO DE DANOS NA ESCALA DAVIS. 1 - O COMPLEXO SPODOPTERA Spodoptera frugiperda

Leia mais

CONTROLE DE DOENÇAS EM MILHO SAFRINHA

CONTROLE DE DOENÇAS EM MILHO SAFRINHA CONTROLE DE DOENÇAS EM MILHO SAFRINHA Hercules Diniz Campos (1), Gustavo A. Simon (2) ; Alessandro Guerra da Silva (3) Monitoramentos de doenças na cultura do milho realizados, nas últimas safras, pela

Leia mais

Manejo de doenças em sorgo sacarino. Dagma Dionísia da Silva Pesquisadora em fitopatologia - Embrapa Milho e Sorgo

Manejo de doenças em sorgo sacarino. Dagma Dionísia da Silva Pesquisadora em fitopatologia - Embrapa Milho e Sorgo Manejo de doenças em sorgo sacarino Dagma Dionísia da Silva Pesquisadora em fitopatologia - Embrapa Milho e Sorgo Monitoramento Conhecimento Diagnose Condições climáticas Reação de cultivares Manejo depende

Leia mais

Epidemias Severas da Ferrugem Polissora do Milho na Região Sul do Brasil na. safra 2009/2010

Epidemias Severas da Ferrugem Polissora do Milho na Região Sul do Brasil na. safra 2009/2010 Epidemias Severas da Ferrugem Polissora do Milho na Região Sul do Brasil na Autores Rodrigo Véras da Costa 1 Luciano Viana Cota 1 Dagma Dionisia da Silva 2 Douglas Ferreira Parreira 3 Leonardo Melo Pereira

Leia mais

Tecnologias de Manejo Manejo Integrado de Milho Bt

Tecnologias de Manejo Manejo Integrado de Milho Bt O milho Bt é obtido por meio da transformação genética de plantas de milho com genes da bactéria Bacillus thuringiensis, os quais resultam em proteínas com ação inseticida. Uma inovação que exige muita

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Aspectos Biológicos de Rhopalosiphum maidis (Fitch, 1856) (Hemiptera: Aphididae) em Diferentes Hospedeiros Andréia

Leia mais

Aspectos biológicos de Rhopalosiphum maidis (Fitch, 1856) (Hemiptera: Aphididae) em diferentes hospedeiros.

Aspectos biológicos de Rhopalosiphum maidis (Fitch, 1856) (Hemiptera: Aphididae) em diferentes hospedeiros. Aspectos biológicos de Rhopalosiphum maidis (Fitch, 1856) (Hemiptera: Aphididae) em diferentes hospedeiros. Andréia Marques Nazaret 1,2, Simone Martins Mendes 3, Aline Silvia Dias 2, Christiane Almeida

Leia mais

O presente estudo foi instalado no município de Alfenas-MG, a 900 m de altitude. Rodolfo Carvalho Cesar de San Juan 1

O presente estudo foi instalado no município de Alfenas-MG, a 900 m de altitude. Rodolfo Carvalho Cesar de San Juan 1 ESTUDO DO EFEITO DO INSETICIDA CROPSTAR SOBRE PLANTAS DE MILHO CONVENCIONAL E Bt YIELDGARD E HERCULEX SUBMETIDAS À ALTA PRESSÃO DE ATAQUE DE Spodoptera frugiperda Rodolfo Carvalho Cesar de San Juan 1 1.

Leia mais

Sistema Embrapa de Produção Agroindustrial de Sorgo Sacarino para Bioetanol Sistema BRS1G Tecnologia Qualidade Embrapa

Sistema Embrapa de Produção Agroindustrial de Sorgo Sacarino para Bioetanol Sistema BRS1G Tecnologia Qualidade Embrapa 57 Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e cadastrados na secretaria de Agricultura de cada estado. Normas gerais para o uso de defensivos agrícolas Antes da aquisição de qualquer herbicida,

Leia mais

Avaliação Preliminar de Híbridos Triplos de Milho Visando Consumo Verde.

Avaliação Preliminar de Híbridos Triplos de Milho Visando Consumo Verde. Avaliação Preliminar de Híbridos Triplos de Milho Visando Consumo Verde. XXIV Congresso Nacional de Milho e Sorgo - 01 a 05 de setembro de 2002 - Florianópolis - SC Monteiro, M. A. R1., Pereira Filho,

Leia mais

PULGÃO-GIGANTE-DO-PINUS (Cinara pinivora e Cinara atlantica)

PULGÃO-GIGANTE-DO-PINUS (Cinara pinivora e Cinara atlantica) PULGÃO-GIGANTE-DO-PINUS (Cinara pinivora e Cinara atlantica) SANTOS, Luiz Carlos Jr. SILVA, Erick Ferreira GAIA, Gabriel Antunes LEITE, Ed Carlos PONTES, Thiago Henrique Faculdade de Ciências Sociais e

Leia mais

CONTROLE INTEGRADO DA BROCA DA HASTE DA MANDIOCA Sternocoelus spp.

CONTROLE INTEGRADO DA BROCA DA HASTE DA MANDIOCA Sternocoelus spp. CONTROLE INTEGRADO DA BROCA DA HASTE DA MANDIOCA Sternocoelus spp. Rafaela Shaiane Marques Garcia 1 ; Luiz Henrique dos Santos¹; Romulo da Silva Carvalho 2 1 Graduandos Curso de Tecnologia em Agroecologia

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E MANEJO DE PERCEVEJOS NAS FASES INICIAIS DE DESENVOLVIMENTO DO MILHO SAFRINHA. Rodolfo Bianco

ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E MANEJO DE PERCEVEJOS NAS FASES INICIAIS DE DESENVOLVIMENTO DO MILHO SAFRINHA. Rodolfo Bianco ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E MANEJO DE PERCEVEJOS NAS FASES INICIAIS DE DESENVOLVIMENTO DO MILHO SAFRINHA Rodolfo Bianco Eng. Agr. Dr. / Entomologia - Instituto Agronômico do Paraná Reconstruindo o Manejo

Leia mais

Prospecção de Fenótipos de Sorgo Contrastantes quanto à Incidência da Cigarrinha-do-Milho

Prospecção de Fenótipos de Sorgo Contrastantes quanto à Incidência da Cigarrinha-do-Milho Prospecção de Fenótipos de Sorgo Contrastantes quanto à Incidência da Cigarrinha-do-Milho Previous Top Next JOSÉ M. WAQUIL 1, HÉLIO T. PRATES 1, ANTÔNIO A. C. PURCINO 1 1Embrapa Milho e Sorgo, E-mail:

Leia mais

Identificação de Níveis e de Fontes de Resistências aos Enfezamentos em Milho

Identificação de Níveis e de Fontes de Resistências aos Enfezamentos em Milho Identificação de Níveis e de Fontes de Resistências aos Enfezamentos em Milho XXIV Congresso Nacional de Milho e Sorgo - 01 a 05 de setembro de 2002 - Florianópolis - SC SILVA, R.G., GALVÃO, J.C.C., MIRANDA,

Leia mais

AGRICULTURA I Téc. Agronegócios

AGRICULTURA I Téc. Agronegócios AGRICULTURA I Téc. Agronegócios CULTURA DO MILHO IFSC CÂMPUS LAGES FENOLOGIA DO MILHO INTRODUÇÃO: Ciclo vegetativo variado Evidencia cultivares desde extremamente precoces, cuja polinização pode ocorrer

Leia mais

Dispêndios com Inseticidas, Fungicidas e Herbicidas na Cultura do Milho no Brasil,

Dispêndios com Inseticidas, Fungicidas e Herbicidas na Cultura do Milho no Brasil, Dispêndios com Inseticidas, Fungicidas e Herbicidas na Cultura do Milho no Brasil, 2000-20009 Alfredo Tsunechiro, Célia R. R. P. T. Ferreira e Maximiliano Miura Instituto de Economia Agrícola (IEA) Caixa

Leia mais

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS CULTIVARES DE FEIJÃO COM SEMENTES DISPONÍVEIS NO MERCADO

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS CULTIVARES DE FEIJÃO COM SEMENTES DISPONÍVEIS NO MERCADO PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS CULTIVARES DE FEIJÃO COM SEMENTES DISPONÍVEIS NO MERCADO IAPAR 81 Cultivar do grupo carioca, de porte ereto, recomendada para cultivo a partir de junho de 1997. Apresenta

Leia mais

Efeito do inseticida Lorsban na supressão de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) na cultura do milho.

Efeito do inseticida Lorsban na supressão de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) na cultura do milho. Efeito do inseticida Lorsban na supressão de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) na cultura do milho. Previous Top Next 1MARIA DE L. C. FIGUEIREDO, 2 ANGÉLICA M. PENTEADO-DIAS

Leia mais

236 ISSN Dezembro, 2008 Passo Fundo, RS

236 ISSN Dezembro, 2008 Passo Fundo, RS 236 ISSN 1517-4964 Dezembro, 2008 Passo Fundo, RS Foto: Douglas Lau Ocorrência do Barley/Cereal yellow dwarf virus e seus vetores em cereais de inverno no Rio Grande do Sul em 2007 Douglas Lau 1, Jurema

Leia mais

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento Manejo Integrado integrado de Pragas ÍNDICE Contexto Quais são as estratégias para o Manejo da Resistência de Insetos? Boas Práticas Agrícolas

Leia mais

DESEMPENHO AGRONÔMICO DE HÍBRIDOS DE MILHO SAFRINHA EM DUAS ÉPOCAS DE SEMEADURA EM AQUIDAUANA, MS.

DESEMPENHO AGRONÔMICO DE HÍBRIDOS DE MILHO SAFRINHA EM DUAS ÉPOCAS DE SEMEADURA EM AQUIDAUANA, MS. DESEMPENHO AGRONÔMICO DE HÍBRIDOS DE MILHO SAFRINHA EM DUAS ÉPOCAS DE SEMEADURA EM AQUIDAUANA, MS. Elisa Pereira de Oliveira (1), Matheus Gustavo da Silva (2), Anne Mellisse Diaz Oliveira (3) Introdução

Leia mais

1 Clima. Silvando Carlos da Silva

1 Clima. Silvando Carlos da Silva 1 Clima Silvando Carlos da Silva 1 Quais são os elementos climáticos que mais influenciam a produtividade do arroz de terras altas? A precipitação pluvial, a temperatura do ar, a radiação solar e o fotoperíodo

Leia mais

SURTOS POPULACIONAIS DE ÁCAROS FITÓFAGOS

SURTOS POPULACIONAIS DE ÁCAROS FITÓFAGOS SURTOS POPULACIONAIS DE ÁCAROS FITÓFAGOS Surto populacional Pode ser definido como um aumento populacional exagerado, além do que é normalmente registrado. DOIS FATORES ESTÃO FREQUENTEMENTE ASSOCIADOS

Leia mais

Cigarrinhas em Pastagens

Cigarrinhas em Pastagens Cigarrinhas em Pastagens Introdução Com a chegada do período chuvoso começam os ataques das cigarrinhas das pastagens, insetos sugadores que causam prejuízos às pastagens e às culturas de cana-de-açúcar,

Leia mais

ÍNDICE DE ESPIGAS DE DOIS HÍBRIDOS DE MILHO EM QUATRO POPULAÇÕES DE PLANTAS E TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA NA SAFRINHA

ÍNDICE DE ESPIGAS DE DOIS HÍBRIDOS DE MILHO EM QUATRO POPULAÇÕES DE PLANTAS E TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA NA SAFRINHA ÍNDICE DE ESPIGAS DE DOIS HÍBRIDOS DE MILHO EM QUATRO POPULAÇÕES DE PLANTAS E TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA NA SAFRINHA Elvio Brasil Pinotti (1), Sílvio José Bicudo (2), Marcilei Correia Ferreira (3), Álvaro

Leia mais

MONITORAMENTO DE ADULTOS DE Spodoptera frugiperda e Diatraea saccharalis EM ÁREAS DE MILHO E SORGO 1

MONITORAMENTO DE ADULTOS DE Spodoptera frugiperda e Diatraea saccharalis EM ÁREAS DE MILHO E SORGO 1 MONITORAMENTO DE ADULTOS DE Spodoptera frugiperda e Diatraea saccharalis EM ÁREAS DE MILHO E SORGO 1 Guilherme Souza de Avellar 2 e Ivan Cruz 3 1 Trabalho financiado pelo CNPq/Fapemig 2 Estudante do Curso

Leia mais

Efeito da Inoculação de Plantas de Milho com Isolados Geográficos de S. kunkelii no Teor de Macronutrientes

Efeito da Inoculação de Plantas de Milho com Isolados Geográficos de S. kunkelii no Teor de Macronutrientes Efeito da Inoculação de Plantas de Milho com Isolados Geográficos de S. kunkelii no Teor de Macronutrientes ANA LUIZA M. CASTANHEIRA 1, ISABEL R.P. DE SOUZA 2, ELIZABETH DE OLIVEIRA 2, CHARLES MARTINS

Leia mais

CULTIVARES DE ALGODOEIRO HERBÁCEO RECOMENDADAS PARA OS CERRADOS DO MEIO- NORTE DO BRASIL

CULTIVARES DE ALGODOEIRO HERBÁCEO RECOMENDADAS PARA OS CERRADOS DO MEIO- NORTE DO BRASIL CULTIVARES DE ALGODOEIRO HERBÁCEO RECOMENDADAS PARA OS CERRADOS DO MEIO- NORTE DO BRASIL José Lopes Ribeiro (1), Eleusio Curvelo Freire 2), Francisco José Correia Farias 2), Francisco Pereira de Andrade

Leia mais

EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE INSETICIDAS APLICADOS VIA TRATAMENTO DE SEMENTE, NO CONTROLE DE Dichelops furcatus NA CULTURA DO TRIGO 1

EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE INSETICIDAS APLICADOS VIA TRATAMENTO DE SEMENTE, NO CONTROLE DE Dichelops furcatus NA CULTURA DO TRIGO 1 EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE INSETICIDAS APLICADOS VIA TRATAMENTO DE SEMENTE, NO CONTROLE DE Dichelops furcatus NA CULTURA DO TRIGO 1 STÜRMER, G. R. 2 ; GUEDES, J. V. C. 3 ; FRANCA, J. 3 ; RODRIGUES, R. B.

Leia mais

2º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense SICT-Sul ISSN

2º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense SICT-Sul ISSN DENSIDADE POPULACIONAL DE Tibraca limbativentris Stal, 1860 (HEMIPTERA: PENTATOMIDAE) APÓS APLICAÇÕES DE INSETICIDA SISTÊMICO (TIAMETOXAM+LAMBDA-CIALOTRINA) EM LAVOURA ORIZÍCOLA Rafael Ducioni Panato 1,

Leia mais

Palavras-chaves: Milho, controle químico e biológico, Spodoptera frugiperda.

Palavras-chaves: Milho, controle químico e biológico, Spodoptera frugiperda. CONTROLE DA LAGARTA-DO-CARTUCHO DO MILHO COM INSETICIDAS BIOLÓGICOS E QUÍMICOS. Wagner Cruvinel Ribeiro 1,3 ; Nilton Cezar Bellizzi 2,3 ; Diego do Amaral 1,3 ; Faber de Souza Pereira 1,3 ; Fabio Ferreira

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO MANEJO EM MILHO SAFRINHA NA REGIÃO DE SORRISO MT

CARACTERIZAÇÃO DO MANEJO EM MILHO SAFRINHA NA REGIÃO DE SORRISO MT 346 CARACTERIZAÇÃO DO MANEJO EM MILHO SAFRINHA NA REGIÃO DE SORRISO MT Thiago Rodrigues Catapatti (1), Cassiano Spaziani Pereira (2) e André Carlesso (3) 1. Introdução O cultivo de milho safrinha em Mato

Leia mais

INCIDÊNCIA DE ENFEZAMENTO E DANOS À PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES SUPERPRECOCES DE MILHO SAFRINHA NO ESTADO DE SÃO PAULO

INCIDÊNCIA DE ENFEZAMENTO E DANOS À PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES SUPERPRECOCES DE MILHO SAFRINHA NO ESTADO DE SÃO PAULO 293 INCIDÊNCIA DE ENFEZAMENTO E DANOS À PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES SUPERPRECOCES DE MILHO SAFRINHA NO ESTADO DE SÃO PAULO Gisèle Maria Fantin (1), Aildson Pereira Duarte (2), Danilo Rafaldini Desuó (3),

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Impacto da Lagarta-do-Cartucho no Milho-Bt e na Área de Refúgio José Magid Waquil 1, Matheus Soares Waquil 2, Antônio

Leia mais

Monitoramento da Incidência de Enfezamentos Causados por Molicutes e de Cigarrinhas na Cultura de Milho no Estado de Sergipe

Monitoramento da Incidência de Enfezamentos Causados por Molicutes e de Cigarrinhas na Cultura de Milho no Estado de Sergipe III Seminário de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Embrapa Tabuleiros Costeiros 101 Monitoramento da Incidência de Enfezamentos Causados por Molicutes e de Cigarrinhas na Cultura de Milho no Estado

Leia mais

Cultivo do Milho

Cultivo do Milho 1 de 7 23/5/2011 14:41 Sumário Apresentação Economia da produção Zoneamento agrícola Clima e solo Ecofisiologia Manejo de solos Fertilidade de solos Cultivares Plantio Irrigação Plantas daninhas Pragas

Leia mais

MULTI PLANTIO CATÁLOGO DE HÍBRIDOS VERÃO REGIÃO NORTE 2014/2015 REFÚGIO E COEXISTÊNCIA

MULTI PLANTIO CATÁLOGO DE HÍBRIDOS VERÃO REGIÃO NORTE 2014/2015 REFÚGIO E COEXISTÊNCIA REFÚGIO E COEXISTÊNCIA PLANTIO DO REFÚGIO O plantio das áreas de refúgio representa o principal componente do plano de Manejo de Resistência de Insetos (MRI) dos híbridos com as Tecnologias VT PRO. A preservação

Leia mais