Grupo. 1 Introdução e objectivos. 2 Estudo do protocolo IETF Stream Control Transport Protocol SCT 2.2 Estudo do formato dos pacotes SCTP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Grupo. 1 Introdução e objectivos. 2 Estudo do protocolo IETF Stream Control Transport Protocol SCT 2.2 Estudo do formato dos pacotes SCTP"

Transcrição

1 Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação Inteligência em Gestão de Redes e Serviços (2009/10) Laboratório 2.1 (versão 4.0): Sinalização sobre IP SCTP Grupo 1 Introdução e objectivos O objectivo deste laboratório é o estudo de alguns aspectos do transporte de informação de sinalização sobre redes de pacotes baseadas no protocolo IP. É prestada particular atenção às recomendações oriundas do grupo de trabalho IETF SIGTRAN [1, 4], nomeadamente: o protocolo SCTP [2,5]; e o sub-nível de adaptação MTP2 - User Peer-to-Peer Adaptation Layer (M2PA) [6]. É utilizada a implementação e exemplos do código desenvolvido pelo projecto OpenSS7 [3] que se encontra implementado na máquina virtual IGRS_L2v4. Configure correctamente essa máquina virtual: coloque 1024 como memória virtual e o endereço físico para a interface ethernet como 00:50: :54:YX em que Y é o número do grupo/bancada e X o turno. O acesso à máquina virtual é feito com (user: root; password: password) e o software a ser utilizado na directoria /home/igrs/sw.. A documentação para este laboratório encontra-se na directoria /home/igrs/doc. (Para visualizar documentos.pdf usar o comando acroread. ) 2 Estudo do protocolo IETF Stream Control Transport Protocol SCT 2.2 Estudo do formato dos pacotes SCTP Consultando a Secção 3 do RFC 4960 [2] referente ao formato dos pacotes SCTP indique de que forma um pacote SCTP pode ser usado para transportar várias mensagens, represente os campos que compõem o cabeçalho comum e indique o número de bytes ocupado por esse cabeçalho.

2 Indique para as diferentes mensagens que podem ser transportadas num pacote SCTP, represente a estrutura do Chunk que é igual para todos os tipos de mensagens, indique quais os valores possíveis para os campos ChunkType do seu cabeçalho comum bem como a sua função (apenas uma linha de descrição para cada valor desses campos). Para o caso de um Chunck de tipo dados indique o tamanho ocupado por esse cabeçalho específico.

3 2.3 Estudo do protocolo SCTP Para o estudo do protocolo SCTP será usado um conjunto de programas que se encontram na directoria /home/igrs/sw Para todas as questões seguintes tome em atenção o resultados de saída do programa, a impressão na consola, e capture, usando o programa Ethreal o tráfego trocado na interface loopback (lo) e utilize o filtro para os pacotes do protocolo SCTP (sctp). O resultado da execução do programa apresentado na consola representa sempre duas linhas verticais (correspondentes aos dois pares SCTP) bem como as primitivas e PDU que são trocadas entre essas entidades. Use apenas os resultados que apresentam com resultado do Test Case: SUCESSFULL. Para todas as questões em que tiver de representar trocas de PDUs indique o número do porto que identifica cada um dos pares SCTP Estudo do estabelecimento de uma associação no protocolo SCTP. Inicie uma captura de pacotes com o programa Ethereal (interface: lo, filtro: sctp). Execute o programa sctp. Pare a captura. Identifique quais os pacotes trocados para inicialização da ligação (i.e., estabelecimento da associação). i. Represente esses pacotes (indicando apenas o seu tipo) num diagrama em que aparecem as duas entidades SCTP. ii. Nestes pacotes indique quais os campos que são utilizados para efeitos de autenticação Estudo da terminação de uma associação no protocolo SCTP. Usando a captura anterior. Identifique quais os pacotes trocados para fecho da ligação (i.e., terminação da associação).

4 2.3.3 Estudo da troca de dados no protocolo SCTP. Usando a captura anterior. (Justifique as suas respostas recorrendo à Secção 3. do RFC 4960 [5].) Identifique qual o tipo de conteúdo (PPID Payload Protocol Identifier) transportado nas mensagens SCTP de classe DATA. (Verifique que isso impede o Ethereal de intepretar o conteúdo dessas mensagens.) Indique qual o tipo de mensagens utilizadas para a confirmação de mensagens SCTP e qual o campo utilizado para essa confirmação. Verifique que nem todas as mensagens são enviadas no mesmo fluxo (stream). Indique como se chama este processo e qual o campo que permite distinguir o fluxo e quais os fluxos utilizados neste exemplo. Justifique que são utilizados campos diferentes para garantir que todas as mensagens SCTP estão presentes (i.e., confirmação) e para a ordenação de mensagens pertencentes a cada fluxo. Identifique esses campos. Qual a vantagem deste esquema face a utilizar apenas um número de sequência (por exemplo apenas o TSN)?

5 Verifique os diferentes tipos de mensagens de dados que são utilizadas, indicando o campo que permite identificar essa característica, no que respeita a: 1. mensagens num único ou múltiplos pacotes SCTP (como se chama este processo?); Indique quais os quatro tipos de pacotes que podem ser transportados quanto a esta funcionalidade. 2. pacotes com necessidade de ordenação ou dispensando-a, indique quem define o valor deste bit emissor ou receptor. (Em que tipo de situação os pacotes sem necessidade de ordenação podem ser úteis?) Efectue uma nova captura executando agora o programa sctp_long. 1. Verifique que novos pacotes são gerados resultado da ligação estar activa durante mais tempo. 2. Qual a funcionalidade disponibilizada por este par de pacotes e qual a justificação para a sua existência no contexto do transporte de informação de sinalização. 3. Como é que a mesma funcionalidade é disponibilizada no sistema de sinalização nativo SS7?

6 2.3.4 Estudo da terminação de uma associação no protocolo SCTP Efectue uma nova captura executando agora o programa sctp_abort. Verifique as diferenças entre este caso e o caso da alínea no que respeita à terminação da ligação e quais as consequências em termos dos pacotes trocados.

7 Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação Inteligência em Gestão de Redes e Serviços (2009/10) Laboratório 2.2 (versão 4.0): Sinalização sobre IP M2PA 2. Estudo do sub-nível Message Transfer Part 2 (MTP2) - User Peer-to-Peer Adaptation Layer Para o estudo do protocolo SCTP será usado o programa /home/igrs/sw/m2pa que permite realizar um conjunto muito grande de testes ao sub-nível M2PA ( a lista de todos os testes encontra-se no ficheiro m2pa-tests-list.txt). Esse programa é parametrizado com o número do teste que se pretende executar. O resultado na consola apresenta os dois extremos do túnel M2PA bem como: as acções executadas nesses extremos (e.g., :power on); os comandos executados pelo nível superior (no caso o nível MTP3, :start) ou eventos que são indicados pelo par (e.g.,!rpo remote power outage). 2.4 Estudo do formato das mensagens M2PA Considere o formato das mensagens M2PA. (Secções 2.1, 2.2 e 2.3 de [6]). Anote no caderno de respostas quer o formato das mensagens quer os valores que são utilizados para: Indicar o tipo de mensagem M2PA. Os valores utilizados para indicar o estado (State) da ligação. Indique que tipos de funcionalidade que estão associadas a estes estados.

8 2.5 Estudo do protocolo do sub-nivel M2PA Inicie uma captura de pacotes com o programa Ethereal (interface: lo, filtro: sctp). Execute o programa m2pa 86 (teste 86) Estudo do processo de inicialização da ligação Represente as trocas de mensagens M2PA para a inicialização da ligação (i.e., até poderem ser enviados dados MSUs) e relacione-as com eventos (e.g., :power on) ou comandos (e.g., :start) do nível superior Comente esse processo de inicialização da ligação face ao descrito na Secção 5.1 de [3] e à luz do que conhece do sistema SS7.

9 2.6 Estudo do processo de envio de MSU (Message Signalling Units) no M2PA Utilizando a captura anterior Primitivas e PDU para envios de MSU Identifique quais as primitivas invocadas na interface pelo nível superior e as mensagens que essas primitivas dão origem para o envio de Message Signaling Units (MSU). (A MSU enviada não possui nenhum significado particular. Confirme que apenas as MSU implicam um avanço do número de sequência FSN. 2.7 Processo de confirmação no M2PA Indique o mecanismo utilizado para a confirmação das mensagens Link Status (na terminologia SS7 LSSUs). Compare esse mecanismo com o utilizado no SS7. Indique o mecanismo utilizado para a confirmação das mensagens Data (na terminologia SS7 MSUs). Compare esse mecanismo com o utilizado no SS7. (Compare os diferentes tipos de mensagens MTP2 com os valores possíveis para o campo Link Status definidos na Secção de [6] e com os os valores para a message class definidos em defines.h.)

10 2.8 Utilização de múltiplos fluxos Verifique que para o M2PA são utilizados dois fluxos (streams) SCTP. Identifique esses fluxos e os tipos de mensagens M2PA que são transportados em cada um desses fluxos. Justifique o porquê da utilização destes fluxos e o tipo de mensagens que são atribuídos a cada um deles. Referências [1] Sigtran Status Pages. [2] SCTP. [3] OpenSS7. [4] Architectural Framework for Signaling Transport (RFC 2719) [5] Stream Control Transmission Protocol (RFC 4960) [6] Signaling System 7 (SS7) Message Transfer Part 2 (MTP2) - User Peer-to-Peer Adaptation Layer (M2PA) (RFC 4165)

Guia da Aula Prática H.323. Página 1 de 5

Guia da Aula Prática H.323. Página 1 de 5 Guia da Aula Prática H.323 A ficha seguinte deve ser executada a partir de grupos de 3 PCs, sendo que por PC deverá estar um grupo de alunos. Dois PCs serão os clientes e o terceiro será o Gatekeeper.

Leia mais

Laboratório Uso do Wireshark para examinar quadros Ethernet

Laboratório Uso do Wireshark para examinar quadros Ethernet Laboratório Uso do Wireshark para examinar quadros Ethernet Topologia Gateway Padrão Roteador Objetivos Parte 1: Examinar os campos do cabeçalho em um quadro Ethernet II Parte 2: Usar o Wireshark para

Leia mais

Stream Control Transport Protocol (SCTP)

Stream Control Transport Protocol (SCTP) Stream Control Transport Protocol (SCTP) Introdução Formato de pacote Multihoming Multi-feixe Estabelecimento e terminação de associação Transferência de dados Extensões Introdução O SCTP (Stream Control

Leia mais

Redes de Computadores Laboratório 2. Estabelecimento de enlaces ponto-a-ponto

Redes de Computadores Laboratório 2. Estabelecimento de enlaces ponto-a-ponto Redes de Computadores Laboratório 2 Estabelecimento de enlaces ponto-a-ponto Objetivos: i) Criar enlace PPP entre roteadores ii) Criar enlace HDLC entre roteadores iii) Comparar a vazão (throughput) desses

Leia mais

REDES DE TELECOMUNICAÇÕES

REDES DE TELECOMUNICAÇÕES REDES DE TELECOMUNICAÇÕES Engª de Sistemas e Informática UALG/FCT/ADEEC 2003/2004 Redes de Telecomunicações 1 Sumário Sumário Princípios gerais de assinante analógico Sistema de sinalização nº7 Redes de

Leia mais

Laboratório Usando Wireshark para Examinar Quadros Ethernet

Laboratório Usando Wireshark para Examinar Quadros Ethernet Topologia Objetivos Parte 1: Examinar os campos do cabeçalho de um quadro Ethernet II Parte 2: Usar o Wireshark para capturar e analisar quadros Ethernet Histórico/Cenário Quando os protocolos da camada

Leia mais

PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO

PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO 3º ANO / 2º SEMESTRE 2014 INFORMÁTICA avumo@up.ac.mz Ambrósio Patricio Vumo Computer Networks & Distribution System Group Serviços de Transporte na Internet Arquitectura TCP/IP

Leia mais

Protocolos em Redes de Dados

Protocolos em Redes de Dados GUIÃO DE Protocolos em Redes de Dados Fichas de laboratório: encaminhadores CISCO Hugo Miranda e Luís Rodrigues DI-FCUL GU PRD 02 4 Abril 2002 Departamento de Informática Faculdade de Ciências da Universidade

Leia mais

Eng.ª Informática - Cadeira de Redes de Computadores. Frequência 2º Semestre Avaliação Contínua. 5 de Julho de 2007

Eng.ª Informática - Cadeira de Redes de Computadores. Frequência 2º Semestre Avaliação Contínua. 5 de Julho de 2007 Eng.ª Informática - Cadeira de Redes de Computadores Frequência 2º Semestre 2006-2007 Avaliação Contínua 5 de Julho de 2007 Leia atentamente as perguntas seguintes e responda de forma breve e precisa.

Leia mais

Trabalho de laboratório sobre HTTP

Trabalho de laboratório sobre HTTP Trabalho de laboratório sobre HTTP Redes de Computadores I - 2005/2006 LEIC - Tagus Park Semana de 26 a 30 de Setembro 1 Introdução O objectivo desta aula é a familiarização com conceitos básicos do protocolo

Leia mais

Sinalização em Redes de Comunicação

Sinalização em Redes de Comunicação Universidade do Minho Escola de Engenharia Departamento de Electrónica Industrial Sinalização em Redes de Comunicação Mestrado Integrado em Engenharia de Comunicações José Manuel Cabral cabral@dei.uminho.pt

Leia mais

Vários protocolos roteados em PVCs ATM utilizando encapsulamento LLC

Vários protocolos roteados em PVCs ATM utilizando encapsulamento LLC Vários protocolos roteados em PVCs ATM utilizando encapsulamento LLC Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções RFC1483 roteado Configurar Diagrama de Rede Configurações

Leia mais

CURSO : INFORMÁTICA REDES COMPUTADORES

CURSO : INFORMÁTICA REDES COMPUTADORES CURSO : INFORMÁTICA REDES COMPUTADORES 2º ANO - 1ª Frequência - 2005/2006 04/07/2006 19,00 Horas DURAÇÃO DA PROVA : 2 Horas Não se esqueça de indicar o nome, número e o professor em todas as folhas. Não

Leia mais

L2 que constrói uma ponte sobre através de um exemplo da configuração de rede L3

L2 que constrói uma ponte sobre através de um exemplo da configuração de rede L3 L2 que constrói uma ponte sobre através de um exemplo da configuração de rede L3 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Configurar Diagrama de Rede Configuração

Leia mais

8 o Projecto: Autenticação com S/Key

8 o Projecto: Autenticação com S/Key Segurança Informática e nas Organizações 2011-12 8 o Projecto: Autenticação com S/Key V 1.0 1 Introdução Com este trabalho pretende-se estudar a configuração e exploração de autenticação com senhas descartáveis

Leia mais

Trabalho de laboratório sobre o IP

Trabalho de laboratório sobre o IP Trabalho de laboratório sobre o IP Redes de Computadores I - 2007/2008 LEIC - Tagus Park Semana de 26 a 30 de Novembro 1 Introdução O objectivo desta aula é a familiarização com conceitos básicos do protocolo

Leia mais

ObjectWeb - Wiki - Dev - XotCodec

ObjectWeb - Wiki - Dev - XotCodec CODEC X.25 over TCP/IP (XOT) Functional Specification and Design CODEC X.25 over TCP/IP (XOT) Functional Specification and Design Autor(es): Rafael Marins Propósito O principal objetivo do componente CODEC

Leia mais

1. Capturando uma transferência TCP em massa de seu computador para um computador servidor remoto

1. Capturando uma transferência TCP em massa de seu computador para um computador servidor remoto Neste laboratório, vamos investigar o comportamento do TCP em detalhes Faremos isso através da análise de um trace de segmentos TCP enviados e recebidos na transferência de um arquivo de 150KB (contendo

Leia mais

Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de o Teste A

Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de o Teste A Número: Nome: Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de 2006 3 o Teste A Duração: 1 hora O teste é sem consulta O teste deve ser resolvido

Leia mais

CURSO : INFORMÁTICA REDES COMPUTADORES

CURSO : INFORMÁTICA REDES COMPUTADORES CURSO : INFORMÁTICA REDES COMPUTADORES 2º ANO Exame Final 1ª Época - 2005/2006 18/07/2006 18,00 Horas DURAÇÃO DA PROVA: 2 Horas Não se esqueça de indicar o nome, número e o professor em todas as folhas.

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores LEIC-T 2015/16 Guia de Laboratório 3 Programação com sockets, camada rede e protocolo IP Objectivos Este guia tem por objectivo a aquisição de conhecimentos sobre a programação de

Leia mais

Nome: Nº de aluno: Indique se vai realizar exame ou 2º teste: Exame: 2º teste: PARTE 1 (7 valores)

Nome: Nº de aluno: Indique se vai realizar exame ou 2º teste: Exame: 2º teste: PARTE 1 (7 valores) Redes de Computadores Prova modelo Exame + 2º teste ATENÇÃO: Esta prova contém, simultaneamente, o 1º exame e o 2º teste. Os alunos que queiram realizar o 2º teste apenas precisam de realizar a PARTE 2

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Faculdade de Engenharia Departamento de Informática

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Faculdade de Engenharia Departamento de Informática 90 minutos * 24.05.2013 =VERSÃO B= 1 1. Esta teste serve como avaliação de frequência às aulas teóricas. 2. Leia as perguntas com atenção antes de responder. São 70 perguntas de escolha múltipla. 3. Escreva

Leia mais

Redes e Serviços Internet (11103)

Redes e Serviços Internet (11103) Redes e Serviços Internet (11103) Ano Lectivo 2014/2015 * 2º Semestre Licenciatura em Informática Web Aula 6 1 Agenda Não esquecer o trabalho teórico pedido Comunicação na camada de transporte (adaptado

Leia mais

Sockets - Conceitos Básicos. COMUNICAÇÃO ENTRE PROCESSOS Sockets. Conceitos Básicos. Tipos de Sockets

Sockets - Conceitos Básicos. COMUNICAÇÃO ENTRE PROCESSOS Sockets. Conceitos Básicos. Tipos de Sockets Sockets - Conceitos Básicos COMUNICAÇÃO ENTRE PROCESSOS Sockets! Sockets são uma forma de IPC (InterProcess Communication ) fornecida pela 4.3 BSD que fornecem comunicação entre processos residentes em

Leia mais

Aula Prática de Redes Industriais Wireshark

Aula Prática de Redes Industriais Wireshark Aula Prática de Redes Industriais Wireshark O entendimento de protocolos de redes pode ser bastante aprofundado através da observação de protocolos funcionando e da manipulação de protocolos - observando

Leia mais

Redes de Computadores. Trabalho de Laboratório Nº7

Redes de Computadores. Trabalho de Laboratório Nº7 Redes de Computadores Curso de Eng. Informática Curso de Eng. de Electrónica e Computadores Trabalho de Laboratório Nº7 Análise do tráfego na rede Protocolos TCP e UDP Objectivo Usar o Ethereal para visualizar

Leia mais

LEIC/LERC 2010/11 1º Teste de Sistemas Operativos

LEIC/LERC 2010/11 1º Teste de Sistemas Operativos Número: Nome: LEIC/LERC 2010/11 1º Teste de Sistemas Operativos 13 de Novembro de 2010 Responda no enunciado, apenas no espaço fornecido. Identifique todas as folhas. Duração: 1h30m Grupo I [6,8 v.] 1.

Leia mais

Redes de Computadores (LTIC) 2013/14. Grupo 1 (9 valores) 2º Teste (Frequência) 19 de Junho de Nome:

Redes de Computadores (LTIC) 2013/14. Grupo 1 (9 valores) 2º Teste (Frequência) 19 de Junho de Nome: Redes de Computadores (LTIC) 2013/14 Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa 2º Teste (Frequência) 19 de Junho de 2014 ATENÇÃO: A duração da prova é de 1,5 horas

Leia mais

Arquiteturas de Redes de Computadores Os Modelos RM-OSI e TCP/IP. Prof. M.e Helber Wagner da Silva

Arquiteturas de Redes de Computadores Os Modelos RM-OSI e TCP/IP. Prof. M.e Helber Wagner da Silva Arquiteturas de Redes de Computadores Os Modelos RM-OSI e TCP/IP Prof. M.e Helber Wagner da Silva helber.silva@ifrn.edu.br 1 Arquiteturas de Protocolos de Redes de Computadores Rede de computadores Sistema

Leia mais

Guia de Segurança do Oracle Hardware Management Pack para Oracle Solaris 11.3

Guia de Segurança do Oracle Hardware Management Pack para Oracle Solaris 11.3 Guia de Segurança do Oracle Hardware Management Pack para Oracle Solaris 11.3 Número do Item: E76543-02 Março de 2017 Conteúdo Visão Geral da Segurança do Produto e do Aplicativo... 5 Sobre o Oracle Hardware

Leia mais

Introdução. Modelo de um Sistema de Comunicação

Introdução. Modelo de um Sistema de Comunicação I 1 Comunicação de Dados e Redes de Computadores Introdução FEUP/DEEC/CDRC I 2002/03 MPR/JAR Modelo de um Sistema de Comunicação» Fonte gera a informação (dados) a transmitir» Emissor converte os dados

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 5.1 Protocolo UDP 5.2 Protocolo TCP 5.3 Principias Protocolos de Aplicação 5.3.1 SMTP

Leia mais

Trabalho Prático Nº 3

Trabalho Prático Nº 3 Redes de Computadores Escola Superior de Tecnologia e de Gestão Instituto Politécnico de Bragança Engenharia Informática, Engenharia Electrotécnica e Informática de Gestão Trabalho Prático Nº 3 Objectivos:

Leia mais

Jéfer Benedett Dörr

Jéfer Benedett Dörr Redes de Computadores Jéfer Benedett Dörr prof.jefer@gmail.com Conteúdo Camada 4 Camada de Transporte Objetivo Conhecer o funcionamento da camada de transporte; Apresentar os protocolos UDP e TCP; Aprender

Leia mais

Modelo OSI. Fábio Santos, Redes de Comunicação 10º ano

Modelo OSI. Fábio Santos, Redes de Comunicação 10º ano Modelo OSI Fábio Santos, Redes de Comunicação 10º ano Sumário da apresentação Introdução Analogia Modelo OSI: camadas Modelo OSI: funções Processo de comunicação Transmissão de dados Processo de encapsulamento

Leia mais

Redes de Computadores. Protocolos TCP/IP

Redes de Computadores. Protocolos TCP/IP Redes de Computadores Protocolos TCP/IP Sumário 2! Endereços IP (lógicos) Sub-redes! Endereços Ethernet (físicos)! Conversão de endereços IP/Ethernet! Pacotes IP! Números de portos! Segmentos UDP! Segmentos

Leia mais

Fundamentos de Rede. Aula 2 - Modelo OSI

Fundamentos de Rede. Aula 2 - Modelo OSI Fundamentos de Rede Aula 2 - Modelo OSI Protocolo e Arquitetura de Protocolos Problema Permitir a comunicação entre entidades de diferentes sistemas Solução Criar convenções de quando e como se comunicar

Leia mais

Laboratório de Informática Avançada Automatização de Horários Manual do Professor

Laboratório de Informática Avançada Automatização de Horários Manual do Professor Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura Informática e Computação Laboratório de Informática Avançada Automatização de Horários Manual do Professor João Braga http://www.fe.up.pt/~ei97027/lia.html

Leia mais

Sinalização. Sistemas Telefônicos - Prof.: Charles Casimiro. Charles Iury Oliveira Martins - Vinícius Colares do Vale. 3 de outubro de 2007

Sinalização. Sistemas Telefônicos - Prof.: Charles Casimiro. Charles Iury Oliveira Martins - Vinícius Colares do Vale. 3 de outubro de 2007 Sistemas Telefônicos - Prof.: Charles Casimiro 3 de outubro de 2007 Sumário 1 Introdução 2 CAS 3 CCS Sumário 1 Introdução 2 CAS 3 CCS Introdução Para uma rede de Telecomunicações operar de forma a responder

Leia mais

Introdução. Comunicação de Dados e Redes de Computadores FEUP/DEEC RCOM 2006/07 MPR/JAR

Introdução. Comunicação de Dados e Redes de Computadores FEUP/DEEC RCOM 2006/07 MPR/JAR I 1 Introdução Comunicação de Dados e Redes de Computadores FEUP/DEEC RCOM 2006/07 MPR/JAR Conceitos» A comunicação (troca de informação) entre computadores ligados através de uma rede requer um conjunto

Leia mais

Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de o Exame A

Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de o Exame A Número: Nome: Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de 2006 1 o Exame A Duração: 2,5 horas A prova é sem consulta A prova deve ser resolvido

Leia mais

Administração de Sistemas (ASIST)

Administração de Sistemas (ASIST) Administração de Sistemas (ASIST) Redes privadas virtuais Novembro de 2014 1 Rede privada virtual ( VPN Virtual Private Network ) Uma VPN é um túnel seguro (autenticação, confidencialidade e integridade)

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Exame Prova Prática 3º MIEIC 16.06.2009 Nome: 1. Considere que um protocolo de ligação de dados é suportado num canal com capacidade igual a 128 kbit/s (em cada sentido) e que o tempo

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Transporte Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais UFMG/DCC Redes de Computadores

Leia mais

Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 30 de Novembro de o Teste A

Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 30 de Novembro de o Teste A Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 30 de Novembro de 2005 2 o Teste A Número: Nome: Duração: 1 hora O teste é sem consulta O teste deve ser resolvido

Leia mais

UC Laboratório de redes I. Aula 13 Análise de protocolos

UC Laboratório de redes I. Aula 13 Análise de protocolos SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Docente: Nataniel Vieira 1 semestre Tecnólogo em redes de computadores UC Laboratório de redes I Aula 13 Análise de protocolos

Leia mais

Laboratório - Uso do Wireshark para examinar uma captura UDP DNS

Laboratório - Uso do Wireshark para examinar uma captura UDP DNS Laboratório - Uso do Wireshark para examinar uma captura UDP DNS Topologia Objetivos Parte 1: Registrar as informações de configuração IP de um PC Parte 2: Usar o Wireshark para capturar consultas e respostas

Leia mais

Redes de Computadores LTI

Redes de Computadores LTI Redes de Computadores LTI Nível de Transporte na Internet Protocolo TCP Professores: António Casimiro, José Rufino, Pedro Ferreira [docentes rcp@listas.di.ciencias.ulisboa.pt] 2014/2015 Nível: Transporte

Leia mais

Licença de uso do material

Licença de uso do material Curso BCOP OSPF Licença de uso do material Esta apresentação está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição Não a Obras Derivadas (by-nd) http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/legalcode

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

TASM DEFINIÇÃO DE UMA NOVA TABELA DE CONVERSÃO

TASM DEFINIÇÃO DE UMA NOVA TABELA DE CONVERSÃO TASM O TASM (Telemark Assembler) é um assemblador baseado em tabelas de conversão que corre em MS-DOS ou Linux. Código Assembly escrito de acordo com uma determinada sintaxe pode ser compilado usando o

Leia mais

Licenciatura em Eng.ª Informática Redes de Computadores - 2º Ano - 2º Semestre. Trabalho Nº 1 - Ethereal

Licenciatura em Eng.ª Informática Redes de Computadores - 2º Ano - 2º Semestre. Trabalho Nº 1 - Ethereal 1. Objectivos do Trabalho Trabalho Nº 1 - Ethereal Tomar conhecimento com um analisador de pacotes o Ethereal Realizar capturas de pacotes e analisá-los o TCP / UDP o IP o Ethernet o HTTP / DNS 2. Ambiente

Leia mais

Capítulo 5 Sumário. Formato das Mensagens ICMP. Tipos de Mensagens ICMP

Capítulo 5 Sumário. Formato das Mensagens ICMP. Tipos de Mensagens ICMP 1 Capítulo 5 Sumário Formato das Mensagens ICMP Tipos de Mensagens ICMP Solicitação de Eco / Resposta de Eco Destino Inatingível Tempo Esgotado (time-out) Source Quench Redirecionamento 2 Aplicação Telnet

Leia mais

Configurar capturas de pacote de informação em AireOS WLC

Configurar capturas de pacote de informação em AireOS WLC Configurar capturas de pacote de informação em AireOS WLC Índice Introdução Requisitos Componentes Utilizados Limitações Configurar Permita o pacote que entra o WLC Verificar Converta saídas de registro

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Exame Prova Prática 3º MIEIC 15.07.2009 Nome: 1. Considere que um protocolo de ligação de dados é suportado num canal com capacidade igual a 500 kbit/s (em cada sentido) e que o tempo

Leia mais

Trabalho de laboratório sobre DHCP

Trabalho de laboratório sobre DHCP Trabalho de laboratório sobre DHCP Redes de Computadores I - 2005/2006 LEIC - Tagus Park Semana de 21 a 25 de Novembro 1 Introdução O objectivo desta aula é a familiarização com conceitos básicos do protocolo

Leia mais

Laboratório 1 Topologias de Rede / Utilizando o Packet Tracer

Laboratório 1 Topologias de Rede / Utilizando o Packet Tracer Rede de Computadores Laboratório 1 Topologias de Rede / Utilizando o Packet Tracer Objetivo Demonstrar o funcionamento da ferramenta Packet Tracer para simulações de rede e utilizá-la para descrever o

Leia mais

O Manual do Desktop Sharing. Brad Hards Tradução: Pedro Morais

O Manual do Desktop Sharing. Brad Hards Tradução: Pedro Morais Brad Hards Tradução: Pedro Morais 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 O protocolo do Remote Frame Buffer 6 3 Utilizar o Desktop Sharing 7 3.1 Janela Principal do Desktop Sharing........................... 7 3.1.1

Leia mais

Redes de Computadores. Trabalho de Laboratório Nº2

Redes de Computadores. Trabalho de Laboratório Nº2 Redes de Computadores Curso de Eng. Informática Curso de Eng. de Electrónica e Computadores Trabalho de Laboratório Nº2 Configuração de TCP/IP numa rede computadores Utilização do Ping e Tracert 1 Objectivo

Leia mais

Licenciatura em Eng.ª Informática Complementos de Redes - 3º Ano - 2º Semestre. Trabalho Nº 4 - VoIP

Licenciatura em Eng.ª Informática Complementos de Redes - 3º Ano - 2º Semestre. Trabalho Nº 4 - VoIP Trabalho Nº 4 - VoIP 1. Introdução A utilização de tecnologia VoIP como alternativa às redes telefónicas tradicionais está a ganhar cada vez mais a aceitação junto dos utilizadores, e está sobretudo em

Leia mais

Segurança Informática e nas Organizações. Guiões das Aulas Práticas

Segurança Informática e nas Organizações. Guiões das Aulas Práticas Segurança Informática e nas Organizações Guiões das Aulas Práticas André Zúquete 1 e Hélder Gomes 2 1 Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática 2 Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Leia mais

Introdução às camadas de transporte e de rede

Introdução às camadas de transporte e de rede capítulo 1 Introdução às camadas de transporte e de rede É por meio da camada de rede que os computadores identificam qual caminho será utilizado para transmissão de dados entre a origem e o destino de

Leia mais

Endereçamento. Novas funcionalidades e redes IPv6

Endereçamento. Novas funcionalidades e redes IPv6 Endereçamento Novas funcionalidades e redes IPv6 Endereços IPv4 Endereço de 32 bits Permite aproximadamente 4 bilhões de endereços diferentes Devido a alocações inadequadas e principalmente à explosão

Leia mais

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI.

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI. PROTOCOLOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS PROTOCOLO TCP/IP Trata-se da sigla da palavra inglesa Transmission Control Protocol / Internet Protocol ou, simplesmente Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo

Leia mais

Direto ou Indireto Monolítico ou Estruturado Simétrico ou Assimétrico Padronizado ou Não-Padronizado

Direto ou Indireto Monolítico ou Estruturado Simétrico ou Assimétrico Padronizado ou Não-Padronizado PROTOCOLOS Características dos Protocolos Funcionalidade dos Protocolos Protocolos OSI Protocolos TCP/IP Características dos Protocolos As principais caraterísticas de um protocolo são: Direto ou Indireto

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 4 - INTERFACES E SERVIÇOS Definições: Serviços: Cada camada fornece serviços para camada superior. O modelo especifica o que cada camada faz, não como o serviço é implementado ou acessado. Interfaces:

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. Msc André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. Msc André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. Msc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Open Systems Interconnection Modelo OSI No início da utilização das redes de computadores, as tecnologias utilizadas para

Leia mais

Modelo OSI. Fábio Santos, Redes de Comunicação 10º ano

Modelo OSI. Fábio Santos, Redes de Comunicação 10º ano Modelo OSI Fábio Santos, Redes de Comunicação 10º ano Sumário da apresentação Introdução Analogia Modelo OSI: camadas Modelo OSI: funções Processo de comunicação Transmissão de dados Processo de encapsulamento

Leia mais

Rede Digital com Integração de Serviços RDIS

Rede Digital com Integração de Serviços RDIS Universidade do Minho Escola de Engenharia Departamento de Electrónica Industrial Rede Digital com Integração de Serviços RDIS Protocolo de Nível 2 da Interface Utilizador-Rede LAPD Link Access Protocol

Leia mais

PROJECTO DE UM SISTEMA DE FECHADURA ELECTRÓNICA

PROJECTO DE UM SISTEMA DE FECHADURA ELECTRÓNICA TRABALHO DE LABORATÓRIO V PROJECTO DE UM SISTEMA DE FECHADURA ELECTRÓNICA 1. INTRODUÇÃO Pretende-se com este trabalho que os alunos projectem um sistema de fechadura electrónica. Este trabalho é considerado

Leia mais

Arquitectura de Redes

Arquitectura de Redes Arquitectura de Redes Revisões de alguns conceitos dados em RSD Camadas Protocolares Aplicação Cabeç Dados Transporte Cabeç Dados Internet Cabeç Dados Revisões Ligação Física Cabeç Dados Dados TCP/IP PDU

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Comunicação de Dados II Aula 10 Camada de Enlace de Dados Prof: Jéferson Mendonça de Limas Introdução Função das Camadas Anteriores: Aplicação: fornece a interface com o usuário;

Leia mais

Gerência de Redes. Versões SNMP

Gerência de Redes. Versões SNMP Gerência de Redes Versões SNMP Versões SNMP SNMPv1 (RFC 1155, 1157, 1213) - 1990 Padrão completo, que define não só o Protocolo, mas também toda a estrutura de informações de gerenciamento. É padrão utilizados

Leia mais

Resumo P2. Internet e Arquitetura TCP/IP

Resumo P2. Internet e Arquitetura TCP/IP Resumo P2 Internet e Arquitetura TCP/IP Internet: Rede pública de comunicação de dados Controle descentralizado; Utiliza conjunto de protocolos TCP/IP como base para estrutura de comunicação e seus serviços

Leia mais

Duração do Teste: 2h.

Duração do Teste: 2h. Telecomunicações e Redes de Computadores Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial Prof. João Pires º Teste, 007/008 8 de Junho de 008 Nome: Número: Duração do Teste: h. A prova é composta por três partes:

Leia mais

Serviços de Comunicações Capítulo 3

Serviços de Comunicações Capítulo 3 Capítulo 3 A Camada de Transporte da Arquitectura TCP/IP 3.1 Portos e Sockets 3.2 O Protocolo UDP 3.3 O Protocolo TCP 1 3.1. Portos e Sockets A Camada de Transporte fornece transferência de dados fim-a-fim

Leia mais

Administração de Redes

Administração de Redes Administração de Redes Rui Prior 2012 Introdução às VLAN Este documento pretende dar uma breve introdução às Virtual LAN (VLAN), um conceito fundamental nas redes locais da actualidade. Conceito Por razões

Leia mais

Por que o modo escasso de PIM não trabalha com uma rota estática em um endereço HSRP?

Por que o modo escasso de PIM não trabalha com uma rota estática em um endereço HSRP? Por que o modo escasso de PIM não trabalha com uma rota estática em um ereço HSRP? Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Diagrama de Rede Configurações Informações

Leia mais

Especificação do Projecto

Especificação do Projecto MERC 2009/10 RCM/TRC/SIRS Especificação do Projecto Grupo nº: 2 Turno (e campus): - Nome Número Carlos Rodrigues 66722 Hugues Silva 66781 Paulo Damásio 33005 1 Nome do Projecto Descoberta de serviços em

Leia mais

Configurar receptores da notificação de SNMP em um interruptor com o CLI

Configurar receptores da notificação de SNMP em um interruptor com o CLI Configurar receptores da notificação de SNMP em um interruptor com o CLI Objetivo O Simple Network Management Protocol (SNMP) é um protocolo de gerenciamento de rede para redes IP que ajude a gravar, armazenar,

Leia mais

Sistemas Operacionais - Básico e Avançado - Prof. Celso Maciel da Costa Mestrado em Informática - PUCRS

Sistemas Operacionais - Básico e Avançado - Prof. Celso Maciel da Costa Mestrado em Informática - PUCRS Sistemas Operacionais - Básico e Avançado - Prof. Celso Maciel da Costa Mestrado em Informática - PUCRS Processo Usuário Processo Usuário SO IPC em um mesmo sistema 2 Processo Usuário Processo usuário

Leia mais

Laboratório. Assunto: mapeamento de endereços IP em endereços físicos (ARP).

Laboratório. Assunto: mapeamento de endereços IP em endereços físicos (ARP). Laboratório Assunto: mapeamento de endereços IP em endereços físicos (ARP). Objetivo: observar o mecanismo de associação dinâmica de endereços oferecido pelo ARP. Ferramentas a serem utilizadas: ifconfig

Leia mais

Manual do Gestor da Turma

Manual do Gestor da Turma Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura Informática e Computação Laboratório de Informática Avançada Automatização de Horários Manual do Gestor da Turma João Braga http://www.fe.up.pt/~ei97027/lia.html

Leia mais

Protocolos da escavação de um túnel Assíncrono no exemplo de configuração BSTUN

Protocolos da escavação de um túnel Assíncrono no exemplo de configuração BSTUN Protocolos da escavação de um túnel Assíncrono no exemplo de configuração BSTUN Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Configurar Diagrama de

Leia mais

1. Introdução ao syslog

1. Introdução ao syslog 1. Introdução ao syslog Quando certos eventos ocorrem em uma rede, os dispositivos de rede têm mecanismos confiáveis para notificar o administrador com mensagens de sistema detalhadas. Essas mensagens

Leia mais

LEIC/LERC 2011/12-1º Exame de Sistemas Operativos 16/Janeiro/2012

LEIC/LERC 2011/12-1º Exame de Sistemas Operativos 16/Janeiro/2012 Número: Nome: LEIC/LERC 2011/12-1º Exame de Sistemas Operativos 16/Janeiro/2012 Identifique todas as folhas. Responda no enunciado, apenas no espaço fornecido. Justifique todas as respostas. Duração: 2h30m

Leia mais

Configurar o acesso do telnet/ssh ao dispositivo com VRF

Configurar o acesso do telnet/ssh ao dispositivo com VRF Configurar o acesso do telnet/ssh ao dispositivo com VRF Índice Introdução Informações de Apoio Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configurar Diagrama de Rede Configuração Verificar Troubleshooting

Leia mais

Redes de Computadores (LTIC) 2014/15. Parte 1 (8 valores) Exame Final (1ª Época) 24 de junho de Nome:

Redes de Computadores (LTIC) 2014/15. Parte 1 (8 valores) Exame Final (1ª Época) 24 de junho de Nome: Redes de Computadores (LTIC) 2014/15 Exame Final (1ª Época) 24 de junho de 2015 ATENÇÃO: A duração da prova é de 2,5 horas (150 minutos). Só poderá haver desistências após 60 minutos. Todas as respostas

Leia mais

Comunicação de Dados II

Comunicação de Dados II Comunicação de Dados II Tecnologia em Redes de Computadores IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes Prof. Kleber Rezende kleber.rezende@ifsuldeminas.edu.br Interligação em Redes Acomoda distintas tecnologias

Leia mais

Formação para Sistemas Autônomos OSPF. Formação para Sistemas Autônomos

Formação para Sistemas Autônomos OSPF. Formação para Sistemas Autônomos OSPF Licença de uso do material Esta apresentação está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição Não a Obras Derivadas (by-nd) http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/legalcode Você

Leia mais

1.2 Organização de directórios e ficheiros A linha de comandos

1.2 Organização de directórios e ficheiros A linha de comandos 1.2 Organização de directórios e ficheiros 1.2.1 A linha de comandos A linha de comandos Quando fazemos login no sistema, utilizando um username e uma password, o computador fica à espera das nossas ordens

Leia mais

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques Redes de comunicação Mod 2 Redes de computadores 1 Professor: Rafael Henriques Apresentação 2 Professor: Rafael Henriques Introdução às redes de computadores; Tipos de rede; Diagramas de encaminhamento;

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Nível de Transporte Responsável pela comunicação fim-a-fim entre dois ou mais computadores As redes são normalmente complexas

Leia mais

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Modelo Arquitetural Prof. Sales Filho Agenda Motivação Objetivos Histórico Família de protocolos TCP/IP Modelo de Interconexão Arquitetura

Leia mais

TELEFONIA IP. Fernando Rodrigues Santos

TELEFONIA IP. Fernando Rodrigues Santos TELEFONIA IP Fernando Rodrigues Santos fernando.rodrigues@ifsc.edu.br 2016-1 O ITU-T definiu a (ITU H.323) com o objetivo principal de padronizar a transmissão de dados em sistemas de conferência audiovisual

Leia mais

Protocolos da camada de redes. Professor Leonardo Larback

Protocolos da camada de redes. Professor Leonardo Larback Protocolos da camada de redes Professor Leonardo Larback Protocolos da camada de redes Na camada de redes (modelo OSI) operam os protocolos IP, ARP, RARP, ICMP etc. Em conjunto a esses protocolos, abordaremos

Leia mais