Sinalização. Sistemas Telefônicos - Prof.: Charles Casimiro. Charles Iury Oliveira Martins - Vinícius Colares do Vale. 3 de outubro de 2007

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sinalização. Sistemas Telefônicos - Prof.: Charles Casimiro. Charles Iury Oliveira Martins - Vinícius Colares do Vale. 3 de outubro de 2007"

Transcrição

1 Sistemas Telefônicos - Prof.: Charles Casimiro 3 de outubro de 2007

2 Sumário 1 Introdução 2 CAS 3 CCS

3 Sumário 1 Introdução 2 CAS 3 CCS

4 Introdução Para uma rede de Telecomunicações operar de forma a responder aos objetivos desejados, suas várias funções devem estar ligadas para que possam interagir. Necessitam, para isso, de transferência e troca de informações de controle, ou seja, sinalização. Tipos de : do Assinante; Acústica Intercentrais; por Canal Associado - CAS; por Canal Comum - CCS.

5 Figura: Centrais públicas de Rede Brasileira de Telefonia.

6 Sumário 1 Introdução 2 CAS 3 CCS

7 por Canal Associado de Linha; entre Registradores; ao longo de Rotas Interurbanas;

8 de Linha Esta é a sinalização de estado da linha telefônica, correspondente à sinalização E/M [Ear/Mouth], também designada pela sigla R2. Pode ocorrer na forma E/M Contínua [R2 analógico], E/M Pulsada ou R2 Digital.

9

10 de Linha bit a f indica as condições de operação do equipamento de comutação de saída. bit b f fornece ao equipamento de comutação de entrada indicação de falhas ocorridas no equipamento de comutação de saída. bit a b reflete as condições do enlace do assinante chamado (enlace aberto ou fechado). bit b b reflete as condições de ocupação do equipamento de comutação de entrada.

11 entre Registradores O equipamento da central para esse sistema é constituído por transmissores e receptores de código, genericamente designados por registradores; Esta sinalização transporta as informações de comutação da chamada telefônica [números telefônicos envolvidos, categoria, etc.]; Ocorre na forma analógica, por duplas de tons de áudio [como o DTMF de discagem por tons] com freqüências e durações especiais; Este tipo de sinalização é conhecido pela sigla MFC [Multi Freqüência Compelida].

12 entre Registradores - MFC Sistema compelido, isto é, cada sinal transmitido em um sentido depende de uma resposta no sentido oposto, sem o que não será interrompido, até o limite de tempo permitido pela temporização dos equipamentos de comutação; Utilizam-se 12 freqüências em dois grupos de seis, denominados: grupo de freqüências altas - são transmitidas para frente, no sentido de estabelecimento da cadeia de comutação grupo de freqüências baixas - são transmitidas para trás, como respostas às primeiras.

13

14 ao longo de Rotas Interurbanas Atravessa várias centrais de trânsito entre a origem e o destino da ligação; A forma de sinalização ao longo da rota pode ser de dois tipos: extremo a extremo; enlace por enlace.

15 ao longo de Rotas Interurbanas - Extremo O registrador de origem troca informações sucessivas com todos os registradores das estações de trânsito e também diretamente, com o registrador de entrada do outro extremo; As informações trocadas entre os registradores das diversas estações de trânsito são apenas as necessárias para a comutação nesse estágio.

16 ao longo de Rotas Interurbanas - Enlace O registrador de saída transfere toda a informação ao registrador de entrada da estação seguinte. Esta retransmite a informação não utilizada para a estação subseqüente e assim por diante. Este método possui as seguinte vantagens: registradores simplificados nas estações de trânsito menor número de registradores nas estações de trânsito.

17 Sumário 1 Introdução 2 CAS 3 CCS

18 por Canal Comum - CCS A rede de sinalização transfere a informação de sinalização entre centrais, que são encaradas como assinantes da rede. Características da CCS: Alta capacidade; Alta velocidade; Confiabilidade; Flexibilidade; Excelente relação custo-benefício. Sistemas de CCS: SS6 (Signaling System Numer 6): 1968, Tráfego Internacional; SS7: 1980, Redes digitais nas quais 64kbits/s da taxa de transferência podem ser usadas para os canais de sinalização.

19 Rede de É um conceito utilizado na sinalização por canal comum; Figura: Rede própria para sinalização entre centrais.

20 Relações de Figura: SSP - Ponto de serviço de comutação; STP - Ponto de Transgerência de Sinal; SCP - Ponto de Controle de Serviço STP: Integrado: encaminha, transmite e recebe mensagens; Stand-alone: encaminha mensagens. (Capacidade 4 a 5 vezes maior)

21 Figura: Hierarquia na rede de sinalização Distribuição de tráfego Sistema programado para distribuir a carga entre os enlaces da melhor maneira possível; Capacidade de transmissão elevada permite que o tráfego seja concentrado em poucois enlaces; Por razões de confiabilidade existe redundância na interligação dos STP s.

22 Hierarquia na rede de sinalização Modelos básicos: malha e estrela; Na prática, a combinação das duas é utilizada; Rede divida em áreas de sinalização: Três níveis de STP: STP nacional; STP regional; Pontos SSP.

23 Definição da Rede SS7 Rede de comutação não orientada a conexão (datagramas são individuais e não dependem de outros pacotes). Transporta pacotes com mensagem de sinalização - MSU (Message Signaling Units); Protocolos de comunicação entre processadores: UP (User Parts) e AP (Application Parts).

24 UPs e APs Tratam infiormações de usuário e informações para serviços suplementares; Se comunicam com UPs e APs do mesmo tipo e do mesmo nível. Impõem pesados requisitos sobre a rede SS7: Mensagens transmitidas de maneira segura (nenhuma mensagem perdida ou duplicada); Mensagens contendo erro devem ser corrigidas antes de serem entregues aos destinatários; Mensagens devem ser entregues na ordem correta.

25 Serviços de usuário da rede SS7 User part / Application part Telephony user part - TUP ISDN user part Mobile application part - MPART Transaction capabilities part - TCAP Aplicação Sinal. na PSTN na N-ISDN e na PSTN Sinal. e com. na PLMN Suporte para com. e sinal. na PLMN

26 Funções de camada da pilha SS7

27 Tipos de mensagem Message Signal Units - MSU: mensagens "úteis"; Fill-In Signal Units - FISUs: mantém o sincronismo na rede; Link Status Signal Units - LSSU: troca de mensagens entre SPs.

28 Tipos de MSU MSUs com informação de sinalização útil; SNM (Signaling Network Management) com informação para o gerenciamento de rede; SNT (Signaling Network Testing) com informação para teste e manutenção da rede.

29 SCCP (Signaling Connection Control Part) Controle orientado à conexão: utilizado quando muitas mensagens, ou mensagens longas, devem ser enviadas ao mesmo endereço; Controle não orientado à conexão: atualização de localização de assinantes móveis e geração de mensagens de alarme; Roteamento e gerenciamento: Supervisão constante de todos os assinantes em uma rede móvel e armazenamento da informação registrada em um ponto central (HLR - Home Location Register), idealizada em escala mundial. Ex.: Portabilidade numérica dos assinantes; Determinar o DPC (Destination Point Code) atavés de um Título Global (GT) como informação de entrada que pode ser, por exemplo, um número discado.

30 Estabelecimento de conexão SS7 usando SCCP

31 Estrutura de mensagem MSU/SCCP

32 Fim da apresentação

Telefonia Fixa e VOIP Sinalização e SS7

Telefonia Fixa e VOIP Sinalização e SS7 Telefonia Fixa e VOIP Sinalização e SS7 Prof. Marco Cazarotto Telefonia Fixa e VOIP Planos Estruturais de Telefonia Plano de Sinalização: Sinalização de Registrador; Sinalização de Linha; Sinalização de

Leia mais

REDES DE TELECOMUNICAÇÕES

REDES DE TELECOMUNICAÇÕES REDES DE TELECOMUNICAÇÕES Engª de Sistemas e Informática UALG/FCT/ADEEC 2003/2004 Redes de Telecomunicações 1 Sumário Sumário Princípios gerais de assinante analógico Sistema de sinalização nº7 Redes de

Leia mais

Sinalização em Redes de Comunicação

Sinalização em Redes de Comunicação Universidade do Minho Escola de Engenharia Departamento de Electrónica Industrial Sinalização em Redes de Comunicação Mestrado Integrado em Engenharia de Comunicações José Manuel Cabral cabral@dei.uminho.pt

Leia mais

SS7 Signalling System n.º 7

SS7 Signalling System n.º 7 Universidade do Minho Escola de Engenharia Departamento de Electrónica Industrial SS7 Signalling System n.º 7 Mestrado Integrado em Engenharia de Comunicações José Manuel Cabral cabral@dei.uminho.pt 2008

Leia mais

MARCOS TAVARES DA ROSA O PADRÃO SS7 E O SIGTRAN NAS REDES DE TELECOMUNICAÇÕES

MARCOS TAVARES DA ROSA O PADRÃO SS7 E O SIGTRAN NAS REDES DE TELECOMUNICAÇÕES MARCOS TAVARES DA ROSA O PADRÃO SS7 E O SIGTRAN NAS REDES DE TELECOMUNICAÇÕES CANOAS, 2011 2 MARCOS TAVARES DA ROSA O PADRÃO SS7 E O SIGTRAN NAS REDES DE TELECOMUNICAÇÕES Trabalho de Conclusão apresentado

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com 2/16 Nível de Rede Comunicação entre dispositivos de uma mesma rede ocorrem de forma direta. Quando a origem e o destino estão

Leia mais

TELEFONIA IP. Fernando Rodrigues Santos

TELEFONIA IP. Fernando Rodrigues Santos TELEFONIA IP Fernando Rodrigues Santos fernando.rodrigues@ifsc.edu.br 2016-1 Tópicos Rede Telefônica.. O crescimento da demanda por serviços de telefonia tornou inviável um sistema que funcionasse apenas

Leia mais

Este tutorial apresenta as características e os conceito básico da arquitetura funcional do Sistema de Sinalização nº 7.

Este tutorial apresenta as características e os conceito básico da arquitetura funcional do Sistema de Sinalização nº 7. Arquitetura Funcional do Sistema de Sinalização Nº 7 Este tutorial apresenta as características e os conceito básico da arquitetura funcional do Sistema de Sinalização nº 7. Loreno Menezes da Silveira

Leia mais

Telefonia Fixa e VOIP NGN. Prof. Marco Cazarotto

Telefonia Fixa e VOIP NGN. Prof. Marco Cazarotto Telefonia Fixa e VOIP NGN Prof. Marco Cazarotto NGN Next Generation Network Uma rede de dados convergente, onde as operadoras utilizam sua rede (backbones, acesso DSL, etc.), para não somente prover transporte

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. MSc André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. MSc André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. MSc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Nível de Rede Comunicação entre dispositivos de uma mesma rede ocorrem de forma direta. Quando a origem e o destino estão

Leia mais

Computadores Digitais II

Computadores Digitais II Computadores Digitais II Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Departamento de Eletrônica e Telecomunicações Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de Computadores

Leia mais

SISTEMAS TELEFÔNICOS A Central de Comutação IGOR GUERREIRO, # ENGENHARIA DE TELEINFORMÁTICA PROF. CHARLES CASIMIRO

SISTEMAS TELEFÔNICOS A Central de Comutação IGOR GUERREIRO, # ENGENHARIA DE TELEINFORMÁTICA PROF. CHARLES CASIMIRO SISTEMAS TELEFÔNICOS A Central de Comutação IGOR GUERREIRO, #261237 ENGENHARIA DE TELEINFORMÁTICA PROF. CHARLES CASIMIRO CENTRAL DE COMUTAÇÃO Rede em estrela em lugar da rede em malha; #vias de conexão

Leia mais

Universidade do Minho. Sinalização. Mestrado Integrado em Engenharia de Comunicações José Manuel Cabral 2008

Universidade do Minho. Sinalização. Mestrado Integrado em Engenharia de Comunicações José Manuel Cabral 2008 Universidade do Minho Escola de Engenharia Departamento de Electrónica Industrial Sinalização Mestrado Integrado em Engenharia de Comunicações José Manuel Cabral cabral@dei.uminho.pt 2008 1 Conceitos Básicos

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

SSC0641 Redes de Computadores

SSC0641 Redes de Computadores SSC0641 Redes de Computadores Capítulo 4 Camada de Rede 4.1 a 4.3 Prof. J ó Ueyama Abril/2011 SSC0641-2011 1 Objetivos do Capítulo 4 Camada de Rede Entender os princípios dos serviços da camada de rede:

Leia mais

Fundamentos de Telecomunicações

Fundamentos de Telecomunicações Fundamentos de Telecomunicações LEEC_FT 1: Introdução Professor Victor Barroso vab@isr.ist.utl.pt 1 Introduzindo O tópico A tecnologia O conteúdo... LEEC_FT - Lição 1 Fundamentos de Telecomunicações Slide

Leia mais

O que é celular? Hoje em dia... ção o 1/2. Evoluçã GSM GSM Group Special Mobile foi criado.

O que é celular? Hoje em dia... ção o 1/2. Evoluçã GSM GSM Group Special Mobile foi criado. Seminários em Redes e Sistemas Distribuídos Roteiro The Global System for Mobile Communications Histórico da telefonia celular Introduçã o ao Evoluçã Arquitetura Parte MóvelM Estaçã o Base Subsistema de

Leia mais

Telecomunicações. Prof. André Y. Kusumoto

Telecomunicações. Prof. André Y. Kusumoto Telecomunicações Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Rede de Telefonia Celular As redes de telefonia móvel são sistemas complexos e devem ser minuciosamente planejadas e projetadas. O

Leia mais

Protocolos de Rede. Protocolos em camadas

Protocolos de Rede. Protocolos em camadas Protocolos de Rede Prof. Alexandre Beletti Protocolos em camadas Existem protocolos em diferentes camadas dos modelos de estudo (OSI e TCP/IP) Lembre-se de diferencias tipos de programas de tipos de protocolos

Leia mais

Telecomunicações. Prof. André Yoshimi Kusumoto

Telecomunicações. Prof. André Yoshimi Kusumoto Telecomunicações Prof. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Frame Relay É um protocolo de chaveamento por pacotes para redes de longa distância (WAN), que provê conectividade entre redes

Leia mais

6. SISTEMA DE SINALIZAÇÃO NÚMERO 7

6. SISTEMA DE SINALIZAÇÃO NÚMERO 7 6. SISTEMA DE SINALIZAÇÃO NÚMERO 7 1 6.1 Introdução Como características gerais do Sistema de Sinalização nº 7 (SS Nº 7) podemos referir as seguintes: - É um sistema de sinalização por canal comum (CCS

Leia mais

Prof. Antonio P. Nascimento Filho. Tecnologias de rede. Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI Frame relay. Uni Sant Anna Teleprocessamento e Redes

Prof. Antonio P. Nascimento Filho. Tecnologias de rede. Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI Frame relay. Uni Sant Anna Teleprocessamento e Redes Tecnologias de rede Ethernet e IEEE 802.3 Token ring ATM FDDI Frame relay Ethernet A Ethernet é uma tecnologia de broadcast de meios compartilhados. Entretanto, nem todos os dispositivos da rede processam

Leia mais

Redes sem fio e redes móveis. Redes Móveis. Prof. Jó Ueyama SSC0748

Redes sem fio e redes móveis. Redes Móveis. Prof. Jó Ueyama SSC0748 Redes sem fio e redes móveis Redes Móveis Prof. Jó Ueyama 1 Redes sem fio e redes móveis 6.1 Introdução Sem fio 6.2 Enlaces sem fio, características CDMA 6.3 IEEE 802.11 LANs sem fio ( wi-fi ) 6.4 Acesso

Leia mais

Redes de Computadores. Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani

Redes de Computadores. Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani Redes de Computadores Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani Internet: aplicações diversas tostadeira Porta-retratos TV a cabo Refrigerador telefones Visão geral da Internet: PC servidor

Leia mais

Rede de Transporte das Operadoras Regionais e de Longa Distância Inclui backbones, entroncamentos secundários e acesso tanto para troncos de longa

Rede de Transporte das Operadoras Regionais e de Longa Distância Inclui backbones, entroncamentos secundários e acesso tanto para troncos de longa 1 Rede de Transporte das Operadoras Regionais e de Longa Distância Inclui backbones, entroncamentos secundários e acesso tanto para troncos de longa distância como para redes metropolitanas. Rede de Transporte

Leia mais

Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo

Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo 1) Desenhe duas redes com 7 e 8 computadores e defina a configuração IP de cada máquina com classe B e C, respectivamente. REDE A (7

Leia mais

Fundamentos de Rede. Aula 2 - Modelo OSI

Fundamentos de Rede. Aula 2 - Modelo OSI Fundamentos de Rede Aula 2 - Modelo OSI Protocolo e Arquitetura de Protocolos Problema Permitir a comunicação entre entidades de diferentes sistemas Solução Criar convenções de quando e como se comunicar

Leia mais

Comutação de Circuitos, Pacotes e Células

Comutação de Circuitos, Pacotes e Células Comutação de Circuitos, Pacotes e Células A função da comutação em uma rede de comunicação se refere à alocação dos recursos da rede para possibilitar a transmissão de dados pelos diversos dispositivos

Leia mais

Visão Geral de Telecomunicacões

Visão Geral de Telecomunicacões Voz Dados Vídeo Visão Geral de Telecomunicacões Telefone Acesso TV nformação Redes Telefonia Paging R Serviços SDN Geraldo Robson. Mateus Fax Computador nternet TV a Cabo Departamento de Ciência da Computação

Leia mais

Técnicas de comutação

Técnicas de comutação Técnicas de comutação Abordagens para a montagem de um núcleo de rede [Kurose] Comutação Alocação de recursos da rede (meio de transmissão, nós intermediários etc.) para transmissão [Soares] Técnicas de

Leia mais

Princípios: Telecomunicações II. GSM Arquitectura do Sistema - 1

Princípios: Telecomunicações II. GSM Arquitectura do Sistema - 1 Arquitectura do Sistema - 1 Princípios: o minimização da complexidade das BTS; o alterações topológicas facilmente implementas; o gestão e manutenção centralizada da rede; o possibilidade de interligação

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Tecnologias de Interligação de Redes

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Tecnologias de Interligação de Redes Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Tecnologias de Interligação de Redes Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Comutação de Circuitos,

Leia mais

Telecomunicações Evolução da Telefonia

Telecomunicações Evolução da Telefonia Telecomunicações Evolução da Telefonia Após o patenteamento da invenção do telefone, havia uma grande demanda por essa nova invenção. Inicialmente, o mercado era voltado para venda de telefones, que era

Leia mais

IFSC - São José. TELEFONIA 1 Fábio Alexandre de Souza Professor

IFSC - São José. TELEFONIA 1 Fábio Alexandre de Souza Professor IFSC - São José TELEFONIA 1 Fábio Alexandre de Souza Professor Planos Telefônicos Planos de Numeração Encaminhamento Transmissão Tarifação Sinalização Plano de Numeração Anexo à Resolução 85 de 30/12/1998

Leia mais

Funções da. Os principais serviços oferecidos pela camada de transporte são: Controle de conexão, Fragmentação, Endereçamento e Confiabilidade.

Funções da. Os principais serviços oferecidos pela camada de transporte são: Controle de conexão, Fragmentação, Endereçamento e Confiabilidade. Funções da Os serviços oferecidos pelo protocolo IP não oferecem confiabilidade. Problemas comuns como congestionamento, perda ou ordenação de pacotes não são tratados. Entretanto as aplicações (HTTP,

Leia mais

Redes TCP/IP. Prof. M.Sc. Alexandre Fraga de Araújo. INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Campus Cachoeiro de Itapemirim

Redes TCP/IP. Prof. M.Sc. Alexandre Fraga de Araújo. INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Campus Cachoeiro de Itapemirim Redes TCP/IP alexandref@ifes.edu.br Camada de Transporte 2 Camada de Transporte Função: Fornecer comunicação lógica entre processos de aplicação em diferentes hospedeiros. Os protocolos de transporte são

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Aplicação Slide 1 Protocolo da Camada de Aplicação Tipos de mensagens trocadas; A sintaxe dos vários tipos de mensagens; A semântica dos campos; Regras para determinar quando

Leia mais

- Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Redes de Computadores Lista de Exercício I

- Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Redes de Computadores Lista de Exercício I 1- Um dos componentes de um a Rede de Teleprocessamento que tem a função de compatibilizar o sinal digital de dados ao sinal analógico para uso da Rede Pública de Telefonia é: a) UNIDADE CONTROLADORA DE

Leia mais

Tecnologias de Rede de Acesso e CORE

Tecnologias de Rede de Acesso e CORE Tecnologias de Rede de Acesso e CORE 3º Ano / 1º Semestre 2017 lvilanculos@up.ac.mz Curso de Informática Docente: Luís Vilanculos 1 Sinal Analógico Sinal analógico é uma Onda Eletromagnética cuja a sua

Leia mais

VOIP. Voz sobre Protocolo de Internet Transforma sinais de áudio analógicos em digitais Principal vantagem é chamadas telefônicas grátis

VOIP. Voz sobre Protocolo de Internet Transforma sinais de áudio analógicos em digitais Principal vantagem é chamadas telefônicas grátis Beatriz Vieira VOIP Voz sobre Protocolo de Internet Transforma sinais de áudio analógicos em digitais Principal vantagem é chamadas telefônicas grátis VOIP Surgiu ainda no início da década de 1990 Se tornou

Leia mais

Redes de Computadores Prof. Fred Sauer

Redes de Computadores Prof. Fred Sauer Redes de Computadores Prof. Fred Sauer http://www.fredsauer.com.br fsauer@gmail.com Quem sou eu... Prof. Frederico Sauer (Fred) Mestre e Doutor UFRJ com dissertação e tese em Segurança e Gerenciamento

Leia mais

Protocolo de Enlace de Dados

Protocolo de Enlace de Dados Protocolo de Enlace de Dados Nenhum dos requerimentos anteriores é satisfeito pelas funções da camada FÍSICA Sincronismo de Quadro Uso de variedade de Configurações de Linha Controle de Fluxo Controle

Leia mais

Protocolo ATM. Prof. Marcos Argachoy

Protocolo ATM. Prof. Marcos Argachoy REDES II Protocolo Prof. Marcos Argachoy Perfil desse tema Características Componentes Tipos de Serviço CoS / QoS Modelo de camadas Formato da Célula Redes - Asynchronous Transfer Mode O é uma tecnologia

Leia mais

Topologias e Classificação das RC. Prof. Eduardo

Topologias e Classificação das RC. Prof. Eduardo Topologias e Classificação das RC Prof. Eduardo Introdução As redes de computadores de modo geral estão presentes em nosso dia-a-dia. Estamos tão acostumados a utilizá-las que não nos damos conta da sofisticação

Leia mais

Delimitação de Quadros. Exemplos de Protocolos de Nível de Enlace. Nível de Enlace. Nível de de Enlace. Disciplina: Comunicação de Dados IV

Delimitação de Quadros. Exemplos de Protocolos de Nível de Enlace. Nível de Enlace. Nível de de Enlace. Disciplina: Comunicação de Dados IV Departamento de Engenharia de Telecomunicações - UFF Disciplina: Nível de de Enlace Profa. Débora Christina Muchaluat Saade deborams@telecom.uff.br br Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace

Leia mais

Rede GSM: Conceitos. Este tutorial apresenta uma visão conceitual sobre as redes GSM e o procedimento para o estabelecimentos de chamadas nessa rede.

Rede GSM: Conceitos. Este tutorial apresenta uma visão conceitual sobre as redes GSM e o procedimento para o estabelecimentos de chamadas nessa rede. Rede GSM: Conceitos Este tutorial apresenta uma visão conceitual sobre as redes GSM e o procedimento para o estabelecimentos de chamadas nessa rede. Erick Fabiano Rezende Silva Formação pela Universidade

Leia mais

: TMS M

: TMS M Infraestrutura de Redes de Computadores Turma : TMS 20171.3.01112.1M Camada de Transporte Prof. Thiago Dutra Agenda n Introdução n Protocolos de Transporte Internet n Multiplexação

Leia mais

Definição das 7 Camadas do Modelo OSI e Explicação das Funções

Definição das 7 Camadas do Modelo OSI e Explicação das Funções O modelo OSI (Open Systems Interconnect) tem sete camadas. Este artigo as descreve e explica, começando pela camada "inferior" na hierarquia (a camada física) e avançando até a "superior" (a camada de

Leia mais

Mobilidade IP e Mobilidade em Rede Celular. slide 1

Mobilidade IP e Mobilidade em Rede Celular. slide 1 Mobilidade IP e Mobilidade em Rede Celular slide 1 Mobilidade: técnicas roteamento indireto: comunicação do correspondente ao nó movel passa por agente nativo, depois encaminhada ao remoto roteamento direto:

Leia mais

LABCOM CORE NGN. Labcom Core NGN Descrição Geral

LABCOM CORE NGN. Labcom Core NGN Descrição Geral Labcom Core NGN Descrição Geral LABCOM SISTEMAS Quem somos Fundada em 2002 Empresa 100% nacional, situada em Campinas Constante inovação para criar serviços de comunicação e diminuir as barreiras entre

Leia mais

Sinalização em Redes de Comutação de Circuitos. Sinalização em Comutação de Circuitos

Sinalização em Redes de Comutação de Circuitos. Sinalização em Comutação de Circuitos Sinalização em Redes de Comutação de Circuitos Princípios gerais Sinalização de assinante analógico Sinalização de canal associado entre comutadores Sinalização de canal comum entre comutadores Sinalização

Leia mais

UMG FXS 240. Principais características. Aplicações típicas. Modelos. Visão Geral USER MEDIA GATEWAY FXS E VOIP

UMG FXS 240. Principais características. Aplicações típicas. Modelos. Visão Geral USER MEDIA GATEWAY FXS E VOIP USER MEDIA GATEWAY FXS E VOIP Principais características 24 canais FXS Suporte a chamadas VoIP (SBC)* Cancelamento de eco Failover de rotas Suporte SNMP CDR personalizável Design clean e facilidade de

Leia mais

TECNOLOGIAS DE RASTREAMENTO DE VEÍCULOS. PTR5923 Prof. Flávio Vaz

TECNOLOGIAS DE RASTREAMENTO DE VEÍCULOS. PTR5923 Prof. Flávio Vaz TECNOLOGIAS DE RASTREAMENTO DE VEÍCULOS PTR5923 Prof. Flávio Vaz flaviovaz@usp.br 04/11/2015 PTR5923 - Tecnologias de Rastreamento de Veículos 2 Componentes do Sistema Sistemas Posicionamento Comunicação

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com BENEFÍCIOS MODELO OSI Menor complexidade; Interfaces padronizadas; Interoperabilidade entre

Leia mais

Topologias de redes de computadores

Topologias de redes de computadores Topologias de redes de computadores Objetivos Apresentar as principais topologias de redes e suas classificações. Caracterizar as topologias e sua formação. Conhecer as topologias em sua essência. Apresentar

Leia mais

Redes de Computadores I Internet - Conceitos

Redes de Computadores I Internet - Conceitos Redes de Computadores I Internet - Conceitos Prof. Luís Rodrigo lrodrigo@lncc.br http://lrodrigo.lncc.br 2009/1 v1-2009.03.11 Parte I: Introdução Visão Geral: O que é a Internet O que é um protocolo? Bordas

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores O Roteador Slide 1 Principal Função do Roteador Repasse Quando um pacote chega ao enlace de entrada de um roteador, este deve conduzi-lo até o enlace de saída apropriado. Roteamento

Leia mais

Descrição do controle de eco de Cisco PGW2200

Descrição do controle de eco de Cisco PGW2200 Descrição do controle de eco de Cisco PGW2200 Índice Introdução Antes de Começar Requisitos Componentes Utilizados Convenções Controle de eco PGW2200 Fluxo de chamada Cenário 1 Cenário 2 Cenário 3 Encenação

Leia mais

Comunicação de Dados II

Comunicação de Dados II Comunicação de Dados II Tecnologia em Redes de Computadores IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes Prof. Kleber Rezende kleber.rezende@ifsuldeminas.edu.br Interligação em Redes Acomoda distintas tecnologias

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO Capítulo2 Topologias de redes de computadores 2.1 Considerações iniciais ; 2.2

Leia mais

Introdução a Redes de Computadores. Elementos de Interconexão

Introdução a Redes de Computadores. Elementos de Interconexão Introdução a Redes de Computadores Elementos de Interconexão Objetivo! Conhecer os diferentes equipamentos de rede existentes.! Entender quais camadas do modelo de referência na qual cada um destes equipamentos

Leia mais

Redes de Computadores II. Módulo 1 Introdução e a camada de enlace

Redes de Computadores II. Módulo 1 Introdução e a camada de enlace Redes de Computadores II Módulo 1 Introdução e a camada de enlace 1 Comunicação de Dados e Redes de Computadores O problema fundamental da comunicação é reproduzir em um ponto exatamente ou aproximadamente

Leia mais

Gerenciamento de mobilidade em redes de celulares

Gerenciamento de mobilidade em redes de celulares Gerenciamento de mobilidade em redes de celulares Introdução Em um sentido amplo, um nó móvel é aquele que muda seu ponto de conexão com a rede ao longo do tempo. Nesse contexto, é que o termo mobilidade

Leia mais

Nível de Rede. Modelo de Referência OSI GCAR

Nível de Rede. Modelo de Referência OSI GCAR Nível de Rede Modelo de Referência OSI Camada 1: Física Camada 2: Enlace Camada 3: Rede Camada 4: Transporte Camada 5: Sessão Camada 6: Apresentação Camada 7: Aplicação APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. A arquitetura TCP/IP possui diferentes protocolos organizados em uma estrutura hierárquica. Nessa arquitetura, exemplos de protocolos das camadas de Rede, Transporte e Aplicação, são, respectivamente,

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 1-1. A CAMADA DE ENLACE DE DADOS (Parte 1) Relembrando as aulas do semestre passado quando estudamos os modelos de referência, lembramos que a Camada de Enlace de Dados é a camada responsável pela

Leia mais

Arquiteturas de Redes de Computadores Os Modelos RM-OSI e TCP/IP. Prof. M.e Helber Wagner da Silva

Arquiteturas de Redes de Computadores Os Modelos RM-OSI e TCP/IP. Prof. M.e Helber Wagner da Silva Arquiteturas de Redes de Computadores Os Modelos RM-OSI e TCP/IP Prof. M.e Helber Wagner da Silva helber.silva@ifrn.edu.br 1 Arquiteturas de Protocolos de Redes de Computadores Rede de computadores Sistema

Leia mais

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Modelo Arquitetural Prof. Sales Filho Agenda Motivação Objetivos Histórico Família de protocolos TCP/IP Modelo de Interconexão Arquitetura

Leia mais

Comparação do protocolo do gateway de voz MGCP e de H.323

Comparação do protocolo do gateway de voz MGCP e de H.323 Comparação do protocolo do gateway de voz MGCP e de H.323 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções H.323 MGCP Informações Relacionadas Introdução O H.323 e o Media

Leia mais

Redes de Telecomunicações Sinalização nas redes telefónicas

Redes de Telecomunicações Sinalização nas redes telefónicas Redes de Telecomunicações Sinalização nas redes telefónicas João Pires Redes de Telecomunicações 260 Objectivos e tipos de sinalização A sinalização numa rede telefónica é responsável pela transferência

Leia mais

Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz Cancelamento de eco

Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz Cancelamento de eco USER MEDIA GATEWAY E VOIP Principais Características Aplicações Típicas 1 link com 30 canais Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz Cancelamento de eco por rede IP. Suporte SNMP e CDR

Leia mais

AULA 3 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 3 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 3 - REDES Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da última aula Começo da Internet Princípios básicos Comutação pacotes x circuitos Protocolos Arquitetura em camadas Arquitetura TCP/IP APLICAÇÃO TRANSPORTE

Leia mais

Conceitos Básicos de Telefonia Celular. CMS Bruno William Wisintainer

Conceitos Básicos de Telefonia Celular. CMS Bruno William Wisintainer Conceitos Básicos de Telefonia Celular CMS 60808 2016-1 Bruno William Wisintainer bruno.wisintainer@ifsc.edu.br Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=0og4vkajs4g Primeiros sistemas de comunicação Única

Leia mais

Redes de Computadores I Conceitos Básicos

Redes de Computadores I Conceitos Básicos Redes de Computadores I Conceitos Básicos Prof. Luís Rodrigo lrodrigo@lncc.br http://lrodrigo.lncc.br 2009/1 v2-2009.03.11 Histórico Anos 50-60 Computadores Grandes Porte Sistemas Batch Anos 60-70 Time-sharing

Leia mais

Fornecer serviços independentes da tecnologia da subrede; Esconder do nível de transporte o número, tipo e a topologia das subredes existentes;

Fornecer serviços independentes da tecnologia da subrede; Esconder do nível de transporte o número, tipo e a topologia das subredes existentes; 2.3 A CAMADA DE REDE Fornece serviços para o nível de transporte, sendo, freqüentemente, a interface entre a rede do cliente e a empresa de transporte de dados (p.ex. Embratel). Sua principal função é

Leia mais

Resumo P2. Internet e Arquitetura TCP/IP

Resumo P2. Internet e Arquitetura TCP/IP Resumo P2 Internet e Arquitetura TCP/IP Internet: Rede pública de comunicação de dados Controle descentralizado; Utiliza conjunto de protocolos TCP/IP como base para estrutura de comunicação e seus serviços

Leia mais

Transporte Multimídia em Redes. Transporte Multimídia em Redes. Transmissão multimídia em tempo real. Categorias dos protocolos

Transporte Multimídia em Redes. Transporte Multimídia em Redes. Transmissão multimídia em tempo real. Categorias dos protocolos Transporte Multimídia em Redes Transporte Multimídia em Redes A transmissão multimídia requer que garantias diversas de Qualidade de Serviço (QoS) sejam estabelecidas e mantidas para que se atendam aos

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 2: MODELO OSI. Professor: LUIZ LEÃO

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 2: MODELO OSI. Professor: LUIZ LEÃO FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Professor: LUIZ LEÃO Conteúdo Desta Aula HISTÓRICO DAS REDES MODELO EM CAMADAS FUNÇÕES DAS CAMADAS OSI 1 2 3 4 5 CLASSIFICAÇÃO DAS REDES MODELO DE REFERÊNCIA OSI PRÓXIMOS

Leia mais

2 Transmissão de Pacotes na Segunda Geração 2.1. Introdução

2 Transmissão de Pacotes na Segunda Geração 2.1. Introdução 2 Transmissão de Pacotes na Segunda Geração 2.1. Introdução Embora alguma forma de comunicação móvel já fosse possível desde a Segunda Guerra Mundial (através de aparatos eletrônicos montados sobre veículos

Leia mais

SISTEMA DE TELEFONIA. Autor: Eng. Antonio Carlos Lemos Júnior. Uberaba - MG

SISTEMA DE TELEFONIA. Autor: Eng. Antonio Carlos Lemos Júnior. Uberaba - MG SISTEMA DE TELEFONIA Autor: Eng. Antonio Carlos Lemos Júnior Uberaba - MG EMENTA Evolução Histórica. Conceitos associados aos Sistemas Telefônicos. Dimensionamento dos Sistemas Telefônicos. Plano de Transmissão.

Leia mais

ARQUITETURA FDDI P E D R O M O N T E I R O N º 14 G P S I

ARQUITETURA FDDI P E D R O M O N T E I R O N º 14 G P S I ARQUITETURA FDDI P E D R O M O N T E I R O N º 14 G P S I O QUE É A ARQUITETURA FDDI? FDDI é um padrão designado pela ANSI (National Standards Institute) comité X3T9.5 com a participação de várias empresas

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

Comunicação de Dados e Teleprocessamento. Estrutura de um Rede de Comunicações. Tarefas realizadas pelo sistema de comunicação

Comunicação de Dados e Teleprocessamento. Estrutura de um Rede de Comunicações. Tarefas realizadas pelo sistema de comunicação Comunicação de Dados e Teleprocessamento Profa.. Cristina Moreira Nunes Estrutura de um Rede de Comunicações Tarefas realizadas pelo sistema de comunicação Utilização do sistema de transmissão Geração

Leia mais

Nível de Enlace. Laboratório MídiaCom - UFF Profa. Débora Christina Muchaluat Saade

Nível de Enlace. Laboratório MídiaCom - UFF Profa. Débora Christina Muchaluat Saade Departamento de Ciência da Computação - UFF Nível de Enlace Profa. Débora Christina Muchaluat Saade Laboratório MídiaCom - UFF debora@midiacom.uff.br http://www.midiacom.uff.br/debora 1 Nível de Enlace

Leia mais

Aula 3B. Camada de Enlace de Dados. Disciplina: IF66B Redes de Computadores 2018/1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba.

Aula 3B. Camada de Enlace de Dados. Disciplina: IF66B Redes de Computadores 2018/1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba. Camada de Enlace de Dados Disciplina: IF66B Redes de Computadores 2018/1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba 1 / 30 Roteiro 1 2 Enlace Ponto-a-Ponto 3 4 5 2 / 30 / O Quadro O Preâmbulo

Leia mais

VSAT. Very Small Aperture Terminal

VSAT. Very Small Aperture Terminal Comunicações Via Satélite VSAT Very Small Aperture Terminal AGENDA Introdução do Conceito de VSAT Aplicações VSAT Arquiteturas e Topologias de Redes Características Gerais da Tecnologia Segmento Espacial

Leia mais

Redes de Computadores. Redes de Computadores. Redes de Computadores. ü Contador de caracteres. ü Stuffing de caracteres.

Redes de Computadores. Redes de Computadores. Redes de Computadores. ü Contador de caracteres. ü Stuffing de caracteres. Departamento de Ciência da Computação - UFF Nível de Enlace Profa. Débora Christina Muchaluat Saade Laboratório MídiaCom - UFF debora@midiacom.uff.br Nível de Enlace Funcionalidades principais: Oferecer

Leia mais

Aplicações Multimídia Distribuídas

Aplicações Multimídia Distribuídas Departamento de Engenharia de Telecomunicações - UFF Aplicações Multimídia Distribuídas Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br 1 Aplicações Multimídia Distribuídas Videoconferência

Leia mais

Faculdade de Engenharia da Computação

Faculdade de Engenharia da Computação Faculdade de Engenharia da Computação Disciplina Redes de Computadores - II Protocolo de Comunicação de Dados (Parte-I) Prof. Wagner dos Santos C. de Jesus www1.univap.br/wagner/ec.html 1 Conceito de transmissão

Leia mais

FDDI (Fiber Distributed Data Interface)

FDDI (Fiber Distributed Data Interface) FDDI (Fiber Distributed Data Interface) O padrão FDDI (Fiber Distributed Data Interface) foi desenvolvido pelo ASC X3T9.5 da ANSI nos EUA e adotado pela ISO como padrão internacional (ISO 9314/1/2/3) em

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Dispositivos de Interconexão www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Componentes de Rede Diversos são os componentes de uma rede de computadores e entendê-los

Leia mais

Integrated Services Digital Network (ISDN) Carlos Messani

Integrated Services Digital Network (ISDN) Carlos Messani Integrated Services Digital Network (ISDN) Carlos Messani ISDN - Conceitos ISDN é uma rede que fornece conectividade digital fim-a-fim, oferecendo suporte a uma ampla gama de serviços, como voz e dados.

Leia mais

Parte I: Introdução. O que é a Internet. Nosso objetivo: Visão Geral:

Parte I: Introdução. O que é a Internet. Nosso objetivo: Visão Geral: Parte I: Introdução Tarefa: ler capítulo 1 no texto Nosso objetivo: obter contexto, visão geral, sentimento sobre redes maior profundidade e detalhes serão vistos depois no curso abordagem: descritiva

Leia mais

TELEFONIA IP. Fernando Rodrigues Santos

TELEFONIA IP. Fernando Rodrigues Santos TELEFONIA IP Fernando Rodrigues Santos fernando.rodrigues@ifsc.edu.br 2016-1 O ITU-T definiu a (ITU H.323) com o objetivo principal de padronizar a transmissão de dados em sistemas de conferência audiovisual

Leia mais

Nível de Rede. Funções do nível de rede GCAR

Nível de Rede. Funções do nível de rede GCAR Nível de Rede Funções do nível de rede Multiplexação Endereçamento Mapeamento entre endereços de rede e de enlace Roteamento Estabeleciment/Liberação conexões de rede Controle de Congestionamento 1 Funções

Leia mais

Parâmetros de Comparação entre Redes

Parâmetros de Comparação entre Redes Parâmetros de Comparação entre Redes Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc charles.garrocho@ifsp.edu.br

Leia mais