Comunicação de Dados II

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comunicação de Dados II"

Transcrição

1 Comunicação de Dados II Tecnologia em Redes de Computadores IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes Prof. Kleber Rezende

2 Interligação em Redes Acomoda distintas tecnologias básicas e hardware. Proporciona forma de se interconectar redes heterogêneas. Esconde detalhes de hardware. Computadores se comunicam independentemente de suas conexões físicas.

3 Interligação em Rede TCP/IP Sistema aberto (RFC's podem ser obtidas via Internet). Denominado oficialmente Pilha de Protocolos TCP/IP. Pode ser usado em redes locais e/ou remotas.

4 Protocolos TCP/IP Fornecem regras para a comunicação. Define formato da mensagem Descrevem o que um computador faz quando recebe uma mensagem. Especificam como um computador trata um erro. É independente de hardware Os protocolos estão para a comunicação assim como os algoritmos estão para a computação.

5 Vantagens do uso de Protocolos Programadores não precisam aprender ou lembrar-se de todos os detalhes de hardware. Programas não ficam restritos a uma arquitetura específica. Podem promover comunicação direta entre um par de máquinas arbitrário.

6 Tipos de Serviços TCP/IP Serviço de entrega de pacotes sem conexão Promove o roteamento de pequenas mensagens de uma máquina para outra. Não há garantia de entrega nem de que os pacotes sejam entregues na mesma ordem em que foram transmitidos. É extremamente eficiente: Mapeamento direto em hardware Serviço de transporte de streams confiáveis Trata de problemas de perda ou falhas de comutação ao longo do caminho percorrido por um pacote. Em nível mais baixo as mensagens são divididas em pequenos pacotes.

7 Serviços de Aplicativos mais comuns na Internet Correio Eletrônico - Serviço sem conexão Transferência de Arquivos - Serviço orientado à conexão Login Remoto - Serviço orientado à conexão

8 Diferenças entre o TCP/IP e outras tecnologias de rede Independência de tecnologia de redes Interconexão Universal Confirmações fim-a-fim Padrões de protocolos de aplicativos

9 Interligação em Redes Diferença entre interconexão em nível de aplicativos e interconexão em nível de rede. Propriedades: 1. Usuários ou programas aplicativos não devem ter conhecimento dos detalhes das interconexões de hardware; 2. Não é necessário conhecer a topologia; 3. Deve ser capaz de enviar dados através de redes intermediárias; 4. Todas as máquinas devem compartilhar um conjunto universal de identificadores.

10 Arquitetura de Interligação em Redes 1. Duas redes só podem ser conectadas por um computador que esteja ligado as duas. 2. Este computador deve cooperar com a comunicação entre duas máquinas. 3. Os computadores que interligam duas redes e cooperam na comunicação são chamados de gateways ou roteadores.

11 Interconexão através de roteadores IP Roteadores necessitam saber sobre a topolo-gia da interligação em redes, além das redes às quais estão conectados.

12 Interconexão através de roteadores IP Roteadores são computadores de pequeno porte. Geralmente têm pouco ou nenhum espaço de armazenamento em disco e pouca memória principal. Roteadores usam redes de destino e não hosts de destino.

13 A visão do usuário O usuário deve ver a interligação em redes como uma rede única; Além de roteadores que conecam redes físicas, o software é necessário em cada host para que os aplicativos usem a interligação como uma rede única. No caso de mudança da rede física, somente o software de interligação em redes deverá ser alterado.

14 A visão do usuário O TCP/IP trata todas as redes do mesmo modo, seja uma Ethernet ou a ANSNET.

15 Perguntas Qual a forma do endereço numa interligação em redes? Como este endereço se relaciona com os endereços físicos? O que acontece quando algum pacote chega muito rápido a um roteador? Como os roteadores aprendem as rotas?

16 Endereços de Interligação em Redes Identificadores Universais: Para tornar universal um sistema de comunicação deve-se aplicar um método de identificação dos hosts que seja aceito globalmente. Hosts são classificados por: Nome: o que o objeto é. Endereço: onde o objeto está. Rota: como chegar até ele.

17 Endereçamento IP Número inteiro de 32 bits Projetado cuidadosamente para tornar o roteamento eficiente Hosts de uma mesma rede compartilham o mesmo prefixo de endereço. Cada endereço é o par (netid, hostid)

18 Classes de Endereços

19 Endereçamento IP Endereço não identifica um host, mas sim uma conexão de rede. Ex.: Host Multi-homed possui dois ou mais endereços. Um endereço onde o hostid igual a zero identifica uma rede. Um endereço onde o hostid consista somente de bits 1 é reservado para broadcasting. (Difusão direcionada) Um endereço de Difusão Limitada consiste de 32 bits 1. É usada quando um host necessita obter o seu endereço.

20 Endereçamento IP Um endereço com o netid igual a zero é interpretado como esta rede, ou seja, a rede onde o pacote chegou. Usado quando um host deseja se comunicar, mas não sabe o endereço da rede. Se um host se move de uma rede para a outra, seu endereço deve ser mudado. Hosts multi-homed podem não ser acessados, mesmo possuindo uma conexão física entre ele e os demais.

21 Endereçamento IP Notação Ponto Decimal: Cada octeto é escrito como um número decimal. Exemplo: é representado por

22 Endereçamento IP Endereço de Loopback ( ): usado para comunicação na máquina local.

23 Resumindo

24 Exemplo

25 Exemplo

26 Mapeamento de Endereços Internet para Endereços Físicos Duas máquinas de uma determinada rede física podem comunicar-se apenas se souberem o endereço físico uma da outra. Objetivo: Permitir que programas de alto nível trabalhem somente com endereços de interligação em redes. Como possibilitar isso?

27 Mapeamento Direto Exemplo: Rede pronet token ring Usa números inteiros pequenos para endereços físicos (até 256). Permite que o usuário escolha um endereço de hardware para uma máquina. Solução de Mapeamento: Escolhe-se endereços físicos que sejam parte dos endereços IP. Exemplo: Endereço físico = 3 Endereço IP =

28 Mapeamento Dinâmico Exemplo: Rede Ethernet Problemas: Cada interface recebe um endereço físico quando é fabricada. Assim, o endereço físico da máquina muda quando trocamos a interface. Endereço Ethernet tem 48 bits, enquanto o endereço IP tem, apenas, 32 bits. Soluções: Tabela de mapeamento. Protocolo de Resolução de Endereços.

29 Address Resolution Protocol Também conhecido como ARP. Fornece um mecanismo razoavelmente eficiente e fácil de manter.

30 Cache de Conversão Paradoxo: A pergunta para B, por difusão, como posso alcançar você? Entretanto, a difusão é muito cara, porque cada máquina da rede deve processar cada pacote de difusão. Assim, computadores que usam ARP mantém um cache com mapeamento entre endereços físicos e endereços IP.

31 Cache de Conversão Algoritmo: 1. Sempre que um computador recebe uma resposta ARP, ele guarda em seu cache o mapeamento recebido. 2. Quando ele transmite um pacote, primeiro ele procura em seu cache uma vinculação de endereços. Caso não encontre envia uma solicitação ARP. A prática mostra que, mesmo um cache pequeno é bastante eficiente, já que a comunicação implica na transferência de mais de um pacote.

32 Aprimoramentos ARP 1. Se A usar ARP para se comunicar com B, é bem provável que B também tenha que se comunicar com A num futuro próximo. B armazena o mapeamento em seu cache e, depois envia a resposta ARP para A 2. Como A difunde sua solicitação inicial, todas a máquinas da rede recebem o pacote. Todas máquinas podem fazer um mapeamento em seus caches do endereços físicos e IP de A. 3. Quando um computador tem sua interface substituída seu endereço físico muda. Esta máquina deve notificar as demais que seu endereço mudou, usando ARP.

33 Implementação ARP Algoritmo de Envio: 1. Dado um endereço IP, o software consulta seu cache para verificar se o mapeamento existe 2. Se existir 2.1. O software retira o endereço físico 2.2. Coloca os dados num quadro contendo aquele endereço 2.3. Envia o quadro Senão 2.4. Transmite uma mensagem de difusão ARP 2.5. Espera uma resposta

34 Implementação ARP Detalhes a serem cuidados: 1. Numa solicitação ARP a máquina de destino pode estar desativada ou muito ocupada. 2. Numa rede Ethernet o pacote pode se perder. 3. Uma máquina A pode ter uma associação para máquina B, mas o hardware de B é substituído.

35 Implementação ARP Algoritmo de Recebimento: 1. Quando um pacote ARP chega, o software retira o par de endereços (IP e físico) do transmissor. 2. Se existir uma entrada (IP) em seu cache local 2.1. Atualiza aquela entrada recarregando o endereço físico. 3. Processa o restante do pacote. 4. Se o receptor tiver o mesmo endereço IP de destino 4.1. Monta uma resposta, adicionando seu endereço físico 4.2. Envia, diretamente, ao solicitador Senão 4.3. Ignora o pacote

36 Encapsulamento ARP Transmissor designa um valor especial ( ) para o campo de tipo (no cabeçalho do quadro) para identificar uma mensagem ARP.

37 Formato do ARP Valores do Campo Operação: ARP - Solicitação (1); Resposta (2) RARP - Solicitação (3); Resposta (4)

Protocolos Básicos e de Aplicações

Protocolos Básicos e de Aplicações Protocolos Básicos e de Aplicações Introdução ao protocolo TCP/IP Prof. Kleber Rezende Agenda Conceitos Básicos Camada Física Endereçamento IP ClassFull Protocolo ARP Protocolo IP Roteamento IP ClassFull

Leia mais

Conceito de Serviço Universal. Conceito de Serviço Universal. Arquitetura de uma internet. Hardware básico de uma internet. Serviço universal:

Conceito de Serviço Universal. Conceito de Serviço Universal. Arquitetura de uma internet. Hardware básico de uma internet. Serviço universal: Redes de Computadores Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br Camada de Rede Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais Motivação para interconexão Motivação

Leia mais

Prof. Marcelo Cunha Parte 6

Prof. Marcelo Cunha Parte 6 Prof. Marcelo Cunha Parte 6 www.marcelomachado.com ARP (Address Resolution Protocol) Protocolo responsável por fazer a conversão entre os endereços IPs e os endereços MAC da rede; Exemplo: Em uma rede

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com SUÍTE TCP 1 Camada de aplicação Protocolo Hypertext Transfer Protocol 2 HTTP Uma página WWW

Leia mais

Camada de Rede. Redes de Computadores. Motivação para interconexão. Motivação para interconexão (DCC023) Antonio Alfredo Ferreira Loureiro

Camada de Rede. Redes de Computadores. Motivação para interconexão. Motivação para interconexão (DCC023) Antonio Alfredo Ferreira Loureiro Redes de Computadores (DCC023) Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais Motivação para interconexão Diferentes tecnologias

Leia mais

Data and Computer Network Endereçamento IP

Data and Computer Network Endereçamento IP Endereçamento IP P P P Prof. Doutor Félix Singo Camadas do TCP/IP Data and Computer Network Aplicação: Camada mais alta Protocolos de Aplicações clientes e servidores HTTP, FTP, SMTP, POP Transporte: Estabelece

Leia mais

Protocolo TCP/IP. Protocolo TCP/IP. Protocolo TCP/IP. Origem:

Protocolo TCP/IP. Protocolo TCP/IP. Protocolo TCP/IP. Origem: Protocolo TCP/IP Origem: Surgiu na década de 60 através da DARPA (para fins militares) - ARPANET. Em 1977 - Unix é projetado para ser o protocolo de comunicação da ARPANET. Em 1980 a ARPANET foi dividida

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade IV Camada de Rede. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade IV Camada de Rede. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 4.1 Protocolo IP 4.2 Endereçamento IP 4.3 Princípios de Roteamento Introdução O papel da camada de rede é transportar pacotes

Leia mais

Aula 5 Camada de rede (TCP/IP):

Aula 5 Camada de rede (TCP/IP): Aula 5 Camada de rede (TCP/IP): Protocolos da Camada de Rede; Endereços IP (Versão 4); ARP (Address Resolution Protocol); ARP Cache; RARP (Reverse Address Resolution Protocol); ICMP. Protocolos da Camada

Leia mais

Modelo de Camadas. Redes de Computadores

Modelo de Camadas. Redes de Computadores Modelo de Camadas Redes de Computadores Sumário Visão Geral de uma Rede de Computadores Protocolos Modelo de Camadas Porque utilizar Tipos de Modelos de Referência Modelo de Referência ISO/OSI Histórico

Leia mais

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Modelo Arquitetural Prof. Sales Filho Agenda Motivação Objetivos Histórico Família de protocolos TCP/IP Modelo de Interconexão Arquitetura

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 7 - MODELO DE REFERÊNCIA TCP O modelo de referência TCP, foi muito usado pela rede ARPANET, e atualmente usado pela sua sucessora, a Internet Mundial. A ARPANET é de grande utilidade para entender

Leia mais

Redes de Computadores Nível de Rede

Redes de Computadores Nível de Rede Comunicação de Dados por Fernando Luís Dotti fldotti@inf.pucrs.br Redes de Computadores Nível de Rede Fontes Fontes principais: principais: Redes Redes de de Computadores Computadores -- das das LANs,

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com BENEFÍCIOS MODELO OSI Menor complexidade; Interfaces padronizadas; Interoperabilidade entre

Leia mais

Arquitetura TCP/IP - Internet Protocolo IP Protocolo ICMP

Arquitetura TCP/IP - Internet Protocolo IP Protocolo ICMP Departamento de Ciência da Computação - UFF Disciplina: Arquitetura TCP/IP - Internet Protocolo IP Protocolo ICMP Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br Arquitetura TCP/IP Internet

Leia mais

Aula 4. Pilha de Protocolos TCP/IP:

Aula 4. Pilha de Protocolos TCP/IP: Aula 4 Pilha de Protocolos TCP/IP: Comutação: por circuito / por pacotes Pilha de Protocolos TCP/IP; Endereçamento lógico; Encapsulamento; Camada Internet; Roteamento; Protocolo IP; Classes de endereços

Leia mais

Modelo de Referência TCP/IP

Modelo de Referência TCP/IP Modelo de Referência TCP/IP Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc charles.garrocho@ifsp.edu.br Técnico

Leia mais

Este documento requer uma compreensão do ARP e de ambientes Ethernet.

Este documento requer uma compreensão do ARP e de ambientes Ethernet. Proxy ARP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Como o Proxy ARP Funciona? Diagrama de Rede Vantagens do Proxy ARP Desvantagens do Proxy ARP Introdução Este documento

Leia mais

Figura 1 Os números de rede e de host para as classes A, B e C.

Figura 1 Os números de rede e de host para as classes A, B e C. 1 Aula 3 Endereço IP 3 Conceitos O endereço IP (Internet Protocol), de forma genérica, é um endereço que indica o local de um determinado equipamento (normalmente computadores) em uma rede privada ou pública.

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Endereçamento e Ethernet Prof. Jó Ueyama Junho/2013 1 slide 1 Redes Locais LAN: Local Area Network concentrada em uma área geográfica, como um prédio ou um campus. 2 slide 2 Tecnologias

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores s de Computadores Prof. Macêdo Firmino Modelo TCP/IP e OSI Macêdo Firmino (IFRN) s de Computadores Setembro de 2011 1 / 19 Modelo de Camadas Para que ocorra a transmissão de uma informação entre o transmissor

Leia mais

Capítulo 2 - Sumário. Endereçamento em Sub-redes, Super-Redes (CIDR) e VLSM

Capítulo 2 - Sumário. Endereçamento em Sub-redes, Super-Redes (CIDR) e VLSM 1 Endereço IP Classe de Endereços IP Endereços IP Especiais Endereços IP Privativos Capítulo 2 - Sumário Endereçamento em Sub-redes, Super-Redes (CIDR) e VLSM Endereçamento Dinâmico (DHCP) Mapeamento IP

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Rede Parte I Prof. Thiago Dutra Agenda Camada de Rede n Introdução nprotocolo IP nipv4 n Roteamento nipv6 2 1 Agenda Parte I n Introdução n Visão

Leia mais

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O MODELO TCP/IP

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O MODELO TCP/IP UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O MODELO TCP/IP MARINGÁ 2014 SUMÁRIO 2 O MODELO TCP/IP...2 2.1 A CAMADA DE ENLACE...2

Leia mais

Modelo de Referência TCP/IP

Modelo de Referência TCP/IP Modelo de Referência TCP/IP Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de Minas Gerais IFMG Campus Ouro Branco garrocho.github.io charles.garrocho@ifmg.edu.br Sistemas de Informação

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Comunicação de Dados II Aula 10 Camada de Enlace de Dados Prof: Jéferson Mendonça de Limas Introdução Função das Camadas Anteriores: Aplicação: fornece a interface com o usuário;

Leia mais

INFO3M ARQ REDES. Prova 1 Bimestre. Obs: Questões RASURADAS são consideradas como ERRADAS GABARITO

INFO3M ARQ REDES. Prova 1 Bimestre. Obs: Questões RASURADAS são consideradas como ERRADAS GABARITO INFO3M 2018.1 ARQ REDES Prova 1 Bimestre Obs: Questões RASURADAS são consideradas como ERRADAS GABARITO NOME: MATRÍCULA: Q U E S T Õ E S O B J E T I V A S (Valor de cada questão: 0,5 pts) 1. A técnica

Leia mais

Camada de Rede. Prof. Bruno Pontes. Endereçamento IP Básico.

Camada de Rede. Prof. Bruno Pontes. Endereçamento IP Básico. Centro Federal de Educação Tecnológica do RN CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RN DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFORMÁTICA Av. Sen. Salgado Filho, 1559, Natal/RN, 59015-000. Fone/FAX (084) 4005-2637

Leia mais

Protocolos da camada de redes. Professor Leonardo Larback

Protocolos da camada de redes. Professor Leonardo Larback Protocolos da camada de redes Professor Leonardo Larback Protocolos da camada de redes Na camada de redes (modelo OSI) operam os protocolos IP, ARP, RARP, ICMP etc. Em conjunto a esses protocolos, abordaremos

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Endereços IPv4 Um endereço IPv4 é um endereço de 32 bits, único e universal que define a ligação de um dispositivo (por exemplo,

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE

SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE ESPECIALIZAÇÃO EM REDES E COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDA 2011/1 Edital 005/2011 PROVA OBJETIVA Página 1 de 5 SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE Questão 01 Qual a função de um servidor DNS (Domain Name System)? a) Servir

Leia mais

Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/IP Profsº Luciano / Roberto

Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/IP Profsº Luciano / Roberto Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/IP Profsº Luciano / Roberto Modelo OSI / ISO Nomenclaturas OSI - Open Systems Interconnect ISO International Organization for Standardization Conceitos

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. Me. Clodoaldo Brasilino

Redes de Computadores. Prof. Me. Clodoaldo Brasilino Redes de Computadores Prof. Me. Clodoaldo Brasilino clodoaldo.neto@ifpi.edu.br Acompanhamento da Disciplina 1. Introdução aos princípios de comunicação digital 2. Topologias 3. Transmissão de informação

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

Redes de Computadores. Modelo TCP/IP. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior

Redes de Computadores. Modelo TCP/IP. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Modelo TCP/IP Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Dezembro de 2018 1/20 Evolução Histórica No início dos anos 60, uma associação entre o DARPA

Leia mais

Arquiteturas de Redes de Computadores Os Modelos RM-OSI e TCP/IP. Prof. M.e Helber Wagner da Silva

Arquiteturas de Redes de Computadores Os Modelos RM-OSI e TCP/IP. Prof. M.e Helber Wagner da Silva Arquiteturas de Redes de Computadores Os Modelos RM-OSI e TCP/IP Prof. M.e Helber Wagner da Silva helber.silva@ifrn.edu.br 1 Arquiteturas de Protocolos de Redes de Computadores Rede de computadores Sistema

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - CCT0647

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - CCT0647 FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - CCT0647 Goiânia - Goiás Estácio ADS Prof: Daniel Gomes de Oliveira dangogyn@gmail.com http://lattes.cnpq.br/1821285839509395 Questão 1 Preparação para a AV2 A camada

Leia mais

ESTUDOS REALIZADOS. Camada Física. Redes de Computadores AULA 13 CAMADA DE REDE. Camada Física Camada de Enlace Subcamada de Acesso ao Meio AGORA:

ESTUDOS REALIZADOS. Camada Física. Redes de Computadores AULA 13 CAMADA DE REDE. Camada Física Camada de Enlace Subcamada de Acesso ao Meio AGORA: Redes de Computadores AULA 13 CAMADA DE REDE Profº Alexsandro M. Carneiro Outubro - 2005 ESTUDOS REALIZADOS Camada Física Camada de Enlace Subcamada de Acesso ao Meio AGORA: Camada de Rede Camada Física

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito RM-OSI: Modelo de Referência www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Quando surgiram as redes de computadores havia um grande problema de compatibilidade entre

Leia mais

Arquitetura da Internet TCP/IP

Arquitetura da Internet TCP/IP Arquitetura da Internet TCP/IP A Internet Internet é a rede mundial de computadores, à qual estão conectados milhões de computadores do mundo todo; A idéia de concepção de uma rede mundial surgiu nos Estados

Leia mais

Infra Estruturas Computacionais. Modelos de Referência. Modelos de Referência para Redes de Computadores. Arquitetura RM-OSI/ISO. O Modelo OSI da ISO

Infra Estruturas Computacionais. Modelos de Referência. Modelos de Referência para Redes de Computadores. Arquitetura RM-OSI/ISO. O Modelo OSI da ISO Infra Estruturas Computacionais Professor: André Ferreira andre.ferreira@ifba.edu.br Material baseado: Prof. José Oliveira e outros Modelos de Referência 2/35 Modelos de Referência para Redes de Computadores

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. A arquitetura TCP/IP possui diferentes protocolos organizados em uma estrutura hierárquica. Nessa arquitetura, exemplos de protocolos das camadas de Rede, Transporte e Aplicação, são, respectivamente,

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Fundamentos de Redes II

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Fundamentos de Redes II Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Fundamentos de Redes II Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Endereçamento IP Euber Chaia Cotta

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. Msc André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. Msc André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. Msc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Open Systems Interconnection Modelo OSI No início da utilização das redes de computadores, as tecnologias utilizadas para

Leia mais

Arquitetura TCP / IP propõe esquema de endereçamento universal - endereço IP que deve:

Arquitetura TCP / IP propõe esquema de endereçamento universal - endereço IP que deve: ENDEREÇAMENTO Arquitetura TCP / IP propõe esquema de endereçamento universal - endereço IP que deve: Identificar unicamente uma rede na Internet; Identificar unicamente cada máquina de uma rede. Um endereço

Leia mais

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Endereçamento IP Básico Prof. Sales Filho Programa da Disciplina Objetivos Endereço IP Classes de endereços Endereços especiais Endereços

Leia mais

Capítulo 5 Sumário. Formato das Mensagens ICMP. Tipos de Mensagens ICMP

Capítulo 5 Sumário. Formato das Mensagens ICMP. Tipos de Mensagens ICMP 1 Capítulo 5 Sumário Formato das Mensagens ICMP Tipos de Mensagens ICMP Solicitação de Eco / Resposta de Eco Destino Inatingível Tempo Esgotado (time-out) Source Quench Redirecionamento 2 Aplicação Telnet

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

TELECOMUNICAÇÕES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 0 - REVISÃO DE REDES DE COMPUTADORES 1. INTRODUÇÃO Esta é uma revisão que visa trazer a tona alguns conceitos vistos na disciplina de Redes de Computadores vistos no semestre passado. 2. REVISÃO

Leia mais

Resumo. Redes de Computadores. História da Internet. História da Internet. História da Internet. História da Internet

Resumo. Redes de Computadores. História da Internet. História da Internet. História da Internet. História da Internet s de Computadores auro Sergio Pereira Fonseca Resumo História da INTERNET Protocolo de Comunicação odelo em camadas INTERNET IP Endereçamento IP Camada de UDP TCP 1961-1972: primeiros princípios da comutação

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 4 PROTOCOLO ARP...5 ARP - ADDRESS RESOLUTION PROTOCOL...5 FUNCIONAMENTO DO PROTOCOLO ARP...5 CACHE ARP... 6

Sumário INTRODUÇÃO... 4 PROTOCOLO ARP...5 ARP - ADDRESS RESOLUTION PROTOCOL...5 FUNCIONAMENTO DO PROTOCOLO ARP...5 CACHE ARP... 6 IESPLAN Instituto de Ensino Superior Planalto Departamento de Ciência da Computação Curso: Ciência da Computação Disciplina: Engenharia de Software Professor: Marcel Augustus O Protocolo ARP Brasília,

Leia mais

Redes de Computadores. Protocolos TCP/IP

Redes de Computadores. Protocolos TCP/IP Redes de Computadores Protocolos TCP/IP Sumário 2! Endereços IP (lógicos) Sub-redes! Endereços Ethernet (físicos)! Conversão de endereços IP/Ethernet! Pacotes IP! Números de portos! Segmentos UDP! Segmentos

Leia mais

Camada de rede. Introdução às Redes de Computadores

Camada de rede. Introdução às Redes de Computadores Rede Endereçamento Tradução de endereços de enlace Roteamento de dados até o destino Enlace Físico Provê os meios para transmissão de dados entre entidades do nível de transporte Deve tornar transparente

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. MSc André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. MSc André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. MSc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Endereços IPv4 Um endereço IPv4 é um endereço de 32 bits, único e universal que define a ligação de um dispositivo (por exemplo,

Leia mais

Redes de Computadores Arquitetura TCP/IP. Prof. Alberto Felipe

Redes de Computadores Arquitetura TCP/IP. Prof. Alberto Felipe Redes de Computadores Arquitetura TCP/IP Prof. Alberto Felipe Histórico TCP/IP O TCP/IP foi desenvolvido em 1969 pelo U.S. Departament of Defense Advanced Research Projects Agency DARPA, como um recurso

Leia mais

Camadas do TCP/IP. Camada de Rede Protocolo IP. Encapsulamento dos Dados. O Protocolo IP. IP visto da camada de Transporte.

Camadas do TCP/IP. Camada de Rede Protocolo IP. Encapsulamento dos Dados. O Protocolo IP. IP visto da camada de Transporte. Camadas do TCP/IP Camada de Protocolo IP TE090 s de Computadores UFPR Prof. Eduardo Parente Ribeiro Aplicação Transporte ou Serviço Roteamento ou Inter-rede Enlace ou Interface de FTP, TELNET, SMTP, BOOTP,

Leia mais

Aula 6 Modelo de Divisão em Camadas TCP/IP

Aula 6 Modelo de Divisão em Camadas TCP/IP Aula 6 Modelo de Divisão em Camadas TCP/IP Camada Conceitual APLICATIVO TRANSPORTE INTER-REDE INTERFACE DE REDE FÍSICA Unidade de Dados do Protocolo - PDU Mensagem Segmento Datagrama /Pacote Quadro 01010101010100000011110

Leia mais

Rede de Computadores II

Rede de Computadores II Slide 1 Interligação de Redes Acredita-se que sempre haverá uma variedade de redes com características (e protocolos) distintos por vários motivos. Slide 2 Interligação de Redes Slide 3 Diferenças entre

Leia mais

IESGO Redes de Computadores I

IESGO Redes de Computadores I IESGO Redes de Computadores I Modelo de referência TCP/IP; Introdução à protocolos da pilha TCP/IP. 2º Sem 2016 Quando foram criadas as redes de rádio e satélite, começaram a surgir problemas com os protocolos

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Transporte Parte I Prof. Thiago Dutra Agenda n Parte I n Introdução n Protocolos de Transporte Internet n Multiplexação e n UDP n Parte II n TCP

Leia mais

Protocolos e Arquiteturas de Redes. Thiago Leite

Protocolos e Arquiteturas de Redes. Thiago Leite Protocolos e Arquiteturas de Thiago Leite As redes são organizadas em camadas Forma de reduzir a complexidade Um conjunto de camadas forma uma pilha A função de cada camada da

Leia mais

Máscara de rede. Endereços especiais. Utilizando parte de um byte na máscara de sub-rede. Exemplo. Exemplo. Exemplo

Máscara de rede. Endereços especiais. Utilizando parte de um byte na máscara de sub-rede. Exemplo. Exemplo. Exemplo Infra Estruturas Computacionais Número único 32 bits associado à um host: Notação em decimal para cada byte: 129.52.6.34 Professor: André Ferreira andre.ferreira@ifba.edu.br Dividido em duas partes: Prefixo:

Leia mais

Rede de computadores Cliente- servidor. Professor Carlos Muniz

Rede de computadores Cliente- servidor. Professor Carlos Muniz Rede de computadores Professor Carlos Muniz Definição Cliente-servidor é um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores.

Leia mais

Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP

Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes 2016.1 Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP Curso Técnico Integrado em Informática Turma: INT.INF.3M Arquitetura de Redes

Leia mais

Visão Geral de Protocolos

Visão Geral de Protocolos Visão Geral de Protocolos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Dezembro de 2018 1/25 Visão Geral de Protocolos de Redes 2/25 Protocolos Um

Leia mais

Classes de endereços IP - Os bits de endereços IP são reservados um para a classe de rede e os outros para computador (host).

Classes de endereços IP - Os bits de endereços IP são reservados um para a classe de rede e os outros para computador (host). Administração de redes Endereço IP Endereço IP - O endereço IP, na versão 4 (IPv4), é um número de 32 bits (IPV4), contendo 4 bytes (vale lembrar que 1 byte contém 8 bits), portanto 4 bytes contém 32 bits,

Leia mais

Capítulo 15: Estruturas de Sistemas Distribuídos. Um Sistema Distribuído. Sistemas Operacionais de Rede. Motivação

Capítulo 15: Estruturas de Sistemas Distribuídos. Um Sistema Distribuído. Sistemas Operacionais de Rede. Motivação Capítulo 15: Estruturas de Sistemas Distribuídos Um Sistema Distribuído Aspectos Básicos Topologia Tipos de Rede Comunicação Protocolos de Comunicação Robustez Aspectos de Projeto Exemplo de Redes Estratégias

Leia mais

Tecnologia de Redes de Computadores - aula 2

Tecnologia de Redes de Computadores - aula 2 Tecnologia de Redes de Computadores - aula 2 Prof. Celso Rabelo Centro Universitário da Cidade 1 Objetivo 2 3 O cabeçalho O CABEÇALHO Os campos 4 Conceitos Gerais Clássico Classe A Classe B Classe C Classe

Leia mais

Introdução a Redes e a Internet. Introdução ao Computador 2010/01 Renan Manola

Introdução a Redes e a Internet. Introdução ao Computador 2010/01 Renan Manola Introdução a Redes e a Internet Introdução ao Computador 2010/01 Renan Manola Modelo OSI Criado pela ISO (International Organization for Standarization) Lançado em 1984 Criado baseado nos padrões da época

Leia mais

Arquitetura TCP/IP. Parte IV Mapeamento de endereços IP em endereços físicos (ARP) Fabrízzio Alphonsus A. M. N. Soares

Arquitetura TCP/IP. Parte IV Mapeamento de endereços IP em endereços físicos (ARP) Fabrízzio Alphonsus A. M. N. Soares Arquitetura TCP/IP Parte IV Mapeamento de endereços IP em endereços físicos (ARP) Fabrízzio Alphonsus A. M. N. Soares Tópicos Problema de resolução de endereço Mapeamento direto Associação dinâmica ARP

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Nível de rede Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Redes de Computadores Nível de rede Trabalho sob a Licença Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 3.0 Brasil Creative Commons. Para visualizar uma

Leia mais

TCP/IP Protocolos e Arquiteturas

TCP/IP Protocolos e Arquiteturas TCP/IP Protocolos e Arquiteturas Prof. Airton Ribeiro de Sousa 2016 Introdução ao TCP/IP Para que os computadores de uma rede possam trocar informações entre si, é necessário que todos adotem as mesmas

Leia mais

Definição Rede Computadores

Definição Rede Computadores Definição Rede Computadores Uma rede de computadores consiste na interconexão entre dois ou mais computadores e dispositivos complementares acoplados através de recursos de comunicação, geograficamente

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 4 - INTERFACES E SERVIÇOS Definições: Serviços: Cada camada fornece serviços para camada superior. O modelo especifica o que cada camada faz, não como o serviço é implementado ou acessado. Interfaces:

Leia mais

CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento. Capítulo 8 - Mensagens de Erro e de Controle do Conjunto de Protocolos TCP/IP

CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento. Capítulo 8 - Mensagens de Erro e de Controle do Conjunto de Protocolos TCP/IP CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento Capítulo 8 - Mensagens de Erro e de Controle do Conjunto de Protocolos TCP/IP 1 Objetivos do Capítulo Descrever o ICMP; Descrever o formato de mensagem

Leia mais

Laboratório Usando Wireshark para Examinar Quadros Ethernet

Laboratório Usando Wireshark para Examinar Quadros Ethernet Topologia Objetivos Parte 1: Examinar os campos do cabeçalho de um quadro Ethernet II Parte 2: Usar o Wireshark para capturar e analisar quadros Ethernet Histórico/Cenário Quando os protocolos da camada

Leia mais

MODELOS DE REFERENCIA OSI TCP/IP

MODELOS DE REFERENCIA OSI TCP/IP Aula 2 MODELOS DE REFERENCIA OSI TCP/IP Curso Técnico em Telecomunicações Convergência de Redes PROGRAMA Modelos de Referência OSI TCP/IP OSI x TCP/IP 2 OSI E A COMUNICAÇÃO POR CARTA 3 HISTÓRIA No Principio

Leia mais

Disciplina: Segurança de Redes. Professor: Roitier Campos

Disciplina: Segurança de Redes. Professor: Roitier Campos Disciplina: Segurança de Redes Professor: Roitier Campos Prof. Roitier Campos Gonçalves 2 Parte 01 Conceitos Gerais sobre Administração de Redes Prof. Roitier Campos Gonçalves 3 Funções da Administração

Leia mais

Roteamento Estático. Protocolos de roteamento. Capítulo 6 do CCNA2

Roteamento Estático. Protocolos de roteamento. Capítulo 6 do CCNA2 Roteamento Estático Capítulo 6 do CCNA2 Protocolos de roteamento 1 Capítulo 6 6.1 Implementação de roteamento estático 6.2 Configuração de rotas estáticas e padrão 6.3 Revisão de CIDR e de VLSM 6.4 Configuração

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações. Aula 37 Roteamento IP Unicast Dinâmico RIP

Redes de Computadores e Aplicações. Aula 37 Roteamento IP Unicast Dinâmico RIP Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do N Campus Currais Novos Redes de Computadores e Aplicações Aula 37 Roteamento IP Unicast Dinâmico RIP Prof. Diego Pereira

Leia mais

Técnicas de comutação

Técnicas de comutação Técnicas de comutação Abordagens para a montagem de um núcleo de rede [Kurose] Comutação Alocação de recursos da rede (meio de transmissão, nós intermediários etc.) para transmissão [Soares] Técnicas de

Leia mais

Modelo de Referência OSI. Prof. Alberto Felipe

Modelo de Referência OSI. Prof. Alberto Felipe Modelo de Referência OSI Prof. Alberto Felipe Modelo em camadas Redes de computadores são sistemas complexos; Decomposição dos sistemas em elementos realizáveis; Organizadas como uma série de camadas Permite

Leia mais

Datagrama IP. Professor Leonardo Larback

Datagrama IP. Professor Leonardo Larback Professor Leonardo Larback O pacote apresentado abaixo é repassado à camada de enlace para que seja enviado ao equipamento destino. VERS: Identifica a versão do protocolo IP que montou o pacote. HLEN:

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE

SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE Questão 01 O sistema operacional gerencia o sistema de arquivos, que irá armazenar as informações/arquivos. Para esta tarefa, durante a formatação do disco rígido, são criados

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) baseia-se no conceito de camadas sobrepostas, onde cada camada executa um conjunto bem definido de funções. Relacione cada uma das camadas do

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) baseia-se no conceito de camadas sobrepostas, onde cada camada executa um conjunto bem definido de funções. Relacione cada uma das camadas do

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores Modelo de Referência ISO/OSI

Fundamentos de Redes de Computadores Modelo de Referência ISO/OSI Fundamentos de Redes de Computadores Modelo de Referência ISO/OSI ISO - International Organization for Standardization OSI Open Systems Interconnection Prof. Airton Ribeiro de Sousa 2017 História Quando

Leia mais

Experiência 04: Comandos para testes e identificação do computador na rede.

Experiência 04: Comandos para testes e identificação do computador na rede. ( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno

Leia mais

Redes TCP/IP. Prof. M.Sc. Alexandre Fraga de Araújo. INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Campus Cachoeiro de Itapemirim

Redes TCP/IP. Prof. M.Sc. Alexandre Fraga de Araújo. INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Campus Cachoeiro de Itapemirim Redes TCP/IP alexandref@ifes.edu.br Camada de Transporte 2 Camada de Transporte Função: Fornecer comunicação lógica entre processos de aplicação em diferentes hospedeiros. Os protocolos de transporte são

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 5.1 Protocolo UDP 5.2 Protocolo TCP 5.3 Principias Protocolos de Aplicação 5.3.1 SMTP

Leia mais

Laboratório Uso do Wireshark para examinar quadros Ethernet

Laboratório Uso do Wireshark para examinar quadros Ethernet Laboratório Uso do Wireshark para examinar quadros Ethernet Topologia Gateway Padrão Roteador Objetivos Parte 1: Examinar os campos do cabeçalho em um quadro Ethernet II Parte 2: Usar o Wireshark para

Leia mais