MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FACULDADE EDUVALE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FACULDADE EDUVALE"

Transcrição

1 MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FACULDADE EDUVALE

2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO E SUA COMPETÊNCIA CAPÍTULO II DOS ESTÁGIOS CAPÍTULO III DO PROGRAMA DE ESTÁGIO CAPÍTULO IV DA LOCALIZAÇÃO DE OFERTAS DE ESTÁGIO CAPÍTULO V DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CAPÍTULO VI DA DOCUMENTAÇÃO CAPÍTULO VII DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DOCUMENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO IDENTIFICAÇÃO DO ESTÁGIÁRIO E DO ESTÁGIO SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO DECLARAÇÃO DE ACEITAÇÃO DE ESTÁGIO DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ESTÁGIO SERVIÇO DE SUPERVISÃO REGISTRO PARA RELATÓRIO CRONOGRAMA FICHA DE VISITA A EMPRESA CONVÊNIADA ATESTADO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO (EMPRESA) AVALIAÇÃO E COORDENAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO... 25

3 3 INTRODUÇÃO O Manual de Estágio da EDUVALE tem como objetivo explicar todos os procedimentos e esclarecer dúvidas sobre temas relacionados com a gestão acadêmica e gerencial do Estágio. Além de regular o funcionamento do Estágio Curricular do Curso de XX, este documento é um instrumento de orientação para a elaboração do Programa de Estágio e dos Relatórios parciais e finais de Estágio. O Estágio Supervisionado do Curso de XX da Faculdade EDUVALE é a fase de iniciação profissional para o futuro do egresso. A realização do estágio possibilita a aplicação da bagagem de conhecimentos teóricos que o acadêmico adquire em sala de aula e por vontade própria, por meio de leituras e pesquisas. Possibilita, ainda, captar as orientações práticas da empresa, vivenciar sua cosmovisão e ritmo de trabalho. Nesse meio empresarial, a atitude do acadêmico vai-se conformando com o perfil previsto, e sua auto-imagem cresce, nesse sentido. A realização de tarefas, com graus diferentes de complexidade, servirá de estímulo para o desenvolvimento do potencial criativo e de habilidades requeridas no decorrer do estágio. O sucesso profissional do Bacharel em XX está na sólida formação acadêmica e científica que deve desenvolver. A par do conhecimento, uma percepção da realidade, a fim de obter condições de empregabilidade e competência para participar de mudanças estruturais.

4 4 REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE (nome do curso ) DA FACULDADE EDUVALE CAPÍTULO I DA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO E SUA COMPETÊNCIA Artigo 1 - Compete ao Coordenador de Estágio: a) Orientar os acadêmicos para a realização dos seus estágios; b) Supervisionar os trabalhos de estágio, fornecendo, sempre que necessários subsídios para formulação de programas e relatórios; c) Aprovar os programas de estágios, encaminhando os que satisfizerem as exigências do presente Regulamento; d) Apresentar, ao final do período letivo, relatório das atividades da Coordenação de Estágio; e) Registrar as notas atribuídas aos relatórios de estágios, procedendo os cálculos das médias, de acordo com as ponderações estabelecidas no Artigo 8 e seus Parágrafos deste Regulamento; f) Cadastrar e assinar os contratos de estágios, suportado pelo programa de estágio; g) Distribuir e supervisionar os acadêmicos nas opções de estágio; h) Orientar e esclarecer quanto ao estágio com validade curricular; i) Enviar à Secretaria da Faculdade nos prazos previstos a Ata/Relatório/Diário de Avaliação Final, dos acadêmicos cadastrados através da grade curricular.

5 5 CAPÍTULO II DOS ESTÁGIOS Artigo 2 Estágio é uma atividade curricular desempenhada pelo aluno, que tenha estreita correlação com sua formação acadêmica independente do vínculo empregatício que o ligue à organização privada ou pública. Artigo 3 Para o aluno do Curso de xx é necessário a realização do estágio para a obtenção do Diploma de Bacharel em xx. Artigo 4 Entende-se por estágio o exercício pré-profissional, em que o estudante fundamenta os conhecimentos teóricos adquiridos no Curso de xx, mediante aprovação prévia de programação específica, sob orientação direta da Coordenação de Estágio. Artigo 5 O período de Estágio será de acordo com a carga horária discriminada em cada matriz curricular dos cursos da EDUVALE nas áreas afins de cada curso. Artigo 6 O Estágio poderá ser realizado na mesma área, ou em áreas distintas, parceladamente, devendo ao final completar o número de horas que emana o Artigo 5 deste Regimento. 1 - Será exigido um relatório, para cada estagiário, de acordo com a programação aprovada pela Coordenação de Estágio. 2 - Aprovado o parcelamento de que trata esse artigo, o estágio poderá ser cumprido em uma ou mais organizações, sendo facultado ao aluno apresentar programa superior à exigência legal. Artigo 7 O aluno poderá desenvolver o estágio na organização em que trabalha, desde que em área diferente da que atua, com aprovação prévia da Coordenação de Estágio. 1 - A Faculdade EDUVALE se desobriga do fornecimento de materiais especiais, específicos e profissionalizantes, bem como seguros

6 6 obrigatórios para estes casos que ficarão a cargo do aluno, conforme Cláusula 15ª, parágrafo 3º do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. 2 - O aluno que receber bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, poderá o educando inscrever-se e contribuir como segurado facultativo do Regime Geral de Previdência Social conforme art.12; 2º da lei de 25/09/2008. Artigo 8 Para efeito de avaliação de Estágio, serão atribuídas notas de ZERO a DEZ aos relatórios finais. 1 - Será considerado aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete) e cujo o Relatório contenha no mínimo 15 (quinze) páginas redigidas. 2 - O aluno que não obtiver média regimental mínima deverá apresentar programação complementar no período de 15 dias, com um novo relatório que será avaliado pela Coordenação de Estágio, cuja nota será atribuída de acordo com o parágrafo 1 deste artigo. 3 - Caso não obtenha a nota de aprovação, seu estágio será considerado nulo, para todos os efeitos, devendo o aluno cumprir, no semestre 8º Subsequente, o Estágio.

7 7 CAPÍTULO III DO PROGRAMA DE ESTÁGIO Artigo 9 O aluno poderá se matricular na disciplina de Estágio a partir do 5 semestre, individualmente, apresentando um Plano de Estágio. Artigo 10 Deverão constar do Plano de estágio os seguintes elementos: I Plano de Estágio constando: a) Indicação detalhada das diversas etapas em que se dividirá o trabalho, coordenação de matéria a ser abordada em consonância com os objetivos pretendidos; b) Cronograma de estágio; c) Nome, cargo e formação do supervisor do estágio dentro da empresa. II Formulários Anexos: a) Carta de apresentação do aluno à empresa com cópia da programação a ser realizada; b) Ficha cadastral devidamente preenchida. Parágrafo único A aprovação do programa de estágio será evidenciada na Ficha Cadastral do Aluno. Artigo 11 O Programa de Estágio deve ser digitado e anexado à pasta do aluno. Artigo 12 O Estágio somente poderá ter início após a programação ter sido aprovada pela Coordenação de Estágio.

8 8 CAPÍTULO IV DA LOCALIZAÇÃO DE OFERTAS DE ESTÁGIO Artigo 13 As ofertas de estágio poderão ser obtidas pelo aluno, através da Coordenação de Estágio ou pelo Agente Integrador (exemplo: CIEE). Artigo 14 Toda a oferta de estágio oferecida aos alunos será afixada em quadro de avisos e no site a serem designados pela Secretaria Geral Acadêmica. Artigo 15 Ao aluno interessado em concorrer à oferta de vagas de Estágios será fornecida uma carta de apresentação para entrevista à organização para fins de seleção. CAPÍTULO V DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO Artigo 16 Ao término do período de estágio, o aluno apresentará a documentação constante de que trata o presente Regimento. Artigo 17 Ao entregar o Relatório de Estágio, o aluno deverá fazer uma avaliação elaborada pela organização sobre o seu desempenho. Artigo 18 Durante o desenvolvimento do estágio, o aluno deverá solicitar a Coordenação de Estágio orientação do programa traçado, bem como formular opiniões e emitir conceitos que permitam a avaliação do seu desempenho e aproveitamento prático. Parágrafo Único Os alunos que optarem por efetuar estágio em mais de uma área deverão apresentar Programas individuais. Artigo 19 O relatório final de estágio deverá ser apresentado com todas as instruções contidas neste Regimento até o último dia letivo de cada semestre.

9 9 Artigo 20 A simples entrega do relatório de estágio não implicará a comprovação da realização do estágio. O acadêmico deverá cumprir todas as etapas estipuladas neste Regimento. Artigo 21 Deverão constar do relatório de estágio, obrigatoriamente: a) Declaração da Organização contendo número de horas de estágio e descrição das atividades realizadas. b) O relatório final a ser apresentado versará sobre aspectos substantivos das atividades desempenhadas e desenvolvidas pelo aluno, ressaltando-se em capítulo próprio as conclusões do trabalho. Artigo 22 O relatório deverá conter a estrutura conforme modelo anexo. CAPÍTULO VI DA DOCUMENTAÇÃO Artigo 23 Documentação para comprovação do estágio: I Aluno Estagiário Contrato de Estágio ou Termo de Colaboração (autorização da empresa) II Aluno Empregado (CLT) Carteira de Trabalho (deverá ser apresentada, acompanhada de cópia das folhas de identificação e registro); Contrato de Trabalho (cópia); Relação de tarefas que desempenha no ambiente profissional, assinada por seu supervisor ou representante legal da empresa.

10 10 III Aluno Proprietário Contrato Social (cópia); Carteira de Identidade (cópia); Relação de tarefas que desempenha no ambiente profissional digitada e assinada pelo proprietário. IV Outros documentos que a Faculdade entender necessários para atender a legislação em vigor. Artigo 24 Documentação ao término do estágio: I Aluno Estagiário Contrato de Estágio ou Termo de Colaboração (autorização da empresa) Relatório pessoal do estágio; Declaração da Organização do desempenho de avaliação do estagiário; Avaliação de Desempenho do Estagiário. II Aluno Empregado (CLT) Carteira de Trabalho (deverá ser apresentada, acompanhada de cópia das folhas de identificação e registro); Contrato de Trabalho (cópia); Relação de tarefas que desempenha no ambiente profissional, assinada por seu supervisor ou representante legal da empresa; Relatório pessoal do estágio; Fotocópia da Carteira Profissional com a declaração da Empresa que continua no emprego e no exercício do mesmo cargo quando do início do estágio;

11 11 Avaliação de Desempenho do Funcionário. III Aluno Proprietário Contrato Social (cópia); Carteira de Identidade (cópia); Relação de tarefas que desempenha no ambiente profissional digitada e assinada pelo proprietário. Relatório pessoal do estágio; Documento que comprove sua participação na Organização durante período correspondente ao estágio obrigatório. CAPÍTULO VII DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 25 O diploma de Bacharel em xx somente será conferido ao aluno que realizar o Estágio, com aproveitamento, de conformidade com este Regimento. Artigo 26 Toda sugestão ou questionamento será feito por escrito, endereçada a Coordenação de Estágio. Artigo 27 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação de Estágio e pela Direção da Faculdade. Artigo 28 Este Regimento entra em vigor na data de sua aprovação pela Coordenação de Estágio, Coordenação do Curso de xx e Direção da Faculdade. Artigo 29 O prazo para entrega dos relatórios de estágios a Coordenação de Estágio encerra-se no último dia letivo do semestre.

12 12 Artigo 30 Os contratos de Estágio de xx serão assinados pela Coordenação de Estágio ou pelo coordenador do Curso ou e ainda pela Secretária Geral Acadêmica. Artigo 31 Não haverá prorrogação nos prazos estabelecidos no calendário divulgado pela Coordenação de Estágio.

13 13 DOCUMENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

14 14 Formulário de Identificação Formulário obrigatório para a EDUVALE, conforme modelo da ABNT. (MODELO) Dados do Relatório Científico Título e subtítulo: Autor: Supervisor de estágio: Instituição e endereço completo: Supervisor de campo: Instituição e endereço completo: Resumo Palavras-chave/descritores: Período de estágio Início: / / Término: / / Jornada de trabalho: horas semanais: Total de horas: Observações/notas

15 15 SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO Á. Senhor (a) Diretor (a). Cumpri-me vir a, presença, de vossa senhoria, a fim de consultá-lo sobre a possibilidade de XX, regularmente matriculado (a) no Semestre único, do curso de Bacharelado em XX, estagiar nessa conceituada empresa, a partir de / /201. Esclarecemos que, por força de Lei, para os alunos de Curso Superior, este estágio é obrigatório, sob pena de não concluírem seus estudos. Esclarecemos ainda, que a realização curricular, por parte do estudante, não acarretará vínculo empregatício de qualquer natureza. Na expectativa de sua aquiescência, antecipamos os nossos sinceros agradecimentos pela atenção. Cordialmente, Profª. Ana Claudia Gutierrez O. Daleffe Profº. XX Diretora Geral Coord. do Curso de XX

16 16 PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO DECLARAÇÃO DE ACEITAÇÃO DE ESTÁGIO Declaro, para os devidos fins de direito e todos os efeitos, que o (a) Sr. (a)...,aluno(a) do Xº Semestre, do Curso de XX, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço, está autorizado a estagiar em nossa organização, a partir de.../.../2016, sendo-lhe franqueado o acesso em nossos departamentos. A comprovação do Estágio será feita em documento à parte. Jaciara MT...de... de Empresa

17 17 PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ESTÁGIO Declaro, para os devidos fins de direito e todos efeitos, que o (a) Sr. (a)...,aluno(a) do Xº Semestre, do Curso de XX, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço, conclui o estágio profissional supervisionado, em nossa organização, no período de.../.../2016 até.../.../2016. Jaciara MT...de... de Empresa

18 18 SERVIÇO DE SUPERVISÃO REGISTRO PARA RELATÓRIO Empresa Concedente: Período: Acadêmico (a): Curso: Estágio na Área de: Data Horas de Estágio 1ª ETAPA Atividade Realizada Assinatura Professor Quantidade Aulas EDUVALE Coord. Estágio Estagiário(a) Prof. xx

19 19 SERVIÇO DE SUPERVISÃO REGISTRO PARA RELATÓRIO Empresa Concedente: Período: Acadêmico (a): Curso: Estágio na Área de: Data Horas de Estágio 2ª ETAPA Atividade Realizada Assinatura Supervisor do Estágio / Empresa Quantidade Aulas Empresa EDUVALE Coord. Estágio Prof. xx Estagiário(a)

20 20 CRONOGRAMA 2016 Atividades Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

21 21 FICHA DE VISITA A EMPRESA CONVÊNIADA Empresa: Endereço: Fone: Área do estágio: Acadêmico (a): Responsável pela Empresa: A atual ficha de visita tem como finalidade a verificação se o Estágio Profissional Supervisionado foi desenvolvido e se atendeu as expectativas do proprietário. Observações: Jaciara - MT,, de de 2016 Prof. Coord. do Curso de xx Empresa

22 22 ATESTADO Atesto, para os devidos fins, que o (a), Concluiu Satisfatoriamente o Estágio Profissional Supervisionado em XX. Local do Estágio:,. Cumpriu o Estágio no período de de de 2016 a de de Estágio desenvolvido em horas. Jaciara MT de de Prof. xx Coordenador de Estágio

23 23 AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO PELA EMPRESA I IDENTIFICAÇÃO Nome: Número de Matrícula: Empresa/Instituição: Nome do supervisor na empresa: Cargo: Período do estágio: Total de horas: II AVALIAÇÃO Assinale com x a frase que descreve mais precisamente o avaliado. Se necessário, utilize o espaço reservado para observações. 1 Conhecimento técnico: conhecimento teórico-prático e básico necessáriospara a realização do estágio De um modo geral demonstra conhecimento insuficiente Demonstra, na maioria das vezes, conhecimento razoável Demonstra, quase sempre, bom conhecimento Demonstra, geralmente, conhecimento muito bom 2 Iniciativa: capacidade de decidir e agir nas diversas situações. Demonstra pouca capacidade e limitada independência para agir Demonstra regular capacidade e razoável independência para agir Demonstra boa capacidade e razoável independência para agir Demonstra muito boa capacidade e independência para agir 3 Assimilação: capacidade de entender, reter e utilizar as informações. Demonstra insuficiente capacidade de apreensão Demonstra razoável capacidade de apreensão Demonstra boa capacidade de apreensão Demonstra muito boa capacidade de apreensão 4 Interesse: capacidade de empenhar-se Demonstra pouco interesse Demonstra razoável interesse Demonstra bom interesse Demonstra muito bom interesse 5 Pontualidade e assiduidade: cumprir o horário, bem como

24 24 comparecer ao estágio. Não se atrasa e não falta Atrasa-se ou falta raramente, apresentando justificativa Atrasa-se ou falta regularmente, às vezes com justificativa Atrasa-se ou falta constantemente, não justificando Relacionamento social: capacidade de integração com o grupo defuncionários da empresa. Não consegue manter relacionamento criando problemas de interação Apresenta certa dificuldade no relacionamento Seu relacionamento é bom Seu nível de relacionamento é muito bom Responsabilidade: capacidade de responder àquilo que lhe é atribuído, acatar as normas estabelecidas, assumir as conseqüências de seu desempenho. Pouca responsabilidade, despreocupado com as conseqüências do seudesempenho Responsabilidade satisfatória; poderia demonstrar melhor desempenho Bom nível de responsabilidade apresenta poucos erros É altamente responsável, evita ao máximo cometer erros Apresentação pessoal: preocupação com a apresentação pessoal em relação ao ambiente de trabalho. É inadequada quanto ao ambiente de trabalho Demonstra alguma deficiência Apresenta-se adequadamente A aparência pessoal é excelente 9 Observações: Assinatura do avaliador da empresa: Data: / / Carimbo da empresa: Assinatura da Coordenação de Estágio Data: / /

25 25 AVALIAÇÃO E COORDENAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO Nome: Curso: Semestre: Ano Letivo: Empresa/Organização: Estágio: Avaliação das Atividades Desenvolvidas (0 a 10) Itens 1. Capacidade de adaptação 2. Cumprimento de normas/ procedimentos 3. Capacidade de iniciativa 4. Capacidade de organização 5. Relacionamento interpessoal 6. Aplicabilidade de conhecimentos teóricos MÉDIA DA ATIVIDADE Pontuação Avaliação do Relatório de Estágio (0 a 10) Itens 1. Estrutura 2. Redação 3. Conteúdo 4. Conhecimento da organização e meio envolvente 5. Nível de pensamento próprio, originalidade 6. Críticas, sugestões, análise MEDIA DO RELATÓRIO Pontuação Assinatura da Coordenação de Estágio Data: / /

Regimento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação

Regimento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação Regimento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação Regimento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Minas Gerais Campus de Frutal/MG

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º O Projeto Pedagógico do Curso Turismo da UFPR prevê a realização de estágio nas modalidades de obrigatório

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Normas Complementares para o Estágio Não obrigatório do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. NORMAS ESPECÍFICAS PARA A REGULAMENTAÇÃO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE BACHARELADO INTERDISCIPLINAR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE COMUNICAÇÃO, TURISMO E ARTES Coordenação de Jornalismo

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE COMUNICAÇÃO, TURISMO E ARTES Coordenação de Jornalismo UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE COMUNICAÇÃO, TURISMO E ARTES Coordenação de Jornalismo REGIMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM JORNALISMO Capítulo I Da concepção de estágio O Estágio visa oportunizar

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE GUARAPUAVA. Das Disposições Preliminares

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE GUARAPUAVA. Das Disposições Preliminares REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE GUARAPUAVA Das Disposições Preliminares Art. 1º. O Estágio Supervisionado é matéria constante do Currículo Pleno do Curso de

Leia mais

PORTARIA CE Nº 48, de 04 de novembro de 2015.

PORTARIA CE Nº 48, de 04 de novembro de 2015. PORTARIA CE Nº 48, de 04 de novembro de 2015. Regulamenta a realização de estágios dos alunos dos Cursos de Graduação do Campus de Itapeva. O Coordenador Executivo no uso de suas atribuições legais, expede

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS RESOLUÇÃO CCEAL Nº 01/2010 Regulamenta o Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia

Leia mais

Art. 8º - A duração do Estágio Supervisionado Obrigatório será estipulado no projeto pedagógico de cada curso.

Art. 8º - A duração do Estágio Supervisionado Obrigatório será estipulado no projeto pedagógico de cada curso. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO IFPR- CÂMPUS CURITIBA CAPITULO I DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Supervisionado Obrigatório, previsto na Lei

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E TECNOLÓGICOS DE NÍVEL SUPERIOR

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E TECNOLÓGICOS DE NÍVEL SUPERIOR REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E TECNOLÓGICOS DE NÍVEL SUPERIOR Canoas, RS 2012 CAPÍTULO I DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º - O Estágio Supervisionado dos alunos

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO O Estágio Curricular Supervisionado é componente curricular obrigatório dos cursos Superiores da FAC FUNAM, realizado em módulos determinados em seus

Leia mais

RESOLUÇÃO. São Paulo, 14 de abril de Prof. Héctor Edmundo Huanay Escobar Presidente

RESOLUÇÃO. São Paulo, 14 de abril de Prof. Héctor Edmundo Huanay Escobar Presidente RESOLUÇÃO CONSEPE 5/2010 APROVAÇÃO DO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CURRÍCULO 0002-B, DO CAMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente

Leia mais

RESOLUÇÃO INTERNA DE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM ESTATÍSTICA

RESOLUÇÃO INTERNA DE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS I Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Estatística Curso de Bacharelado em Estatística RESOLUÇÃO INTERNA DE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS URUÇUCA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ

REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ Rio de Janeiro - RJ Julho 2018 O COLEGIADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE SÃO CAMILO-RJ, no uso de suas atribuições, RESOLVE: Aprovar

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação do Câmpus Jandaia do Sul da UFPR prevê a realização

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Bragança Paulista, 14 de março de Profa. Patrícia Teixeira Costa Presidente

R E S O L U Ç Ã O. Bragança Paulista, 14 de março de Profa. Patrícia Teixeira Costa Presidente RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 3/2019 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE BIOMEDICINA, DO CÂMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico de

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 34/2001

RESOLUÇÃO CONSEPE 34/2001 RESOLUÇÃO CONSEPE 34/2001 ALTERA O REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, EM REGIME SERIADO ANUAL, DO CCJHS, DO CÂMPUS DE SÃO PAULO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO INTERNO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS I. DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º O Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia da Produção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Ementa: Dispõe a respeito do Estágio Obrigatório e Não- Obrigatório no âmbito do Curso de Graduação em Engenharia

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO. RESOLVE: Capítulo I Do Regulamento. Capítulo II Do Estágio, De Sua Regulamentação e Seus Objetivos

REGULAMENTO DE ESTÁGIO. RESOLVE: Capítulo I Do Regulamento. Capítulo II Do Estágio, De Sua Regulamentação e Seus Objetivos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS GOIANÉSIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO Regulamenta a realização do Estágio Curricular no âmbito do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

Leia mais

RESOLUÇÃO CCA Nº 03/2008

RESOLUÇÃO CCA Nº 03/2008 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE AGRONOMIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS CURSO DE AGRONOMIA RESOLUÇÃO CCA Nº 03/2008 Regulamenta o Estágio

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO MARÇO/2018

ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO MARÇO/2018 ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO MARÇO/2018 Este Manual do Estagiário tem o objetivo de oferecer aos alunos a orientação específica e informações necessárias para melhor compreensão e consequente

Leia mais

PORTARIA CE Nº 08 de 11 de março de 2013.

PORTARIA CE Nº 08 de 11 de março de 2013. PORTARIA CE Nº 08 de 11 de março de 2013. Regulamenta a realização de estágios dos alunos do Curso de Graduação em Engenharia Industrial Madeireira do Campus Experimental de Itapeva. O Vice-Coordenador

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 01/2008 REGULAMENTO DO ESTÁGIO PROFISSIONAL OBRIGATÓRIO DOS CURSOS TÉCNICOS

RESOLUÇÃO Nº 01/2008 REGULAMENTO DO ESTÁGIO PROFISSIONAL OBRIGATÓRIO DOS CURSOS TÉCNICOS RESOLUÇÃO Nº 01/2008 REGULAMENTO DO ESTÁGIO PROFISSIONAL OBRIGATÓRIO DOS CURSOS TÉCNICOS CAPÍTULO I DO ESTÁGIO PROFISSINAL OBRIGATÓRIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Profissional Obrigatório, previsto

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO O presente regulamento normatiza a atividade de Estágio, componente dos Projetos Pedagógicos dos cursos oferecidos pela Faculdades Gammon, mantida pela Fundação Gammon de Ensino

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE BIOMEDICINA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE BIOMEDICINA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE BIOMEDICINA REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I E II DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA CAPÍTULO I - DA NATUREZA

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EM GESTÃO E TECNOLOGIA Campus Sorocaba COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), Km 110 - Bairro do Itinga Sorocaba

Leia mais

AEVSF COLEGIADO DE DIREITO REGULAMENTO DE ESTÁGIO

AEVSF COLEGIADO DE DIREITO REGULAMENTO DE ESTÁGIO AEVSF COLEGIADO DE DIREITO REGULAMENTO DE ESTÁGIO Novembro 2007 APRESENTAÇÃO CAPÍTULO I Art. 1º De acordo com o Regulamento Geral de Estágio da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco-AEVSF - Faculdade

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA Junho - 2014 SUMÁRIO 1 DIRETRIZES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2 DISPENSA DE ESTÁGIO 3 ATRIBUIÇÕES DO RESPONSÁVEL PELA ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO 4 PERFIL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO EM JANDAIA DO SUL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO EM JANDAIA DO SUL REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Campus Jandaia do Sul da UFPR prevê

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS. Capítulo I DA NATUREZA

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS. Capítulo I DA NATUREZA ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Alimentos do Campus de Jandaia do Sul da UFPR prevê a

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS 0BRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO

REGULAMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS 0BRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS 0BRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1. o - Este regulamento

Leia mais

RESOLUÇÃO. Campinas, 13 de outubro de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da Presidência

RESOLUÇÃO. Campinas, 13 de outubro de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da Presidência RESOLUÇÃO CONSEPE 75/2009 ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, CURRÍCULO 0001-B, DO CAMPUS DE CAMPINAS DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Vice-Reitor da Universidade

Leia mais

Manual para Estágio Supervisionado. dos cursos de Bacharelado da FIAP. Modalidade EAD.

Manual para Estágio Supervisionado. dos cursos de Bacharelado da FIAP. Modalidade EAD. Manual para Estágio Supervisionado dos cursos de Bacharelado da FIAP. Modalidade EAD. Instruções Gerais 1- Neste manual o aluno dos cursos de Bacharelado na modalidade EAD da FIAP, Sistemas de Informação

Leia mais

REGULAMENTO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS BACHARELADOS EM QUÍMICA DA UNIFESP (Integral e Noturno Química Industrial)

REGULAMENTO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS BACHARELADOS EM QUÍMICA DA UNIFESP (Integral e Noturno Química Industrial) REGULAMENTO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS BACHARELADOS EM QUÍMICA DA UNIFESP (Integral e Noturno Química Industrial) CONSIDERANDO, O presente instrumento regulamenta o exercício e a validação dos Estágios

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO. Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO. Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN Este Regulamento foi aprovado pelo CONSEPE e entrou em vigor em abril de 2017 Regulamento do Estágio Curricular Obrigatório e Não

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS.

INSTRUÇÕES GERAIS. INSTRUÇÕES GERAIS 1- Neste manual o aluno dos cursos de Bacharelado em Administração, Sistemas de Informação e Engenharia irão encontrar todas as regras e instruções para validação e aproveitamento de

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2015.1 INSTRUÇÕES ESPECIAIS A Coordenação do Curso de Direito do IESP, com intuito de esclarecer e facilitar o cumprimento da disciplina Estágio Supervisionado, apresenta as seguintes

Leia mais

CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO E INSCRIÇÃO. Parágrafo Único Somente poderá inscrever-se no Estágio, aluno regularmente matriculado.

CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO E INSCRIÇÃO. Parágrafo Único Somente poderá inscrever-se no Estágio, aluno regularmente matriculado. REGULAMENTO GERAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO E INSCRIÇÃO Artigo 1º - O Estágio Supervisionado, dos Cursos de Graduação, de caráter de iniciação à prática profissional, nos termos

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular CAPITULO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem por finalidade orientar a operacionalização do Estágio Curricular

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Curso de Engenharia de Produção Ituverava SP 1 FINALIDADE 1.1 Introdução Este manual tem por finalidade orientar o acadêmico do Curso de Engenharia de Produção

Leia mais

Considerando o disposto no Art. 6º da Resolução CSE/UFCG nº 14/2011, que aprova a estrutura curricular do Curso de Engenharia de Biossistemas;

Considerando o disposto no Art. 6º da Resolução CSE/UFCG nº 14/2011, que aprova a estrutura curricular do Curso de Engenharia de Biossistemas; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Praia Grande São Paulo Dezembro de 2008 CAPÍTULO I DA NATUREZA Artigo 1º O presente regulamento tem como objetivo normatizar as atividades relacionadas com o estágio

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM UNIFOR-MG REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Ato de Aprovação: Resolução do Reitor Nº 23/2011 de 04/03/2011) FORMIGA

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DO IFC CÂMPUS CONCÓRDIA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DO IFC CÂMPUS CONCÓRDIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DO IFC CÂMPUS CONCÓRDIA CAPÍTULO I DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º. O Estágio Supervisionado

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 04/2016, DO CONSELHO DA FACULDADE DE MATEMÁTICA Estabelece Normas Complementares de Estágio Não Obrigatório para o Curso de Graduação em Estatística da Faculdade de Matemática da Universidade

Leia mais

Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018.

Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018. Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018. DISPÕE SOBRE AS NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E EXTRACURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, DA UNIVERSIDADE

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de 2014 CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO Cacoal - RO 2016 2 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE GUARAPUAVA. Das Disposições Preliminares

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE GUARAPUAVA. Das Disposições Preliminares REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE GUARAPUAVA Das Disposições Preliminares Art. 1º. O Estágio Supervisionado é matéria constante do Currículo Pleno do Curso

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO. Capítulo I Da Natureza

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO. Capítulo I Da Natureza ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO Capítulo I Da Natureza Art. 1. O Projeto Pedagógico do Curso de Design Gráfico do Setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR prevê a realização de estágio nas modalidades

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE ENGENHARIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE ENGENHARIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE ENGENHARIA Importância O Estágio Supervisionado, além de integrar o currículo do Curso, atendendo a dispositivo legal, visa proporcionar ao aluno a vivência

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO Dispõe sobre o Acompanhamento e Orientação do Estágio do Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. TÍTULO I Da definição do Estágio Supervisionado e suas finalidades

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. TÍTULO I Da definição do Estágio Supervisionado e suas finalidades REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO TÍTULO I Da definição do Estágio Supervisionado e suas finalidades Art. 1 - Nos termos da lei 11.788 de Vinte e Cinco de Setembro de Dois Mil e Oito, considera-se

Leia mais

ENFERMAGEM Curso de Graduação

ENFERMAGEM Curso de Graduação FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida ENFERMAGEM Curso de Graduação REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Sinop - MT REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA RESOLUÇÃO CSTGP Nº 02/2015 Regulamenta o Estágio Supervisionado obrigatório do Curso

Leia mais

ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO

ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO 2019 ESTÁGIOS Manual do Aluno Apresentação Este manual visa esclarecer e orientar sobre as normas dos Estágios Curriculares Obrigatórios e Não Obrigatórios. A leitura deste material

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E FINALIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1 - O Estágio Supervisionado, previsto

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR PORTO ALEGRE REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR CAPÍTULO I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º O Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Campus de Blumenau. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Campus de Blumenau. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Campus de Blumenau Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas O Diretor Geral Pró Tempore do Instituto Federal Catarinense Campus de Blumenau,

Leia mais

Normatização de estágio do IFC

Normatização de estágio do IFC ESTÁGIOS Normatização de estágio do IFC Nacional: Lei nº11.788, de Setembro de 2008; Institucional: RESOLUÇÃO Ad Referendum Nº 014/2013 CONSELHO SUPERIOR 17/05/2013; Campus Santa Rosa do Sul: Projeto Pedagógico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Comissão de Graduação do Curso de Ciências Biológicas COMGRAD/BIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Comissão de Graduação do Curso de Ciências Biológicas COMGRAD/BIO DECISÃO 03/2015 - Altera: Decisão n o 03/2013 ESTÁGIO SUPERVISIONADO A, reunida em 18 de novembro de 2015, no uso de suas atribuições, DECIDE Regulamentar a atividade de Ensino de Estágio Supervisionado,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Setor Palotina da UFPR prevê a realização

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras Rio de Janeiro Julho/2013 Atualizado em Novembro/2016 1 SUMÁRIO 1. Apresentação... 3 2. Definição... 3 3. Objetivos do

Leia mais

Estágio Curricular. Profa. Dra. Tatiana Renata Garcia Coordenação de estágios

Estágio Curricular. Profa. Dra. Tatiana Renata Garcia Coordenação de estágios Estágio Curricular Profa. Dra. Tatiana Renata Garcia Coordenação de estágios Normas gerais Estágio obrigatório: é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação

Leia mais

RESOLUÇÃO 01/ TGP

RESOLUÇÃO 01/ TGP UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - SEPT COORDENAÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO - CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO DE INTERESSE CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Resolução nº 001./2007 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS E FINALIDADES

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memorando: 07/16 Coordenação São Carlos, 08 de Fevereiro de 2016. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS. TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS. TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos CAPÍTULO I Da Natureza e dos Fins Art. 1 - Considera-se como Estágio

Leia mais

CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL

CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL Joinville, 13 de julho de 2017. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regulamento de Estágios visa disciplinar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º - O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia do Setor de Ciências Humanas

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE BACHARELADO

REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE BACHARELADO REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE BACHARELADO DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Art 1º. O Estágio Curricular Supervisionado dos cursos de bacharelado é componente

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO Disciplinas de Estágio Supervisionado Art. 1º De acordo

Leia mais

Rua Clarimundo de Melo, 79 - Encantado - Rio de Janeiro - RJ - Tel.: (21) sjt.com.br

Rua Clarimundo de Melo, 79 - Encantado - Rio de Janeiro - RJ - Tel.: (21) sjt.com.br O Diretor Geral da Faculdade São Judas Tadeu, no uso de suas atribuições regimentais, institui o Regulamento de conforme aprovação do Conselho Superior. Art. 1º O estágio é o ato educativo desenvolvido

Leia mais

NORMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

NORMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NORMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I - Disposições Preliminares Art. 1º - O Estágio Supervisionado é uma atividade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS ARAPIRACA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS ARAPIRACA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO Nº 04/2011 Dispõe sobre as normas para Estágio Curricular Supervisionado e Extracurricular do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca.

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 COORDENAÇÃO DO CURSO DE MÚSICA NORMAS COMPLEMENTARES ESTÁGIO SUPERVISIONADO O Colegiado do Curso de Licenciatura

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 16 de dezembro de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da Presidência

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 16 de dezembro de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da Presidência RESOLUÇÃO CONSEPE 98/2009 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ARQUITETURA E URBANISMO, DO CAMPUS DE ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Vice-Reitor da Universidade São Francisco, no

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Escola SENAI Frederico Jacob REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSOS TÉCNICOS Versão 03 1 2 Regulamento de Estágio SENAI-SP, 2009 Trabalho elaborado pela Escola SENAI Frederico Jacob para os Cursos

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL RESOLUÇÃO CCEC N 02/2018

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Para os fins do disposto neste regulamento, consideram-se estágios as atividades programadas, orientadas e avaliadas que proporcionam ao discente aprendizagem social,

Leia mais

Considerando a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

Considerando a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE BIOTECNOLOGIA

Leia mais

Regulamento de Estágio do Curso de Engenharia Elétrica

Regulamento de Estágio do Curso de Engenharia Elétrica Regulamento de Estágio do Curso de Engenharia Elétrica Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório no curso de Engenharia Elétrica é uma atividade curricular obrigatória aos acadêmicos do curso dividida

Leia mais

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Aprova as Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação, em conformidade com a Lei Federal Nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 e com as Normas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de Sorocaba

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de Sorocaba UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de Sorocaba Regulamentação de Estágio dos Cursos de Graduação em Engenharia Ambiental e Engenharia de Controle e Automação do Instituto de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA

Leia mais

Manual do Estágio Supervisionado. Sistemas de Informação 4º. ano Estágio Supervisionado. Sumário

Manual do Estágio Supervisionado. Sistemas de Informação 4º. ano Estágio Supervisionado. Sumário Manual do Estágio Supervisionado Sistemas de Informação 4º. ano Estágio Supervisionado Sumário SUMÁRIO 1. Introdução 3 2. O que é o Estágio Supervisionado 3 2.1 Fundamentação legal do Estágio Supervisionado

Leia mais

Resolução 025/2012 da Pró-Reitoria de Graduação

Resolução 025/2012 da Pró-Reitoria de Graduação REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E URBANA Resolução 025/2012 da Pró-Reitoria de Graduação Capitulo I Da definição Art. 1º - O estágio não obrigatório, de caráter

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS 1 SUMÁRIO 3 DIRETRIZES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO 3 DISPENSA DE ESTÁGIO 4 ATRIBUIÇÕES DO RESPONSÁVEL PELA ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO 4 PERFIL DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO - CCAE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS DCE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO REGULAMENTO Nº 02/2009/CCAE-CSI Regulamenta

Leia mais

Manual de Atividades Complementares

Manual de Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Manual de Atividades Complementares Belo Horizonte 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementar

Leia mais

Campus Itaqui Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos Normas para o Estágio Supervisionado Obrigatório

Campus Itaqui Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos Normas para o Estágio Supervisionado Obrigatório Campus Itaqui Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos Normas para o Estágio Supervisionado Obrigatório 1. ASPECTOS LEGAIS O Estágio Supervisionado tem caráter curricular obrigatório e é uma exigência

Leia mais

Capítulo I - Da caracterização. Capítulo II - Do objetivo

Capítulo I - Da caracterização. Capítulo II - Do objetivo REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO Capítulo I - Da caracterização Art. 1º. O Estágio Curricular Obrigatório Supervisionado (ECOS) é atividade individual obrigatória do Currículo

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA (EAD)

REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA (EAD) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714. Alfenas/MG CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO

Leia mais

No curso de Administração existem duas modalidades de estágio:

No curso de Administração existem duas modalidades de estágio: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE NÚCLEO DE GESTÃO/ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Coordenadora: Profa. Cláudia Freire Secretario: Ítalo Soares

Leia mais

Orientação para a prática profissional - Estágio com base na Lei: de 25/09/2008

Orientação para a prática profissional - Estágio com base na Lei: de 25/09/2008 Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. Paulo Freire Orientação para a prática profissional - Estágio com base

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Administração

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Administração Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Administração CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1º O Estágio Supervisionado é um componente curricular direcionado à consolidação dos desempenhos profissionais

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ECONOMIA DOMÉSTICA/BACHARELADO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO. CAPÍTULO I Dos conceitos

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ECONOMIA DOMÉSTICA/BACHARELADO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO. CAPÍTULO I Dos conceitos REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ECONOMIA DOMÉSTICA/BACHARELADO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO CAPÍTULO I Dos conceitos Art. 1º Este Regulamento normatiza o funcionamento da atividade

Leia mais