SUMÁRIO RAZÕES PARA A EDIÇÃO E ADOÇÃO DAS NBCASP NORMAS APROVADAS PELO CFC NORMAS INTERNACIONAIS (IPSAS) TRADUZIDAS PELO CFC/IBRACON

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUMÁRIO RAZÕES PARA A EDIÇÃO E ADOÇÃO DAS NBCASP NORMAS APROVADAS PELO CFC NORMAS INTERNACIONAIS (IPSAS) TRADUZIDAS PELO CFC/IBRACON"

Transcrição

1

2 SUMÁRIO RAZÕES PARA A EDIÇÃO E ADOÇÃO DAS NBCASP NORMAS APROVADAS PELO CFC NORMAS INTERNACIONAIS (IPSAS) TRADUZIDAS PELO CFC/IBRACON NORMAS EMITIDAS PELA STN VISANDO A CONSOLIDAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS O OBJETIVO FUNDAMENTAL O QUE FAZER COM A INFORMAÇÃO DE NATUREZA PATRIMONIAL? O APOIO INSTITUCIONAL A MISSÃO DO CONTADOR A ADOÇÃO DAS NBCASP NO ÂMBITO DO SETOR GOVERNAMENTAL DO ESTADO DO RS

3 RAZÕES PARA A EDIÇÃO E ADOÇÃO DAS NBCASP Considerando o fenômeno da globalização, que impõe a adoção de critérios e regras comuns, convém ao país adotar as práticas contábeis emitidas pelos organismos de representação internacional que emitem normais gerais de contabilidade para o Setor Privado, caso do IASB, e para o Setor Público, caso do IFAC, este com sede em NY. O BIRD e o BID, quando financiam projetos aqui, cobram a adoção dessas regras. As práticas adotadas no setor público não conduzem à correta e oportuna evidenciação do patrimônio público e suas variações. O patrimônio constitui o verdadeiro objeto da ciência contábil. O CFC e o Governo Federal decidiram pela necessidade da mudança, e passaram a editar normas para a convergência das práticas contábeis brasileiras às normas internacionais.

4 NORMAS APROVADAS PELO CFC NBC T 16.1 Conceituação, Objeto e Campo de Aplicação NBC T 16.2 Patrimônio e Sistemas Contábeis NBC T 16.3 Planejamento e seus Instrumentos sob o Enfoque Contábil NBC T 16.4 Transações no Setor Público NBC T 16.5 Registro Contábil NBC T 16.6 Demonstrações Contábeis NBC T 16.7 Consolidação das Demonstrações Contábeis NBC T 16.8 Controle Interno NBC T 16.9 Depreciação, Amortização e Exaustão NBC T Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos NBC T Sistemas de Informação de Custos do Setor Público A Resolução CFC 1.268/09 aprovou alterações nas NBC T 16.1, 16.2 e A Resolução CFC 1.437/13 aprovou alterações nas NBC T 16.1, 16.2, 16.4, 16.5, 16.6, e

5 NORMAS APROVADAS PELO CFC Avaliação e Mensuração do Imobilizado, consoante a Resolução CFC 1.437/13 Mensuração após o reconhecimento inicial 35A. A entidade deve escolher o modelo de custo do item 35B ou o modelo de reavaliação do item 35C como sua política contábil e deve aplicar tal política para uma classe inteira de ativos imobilizados, salvo disposição legal contrária. Método do custo 35B. Após o reconhecimento como ativo, um item do ativo imobilizado deve ser evidenciado pelo custo menos qualquer depreciação e redução ao valor recuperável acumuladas. Método da reavaliação 35C. A reavaliação é uma política contábil de mensuração alternativa em relação ao método do custo, útil para assegurar que o valor contábil de determinados ativos não difira materialmente daquele que seria determinado, usando-se seu valor justo na data das demonstrações contábeis.... Procedimentos de adoção inicial 41. A entidade que adotar as normas aplicadas ao setor público deve reconhecer inicialmente os estoques, imobilizados e intangíveis pelo custo ou valor justo.

6 NORMAS INTERNACIONAIS (IPSAS) TRADUZIDAS PELO CFC/IBRACON NBC TSP 1 - Apresentação das Demonstrações Contábeis (152) NBC TSP 2 - Demonstrações dos Fluxos de Caixa (62) NBC TSP 3 - Políticas Contábeis, Mudança na Estimativa e Retificação de Erro (58) NBC TSP 4 - Efeito das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis (72) NBC TSP 5 - Custos de Empréstimos (43) NBC TSP 6 - Demonstrações Consolidadas e Separadas (64) NBC TSP 7 - Investimento em Coligada e em Controlada (46) NBC TSP 8 - Empreendimento Controlado em Conjunto (68) NBC TSP 9 - Receita de Transações com Contraprestação (42) NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária (37) NBC TSP 11 - Contratos de Evidenciação (56) NBC TSP 12 Estoques (49) NBC TSP 13 - Operações de Arrendamento Mercantil (78) NBC TSP 14 - Evento Subsequente (31) NBC TSP 16 - Propriedade para Investimento (100)

7 NORMAS INTERNACIONAIS (IPSAS) TRADUZIDAS PELO CFC/IBRACON NBC TSP 17 - Ativo Imobilizado (106) NBC TSP 18 - Informações por Segmento (75) NBC TSP 19 - Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes (110) NBC TSP 20 - Divulgação sobre Partes Relacionadas (41) NBC TSP 21 - Redução ao Valor Recuperável de Ativo Não Gerador de Caixa (79) NBC TSP 22 - Divulgação de Informação Financeira Sobre o Setor do Governo Geral (46) NBC TSP 23 - Receita de Transações sem Contraprestação (Tributos e Transferências) (125) NBC TSP 24 - Apresentação de Informação Orçamentária nas Demonstrações Contábeis (55) NBC TSP 25 - Benefícios a Empregados (176) NBC TSP 26 - Redução ao Valor Recuperável de Ativo Gerador de Caixa (125) NBC TSP 27 - Ativo Biológico e Produto Agrícola (57) NBC TSP 28 - Instrumentos Financeiros Apresentação (55) NBC TSP 29 - Instrumentos Financeiros Reconhecimento e Mensuração (123) NBC TSP 30 - Instrumentos Financeiros: Evidenciação (49) NBC TSP 31 - Ativo Intangível (131)

8 NORMAS EMITIDAS PELA STN VISANDO A CONSOLIDAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS Portaria STN 437, de , alterada pela Portaria STN 753, de aprova a 5ª edição do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público Parte Providência Prazo II Procedimentos Contábeis Patrimoniais até o final de 2014 III Procedimentos Contábeis Específicos em 2013 IV Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - PCASP até o final de 2014 V Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público até o final de 2014 Portaria STN 828, de , alterada pela Portaria STN 753, de Art. 4º A partir da consolidação nacional e por esfera de governo das contas de 2014, a ser realizada em 2015, deverão ser observadas, integralmente, as partes IV (... PCASP) e V (... DCASP) do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - MCASP. Parágrafo único. A Secretaria do Tesouro Nacional não dará quitação à obrigação prevista no 1º do art. 51 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, caso as contas sejam encaminhadas em descumprimento ao disposto no caput."

9 NORMAS EMITIDAS PELA STN VISANDO A CONSOLIDAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS A Parte III do MCASP (Procedimentos Contábeis Específicos) padroniza os conceitos e procedimentos contábeis relativos: ao FUNDEB; às Parcerias Público-Privadas; às Operações de Crédito; ao Regime Próprio da Previdência Social; à Dívida Ativa; aos Precatórios e aos Consórcios Públicos.

10 NORMAS EMITIDAS PELA STN VISANDO A CONSOLIDAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS A Parte II (Procedimentos Contábeis Patrimoniais) deverá ser adotada pelos entes da Federação, observados os seguintes aspectos: I - Reconhecimento, mensuração e evidenciação dos créditos, tributários ou não, por competência, e a dívida ativa, incluindo os respectivos ajustes para perdas; II - Reconhecimento, mensuração e evidenciação das obrigações e provisões por competência; III - Reconhecimento, mensuração e evidenciação dos bens móveis, imóveis e intangíveis; IV - Registro de fenômenos econômicos, resultantes ou independentes da execução orçamentária, tais como depreciação, amortização, exaustão; V - Reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos de infraestrutura; VI - Implementação do sistema de custos; VII - Demais aspectos patrimoniais previstos no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

11 O OBJETIVO FUNDAMENTAL As Normas visam, essencialmente, melhorar a qualidade e a tempestividade da informação de natureza patrimonial. Implica apurar e reconhecer contabilmente todos os acréscimos/ganhos e reduções/perdas patrimoniais no mês em que ocorreu o respectivo fato gerador. Importa demonstrar o valor dos bens e direitos de modo que não exceda ao respectivo valor recuperável, bem como a totalidade dos passivos reais e potenciais. O patrimônio é o verdadeiro objeto da ciência contábil, mas o mesmo tem sido relegado a um segundo plano na administração pública, que tem se preocupado mais com a execução orçamentária e financeira.

12 O QUE FAZER COM A INFORMAÇÃO DE NATUREZA PATRIMONIAL? Possibilitar a exata apuração do CUSTO DOS SERVIÇOS PRESTADOS. Sem a reavaliação dos imóveis, cujo valor está muito defasado, não há como se calcular adequadamente a correspondente depreciação e, por conseguinte, o custo efetivo de um órgão, de uma unidade, de uma atividade ou serviço. Também é necessário que sejam reconhecidas todas as demais variações patrimoniais diminutivas. A correta apuração de custos permitirá ao gestor avaliar como melhor dispor dos bens administrados.

13 O QUE FAZER COM A INFORMAÇÃO DE NATUREZA PATRIMONIAL? Enfrentar dilemas administrativos tais como: Executar diretamente ou constituir uma PPP!? Executar diretamente ou constituir um consórcio público!? Dispor do bem ou conceder/ceder o uso!? Dispor do bem ou aliená-lo!? Permutar, sim ou não!? Planejar a substituição dos bens de uso da administração.

14 O QUE FAZER COM A INFORMAÇÃO DE NATUREZA PATRIMONIAL? Outra informação de grande relevância diz respeito ao acompanhamento dos créditos, desde a sua constituição. É importante que o gestor tenha cuidado com o nível da arrecadação, comparando-a não somente com a de igual período do ano anterior, mas também com os valores inscritos e devidos no período em curso. A contabilidade atual não evidencia o valor real dos créditos: muitos não estão reconhecidos e não há provisão para perdas.

15 O QUE FAZER COM A INFORMAÇÃO DE NATUREZA PATRIMONIAL? A aplicação das NBCASP deve propiciar ao gestor público aquilo que o gestor privado já possui: informação tempestiva e de qualidade quanto ao patrimônio e sua evolução. Atualmente, a sociedade carece de saber o quanto vem reduzindo-se efetivamente o saldo patrimonial dos Entes públicos, tendo-se em conta o elevado custo decorrente da dívida consolidada e dos sucessivos períodos de déficit orçamentário.

16 O APOIO INSTITUCIONAL A produção da informação contábil não constitui um processo que se realiza exclusivamente por meio da figura do contador ou por meio do Setor de Contabilidade ou por meio dos sistemas informatizados. No setor público, assim como no meio empresarial, o dado contábil é capturado em todas as operações que impliquem movimentação qualitativa e quantitativa de elementos patrimoniais, sendo fornecido por todos os setores ou servidores envolvidos no controle do processo. É por isso que a evolução que se pretende dar na contabilidade depende fundamentalmente do apoio institucional e logístico da administração. Ela precisa da informação, tem que pressionar por ela, mas deve organizar os fluxos e dar as condições materiais para que os dados cheguem à contabilidade.

17 A MISSÃO DO CONTADOR O contador público deve ter presente que precisa orientar-se pela contabilidade patrimonial, envidando esforços para fazer com que todos os ativos, passivos, ganhos e perdas patrimoniais sejam adequadamente reconhecidos, mensurados e evidenciados. E deve orientar o gestor quanto ao melhor uso dessa informação, traduzindo-a sempre que necessário. É importante que o contador efetue análises da composição e da movimentação patrimonial, correlacionando-as com as ações do órgão ou da entidade, e apresente-as à administração.

18 A MISSÃO DO CONTADOR I - Sensibilização do Patrocinador A adoção das NBCASP não tem custo zero! II - Estruturação da Unidade de Contabilidade Na organização, destacar setor ou encarregado responsável, no mínimo, pelas seguintes áreas: estudo e normatização; tecnologia e desenvolvimento de projetos; contabilidade geral; e contabilidade de custos. Quadro de Servidores Instalações, mobiliário e equipamentos. Orçamento compatível.

19 A MISSÃO DO CONTADOR III - Levantamento das normas não atendidas Constituição de grupo para verificar as necessidades e classificá-las quanto à prioridade de execução. IV - Desenvolvimento do projeto de adoção das NBCASP Escolha do gestor e da equipe; Detalhamento do projeto, considerando, em relação aos grandes grupos patrimoniais: a atualização, aquisição ou desenvolvimento de sistema/módulo de controle; a definição da fonte dos dados, a negociação com a fonte e o seu treinamento; a definição das informações, dos relatórios a serem gerados e destinatários; a normatização dos processos de controle físico e contábil, bem como dos critérios de mensuração e avaliação; e treinamento dos contadores e usuários da informação contábil. Execução, controle e divulgação do projeto.

20 Ações necessárias à adoção das novas Normas no âmbito do Setor Governamental do Estado

21 Quanto aos bens móveis e imóveis Desenvolver o Sistema de Administração Patrimonial do Estado (APE) com vistas a: a) a caracterização e localização dos bens; b) a identificação do agente responsável pela sua guarda ou administração; c) o registro dos eventos de aquisição, incorporação, transferência, alienação ou perda; e d) o registro do valor original, das reavaliações, da redução ao valor recuperável, do valor residual, da vida útil econômica, e da amortização, depreciação ou exaustão. A SEFAZ realizará contratação de serviço de terceiro com recursos do BID (PROFISCO), estando em fase de conclusão o respectivo Termo de Referência. Concluir a implantação do Sistema de Administração de Materiais (SAM) e integrá-lo à contabilidade. O SAM já está implantado em 45 órgãos/entidades, faltando ainda 10.

22 Quanto aos bens móveis e imóveis Disciplinar, quanto aos ativos, os procedimentos e critérios necessários à: a) Avaliação inicial, reavaliação e redução ao valor recuperável/presente; b) definição da vida útil econômica; c) apuração do valor residual; e d) apuração da depreciação, amortização e exaustão. Realizar a avaliação dos bens imóveis, buscando o seu valor recuperável ou justo, e reconhecê-lo contabilmente, permitindo o registro mais preciso da depreciação.

23 Contas a Receber Desenvolver, no Sistema FPE, módulo de Contas a Receber que contemple: a) identificação do crédito e unidade responsável pela sua gestão e cobrança; b) data de vencimento e meio de alerta de (não) recebimento; c) classificação contábil em função da espécie e do prazo; d) registro contábil pelo valor presente; e) incorporação de atualização monetária e encargos, com registro contábil; e f) campo para indicação, pelo gestor, de possibilidade de perda, com conseqüente constituição de provisão. A CAGE iniciou o desenvolvimento deste módulo em maio/2012. Realizar o inventário de contas a receber para fins de atualização dos dados a serem transferidos ao respectivo sistema de controle.

24 Contas a Receber Obter dados diários, para fins de registro contábil, relativos à: a) constituição, modificação e extinção dos créditos tributários e não-tributários; e b) renúncia de receita, decorrente da concessão ou ampliação de benefício fiscal. A medida visa atender não apenas as NBCASP, mas, sobretudo, aos Princípios Fundamentais da Oportunidade e da Competência, reafirmados para o Setor Público por meio da Resolução CFC nº 1.111/07. Proceder, sistematicamente, à estimativa de perda provável na realização de créditos.

25 Contas a Pagar No Sistema FPE, adicionar recursos ao módulo de Contas a Pagar que possibilite, pelo menos: a) o cadastro de todas as dívidas de curto e longo prazo (incluindo a NF-eletrônica); b) data de vencimento e meio de alerta de (não) pagamento; c) classificação contábil em função da espécie e do prazo; d) registro contábil pelo valor presente; e e) incorporação de atualização monetária e encargos, com registro contábil. Realizar o inventário de contas a pagar para fins de atualização dos dados a serem transferidos ao respectivo módulo. Estabelecer rotina de apuração do provável valor de condenação em ações judiciais, bem como o seu reconhecimento contábil.

26 Plano de Contas e Demonstrações Contábeis No módulo de Contabilidade do Sistema FPE: Incluir o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público estabelecido pela STN/MF, bem como tabela de correlação entre as contas deste Plano e as atuais. Concluída em Atualizar os critérios contábeis com vistas à programação e padronização do registro contábil, com base no novo Plano de Contas Nacional. Concluída em Reprogramar as demonstrações contábeis, em conformidade com o disposto na Portaria STN nº 438, de Deve ser concluída até o final de 2013.

27 Quanto ao Controle Interno Estabelecer os procedimentos de controle para prevenir ou detectar os riscos inerentes ou potenciais à tempestividade, à fidedignidade e à precisão da informação contábil. Atualizar o programa de auditoria, incluindo testes de aderência e eficácia dos procedimentos de controle interno estabelecidos como suporte do sistema de informação contábil.

28 Quanto ao Orçamento No Sistema FPE, desenvolver módulo e/ou acrescentar requisitos aos módulos de Orçamento e de Execução da Despesa que possibilite: a) o controle das metas físico-financeiras estabelecidas no Plano Plurianual PPA e na Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO; e b) a avaliação dos programas e projetos orçamentários pelo respectivo gestor.

29 Normatização Por meio do Decreto nº , de , o Governador do Estado estabeleceu: Art. 1º Os Órgãos e Entidades da Administração Direta e Indireta da Administração Pública do Estado do Rio Grande do Sul deverão adotar os critérios e procedimentos contábeis e de controle patrimonial previstos nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público - NBCASP, emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, e no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - MCASP, editado pela Secretaria do Tesouro Nacional, adequando, para este fim, os respectivos sistemas informatizados por eles gerenciados, que interagem ou se integram ao Sistema de Contabilidade do Estado - Finanças Públicas do Estado - FPE.

30 Normatização Por meio do Decreto nº , de , o Governador do Estado estabeleceu: Art. 4º Fica instituído no âmbito da Administração Pública Estadual, sob a coordenação da Secretaria da Fazenda, por intermédio da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado - CAGE, Grupo de Trabalho de Procedimentos Contábeis do Estado do Rio Grande do Sul - GTCON/RS, com finalidade de promover a integração de esforços e a discussão das medidas que possibilitem a adaptação da contabilidade pública estadual às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público - NBCASP....

31 Obrigado! Rogério da Silva Meira, Chefe da Divisão de Informação e de Normatização Contábil - DNC Contadoria e Auditoria-Geral do Estado CAGE Fone (51) Endereço eletrônico: dileg.cage@sefaz.rs.gov.br Site:

I SIMPÓSIO MINEIRO DE CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PÚBLICO

I SIMPÓSIO MINEIRO DE CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PÚBLICO I SIMPÓSIO MINEIRO DE CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PÚBLICO A CONVERGÊNCIA DAS NORMAS INTERNACIONAIS AO SETOR PÚBLICO MARIA DA CONCEIÇAO BARROS DE REZENDE SITUAÇAO DA CONTABILIDADE PÚBLICA NO BRASIL

Leia mais

Plano de Implantação de Procedimentos Contábeis Patrimoniais

Plano de Implantação de Procedimentos Contábeis Patrimoniais Plano de Implantação de Procedimentos Contábeis Patrimoniais CRCSC e ABCP Implementação de procedimentos e práticas contábeis que permitam o reconhecimento, a mensuração, a avaliação e a evidenciação dos

Leia mais

Adoção das IPSAS no Brasil Maria Clara Cavalcante Bugarim

Adoção das IPSAS no Brasil Maria Clara Cavalcante Bugarim A contabilidade pública: a experiência internacional Adoção das IPSAS no Brasil Maria Clara Cavalcante Bugarim Internacionalização das Normas Contábeis No setor privado, esse processo foi dividido em duas

Leia mais

PLANO DE IMPLANTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS: dicas de adoção. Contadora Michele Patricia Roncalio

PLANO DE IMPLANTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS: dicas de adoção. Contadora Michele Patricia Roncalio PLANO DE IMPLANTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS: dicas de adoção Contadora Michele Patricia Roncalio Orientações Estratégicas para a Contabilidade Aplicada ao Setor Público no Brasil Desenvolvimento

Leia mais

Autarquia Educacional de Salgueiro RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS Salgueiro/ PE CNPJ: / Usuário: Rostand

Autarquia Educacional de Salgueiro RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS Salgueiro/ PE CNPJ: / Usuário: Rostand Autarquia Educacional de Salgueiro RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS - 56.000-000 - Salgueiro/ PE CNPJ:.35.343/000-7 Usuário: Rostand Chave de Autenticação Digital 775-882-40 Página / Anexo 5

Leia mais

A ELABORAÇÃO DAS NOTAS EXPLICATIVAS PARA AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO SETOR PÚBLICO

A ELABORAÇÃO DAS NOTAS EXPLICATIVAS PARA AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO SETOR PÚBLICO A ELABORAÇÃO DAS NOTAS EXPLICATIVAS PARA AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO SETOR PÚBLICO Lei nº 6.404/76 art. 176 4º As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos

Leia mais

Autarquia Educacional de Salgueiro RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS Salgueiro/ PE CNPJ: / Usuário: Rostand

Autarquia Educacional de Salgueiro RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS Salgueiro/ PE CNPJ: / Usuário: Rostand Autarquia Educacional de Salgueiro RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS - 56.000-000 - Salgueiro/ PE CNPJ:.35.343/000-7 Usuário: Rostand Chave de Autenticação 2445-9935-886 Página / 2 Ativo Ativo

Leia mais

PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS APLICADOS AO SETOR PÚBLICO : Lançamentos Contábeis Típicos

PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS APLICADOS AO SETOR PÚBLICO : Lançamentos Contábeis Típicos PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS APLICADOS AO SETOR PÚBLICO : Lançamentos Contábeis Típicos Lucy Fátima de Assis Freitas Contadoria Geral do Município de Belo Horizonte GA das Normas Brasileiras de Contabilidade

Leia mais

CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES - NBCASP PORTARIA STN 828/2011

CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES - NBCASP PORTARIA STN 828/2011 CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES - NBCASP PORTARIA STN 828/2011 Conforme conhecimento de todos que atuam no setor de contabilidade Das Entidades Públicas, a Portaria STN nº 828/2011, trouxe providências

Leia mais

Sumário 1 Planejamento da Ação Governamental e Fundamentos do Orçamento Público, 1

Sumário 1 Planejamento da Ação Governamental e Fundamentos do Orçamento Público, 1 Sumário 1 Planejamento da Ação Governamental e Fundamentos do Orçamento Público, 1 1.1 Conceitos e princípios orçamentários, 1 1.2 Elaboração da proposta orçamentária, 5 1.2.1 Plano Plurianual, 5 1.2.2

Leia mais

Os candidatos quando da solicitação da pré-inscrição deverão optar pela escolha de pacotes.

Os candidatos quando da solicitação da pré-inscrição deverão optar pela escolha de pacotes. PACOTES OFERTADOS Os candidatos quando da solicitação da pré-inscrição deverão optar pela escolha de pacotes. Pacote I: 07 Procedimentos Contábeis Específicos - PCE 04 Plano de Contas Aplicado ao Setor

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGAPORÃ

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGAPORÃ DECRETO Nº 34-A, DE 28 DE AGOSTO DE 2012. Estabelece o cronograma de execução das atividades a serem implementadas para atendimento integral dos dispositivos constantes no Manual de Contabilidade Aplicada

Leia mais

Curso Preparatório Suficiência CRC. Parte 5

Curso Preparatório Suficiência CRC. Parte 5 Curso Preparatório Suficiência CRC Parte 5 Contabilidade Pública Registro, controle e análise dos fenômenos contábeis (financeiros orçamentários e patrimoniais) neste caso, o seu objeto é a Administração

Leia mais

Convergência as Normas Internacionais de Contabilidade

Convergência as Normas Internacionais de Contabilidade Convergência as Normas Internacionais de Contabilidade Cenário Normativo IFRS IPSAS NBC TSP MCASP Entendimento das Necessidades Pessoas Processos Sistemas Autarquias Fundações Ministério Público Secretarias

Leia mais

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 1. CONTEXTUALIZAÇÃO A ciência contábil no País vem passando por significativas transformações rumo à convergência aos padrões internacionais. No setor

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PARAÍSO DO NORTE ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PARAÍSO DO NORTE ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PARAÍSO DO NORTE ESTADO DO PARANÁ Av. Tapejara, 88 CEP 87.780-000 Fone: (44) 3431 1132 CNPJ 75.476.556/0001-58 www.paraisodonorte.pr.gov.br DECRETO Nº 58/2012 SÚMULA: Dispõe

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Convergência para as normas internacionais aplicadas ao setor público Prof. Cláudio Alves Processo de Convergência Fontes normativas internacionais NBC TSP (convergência

Leia mais

Harmonização da Contabilidade Pública às Normas Internacionais

Harmonização da Contabilidade Pública às Normas Internacionais Harmonização da Contabilidade Pública às Normas Internacionais Fortalecimento da Contabilidade Gerencial no Setor Público Tópicos da apresentação: Normativos sobre a Convergência Contábil; Experiência

Leia mais

Cargo: Analista Judiciário Área Administrativa

Cargo: Analista Judiciário Área Administrativa Comparativo das aulas dos cursos regulares e dos cursos para tribunais (Superiores, TRFs, TREs, TRTs e TJs) com os itens o edital do TRT-CE Cargo: Analista Judiciário Área Administrativa NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TANQUINHO - BA. Quarta-feira 02 de Janeiro de 2019 Ano III Edição n 001 Caderno 02

PREFEITURA MUNICIPAL DE TANQUINHO - BA. Quarta-feira 02 de Janeiro de 2019 Ano III Edição n 001 Caderno 02 Ano III Edição n 001 Caderno 02 Prefeitura Municipal de Tanquinho publica PORTARIAS Nº 069; 070; 071; 072; 073; 074; 075/2018 Fone: (75) 3249.2140/3249.2160 www.pmtanquinho.diariooficialba.com.br PORTARIA

Leia mais

CONTROLE INTERNO DE ACORDO COM AS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NBCASP.

CONTROLE INTERNO DE ACORDO COM AS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NBCASP. XV Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul - 2015 CONTROLE INTERNO DE ACORDO COM AS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NBCASP. Palestrante: Prof. Milton Mendes Botelho

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE INSTITUTO SOCIAL IRIS

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE INSTITUTO SOCIAL IRIS CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE INSTITUTO SOCIAL IRIS I Seminário Potiguar sobre Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Público GT DAS NBC T SP GT DA CONVERGÊNCIA DA ÁREA PÚBLICA Há mudança no Brasil.

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Contabilidade Pública Capítulo 2 Receita Pública... 41

Sumário. Capítulo 1 Contabilidade Pública Capítulo 2 Receita Pública... 41 Sumário Capítulo 1 Contabilidade Pública... 1 1.1. Introdução...1 1.2. Conceito...2 1.3. Princípios de Contabilidade x Estrutura Conceitual...3 1.4. Natureza do Registro dos Atos e Fatos na Contabilidade

Leia mais

Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do STM

Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do STM Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do STM ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA: 1 Lei nº 4.320/1964 e suas alterações. 2 Orçamento

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jussiape publica:

Prefeitura Municipal de Jussiape publica: 1 Ano IX Nº 782 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº 001/2016 - Dispõe sobre a criação da Comissão para o levantamento do Caixa e Equivalentes de Caixa e dá outras providências. Portaria Nº 002/2016

Leia mais

A importância da Matriz de Saldos Contábeis no âmbito do Processo de Convergência e da Consolidação das Contas Nacionais

A importância da Matriz de Saldos Contábeis no âmbito do Processo de Convergência e da Consolidação das Contas Nacionais A importância da Matriz de Saldos Contábeis no âmbito do Processo de Convergência e da Consolidação das Contas Nacionais Subsecretaria de Contabilidade Pública Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade

Leia mais

Consultoria e Assessoria Pública Ltda

Consultoria e Assessoria Pública Ltda Consultoria e Assessoria Pública Ltda Ofício n.º xxxxxxxx Araçatuba, xx de março de 2012. A Sua Excelência o Senhor Nome do destinatário Cargo do destinatário Assunto: Cronograma de das NBCASP (Portaria

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO CEARÁ

CAPACITAÇÃO EM CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO CEARÁ Pacote I Área Nº Disciplinas Horas / Aula 03 Procedimentos Contábeis Orçamentários I PCO I Procedimentos Contábeis Orçamentários II PCO II 05 Procedimentos Contábeis Patrimoniais I PCP I Fundamentos 06

Leia mais

NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS Antônio Carlos Palácios Vice Presidente Técnico CRCRS O tema no contexto da CONVERGÊNCIA das Normas Contábeis A CRONOLOGIA DA CONVERGÊNCIA

Leia mais

Maria da Conceição B.de Rezende Ladeira

Maria da Conceição B.de Rezende Ladeira Maria da Conceição B.de Rezende Ladeira Junho/2016 ADMINISTRAÇAO PÚBLICA Transparência; Governança; Indicadores de Resultados alinhados a estratégias dos governos; Qualidade do gasto público;... Novo cenário

Leia mais

Autarquia Educacional de Salgueiro RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS Salgueiro/ PE CNPJ: / Usuário: Rostand

Autarquia Educacional de Salgueiro RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS Salgueiro/ PE CNPJ: / Usuário: Rostand Documento Assinado Digitalmente por: KARLA CRISTINA SIQUEIRA VASCONCELOS BARROS, ROSTAND FALCAO DE LIMA, MARIA DE FATIMA MIMIM DA SILVA FERREIRA RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS - 56.000-000

Leia mais

Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Atuação do CRCSC

Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Atuação do CRCSC ENCONTRO DOS CONTADORES, CONTROLADORES INTERNOS, SECRETÁRIOS E PRESIDENTES. Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Atuação do CRCSC Contadora Michele Patricia Roncalio, Me. 14/março/2014 Nós, de fato,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ DEMONSTRATIVO DE ATENDIMENTO AO MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO NBCASP ATENDIMENTO A PORTARIA 828/11

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ DEMONSTRATIVO DE ATENDIMENTO AO MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO NBCASP ATENDIMENTO A PORTARIA 828/11 ITEM DESCRIÇÃO PRODUTO Área Responsável Início (mês/ano) Término (mês/ano) I 1.1 1.2 RECONHECIMENTO, MENSURAÇÃO E EVIDENCIAÇÃO DOS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS OU NÃO, POR COMPETÊNCIA, E A DIVIDA ATIVA, INCLUINDO

Leia mais

PORTARIA Nº 007/2012

PORTARIA Nº 007/2012 PORTARIA Nº 007/2012 Determina ao Poder Legislativo Municipal de Alto Garças a adoção obrigatória do Plano de Contas, das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público e dos Procedimentos Contábeis

Leia mais

UNIDADE GESTORA (2353/SERVIÇO AUTONÔMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO DE TIMBÓ)

UNIDADE GESTORA (2353/SERVIÇO AUTONÔMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO DE TIMBÓ) NOTAS EXPLICATIVAS DO COMPARATIVO DA DESPESA AUTORIZADA COM A REALIZADA ANEXO 11 Neste demonstrativo gerado pelo e-sfinge Web, não fora considerado no campo dos Créditos Orçamentários e Suplementares o

Leia mais

ALTERAÇÕES DA 6ª EDIÇÃO DO MCASP Prof. MsC JOÃO MARCOS LEÃO DA ROCHA ABRIL/2015

ALTERAÇÕES DA 6ª EDIÇÃO DO MCASP Prof. MsC JOÃO MARCOS LEÃO DA ROCHA ABRIL/2015 ALTERAÇÕES DA 6ª EDIÇÃO DO MCASP Prof. MsC JOÃO MARCOS LEÃO DA ROCHA ABRIL/2015 1 AGENDA CONTEXTUALIZAÇÃO DO MCASP ALCANCE DAS NORMAS DO MCASP OBJETIVO DAS ALTERAÇÕES DA 6ª EDIÇÃO PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Prof. Cláudio Alves Tendo em vista as significativas transformações rumo à convergência aos padrões internacionais, a ciência contábil no Brasil vem passando por muitas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRINHA - BA. Quarta-feira 19 de Dezembro de 2018 Ano II Edição n 211 Caderno 03

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRINHA - BA. Quarta-feira 19 de Dezembro de 2018 Ano II Edição n 211 Caderno 03 Ano II Edição n 211 Caderno 03 Prefeitura Municipal de Serrinha publica: PORTARIAS Nº 745; 746; 747; 748; 749; 750; 751/2018 R. Campos filho,140 - Centro, Cep: 48.700-000 Serrinha BA Tel.: (75) 3261-8500

Leia mais

Adoção dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais: A experiência da Prefeitura de Belo Horizonte- MG Lucy Fátima de Assis Freitas

Adoção dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais: A experiência da Prefeitura de Belo Horizonte- MG Lucy Fátima de Assis Freitas Adoção dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais: A experiência da Prefeitura de Belo Horizonte- MG Lucy Fátima de Assis Freitas IMPLEMENTAÇÃO DA NOVO MODELO DE CASP : CONVERGÊNCIA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA TC Nº 036, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2016.

INSTRUÇÃO NORMATIVA TC Nº 036, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2016. INSTRUÇÃO NORMATIVA TC Nº 036, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2016. DOEL-TCEES 24.02.2016 - Edição nº 597, p.1 Dispõe sobre os novos prazos-limite de adoção dos procedimentos contábeis patrimoniais aplicáveis ao

Leia mais

3º EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA PARA PERITO CONTABIL: 27 DE SETEMBRO DE 2019

3º EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA PARA PERITO CONTABIL: 27 DE SETEMBRO DE 2019 ANEXO I DETALHAMENTO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO APLICÁVEL AO EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA PARA PERITO CONTÁBIL DISPOSITIVO (1) DATA (DOU) DESCRIÇÃO LEGISLAÇÃO SOBRE A PROFISSÃO CONTÁBIL Decreto Lei N. os

Leia mais

Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - Ano Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - Ano Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem: Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - Ano 2016 Sobre a Prova A prova objetiva será composta de 50 questões de múltipla escolha. A pontuação atribuída será de 1,5 (um e meio) ponto para cada questão,

Leia mais

Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do TCE-PE

Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do TCE-PE Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do TCE-PE NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA E ORÇAMENTO PÚBLICO: 1 Orçamento público. 1.1 Conceito 1.2 Técnicas orçamentárias.

Leia mais

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA PATRIMÔNIO ESTATÍSTICAS FISCAIS

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA PATRIMÔNIO ESTATÍSTICAS FISCAIS enação-geral de Contabilidade da União/SUCON/STN EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA CONTABILIDADE PATRIMÔNIO ESTATÍSTICAS FISCAIS LRF GFSM (FMI) enação-geral de Contabilidade da União/SUCON/STN Plano de Implantação

Leia mais

Processo de Convergência das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicado ao Setor Público dos Estados Brasileiros Avanços e Desafios

Processo de Convergência das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicado ao Setor Público dos Estados Brasileiros Avanços e Desafios Processo de Convergência das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicado ao Setor Público dos Estados Brasileiros Avanços e Desafios José Luiz Marques Barreto (Flávio Rocha e Wagner Capelli) Coordenador

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA E PLANEJAMENTO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA E PLANEJAMENTO ADEQUAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS ADOTADOS E A ADOTAR EM FACE DA PORTARIA STN Nº 828, DE 14/DEZEMBRO/2011 Poder Executivo Municipal de Nova Esperança do Sul - RS ASSUNTO: Adequação dos procedimentos

Leia mais

Contabilidade Aplicada ao Setor Público Sistema de Informação Contábil e o Plano de Contas. Profa.: Patrícia Siqueira Varela

Contabilidade Aplicada ao Setor Público Sistema de Informação Contábil e o Plano de Contas. Profa.: Patrícia Siqueira Varela Contabilidade Aplicada ao Setor Público Sistema de Informação Contábil e o Plano de Contas Profa.: Patrícia Siqueira Varela CONTABILIDADE NA LEI Nº 4.320/64 Princípio da Evidenciação Art. 83. Art. 89.

Leia mais

Convergência da Contabilidade Aplicada ao Setor Público aos Padrões Internacionais nos Municípios. Lucy Fátima de Assis Freitas

Convergência da Contabilidade Aplicada ao Setor Público aos Padrões Internacionais nos Municípios. Lucy Fátima de Assis Freitas Convergência da Contabilidade Aplicada ao Setor Público aos Padrões Internacionais nos Municípios. Lucy Fátima de Assis Freitas CONVERGÊNCIA CONTÁBIL NO SETOR PUBLICO Processo de adoção de regras e procedimentos

Leia mais

Cargo de Consultor Legislativo Finanças Públicas

Cargo de Consultor Legislativo Finanças Públicas Comparativo das aulas dos cursos regulares com os itens o edital da Cargo de Consultor Legislativo Finanças Públicas Direito Financeiro e Administração Financeira e Orçamentária. Conceito, objeto, natureza

Leia mais

Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do TRF 1ª Região

Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do TRF 1ª Região Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do TRF 1ª Região ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA ORÇAMENTO PÚBLICO: 1 Conceitos. 2 Princípios orçamentários. 3 Orçamento Programa:

Leia mais

Processo de Convergência das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicado ao Setor Público dos Estados Brasileiros Avanços e Desafios Luiz Barreto

Processo de Convergência das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicado ao Setor Público dos Estados Brasileiros Avanços e Desafios Luiz Barreto Processo de Convergência das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicado ao Setor Público dos Estados Brasileiros Avanços e Desafios Luiz Barreto Coordenador GT-Contabilidade 1 AGENDA Gestores Financeiros

Leia mais

Procedimentos Contábeis Patrimoniais e Específicos Adotados e Cronograma de Ações a adotar até 2014, conforme Portaria STN nº 828 de 14/12/2011

Procedimentos Contábeis Patrimoniais e Específicos Adotados e Cronograma de Ações a adotar até 2014, conforme Portaria STN nº 828 de 14/12/2011 1 Reconhecimento, mensuração e evidenciação dos direitos, das 2012 2013 2014 obrigações e provisões por competência. Elaboração de procedimentos para Metodologia de reconhecimento e mensuração dos direitos

Leia mais

Portaria nº. 052/2018 De 10 Dezembro de 2018.

Portaria nº. 052/2018 De 10 Dezembro de 2018. Portaria nº. 052/2018 A PREFEITA MUNICIPAL DE AURELINO LEAL, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, e de acordo com o que estabelece o Artigo 9., itens 20 e 21, da Resolução TCM nº 1060/05.

Leia mais

CONSELHO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE ANEXO I

CONSELHO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE ANEXO I ANEXO I DETALHAMENTO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO APLICÁVEL À PROVA DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA GERAL 9º EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA 1. LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL. a) A LEGISLAÇÃO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL

Leia mais

FRANCISCO GLAUBER LIMA MOTA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO. Aspectos Patrimoniais: Identificação, Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação

FRANCISCO GLAUBER LIMA MOTA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO. Aspectos Patrimoniais: Identificação, Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação FRANCISCO GLAUBER LIMA MOTA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO Aspectos Patrimoniais: Identificação, Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público Normas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPECAETÁ - BA. Terça-feira 20 de Novembro de 2018 Ano II Edição n 163

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPECAETÁ - BA. Terça-feira 20 de Novembro de 2018 Ano II Edição n 163 Ano II Edição n 163 Prefeitura Municipal de Ipecaetá publica: PORTARIA Nº 020; 021; 022; 023; 024; 025; 026/2018 Rua Vivaldo dos Reis, 02 Centro, Ipecaetá BA Tel.: (75) 3685-2113 Gestor (a): Suéder Santana

Leia mais

Palestra. Contabilidade Pública (Módulo I): Controle do Patrimônio Público e Lançamentos Contábeis Típicos. Roberto de Oliveira Júnior.

Palestra. Contabilidade Pública (Módulo I): Controle do Patrimônio Público e Lançamentos Contábeis Típicos. Roberto de Oliveira Júnior. Palestra Contabilidade Pública (Módulo I): Controle do Patrimônio Público e Lançamentos Contábeis Típicos A reprodução total ou parcial, bem como a reprodução de apostilas a partir desta obra intelectual,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Nova Canaã publica:

Prefeitura Municipal de Nova Canaã publica: 1 Ano I Nº 1089 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº. 182 de 27 de março de 2017 - Dispõe sobre a nomeação para cargo de Provimento em Comissão de Direção da Vigilância Epidemiológica da Secretaria

Leia mais

Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica:

Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 831 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Municipal N. 077/2017, de 13 de dezembro de 2017 - Fica constituída a Comissão para o levantamento do Caixa e Equivalentes

Leia mais

Sumário. Manual_Completo_Contab_Pub_00.indd 23 21/08/ :54:07

Sumário. Manual_Completo_Contab_Pub_00.indd 23 21/08/ :54:07 Sumário Capítulo 1 Contabilidade Pública... 1 1.1. Introdução...1 1.2. Conceito...2 1.3. Princípios de Contabilidade...3 1.4. Natureza do Registro dos Atos e Fatos na Contabilidade Pública...7 1.5. Objetivo...9

Leia mais

Os impactos do Processo de Convergência no Controle Interno

Os impactos do Processo de Convergência no Controle Interno Os impactos do Processo de Convergência no Controle Interno Prof. Lino Martins da Silva Prof. Voluntario do Programa de Mestrado em Contabilidade da UERJ Sócio da LIMASI CONSULTORES E AUDITORES ASSOCIADOS

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.409/12 - Aprova a ITG 2002 Entidade sem Finalidade de Lucros.

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.409/12 - Aprova a ITG 2002 Entidade sem Finalidade de Lucros. RESOLUÇÃO CFC N.º 1.409/12 - Aprova a ITG 2002 Entidade sem Finalidade de Lucros. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais e com fundamento no disposto

Leia mais

Análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Luiz Carlos Wisintainer

Análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Luiz Carlos Wisintainer Análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Luiz Carlos Wisintainer Sistemas da Contabilidade Pública SUBSISTEMAS DE CONTAS ORÇAMENTÁRIO PATRIMONIAL CUSTOS COMPENSAÇÃO Fonte: MCASP Subsistema

Leia mais

Demonstrações Contábeis do Terceiro Trimestre de 2017

Demonstrações Contábeis do Terceiro Trimestre de 2017 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (FUFSCar) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Demonstrações Contábeis do Terceiro Trimestre de 2017 As Demonstrações Contábeis (DCON) são regidas pela NBC TSP Estrutura Conceitual

Leia mais

Sumário. Prefácio, xi

Sumário. Prefácio, xi Prefácio, xi 1 A nova contabilidade aplicada ao setor público, 1 Apresentação, 1 1.1 Conceito, 2 1.2 Objeto, 2 1.3 Objetivo, 2 1.4 Função social, 2 1.5 Campo de aplicação, 2 1.6 Regime contábil: orçamentário

Leia mais

Prefeitura Municipal de Heliópolis publica:

Prefeitura Municipal de Heliópolis publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VI Nº 825 Prefeitura Municipal de publica: Portaria N 040/2018 de 20 de Dezembro de 2018 - Fica constituída a Comissão para apuração dos saldos do Ativo Circulante e Passivo

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cairu publica:

Prefeitura Municipal de Cairu publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2571 Prefeitura Municipal de publica: Portaria N.º 22/2017 - Constitui a Comissão de Levantamento de Precatórios e dá outras providencias. Portaria N.º 23/2017 - Constitui

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Prof. Cláudio Alves Várias são as normas emitidas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), no que tange às regras aplicadas à Contabilidade Pública, mesmo porque a STN

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - CONSOLIDADO BALANÇO PATRIMONIAL. Exercício : 2017 em R$ ESPECIFICAÇÃO ESPECIFICAÇÃO

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - CONSOLIDADO BALANÇO PATRIMONIAL. Exercício : 2017 em R$ ESPECIFICAÇÃO ESPECIFICAÇÃO BALANÇO PATRIMONIAL Exercício : 2017 em R$ ATIVO PASSIVO Ativo Circulante 4.620.254.464,96 4.308.121.585,05 Passivo Circulante 985.206.123,30 931.748.272,24 Caixa e Equiv. Caixa Moeda Nacional 3.037.885.378,74

Leia mais

CONSELHO FEDEAL DE CONTABILIDADE

CONSELHO FEDEAL DE CONTABILIDADE NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E 2010 1. CONTEXTO OPERACIONAL O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi criado pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, com alterações, e tem como principais atividades:

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público NBC T 16 Parte 1 Prof. Cláudio Alves Tendo em vista o processo de internacionalização que está acontecendo com a Contabilidade

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itanagra publica:

Prefeitura Municipal de Itanagra publica: Prefeitura Municipal de Itanagra 1 Quinta-feira Ano VIII Nº 288 Prefeitura Municipal de Itanagra publica: Portaria Nº 103 de 06 de Dezembro de 2017 - Fica constituída a Comissão de Inventário do Almoxarifado.

Leia mais

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: Diário Oficial do Município de Boquira - Bahia Poder Executivo Ano VIII Nº 1161 12 de Setembro de 2016 RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: DECRETOS DECRETO N.92 DE 26 DE AGOSTO

Leia mais

A adoção das NBC TSP e dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais pelos Entes Federados : A experiência da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

A adoção das NBC TSP e dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais pelos Entes Federados : A experiência da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. A adoção das NBC TSP e dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais pelos Entes Federados : A experiência da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Lucy Fátima de Assis Freitas Ajuste para perdas da dívida

Leia mais

Experiência do Município do Salvador

Experiência do Município do Salvador Experiência do Município do Salvador Por que não se registram as despesas incorridas sem autorização orçamentária? Por que não se aplicam regras de depreciação, exaustão e amortização? Por que não se faz

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE SAS Quadra 05 Bloco J Ed. CFC - CNPJ: / SALDO PATRIMONIAL

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE SAS Quadra 05 Bloco J Ed. CFC - CNPJ: / SALDO PATRIMONIAL CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE SAS Quadra 05 Bloco J Ed. CFC - CNPJ: 33.618.570/0001-08 BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO ESPECIFICAÇÃO ESPECIFICAÇÃO 2010 2009 2010 2009 1.1 ATIVO CIRCULANTE 22.898.568,85

Leia mais

João Eudes Bezerra Filho

João Eudes Bezerra Filho 9º Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais FÓRUM DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO E GESTÃO FISCAL RESPONSÁVEL AÇÕES PARA CONSOLIDAÇÃO

Leia mais

Autora: Brenda Mendes De Sousa Ricarte Co-autoras: Jeanne Marguerite Molina Moreira Allyne Marie Molina Moreira

Autora: Brenda Mendes De Sousa Ricarte Co-autoras: Jeanne Marguerite Molina Moreira Allyne Marie Molina Moreira RECONHECIMENTO E EVIDENCIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO CONFORME AS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO MUDANÇAS INTRODUZIDAS PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA NO BALANÇO PATRIMONIAL

Leia mais

Temas de palestras na área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, objetivando a realização dos mesmos.

Temas de palestras na área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, objetivando a realização dos mesmos. Temas de palestras na área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, objetivando a realização dos mesmos. Tema 1: Aspectos inovadores da Contabilidade Aplicada ao Setor Público Resumo: Abrange toda evolução

Leia mais

4 NORMAS DE AUDITORIA

4 NORMAS DE AUDITORIA 4.10 Quadro de normas de contabilidade/auditoria/perícia e profissional A relação abaixo foi extraída do livro eletrônico publicado pelo CFC cujo título é: Princípios Fundamentais e Normas Brasileiras

Leia mais

ITG 2002 (R1) ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS

ITG 2002 (R1) ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS ITG 2002 (R1) ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS A letra R mais o número que identifica sua alteração (R1, R2, R3,...) foram adicionados à sigla da interpretação para identificarem o número da consolidação

Leia mais

Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão

Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão 1. Direito Constitucional 1.1. A Constituição Federal de 1988 1.1.1. Dos Princípios Fundamentais 1.1.2. Dos Direitos e Garantias Fundamentais

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUBERÁ Gabinete da Prefeito

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUBERÁ Gabinete da Prefeito Decreto nº 348 de 28 de novembro de 2018 Dispõe sobre normas relativas ao encerramento do exercício financeiro do ano de 2018 e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ITUBERÁ - ESTADO DA BAHIA,

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - CONSOLIDADO BALANÇO PATRIMONIAL. Exercício : 2016 em R$ ESPECIFICAÇÃO ESPECIFICAÇÃO

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - CONSOLIDADO BALANÇO PATRIMONIAL. Exercício : 2016 em R$ ESPECIFICAÇÃO ESPECIFICAÇÃO CONTA SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - CONSOLIDADO BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO ESPECIFICAÇÃO ESPECIFICAÇÃO Ativo Circulante 4.308.121.585,05 4.119.026.030,21 Passivo Circulante - 931.748.272,24-917.833.735,13

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Sistema Contábil Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Parte 2 Prof. Cláudio Alves Com o objetivo de uniformizar as práticas contábeis, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN),

Leia mais

CONSÓRCIOS PÚBLICOS REGULAMENTAÇÃO CONTÁBIL. Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação CCONF

CONSÓRCIOS PÚBLICOS REGULAMENTAÇÃO CONTÁBIL. Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação CCONF CONSÓRCIOS PÚBLICOS REGULAMENTAÇÃO CONTÁBIL Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação CCONF 1 Consórcios Públicos Legislação Aplicável Lei 11.107/05 Regras de direito financeiro

Leia mais

A RESPONSABILIDADE PELA EVIDENCIAÇÃO, PATRIMÔNIO É DO CONTABILISTA, mas os atos que darão base a essa

A RESPONSABILIDADE PELA EVIDENCIAÇÃO, PATRIMÔNIO É DO CONTABILISTA, mas os atos que darão base a essa A RESPONSABILIDADE PELA EVIDENCIAÇÃO DO PATRIMÔNIO É DO CONTABILISTA, mas os atos que darão base a essa EVIDENCIAÇÃO, SÃO ATRIBUIÇÕES DE SETORES ESPECÍFICOS e DE COMISSÕES DESIGNADAS PARA ESSES FINS, sob

Leia mais

Abertura dos Cursos para CLDF: finanças pública, contador e administrador. Prof. Dr. Giovanni Pacelli

Abertura dos Cursos para CLDF: finanças pública, contador e administrador. Prof. Dr. Giovanni Pacelli Abertura dos Cursos para CLDF: finanças pública, contador e administrador Prof. Dr. Giovanni Pacelli Doutor (2016) e Mestre em Contabilidade - 2011 (UnB). Especialista em Operações Militares - 2008 (ESAO).

Leia mais

Prefeitura Municipal de Abaré publica:

Prefeitura Municipal de Abaré publica: Prefeitura Municipal de Abaré 1 Quinta-feira Ano Nº 3052 Prefeitura Municipal de Abaré publica: Portaria Nº0351/2017 de 18 de Dezembro de 2017-Constituída a Comissão de Inventário do Almoxarifado. Portaria

Leia mais

Estruturação dos Departamentos de Contabilidade dos Municípios

Estruturação dos Departamentos de Contabilidade dos Municípios Estruturação dos Departamentos de Contabilidade dos Municípios Modelo Conceitual para dar cumprimento às exigências do processo de convergência das NBCASP Simony Pedrini Nunes Rátis CASP hoje: Investimentos

Leia mais

CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL I

CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL I CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL I MATERIAL DIDÁTICO Edna de Araújo Andrade UNIDADE I- PROCESSO DE CONVERGÊNCIA DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO A ciência contábil no Brasil

Leia mais

Área temática: Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor

Área temática: Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor Área temática: Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor O (DES)CUMPRIMENTO DO PRINCÍPIO CONTÁBIL DA uma análise de sua aplicação nos Municípios do Estado do Rio de Janeiro MARCOS ROBERTO PINTO SIMONE

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO ESTADO DA BAHIA Terça-feira, 04 de Dezembro de 2018 Edição N 999 Caderno II Portaria Nº. 096 de 03 de Dezembro 2018. Constitui Comissão de Levantamento dos Saldos de Estoques da Prefeitura de Muquém do São Francisco -

Leia mais

Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do TRF 5ª Região ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA

Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do TRF 5ª Região ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do TRF 5ª Região ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA Administração Financeira e Orçamentária: Administração Pública: Princípios Constitucionais

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS BALANÇO GERAL DE 2016

NOTAS EXPLICATIVAS BALANÇO GERAL DE 2016 NOTAS EXPLICATIVAS BALANÇO GERAL DE 2016 CONTEXTO ORGANIZACIONAL Com a divulgação da Portaria MF 184, de 25 de agosto de 2008, estabelecendo novas diretrizes para os procedimentos, práticas, elaboração

Leia mais

Cargo: Técnico Judiciário Área Administrativa

Cargo: Técnico Judiciário Área Administrativa Comparativo das aulas dos cursos regulares e dos cursos para tribunais (Superiores, TRFs, TREs, TRTs e TJs) com os itens o edital do TST Cargo: Técnico Judiciário Área Administrativa Noções de Orçamento

Leia mais

Curso Prático de Gestão Patrimonial

Curso Prático de Gestão Patrimonial 1 Curso Prático de Gestão Patrimonial Com enfoque nos Procedimentos Contábeis Patrimoniais do MCASP e das Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor Público 1. OBJETIVO Capacitar de forma prática

Leia mais

INSTRUÇÕES DE PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS IPC 07 Metodologia para Elaboração do Balanço Orçamentário (Versão publicada em: 19/6/2015)

INSTRUÇÕES DE PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS IPC 07 Metodologia para Elaboração do Balanço Orçamentário (Versão publicada em: 19/6/2015) REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 15 de Novembro de 1889 MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL INSTRUÇÕES DE PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS IPC 07 Metodologia para Elaboração do Balanço Orçamentário

Leia mais

Tópicos Avançados em Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Descomplicado e Prático. em Maceió/AL

Tópicos Avançados em Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Descomplicado e Prático. em Maceió/AL Tópicos Avançados em Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Descomplicado e Prático em Maceió/AL Realização: Incluso: pasta personalizada, apostila(manual), caneta, slides trabalhados em sala de aula

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE BRAÇO DO NORTE SC EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N 001/2017

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE BRAÇO DO NORTE SC EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N 001/2017 EDITAL DE RETIFICAÇÃO N 001/2017 O torna público a Retificação n 001/2017 ao Edital de Concurso Público n 001/2017 que passa a ser assim definido: 1. DOS CARGOS, NÍVEL HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Na página

Leia mais