Grandes Montagens. Uma grande montagem é qualquer montagem complexa o suficiente para maximizar os recursos do sistema e prejudicar a produtividade.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Grandes Montagens. Uma grande montagem é qualquer montagem complexa o suficiente para maximizar os recursos do sistema e prejudicar a produtividade."

Transcrição

1 Grandes Montagens O que é uma Grande Montagem? Uma grande montagem é qualquer montagem complexa o suficiente para maximizar os recursos do sistema e prejudicar a produtividade. Que fatores afetam o desempenho de uma grande montagem? Configurações gerais (Opções); Montagens (Peso leve ou resolvida, posicionamento, configurações, referências externas); Desenhos (Peso leve ou resolvida, configurações, vistas, qualidade da exibição); Peças (Esboços, referências externas em detalhe); Gerenciamento de dados (Gerenciamento de dados manual); Hardware (CPU, memória, placa de vídeo, Sistema Operacional); Ambiente (Rede, Metodologia de recuperação). Trabalhar com uma Grande Montagem exige estratégia para minimizar o tempo necessário para carregar e editar os componentes da montagem. Existem várias estratégias diferentes, que utilizam componentes de peso leve, ocultos e suprimidos. Segue abaixo algumas ferramentas e técnicas essenciais para que ocorra um melhor desempenho:

2 Componentes de Peso Leve Os componentes de peso leve oferecem tamanhos de arquivos reduzidos para aumentar a velocidade em que são abertos. Eles devem ser totalmente carregados (resolvidos) para realizar algumas operações. Os componentes de peso leve podem: Acelerar o trabalho da montagem; Manter os posicionamentos intactos; Manter o local de colocação; Manter a orientação; Ser movido e girado; Ser exibido nos modos sombreado, linha oculta ou estrutura de arame; Ter suas arestas, faces ou vértices selecionados ou referenciados; Ter Propriedades de Massa ou Detecção de Interferência aplicadas a eles. Os componentes de peso leve não podem: Ser editados; Exibir seus recursos na árvore de projetos do FeatureManager. O oposto de Peso Leve é denominado Resolvido.

3 Há dois caminhos para abrir montagens como Peso Leve: 1º: Clicando em Visualização Rápida/Abrir Seletivo ou Peso Leve na caixa de diálogo Arquivo/Abrir.

4 2º: Alterando a configuração Carregar componentes peso leve automaticamente na guia de Ferramentas, Opções, Opções do sistema como mostrado logo abaixo: Dica: Defina as opções do seu sistema de modo que os componentes das montagens sejam carregados como peso leve por padrão. Deste modo, você vai automaticamente aproveitar as vantagens de se trabalhar com componentes de peso leve. Toda vez que quiser abrir uma montagem como resolvida, você pode desmarcar a caixa Peso leve no diálogo Arquivo, Abrir.

5 Modo de Grande Montagem O modo de grande montagem abre um conjunto de opções baseadas em uma montagem com um número mínimo de componentes. O limite do número de componentes é definido pelo usuário. A subseção Grande montagem da guia Montagens, localizada em Ferramentas, Opções, Opções do Sistema, Montagens, determina a partir de que tamanho a montagem é considerada grande o suficiente para usar o Modo de grande montagem. As definições contidas naquela página são então utilizadas para a grande montagem.

6 Dica: Embora você possa selecionar a opção Peso leve diretamente no diálogo Abrir, as outras opções selecionadas para o Modo de grande montagem podem acelerar a abertura da montagem. O limite deve ser definido para que todas as grandes montagens acionem este modo. Abrir seletivo A opção Abrir Seletivo permite que componentes sejam selecionados, ocultados e não sejam carregados na memória antes de abrir. Ela faz grande uso dos Estados de Exibição.

7 Através dessa opção é possível abrir somente os componentes selecionados ou os componentes exibidos através dos Estados de Exibição. A janela abaixo abre automaticamente ao selecionar a opção Visualização Rápida/Abrir Seletivo. SpeedPak A configuração SpeedPak reduz o tamanho do arquivo de uma submontagem, reduzindo a montagem a faces selecionáveis. O SpeedPak cria uma configuração simplificada de uma montagem sem perder as referências. Se você trabalha com montagens muito grandes e complexas, o uso de uma configuração de SpeedPak pode melhorar o desempenho de maneira significativa durante o trabalho na montagem e no seu desenho. Nota: As melhoras no desempenho da montagem são mais notáveis em montagens muito grandes e complexas. Uma configuração de SpeedPak é basicamente um subconjunto de peças e faces de uma montagem. Ao contrário das configurações normais, onde é possível simplificar as montagens apenas suprimindo componentes, o SpeedPak simplifica sem suprimir. Portanto, você pode substituir uma configuração de SpeedPak para a montagem completa em montagens de nível superior sem perder as referências. Como só é usado um subconjunto de peças e de faces, o

8 uso da memória é reduzido, o que pode aumentar o desempenho de muitas operações Quando usar o Speed Pack? Use o SpeedPak quando quiser inserir uma montagem complexa grande em uma montagem de nível superior, especialmente se quiser ver toda a montagem do SpeedPak, mas precisar posicionar e dimensionar somente para relativamente poucos locais. Você também pode usar o SpeedPak para facilitar o compartilhamento de arquivos. As informações do SpeedPak são salvas inteiramente no arquivo de montagem. Portanto, ao compartilhar uma montagem, você pode enviar apenas o arquivo de montagem. Não é preciso incluir os arquivos de componentes. Exemplo: Vamos supor que você projetou uma montagem de motor e precisa enviá-la para a equipe de projeto do seu cliente para que eles possam inseri-la no projeto do veículo. Você cria uma configuração de SpeedPak da montagem de motor, incluindo todas as faces e os corpos que o seu cliente planeja como referência no modelo do veículo. 1. Você envia apenas o arquivo de montagem do motor. Não precisa enviar arquivos de nenhuma das peças de componente do motor. 2. Eles inserem o seu arquivo de montagem do motor no arquivo de montagem do veículo deles. Eles podem adicionar posicionamentos e dimensões a todas as faces e corpos que você incluiu na definição do SpeedPak.

9 Criando um SpeedPak Vá no Configuration Manager (Aba Configurações). Clique com o botão direito em uma das configurações e selecione Adicionar SpeedPak. Uma janela aparecerá, na qual será possível fazer as edições, incluindo faces e/ou corpos.

10

11 Configurações Simplificadas Usando configurações simplificadas, você pode criar configurações mais simples de peças, submontagens e da montagem de nível superior. A geometria simplificada reduz a carga ao abrir ou editar a montagem. Dica: Sempre que possível suprima os recursos desnecessários na configuração simplificada. Um recurso suprimido não é carregado podendo assim aumentar a velocidade da montagem. Modificar a estrutura de uma montagem A estrutura da montagem tem impacto sobre até que ponto ela pode ser editada com facilidade. Há um grande número de ferramentas que permitem gerenciar e modificar a estrutura organizacional de uma montagem. Você pode dissolver uma submontagem, selecionar componentes e formar uma nova submontagem, assim como arrastar e soltar componentes para dentro ou para fora de submontagens. As submontagens são adicionadas à montagem principal como componentes rígidos. Elas podem se mover como um grupo, mas a movimentação dos componentes individuais é bloqueada. Você pode alterar a submontagem para flexível para permitir o movimento.

12 Dica: O desempenho de edição de submontagens flexíveis é mais lento do que o de submontagens rígidas. Escolha a opção rígida, a menos que a opção flexível seja necessária. Para alterar, clique com o botão direito do mouse na submontagem e selecione Propriedades do Componente. Dica: Procure trabalhar com o maior número possível de níveis de submontagens. Para saber qual o nível de Profundidade Máxima de sua montagem, vá em Ferramentas, AssemblyExpert.

13 Nele é possível determinar alguns parâmetros, como, por exemplo, profundidade, tamanho e referências.

14 Nível 1 Nível 2 Nível 3 Backup/Recuperar Para obter um desempenho mais rápido, desative esta opção; Se realmente deseja fazer backups, verifique se o local do arquivo de recuperação é local e que a frequência é apropriada.

15 Locais de Arquivos Rede Devem ser todas de 100Mb ou 1Gb e separadas de outro tráfego de rede por um gateway Ambiente: Local do arquivo: MUITO IMPORTANTE O fator número 1 de desempenho é onde as peças estão localizadas; Os arquivos devem ser locais para um melhor desempenho; Se for preciso obter peças da rede (geralmente um ambiente multiusuário, onde os dados são compartilhados), então use o PDM. O PDM criará uma cópia local do arquivo que pode ser alterada; a vantagem do PDM é que somente as peças alteradas são copiadas. Se os arquivos são locais, o SolidWorks precisa apenas ler as definições para a configuração atual da montagem. Se as peças estão em um local diferente da unidade local, o arquivo inteiro será copiado para um local temporário (sessão atual somente) antes que as configurações necessárias sejam lidas.

16 Rotina de pesquisa de documentos referidos Nota: Quanto mais caminhos de pesquisa o software tiver de atravessar para localizar documentos na rede, mais lento será o desempenho geral. Isso é mais evidente na abertura de arquivos, ao salvar arquivos, alterar configurações, definir Peso leve como resolvido qualquer operação que precise acessar informações adicionais no disco. Quando o SolidWorks abre um documento referido, ele executa uma pesquisa para localizar o documento. Essa pesquisa pode ocorrer, por exemplo, quando você abre um desenho e a montagem referida não pode ser localizada, ou quando você resolve um componente de peso leve em uma montagem. Quando o documento referido é encontrado, o software atualiza o seu caminho no documento pai. salvo. Quando o documento pai for salvo, o caminho atualizado também será As montagens são resolvidas na seguinte ordem:

17 Gerenciamento de dados: Por que é importante usar o PDM Workgroup ou Enterprise para trabalhar com grandes montagens? Utilizado com freqüência em um ambiente multiusuário; Policiamento de dados; Um sistema PDM gerencia quem tem o controle de arquivos para modificação; Evita a sobregravação e a perda de dados; Controle de revisão; Controla o nível de revisão de arquivos; Conhece o nível de revisão correto de todos os componentes de uma revisão de montagem ou desenho em particular; Controla o acesso ao projeto; O PDM sabe quando uma peça foi alterada; Um sistema PDM torna uma técnica de projeto de cima para baixo muito mais fácil de ser usada em um ambiente de equipe; Alterações acidentais são evidenciadas por avisos (ou seja, tentando alterar arquivos somente leitura); Coloca arquivos em sua unidade local para que você possa abri-los localmente. É mais rápido do que executar pela rede se o SolidWorks precisar abrir configurações ou resolver componentes de peso leve.

18 Princípios fundamentais do Enterprise PDM Os sistemas de gerenciamento de dados de produto (PDM) oferecem os seguintes recursos básicos: Organização de arquivos de produto/ projeto; Processos seguros de colocação no vault/ recuperação, versão e revisão de arquivos; Mudança de controle e compartilhamento; Pesquisa e relatório; Acompanhamento de referências de arquivo; Automatização de registros de auditoria. O SolidWorks Enterprise PDM é uma solução de software para gerenciamento de dados de produtos que ajuda as organizações a gerenciar dados de produtos de maneira mais eficiente e a automatizar o fluxo de trabalho para permitir uma melhor colaboração da engenharia com o chão de fabrica, resultando em produtos superiores, custos menores e colocação mais rápida no mercado. O SolidWorks Enterprise PDM foi criado para ser usado por engenheiros, projetistas, fabricantes, compradores, vendedores, equipes de marketing e muitos outros para gerenciar arquivos, incluindo: geometria de projeto, desenhos de engenharia, planos de projeto, arquivos de peça, diagramas de montagens, especificações de produto, programas de máquina-ferramenta de controle numérico, resultados de análise, correspondência, listas de materiais e muitos outros tipos de arquivos.

19 O SolidWorks Enterprise PDM oferece um método seguro de trabalho. A filosofia básica é? Os arquivos são armazenados no vault; Os usuários têm acesso controlado ao vault; Os usuários fazem check-out ou abrem arquivos no vault; Os usuários trabalham com os arquivos localmente; Todos os arquivos necessários são copiados para p cache local do usuário. Somente arquivos em check-out alterados precisam de check-in no vault. Quando estão prontos, os arquivos podem ser enviados para um processo de fluxo de trabalho automatizado para análise e/ou aprovação. Workgroup PDM vs. Enterprise PDM SolidWorks Workgroup PDM Geralmente até 02 usuários; Projetos que requerem compartilhamento de componentes; Controle de revisão. SolidWorks Enterprise PDM Quantidade de usuários ilimitada. Tudo que o Workgroup PDM faz e mais: Apto a vários locais; Apto a fluxo de trabalho.

20 Desempenho / Pré-Requisitos de Sistema Sistema Operacional Suportado: Microsoft Windows SolidWorks 2009 SolidWorks 2010 SolidWorks 2011 SolidWorks 2012 Windows 7 x32 No Yes Yes Yes Windows 7 x64 No Yes Yes Yes Vista x32 Yes Yes Yes Yes Vista x64 Yes Yes Yes Yes XP Professional x32 Yes Yes Yes Yes XP Professional x64 Yes Yes Yes Yes Recomendamos a utilização do Windows 7 x64, pois possui uma melhor performance e permite processar mais que 3 GB de memória RAM. Pré-Requisitos de Configuração RAM Recomendado: 6 GB RAM ou mais para o sistema operacional Windows 7 x64. Video Placa de vídeo homologada (recomendado). Segue abaixo o link sobre as placas homologadas pela SolidWorks Corp.:

21 Neste link é possível selecionar os fabricantes e os modelos de computadores e placas gráficas homologados pela SolidWorks Corp. Segue abaixo uma imagem demonstrando que é possível através do fabricante e do modelo do computador, verificar quais placas são homologadas: CPU Processadores Intel ou AMD. O edrawings é suportado no Apple Macintosh. O SolidWorks não é suportado no Apple Macintosh.

22 Outros Drive DVD Microsoft Internet Explorer versão 6 ou superior. Adobe Acrobat versão ou superior. Microsoft Office Excel 2003, 2007, ou No link abaixo, estão as informações do site da SolidWorks Corp. referente às configurações de hardware: Link da DELL, onde estão as máquinas homologadas pela SolidWorks Corp. onde os modelos T5500 e T7500 são os mais adquiridos por nossos clientes: Dicas para Montagens mais rápidas Seja sua montagem grande ou pequena, há excelentes métodos a serem seguidos para a criação de peças e montagens mais rápidas e mais eficientes. Mais rápido diz respeito tanto a velocidade de abertura como à de edição, pois ambas contribuem para o tempo total de trabalho no SolidWorks. Colapso de submontagem Múltiplas submontagens deveriam ser usadas no lugar de múltiplas peças de componentes. As vantagens incluem: -Facilita ambientes de projeto multiusuários; -Membros da equipe de projeto individuais podem trabalhar em submontagens separadas; -Facilita a edição de submontagem. Você pode editar submontagens em sua própria janela. As submontagens são menores e menos complicadas do que a montagem principal;

23 -Reduz os posicionamentos de nível superior. A inserção da maioria posicionamentos em submontagens, em vez de na montagem de nível-superior permite que a montagem de nível superior seja resolvida mais rapidamente; -Facilita a reutilização de submontagens. As peças agrupadas como submontagens podem ser reutilizadas facilmente em outras montagens; Utilizar padrões de componentes -Os padrões poupam tempo de edição em nível de peça e de montagem. Configurações As configurações de montagem e submontagens criam versões diferentes de um produto. As versões podem diferir em número, visibilidade ou configurações de componentes. Uma configuração de montagem pode conter configurações simplificadas de componentes de peças. Ao selecionar aquela configuração, todas as configurações de peça contidas nela são selecionadas. Componentes de peso leve Os componentes de peso leve melhoram o desempenho ao se trabalhar com montagens, porque somente um subconjunto de dados do modelo é carregado na memória. Os dados restantes do modelo são carregados conforme necessário. Um ponto a ser observado é o seguinte: quanto maior a montagem, maior o ganho em desempenho.

24 Arquivos salvos em versões anteriores Não se esqueça de salvar todos os arquivos de componentes na última versão do software SolidWorks. Os arquivos salvos nas versões anteriores são abertos e reconstruídos mais lentamente. Aparência Gráfica Há muitas funções que podem aprimorar a aparência de uma montagem, incluindo: Gráficos RealView, sombras, texturas, etc. Considere reduzir o uso dessas funções ao criar e editar uma montagem, em seguida, ative-as para criar apresentações ou sua saída final. Suprima detalhes desnecessários Utilize configurações de peça para representar modelos em um estado simplificado por meio da supressão de detalhes que não sejam essenciais na montagem.

25 Para efeito de comparação, um parafuso com roscas helicoidais em todo o comprimento tem um tamanho de arquivo 100 vezes maior que um parafuso sem roscas. Um parafuso com roscas por revolução é 30 vezes maior. suprimir. Filetes e chanfros normalmente são os recursos mais fáceis de identificar e interferência. Não suprima recursos necessários para posicionamento ou detecção de

26 Opções do sistema e propriedades de documento Algumas opções afetam o desempenho da montagem, incluindo: -Propriedades de documento, Qualidade da imagem: Essas configurações afetam o desempenho de uma montagem. Quanto mais grosseira for a exibição, mais rápido é o desempenho. -Opções do sistema, Desempenho, Nível de detalhe: Defina o controle deslizante como Desativado ou de Mais (mais lento) para Menos (mais rápido), a fim de especificar o nível de detalhes durante operações de exibição dinâmica (zoom, panorâmica e girar) em montagens, peças com múltiplos corpos e vistas de rascunho em desenhos.

27 -Opções do sistema, Desempenho, Verificação ao reconstruir: Quando selecionado, o aplicativo executa mais verificações de erro quando você cria ou edita recursos. Desative essa opção quando você não precisar dela para aprimorar o desempenho. Considerações sobre posicionamentos Os posicionamentos são necessários em todas as montagens para restringir o movimento dos componentes. Eis algumas considerações sobre o que selecionar e o que evitar:

28 Opções de entidade de posicionamento Evite colocar posicionamentos em faces que podem ser suprimidas em outras configurações. Crie os posicionamentos utilizando as configurações simplificadas das peças. Posicionamentos em excesso Alguns posicionamentos são necessários, mas os que vão representar excesso devem ser evitados. Componentes que não sejam totalmente definidos podem ser aceitáveis. Neste exemplo, o pino está livre para girar. A adição de um posicionamento paralelo para impedir o giro seria um excesso. Qualquer dúvida entre em contato com a CADWorks!!!

TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS

TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS Texto Técnico 005/2013 TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS Parte 05 0 Vamos finalizar o tema Trabalho com Grandes Montagens apresentando os melhores recursos e configurações de hardware para otimizar a abertura

Leia mais

SolidWorks 2007 Manual de grandes montagens Última revisão: 01-15-06

SolidWorks 2007 Manual de grandes montagens Última revisão: 01-15-06 SolidWorks 2007 Manual de grandes montagens Última revisão: 01-15-06 Introdução: A SolidWorks tem uma séria preocupação em ajudar você a agilizar o seu trabalho. A melhoria contínua no desempenho de grandes

Leia mais

COMO FAZER ROSCAS PARA DESENHO

COMO FAZER ROSCAS PARA DESENHO COMO FAZER ROSCAS PARA DESENHO Para criação de roscas existem 2 opções que o SolidWorks disponibiliza, você pode modelar a rosca ou apenas fazer uma indicação que mostra a existência da rosca mas não carrega

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Project 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Project 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas

Leia mais

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Windows 7 Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Sistema Operacional Windows 7 O Windows 7 é o sistema operacional do Microsoft Windows, um software proprietário produzido pela Microsoft

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

Unidade 7: Panes no Excel

Unidade 7: Panes no Excel Unidade 7: Panes no Excel 7.0 Introdução A maioria das pessoas que usam o Excel já deve ter passado por redução no desempenho, congelamento e aquelas temidas palavras "O Microsoft Excel encontrou um problema

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa?

O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa? Que tipo de navegadores são suportados? Preciso permitir 'cookies' O que são 'cookies' da sessão? O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa?

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Como criar pastas personalizadas e novas peças no Toolbox

Como criar pastas personalizadas e novas peças no Toolbox Como criar pastas personalizadas e novas peças no Toolbox Neste tutorial apreenderemos como inserir uma nova pasta no toolbox, inserir novas peças na biblioteca do toolbox e criar propriedades personalizadas

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007 1 Inicie um novo Antes de começar um novo, uma organização deve determinar se ele se enquadra em suas metas estratégicas. Os executivos

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Excel 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Adicionar comandos à Barra de Ferramentas

Leia mais

Guia de início rápido do Powersuite

Guia de início rápido do Powersuite 2013 Ajuste e cuide do desempenho de seu computador com um aplicativo poderoso e ágil. Baixando e instalando o Powersuite É fácil baixar e instalar o Powersuite geralmente, demora menos de um minuto. Para

Leia mais

Como converter arquivos automaticamente

Como converter arquivos automaticamente Como converter arquivos automaticamente O Agendador de Tarefas do SolidWorks permite configurar tarefas a serem executadas em um momento futuro. Por exemplo, se você precisa executar uma tarefa com uso

Leia mais

CAPÍTULO 35 Como utilizar os componentes ColdFusion

CAPÍTULO 35 Como utilizar os componentes ColdFusion CAPÍTULO 35 Como utilizar os componentes ColdFusion Os componentes ColdFusion (CFC) permitem ao usuário encapsular lógicas de aplicação e de negócios (business logic) em unidades auto-controladas reutilizáveis.

Leia mais

Introdução aos Projectos

Introdução aos Projectos Introdução aos Projectos Categoria Novos Usuários Tempo necessário 20 minutos Arquivo Tutorial Usado Iniciar um novo arquivo de projeto Este exercício explica a finalidade ea função do arquivo de projeto

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS COTAS DE DISCO. Professor Carlos Muniz

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS COTAS DE DISCO. Professor Carlos Muniz ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS Trabalhando com cotas Usando o Gerenciador de Recursos de Servidor de Arquivos para criar uma cota em um volume ou uma pasta, você pode limitar o espaço em disco

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft OneNote 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Alterne entre a entrada por toque

Leia mais

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339 SEAP 01-04-2015 SAMUEL INFORMÁTICA Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional que trás uma melhor performance não apenas em recursos sistêmicos como também nos atrai pelo seu belo visual

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft OneNote 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Alternar entre o

Leia mais

ArcSoft MediaConverter

ArcSoft MediaConverter ArcSoft MediaConverter User Manual Português 1 201004 Índice Índice... 2 1. Índice... 3 1.1 Requisitos do sistema... 4 1.2 Extras... 4 2. Convertendo arquivos... 7 2.1 Passo1: Selecionar mídia... 7 2.1.1

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1.

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1. Caderno 1 Índice MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação

Leia mais

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM Manual SRM 1 Índice 1. Requerimentos Técnicos para Utilização do Sistema... 4 1.1 Hardware... 4 1.2 Software... 5 1.3 Conexão à Internet... 9 2. Desabilitação do Bloqueio Automático de Pop-ups...10 3.

Leia mais

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica Sumário Atualizando a tabela dinâmica Exibição de páginas em planilhas separadas Detalhando / ocultando os dados da planilha Gráfico dinâmico Gráfico dinâmico (cont.) Alterando a formatação do gráfico

Leia mais

Manual de Instalação ProJuris8

Manual de Instalação ProJuris8 Manual de Instalação ProJuris8 Sumário 1 - Requisitos para a Instalação... 3 2 - Instalação do Firebird.... 4 3 - Instalação do Aplicativo ProJuris 8.... 8 4 - Conexão com o banco de dados.... 12 5 - Ativação

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Introdução ao OneDrive

Introdução ao OneDrive Introdução ao OneDrive Tudo em um só lugar na sua vida No Windows 8.1 e no Windows RT 8.1, você pode facilmente salvar seus arquivos no OneDrive e acessá-los de qualquer dispositivo, como computador, tablet

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 2 Sumário Como começar usar?... 03 Iniciando o uso do OneDrive.... 04 Carregar ou Enviar os

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Visio 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Modelos atualizados Os modelos ajudam

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO. Professor Carlos Muniz

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO. Professor Carlos Muniz ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO Serviços de impressão Os serviços de impressão permitem compartilhar impressoras em uma rede, bem como centralizar as tarefas de gerenciamento

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário Certificação Digital CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário Guia CD-17 Público Índice 1. Pré-requisitos para a geração do certificado digital A1... 3 2. Glossário... 4 3. Configurando

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

possível até impedir o funcionamento do Windows. Faz-scuidado redobrado ao ativar determinados recursos.

possível até impedir o funcionamento do Windows. Faz-scuidado redobrado ao ativar determinados recursos. AULA 4: DIRETIVAS DE GRUPO Objetivo: Conhecer e aplicar conceitos sobre restrições de acesso ao sistema operacional Windows através de diretivas de grupo. Diretivas de Grupo: Computadores com mais de um

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido Microsoft PowerPoint 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

Construção Páginas de Internet

Construção Páginas de Internet Construção Páginas de Internet Definir um Site no Frontpage Objectivos da sessão: No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Saber o que são os metadados do Frontpage; Distinguir entre Sites

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

Bem-vindo! O que há de novo no PaperPort 10?

Bem-vindo! O que há de novo no PaperPort 10? Bem-vindo! O ScanSoft PaperPort é um pacote de softwares para gerenciamento de documentos que ajuda o usuário a organizar, acessar, compartilhar e gerenciar documentos em papel e digitais no computador

Leia mais

APOSTILA DE EXCEL 2007

APOSTILA DE EXCEL 2007 APOSTILA DE EXCEL 2007 1. Introdução Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade. A interseção de uma linha e de uma coluna é chamada de

Leia mais

COMO INSTALAR ZIM 8.50 WINDOWS

COMO INSTALAR ZIM 8.50 WINDOWS ZIM TECHNOLOGIES DO BRASIL COMO INSTALAR ZIM 8.50 WINDOWS Próx Antes de Iniciar O objetivo deste documento é apresentar os passos necessários para instalar a versão mais recente do Zim 8.50 para Windows.

Leia mais

Configurações de Templates no SolidWorks 2011

Configurações de Templates no SolidWorks 2011 Configurações de Templates no SolidWorks 2011 Esse tutorial tem como intuito a criação de propriedades personalizadas, a criação destas propriedades é uma forma de automatizar o preenchimentos de informações

Leia mais

Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager

Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager Instalação P: Meu Disco Rígido Externo Samsung está conectado, mas nada está acontecendo. R: Verifique a conexão a cabo USB. Se seu Disco Rígido Externo Samsung

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 LEIAME Nenhuma informação da APOSTILA - MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do autor. MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 Efetue cálculos, analise

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 1

Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 1 Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 1 Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Segurança, sem dúvidas, é um dos temas mais debatidos hoje, no mundo da informática. Nesse tutorial

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014.

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. Manual de Instalação Windows XP Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. 1 SUMÁRIO OBJETIVO DO MANUAL:...03 REQUISITOS MÍNIMOS:...03 PROCESSO DE INSTALAÇÃO:...04 3.1 Documentos

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

AULA 4 Sistemas Operacionais

AULA 4 Sistemas Operacionais AULA 4 Sistemas Operacionais Disciplina: Introdução à Informática Professor: Gustavo Leitão Email: gustavo.leitao@ifrn.edu.br Sistemas Operacionais Conteúdo: Continuação S.O Funções Básicas Sistema de

Leia mais

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 A Área de trabalho é a principal área exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. É onde se exibe tudo o que é aberto (programas, pastas,

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Como criar uma máquina virtual para instalar o Windows XP ou outro?

Como criar uma máquina virtual para instalar o Windows XP ou outro? Como criar uma máquina virtual para instalar o Windows XP ou outro? Existem vários programas para isso, entre eles o Parallels que é pago, o VMWare, o Virtual Box e outros. Hoje vamos abordar o Virtual

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* O que é Internet? Apesar de muitas vezes ser definida como a "grande rede mundial de computadores, na verdade compreende o conjunto de diversas redes de computadores que se comunicam e que permitem

Leia mais

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle:

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle: COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1 Ilse Abegg e Fábio da Purificação de Bastos e-mail: iabegg@mail.ufsm.br O wiki no Moodle é uma ferramenta de atividade que visa produção escolar colaborativa. Isso significa

Leia mais

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece.

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. 1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. Para acessar o programa através do comando na barra de prompt, basta digitar dutoteccad e

Leia mais

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br Capture Pro Software Guia de referência A-61640_pt-br Iniciando o Kodak Capture Pro Software Este guia foi projetado para fornecer instruções simples para início rápido, incluindo a instalação e a inicialização

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP Apresentação Após o término da instalação você deverá configurar o Backup para que você tenha sempre uma cópia de segurança dos seus dados

Leia mais

Tecnologia e Informática

Tecnologia e Informática Tecnologia e Informática Centro Para Juventude - 2014 Capitulo 1 O que define um computador? O computador será sempre definido pelo modelo de sua CPU, sendo que cada CPU terá um desempenho diferente. Para

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

O PaperPort 12 Special Edition (SE) possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos.

O PaperPort 12 Special Edition (SE) possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos. Bem-vindo! O Nuance PaperPort é um pacote de aplicativos para gerenciamento de documentos da área de trabalho que ajuda o usuário a digitalizar, organizar, acessar, compartilhar e gerenciar documentos

Leia mais

Como Utilizar o Escritório Virtual

Como Utilizar o Escritório Virtual Como Utilizar o Escritório Virtual 1. Visão Geral O Escritório Virtual é um espaço destinado à troca de informações e documentos entre os membros de um grupo. Através de ferramentas colaborativas como:

Leia mais

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes.

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes. ACESSO REMOTO Através do Acesso Remoto o aluno ou professor poderá utilizar em qualquer computador que tenha acesso a internet todos os programas, recursos de rede e arquivos acadêmicos utilizados nos

Leia mais

Introdução. O Windows Server 2003 está dividido em quatro versões:

Introdução. O Windows Server 2003 está dividido em quatro versões: Introdução Este é um tutorial de como Instalar o Windows Server 2003, este é o primeiro de alguns tutoriais que farei para ambientes de servidores Windows. A instalação do Windows Server 2003 segue o mesmo

Leia mais

Novidades do SolidWorks Enterprise PDM 2009

Novidades do SolidWorks Enterprise PDM 2009 Novidades do SolidWorks Enterprise PDM 2009 Conteúdo Comunicados...4 1 Novidades para os usuários...5 Listas de materiais...5 BOMs do SolidWorks...5 Listas de corte e BOMs de soldagem...5 Número de peça

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 Este documento se aplica aos computadores HP e Compaq com Windows 8, mas a lógica de funcionamento é a mesma para os demais computadores. Este documento explica como usar e solucionar

Leia mais

Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC

Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC Um guia para pequenas empresas Conteúdo Seção 1: Introdução ao Modo Windows XP para Windows 7 2 Seção 2: Introdução ao Modo Windows XP 4 Seção 3: Usando

Leia mais

Guia de boas práticas para realização de Backup

Guia de boas práticas para realização de Backup Objetivo Quando o assunto é backup de dados, uma proposição de atividades e procedimentos como sendo a melhor prática pode ser bastante controversa. O que permanece verdadeiro, porém, é que seguir algumas

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais