TECNOLOGIAS APLICÁVEIS AOS PAINÉIS ELÉTRICOS DE MÉDIA TENSÃO ISOLADOS A GÁS SF6

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TECNOLOGIAS APLICÁVEIS AOS PAINÉIS ELÉTRICOS DE MÉDIA TENSÃO ISOLADOS A GÁS SF6"

Transcrição

1 TECNOLOGIAS APLICÁVEIS AOS PAINÉIS ELÉTRICOS DE MÉDIA TENSÃO ISOLADOS A GÁS SF6

2 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Esta apresentação tem por foco tecer algumas considerações voltadas para as tecnologias do gás SF6 como meio isolante elétrico nos painéis de M.T., nelas residindo a segurança das pessoas e a continuidade operacional da planta. Nesta perspectiva, são abordadas as principais características e as vantagens obtidas ao se utilizar o SF6 no isolamento das instalações industriais de média tensão.

3 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Nas últimas décadas, as reconhecidas vantagens técnicas e econômicas no emprego do gás SF6 nos equipamentos de altas tensões tornaram-se bem claras, a exemplo da Subestações GIS. Apenas para se ter ideia, 1/3 da produção mundial do gás é atualmente utilizada nos equipamentos elétricos.

4 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Outro aspecto relevante: a continuada evolução no consumo da energia elétrica, associada às crescentes exigências da segurança pessoal e a uma melhor qualidade no desempenho dos equipamentos, determinaram a expansão e a maior complexidade dos sistemas elétricos industriais de média tensão.

5 ASPECTOS RELEVANTES Daí, é de se concluir que o sucesso no domínio das altas tensões contribuiu para que a tecnologia do gás SF6 também tivesse êxito no campo das M.T. Estes fatos incrementaram nos últimos anos o conhecimento desta tecnologia, o que resultou nas reconhecidas melhorias ocorridas na performance e qualidade do serviço dos equipamentos que a utilizam..

6 ASPECTOS RELEVANTES É de se admitir que o advento de novas tecnologias no campo dos materiais isolantes sintéticos (a exemplo da utilização do gás SF6 como dielétrico), conferiram às instalações elétricas de M.T. atributos de um desempenho confiável, com possibilidade de se adaptar a diversos tipos de instalações caracterizadas por uma manutenção praticamente inexistente.

7 ASPECTOS RELEVANTES As soluções mecânicas e elétricas incorporadas com a utilização do gás SF6 como meio isolante nos invólucros de média tensão praticamente dispensaram as manutenções e verificação das suas partes ativas, ainda que em regimes severos de operações. Atualmente são usuais as instalações elétricas operando nos níveis de até 36 kv, curto-circuitos da ordem de 16 a 25 ka e correntes nominais até 630 A.

8 . ASPECTOS RELEVANTES Outro importante item a ser considerado em relação à utilização do gás SF6 nos invólucros de média tensão diz respeito ao controle da estanqueidade da instalação. Este é um fator essencial que permite minimizar as operações de manutenção, além de conferir ao sistema elétrico uma notável segurança pessoal.

9 ASPECTOS RELEVANTES As reduzidas dimensões obtidas e as pressões relativas de funcionamento (da ordem de 0,3 a 0,5 Bar) permitiram que os fabricantes implementassem notáveis soluções no aperfeiçoamento técnico nos equipamentos. Atualmente são disponíveis painéis selados, cujas fugas absolutas são inferiores a 10-6 bar cc/s. Nestas condições, os painéis são designados como possuindo o sistema de pressão selado, sem reenchimento ao longo de sua vida útil, quando ensaiados nos termos da Norma IEC

10 CARACTERÍSTICAS DO GÁS SF6 (HEXAFLUORETO DE ENXOFRE) ESTRUTURA MOLECULAR A estrutura química da molécula de SF6 é um octaedro, cujos vértices encontram-se ocupados por átomos de flúor, ligados covalentemente a um átomo central de enxofre. A molécula apresenta uma estrutura simétrica com todas as ligações saturadas, o que explica a sua notável estabilidade química.

11 CARACTERÍSTICAS DO GÁS SF6 (HEXAFLUORETO DE ENXOFRE) RIGIDEZ DIELÉTRICA O SF6 é um gás não inflamável, não tóxico, inodoro, cuja densidade é cerca de 5 vezes superior à do ar; Sua rigidez dielétrica à pressão atmosférica é cerca de 2,5 vezes superior à do Ar; A figura ao lado confirma esta superioridade, mostrando a rigidez dielétrica (kv pico) entre 2 eletrodos, em função da pressão (atm.) do GÁS SF6 em relação ao Ar, em um campo sensivelmente uniforme.

12 CARACTERÍSTICAS DO GÁS SF6 (HEXAFLUORETO DE ENXOFRE) CONDUTIVIDADE TÉRMICA A condutividade térmica do gás SF6 (quantidade de calor Q, transmitida por unidade de tempo t, através de um objeto de espessura L, em uma direção normal à área de uma superfície A), ou seja, a habilidade do gás em conduzir energia térmica, mostra que o mesmo possui a característica de registrar crescentes valores com a elevação da temperatura. Esta característica justifica o excelente desempenho do gás SF6 como meio de arrefecimento térmico. Condutividade térmica do gás SF6

13 CARACTERÍSTICAS DO GÁS SF6 (HEXAFLUORETO DE ENXOFRE) CALOR ESPECÍFICO O calor específico do gás SF6, sendo cerca de 3,7 vezes mais elevado que o do ar, implica em um menor aquecimento nas partes ativas dos equipamentos, permitindo suas menores dimensões com as consequentes vantagens econômicas. É de se ressaltar que este parâmetro responde pela rápida dissipação do calor originado na região onde o gás SF6 se encontre instalado.

14 VANTAGENS DECORRENTES DA APLICAÇÃO 1 - SEGURANÇA PESSOAL A segurança pessoal deve ser considerada como sendo o item mais importante nas instalações elétricas, uma vez que ele se relaciona com a preservação da vida e a saúde das pessoas. Neste particular, a utilização do gás SF6 vem de encontro ao atendimento das reiteradas recomendações da Norma NR 10.

15 VANTAGENS DECORRENTES DA APLICAÇÃO 1 - SEGURANÇA PESSOAL Como o invólucro na média tensão é hermeticamente fechado, são obtidos os benefícios da proteção contra contatos diretos. Os dispositivos auxiliares são acessíveis sem perigo, uma vez que eles se localizam em compartimentos metálicos independentes das partes de média tensão.

16 VANTAGENS DECORRENTES DA APLICAÇÃO 1 SEGURANÇA PESSOAL Uma vez que os invólucros têm como característica o sistema de pressão selado, os mecanismos de atuação tornam-se praticamente livres de manutenção, o que resulta em uma maior segurança pessoal, devido à estanqueidade apresentada ao longo de toda sua vida útil.

17 VANTAGENS DECORRENTES DA APLICAÇÃO 2 - UTILIZAÇÃO EM AMBIENTES AGRESSIVOS O isolamento elétrico a gás SF6 é uma solução adequada nas condições ambientais agressivas (a exemplo da presença da umidade do ar, pós, corrosão, ar salino, contaminação, etc.) uma vez que os circuitos de M.T. ficam protegidos contra a penetração destes agentes e ainda de outros tais como animais de pequeno porte e insetos..

18 VANTAGENS DECORRENTES DA APLICAÇÃO 3 SALAS ELÉTRICAS COMPACTAS Consideradas as reduzidas dimensões requeridas para o isolamento do equipamento, a isolação SF6 nos painéis de M.T. possibilita salas elétricas de dimensões compactas e, consequentemente, de construção mais econômica.

19 VANTAGENS DECORRENTES DA APLICAÇÃO 4 INTEGRAÇÃO COM AS CÂMARAS A VÁCUO NA INTERRUPÇÃO DOS CIRCUITOS Uma solução técnica bastante interessante consiste na integração entre o isolamento através do gás SF6 e os dispositivos de interrupção via câmaras de extinção de arco a vácuo. Tais dispositivos complementam as vantagens obtidas pelo isolamento a gás, considerando tratarem-se também de componentes livres de manutenção sob condições normais de operação.

20 VANTAGENS DECORRENTES DA APLICAÇÃO 5 MEIO AMBIENTE O impacto total ambiental nos equipamentos que utilizam o gás SF6 foi avaliado pela técnica ACV (Análise do Ciclo de Vida) a qual, de acordo com a Norma ISO 14000, compara todos os efeitos ambientais associados ao produto. Os resultados apresentados mostraram que é possível minimizar a carga ambiental com a utilização deste gás no equipamento. Comparada com outros dielétricos de forma quantitativa, a carga ambiental gerada pelo SF6 é expressivamente favorável. A taxa de fuga do gás SF6 nos equipamentos em operação pode ser considerada abaixo de 0,2%/ano, com base nas tecnologias atuais.

21 VANTAGENS DECORRENTES DA APLICAÇÃO 6 RECICLAGEM Alguns aspectos com relação à reciclagem do gás podem ser enumerados: - O lançamento deliberado do gás na atmosfera deve ser evitado; - O gás SF6 pode ser reciclado e sistematicamente reutilizado nos equipamentos; - Os níveis de pureza do gás SF6 reciclado foram propostos através de Comitês Internacionais (CIGRE, IEC) e serão incluídos em um padrão da Norma IEC a ser revisto em um futuro próximo; - A comercialização do gás SF6 está disponível para as exigências do isolamento de todos os tipos de equipamentos; - Apenas uma pequena fração do gás é contaminada a um grau que não permite sua reutilização.

22 VANTAGENS DECORRENTES DA APLICAÇÃO 7 - VIDA ÚTIL A vida útil dos equipamentos isolados a gás SF6 sob condições normais de operação (incluídos os painéis elétricos) pode ser considerada como sendo da ordem de 35 anos, podendo atingir 40 a 50 anos, uma vez que os mesmos incorporam a estanqueidade em seu invólucro. É de se observar, contudo, que a vida útil é limitada pelo número de operações dos componentes instalados em seu interior, a exemplo dos disjuntores (IEC ) e das chaves seccionadoras (IEC ).

23 ASPECTOS DAS TECNOLOGIAS DE FABRICAÇÃO - A proteção contra a penetração de corpos estranhos e impactos mecânicos no tanque de SF6 confere aos equipamentos graus de proteção até IP 67; - Face às reduzidas dimensões proporcionadas pelo isolamento, os componentes principais (a exemplo da câmara a vácuo para interrupção dos circuitos, os fusíveis, as chaves seccionadoras principal e de aterramento) permitem um layout simples e amigável; - A gama de acessórios inclui os sistemas de proteção, sinalização e comando.

24 ASPECTOS DAS TECNOLOGIAS DE FABRICAÇÃO De uma forma geral, os painéis isolados a gás SF6 são apropriados para instalação interna e testados com base nas exigências da Norma IEC ; Os circuitos de saída dos painéis permitem padronizações, com soluções utilizando-se CÉLULAS MODULARES (possibilitando combinações que melhor atendam ao usuário) e ainda as CÉLULAS COMPACTAS (mais econômicas);

25 ASPECTOS DAS TECNOLOGIAS DE FABRICAÇÃO Alguns exemplos de configurações da solução com CÉLULAS MODULARES: Alimentador com seccionadora e lâmina de terra Alimentador com seccionadora, lâmina de terra e fusível Alimentador com seccionadora, lâmina de terra e disjuntor Medição com TC s e TP s Medição com TP s Saída de interligação

26 ASPECTOS DAS TECNOLOGIAS DE FABRICAÇÃO Alguns exemplos de configurações da solução com CÉLULAS COMPACTAS: Dois alimentadores com secionadora e lâmina de terra e outro incluindo fusíveis Dois alimentadores com seccionadora e lâmina de terra e outro incluindo disjuntor

27 ALGUNS DOS COMPONENTES DOS PAINÉIS Medidor de pressão do gás SF6 Sinaleiro indicador da presença de tensão

28 ALGUNS DOS COMPONENTES DOS PAINÉIS Chave seccionadora Chave de aterramento

29 ALGUNS DOS COMPONENTES DOS PAINÉIS Intertravamento entre a seccionadora principal e a chave de aterramento Membrana de segurança

30 ALGUNS DOS COMPONENTES DOS PAINÉIS Dispositivo destinado a conexão entre cubículos Isoladores montados no invólucro, de forma a garantir o direcionamento para a terra das correntes circulando através da chave de aterramento

31 ALGUNS DOS COMPONENTES DOS PAINÉIS Sinótico, com indicação do status da seccionadora principal e respectiva chave de aterramento Segurança pessoal com solução plugada ou aparafusada na entrada de cabos

32 CONCLUSÕES A aplicação da tecnologia do isolamento via gás SF6 nas instalações de média tensão é uma resposta satisfatória à segurança pessoal e ao fator custo, este último muitas das vezes onerado pelas áreas de instalação requeridas, pela frequência nas manutenções e pelas exigências na qualidade do serviço, aliado à maior longevidade do equipamento mesmo em regime de severas utilizações. Esta economia deve ser também creditada à automatização dos processos industriais e à concepção da produção destes equipamentos de forma modular.

33 CONCLUSÕES É oportuno ressaltar que o isolamento a gás SF6 nos equipamentos de média tensão confirma uma tecnologia que já desfruta de uma longa tradição e experiência, existindo mundialmente milhares de unidades instaladas, que operam já há mais de quarenta anos de forma eficaz. Pode-se afirmar, com absoluta segurança, que a aplicação do gás SF6 é a solução mais equilibrada e confiável no isolamento dos equipamentos nos níveis de tensão até 36 kv.

34 A SENIOR ENGENHARIA agradece à ELIMSAN o apoio por ela dado para a realização deste evento.

35 MUITO OBRIGADO A TODOS!

Fluorpact-6 Painel Compacto

Fluorpact-6 Painel Compacto Painel Compacto 1. Apresentação 2 2. Aplicação 2 3. Normas Aplicadas 2 4. Principais Vantagens 2 5. Segurança 3 6. Características Elétricas Nominais 3 7. Configurações Existentes 4 7.1 Para Conexões à

Leia mais

Conjuntos de Manobra de Média Tensão. Células Modulares Compactas APROVADO ARCO INTERNO CEPEL - RJ

Conjuntos de Manobra de Média Tensão. Células Modulares Compactas APROVADO ARCO INTERNO CEPEL - RJ Conjuntos de Manobra de Média Tensão Células Modulares Compactas ARCO INTERNO APROVADO CEPEL - RJ Sumário 1- Apresentação... 2 2- Características Técnicas Principais... 2 3- Principais Componentes... 3

Leia mais

Painel de Distribuição Primária

Painel de Distribuição Primária Painel de Distribuição Primária Produto: SIMOPRIME Transmissão e Distribuição de Energia Pag. 1 SIMOPRIME Painel de média tensão isolado a ar, Com blindagem e compartimentação metálica Pag. 2 SIMOPRIME

Leia mais

Painéis de Média Tensão

Painéis de Média Tensão Painéis de Média Tensão ARCO INTERNO APROVADO 20kA/1s CEPEL - RJ Sumário Apresentação... 2 Principais Componentes... 3 Células de Entrada/Saída e Transição... 4 Células de Seccionamento... 5 Células de

Leia mais

Medium Voltage Products. UniSec DY803 - Ed. 6 Novo quadro de média tensão de 24 kv isolado a ar segundo as especificações e-distribuzione

Medium Voltage Products. UniSec DY803 - Ed. 6 Novo quadro de média tensão de 24 kv isolado a ar segundo as especificações e-distribuzione Medium Voltage Products UniSec DY803 - Ed. 6 Novo quadro de média tensão de 24 kv isolado a ar segundo as especificações e-distribuzione UniSec DY803 Características Compartimentos disponíveis Especificações

Leia mais

Evolução nas Cabines Blindadas com a Nova Regulamentação da Light para ligações de Clientes em Média Tensão. Eng. Alexandre Morais

Evolução nas Cabines Blindadas com a Nova Regulamentação da Light para ligações de Clientes em Média Tensão. Eng. Alexandre Morais Evolução nas Cabines Blindadas com a Nova Regulamentação da Light para ligações de Clientes em Média Tensão Eng. Alexandre Morais Padrão de Cabine Primária para Entrada e Medição em Média Tensão no Rio

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO 2. CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS 1. APRESENTAÇÃO

1. APRESENTAÇÃO 2. CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS 1. APRESENTAÇÃO smart CCM 1. APRESENTAÇÃO 1. APRESENTAÇÃO Os Centros de Controle de Motores de Baixa Tensão, modelo smart CCM são unidades modulares padronizadas, desenvolvidas em conformidade com a norma IEC 61439, garantindo

Leia mais

Documento sujeito a alterações. Moving together

Documento sujeito a alterações. Moving together INEMOTOR MT Documento sujeito a alterações. Moving together 2 1. APRESENTAÇÃO 1. APRESENTAÇÃO Os centros de controle de motores em média tensão, modelo Inemotor MT, são invólucros metálicos, isolados a

Leia mais

Painéis TTA -Segurança e performance em painéis de baixa tensão

Painéis TTA -Segurança e performance em painéis de baixa tensão Painéis TTA -Segurança e performance em painéis de baixa tensão Conjuntos de Manobra e Controle de Baixa Tensão Um conjunto de manobra e controle de baixa tensão (terminologia utilizada para descrever

Leia mais

Evotech. Painel de média tensão. Evotech. solução. sob medida

Evotech. Painel de média tensão. Evotech. solução. sob medida solução sob medida Evotech Painel de média tensão colunas padronizadas A linha de painéis de média tensão Evotech é composta por colunas blindadas em invólucro metálico com disjuntor extraível, destinadas

Leia mais

CCM. Centro de Controle de Motores Conjunto de manobra e controle de baixa tensão. Painéis metálicos fabricados em aço carbono.

CCM. Centro de Controle de Motores Conjunto de manobra e controle de baixa tensão. Painéis metálicos fabricados em aço carbono. Centro de Controle de Motores Conjunto de manobra e controle de baixa tensão Painéis metálicos fabricados em aço carbono. Definição ( montado): é uma combinação de dispositivos e equipamentos de manobra,

Leia mais

Operação, Manutenção e Ensaios em Subestações. João Carlos Bezerra Sanches Diretor da LPEng Engenharia

Operação, Manutenção e Ensaios em Subestações. João Carlos Bezerra Sanches Diretor da LPEng Engenharia Operação, Manutenção e Ensaios em Subestações João Carlos Bezerra Sanches Diretor da LPEng Engenharia Formação Engenheiro Eletricista Pós Graduação em Administração Experiências ABB LPEng Empresa de Engenharia

Leia mais

CHAVE EVIA PEDESTAL USO EXTERNO ELOS 1- APRESENTAÇÃO. 2- OPERAÇÃO 2.1- chave seccionadora 2.2- chave fusível 2.3- chave disjuntora 3- CONFIGURAÇÕES

CHAVE EVIA PEDESTAL USO EXTERNO ELOS 1- APRESENTAÇÃO. 2- OPERAÇÃO 2.1- chave seccionadora 2.2- chave fusível 2.3- chave disjuntora 3- CONFIGURAÇÕES CHAVE EVIA PEDESTAL USO EXTERNO 1- APRESENTAÇÃO 2- OPERAÇÃO 2.1- chave seccionadora 2.2- chave fusível 2.3- chave disjuntora 3- CONFIGURAÇÕES 4- DIMENSIONAL 5- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS 6- ITENS OPCIONAIS

Leia mais

Instituto SENAI de Tecnologia em Energia Gestão e Economia de Energia no Programa Indústria Paulista + Competitiva

Instituto SENAI de Tecnologia em Energia Gestão e Economia de Energia no Programa Indústria Paulista + Competitiva Instituto SENAI de Tecnologia em Energia Gestão e Economia de Energia no Programa Indústria Paulista + Competitiva Técnicas e Procedimentos para Manutenção de Cabines Primárias Renato Barbosa MANUTENÇÃO

Leia mais

Painéis do tipo SIMOSEC até 24 kv, isolados a ar, ampliáveis

Painéis do tipo SIMOSEC até 24 kv, isolados a ar, ampliáveis Catálogo HA 41.43 Edição 2017 Painéis do tipo SIMOSEC até 24 kv, isolados a ar, ampliáveis Painéis de média tensão siemens.com/simosec Campo de aplicação Exemplos de aplicação R-HA41-135.tif R-HA40-112.tif

Leia mais

Motores Automação Energia Tintas. Automação Conjunto de Manobra e Controle de Média Tensão

Motores Automação Energia Tintas. Automação Conjunto de Manobra e Controle de Média Tensão Motores Automação Energia Tintas Automação Conjunto de Manobra e Controle de Média Tensão Os CMC s (Conjuntos de Manobra e Controle em M.T.) da WEG, são montados e testados em fábrica para tensões de 2,3

Leia mais

Agilidade Praticidade Economia Força Qualidade CABINES METÁLICAS PRÉ-FABRICADAS DESTINADAS À MEDIÇÃO, PROTEÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA

Agilidade Praticidade Economia Força Qualidade CABINES METÁLICAS PRÉ-FABRICADAS DESTINADAS À MEDIÇÃO, PROTEÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA Agilidade Praticidade Economia Força Qualidade CABINES METÁLICAS PRÉ-FABRICADAS DESTINADAS À MEDIÇÃO, PROTEÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA 1 Cabines metálicas pré-fabricadas destinadas à medição, proteção

Leia mais

AFSEC. Painel Ensaiado. Painel à prova de Arco Interno conforme ABNT NBR IEC

AFSEC. Painel Ensaiado. Painel à prova de Arco Interno conforme ABNT NBR IEC Fockink Sistema de Gestão da Qualidade Certificado painel Fockink de média tensão AFSEC A linha de Acionamentos Elétricos da Fockink destina-se a concepção, projeto, desenvolvimento e montagem de painéis

Leia mais

RECON MT. Até Classe 36,2kV

RECON MT. Até Classe 36,2kV Até Classe 36,2kV INTRODUÇÃO Padronização da configuração de entrada de Clientes Consumidores em Média Tensão. Definições de equipamentos e características eletromecânicas das subestações, tanto para ligações

Leia mais

Instalações Elétricas e de Instrumentação em Atmosferas Explosivas

Instalações Elétricas e de Instrumentação em Atmosferas Explosivas Especificação Técnica de Caixa de Junção (Junction-Box) com tipo de proteção Ex eb Descrição básica de Caixas de Junção (JB - Junction Box) com tipo de proteção Ex eb (Segurança aumentada): Caixa de junção

Leia mais

INFORMAÇÃO TÉCNICA DDE Nº 006/2014 REVISÃO 001 DE 2016

INFORMAÇÃO TÉCNICA DDE Nº 006/2014 REVISÃO 001 DE 2016 INFORMAÇÃO TÉCNICA DDE Nº 006/2014 REVISÃO 001 DE 2016 Procedimentos para validação de Subestações Blindadas Classes 17,5 kv e 36,2 kv Este procedimento revisado e substitui o anterior DDE 0006/2014, de

Leia mais

Medium voltage products UniSec HBC Quadro de média tensão isolado a ar para a distribuição secundária

Medium voltage products UniSec HBC Quadro de média tensão isolado a ar para a distribuição secundária Medium voltage products UniSec HBC Quadro de média tensão isolado a ar para a distribuição secundária Quadro de média tensão isolado a ar para a distribuição secundária UniSec, o quadro de MT isolado a

Leia mais

UM NOVO CONCEITO EM PAINÉIS ELÉTRICOS

UM NOVO CONCEITO EM PAINÉIS ELÉTRICOS Cliente: A/C: Jorge Manzur jhmanzur@hotmail.com Projeto: SF-6 COELBA 15KV Obra: Central Int. de Comando e Controle Nº 6946 Emitido por: Ricardo Galvão Vendedor Tel.: 11 2087-6725 E-mail: ricardo@gazquez.com.br

Leia mais

VR COMPACT. Cubículo Compacto Média Tensão. Unidades Modulares. VRC kV A kA CERTIFICAÇÃO ENSAIO DE ARCO INTERNO

VR COMPACT. Cubículo Compacto Média Tensão. Unidades Modulares. VRC kV A kA CERTIFICAÇÃO ENSAIO DE ARCO INTERNO VRC 24. 15-24kV. 400-1250A. 16-20kA Cubículo Compacto Média Tensão Unidades Modulares ENSAIO DE ARCO INTERNO CERTIFICAÇÃO 15KV - 16KA - 1S NBR-IEC - 62271-200 CEPEL - RJ ÍNDICE Descrição... 3 Composição...

Leia mais

Garantindo proteção e seccionamento sob carga com Fupact

Garantindo proteção e seccionamento sob carga com Fupact Garantindo proteção e seccionamento sob carga com Fupact Performance industrial. Seccionamento sob carga. Interruptor-seccionador com bases para fusíveis NH Fupact INFD de 63 a 630A. Fupact reduz os custos

Leia mais

Equipamentos de Manobra Prof. Vilmair E. Wirmond Ano 2010

Equipamentos de Manobra Prof. Vilmair E. Wirmond Ano 2010 Equipamentos de Manobra Prof. Vilmair E. Wirmond Ano 2010 Seccionadores primários e secundários Definições Iniciais Segundo a NBR 6935, chave é um dispositivo mecânico de manobra que na posição aberta

Leia mais

MATERIAIS PARA REDES APARELHAGEM AT E MT

MATERIAIS PARA REDES APARELHAGEM AT E MT MATERIAIS PARA REDES APARELHAGEM AT E MT Disjuntores MT 36 kv Características Elaboração: DNT Homologação: conforme despacho do CA de 2007-02-13 Edição: 2ª. Substitui a edição de DEZ 1987 Emissão: EDP

Leia mais

MATERIAIS PARA REDES APARELHAGEM AT E MT

MATERIAIS PARA REDES APARELHAGEM AT E MT MATERIAIS PARA REDES APARELHAGEM AT E MT Disjuntores MT 17,5 kv Características Elaboração: DNT Homologação: conforme despacho do CA de 2007-02-13 Edição: 2ª. Substitui a edição de DEZ 1987 Emissão: EDP

Leia mais

Disjuntor Tripolar a Vácuo de MT Série HAF

Disjuntor Tripolar a Vácuo de MT Série HAF Disjuntor Tripolar a Vácuo de MT Série HAF Tensão Nominal (kv) 7,2 12 15 24 Capacidade de interrupção nominal ka Capacidade de estabelecimento ka 80 100 1 80 100 1 80 100 12,5 16 20 0A HAF10414 HAF10514

Leia mais

Transformadores de Corrente

Transformadores de Corrente Transformadores de Corrente Operação externa Isolação papel-óleo JOF (24 550) kv Descrição geral Os transformadores de corrente do tipo JOF são utilizados em sistemas de alta tensão desde 24 até 550 kv.

Leia mais

Proteção contra arcos elétricos: Benefícios da implantação de proteção em sistemas de média tensão

Proteção contra arcos elétricos: Benefícios da implantação de proteção em sistemas de média tensão Proteção contra arcos elétricos: Benefícios da implantação de proteção em sistemas de média tensão siemens.com/digitalgrid Conteúdo Introdução Digital Grid Produtos Nosso portfólio Linha Reyrolle de relés

Leia mais

TERMOGRAFIA DIGITAL SUPERFICIAL AÉREA

TERMOGRAFIA DIGITAL SUPERFICIAL AÉREA TERMOGRAFIA DIGITAL SUPERFICIAL AÉREA EXPERIÊNCIA NA SUBESTAÇÃO ISOLADA A GÁS SF6 DA ITAIPU BINACIONAL Adrian Osorio Paredes aerop@itaipu.gov.py Eleceu Barz eleceu@itaipu.gov.br ITAIPU BINACIONAL Itaipu

Leia mais

Painéis de Baixa Tensão Normas Técnicas

Painéis de Baixa Tensão Normas Técnicas Painéis de Baixa Tensão Normas Técnicas SÉRIE IEC 61439 Proteção contra arco interno IEC/TR 61641 Aplicação da IEC/TR 61641 O Reporte Técnico é aplicável aos painéis de Baixa Tensão da IEC 61439-1/2 O

Leia mais

GRUPO VIII GRUPO DE ESTUDO DE SUBESTAÇÕES E EQUIPAMENTOS ELETRICOS ( GSE )

GRUPO VIII GRUPO DE ESTUDO DE SUBESTAÇÕES E EQUIPAMENTOS ELETRICOS ( GSE ) GSE/ 09 17 à 22 de outubro de 1999 Foz do Iguaçu Paraná - Brasil GRUPO VIII GRUPO DE ESTUDO DE SUBESTAÇÕES E EQUIPAMENTOS ELETRICOS ( GSE ) TRANSFORMADORES DE CORRENTE E DE POTENCIAL, A GAS SF6, PARA SUBESTAÇÕES

Leia mais

QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO ELÉTRICA

QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO ELÉTRICA QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO ELÉTRICA Componente Curricular: Instalações Elétricas Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Eletrônica QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO ELÉTRICA Introdução O quadro

Leia mais

uma marca Prisma P Sistema funcional de painéis para distribuição elétrica até 3200 A

uma marca Prisma P Sistema funcional de painéis para distribuição elétrica até 3200 A uma marca Prisma P Sistema funcional de painéis para distribuição elétrica até 3200 A Prisma P Painéis evolutivos que atendem a todas as funções Com estrutura modular, o sistema Prisma P pode evoluir segundo

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Transmissão & Distribuição Secionadores

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Transmissão & Distribuição Secionadores Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Transmissão & Distribuição Secionadores SEGURANÇA PARA A MANUTENÇÃO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS O secionador é um elemento essencial no sistema de

Leia mais

CCW07 Conjunto de Manobra e Controle de Média Tensão até 24 kv 20 ka. Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas

CCW07 Conjunto de Manobra e Controle de Média Tensão até 24 kv 20 ka. Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas CCW07 Conjunto de anobra e Controle de édia Tensão até 24 kv 20 ka otores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas VERSATIIDADE E SEGURANÇA ARA SUAS AICAÇÕES Compactação, segurança operacional

Leia mais

Especificação de Painéis Elétricos segundo a NBR IEC Eng. Nunziante Graziano, Ph. D.

Especificação de Painéis Elétricos segundo a NBR IEC Eng. Nunziante Graziano, Ph. D. Especificação de Painéis Elétricos segundo a NBR IEC 61439 Eng. Nunziante Graziano, Ph. D. AGENDA Normas de Referência Detalhes técnicos do IEC 61439-1 & 2 Resumo Normas de Referência INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Leia mais

Requisitos Construtivos para Conjunto de Manobra & Controle em Alta Tensão segundo a NBR- IEC Eng. Eletr. Nunziante Graziano, Ph. D.

Requisitos Construtivos para Conjunto de Manobra & Controle em Alta Tensão segundo a NBR- IEC Eng. Eletr. Nunziante Graziano, Ph. D. Requisitos Construtivos para Conjunto de Manobra & Controle em Alta Tensão segundo a NBR- IEC- 62271-200 Eng. Eletr. Nunziante Graziano, Ph. D. AGENDA - NORMAS DE REFERÊNCIA - REVISÃO DA NBR-IEC-62271-200

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO TRANSCREVA PARA A FOLHA DE RESPOSTAS, COM CANETA DE

CONCURSO PÚBLICO TRANSCREVA PARA A FOLHA DE RESPOSTAS, COM CANETA DE CONCURSO PÚBLICO 46. PROVA OBJETIVA ENGENHEIRO NÍVEL I (ÁREA DE ATUAÇÃO: ELÉTRICA) VOCÊ RECEBEU SUA FOLHA DE RESPOSTAS E ESTE CADERNO CONTENDO 30 QUESTÕES OBJETIVAS. CONFIRA SEU NOME E NÚMERO DE INSCRIÇÃO

Leia mais

Décimo Quinto Encontro Regional Ibero-americano do CIGRÉ Foz do Iguaçu-PR, Brasil 19 a 23 de maio de 2013

Décimo Quinto Encontro Regional Ibero-americano do CIGRÉ Foz do Iguaçu-PR, Brasil 19 a 23 de maio de 2013 DETECÇÃO DE DESCARGAS PARCIAIS EM EQUIPAMENTOS ISOLADOS EM SF6, EM CAMPO W.R. Bacega* H. Tatizawa** F. Bacega* * Companhia de Transmissão de energia Elétrica Paulista - CTEEP **Instituto de Eletrotécnica

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 57

COMUNICADO TÉCNICO Nº 57 Página 1 de 14 COMUNICADO TÉCNICO Nº 57 ALTERAÇÃO DO PADRÃO DE CONJUNTOS BLINDADOS PARA LIGAÇÃO DE CLIENTES ATENDIDOS EM MT Diretoria de Engenharia e Serviços Gerência de Engenharia da Distribuição ELABORADO

Leia mais

CATALOGO TÉCNICO DE PAINÉIS ELÉTRICOS

CATALOGO TÉCNICO DE PAINÉIS ELÉTRICOS CATALOGO TÉCNICO DE PAINÉIS ELÉTRICOS Painéis Elétricos: São conjuntos construídos de acordo com um projeto elétrico e mecânico padrões, onde a performance do mesmo é assegurada por ensaios de tipo realizados

Leia mais

Uma viagem pelas instalações elétricas. Conceitos & aplicações

Uma viagem pelas instalações elétricas. Conceitos & aplicações Uma viagem pelas instalações elétricas. Conceitos & aplicações A segurança das Pessoas através de Painéis de Baixa Tensão resistentes Arco-Interno Eng. Carlos Leopoldo Castro A segurança das Pessoas através

Leia mais

Painéis do tipo SIMOSEC até 24 kv, isolados a ar, ampliáveis

Painéis do tipo SIMOSEC até 24 kv, isolados a ar, ampliáveis Painéis do tipo SIMOSEC até 24 kv, isolados a ar, ampliáveis Painéis de média tensão Totally Integrated Power SIMOSEC Catálogo HA 41.43 Edição Setembro 2015 siemens.com/medium-voltage-switchgear Figuras

Leia mais

LINHA Bt100. Conjunto de Manobra e Controle de Baixa Tensão. Bt100

LINHA Bt100. Conjunto de Manobra e Controle de Baixa Tensão. Bt100 LINHA LINHA CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS Dimensões Altura: 2200mm., Largura: 700/900/1100mm., Profundidade: 400/600/800mm. Outras configurações conforme consulta; Estrutura fabricada em chapa de 1,90mm.

Leia mais

Conceitos modernos de especificação de painéis de média tensão e a revisão da NBR- IEC Eng. Eletr. Nunziante Graziano, Ph. D.

Conceitos modernos de especificação de painéis de média tensão e a revisão da NBR- IEC Eng. Eletr. Nunziante Graziano, Ph. D. Conceitos modernos de especificação de painéis de média tensão e a revisão da NBR- IEC- 62271-200 Eng. Eletr. Nunziante Graziano, Ph. D. AGENDA - NORMAS DE REFERÊNCIA - REVISÃO DA NBR-IEC-62271-200 - PRINCIPAIS

Leia mais

MATERIAIS PARA REDES APARELHAGEM AT E MT

MATERIAIS PARA REDES APARELHAGEM AT E MT MATERIAIS PARA REDES APARELHAGEM AT E MT Quadros Metálicos de MT. s SAT Características e ensaios Elaboração: DSS e DTI Homologação: conforme despacho do CA de 2019-01-07 Edição: 3ª. Substitui a edição

Leia mais

[1] Introdução. [2] Aplicações. [6] Condições ambientais relevantes. [3] Benefícios. [7] Características Mecânicas. [4] Precisão

[1] Introdução. [2] Aplicações. [6] Condições ambientais relevantes. [3] Benefícios. [7] Características Mecânicas. [4] Precisão [1] Introdução Os medidores trifásicos IKron 03 são instrumentos digitais para medição de grandezas elétricas em sistemas trifásicos (estrela e delta), bifásicos e monofásicos, aplicáveis em baixa, média

Leia mais

CERTIFICADO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2008

CERTIFICADO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2008 EMPRESA 08 de maio de 1971 - O Engº Paschoal Graziano, com vasta experiência no mercado de eletroeletrônica, e o filho Engº Nunziante Graziano Neto, com a garra e a determinação de um jovem engenheiro,

Leia mais

Os acidentes de origem elétrica e as normas. Edson Martinho

Os acidentes de origem elétrica e as normas. Edson Martinho Os acidentes de origem elétrica e as normas Edson Martinho 607 Ambientes residenciais 218 mortes por choque elétrico em 2017 Em 2017: Pedreiros e pintores representam - 17% Eletricistas autônomos 15%

Leia mais

a) Inspeções Termográficas nos equipamentos e em suas conexões; b) Ensaios do Óleo Isolante dos equipamentos.

a) Inspeções Termográficas nos equipamentos e em suas conexões; b) Ensaios do Óleo Isolante dos equipamentos. ANEXO 1. Requisitos Mínimos de Manutenção 1.1 Os Requisitos Mínimos de Manutenção definem as atividades mínimas de manutenção preditiva e preventiva e suas periodicidades para transformadores de potência

Leia mais

Conceito DILO para o Re-Uso do Gás SF 6. Gás SF 6 (Hexa-fluoreto de enxofre)

Conceito DILO para o Re-Uso do Gás SF 6. Gás SF 6 (Hexa-fluoreto de enxofre) Gás SF 6 (Hexa-fluoreto de enxofre) O SF 6 é um elemento importante na indústria elétrica. Este gás é utilizado como meio isolante ou como elemento extintor de arcos em subestações blindadas e em componentes

Leia mais

Distribuição e proteção de circuitos elétricos de baixo tensão Correntes nominais ajustáveis Correntes nominais até 1600A Disparador eletrônico de

Distribuição e proteção de circuitos elétricos de baixo tensão Correntes nominais ajustáveis Correntes nominais até 1600A Disparador eletrônico de Distribuição e proteção de circuitos elétricos de baixo tensão Correntes nominais ajustáveis Correntes nominais até 1600A Disparador eletrônico de sobrecorrente para sobrecarga e curto circuito Conformidade

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 022/2014 FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS S.A.

AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 022/2014 FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS S.A. AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 022/2014 FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS S.A. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL ATO REGULATÓRIO: Audiência Pública 022/2014 EMENTA: Obter subsídios para Obter subsídios à proposta

Leia mais

4. TRANSFORMADORES DE POTENCIAL CAPACITIVOS E CONDENSADORES DE ACOPLAMENTO Isolamento em papel-óleo

4. TRANSFORMADORES DE POTENCIAL CAPACITIVOS E CONDENSADORES DE ACOPLAMENTO Isolamento em papel-óleo 4. TRNSFORMDORES DE POTENCIL CPCITIVOS E CONDENSDORES DE COPLMENTO Isolamento em papel-óleo Transformadores de potencial capacitivos de 420 kv. Fingrid, Visulahti (Finlândia). 34 INTRODUÇÃO Os transformadores

Leia mais

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 13:

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 13: GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 13: PROTEÇÃO CONTRA EFEITOS TÉRMICOS (INCÊNDIOS E QUEIMADURAS) A NBR 5410 apresenta medidas de proteção contra incêndios e queimaduras que

Leia mais

1. TRANSFORMADORES DE CORRENTE Isolamento seco

1. TRANSFORMADORES DE CORRENTE Isolamento seco 1. TRANSFORMADORES DE CORRENTE Isolamento seco 4 INTRODUÇÃO Os transformadores de corrente foram desenhados para reduzir as correntes para valores tratáveis e proporcionais às principais originais. Separam

Leia mais

MTW Conjunto de Manobra e Controle de Média Tensão. Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas

MTW Conjunto de Manobra e Controle de Média Tensão. Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas MTW Conjunto de Manobra e Controle de Média Tensão Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Conjunto de Manobra e Controle de Média Tensão MTW Sumário Aplicações 05 Características

Leia mais

Transformadores Combinados de Instrumentação

Transformadores Combinados de Instrumentação Transformadores Combinados de Instrumentação Operação ao tempo Isolação a óleo EJOF (24 170) kv Descrição geral Os transformadores combinados EJOF são utilizados em sistema de alta tensão, com níveis entre

Leia mais

Easy. Easy. Board. Solution. Não importa sua obra, nós temos a solução ideal

Easy. Easy. Board. Solution. Não importa sua obra, nós temos a solução ideal Easy Board Não importa sua obra, nós temos a solução ideal Easy Solution Disjuntor EasyPact Alta durabilidade Durabilidade elétrica: - E2: 10.000 interrupções a corrente nominal Durabilidade mecânica:

Leia mais

MATERIAIS USADOS EM DISJUNTORES DE ALTA E BAIXA TENSÃO, INCLUSIVE CHAVES ESTÁTICAS

MATERIAIS USADOS EM DISJUNTORES DE ALTA E BAIXA TENSÃO, INCLUSIVE CHAVES ESTÁTICAS MATERIAIS USADOS EM DISJUNTORES DE ALTA E BAIXA TENSÃO, INCLUSIVE CHAVES ESTÁTICAS Disjuntor de baixa tensão Disparo térmico (1): lâmina bimetálica de diferentes coeficientes de dilatação. Ex: Níquel e

Leia mais

Nossos equipamentos são montados de acordo com a NBR e atendem aos seguintes itens:

Nossos equipamentos são montados de acordo com a NBR e atendem aos seguintes itens: Nossos equipamentos são montados de acordo com a NBR- 5410 e atendem aos seguintes itens: a) Item 5.1.2.4.3 Fonte de separação 5.1.2.4.3.1 A fonte do circuito separado, consoante o estabelecido em 5.1.2.4.2,

Leia mais

As Novas Normas IEC e 2 PUBLICADAS EM DEZEMBRO DE 2016

As Novas Normas IEC e 2 PUBLICADAS EM DEZEMBRO DE 2016 QUEM SOMOS A KitFrame é referência no desenvolvimento de Armários Elétricos, Gabinetes de Telecomunicações, Condicionadores de ar e Trocadores de calor. Dispomos da melhor e mais completa estrutura fabril

Leia mais

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE IX MONTAGEM ELÉTRICA

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE IX MONTAGEM ELÉTRICA MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE IX MONTAGEM ELÉTRICA Montagem Elétrica Os serviços de montagens elétricas estão presentes em todas as instalações que produzem ou utilizam energia, compreendendo: Geração nas

Leia mais

Transformador de Potencial Indutivo

Transformador de Potencial Indutivo Transformador de Potencial Indutivo Uso externo Isolação a óleo EOF (24 245) kv Descrição geral Os TPs do tipo JOF são utilizados em sistemas de alta tensão entre 24 e 245 kv. Eles transformam níveis elevados

Leia mais

Inovação em proteção e manobra em redes subterrâneas ABB Elastimold

Inovação em proteção e manobra em redes subterrâneas ABB Elastimold JJUNHO DE 2018 Inovação em proteção e manobra em redes subterrâneas ABB Elastimold Vagner Farkas EPIP CAA (Cable Accessories & Apparatus) Applications June 13, 2018 Slide 2 Chaves e Interruptores Seccionadoras

Leia mais

Painéis do tipo SIMOSEC até 24 kv, isolados a ar, ampliáveis

Painéis do tipo SIMOSEC até 24 kv, isolados a ar, ampliáveis www.siemens.com/medium-voltage-switchgear Painéis do tipo SIMOSEC até 24 kv, isolados a ar, ampliáveis Painéis de média tensão Catálogo HA 41.43 2014 Answers for infrastructure and cities. Figuras novas

Leia mais

MATERIAIS PARA REDES APARELHAGEM AT E MT

MATERIAIS PARA REDES APARELHAGEM AT E MT MATERIAIS PARA REDES APARELHAGEM AT E MT Disjuntores AT/MT Características complementares Elaboração: DNT Homologação: conforme despacho do CA de 2007-02-13 Edição: 2ª. Substitui a edição de DEZ 1987 Emissão:

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 09 / 04 / 2013 1 de 1 1 FINALIDADE Esta norma apresenta os requisitos técnicos mínimos relativos ao fornecimento de disjuntor de baixa tensão até 125A, para uso em subestações, redes de distribuição e

Leia mais

ABINEE TEC Gestão e Planejamento Energético. Compactação de Subestações. Gilton R. Peixoto, MSc.

ABINEE TEC Gestão e Planejamento Energético. Compactação de Subestações. Gilton R. Peixoto, MSc. Gestão e Planejamento Energético Compactação de Subestações Gilton R. Peixoto, MSc. Gerente de Concessionárias AREVA T&D Brasil - Technical Expert 1 Engenheiro Eletricista UFU (1992); Mestre em Engª Elétrica

Leia mais

SINER LINHA DE PRODUTOS

SINER LINHA DE PRODUTOS LINHA DE PRODUTOS R. Novo Hamburgo, 249 Vila Sul Americana CEP 06397-110 Carapicuíba/SP Brasil PABX: (011) 4181-6999 Montagem: Acesso de cabo: Tensão nominal de isolamento Ui: Tensão nominal de operação

Leia mais

A MAIS ALTA TECNOLOGIA EM TRANSFORMADORES

A MAIS ALTA TECNOLOGIA EM TRANSFORMADORES A MAIS ALTA TECNOLOGIA EM TRANSFORMADORES O que é um TPI? É um dispositivo destinado a transformar (reduzir) níveis de potencial(volts), de forma a possibilitar o seu uso por equipamentos de medição e

Leia mais

3. DISTRIBUIÇÃO. Utilização nas residências, nas indústrias (controle e automação, máquinas elétricas, motores elétricos );

3. DISTRIBUIÇÃO. Utilização nas residências, nas indústrias (controle e automação, máquinas elétricas, motores elétricos ); 1. GERAÇÃO. Usinas hidrelétricas, termoelétricas, nucleares; eólicas. 2. TRANSMISSÃO. Linhas de transmissão de alta tensão em CA ou CC; 3. DISTRIBUIÇÃO. Utilização nas residências, nas indústrias (controle

Leia mais

////// SUBESTAÇÕES. Retificador de tração. Fonte de alimentação em CC

////// SUBESTAÇÕES. Retificador de tração. Fonte de alimentação em CC ////// SUBESTAÇÕES Retificador de tração Fonte de alimentação em CC INFORMAÇÕES GERAIS Tendo muitos anos de experiência nesta área, a Sécheron possui uma série confiável e adequada de retificadores para

Leia mais

Operação, Manutenção e Ensaios em Subestações. João Carlos Bezerra Sanches Diretor da LPEng Engenharia

Operação, Manutenção e Ensaios em Subestações. João Carlos Bezerra Sanches Diretor da LPEng Engenharia Operação, Manutenção e Ensaios em Subestações João Carlos Bezerra Sanches Diretor da LPEng Engenharia Formação Engenheiro Eletricista Pós Graduação em Administração Experiências ABB LPEng Empresa de Engenharia

Leia mais

2 Materiais e Equipamentos Elétricos Capítulo 9 Mamede

2 Materiais e Equipamentos Elétricos Capítulo 9 Mamede 2 Materiais e Equipamentos Elétricos Capítulo 9 Mamede 1 De modo geral para a especificação de materiais e equipamentos, é necessário conhecer: Tensão nominal; Corrente Nominal; Frequência nominal; Potência

Leia mais

MATERIAIS PARA REDES APARELHAGEM AT E MT

MATERIAIS PARA REDES APARELHAGEM AT E MT MATERIAIS PARA REDES APARELHAGEM AT E MT Órgão de Corte de Rede Tipo 2 com protocolo de comunicações IEC60870-5-104 (OCR 2-104) Características e ensaios Elaboração: DTI Homologação: conforme despacho

Leia mais

VBWK Módulo de Entrada em MT para Instalações em Alvenaria. Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas

VBWK Módulo de Entrada em MT para Instalações em Alvenaria. Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas VBWK Módulo de Entrada em MT para Instalações em Alvenaria Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Solução Integrada para Instalações em Alvenaria O kit de entrada em média tensão VBWK

Leia mais

MÓDULO I FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE

MÓDULO I FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE MÓDULO I FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE Versão 2.0 Direitos Reservados PROCOBRE 2009 CONTEÚDO Capítulo 1: Fundamentos das instalações elétricas internas Capítulo 2: Parâmetros e relações básicas Capítulo

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES

DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES Os seis critérios de dimensionamento de circuitos de BT: 1. Seção mínima; 2. Capacidade de condução de corrente; 3. Queda de tensão; 4. Proteção contra sobrecargas; 5. Proteção

Leia mais

CCW06 Conjunto de Manobra e Controle de Média Tensão Até 24 kv 20 ka. Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas

CCW06 Conjunto de Manobra e Controle de Média Tensão Até 24 kv 20 ka. Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas CCW06 Conjunto de Manobra e Controle de Média Tensão Até 24 kv 20 ka Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Versatilidade e segurança para suas aplicações Compactação, segurança operacional

Leia mais

SOLUÇÕES EM QUALIDADE DE ENERGIA Soluções em média e alta tensão

SOLUÇÕES EM QUALIDADE DE ENERGIA Soluções em média e alta tensão SOLUÇÕES EM QUALIDADE DE ENERGIA Soluções em média e alta tensão 2 Moving together 1. PAINÉIS METÁLICOS, FILTROS DE HARMÔNICOS E BANCOS DE CAPACITORES 1. PAINÉIS METÁLICOS, FILTROS DE HARMÔNICOS E BANCOS

Leia mais

ANEXO II PIT PLANO DE INSPEÇÃO E TESTES

ANEXO II PIT PLANO DE INSPEÇÃO E TESTES ANEXO II PIT PLANO DE INSPEÇÃO E TESTES DPEP/DVEN 04/2014 1 1 PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 1.1 FABRICAÇÃO DE TANQUES, TAMPA, CONSERVADOR E RADIADORES 1.1.1 Aspectos da solda Executar Acompanhar Informar Local

Leia mais

Chave Seccionadora Abertura Sob Carga Isolada em SF6. Power Quality

Chave Seccionadora Abertura Sob Carga Isolada em SF6. Power Quality Chave Seccionadora Abertura Sob Carga Isolada em SF6 Power Quality Introdução As chaves de abertura sob carga isoladas em SF6, modelo JK-Arteche foram projetadas para atender as crescente exigências do

Leia mais

PAPER. Título As Subestações de Entrada de Energia e entradas de Serviço no Brasil um estudo das possíveis configurações.

PAPER. Título As Subestações de Entrada de Energia e entradas de Serviço no Brasil um estudo das possíveis configurações. Título As Subestações de Entrada de Energia e entradas de Serviço no Brasil um estudo das possíveis configurações. Propuesta de sesión * 1 Introdução Autores del Trabajo Fernando Reis da Cunha Brasil cunhac3e@yahoo.com.br

Leia mais

Módulo 32 ED 24 Vdc Opto

Módulo 32 ED 24 Vdc Opto Descrição do Produto O módulo, integrante da Série Ponto, possui 32 pontos de entrada digital para tensão de 24 Vdc. O módulo é do tipo lógica positiva ( tipo `sink`) e destina-se ao uso com sensores com

Leia mais

/sonarengenharia

/sonarengenharia A Sonar Engenharia, empresa atuante nos setores de ELÉTRICA e GÁS, possui em seu quadro profissionais graduados em Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Eletrotécnica e Engenharia de Segurança no Trabalho.

Leia mais

NBR Instalações elétricas em locais de afluência de público - Requisitos específicos

NBR Instalações elétricas em locais de afluência de público - Requisitos específicos NBR 13570 Instalações elétricas em locais de afluência de público - Requisitos específicos NBR 13570 As prescrições desta Norma complementam, modificam ou substituem as prescrições de caráter geral contidas

Leia mais

Chaves 3KU Seccionadoras e Comutadoras

Chaves 3KU Seccionadoras e Comutadoras Chaves 3KU Seccionadoras e Comutadoras Safe solutions for your industry 2 Índice Dados Técnicos - Seccionadoras e Comutadoras Página 4 Chaves Seccionadoras sob Carga Página 6 Chaves Seccionadoras sob Carga

Leia mais

PERFIL da EMPRESA TECHIMP

PERFIL da EMPRESA TECHIMP PERFIL da EMPRESA TECHIMP Beneficie-se do Sistema de Monitoramento Global Techimp Diagnostics All in One 1 Sistemas de Cabos em Alta Tensão As Descargas Parciais (PD) evidenciam a presença de diversos

Leia mais

SCHNEIDER ELECTRIC. Especificação tipo de dispositivos de proteção contra surtos de baixa tensão

SCHNEIDER ELECTRIC. Especificação tipo de dispositivos de proteção contra surtos de baixa tensão SCHNEIDER ELECTRIC Especificação tipo de dispositivos de proteção contra surtos de baixa tensão 10/1/2015 SUMÁRIO Este documento fornece a especificação geral para os dispositivos de proteção contra surtos

Leia mais

Materiais Elétricos. Isolantes. Prof. Msc. Getúlio Teruo Tateoki

Materiais Elétricos. Isolantes. Prof. Msc. Getúlio Teruo Tateoki Prof. Msc. Getúlio Teruo Tateoki Definições Dielétricos -Dielétricos ou materiais isolantes caracterizam-se por oferecerem considerável resistência à passagem da corrente, comparativamente aos materiais

Leia mais

Regras para um projeto seguro IEC &2

Regras para um projeto seguro IEC &2 Regras para um projeto seguro IEC 61439-1&2 Conjunto de Manobra e Controle de Baixa Tensão Roberto da Silva e Geraldo Biffi Sumário Objetivo da Norma Conceitos TTA e PTTA ( IEC 60 439) IEC "mundo" para

Leia mais

Sistema de Proteção Residencial Disjuntor e DPS

Sistema de Proteção Residencial Disjuntor e DPS Sistema de Proteção Residencial Disjuntor e DPS Agenda DIA 01 03.10 Arena 1 Sistemas de Proteção Residencial DR Arena 2 Sistemas de Proteção Residencial Disjuntores e DPS DIA 02 04.10 Arena 1 Proteção

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO DE CONJUNTOS BLINDADOS DE MÉDIA TENSÃO PARA UTILIZAÇÃO EM SEE

PROCEDIMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO DE CONJUNTOS BLINDADOS DE MÉDIA TENSÃO PARA UTILIZAÇÃO EM SEE CT-21 PROCEDIMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO DE CONJUNTOS BLINDADOS DE MÉDIA TENSÃO PARA UTILIZAÇÃO EM SEE Comunicado Técnico Diretoria de Planejamento, Engenharia e Obras da Distribuição Gerência de Tecnologia

Leia mais

Especificação da Transmissão Unificada ETU Revisão 1.0 Junho/2015

Especificação da Transmissão Unificada ETU Revisão 1.0 Junho/2015 Disjuntor de SE Tensão Nominal 72,5 kv ENERGISA/C-GTCD-NRM/Nº120/2018 Especificação da Transmissão Unificada ETU 103.4 Revisão 1.0 Junho/2015 Apresentação Esta Norma Técnica apresenta os requisitos mínimos

Leia mais