Simulação Numérica da Combustão de Carvão Pulverizado em Geradores de Vapor

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Simulação Numérica da Combustão de Carvão Pulverizado em Geradores de Vapor"

Transcrição

1 Rede PD&I de Carvão Mineral MCT CNPq Grupo 20 - URI - E.I.M. Simulação Numérica da Combustão de Carvão Pulverizado em Geradores de Vapor Coordenador do Grupo 20: Prof. Dr. Cristiano Vitorino da Silva Equipe Grupo 20: Prof. MSc. Arthur Bortolin Beskow Luís Carlos Lazzari, Acad. de E.I.M. Aline Ziemniczak, Acad. de E.I.M. Abril, 2010.

2 Resumo 1. Modelagem matemática 2. Estudo de caso 3. Malha e parâmetros da solução numérica 4. Resultados 5. Conclusões preliminares 6. Próximas etapas 7. Artigos pulicados pelo grupo do LABSIM 2009/2010

3 Modelagem Matemática Considera-se que o processo de combustão ocorra em taxas finitas, assumindo que a devolatização do carvão ocorra em duas etapas produzindo CH4 e CO: sendo que a oxidação do metano ocorre em duas etapas globais da seguinte forma:

4 Modelagem Matemática Devolatização e queima do carvão A devolatização do carvão é modelada através de dois mecanismos conforme mostrado anteriormente. Considera-se que as partículas de carvão bruto inicialmente passem por um processo de devolatização, seguido pela queima do carbono residual, resultando as cinzas como resíduos sólidos no processo. Assim, onde a taxa de produção de voláteis é dada por e a taxa de produção de carbono residual, sendo que os coeficiente de reações químicas globais, k 1 e k 2,, considerando o equilíbrio químico, são obtidos por taxas finitas de Arrhenius.

5 Modelagem Matemática Uma modelagem Lagrangiana/Euleriana é usada para modelar o escoamento de partículas de carvão e gases, considerando-se o regime permanente. As equações médias de Reynolds são utilizadas para a solução do escoamento reativo, assumindo o modelo k-ω para representar a turbulência do escoamento. Conservação de massa Conservação de espécies químicas e onde onde a formação ou destruição de espécies químicas é pelo modelo de Arrhenius. A partir do modelo de Eddy-Breakup ou Pela combinação dos modelos E-A, o valor final das espécies químicas é obtida a partir da taxa mínima de cada um, onde o menor valor calculado então, é

6 Modelagem Matemática Conservação de quantidade de movimento onde e Conservação de energia onde e o termo fonte de radiação térmica, descrito pelo modelo Discrete Transfer Radiation Model (DTRM), é Sendo que o termo fonte de reações químicas é modelado por

7 Estudo de Caso Após convênio firmado entre a Usina Termelétrica de Charqueadas/Tractebel e a URI Campus de Erechim, adotam-se os dados geométricos e de operação para um dos geradores de vapor dessa unidade. Geometria adotada A caldeira do gerador de vapor possui oito queimadores frontais em duas linhas de quatro unidades, com vazão mássica total de carvão igual a kg/h a uma temperatura média de 100 C. A produção de vapor superaquecido é de kg/h. A caldeira trabalha cerca de 30% do ar de combustão para o ar primário (~100ºC) e 70% para o ar secundário (~550K). Nessas condições a unidade é capaz de produzir aproximadamente 15,25 MWe. O carvão a ser usado inicialmente nas simulações é o CE 3100, com uma umidade de 16,47%.

8 Estudo de Caso Composição do carvão beneficiado tipo CE 3100.

9 Malha e Parâmetros da Solução Malha usada para as simulações iniciais A malha adotada inicialmente foi construída no ICEM CFD possuindo cerca de 1,8x10 6 elementos (figura abaixo) e apresenta refinamentos nas regiões dos jatos de combustível e de ar (detalhe) a fim de melhor captar os fenômenos da combustão. Alguns estudos de escoamento com ar frio foram realizados a fim de se testar simplificações e critérios de convergência da solução. Superaquecedores Extração de cinza leve

10 Malha e Parâmetros da Solução Malha usada para as simulações atuais Em função de problemas relacionados ao tamanho da malha e com relação ao tamanho da geometria, passou-se a adota-se uma malha mais refinada na região da câmara de combustão, a qual apresenta cerca de 3,6x10 6 elementos (figura abaixo). Consideram-se ainda os mesmos refinamentos nas regiões dos jatos de combustível e de ar como anteriormente, e também sobre algumas paredes onde ocorrem descolamentos de camadas limite. Esses estudos foram realizados a fim de se buscar melhores critérios de convergência da solução.

11 Malha e Parâmetros da Solução Condições de contorno Paredes: adota-se a condição de impermeabilidade para s espécies químicas e não deslizamento para as velocidades. Considera-se que a temperatura seja prescrita em 552 K, temperatura equivalente a de saturação da água na pressão de operação do G.V. Saída: adota-se a condição de outlet com uma pressão relativa de -400 kpa. Entrada de ar primário: adota-se a condição de inlet com uma vazão mássica total de carvão de 6 kg/s, somada a vazão de ar primário que é de 4,5 kg/s. A temperatura de entrada dessa mistura é de 373 K. A região de entrada desse ar corresponde a uma região circular que fica envolvida pela região anular de insuflamento do ar secundário. Entrada de ar Secundário: adota-se a condição de inlet com uma vazão mássica total de 15 kg/s, considerando um excesso de ar na saída de cerca de 30%. A temperatura de entrada é de 550 K. A região de entrada desse ar corresponde a uma região anular que envolve a entra de ar primário e carvão. Superaquecedores: Assume-se que esta região seja uma matriz porosa, permeável ao escoamento de carão e cinzas (topo da caldeira). Cada superaquecedor apresenta uma determinada perda de carga para o escoamento de gases produto e um termo fonte térmico para extrair a energia absorvida pelo vapor superaquecido no interior dos tubos dos trocadores de calor.

12 Malha e Parâmetros da Solução Condições iniciais A cada implementação de um novo modelo, usa-se como campo inicial o resultado obtido com a simulação anterior. A sequência de implementação adotada é a seguinte 1. Conservação de quantidade movimento e modelo de turbulência, considerando ar puro. 2. Conservação de energia, considerando ar puro e aquecido 3. Conservação de espécies químicas para uma mistura de gases. Considera-se um gás composto por metano, monóxido de carbono e ar úmido. 4. Modelos de reações químicas simplificadas para formação de uma campo inicial com chama (Eddy-Breakup). 5. Modelo completo de reações globais considerando a cinética química e queima instantânea devido a dissipação de vórtices (EddyBreakup + Arrhenius) 6. Devolatização e queima de carvão 7. Modelo de transferência de calor por radiação - DTRM Discret Transfer Radiation Model, assumindo gás cinza para o espectro de radiação e meio isotópico par o espalhamento. 8. Modelos de NOx considerando os mecanismos de NO-Fuel, NO-Promp e NO- Thermal.

13 Malha e Parâmetros da Solução Método numérico A solução das equações diferenciais baseia-se no MÉTODO DOS VOLUMES FINITOS desenvolvido por Patankar (1980) e o software usado nas simulações é o Ansys CFX v.11. O ACOPLAMENTO entre a PRESSÃO E A VELOCIDADE é realizado através do SIMPLE Semi Implicit Linked Equations. Para os termos advectivos o esquema de interpolação usado é o Upwind. Devido a alta NÃO LINEARIDADE da solução e ao ALTO ACOPLAMENTO entre as propriedades SUBRELAXAÇÕES são usadas para todas as equações e modelos de fechamento da solução. São usados valores de 0,1 para a conservação de energia, massa, quantidade de movimento, espécies químicas, fontes dessas equações. Para as reações das partículas de carvão considera-se uma subrelaxação de 0,01. O tempo físico para a solução da formulação, considerando queima de partículas de carvão e radiação térmica, é de cerca de 20 dias. Para tal, usam-se computadores com processadores Core 2 Quad, com 16 Gb de RAM, adquiridos com recursos desse projeto. O critério de convergência utilizado é o RMS - Root Mean Square. Os valores alcançados para a solução ficam da ordem de 10-4, indicando uma solução razoável para o problema conforme indicado em Ansys CFX, 2004.

14 Caso 1: Combustão em nível estequiométrico Para este estudo de caso usa-se uma vazão total de ar, estimada via cálculos de estequiometria, em cerca de 11 kg/s. Considera-se que 30% dessa vazão destina-se ao ar primário para a queima e arrasto do combustível, sendo o complemento, 70%, para o ar secundário. Ambas as vazões são distribuídas igualmente entre os oito queimadores. A vazão total de combustível usada é de 6 kg/s. Os demais dados de entrada e condições de contorno são os mesmos já apresentados anteriormente. Caso 2: Combustão com excesso de ar de 30% Para este estudo de caso estima-se uma vazão total de ar em cerca de 15 kg/s. Considera-se novamente que 30% dessa vazão destina-se ao ar primário para a queima e arrasto do combustível, sendo o complemento, 70%, para o ar secundário. Ambas as vazões são distribuídas igualmente entre os oito queimadores. A vazão total de combustível usada é de 6 kg/s. Os demais dados de entrada e condições de contorno são os mesmos já apresentados anteriormente e usados no Caso 1.

15 Caso 1: Combustão em nível estequiométrico A seguir são apresentados alguns resultados de campos de temperaturas, de concentrações, linhas de corrente e vetores velocidade obtidos com as simulações. Considera-se um plano vertical sobre um dos queimadores para a representação desses resultados.

16 Caso 1: Combustão em nível estequiométrico

17 Caso 1: Combustão em nível estequiométrico

18 Caso 1: Combustão em nível estequiométrico

19 Caso 1: Combustão em nível estequiométrico

20 Caso 1: Combustão em nível estequiométrico

21 Caso 1: Combustão em nível estequiométrico: CONCLUSÕES PRELIMINARES Avaliando dados mostrados nesse relatório, e também dados globais, como os mostrados na Tab. 1 a seguir, verifica-se que: Tabela 1 - Dados globais na região de saída da caldeira. Espécies Químicas kg/kg produtos Fração Mássica de CH 4 0,00744 Fração Mássica de CO 0,01227 Fração Mássica de O 2 2,8x10-8 Fração Mássica de CO 2 0,24363 Fração Mássica de N 2 0,66886 Fração Mássica de H 2 O 0,06779 As velocidades de injeção dos jatos ficam muito altas, não resultando num tempo suficiente de residência do combustível na região de chama, resultando em combustão incompleta das partículas. Como esperado, a quantidade de oxigênio injetada nos jatos não foi suficiente para realizar a combustão completa do carvão, já que restaram frações de CH 4 e CO, produtos de devolatização do carvão, na saída da caldeira, e que, como dito acima, também não queima completamente. Conforme se verifica na Tab. 1, resta pouquíssimo oxigênio não reagido na saída da caldeira, confirmando isso.

22 Caso 2: Combustão com excesso de ar de 30% A seguir são apresentados alguns dados de campos de temperaturas, de concentrações, linhas de corrente e vetores velocidade obtidos com as simulações. Considera-se o memso plano vertical sobre uma dos queimadores para a representação dos resultados. Caso 2 Caso 1

23 Caso 2: Combustão com excesso de ar de 30% Caso 2 Caso 1

24 Caso 2: Combustão com excesso de ar de 30% Caso 2 Caso 1

25 Caso 2: Combustão com excesso de ar de 30% Caso 2 Caso 1

26 Caso 2: Combustão com excesso de ar de 30% Caso 2 Caso 1

27 Caso 2: Combustão com excesso de ar de 30%

28 Caso 2: Combustão em nível estequiométrico: CONCLUSÕES PRELIMINARES Avaliando dados mostrados nesse relatório, e também dados globais, como os mostrados na Tab. 2 a seguir, verifica-se que: Tabela 2 - Dados globais na região de saída da caldeira. Espécies Químicas CASO 2 [kg/kg produtos ] Fração Mássica de CH 4 0,00235 Fração Mássica de CO 0,00424 Fração Mássica de O 2 0,00089 Fração Mássica de CO 2 0,24531 Fração Mássica de N 2 0,68066 Fração Mássica de H 2 O 0,06654 CASO 1 [kg/kg produtos ] 0, , ,8x10-8 0, , ,06779 Verifica-se que mesmo com excesso de ar de 30 usado para o caso 2, ainda resta combustível não queimado junto aos gases de saída, indicando ineficiência no processo de combustão. Baseado nos resultados obtidos, mesmo que qualitativamente, é possível constatar que a câmara de combustão desse gerador de vapor não apresenta dimensões adequadas para a carga térmica usada. A configuração do escoamento mostra que mesmo usando um excesso de ar, o tempo de residência das partículas de carvão na zona de chama não é suficiente para a queima completa do carvão e voláteis. Repare que ainda existe o choque das particulas contra a parte posterior da câmara.

29 Caso 2: Combustão com excesso de ar de 30% - Radiação Térmica

30 Próximas etapas Implementação da modelagem para determinação da formação de NOx. Implementação das forças de empuxo. Validação da modelagem perante dados experimentais a serem obtidos junto a unidade de geração de vapor da Usina de Charqueadas. Solução da modelagem para outros tipos de carvão beneficiado. Elaboração de artigos considerando principais resultados obtidos para submissão: -Encit 2010 Encontro nacional de ciências térmicas. -Periódico Nacional e/ou Internacional.

31 Bibliografia e Artigos Publicados pelo Grupo do LABSIM no Período 2009/2010 Artigos publicados no período INDRUSIAK, M. L. S. ; BESKOW, A. B. ; da SILVA, C. V.. Thermal Power Plant Boiler Misoperation - Case Study Using CFD. In: 4th European Combustion Meeting, 2009, Vienna. 4th European Combustion Meeting, da SILVA, C. V. ; BESKOW, A. B. ; INDRUSIAK, M. L. S. ; MARCILIO, N. R. ; GODINHO, M.. Design of a combustion chamber to burn leather residuals gasification gas. In: International Conference on Efficiency, Cost, Optimization Simulation and Environmental Impact of Energy Systems - ECOS. Foz do Iguaçú, da SILVA, C. V. ; BESKOW, A. B. ; INDRUSIAK, M. L. S. ; MARCILIO, N. R. ; GODINHO, M.. Numerical simulation of combustion process of leather residuals gasification gas. In:, 20th International Congress of Mechanical Engineering - COBEM. Gramado, Artigos aceitos para publicação da SILVA, C. V. ; BESKOW, A. B. ; INDRUSIAK, M. L. S.. CFD analysis of the pulverized coal combustion processes in a 160 MWe tangentially-fired-boiler of a thermal power plant. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering (Impresso), Bibliografia PATANKAR, S., Numerical heat transfer and fluid flow. New York: Hemisphere, ANSYS INC. User s Guide - Solver Theory, 2004.

CFD ANALYSIS OF THE PULVERIZED COAL COMBUSTION IN A BOILER USING DIFFERENT BRAZILIAN MANUFACTURED COALS: CE3100 AND CE4500

CFD ANALYSIS OF THE PULVERIZED COAL COMBUSTION IN A BOILER USING DIFFERENT BRAZILIAN MANUFACTURED COALS: CE3100 AND CE4500 CFD ANALYSIS OF THE PULVERIZED COAL COMBUSTION IN A BOILER USING DIFFERENT BRAZILIAN MANUFACTURED COALS: CE3100 AND CE4500 Ac. Luís Carlos Lazzari luislazzari@yahoo.com.br Departamento de Engenharia e

Leia mais

ANÁLISE EM CFD DO PROCESSO DE COMBUSTÃO DE CARVÃO NUMA CALDEIRA AQUATUBULAR: DEFEITOS DE FUNCIONAMENTO

ANÁLISE EM CFD DO PROCESSO DE COMBUSTÃO DE CARVÃO NUMA CALDEIRA AQUATUBULAR: DEFEITOS DE FUNCIONAMENTO ANÁLISE EM CFD DO PROCESSO DE COMBUSTÃO DE CARVÃO NUMA CALDEIRA AQUATUBULAR: DEFEITOS DE FUNCIONAMENTO Luís F. Dondoni, Pedro L. Bellani, Eduardo M. Nadaletti, Leandro L. Felipetto, Maria L. S. Indrusiak

Leia mais

ESTUDO DO DESEMPENHO DE CORRELAÇÕES DE ARRASTO SÓLIDO-GÁS NA SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE UM LEITO FLUIDIZADO BORBULHANTE

ESTUDO DO DESEMPENHO DE CORRELAÇÕES DE ARRASTO SÓLIDO-GÁS NA SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE UM LEITO FLUIDIZADO BORBULHANTE ESTUDO DO DESEMPENHO DE CORRELAÇÕES DE ARRASTO SÓLIDO-GÁS NA SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE UM LEITO FLUIDIZADO BORBULHANTE Flávia Zinani, Paulo Conceição, Caterina G. Philippsen, Maria Luiza S. Indrusiak Programa

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS DE COMBUSTÃO DE CALDEIRAS A GÁS

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS DE COMBUSTÃO DE CALDEIRAS A GÁS OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS DE COMBUSTÃO DE CALDEIRAS A GÁS Aluno: William Schindhelm Georg Orientador: Marcos Sebastião de Paula Gomes Introdução O modelo de caldeira a gás inicialmente utilizado foi o mesmo

Leia mais

Universidade do Vale do Rio dos Sinos PPGEM Programa de Pós-Graduação de Engenharia Mecânica

Universidade do Vale do Rio dos Sinos PPGEM Programa de Pós-Graduação de Engenharia Mecânica Universidade do Vale do Rio dos Sinos PPGEM Programa de Pós-Graduação de Engenharia Mecânica SIMULAÇÃO DE CICLO TÉRMICO COM DUAS CALDEIRAS EM PARALELO: COMBUSTÃO EM GRELHA E EM LEITO FLUIDIZADO Herson

Leia mais

ESTUDO NUMÉRICO DO ESCOAMENTO EM CICLONE DE SEPARAÇÃO GÁSSÓLIDO EMPREGANDO FERRAMENTAS GRATUITAS

ESTUDO NUMÉRICO DO ESCOAMENTO EM CICLONE DE SEPARAÇÃO GÁSSÓLIDO EMPREGANDO FERRAMENTAS GRATUITAS ESTUDO NUMÉRICO DO ESCOAMENTO EM CICLONE DE SEPARAÇÃO GÁSSÓLIDO EMPREGANDO FERRAMENTAS GRATUITAS Gabriel Baioni e SILVA ¹; João Lameu SILVA JUNIOR²; Rejane Barbosa SANTOS³ RESUMO Simulações numéricas do

Leia mais

Máquinas Térmicas. Transferência de Calor na Caldeira

Máquinas Térmicas. Transferência de Calor na Caldeira Máquinas Térmicas Transferência de Calor na Caldeira Dimensionamento térmico Objetivo: minimizar investimentos em material e buscar o aproveitamento racional da eneria. Abordaem: combinação de fundamentos

Leia mais

Curso Engenharia de Energia

Curso Engenharia de Energia UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD FACULDADE DE ENGENHARIA Curso Engenharia de Energia Prof. Dr. Omar Seye omarseye@ufgd.edu.br Disciplina: COMBUSTÃO E COMBUSTÍVEIS A queima direta, ou combustão,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA SIMULAÇÃO NUMÉRICA DA COMBUSTÃO DE GÁS NATURAL EM CÂMARA DE COMBUSTÃO CILÍNDRICA UTILIZANDO NOVAS CORRELAÇÕES

Leia mais

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO II GRUPO DE ESTUDO DE PRODUÇÃO TÉRMICA E FONTES NÃO CONVENCIONAIS

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO II GRUPO DE ESTUDO DE PRODUÇÃO TÉRMICA E FONTES NÃO CONVENCIONAIS SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GPT 32 14 a 17 Outubro de 2007 Rio de Janeiro - RJ GRUPO II GRUPO DE ESTUDO DE PRODUÇÃO TÉRMICA E FONTES NÃO CONVENCIONAIS SIMULAÇÃO

Leia mais

2.Objetivos. Equipamentos para limpeza de gases. Câmara de Póscombustão. Reator de Gaseificação. Filtro seco

2.Objetivos. Equipamentos para limpeza de gases. Câmara de Póscombustão. Reator de Gaseificação. Filtro seco Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1) Departamento de Engenharia Química DEQUI/UFRGS Universidade de Caxias do Sul (2) Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/PEQ (3) Eng. M.Sc. Cleiton Bittencourt

Leia mais

SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE CÂMARAS DE COMBUSTÃO PARA TRATAMENTO TÉRMICO DE METAIS

SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE CÂMARAS DE COMBUSTÃO PARA TRATAMENTO TÉRMICO DE METAIS XV CONGRESSO NACONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARA MECÂNCA Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Engenharia Mecânica SMULAÇÃO NUMÉRCA DE CÂMARAS DE COMBUSTÃO PARA TRATAMENTO TÉRMCO DE METAS André

Leia mais

Curso Engenharia de Energia

Curso Engenharia de Energia UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD FACULDADE DE ENGENHARIA Curso Engenharia de Energia Prof. Dr. Omar Seye omarseye@ufgd.edu.br Disciplina: COMBUSTÃO E COMBUSTÍVEIS A analise energética é fundamental

Leia mais

MOTORES TÉRMICOS AULA MISTURAS REAGENTES E COMBUSTÃO

MOTORES TÉRMICOS AULA MISTURAS REAGENTES E COMBUSTÃO MOTORES TÉRMICOS AULA 13-17 MISTURAS REAGENTES E COMBUSTÃO PROF.: KAIO DUTRA Nas reações de combustão, a rápida oxidação dos elementos combustíveis do combustível resulta em uma liberação de energia à

Leia mais

Introdução aos Métodos Numéricos

Introdução aos Métodos Numéricos Métodos Numéricos para Mecânica dos Fluidos Introdução aos Métodos Numéricos Introdução aos Métodos Numéricos Bibliografia: J. H. Ferziger and M. Peric, 'Computational Methods for Fluid Dynamics', Springer

Leia mais

RESUMO

RESUMO RISCO DE FRATURAS EM TUBULAÇÕES PETROLÍFERAS, UMA ANÁLISE COM SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL USANDO CFX Paula Rayane Lopes de Andrade 1 ; Gracimário Bezerra da Silva 2 ; Bianca Thamires Alexandre Silva 3 ; Antônio

Leia mais

Caldeiras Flamotubulares. Não apropriadas para combustíveis sólidos

Caldeiras Flamotubulares. Não apropriadas para combustíveis sólidos Reações Químicas Caldeiras Flamotubulares Não apropriadas para combustíveis sólidos Caldeiras Aquatubulares Ciclo Termodinâmico de Geração de Eletricidade Combustíveis Todo material que pode ser queimado

Leia mais

SIMULAÇÃO NUMÉRICA DA DETECÇÃO DE VAZAMENTO EM OLEODUTO CONTENDO CONEXÃO TÊ

SIMULAÇÃO NUMÉRICA DA DETECÇÃO DE VAZAMENTO EM OLEODUTO CONTENDO CONEXÃO TÊ SIMULAÇÃO NUMÉRICA DA DETECÇÃO DE VAZAMENTO EM OLEODUTO CONTENDO CONEXÃO TÊ M. de V. ARAÚJO 1, F. D. T. de LUNA 2, S. R. de FARIAS NETO³, A. G. B. de LIMA 4 1 Universidade Federal de Campina Grande, Programa

Leia mais

5 DESCRIÇÃO DAS MODELAGENS E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

5 DESCRIÇÃO DAS MODELAGENS E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 5 DESCRIÇÃO DAS MODELAGENS E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS Neste capítulo, são apresentadas as modelagens para a simulação do processo de combustão do biogás. As composições do biogás e do ar estão descritas

Leia mais

Modelagem Numérica 51

Modelagem Numérica 51 3 Modelagem Numérica Os fenômenos relacionados com o movimento de fluidos podem ser bastante complexos. E, frequentemente, análises teóricas não conseguem descrever esses fenômenos de forma adequada, principalmente

Leia mais

Tiago da Silva Moreira (1); José Milton de Oliveira Junior (1); José Luís Gomes Marinho (2); Regina Ferreira Vianna (1)

Tiago da Silva Moreira (1); José Milton de Oliveira Junior (1); José Luís Gomes Marinho (2); Regina Ferreira Vianna (1) ESTUDO DE DIFERENTES MODELOS DE RADIAÇÃO EM UM FORNO DE CRAQUEAMENTO TÉRMICO NA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA SUPERFÍCIE DO REATOR TUBULAR UTILIZANDO A FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL Tiago da Silva Moreira

Leia mais

SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE UM CONDENSADOR A AR

SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE UM CONDENSADOR A AR SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE UM CONDENSADOR A AR R. S. MELLO e A. L. H. COSTA Universidade do Estado do Rio de Janeiro E-mail para contato: rsmello@outlook.com RESUMO A crescente necessidade da indústria química

Leia mais

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NO PROCESSO DE SECAGEM DO BAGAÇO DE CANA VIA CICLONE SECADOR: SIMULAÇÃO

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NO PROCESSO DE SECAGEM DO BAGAÇO DE CANA VIA CICLONE SECADOR: SIMULAÇÃO INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NO PROCESSO DE SECAGEM DO BAGAÇO DE CANA VIA CICLONE SECADOR: SIMULAÇÃO SILVA J. O. 1, MIRANDA M. C. F. C. 2, MARCELINO T. O. A. C. 3, SILVA M. C. 4 e OLIVEIRA L. G. 5 1 Universidade

Leia mais

Figura 1.1 Figura 1.1

Figura 1.1 Figura 1.1 1 Introdução O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento e a caracterização de um queimador tipo obstáculo, utilizando um escoamento não pré-misturado de combustível (gás natural) e ar. Esta

Leia mais

AUTORA: Letícia Xavier Corbini. ORIENTADOR: Nilson Romeu Marcílio

AUTORA: Letícia Xavier Corbini. ORIENTADOR: Nilson Romeu Marcílio AUTORA: Letícia Xavier Corbini ORIENTADOR: Nilson Romeu Marcílio INTRODUÇÃO O Brasil possui reservas significativas de carvão mineral. Este combustível representa 6 % da demanda total de energia no país.

Leia mais

PME 3344 Termodinâmica Aplicada

PME 3344 Termodinâmica Aplicada PME 3344 Termodinâmica Aplicada 11) Ciclos motores a vapor 1 v. 2.0 Por que estudar ciclos? Pergunta: Quanto custa operar uma usina termelétrica de 1000 MW de potência elétrica, queimando combustível fóssil,

Leia mais

SIMULAÇÃO EM CFD DE UM TANQUE DE MISTURA UTILIZANDO DIFERENTES TIPOS DE MALHA

SIMULAÇÃO EM CFD DE UM TANQUE DE MISTURA UTILIZANDO DIFERENTES TIPOS DE MALHA SIMULAÇÃO EM CFD DE UM TANQUE DE MISTURA UTILIZANDO DIFERENTES TIPOS DE MALHA Victor Gabriel Santos Silva João Inácio Soletti José Luís Gomes Marinho Sandra Helena Vieira Carvalho victorgssilva92@gmail.com

Leia mais

PQI-2321 Tópicos de Química para Engenharia Ambiental I

PQI-2321 Tópicos de Química para Engenharia Ambiental I PQI-2321 Tópicos de Química para Engenharia Ambiental I Combustão Aula 01 Prof. Moisés Teles moises.teles@usp.br Departamento de Engenharia Química Escola Politécnica da USP Motivação: combustão e Engenharia

Leia mais

6º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS

6º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS 6º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS TÍTULO DO TRABALHO: Avaliação Térmica da Recuperação de Óleo em Reservatórios Petrolíferos Modelagem e Simulação AUTORES: Acto de

Leia mais

3.1 CRIAR A GEOMETRIA/MALHA;

3.1 CRIAR A GEOMETRIA/MALHA; 72 3 METODOLOGIA A metodologia adotada no presente trabalho foi a de utilizar a ferramenta de dinâmica dos fluidos computacional (CFD) para simular dispositivos microfluídicos de diferentes geometrias

Leia mais

Até recentemente, os modelos desenvolvidos para descrever o fenômeno de mistura ignoraram os efeitos difusivos devido, principalmente, à dificuldade

Até recentemente, os modelos desenvolvidos para descrever o fenômeno de mistura ignoraram os efeitos difusivos devido, principalmente, à dificuldade 1 Introdução 1.1 Motivação Os escoamentos turbulentos reativos são encontrados em diversos processos cujas consequências econômicas são importantes. No âmbito da engenharia mecânica, os principais focos

Leia mais

Fundamentos da Combustão

Fundamentos da Combustão Fundamentos da Combustão based on the works of Stephen Turns An Introduction to Combustion and Francisco Domingues de Sousa Curso de Combustão Combustão de Sólidos 1 Fundamentos da Combustão Etapas da

Leia mais

ESTUDO DAS TROCAS DE CALOR NO INTERIOR DE UM FORNO DE PELOTIZAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO USANDO MÉTODOS ANALÍTICO E CFD

ESTUDO DAS TROCAS DE CALOR NO INTERIOR DE UM FORNO DE PELOTIZAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO USANDO MÉTODOS ANALÍTICO E CFD ESTUDO DAS TROCAS DE CALOR NO INTERIOR DE UM FORNO DE PELOTIZAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO USANDO MÉTODOS ANALÍTICO E CFD João Arthur Pazzin Curiel Escola Politécnica da USP, Departamento de Eng. Mecânica.

Leia mais

Controle de Caldeiras

Controle de Caldeiras Controle de Caldeiras 1 Utilização do Vapor Em uma planta industrial utiliza-se o vapor superaquecido em diversos níveis n de pressão o com vários v objetivos: Injetar no processo para diminuir a pressão

Leia mais

ANÁLISE TÉRMICA-FLUIDODINÂMICA DE UM TRANSFORMADOR DE ENERGIA A SECO ATRAVÉS DA DINÂMICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL

ANÁLISE TÉRMICA-FLUIDODINÂMICA DE UM TRANSFORMADOR DE ENERGIA A SECO ATRAVÉS DA DINÂMICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL XXI SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Versão 1.0 3 a 6 de Outubro de 011 Florianópolis - SC GRUPO - XIII GRUPO DE ESTUDO DE TRANSFORMADORES, REATORES, MATERIAIS E

Leia mais

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Blucher Chemical Engineering Proceedings Dezembro de 2014, Volume 1, Número 1 X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Influência da pesquisa em Engenharia Química no desenvolvimento

Leia mais

de maior força, tanto na direção normal quanto na direção tangencial, está em uma posição no

de maior força, tanto na direção normal quanto na direção tangencial, está em uma posição no 66 (a) Velocidade resultante V (b) Ângulo de ataque α Figura 5.13 Velocidade resultante e ângulo de ataque em função de r/r para vários valores de tsr. A Fig. 5.14 mostra os diferenciais de força que atuam

Leia mais

Maquinas Termicas - Fornalha

Maquinas Termicas - Fornalha Máquinas Térmicas: Fornalhas Combustão 1 Fornalha Converte energia química do combustível em energia térmica. De acordo com o tipo e a qualidade do combustível disponível, a queima pode ser em suspensão,

Leia mais

Maquinas Termicas Geradores de Vapor

Maquinas Termicas Geradores de Vapor Máquinas Térmicas: Geradores de Vapor Geradores de Vapor Fornalha Caldeira Superaquecedores Economizadores Aquecedores de Ar Dispositivos de Controle e Segurança Tiragem 1 Gerador de Vapor Usina : 65 MW

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Termodinâmica. Ciclos motores a vapor

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Termodinâmica. Ciclos motores a vapor Termodinâmica Ciclos motores a vapor 1 v. 1.1 Por que estudar ciclos? Pergunta: Quanto custa operar uma usina termelétrica de 1000 MW de potência elétrica, queimando combustível fóssil, operando segundo

Leia mais

PME 3344 Termodinâmica Aplicada

PME 3344 Termodinâmica Aplicada PME 3344 Termodinâmica Aplicada 10) Ciclos motores a vapor 1 v. 2.0 Por que estudar ciclos? Pergunta: Quanto custa operar uma usina termelétrica de 1000 MW de potência elétrica, queimando combustível fóssil,

Leia mais

Transferência de Calor em Geradores de Vapor

Transferência de Calor em Geradores de Vapor ransferência de Calor em Geradores de Vapor Considerações gerais O dimensionamento térmico das paredes d água e dos feixes de tubos deve: Minimizar investimentos em material Otimizar o aproveitamento da

Leia mais

Máquinas Térmicas Turbinas a Gas. Jurandir Itizo Yanagihara

Máquinas Térmicas Turbinas a Gas. Jurandir Itizo Yanagihara Máquinas Térmicas Turbinas a Gas 1 Vantagens da Vantagens Turbinas a gás tendem a ser mais compactas, isto é, tem uma maior razão potência/peso (até 70% em relação a outros motores). Por isso, elas são

Leia mais

PROCESSO SELETIVO MESTRADO 2018 Projeto de Pesquisa

PROCESSO SELETIVO MESTRADO 2018 Projeto de Pesquisa Título do projeto: PROCESSO SELETIVO MESTRADO 2018 Projeto de Pesquisa Modelagem tridimensional da zona de combustão de um alto-forno a coque, com injeção de carvão vegetal e carvão mineral pulverizados

Leia mais

Geração Termelétrica

Geração Termelétrica Geração Termelétrica Prof. José Antônio Perrella Balestieri (perrella@feg.unesp.br) Departamento de Energia Faculdade de Engenharia Campus de Guaratinguetá/UNESP Versão Set/2015 Perfil da geração elétrica

Leia mais

Relatório final do projeto

Relatório final do projeto Relatório final do projeto Simulação numérica de escoamento reativo, transferência de calor e termoelasticidade em motor-foguete CFD-10 Período: Jul/2007 a Set/2009 Palavras-chave: propulsão líquida, CFD,

Leia mais

ANÁLISE EM CFD DO PROCESSO DE CO-COMBUSTÃO DE CARVÃO MINERAL COM BIOMASSA LENHOSA: INFLUÊNCIA DA UMIDADE

ANÁLISE EM CFD DO PROCESSO DE CO-COMBUSTÃO DE CARVÃO MINERAL COM BIOMASSA LENHOSA: INFLUÊNCIA DA UMIDADE ANÁLISE EM CFD DO PROCESSO DE CO-COMBUSTÃO DE CARVÃO MINERAL COM BIOMASSA LENHOSA: INFLUÊNCIA DA UMIDADE ANÁLISE EM CFD DO PROCESSO DE CO-COMBUSTÃO DE CARVÃO MINERAL COM BIOMASSA LENHOSA: INFLUÊNCIA DA

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Termodinâmica. 10) Ciclos motores a vapor. v. 2.5

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Termodinâmica. 10) Ciclos motores a vapor. v. 2.5 Termodinâmica 10) Ciclos motores a vapor 1 v. 2.5 Por que estudar ciclos? Pergunta: Quanto custa operar uma usina termelétrica de 1000 MW de potência elétrica, queimando combustível fóssil, operando segundo

Leia mais

APLICAÇÃO DO SIMULADOR EMSO EM UM PROBLEMA ESPECÍFICO DE CINÉTICA E CÁLCULO DE REATORES

APLICAÇÃO DO SIMULADOR EMSO EM UM PROBLEMA ESPECÍFICO DE CINÉTICA E CÁLCULO DE REATORES APLICAÇÃO DO SIMULADOR EMSO EM UM PROBLEMA ESPECÍFICO DE CINÉTICA E CÁLCULO DE REATORES T. A. F. ROCHA 1, W. U. LEITE 1, B. L. VERÁS 1 e W. R. O. PIMENTEL 1 1 Universidade Federal de Alagoas, Centro de

Leia mais

Relatório técnico final do projeto Estimativa de Erros de Discretização em Dinâmica dos Fluidos Computacional

Relatório técnico final do projeto Estimativa de Erros de Discretização em Dinâmica dos Fluidos Computacional Relatório técnico final do projeto Estimativa de Erros de Discretização em Dinâmica dos Fluidos Computacional CFD-4 Processo CNPq 302916/2004-0 Período: 1 Mar 2005 a 29 Fev 2008 Palavras-chave: erro numérico,

Leia mais

Comentários sobre a densidade de operação

Comentários sobre a densidade de operação Comentários sobre a densidade de operação A densidade de operação, ou densidade de referência, no software ANSYS CFD, tem grande importância na robustez e convergência de uma simulação de fluidodinâmica

Leia mais

Maquinas Termicas Geradores de Vapor

Maquinas Termicas Geradores de Vapor Máquinas Térmicas: Geradores de Vapor Geradores de Vapor Fornalha Caldeira Superaquecedores Economizadores Aquecedores de Ar Dispositivos de Controle e Segurança Tiragem 1 Gerador de Vapor Usina : 65 MW

Leia mais

Ronald Schwanke Eng. Químico, MSc. Coord. Técnico Plataforma de Energia e Emissões Consultor em Eficiência Energética e Emissões Atmosféricas

Ronald Schwanke Eng. Químico, MSc. Coord. Técnico Plataforma de Energia e Emissões Consultor em Eficiência Energética e Emissões Atmosféricas sc.senai.br Ronald Schwanke Eng. Químico, MSc. Coord. Técnico Plataforma de Energia e Emissões Consultor em Eficiência Energética e Emissões Atmosféricas PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS PLATAFORMA EQUIPE TÉCNICA

Leia mais

SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE LEITOS FLUIDIZADOS COM DIFERENTES TIPOS DE SÓLIDO PARTICULADO

SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE LEITOS FLUIDIZADOS COM DIFERENTES TIPOS DE SÓLIDO PARTICULADO SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE LEITOS FLUIDIZADOS COM DIFERENTES TIPOS DE SÓLIDO PARTICULADO Amanda S. NAGATA¹; João L. S. JÚNIOR²; Rejane B.SANTOS³ RESUMO Neste trabalho, realizou-se simulações numéricas usando

Leia mais

4 ESTUDOS PRELIMINARES

4 ESTUDOS PRELIMINARES 79 4 ESTUDOS PRELIMINARES A metodologia da dinâmica dos fluidos computacionais foi aplicada para alguns casos simples de forma a verificar a adequação do software ANSYS CFX na resolução dos problemas descritos

Leia mais

3 Regime Permanente de Turbinas a Gás

3 Regime Permanente de Turbinas a Gás 3 Regime Permanente de Turbinas a Gás 3.1. Desempenho de Turbinas a Gás em Ponto de Projeto 3.1.1. Introdução O primeiro passo no projeto de uma turbina a gás é o cálculo termodinâmico do ponto de projeto,

Leia mais

Pesquisa de revestimento para tubulações de caldeiras de centrais centrais termelétricas Pamella Kesseler de campos

Pesquisa de revestimento para tubulações de caldeiras de centrais centrais termelétricas Pamella Kesseler de campos Pesquisa de revestimento para tubulações de caldeiras de centrais centrais termelétricas Pamella Kesseler de campos E-mail: pamella.kesseler@gmail.com Orientadores: Marilia Garcia Diniz UERJ Bruno Reis

Leia mais

Simulação do Processo de Combustão de Gases provenientes de Aterros Sanitários.

Simulação do Processo de Combustão de Gases provenientes de Aterros Sanitários. Pedro Rios de Moura Teixeira Simulação do Processo de Combustão de Gases provenientes de Aterros Sanitários. Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

Leia mais

Grupos formados por três alunos da disciplina. Prof. Dr. Washington Orlando Irrazabal Bohorquez

Grupos formados por três alunos da disciplina. Prof. Dr. Washington Orlando Irrazabal Bohorquez MEC010 TRANSFERÊNCIA DE CALOR Projeto: Dimensionamento dos trocadores de calor de uma caldeira de recuperação Grupos formados por três alunos da disciplina Prof. Dr. Washington Orlando Irrazabal Bohorquez

Leia mais

Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná Universidade Federal do Paraná Programa de pós-graduação em engenharia de recursos hídricos e ambiental TH705 Mecânica dos fluidos ambiental II Prof. Fernando Oliveira de Andrade Escoamento turbulento

Leia mais

Sistemas Energéticos. 3º ano 6º semestre Aula 0

Sistemas Energéticos. 3º ano 6º semestre Aula 0 Sistemas Energéticos 3º ano 6º semestre Aula 0 Introdução Esta disciplina confere habilidades necessárias para utilizar os aspectos multidisciplinares e funcionais de problemas de Engenharia Mecânica envolvendo

Leia mais

Combustão: Uma análise estequiométrica

Combustão: Uma análise estequiométrica Combustão: Uma análise estequiométrica Hanniel Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Apodi Hanniel Freitas Combustão: Uma análise estequiométrica 1

Leia mais

Caracterização das Chamas:

Caracterização das Chamas: Caracterização das Chamas: A combustão da mistura ar/combustível dentro do cilindro é um dos processos que controlam a potência, eficiência e emissões dos motores. Os processos de combustão são diferentes

Leia mais

Para o desenvolvimento do projeto de uma caldeira flamotubular os requisitos de projeto deverão estar definidos conforme a Tabela 1.

Para o desenvolvimento do projeto de uma caldeira flamotubular os requisitos de projeto deverão estar definidos conforme a Tabela 1. 1. Dimensionamento Caldeiras 1.1. Requisitos de Projeto Para o desenvolvimento do projeto de uma caldeira flamotubular os requisitos de projeto deverão estar definidos conforme a Tabela 1.1 Tabela 1.1

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. EQE 598- Laboratório de Engenharia Química. Prática: 60h

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. EQE 598- Laboratório de Engenharia Química. Prática: 60h UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ESCOLA DE QUÍMICA Código Disciplina/Nome: Tipo: Disciplina Obrigatória EQE 598- Laboratório de Engenharia Química Carga Horária Teórica :h Prática: 60h Cursos : Engenharia

Leia mais

Figura 4.1: Distribuição da malha e nomenclatura dos pontos.

Figura 4.1: Distribuição da malha e nomenclatura dos pontos. 4 Método Numérico O estudo numérico da influência do regime turbulento no fenômeno da deposição foi realizado através da solução das equações de conservação apresentadas no Capítulo 3. Um módulo referente

Leia mais

Professora Livia Jatobá

Professora Livia Jatobá IPRJ 02-07637 DINÂMICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL http://www.liviajatoba.com/iprj02-07637 Professora Livia Jatobá Aula 01: Introdução à Fluidodinâmica Computacional. 1 de março de 2016 1 O QUE É? A DINÂMICA

Leia mais

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA PROF. RAMÓN SILVA Engenharia de Energia Dourados MS - 2013 SISTEMAS DE POTÊNCIA A VAPOR 2 SIST. POTÊNCIA A VAPOR Diferente do ciclo de potência a gás, no ciclo de potência

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO NUMÉRICO DE UMA CHAMA SEM PRÉ-MISTURA DE COMBUSTÍVEL DE BAIXO PODER CALORÍFICO

Leia mais

Uma simples correlação para previsão de transferência de calor durante a ebulição convectiva em microcanais

Uma simples correlação para previsão de transferência de calor durante a ebulição convectiva em microcanais XIX Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica - 13 a 17/08/2012 São Carlos-SP Artigo CREEM2012 Uma simples correlação para previsão de transferência de calor durante a ebulição convectiva

Leia mais

Modelagem de Chamas Não- Pré-misturadas (difusivas) G.C. Krieger Filho EPUSP/LETE-Laboratório de Engenharia Térmica e Ambiental

Modelagem de Chamas Não- Pré-misturadas (difusivas) G.C. Krieger Filho EPUSP/LETE-Laboratório de Engenharia Térmica e Ambiental Modelagem de Chamas Não- Pré-misturadas (difusivas) G.C. Krieger Filho EPUSP/LETE-Laboratório de Engenharia Térmica e Ambiental Introdução Chamas pré-misturadas x difusivas -Pré-misturadas: combustível

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA INJEÇÃO DE ÁGUA EM UM RESERVATÓRIO DE PETRÓLEO SEGUNDO O MODELO FIVE SPOT INVERTIDO

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA INJEÇÃO DE ÁGUA EM UM RESERVATÓRIO DE PETRÓLEO SEGUNDO O MODELO FIVE SPOT INVERTIDO ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA INJEÇÃO DE ÁGUA EM UM RESERVATÓRIO DE PETRÓLEO SEGUNDO O MODELO FIVE SPOT INVERTIDO Ana Carolina Firmino de Jesus (1); Cosme José de Oliveira Júnior (2); Hariel Udi

Leia mais

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE HIDROCICLONES INDUSTRIAIS PARA A SEPARAÇÃO DE ALUMINA/LICOR

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE HIDROCICLONES INDUSTRIAIS PARA A SEPARAÇÃO DE ALUMINA/LICOR MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE HIDROCICLONES INDUSTRIAIS PARA A SEPARAÇÃO DE ALUMINA/LICOR P. L. BARROS 1, J. J. N. ALVES 1, F. S. LIMA 1 e V. M. C. ALVES 1 1 Universidade Federal de Campina Grande, Departamento

Leia mais

CÁLCULO DO RENDIMENTO DE UM GERADOR DE VAPOR

CÁLCULO DO RENDIMENTO DE UM GERADOR DE VAPOR Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS TÉRMICAS AT-056 M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br CÁLCULO DO RENDIMENTO DE UM 1 INTRODUÇÃO: A principal forma

Leia mais

MEC204 Dinâmica de Fluidos Computacional. Prof. Juan Avila

MEC204 Dinâmica de Fluidos Computacional. Prof. Juan Avila MEC204 Dinâmica de Fluidos Computacional Prof. Juan Avila http://professor.ufabc.edu.br/~juan.avila Bibliografia Versteeg, H.K. and Malalasekera, An Introduction to Computacional Fluid Dynamics: The Finite

Leia mais

TÍTULO: SIMULAÇÃO DE PRATOS DE COLUNA DE DESTILAÇÃO UTILIZANDO A FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL (CFD)

TÍTULO: SIMULAÇÃO DE PRATOS DE COLUNA DE DESTILAÇÃO UTILIZANDO A FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL (CFD) TÍTULO: SIMULAÇÃO DE PRATOS DE COLUNA DE DESTILAÇÃO UTILIZANDO A FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL (CFD) CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA SISTEMAS DE POTÊNCIA A VAPOR Prof. Dr. Ramón Silva - 2015 O objetivo dessa aula é relembrar os conceitos termodinâmicos do ciclo Rankine e introduzir aos equipamentos que

Leia mais

PME 3344 Exercícios - Ciclos

PME 3344 Exercícios - Ciclos PME 3344 Exercícios - Ciclos 13) Exercícios sobre ciclos 1 v. 2.0 Exercício 01 Água é utilizada como fluido de trabalho em um ciclo Rankine no qual vapor superaquecido entra na turbina a 8 MPa e 480 C.

Leia mais

ANÁLISE DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM REGIME LAMINAR COMPLETAMENTE DESENVOLVIDO DE FLUIDOS IMISCÍVEIS (ÁGUA-ÓLEO)

ANÁLISE DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM REGIME LAMINAR COMPLETAMENTE DESENVOLVIDO DE FLUIDOS IMISCÍVEIS (ÁGUA-ÓLEO) VI CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA VI NATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING 18 a 21 de agosto de 2010 Campina Grande Paraíba - Brasil August 18 21, 2010 Campina Grande Paraíba Brazil ANÁLISE

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA GEOMETRIA DO ESPARGIDOR NA INJEÇÃO E QUEIMA DE BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR

A INFLUÊNCIA DA GEOMETRIA DO ESPARGIDOR NA INJEÇÃO E QUEIMA DE BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR A INFLUÊNCIA DA GEOMETRIA DO ESPARGIDOR NA INJEÇÃO E QUEIMA DE BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR J. H. SOSA ARNAO 1, D. J. O. FERREIRA 2, C. G. SANTOS 1, J. E. ALAVAREZ- JÁCOBO 1, L. P. RANGEL 3 e S. W. PARK 2

Leia mais

4. Metodologia e considerações básicas

4. Metodologia e considerações básicas 33 4. Metodologia e considerações básicas No contexto do presente estudo, a simulação da combustão do gás natural tem por objetivo permitir o avanço da compreensão do comportamento deste combustível injetado

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO DE TURBULÊNCIA Κ-Ω SST EM UMA CAVIDADE TRIDIMENSIONAL

IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO DE TURBULÊNCIA Κ-Ω SST EM UMA CAVIDADE TRIDIMENSIONAL 7º Simpósio do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Engenharia Mecânica IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO DE TURBULÊNCIA Κ-Ω SST EM UMA CAVIDADE TRIDIMENSIONAL

Leia mais

Artigos técnicos. Metodologia simplifi cada de cálculo do rendimento térmico de caldeiras

Artigos técnicos. Metodologia simplifi cada de cálculo do rendimento térmico de caldeiras Artigos técnicos Metodologia simplifi cada de cálculo do rendimento térmico de caldeiras Simplifi ed methodology for calculating the thermal effi ciency of boilers Renato Vergnhanini Filho a* a Laboratório

Leia mais

MODELAGEM DO ESCOAMENTO EM UM REATOR LOOP

MODELAGEM DO ESCOAMENTO EM UM REATOR LOOP MODELAGEM DO ESCOAMENTO EM UM REATOR LOOP Andréia R. Machado 1, Nilo S. M. Cardozo 2*, Marcelo A. S. Jesus 3 Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Departamento de Engenharia Química - 1 andreiam@enq.ufrgs.br,

Leia mais

Combustão. Objetivos. O Professor Responsável. J M C Mendes Lopes

Combustão. Objetivos. O Professor Responsável. J M C Mendes Lopes Combustão Objetivos Objetivo de ordem geral: Integrar num assunto específico os conhecimentos adquiridos em disciplinas a montante (termodinâmica, química, mecânica de fluidos, transmissão de calor e de

Leia mais

Curso Engenharia de Energia

Curso Engenharia de Energia UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD FACULDADE DE ENGENHARIA Curso Engenharia de Energia Prof. Dr. Omar Seye omarseye@ufgd.edu.br Disciplina: COMBUSTÃO E COMBUSTÍVEIS Definição Reações de combustão

Leia mais

MODELO FONTE PARA LIBERAÇÃO DE CO 2 COMBINADO A HSM (HYBRID SWTICH MODEL) IMPLEMENTADO NO OPENFOAM PARA CASOS DE LIBERAÇÃO ACIDENTAL

MODELO FONTE PARA LIBERAÇÃO DE CO 2 COMBINADO A HSM (HYBRID SWTICH MODEL) IMPLEMENTADO NO OPENFOAM PARA CASOS DE LIBERAÇÃO ACIDENTAL MODELO FONTE PARA LIBERAÇÃO DE CO 2 COMBINADO A HSM (HYBRID SWTICH MODEL) IMPLEMENTADO NO OPENFOAM PARA CASOS DE LIBERAÇÃO ACIDENTAL T. R. RODRIGUES, R. R. C. SANTOS, S. S. V. VIANNA Universidade Estadual

Leia mais

Uso de gás combustível na redução das emissões de NO x em processos industriais de combustão

Uso de gás combustível na redução das emissões de NO x em processos industriais de combustão Uso de gás combustível na redução das emissões de NO x em processos industriais de combustão IPT Renato Vergnhanini Filho Instituto de Pesquisas Tecnólogicas do Estado de São Paulo Laboratório de Combustão

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I. Agradecimentos Resumo Abstract. Página. Capítulo 1 Introdução e objetivos Introdução 1.2. Objetivos

SUMÁRIO. Parte I. Agradecimentos Resumo Abstract. Página. Capítulo 1 Introdução e objetivos Introdução 1.2. Objetivos SUMÁRIO Parte I Agradecimentos Resumo Abstract Página Capítulo 1 Introdução e objetivos 1.1. Introdução 1.2. Objetivos 1 4 Capítulo 2 Revisão bibliográfica 2.1. Introdução 2.2. Aspectos históricos 2.2.1.

Leia mais

Máquinas Térmicas. Transferência de Calor na Caldeira

Máquinas Térmicas. Transferência de Calor na Caldeira Máquinas érmicas ransferência de Calor na Caldeira Dimensionamento térmico Objetivo: minimizar investimentos em material e buscar o aproveitamento racional da eneria. Abordaem: combinação de fundamentos

Leia mais

SIMULAÇÃO DE ESCOAMENTO EM CANAL COM CONTRAÇÃO E EXPANSÃO ABRUPTA DA SEÇÃO

SIMULAÇÃO DE ESCOAMENTO EM CANAL COM CONTRAÇÃO E EXPANSÃO ABRUPTA DA SEÇÃO 7 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 7 Santos, SP, Brazil, September 3 to October 5, 7 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-994-- SIMULAÇÃO DE ESCOAMENTO EM CANAL

Leia mais

APLICAÇÃO DO MODELO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO PARA DETERMINAR AS ZONAS DE CAPTURA DE POLUENTES POR PEDRAS CALCÁRIAS NA QUEIMA DE CARVÃO 1

APLICAÇÃO DO MODELO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO PARA DETERMINAR AS ZONAS DE CAPTURA DE POLUENTES POR PEDRAS CALCÁRIAS NA QUEIMA DE CARVÃO 1 APLICAÇÃO DO MODELO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO PARA DETERMINAR AS ZONAS DE CAPTURA DE POLUENTES POR PEDRAS CALCÁRIAS NA QUEIMA DE CARVÃO 1 Sandra Beatriz Neuckamp 2, Ângela Patricia Grajales Spilimbergo 3.

Leia mais

e ficam muito próximos dos resultados colhidos na literatura, inclusive nos pontos de velocidade

e ficam muito próximos dos resultados colhidos na literatura, inclusive nos pontos de velocidade 74 (a) Linhas de corrente coloridas com o módulo da ve- (b) Iso-superficie Q = 300 colorida com o módulo da locidade V velocidade V Figura 5.25 Dinâmica do escoamento para Re = 10000. em x = 0, 5 m, e

Leia mais

MCE1171 MODELAGEM E SIMULAÇÃO EM TUBOS CURVOS USANDO DINÂMICA DE FLUIDOS COMPUTACIONAL

MCE1171 MODELAGEM E SIMULAÇÃO EM TUBOS CURVOS USANDO DINÂMICA DE FLUIDOS COMPUTACIONAL XVII Encontro de Iniciação Científica XIII Mostra de Pós-graduação VII Seminário de Extensão IV Seminário de Docência Universitária 16 a 20 de outubro de 2012 INCLUSÃO VERDE: Ciência, Tecnologia e Inovação

Leia mais

SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO ESCOAMENTO DE AR NO DUTO CURVO DE EXAUSTÃO DE UMA CALDEIRA

SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO ESCOAMENTO DE AR NO DUTO CURVO DE EXAUSTÃO DE UMA CALDEIRA SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO ESCOAMENTO DE AR NO DUTO CURVO DE EXAUSTÃO DE UMA CALDEIRA CFD Analysis of Air Flow in Boiler Exhaust Flue Gas TOMAZONI, J.T.S. BESKOW, A.B. INDRUSIAK, M.L.S. SILVA, C.V. RESUMO:

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Introdução... 1 Referências... 8

Sumário. Capítulo 1 Introdução... 1 Referências... 8 Sumário Capítulo 1 Introdução... 1 Referências... 8 Capítulo 2 Exergia A Qualidade da Energia... 9 2.1 Conceito de Exergia... 9 2.1.1 Análise Exergética... 15 2.1.2 Método de Análise... 16 Capítulo 3 Eficiência

Leia mais

SIMULAÇÃO DE UM ESCOAMENTO BIFÁSICO ÓLEO- ÁGUA EM RESERVATÓRIO DE PETRÓLEO

SIMULAÇÃO DE UM ESCOAMENTO BIFÁSICO ÓLEO- ÁGUA EM RESERVATÓRIO DE PETRÓLEO SIMULAÇÃO DE UM ESCOAMENTO BIFÁSICO ÓLEO- ÁGUA EM RESERVATÓRIO DE PETRÓLEO T. B. FORTUNATO 1, J. C. S. DUTRA 2 e W. B. da SILVA 3 LAMCES Laboratório de Métodos Computacionais, Controle e Estimação Universidade

Leia mais

AVALIAÇÃO ANALÍTICA E NUMÉRICA PARA RECUPERADOR DE CALOR DE TUBOS CONCÊNTRICOS

AVALIAÇÃO ANALÍTICA E NUMÉRICA PARA RECUPERADOR DE CALOR DE TUBOS CONCÊNTRICOS AVALIAÇÃO ANALÍTICA E NUMÉRICA PARA RECUPERADOR DE CALOR DE TUBOS CONCÊNTRICOS ¹ Tarcisio Faustino Magalhães (SENAI CIMATEC) faustinotarcisio@yahoo.com.br; 2 Valter Estevão Beal (SENAI CIMATEC) valtereb@fieb.org.br;

Leia mais

Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles)

Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles) UTFPR Termodinâmica 1 Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles) Princípios de Termodinâmica para Engenharia Capítulo 4 Parte III Análise de Volumes de Controle em Regime Permanente

Leia mais

1 INTRODUÇÃO 2 MODELO MATEMÁTICO 3 MODELO COMPUTACIONAL 4 EXEMPLOS DE APLICAÇÃO 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS INTRODUÇÃO À DINÂMICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL

1 INTRODUÇÃO 2 MODELO MATEMÁTICO 3 MODELO COMPUTACIONAL 4 EXEMPLOS DE APLICAÇÃO 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS INTRODUÇÃO À DINÂMICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL INTRODUÇÃO À DINÂMICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL Vitor SOUSA Instituto Superior Técnico Lisboa, 26 de Abril 2012 1/26 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO 2 MODELO MATEMÁTICO 2.1 Equações do Movimento 2.2 Modelos de Turbulência

Leia mais