I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - COBESA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - COBESA"

Transcrição

1 I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - COBESA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL URBANA DA POPULAÇÃO DIRETAMENTE ATINGIDA DE SALTO DA DIVISA, MINAS GERAIS, BRASIL APÓS A IMPLANTAÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA DE ITAPEBI Charlene Luz, MSc (SENAI/CETIND) Luiz Roberto Moraes, PhD (DEA/UFBA) 11 a 16 de julho de Salvador - Bahia

2 OBJETIVO O trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade ambiental urbana da população diretamente atingida do município de Salto da Divisa-MG após a implantação da Usina Hidrelétrica (UHE) de Itapebi.

3 METODOLOGIA Revisão bibliográfica. Pesquisa de campo.

4 LOCALIZAÇÃO

5 UHE ITAPEBI O aproveitamento hidrelétrico de Itapebi está localizado no rio Jequitinhonha, estando os limites do reservatório na divisa dos estados de Bahia e Minas Gerais. A área inundada total é de 62,48km² (6.248ha), acumulando um volume d água de 1,6 bilhão de metros cúbicos, sendo que ocupa os municípios de Itapebi, Itagimirim e Itarantim, no extremo sul da Bahia e de Salto da Divisa em Minas Gerais. Porte médio com potência instalada de 450MW.

6 UHE ITAPEBI Municípios baianos: o reservatório atingiu áreas exclusivamente rurais, constituídas de grandes propriedades, onde a pecuária extensiva era a principal atividade. Município mineiro: Salto da Divisa, contou com 5,54% (346 ha) da área total inundada incluindo o leito do rio: O reservatório atingiu uma pequena porção de sua área urbana. O enchimento do reservatório afetou parte da área marginal de dois bairros da cidade, incluindo terrenos e edificações, num total de 2,6ha. Oitenta famílias tiveram que ser remanejadas para outro local na cidade.

7 UHE ITAPEBI

8 UHE ITAPEBI Principais impactos ambientais causados pelo empreendimento, destacam-se: no meio biótico, supressão da vegetação; no meio físico, elevação do nível d água; e no meio sócio-econômico, aumento do emprego e renda regional durante a obra e mudanças na dinâmica sócio-econômica local.

9 UHE ITAPEBI Impactos ambientais no município de Salto da Divisa: Alagamento de áreas rurais e urbanas Alteração da qualidade da água Diminuição da atividade pesqueira e de extração de pedra e areia Na época da construção do empreendimento: aumento da arrecadação de impostos municipais e de geração de emprego e renda.

10 UHE ITAPEBI Objetivando compensar, mitigar e maximizar estes impactos ambientais foram desenvolvidos 16 PBA, englobando: aspectos de reassentamento urbano, educação ambiental, saúde coletiva, ictiologia, fauna, flora, dentre outros.

11 UHE ITAPEBI Características de Salto da Divisa: Extensão territorial de 944km habitantes. 4 estabelecimentos de saúde, sendo 3 públicos municipais e 1 privado, com 58 leitos disponíveis para internação no total. 12 escolas do ensino fundamental (2 estaduais e 10 municipais), 1 escola do ensino médio pública estadual e 1 escola préescolar pública municipal. A base da pecuária é bovina, de corte e leite, entretanto existem pequenas criações de suínos, eqüinos, caprinos, muares e galinhas.

12 UHE ITAPEBI Características de Salto da Divisa: Existe uma pequena exploração de madeiras para utilização como lenha e uma pequena produção de laranja, feijão, milho e mandioca. Captação para abastecimento de água é do próprio rio Jequitinhonha, sendo tratada e distribuída pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais-COPASA. 15% das residências da cidade, eram atendidas pela rede de esgotamento sanitário, cujo resíduo era carreado sem tratamento para o rio Jequitinhonha. As demais residências desta cidade contavam com fossas sépticas.

13 UHE ITAPEBI As oitenta famílias atingidas pelo reservatório residiam na orla urbana do Jequitinhonha, em área bastante acidentada e mal atendida por serviços de infraestrutura, como as vias públicas, a rede de esgoto, a pavimentação, o saneamento básico e o abastecimento d água. Moradias em casas de taipa ou madeira, e vivem, de trabalhos temporários e doações de entidades filantrópicas. Um total de 324 pessoas vivia na área atingida, sendo 114 crianças e 210 adultos.

14 UHE ITAPEBI

15 UHE ITAPEBI 55,06% das casas eram desprovidas de banheiro ou instalações sanitárias, 82,02% não dispunham de esgotamento sanitário. 33,33% dos moradores viviam de favor ou de aluguel em imóveis com área de até 10m². O contingente adulto era formado por funcionários da prefeitura (garis), pescadores, extratores, lavadeiras, domésticas, trabalhadores rurais e outros sem profissão definida, tendo grau de instrução, no máximo, até o 1º grau e forte presença de analfabetos.

16 UHE ITAPEBI Projeto de Remanejamento e Monitoramento da População Diretamente Atingida. Os objetivos desse subprograma eram: remanejar todas as famílias cujas condições de moradia forem inviabilizadas pela formação do reservatório do AHE Itapebi na cidade de Salto da Divisa; proporcionar a participação da população local, das entidades representativas da comunidade e da prefeitura de Salto da Divisa no processo de planejamento das ações propostas para a mitigação das interferências previstas; facilitar a compreensão de possíveis interferências não previstas, identificadas especialmente através de interfaces com a sociedade, de modo a agilizar soluções.

17 UHE ITAPEBI O reassentamento da população afetada foi feita de modo a assegurar a essas pessoas moradias em situação bastante superior a que elas desfrutavam, mesmo para aquelas não proprietárias, além de toda uma infra-estrutura de água tratada, luz, saneamento básico, melhorando significativamente a qualidade de vida dessa comunidade. As residências foram construídas em área escolhida pela população, seu projeto foi aprovado pelos moradores, bem como a escolha dos equipamentos de lazer, educação e esporte. Assim, foram disponibilizados: posto de saúde, salas para préescola e creche, centro comunitário, quadras esportivas, coreto, praças com jogos em área pavimentada e urbanizada, onde foram privilegiados os materiais e espécies de plantas locais, de modo a se preservar a harmonia arquitetônica e paisagística da cidade.

18

19

20

21 Estação elevatória na área do Lava- Pés Lagoa de estabilização

22 UHE ITAPEBI Bairro Vila União

23 CONSIDERAÇÕES FINAIS Observa-se que houve uma significativa melhoria na qualidade ambiental urbana da população ribeirinha de Salto da Divisa MG. A população pode, atualmente, desfrutar de moradias em um ambiente confortável, salubre e com toda infraestrutura necessária para sua qualidade vida. Entretanto, o trabalho de mudança e adaptação da população não finda com o reassentamento. Todo um suporte precisa ser dado à estas famílias, com manutenção das residências e da infraestrutura urbana.

24 CONSIDERAÇÕES FINAIS O que se observa também, é que muitas famílias reassentadas no Bairro Vila União, cerca de 40% delas, venderam suas casas no bairro e voltaram a viver em ambientes precários de habitação e infraestrutura urbana. Isso possivelmente deve ter ocorrido porque o Município é carente no que tange a geração de emprego e renda para população, permitindo com que as famílias se desfaçam de seus bens para atender às suas necessidades básicas, como alimentação e saúde.

25 CONSIDERAÇÕES FINAIS Logo, nota-se que houve uma melhoria da qualidade ambiental urbana da população diretamente atingida em Salto da Divisa-MG após a implantação da usina hidrelétrica de Itapebi. Entretanto, observa-se a necessidade do fortalecimento das políticas públicas que englobe alternativas eficazes para a geração de emprego e renda para população.

26 OBRIGADO! Charlene Luz Luiz Roberto Santos Moraes

METODOLOGIA PARA A IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE REASSENTAMENTO URBANO O CASO DO AHE ITAPEBI RIO JEQUITINHONHA /MG-BA. Afranio Benjoino Gavião

METODOLOGIA PARA A IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE REASSENTAMENTO URBANO O CASO DO AHE ITAPEBI RIO JEQUITINHONHA /MG-BA. Afranio Benjoino Gavião T94 A07 METODOLOGIA PARA A IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE REASSENTAMENTO URBANO O CASO DO AHE ITAPEBI RIO JEQUITINHONHA /MG-BA Afranio Benjoino Gavião ITAPEBI GERAÇÃO DE ENERGIA S/A Cassiano José Souza da

Leia mais

UHE SINOP LICENCIAMENTO AMBIENTAL E LIÇÕES APRENDIDAS NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO JUNHO

UHE SINOP LICENCIAMENTO AMBIENTAL E LIÇÕES APRENDIDAS NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO JUNHO UHE SINOP LICENCIAMENTO AMBIENTAL E LIÇÕES APRENDIDAS NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO JUNHO - 2017 UHE SINOP - APRESENTAÇÃO GERAL DO PROJETO LOCALIZAÇÃO POTÊNCIA OUTRAS INFORMAÇÕES MUNICÍPIOS

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Francisco C. Donha Filho Engenheiro Civil FURNAS Centrais Elétricas S.A. José Glauber N. Cunha Engenheiro Eletricista SNC Lavalin - Marte INTRODUÇÃO O complexo hidrelétrico

Leia mais

IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO

IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 872 de 08 de maio de 1986. Publicada no DOERJ de 17 de junho de 1986. 1. OBJETIVO

Leia mais

VOLUME II. Plano de Atendimento à População Atingida

VOLUME II. Plano de Atendimento à População Atingida VOLUME II Plano de Atendimento à População Atingida Nota do IBAMA Esta fase do licenciamento ambiental Licença de Instalação se caracteriza pela análise, monitoramento e acompanhamento das ações propostas

Leia mais

PESQUISA SOCIOECONÔMICA COM A POPULAÇÃO DE ENTORNO DA REBIO BOM JESUS

PESQUISA SOCIOECONÔMICA COM A POPULAÇÃO DE ENTORNO DA REBIO BOM JESUS PESQUISA SOCIOECONÔMICA COM A POPULAÇÃO DE ENTORNO DA REBIO BOM JESUS DADOS GERAIS Nome Idade Sexo Contato: Telefone Email Ocupação É aposentado(a)? Relação com a propriedade Proprietário Parente Funcionário

Leia mais

Influência nas parcelas de Monitoramento da Sucessão Vegetacional considerando reservatório na cota 71,3 m

Influência nas parcelas de Monitoramento da Sucessão Vegetacional considerando reservatório na cota 71,3 m Influência nas parcelas de Monitoramento da Sucessão Vegetacional considerando reservatório na cota 71,3 m O subprograma de Monitoramento da Sucessão da Vegetação é parte do programa de Conservação da

Leia mais

Usina Hidrelétrica Belo Monte ,1 MW

Usina Hidrelétrica Belo Monte ,1 MW Usina Hidrelétrica Belo Monte 11.233,1 MW Localização do Empreendimento Projeto Belo Monte Mapa de Localização Projeto Belo Monte CANAL DE DERIVAÇÃO 16 KM Concepção do Projeto após Resolução CNPE - Arranjo

Leia mais

Programa de Melhoria da Qualidade de Vida e da Governança Municipal de Teresina. Teresina (PI), Fevereiro de 2016

Programa de Melhoria da Qualidade de Vida e da Governança Municipal de Teresina. Teresina (PI), Fevereiro de 2016 Programa de Melhoria da Qualidade de Vida e da Governança Municipal de Teresina Teresina (PI), Fevereiro de 2016 1. A SITUAÇÃO ANTES DO PROGRAMA 1. SITUAÇÃO ANTES DO PROGRAMA Enchentes na Zona Norte 1.

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA (AAI) DA BACIA DO RIO TIJUCO MINAS GERAIS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA (AAI) DA BACIA DO RIO TIJUCO MINAS GERAIS TERMO DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA (AAI) DA BACIA DO RIO TIJUCO MINAS GERAIS O presente Termo de Referência visa a orientar a elaboração de estudo para AVALIAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA

Leia mais

A AÇÃO DE UM CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL, FRENTE ÀS PENDENCIAS DAS MITIGAÇÕES DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DA IMPLANTAÇÃO DE UMA UHE: UM ESTUDO DE CASO.

A AÇÃO DE UM CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL, FRENTE ÀS PENDENCIAS DAS MITIGAÇÕES DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DA IMPLANTAÇÃO DE UMA UHE: UM ESTUDO DE CASO. CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO LAGO DA UHE LAJEADO A AÇÃO DE UM CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL, FRENTE ÀS PENDENCIAS DAS MITIGAÇÕES DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DA IMPLANTAÇÃO DE UMA UHE: UM ESTUDO DE CASO. João Pessoa,

Leia mais

Restauração florestal em APP - caso Ceran. Sandro Vaccaro Coord. de Meio Ambiente Cia. Energética Rio das Antas

Restauração florestal em APP - caso Ceran. Sandro Vaccaro Coord. de Meio Ambiente Cia. Energética Rio das Antas Restauração florestal em APP - caso Ceran Sandro Vaccaro Coord. de Meio Ambiente Cia. Energética Rio das Antas Empreendimento - Localização UHE Castro Alves - Margem Esquerda: Nova Pádua e Flores da Cunha

Leia mais

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - COBESA

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - COBESA I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - COBESA ANÁLISE INTEGRADA DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DA BACIA DO RIO IPITANGA, BAHIA, BRASIL Charlene Luz, MSc (SENAI/CETIND) Luiz Roberto

Leia mais

PROGRAMA LAGOAS DO NORTE

PROGRAMA LAGOAS DO NORTE PREFEITURA DE TERESINA PROGRAMA LAGOAS DO NORTE VI Forum Nacional de Defesa Civil Teresina, 10 de setembro/2009 Mal situada a Vila do Poti em lugar insalubre e sujeita a inundação, nos invernos rigorosos

Leia mais

Apresentar alternativas para conciliar geração de energia e os interesses das comunidades locais

Apresentar alternativas para conciliar geração de energia e os interesses das comunidades locais 1 Objetivos Apresentar alternativas para conciliar geração de energia e os interesses das comunidades locais Debater o remanejamento das populações de empreendimentos de energia Propor caminhos para o

Leia mais

14º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

14º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte XXXXXXX Foto 1: Sede do Núcleo de Comunicação Social (NCS) para gerenciamento e supervisão do banco de dados dos cadastros das ligações intradomiciliares de água e esgoto. Foto 2: Equipe de controle de

Leia mais

Usina de Jirau: Mudança vai baratear preço da energia

Usina de Jirau: Mudança vai baratear preço da energia Usina de Jirau: Mudança vai baratear preço da energia O projeto de mudança do eixo da Usina Hidrelétrica Jirau, que está sendo avaliado pelo Ibama, reduz, significativamente, os impactos ambientais, viabiliza

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO SEMPLAN PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E DA GOVERNANÇA MUNICIPAL DE TERESINA FASE II

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO SEMPLAN PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E DA GOVERNANÇA MUNICIPAL DE TERESINA FASE II SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO SEMPLAN PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E DA GOVERNANÇA MUNICIPAL DE TERESINA FASE II OBJETIVOS 1. Melhorar a qualidade de vida da população

Leia mais

ESTUDOS DE VIABILIDADE UHE SINOP

ESTUDOS DE VIABILIDADE UHE SINOP ESTUDOS DE VIABILIDADE UHE SINOP FEVEREIRO 2009 Localização da Bacia Rio Teles Pires Estudos de Inventário - Aproveitamentos Identificados UHE FOZ DO APIACÁS AMAZONAS 208 MATO GROSSO Juara Nova Monte Verde

Leia mais

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental I COBESA

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental I COBESA I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental I COBESA Autores: Alessandra Gomes Lopes Sampaio Silva Antônio Alves Dias Neto Patrícia Campos Borja Luiz Roberto Santos Moraes Salvador, 14 de julho

Leia mais

Saiba Mais. Remanejamento de Pessoas

Saiba Mais. Remanejamento de Pessoas Saiba Mais Remanejamento de Pessoas Você sabia que uma das formas mais antigas de remanejar pessoas é edificando reassentamentos apropriados e que esta prática tem mais de dois mil anos? Você sabia que

Leia mais

Projetos Socioeconômicos

Projetos Socioeconômicos Projetos Socioeconômicos Projetos socioeconômicos Mesmo antes do Brasil implantar uma Política Nacional de Meio Ambiente, a CESP já desenvolvia um pioneiro e criterioso Programa de Remanejamento Populacional.

Leia mais

SALTO DA DIVISA - REMANEJAMENTO DA POPULAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO URBANA

SALTO DA DIVISA - REMANEJAMENTO DA POPULAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO URBANA COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS XXV SEMINÁRIO NACIONAL DE GRANDES BARRAGENS SALVADOR, 12 A 15 DE OUTUBRO DE 2003 T94 - A01 SALTO DA DIVISA - REMANEJAMENTO DA POPULAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO URBANA Eleonora Figueiredo

Leia mais

MUNICÍPIO PASSAGEM FRANCA DO PIAUÍ. 1.1 Caracterização física COORDENADA/DIVISÃO REGIONAL/LIMITE Latitude Longitude

MUNICÍPIO PASSAGEM FRANCA DO PIAUÍ. 1.1 Caracterização física COORDENADA/DIVISÃO REGIONAL/LIMITE Latitude Longitude DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO MUNICÍPIO PASSAGEM FRANCA DO PIAUÍ 1 CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E GEOGRÁFICA 1.1 Caracterização física COORDENADA/DIVISÃO REGIONAL/LIMITE Latitude 05 51 30 Longitude 42 26 23 Microrregião

Leia mais

Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná

Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná Curitiba, Outubro de 2017 1 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Resolução Conjunta SEMA/IAP n 09 de 03 de novembro

Leia mais

Programa de Educação Ambiental para Trabalhadores

Programa de Educação Ambiental para Trabalhadores Programa de Educação Ambiental para Trabalhadores Governo Federal Ministérios dos Transportes, Portos e Aviação Civil Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes DNIT Consórcio SETEP/IVAÍ/SOTEPA

Leia mais

Apresentação do resultado dos Estudos de Inventário Hidrelétrico do rio Uruguai - trecho binacional entre Argentina e Brasil

Apresentação do resultado dos Estudos de Inventário Hidrelétrico do rio Uruguai - trecho binacional entre Argentina e Brasil Apresentação do resultado dos Estudos de Inventário Hidrelétrico do rio Uruguai - trecho binacional entre Argentina e Brasil Eletrobras Diretoria de Geração Superintendência de Geração Porto Mauá, 11 de

Leia mais

Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop 7ª Reunião da Comissão de Monitoramento Socioeconômico 06 de abril de 2016

Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop 7ª Reunião da Comissão de Monitoramento Socioeconômico 06 de abril de 2016 Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop 7ª Reunião da Comissão de Monitoramento Socioeconômico 06 de abril de 2016 AGENDA 08:30 Boas vindas / Apresentação 08:45 Pauta da Reunião: Apresentação do Vídeo Institucional;

Leia mais

Companhia Hidrelétrica Teles Pires Usina Hidrelétrica Teles Pires. Energia Eficiente!

Companhia Hidrelétrica Teles Pires Usina Hidrelétrica Teles Pires. Energia Eficiente! Companhia Hidrelétrica Teles Pires Usina Hidrelétrica Teles Pires Energia Eficiente! COMPOSIÇÃO ACIONÁRIA A UHE Teles Pires tem sua estruturação acionária formada pelas seguintes empresas do setor elétrico

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DO RIO PARAGUAÇU E AFLUENTES, BAHIA, BRASIL

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DO RIO PARAGUAÇU E AFLUENTES, BAHIA, BRASIL I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - COBESA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DO RIO PARAGUAÇU E AFLUENTES, BAHIA, BRASIL Márcia de Andrade Macêdo, Esp. (SENAI/CETIND) Charlene

Leia mais

Uso da Avaliação Ambiental Integrada para viabilização de empreendimentos hidrelétricos Bacia do rio Chapecó LASE 2016

Uso da Avaliação Ambiental Integrada para viabilização de empreendimentos hidrelétricos Bacia do rio Chapecó LASE 2016 Uso da Avaliação Ambiental Integrada para viabilização de empreendimentos hidrelétricos Bacia do rio Chapecó LASE 2016 São Paulo, 06 de setembro de 2016 Empresas envolvidas Histórico Metodologia Resultados

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE. Servidores municipais: Resp. SASB:

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE. Servidores municipais: Resp. SASB: PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE Servidores municipais: Resp. SASB: Tabela Erro! Nenhum texto com o estilo especificado foi encontrado no documento..1 - Checklist para levantamento de informações

Leia mais

A SITUAÇÃO DA DRENAGEM PLUVIAL URBANA NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA, BA, BRASIL

A SITUAÇÃO DA DRENAGEM PLUVIAL URBANA NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA, BA, BRASIL Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental Área de Concentração: Saneamento Ambiental A SITUAÇÃO DA DRENAGEM PLUVIAL URBANA NO MUNICÍPIO DE

Leia mais

Análise Territorial do Conjunto Habitacional do Monte Verde Florianópolis - SC

Análise Territorial do Conjunto Habitacional do Monte Verde Florianópolis - SC Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Arquitetura e Urbanismo Disciplina : Teoria Urbana Acadêmicas: Ana Luiza Tomasi, Natália Moneró, Greice Merin Moresco, Thiele Londero. Análise Territorial

Leia mais

UHE Bem Querer EIA/Rima: reuniões públicas informativas início dos estudos

UHE Bem Querer EIA/Rima: reuniões públicas informativas início dos estudos UHE Bem Querer EIA/Rima: reuniões públicas informativas início dos estudos 23 a 28 de julho de 2018 Proposta de agenda 18:00 Abertura Qual o objetivo da reunião pública? Quem é a EPE? Em que fase dos estudos

Leia mais

GRANDES OBRAS NA AMAZÔNIA:

GRANDES OBRAS NA AMAZÔNIA: MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA SECRETARIA EXECUTIVA Assessoria Especial de Meio Ambiente GRANDES OBRAS NA AMAZÔNIA: Aprendizados e Diretrizes GT sobre Deslocamentos Compulsórios DESAFIOS NO DESLOCAMENTO

Leia mais

Experiências em manejo de bacias na América do Sul

Experiências em manejo de bacias na América do Sul UFRRJ Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais Disciplina: IF1103 - Tópicos em Manejo de Bacias Hidrográficas Seminário: Experiências em manejo de bacias na América do Sul País: PARAGUAI

Leia mais

Gerenciamento Social no Metrô de São Paulo. Reassentamento de Famílias e Indivíduos Vulneráveis Atingidos pela Expansão

Gerenciamento Social no Metrô de São Paulo. Reassentamento de Famílias e Indivíduos Vulneráveis Atingidos pela Expansão Gerenciamento Social no Metrô de São Paulo Reassentamento de Famílias e Indivíduos Vulneráveis Atingidos pela Expansão 18ª Semana de Tecnologia Metroferroviária São Paulo 13 de Setembro de 2012 setembro

Leia mais

DIAGNÓSTICO DO SANEAMENTO BÁSICO REALIZADO NOS BAIRROS VILA DA AMIZADE, OLARIA NORTE E SÃO LUIZ I, NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA - PA

DIAGNÓSTICO DO SANEAMENTO BÁSICO REALIZADO NOS BAIRROS VILA DA AMIZADE, OLARIA NORTE E SÃO LUIZ I, NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA - PA DIAGNÓSTICO DO SANEAMENTO BÁSICO REALIZADO NOS BAIRROS VILA DA AMIZADE, OLARIA NORTE E SÃO LUIZ I, NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA - PA Danilo Epaminondas Martins e Martins 1 Wilker Caminha dos Santos

Leia mais

GESTÃO DO CRESCIMENTO URBANO: PROTEÇÃO DE MANANCIAIS E RECUPERAÇÃO URBANA. 5 de Dezembro de 2012

GESTÃO DO CRESCIMENTO URBANO: PROTEÇÃO DE MANANCIAIS E RECUPERAÇÃO URBANA. 5 de Dezembro de 2012 GESTÃO DO CRESCIMENTO URBANO: PROTEÇÃO DE MANANCIAIS E RECUPERAÇÃO URBANA 5 de Dezembro de 2012 GESTÃO DO CRESCIMENTO URBANO: PROTEÇÃO DE MANANCIAIS E RECUPERAÇÃO URBANA CONTEÚDO 1. A REGIÃO METROPOLITANA

Leia mais

IT-1835.R-1 INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTOS SANITÁRIOS

IT-1835.R-1 INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTOS SANITÁRIOS IT-1835.R-1 INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTOS SANITÁRIOS Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 2.237, de 28 de maio de 1991. Publicada no DOERJ de

Leia mais

Programa de Aceleração do Crescimento em Rondônia

Programa de Aceleração do Crescimento em Rondônia 1 CAPÍTULO Programa de Aceleração do Crescimento em Rondônia Criado em 2007 pelo Governo Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) promoveu a retomada do planejamento e da execução de grandes

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DADOS DA HABITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MANHUAÇU/MG. Lidiane Espindula

AVALIAÇÃO DE DADOS DA HABITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MANHUAÇU/MG. Lidiane Espindula AVALIAÇÃO DE DADOS DA HABITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MANHUAÇU/MG Lidiane Espindula 1 Mestre em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Espírito Santo, espindulaprojetos@gmail.com Resumo- Esta pesquisa

Leia mais

Características da UHE Belo Monte

Características da UHE Belo Monte Realização: Patrocínio: Características da UHE Belo Monte NORTE ENERGIA S.A. CASA DE FORÇA PRINCIPAL (Sítio Belo Monte) Potência: 11.000 MW (18 x 611,11 MW). Garantia física: 4.419 MW médios. 1ª Unidade

Leia mais

APRESENTAR UMA SÍNTESE DOS RESULTADOS DO PMSB; INFORMAR OS PRÓXIMOS PASSOS DO PMSB.

APRESENTAR UMA SÍNTESE DOS RESULTADOS DO PMSB; INFORMAR OS PRÓXIMOS PASSOS DO PMSB. TERESINA PI MOSTRAR COMO FOI O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PMSB TERESINA- ; APRESENTAR UMA SÍNTESE DOS RESULTADOS DO PMSB; INFORMAR OS PRÓXIMOS PASSOS DO PMSB. Etapas Atividades Datas Etapa 1 Etapa 2 Reunião

Leia mais

(VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS)

(VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) (VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) Descrição do Indicador de Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios da Área de Influência Direta da UHE Belo Monte (por ponderada da região)

Leia mais

A SITUAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA NO BRASIL

A SITUAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA NO BRASIL A SITUAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA NO BRASIL As usinas movidas a vento devem se tornar a segunda fonte mais importante do país em 2019 marcusdealmeidalima@gmail.com Histórico O Brasil é um país cuja produção

Leia mais

NOSSA MISSÃO É GARANTIR A SUA FONTE DE VIDA

NOSSA MISSÃO É GARANTIR A SUA FONTE DE VIDA NOSSA MISSÃO É GARANTIR A SUA FONTE DE VIDA EDUCAÇÃO: Programa de Educação e Valorização da Água SAMAE & Secretária Municipal de Educação; Objetivo: Conscientização (interativa e dinâmica): Uso adequado

Leia mais

Edilene Américo Silva Doutoranda em Geografia - Universidade de Brasília

Edilene Américo Silva Doutoranda em Geografia - Universidade de Brasília Edilene Américo Silva Doutoranda em Geografia - Universidade de Brasília edileneamerico@hotmail.com José Luis Santos Neto CEB Distribuição jluisneto@uol.com.br Fernando Luiz Araújo Sobrinho Prof. Doutor

Leia mais

UHE CASTANHEIRA. Estudo de Impacto Ambiental - EIA. Juara, Setembro de 2015

UHE CASTANHEIRA. Estudo de Impacto Ambiental - EIA. Juara, Setembro de 2015 UHE CASTANHEIRA Estudo de Impacto Ambiental - EIA Juara, Setembro de 2015 Identificação do Consórcio Consultor - Consultoria: Ambiental, Engenharia, Gestão de Projetos; - Atua no Brasil e Exterior; - ISO

Leia mais

NORTE ENERGIA S.A 1 APRESENTAÇÃO

NORTE ENERGIA S.A 1 APRESENTAÇÃO NORTE ENERGIA S.A 1 APRESENTAÇÃO De forma a atender aos dispositivos legais para procedimento de Autorização de Supressão Vegetal visando o uso alternativo de solo no âmbito do processo de licenciamento

Leia mais

ESGOTAMENTO SANITÁRIO AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE ARROIO GRANDE/RS

ESGOTAMENTO SANITÁRIO AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE ARROIO GRANDE/RS ESGOTAMENTO SANITÁRIO AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE ARROIO GRANDE/RS Cauana Schumann cauanaschumann@gmail.com Mateus Torres Nazari nazari.eas@gmail.com Carliana Rouse Favretto

Leia mais

COPASA Divisão de Saneamento Rural

COPASA Divisão de Saneamento Rural VII SEMINÁRIO NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL EXPERIÊNCIAS DO SANEAMENTO RURAL MINAS GERAIS COPASA Divisão de Saneamento Rural Eng.º José Maurício Resende Novembro/2014 OBJETIVO DO SANEAMENTO RURAL Desenvolver

Leia mais

ANÁLISE CARTOGRÁFICA DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE POUSO ALEGRE/MG

ANÁLISE CARTOGRÁFICA DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE POUSO ALEGRE/MG ANÁLISE CARTOGRÁFICA DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE POUSO ALEGRE/MG Maria Itaiana Ferreira de Moraes 1 ; Thiago César Frediani Sant Ana 2 RESUMO: A vida social do homem está vinculada a ação de interação

Leia mais

Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Usina Hidrelétrica de Belo Monte Usina Hidrelétrica de Belo Monte Equipe André Karadi Bárbara Rezende Carolina Barbosa José Francisco Thomas Pelegatti 2 Objetivo O objetivo deste relatório é apresentar os resultados das etapas de identificação,

Leia mais

I COBESA INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE REDES CONDOMINIAIS DE ESGOTO : PROPOSTA DE DISCUSSÃO CONCEITUAL NA UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICO E PRIVADO

I COBESA INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE REDES CONDOMINIAIS DE ESGOTO : PROPOSTA DE DISCUSSÃO CONCEITUAL NA UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICO E PRIVADO I COBESA INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE REDES CONDOMINIAIS DE ESGOTO : PROPOSTA DE DISCUSSÃO CONCEITUAL NA UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICO E PRIVADO Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica MESTRADO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA O PLANO DIRETOR: REGIONAL CAJURU 24/03/2014 CURITIBA MARÇO/2014 Propostas do dia 24

Leia mais

Companhia Hidrelétrica Teles Pires Usina Hidrelétrica Teles Pires. Energia Eficiente!

Companhia Hidrelétrica Teles Pires Usina Hidrelétrica Teles Pires. Energia Eficiente! Companhia Hidrelétrica Teles Pires Usina Hidrelétrica Teles Pires Energia Eficiente! COMPOSIÇÃO ACIONÁRIA A UHE Teles Pires tem sua estruturação formada pelas maiores empresas do setor elétrico brasileiro

Leia mais

Disposições do Código Florestal Parte 2

Disposições do Código Florestal Parte 2 Instrumentos da legislação ambiental aplicáveis aos sistemas de infraestrutura Disposições do Código Florestal Parte 2 AUT 192 novembro de 2015 Principais determinações gerais do CF Florestas e demais

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MUNICIPAL DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MUNICIPAL DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MUNICIPAL DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Na cidade do Rio de Janeiro o serviço de esgotamento sanitário não é eficiente e apresenta um baixo grau de cobertura.

Leia mais

EIXO 1. Por uma cidade justa e inclusiva O DIREITO À CIDADE AOS SEGMENTOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA, VULNERÁVEIS E DISCRIMINADOS HISTORICAMENTE.

EIXO 1. Por uma cidade justa e inclusiva O DIREITO À CIDADE AOS SEGMENTOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA, VULNERÁVEIS E DISCRIMINADOS HISTORICAMENTE. EIXO GARANTIR Por uma cidade justa e inclusiva O DIREITO À CIDADE AOS SEGMENTOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA, VULNERÁVEIS E DISCRIMINADOS HISTORICAMENTE. Manutenção para as Zonas Especiais de Interesse Social

Leia mais

Congresso Ambiental. Regime Jurídico das APPs no Código Florestal de 2012 Entendimentos técnicos e jurídicos do IBAMA

Congresso Ambiental. Regime Jurídico das APPs no Código Florestal de 2012 Entendimentos técnicos e jurídicos do IBAMA Regime Jurídico das APPs no Código Florestal de 2012 Entendimentos técnicos e jurídicos do IBAMA Congresso Ambiental Marcel Edvar Simões Procurador-Chefe Substituto do IBAMA em São Paulo Coordenador do

Leia mais

LIMPEZA DA ÁREA DE IMPLANTAÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA ITÁ

LIMPEZA DA ÁREA DE IMPLANTAÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA ITÁ LIMPEZA DA ÁREA DE IMPLANTAÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA ITÁ Carlos Bianco Arquiteto, vem desenvolvendo atividades na área de meio ambiente desde 1978, estando atualmente na Divisão de Implementação de Reservatórios,

Leia mais

ANEXO C Exemplo de Protocolo de Auditoria Ambiental para Identificação de Aspectos Ambientais

ANEXO C Exemplo de Protocolo de Auditoria Ambiental para Identificação de Aspectos Ambientais ANEXO C Exemplo de Protocolo de Auditoria Ambiental para Identificação de Aspectos Ambientais PROTOCOLO DE AUDITORIA AMBIENTAL PARTE 1 IDENTIFICAÇÃO EMPREENDIMENTO: LOCALIZAÇÃO: DATA: PERÍODO: Início:

Leia mais

Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Política de Investimentos Sociais da Fundação Vale - Vale.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Política de Investimentos Sociais da Fundação Vale - Vale. Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Política de Investimentos Sociais da Fundação Vale - Vale. Eric Font - Fundação Vale Gerente de Responsabilidade Social - MG Sustentabilidade e Responsabilidade

Leia mais

ANEXO II TABELA I Categorias de Uso

ANEXO II TABELA I Categorias de Uso R-I R-II R-III R-IV R-V R-VI Uso Rural Agrosilvopastoril Compreende as atividades de agricultura, silvicultura, criação de animais e extração vegetal, incluindo as atividades realizadas pela agroindústria,

Leia mais

DIAGNÓSTICO DO SANEAMENTO BÁSICO RURAL NO MUNICÍPIO DE PORTO DO MANGUE/RN, SEMIÁRIDO BRASILEIRO

DIAGNÓSTICO DO SANEAMENTO BÁSICO RURAL NO MUNICÍPIO DE PORTO DO MANGUE/RN, SEMIÁRIDO BRASILEIRO DIAGNÓSTICO DO SANEAMENTO BÁSICO RURAL NO MUNICÍPIO DE PORTO DO MANGUE/RN, SEMIÁRIDO BRASILEIRO Allan Viktor da Silva Pereira (1); Gabriela Nogueira Cunha (1); Jose Paiva Lopes Neto (2); Leonardo Almeida

Leia mais

Licenciamento Ambiental no Brasil 35 empreendimentos 9 tipologia. Andrea Hafner 20/06/2018

Licenciamento Ambiental no Brasil 35 empreendimentos 9 tipologia. Andrea Hafner 20/06/2018 Licenciamento Ambiental no Brasil 35 empreendimentos 9 tipologia Andrea Hafner 20/06/2018 1 Estudo de Caso Tipologia 2001 a 2007 2008 a 2014 Total Ferrovias 1 3 4 Duto 2 3 5 Linha de 0 5 5 Transmissão

Leia mais

Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais: 3 Seminário de Rotas Tecnológicas 21/09/2015

Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais: 3 Seminário de Rotas Tecnológicas 21/09/2015 Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais: 3 Seminário de Rotas Tecnológicas 21/09/2015 Emissões de GEE (MTeqCO 2 ) CONTEXTO FEDERAL Arcabouços legais Política Nacional sobre Mudança do Clima

Leia mais

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 12.6 DIRETRIZES AMBIENTAIS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO RELATÓRIO AMBIENTAL PRÉVIO

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 12.6 DIRETRIZES AMBIENTAIS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO RELATÓRIO AMBIENTAL PRÉVIO MÓDULO DIRETRIZES AMBIENTAIS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO VERSÃO 2018 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO... 4 2.1 LOCALIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO...

Leia mais

Estudos sobre os. AHE Garabi e AHE Panambi. Reuniões sobre os Cadastros Socioeconômico e Imobiliário

Estudos sobre os. AHE Garabi e AHE Panambi. Reuniões sobre os Cadastros Socioeconômico e Imobiliário Estudos sobre os AHE Garabi e AHE Panambi Reuniões sobre os Cadastros Socioeconômico e Imobiliário Setembro/ Outubro de 2014. Tratado para Aproveitamento dos Recursos Hídricos Compartilhados dos Trechos

Leia mais

Instrução Normativa 33/2014 do Ministério das Cidades

Instrução Normativa 33/2014 do Ministério das Cidades OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS Instrução Normativa 33/2014 do MARCUS VINÍCIUS REGO Diretor de Gestão de Risco e Reabilitação Urbana reab@cidades.gov.br Brasília, 15 de setembro de 2017 OBJETIVO: IN 33/2014

Leia mais

Planejamento Territorial e Saneamento Integrado

Planejamento Territorial e Saneamento Integrado Novos Consórcios Públicos: Alternativas para a Gestão do Saneamento Ambiental Gestão das Águas Planejamento Territorial e Saneamento Integrado Ricardo de Sousa Moretti ricardo.moretti@ufabc.edu.br Desafios

Leia mais

UHE São Manoel. Aspectos socioambientais da implantação de empreendimentos de geração na fronteira amazônica.

UHE São Manoel. Aspectos socioambientais da implantação de empreendimentos de geração na fronteira amazônica. UHE São Manoel Aspectos socioambientais da implantação de empreendimentos de geração na fronteira amazônica. Composição Acionária 33% EDP Energias do Brasil 33% Eletrobras Furnas 33% China Three Gorges

Leia mais

DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS RESULTANTES DA IMPLANTAÇÃO DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UFCG EM POMBAL PB

DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS RESULTANTES DA IMPLANTAÇÃO DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UFCG EM POMBAL PB DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS RESULTANTES DA IMPLANTAÇÃO DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UFCG EM POMBAL PB Felipe Cordeiro de Lima (1) Graduando em Engenharia Ambiental, pelo Centro de Ciências

Leia mais

Caderno de Questões Arquitetura: Planejamento Urbano e Legislação Urbana Vol.1 Didática Editorial Materiais Específicos para Concursos Públicos

Caderno de Questões Arquitetura: Planejamento Urbano e Legislação Urbana Vol.1 Didática Editorial Materiais Específicos para Concursos Públicos 68.(TJ-PA/VUNESP/2014) Em cidades brasileiras, tem ocorrido que bairros bem localizados e dotados de infraestrutura, originalmente ocupados por famílias de baixa renda, sofram um processo de substituição

Leia mais

Plano de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O plano de bacias tem como objetivo a programação de ações no âmbito de cada bacia hidrográfica.

Plano de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O plano de bacias tem como objetivo a programação de ações no âmbito de cada bacia hidrográfica. Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD - 2537 Água em Ambientes Urbanos Plano de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco Elídio Nunes Vieira, Henrique Leite Agostinho, Lauro Dela Libera

Leia mais

USINA HIDRELÉTRICA DE AIMORÉS

USINA HIDRELÉTRICA DE AIMORÉS USINA HIDRELÉTRICA DE AIMORÉS A Usina de Aimorés Hidrelétrica Eliezer Batista - está localizada no médio Rio Doce, divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Seu reservatório ocupa áreas dos

Leia mais

ÍNDICE Erro! Indicador não definido.

ÍNDICE Erro! Indicador não definido. ÍNDICE 1. OBJETIVO... Erro! Indicador não definido. 2. POLÍTICA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL... 3 3. PRÉ-CONDIÇÕES DE ACESSO AO CRÉDITO... 3 4. PROGRAMA POE-PIMES-BADESUL... 3 4.1. Critérios de

Leia mais

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO É expressamente proibido qualquer tipo de intervenção em Área de Preservação Permanente. Deverá ser observada rigorosamente a formatação deste formulário,

Leia mais

DIAGNÓSTICO DO SANEAMENTO BÁSICO REALIZADO NOS BAIRROS VILA DA AMIZADE, OLARIA NORTE E SÃO LUIZ I, NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA PA

DIAGNÓSTICO DO SANEAMENTO BÁSICO REALIZADO NOS BAIRROS VILA DA AMIZADE, OLARIA NORTE E SÃO LUIZ I, NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA PA DIAGNÓSTICO DO SANEAMENTO BÁSICO REALIZADO NOS BAIRROS VILA DA AMIZADE, OLARIA NORTE E SÃO LUIZ I, NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA PA Danilo Epaminondas Martins e Martins IFPA, Instituto Federal

Leia mais

INTRODUÇÃO. Objetivo geral

INTRODUÇÃO. Objetivo geral Geoprocessamento aplicado ao Estudo do ICH - Índice de Carência Habitacional para o Município de São Jose dos Campos a partir dos censos demográficos de 2000 e 2010 Thamy Barbara Gioia Disciplina Introdução

Leia mais

Açailândia, 18 de outubro Exmos. Srs. Promotores de Justiça,

Açailândia, 18 de outubro Exmos. Srs. Promotores de Justiça, Açailândia, 18 de outubro 2010 Exmos. Srs. Promotores de Justiça, A Associação de Moradores de Piquiá, a Paróquia São João Batista, a campanha Justiça nos Trilhos, o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos

Leia mais

PORANGABA OBRAS E AÇÕES GESTÕES

PORANGABA OBRAS E AÇÕES GESTÕES PORANGABA OBRAS E AÇÕES GESTÕES 2011-2014 AGRICULTURA E ABASTECIMENTO: Distribuição de Leite: distribuídos 6.120 litros de leite em Jan/2011 Custo: R$ 7 mil, beneficiando 408 famílias carentes, no último

Leia mais

RELATÓRIO FUNDIÁRIO. Relatório fundiário final para fins de solicitação de autorização de enchimento do reservatório da UHE Baixo Iguaçu

RELATÓRIO FUNDIÁRIO. Relatório fundiário final para fins de solicitação de autorização de enchimento do reservatório da UHE Baixo Iguaçu RELATÓRIO FUNDIÁRIO Relatório fundiário final para fins de solicitação de autorização de enchimento do reservatório da UHE Baixo Iguaçu Volume 4 - PROGRAMA DE RELOCAÇÃO DA INFRAESTRUTURA. SUMÁRIO 1. ACOMPANHAMENTO

Leia mais

Seminário - Grandes Construções NOVEMBRO 2011

Seminário - Grandes Construções NOVEMBRO 2011 Seminário - Grandes Construções NOVEMBRO 2011 Potencial Hidrelétrico da Amazônia Amazônia: nova fronteira energética do País Equilíbrio entre aspectos ambientais e a geração 70% do potencial hidrelétrico

Leia mais

Cidades Inclusivas e Integradas: Exemplos de São Paulo

Cidades Inclusivas e Integradas: Exemplos de São Paulo Cidades Inclusivas e Integradas: Exemplos de São Paulo Rio de Janeiro 24/05/2012 SP-URBANISMO Região Metropolitana de São Paulo População RMSP: 20 milhões São Paulo: 11 milhões Desenvolvimento Urbano 1929

Leia mais

FERRAMENTA DE GESTÃO AMBIENTAL - MUNICÍPIO

FERRAMENTA DE GESTÃO AMBIENTAL - MUNICÍPIO PLANO DIRETOR E SANEAMENTO AMBIENTAL FERRAMENTA DE GESTÃO AMBIENTAL - MUNICÍPIO PLANO DIRETOR O Plano Diretor está definido no Estatuto das Cidades como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento

Leia mais

LINHA DE TRANSMISSÃO (LT) 230 KV Ferreira Gomes / Macapá. Energia e desenvolvimento para o Amapá

LINHA DE TRANSMISSÃO (LT) 230 KV Ferreira Gomes / Macapá. Energia e desenvolvimento para o Amapá LINHA DE TRANSMISSÃO (LT) 230 KV Ferreira Gomes / Macapá Energia e desenvolvimento para o Amapá RESERVATÓRIO DE 17,7 KM² Uma das Usinas mais eficientes em relação a área do reservatório e potência instalada.

Leia mais

Objetivo Geral Principais secretarias envolvidas: SMC, SEME, SMMA, SAS, SEMAB, SEHAB, SIURB, SSO, SEMPLA, SMT, SIS, SF, SMA, SJ e GP.

Objetivo Geral Principais secretarias envolvidas: SMC, SEME, SMMA, SAS, SEMAB, SEHAB, SIURB, SSO, SEMPLA, SMT, SIS, SF, SMA, SJ e GP. Plano Plurianual 2.002 2.005 Transformações Urbanas Objetivo Geral Principais secretarias envolvidas: SMC, SEME, SMMA, SAS, SEMAB, SEHAB, SIURB, SSO, SEMPLA, SMT, SIS, SF, SMA, SJ e GP. Melhorar a qualidade

Leia mais

2 Áreas de Preservação Permanente APPs. ATENÇÃO! A vegetação da APP deverá ser mantida!

2 Áreas de Preservação Permanente APPs. ATENÇÃO! A vegetação da APP deverá ser mantida! 2 Áreas de Preservação Permanente APPs CONCEITO: Considera-se APP a área, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica

Leia mais

EDIFICAÇÃO E LOTEAMENTO SUSTENTÁVEIS NO RIO VERMELHO

EDIFICAÇÃO E LOTEAMENTO SUSTENTÁVEIS NO RIO VERMELHO TCCS EDIFICAÇÃO E LOTEAMENTO SUSTENTÁVEIS NO RIO VERMELHO Autora: Gladys Ilka Klein Taparello (UFSC) Orientação: Lisiane Ilha Librelotto, Dra. (UFSC) 180 1. INTRODUÇÃO Muito se fala sobre sustentabilidade

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO FGTS - OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS

REGULAMENTAÇÃO DO FGTS - OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS REGULAMENTAÇÃO DO FGTS - OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS INSTRUÇÕES NORMATIVAS 13/2016 e 33/2014 Os novos parâmetros urbanísticos devem ser definidos com base na expectativa de atração de população e na

Leia mais

Turismo de Habitação Portaria nº 937/2008, de 20 de Agosto

Turismo de Habitação Portaria nº 937/2008, de 20 de Agosto Turismo de Habitação Portaria nº 937/2008, de 20 de Agosto (atualizada em Outubrol 2016) Turismo de habitação 1. Imóvel antigo particular Imóvel que pelo seu valor arquitetónico, histórico ou artístico,

Leia mais

Sociedade da Água Consultoria Ambiental Ltda UHE Baixo Iguaçu Estudo de Impacto Ambiental. Capítulo XIV- Prognóstico Ambiental

Sociedade da Água Consultoria Ambiental Ltda UHE Baixo Iguaçu Estudo de Impacto Ambiental. Capítulo XIV- Prognóstico Ambiental Sociedade da Água Consultoria Ambiental Ltda UHE Baixo Iguaçu Estudo de Impacto Ambiental Capítulo XIV- Prognóstico Ambiental Curitiba, Abril de 2008 XIV - 2 Sumário p. 1 - A região sem o empreendimento...3

Leia mais

Um breve histórico A construção da Igreja da Conceição da Praia incrementou a ocupação do entorno, surgindo as residências dos padres e da população (

Um breve histórico A construção da Igreja da Conceição da Praia incrementou a ocupação do entorno, surgindo as residências dos padres e da população ( Ecovila Manoel Vitorino Um breve histórico A construção da Igreja da Conceição da Praia incrementou a ocupação do entorno, surgindo as residências dos padres e da população (século XVII); A evolução mercantil

Leia mais

Reserva Jardins. Bairro planejado completo.

Reserva Jardins. Bairro planejado completo. Reserva Jardins. Bairro planejado completo. Mais de 6 Milhões de m² de bom gosto, qualidade de vida e funcionalidade Os moradores do Jardins Coimbra contarão com toda a infra estrutura do Reserva Jardins,

Leia mais

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - I COBESA

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - I COBESA I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - I COBESA TECNOLOGIA APROPRIADA E O SISTEMA CONDOMINIAL DE ESGOTO: UMA REVISÃO CONCEITUAL Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica MESTRADO

Leia mais

SITUAÇÃO DO SANEAMENTO DOS DOMICILIOS QUE POSSUEM BANHEIROS DAS ÁREAS RURAIS E URBANAS DAS MESORREGIÕES DO ESTADO DO CEARÁ

SITUAÇÃO DO SANEAMENTO DOS DOMICILIOS QUE POSSUEM BANHEIROS DAS ÁREAS RURAIS E URBANAS DAS MESORREGIÕES DO ESTADO DO CEARÁ SITUAÇÃO DO SANEAMENTO DOS DOMICILIOS QUE POSSUEM BANHEIROS DAS ÁREAS RURAIS E URBANAS DAS MESORREGIÕES DO ESTADO DO CEARÁ Francisco Henrique Ximenes da Cruz (1) Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental

Leia mais