LINHA DE TRANSMISSÃO (LT) 230 KV Ferreira Gomes / Macapá. Energia e desenvolvimento para o Amapá

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LINHA DE TRANSMISSÃO (LT) 230 KV Ferreira Gomes / Macapá. Energia e desenvolvimento para o Amapá"

Transcrição

1 LINHA DE TRANSMISSÃO (LT) 230 KV Ferreira Gomes / Macapá Energia e desenvolvimento para o Amapá

2 RESERVATÓRIO DE 17,7 KM² Uma das Usinas mais eficientes em relação a área do reservatório e potência instalada. REGIME DE OPERAÇÂO TIPO FIO D ÁGUA Isso significa que não haverá alteração na vazão do Rio após a Usina pronta, pois toda a água que chegar no barramento sairá pelas máquinas ou pelo vertedouro. O EMPREENDIMENTO Usina Hidrelétrica Ferreira Gomes Localizada na bacia do Rio Araguari, no município de Ferreira Gomes Energia Capacidade de geração de energia de 252 MW Geração 3 unidades geradoras: Reguladores de Tensão e Velocidade, Turbinas Kaplan e Geradores. Fio d agua Regime de operação tipo fio d agua, que não altera a vazão do Rio. Meio Ambiente Energia limpa, confiável, de fonte renovável e não poluente.

3 FERREIRA GOMES PORTO GRANDE Para disponibilizar a energia gerada na UHE Ferreira Gomes ao Sistema Interligado Nacional se faz necessário a construção da Linha de Transmissão que irá interligar a Usina Hidrelétrica Ferreira Gomes à subestação SE Macapá, localizada na capital do estado, Macapá, no km 09 da BR 156. MACAPÁ A LT terá extensão de 93 quilômetros, passando pelos municípios de Ferreira Gomes e Porto Grande, até chegar em Macapá. No total, serão construídas cerca de 215 torres de transmissão com uma altura média de 30 metros. Linha de Transmissão de Energia 230 kv Ferreira Gomes/Macapá Ligação entre a Usina Hidrelétrica Ferreira Gomes à subestação SE Macapá Extensão 93 Quilômetros Tensão 230 KV $ Faixa de Servidão 40 metros de largura Investimento R$ ,00 Quantidade 215 torres Altura Média 30 metros Localização Municípios de Ferreira Gomes, Porto Grande e Macapá

4 Na implantação da Linha de Transmissão 230 kv Ferreira Gomes/ Macapá, que terá a duração de aproximadamente 08 meses, serão empregadas dois tipos de torres, as autoportantes e as estaiadas. As autoportantes possuem a finalidade de mudança de direção na Linha de Transmissão e as estaiadas tem como função dar suporte aos cabos em linha reta. A construção da LT é importante para o Estado do Amapá, porquê permitirá o escoamento de energia de futuras Hidroelétricas da região.

5 FAIXA DE SERVIDÃO 40 metros de largura Limitada a 20 metros de largura para cada lado do eixo da diretriz da linha Para construção da Linha de Transmissão 230 kv Ferreira Gomes / Macapá será necessário a constituição de uma Faixa de Servidão Administrativa em todo o traçado da Linha de Trasmissão. A Faixa de Servidão é a parte do terreno onde serão implantadas as torres de transmissão e por onde passarão os cabos de energia elétrica. Esta, é devidamente identificada e sinalizada, cujo domínio permanece com o proprietário/possuidor, mas que por questões de segurança tem sua utilização restrita após a conclusão das obras. No caso da LT 230 kv Ferreira Gomes / Macapá, a largura da Faixa de Servidão Administrativa será de 40 metros, sendo 20 metros de largura para cada lado, a contar do eixo da diretriz da linha. Esta distância foi determinada em consonância com o que preconiza a Norma Técnica NBR 5422/1925 Projeto de Linhas Aéreas de Transmissão de Energia Elétrica, da ABNT, que define os parâmetros mínimos para determinação da distância de segurança em função da natureza ou tipo de utilização do terreno. A Faixa de Servidão Administrativa da LT 230 kv Ferreira Gomes/Macapá foi declarada de utilidade pública pela ANEEL Agência Nacional de Energia Elétrica, através da Resolução Autorizativa nº de 22 de janeiro de 2013, publicada no Diário Oficial da União em 25 de fevereiro de 2013.

6 Não é permitido na faixa de servidão: Construções Residenciais ou industriais de qualquer natureza. Instalações e/ou Construções Agropastoris, como granjas, depósitos, chiqueiros e etc. Mineração Atividades de mineração. Estacionamentos Para veículos e/ou máquinas. Comunicação Outdoors ou placas de publicidade, antenas de rádio e/ou TV. Inflamáveis Depósitos para armazenamento de materiais inflamáveis. Esportes ou Lazer Áreas para prática de esportes ou atividades de lazer. Queimadas Realização de queimadas de qualquer natureza. Outros Qualquer outra atividade que ocasione a redução da distância entre os cabos da LT e o solo. Árvores Cultivo de árvores frutíferas ou não, cana-de-açucar, bambu, bananal entre outras.

7 É permitido na faixa de servidão: Cultivo Plantações e culturas de pequeno porte que não perturbem ou prejudiquem o funcionamento e manutenção da LT, desde que respeite a altura mínima de 4 metros entre seu topo e o condutor mais baixo da LT. Solo A preparação de solo para plantio de espécies permitidas, desde que não ultrapasse 40 centímetros de profundidade.

8 PROPRIETÁRIOS DE TERRAS Serão contatados e indenizados Todos os proprietários de terra dos municípios de Ferreira Gomes, Porto Grande e Macapá que terão seus terrenos atingidos pela constituição da Faixa de Servidão Administrativa na construção da Linha de Transmissão serão contatados antes da implantação, para negociação e indenização das áreas e benfeitorias atingidas conforme cada caso, e prestada a devida explicação sobre as condições de uso da terra após o término da construção da LT. O valor da justa indenização de cada propriedade obedecerá rigorosamente os procedimentos avaliatórios e composição dos valores básicos conforme orientação da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, através das seguintes normas vigentes: NBR /2001 Avaliação de Bens Parte I; NBR /2004 Avaliação de Imóveis Rurais

9 PROGRAMAS AMBIENTAIS Plano Básico Ambiental Para a fase de construção da Linha de Transmissão 230 kv Ferreira Gomes/ Macapá, foi elaborado um Plano Básico Ambiental composto por dez programas que permitirão ao empreendedor responsável prevenir, mitigar e compensar os possíveis impactos negativos decorrentes da implantação e operação da LT. Para formulação desses Programas foram realizados estudos ambientais considerando as áreas de influência direta e indireta afetadas pelo empreendimento que compreenderam a análise do meio físico, biótico, antrópico e socioeconômico da região. Desta forma foi possível definir e aplicar as medidas mitigadoras dentro dos Programas que você conhecerá nas páginas seguintes desta cartilha.

10 Conheça os Programas Básicos Ambientais da LT Programa de Controle Ambiental Consiste no controle e monitoramento de todas as fases de construção do empreendimento, permitindo que soluções para eventuais problemas ambientais, decorrentes da execução do projeto, sejam apontadas e implementadas. O PCA contempla um conjunto de recomendações e procedimentos que visam reduzir a geração de resíduos, bem como traçar as diretrizes para o manejo e disposição adequada dos mesmos, de forma a minimizar os impactos ambientais. Programa de Resgate e Monitoramento da Fauna Este programa visa manter a integridade da fauna existente próxima ao traçado da LT 230kv, que ligará a subestação de Ferreira Gomes a subestação Macapá II, através de medidas de afugentamento e resgate da fauna no momento de implantação do empreendimento. Além de que, estabelece as medidas de monitoramento da fauna local com a finalidade de preservação da sua diversidade. Programa de Recuperação do Patrimônio Histórico O objetivo principal desse Programa é realizar o resgate do patrimônio arqueológico encontrado durante os estudos e atividades de implantação realizados, buscando atender a legislação brasileira vigente e produzir conhecimento científico e cultural sobre a arqueologia e história da região. Programa de Monitoramento da Qualidade de Água Superficial O Programa de Monitoramento da Qualidade de Água Superficial visa estabelecer ações para monitorar as condições físicas, químicas e biológicas dos recursos hídricos superficiais que poderão sofrer alterações pela implementação da infraestrutura necessária para execução do empreendimento.

11 Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental O Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental tem como objetivo central o estabelecimento de um fluxo de informações entre o empreendedor e a comunidade atingida pela implantação do empreendimento, buscando a melhoria da qualidade ambiental e de vida das comunidades do entorno, dos operários da obra e demais setores da sociedade. O Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental será de grande importância para sanar dúvidas e repassar informações relevantes para um seguro desenvolvimento dos trabalhos de implantação da LT. Programa de Recuperação de Áreas Degradadas O objetivo deste programa é propor ações que visem recuperar as áreas alteradas pela implantação do empreendimento, tais como, vias de acesso temporárias que, após a implantação da LT não serão utilizadas; áreas de empréstimo e bota-fora, que tenham sido usadas na execução das obras; áreas de montagem/instalação de torres; praças de lançamento de cabos; canteiro de obra e áreas de circulação. O Programa ainda busca a recuperação e estabilidade do solo, o controle de processos erosivos e a regeneração da vegetação. Programa de Instituição da Faixa de Servidão Objetiva definir as ações a serem realizadas pelo empreendedor para estabelecer a faixa de servidão da futura LT, com a finalidade de indenizar de forma justa e dentro dos parâmetros legais os proprietários rurais e urbanos das áreas destinadas à implantação do empreendimento, além de ainda definir os procedimentos à serem adotados durante a abertura e limpeza da faixa de servidão. O público alvo deste programa são os empreendedores, e os proprietários rurais e urbanos afetados pela implantação da Linha de Transmissão Programa de Resgate e Monitoramento da Flora Este subprograma objetiva de forma geral monitorar a vegetação, buscando caracterizá-la de forma resumida, e através de parcerias documentar a flora local e incrementar acervos botânicos, disponibilizando as informações para a comunidade científica. Programa de Controle Programa de da Saúde Pública Monitoramento de Ruídos Este programa visa a implantação O principal objetivo do Programa de estratégias de prevenção e é monitorar e acompanhar os controle da saúde pública por meio níveis de ruído gerados durante a de monitoramento, cursos, palestras implantação da futura LT 230 kv e campanhas a serem promovidos Ferreira Gomes, a fim de verificar se junto às comunidades locais e os níveis de ruído estão de acordo trabalhadores da obra. com o estabelecido pela legislação ambiental vigente.

12 CANAIS DE COMUNICAÇÃO Para tratar sobre assuntos relacionados à construção da Linha de Transmissão 230 kv Ferreira Gomes/Macapá, os interessados podem entrar em contato com a Ferreira Gomes Energia através do contato@fgenergia.com.br, pelos telefones (+55 96) / ou através do nosso site na área correspondente ao Fale Conosco. EXPEDIENTE: Esta cartilha é uma publicação da Ferreira Gomes Energia como parte do Programa de Comunicação Social. Este material foi formulado como estratégia de divulgação da fase de implantação da Linha de Transmissão 230kv Ferreira Gomes/Macapá, do empreendimento UHE Ferreira Gomes. ferreira Gomes Energia S.A: Av. Fab, 1070, sala 509, Centro - Macapá. Coordenação: Ana Carolina Gonçalves Editor Responsável: Naiane Videira dos Santos. TIRAGEM: 3000 exemplares. ALUPAR INVESTIMENTO S.A: Av. Doutor Cardoso de Melo, 1955, São Paulo - SP. MARKETING ALU- PAR: André Schneider Priestch Projeto gráfico e diagramação: Caroline Padilha FOTOS: andresp.com.br.

13 marketing Alupar marketing Alupar FERREIRA GOMES ENERGIA S.A Av. FAB, Nº º Andar - Sala 509 CEP Macapá - AP - Brasil Tel: (+55 96) / contato@fgenergia.com.br

Avaliação de Impacto Ambiental e Licenciamento ambiental. Ana Cristina Pasini da Costa CETESB Diretora de avaliação Ambiental

Avaliação de Impacto Ambiental e Licenciamento ambiental. Ana Cristina Pasini da Costa CETESB Diretora de avaliação Ambiental Avaliação de Impacto Ambiental e Licenciamento ambiental Ana Cristina Pasini da Costa CETESB Diretora de avaliação Ambiental Setor de aval. de Proj. de Transp. Rodoviários Setor de aval.de Proj. de Transp.

Leia mais

Licenciamento Ambiental no Brasil 35 empreendimentos 9 tipologia. Andrea Hafner 20/06/2018

Licenciamento Ambiental no Brasil 35 empreendimentos 9 tipologia. Andrea Hafner 20/06/2018 Licenciamento Ambiental no Brasil 35 empreendimentos 9 tipologia Andrea Hafner 20/06/2018 1 Estudo de Caso Tipologia 2001 a 2007 2008 a 2014 Total Ferrovias 1 3 4 Duto 2 3 5 Linha de 0 5 5 Transmissão

Leia mais

Restauração florestal em APP - caso Ceran. Sandro Vaccaro Coord. de Meio Ambiente Cia. Energética Rio das Antas

Restauração florestal em APP - caso Ceran. Sandro Vaccaro Coord. de Meio Ambiente Cia. Energética Rio das Antas Restauração florestal em APP - caso Ceran Sandro Vaccaro Coord. de Meio Ambiente Cia. Energética Rio das Antas Empreendimento - Localização UHE Castro Alves - Margem Esquerda: Nova Pádua e Flores da Cunha

Leia mais

Sessão 5 Arqueologia no âmbito do Licenciamento Ambiental. Robson Hitoshi Tanaka CPFL Energia Diretoria de Sustentabilidade

Sessão 5 Arqueologia no âmbito do Licenciamento Ambiental. Robson Hitoshi Tanaka CPFL Energia Diretoria de Sustentabilidade Sessão 5 Arqueologia no âmbito do Licenciamento Ambiental Robson Hitoshi Tanaka CPFL Energia Diretoria de Sustentabilidade Atuação em geração, transmissão, distribuição, comercialização de energia, serviços

Leia mais

Micro e Pequenas Centrais Hidrelétricas. Fontes alternativas de energia - micro e pequenas centrais hidrelétricas 1

Micro e Pequenas Centrais Hidrelétricas. Fontes alternativas de energia - micro e pequenas centrais hidrelétricas 1 Micro e Pequenas Centrais Hidrelétricas Fontes alternativas de energia - micro e pequenas centrais hidrelétricas 1 PCH's De acordo com a resolução No. 394-04/12/1998 da ANEEL Agência Nacional de Energia

Leia mais

UHE Bem Querer EIA/Rima: reuniões públicas informativas início dos estudos

UHE Bem Querer EIA/Rima: reuniões públicas informativas início dos estudos UHE Bem Querer EIA/Rima: reuniões públicas informativas início dos estudos 23 a 28 de julho de 2018 Proposta de agenda 18:00 Abertura Qual o objetivo da reunião pública? Quem é a EPE? Em que fase dos estudos

Leia mais

14. Usinas Hidrelétricas

14. Usinas Hidrelétricas Fazem parte das usinas hidrelétricas as estruturas extravasoras, incluindo o canal de fuga e as unidades geradoras, compostas pela casa de máquinas, onde está localizado o conjunto gerador, do qual, por

Leia mais

ANEXO I PORTARIA Nº 421, DE 26 DE OUTUBRO DE RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO-RAS Conteúdo Mínimo

ANEXO I PORTARIA Nº 421, DE 26 DE OUTUBRO DE RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO-RAS Conteúdo Mínimo ANEXO I PORTARIA Nº 421, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011 RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO-RAS Conteúdo Mínimo Este anexo apresenta o conteúdo mínimo para a elaboração do Relatório Ambiental Simplificado-RAS,

Leia mais

8. PLANO DE CONTROLE E MONITORAMENTO AMBIENTAL

8. PLANO DE CONTROLE E MONITORAMENTO AMBIENTAL 8. PLANO DE CONTROLE E MONITORAMENTO AMBIENTAL O plano de controle e monitoramento técnico e ambiental tem como objetivo propor soluções para controlar e/ou atenuar os impactos ambientais adversos gerados

Leia mais

MEDIDAS DE PROTEÇÃO E SEGURANÇA PARA LINHAS DE TRANSMISSÃO

MEDIDAS DE PROTEÇÃO E SEGURANÇA PARA LINHAS DE TRANSMISSÃO 230kV SERRA DA MESA NIQUELÂNDIA BARRO ALTO C2 MEDIDAS DE PROTEÇÃO E SEGURANÇA PARA LINHAS DE TRANSMISSÃO 1 1. A LINHA DE TRANSMISSÃO: A Linha de Transmissão (LT) é responsável por conectar as usinas às

Leia mais

Possuímos uma vasta experiência em diversas áreas no ramo da engenharia, sendo elas:

Possuímos uma vasta experiência em diversas áreas no ramo da engenharia, sendo elas: A EMPRESA Nós somos uma empresa que atua, com solidez, experiência e credibilidade, em diversos setores no ramo da engenharia. Atuamos, desde 1980, em vários estados, mas nossa presença mais forte é no

Leia mais

5.10. Projeto de Segurança e Alerta. Revisão 00 NOV/2013. PCH Dores de Guanhães Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

5.10. Projeto de Segurança e Alerta. Revisão 00 NOV/2013. PCH Dores de Guanhães Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PROGRAMAS AMBIENTAIS 5.10 Projeto de Segurança e Alerta CAPA 5.10 - Projeto de Segurança e Alerta ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1 1.1. Ações já Realizadas... 2 2. Justificativa... 3 3. Objetivos... 3

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental

Plano de Gestão Ambiental Plano de Gestão Ambiental Abril/2017 O Plano de Gestão Ambiental (PGA) apresenta o conjunto de atividades e ferramentas de gerenciamento e monitoramento, adotadas com a finalidade de embasar decisões empresariais

Leia mais

O EMPREENDIMENTO. As obras terão duração estimada em 24 meses, com início previsto para 2018.

O EMPREENDIMENTO. As obras terão duração estimada em 24 meses, com início previsto para 2018. GUIA INFORMATIVO Linha de Transmissão 230kV Xingu Altamira, C1 Linha de Transmissão 230kV Altamira Transamazônica, C2 Linha de Transmissão 230kV Transamazônica Tapajós, C1 Subestação Tapajós 2 GUIA INFORMATIVO

Leia mais

UHE SINOP LICENCIAMENTO AMBIENTAL E LIÇÕES APRENDIDAS NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO JUNHO

UHE SINOP LICENCIAMENTO AMBIENTAL E LIÇÕES APRENDIDAS NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO JUNHO UHE SINOP LICENCIAMENTO AMBIENTAL E LIÇÕES APRENDIDAS NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO JUNHO - 2017 UHE SINOP - APRESENTAÇÃO GERAL DO PROJETO LOCALIZAÇÃO POTÊNCIA OUTRAS INFORMAÇÕES MUNICÍPIOS

Leia mais

MITIGAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM CONSTRUÇÃO DE GERAÇÃO

MITIGAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM CONSTRUÇÃO DE GERAÇÃO MITIGAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM CONSTRUÇÃO DE GERAÇÃO CASE: EROSÕES DA USINA HIDRELÉTRICA DE ITUMBIARA Rodrigo Junqueira Calixto Furnas Centrais Elétricas S.A. UHE ITUMBIARA UHE ITUMBIARA UHE ITUMBIARA

Leia mais

Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná

Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná Curitiba, Outubro de 2017 1 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Resolução Conjunta SEMA/IAP n 09 de 03 de novembro

Leia mais

PREÇO UNIT. CUSTO CUSTO CUSTO CONTA ITEM UN. QUANT. R$ R$ 10³ US$ 10³ $A 10³

PREÇO UNIT. CUSTO CUSTO CUSTO CONTA ITEM UN. QUANT. R$ R$ 10³ US$ 10³ $A 10³ MANUAL DE INVENTÁRIO HIDRELÉTRICO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS TÍTULO: ORÇAMENTO PADRÃO - ESTUDOS FINAIS ARQUIVO 56ope.xls REVISÃO: 1 Data base-dez-2008 1,1771 2,3944 0,6984 PREÇO UNIT. CUSTO CUSTO CUSTO.10.

Leia mais

PREÇO UNIT. CUSTO CUSTO CUSTO CONTA ITEM UN. QUANT. R$ R$ 10³ US$ 10³ $A 10³

PREÇO UNIT. CUSTO CUSTO CUSTO CONTA ITEM UN. QUANT. R$ R$ 10³ US$ 10³ $A 10³ MANUAL DE INVENTÁRIO HIDRELÉTRICO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS TÍTULO: ORÇAMENTO PADRÃO - ESTUDOS FINAIS ARQUIVO 56ope.xls REVISÃO: 1 Data base-dez-2008 1,1771 2,3944 0,6984 PREÇO UNIT. CUSTO CUSTO CUSTO.10.

Leia mais

5º Seminário de Estratégia Para Conservação de Peixes em Minas Gerais. UHE SÃO MANOEL Rio Teles Pires. Novembro de 2017

5º Seminário de Estratégia Para Conservação de Peixes em Minas Gerais. UHE SÃO MANOEL Rio Teles Pires. Novembro de 2017 5º Seminário de Estratégia Para Conservação de Peixes em Minas Gerais UHE SÃO MANOEL Rio Teles Pires Novembro de 2017 USINA HIDRELÉTRICA DE SÃO MANOEL Agradecimentos Gostaria de registrar meus agradecimentos

Leia mais

COMISSÕES. 1ª Reunião

COMISSÕES. 1ª Reunião COMISSÕES 1ª Reunião Sinop, 11 de novembro de 2014 AGENDA 1. Contextualização da UHE Sinop 2. Apresentação do Fórum de Acompanhamento Social FAS 3. Apresentação das Comissões 4. Contextualização dos Programas

Leia mais

Licenciamento ambiental. para sua empresa!

Licenciamento ambiental. para sua empresa! Licenciamento ambiental A FAZ para sua empresa! LICENCIAMENTO AMBIENTAL Buscando um desenvolvimento econômico sustentável ambientalmente, foram criadas as Políticas de Meio Ambiente, as quais, por sua

Leia mais

ANÁLISE DA IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA INSTALAÇÃO DE UM PARQUE EÓLICO EM PEDRA GRANDE/RN. Rafael Fonseca da Costa 1

ANÁLISE DA IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA INSTALAÇÃO DE UM PARQUE EÓLICO EM PEDRA GRANDE/RN. Rafael Fonseca da Costa 1 ANÁLISE DA IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA INSTALAÇÃO DE UM PARQUE EÓLICO EM PEDRA GRANDE/RN Rafael Fonseca da Costa 1 INTRODUÇÃO O Rio Grande do Norte faz parte do hall dos estados

Leia mais

QUEM SOMOS. Empresa de tecnologia e engenharia, especializada em mapeamento 3D, que visa facilitar a gestão e. acompanhamento com precisão - da

QUEM SOMOS. Empresa de tecnologia e engenharia, especializada em mapeamento 3D, que visa facilitar a gestão e. acompanhamento com precisão - da QUEM SOMOS Empresa de tecnologia e engenharia, especializada em mapeamento 3D, que visa facilitar a gestão e acompanhamento com precisão - da execução de projetos. TOPOGRAFIA Ciência que estuda todos os

Leia mais

Aparecida Rosângela Gomes Ernandes Sena Dutra Ernane Lopes Prado Islene Maria Henriques Lima Lucimar Alves da Silva Sirlei Danieli da Silva

Aparecida Rosângela Gomes Ernandes Sena Dutra Ernane Lopes Prado Islene Maria Henriques Lima Lucimar Alves da Silva Sirlei Danieli da Silva Aparecida Rosângela Gomes Ernandes Sena Dutra Ernane Lopes Prado Islene Maria Henriques Lima Lucimar Alves da Silva Sirlei Danieli da Silva Engenharia Ambiental Planejamento e Gestão de Recursos Energéticos

Leia mais

CENTRAIS GERADORAS TERMELÉTRICAS, EÓLICAS, HIDRELÉTRICAS E PCH PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS

CENTRAIS GERADORAS TERMELÉTRICAS, EÓLICAS, HIDRELÉTRICAS E PCH PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS INSTRUÇÕES PARA REQUERIMENTO AO ONS DE PARECER, OU DOCUMENTO EQUIVALENTE, SOBRE ACESSO AO SISTEMA DE TRANSMISSÃO PARA FINS DE CADASTRAMENTO NA EPE COM VISTAS À HABILITAÇÃO TÉCNICA AOS LEILÕES DE ENERGIA

Leia mais

UHE CASTANHEIRA. Estudo de Impacto Ambiental - EIA. Juara, Setembro de 2015

UHE CASTANHEIRA. Estudo de Impacto Ambiental - EIA. Juara, Setembro de 2015 UHE CASTANHEIRA Estudo de Impacto Ambiental - EIA Juara, Setembro de 2015 Identificação do Consórcio Consultor - Consultoria: Ambiental, Engenharia, Gestão de Projetos; - Atua no Brasil e Exterior; - ISO

Leia mais

Programa de Educação Ambiental para Trabalhadores

Programa de Educação Ambiental para Trabalhadores Programa de Educação Ambiental para Trabalhadores Governo Federal Ministérios dos Transportes, Portos e Aviação Civil Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes DNIT Consórcio SETEP/IVAÍ/SOTEPA

Leia mais

É COM VOCÊ. cartilha. Reservatórios: degradação ambiental (?) Meio Ambiente / Série: Água Nº 2 Escassez de chuva ou. Janeiro/ ,00 556,00

É COM VOCÊ. cartilha. Reservatórios: degradação ambiental (?) Meio Ambiente / Série: Água Nº 2 Escassez de chuva ou. Janeiro/ ,00 556,00 cartilha Janeiro/2013 É COM VOCÊ Reservatórios: Meio Ambiente / Série: Água Nº 2 Escassez de chuva ou degradação ambiental (?) 558,00 556,00 Nível máximo operativo 554,00 552,00 550,00 Nível mínimo operativo

Leia mais

CT Comunicado Técnico. Solicitação de fornecimento de energia a sistemas de recarga de veículo elétrico. Diretoria de Engenharia

CT Comunicado Técnico. Solicitação de fornecimento de energia a sistemas de recarga de veículo elétrico. Diretoria de Engenharia CT - 74 Solicitação de fornecimento de energia a sistemas de recarga de veículo elétrico Comunicado Técnico Diretoria de Engenharia Gerência de Padrões, P&D e Eficiência Energética Página 2 de 11 FOLHA

Leia mais

Curso de Engenharia de Manutenção de Linhas de Transmissão - ENGEMAN LT (Recife Novembro de 2007) Ementas das Palestras. Dia 19/11/2007(segunda-feira)

Curso de Engenharia de Manutenção de Linhas de Transmissão - ENGEMAN LT (Recife Novembro de 2007) Ementas das Palestras. Dia 19/11/2007(segunda-feira) Curso de Engenharia de Manutenção de Linhas de Transmissão - ENGEMAN LT (Recife Novembro de 2007) Ementas das Palestras Dia 19/11/2007(segunda-feira) Fundamentos de Projeto de Linhas de Transmissão O Setor

Leia mais

Empreendimentos do Rio Madeira

Empreendimentos do Rio Madeira Empreendimentos do Rio Madeira Sistema de Transmissão Associado (Leilão ANEEL n 007/2008) Abordagem Conceitual AGENDA Introdução Aspectos Gerais Considerações sobre os Empreendimentos de Geração Considerações

Leia mais

DECRETO Nº 3057, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015

DECRETO Nº 3057, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 1 Gabinete do Prefeito DECRETO Nº 3057, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 Dispõe sobre a regulamentação da implementação de piso tátil direcional e de alerta nas calçadas e dá outras providências. O PREFEITO DE

Leia mais

RELATÓRIO AMBIENTAL UHE FERREIRA GOMES. Processo nº /2008 Licença de Operação nº 0317/2014 de 11/07/2014 válida até 11/07/2017 MACAPÁ, AP

RELATÓRIO AMBIENTAL UHE FERREIRA GOMES. Processo nº /2008 Licença de Operação nº 0317/2014 de 11/07/2014 válida até 11/07/2017 MACAPÁ, AP RELATÓRIO AMBIENTAL UHE FERREIRA GOMES Processo nº 32000.1047/2008 Licença de Operação nº 0317/2014 de 11/07/2014 válida até 11/07/2017 MACAPÁ, AP JULHO DE 2017 Licença de Operação: L.O. nº 0317/2014 Processo:

Leia mais

CENTRAIS GERADORAS TERMELÉTRICAS (BIOMASSA E GÁS NATURAL), EÓLICAS, HIDRÁULICAS E PCH PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS

CENTRAIS GERADORAS TERMELÉTRICAS (BIOMASSA E GÁS NATURAL), EÓLICAS, HIDRÁULICAS E PCH PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS INSTRUÇÕES PARA REQUERIMENTO AO ONS DE PARECER OU DOCUMENTO EQUIVALENTE SOBRE ACESSO AO SISTEMA DE TRANSMISSÃO PARA FINS DE CADASTRAMENTO NA EPE COM VISTAS À HABILITAÇÃO TÉCNICA AOS LEILÕES DE ENERGIA

Leia mais

VOLUME II. Plano de Atendimento à População Atingida

VOLUME II. Plano de Atendimento à População Atingida VOLUME II Plano de Atendimento à População Atingida Nota do IBAMA Esta fase do licenciamento ambiental Licença de Instalação se caracteriza pela análise, monitoramento e acompanhamento das ações propostas

Leia mais

Soluções voltadas à sustentabilidade corporativa estratégica

Soluções voltadas à sustentabilidade corporativa estratégica Soluções voltadas à sustentabilidade corporativa estratégica Assessoria ambiental estratégica A Cia Ambiental presta serviços de consultoria, auditoria, elaboração e execução de estudos e programas ambientais.

Leia mais

Gerencia de Planejamento do Sistema GPS FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE ACESSO

Gerencia de Planejamento do Sistema GPS FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE ACESSO A solicitação de acesso é o requerimento formulado pelo acessante que, uma vez entregue à acessada, implica a prioridade de atendimento, de acordo com a ordem cronológica de protocolo. Para acessantes

Leia mais

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL TERMO DE REFÊRENCIA PARA ELABORACÃO DE PROJETO AMBIENTAL DE MATADOUROS, ABATEDOUROS, FRIGORÍFICOS, CHARQUEADOS E DERIVADOS DE ORIGEM ANIMAL Este Termo de Referência visa orientar na elaboração de PROJETO

Leia mais

USINA HIDRELÉTRICA GAMELA

USINA HIDRELÉTRICA GAMELA USINA HIDRELÉTRICA GAMELA NOVEMBRO / 2013 02 Sumário 1 O Empreendedor 2 Etapas Processuais 3 O Projeto 4 Usos Múltiplos da água (HICON) 5 Qualidade da água (ECOLOGY) 6 Conclusão 7 - Agradecimento 3 2.

Leia mais

Perfil Institucional 2019

Perfil Institucional 2019 Perfil Institucional 2019 1 A EMPRESA 2 Missão Executar serviços de projetos, construções de infraestrutura elétrica com excelência, atendendo as expectativas de nossos clientes e construindo relacionamentos

Leia mais

Usinas Hidrelétricas e Integração Regional. Usina Hidrelétrica Jirau

Usinas Hidrelétricas e Integração Regional. Usina Hidrelétrica Jirau Usinas Hidrelétricas e Integração Regional Usina Hidrelétrica Jirau Santa Cruz de La Sierra 04/11/2016 Integração Energética Grande potencial de integração energética devido à abundância de recursos naturais

Leia mais

ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO RAP - Parques Temáticos

ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO RAP - Parques Temáticos 1 Informações iniciais 2 Indentificação do empreendedor Responsável pelo empreendimento: Responsável pelo RAS Caracterização do Empreendimento Localização do empreendimento Quadro de áreas (m²) ROTEIRO

Leia mais

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO REDES DE DISTRIBUIÇÃO CONDIÇÕES ESPECÍFICAS PARA CONDOMÍNIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO REDES DE DISTRIBUIÇÃO CONDIÇÕES ESPECÍFICAS PARA CONDOMÍNIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO PADRÃO TÉCNICO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PT.DT.PDN.03.05.021 PARA CONDOMÍNIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS 01 APROVADO POR PAULO JORGE TAVARES DE LIMA ENGENHARIA - SP SUMÁRIO 1. OBJETIVO...

Leia mais

Apresentação de Itaipu e Furnas. Wilson Komatsu Agosto de 2012

Apresentação de Itaipu e Furnas. Wilson Komatsu Agosto de 2012 Apresentação de Itaipu e Furnas Wilson Komatsu Agosto de 2012 Organização da Apresentação Introdução Itaipu Barragem Geração Furnas Transmissão CA Transmissão CC Observação: dados e imagens desta apresentação

Leia mais

Apresentação de Itaipu e Furnas. Wilson Komatsu Abril de 2017

Apresentação de Itaipu e Furnas. Wilson Komatsu Abril de 2017 Apresentação de Itaipu e Furnas Wilson Komatsu Abril de 2017 Organização da Apresentação Introdução Itaipu Barragem Geração Furnas Transmissão CA Transmissão CC Observação: dados e imagens desta apresentação

Leia mais

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - COBESA

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - COBESA I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - COBESA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL URBANA DA POPULAÇÃO DIRETAMENTE ATINGIDA DE SALTO DA DIVISA, MINAS GERAIS, BRASIL APÓS A IMPLANTAÇÃO DA

Leia mais

Uso de imagens no planejamento, execução e monitoramento de empreendimentos e minimização das intervenções no meio ambiente

Uso de imagens no planejamento, execução e monitoramento de empreendimentos e minimização das intervenções no meio ambiente INFRAESTRUTURA E GESTÃO TERRITORIAL Uso de imagens no planejamento, execução e monitoramento de empreendimentos e minimização das intervenções no meio ambiente 1. O mercado de Sensoriamento Remoto; 2.

Leia mais

Portfólio de Serviços

Portfólio de Serviços Portfólio de Serviços A Marumbi, especializada em Consultoria no ramo de Engenharia Consultoria completa para processos ambientais. que resulta em economia a curto e longo prazo. Ambiental e de Segurança

Leia mais

Uso da Avaliação Ambiental Integrada para viabilização de empreendimentos hidrelétricos Bacia do rio Chapecó LASE 2016

Uso da Avaliação Ambiental Integrada para viabilização de empreendimentos hidrelétricos Bacia do rio Chapecó LASE 2016 Uso da Avaliação Ambiental Integrada para viabilização de empreendimentos hidrelétricos Bacia do rio Chapecó LASE 2016 São Paulo, 06 de setembro de 2016 Empresas envolvidas Histórico Metodologia Resultados

Leia mais

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL EIA

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL EIA ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL EIA COMPLEXO EÓLICO PIAUÍ LAGOA DO BARRO DO PIAUÍ / PI INTERESSADO: ATLANTIC ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. PROCESSOS SEMAR: 001854/14; 001855/14; 001856/14; 001857/14; 001858/14;

Leia mais

A seguir são apresentadas as informações básicas referentes às características técnicas e de operação das UHEs integrantes do Lote C.

A seguir são apresentadas as informações básicas referentes às características técnicas e de operação das UHEs integrantes do Lote C. ANEXO II CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA A EXPLORAÇÃO DAS USINAS HIDRELÉTRICAS INTEGRANTES DO LOTE C O Lote C é composto pelas Usinas Hidrelétricas Garcia, Bracinho, Cedros, Salto e

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Ambiental (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Ambiental (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Ambiental (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Estácio de Sá tem por missão a formação

Leia mais

5.10. Programa de Segurança e Alerta. Revisão 00 NOV/2013. PCH Jacaré Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

5.10. Programa de Segurança e Alerta. Revisão 00 NOV/2013. PCH Jacaré Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PROGRAMAS AMBIENTAIS 5.10 Programa de Segurança e Alerta NOV/2013 CAPA ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1 1.1. Ações já Realizadas... 2 2. Justificativa... 3 3. Objetivos... 4 4. Área de Abrangência... 4

Leia mais

CONHECENDO O SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO PARA PLANEJAR OS ESTUDOS E PROJETOS DE HIDRELÉTRICAS

CONHECENDO O SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO PARA PLANEJAR OS ESTUDOS E PROJETOS DE HIDRELÉTRICAS CONHECENDO O SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO PARA PLANEJAR OS ESTUDOS E PROJETOS DE HIDRELÉTRICAS TE033 - CENTRAIS ELÉTRICAS Andressa Ruviaro Almeida Prof. Dr. Clodomiro Unsihuay Vila INTRODUÇÃO Capitulo 2

Leia mais

Licenciamento e construção de 3 Usinas hidrelétricas no Rio das Antas (Bacia do Jacuí-Guaíba, Estado do Rio Grande do Sul)

Licenciamento e construção de 3 Usinas hidrelétricas no Rio das Antas (Bacia do Jacuí-Guaíba, Estado do Rio Grande do Sul) Passivo ambiental e licenciamento das usinas hidrelétricas e termelétricas (Tópicos especiais em Planejamento Energético - PE 180 turma) Prof. Oswaldo Sevá Licenciamento e construção de 3 Usinas hidrelétricas

Leia mais

GESTÃO DE RESERVATÓRIOS NA CRISE HÍDRICA O Caso da UHE Três Marias

GESTÃO DE RESERVATÓRIOS NA CRISE HÍDRICA O Caso da UHE Três Marias GESTÃO DE RESERVATÓRIOS NA CRISE HÍDRICA O Caso da UHE Três Marias SUMÁRIO 1- Caracterização 2- A abordagem adotada 3- Conclusões e Sugestões Análise das últimas estações chuvosas 2011/2012 2012/2013 2013/2014

Leia mais

Prefeitura Municipal de Arroio do Meio - Departamento do Meio Ambiente/DMA Formulário para Licenciamento Ambiental

Prefeitura Municipal de Arroio do Meio - Departamento do Meio Ambiente/DMA Formulário para Licenciamento Ambiental FORMULÁRIO PARA LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DE BOVINOCULTURA Regularização 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 REQUERENTE: 1.2 ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: 1.3 MUNICÍPIO: CEP: 1.4 ENDEREÇO DO EMPREENDIMENTO: 1.5

Leia mais

Além de uma equipe com ampla experiência em projetos ambientais (LP, LI e LO), a SPIZAETUS AMBIENTAL ainda destaca-se no mercado como empresa de

Além de uma equipe com ampla experiência em projetos ambientais (LP, LI e LO), a SPIZAETUS AMBIENTAL ainda destaca-se no mercado como empresa de APRESENTAÇÃO A SPIZAETUS AMBIENTAL é uma empresa de consultoria que desenvolve e executa projetos ambientais em todas as fases do licenciamento e monitoramento, com o objetivo de atender às demandas no

Leia mais

ESTUDOS DE VIABILIDADE UHE SINOP

ESTUDOS DE VIABILIDADE UHE SINOP ESTUDOS DE VIABILIDADE UHE SINOP FEVEREIRO 2009 Localização da Bacia Rio Teles Pires Estudos de Inventário - Aproveitamentos Identificados UHE FOZ DO APIACÁS AMAZONAS 208 MATO GROSSO Juara Nova Monte Verde

Leia mais

Seminário - Grandes Construções NOVEMBRO 2011

Seminário - Grandes Construções NOVEMBRO 2011 Seminário - Grandes Construções NOVEMBRO 2011 Potencial Hidrelétrico da Amazônia Amazônia: nova fronteira energética do País Equilíbrio entre aspectos ambientais e a geração 70% do potencial hidrelétrico

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Francisco C. Donha Filho Engenheiro Civil FURNAS Centrais Elétricas S.A. José Glauber N. Cunha Engenheiro Eletricista SNC Lavalin - Marte INTRODUÇÃO O complexo hidrelétrico

Leia mais

5.4. Programa de Comunicação Social. Revisão 00 NOV/2013. PCH Senhora do Porto Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

5.4. Programa de Comunicação Social. Revisão 00 NOV/2013. PCH Senhora do Porto Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PROGRAMAS AMBIENTAIS 5.4 Programa de Comunicação Social CAPA ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1 1.1. Ações já Realizadas... 2 2. Justificativa... 4 3. Objetivos... 5 4. Área de Abrangência... 5 5. Metodologia...

Leia mais

Empreendedor: EPL Empresa de Planejamento e Logística Governo Federal / Programa de Parcerias e Investimentos (PPI)

Empreendedor: EPL Empresa de Planejamento e Logística Governo Federal / Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) CONSEMA 19/12/2018 FERROANEL NORTE Empreendedor: EPL Empresa de Planejamento e Logística Governo Federal / Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) Convênio Governo Federal / Estado de São Paulo (2015)

Leia mais

GESTÃO DE TREINAMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Apresentação

GESTÃO DE TREINAMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Apresentação Apresentação A atualização da legislação brasileira referente à prevenção de acidentes do trabalho é uma das ferramentas à disposição de trabalhadores e empregadores para garantir ambientes de trabalho

Leia mais

TECNOLOGIAS DE PROTEÇÃO DA ICTIOFAUNA EM EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS. A.A.Cesário Porto, E.M. de Faria Viana e C. Barreira Martinez.

TECNOLOGIAS DE PROTEÇÃO DA ICTIOFAUNA EM EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS. A.A.Cesário Porto, E.M. de Faria Viana e C. Barreira Martinez. TECNOLOGIAS DE PROTEÇÃO DA ICTIOFAUNA EM EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS Code: 05.008 A.A.Cesário Porto, E.M. de Faria Viana e C. Barreira Martinez. 1 Universidade Federal de Minas Gerais; 2 RBE 21/11/2017

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO (RAS) PARA EMPREENDIMENTOS DESTINADOS À CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL

TERMO DE REFERÊNCIA RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO (RAS) PARA EMPREENDIMENTOS DESTINADOS À CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos TERMO DE REFERÊNCIA RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO (RAS) PARA EMPREENDIMENTOS DESTINADOS À CONSTRUÇÃO

Leia mais

GUANHÃES ENERGIA PCH DORES DE GUANHÃES PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL FASE IMPLANTAÇÃO BMA_GEN_GDN_PCA_01

GUANHÃES ENERGIA PCH DORES DE GUANHÃES PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL FASE IMPLANTAÇÃO BMA_GEN_GDN_PCA_01 GUANHÃES ENERGIA PCH DORES DE GUANHÃES PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL FASE IMPLANTAÇÃO BMA_GEN_GDN_PCA_01 BELO HORIZONTE NOVEMBRO 2013 PCH Dores de Guanhães Plano de Controle Ambiental - PCA 1 - APRESENTAÇÃO

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SUDEMA Superintendência de Administração do Meio Ambiente

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SUDEMA Superintendência de Administração do Meio Ambiente RELAÇAO DE DOCUMENTOS PARA OBTENÇAÕ DE LICENCIAMENTO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO LICENÇA PRÉVIA 1 - Requerimento 2 - Cadastro 3 - Guia de Recolhimento 4 - Cópia da Publicação do Requerimento e da concessão

Leia mais

Implantação e Pavimentação da BR-285/RS/SC Obras e Programas Ambientais. Traçando novos horizontes

Implantação e Pavimentação da BR-285/RS/SC Obras e Programas Ambientais. Traçando novos horizontes Implantação e Pavimentação da BR-285/RS/SC Obras e Programas Ambientais Traçando novos horizontes Vídeo Serra da Rocinha antes das obras Fontes: www.youtube.com/watch?v=v9baakzbi2c, www.youtube.com/watch?v=86fmlmrf3fi,

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Data: 22/07/2016 ETE.ET.001.16 Revisão: 00 Total de páginas: 6 TÍTULO: Contenção e abertura do acesso da torre 544 LT 440 KV Assis Sumaré. CONCESSÃO: ETEO PROJETO: Nome Elaborado

Leia mais

Companhia Hidrelétrica Teles Pires Usina Hidrelétrica Teles Pires. Energia Eficiente!

Companhia Hidrelétrica Teles Pires Usina Hidrelétrica Teles Pires. Energia Eficiente! Companhia Hidrelétrica Teles Pires Usina Hidrelétrica Teles Pires Energia Eficiente! COMPOSIÇÃO ACIONÁRIA A UHE Teles Pires tem sua estruturação formada pelas maiores empresas do setor elétrico brasileiro

Leia mais

PRINCIPAIS MAGNITUDES

PRINCIPAIS MAGNITUDES AH ALTO TÂMEGA / 160 MW (2 grupos) AH DAIVÕES / 118 MW (2 + 1 grupos) AH GOUVÃES / 880 MW (4 grupos - bombagem) O PROJETO REPRESENTA MAIS DE 50% DO OBJETIVO DO PNBEPH UM DOS MAIORES PROJETOS HIDROELÉTRICOS

Leia mais

COMO ELABORAR UM PLANO DE RESPOSTA A EMERGÊNCIAS PRE PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS DA NOVA NR-20

COMO ELABORAR UM PLANO DE RESPOSTA A EMERGÊNCIAS PRE PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS DA NOVA NR-20 COMO ELABORAR UM PLANO DE RESPOSTA A EMERGÊNCIAS PRE PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS DA NOVA NR-20 A nova Norma Regulamentadora NR-20, em seu item 20.14.2, determina que a empresa deve elaborar o plano de resposta

Leia mais

VOLUME IV. Plano de Acompanhamento Geológico/Geotécnico e de Recursos Minerais Plano de Gestão de Recursos Hídricos

VOLUME IV. Plano de Acompanhamento Geológico/Geotécnico e de Recursos Minerais Plano de Gestão de Recursos Hídricos VOLUME IV Plano de Acompanhamento Geológico/Geotécnico e de Recursos Minerais Plano de Gestão de Recursos Hídricos Nota do IBAMA Esta fase do licenciamento ambiental Licença de Instalação se caracteriza

Leia mais

Rua do Horto, 931 Horto Florestal São Paulo CEP Tel.:

Rua do Horto, 931 Horto Florestal São Paulo CEP Tel.: 1. Introdução O presente documento trata de informações referente à zona de amortecimento do Parque Estadual Cantareira. As informações aqui prestadas tem o objetivo de contribuir com a construção do plano

Leia mais

Resumo Público do Plano de Manejo Florestal da Fazenda Citróleo

Resumo Público do Plano de Manejo Florestal da Fazenda Citróleo Resumo Público do Plano de Manejo Florestal da Fazenda Citróleo CITRÓLEO INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ÓLEOS ESSECIAIS LTDA FAZENDA CITRÓLEO BAIRRO TRES PINHEIROS CEP 37.443-000 BAEPENDI / MG CNPJ 51.527.190/0002-11

Leia mais

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GLT 16 14 a 17 Outubro de 2007 Rio de Janeiro - RJ GRUPO III GRUPO DE ESTUDO DE LINHA DE TRANSMISSÃO NOVAS TECNOLOGIAS PARA ESTUDO

Leia mais

Desafios Técnicos e Socioeconômicos da Oferta de Energia

Desafios Técnicos e Socioeconômicos da Oferta de Energia Desafios Técnicos e Socioeconômicos da Oferta de Energia Junho/2015 Ronaldo dos Santos Custódio rcustodio@eletrosul.gov.br Matriz Renovável O problema brasileiro Brasil possui matriz notadamente renovável

Leia mais

da não implantação dos empreendimentos 4-1

da não implantação dos empreendimentos 4-1 1. INTRODUÇÃO 1.1 Localização 1.2 Contexto 1.3 Projeto 1.4 Organização dos Trabalhos 2. INFORMAÇÕES GERAIS 2.1 Empreendedores 2.2 Consultoria Responsável pela Elaboração do EIA/RIMA 2.3 Empresa Responsável

Leia mais

2 Componentes da rede de integração

2 Componentes da rede de integração 2. Componentes da rede de integração 30 2 Componentes da rede de integração Como já descrito anteriormente, o foco desta tese está no problema de planejamento da integração de novas usinas renováveis à

Leia mais

GESTÃO SÓCIO-PATRIMONIAL E AMBIENTAL DE RESERVATÓRIOS DIRETRIZES

GESTÃO SÓCIO-PATRIMONIAL E AMBIENTAL DE RESERVATÓRIOS DIRETRIZES ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS GERADORAS DE ENERGIA ELÉTRICA ABRAGE GRUPO DE TRABALHO DE MEIO AMBIENTE GTMA FORÇA TAREFA GESTÃO SÓCIO-PATRIMONIAL E AMBIENTAL DE RESERVATÓRIOS - FTGSPAR GESTÃO SÓCIO-PATRIMONIAL

Leia mais

Prof: Andréa Estagiária-Docente: Nara Wanderley Pimentel

Prof: Andréa Estagiária-Docente: Nara Wanderley Pimentel Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Área de Engenharia Sanitária e Ambiental Prof: Andréa Estagiária-Docente: Nara Wanderley

Leia mais

Renewable Energy Projects

Renewable Energy Projects Grid Connectivity for Renewable Energy Projects 2nd REFF Latin America 2009 28 de abril de 2009 Roberto Gomes Diretor ONS Operador Nacional do Sistema Elétrico Sumário Estrutura do Setor Elétrico Brasileiro

Leia mais

MEDIDAS MITIGADORAS PARA OS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS EM UM COMPLEXO EÓLICO NO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ-CE

MEDIDAS MITIGADORAS PARA OS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS EM UM COMPLEXO EÓLICO NO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ-CE MEDIDAS MITIGADORAS PARA OS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS EM UM COMPLEXO EÓLICO NO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ-CE Gean Carlos de Sousa*, Thaynon Brendon Pinto Noronha, Daniela da Costa Leite Coelho, Ednardo Pereira

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil. Ciências do Ambiente. Aula 14 Impactos e Riscos Ambientais

Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil. Ciências do Ambiente. Aula 14 Impactos e Riscos Ambientais Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil Ciências do Ambiente Aula 14 Impactos e Riscos Ambientais 2º Semestre/ 2015 1 Etapas importantes: Identificação dos impactos Avaliação e análise dos impactos

Leia mais

SUMÁRIO SUBPROGRAMA DE CONTROLE AMBIENTAL

SUMÁRIO SUBPROGRAMA DE CONTROLE AMBIENTAL SUMÁRIO SUBPROGRAMA DE CONTROLE AMBIENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DAS ESTRUTURAS DO BARRAMENTO 2.4. SUBPROGRAMA DE CONTROLE AMBIENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DAS ESTRUTURAS DO BARRAMENTO... 2.4-2 2.4.1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

Prefeitura Municipal de Correntina publica:

Prefeitura Municipal de Correntina publica: Prefeitura Municipal de Correntina 1 Quinta-feira Ano VII Nº 744 Prefeitura Municipal de Correntina publica: Portaria nº 024/2013 Validade 11 de novembro de 2016. Aviso De Licitação Tomada De Preços Nº

Leia mais

QUADRO RESUMO DA LEI /12 ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE

QUADRO RESUMO DA LEI /12 ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE CÓDIGO FLORESTAL QUADRO RESUMO DA LEI 12.651/12 ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE Eng. Agr. Renata Inês Ramos Eng. Ftal. Irene Tosi Ahmad 1 QUADRO RESUMO DA LEI 12.651/12, alterada pela Lei 12.727/12 ÁREA

Leia mais

GERENCIAMENTO E SUPERVISÃO AMBIENTAL DAS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO DA BR-230/422/PA

GERENCIAMENTO E SUPERVISÃO AMBIENTAL DAS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO DA BR-230/422/PA GERENCIAMENTO E SUPERVISÃO AMBIENTAL DAS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO DA BR-230/422/PA PRESS KIT BR-230: RODOVIA TRANSAMAZÔNICA UM CAMINHO PARA SUSTENTABILIDADE A pavimentação da Rodovia Transamazônica (BR-230)

Leia mais

VULNERABILIDADE AMBIENTAL DO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO

VULNERABILIDADE AMBIENTAL DO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO VULNERABILIDADE AMBIENTAL DO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO RAFAEL VOLQUIND Diretor Técnico 18 de junho de 2015 Porto Alegre RS Brasil Impactos Ambientais Relacionados à Geração e à Transmissão 2 Hídrica

Leia mais

ü Resgatar espécies florestais ameaçadas ou em processo de vulnerabilidade;

ü Resgatar espécies florestais ameaçadas ou em processo de vulnerabilidade; Projetos 1. Reflorestamento: Projetos que visam: ü Minimizar os impactos ambientais; ü Resgatar espécies florestais ameaçadas ou em processo de vulnerabilidade; ü Manutenção da biodiversidade e dos recursos

Leia mais

USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA E ADOÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA E ADOÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA E ADOÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA FINEP FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS UFV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Prof. Enivaldo Minette Dep to. Eng.

Leia mais

os pressupostos para o manejo sustentável da área de entorno dos reservatórios artificiais ocupados por plantas

os pressupostos para o manejo sustentável da área de entorno dos reservatórios artificiais ocupados por plantas A Resolução do CONAMA Nº. 302, de 20 de março de 2002 e os pressupostos para o manejo sustentável da área de entorno dos reservatórios artificiais ocupados por plantas invasoras Introdução Código Florestal

Leia mais

SUMÁRIO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

SUMÁRIO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS SUMÁRIO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS 2.5. PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS... 2.5-2 2.5.1. INTRODUÇÃO... 2.5-2 2.5.2. OBJETIVOS... 2.5-2 2.5.3. RESULTADOS CONSOLIDADOS... 2.5-3

Leia mais

4.1. Programa de Valorização da Beleza Cênica e Aspectos Paisagísticos. Revisão 00 NOV/2013

4.1. Programa de Valorização da Beleza Cênica e Aspectos Paisagísticos. Revisão 00 NOV/2013 PROGRAMAS AMBIENTAIS 4.1 Programa de Valorização da Beleza Cênica e Aspectos Paisagísticos NOV/2013 CAPA ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1 1.1. Ações já Realizadas... 2 2. Justificativa... 3 3. Objetivos...

Leia mais

CENTRAIS GERADORAS EÓLICAS, SOLAR FOTOVOLTAICAS E TERMELÉTRICAS A BIOMASSA.

CENTRAIS GERADORAS EÓLICAS, SOLAR FOTOVOLTAICAS E TERMELÉTRICAS A BIOMASSA. INSTRUÇÕES PARA REQUERIMENTO AO ONS DE PARECER OU DOCUMENTO EQUIVALENTE DE ACESSO AO SISTEMA DE TRANSMISSÃO PARA FINS DE CADASTRAMENTO NA EPE COM VISTAS À HABILITAÇÃO TÉCNICA AO LEILÃO DE ENERGIA DE RESERVA

Leia mais

ESTRUTURAS GEOTÉCNIAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

ESTRUTURAS GEOTÉCNIAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA ESTRUTURAS GEOTÉCNIAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA Ricardo Carneiro NECESSIDADE DE MELHORIA NA GESTÃO PÚBLICA X INCERTEZAS E INSEGURANÇA JURÍDICA + DESLEGALIZAÇÃO CRESCENTE DO DIREITO ASPECTOS AMBIENTAIS

Leia mais

NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: Principais mudanças e implicações. Lei n , de 25 maio de Volume 2 Série Cartilhas ao Produtor

NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: Principais mudanças e implicações. Lei n , de 25 maio de Volume 2 Série Cartilhas ao Produtor NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: Principais mudanças e implicações Lei n 12.651, de 25 maio de 2012 Volume 2 Série Cartilhas ao Produtor 2015 Elaboração Maristela Machado Araujo, Prof a de Silvicultura

Leia mais

Apresentação do resultado dos Estudos de Inventário Hidrelétrico do rio Uruguai - trecho binacional entre Argentina e Brasil

Apresentação do resultado dos Estudos de Inventário Hidrelétrico do rio Uruguai - trecho binacional entre Argentina e Brasil Apresentação do resultado dos Estudos de Inventário Hidrelétrico do rio Uruguai - trecho binacional entre Argentina e Brasil Eletrobras Diretoria de Geração Superintendência de Geração Porto Mauá, 11 de

Leia mais