Análise Territorial do Conjunto Habitacional do Monte Verde Florianópolis - SC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Análise Territorial do Conjunto Habitacional do Monte Verde Florianópolis - SC"

Transcrição

1 Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Arquitetura e Urbanismo Disciplina : Teoria Urbana Acadêmicas: Ana Luiza Tomasi, Natália Moneró, Greice Merin Moresco, Thiele Londero. Análise Territorial do Conjunto Habitacional do Monte Verde Florianópolis - SC

2 Localização: Monte Verde é um bairro residencial de Florianópolis, Santa Catarina, localizado na parte insular da cidade, entre os bairros de Saco Grande e João Paulo. Recentemente, o bairro recebeu um grande investimento comercial, o Floripa Shopping, e existe um plano de um novo supermercado nos arredores.

3 Planta de situação

4

5 Histórico: O projeto do conjunto habitacional teve inicio em 1976, desenvolvido pelo escritório Etapa e entregue em 7 de agosto de 1981, pela construtora A. Gonzaga S.A. O órgão responsável pelo empreendimento foi a COHAB/SC, dando continuidade ao Plano Nacional de Habitação Popular. O banco financiador foi a Caixa Econômica Federal.

6 Dados Gerais: Conjunto habitacional do tipo unifamiliar. Inicialmente continha 250 unidades de 48 m², cada uma com com 3 quartos e 150 unidades de 40 m², com dois quartos. Totalizavam-se 400 unidades habitacionais. O processo de aquisição do imóvel deu-se através de cadastro COHAB. Após esse processo efetuou-se uma triagem levando em conta renda familiar, número de filhos, necessidade de habitação, não estar inadimplente junto aos órgãos de proteção ao crédito (SPC/SERASA). Então, houve um sorteio para habilitar os candidatos previamente selecionados a comprar a unidade habitacional.

7 População: Nível sócio-econômico: renda familiar; padrão de consumo O nível sócio-econômico dos moradores é médio-baixo, sendo que a renda familiar predominante é de 2 a 5 salários mínimos, de acordo com o Censo 2000 (salário mínimo de R$ 151,00). O padrão de consumo na época era considerado baixo, tanto que o projeto das casas não continha garagem, tendo em vista que a classe social a que se direcionavam as habitações não poderia adquirir tal bem. O conjunto foi construído prevendo habitação para 2000 habitantes.

8

9 População: Inserção dos moradores no mercado de trabalho; tipo de trabalho: assalariados, autônomos, funcionários públicos, pequenos empresários, etc. O nível sócio-econômico dos moradores é médio-baixo, sendo que a renda familiar predominante é de 2 a 5 salários mínimos, de acordo com o Censo 2000 (salário mínimo de R$ 151,00). O padrão de consumo na época era considerado baixo, tanto que o projeto das casas não continha garagem, tendo em vista que a classe social a que se direcionavam as habitações não poderia adquirir tal bem.

10 População: Escolaridade A instrução dos responsáveis pela habitação, em 2000, era predominantemente de 4 a 7 anos de estudo.

11 População: Faixa etária

12

13 População: Mudanças sociais ao longo da história do conjunto Foi construído quando a SC 401 ainda não era duplicada, dificultando seu acesso. Com o crescimento do conjunto e conseqüentemente a formação de um bairro, houve uma grande valorização dos imóveis principalmente após a duplicação da SC, e com mais expressividade após a construção do Floripa Shopping, o qual patrocinou a reforma da praça central e da escola básica. Com isso, alguns moradores venderam seus imóveis por um preço lucrativo, mudando-se para os morros no entorno ou até mesmo para outros bairros. A prefeitura também tem feito melhorias, sob a pressão de um grande empreendimento comercial, como a pavimentação das ruas pela Operação Tapete Preto 2.

14 Inserção no tecido urbano e serviços: Atividades econômicas nas proximidades da área Existia anteriormente ao projeto algum tipo de equipamento comunitário, tais como uma escola básica, uma igreja, e um salão paroquial, assim como existiam também vários estabelecimentos comerciais, como: dois açougues e nove armazéns. Havia também escritórios e oficinas do jornal O ESTADO e o canteiro central da construtora A. GONZAGA S.A. No conjunto foi criado uma escola básica com 6 salas de aula, um centro comunitário 690m², um supermercado com 344m² e um bloco de lojas com 264m² para comercio vicinal. Hoje o bairro abriga um shopping em suas proximidades.

15

16 Inserção no tecido urbano e serviços: Vias de circulação O conjunto é organizado em sua maioria dentro de um anel viário externo, com ruas sem saída, do tipo fundo de saco, que dão acesso aos lotes. Impedindo um fluxo de carros que corte as áreas verdes dispostas no centro, permitindo uma maior liberdade de passagem de pedestres e de convívio social.

17 Inserção no tecido urbano e serviços: Serviços: saúde, educação, transporte, abastecimento, lazer Há uma diversidade de serviços e comércio encontrados na Rodovia Virgílio Várgea. Existe desde a escola municipal, creche, posto de saúde, centro comunitário até uma pequena igreja. Os serviços encontrados são capazes de suprir grande parte das necessidades dos seus habitantes. Com a implantação do shopping Floripa o bairro sofreu significativo crescimento. Há pontos de ônibus distribuídos pela rua principal do Monte Verde.

18

19

20 Inserção no tecido urbano e serviços: Acessibilidade a serviços urbanos centrais A SC 401 duplicada, permite um fluxo rápido entre o conjunto habitacional e o centro da cidade através do uso de carro. Como as linhas que atendem o Monte Verde ligam o bairro ao TITRI, o acesso ao centro da cidade dependem de no mínino dois ônibus, o que torna o transporte relativamente lento, tendo em vista a proximidade com o centro da cidade.

21 Inserção no tecido urbano e serviços: Policiamento e segurança No conjunto habitacional existe um Posto Policial inserido na área verde, que atende o bairro e está ligado com a 5ª Delegacia de Polícia Civil, localizada na Trindade. Segundo o policial de plantão, as maiores ocorrências são o trafico de drogas no morro, abandono de veículos roubados, brigas domésticas, entre outras ocorrências de menor relevância. Existe uma viatura de uso exclusivo para o bairro que realiza rondas e atende chamadas.

22 Aspectos do terreno e das áreas comuns : Características físicas do terreno Características das áreas comuns e de seus usos Formas de aquisição do terreno para os fins habitacionais Características das áreas verdes e de seus usos Características das áreas comuns construídas e de seus usos Relações espaço privado/espaço público O conjunto está situado em uma região com um considerável declive, porém as casas estão em terrenos previamente cortados, sendo todas planas. Os moradores possuem um boa infra-estrutura de lazer, quadras de esporte, parquinhos para crianças, uma praça central em arborizada, etc.

23 Unidade habitacional: Tipos de habitação Materiais e técnicas construtivas Conforto ambiental Estado de conservação Ampliações, reformas As unidades habitacionais foram projetadas a fim de abrigar unicamente uma família por habitação. A casa apresenta uma forma simples sem muita ousadia na sua forma arquitetônica, um pavimento no qual estão concentrados todos os cômodos. A escolha por materiais baratos acabou trazendo problemas aos moradores, mesmo possuindo uma renda baixa, foram obrigados a reformar a casa, para garantir o conforto da moradia. Cupins e rachaduras eram facilmente encontradas nas casas do conjunto. A maioria das casas foi modificada após a compra, resultando num conjunto bastante diversificado, atualmente pode-se observar a construção de novas unidades sobre o mesmo terreno e ampliação das moradias originais, como garagens e novos cômodos.

24 Arquitetura e Urbanismo: Ponto de vista urbanístico: nota-se uma influência do conceito de cidade-jardim de Ebenezer Howard, com a valorização das áreas verdes e sua integração com as residências, bem como pela ênfase nos caminhos de pedestre, na área central do conjunto. Esses aspectos valorizam a convivência entre os moradores além de dar segurança no deslocamento. A inclusão de comércios, incentiva as atividades comerciais no conjunto e disponibilizam a maioria dos produtos essenciais à vida dos moradores.

25 Arquitetura e Urbanismo: Ponto de vista arquitetônico: elas são retangulares com cobertura de duas águas de fibro-cimento e forro de madeira, sua expressão arquitetônica é bastante pobre e trivial. Possui alguns problemas como rachaduras e cupins no telhado devido aos poucos critérios de qualidade na escolha dos materiais, o que desvaloriza ainda mais a arquitetura das mesmas, já que não atendem a necessidade de durabilidade dessas habitações.

26 Arquitetura e Urbanismo: Depois: muitas casas foram modificadas após a compra, como a ampliação delas, adição de novos cômodos e garagens, ou até mesmo a construção de novas unidades sobre o mesmo terreno o que acabou resultando num conjunto bastante diversificado. O número de indivíduos por residência, segundo o senso do IBGE de 2000, é de 3,65 pessoas.

27

28

29

30 Planta Baixa da residência:

31

1/5. Unidade Habitacional Permear. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Disciplina: ARQ Projeto Arquitetônico IV

1/5. Unidade Habitacional Permear. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Disciplina: ARQ Projeto Arquitetônico IV Parque Urbano A escolha do terreno levou em consideração as casas já existentes, optando pelo menor número de desapropriações, com a ideia de que possa existir a troca do terreno por uma ou mais habitações.

Leia mais

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA UFPR ANÁLISE DOS ESPAÇOS DE MORADIA PRODUZIDOS NA REGIÃO SUL DO MUNICÍPIO DE CURITIBA

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA UFPR ANÁLISE DOS ESPAÇOS DE MORADIA PRODUZIDOS NA REGIÃO SUL DO MUNICÍPIO DE CURITIBA UFPR PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA ANÁLISE DOS ESPAÇOS DE MORADIA PRODUZIDOS NA REGIÃO SUL DO MUNICÍPIO DE CURITIBA ALUNA: Vivian Cristine Costa Dal`Lin ORIENTADORA: Dra. Madianita Nunes da Silva ARQUITETURA

Leia mais

ANÁLISE DO RESIDENCIAL HARAGANO. Andres Corrêa da Silva, Enri Gehling. Pelotas, 2013.

ANÁLISE DO RESIDENCIAL HARAGANO. Andres Corrêa da Silva, Enri Gehling. Pelotas, 2013. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO TEORIAS DO URBANISMO ANÁLISE DO RESIDENCIAL HARAGANO Análise do conjunto

Leia mais

1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011.

1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011. 1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011. Orientador: Cláudio Listher Marques Bahia. 168 Qualificação do

Leia mais

Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico

Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico São Paulo, Setembro de 2013 Alberto Silva CDURP Quebra de Paradigmas Modelagem financeira inovadora, sem aplicação de recurso

Leia mais

Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico

Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico São Paulo, Setembro de 2013 Alberto Silva CDURP Quebra de Paradigmas Modelagem financeira inovadora, sem aplicação de recurso

Leia mais

RESIDENCIAIS ARY ABUSSAFI DE LIMA e GREGÓRIO CORRÊA

RESIDENCIAIS ARY ABUSSAFI DE LIMA e GREGÓRIO CORRÊA RESIDENCIAIS ARY ABUSSAFI DE LIMA e GREGÓRIO CORRÊA CONQUISTA DE MORADIA DIGNA PARA 313 FAMILIAS Agência Municipal de Habitação de Campo Grande - EMHA Fevereiro Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS

Leia mais

ANEXO 1. Prof. Dr. Arq. Renato T. de Saboya - Depto. de Arquitetura e Urbanismo UFSC.

ANEXO 1. Prof. Dr. Arq. Renato T. de Saboya - Depto. de Arquitetura e Urbanismo UFSC. ANEXO 1 Aspectos urbanísticos Prof. Dr. Arq. Renato T. de Saboya - Depto. de Arquitetura e Urbanismo UFSC. 1. Contexto Florianópolis possui 421.240 habitantes segundo o Censo do IBGE de 2010 e grande parte

Leia mais

MINHA CASA + SUSTENTÁVEL

MINHA CASA + SUSTENTÁVEL SELO DE MÉRITO ABC/FNSHDU 2017 MINHA CASA + SUSTENTÁVEL LAURO DE FREITAS - BAHIA a. Apresentação b. Antecedentes do projeto c. Objetivos do projeto d. Local de Intervenção e. Prioridades de atendimento

Leia mais

AVALIAÇÃO PÓS OCUPAÇÃO DOS PRIMEIROS EMPREENDIMENTOS DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA, FAIXA 1 E 2 NA CIDADE DE ERECHIM-RS

AVALIAÇÃO PÓS OCUPAÇÃO DOS PRIMEIROS EMPREENDIMENTOS DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA, FAIXA 1 E 2 NA CIDADE DE ERECHIM-RS AVALIAÇÃO PÓS OCUPAÇÃO DOS PRIMEIROS EMPREENDIMENTOS DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA, FAIXA 1 E 2 NA CIDADE DE ERECHIM-RS RAFAEL GARBIN¹ ² *, ANDRÉIA SAUGO² ³, DUSTIN FERRARI¹ ², GISELE LOLI¹², LUCIANA

Leia mais

1/8 OCUPAÇÃO CARREFOUR

1/8 OCUPAÇÃO CARREFOUR QUANDO O MURO VIRA 1/8 OCUPAÇÃO CARREFOUR O objetivo do projeto é ocupar o edifício do antigo Supermercado Carrefour no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, que está abandonado há nove anos. A idéia do projeto

Leia mais

RIO: UMA CIDADE MAIS INTEGRADA 1

RIO: UMA CIDADE MAIS INTEGRADA 1 Mobilidade Urbana RIO: UMA CIDADE MAIS INTEGRADA 1 O transporte público é o centro de uma ampla política de transformação no Rio de Janeiro. O grande volume de investimentos em mobilidade urbana tem como

Leia mais

LEI Nº 3709/92 (*) (**)

LEI Nº 3709/92 (*) (**) LEI Nº 3709/92 (*) (**) INSTITUI O PLANO DE URBANIZAÇÃO ESPECÍFICA DO RETIRO DA LAGOA. Faço saber a todos os habitantes do Município de Florianópolis, que a Câmara de Vereadores aprovou e eu sanciono a

Leia mais

ESPAÇO URBANO: vias de circulação (hierarquias)

ESPAÇO URBANO: vias de circulação (hierarquias) UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE URBANISMO - ENGENHARIA CIVIL ESPAÇO URBANO: vias de circulação (hierarquias)

Leia mais

EMPREENDIMENTO NA CIDADE DE FORMIGA MG

EMPREENDIMENTO NA CIDADE DE FORMIGA MG EMPREENDIMENTO NA CIDADE DE FORMIGA MG EMPREENDIMENTO NA CIDADE DE FORMIGA MG Carolina Furtado Pereira Orientador Prof. Dr. Maurício Campomori 1 LOCALIZAÇÃO ARCOS PEDRA DO INDAIÁ PAINS PIMENTA CÓRREGO

Leia mais

Mobilidade e Políticas Urbanas em Belo Horizonte

Mobilidade e Políticas Urbanas em Belo Horizonte I Seminário Nacional de Política Urbana e Ambiental Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil Brasília abril 2016 Mobilidade e Políticas Urbanas em Belo Horizonte Tiago Esteves Gonçalves da Costa ESTRUTURA

Leia mais

PLENÁRIA LESTE 1. Residenciais Milton Santos / Santa Zita

PLENÁRIA LESTE 1. Residenciais Milton Santos / Santa Zita PLENÁRIA LESTE 1 Residenciais Milton Santos / Santa Zita 18 09 2016 DADOS DO PROJETO MINHA CASA MINHA VIDA ENTIDADES TERRENO DE 15.500 m² (adquirido de proprietário privado) BAIRRO CANGAÍBA (ZONA LESTE)

Leia mais

PESQUISA DE MOBILIDADE URBANA

PESQUISA DE MOBILIDADE URBANA PESQUISA DE MOBILIDADE URBANA A Pesquisa de Mobilidade Urbana teve como objetivo levantar a opinião da população, para avaliar a situação da mobilidade urbana em Florianópolis, e dessa forma, auxiliar

Leia mais

O ADENSAMENTO COMO RESPOSTA À AMPLIAÇÃO DA QUALIDADE HABITACIONAL: O CASO DO PROJETO MORA[2]

O ADENSAMENTO COMO RESPOSTA À AMPLIAÇÃO DA QUALIDADE HABITACIONAL: O CASO DO PROJETO MORA[2] O ADENSAMENTO COMO RESPOSTA À AMPLIAÇÃO DA QUALIDADE HABITACIONAL: O CASO DO PROJETO MORA[2] DENSIFICATION AS SOLUTION TO THE IMPROVEMENT OF HOUSING QUALITY: THE CASE OF THE PROJECT MORA[2] JULIANO CARLOS

Leia mais

O DIREITO À CIDADE, AS DESIGUALDADES URBANAS E O ACESSO A TERRA

O DIREITO À CIDADE, AS DESIGUALDADES URBANAS E O ACESSO A TERRA PROGRAMA DE FORMAÇÃO POLÍTICAS PÚBLICAS E O DIREITO À CIDADE Unidade: Política Habitacional e o Direito à Moradia Digna Curso de Capacitação e Formação para a Elaboração, Monitoramento e Acompanhamento

Leia mais

REABILITAÇÃO URBANA E EDIFICAÇÕES PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UM ESTUDO NA REGIÃO DO PROJETO PORTO MARAVILHA

REABILITAÇÃO URBANA E EDIFICAÇÕES PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UM ESTUDO NA REGIÃO DO PROJETO PORTO MARAVILHA REABILITAÇÃO URBANA E EDIFICAÇÕES PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UM ESTUDO NA REGIÃO DO PROJETO PORTO MARAVILHA Camila Lucas Feijó Elaine Garrido Vazquez elaine@poli.ufrj.br 17/04/2018 Motivação Reconhecimento

Leia mais

QUADRO XV ZONA CENTRAL - ZC PARÂMETROS COEFICIENTE DE APROVEITAMENTO (CA)

QUADRO XV ZONA CENTRAL - ZC PARÂMETROS COEFICIENTE DE APROVEITAMENTO (CA) QUADRO XV ZONA CENTRAL ZC NÃO DAS DIVISAS Habitação Unifamiliar () 2 0 Habitação Coletiva Habitação Transitória Empreendimento inclusivo de habitação de interesse social Comunitario Comunitario 2 Lazer,

Leia mais

HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL Av. Cel. Aparício Borges Av. Prof. Oscar Pereira Morro da Polícia ONDE? O sítio localiza-se na divisa entre os bairros Cel. Aparício Borges e Glória, em Porto Alegre. O terreno é muito conhecido pela comunidade

Leia mais

A prática do projeto como instrumento de ensino: o projeto MORA 2 e o Programa Minha Casa Minha Vida

A prática do projeto como instrumento de ensino: o projeto MORA 2 e o Programa Minha Casa Minha Vida A prática do projeto como instrumento de ensino: o projeto MORA 2 e o Programa Minha Casa Minha Vida The design practice as a teaching tool: the MORA 2 project and the Minha Casa Minha Vida Housing Program

Leia mais

Conjunto Habitacional Adapte

Conjunto Habitacional Adapte Diretrizes A escolha do terreno para a implantação do conjunto habitacional foi baseada na intenção de ficar próximo ao parque, à rua da creche e à escola. Uma das medidas adotadas foi a ampliação das

Leia mais

PROJETO 4 1/6 HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO BAIRRO RIO VERMELHO

PROJETO 4 1/6 HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO BAIRRO RIO VERMELHO 1/6 1 CONCEITO 2 O QUE É? - O Projeto propõe um novo estilo de vida comunitária, sem desrespeitar o indivíduo enquanto ser único e também plural, visando à tomada de consciência do usuário quanto a sua

Leia mais

Report DGBZ. Zona Norte: Interesse em imóveis. São Paulo. Perfil de público em Pirituba, Santana e Tucuruvi

Report DGBZ. Zona Norte: Interesse em imóveis. São Paulo. Perfil de público em Pirituba, Santana e Tucuruvi Report São Paulo Zona Norte: Interesse em imóveis Perfil de público em Pirituba, Santana e Tucuruvi Junho/2017 02 Qual é o perfil do comprador de imóveis em bairros da Zona Norte de São Paulo? Panorama

Leia mais

A Freire Mello tem o orgulho de lançar o Ilha de Murano, seu primeiro residencial no bairro Cidade Cristal, um dos maiores empreendimentos

A Freire Mello tem o orgulho de lançar o Ilha de Murano, seu primeiro residencial no bairro Cidade Cristal, um dos maiores empreendimentos A Freire Mello tem o orgulho de lançar o Ilha de Murano, seu primeiro residencial no bairro Cidade Cristal, um dos maiores empreendimentos urbanístico do Brasil dentro de uma região metropolitana de uma

Leia mais

CONSTRUTORA ESPECIALIZADA NO PLANEJAMENTO E NA REALIZAÇÃO

CONSTRUTORA ESPECIALIZADA NO PLANEJAMENTO E NA REALIZAÇÃO O NEGÓCIO CONSTRUTORA ESPECIALIZADA NO PLANEJAMENTO E NA REALIZAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS Fundada em 2010 Base operacional em Caruaru (Agreste de PE) Base de negócios no Recife (Capital) Imóveis

Leia mais

CONHEÇA O MAIOR BAIRRO PLANEJADO DA HISTÓRIA DE GUARABIRA/PB

CONHEÇA O MAIOR BAIRRO PLANEJADO DA HISTÓRIA DE GUARABIRA/PB CONHEÇA O MAIOR BAIRRO PLANEJADO DA HISTÓRIA DE GUARABIRA/PB A CERTEZA DE FAZER O MELHOR INVESTIMENTO DA REGIÃO O Guarabira Park Residence é o empreendimento certo, tanto para quem busca uma infraestrutura

Leia mais

LAUDO DE AVALIAÇÃO AEROVIÁRIOS. CEP Data Avaliação: CARACTERÍSTICAS GERAIS DO EMPREENDIMENTO

LAUDO DE AVALIAÇÃO AEROVIÁRIOS. CEP Data Avaliação: CARACTERÍSTICAS GERAIS DO EMPREENDIMENTO LAUDO DE AVALIAÇÃO Proponente/empresa: SPE CAMPINAS DEI FIORI LTDA Número da proposta: 89 Nome do empreendimento: CAMPINAS DEI FIORI CNPJ da incorporadora: 52203590004 Logradouro 24 DE OUTUBRO ESQ. AV.INDUSTRIAL,

Leia mais

NÚCLEO HABITACIONAL FERNANDO FERRARI: BREVE HISTÓRIA E PÓS- OCUPAÇÃO 1

NÚCLEO HABITACIONAL FERNANDO FERRARI: BREVE HISTÓRIA E PÓS- OCUPAÇÃO 1 NÚCLEO HABITACIONAL FERNANDO FERRARI: BREVE HISTÓRIA E PÓS- OCUPAÇÃO 1 ALMEIDA, Leonardo Lima 2 ; FACCO, Gabriel Coutinho 3 ; LONDERO, Fernanda Buriol 4 ; OLIVEIRA, Gabriella Kurtz 5 ; PALMA, Cleomar Lovatto

Leia mais

LAUDO DE AVALIAÇÃO. Proponente/empresa: SPE CAMPINAS DEI FIORI LTDA Número da proposta: 1819

LAUDO DE AVALIAÇÃO. Proponente/empresa: SPE CAMPINAS DEI FIORI LTDA Número da proposta: 1819 LAUDO DE AVALIAÇÃO Proponente/empresa: SPE CAMPINAS DEI FIORI LTDA Número da proposta: 1819 Nome do empreendimento: CAMPINAS DEI FIORI CNPJ da incorporadora: 15220359000141 Logradouro 24 DE OUTUBRO ESQ.

Leia mais

Reserva Jardins. Bairro planejado completo.

Reserva Jardins. Bairro planejado completo. Reserva Jardins. Bairro planejado completo. Mais de 6 Milhões de m² de bom gosto, qualidade de vida e funcionalidade Os moradores do Jardins Coimbra contarão com toda a infra estrutura do Reserva Jardins,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE INSTITUTO DE PESQUISAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS CENTRO DE CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE INSTITUTO DE PESQUISAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS CENTRO DE CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE INSTITUTO DE PESQUISAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS CENTRO DE CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO MANUAL DE PREENCHIMENTO DO BOLETIM DE CADASTRO SOCIECONOMICO Cadastro Socioeconômico

Leia mais

DIREITO DE POSSE E À MORADIA DIGNA: O CONJUNTO DOS BOSQUES DO LENHEIRO

DIREITO DE POSSE E À MORADIA DIGNA: O CONJUNTO DOS BOSQUES DO LENHEIRO DIREITO DE POSSE E À MORADIA DIGNA: O CONJUNTO DOS BOSQUES DO LENHEIRO Autores Eduardo Marin de Brito Orientador m rio Luis Attab Braga Apoio Financeiro Fae 1. Introdução

Leia mais

CORUMBATAÍ OBRAS E AÇÕES GESTÃO

CORUMBATAÍ OBRAS E AÇÕES GESTÃO CORUMBATAÍ OBRAS E AÇÕES GESTÃO 2011-2014 AGRICULTURA: Programa Melhor Caminho: estão sendo recuperados 4,60 km de estradas rurais CBT-342 e CBT-10 Bairro Palmares Bacia Hidrográfica Piracicaba/Capivari/Jundiaí

Leia mais

Lilian Cláudia Almeida de Souza

Lilian Cláudia Almeida de Souza LAUDO DE AVALIAÇÃO 2 Cliente Bairro PARECER Modelo uso comparativo Chave identificação do laudo: INDRA ou MONTREAL nome empresa Operação Montreal Empresa: Ambiência ISOLADO Solicitante: Banco Santander

Leia mais

Prezado senhor gestor público do município de Florianópolis,

Prezado senhor gestor público do município de Florianópolis, Prezado senhor gestor público do município de Florianópolis, Entregamos este documento elaborado pela representação do Conselho Gestor do Plano Diretor Participativo (PDP) do bairro do Rio Vermelho junto

Leia mais

REURBANIZAÇÃO DE ÁREAS PERIFÉRICAS E IMPLANTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS COMUNITÁRIOS E DESPORTIVOS EM LAGES -SC

REURBANIZAÇÃO DE ÁREAS PERIFÉRICAS E IMPLANTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS COMUNITÁRIOS E DESPORTIVOS EM LAGES -SC REURBANIZAÇÃO DE ÁREAS PERIFÉRICAS E IMPLANTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS COMUNITÁRIOS E DESPORTIVOS EM LAGES -SC Acadêmica: Mariana Campos de Andrade Orientadora: Prof. Coord. Ma. Tais Trevisan Co-orient.adora:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA VENEZA

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA VENEZA ANTEPROJETO - PARCELAMENTO DO SOLO ALTERA A LEI MUNICIPAL Nº 1.705, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2004, QUE DISPÕE SOBRE O PARCELAMENTO DE OCUPAÇÃO E USO DO SOLO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

DECRETO N.º D E C R E T A : CAPÍTULO I SEÇÃO ÚNICA DA VILA SANTA CECÍLIA

DECRETO N.º D E C R E T A : CAPÍTULO I SEÇÃO ÚNICA DA VILA SANTA CECÍLIA DECRETO N.º 2.382 EMENTA: Subdivide em setores a Zona de Atividades e a Zona Habitacional da Vila Santa Cecília e estabelece outras providências. O Prefeito Municipal de Volta Redonda, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Residencial Villa Splendore 1

Residencial Villa Splendore 1 Perspectiva meramente ilustrativa Residencial Villa Splendore 1 de Estar 2 Residencial Villa Splendore Perspectiva Meramente Ilustrativa Residencial Villa Splendore 3 Aptº Tipo Finais 1, 2, 5, 6, 7 e 10

Leia mais

ANEXO XII EQUIPAMENTOS PÚBLICOS COMUNITÁRIOS

ANEXO XII EQUIPAMENTOS PÚBLICOS COMUNITÁRIOS Obs.: A presente minuta está em fase de discussão, podendo ser alterada a qualquer momento de acordo com a análise técnica. ANEXO XII EQUIPAMENTOS PÚBLICOS COMUNITÁRIOS A distribuição equilibrada pelo

Leia mais

COBERTURA DUPLEX 402 FLORIANÓPOLIS - SC

COBERTURA DUPLEX 402 FLORIANÓPOLIS - SC COBERTURA DUPLEX 402 FLORIANÓPOLIS - SC IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA COBERTURA DUPLEX 402 FACHADA PRINCIPAL IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA COBERTURA DUPLEX 402 FACHADA LATERAL TUDO A POUCOS PASSOS DE VOCÊ.

Leia mais

Relatório de Vistoria RESIDENCIAL - BNDU

Relatório de Vistoria RESIDENCIAL - BNDU Real Estate RF.01_26.04.18 Relatório de Vistoria RESIDENCIAL - BNDU Dossiê: 11134 APTO 105 A COND WINDOW BELÉM Rua Ferreira de Oliveira, 74 Alto do Pari 28/09/2018 São Paulo - SP Data Revisão Índice 1.

Leia mais

EDIFICAÇÃO E LOTEAMENTO SUSTENTÁVEIS NO RIO VERMELHO

EDIFICAÇÃO E LOTEAMENTO SUSTENTÁVEIS NO RIO VERMELHO TCCS EDIFICAÇÃO E LOTEAMENTO SUSTENTÁVEIS NO RIO VERMELHO Autora: Gladys Ilka Klein Taparello (UFSC) Orientação: Lisiane Ilha Librelotto, Dra. (UFSC) 180 1. INTRODUÇÃO Muito se fala sobre sustentabilidade

Leia mais

Metodologia de Elaboração de Projeto Arquitetônico

Metodologia de Elaboração de Projeto Arquitetônico Metodologia de Elaboração de Projeto Arquitetônico O processo de projetar na Arquitetura É representado por uma progressão, que parte de um ponto inicial O PROBLEMA e evolui em direção a uma proposta A

Leia mais

QUADRO XXV ZONA DE USO MISTO 1 - ZUM-1

QUADRO XXV ZONA DE USO MISTO 1 - ZUM-1 QUADRO XXV ZONA DE USO MISTO ZUM DAS DIVISAS Habitação Unifamiliar () Habitação Unifamiliar em série 2 0 Habitação Coletiva Habitação Institucional 4 0 Até 2 pav.. = Facultado. 2,0 m. x40 NÃO Comunitário

Leia mais

3.4 O Largo da Matriz e seu entorno

3.4 O Largo da Matriz e seu entorno 3.4 O Largo da Matriz e seu entorno O Largo da Matriz é o primeiro espaço público da cidade, onde foi fundada a povoação no início do século XVII em torno da capela de Sant ana, de acordo com Grinberg

Leia mais

Condicionantes: Criar um pórtico mantendo o alinhamento, gabarito 7,5m Requalificar para uso misto de residencial e comércio varejista de

Condicionantes: Criar um pórtico mantendo o alinhamento, gabarito 7,5m Requalificar para uso misto de residencial e comércio varejista de 1 2 3 4 5 6 7 QUADRA 1 Abertura do Terminal Turístico para a população, adicionando-lhe a função de terminal das novas linhas de barco que realizarão a travessia diariamente. Otimização da área de convivência

Leia mais

FIAM FAAM CENTRO UNIVERSITÁRIO ARQUITETURA E URBANISMO

FIAM FAAM CENTRO UNIVERSITÁRIO ARQUITETURA E URBANISMO FIAM FAAM CENTRO UNIVERSITÁRIO ARQUITETURA E URBANISMO PRAÇA MICHIE AKAMA DIAGNOSTICO DA ÁREA DE INTERVENÇÃO - ESCRITÓRIO MODELO JAQUELINE LEMOS PRINA RA.: 413693-4 SÃO PAULO 2011 LISTA DE IMAGENS IMAGEM

Leia mais

REAVALIAÇÃO PARA REPASSE EMPREENDIMENTO: ÓPERA CLUB RESIDENCE. EMPRESÁRIO: Mendes Sibara Engenharia e Incorporadora Ltda

REAVALIAÇÃO PARA REPASSE EMPREENDIMENTO: ÓPERA CLUB RESIDENCE. EMPRESÁRIO: Mendes Sibara Engenharia e Incorporadora Ltda REAVALIAÇÃO PARA REPASSE EMPREENDIMENTO: ÓPERA CLUB RESIDENCE EMPRESÁRIO: Mendes Sibara Engenharia e Incorporadora Ltda REAVALIAÇÃO PARA REPASSE INCORPORADOR: Mendes Sibara Engenharia e Incorporadora Ltda

Leia mais

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL Concurso Nacional de Projetos - Parques Central e Sul de Águas Claras 2º Lugar Arquiteto responsável: Roberto Zocchio Torresan A área proposta para a implantação do parque Águas Claras apresenta, de forma

Leia mais

A tijuca tem tudo, é um bairro completo.

A tijuca tem tudo, é um bairro completo. A tijuca tem tudo, é um bairro completo. 16 linhas de ônibus; 4 estações do metrô só no bairro (R. Uruguai). Cruzada por ciclovias; Excelente oferta airbnb; 3 polos de gastronomia:(vanhagem, Uruguai, Maris

Leia mais

CONJUNTO HABITACIONAL MANGUETOWN

CONJUNTO HABITACIONAL MANGUETOWN UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO CTC CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO PROJETO ARQUITETÔNICO IV PROF THEMIS FAGUNDES, PROF JOSÉ KÓS. ANA LUÍZA CARTANA, CAIO SABBAGH,

Leia mais

PARTE A LEGISLAÇÃO E DOCUMENTOS NORMATIVOS DO PROJETO.

PARTE A LEGISLAÇÃO E DOCUMENTOS NORMATIVOS DO PROJETO. PROCESSOS: DECISÕES/ATOS: DECRETOS: PUBLICAÇÃO: REGISTRO NO CARTÓRIO DO... OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, em: PARTE A APRESENTAÇÃO Setor Habitacional Jardim Botânico localiza-se na Região Administrativa

Leia mais

Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE

Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE Página 1 01 Legislativa 01.031 Ação Legislativa 01.031.0001 Processo Legislativo 01.031.0001.1.001 Reforma e Ampliação da Sede da Câmara 01.031.0001.2.001 Gestão da Câmara Municipal de Vereadores 04 Administração

Leia mais

5.1 HISTÓRICO DA CIDADE

5.1 HISTÓRICO DA CIDADE 5 DIAGÓSTICO 5.1 HISTÓRICO DA CIDADE 5.1.1 FUDAÇÃO A fundação da cidade de Criciúma aconteceu em 6 de janeiro de 1880. O município começou a ser colonizado através da chegada das primeiras famílias de

Leia mais

Painel 3: ALTERNATIVAS PARA SOLUTIVIDADE DAS QUESTÕES SOCIAIS

Painel 3: ALTERNATIVAS PARA SOLUTIVIDADE DAS QUESTÕES SOCIAIS 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial Painel 3: ALTERNATIVAS PARA SOLUTIVIDADE DAS QUESTÕES SOCIAIS São Luís MA, 25 de fevereiro de 2016 Andreia Carla Santana Everton

Leia mais

O MUNDO ESCOLHEU O RIO. O RIO ESCOLHEU A CALPER. A Construtora Calper tem orgulho em contribuir para o cenário Olímpico de 2016.

O MUNDO ESCOLHEU O RIO. O RIO ESCOLHEU A CALPER. A Construtora Calper tem orgulho em contribuir para o cenário Olímpico de 2016. O MUNDO ESCOLHEU O RIO. O RIO ESCOLHEU A CALPER. O empreendimento receberá a Mídia Internacional durante os Jogos Olímpicos de 2016 Os jogos estão trazendo investimentos em transportes, infraestrutura,

Leia mais

8 Parcelamento do Solo 8.1 Padrões para Loteamento 8.2 Padrões para Desmembramentos 8.3 Padrões para Fracionamentos 8.4 Padrões para Edificação em

8 Parcelamento do Solo 8.1 Padrões para Loteamento 8.2 Padrões para Desmembramentos 8.3 Padrões para Fracionamentos 8.4 Padrões para Edificação em 8 Parcelamento do Solo 8.1 Padrões para Loteamento 8.2 Padrões para Desmembramentos 8.3 Padrões para Fracionamentos 8.4 Padrões para Edificação em Condomínios por Unidades Autônomas pddua PADRÕES PARA

Leia mais

ANEXO VIII MERCADO NOVO

ANEXO VIII MERCADO NOVO ANEXO VIII MERCADO NOVO 1 LOCALIZAÇÃO O Mercado Novo se destaca pela localização estratégica no Município, situado na Av. Avenida Olegário Maciel, na regional Centro-sul, em área onde comércios e serviços

Leia mais

ERGONOMIA E ACESSIBILIDADE Aplicada à Habitação de Interesse Social

ERGONOMIA E ACESSIBILIDADE Aplicada à Habitação de Interesse Social Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Curso de Especialização em Arquitetura da Habitação de Interesse Social ERGONOMIA E ACESSIBILIDADE Aplicada à

Leia mais

TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES AULA 01 A ESCOLHA DO TERRENO

TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES AULA 01 A ESCOLHA DO TERRENO TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES AULA 01 A ESCOLHA DO TERRENO Prof. Msc. Anderson Alencar Edificações - IFPA INTRODUÇÃO Toda obra ou construção começa pela escolha do terreno, portanto, é interessante verificar

Leia mais

Report DGBZ. São Paulo. Mercado imobiliário nos bairros Vila Olímpia, Itaim Bibi, Pinheiros e Vila Madalena. Maio/2017

Report DGBZ. São Paulo. Mercado imobiliário nos bairros Vila Olímpia, Itaim Bibi, Pinheiros e Vila Madalena. Maio/2017 Report São Paulo Maio/2017 Mercado imobiliário nos bairros Vila Olímpia, Itaim Bibi, Pinheiros e Vila Madalena 02 Qual é o perfil do comprador de imóveis em bairros da Zona Oeste de São Paulo? Panorama

Leia mais

GT VILA ITORORÓ (2006 à 2009) MoSaIco. Escritório Modelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Macienzie

GT VILA ITORORÓ (2006 à 2009) MoSaIco. Escritório Modelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Macienzie GT VILA ITORORÓ (2006 à 2009) INTRODUÇÃO A VILA ITORORÓ é um conjunto de casas construídas na década de 1920 pelo mestre de obras português Francisco de Castro no miolo de uma quadra da região central

Leia mais

PROJETO DE REURBANIZAÇÃO NÚCLEO HABITACIONAL GAZUZA DIADEMA ST 1 O desenho dos programas, projetos e ações de urbanização e suas várias dimensões

PROJETO DE REURBANIZAÇÃO NÚCLEO HABITACIONAL GAZUZA DIADEMA ST 1 O desenho dos programas, projetos e ações de urbanização e suas várias dimensões PROJETO DE REURBANIZAÇÃO NÚCLEO HABITACIONAL GAZUZA DIADEMA ST 1 O desenho dos programas, projetos e ações de urbanização e suas várias dimensões O Núcleo Habitacional Gazuza, no município de Diadema,

Leia mais

ANOS. CURITIBA Alto da XV REGISTRO DE INCORPORAÇÃO 3º SERVIÇO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DE CURITIBA MATRÍCULA Nº

ANOS. CURITIBA Alto da XV REGISTRO DE INCORPORAÇÃO 3º SERVIÇO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DE CURITIBA MATRÍCULA Nº 37 ANOS CURITIBA Alto da XV REGISTRO DE INCORPORAÇÃO 3º SERVIÇO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DE CURITIBA MATRÍCULA Nº 49.959 HISTÓRIA DE SOLIDEZ E COMPROMISSO 37 ANOS SOLIDEZ 37 anos de experiência e milhares

Leia mais

e maquete em planta do empreendimento mostrando as unidades que já foram vendidas. Fonte: Arquivo pessoal de José L. Grieco

e maquete em planta do empreendimento mostrando as unidades que já foram vendidas. Fonte: Arquivo pessoal de José L. Grieco 160 FIGURA 158 : Foto de e maquete em planta do empreendimento mostrando as unidades que já foram vendidas. Fonte: Arquivo pessoal de José L. Grieco. A pessoal de José L. Grieco FIGURA 159 : Foto da maquete

Leia mais

Material de Treinamento

Material de Treinamento Material de Treinamento QUEM SOMOS A Via Célere Incorporações Imobiliárias é uma empresa de origem espanhola que possui mais de 25 anos de experiência no mercado de incorporações. Em 2008 o Brasil, em

Leia mais

As influências das políticas e do planejamento urbano no desenho de cidades mais sustentáveis:

As influências das políticas e do planejamento urbano no desenho de cidades mais sustentáveis: ECOINOVAÇÃO PARA A MELHORIA AMBIENTAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS: EXPERIÊNCIAS ESPANHOLAS E BRASILEIRAS NOS SETORES INDUSTRIAL, URBANO E AGRÍCOLA. As influências das políticas e do planejamento urbano no desenho

Leia mais

SANTA SOFIA II - MOHAS

SANTA SOFIA II - MOHAS ENTIDADE: MOVIMENTO HABITACIONAL E AÇÃO SOCIAL - MOHAS ASSESSORIA: AMBIENTE ARQUITETURA REGIME DE CONSTRUÇÃO: ADM DIRETA ( AUTOGESTÃO) MODALIDADE DA CONTRATAÇÃO: AQUISIÇÃO DE TERRENO E CONSTRUÇÃO Nº UNIDADES:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA Inscrição Imobiliária 63.3.0011.0034.00-4 Sublote 0000 Indicação Fiscal 79.073.253 Nº da Consulta / Ano Bairro: SANTA FELICIDADE Quadrícula: F-07 Rua da Cidadania: Santa Felicidade Motivo Incompleta: IMÓVEL

Leia mais

REAVALIAÇÃO EMPREENDIMENTO: DA VINCI CORPORATE EMPRESÁRIO: EMP. XL INCORPORAÇÕES LTDA.

REAVALIAÇÃO EMPREENDIMENTO: DA VINCI CORPORATE EMPRESÁRIO: EMP. XL INCORPORAÇÕES LTDA. REAVALIAÇÃO EMPREENDIMENTO: DA VINCI CORPORATE EMPRESÁRIO: EMP. XL INCORPORAÇÕES LTDA. REAVALIAÇÃO INCORPORADOR: CONSTRUTOR: EMPREENDIMENTO: ENDEREÇO: EMP. XL INCORPORAÇÕES LTDA. ELVAS EMPREENDIMENTOS

Leia mais

HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL QUALIFICAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSAÃO DE CURSO I ARQUITETURA E URBANISMO 9ª FASE ORIENTADORA: TAIS TREVISAN CO-ORIENTADOR: FERNANDO CALVETTI ACADÊMICA: LYANA RECHE DE OLIVEIRA

Leia mais

Companhia Estadual de Habitação Popular

Companhia Estadual de Habitação Popular Companhia Estadual de Habitação Popular Programa Cidade Madura Antecedentes Nos últimos anos os brasileiros e, consequentemente, os paraibanos deram um salto na sua expectativa de vida. Segundo o IBGE,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ROLÂNDIA ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE ROLÂNDIA ESTADO DO PARANÁ FUNÇÃO: JUDICIÁRIA Defesa do interesse público APOIO ADMINISTRATIVO Manutenção da Procuradoria Jurídica no processo judiciário ENCARGOS ESPECIAIS Encargos com precatórios e requisitórios FUNÇÃO: ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

USO DO SOLO E ADENSAMENTO AO LONGO DOS CORREDORES DE TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE

USO DO SOLO E ADENSAMENTO AO LONGO DOS CORREDORES DE TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE USO DO SOLO E ADENSAMENTO AO LONGO DOS CORREDORES DE TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE Land use and densification along mass transit corridors in Belo Horizonte Daniel Freitas Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Leia mais

Cidades, urbanismo e lazer

Cidades, urbanismo e lazer Curso: Tecnologia em Gestão Desportiva e do Lazer Disciplina: Planejamento de equipamentos e espaços de lazer Professora: Andréa Costa Cidades, urbanismo e lazer Como são as nossas cidades hoje? Elas sempre

Leia mais

TABELA I TABELA PARA COBRANÇA DA TAXA DE EXPEDIENTE E SERVIÇOS DIVERSOS

TABELA I TABELA PARA COBRANÇA DA TAXA DE EXPEDIENTE E SERVIÇOS DIVERSOS 105 TABELA I TABELA PARA COBRANÇA DA TAXA DE EXPEDIENTE E SERVIÇOS DIVERSOS 01 Requerimento de qualquer natureza... 02 Alvará... 03 Fornecimento de cópias de plantas... 04 Depósito por dia: a) Móveis e

Leia mais

LAUDO COMERCIAL IMÓVEL EM TATUÍ/SP MATRÍCULA

LAUDO COMERCIAL IMÓVEL EM TATUÍ/SP MATRÍCULA LAUDO COMERCIAL IMÓVEL EM TATUÍ/SP MATRÍCULA nº 24.412 Finalidade: Laudo Comercial Objetivo: Valor de Mercado de Compra e Venda Endereço: Praça Antônio Prado, 89 Centro Tatuí/SP Tipo: Casa Uso: Residencial

Leia mais

conjunto habitacional

conjunto habitacional conceito Partindo-se da ideia de Conjunto Habitacional, questiona-se inicialmente o usuário foco do projeto. Ao avaliarmos os moradores locais e tomando o contexto de Florianópolis, determinou-se a importância

Leia mais

CAJOBI OBRAS E AÇÕES GESTÃO

CAJOBI OBRAS E AÇÕES GESTÃO CAJOBI OBRAS E AÇÕES GESTÃO 2011-2014 AGRICULTURA: Distribuição de Leite: distribuídos 2.700 litros de leite em Jan/2011 Custo: R$ 3 mil, beneficiando 180 famílias carentes, no último mês do período. DESENVOLVIMENTO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA QUADRO XLIV SETOR DAS VIAS SETORIAIS 1

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA QUADRO XLIV SETOR DAS VIAS SETORIAIS 1 QUADRO XLIV SETOR DAS VIAS SETORIAIS 1 USOS E (1) em série (3) Habitação Institucional Estacionamento Comercial (5) e Edifício Garagem (5) PERMISSÍVEIS Comunitário 1 e 2 2.000,00 m² 10.000,00 m² Comunitário

Leia mais

MU - MACROZONA URBANA CONSOLIDADA

MU - MACROZONA URBANA CONSOLIDADA MACROZONEAMENTO MUNICIPAL MU - MACROZONA URBANA CONSOLIDADA PERMEABILIDA - - - - - - - - - - Tem por objetivo incrementar a capacidade do Sistema Viário e da Infra-Estrutura e incentivar a ocupação de

Leia mais

Política e Programas Habitacionais em São Paulo

Política e Programas Habitacionais em São Paulo Política e Programas Habitacionais em São Paulo Papel de Agentes Públicos e Privados AUP 0563 - Estruturação do Espaço Urbano: Produção Imobiliária Contemporânea Profa. Dra. Luciana de Oliveira Royer LABHAB

Leia mais

TORRE A: BELVEDERE NORTE/SUL TORRE B: FAROL NORTE/SUL TORRE C: MIRADOR OESTE/LESTE TORRE D: MIRANTE LESTE/OESTE

TORRE A: BELVEDERE NORTE/SUL TORRE B: FAROL NORTE/SUL TORRE C: MIRADOR OESTE/LESTE TORRE D: MIRANTE LESTE/OESTE ÁREA: 15.752m² PROJETO ARQUITETÔNICO: AMPLO ARQUITETURA PAISAGISMO: BENEDITO ABBUD E TAKEDA ARQUITETOS PAISAGISTAS DECORAÇÃO DE INTERIORES: AND ARQUITETURA APARTAMENTO DECORADO (104m²): SENTINGER ARQUITETURA

Leia mais

Figura 1: Implantação da casa no Derby O Norte Oficina de criação. Fonte: Jéssica Lucena, 2015.

Figura 1: Implantação da casa no Derby O Norte Oficina de criação. Fonte: Jéssica Lucena, 2015. CASA NO DERBY Local Recife - PE Ano 2007-08 Escritório O Norte Oficina de Criação Autoras: Jéssica Lucena e Tamires Cabral Implantação e Partido Formal A Casa no Derby é uma residência unifamiliar de uso

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 76/2017

LEI COMPLEMENTAR Nº 76/2017 LEI COMPLEMENTAR Nº 76/2017 Dispõe sobre o zoneamento, uso e ocupação do solo da Zona de Proteção da Bacia do Rio Cascavel - ZPBC 2, que tem seus limites definidos pela Lei Complementar 69/2016 de Zoneamento

Leia mais

ANEXO VI FEIRA COBERTA DO PADRE EUSTAQUIO - FECOPE

ANEXO VI FEIRA COBERTA DO PADRE EUSTAQUIO - FECOPE ANEXO VI FEIRA COBERTA DO PADRE EUSTAQUIO - FECOPE 1 LOCALIZAÇÃO A Feira coberta do Padre Eustáquio (FECOPE) localiza-se na rua Pará de Minas, no bairro Padre Eustáquio, em local de fácil acesso e grande

Leia mais

LOTEAMENTO FONTE NOVA MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA

LOTEAMENTO FONTE NOVA MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA LOTEAMENTO FONTE NOVA MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA ÍNDICE I. INTRODUÇÃO 3 II. LOCALIZAÇÃO 3 III. ENQUADRAMENTO PDM 3 VII. CEDÊNCIAS E INFRAESTRUTURAS 3 V. PROPOSTA 3 VI. ÍNDICES URBANÍSTICOS 4 VII.

Leia mais

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - COBESA

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - COBESA I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - COBESA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL URBANA DA POPULAÇÃO DIRETAMENTE ATINGIDA DE SALTO DA DIVISA, MINAS GERAIS, BRASIL APÓS A IMPLANTAÇÃO DA

Leia mais

023. Prova dissertativa

023. Prova dissertativa MPSP1503 03023001 Concurso Público 023. Prova dissertativa analista técnico científico (Engenheiro de Tráfego) Você recebeu este caderno contendo um. Confira seus dados impressos na capa deste caderno.

Leia mais

Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Territorial do Município de Içara

Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Territorial do Município de Içara Uso e ocupação do solo Acessibilidade e Mobilidade Saneamento e Infraestrutura Desenvolvimento Econômico Perímetro Urbano e Parcelamento do solo Habitação Equipamentos e espaços públicos Patrimônio e Meio

Leia mais

Entrevista 01. Dados do entrevistado: Perguntas:

Entrevista 01. Dados do entrevistado: Perguntas: Sexo: Feminino Idade: 18 anos 1. É morador da Vargem Grande? Sim Entrevista 01 2. Trabalha na Vargem Grande? Como é o percurso para ir ao trabalho? Não, trabalha no Santa Mônica. Pega ônibus em frente

Leia mais

PORQUE UMA UNIDADE DA PM (COMPANHIA) NO BAIRRO ALPHAVILLE?

PORQUE UMA UNIDADE DA PM (COMPANHIA) NO BAIRRO ALPHAVILLE? PORQUE UMA UNIDADE DA PM (COMPANHIA) NO BAIRRO ALPHAVILLE? SEGURANÇA EXTERNA, ATUAL E FUTURA Atual Ÿ Aumento no fluxo de veículos e pedestres nas áreas externas, decorrente da quantidade de residências

Leia mais

ANEXO L.4 Padrões para Estacionamentos

ANEXO L.4 Padrões para Estacionamentos PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS PLANO DIRETOR ANEXO L.4 Padrões para Estacionamentos Uso Mínimo vagas para PGT - 1 * para automotores Vagas para bicicletas Vagas para motocicletas automotores 1.1

Leia mais

ALEXIOS CENTRO LOCALIZAÇÃO ALEXIOS JAFET - AHD. Distancia do centro: 23 km (percurso de carro) Distancia do centro: 16 km (em linha reta)

ALEXIOS CENTRO LOCALIZAÇÃO ALEXIOS JAFET - AHD. Distancia do centro: 23 km (percurso de carro) Distancia do centro: 16 km (em linha reta) ENTIDADE: ASSOCIAÇÃO POR HABITAÇÃO COM DIGNIDADE (AHD) ASSESSORIA: AMBIENTE ARQUITETURA REGIME DE CONSTRUÇÃO: ADM DIRETA ( AUTOGESTÃO) MODALIDADE DA CONTRATAÇÃO: AQUISIÇÃO DE TERRENO E CONSTRUÇÃO Nº S:

Leia mais

ANÁLISE DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA, NO MUNICÍPIO DE PATROCÍNIO - MG FERREIRA, A. S. (1) ; TAVARES, H. C. (2),

ANÁLISE DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA, NO MUNICÍPIO DE PATROCÍNIO - MG FERREIRA, A. S. (1) ; TAVARES, H. C. (2), ANÁLISE DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA, NO MUNICÍPIO DE PATROCÍNIO - MG FERREIRA, A. S. (1) ; TAVARES, H. C. (2), (1) Graduando em Arquitetura e Urbanismo - Centro Universitário de Patos de Minas -

Leia mais