BANCO DE ATIVIDADES Presente Ciências 4 ano - 3 bimestre Avaliação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BANCO DE ATIVIDADES Presente Ciências 4 ano - 3 bimestre Avaliação"

Transcrição

1 Unidade 3 - Muitos materiais Leia a letra da canção abaixo. B -I-C-I-C-L-E-T-A Sou sua amiga bicicleta Sou eu que te levo Pelos parques a correr Te ajudo a crescer E em duas rodas deslizar [...] Sou eu que te faço Companhia por aí Entre ruas, avenidas Na beira do mar Eu vou com você comprar E te ajudo a curtir Picolés, chicletes Figurinhas e gibis Rodo a roda E o tempo roda E é hora de voltar Pra isso acontecer Basta você me pedalar [...] Autor: Toquinho, Mutinho Álbum: Seu Violão e Suas Canções 2 Gravadora: Biscoito Fino Ano: A bicicleta como outros brinquedos fazem parte da infância de muitas crianças. Escreva três materiais usados na fabricação da bicicleta.

2 2. Os materiais usados na fabricação da bicicleta são materiais elaborados ou naturais? Justifique. 3. Leia o trecho da música: Eu vou com você comprar E te ajudo a curtir Picolés, chicletes Figurinhas e gibis Qual o principal material de que são feitas as figurinhas e os gibis? E de onde ele é obtido? 4. Os picolés, chicletes vêm embalados. Qual a função das embalagens para estes produtos? 5. Cite uma máquina simples que existe em uma bicicleta. 6. O uso da bicicleta como meio de transporte deve ser incentivado, pois oferece várias vantagens em relação aos meios comuns como ônibus e carros. Escreva duas vantagens do uso da bicicleta como meio de transporte.

3 7. As bicicletas mais modernas têm várias marchas e o uso correto delas oferece maior conforto ao pedalar. Numa subida o ideal é que o ciclista use uma marcha que possibilite que ele pedale mais vezes diminuindo o esforço de cada pedalada. Observe os terrenos inclinados abaixo. a) Em qual das duas rampas o ciclista fará maior força para subir utilizando uma bicicleta sem marchas? Por quê? b) Em qual das duas rampas seria mais útil a utilização de uma bicicleta com marcha para subir? Por quê? 8. Leia a reportagem abaixo. Bicicleta de plástico reciclado produzida no Brasil Que tal uma armação de bicicleta produzida a partir de plástico de garrafas PET, embalagens de shampoo e peças de geladeira? Pelo menos a pessoas essa ideia interessa. Elas estão numa lista de espera para adquirir uma bike de quadro reciclado que é fabricada, sob encomenda, em São Paulo. Essa bicicleta é mais resistente, flexível e barata. Isso porque o plástico não enferruja, amortece naturalmente e sua fabricação transforma resíduos sólidos em um novo produto.[...] a) Quais as vantagens citadas na reportagem da bicicleta de plástico reciclado?

4 b) Qual é a importância para o meio ambiente de uma iniciativa com essa? 9. Assinale V para a frase verdadeira e F para a frase falsa. Quando a frase for falsa apresente a correção da frase. ( ) a) Biscoitos só podem ser embalados em papel. ( ) b) O vidro pode ser utilizado para embalar bebidas e alimentos como o palmito. ( ) c) O ferro e o plástico são exemplos de metais. ( ) d) O papel é produzido a partir da areia retirada das praias. ( ) e) O petróleo é utilizado na produção de vários objetos plásticos. 10. As sacolas abaixo são feitas de qual material? Escolha uma das mensagens que estão nas sacolas e explique o que elas representam.

5 11. A professora do 4º ano propôs um desafio aos seus alunos. Pediu que eles explicassem uma transformação física e uma transformação química utilizando como exemplo uma camiseta. Leia a resposta dada por um aluno. Ao derrubar água sanitária em uma camiseta colorida ocorre uma transformação química. Ao dobrar uma camiseta ou rasgar ocorre uma transformação física. Você concorda com o aluno? Justifique. 12. Os materiais podem ser transformados de várias maneiras. Identifique as transformações químicas desses materiais ligando o nome as respectivas fotos. COMBUSTÃO DECOMPOSIÇÃO COZIMENTO

6 13. Classifique as imagens abaixo utilizando [A] para alavanca, [PI] plano inclinado e [E] para roda ou eixo. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

7 Leia o texto abaixo. O Brasil ainda destina grande parte do lixo de forma incorreta. [...] cerca de municípios brasileiros destinam seus resíduos em lixões. A maior parte deles, 855, está localizada no Nordeste. O IBGE afirma que a região, junto com o Norte do país, leva mais de 80% dos seus resíduos para lixões. Todas as regiões, no entanto, vivem o problema. [...] apenas 27,7% dos resíduos no Brasil vão, de fato, para aterros sanitários. Mas qual é a diferença entre lixão e aterro sanitário? Lixão é um grande espaço destinado apenas a receber lixo. Isso significa que nada é planejado para abrigar os resíduos de forma menos agressiva ao meio ambiente. [...] Os resíduos ficam, literalmente, a céu aberto. Já no aterro sanitário, o lixo é depositado em local impermeabilizado por uma base de argila e lona plástica, o que impede o vazamento de chorume para o subsolo. Diariamente, o material é aterrado com equipamentos específicos para este fim. Existem, também, tubulações que captam o metano, gás liberado pela decomposição de matéria orgânica e que pode ser usado para gerar energia. Os aterros controlados são intermediários entre lixão e aterro sanitário. Neles, há cobertura diária do lixo com terra, importante para evitar mal cheiro e proliferação de insetos e animais, mas a capacidade de impedir a contaminação do solo e águas subterrâneas não é completa Baseado no texto, qual é a melhor forma de tratar o lixo? Por quê? 15. Dê dois exemplos de animais que podem viver nos lixões. Que problemas eles trazem aos seres humanos? 16. Há vários tipos de resíduos que são jogados no lixo. Dê exemplos de lixo eletrônico e lixo dos serviços de saúde.

8 17. Por que o lixo dos serviços de saúde não deve ser levado diretamente para o aterro sanitário? O que deve ser feito com este lixo antes dele ir para o aterro? 18. Além das formas mencionas no texto existem outras de tratar o lixo, como a compostagem e a reciclagem. Explique cada uma delas. 19. Para ajudar na reciclagem em muitos locais encontramos lixeiras coloridas que nos indicam que tipos de material deveram colocar. Nas lixeiras abaixo colocamos os resíduos e você deve pintá-las na cor correta. 20. Além de reciclar é possível reduzir e reutilizar. Explique em qual situação podemos utilizar estes outros dois R s.

9 Unidade 3 - Muitos materiais Leia o texto abaixo. Reciclagem A reciclagem é o termo utilizado para designar o reaproveitamento de materiais como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As pessoas podem auxiliar no processo de reciclagem separando o lixo produzido nas residências, impedindo assim que o lixo reciclável se misture aos restos de alimentos, o que facilita seu reaproveitamento pelas indústrias. E diminui dessa forma a poluição do ambiente. 21. Escreva duas vantagens da reciclagem de materiais. 22. Entre os materiais reciclados estão o papel, o vidro, o metal e plástico. Escreva o nome de produtos que você consome no seu dia a dia e que utilizam esses materiais como embalagem. Papel -... Vidro -... Metal -... Plásticos Materiais como vidro, plástico e papel são chamados de elaborados, porque passam por processos industriais de fabricação. Qual a matéria prima utilizada na fabricação do papel e do plástico?

10 24. No nosso dia a dia, várias transformações dos materiais ocorrem e podem ser classificadas como física ou química. Analise as transformações abaixo e coloque (F) se for física e (Q) se for química. a) Gelo derretendo b) Papel queimando c) Leite coalhando d) Água evaporando e) Fermentação do pão f) Espelho refletindo a luz 25. Mariana observou a situação representada ao lado. Ela afirmou que o ovo passou por uma transformação química. Você concorda com ela? Justifique sua resposta. 26. Em nosso dia a dia, usamos muitas máquinas e as máquinas vão desde as mais simples até as mais complexas. a) O que são máquinas simples? Dê três exemplos. b) Identifique o tipo de máquina a que cada imagem se refere

11 27. Leia as frases abaixo sobre o plano inclinado e coloque ( C ) na correta e ( E ) na errada. a) Quanto maior for a inclinação de um plano inclinado, menor será a força empregada para elevar uma carga a uma mesma altura. b) As rampas de acesso são planos inclinados que facilitam a locomoção de pessoas, veículos e cargas. c) O machado utilizado para cortar árvores possui dois planos inclinados. 28. Para melhorar a qualidade de vida e o meio ambiente todos nós precisamos nos conscientizar das questões relacionadas ao lixo. Algumas cidades passaram a transformar restos de alimentos em adubos e, assim, algumas doenças que afetavam a população diminuíram. Explique esse fato. 29. O lixo produzido nas grandes cidades é muito variado e existem formas adequadas de encaminhamento desse lixo. Relacione o lixo da coluna 1 com o encaminhamento correto. 1 Lixo hospitalar, clínicas médicas e odontológicas 2 Lixo sólido (vidro, papel, plástico e metal). 3 Restos de alimentos. Incineração Reciclagem Usina de compostagem 30. Qual o significado dos 3 Rs em relação aos cuidados com o lixo? Dê um exemplo para cada R.

12 Unidade 3 - respostas 1. Resposta pessoal. Uma resposta possível é metal (ferro, alumínio), plástico, vidro espelhado, borracha ). 2. São materiais elaborados porque não são encontrados prontos na natureza e são obtidos por meio da transformação de materiais naturais, em processos industriais. 3. Papel e é obtido do tronco das árvores. 4. A função é preservar o alimento para ser consumido posteriormente. 5. A roda. 6. Respostas possíveis. Não gasta combustível, portanto não polui o ambiente. Possibilita a prática de exercício, o que faz bem a saúde. Ocupa menos espaço que carros e ônibus o que diminuiria o trânsito nas grandes cidades. 7. a) Na rampa 2 porque a inclinação é maior. b) Na rampa 2 porque utilizando a marcha adequado ele subiria com menos esforço físico. 8. a) Ela é mais resistente( porque não enferruja), flexível e barata. b) Ao reciclar materiais diminuímos a quantidade de resíduos sólidos ( lixo ) que irá para os lixões.

13 9. a) (F) Biscoitos podem ser embalados em papel lata ou plástico. b) (V) c) (F) O ferro é um metal e o plástico é um derivado do petróleo. d) (F) O papel é produzido a partir da árvore. e) (V) 10. O material é o tecido ( algodão ). Em todas as imagens a ideia central é evitar o desperdício, preservar a natureza e utilizar a mesma sacola várias vezes quando se vai às compras. 11. Espera-se que o aluno concorde e justifique que ao derrubar água sanitária na camiseta colorida ela ficará manchada, desbotada e essa mudança de cor indica uma transformação química e quando dobramos ou rasgamos a camiseta não alteramos o material, somente a sua forma. 12. COMBUSTÃO DECOMPOSIÇÃO COZIMENTO

14 13. ( E ) ( A ) ( A ) ( PI ) ( E ) ( PI) 14. A melhor é colocar em aterro sanitário porque o lixo é aterrado, não ocorre o vazamento de chorume para o subsolo e o gás liberado pela decomposição do lixo é recolhido por tubulações e pode ser aproveitado como energia. 15. Baratas e ratos. Podem ser transmissores de vários tipos de doenças. 16. Lixo eletrônico: celulares e computadores Lixo dos serviços de saúde: agulhas, seringas, remédios.

15 17. Este lixo pode ter microrganismos que transmitem doenças e contaminar o ambiente. Ele deve ser incinerado e depois colocado em recipientes que evitem seu contato com o solo. Este processo possibilita a esterilização dos seres e materiais perigosos para o ambiente e para a saúde. 18. Na compostagem o material orgânico será utilizado para produzir adubo. Na reciclagem são separados os materiais que serão processados e utilizados para gerar novos produtos. São materiais reciclados: vidro, plástico, papel, metais e borracha Podemos reduzir o consumo de materiais evitando o desperdício e podemos reutilizar materiais como papel ao utilizar os seus dois lados antes de descartá-lo.

16 Unidade 3 - Muitos materiais 21. Uma das vantagens é que, ao se reaproveitar os materiais já usados como matérias primas para novos produtos, deixamos de extraí-las da natureza; a segunda, é que diminuímos a quantidade de lixo, preservando o meio ambiente. 22. Papel embalagens de sabonetes, pastas de dentes. Vidro conservas de alimentos. Metal latas de refrigerantes. Plásticos potes de margarinas, potes iogurtes. 23. A matéria prima do papel é a madeira e, do plástico, é o petróleo. 24. a) Gelo derretendo ( F ) b) Papel queimando ( Q ) c) Leite coalhando ( Q ) d) Água evaporando ( F ) e) Fermentação do pão ( Q ) f) Espelho refletindo a luz ( F ) 25. Concordo, porque na transformação química as substâncias que formam o material são modificadas, há formação de novas substâncias. 26. a) São máquinas que nos auxiliam a realizar mais facilmente algumas tarefas. Os exemplos são alavancas, plano inclinado, roda. b) Plano inclinado, roldana e alavanca. 27. a) ( E ) b) ( C ) c) ( C ) 28. Ao transformar restos de alimentos em adubos, diminuímos a quantidade de lixo que atrai animais e insetos transmissores de doenças, deixamos também de contaminar o solo, o ar e os lençóis freáticos. 29. Sequência correta: 3, 1, Reduzir comprar apenas o que necessitamos e verificar se o que compramos não possui embalagens excessivas. Reutilizar dar novos usos ou usar por mais tempo objetos que seriam jogados fora. Reciclar materiais que seriam jogados fora são utilizados como matéria prima para novos.

Colégio Nomelini Anglo Barretos - Ensino Fundamental II. CIÊNCIAS PROFª Íris. LISTA EXTRA Recuperação 2 Bimestre Aluno: Série:6º A

Colégio Nomelini Anglo Barretos - Ensino Fundamental II. CIÊNCIAS PROFª Íris. LISTA EXTRA Recuperação 2 Bimestre Aluno: Série:6º A LISTA EXTRA Recuperação 2 Bimestre Aluno: Série:6º A Disciplina : Ciências Professora : Íris Data : 01/08/2011 Nº 1. Observe o gráfico abaixo que representa a distribuição de gases que compõem a atmosfera

Leia mais

Profª. Klícia Regateiro. O lixo

Profª. Klícia Regateiro. O lixo Profª. Klícia Regateiro O lixo Tipos de lixo O Definem-se resíduos sólidos como o conjunto dos produtos não aproveitados das atividades humanas: O domésticas, comerciais, industriais, de serviços de saúde

Leia mais

O lixo. Média de lixo produzida por dia. Disposição final do lixo

O lixo. Média de lixo produzida por dia. Disposição final do lixo O lixo Lixo é tudo aquilo que não tem mais utilidade. Não podemos dizer que é lixo é aquilo que não tem mais valor, pois o que não tem valor para mim pode ter para outra pessoa. Média de lixo produzida

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL EDGAR BARBOSA OFICINA: QUÍMICA AMBIENTAL E RECICLAGEM NATAL/RN 2013

ESCOLA ESTADUAL EDGAR BARBOSA OFICINA: QUÍMICA AMBIENTAL E RECICLAGEM NATAL/RN 2013 ESCOLA ESTADUAL EDGAR BARBOSA OFICINA: QUÍMICA AMBIENTAL E RECICLAGEM NATAL/RN 2013 LIXO 2º ENCONTRO OBJETIVO: Relatar a composição química do lixo e os prováveis danos causados, além de discutir principais

Leia mais

Os resíduos sólidos considerados inúteis ou indesejáveis formam o que chamamos de lixo.

Os resíduos sólidos considerados inúteis ou indesejáveis formam o que chamamos de lixo. Nacho Doce/Reuters/Latinstock Os resíduos sólidos considerados inúteis ou indesejáveis formam o que chamamos de lixo. Para onde vai o lixo recolhido das casas e das indústrias? Por que a reciclagem do

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Ciências - 2º Bimestre Nome: Ano: 6º A / B Prof. Paula Jacinto N.: / /17 Volume 2: Solo e vida Poluição do solo. 1) O solo é um componente

Leia mais

31/08/2016. Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações.

31/08/2016. Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações. 6º Anos Prof. Leonardo F. Stahnke Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações. Para se alimentar, o ser humano abate

Leia mais

Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza Componente Curricular: Educação e Saúde. Prof. Vanderlei Folmer / Msc. Maria Eduarda de Lima

Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza Componente Curricular: Educação e Saúde. Prof. Vanderlei Folmer / Msc. Maria Eduarda de Lima Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza Componente Curricular: Educação e Saúde Prof. Vanderlei Folmer / Msc. Maria Eduarda de Lima O que é lixo? Latim Lix : cinza ; Europa : resíduos domésticos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Ciências / ESTUDOS AUTÔNOMOS Série: 4ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 17 / 10 / 2016

Leia mais

planetasustentavel.abril.com.br

planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br

Leia mais

QUESTÃO 4 (Ciências - Jornadas.cie - 6º ano - Adaptada) Jogar lixo nas ruas contribui para a ocorrência de enchentes nos meses de chuvas fortes? Como?

QUESTÃO 4 (Ciências - Jornadas.cie - 6º ano - Adaptada) Jogar lixo nas ruas contribui para a ocorrência de enchentes nos meses de chuvas fortes? Como? Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Danielle Ornelas e Isabela Monteiro Ciências Atividades para Estudos Autônomos Data: 7

Leia mais

Como participar? 1. Crie um brinquedo com embalagens cartonadas vazias e outros materiais recicláveis.

Como participar? 1. Crie um brinquedo com embalagens cartonadas vazias e outros materiais recicláveis. O concurso cultural Tirolzinho Transforma Reino Encantado está percorrendo o estado de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, levando brincadeiras e educação ambiental para os alunos das escolas municipais

Leia mais

Carlos Eduardo Godoy (Prof. Amparo) 1

Carlos Eduardo Godoy (Prof. Amparo)   1 Coleta Seletiva Consciência limpa Carlos Eduardo Godoy (Prof. Amparo) E-mail: cecgodoy@gmail.com 1 Proposta da palestra Apresentar para a Comunidade Móbile informações importantes sobre Responsabilidade

Leia mais

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeitamos por estar sujo ou por não tem mais utilidade pode

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 O SOLO

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 O SOLO Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

[DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS]

[DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS] ATERROS SANITÁRIOS [DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS] 2013 O QUE SÃO OS RESÍDUOS SÓLIDOS? É O LIXO QUE PRODUZIMOS. NOSSO LIXO DE TODOS OS DIAS. E ESSES RESÍDUOS OU LIXO PODEM SER CLASSIFICADOS COMO:

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Ciências 6 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Preencha a tabela a seguir com as palavras constante ou variável, de acordo com as propriedades de cada estado da matéria.

Leia mais

Como fazer adubo com o lixo orgânico que você produz em casa

Como fazer adubo com o lixo orgânico que você produz em casa Published on UBB - Desde 1984 - Conquistando benefícios para o funcionalismo ( http://ubbonline.org.br/unificado) Início > Reciclagem - Material Orgânico O que é lixo orgânico? Retos de comida em geral,

Leia mais

Projeto Meio Ambiente TCA 8º A

Projeto Meio Ambiente TCA 8º A Projeto Meio Ambiente TCA 8º A Prof.ª. : Inês, Rosicler e Silvia. EMEF Des. Francisco Meirelles. 2015 Reciclagem de metal 1- Como fazer a reciclagem? Tem que fazer a limpeza do metal. A reciclagem do metal

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na III Etapa e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de exercícios,

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 05/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação. Peter Drucker

Leia mais

RECEPÇÃO DE CALOUROS COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE

RECEPÇÃO DE CALOUROS COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE RECEPÇÃO DE CALOUROS 2017-1 COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE RECEPÇÃO DE CALOUROS 2017-1 Dr. Anderson Lopes Peçanha Professor da Universidade Federal do Espírito Santo Departamento

Leia mais

ATERRO SANITÁRIO DE RIO CLARO. Prof. Marcos Colégio Sta. Clara

ATERRO SANITÁRIO DE RIO CLARO. Prof. Marcos Colégio Sta. Clara ATERRO SANITÁRIO DE RIO CLARO Prof. Marcos Colégio Sta. Clara 1. CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS - Observe um objeto perto de você. Você já parou para pensar do que ele é feito e quantas etapas foram necessárias

Leia mais

Recursos Energéticos e Meio Ambiente (REMA) Engenharia Ambiental 1º semestre/2018

Recursos Energéticos e Meio Ambiente (REMA) Engenharia Ambiental 1º semestre/2018 Recursos Energéticos e Meio Ambiente (REMA) Engenharia Ambiental 1º semestre/2018 ALTERNATIVAS FUTURAS DE ENERGIA: FUSÃO Capítulo 15 HINRICHS, R.A. e KLEINBACH, M. Energia e Meio Ambiente. 4ª. Ed. São

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DO LIXO

CLASSIFICAÇÃO DO LIXO De uma forma sintetizada, o lixo corresponde a todos os resíduos gerados pelas atividades humanas que é considerado sem utilidade e que entrou em desuso. O lixo é um fenômeno puramente humano, uma vez

Leia mais

EBI 123 de Pedome. Diana Dinis Nº7. Inês Marques Nº9. Sónia Nunes Nº20. Vera Oliveira Nº23 8ºB 1

EBI 123 de Pedome. Diana Dinis Nº7. Inês Marques Nº9. Sónia Nunes Nº20. Vera Oliveira Nº23 8ºB 1 Poluição do Solo Trabalho elaborado por: Diana Dinis Nº7 Inês Marques Nº9 Sónia Nunes Nº20 Vera Oliveira Nº23 Turma: Disciplina: Ciências Naturais Professora: Raquel Soares 1 Índice Poluição do Solo...

Leia mais

04- De acordo com o texto, dê exemplo de um ambiente não construído. 05- Marque com um X o que podemos fazer para preservar os ambientes naturais.

04- De acordo com o texto, dê exemplo de um ambiente não construído. 05- Marque com um X o que podemos fazer para preservar os ambientes naturais. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== O chão e o céu. Pedras, água, ar, nuvens

Leia mais

OS 3 RS NO MEU DIA A DIA

OS 3 RS NO MEU DIA A DIA 2018 Fundação ArcelorMittal Investimento Social MEIO AMBIENTE E CIÊNCIA: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR, OS 3 RS NO MEU DIA A DIA Caderno do aluno 1 ao 3 ano OLÁ, AMIGUINHOS! Nós somos a Clarinha e o João,

Leia mais

A reciclagem e o meio ambiente O que é a reciclagem? Qual a importância da reciclagem?

A reciclagem e o meio ambiente O que é a reciclagem? Qual a importância da reciclagem? A Cartilha de Reciclagem de Lixo é um manual simples de uma nova prática a ser adotada pela sociedade. O objetivo é mostrar que apenas a mudança de uma rotina pode transformar o mundo em um planeta melhor.

Leia mais

QUÍMICA. Prof. Larissa Richter. Energia e Meio Ambiente

QUÍMICA. Prof. Larissa Richter. Energia e Meio Ambiente Energia e Meio Ambiente O ser humano atual é extremamente dependente de energia. Por quê? Todos os seus processos tecnológicos, bem como manutenção de serviços dependem da energia elétrica para serem desenvolvidos

Leia mais

RECICLANDO PENSAMENTOS

RECICLANDO PENSAMENTOS RECICLANDO PENSAMENTOS OS MALEFÍCIOS CAUSADOS PELO ACÚMULO DE LIXO INFORMAÇÃO CONSCIENTIZAÇÃO PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO ARTESANATO FEITO COM MATERIAL RECICLADO Não há limites para a criatividade quando o

Leia mais

nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS

nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa

Leia mais

TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - LIXO

TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - LIXO RÁDIO AULA DE QUÍMICA TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - LIXO Prof. Carlos Alberto 01. Relacione: 1. Depósito a céu aberto (lixão) 2. Aterro controlado 3. Aterro sanitário 4. Compostagem 5. Incineração 6.

Leia mais

Diferentes classificações dos materiais

Diferentes classificações dos materiais Diferentes classificações dos materiais Na Natureza encontramos uma grande variedade de materiais que utilizamos nas mais diversas atividades e com diferentes fins. Estes materiais designam-se por materiais

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 4ºAno 1.4 CIÊNCIAS 3º período 28 de setembro de 2015 Cuide da organização da sua avaliação. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na

Leia mais

O PODER DOS 5 R S DA SUSTENTABILIDADE

O PODER DOS 5 R S DA SUSTENTABILIDADE O PODER DOS 5 R S DA SUSTENTABILIDADE Autores: Alice Batschike Schlick Eduardo de Alencar Tedardi Gabriela Ayumi Ercoles Glória Garcia da Silva Victor Hugo Teixeira Sustentabilidade é cuidar do que temos

Leia mais

MEIO AMBIENTE E BOAS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

MEIO AMBIENTE E BOAS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL CAMPUS DE CAMPO GRANDE CURSINHO PRÓ-ENEM UFMS MEIO AMBIENTE E BOAS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL Edson Pereira de Souza [1] edson.souza1984@gmail.com

Leia mais

O que os cidadãos de Rio Branco pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade.

O que os cidadãos de Rio Branco pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade. Consumo Sustentável Programa Água Brasil e Instituto Ibope apresentam: O que os cidadãos de pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade. Introdução O Programa Água

Leia mais

UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina CCT- Centro de Ciências Tecnológicas. Projeto RENEW Renewable Energy Group

UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina CCT- Centro de Ciências Tecnológicas. Projeto RENEW Renewable Energy Group UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina CCT- Centro de Ciências Tecnológicas Projeto RENEW Renewable Energy Group Coordenador: Marcio Rodrigo Loos marcio.loos@ufsc.br Criação: Ana Paula Meneguzzi

Leia mais

Separação de Resíduos

Separação de Resíduos Separação de Resíduos Tipos de Resíduos Orgânicos Rejeitos Papéis Recicláveis Plásticos Metais Isopor Plástico Existem 7 tipos de resinas plásticas: - PET: polietileno tereftalato: Frascos de refrigerantes

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE GEOGRAFIA 6º ANO. Com base na tabela e em seus conhecimentos, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir.

EXERCÍCIOS ON LINE GEOGRAFIA 6º ANO. Com base na tabela e em seus conhecimentos, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. EXERCÍCIOS ON LINE GEOGRAFIA 6º ANO Questão 1 Com base na tabela e em seus conhecimentos, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. Participação da população economicamente ativa por setor

Leia mais

COMO DESCARTAR SEUS RESÍDUOS DE MANEIRA CONSCIENTE

COMO DESCARTAR SEUS RESÍDUOS DE MANEIRA CONSCIENTE COMO DESCARTAR SEUS RESÍDUOS DE MANEIRA CONSCIENTE O PROBLEMA - O descarte de resíduos é uma das práticas mais impactantes do ponto de vista socioambiental. Além de sobrecarregar os aterros, ele ocasiona

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

COMO SÃO CLASSIFICADOS OS RESÍDUOS EM GERAL?

COMO SÃO CLASSIFICADOS OS RESÍDUOS EM GERAL? RESÍDUOS SÓLIDOS COMO SÃO CLASSIFICADOS OS RESÍDUOS EM GERAL? RESÍDUO CLASSE I: São aqueles que apresentam periculosidade ou uma das seguintes características, inflamabilidade, corrosividade, reatividade,

Leia mais

Plano de Intervenção

Plano de Intervenção INTERVENÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONVERSANDO SOBRE RECICLAGEM Autor: Josana Maria Tiburcio CONTEXTUALIZAÇÃO Plano de Intervenção As atividades relacionadas à urbanização e à industrialização causam grandes

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Explique a teoria

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS LEI / 08/ 2010 DECRETO 7.404/ 12/ 2010

Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS LEI / 08/ 2010 DECRETO 7.404/ 12/ 2010 Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS LEI 12.305 / 08/ 2010 DECRETO 7.404/ 12/ 2010 Cenário brasileiro de resíduos sólidos Aumento da: População nas cidades 50% mundial 85% Brasil (IBGE, 2010).

Leia mais

Este relatório visa mostrar as ações de responsabilidade socioambiental

Este relatório visa mostrar as ações de responsabilidade socioambiental Sobre este relatório Este relatório visa mostrar as ações de responsabilidade socioambiental que os organizadores do evento da 6ª edição da Feira Funerária do Brasil realizada no centro de convenções,

Leia mais

Coleta Seletiva. O seu lixo tem valor

Coleta Seletiva. O seu lixo tem valor Coleta Seletiva O seu lixo tem valor Cartilha sobre Coleta Seletiva Esta cartilha tem por principal objetivo, informar os processos da coleta seletiva para empresas e seus colaboradores, ajudando-os como

Leia mais

A gestão de resíduos sólidos. Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário

A gestão de resíduos sólidos. Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário A gestão de resíduos sólidos Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário O que são os resíduos? Lixos, lixos de grande porte, cinzas, lodo, dejetos, óleo usado, resíduos ácidos e alcalinos, animais mortos, e

Leia mais

RESÍDUOS SÓLIDOS MUNICIPAIS

RESÍDUOS SÓLIDOS MUNICIPAIS RESÍDUOS SÓLIDOS MUNICIPAIS Educação Ambiental: Resíduos Sólidos Municipais Ano I, número 1 Editor: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT Redação Mônica de Abreu Azevedo André Santos

Leia mais

O que os cidadãos de Caxias do Sul pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade.

O que os cidadãos de Caxias do Sul pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade. Consumo Sustentável Programa Água Brasil e Instituto Ibope apresentam: O que os cidadãos de pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade. Introdução O Programa Água

Leia mais

Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte

Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Promoção SEST / SENAT Conteúdo Técnico ESCOLA DO TRANSPORTE JULHO/2007 O que é Lixo? Lixo

Leia mais

Lixo. O Que é lixo? O descarte do lixo. O lixo e seu destino

Lixo. O Que é lixo? O descarte do lixo. O lixo e seu destino O Que é lixo? Lixo Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas. Popularmente, é definido como aquilo que se joga fora. O descarte do lixo Nossas atividades diárias geram quantidade

Leia mais

Sabias que as pilhas demoram cerca de 100 a 500 anos a decompor-se? Deposita-as no pilhão! TAR 3ºD

Sabias que as pilhas demoram cerca de 100 a 500 anos a decompor-se? Deposita-as no pilhão! TAR 3ºD Sabias que as pilhas demoram cerca de 100 a 500 anos a decompor-se? Deposita-as no pilhão! TAR 3ºD Reduz a poluição nas ruas, não deites lixo para o chão Enche os ecopontos e não o chão. TAR 3ºD O tempo

Leia mais

Figura 1 - Latas de alumínio Fonte: ABAL

Figura 1 - Latas de alumínio Fonte: ABAL A RECICLAGEM DAS LATAS DE ALUMÍMIO Figura 1 - Latas de alumínio Fonte: ABAL CONTEÚDOS Reciclagem do alumínio Vantagens e benefícios da reciclagem Reciclagem e sustentabilidade AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS

Leia mais

Exercícios Ciências 3º Trimestre 2015

Exercícios Ciências 3º Trimestre 2015 ALUNO (A): Nº: TURMA: DATA: / / PROFESSOR (A): Graziela Grazziotin Costa DISCIPLINA: Ciências Exercícios Ciências 3º Trimestre 2015 1) Associe corretamente as colunas, colocando nos parênteses a letra

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O QUE É COLETA SELETIVA O QUE É RECICLAGEM CORES DA COLETA SELETIVA...04

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O QUE É COLETA SELETIVA O QUE É RECICLAGEM CORES DA COLETA SELETIVA...04 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...01 2. O QUE É COLETA SELETIVA...02 3. O QUE É RECICLAGEM...03 4. CORES DA COLETA SELETIVA...04 5. COMO REALIZAR A COLETA SELETIVA?...05 6. MATERIAIS RECICLÁVEIS...06 7. MATERIAIS

Leia mais

Leia este texto sobre como o município de Almada, em Portugal, pode lucrar com o lixo, se esse for separado adequadamente.

Leia este texto sobre como o município de Almada, em Portugal, pode lucrar com o lixo, se esse for separado adequadamente. Atividades de revisão 2018 5º ano. Leia este texto sobre como o município de Almada, em Portugal, pode lucrar com o lixo, se esse for separado adequadamente. Disponível em: .

Leia mais

A importância do descarte correto de EPI s

A importância do descarte correto de EPI s A importância do descarte correto de EPI s LEI DE CRIMES AMBIENTAIS Os epi s após serem usados devem ser descartados quando não oferecem mais os níveis de proteção exigidos. Recentemente a diretriz de

Leia mais

O caminho dos resíduos

O caminho dos resíduos ALGAR Olá! Eu sou o Eco-Herói e vou mostrar-te O caminho dos resíduos Esta página é tua, pinta-me! 1.º Ciclo O caminho dos resíduos O lixo que produzimos e que colocamos no contentor normal segue num camião

Leia mais

AVALIAÇÃO DA USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DA CIDADE DE PARAISÓPOLIS - MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DA CIDADE DE PARAISÓPOLIS - MINAS GERAIS AVALIAÇÃO DA USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DA CIDADE DE PARAISÓPOLIS - MINAS GERAIS Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Líquidos Flávio Henrique Cortez Silva 1 Ana Paula Trindade de Souza² Marcelo Antônio

Leia mais

Aprendendo a Reciclar para Cuidar do Planeta

Aprendendo a Reciclar para Cuidar do Planeta VAMOS CUIDAR DO NOSSO PLANETA Aprendendo a reciclar para cuidar do planeta 1 Latusco, muito divertido, gosta de explicar sobre a importância da reciclagem das latas de alumínio! Aninha é muito divertida,

Leia mais

Manual Coleta Seletiva DGA. Diretoria de Gestão Ambiental

Manual Coleta Seletiva DGA. Diretoria de Gestão Ambiental Manual Coleta Seletiva DGA Diretoria de Gestão Ambiental Universidade Federal de Pernambuco Superintendência de Infraestrutura Diretoria de Gestão Ambiental Diretora Maria de Fátima Morais Xavier Gerência

Leia mais

O Nosso Meio Ambiente

O Nosso Meio Ambiente O Nosso Meio Ambiente Educação Ambiental para a Coleta Seletiva de Lixo P R B - VERDE Maio de 2011 Esta Cartilha poderá ser reproduzida e distribuída somente com a finalidade Educativa A Cartilha Para

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro e/ou no caderno. Livro didático Língua Portuguesa

Leia mais

Plástico e Meio Ambiente: Uma visão através da Avaliação do Ciclo de Vida - ACV

Plástico e Meio Ambiente: Uma visão através da Avaliação do Ciclo de Vida - ACV I CICLO DE DEBATES PROMOVIDO PELA COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL / SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE - GESP PLÁSTICOS: USOS E DEGRADABILIDADE Plástico e Meio Ambiente: Uma visão através da Avaliação

Leia mais

CARTILHA SOBRE COLETA SELETIVA DE. Discuta com seus filhos sobre o tema. Todos juntos na proteção do meio ambiente.

CARTILHA SOBRE COLETA SELETIVA DE. Discuta com seus filhos sobre o tema. Todos juntos na proteção do meio ambiente. CARTILHA SOBRE COLETA SELETIVA DE Discuta com seus filhos sobre o tema. Todos juntos na proteção do meio ambiente. INTRODUÇÃO A coleta seletiva ajuda a proteger o meio ambiente A separação do lixo e a

Leia mais

Carga Horária : 50 horas

Carga Horária : 50 horas Carga Horária : 50 horas Sumário 1- O que é Sustentabilidade 2- Conceito de Repensar 3- Conceito de Reduzir 4- Conceito de Reutilizar 5- Conceito de Reaproveitar 6- Conceito de Reciclar 7- Conceito de

Leia mais

O que os cidadãos de Pirenópolis pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade.

O que os cidadãos de Pirenópolis pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade. Consumo Sustentável Programa Água Brasil e Instituto Ibope apresentam: O que os cidadãos de pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade. Introdução O Programa Água

Leia mais

Ficar de olho no papel que usamos faz toda a diferença

Ficar de olho no papel que usamos faz toda a diferença Ficar de olho no papel que usamos faz toda a diferença Estamos cansados de saber que, para poupar a natureza, devemos evitar o desperdício de papel. Só que com vários tipos de papéis disponíveis no mercado,

Leia mais

O que os cidadãos de Natal pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade.

O que os cidadãos de Natal pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade. Consumo Sustentável Programa Água Brasil e Instituto Ibope apresentam: O que os cidadãos de pensam e estão dispostos a fazer sobre consumo responsável e reciclagem na cidade. Introdução O Programa Água

Leia mais

CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente.

CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente. CONSUMO: Gera impactos positivos e negativos CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente. Desperdício Degradação ambiental Núcleo de Educação Ambiental Conforto Bem estar Qualidade de vida Produção

Leia mais

mandamentos mandamentos do produtor de lixo

mandamentos mandamentos do produtor de lixo 10 mandamentos mandamentos do produtor de lixo 1 Reduzo o lixo que produzo Quando vou às compras, levo sacos reutilizáveis. Prefiro produtos concentrados, com pouca embalagem. Entrego os bens que já não

Leia mais

C A R T I L H A Acompanhe nossas redes sociais: Associação dos Municípios Alagoanos - AMA Alagoas AMAAlagoas

C A R T I L H A Acompanhe nossas redes sociais: Associação dos Municípios Alagoanos - AMA Alagoas AMAAlagoas C A R T I L H A www.ama.al.org.br Acompanhe nossas redes sociais: Associação dos Municípios Alagoanos - AMA amaalagoas @amaalagoas AMA Alagoas AMAAlagoas AGOSTO DE 08 0 03 Olá meu nome é Zé Verdinho! vou

Leia mais

Respostas da Apostila 2 - Unidade 12, 13, 14, 15 e 16. Lembrando: matéria da prova Unidades 13, 14, 15 e 16

Respostas da Apostila 2 - Unidade 12, 13, 14, 15 e 16. Lembrando: matéria da prova Unidades 13, 14, 15 e 16 Respostas da Apostila 2 - Unidade 12, 13, 14, 15 e 16 Lembrando: matéria da prova Unidades 13, 14, 15 e 16 Sumário Unidade 12_ Poluição do ar... 2 Unidade 13_ Lixo em números... 3 Atividade (página 266)...

Leia mais

LISTA PREPARATÓRIA PARA RECUPERAÇÃO FINAL Ciências (6º ano)

LISTA PREPARATÓRIA PARA RECUPERAÇÃO FINAL Ciências (6º ano) 1. Você poderia imaginar que a água que fez parte do corpo dos dinossauros pode estar hoje em você? Pois é, a água utilizada pelos seres vivos sempre retorna, de alguma forma, para o ambiente. Utilizando

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE 1. 2. 3. 4. 5. QUEM É A SPV? SUSTENTABILIDADE CICLO DE VIDA DAS EMBALAGENS VANTAGENS DA RECICLAGEM REGRAS DE SEPARAÇÃO/BOAS PRÁTICAS 1. QUEM É A SPV? 3 O QUE FAZ A? A Sociedade

Leia mais

32ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR OSMAR POPPE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

32ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR OSMAR POPPE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL 32ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR OSMAR POPPE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL ECO CASA VIVENDO PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE, SEMEANDO

Leia mais

01- Observe a foto e marque a resposta correta em cada uma das questões.

01- Observe a foto e marque a resposta correta em cada uma das questões. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Observe a foto e marque a resposta

Leia mais

FAZ SEULIXO? Compostagem lixo Orgânico Pode reciclar? o que você LIXO SECO & LIXO ÚMIDO. Você sabe qual a diferença entre rejeito e resíduo?

FAZ SEULIXO? Compostagem lixo Orgânico Pode reciclar? o que você LIXO SECO & LIXO ÚMIDO. Você sabe qual a diferença entre rejeito e resíduo? FAZ SEULIXO? o que você COM Compostagem lixo Orgânico Pode reciclar? A compostagem é o processo de valorização da matéria orgânica LIXO SECO & LIXO ÚMIDO Você sabe qual a diferença entre rejeito e resíduo?

Leia mais

Horta na Escola E.E WASHINGTON LUÍS

Horta na Escola E.E WASHINGTON LUÍS E.E WASHINGTON LUÍS Horta na Escola Ana Allice Evangelista Nascimento Beatriz Santos Agra Camily Guimarães Messias Bento Felipe Havrelhuk de Souza Maria Eduarda Vicco Ferreira Stellen Santana de Lima Júlia

Leia mais

Apresentação. Incentivamos inovações e iniciativas que levem à qualidade ambiental e à redução dos efeitos das mudanças climáticas.

Apresentação. Incentivamos inovações e iniciativas que levem à qualidade ambiental e à redução dos efeitos das mudanças climáticas. Apresentação Na 3corações temos consciência de que a natureza é um bem de todos e origem dos recursos necessários para a nossa sobrevivência como pessoas e como negócio. Nosso objetivo é preservar e até

Leia mais

Abril Educação Rochas e solo Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Rochas e solo Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Rochas e solo Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 O solo humífero caracteriza-se por ser arejado e permeável, fértil para a vida vegetal. O que faz com que ele possua

Leia mais

ALGAR. Olá! Vem connosco conhecer. 2.º Ciclo

ALGAR. Olá! Vem connosco conhecer. 2.º Ciclo ALGAR Olá! Vem connosco conhecer 2.º Ciclo 2 O que são os Resíduos? É tudo aquilo que é proveniente das nossas atividades e que consideramos inútil, por isso deitamos fora. Antigamente existiam Lixeiras

Leia mais

Lixões X Aterros Sanitários. Eng. Francisco José Pereira de Oliveira

Lixões X Aterros Sanitários. Eng. Francisco José Pereira de Oliveira Lixões X Aterros Sanitários Eng. Francisco José Pereira de Oliveira LIXÕES Contaminação do solo; Contaminação do lençol freático; Produção de gases tóxicos e malcheiroso; Atração de animais que transmitem

Leia mais

Agrupamento de Escolas Terras de Larus Escola Básica 2,3 da Cruz de Pau Ciências Naturais 8º Ano Ficha de Avaliação

Agrupamento de Escolas Terras de Larus Escola Básica 2,3 da Cruz de Pau Ciências Naturais 8º Ano Ficha de Avaliação Agrupamento de Escolas Terras de Larus Escola Básica 2,3 da Cruz de Pau Ciências Naturais 8º Ano Ficha de Avaliação Nome: n.º Turma: Data: Classificação: Prof: Enc. Edu. 1. As figuras seguintes ilustram

Leia mais

Curso de Engenharia Ambiental. Relatório Visita Técnica 2012

Curso de Engenharia Ambiental. Relatório Visita Técnica 2012 Curso de Engenharia Ambiental Relatório Visita Técnica 2012 Visita técnica a empresa Estre Ambiental em Paulínia-SP, e reconhecimento do funcionamento da disposição final de resíduos sólidos classe IIA

Leia mais

A Minha Pegada Plástica Positiva - Superciclar

A Minha Pegada Plástica Positiva - Superciclar FICHA DE TRABALHO WISDOM 1.1 / TÓPICO 4 / IDADE 10-12 A Minha Pegada Plástica Positiva - Superciclar PALAVRA SIGNIFICADO Fabricar Que palavras novas é que aprendeste no Tópico 4? Escreve o significado

Leia mais

Atividades. Essas perguntas abaixo poderão dar continuidade do trabalho sobre a sua comunidade.

Atividades. Essas perguntas abaixo poderão dar continuidade do trabalho sobre a sua comunidade. Introdução A educação ambiental pode ser entendida com toda ação educativa que contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente e aptos a tomar decisões coletivas sobre

Leia mais

NEPSO. Projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião Pólo RS

NEPSO. Projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião Pólo RS ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL TIRADENTES- IMBÉ-RS NEPSO Projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião Pólo RS APRESENTA MEIO AMBIENTE PARA ONDE VAI O NOSSO LIXO? INTEGRANTES Alessandro Hippler Roque

Leia mais

Leia a história em quadrinhos. Página 1 de 8-24/09/2015-8:44

Leia a história em quadrinhos. Página 1 de 8-24/09/2015-8:44 PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Leia a história

Leia mais

Líder: Ana Carolina Freire RA: Organizador: Vanessa Rocha RA:

Líder: Ana Carolina Freire RA: Organizador: Vanessa Rocha RA: Líder: Ana Carolina Freire RA: 010522010 Organizador: Vanessa Rocha RA:007762013 Programador:Carlos Eduardo RA:027409 Construtor: Felipe Avilez RA:121908 Produtor:Carlos Eduardo RA:027409 O nosso objetivo

Leia mais

Tratamento de resíduos

Tratamento de resíduos Tratamento de resíduos Resíduo: Um resíduo é qualquer substância ou objecto de que o ser humano pretende desfazer-se por não lhe reconhecer utilidade. Prioridades a seguir no tratamento de resíduos sólidos:

Leia mais

A humanidade já consome 25% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra.

A humanidade já consome 25% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Boletim nº 025 / AL 2010/11 Guararapes, 08 de Fevereiro de 2011 Consumo consciente A humanidade já consome 25% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo

Leia mais

A RIQUEZA DOS RESÍDUOS DOMÉSTICOS E INDUSTRIAIS

A RIQUEZA DOS RESÍDUOS DOMÉSTICOS E INDUSTRIAIS ANUÁRIO DE PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DOS DISCENTES DA FACULDADE ARAGUAIA A RIQUEZA DOS RESÍDUOS DOMÉSTICOS E INDUSTRIAIS Anna Carolina Araujo Romualdo Faculdade Araguaia Unidade Bueno Luã Vieira

Leia mais

RECICLAR: UMA GRANDE IDEIA.

RECICLAR: UMA GRANDE IDEIA. Reciclagem RECICLAR: UMA GRANDE IDEIA. Imagine uma bolinha de neve no topo de uma montanha que começa a rolar morro abaixo. Quando ela chegar lá embaixo, terá virado um imenso bolão, não é? Isso é o que

Leia mais

RESÍDUOS SÓLIDOS: APRENDENDO A FAZER A COLETA SELETIVA NA ESCOLA

RESÍDUOS SÓLIDOS: APRENDENDO A FAZER A COLETA SELETIVA NA ESCOLA RESÍDUOS SÓLIDOS: APRENDENDO A FAZER A COLETA SELETIVA NA ESCOLA Rodrigo Ferreira do Prado¹* (IC) rodrigoprado_fsa@hotmail.com e Ivani Marisa Cayser 4. Universidade Estadual de Goiás Avenida Universitária,

Leia mais