LIÇAO 3 O PERIGO DAS OBRAS DA CARNE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LIÇAO 3 O PERIGO DAS OBRAS DA CARNE"

Transcrição

1 PORTAL ESCOLA DOMINICAL ADULTOS AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente COMENTARISTA: OSIEL GOMES DA SILVA COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Ibotirama Bahia Avenida J.K. Nº 345 Centro Cep (77) LIÇAO 3 O PERIGO DAS OBRAS DA CARNE - INTRODUÇAO - Apesar de recebermos uma nova condição desfrutada a partir do novo nascimento (Jo 3.3-8; Gl 3.2; 4.29), ainda que perdoados, purificados e habitados pelo Espírito Santo, não deixamos de hospedar, dentro de nós, uma fera chamada "carne". TEXTO BÍBLICO I - (Lucas ). V, 39 E dizia-lhes uma parábola: Pode porventura o cego guiar o cego? Não cairão ambos na cova? V, 40 O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. V, 41 E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? V, 42 Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira

2 primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão. V, 43 Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto. V, 44 Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos. V, 45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. V, 46 E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo? V, 47 Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: V, 48 É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. V, 49 Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína d- casa. ARGUMENTO TEOLOGICO -... Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis (Gálatas ). I O MUNDANISMO INTERIOR - Algumas pessoas pensam que o mundanismo está limitado ao comportamento exterior as pessoas com quem nos associamos, os lugares que frequentamos, as atividades que apreciamos. O mundanismo é também interior, porque começa no coração, e é caracterizado por três atitudes: (1) a cobiça pelo prazer físico a preocupação com a satisfação dos desejos físicos; (2) a cobiça por tudo o que vemos almejar e acumular coisas, curvando-se ao deus do materialismo; e (3) o orgulho das nossas posses obsessão pela condição, posição ou por ser importante. Quando a serpente tentou Eva (Gn 3.6), tentou-a nestes aspectos. Semelhantemente, quando o Diabo tentou Jesus no deserto, estas foram as três áreas de ataque (ver Mt ).

3 - Em contraste. Deus estima o autocontrole, um espírito de generosidade, e o compromisso de servir com humildade, É possível dar a impressão de evitar os prazeres mundanos e ao mesmo tempo abrigar atitudes mundanas no coração. É também possível, como Jesus, amar os pecadores e dedicar-lhe tempo, enquanto mantemos um forte compromisso com os valores do Reino de Deus. Quais são os valores mais importantes para você? Suas ações refletem os valores de Deus ou os valores do mundo?" (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p ). A MANIFESTAÇAO DA CARNE I - OBRAS DA CARNE. Carne (gr. sarx) é a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, a qual continua no cristão após a sua conversão, sendo seu inimigo mortal (Rm 8.6-8,13; Gl 5.17,21). Aqueles que praticam as obras da carne não poderão herdar o reino de Deus (5.21). Por isso, essa natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e mortificada numa guerra espiritual contínua, que o crente trava através do poder do Espírito Santo (Rm ; ver Gl 5.17 ). As obras da carne ( ) incluem: (1) Prostituição (gr. pornéia), i.e., imoralidade sexual de todas as formas. Isto inclui, também, gostar de quadros, filmes ou publicações pornográficos (cf. Mt 5.32; 19.9; At 15.20,29; 21.25; 1Co 5.1). Os termos moichéia e pornéia são traduzidos por um só em português: prostituição. (2) Impureza (gr. akatharsia), i.e., pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos do coração (Ef 5.3; Cl 3.5). (3) Lascívia (gr. aselgeia), i.e., sensualidade. É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a vergonha e a decência (2Co 12.21). (4) Idolatria (gr. eidololatria), i.e., a adoração de espíritos, pessoas ou ídolos, e também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse autoridade igual ou maior que Deus e sua Palavra (Cl 3.5). (5) Feitiçarias (gr. pharmakeia), i.e., espiritismo, magia negra, adoração de demônios e o uso de drogas e outros materiais, na prática da feitiçaria (Êx 7.11,22; 8.18; Ap 9.21; 18.23). (6) Inimizades (gr. echthra), i.e., intenções e ações fortemente hostis; antipatia e inimizade extremas. (7) Porfias (gr. eris), i.e., brigas, oposição, luta por superioridade (Rm 1.29; 1Co 1.11; 3.3).

4 (8) Emulações (gr. zelos), i.e., ressentimento, inveja amarga do sucesso dos outros (Rm 13.13; 1Co 3.3). (9) Iras (gr. thumos), i.e., ira ou fúria explosiva que irrompe através de palavras e ações violentas (Cl 3.8). (10) Pelejas (gr. eritheia), i.e., ambição egoísta e a cobiça do poder (2Co 12.20; Fp 1.16,17). (11) Dissensões (gr. dichostasia), i.e., introduzir ensinos cismáticos na congregação sem qualquer respaldo na Palavra de Deus (Rm 16.17). (12) Heresias (gr. hairesis), i.e., grupos divididos dentro da congregação, formando conluios egoístas que destroem a unidade da igreja (1Co 11.19). (13) Invejas (gr. fthonos), i.e., antipatia ressentida contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos. (14) Homicídios (gr. phonos), i.e., matar o próximo por perversidade. A tradução do termo phonos na Bíblia de Almeida está embutida na tradução de methe, a seguir, por tratar-se de práticas conexas. (15) Bebedices (gr. methe), i.e., descontrole das faculdades físicas e mentais por meio de bebida embriagante. (16) Glutonarias (gr. komos), i.e., diversões, festas com comida e bebida de modo extravagante e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas semelhantes. As palavras finais de Paulo sobre as obras da carne são severas e enérgicas: quem se diz crente em Jesus e participa dessas atividades iníquas exclui-se do reino de Deus, i.e., não terá salvação (5.21; ver 1Co 6.9 ). II OBRAS DA CARNE - Obras da Carne (vv.19-21). As obras da natureza humana caída, embora invisíveis, são conhecidas por todos: "As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas" (Gl 5.19). Ainda que não exaustiva, o apóstolo relaciona, em uma lista, quinze práticas que demonstram uma vida controlada pêlos desejos humanos pecaminosos, conhecidas como obras da carne. Tais obras, segundo o pastor John Stott, abrangem pelo menos quatro áreas da vida humana: 1) área do sexo: imoralidade sexual, impureza e ações indecentes; 2) área da religião: Adoração de ídolos, feitiçarias; 3) área social: inimizades, brigas, ciumeiras, acessos de raiva, ambição egoísta, desunião, divisões, invejas; e 4) área da alimentação: bebedeiras e farras.

5 - É bom lembrar que Paulo deixa evidente que aqueles que escolhem viver suas vidas debaixo do domínio da natureza pecaminosa, produzindo suas más obras, recebem uma dura advertência: [...] não receberão o Reino de Deus" (v.21). OBS: CARNAL: Esta palavra aparece somente no Novo Testamento, embora o termo 'carnalmente' seja encontrado três vezes no Antigo Testamento. 'Carnal' aparece no Novo Testamento onze vezes, e 'carnalmente' uma vez. 'Carnal' significa 'pertinente à carne'. O substantivo SARX significa basicamente o corpo de um animal ou de uma pessoa, ou a carne de um animal. No entanto, no Novo Testamento, o termo 'carnal' algumas vezes está literalmente relacionado à carne, e algumas vezes à antiga natureza humana corrompida por Adão, que é encontrada em todos os homens." Para conhecer mais, leia Dicionário Bíblico Wycíïffe, CPAD, p UM GRANDE CONFLITO I - A CARNE DESAGRADA, PORÉM O ESPIRITO FRUTIFICA 1 É o Espírito Santo que produz o fruto espiritual em nós quando nos rendemos sem reservas a Ele. - Isso abrange nosso espírito, alma e corpo e todas as faculdades que os constitui. O crente que quiser mandar na sua vida e fazer a sua vontade para agradar a si próprio pode continuar como cristão, mas nunca será vitorioso no seu viver em geral, e nem terá jamais o testemunho do Espírito na sua consciência cristã de que está em tudo agradando a Cristo e fazendo o seu querer. O fruto do Espírito é o caráter de Cristo produzido em nós para que em nosso viver o demonstremos ao mundo. Caráter este sem jaca, como revelado nos tipos, símbolos, figuras e nas inúmeras profecias messiânicas do Antigo Testamento, e nas diversas passagens do Novo Testamento que tratam do assunto, a começar pelos Evangelhos (GILBERTO, António. O Fruto do Espírito: A plenitude de Cristo na vido do crente. 2.ed.Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.15-16). 2 Simbolismo ilustrado - Era um costume na Palestina antiga, assim como hoje, plantar figueiras e outras árvores nas vinhas. Era um meio de utilizar cada pedaço disponível de boa terra. A figueira aqui, como em todo o simbolismo bíblico, refere-se a Israel. [...] E foi procurar neta fruto, não o achando. Embora a figueira estivesse na vinha, ela não tinha outro propósito a não ser dar fruto. Da mesma forma. Israel só tinha uma razão para ocupar o primeiro ou qualquer outro lugar: cumprir a missão que lhe fora dada por Deus. Visto que a figueira era infrutífera, não teria o direito de existir; e visto que Israel se recusava a cumprir sua missão determinada por Deus, não tinha o direito de continuar (Comentário Bíblico Beacon. 1.ed. Vol. 6. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p ).

6 3 O comportamento Cristão - Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne' (Gl ). O motivo de sermos verdadeiramente livres não é o fato do nosso passado ter sido mudado, ou o fato dos nossos sentimentos atuais terem mudado. Ainda podemos nos sentir inadequados, inseguros, hesitantes, e com medo. Nós somos livres porque Deus nos deu o seu Espírito Santo. - O Espírito de Deus em nosso interior nos capacita. Liberdade não significa uma vida sem conflitos, significa a possibilidade de viver sem experimentar derrotas! As nossas fraquezas não precisam nos arrastar para baixo, o nosso passado não mais nos incapacita. O Espírito Santo está ao nosso lado na guerra contra os desejos da nossa natureza pecadora. Nós não olhamos mais para a Lei, e lutamos. Olhamos para o Espírito Santo, confiamos nele, e fazemos o que é certo" (RICHARDS, Lawrence 0. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.848). OBS: Carnais e espirituais (Rm 8:5,6). O apóstolo fala de dois grupos de pessoas os carnais e os espirituais. Cabe a cada crente fazer uma análise introspectiva para verificar se suas inclinações são carnais ou espirituais. O homem é aquilo que imagina a sua alma (Pv 23.7). E Jesus afirmou que o homem fala daquilo que o seu coração estiver cheio (Lc 6.45). O pensamento do homem norteia o seu comportamento. Se a mente é carnal, seu comportamento é carnal, resultando em morte; se a mente é espiritual, seu comportamento é espiritual, resultando em vida e paz. Inclinação da carne (v.7). Isso significa ter mente carnal, vida controlada pela carne. Tal pessoa não está sob o domínio do Espírito. Quem assim vive, não pode agradar a Deus (v.8). Só conseguiremos agradar a Deus fazendo-lhe a vontade. Mas só o conseguiremos se estivermos sob a direção do Espírito Santo. CONCLUSAO - Somente pelo e no Espírito somos fortalecidos e podemos vencer a carne. Não abra mão de viver uma vida cheia do Espírito Santo. Não temos nada a perder, muito pelo contrário, com o Espírito e em sua força somos mais que vencedores. - Bibliografia - Bíblia do Pregador Pentecostal (ARC) - Bíblia de Estudo Palavra Chave (ARC) - Apontamentos Teológico do Autor - Dicionário da Lingua Portuguesa Oline - Comentário Pastor Josaphat Batista Pr. Presidente da Assembleia de Deus em Ibotirama- Bahia. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior - Bacharel em Teologia convalidado pelo MEC, Membro do CEECRE (Conselho Estadual de Educação e Cultura Religiosa da CEADEB),

7 Diretor da ESTEADI (Escola Teológica da Assembleia de Deus em Ibotirama) Presidente do Conselho de Pastores e Líderes Evangélicos de Ibotirama (CONPLEI), Conferencista, Seminaristas, Escritor e fundador dos Congressos EBD no Campo de Camaçari-Ba. - Aproveite e estude cursos gratuitos no CTECVIDACRISTA.COM e comentários anteriores das Lições Bíblicas EBD. - Ver outros comentários (anteriores) do trimestre em vigor no Site:

21/07/2019 Lição 3 A Mordomia da Alma e do Espírito 3º Trimestre Classe Adulto

21/07/2019 Lição 3 A Mordomia da Alma e do Espírito 3º Trimestre Classe Adulto 21/07/2019 Lição 3 A Mordomia da Alma e do Espírito 3º Trimestre Classe Adulto Texto Áureo E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados

Leia mais

Lições Bíblicas - lição 01

Lições Bíblicas - lição 01 Lições Bíblicas - lição 01 Texto Áureo Digo, porém: Andai em Espírito e não cumpríreis a concupiscência da carne. (G15.16) Verdade Prática Paro vencer as obras da carne precisamos andar em Espirito. LEITURA

Leia mais

Vejamos: (6) Inimizades (gr. echthra), i.e., intenções e ações fortemente hostis; antipatia e inimizade extremas.

Vejamos: (6) Inimizades (gr. echthra), i.e., intenções e ações fortemente hostis; antipatia e inimizade extremas. Raízes ב "ה Gostaria de iniciar este estudo perguntando: Em que lei você realmente está? A maioria das pessoas está sob uma mesma lei. A palavra nos disse que estamos vivendo um novo tempo. Mas será que

Leia mais

1º Trimestre de 2017 As obras da carne e o fruto do Espírito

1º Trimestre de 2017 As obras da carne e o fruto do Espírito 1º Trimestre de 2017 As obras da carne e o fruto do INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático As obras da carne e o fruto do Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente

Leia mais

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PORTAL ESCOLA DOMINICAL PORTAL ESCOLA DOMINICAL SEGUNDO TRIMESTRE DE 2016 ADULTOS MARAVILHOSA GRAÇA O evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

Leia mais

Lição 25. frutos. carne. e do. Espírito

Lição 25. frutos. carne. e do. Espírito Lição 25 Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 25 Os frutos da carne e do Espírito Gálatas 5:17 Esta publicação não é para ser vendida ou negociada de forma alguma. - Ela é inteiramente grátis http://www.osmisteriosdedeus.com

Leia mais

Lc 6:2 E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados?

Lc 6:2 E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados? 1 Capítulo 6 Jesus é Senhor do Sábado Lc 6:1 E aconteceu que, no sábado segundo-primeiro, passou pelas searas, e os seus discípulos iam arrancando espigas e, esfregando-as com as mãos, as comiam. Lc 6:2

Leia mais

Por Pr. Plínio Sousa. OBRAS DA CARNE: Ora, as obras da carne são manifestas... (19).

Por Pr. Plínio Sousa.  OBRAS DA CARNE: Ora, as obras da carne são manifestas... (19). EXEGESE GÁLATAS 5:19 26 AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira,

Leia mais

LIÇÃO 3 A MORDOMIA DA ALMA E DO ESPÍRITO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A MORDOMIA DA ALMA E DO ESPÍRITO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A MORDOMIA DA ALMA E DO ESPÍRITO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O HOMEM TRICOTÔMICO Deus criou o homem com uma composição tricotômica, a saber: corpo (carne), alma (intelecto) e

Leia mais

Em Gálatas 5:13-15, Paulo advertiu do erro de usar a liberdade em Cristo como libertinagem.

Em Gálatas 5:13-15, Paulo advertiu do erro de usar a liberdade em Cristo como libertinagem. Lição 12 para 16 de setembro de 2017 Em Gálatas 5:13-15, Paulo advertiu do erro de usar a liberdade em Cristo como libertinagem. Este pensamento surge da ideia de não estar sob a lei ( Mas se sois guiados

Leia mais

Mateus 5: 8 Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.

Mateus 5: 8 Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. O Sermão do Monte Mateus 5: 8 Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. O que Jesus quis dizer com estas palavras? 1. Coração Sl 24. 3 Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar

Leia mais

Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir- se. Gn 3.7

Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir- se. Gn 3.7 Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu- o e o deu a seu marido, que comeu

Leia mais

VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE. Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você.

VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE. Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você. VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você. Rm 8:9 X CARNE ESPÍRITO X Por isso digo:vivam pelo Espírito, e de

Leia mais

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR Série A IGREJA QUE AGRADA A DEUS Tem FÉ ESPERANÇA AMOR Qual é a coisa mais importante? Muitos diriam Status, poder, sucesso (competição, egoísmo) Dinheiro (ambição, corrupção, roubo) Corpo (fisicultura,

Leia mais

LIÇÃO 6 A LEI, A CARNE E O ESPÍRITO

LIÇÃO 6 A LEI, A CARNE E O ESPÍRITO PORTAL ESCOLA DOMINICAL SEGUNDO TRIMESTRE DE 2016 ADULTOS MARAVILHOSA GRAÇA O evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

Leia mais

Esboço para Sermão. Tema: Fornicação. Texto: I Co 6.19,20 Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós,

Esboço para Sermão. Tema: Fornicação. Texto: I Co 6.19,20 Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, Esboço para Sermão. Tema: Fornicação. Texto: I Co 6.19,20 Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus? Não sois de vós mesmos; fostes comprados

Leia mais

Vivendo a Vida Santa

Vivendo a Vida Santa Livrinho 2 Pàgina 35 Lição Cinco Vivendo a Vida Santa Pode você descrever numa só palavra a qualidade de vida que procura levar? Muitas e variadas respostas são dadas a essa pergunta. Mas, da perspectiva

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 6 O PECADO Ponto de partida: Cremos que houve rebelião no céu, chefiada por Lúcifer e seguida por seus anjos, cujo alvo,

Leia mais

AULA 1. O CRISTÃO E SUA MENTE. Objetivo: Demonstrar ao aluno a necessidade de uma mente transformada para se crescer espiritualmente.

AULA 1. O CRISTÃO E SUA MENTE. Objetivo: Demonstrar ao aluno a necessidade de uma mente transformada para se crescer espiritualmente. AULA 1. O CRISTÃO E SUA MENTE. Objetivo: Demonstrar ao aluno a necessidade de uma mente transformada para se crescer espiritualmente. A. O que é e como funciona nossa mente. Somos aquilo que pensamos.

Leia mais

1 - As Obras da Carne e o Fruto do Espírito

1 - As Obras da Carne e o Fruto do Espírito 1 - As Obras da Carne e o Fruto do Espírito Tópicos a serem estudados: 1. Andar na carne X Andar no Espírito. 2. Obras da carne, um convite ao pecado. 3. Fruto do Espírito, um chamado para santidade. Objetivo

Leia mais

FUNDAMENTOS BÍBLICOS. Por Evaristo Filho. SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global

FUNDAMENTOS BÍBLICOS. Por Evaristo Filho. SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global FUNDAMENTOS BÍBLICOS Por Evaristo Filho SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global http://seminarioevangelico.com.br setebonline@gmail.com 2 Apresentação da Disciplina Informações Gerais Pré-Tarefas

Leia mais

O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS Quanto você tem desfrutado do poder que existe no amor do Pai Celestial por nós? Creia no amor de Deus!

O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS Quanto você tem desfrutado do poder que existe no amor do Pai Celestial por nós? Creia no amor de Deus! TEMA : O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS ESTUDO PARA CÉLULAS Nº 066 Líder leia, junto com a célula, todos os textos (versículos) citados. Texto inicial : Jo 1.12 e 1 Jo 3:1-2 TADEL: (05JUN à 09JUN17) PERGUNTE

Leia mais

Lição 6 - Ações do Pecado e a Intervenção Divina Texto Bíblico: Romanos

Lição 6 - Ações do Pecado e a Intervenção Divina Texto Bíblico: Romanos Lição 6 - Ações do Pecado e a Intervenção Divina Texto Bíblico: Romanos 6.1-23 Precisamos estar conscientes de que a nossa natureza pecaminosa permanece em nós, mesmo depois de aceitarmos a Jesus como

Leia mais

O Pecado. O Pecado é o oposto de Santidade - O Pecado separa o Homem de Deus

O Pecado. O Pecado é o oposto de Santidade - O Pecado separa o Homem de Deus O Pecado O Pecado é o oposto de Santidade - O Pecado separa o Homem de Deus Hebreus 10:26-27 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais

Leia mais

LIÇÃO 2 A BELEZA E A GLÓRIA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 A BELEZA E A GLÓRIA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 A BELEZA E A GLÓRIA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FONTE PRIMÁRIA DA ADORAÇÃO A Santa Bíblia, registra que em certa ocasião, Jesus disse a mulher de Samaria

Leia mais

CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã

CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã Tema: A mente cristã para uma vida prática Pb. Ulisses Horst Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem, ao homem. Pv: 27.19 Mente cristã

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

PORTAL ESCOLA DOMINICAL QUARTO TRIMESTRE DE 2016 ADULTOS O DEUS DE TODA PROVISÃO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL QUARTO TRIMESTRE DE 2016 ADULTOS O DEUS DE TODA PROVISÃO PORTAL ESCOLA DOMINICAL QUARTO TRIMESTRE DE 2016 ADULTOS O DEUS DE TODA PROVISÃO Esperança e sabedoria divina para a Igreja em meio às crises COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA

Leia mais

livro cpad 2049C DCDEF421F960FC81FD6B Livro Cpad 1 / 6

livro cpad 2049C DCDEF421F960FC81FD6B Livro Cpad 1 / 6 Livro Cpad 1 / 6 2 / 6 3 / 6 Livro Cpad A CPAD é uma editora que publica livros para diversas áreas da vida cristã, para todas as faixas etárias e possui obras na área acadêmica tais como dicionários,

Leia mais

SANTIDADE É VIDA NO ESPÍRITO O FRUTO DO ESPÍRITO: SEU SABOR Exposição de Gálatas

SANTIDADE É VIDA NO ESPÍRITO O FRUTO DO ESPÍRITO: SEU SABOR Exposição de Gálatas SANTIDADE É VIDA NO ESPÍRITO O FRUTO DO ESPÍRITO: SEU SABOR Exposição de Gálatas 5.22-23 Gálatas 5.22-23 um fruto uma obra um agente natureza sabor desfrute Qual é o sabor do fruto do Espírito? 1 O fruto

Leia mais

Doutrina dos Anjos - Angelologia

Doutrina dos Anjos - Angelologia Doutrina dos Anjos - Angelologia Angelologia refere-se à doutrina dos anjos, tanto bons, quanto maus. De todas as doutrinas, esta é a menos estudada. Por isso, ela é a que mais possui misticismos no imaginário

Leia mais

Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Ef 4.

Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Ef 4. TEXTO AÚREO Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Ef 4.32) VERDADE PRÁTICA A benignidade na vida do crente

Leia mais

Lição 11 A luta interior (I)

Lição 11 A luta interior (I) Lição 11 A luta interior (I) Texto bíblico: Gálatas 5.16-26 A liberdade que Cristo oferece não significa ausência de conflitos. Pelo contrário, uma vez liberto, cada cristão é colocado, diariamente, numa

Leia mais

TEXTO AÚREO. "Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna. (1 Jo 3.

TEXTO AÚREO. Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna. (1 Jo 3. TEXTO AÚREO "Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna. (1 Jo 3.15) VERDADE PRÁTICA A vida é um dom de Deus e ninguém tem o direito

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 7 NOVO NASCIMENTO Ponto de partida: Aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus Jo. 3.3. Nossa primeira

Leia mais

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 1. Antes de entregar a lei, Deus já havia feito uma aliança com o povo. Em Êxodo 19.1-4, Deus lembra o povo do seu pacto, confirmado demonstrado em um fato. Qual é o

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 8: ECLESIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

Dons Espirituais Ferramentas de Deus para edificação do corpo de Cristo. Aula 8 : Dons sem o Fruto do Espírito é Possível?

Dons Espirituais Ferramentas de Deus para edificação do corpo de Cristo. Aula 8 : Dons sem o Fruto do Espírito é Possível? Dons Espirituais Ferramentas de Deus para edificação do corpo de Cristo Aula 8 : Dons sem o Fruto do Espírito é Possível? Objetivos Saber: Qual é e como se adquire o fruto do Espírito. Ser: Um cristão

Leia mais

O Novo Testamento nos fala do batismo do Espírito Santo e de como este é derramado sobre os crentes. Quais são as condições para que ocorram estes

O Novo Testamento nos fala do batismo do Espírito Santo e de como este é derramado sobre os crentes. Quais são as condições para que ocorram estes Lição 5 para 4 de fevereiro de 2017 O Novo Testamento nos fala do batismo do Espírito Santo e de como este é derramado sobre os crentes. Quais são as condições para que ocorram estes acontecimentos em

Leia mais

A VIDA CRISTÃ. Março Pra Ivonne Muniz

A VIDA CRISTÃ. Março Pra Ivonne Muniz A VIDA CRISTÃ Março 2015 Profecia de Jesus Cristo Mateus 24:4-12 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão

Leia mais

INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA IGREJA

INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA IGREJA INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA IGREJA Por Evaristo Filho SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global http://seminarioevangelico.com.br setebonline@gmail.com 2 Apresentação da Disciplina Informações Gerais

Leia mais

Intimidade com Deus. Salmos 25:14 A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.

Intimidade com Deus. Salmos 25:14 A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança. Disciples of Christ Church Ministério vida com vida Pr. Joaquim Costa Jr. 1 Intimidade com Deus. Salmos 25:14 A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.

Leia mais

Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap 3.21).

Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap 3.21). Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap 3.21). www.portalebd.org.br Slide 2 A vida cristã exige perseverança, coragem

Leia mais

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL Pr. Adriano Diniz 18 jan 2015 TEXTO ÁUREO O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar

Leia mais

Quais são os mandamentos de Cristo? Jesus especificou qual o comportamento daqueles que o amam?

Quais são os mandamentos de Cristo? Jesus especificou qual o comportamento daqueles que o amam? A Obediência Hoje, são muitas as mensagens que dizem que o cristão deve servir e obedecer a Cristo dando-lhe o primeiro lugar em suas vidas. Para uns, servir a Cristo é ter uma religião; outros entendem

Leia mais

COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR

COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR Marcos 8:35 Na semana passada aprendemos um pouco mais sobre Salvação, que nada mais é que a própria pessoa de Jesus Cristo agindo em nosso interior, transformando

Leia mais

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013 CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013 patriciacgrion@gmail.com Educadora Cristã da PIB Venda das Pedras e Psicopedagoga Clínica O estilo de aprendizagem

Leia mais

Lição 8 Reflexos da cruz

Lição 8 Reflexos da cruz Lição 8 Reflexos da cruz Texto bíblico: Gálatas 2.19,20; 3.1,13; 5.11; 6.12-14 Texto áureo A cruz representa o fator decisivo para a salvação do homem. Ali, foram os pecadores resgatados do pecado e da

Leia mais

Buscando o Modelo de Igreja que Deus quer PARTE 1

Buscando o Modelo de Igreja que Deus quer PARTE 1 2 Buscando o Modelo de Igreja que Deus quer PARTE 1 Precisamos ver a igreja dentro do modelo de Deus 1 Co 14:26-32 Hc 3:1-2 Jl 2:28-29 Hc 1:5 Que fazer pois quando vos reunis? A pergunta é feita a todos

Leia mais

Duas verdades básicas acerca da igreja

Duas verdades básicas acerca da igreja Igreja Povo de Deus Duas verdades básicas acerca da igreja A igreja é o povo de Deus. Ele precisa da igreja para proclamar sua mensagem ao mundo A igreja é a nossa família maior. Nós precisamos da igreja

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

Como crescemos e nos desenvolvemos na eclésia? Eu edificarei a minha igreja (eclésia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Como crescemos e nos desenvolvemos na eclésia? Eu edificarei a minha igreja (eclésia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 7 Como crescemos e nos desenvolvemos na eclésia? Eu edificarei a minha igreja (eclésia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. - Mt 16:18 Como se entra no Reino de Deus? 1 - Arrependimento

Leia mais

Estudo do livro de Mateus (caps )

Estudo do livro de Mateus (caps ) Estudo do livro de Mateus (caps. 17 20) A transfiguração Jesus paga o tributo 17.2 transfigurou-se. Ver Lc 9.29 nota. Capítulo 17 17.17 Incrédula e perversa. Este texto evidencia o conceito que Jesus tem

Leia mais

Formando líderes de excelência.

Formando líderes de excelência. Formando líderes de excelência Estação Vermelha Escola de Líderes Aula I A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO Estamos vivendo a Estação da Salvação.

Leia mais

LIÇÃO 10 DEVERES CIVÍS, MORAIS E ESPIRITUAIS. Dai, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus (Mt 22.21). - Romanos

LIÇÃO 10 DEVERES CIVÍS, MORAIS E ESPIRITUAIS. Dai, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus (Mt 22.21). - Romanos PORTAL ESCOLA DOMINICAL ADULTOS MARAVILHOSA GRAÇA O evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES Igreja Evangélica Assembleia

Leia mais

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO.

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. Texto: E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus, porque se converterão a mim de todo o seu

Leia mais

Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João

Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João 3.16-17 INTRODUÇÃO Do texto lido, faço à igreja duas perguntas: Por quejesus morreu na cruz? Para que Jesus morreu na cruz? O por que e o para

Leia mais

HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. G. H. Hayhoe

HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. G. H. Hayhoe A HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO G. H. Hayhoe Tradução Mario Persona * * * * * COMENTÁRIOS SOBRE A HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO "Porque nele habita corporalmente

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 12.1-6 Apocalipse 12.1-6 A mulher e o dragão 1 Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça,

Leia mais

O que é arrependimento

O que é arrependimento 1 O que é arrependimento É muito importante entendermos bem o que é arrependimento. Nós estamos rodeados de conceitos do mundo e de conceitos religiosos que não definem exatamente nosso problema com Deus.

Leia mais

3 - O perigo das Obras da Carne

3 - O perigo das Obras da Carne 3 - O perigo das Obras da Carne Tópicos a serem estudados: 1. A VIDA CONDUZIDA PELA CONCUPISCÊNCIA DA CARNE; 2. A DEGRADAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO; 3. UMA VIDA QUE NÃO AGRADA A DEUS. Objetivo da lição I.

Leia mais

Assessoria de Educação. Pastor Joel Nascimento Congresso Renovação Ministerial Fev/2016 Avivamento Bíblico - Jaçanã

Assessoria de Educação. Pastor Joel Nascimento Congresso Renovação Ministerial Fev/2016 Avivamento Bíblico - Jaçanã Assessoria de Educação Pastor Joel Nascimento Congresso Renovação Ministerial Fev/2016 Avivamento Bíblico - Jaçanã Agenda O que é a EBD? Considerações sobre o Ensino Algumas recomendações para os professores

Leia mais

As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento

As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento Mensagem Oito As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento Leitura bíblica: Lv 23:1-8; Gn 1:26 2:3; Lc 22:7-20; 1Co 5:7-8 I. As festas em Levítico 23 eram para descanso e desfrute

Leia mais

Introdução. Quem deseja o episcopado, boa obra deseja. Curso Básico Preparatório de Obreiros

Introdução. Quem deseja o episcopado, boa obra deseja. Curso Básico Preparatório de Obreiros Curso Básico Preparatório de Obreiros Então disse aos seus discípulos: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara. Mateus

Leia mais

EV. PAULO MELO REALIZAÇÃO:

EV. PAULO MELO REALIZAÇÃO: EV. PAULO MELO REALIZAÇÃO: Entender que a tarefa de evangelizar exige tanto esforços pessoais como de grupos organizados, no sentido de ganhar convertidos para Cristo; Desenvolver uma cooperação mais de

Leia mais

Guerra em dois fronts

Guerra em dois fronts Guerra em dois fronts Fernando Leite 11.01.2015 Introdução 11 Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, (RA) 1Pe 2

Leia mais

DA DERROTA... À VITÓRIA! ALCIDES J. BAZIOLI LAÉRCIO RIBEIRO

DA DERROTA... À VITÓRIA! ALCIDES J. BAZIOLI LAÉRCIO RIBEIRO DA DERROTA... À VITÓRIA! ALCIDES J. BAZIOLI LAÉRCIO RIBEIRO Uma Jornada em Terreno Minado Natureza Pecaminosa Rm 7: 21-24 Mundo Ef 2:1,2 Satanás 2 Co 4:4; 1 Pe 5:8 Satanás: Adversário Diabo: Diabolos Dado

Leia mais

CAMPANHA DE ORAÇÃO E CRESCIMENTO ESPIRITUAL

CAMPANHA DE ORAÇÃO E CRESCIMENTO ESPIRITUAL CONGREGAÇÃO DO SETOR PEDROSO CAMPANHA DE ORAÇÃO E CRESCIMENTO ESPIRITUAL Período: 15 de agosto a 30 de setembro de 2017 Tema: A minha vida é para a Glória de Deus. Texto Bíblico: Efésios, 1: 3-12 Horários:

Leia mais

Texto: Rom. 8: 14-16e 28 Leitura: Rom. 8: Queridos irmãos,

Texto: Rom. 8: 14-16e 28 Leitura: Rom. 8: Queridos irmãos, Texto: Rom. 8: 14-16e 28 Leitura: Rom. 8: 1-17 Queridos irmãos, Hoje é o dia de Pentecostes. Hoje nós nos lembramos que faz quase dois mil anos que Cristo derramou o Espírito de Deus sob a igreja em Jerusalém.

Leia mais

Efésios 4: E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.

Efésios 4: E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. LIÇÃO Nº 1 A FORMAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO Subsídio sendo elaborado por Inacio de Carvalho Neto, atualizado constantemente até 01/04/2017. Email do autor:ibcneto@inaciocarvalho.com.br. Comentários iniciais:

Leia mais

morramos para o mundo e vivamos para Deus.

morramos para o mundo e vivamos para Deus. OA salvação faz com que morramos para o mundo e vivamos para Deus. OO salvo não mais vive, mas Cristo vive nele. www.portalebd.org.br Slide 2 O O apóstolo Paulo chama os salvos de homens espirituais e

Leia mais

Antropologia Bíblica e o Aconselhamento

Antropologia Bíblica e o Aconselhamento Antropologia Bíblica e o Aconselhamento 1. A importância da antropologia bíblica no aconselhamento a) Por que é tão importante o estudo da antropologia bíblica? Pessoas buscam entender o comportamento

Leia mais

Vivendo em Dois mundos. O Reino de Deus e o cristão

Vivendo em Dois mundos. O Reino de Deus e o cristão Vivendo em Dois mundos O Reino de Deus e o cristão Conteúdo Entender o que é o Reino de Deus e como podemos viver segundo seus valores e trazê-lo á este mundo. Aprender mais sobre a realidade do mundo

Leia mais

Tema: UMA AVALIAÇÃO BÍBLICA DA VIDA ESPIRITUAL. Salmo 139:23, 24 "E vê se há em mim algum caminho mau..."

Tema: UMA AVALIAÇÃO BÍBLICA DA VIDA ESPIRITUAL. Salmo 139:23, 24 E vê se há em mim algum caminho mau... Tema: UMA AVALIAÇÃO BÍBLICA DA VIDA ESPIRITUAL. Salmo 139:23, 24 "E vê se há em mim algum caminho mau..." As seguintes perguntas devem ser respondidas "sim" ou "não". Conforme a pergunta, a resposta "sim"

Leia mais

LIÇÃO 11 - VIVENDO DE FORMA MODERADA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 11 - VIVENDO DE FORMA MODERADA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 11 - VIVENDO DE FORMA MODERADA Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO AUTOCONTROLE DOS DESEJOS CARNAIS A temperança como fruto do Espírito Santo se caracteriza pela capacidade de uma pessoa em ter um

Leia mais

Sem a Santificação ninguém verá o Senhor

Sem a Santificação ninguém verá o Senhor Sem a Santificação ninguém verá o Senhor Seguir a paz e a santificação é o mesmo que seguir a justiça, a fé, o amor e a paz. A justiça, a fé (evangelho), o amor e a paz são progressivos? O amor de Deus

Leia mais

V Dons espirituais e ministérios na igreja

V Dons espirituais e ministérios na igreja Igreja Povo de Deus V Dons espirituais e ministérios na igreja 22 homens no gramado milhares de pessoas nas arquibancadas Nas arquibancadas, todos sabem como jogar Gritam Criticam mais que aplaudem 1.

Leia mais

Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que ele detesta: Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: Introdução

Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que ele detesta: Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: Introdução Mensagem 13 de 16 Data: 12/12/2010 ANATOMIA DO MAL: MÃOS, CORAÇÃO E PÉS Introdução 16 Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que ele detesta: 17 olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam

Leia mais

Lição 09 VOCÊ PODE FAZER O BEM COM BOAS MOTIVAÇÕES! Texto Básico: Efésios 2.10 NVI

Lição 09 VOCÊ PODE FAZER O BEM COM BOAS MOTIVAÇÕES! Texto Básico: Efésios 2.10 NVI Lição 09 VOCÊ PODE FAZER O BEM COM BOAS MOTIVAÇÕES! Texto Básico: Efésios 2.10 NVI Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós

Leia mais

TEXTO ÁUREO "Digo, porém: Andai em ESPÍRITO e não cumprireis a concupiscência da carne." (Gl 5.16)

TEXTO ÁUREO Digo, porém: Andai em ESPÍRITO e não cumprireis a concupiscência da carne. (Gl 5.16) Lição 1, As Obras da Carne e o Fruto do ESPÍRITO 1º Trimestre de 2017 - Título: As Obras da Carne e o Fruto do ESPÍRITO - Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente.

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo." (1 Ts 4.

TEXTO DO DIA. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo. (1 Ts 4. TEXTO DO DIA "Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo." (1 Ts 4.8) SÍNTESE Deus nos convoca para uma compreensão de santidade que transcende

Leia mais

1ª semana de Oração. Restaurando os Muros Derrubados

1ª semana de Oração. Restaurando os Muros Derrubados 1 1ª semana de Oração Restaurando os Muros Derrubados Então, disse Judá: Já desfaleceram as forças dos carregadores, e os escombros são muitos; de maneira que não podemos edificar o muro Ne 4:20 Não é

Leia mais

As religiões são a porta larga que conduz à perdição?

As religiões são a porta larga que conduz à perdição? As religiões são a porta larga que conduz à perdição? Os monges, padres, hindus e todos que procuram uma vida de ascetismo pessoal pensam alcançar a bem-aventurança prometida por Cristo despojando-se de

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 7 satanás como acusador O mundo, a carne e o diabo Palavra Viva O mundo, a carne e o diabo SANTIFICAÇÃO Nossos três grandes inimigos: O M U N D O A C A R N E O D I A B O

Leia mais

O primeiro e o último Adão

O primeiro e o último Adão O primeiro e o último Adão O ritualismo, o formalismo e o legalismo são ferramentas utilizadas para caracterizar devoção religiosa. Criam mecanismos para medirem e serem medidos e forçam outros a seguirem

Leia mais

COMUNIDADE DA GRAÇA EM ATIBAIA. Descomplique seu relacionamento com o próximo

COMUNIDADE DA GRAÇA EM ATIBAIA. Descomplique seu relacionamento com o próximo Descomplique seu relacionamento com o próximo EU TENHO UM PROBLEMA COM UMA PESSOA 3 E EU SEI QUE ELA ESTÁ ERRADA. O QUE EU FAÇO? EU TENHO UM PROBLEMA COM UMA PESSOA 4 FAÇA O QUE ESTIVER NO SEU CORAÇÃO

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Recapitulando Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução.

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução. Igreja Presbiteriana do Brasil 23 de Agosto de 2016 Mateus 6.5-15 5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos

Leia mais

Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017

Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017 Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017 Texto base Mateus 6:9-15 Vers. 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; Vers. 14 Porque, se perdoardes aos

Leia mais

O Evangelho da Liberdade

O Evangelho da Liberdade O Evangelho da Liberdade Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor. Toda a Lei se

Leia mais

AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira

AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO A Bíblia retrata a igreja como

Leia mais

Wagner Fonseca

Wagner Fonseca 16.06.13 Wagner Fonseca Elementos da Maturidade Introdução Medidor de Maturidade!?! Roupas Linguajar Face Tempo de Igreja Tempo na Igreja 9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais

Leia mais

LIÇÃO 13 VIVENDO COM A MENTE DE CRISTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 VIVENDO COM A MENTE DE CRISTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 VIVENDO COM A MENTE DE CRISTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A IMAGEM E SEMELHANÇA DE CRISTO Nosso referencial de vida é buscar viver a imagem e semelhança do caráter de Cristo,

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Doze O Deus Triúno processado, Sua obra e o resultado da Sua obra Leitura bíblica: Lv 26:1-13; 1Jo 5:20-21; Mt 28:19; 1Tm 3:15-16; Ef 2:21-22 I. Levítico26:1e2falamdenãofazerídolos,guardarosábado

Leia mais