Dons Espirituais Ferramentas de Deus para edificação do corpo de Cristo. Aula 8 : Dons sem o Fruto do Espírito é Possível?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dons Espirituais Ferramentas de Deus para edificação do corpo de Cristo. Aula 8 : Dons sem o Fruto do Espírito é Possível?"

Transcrição

1 Dons Espirituais Ferramentas de Deus para edificação do corpo de Cristo Aula 8 : Dons sem o Fruto do Espírito é Possível?

2 Objetivos Saber: Qual é e como se adquire o fruto do Espírito. Ser: Um cristão que manifesta o fruto do Espírito. Agir: Convencido da necessidade do uso dos dons com base no fruto do Espírito.

3 Sumário Introdução O Fruto do Espírito Sua origem Seu crescimento O ápice de seu crescimento Conclusão/Aplicação

4 Texto Central Gálatas 5:16-26

5 Introdução Vimos que o maior de todos os dons do Fruto do Espírito é o amor, porque Deus é amor. A Bíblia toda é a revelação do amor incondicional de Deus por nós. Quando o amor se faz presente, o fruto do Espírito não pode estar longe. Entre tantas frases célebres do John Stott está: O amor é mais serviço do que sentimento Infere-se que o Fruto do Espírito precisa ser muito mais demonstrado (prática) do que falado ou sentido.

6 Em busca de Deus John Piper Mt 7:17 Rm 8:13 Jo 15:5 É antibíblico e arrogante tentar adorar a Deus por qualquer outra razão que não o prazer de estar n Ele (não em seus dons, mas n Ele. Não em nós mesmos, mas n Ele).

7 A não dependência dos fatores externos Dietrich Bonhoeffer foi um teólogo, pastor luterano, membro da resistência alemã anti-nazista e membro fundador da Igreja Confessante, ala da igreja evangélica contrária à política nazista. "... não pense que estou infeliz. Afinal, o que a felicidade e a infelicidade significam? Elas dependem muito pouco das circunstâncias e muito mais do que se passa dentro de nós! " Cartas inspiradas ( à sua noiva, antes de ser executado, em abril de 1945)

8 O amor cristão não é vítima de nossas emoções, mas servo de nossa vontade John Stott Assim como Deus é um só, mas subsiste em três pessoas, o Fruto do Espírito é singular, mas manifesta-se em várias virtudes.

9 Alegria e Paz Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez vos digo, alegrai-vos. Fp 4:4

10 Jesus, a alegria desejada pelo homem Foi " pela alegria que lhe estava proposta, (que) ele suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentouse à direita de Deus ( Hb 12.2 )

11 Deixo-vos a minha paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Jo 14:27

12 A saudação mais comum nas cartas paulinas é: Graça a vós outros e paz. Graça é charis (grego) a saudação dos gentios que significa: a alegria seja contigo. Paz é shalom (hebraico) a saudação dos judeus que significa: que tudo contribua para o seu bem. Paulo uniu as duas saudações, gentia e judaica, para mostrar que em Jesus Cristo realizou-se tudo quanto gentios e judeus sonharam e desejaram para si mesmos e para os outros. Efésios a 17

13 Significa paciência que suporta a fraqueza dos outros. Não se irrita com facilidade, suporta a adversidade e oposição por muito tempo.

14 Benignidade / Bondade Significa agir com: - Gentileza e ternura desejando o bem do próximo; - Boa educação e maneiras polidas; - Prontidão para sempre fazer o bem aos outros

15 Benignidade / Bondade No Dicionário Aurélio online encontramos: s.f. Qualidade de quem é benigno: agir com benignidade. adj. Que gosta de fazer o bem; benévolo. / Complacente, indulgente. Os estudiosos da Bíblia interpretam benignidade' como sendo o caráter da pessoa, enquanto bondade' é o produto da benignidade, o resultado final. É ter um coração bom. Dadivoso. O mundo precisa de benignidade. A igreja precisa ser benigna.

16 Fidelidade Fiel é uma pessoa confiável que mantém a sua palavra, não volta atrás em sua promessa, termina o que começa.

17 Mansidão Brandura, equilibrado em todos os temperamentos e paixões. Não é vingativa. A mansidão é o oposto extremo da veemência, da violência e da agressividade ou explosões de ira.

18 Domínio próprio...não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção... ( 1Pe 3:8 12 ) É a pessoa que tem capacidade de se controlar, de governar a si mesma. Não vive influenciada pelos apetites, impulsos ou temperamentos e paixões. Sabe controlar a sua língua, ações, pensamentos e, principalmente reações.

19 Domínio próprio Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, por que somos membros uns dos outros. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe; e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade,e, assim, transmita graça aos que ouvem. (Efésios 4:25, 29)

20 Se é que podemos classificar Fruto Obras da carne Fruto Obras da carne Relacionamento Relacionamento Relacionamento Fruto Obras da carne Com Deus Amor Idolatria Feitiçaria Com os Outros Inimizade Porfia Ciúme Ira Discórdia Dissensão Facção Inveja Conosco Longanimidade Fidelidade Prostituição Impureza Lascívia Bebedice Glutonaria

21 ORIGEM As obras da carne são aquelas que naturalmente brotam de nosso coração. SOBRENATURAL Os frutos do Espírito são resultados do que o Espírito planta na vida das pessoas, preenchendo-as. Toda boa dádiva e todo dom perfeito é lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação, ou sombra de mudanças. (Tg 1:17,18)

22 Os dons são ferramentas dadas pelo Espírito para benefício do Corpo, a igreja. O Fruto do Espírito são virtudes que caracterizam a vida cristã. O exercício dos dons com fruto é a verdadeira marca de uma atuação profunda do Espírito de Deus em um ser humano.

23 Crescimento Em João 1:16 temos a resposta: Porque todos nós temos recebido da sua plenitude, e graça sobre graça. É da plenitude de Jesus que podemos sacar/receber: amor, alegria, paz... Em Gálatas 6:7,8...pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará...

24 Crescer, até quando, como? Sede, pois, irmãos, pacientes, até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas ( Tiago 5:7 ) Não que eu o tenha já recebido, ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que fui conquistado por Cristo Jesus. Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se porventura pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá. Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos. ( Filipenses 3:12,15,16 )

25 Conclusão/Aplicação Precisamos entender que o Fruto do Espírito: 1) É sobrenatural, portanto precisamos ter humildade e fé. 2) Tem um crescimento natural, portanto precisamos ter disciplina para garantir que as condições estarão propícias. 3) Vem de um amadurecimento gradual, portanto precisamos ser perseverantes. 4) O fim ou ápice do nosso frutificar é determinado pelo Senhor.

26 Se eu não experimentar o céu antes de morrer, não chegarei lá depois de morrer. Charles Spurgeon

27 FIM

SANTIDADE É VIDA NO ESPÍRITO O FRUTO DO ESPÍRITO: SEU SABOR Exposição de Gálatas

SANTIDADE É VIDA NO ESPÍRITO O FRUTO DO ESPÍRITO: SEU SABOR Exposição de Gálatas SANTIDADE É VIDA NO ESPÍRITO O FRUTO DO ESPÍRITO: SEU SABOR Exposição de Gálatas 5.22-23 Gálatas 5.22-23 um fruto uma obra um agente natureza sabor desfrute Qual é o sabor do fruto do Espírito? 1 O fruto

Leia mais

LIÇÃO 13 VIVENDO COM A MENTE DE CRISTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 VIVENDO COM A MENTE DE CRISTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 VIVENDO COM A MENTE DE CRISTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A IMAGEM E SEMELHANÇA DE CRISTO Nosso referencial de vida é buscar viver a imagem e semelhança do caráter de Cristo,

Leia mais

LIÇÃO 2 A BELEZA E A GLÓRIA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 A BELEZA E A GLÓRIA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 A BELEZA E A GLÓRIA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FONTE PRIMÁRIA DA ADORAÇÃO A Santa Bíblia, registra que em certa ocasião, Jesus disse a mulher de Samaria

Leia mais

O FRUTO DO ESPÍRITO O PODER DE UMA VIDA ORIENTADA PELO ESPÍRITO SANTO

O FRUTO DO ESPÍRITO O PODER DE UMA VIDA ORIENTADA PELO ESPÍRITO SANTO O FRUTO DO ESPÍRITO O PODER DE UMA VIDA ORIENTADA PELO ESPÍRITO SANTO O Fruto do Espírito é a metáfora utilizada pelo apóstolo Paulo para descrever os efeitos da vinda do Espírito Santo de Deus a nós,

Leia mais

Seguindo a Verdade em Amor Gálatas 5:22-26 Introdução:

Seguindo a Verdade em Amor Gálatas 5:22-26 Introdução: Seguindo a Verdade em Amor Gálatas 5:22-26 Introdução: Observações Preliminares: Fruto do Espírito aparece no singular porque na visão de Paulo ele é conjunto de qualidade morais que caracterizam o cristão.

Leia mais

LIÇÃO 3 A MORDOMIA DA ALMA E DO ESPÍRITO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A MORDOMIA DA ALMA E DO ESPÍRITO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A MORDOMIA DA ALMA E DO ESPÍRITO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O HOMEM TRICOTÔMICO Deus criou o homem com uma composição tricotômica, a saber: corpo (carne), alma (intelecto) e

Leia mais

Gálatas 2 20 Fui crucificado com Cristo. Assim já não sou eu quem vive mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no

Gálatas 2 20 Fui crucificado com Cristo. Assim já não sou eu quem vive mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Gálatas 2 20 Fui crucificado com Cristo. Assim já não sou eu quem vive mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Gálatas

Leia mais

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles (Mateus 13.58)

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles (Mateus 13.58) OBJETIVO: Que a crianças entenda que Jesus não fazia milagres só na Bíblia, mas que Ele faz milagres ainda hoje, na vida de todo aquele que crê e O obedece. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas

Leia mais

21/07/2019 Lição 3 A Mordomia da Alma e do Espírito 3º Trimestre Classe Adulto

21/07/2019 Lição 3 A Mordomia da Alma e do Espírito 3º Trimestre Classe Adulto 21/07/2019 Lição 3 A Mordomia da Alma e do Espírito 3º Trimestre Classe Adulto Texto Áureo E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados

Leia mais

Vida de Qualidade. Gálatas

Vida de Qualidade. Gálatas Vida de Qualidade Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez,

Leia mais

O FRUTO DO ESPÍRITO 1 O PRIMEIRO GRUPO

O FRUTO DO ESPÍRITO 1 O PRIMEIRO GRUPO O FRUTO DO ESPÍRITO Texto bíblico Gálatas 5:22-25: Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

Leia mais

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti RUMO À MATURIDADE Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro 1.3-11 Data: 20.11.11 Marcelo Berti Introdução Alvo Final do Cristão Efésios 4.12-13 Líder Cristão 1 Timóteo / Tito O Cristão, Cristo e o Líder 1 Coríntios

Leia mais

O Evangelho da Liberdade

O Evangelho da Liberdade O Evangelho da Liberdade Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor. Toda a Lei se

Leia mais

Lição 25. frutos. carne. e do. Espírito

Lição 25. frutos. carne. e do. Espírito Lição 25 Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 25 Os frutos da carne e do Espírito Gálatas 5:17 Esta publicação não é para ser vendida ou negociada de forma alguma. - Ela é inteiramente grátis http://www.osmisteriosdedeus.com

Leia mais

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: OBJETIVO: Que a crianças entenda que Jesus não fazia milagres só na Bíblia, mas que Ele faz milagres ainda hoje, na vida de todo aquele que crê e O obedece. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas

Leia mais

Em Gálatas 5:13-15, Paulo advertiu do erro de usar a liberdade em Cristo como libertinagem.

Em Gálatas 5:13-15, Paulo advertiu do erro de usar a liberdade em Cristo como libertinagem. Lição 12 para 16 de setembro de 2017 Em Gálatas 5:13-15, Paulo advertiu do erro de usar a liberdade em Cristo como libertinagem. Este pensamento surge da ideia de não estar sob a lei ( Mas se sois guiados

Leia mais

Guerra em dois fronts

Guerra em dois fronts Guerra em dois fronts Fernando Leite 11.01.2015 Introdução 11 Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, (RA) 1Pe 2

Leia mais

Bebendo suco de laranja para glória de Deus. Aula 23/11/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Bebendo suco de laranja para glória de Deus. Aula 23/11/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Bebendo suco de laranja para glória de Deus Aula 23/11/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Por quê? o homem é a medida de todas as coisas Protágoras de Abdera Então coisa alguma pode ser medida para

Leia mais

Singapura, 12/06/2018

Singapura, 12/06/2018 Singapura, 12/06/2018 Donald Trump Kim Jong-un Lee H. Loong, Líder de Singapura: Esperamos que esta reunião ajude as perspectivas de paz na Península da Coreia D. Trump, Presidente dos USA: Nós dois vamos

Leia mais

Duas verdades básicas acerca da igreja

Duas verdades básicas acerca da igreja Igreja Povo de Deus Duas verdades básicas acerca da igreja A igreja é o povo de Deus. Ele precisa da igreja para proclamar sua mensagem ao mundo A igreja é a nossa família maior. Nós precisamos da igreja

Leia mais

Introdução: O nascimento de Jesus traz consigo uma poderosa verdade: Ele é o príncipe da paz

Introdução: O nascimento de Jesus traz consigo uma poderosa verdade: Ele é o príncipe da paz Texto base: Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Ele estenderá

Leia mais

Calendário Jan - Mar 2014 Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Rio de Janeiro Norte

Calendário Jan - Mar 2014 Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Rio de Janeiro Norte Calendário Jan - Mar 2014 Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Rio de Janeiro Norte Janeiro Fevereiro Março Faze-me ouvir, pela manhã, da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde

Leia mais

DEUS É BOM E IMUTÁVEL

DEUS É BOM E IMUTÁVEL Eu,, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, envio saudações a todo o povo de Deus espalhado pelo mundo inteiro. DEUS É BOM E IMUTÁVEL INTRODUÇÃO Não podemos perder de vista nunca que apesar de todas as

Leia mais

VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE. Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você.

VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE. Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você. VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você. Rm 8:9 X CARNE ESPÍRITO X Por isso digo:vivam pelo Espírito, e de

Leia mais

MODELOS DE FIDELIDADE. Vlademir Hernandes 17/03/2013

MODELOS DE FIDELIDADE. Vlademir Hernandes 17/03/2013 MODELOS DE FIDELIDADE Vlademir Hernandes 17/03/2013 1 INTRODUÇÃO 2 Imitações Reprováveis 3 Imitações por Admiração 4 Modelos Reproduzidos com Exatidão 5 Imitações Louváveis...Porque vocês, irmãos, tornaram-se

Leia mais

COMUNIDADE EVANGÉLICA ALIANÇA CRISTÃ Mensagem para Grupos Familiares TEMA: ANDANDO NO ESPÍRITO LÚDIO MARCONDES

COMUNIDADE EVANGÉLICA ALIANÇA CRISTÃ Mensagem para Grupos Familiares TEMA: ANDANDO NO ESPÍRITO LÚDIO MARCONDES COMUNIDADE EVANGÉLICA ALIANÇA CRISTÃ Mensagem para Grupos Familiares TEMA: ANDANDO NO ESPÍRITO LÚDIO MARCONDES VAMOS DISCUTIR O ASSUNTO? TEXTO BASE: Gálatas 5:22,23 INTRODUÇÃO: Quando decidimos seguir

Leia mais

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR Série A IGREJA QUE AGRADA A DEUS Tem FÉ ESPERANÇA AMOR Qual é a coisa mais importante? Muitos diriam Status, poder, sucesso (competição, egoísmo) Dinheiro (ambição, corrupção, roubo) Corpo (fisicultura,

Leia mais

Mas o fruto do Espírito é amor (Gálatas 5:22)

Mas o fruto do Espírito é amor (Gálatas 5:22) Lição 7 para 18 de fevereiro de 2017 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. (João 15:1-2)

Leia mais

Cultivando O Fruto do. Gálatas 5.22

Cultivando O Fruto do. Gálatas 5.22 Cultivando O Fruto do Espírito Santo Gálatas 5.22 Fé / Fidelidade Parte VIII Recapitulando Mansidão Domínio próprio Amor Alegria / Gozo Paz Fidelidade Longanimidade Bondade Benignidade 1 Introdução Fidelidade

Leia mais

Lições Bíblicas - lição 01

Lições Bíblicas - lição 01 Lições Bíblicas - lição 01 Texto Áureo Digo, porém: Andai em Espírito e não cumpríreis a concupiscência da carne. (G15.16) Verdade Prática Paro vencer as obras da carne precisamos andar em Espirito. LEITURA

Leia mais

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer.

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: É me dado todo o poder no céu e na terra (Mateus 28:18) OBJETIVO: Que a criança aprenda que Jesus

Leia mais

EBD ADU Aulas sobre o Espírito Santo e você. Prefácio

EBD ADU Aulas sobre o Espírito Santo e você. Prefácio Aulas sobre o Espírito Santo e você. EBD ADU 2011 Prefácio 1. Quem é o Espírito Santo? 2. Os símbolos do Espírito Santo 3. O Espírito Santo e as Escrituras 4. Da criação até o nascimento de Jesus 5. Do

Leia mais

Wagner Fonseca

Wagner Fonseca 16.06.13 Wagner Fonseca Elementos da Maturidade Introdução Medidor de Maturidade!?! Roupas Linguajar Face Tempo de Igreja Tempo na Igreja 9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais

Leia mais

Mateus 5: 8 Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.

Mateus 5: 8 Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. O Sermão do Monte Mateus 5: 8 Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. O que Jesus quis dizer com estas palavras? 1. Coração Sl 24. 3 Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar

Leia mais

A REPRODUÇÃO DO CARÁTER DE CRISTO

A REPRODUÇÃO DO CARÁTER DE CRISTO A REPRODUÇÃO DO CARÁTER DE CRISTO Recaptulando Aula 1 Definindo discipulado Checando as bases Analisando exemplos Os alvos do discipulado Identificando barreiras Definindo discipulado Recaptulando David

Leia mais

Como posso influenciar aos que estão ao meu redor?

Como posso influenciar aos que estão ao meu redor? Aplicação Prática Como posso influenciar aos que estão ao meu redor? Eu tenho realmente convicção do Corpo de Cristo? Conheço isso na minha vida? Pratico isso? Ele realmente me dirige? Não abro mão dessa

Leia mais

Por que é assim a ordem dos acontecimentos

Por que é assim a ordem dos acontecimentos 1 Deus nos ama? O que significa isso? Nós erramos, certo? Deus esta certo, certo? Então como Ele nos trata? Ele nos perdoa? Mesmo? Nós devemos nos submeter a Cristo? Explica melhor. Como somos um com Deus?

Leia mais

1. Evangelho e Caráter.

1. Evangelho e Caráter. 1. Evangelho e Caráter. O Propósito do Espírito O propósito último no trabalho do Espírito Santo na vida do cristão não é apenas nos dar conforto e força, mas transformar nosso caráter em semelhança ao

Leia mais

SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS. Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer.

SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS. Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer. SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer. Você sabia que no Reino de Deus todos nós somos atletas de Cristo? Paulo usa essa

Leia mais

O Propósito de Deus na Igreja Local atual. Pr. Geraldo Batista

O Propósito de Deus na Igreja Local atual. Pr. Geraldo Batista O Propósito de Deus na Igreja Local atual Pr. Geraldo Batista Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo? (Sl 116:12). Salmo133 e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma

Leia mais

A Fonte de Todas as Coisas Boas

A Fonte de Todas as Coisas Boas A Fonte de Todas as Coisas Boas DEVOCIONAL ENERGIZANTE Digamos que você estava levando o seu cachorro para passear e quando estava andando viu um cara super em forma saindo para fazer jogging. Mais tarde

Leia mais

O Espírito Santo é o nosso Ajudador, Consolador e Conselheiro, que nos guia e faz lembrar da Palavra de Deus.

O Espírito Santo é o nosso Ajudador, Consolador e Conselheiro, que nos guia e faz lembrar da Palavra de Deus. Ser cheia do Espírito é o melhor que posso desejar do novo nascimento em Cristo. Nós necessitamos totalmente do Espírito Santo para nossa vida cristã diária. Jamais conseguiremos viver os ensinos de Jesus

Leia mais

Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Colossenses 3.1-14 1 Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. 2 Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

MAS O FRUTO DO ESPÍRITO É O FIM DO IOIÔ EMOCIONAL. (Gl )

MAS O FRUTO DO ESPÍRITO É O FIM DO IOIÔ EMOCIONAL. (Gl ) MAS O FRUTO DO ESPÍRITO É O FIM DO IOIÔ EMOCIONAL (Gl 5.22-23) O grande desafio para cada um de nós é chegar a esta vitória. Esta é a vontade de Deus e, para isso, Ele deixou recursos em sua graça. Como

Leia mais

Época de vigor e alegria

Época de vigor e alegria Época de vigor e alegria Eclesiastes 11:9 Alegra-te, na tua mocidade, e anime-te o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém,

Leia mais

A Paz de Cristo Jesus

A Paz de Cristo Jesus Hoje quero falar ao seu coração sobre um dos maiores tesouros que recebemos quando nos entregamos genuinamente ao senhorio de Cristo. É algo tão precioso que todos aqueles que são nascidos de novo, que

Leia mais

Lição 12 A luta interior (II)

Lição 12 A luta interior (II) Lição 12 A luta interior (II) Texto bíblico: Gálatas 5.16,22-25 Texto áureo Uma fortaleza (do latim fortis, forte, e facere, fazer ) é uma estrutura arquitetônica militar projetada para a guerra defensiva.

Leia mais

DONS DO ESPÍRITO SANTO QUANTOS E QUAIS SÃO OS DONS DO ESPÍRITO PARA QUE SERVEM QUAL A DIFERENÇA ENTRE TALENTOS E DONS 1 Cor. 12:1-11 É importante lembrar que os dons de Deus são sem arrependimento, isto

Leia mais

AS PROMESSAS DE DEUS.

AS PROMESSAS DE DEUS. AS PROMESSAS DE DEUS. Texto 2 Co 1.20 Introdução: Num tempo em que muitos cristãos se encontram abatidos e preocupados com vários problemas da vida, as promessas de DEUS são fundamentais. Essas promessas

Leia mais

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer.

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: É me dado todo o poder no céu e na terra - Mateus 28.18 OBJETIVO: Que a criança aprenda que Jesus

Leia mais

PALAVRA & VIDA 4º TRIMESTRE/2014 LIÇÃO 01 GRAÇA E PAZ: O CAMINHO DAS PEDRAS

PALAVRA & VIDA 4º TRIMESTRE/2014 LIÇÃO 01 GRAÇA E PAZ: O CAMINHO DAS PEDRAS LIÇÃO 01 GRAÇA E PAZ: O CAMINHO DAS PEDRAS Texto Bíblico: 1Tessalonicenses 1.1 Objetivos: Analisar a saudação paulina graça e paz ; Experimentar ocasiões em sua vida que promovam a graça e a paz divinas.

Leia mais

CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã

CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã Tema: A mente cristã para uma vida prática Pb. Ulisses Horst Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem, ao homem. Pv: 27.19 Mente cristã

Leia mais

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer.

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. USE A CRIATIVIDADE E PINTE BEM BONITO O NOME A QUAL PERTENCE TODO O PODER. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: É me dado todo o poder

Leia mais

Introdução: Cristão Hoje!?!?! Tomás Kempis (1380 à 1471):

Introdução: Cristão Hoje!?!?! Tomás Kempis (1380 à 1471): Introdução: Cristão Hoje!?!?! Projeção 55 milhões... União de Pastores Gays... Sonegação Impostos... Carteira identidade falsa... Co-inerência e vitalidade.. Introdução: Cristão Hoje!?!?! Tomás Kempis

Leia mais

Esboço para Sermão. Tema: Fornicação. Texto: I Co 6.19,20 Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós,

Esboço para Sermão. Tema: Fornicação. Texto: I Co 6.19,20 Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, Esboço para Sermão. Tema: Fornicação. Texto: I Co 6.19,20 Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus? Não sois de vós mesmos; fostes comprados

Leia mais

Fundamentos bíblicos comprovando ser a vontade de Deus que seus discípulos exerçam o ministério da capelania:

Fundamentos bíblicos comprovando ser a vontade de Deus que seus discípulos exerçam o ministério da capelania: Fundamentos bíblicos comprovando ser a vontade de Deus que seus discípulos exerçam o ministério da capelania: CAPELANIA EM GERAL: Mateus 25: 31 a 46 CAPELANIA JUDICIAL: em especial o vs. 37 de Mateus 25

Leia mais

Paciência: Evitando as dissensões

Paciência: Evitando as dissensões Lição 6 Paciência: Evitando as dissensões Professor: Ev. Cleidimar Figueiredo www.canaatrindade.com.br Texto Áureo " Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação [...] (Rm 12.12). Verdade prática

Leia mais

Tarefas para estes tempos

Tarefas para estes tempos Tarefas para estes tempos Fernando Leite 24.05.2015 Introdução: 7 O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e sóbrios; dediquem- se à oração. (RA) 1Pe 4 11 que lhes disseram: Galileus,

Leia mais

A VONTADE DE DEUS e os VENENOS que atacam nosso coração

A VONTADE DE DEUS e os VENENOS que atacam nosso coração A VONTADE DE DEUS e os VENENOS que atacam nosso coração Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos. - JOÃO 15:8 A vontade de Deus é que você dê muitos frutos!

Leia mais

FESTA DO ESPIRITO 10º ANO DE CATEQUESE. 23 de Maio de 2010

FESTA DO ESPIRITO 10º ANO DE CATEQUESE. 23 de Maio de 2010 FESTA DO ESPIRITO "É este o fruto do Espírito Santo: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e auto-domínio." Gl, 5,22 Espírito Santo ajuda-nos a ter estes Teus frutos!

Leia mais

Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Salmos 126.

Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Salmos 126. Programa Inteligente de Memorização A Paz do Senhor! Chegamos ao final do 2º trimestre de 2016, cujo tema da revista foi FRUTO DO ESPÍRITO. Agora é hora de rever e memorizar tudo o que aprendemos nas 13

Leia mais

Lição 04 VOCÊ PODE AMAR OS NÃO AMÁVEIS! Texto básico: Gálatas 5.14 NVI

Lição 04 VOCÊ PODE AMAR OS NÃO AMÁVEIS! Texto básico: Gálatas 5.14 NVI Lição 04 VOCÊ PODE AMAR OS NÃO AMÁVEIS! Texto básico: Gálatas 5.14 NVI Toda a Lei se resume num só mandamento: Ame o seu próximo como a si mesmo." (Gálatas 5.14 NVI). Deus quer que amemos o próximo! No

Leia mais

Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem

Leia mais

As virtudes a desenvolver

As virtudes a desenvolver As virtudes a desenvolver Convite a um auto-exame Eu realmente vivo em novidade de vida? Na nova natureza? Romanos 6:4 b...como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos

Leia mais

Benignidade: Um escudo protetor contra as porfias

Benignidade: Um escudo protetor contra as porfias Lição 7 Benignidade: Um escudo protetor contra as porfias www.ebdemfoco.com Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Texto Áureo " Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos

Leia mais

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho Pai Deus Filho Espírito Santo O Deus do Universo vive dentro de nós. Como perdemos isso? Esse poder vive em nós o que permite fazermos coisas que uma pessoa comum não conseguiria. Precisamos acreditar

Leia mais

Fernando Leite

Fernando Leite 22.09.13 Fernando Leite Introdução 1ª Consideração: O povo de Deus é santo Saúdem a todos os santos em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo enviam saudações. Fp 4.21 Todos os santos lhes enviam saudações,

Leia mais

LIÇÃO 10 - MANSIDÃO: TORNA O CRENTE APTO PARA EVITAR PELEJAS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 - MANSIDÃO: TORNA O CRENTE APTO PARA EVITAR PELEJAS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 - MANSIDÃO: TORNA O CRENTE APTO PARA EVITAR PELEJAS Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO MANSIDÃO E PELEJA A mansidão como fruto do Espírito Santo se caracteriza pelo desempenho de uma pessoa em

Leia mais

Introdução. Ação Geral. Deus e a Graça comum. Espírito restringe Satanás

Introdução. Ação Geral. Deus e a Graça comum. Espírito restringe Satanás Novo homem: O ser espiritual Introdução Mensagem:03 de 13 Data: 17/04/2011 Ação Geral Deus e a Graça comum para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

A Igreja que Cristo está Edificando. Pr. Evanildo Ferreira da Silva

A Igreja que Cristo está Edificando. Pr. Evanildo Ferreira da Silva A Igreja que Cristo está Edificando MATEUS 16:18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (MATEUS 16:18) A Igreja

Leia mais

LIÇÃO 2 - QUEM É DEUS? Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 - QUEM É DEUS? Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 - QUEM É DEUS? Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A BÍBLIA SAGRADA REVELA DEUS A Bíblia Sagrada é a melhor fonte para o conhecimento de Deus, porque na pessoa de Jesus Cristo, Deus

Leia mais

A videira frutífera. Benefícios e as responsabilidades

A videira frutífera. Benefícios e as responsabilidades A videira frutífera Benefícios e as responsabilidades Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que

Leia mais

novas atitudes para uma nova vida!

novas atitudes para uma nova vida! novas atitudes Gálatas 5.13-26 22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. 24 Os que pertencem

Leia mais

"A igreja que eu quero é "

A igreja que eu quero é É comum os crentes mudarem de igreja com facilidade, sempre à procura de uma igreja que os agrade mais "A igreja que eu quero é " Melhor seria buscar a igreja que agrada a Deus e ao Senhor Jesus, o Cabeça

Leia mais

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça... Mt 5:10-12

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça... Mt 5:10-12 AS BEM-AVENTURANÇAS Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça... Mt 5:10-12 ENTENDIMENTO DESTA VERDADE ENTENDIMENTO Perseguição que traz felicidade? Como associar o "ser perseguido, insultado

Leia mais

ASCENSÃO DO SENHOR. «Elevou-Se à vista deles»

ASCENSÃO DO SENHOR. «Elevou-Se à vista deles» ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 Leitura dos Actos dos Apóstolos «Elevou-Se à vista deles» No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde

Leia mais

12 Passos para ter um namoro centrado em Deus

12 Passos para ter um namoro centrado em Deus 12 Passos para ter um namoro centrado em Deus 1 Avisos Legais REDISTRIBUIÇÃO Você concorda que não irá copiar, redistribuir ou explorar comercialmente qualquer parte deste documento sem a permissão expressa

Leia mais

Formando líderes de excelência.

Formando líderes de excelência. Formando líderes de excelência. Espirito Santo VIII Série Crescimento Espiritual Espírito Santo Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o, não muito depois destes dias.

Leia mais

Como obter vitória sobre o pecado

Como obter vitória sobre o pecado Como obter vitória sobre o pecado Contribuição de Pr. Oswaldo F Gomes 15 de novembro de 2009 Como obter vitória sobre o pecado? O evangelho é uma declaração de vitória sobre o pecado. É no evangelho que

Leia mais

1. Qual a necessidade de uma aliança?

1. Qual a necessidade de uma aliança? 1 Aliança, segundo Jesus de Nazaré Essência #3 (fim da série) Lc 22:14-20 (14) Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram- se à mesa. (15) E disse- lhes: "Desejei ansiosamente comer esta

Leia mais

A VIDA CRISTÃ. Março Pra Ivonne Muniz

A VIDA CRISTÃ. Março Pra Ivonne Muniz A VIDA CRISTÃ Março 2015 Profecia de Jesus Cristo Mateus 24:4-12 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão

Leia mais

LIÇÃO 5 A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 5 A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 5 A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ESPÍRITO SANTO É DEUS A Santa Bíblia nos apresenta de forma detalhada o Espírito Santo como Deus e com características

Leia mais

Interressante notar que até a água que é incolor e indolor, quando fica parada e empossada, passa a feder e a criar bicho.

Interressante notar que até a água que é incolor e indolor, quando fica parada e empossada, passa a feder e a criar bicho. Isaias 11: 1-8. Declaração: EU SOU O QUE PRECISA DE RENOVO ESPIRITUAL!!! Renovar no Dicionário: TORNAR NOVO; DAR ASPECTO OU FEIÇÃO DE NOVO; RESTAURAR; POR NOVAMENTE EM VIGOR; RESTABELECER; RECOMPOR; REVIGORAR;

Leia mais

Título: AS CARTAS AS SETE IGREJAS Autor: J.H.SMITH. Literaturas em formato digital:

Título: AS CARTAS AS SETE IGREJAS Autor: J.H.SMITH. Literaturas em formato digital: Título: AS CARTAS AS SETE IGREJAS Autor: J.H.SMITH. Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

A Doutrina Reformada chamada de Calvinismo

A Doutrina Reformada chamada de Calvinismo A Doutrina Reformada chamada de Calvinismo I. O que é Calvinismo? É uma forma de ensinar a Bíblia, popularizada por João Calvino, o grande Reformador Protestante. Calvino tomou-a de Agostinho, e este tomou-a

Leia mais

A PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DIVINA _A FAMILIA_

A PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DIVINA _A FAMILIA_ A PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DIVINA _A FAMILIA_ Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne. De modo que já não são mais dois, mas uma só carne.

Leia mais

Rompendo com o velho para alcançar o novo. Resumo.

Rompendo com o velho para alcançar o novo. Resumo. Rompendo com o velho para alcançar o novo. Resumo. A influência do mundo na nossa vida nos faz entrar em uma rotina onde as horas passam muito rápidas e as pessoas não param para pensar em suas atitudes,

Leia mais

Traga o céu para os seus negócios! Assim na terra como no céu!

Traga o céu para os seus negócios! Assim na terra como no céu! Traga o céu para os seus negócios! Assim na terra como no céu! Por Cláudia Rezende Eu não ordenei? Sede fortes e corajosos. Não tenha medo; Não desanime, porque o Senhor teu Deus estará com você onde quer

Leia mais

TRANS FORMADOS. pelo evangelho

TRANS FORMADOS. pelo evangelho TRANS FORMADOS pelo evangelho o poder transformador do evangelho Colossenses 1.1-14 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Vivendo Teologicamente S O que a teologia tem a ver com a vida diária? S A teologia geralmente é considerada como algo abstrato.

Leia mais

Efésios 2 1 Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, 2 nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o

Efésios 2 1 Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, 2 nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o Efésios 2 1 Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, 2 nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando

Leia mais

MATEUS 6: Pra. Ivonne Muniz

MATEUS 6: Pra. Ivonne Muniz 1 MATEUS 6:33-34 p 2 Buscando o Reino de Deus Parte II 3 Resumo q A maior tragédia na vida é viver sem propósito; q O maior desafio na vida é saber o que fazer; q O maior fracasso na vida é obter sucesso

Leia mais

O Pecado. O Pecado é o oposto de Santidade - O Pecado separa o Homem de Deus

O Pecado. O Pecado é o oposto de Santidade - O Pecado separa o Homem de Deus O Pecado O Pecado é o oposto de Santidade - O Pecado separa o Homem de Deus Hebreus 10:26-27 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais

Leia mais

IGREJA BATISTA DE VIRADOURO Pr. José Antônio Corrêa

IGREJA BATISTA DE VIRADOURO Pr. José Antônio Corrêa IGREJA BATISTA DE VIRADOURO Pr. José Antônio Corrêa MINISTRAÇÕES PARA CASAS DE PAZ Módulo II Ministério de Evangelismo e Missões ESTUDOS PARA CASAS DE PAZ Pr. José Maria Savazzi Pr. José Antônio Corrêa

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

ACOLHIMENTO Pessoas cuidando de pessoas

ACOLHIMENTO Pessoas cuidando de pessoas Nossa Visão Uma cidade transformada por Cristo através de uma igreja acolhedora que desenvolve cura social e renovação cultural, formando autênticos discípulos de Cristo transformados por meio do Evangelho.

Leia mais

O FRUTO DO ESPÍRITO I. INTRODUÇÃO: QUE É UM CRISTÃO?

O FRUTO DO ESPÍRITO I. INTRODUÇÃO: QUE É UM CRISTÃO? O FRUTO DO ESPÍRITO I. INTRODUÇÃO: QUE É UM CRISTÃO? Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos (At 11.26). A gente se pergunta: Por que os descrentes, que se opunham a Jesus

Leia mais

Texto Base: LER: Tg 1:16-18

Texto Base: LER: Tg 1:16-18 Aula 5 Texto Base: LER: Tg 1:16-18 A origem do Bem Esta epistola foi dirigida a um grupo de crentes que estavam dispersos, sujeitos a todo tipo de dificuldades. 1. Tiago aborda os conceitos Tentação

Leia mais