Benignidade: Um escudo protetor contra as porfias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Benignidade: Um escudo protetor contra as porfias"

Transcrição

1 Lição 7 Benignidade: Um escudo protetor contra as porfias Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos

2 Texto Áureo " Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo (Ef 4.32).

3 Verdade prática " A benignidade na vida do crente torna-o uma testemunha do amor de Deus.

4 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE (Colossenses ) 12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, 13 suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.

5 14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. 15 E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. 16 A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração. 17 E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

6 Introdução

7 Na lição de hoje estudaremos mais um aspecto do fruto do Espírito, a benignidade e mais um aspecto das obras da carne, a porfia. Crente cheio do Espírito. Procura ter relacionamentos saudáveis. Evita discussões e polêmicas.

8 Conselho de Paulo Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. Tito 3:9

9 I A Benignidade Fundamenta-se no Amor

10 1. O que é benignidade?

11 Benignidade Do grego χρηστοτης chrestotes Índole boa, bom caráter; benevolência, humanidade e bondade. Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. Salmos 107:1

12 Como o BENIGNIDADE é produzida no crente? Resultado de uma boa formação acadêmica? Resultado do esforço próprio?

13 Como o BENIGNIDADE é produzida no crente? Benignidade

14 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 1 João 4:8 A benignidade é uma das características do crente.

15 2. Jesus, exemplo de benignidade.

16 Nosso maior exemplo de benignidade. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

17 Jesus e a mulher cananéia Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mateus 15:22 Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Mateus 15:24

18 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Lucas 19:10 Ó mulher, grande é a tua fé (Mt 15.28).

19 3. A benignidade na prática

20 É muito fácil ser indelicado e impaciente com os que erram e falham. É fácil ser bondoso e gentil com quem nos trata bem. Billy Graham Precisamos ser benignos com aqueles que erram, tropeçam e ainda nos tratam mal.

21 Como é possível amar quem nos trata mal? Bondoso em todas as circunstâncias. mas enchei-vos do Espírito; Efésios 5:18

22 Jesus foi gentil para com os publicanos e os pecadores. comia com essas pessoas Promoveu a salvação Zaqueu teve sua vida transformada pelo Evangelho.

23 II A Porfia Fundamenta-se na Inveja e no Orgulho

24 1. Inimizade e porfia

25 Inimizade Ódio; Indisposição; Malquerença.

26 Porfia Contendas de palavras; Discussão; Disputa; Polêmica. Eu sou o melhor. Eu sou o melhor.

27 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Gálatas 5:19,20

28 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Gálatas 5:19,20 Natureza adâmica. Obras da carne.

29 2. Evódia e Síntique

30 Eram irmãs valorosas que serviam a Deus na igreja de Filipos (Fp 4.2) Velha natureza. Porfias

31 Qual era o problema de Evódia e Síntique? Questões pessoais? Problemas eclesiásticos?

32 Qual era o problema de Evódia e Síntique? Não importa a origem do problema, nem quem tem razão. Reconciliem-se!

33 Em meio às porfias não existem vencedores. Todos acabam perdendo e dando lugar ao Diabo (Ef 4.27).

34 3. Miriam e Arão

35 As características de Moisés Mansidão e humildade E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. Números 12:3

36 Certo dia, Miriã e Arão, irmãos de Moisés, ficaram indignados pelo fato de ele ter se casado com uma mulher cuxita. Estavam com inveja Desejavam a liderança do irmão.

37 Um sentimento carnal traz consigo outros sentimentos. Inveja Não devemos esquecer das consequências. Porfia Miriam foi castigada com lepra. Por isso o povo teve que esperar uma semana.

38 III Revistamo-nos de Benignidade

39 1. Retirando as vestes velhas

40 Paulo exorta os crentes de Colossos a se despirem da velha natureza. Ira Malícia Palavras torpes Maledicência

41 Como filhos de Deus, precisamos nos revestir de vestes novas. Novas atitudes

42 Vivemos neste mundo. Mas não podemos nos conformar com a sua maneira de viver e pensar.

43 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hebreus 12:14

44 2. Sede benignos

45 A benignidade é um antídoto e um escudo contra as porfias. Porfia

46 Como nos tornamos benignos? Aceitamos a Cristo Agora o Espírito Santo habita em nós e nos ajuda a viver de modo santo e justo.

47 Fomos perdoados por Cristo. Por isso, precisamos também conceder o perdão àqueles que nos ofendem e magoam. Perdão

48 É fácil ser bom com quem nos trata bem. Mas precisamos ser benignos com aqueles que nos odeiam e nos maltratam. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos.

49 3. Imitando a conduta de Paulo

50 Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. 1 Coríntios 11:1 Paulo era um exemplo. Bom líder; Santificava sua vida; Imitava a Cristo.

51 Sua família, seus amigos e seus irmãos em Cristo podem imitar seus atos e suas ações? Temos que imitar a Cristo.

52 Jesus deve ser o padrão para o nosso viver. Ia a casamentos Jantares na casa dos amigos Mas não se deixou seduzir pelas coisas desse mundo.

53 Conclusão Se realmente desejamos expressar um cristianismo vivo, autêntico, precisamos excluir do nosso meio as porfias, pois são obras da carne e maculam corpo de Cristo. Jesus manifestou sua benignidade curando os enfermos, libertando os oprimidos pelo Diabo e morrendo na cruz pelas nossas ofensas e delitos.

54 Baixe em Power Point Vantagens do slide em PowerPoint: Você pode editar; Tem muitas animações; É mais interativo.

55 O que é benignidade? Quem é a fonte de toda benignidade? Por que os publicanos eram odiados pelo povo? Segundo a lição, a porfia se fundamenta em quê? Cite dois exemplos bíblicos de porfia na igreja de Filipos.

56 O que é benignidade? Benignidade significa índole boa, bom caráter; benevolência, humanidade e bondade. Quem é a fonte de toda benignidade? Deus é a fonte de toda bondade. Por que os publicanos eram odiados pelo povo? Os publicanos, por serem os cobradores de impostos, eram odiados pelo povo, pois em geral, cobravam mais do que as pessoas deviam. Segundo a lição, a porfia se fundamenta em quê? Fundamenta-se na inveja e no orgulho. Cite dois exemplos bíblicos de porfia na igreja de Filipos. Evódia e Síntique.

57 Bibliografia recomendada

58 Fique por dentro do conteúdo da Escola Bíblica Dominical. Acesse o site

Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Ef 4.

Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Ef 4. TEXTO AÚREO Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Ef 4.32) VERDADE PRÁTICA A benignidade na vida do crente

Leia mais

TRANS FORMADOS. pelo evangelho

TRANS FORMADOS. pelo evangelho TRANS FORMADOS pelo evangelho o evangelho para a desconstrução Colossenses 3.1-11 o evangelho para a desconstrução Colossenses 3.1-11 o evangelho para a desconstrução Portanto, já que vocês ressuscitaram

Leia mais

Ao aceitar a salvação oferecida na cruz nos unimos a Cristo em um pacto. O homem é reconciliado com Deus e com os homens. As vidas são transformadas.

Ao aceitar a salvação oferecida na cruz nos unimos a Cristo em um pacto. O homem é reconciliado com Deus e com os homens. As vidas são transformadas. Ao aceitar a salvação oferecida na cruz nos unimos a Cristo em um pacto. O homem é reconciliado com Deus e com os homens. As vidas são transformadas. Os crentes se unem, deixando aparte suas diferenças,

Leia mais

Lição 25. frutos. carne. e do. Espírito

Lição 25. frutos. carne. e do. Espírito Lição 25 Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 25 Os frutos da carne e do Espírito Gálatas 5:17 Esta publicação não é para ser vendida ou negociada de forma alguma. - Ela é inteiramente grátis http://www.osmisteriosdedeus.com

Leia mais

LIÇÃO 13 VIVENDO COM A MENTE DE CRISTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 VIVENDO COM A MENTE DE CRISTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 VIVENDO COM A MENTE DE CRISTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A IMAGEM E SEMELHANÇA DE CRISTO Nosso referencial de vida é buscar viver a imagem e semelhança do caráter de Cristo,

Leia mais

Em Gálatas 5:13-15, Paulo advertiu do erro de usar a liberdade em Cristo como libertinagem.

Em Gálatas 5:13-15, Paulo advertiu do erro de usar a liberdade em Cristo como libertinagem. Lição 12 para 16 de setembro de 2017 Em Gálatas 5:13-15, Paulo advertiu do erro de usar a liberdade em Cristo como libertinagem. Este pensamento surge da ideia de não estar sob a lei ( Mas se sois guiados

Leia mais

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: OBJETIVO: Que a crianças entenda que Jesus não fazia milagres só na Bíblia, mas que Ele faz milagres ainda hoje, na vida de todo aquele que crê e O obedece. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas

Leia mais

21/07/2019 Lição 3 A Mordomia da Alma e do Espírito 3º Trimestre Classe Adulto

21/07/2019 Lição 3 A Mordomia da Alma e do Espírito 3º Trimestre Classe Adulto 21/07/2019 Lição 3 A Mordomia da Alma e do Espírito 3º Trimestre Classe Adulto Texto Áureo E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados

Leia mais

Mas o fruto do Espírito é amor (Gálatas 5:22)

Mas o fruto do Espírito é amor (Gálatas 5:22) Lição 7 para 18 de fevereiro de 2017 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. (João 15:1-2)

Leia mais

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles (Mateus 13.58)

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles (Mateus 13.58) OBJETIVO: Que a crianças entenda que Jesus não fazia milagres só na Bíblia, mas que Ele faz milagres ainda hoje, na vida de todo aquele que crê e O obedece. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas

Leia mais

A Paz de Cristo Jesus

A Paz de Cristo Jesus Hoje quero falar ao seu coração sobre um dos maiores tesouros que recebemos quando nos entregamos genuinamente ao senhorio de Cristo. É algo tão precioso que todos aqueles que são nascidos de novo, que

Leia mais

OS RESULTADOS DA NOSSA UNIÃO COM CRISTO

OS RESULTADOS DA NOSSA UNIÃO COM CRISTO OS RESULTADOS DA NOSSA UNIÃO COM CRISTO Colossenses 3.1 4.1 21/Out/18 Qual o resultado principal da união do crente com Cristo? S AN T I F I CA Ç Ã O S A E D O T N O E M S I S I R A P O G M E L U L I C

Leia mais

ACOLHIMENTO Pessoas cuidando de pessoas

ACOLHIMENTO Pessoas cuidando de pessoas Nossa Visão Uma cidade transformada por Cristo através de uma igreja acolhedora que desenvolve cura social e renovação cultural, formando autênticos discípulos de Cristo transformados por meio do Evangelho.

Leia mais

O FRUTO DO ESPÍRITO O PODER DE UMA VIDA ORIENTADA PELO ESPÍRITO SANTO

O FRUTO DO ESPÍRITO O PODER DE UMA VIDA ORIENTADA PELO ESPÍRITO SANTO O FRUTO DO ESPÍRITO O PODER DE UMA VIDA ORIENTADA PELO ESPÍRITO SANTO O Fruto do Espírito é a metáfora utilizada pelo apóstolo Paulo para descrever os efeitos da vinda do Espírito Santo de Deus a nós,

Leia mais

Escrito por Administrator Seg, 14 de Maio de :38 - Última atualização Seg, 14 de Maio de :51

Escrito por Administrator Seg, 14 de Maio de :38 - Última atualização Seg, 14 de Maio de :51 Promover a paz nas relações familiares pode ser um exercício difícil, longo. O que vemos nas manchetes dos jornais são filhos que não conseguem se entender com os pais e se refugiam nas drogas e alguns

Leia mais

SE TORNANDO UMA PESSOA MAIS AMOROSA E ALEGRE.

SE TORNANDO UMA PESSOA MAIS AMOROSA E ALEGRE. SE TORNANDO UMA PESSOA MAIS AMOROSA E ALEGRE. O crescimento espiritual não é automático. Mudança é uma questão de opção. Não podemos simplesmente ficar sentados inertes sem fazer nada, esperando o crescimento.

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO 10 o Nisso cremos Nossa declaração de fé é esta: Professamos e ensinamos que a salvação é o livramento

Leia mais

O Reino de Deus e a Sua vontade

O Reino de Deus e a Sua vontade Versão 1.0 Ennio Gomide dos Santos Novembro de 2017 Sumário 1 Chamados para nos perdermos... 3 2 A Oferta do Pai... 4 3 O amor do Filho... 5 4 O reino entre nós... 6 5 O ensino de Jesus... 7 ii Introdução

Leia mais

LIÇÃO 3 A MORDOMIA DA ALMA E DO ESPÍRITO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A MORDOMIA DA ALMA E DO ESPÍRITO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A MORDOMIA DA ALMA E DO ESPÍRITO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O HOMEM TRICOTÔMICO Deus criou o homem com uma composição tricotômica, a saber: corpo (carne), alma (intelecto) e

Leia mais

SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ

SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ Perdão, Senhor. «Aquele que teme a Deus honra os seus pais» Leitura do Livro de Ben-Sirá Sir 3, 3-7.14-17a Deus quis honrar os pais nos filhos e firmou sobre eles

Leia mais

SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ

SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ Perdão, Senhor. «Aquele que teme a Deus honra os seus pais» Leitura do Livro de Ben-Sirá Sir 3, 3-7.14-17a Deus quis honrar os pais nos filhos e firmou sobre eles

Leia mais

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM Perdão, Senhor. Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, ensinai-me as vossas veredas. Leitura da Profecia de Ezequiel Ez 18, 25-28 Eis o que diz o Senhor: «Vós dizeis: A maneira

Leia mais

SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ

SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ Perdão, Senhor. «Aquele que teme a Deus honra os seus pais» Leitura do Livro de Ben-Sirá Sir 3, 3-7.14-17a Deus quis honrar os pais nos filhos e firmou sobre eles

Leia mais

Oswaldo Carreiro

Oswaldo Carreiro 20.10.13 Oswaldo Carreiro Viver em harmonia?! Introdução: As Escrituras nos apresentam considerações indispensáveis a verdadeira harmonia em meio à diversidade que existe na igreja. 1ª Consideração Há

Leia mais

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA ANO SANTO DA MISERICÓRDIA Misericordiae Vultus O rosto da misericórdia. Diz o Papa Francisco na Bula Misericordiae Vultus : Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria,

Leia mais

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti RUMO À MATURIDADE Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro 1.3-11 Data: 20.11.11 Marcelo Berti Introdução Alvo Final do Cristão Efésios 4.12-13 Líder Cristão 1 Timóteo / Tito O Cristão, Cristo e o Líder 1 Coríntios

Leia mais

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO.

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. Texto: E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus, porque se converterão a mim de todo o seu

Leia mais

VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE. Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você.

VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE. Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você. VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você. Rm 8:9 X CARNE ESPÍRITO X Por isso digo:vivam pelo Espírito, e de

Leia mais

Lições Bíblicas - lição 01

Lições Bíblicas - lição 01 Lições Bíblicas - lição 01 Texto Áureo Digo, porém: Andai em Espírito e não cumpríreis a concupiscência da carne. (G15.16) Verdade Prática Paro vencer as obras da carne precisamos andar em Espirito. LEITURA

Leia mais

Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017

Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017 Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017 Texto base Mateus 6:9-15 Vers. 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; Vers. 14 Porque, se perdoardes aos

Leia mais

HINOS DA HARPA CRISTÃ VIOLINO 1 OSAD

HINOS DA HARPA CRISTÃ VIOLINO 1 OSAD o interessante. Você pode posicionar a caixa tas de Desenho para alterar a formatação HINOS DA HARPA CRISTÃ VIOLINO 1 OSAD NOME louvai-o com instrumentos de cordas... AGRADECIMENTOS Agradecemos ao Deus

Leia mais

O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS

O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS Ef. 1: 1-14 Slide 1 O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS Ef.1 : 1-14 1. Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo

Leia mais

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR Série A IGREJA QUE AGRADA A DEUS Tem FÉ ESPERANÇA AMOR Qual é a coisa mais importante? Muitos diriam Status, poder, sucesso (competição, egoísmo) Dinheiro (ambição, corrupção, roubo) Corpo (fisicultura,

Leia mais

Tudo se resolve com uma boa conversa? Protesto!

Tudo se resolve com uma boa conversa? Protesto! Tudo se resolve com uma boa conversa? Protesto! A Difícil Arte de Comunicar-se... Palavras Fundo de Experiência Fundo de Experiência A Difícil Arte de Comunicar-se... Palavras Fundo de Experiência Fundo

Leia mais

A Doutrina Reformada chamada de Calvinismo

A Doutrina Reformada chamada de Calvinismo A Doutrina Reformada chamada de Calvinismo I. O que é Calvinismo? É uma forma de ensinar a Bíblia, popularizada por João Calvino, o grande Reformador Protestante. Calvino tomou-a de Agostinho, e este tomou-a

Leia mais

O amor O faz diferente!

O amor O faz diferente! O amor O faz diferente! O amor de Deus é apresentado em Cristo! Você tem opções REJEITAR DECIDIR PENSAR MAIS UM POUCO ACEITAR Conseqüencias Sou aceito como filho de Deus Sou liberto por Deus Sou santificado

Leia mais

SANTIDADE É VIDA NO ESPÍRITO O FRUTO DO ESPÍRITO: SEU SABOR Exposição de Gálatas

SANTIDADE É VIDA NO ESPÍRITO O FRUTO DO ESPÍRITO: SEU SABOR Exposição de Gálatas SANTIDADE É VIDA NO ESPÍRITO O FRUTO DO ESPÍRITO: SEU SABOR Exposição de Gálatas 5.22-23 Gálatas 5.22-23 um fruto uma obra um agente natureza sabor desfrute Qual é o sabor do fruto do Espírito? 1 O fruto

Leia mais

Bebendo suco de laranja para glória de Deus. Aula 23/11/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Bebendo suco de laranja para glória de Deus. Aula 23/11/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Bebendo suco de laranja para glória de Deus Aula 23/11/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Por quê? o homem é a medida de todas as coisas Protágoras de Abdera Então coisa alguma pode ser medida para

Leia mais

Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Lucas 2:52 É na HISTÓRIA DE DEUS que descobrimos o CARÁTER DE DEUS.

Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Lucas 2:52 É na HISTÓRIA DE DEUS que descobrimos o CARÁTER DE DEUS. PANORAMA 2018 Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Lucas 2:52 É na HISTÓRIA DE DEUS que descobrimos o CARÁTER DE DEUS. Fevereiro Reparando Perdão: Decidir que

Leia mais

O Espírito Santo é o nosso Ajudador, Consolador e Conselheiro, que nos guia e faz lembrar da Palavra de Deus.

O Espírito Santo é o nosso Ajudador, Consolador e Conselheiro, que nos guia e faz lembrar da Palavra de Deus. Ser cheia do Espírito é o melhor que posso desejar do novo nascimento em Cristo. Nós necessitamos totalmente do Espírito Santo para nossa vida cristã diária. Jamais conseguiremos viver os ensinos de Jesus

Leia mais

A PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DIVINA _A FAMILIA_

A PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DIVINA _A FAMILIA_ A PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DIVINA _A FAMILIA_ Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne. De modo que já não são mais dois, mas uma só carne.

Leia mais

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR A ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR #4 A ARTE DE AMAR COMO DEUS NOS AMA Henri Nouwen A volta do filho pródigo Esta é a filiação divina. E é a esta filiação que sou chamado.

Leia mais

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "ELE te declarou, ó homem, o que é bom;

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. ELE te declarou, ó homem, o que é bom; O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "ELE te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR requer de ti, 1 / 6 senão que pratiques a justiça, e ames a

Leia mais

Dons Espirituais Ferramentas de Deus para edificação do corpo de Cristo. Aula 8 : Dons sem o Fruto do Espírito é Possível?

Dons Espirituais Ferramentas de Deus para edificação do corpo de Cristo. Aula 8 : Dons sem o Fruto do Espírito é Possível? Dons Espirituais Ferramentas de Deus para edificação do corpo de Cristo Aula 8 : Dons sem o Fruto do Espírito é Possível? Objetivos Saber: Qual é e como se adquire o fruto do Espírito. Ser: Um cristão

Leia mais

O amor O faz diferente!

O amor O faz diferente! O amor O faz diferente! Quem eu deveria ser? Que as escrituras apresentam o homem como criatura de Deus Criado diretamente por Deus Colocado em posição exaltada Que o homem foi feito a imagem e semelhança

Leia mais

4 - O propósito eterno de Deus

4 - O propósito eterno de Deus 4 - O propósito eterno de Deus 1) Qual o propósito de Deus quando criou o homem? Deus queria uma família de muitos homens semelhantes a Ele. "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme

Leia mais

O Propósito de Deus na Igreja Local atual. Pr. Geraldo Batista

O Propósito de Deus na Igreja Local atual. Pr. Geraldo Batista O Propósito de Deus na Igreja Local atual Pr. Geraldo Batista Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo? (Sl 116:12). Salmo133 e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma

Leia mais

OS ATRIBUTOS DE DEUS A Paciência de Deus. Estudo do livro de A. W. Pink

OS ATRIBUTOS DE DEUS A Paciência de Deus. Estudo do livro de A. W. Pink OS ATRIBUTOS DE DEUS A Paciência de Deus Estudo do livro de A. W. Pink Paciência Do latim "patientia", do verbo "patior, patiens, pati" = sofrer É a virtude que permite ao indivíduo suportar, sem queixas,

Leia mais

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho Pai Deus Filho Espírito Santo Existe um único Deus que subsiste em três pessoas: O Pai, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis; O Filho, que foi concebido por obra do Espírito Santo, e nasceu

Leia mais

Muitos procuram a paz duradoura.

Muitos procuram a paz duradoura. Muitos procuram a paz duradoura. O homem rejeitou a paz no Jardim do Éden. Deus deu o primeiro passo, nos amando primeiro. O amor nos motiva à ação. A compaixão de Deus nos coloca em paz com Ele. Cristo

Leia mais

O Pecado. O Pecado é o oposto de Santidade - O Pecado separa o Homem de Deus

O Pecado. O Pecado é o oposto de Santidade - O Pecado separa o Homem de Deus O Pecado O Pecado é o oposto de Santidade - O Pecado separa o Homem de Deus Hebreus 10:26-27 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 7 satanás como acusador O mundo, a carne e o diabo Palavra Viva O mundo, a carne e o diabo SANTIFICAÇÃO Nossos três grandes inimigos: O M U N D O A C A R N E O D I A B O

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro NA MISERICÓRDIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Vamos dedicar esta semana ao tema da Misericórdia. Dar e receber misericórdia faz de nós pessoas melhores, mais atentas

Leia mais

Intimidade com Deus. Salmos 25:14 A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.

Intimidade com Deus. Salmos 25:14 A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança. Disciples of Christ Church Ministério vida com vida Pr. Joaquim Costa Jr. 1 Intimidade com Deus. Salmos 25:14 A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.

Leia mais

A VIDA CRISTÃ. Março Pra Ivonne Muniz

A VIDA CRISTÃ. Março Pra Ivonne Muniz A VIDA CRISTÃ Março 2015 Profecia de Jesus Cristo Mateus 24:4-12 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão

Leia mais

Evangelho. As Bem- Aventuranças Mateus: 5:1-12

Evangelho. As Bem- Aventuranças Mateus: 5:1-12 Evangelho As Bem- Aventuranças Mateus: 5:1-12 12 As Bem Aventuranças 1. Bem Aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 2. Bem Aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

Leia mais

A REPRODUÇÃO DO CARÁTER DE CRISTO

A REPRODUÇÃO DO CARÁTER DE CRISTO A REPRODUÇÃO DO CARÁTER DE CRISTO Recaptulando Aula 1 Definindo discipulado Checando as bases Analisando exemplos Os alvos do discipulado Identificando barreiras Definindo discipulado Recaptulando David

Leia mais

Pequenos Estudos Comunitários

Pequenos Estudos Comunitários Pequenos Estudos Comunitários O Perdão MCR Agosto de 2010 O perdão Perdão : remissão de pena ou de ofensa ou de dívida; desculpa; indulto. Forma de civilidade com que se pede desculpa. A sensação de liberdade

Leia mais

FILHOS OU BASTARDOS? 10 de Novembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos

FILHOS OU BASTARDOS? 10 de Novembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos FILHOS OU BASTARDOS? 10 de Novembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. 1 / 5 (Hebreus 12:8

Leia mais

Gálatas 2 20 Fui crucificado com Cristo. Assim já não sou eu quem vive mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no

Gálatas 2 20 Fui crucificado com Cristo. Assim já não sou eu quem vive mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Gálatas 2 20 Fui crucificado com Cristo. Assim já não sou eu quem vive mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Gálatas

Leia mais

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6 o qual a si mesmo

Leia mais

Os Três Momentos da Salvação:

Os Três Momentos da Salvação: Os Três Momentos da Salvação: Justificação, Tito 2:11 / 3:5-7 Santificação e Glorificação. Tito 2:12 / I Cor. 1:18 Tito 2:13 / Rom. 5:9 II Cor. 1:10 na ação ou no processo Divino para salvar a cada um

Leia mais

MATEUS 6: Pra. Ivonne Muniz

MATEUS 6: Pra. Ivonne Muniz 1 MATEUS 6:33-34 p 2 Buscando o Reino de Deus Parte II 3 Resumo q A maior tragédia na vida é viver sem propósito; q O maior desafio na vida é saber o que fazer; q O maior fracasso na vida é obter sucesso

Leia mais

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Escola da Fé 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Na Sagrada Escritura aparece sempre ligada a uma relação com pessoas concretas. A REVELAÇÃO DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO

Leia mais

PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO

PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO 1 CORÍNTIOS 15:1-7 PR. LUIZ CARLOS MUNIZ 1 Coríntios 15:1-7 Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também

Leia mais

LIÇÃO 2 A BELEZA E A GLÓRIA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 A BELEZA E A GLÓRIA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 A BELEZA E A GLÓRIA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FONTE PRIMÁRIA DA ADORAÇÃO A Santa Bíblia, registra que em certa ocasião, Jesus disse a mulher de Samaria

Leia mais

LITURGIA DOMINICAL VII DOMINGO TEMPO COMUM ANO A

LITURGIA DOMINICAL VII DOMINGO TEMPO COMUM ANO A LITURGIA DOMINICAL VII DOMINGO TEMPO COMUM ANO A Orações próprias do VII Domingo do Tempo comum (Missal Romano, p. 401); Prefácio dos Domingos do Tempo Comum VIII (Missal Romano, p. 483); Oração Eucarística

Leia mais

Lição 04 VOCÊ PODE AMAR OS NÃO AMÁVEIS! Texto básico: Gálatas 5.14 NVI

Lição 04 VOCÊ PODE AMAR OS NÃO AMÁVEIS! Texto básico: Gálatas 5.14 NVI Lição 04 VOCÊ PODE AMAR OS NÃO AMÁVEIS! Texto básico: Gálatas 5.14 NVI Toda a Lei se resume num só mandamento: Ame o seu próximo como a si mesmo." (Gálatas 5.14 NVI). Deus quer que amemos o próximo! No

Leia mais

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa 1 Evangelho de João Este evangelho tem 21 capítulos. Evangelho do Filho de Deus / Divino. 1 - Autor: João, o apóstolo, ele foi o último dos apóstolos a morrer. 2 - Data: Alguns escritores acreditam que

Leia mais

Paciência: Evitando as dissensões

Paciência: Evitando as dissensões Lição 6 Paciência: Evitando as dissensões Professor: Ev. Cleidimar Figueiredo www.canaatrindade.com.br Texto Áureo " Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação [...] (Rm 12.12). Verdade prática

Leia mais

Formação para fraternidade

Formação para fraternidade Formação para fraternidade artigo 12º da Regra da OFS Livres para o amor de Deus e dos irmãos 12.Testemunhas dos bens futuros e empenhados pela vocação abraçada em adquirir a pureza do coração, desse modo

Leia mais

Lição 09 VOCÊ PODE FAZER O BEM COM BOAS MOTIVAÇÕES! Texto Básico: Efésios 2.10 NVI

Lição 09 VOCÊ PODE FAZER O BEM COM BOAS MOTIVAÇÕES! Texto Básico: Efésios 2.10 NVI Lição 09 VOCÊ PODE FAZER O BEM COM BOAS MOTIVAÇÕES! Texto Básico: Efésios 2.10 NVI Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós

Leia mais

Aquele que cobre uma ofensa promove amor, mas quem a lança em rosto separa bons amigos. (Provérbios 17.9)

Aquele que cobre uma ofensa promove amor, mas quem a lança em rosto separa bons amigos. (Provérbios 17.9) O uve, ó Israel, o SE N H O R nosso D E U S é o único Senhor! A m arás, pois, o SE N H O R teu D E U S de todo o teu coração, de toda a tua alm a, de todo o teu entendim ento e de toda a tua força. (Marcos

Leia mais

Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João

Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João 3.16-17 INTRODUÇÃO Do texto lido, faço à igreja duas perguntas: Por quejesus morreu na cruz? Para que Jesus morreu na cruz? O por que e o para

Leia mais

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello COMUNHÃO CULTO PERDÃO PREGAÇÃO ADORAÇÃO AMOR ORAÇÃO MINISTÉRIO A comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello Leitura

Leia mais

1- Salvação Senhor, deixe a Salvação. 3 Amor Permita, Senhor, que meus filhos

1- Salvação Senhor, deixe a Salvação. 3 Amor Permita, Senhor, que meus filhos 1- Salvação Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna. (2 Timóteo 2:10) 2 Crescimento na Graça Eu oro para que eles

Leia mais

É POSSÍVEL QUE UM CRISTÃO VÁ PARA O INFERNO?

É POSSÍVEL QUE UM CRISTÃO VÁ PARA O INFERNO? É POSSÍVEL QUE UM CRISTÃO VÁ PARA O INFERNO? A decisão de converter-se ao cristianismo é um ato individual. Ninguém pode fazer essa decisão em seu lugar, nem o próprio Deus. É uma decisão de abandonar

Leia mais

Como ser cheio do Espírito?

Como ser cheio do Espírito? Como ser cheio do Espírito? A ordem para encher-se do Espírito tem em vista a necessidade dos cristãos crescerem, ou seja, se fortificarem na graça e não participarem de alimentos (doutrinas enganosas)

Leia mais

Como posso influenciar aos que estão ao meu redor?

Como posso influenciar aos que estão ao meu redor? Aplicação Prática Como posso influenciar aos que estão ao meu redor? Eu tenho realmente convicção do Corpo de Cristo? Conheço isso na minha vida? Pratico isso? Ele realmente me dirige? Não abro mão dessa

Leia mais

Lição 8 Reflexos da cruz

Lição 8 Reflexos da cruz Lição 8 Reflexos da cruz Texto bíblico: Gálatas 2.19,20; 3.1,13; 5.11; 6.12-14 Texto áureo A cruz representa o fator decisivo para a salvação do homem. Ali, foram os pecadores resgatados do pecado e da

Leia mais

SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ

SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ Perdão, Senhor. «Aquele que teme a Deus honra os seus pais» Leitura do Livro de Ben-Sirá Sir 3, 3-7.14-17a Deus quis honrar os pais nos filhos e firmou sobre eles

Leia mais

Lição 6 para 11 de novembro de 2017

Lição 6 para 11 de novembro de 2017 Lição 6 para 11 de novembro de 2017 No capítulo 5 da epístola aos romanos, Paulo se dirige à origem do maior problema do homem (o pecado) e sua solução. Como se introduziu o pecado no mundo? Que solução

Leia mais

PORQUE SANTIFICAÇÃO É NECESSÁRIA PARA A ORAÇÃO DO FILHO DE DEUS SER OUVIDA NOS CÉUS

PORQUE SANTIFICAÇÃO É NECESSÁRIA PARA A ORAÇÃO DO FILHO DE DEUS SER OUVIDA NOS CÉUS PORQUE SANTIFICAÇÃO É NECESSÁRIA PARA A ORAÇÃO DO FILHO DE DEUS SER OUVIDA NOS CÉUS Ensinos preciosos do Santo Irmão Aldo sobre o valor da oração e da Santificação: A Igreja Apostólica da Santa Vó Rosa

Leia mais

O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS Quanto você tem desfrutado do poder que existe no amor do Pai Celestial por nós? Creia no amor de Deus!

O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS Quanto você tem desfrutado do poder que existe no amor do Pai Celestial por nós? Creia no amor de Deus! TEMA : O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS ESTUDO PARA CÉLULAS Nº 066 Líder leia, junto com a célula, todos os textos (versículos) citados. Texto inicial : Jo 1.12 e 1 Jo 3:1-2 TADEL: (05JUN à 09JUN17) PERGUNTE

Leia mais

Vivendo Segundo os Conselhos de Deus

Vivendo Segundo os Conselhos de Deus Quando nascemos em Cristo Jesus, nascemos para uma realidade espiritual totalmente diferente da que vivíamos antes de Cristo entrar em nosso coração. Uma nova vida começa a brotar em nossa alma. Começamos

Leia mais

QUE AVANÇA NA PRESENÇA E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO. "E irá adiante do Senhor, no Espírito e no Poder de Elias."

QUE AVANÇA NA PRESENÇA E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO. E irá adiante do Senhor, no Espírito e no Poder de Elias. QUE AVANÇA NA PRESENÇA E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO "E irá adiante do Senhor, no Espírito e no Poder de Elias." Deus está levantando um povo (a Igreja) que se move pelo poder do Espirito Santo, alicerçado

Leia mais

RESSURREIÇÃO. Fábio Monzillo. 01/Abr/2018

RESSURREIÇÃO. Fábio Monzillo. 01/Abr/2018 RESSURREIÇÃO Fábio Monzillo 01/Abr/2018 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se

Leia mais

Sem a Santificação ninguém verá o Senhor

Sem a Santificação ninguém verá o Senhor Sem a Santificação ninguém verá o Senhor Seguir a paz e a santificação é o mesmo que seguir a justiça, a fé, o amor e a paz. A justiça, a fé (evangelho), o amor e a paz são progressivos? O amor de Deus

Leia mais

A Igreja que Cristo está Edificando. Pr. Evanildo Ferreira da Silva

A Igreja que Cristo está Edificando. Pr. Evanildo Ferreira da Silva A Igreja que Cristo está Edificando MATEUS 16:18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (MATEUS 16:18) A Igreja

Leia mais

A FÉ É SÓLIDA CONFIANÇA NAS PROMESSAS DIVINAS E FIRME APROPRIAÇÃO DA SALVAÇÃO QUE DEUS NOS PROPICIA

A FÉ É SÓLIDA CONFIANÇA NAS PROMESSAS DIVINAS E FIRME APROPRIAÇÃO DA SALVAÇÃO QUE DEUS NOS PROPICIA ROMANOS 5,1 - A FÉ CONFORME CALVINO INSTITUTAS, VOLUME III A FÉ É SÓLIDA CONFIANÇA NAS PROMESSAS DIVINAS E FIRME APROPRIAÇÃO DA SALVAÇÃO QUE DEUS NOS PROPICIA Comentários e revisão do texto por Helio Clemente

Leia mais

Eu coloquei A Força no filme por uma razão: despertar um certo tipo de espiritualidade nos jovens. ~ George Lucas

Eu coloquei A Força no filme por uma razão: despertar um certo tipo de espiritualidade nos jovens. ~ George Lucas Eu coloquei A Força no filme por uma razão: despertar um certo tipo de espiritualidade nos jovens. ~ George Lucas A Força nem se compara com o que a Bíblia revela a respeito do Espírito Santo ATOS ESSENCIAIS

Leia mais

Cuida de ti mesmo A n é s i o R o d r i g u e s

Cuida de ti mesmo A n é s i o R o d r i g u e s Cuida de ti mesmo A n é s i o R o d r i g u e s 1 Timóteo 4:16 Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, agindo assim, você salvará tanto a si mesmo quanto

Leia mais

Fundamentos bíblicos comprovando ser a vontade de Deus que seus discípulos exerçam o ministério da capelania:

Fundamentos bíblicos comprovando ser a vontade de Deus que seus discípulos exerçam o ministério da capelania: Fundamentos bíblicos comprovando ser a vontade de Deus que seus discípulos exerçam o ministério da capelania: CAPELANIA EM GERAL: Mateus 25: 31 a 46 CAPELANIA JUDICIAL: em especial o vs. 37 de Mateus 25

Leia mais

Pouco antes de oferecer-se em sacrifício, Jesus elevou uma oração intercessora ante o Pai por seus discípulos (e por nós!).

Pouco antes de oferecer-se em sacrifício, Jesus elevou uma oração intercessora ante o Pai por seus discípulos (e por nós!). Lição 3 para 20 de outubro de 2018 Pouco antes de oferecer-se em sacrifício, Jesus elevou uma oração intercessora ante o Pai por seus discípulos (e por nós!). Esta oração é conhecida como a oração sumo

Leia mais

Lição 8 para 25 de novembro de 2017 QUEM É O HOMEM DE ROMANOS 7?

Lição 8 para 25 de novembro de 2017 QUEM É O HOMEM DE ROMANOS 7? Lição 8 para 25 de novembro de 2017 QUEM É O HOMEM DE ROMANOS 7? Ler Romanos 7: 1-6 Para poder compreender melhor a comparação que aqui faz Paulo, devemos recordar o propósito geral de Paulo ao escrever

Leia mais

ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO

ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO VIDA FRUTÍFERA ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO O homem sabe que algo está errado com a humanidade. Criado à imagem de Deus, parece incapaz de comportar-se como filho Dele e sua tendência

Leia mais

Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem

Leia mais

Guerra em dois fronts

Guerra em dois fronts Guerra em dois fronts Fernando Leite 11.01.2015 Introdução 11 Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, (RA) 1Pe 2

Leia mais