Técnicas de Construção Civil 2 Cobertura Detalhes de Execução do Telhado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Técnicas de Construção Civil 2 Cobertura Detalhes de Execução do Telhado"

Transcrição

1 Técnicas de Construção Civil 2 Cobertura Detalhes de Execução do Telhado

2 TELHADO O Engenheiro Roberto Massaru Watanabe dá umas dicas para se construir um bom e tradicional telhado. NOTA: Todas as dicas desse site referem-se a um telhado tradicional feito com estrutura de madeira e coberto com telhas de barro tipo francesa Para Telhados com telhas de fibrocimento e estrutura metálica em Arco Atirantado, link: Informações retiradas de: \

3 Construção do Apoio Quando terminar de levantar as paredes, faça um bom arremate. Verificar se o Pé Direito tem pelo menos 2,70 metros. Teto muito baixo torna os ambientes escuros e mal ventilados. Com o tempo fica um cheiro de bolor. Quando a cota da parede chegar em 2,60 m preparar uma viga de amarração: Assentar tijolos em espelho nos dois lados da parede formando uma canaleta entre eles. Colocar 4 ferros longitudinais de 3/8" (10 mm). No local onde vai ser colocada a tesoura, colocar 2 ferros verticais de 1/4" (6,3 mm). Estes ferros servirão para ancorar a tesoura na alvenaria. Concretar com concreto 1:3:4. Espere secar. Coloque a Viga de Apoio. Deve ficar bem no meio da parede. A Viga de Apoio serve para distribuir a carga da Tesoura e pode ser feita de uma viga 6X12 com 40 centímetros de comprimento. A distância do meio da parede até o meio da parede do outro lado será o Vão da Tesoura. A viga de apoio permite um deslizar suave da viga. Não havendo esta viga de apoio, a viga apoiada diretamente sobre a parede irá priduzir esforços horizontais (para fora e para dentro) da parede causando trincas horizontais na parte alta da parede.

4 Cuidado! a linha de centro da Empena, a linha de cento da Linha e a linha de centro da viga de apoio devem cruzar num único ponto. Quando isso não é obedecido, haverá concentração de esforços fora do ponto de apoio e pode acontecer coisas como a da foto seguinte:

5 Construção da Linha A linha é confeccionada com uma viga 6X12 e deve ter um comprimento maior que o Vão. Recebe 2 entalhes, um em cada lado, onde vão ser encaixadas as Empenas. COMO FAZER? O segredo da estabilidade da tesoura está no encaixe perfeito entre a Empena e a Linha. Se esse encaixe for mal realizado, o telhado ficará torto. Isso significa uma telhado feio e também um telhado que poderá permitir a infiltração da água nos dias de chuva forte. Por isso deve-se dar uma atenção especial nesse encaixe. Veja a seguir, etapa por etapa, como proceder para que o entalhe na Linha seja bem feito. Etapa 1: Marcar o vão. Etapa 2: Marcar a inclinação da Empena com o auxílio de um Barbante: Etapa 3: Marcar a linha de Corte do Apoio

6 etapa 4: Marcar a linha de Corte do Alinhamento Etapa 5: Cortar a Empena e marcar as linhas de Corte na Linha Etapa 6: Cortar o Entalhe da Linha:

7 Etapa 7: Conferir se a Empena se encaixa perfeitamente na Linha: Cuidado! a linha de centro da Empena, a linha de cento da Linha e a linha de centro da viga de apoio devem cruzar num único ponto. EMENDA DA LINHA: Caso seja necessário fazer uma emenda em uma Linha, faça conforme o desenho a seguir:

8 Construção do Pendural O Pendural é peça estratégica da tesoura e serve para segurar a linha para que ela não fique abaulada. Cuidado! algumas pessoas pensam que o Pendural serve para apoiar as Empenas mas é justamente o contrário: O Pendural é que se apoia nas Empenas, isto é, o Pendural é que fica pendurado nas Empenas, enquanto que a Linha fica pendurada no Pendural. COMO FAZER? Estude bem o desenho a seguir: Na montagem do pendural, tomar os seguintes cuidados: Quando a tesoura recebe o peso do telhado, as empenas irão "encaixar" nos encaixes feitos na linha e no pendural. Isso vai produzir um pequeno encurtamento das empenas e um abaixamento do pendural. Quanto mais abatido (altura da flecha) o telhado maior será este efeito. Madeira meio verde também contribui com o encurtamento das peças. A Folga entre o pendural e a linha é para absorver esse pequeno abaixamento do pendural sem afetar o alinhamento da linha. Não havendo a folga, a linha é empurrada para baixa criando uma barriga. Havendo a folga o pendural desce mas não afeta a linha. O tamanho da folga vai depender da habilidade do carpinteiro. Para fazer os encaixes, os mais hábeis irão utilizar formão e plaina (mais preciso) enquanto que os novatos preferem utilizar a serra circular (mais rápido). O resultado serão encaixes que não se encaixam como uma luva.

9 O desenho seguinte procura mostrar os efeitos antes e depois da aplicação da carga (peso do telhado) nas empenas, pendural e linha: O estribo só deve ser instalado depois que toda a carga for aplicada no telhado, isto é, as peças terem cedido o que tiverem que ceder. Mesmo assim, talvez seja necessáio colocar um escoramento na linha para garantir o seu alinhamento pois a linha, quando o vão é grande, fica meio abaulada só pelo peso próprio dela mesmo.

10 ESTALIDO Entende-se como ESTALIDO o som produzido por um estalo e entende-se como RANGIDO o som produzido por um ranger. Tanto o estalo como o rangido são sons, na verdade ruídos, produzidos por peças submetidas a esforços além do limite. No caso de telhados, o estalido e o rangido são sintomas de que alguma coisa não está boa na estrutura de sustentação e pode, dependendo do local, significar a ruptura ou a ruína de componentes e partes do telhado. ENTENDENDO O FENÔMENO Nem sempre o estalo apresenta vestígios facilmente detectáveis. Também, não é sempre que se ouve um estalido. Há estalidos que se ouvem toda manhã. Há estalidos que se ouvem de madrugada. Há estalidos que se ouve em dias de chuva. Há estalidos que não dá tempo para ouvir. Especificamente no caso de estruturas de madeira, o estalido é um som produzido por uma peça submetida a um esforço, que pode ser um impacto (corpo batendo em outro corpo) ou alongamento seccionado, isto é, o alongamento do corpo que é bloqueado (seccionado) por algum obstáculo que não permite um deslizar suave. Ao sofrer um bloqueio, a peça começa a acumular energia até que a energia acumulada venha a ser maior que a energia de resistência oferecida pelo bloqueio. Ultrapassando a força de resistência a peça se alonga instantaneamente soltando um som. Exemplo de bloqueio pelo atrito:

11 Ao continuar com a tendência ao alongamento, a peça acumula mais energia, encurvando mais até o instante que pode acontecer uma de duas coisas: A - A peça não aguentou o encurvamento e se rompe; B - O obstáculo não consegue segurar e a peça se alonga instantaneamente, soltando um ruído característico. Outra situação é quando o "bloqueio" é feito justamente pela resistência mecânica da peça e o aumento da energia atuante produz a rompimento da peça. Exemplo de carga acima da resistência (foi aplicada uma força acima do que a peça aguenta): Exemplo de diminuição da resistência (a peça teve a sua resistência diminuída):

12 Os dois desenhos acima são absolutamente iguais, mas no caso de estrutura de madeira, muitos casos de ruptura de peças ocorre por "perda de resistência" pois a madeira sofre agressões do meio ambiente como a umidade e as pragas. Muito diferente são os telhados sustentados por Estruturas Metálicas. As estruturas metálicas também caem mas os fenômenos envolvidos são bastante diferentes daqueles tratados neste capítulo. A diferença entre ESTALIDO e RANGIDO está na forma que se manifestam. O estalido, geralmente, é único enquanto que o rangido são diversos estalidos que ocorrem de forma contínua. Uma porta, por exemplo, cuja dobradiça está sêca, produz uma série de pequenos estalidos que chamamos de rangido. Outra situação de sucessão de pequenos estalidos é o rangido emitido por um assoalho de madeira. CASOS: Apresento diversos casos de estalido que presenciei nas minhas vistorias. Relembrando o nome das peças... CASO 1 - Apoio da tesoura diretamente sobre a parede. A tesoura é, geralmente, o componente mais extenso (comprido) do telhado. É, por conseguinte, a peça que apresenta os valores mais elevados de alongamento. Para absorver, adequadamente, esses movimentos a tesoura requer "aparelhos de apoio" capaz de acompanhar os movimentos sem introduzir esforços horizontais danosos nas paredes, vigas ou pilares.

13 Além disso, o ponto de apoio da tesoura sobre a parede é local crítico pois passam calhas que costumam entupir ou transbordar por falta de uma boa drenagem ou um bom dimensionamento. CASO 2 - Apoio da tesoura fora do alinhamento da parede. É difícil acomodar empena chegando na linha, calhas, condutores, etc. tudo num mesmo local apertado. A foto abaixo mostra um caso em que o encontro da empena com a linha, o nó, ficou sem apoio. Neste caso a realidade imitou a teoria e o rompimento ocorreu bem no nó.

14 Ainda bem que o local não tinha forro e o usuário ao ouvir um estalo foi ver e descobriu a linha se rompendo e a tempo de colocar uma escora antes que o telhado todo viesse abaixo. Ufa! DESASTRE EVITADO. Imagine se o local tivesse forro e não fosse possível "ver" a linha rachando. CASO 3 - Empena sem apoio estrutural na linha. O correto é a empena ser encaixada num entalhe que se faz na linha para evitar o "escorregamento" da empena. Quanto "mais baixo", isto é, quanto menor a flecha do telhado, maior será a força horizontal que a empena deve transferir para a linha. Dependendo do valor dessa força, devemos reforçar o nó com uma ferragem tipo grampo:

15 Deficiências no encontro da empena com a linha produz resultados catastróficos com o desabamento, quase geral, do telhado. CASO 4 - Força de compressão no pendural. Como vimos, o pendural tem esse nome justamente por que ele fica "pendurado", agindo nele apenas forças de tração. Já vi tesouras em que o pendural não tem os encaixes por onde ele possa transferir a tração que ele recebe da linha para as empenas. O resultado é o "escorregamento" do pendural por entre as empenas causando o desabamento total do telhado. Muitas vezes, esse escorregamento é causado pelo excesso de peso (forros, luminárias, intalações de ar condicionado, etc.) tudo fixado na linha.

16 Mais detalhes em CASO 5 - Terça apoiada na empena, porém sem suporte inferior. É relativamente comum encontrarmos situação de empena não possuir qualquer apoio da região de apoio da terça: É grande a força aplicada pela terça sobre a empena. A terça concentra boa parte do peso do telhado. Para não produzir esforços de flexão na empena, inserimos uma DIAGONAL que vai dividir o peso aplicado pela terça, uma parte na empena e outra parte na diagonal.

17 Para que essa divisão seja feita de forma adequada, é importante assegurar o perfeito alinhamento dos centros de gravidade das peças que chegam no nó. Havendo outra terça na mesma empena, o raciocínio deve ser repetido. Examine, com cuidado, o desenho a seguir para entender como os pesos aplicados pelas terças na empena caminham pela tesoura até chegar aos pontos de apoio nas paredes laterais. Observe que em todos os nós da tesoura as linhas dos centros de gravidade se encontram num único ponto.

18 CASO 6 - Terça sem Chapuz. Talvez até por esquecimento, pode acontecer de terças não serem apoiadas por chapuzes. São casos preocupantes pois o movimento diário de dilatação e retração do telhado produz pequenos deslocamentos que vão empurrando os caibros para baixo, com deslocamento ou com rotação das terças. O movimento é lento e pode demandar um bom par de anos até atingir a situação crítica de tombamento da terça. Vindo a ocorrer, o tombamento é repentino, não há aviso prévio, e todo o peso das telhas (principalmente em dias de chuva) cairá sobre as empenas com impactos que poderá levar o telhado à ruina. Veja um desenho mostrando as terças girando: Mais detalhes em

19 CASO 7 - Linha solta, sem ligação com o pendural - Falta de Estribo. A linha é a peça que costuma receber as cargas externas como forro, luminárias, dutos de ar condicionado e outros penduricalhos. Quanto mais velho o prédio, mais penduricalhos serão pendurados no forro. Mais detalhes em

20 Construção da Empena A Empena é também uma peça estratégica da tesoura, serve para segurar as terças e deve ficar bem encaixada entre o Pendural e a Linha. COMO FAZER? Etapa 1: Coloque a Linha e o Pendural sobre a Empena e marque as linhas de corte: Etapa 2: Confira se o corte foi bem feito para um encaixe perfeito, tanto no lado da Linha como no lado do Pendural: CUIDADOS NA MONTAGEM DA EMPENA: Os ventos podem axercer uma pressão negativa e tentar levantar o telhado. Então a Empena deve ser presa à Linha por meio de Grampos com parafusos.

21 Prender bem a Linha com o Ferro que foi chumbado na Viga de Amarração. Fazer um pequeno entalhe na Empena e na Linha para o Grampo não escorregar. O Grampo pode ser adquirido em Lojas de materiais para construções. Existem diversas medidas (largura e comprimento).

22 Construção da Diagonal A Diagonal é também uma peça estratégica da tesoura, serve para segurar as terças e deve ficar bem encaixada entre o Pendural e a Empena. COMO FAZER? Oriente-se pelo desenho: As peças que se encontram em um nó devem ter, obrigatoriamente, um ponto comum onde todos os eixos dos centros de gravidades das peças se encontram. A foto seguinte mostra o eixo vertical que vem do centro de gravidade da terça, o eixo da empena e o eixo da diagonal, todos os 3 eixos se cruzam num único ponto que é nó. Todo esse cuidado é importante para que as peças não venham a sofrer esforços de flexão. Em outras palavras, todas as peças devem ter apenas esforços axiais, isto é, força de compressão ou forças de tração.

23 Veja um caso que temos 2 diagonais de cada lado da tesoura. Esta tesoura é conhecida como Tesoura Inglesa ou Tesoura Howe: Veja como "caminha" o peso P1 da TERÇA-1: 1- O peso P1 se divide uma parte para a empena e outra pela DIAGONAL-1 onde identificamos como P2. 2- A força P2, chegando no nó na linha, se divide uma parte para a linha e outra sobre pelo TIRANTE na forma da força P3. O TIRANTE funciona a tração. 3- A força P3, chegando no nó na empesa, se divide uma parte para a empena e a outra desce peloa DIAGONAL-2 na forma da força P4. 4- Finalmente, a força P4 chega ao PENDURAL onde é dividida, por igual, nas duas empenas. O PENDURAL funciona a tração.

24 Construção do Chapuz O Chapuz é a peça que apoia a terça, evitando seu deslocamento ou tombamento. COMO FAZER? Pegue um pedaço de viga e corte conforme o desenho a seguir. O comprimento deve ser pelo menos o dobro da altura: Uma terça sem um chapuz poderá, ao longo do tempo, sofrer pequenos deslocamentos ou rotação que vai acumulando, chegando a um estado crítico em que a terça vira de vez, provocando um desastre. Verja um desenho: Construção das Terças

25 As Terças são peças que servem para apoiar os caibros. Sem as terças, os caibros ficariam muito abaulados. Então, colocamos uma Terça para evitar que os Caibros fiquem abaulados: Pode ser que seja necessário mais que uma Terça:

26 COMO FAZER? Determine a quantidade de Terças seguindo os valores apresentados na tabela seguinte VÃO DOS CAIBROS [Lc] VÃO MÁXIMO DAS TERÇAS [Lt] Grupo de Madeira conforme seu tipo A B C A B C 1,00 a 1,20 2,70 2,85 3,10 3,30 3,50 3,85 1,21 a 1,40 2,55 2,70 2,95 3,15 3,30 3,60 1,41 a 1,60 2,40 2,60 2,80 3,00 3,15 3,45 1,61 a 1,80 2,30 2,45 2,70 2,85 3,05 3,30 1,81 a 2,00 2,25 2,40 2,60 2,75 2,90 3,20 2,01 a 2,20 2,30 2,50 2,80 3,10 2,21 a 2,40 2,45 3,00 2,41 a 2,60 2,35 2,90 Terça de 6 X 12 Terça de 6 X 16 Fonte: IPT = Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo Tabela válida para telhados com telhas de cerâmica tipo Francesa. Para outros tipos de telhas os valores são outros. Lr = Vão da Ripa = 50 centímetros.

27 GRUPOS DE MADEIRAS Grupo A Grupo B Grupo C amendoin canafístula guarucaia jequitibá branco laranjeira peroba rosa cabriúva parda cabriúva vermelha caovi coração de negro cupiuba faveiro garapa guapeva louro pardo mandigau pau cepilho pau marfim pau pereira sucupira amarela anjico preto guarantã taiuva As madeiras do Grupo C são as mais duras. Tão duras que se você tentar enfiar um prego ela vai rachar. Então recomenda-se que o prego seja pregado fazendo, antes, um furo com a furadeira. Além de serem duras para se enfiar o prego, elas são duras também para serrar. Então é melhor escolher uma madeira mais mole - você vai acabar utilizando mais madeira mas o serviço anda muito mais depressa. Na escolha da madeira devemos levar em consideração o custo de transporte da mesma. Não adianta encontrar madeira boa porém em local distante pois iremos gastar muito dinheiro para transportar essas madeiras até o local da obra. NO COMÉRCIO VOCÊ NÃO ENCONTROU TERÇA NO COMPRIMENTO NECESSÁRIO PARA O TELHADO? POSSO EMENDAR A TERÇA? As terças são peças que funcionam à flexão de modo que não podem ser emendadas em qualquer posição. Se você olhar para um diagrama de momentos fletores, verá que na borda onde ela está simplesmente apoiada, o momento fletor é ZERO enquanto que nos apoios intermediários, o momento fletor é alto. Começando com o valor ZERO, o momento fletor vai aumentando, sempre tracionando a parte de baixo da terça. Mais ou menos no meio do vão o momento fletor atinge o valor máximo e daí começa a diminuir até chegar a ZERO, antes do apoio. A partir desse ponto, o momento fletor começa a aumentar só que desta vez começa a tracionar a parte de cima da terça até chegar ao apoio onde o valor do momento fletor é máximo. O valro nesse ponto é mais ou menos o dobro do valor no meio do vão. A emenda da terça deve ser feita nesse ponto onde o momento fletor é ZERO. Você tem duas alternativas para fazer essa emenda. Veja abaixo:

28 Construção dos Caibros Os caibros são as peças que apoiam as Ripas. Deve-se tomar o cuidado de não deixar vãos muito grandes, pois o caibro não vai aguentar o peso das telhas e vai envergar. Então, colocamos uma Terça para evitar que os Caibros fiquem abaulados: COMO FAZER? Determine a quantidade de Terças conforme o tipo de madeira e dimensões do Caibro. TIPO DO CAIBRO VÃO MÁXIMO DOS CAIBROS [Lc] Grupo de Madeira conforme seu tipo A B C Caibro de 5 X 6 1,40 1,60 1,90 Caibro de 5 X 7 1,90 2,20 2,50 Fonte: IPT = Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo Tabela válida para telhados com telhas de cerâmica tipo Francesa. Para outros tipos de telhas os valores são outros.

29 Lr = Vão da Ripa = 50 centímetros. GRUPOS DE MADEIRAS Grupo A Grupo B Grupo C amendoin canafístula guarucaia jequitibá branco laranjeira peroba rosa cabriúva parda cabriúva vermelha caovi coração de negro cupiuba faveiro garapa guapeva louro pardo mandigau pau cepilho pau marfim pau pereira sucupira amarela anjico preto guarantã taiuva EMENDA DE CAIBROS: Caso seja necessário emendar os caibros, não faça a emenda em qualquer lugar. Produre fazer a emenda bem em cima de uma Terça.

30 Construção das Ripas As Ripas são as peças que apoiam as Telhas. Figura 1: Confecção do Gabarito da Ripa. A distância entre uma Ripa e outra vai depender do fabricante da Telha. infelizmente os fabricantes não seguem um padrão único de tamanho de Telha. Já encontrei diferenças significativas entre lotes diferentes de um mesmo modelo de telha. Explicando melhor: haviamos comprado um lote grande telhas de determinado fabricante. Durante a construção efetuamos algumas mudanças no projeto e algumas áreas foram aumentadas. Então tivemos que comprar mais telhas. Para não ter problemas com a cor ou com o encaixe tomamos o cuidado de comprar do mesmo fabricante e do mesmo modelo de telha. Entretanto as novas telhas não encaixavam no madeiramento já feito pois eram ligeiramente maiores que as telhas anteriores. O fabricante explicou que eles tem duas olarias em cidades diferentes e que há diferenças nos produtos. Aliás, é por causa disso que devemos guardar algumas telhas no sótão pois quando alguma telha quebrar, dificilmente encontraremos telhas exatamente do mesmo tamanho.

31 COMO FAZER? Meça a distância necessária montando um trecho de telhado. Confeccione um Gabarito com a distância determinada. Pregue as Ripas usando o Gabarito. Inicie pregando as ripas pela primeira fiada de cima, junto à cumeeira. Procure fazer com que a última fiada de cima acabe com telhas "inteiras". Oriente-se pelo desenho seguinte: Figura 2: Posição das ripas junto à cumeeira. CUIDADOS: Na montagem das telhas, tomar o cuidado para que cada telha fique bem incaixada nas demais. Não deixar muito apertado.

32 Veja na foto abaixo um erro muito comum: Figura 3: Telhas mal encaixadas. As telhas estão mal encaixadas. Então, a água da chuva vai cair bem no meio do vão entre uma telha e outra.

SEGUNDA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS

SEGUNDA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS SEGUNDA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS Alvenaria A alvenaria de tijolos é a de emprego mais corrente nas instalações rurais. Pode ser revestida ou com tijolos à vista. Os tijolos usados são: maciço, furado,

Leia mais

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Projeto de Edificação I 2014/01

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Projeto de Edificação I 2014/01 UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Projeto de Edificação I 2014/01 Profª.: Luana Peroza Piaia. AS PARTES DE UM TELHADO Cada

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO. AUT 186 Aula Cobertura / Telhado Resumo

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO. AUT 186 Aula Cobertura / Telhado Resumo UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO AUT 186 Aula Cobertura / Telhado Resumo 08/05/2017 TELHADO Conjunto estanque constituído de telhas, peças complementares e acessórios, apoiado

Leia mais

COBERTURA DE TELHADO COBERTURA DE TELHADO COBERTURA DE TELHADO COBERTURA EM TELHADO. Telhamento: vedação. Trama : sustentação das telhas

COBERTURA DE TELHADO COBERTURA DE TELHADO COBERTURA DE TELHADO COBERTURA EM TELHADO. Telhamento: vedação. Trama : sustentação das telhas Telhamento: vedação Telhamento: vedação TELHAS DE POLIPROPILENO a) francesa Meneguetti (2001) c) romana b) capa e canal Telhamento: vedação COBERTURA EM TELHADO ardósia concreto cerâmica concreto PARTES

Leia mais

Telhado - Estrutura. TRELIÇA PRATT Em geral mais utilizada na estrutura metálica, pois suas diagonais são tracionadas

Telhado - Estrutura. TRELIÇA PRATT Em geral mais utilizada na estrutura metálica, pois suas diagonais são tracionadas Notas de aula - Estruturas de madeira Prof. Andréa Roberta Telhado - Estrutura TRELIÇAS São estruturas planas verticais, pois recebem cargas paralelamente ao seu plano,transmitindo-as aos seus apoios.

Leia mais

COMO CONSTRUIR UM TELHADO. Índice

COMO CONSTRUIR UM TELHADO. Índice COMO CONSTRUIR UM TELHADO Índice ÍNDICE 1 CONSTRUÇÃO DO APOIO 2 CONSTRUÇÃO DA LINHA 4 CONSTRUÇÃO DO PENDURAL 7 CONSTRUÇÃO DA EMPENA 8 CONSTRUÇÃO DA DIAGONAL 10 CONSTRUÇÃO DO CHAFUZ 11 CONSTRUÇÃO DAS TERÇAS

Leia mais

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão Eixo de Tecnologia TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Aula 6 Telhados Prof. Alexandre Nascimento de Lima Delmiro Gouveia, setembro de 2017. Introdução O telhado

Leia mais

TELHADOS COBERTURAS. Elementos e tipos para se definir a Planta de Cobertura. Profª Dayane Cristina Alves Ferreira

TELHADOS COBERTURAS. Elementos e tipos para se definir a Planta de Cobertura. Profª Dayane Cristina Alves Ferreira TELHADOS COBERTURAS Elementos e tipos para se definir a Planta de Cobertura. Profª Dayane Cristina Alves Ferreira dayengcivil@yahoo.com.br Cobertura O TELHADO é uma categoria de COBERTURA, em geral caracterizado

Leia mais

COBERTURAS. Professoras: Natália e Verônica

COBERTURAS. Professoras: Natália e Verônica COBERTURAS Professoras: Natália e Verônica DEFINIÇÃO A cobertura de uma estrutura tem a múltipla função de proteger a construção contra agentes externos, definir os aspectos arquitetônicos da estrutura

Leia mais

TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I

TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I UNIDADE 04 [2018/2] PROFESSORA: MOEMA CASTRO DISCIPLINA: TECON I IFBA FEIRA DE SANTANA PLANO DE ENSINO HABILIDADES: Ampliação dos conhecimentos sobre telhados/coberturas adquiridos

Leia mais

ACESSÓRIOS PARA TELHADOS:

ACESSÓRIOS PARA TELHADOS: ACESSÓRIOS PARA TELHADOS: FRESHFOIL: PROTEÇÃO À RADIAÇÃO TÉRMICA; MAIOR CONFORTO TÉRMICO; REDUZ O USO DE AR CONDICIONADO; RESISTENTE AO CALOR, UMIDADE E FUNGOS; SEGURANÇA ADICIONAL CONTRA VAZAMENTO NO

Leia mais

COBERTURAS. Professor: Luís Guilherme Albuquerque 01/02/2011

COBERTURAS. Professor: Luís Guilherme Albuquerque 01/02/2011 COBERTURAS Professor: Luís Guilherme Albuquerque 01/02/2011 COBERTURAS COBERTURAS Constituem estruturas de múltipla função que tem por objetivo: Proteger a construção contra agentes externos; Definir o

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic. Revisão: 2

Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic. Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Forros Nexacustic Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: Os forros Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação

Leia mais

TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS COBERTURA APÓS ESTUDAR ESTE CAPÍTULO; VOCÊ DEVERÁ SER CAPAZ DE: Escolher a estrutura de telhado adequada para cada tipo de telha; Conhecer as diversas

Leia mais

Componentes do kit 03 FOLGAS DO VIDRO

Componentes do kit 03 FOLGAS DO VIDRO Componentes do kit 03 1335G -Trinco sem miolo = 2 1038BG -Capuchinho para trinco 1335 -Trilho Exposto = 2 1629JG - Puxador de janela com 19mm de diâmetro = 2 FOLGAS DO VIDRO Folgas Recomendadas, Verificar

Leia mais

Missão: Atender o mercado de telhas, com um produto moderno de qualidade e que traga conforto e beleza para a casa de nossos clientes.

Missão: Atender o mercado de telhas, com um produto moderno de qualidade e que traga conforto e beleza para a casa de nossos clientes. EMPRESA A Indústria Ômegatelhas, trabalha na fabricação de telhas de concreto e seus acessórios. Buscamos sempre a satisfação de nossos clientes, industrializando um produto bonito e com excelente qualidade.

Leia mais

TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL I ALVENARIA ESTRUTURAL PAREDES. Estruturas Mistas - Profas Maria Regina Leggerini / Sílvia Baptista Kalil

TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL I ALVENARIA ESTRUTURAL PAREDES. Estruturas Mistas - Profas Maria Regina Leggerini / Sílvia Baptista Kalil 1 TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL I ALVENARIA ESTRUTURAL PAREDES CONCEITO: São elementos estruturais laminares (uma das dimensões muito menor do que as outras duas), apoiadas de modo contínuo em sua base. 2 TIPOLOGIA:

Leia mais

O telhado compõe-se da estrutura, cobertura e dos condutores de águas pluviais.

O telhado compõe-se da estrutura, cobertura e dos condutores de águas pluviais. APÓS ESTUDAR ESTE CAPÍTULO; VOCÊ DEVERÁ SER CAPAZ DE: Escolher a estrutura de telhado adequada para cada tipo de telha; Conhecer as diversas peças que compõe uma estrutura de telhado; Escolher a telha

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic. Revisão: 4

Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic. Revisão: 4 Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic Revisão: 4 Guia Prático de Instalação Nexacustic Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: Os produtos Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em

Leia mais

RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO

RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO Madeiramento: Verifique se os ripões ou sarrafos foram bem fixados e distribuídos sobre os caibros com o espaçamento correto para o assentamento e fixação das telhas

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic. Revisão: 2

Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic. Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Nexacustic Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: Os produtos Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em

Leia mais

Componentes do kit 07

Componentes do kit 07 Componentes do kit 07 1201SG - Bucha para pivô de dobradiça = 2 1231G - Suporte para Basculante = 2 1523G - Trinco Central para Basculante = 1 1801 - Chapinha para Trinco Basculante = 1 1003 - Corrente

Leia mais

Componentes do kit 04 FOLGAS DO VIDRO

Componentes do kit 04 FOLGAS DO VIDRO Componentes do kit 04 1335G -Trinco sem miolo = 1 pç 1038BG -Capuchinho para trinco 1335 -Trilho Exposto = 1 pç 1629JG - Puxador de janela com 19mm de diâmetro = 1 pç FOLGAS DO VIDRO Folgas Recomendadas,

Leia mais

Faculdade Sudoeste Paulista Curso de Engenharia Civil Técnicas da Construção Civil

Faculdade Sudoeste Paulista Curso de Engenharia Civil Técnicas da Construção Civil AULA 13 - COBERTURA O telhado compõe-se da estrutura, cobertura e dos condutores de águas pluviais. - A estrutura: é o elemento de apoio da cobertura, que pode ser: de madeira, metálica, etc... - A cobertura:

Leia mais

Professora: Engª Civil Silvia Romfim

Professora: Engª Civil Silvia Romfim Professora: Engª Civil Silvia Romfim CONTRAVENTAMENTO ESTRUTURA DE COBERTURA As telhas se apóiam sobre as ripas que se apóiam sobre os caibros Que transmitem toda carga para as treliças(tesoura). que se

Leia mais

Componentes do kit 05 FOLGAS DO VIDRO

Componentes do kit 05 FOLGAS DO VIDRO Componentes do kit 05 1114G -Dobradiça automática para Box = 2 1629BG -Puxador com 19mm de diâmetro = 1 pç FOLGAS DO VIDRO Folgas Recomendadas. Vidro Fixo é = Altura 1850 (Padrão) Porta é = Altura 1850

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DESENHO DE ESTRUTURA DE MADEIRA Roberto Machado Corrêa 2016 DESENHO DE ESTRUTURA DE MADEIRA Rio de Janeiro 2016

Leia mais

TREFOR SISTEMA DE TERÇAS TRELIÇADAS

TREFOR SISTEMA DE TERÇAS TRELIÇADAS TREFOR SISTEMA DE TERÇAS TRELIÇADAS Terças Trefor TRELIÇAS TREFOR TRELIÇAS TREFOR Terças com aço superior retangular (piatina) TRC TRCB TRCZ TRELIÇAS TREFOR Terças com aço superior em fios redondo TRC

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forro NexaLux. Revisão: 2

Guia Prático de Instalação Completo Forro NexaLux. Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Completo Forro NexaLux Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Nexacustic Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: Os produtos Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em ambientes

Leia mais

SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA ESTRUTURA E TRAMA PARA COBERTURA

SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA ESTRUTURA E TRAMA PARA COBERTURA SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA ESTRUTURA E TRAMA PARA COBERTURA LOTE 1 Versão: 005 Vigência: 12/2015 Última atualização:

Leia mais

SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA ESTRUTURA E TRAMA PARA COBERTURA

SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA ESTRUTURA E TRAMA PARA COBERTURA SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA ESTRUTURA E TRAMA PARA COBERTURA LOTE 1 Versão: 005 Vigência: 12/2015 Última atualização:

Leia mais

PROCEDIMENTO DE EXECUÇÃO

PROCEDIMENTO DE EXECUÇÃO Ferramentas utilizadas PROCEDIMENTO DE EXECUÇÃO Furadeira Parafusadeira Serrote Estilete Escada Linha de marcar Nível a laser / mangueira de nível Trena metálica Lápis de carpinteiro Martelo Tesoura para

Leia mais

#02 PROJETO MESA DE IMPRESSÃO SIMPLES FIXA NA PAREDE

#02 PROJETO MESA DE IMPRESSÃO SIMPLES FIXA NA PAREDE Esse projeto é essencial para impressão na serigrafia em superfícies planas. Essa mesa simples ou berço é muito comum no uso de impressões de camisetas já costuradas. Vamos criar uma mesa com uma estrutura

Leia mais

Componentes do kit 06 FOLGAS DO VIDRO

Componentes do kit 06 FOLGAS DO VIDRO Componentes do kit 06 1201SG - Bucha para pivô de dobradiça = 2 1230G - Suporte para Basculante = 2 1523G - Trinco Central para Basculante = 1 1801 - Chapinha para Trinco Basculante = 1 1003 - Corrente

Leia mais

Guia Prático de Instalação Revestimentos Nexacustic. Revisão: 1

Guia Prático de Instalação Revestimentos Nexacustic. Revisão: 1 Guia Prático de Instalação Revestimentos Nexacustic Revisão: 1 Guia Prático de Instalação Nexacustic Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: Os produtos Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em ambientes

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forros Minerais OWA. Revisão: 2

Guia Prático de Instalação Completo Forros Minerais OWA. Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Completo Forros Minerais OWA Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Forros Minerais OWA Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: SEMPRE manter as mãos limpas para manusear os forros

Leia mais

Componentes do kit 10

Componentes do kit 10 Componentes do kit 10 3530 -Fechadura para porta de correr -1 pç 3230 -Espelho para Fechadura -1pç Componentes do kit 12 3530 -Fechadura p/ Janela de correr s/ cilindro externo-1 pç 3230 -Espelho para

Leia mais

COBERTURAS COBERTURAS

COBERTURAS COBERTURAS COBERTURAS COBERTURAS 1 R COBERTURAS COBERTURAS R R 2 COBERTURAS COBERTURAS 3 Coberturas de telhado Tesoura de Pratt Tesoura de Howe Tesoura de Howe Tesoura de Pratt Tesoura Fink 4 Tesoura Fink COBERTURAS

Leia mais

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto.

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Estilo, inovação e qualidade. As Telhas GraviColor chegam ao mercado trazendo o rústico com design inovador, dando um toque

Leia mais

TRAPEZIO

TRAPEZIO ONDULADA 17-100 TRAPEZIO 25-1026 TRAP 40-1020 TRAP 40-980 TRAP 100-952 Telha Termo-Acústica CUIDADOS NO RECEBIMENTO Ao receber o material, telhas em aço galvanizado ou galvalume, verificar se as mesmas

Leia mais

Primícia e Coppo Venetto

Primícia e Coppo Venetto INFORMATIVO TÉCNICO TELHAS 10.4 Primícia e Coppo Venetto Primícia Coppo Venetto Primícia Dimensão: 42 x 33 cm Dimensões úteis: 32 x 30 cm Peso Seco: 4,25 kg Consumo: 10,4 p/m² Inclinação mínima: 30% Sobreposição

Leia mais

#03 PROJETO MESA DE GRAVAÇÃO PEQUENA

#03 PROJETO MESA DE GRAVAÇÃO PEQUENA A mesa de gravação de matrizes de serigrafia é um equipamento fundamental para quem quer gravar suas próprias telas. Este equipamento existe em diversos modelos, com preços e recursos técnicos. A intenção

Leia mais

SUMARIO. Apresentação. 4. Lista de ferramentas utilizadas para montagem. 5. Item 1 : estrutura para telhado embutido. 7

SUMARIO. Apresentação. 4. Lista de ferramentas utilizadas para montagem. 5. Item 1 : estrutura para telhado embutido. 7 MANUAL DE MONTAGEM 2 SUMARIO Apresentação. 4 Lista de ferramentas utilizadas para montagem. 5 Item 1 : estrutura para telhado embutido. 7 Item 2 : telhado para 2 águas. 10 Item 3 : estrutura para telhado

Leia mais

Forros Removíveis. Procedimentos de montagem FORROS

Forros Removíveis. Procedimentos de montagem FORROS Forros Removíveis Procedimentos de montagem FORROS FERRAMENTAS PARA EXECUÇÃO Nível a laser / mangueira de nível Parafusadeira Tesoura para metal Furadeira Serrote Lápis Trena metálica Escada Linha de marcar

Leia mais

Fundamentos de Estruturas

Fundamentos de Estruturas Fundamentos de Estruturas Definições Estrutura é um sistema destinado a proporcionar o equilíbrio de um conjunto de ações, capaz de suportar as diversas ações que vierem a solicitá-la durante a sua vida

Leia mais

PRENSA PARA ESTÊNCIL A TINTA

PRENSA PARA ESTÊNCIL A TINTA MANUAL PARA A FABRICAÇÃO DE UMA PRENSA PARA ESTÊNCIL A TINTA Vivaldo Armelin Júnior 2006 Todos os direitos Reservados e pertencentes ao Portal ArteEducar. Proibido qualquer uso que não seja em sala de

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS MECÂNICA DOS SÓLIDOS I

LISTA DE EXERCÍCIOS MECÂNICA DOS SÓLIDOS I LISTA DE EXERCÍCIOS MECÂNICA DOS SÓLIDOS I A - Tensão Normal Média 1. Ex. 1.40. O bloco de concreto tem as dimensões mostradas na figura. Se o material falhar quando a tensão normal média atingir 0,840

Leia mais

TELHA ECOLÓGICA ONDULINE STILO 3D

TELHA ECOLÓGICA ONDULINE STILO 3D TELHA ECOLÓGICA ONDULINE STILO 3D GUIA DE INSTALAÇÃO SET/2018 IMPERMEABILIZAÇÃO 15 ANOS GARANTIDA onduline.com.br Para obter impermeabilização com garantia de 15 anos e certificar o desempenho mecânico

Leia mais

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA. Construção Civil II

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA. Construção Civil II Curso: Engenharia Civil Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA Construção Civil II Aula 08 Coberturas em telhados Prof. Dr. Alberto Casado Lordsleem Jr. Sumário Aula 08

Leia mais

MODELO COPPO VÊNETO- Telhas Cimentelha. Dimensões e Características. Madeiramento

MODELO COPPO VÊNETO- Telhas Cimentelha. Dimensões e Características. Madeiramento MODELO COPPO VÊNETO- Telhas Cimentelha Dimensões e Características Madeiramento Utilização de Terminais Normas para o projeto Colocação da cumeeira Ficha técnica da telha: Comprimento 420 mm Largura 330

Leia mais

Componentes do kit 09

Componentes do kit 09 Componentes do kit 09 3530 -Fechadura para porta de correr -1pç 3534 -Contra fechadura para porta de correr -1pç Componentes do kit 11 3532 -Fechadura p/ janela de correr s/ cilindro externo -1pç 3536

Leia mais

TENSÃO NORMAL e TENSÃO DE CISALHAMENTO

TENSÃO NORMAL e TENSÃO DE CISALHAMENTO TENSÃO NORMAL e TENSÃO DE CISALHAMENTO 1) Determinar a tensão normal média de compressão da figura abaixo entre: a) o bloco de madeira de seção 100mm x 120mm e a base de concreto. b) a base de concreto

Leia mais

Prof. Heni Mirna Cruz Santos

Prof. Heni Mirna Cruz Santos Prof. Heni Mirna Cruz Santos henimirna@hotmail.com Funciona como elemento essencial de abrigo para os espaços internos de uma edificação. Sua forma e construção devem controlar a passagem de água, ar e

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 3 portas ref. 1307 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

6. CONTRAVENTAMENTOS

6. CONTRAVENTAMENTOS 6. CONTRAVENTAMENTOS A principal carga acidental, que incide sobre o telhado, é provocada pelo vento. A ação do vento as vezes é transmitida às estruturas principais segundo direções não contidas no plano

Leia mais

Obras Civis 1 Coberturas 1.05 Complementos Rincões

Obras Civis 1 Coberturas 1.05 Complementos Rincões 01. DEFINIÇÃO Consiste no fornecimento e instalação de peças e acessórios ou na execução de estruturas complementares que auxiliam no perfeito funcionamento das coberturas, dentre as quais destacam-se

Leia mais

Confecção do cintado

Confecção do cintado 24 mm 15 mm 6 mm 5 mm 17 mm 16 mm 7 mm Linha d água Confecção do cintado Utilize para confecção do cintado madeira de 3 mm x 2 mm podendo também faze-lo com madeira de 4 mm x 2 mm. utilizar madeiramento

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Painel Nexacustic. Revisão: 2

Guia Prático de Instalação Completo Painel Nexacustic. Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Completo Painel Nexacustic Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Nexacustic Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: Os painéis Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em ambientes

Leia mais

FICHA TÉCNICA CAPTAÇÃO PLUVIAL PREDIAL >> CAPTAÇÃO PLUVIAL >> CALHAS E ACESSÓRIOS 1 APRESENTAÇÃO DO PRODUTO 1.1 FUNÇÃO

FICHA TÉCNICA CAPTAÇÃO PLUVIAL PREDIAL >> CAPTAÇÃO PLUVIAL >> CALHAS E ACESSÓRIOS 1 APRESENTAÇÃO DO PRODUTO 1.1 FUNÇÃO CAPTAÇÃO PLUVIAL PREDIAL >> CAPTAÇÃO PLUVIAL >> CALHAS E ACESSÓRIOS 1 APRESENTAÇÃO DO PRODUTO 1.1 FUNÇÃO Calha Pluvial é um sistema de captação de água pluvial (água de chuva) composto por perfis, condutores

Leia mais

PROJETO INTERNO TELHA FRANCESA PICSL

PROJETO INTERNO TELHA FRANCESA PICSL Pág. 1 de 6 1 OBJETÍVO Este projeto fixa as condições exigíveis para a aceitação de telhas planas de encaixes, modelo Telhas Francesas, destinadas à execução de telhados de edificações. 2 APLICAÇÃO DE

Leia mais

Obrigado por adquirir os produtos Formare. Você escolheu qualidade e a Formare Metais preza por isso.

Obrigado por adquirir os produtos Formare. Você escolheu qualidade e a Formare Metais preza por isso. Obrigado por adquirir os produtos Formare. Você escolheu qualidade e a Formare Metais preza por isso. 1- VÃOS TRANSPORTE, RECEBIMENTO E ARMAZENAGEM 1.1 - TRANSPORTE 1 - TRANSPORTE, RECEBIMENTO E ARMAZENAGEM

Leia mais

FIT, Marítima, Plana e Coppo Venetto

FIT, Marítima, Plana e Coppo Venetto INFORMATIVO TÉCNICO TELHAS 10.4 FIT, Marítima, Plana e Coppo Venetto FIT Marítima Plana Coppo Venetto FIT Marítima Plana Coppo Venetto Peso Seco: 3,9 kg Espessura: 12 mm 250 kg Peso: 4,7 kg Espessura:

Leia mais

Aula 2 - Tensão Normal e de Cisalhamento.

Aula 2 - Tensão Normal e de Cisalhamento. Aula 2 - Tensão Normal e de Cisalhamento. A - TENSÃO NORMAL MÉDIA 1. Exemplo 1.17 - A luminária de 80 kg é sustentada por duas hastes, AB e BC, como mostra a figura 1.17a. Se AB tiver diâmetro de 10 mm

Leia mais

Baú-Cama. Lápis de Noiva

Baú-Cama. Lápis de Noiva Baú-Cama Lápis de Noiva Para fazer o baú, você vai precisar de tábuas para as laterais e tampa, uma prancha para o fundo, parafusos, porcas e arruelas, dobradiças e trinco. Fizemos o nosso baú com medidas

Leia mais

ROTEIRO DE MONTAGEM DO MATERIAL DA AULA PRÁTICA EQUAÇÃO DE BERNOULLI

ROTEIRO DE MONTAGEM DO MATERIAL DA AULA PRÁTICA EQUAÇÃO DE BERNOULLI CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO VICENTE DO SUL ROTEIRO DE MONTAGEM DO MATERIAL DA AULA PRÁTICA EQUAÇÃO DE BERNOULLI PROFESSOR RAFHAEL BRUM WERLANG 1.0 OBJETIVO Este roteiro destina-se a auxiliar

Leia mais

Coberturas em Telhados TC-038

Coberturas em Telhados TC-038 Coberturas em Telhados TC-038 Cobertura Chama-se vulgarmente de telhado qualquer tipo de cobertura em uma edificação. Porém, o telhado, rigorosamente, é apenas uma categoria de cobertura, em geral caracterizado

Leia mais

15/10/2012 PEÇAS QUE COMPÕEM O TELHADO: COMPOSIÇÃO TRADICIONAL DO TELHADO: ESTRUTURA DE MADEIRA COMPOSTA POR:

15/10/2012 PEÇAS QUE COMPÕEM O TELHADO: COMPOSIÇÃO TRADICIONAL DO TELHADO: ESTRUTURA DE MADEIRA COMPOSTA POR: MADEIRAMENTO E COBERTURA PEÇAS QUE COMPÕEM O TELHADO: COMPOSIÇÃO TRADICIONAL DO TELHADO: ESTRUTURA DE MADEIRA COMPOSTA POR: TESOURAS (ARMAÇÃO QUE SEGURA A COBERTURA) VIGAS (PEÇAS DE SUSTENTAÇÃO HORIZONTAL)

Leia mais

OLINDA. Eternit S.A. - R. Dr. Fernandes Coelho, 85-8º and. - São Paulo - SP - CEP Tel.

OLINDA.  Eternit S.A. - R. Dr. Fernandes Coelho, 85-8º and. - São Paulo - SP - CEP Tel. OLINDA www.eternit.com.br Eternit S.A. - R. Dr. Fernandes Coelho, 85-8º and. - São Paulo - SP - CEP 05423-040 - Tel.: (11) 3038-3838 O charme e a originalidade da cor. Sua cor é o maior diferencial, possibilitando

Leia mais

Ganchos de fixação para termossifão em telhado inclinado

Ganchos de fixação para termossifão em telhado inclinado Instruções de instalação Ganchos de fixação para termossifão em telhado inclinado 6706809-00.Av Sistema de 50 l Sistema de 00 l Sistema de 00 l 6 70 680 9 (009/0) PT Índice Índice Indicações gerais de

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 2 portas ref. 1303 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

SERVIÇO: LOCAL: COLOCAÇÃO DE TELHADO E PINTURA DO PRÉDIO DA PERMACULTURA CAMPUS MANAUS ZONA LESTE - IFAM COTAÇÃO DE CUSTO UNITÁRIO PREÇO TOTAL (R$)

SERVIÇO: LOCAL: COLOCAÇÃO DE TELHADO E PINTURA DO PRÉDIO DA PERMACULTURA CAMPUS MANAUS ZONA LESTE - IFAM COTAÇÃO DE CUSTO UNITÁRIO PREÇO TOTAL (R$) REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - AMAZONAS COORDENAÇÃO DE OBRAS E ENGENHARIA SERVIÇO:

Leia mais

Soluções para Alvenaria

Soluções para Alvenaria Aços Longos Soluções para Alvenaria BelgoFix Tela BelgoRevest Murfor Produtos ARCE1109-0210_SOL_ALVENARIA.indd 1 20/01/14 15:00 BelgoFix BelgoFix : marca registrada da Belgo Bekaert Arames Telas Soldadas

Leia mais

PROTEÇÃO DE PILAR

PROTEÇÃO DE PILAR PROTEÇÃO DE PILAR WWW.METROFORM.COM.BR Sumario O produto 04 Equipamentos de Segurança 05 Componentes do Sistema 06 Sequência de instalação 08 Gancho de fixação 08 Instalação do Suporte 09 Conservação do

Leia mais

Guia Prático de Instalação Revestimentos Nexacustic. Revisão: 2

Guia Prático de Instalação Revestimentos Nexacustic. Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Revestimentos Nexacustic Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Nexacustic Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: Os produtos Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em ambientes

Leia mais

Dicas para montagem das telhas

Dicas para montagem das telhas Dicas para montagem Siga as nossas recomendações para maior qualidade em sua cobertura As características intrínsecas de aço permitem deslocar grande quantidade de unidades por transporte efetuado, mas,

Leia mais

Sistemas Estruturais

Sistemas Estruturais Notas de aula Prof. Andréa 1. Elementos Estruturais Sistemas Estruturais Uma vez especificados os tipos de aço comumente utilizados em estruturas metálicas, determinadas as características geométricas

Leia mais

O equilibrador e as garrafas. Introdução. Materiais Necessários

O equilibrador e as garrafas. Introdução. Materiais Necessários Intro 01 Introdução Vamos construir um suporte de garrafa pet usando conceitos de equilíbrio, torque e centro de gravidade. Cadastrada por Lucas Assis Material - onde encontrar em casa Material - quanto

Leia mais

Componentes do kit 08

Componentes do kit 08 Componentes do kit 08 1013SG-Pivô Inferior para dobradiça 1103 Sul -2 pçs 1103SG-Dobradiça Inferior para 1013S -2 pçs 1201S - Mancal Superior com pino invertido - 2 pçs 1101S - Dobradiça Superior para

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA Disciplina: DESENHO TÉCNICO Professor: Valdir R. Santos Engenheiro Civil CREA-67342/D Especialista em Engenharia de Segurança

CURSO DE ENGENHARIA Disciplina: DESENHO TÉCNICO Professor: Valdir R. Santos Engenheiro Civil CREA-67342/D Especialista em Engenharia de Segurança FCULDDE DE TECNOLOGI E CIÊNCIS ITBUN - B CURSO DE ENGENHRI Disciplina: DESENHO TÉCNICO Professor: Valdir R. Santos Engenheiro Civil CRE-67342/D Especialista em Engenharia de Segurança TIVIDDE 1 D UNIDDE

Leia mais

PROJETO-AVICULTURA COLONIAL AVIÁRIO PARA 500 AVES DE CORTE

PROJETO-AVICULTURA COLONIAL AVIÁRIO PARA 500 AVES DE CORTE PROJETO-AVICULTURA COLONIAL AVIÁRIO PARA 500 AVES DE CORTE CLIENTE-EMBRAPA CLIMA TEMPERADO ONSTRUÇÃO Projeto - Avicultura Colonial Aviário para 500 aves de corte Cliente Embrapa Clima Temperado Junho,

Leia mais

Dicas para montagem das telhas

Dicas para montagem das telhas Dicas para montagem das telhas ESTOQUE VARIADO E À PRONTA ENTREGA Fundada em 1976 na cidade de Aparecida de Goiânia/GO, a Metalforte começou a sua história como uma indústria metalúrgica de carretas agrícolas.

Leia mais

PAREDES. Prof. Amison de Santana Silva

PAREDES. Prof. Amison de Santana Silva PAREDES Prof. Amison de Santana Silva Tijolo maciço ou burro - Conforme a carga a que resistem, são classificados em 1 a e 2 a categoria: As tolerâncias são de 5 mm para as medidas de comprimento e de

Leia mais

CAPÍTULO 02: Ações em Estruturas de Madeira

CAPÍTULO 02: Ações em Estruturas de Madeira CAPÍTULO 02: Ações em Estruturas de Madeira 2.1 Introdução Neste capítulo serão abordadas as principais ações atuantes em estruturas de madeira para coberturas. 2.2 Aspectos gerais das ações em estruturas

Leia mais

Manual de Recomendações para Laje Convencional - LC Amigo construtor:

Manual de Recomendações para Laje Convencional - LC Amigo construtor: Manual de Recomendações para Laje Convencional - LC Amigo construtor: Nestas recomendações estão alguns pontos que achamos importante salientar. Lembramos que todas as instruções relativas a lajes estão

Leia mais

Aquecedor Solar Tubos de Vácuo. Manual de instalação

Aquecedor Solar Tubos de Vácuo. Manual de instalação 1 Aquecedor Solar Tubos de Vácuo. Manual de instalação Obrigado por adquirir um produto LERO FIBRAS. O aquecedor solar tubos de vácuo, é assim chamado, devido ao isolamento térmico existente em seus coletores

Leia mais

CATÁLOGO DE SOBRECOBERTURA

CATÁLOGO DE SOBRECOBERTURA CATÁLOGO DE SOBRECOBERTURA www.onduline.com.br MELHORE O VISUAL DO SEU TELHADO E AINDA ELIMINE AS GOTEIRAS AS TELHAS ECOLÓGICAS ONDULINE RESOLVEM O SEU PROBLEMA BENEFÍCIOS Melhora o conforto térmico do

Leia mais

COLOCAÇÃO DE JANELA DE CORRER

COLOCAÇÃO DE JANELA DE CORRER COLOCAÇÃO DE JANELA DE CORRER PASSO 01 O primeiro passo é tirar as medidas do vão em quatro pontos, sendo dois na horizontal e dois na vertical. Em seguida, adquirir o kit-instalação Alclean na medida

Leia mais

Figura 8.1: Alguns tipos de ligações.

Figura 8.1: Alguns tipos de ligações. 8 Ligações Metálicas As ligações metálicas consistem em elementos de ligação, como enrijecedores, chapas de ligação, cantoneiras e consolos, e meios de ligação, como soldas, parafusos, barras redondas

Leia mais

O Prumo e sua História

O Prumo e sua História O Prumo e sua História Você sabia que o prumo de centro, é uma das ferramentas mais antigas na construção civil? Há evidências de que os PRUMOS DE CENTRO está sendo usado desde o início da civilização.

Leia mais

CONSUMO DE MATERIAIS Madeiras e Ferros TAB.2 CONCRETAGEM EM CONJUNTO

CONSUMO DE MATERIAIS Madeiras e Ferros TAB.2 CONCRETAGEM EM CONJUNTO CONSUMO DE MATERIAIS Madeiras e Ferros TAB.2 CONCRETAGEM EM CONJUNTO Prof. Marco Pádua A seguir vamos fornecer os dados necessários para planejar a execução das formas e escoramentos, das armaduras, tomando-se

Leia mais

Como Fazer uma Capa de Sofá

Como Fazer uma Capa de Sofá Como Fazer uma Capa de Sofá Uma capa de sofá pode dar vida nova a uma mobília mais antiga, além de uma aparência atualizada a um cômodo. Embora seja possível comprá-la, fazer a sua é mais econômico e traz

Leia mais

Amarração de alvenaria em pilar

Amarração de alvenaria em pilar Página 1 de 10 Amarração de alvenaria em pilar Confira as etapas para fazer a ligação de alvenaria e pilar Reportagem: Juliana Nakamura Fissuras e outros problemas nas alvenarias de paredes costumam gerar

Leia mais

Execução de Fôrma. Aprovado por: Leonardo Neri Data: 13/07/2016 SUMÁRIO

Execução de Fôrma. Aprovado por: Leonardo Neri Data: 13/07/2016 SUMÁRIO SUMÁRIO 0. Histórico da Alteração e Distribuição 1. Objetivo 2. Documentos de Referência 3. Aplicação 4. Responsabilidades / Autoridades 4.1 Gerente de Obras 4.2 Engenheiro de Produção 4.3 Funcionários

Leia mais

Guia Prático Telhas Top Line

Guia Prático Telhas Top Line Guia Prático Telhas Top Line MODELOS MODELO COLONIAL MODELO MINIONDA Comprimento: 2,30m Largura: (+/- 0,02) 0,88m Comprimento: 2,40m Largura: 0,91m * Disponibilizamos outras medidas sob consulta * Disponibilizamos

Leia mais

Assunto: Ruído no interior do Grand Vitara

Assunto: Ruído no interior do Grand Vitara Data: 05/01/2011 Nº: 1078 Nº. Páginas: 13 Assunto: Ruído no interior do Grand Vitara CIRCULAÇÃO DIRETORIA GERENTE GERAL GERENTE DE SERVIÇOS CHEFE DE OFICÍNA CONSULTOR TÉCNICO DEPTO. PEÇAS TÉCNICOS RUÍDO

Leia mais

Telhas ArcelorMittal

Telhas ArcelorMittal Telhas ArcelorMittal Apresentação As telhas de aço ArcelorMittal são produzidas a partir de bobinas de aço revestido que passam por perfiladeiras, assumindo formato trapezoidal ou ondulado. Os tipos de

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL

ALVENARIA ESTRUTURAL ALVENARIA ESTRUTURAL WWW.METROFORM.COM.BR Sumario O produto 04 Equipamentos de Segurança 05 Componentes do Sistema 06 Sequência de instalação 08 1º Passo: Furação 08 2º Passo: Instalação dos Postes 08

Leia mais

Manual de Instalação para Portas MENTHA

Manual de Instalação para Portas MENTHA Manual de Instalação para Portas MENTHA As portas Mentha são divididas em três tipos: 1. Porta Pivotante 2. Porta Roldana Aparente 3. Porta Roldana Invisível Pet Demolição Pet Demolição Biombo Pet Demolição

Leia mais