Robert Andrews Millikan. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Robert Andrews Millikan. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons."

Transcrição

1 Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

2 O Curso de Física Certa vez, um jovem universitário apaixonado por temas gregos e matemáticos, decidiu fazer um curso de física de algumas semanas e ficou totalmente decepcionado. Mais tarde, aceitou um emprego como professor de física elementar apenas porque estava sem dinheiro e precisava trabalhar. O curso de física aconteceu no ano de Naquela ocasião, não passava pela cabeça do jovem estudante que, mais de três décadas depois, ele seria o dono de um Prêmio Nobel de Física. Estamos falando de, o cientista americano que realizou estudos importantes sobre a carga do elétron e o efeito fotoelétrico. Figura 1: Foto de cujo copyright expirou, estando em domínio público. A imagem é uma foto do original e foi disponibilizada pelo contribuidor Chhe. Ela é encontrada em 1.

3 A Vida Acadêmica Millikan nasceu em Morrison, no estado de Illinois, nos Estados Unidos, em Seu pai, o reverendo Silas Franklin Millikan levou a família para viver em uma fazenda em Iowa quando Robert tinha apenas cinco anos. A infância de Robert foi passada no ambiente rural e na adolescência, ele trabalhou numa fábrica local para receber um dólar por dia. Figura 2: Mapa dos Estados Unidos mostrando a cidade de Morrison, no estado de Illinois. Sua vida teria seguido esse caminho, não fosse a determinação para vencer através dos estudos. Ingressou na Universidade de Oberlin em Ohio, onde realizou um curso de física de doze semanas. Apesar de decepcionado com o curso e a matéria, aceitou trabalhar como professor de física elementar e foi incentivado a dar continuidade aos estudos nesta área, indo para a Universidade de Columbia. Obteve a graduação em Física em 1893 e realizou pesquisas sobre a polarização da luz emitida por um corpo incandescente que deram origem a sua tese, premiada dois anos depois.. 2.

4 Dedicação ao Ensino Millikan formou-se sem dinheiro e sem trabalho e acabou aceitando o conselho de seus professores para buscar uma bolsa e passar um ano na Alemanha, como era costume entre os cientistas americanos naquela época. Entre 1895 e 1896, dedicou seu tempo estudando física nas universidades de Berlim e Gottingen. Enquanto estudava na Europa, foi convidado para ingressar na equipe do laboratório de Ryerson, na universidade de Chicago. Lá, dedicou boa parte de seu tempo dando aulas, preparando livros de ensino e escrevendo textos elementares para estudantes de física. Suas pesquisas foram relegadas a segundo plano. O próprio Millikan reconheceu que, naquela época, não tinha conseguido ainda alcançar uma posição de excelência como pesquisador: Sei que até 1906 não tinha publicado resultados de importância excelente e, certamente, não tinha atingido uma posição de muita distinção como um físico de pesquisa. Neste período, conheceu Greta Erwin Blanchard, com quem se casou em 1902 e teve três filhos. Nos anos em que Millikan passou dedicando seu tempo à educação, J.J. Thomson, Max Planck e Albert Einstein revolucionavam a Física. Aos 40 anos, Millikan queria dar sua contribuição para o mundo e entrar para o seleto grupo de notáveis. Começou, então, a dedicar seu tempo para determinar a unidade elementar de carga elétrica. Descobertas Millikan iniciou suas pesquisas em 1909, analisando o comportamento de gotículas de água com carga elétrica quando submetidas à gravidade e a um campo elétrico. Os resultados foram pouco satisfatórios porque a água evaporava rapidamente, portanto, em 1911, o físico substituiu a água por óleo. Após esta mudança, chegou ao valor da carga do elétron. Sua conclusão foi de que a quantidade de carga que provocava a menor alteração possível era similar à carga de um elétron e todos os valores adicionais à gotícula eram sempre múltiplos do número constatado.. 3.

5 Figura 3: Diagrama esquemático da experiência de Millikan com as gotas de óleo para determinar a carga do elétron. Dando prosseguimento aos seus estudos, Millikan fez novas importantes contribuições, entre elas: demonstrou que as equações que explicavam o efeito fotoelétrico, deduzidas teoricamente por Albert Einstein, eram verdadeiras. Além disso, Millikan determinou experimentalmente o valor da constante de Planck, até então, visto apenas em cálculos teóricos. Reconhecimento Os estudos de Millikan tiveram uma importância significativa já que tornaram descobertas científicas utilizáveis na prática. Millikan apresentou suas pesquisas no congresso de Winnipeg e por seus estudos, recebeu, em 1913, o prêmio da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. No ano seguinte, foi convidado a ingressar na Academia. O reconhecimento máximo aconteceu em 1923 quando o cientista recebeu o Nobel de Física por seus trabalhos sobre cargas elétricas elementares e o efeito fotoelétrico. Nos anos 1920, era considerado o cientista mais famosos dos Estados Unidos e recebeu diversos outros prêmios, entre eles, a Medalha de Edison, do Instituto Americano de Engenheiros Eletricistas, e a Hughes Medal, da Sociedade Real da Grã- Bretanha.. 4.

6 Durante a Primeira Guerra Mundial, Millikan havia ocupado o cargo de vice-presidente do Conselho de Pesquisa Nacional (National Research Council) enquanto desenvolvia dispositivos anti-submarino e dispositivos meteorológicos. Fim de Carreira Em 1921, após um quarto de século trabalhando em Chicago, Millikan aceitou o cargo de diretor do laboratório de física do California Institute of Technology e passou a estudar os raios cósmicos. Para aprofundar suas pesquisas, organizou expedições científicas aos Andes bolivianos, à Índia e à Tasmânia e tornou-se o maior conhecedor do assunto. Além de um grande físico, era bastante religioso e acreditava na reconciliação entre ciência e religião. Esta determinação era evidente em suas palestras e nos livros publicados, entre eles, Ciência e Vida de 1924, Evolução em Ciência e Religião de 1927, Ciência e a Civilização Nova de 1930 e Tempo, Assunto e Valores de Em 1950, publicou uma auto-biografia e faleceu três anos depois, em San Marino, no estado da Califórnia, aos 85 anos. Sua experiência sobre determinação da carga elétrica é a terceira entre as dez experiências mais bem classificadas pela revista Physics World.. 5.

Escola Secundária c/ 3º CEB da Batalha. Trabalho de Pesquisa. A Determinação da Carga do Electrão,porR.Milikan

Escola Secundária c/ 3º CEB da Batalha. Trabalho de Pesquisa. A Determinação da Carga do Electrão,porR.Milikan Escola Secundária c/ 3º CEB da Batalha Trabalho de Pesquisa A Determinação da Carga do Electrão,porR.Milikan Trabalho elaborado para: Disciplina: Física Professor: Paulo Portugal Trabalho elaborado por

Leia mais

Marx Karl Ernest Ludwig Planck. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons.

Marx Karl Ernest Ludwig Planck. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/ O pai da Mecânica

Leia mais

Erwin Schrödinger. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

Erwin Schrödinger. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode O

Leia mais

Germain Henri Hess Camila Welikson

Germain Henri Hess Camila Welikson Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode Física

Leia mais

Marie Curie. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons.

Marie Curie. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/ Várias vezes Primeira

Leia mais

Pércio Augusto Mardini Farias

Pércio Augusto Mardini Farias Pércio Augusto Mardini Farias Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/

Leia mais

Henri Louis Le Châtelier. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

Henri Louis Le Châtelier. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode Um

Leia mais

Werner Karl Heisenberg. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

Werner Karl Heisenberg. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode Quase

Leia mais

Wolfgang Ernest Pauli. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

Wolfgang Ernest Pauli. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode Perfeccionista

Leia mais

Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogrado. Pércio Augusto Mardini Farias

Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogrado. Pércio Augusto Mardini Farias Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogrado Pércio Augusto Mardini Farias Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/

Leia mais

Niels Henrik David Bohr. Camila Welikson Pércio Augusto Mardini Farias

Niels Henrik David Bohr. Camila Welikson Pércio Augusto Mardini Farias Camila Welikson Pércio Augusto Mardini Farias Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/

Leia mais

Carl Wilhelm Scheele. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

Carl Wilhelm Scheele. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode Reconhecimento

Leia mais

Estrutura da Matéria BIK Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A)

Estrutura da Matéria BIK Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A) Estrutura da Matéria BIK0102-15 Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A) fernando.giacomelli@ufabc.edu.br Bloco A - Sala 613-3 Torre 3 - CCNH - Santo André Evidências do Elétron e Descoberta do Núcleo:

Leia mais

Efeito Fotoelétrico. Elétron ejetado. luz. Originalmente observado por Hertz em 1887

Efeito Fotoelétrico. Elétron ejetado. luz. Originalmente observado por Hertz em 1887 Efeito Fotoelétrico Efeito Fotoelétrico Elétron ejetado luz Originalmente observado por Hertz em 1887 Elétrons ejetados???? Efeito fotoelétrico: emissão de elétrons por uma placa (catodo) quando exposta

Leia mais

Física Experimental V ( ) Introdução à disciplina

Física Experimental V ( ) Introdução à disciplina Física Experimental V (4300313) Introdução à disciplina Bacharelado: última disciplina experimental obrigatória Experimentos com aprofundamento de conceitos aprendidos em todo o curso e de procedimentos

Leia mais

Filosofia da Ciência. Produzida pelo PIBID FILOSOFIA Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva

Filosofia da Ciência. Produzida pelo PIBID FILOSOFIA Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva Filosofia da Ciência Produzida pelo PIBID FILOSOFIA Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva Karl Popper Viena, 28 de Julho de 1902 Londres, 17 de Setembro de 1994. Nascido numa família de classe alta de

Leia mais

Eletricidade e Magnetismo. Prof. Eder R. Moraes

Eletricidade e Magnetismo. Prof. Eder R. Moraes Eletricidade e Magnetismo Prof. Eder R. Moraes A Fig. 22-23mostra dois conjuntos de partículas carregadas em forma de quadrado. Os lados dos quadrados, cujo centro é o ponto P, não são paralelos. A distância

Leia mais

Parte 2. Licenciatura em Química Física III

Parte 2. Licenciatura em Química Física III Parte 2 Licenciatura em Química Física III Breve histórico O efeito fotoelétrico foi descoberto por Heinrich Hertz em 1887, ele estudava os efeitos das equações do eletromagnetismo propostas por Maxwell

Leia mais

Joseph John Thomson. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons.

Joseph John Thomson. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/ Thomson no nosso

Leia mais

Física (Eletromagnetismo) Prof. Dr. Sergio Turano de Souza Atividade 3 - Carga elétrica fundamental

Física (Eletromagnetismo) Prof. Dr. Sergio Turano de Souza Atividade 3 - Carga elétrica fundamental Física (Eletromagnetismo) Prof. Dr. Sergio Turano de Souza Atividade - Carga elétrica fundamental Objetivos Determinar a carga elétrica carregada por uma gotícula de óleo, sob ação da força gravitacional

Leia mais

Louis de Broglie. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons.

Louis de Broglie. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/ Teoria Pura Tenho

Leia mais

EFEITO FOTOELÉTRICO. Propriedade corpuscular da radiação eletromagnética Reforço à teoria quântica de Planck (quanta de energia)

EFEITO FOTOELÉTRICO. Propriedade corpuscular da radiação eletromagnética Reforço à teoria quântica de Planck (quanta de energia) EFEITO FOTOELÉTRICO Elétrons são emitidos da matéria após absorverem a energia de uma radiação eletromagnética (de baixos comprimentos de onda visível ou UV) que incida sobre ela. Descoberto acidentalmente

Leia mais

Lorde Rutherford of Nelson ; Bohr e os Modelos Atômicos. Ana Lucia S. Costa, Dayane Silva e Silas Macedo

Lorde Rutherford of Nelson ; Bohr e os Modelos Atômicos. Ana Lucia S. Costa, Dayane Silva e Silas Macedo Lorde Rutherford of Nelson ; Bohr e os Modelos Atômicos Ana Lucia S. Costa, Dayane Silva e Silas Macedo Capítulo VI: Sir Ernest e Lorde Rutherford of Nelson (1907) Após uma temporada no Canadá, voltou

Leia mais

EFEITO FOTOELÉTRICO. Propriedade corpuscular da radiação eletromagnética Reforço à teoria quântica de Planck (quanta de energia)

EFEITO FOTOELÉTRICO. Propriedade corpuscular da radiação eletromagnética Reforço à teoria quântica de Planck (quanta de energia) EFEITO FOTOELÉTRICO Elétrons são emitidos da matéria após absorverem a energia de uma radiação eletromagnética (de baixos comprimentos de onda visível ou UV) que incida sobre ela. Descoberto acidentalmente

Leia mais

NOSSOS PATRONOS ROSALVO OTACÍLIO TORRES. Otacílio Torres Vilas Boas

NOSSOS PATRONOS ROSALVO OTACÍLIO TORRES. Otacílio Torres Vilas Boas NOSSOS PATRONOS ROSALVO OTACÍLIO TORRES Otacílio Torres Vilas Boas Em 30 de junho de 1921 na cidade de Inhambupe, no Estado da Bahia, nasceu o genial ser humano e exímio rotariano, Rosalvo Otacílio Torres.

Leia mais

RESISTÊNCIA DO CONCRETO À TRAÇÃO MARIO BRANDI PEREIRA / 1939 EDUARDO C. S. THOMAZ NOTAS DE AULA

RESISTÊNCIA DO CONCRETO À TRAÇÃO MARIO BRANDI PEREIRA / 1939 EDUARDO C. S. THOMAZ NOTAS DE AULA RESISTÊNCIA DO CONCRETO À TRAÇÃO MARIO BRANDI PEREIRA - 1937 / 1939 EDUARDO C. S. THOMAZ NOTAS DE AULA BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL REVISTA MUNICIPAL DE ENGENHARIA ANO 1939 NÚMERO 5 - VOLUME VI - SETEMBRO

Leia mais

Física Aplicada Aula 13

Física Aplicada Aula 13 Universidade de São Paulo Instituto de Física Física Aplicada Aula 13 Profa. Márcia de Almeida Rizzutto Edifício Oscar Sala sala 220 rizzutto@if.usp.br http://disciplinas.stoa.usp.br/course/view.php?id=24279

Leia mais

Heinrich Rudolf HERTZ

Heinrich Rudolf HERTZ Heinrich Rudolf HERTZ Hertz foi o físico alemão que demonstrou a existência da radiação eletromagnética, através da criação de equipamentos que emitiam e detectavam ondas de rádio. (1857-1894) Em 1887,

Leia mais

Quantização da Carga, Luz e Energia

Quantização da Carga, Luz e Energia Quantização da Carga, Luz e Energia Prof. Jaime Urban 1 / 13 Quantização da Carga Elétrica Primeiras medidas de e e de e/m Michael Faraday (1791-1867) Condução da eletricidade em ĺıquidos - Lei da eletrólise

Leia mais

Física Moderna A FÍSICA DO SÉCULO XX

Física Moderna A FÍSICA DO SÉCULO XX Física Moderna A FÍSICA DO SÉCULO XX Uma abordagem voltada para o ensino médio Carlos-Mauricio-Sergio-Welton Mini curso de 3 aulas Sabemos que não se pode ensinar 100 anos de evolução de física moderna

Leia mais

Como garantir o acesso ao Ensino Superior a todos os grupos sociais brasileiros no século XXI?

Como garantir o acesso ao Ensino Superior a todos os grupos sociais brasileiros no século XXI? A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa

Leia mais

Ondas eletromagnéticas

Ondas eletromagnéticas Elas foram descritas por um conjunto de equações formulado por James C. Maxwell. Equações de Maxwell (previsão da existência das ondas eletromagnéticas, 1865) As Equações de Maxwell são baseadas nas Leis

Leia mais

TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807)

TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) TEORIAS ATÔMICAS Átomo Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) 1. Os elementos são constituídos por partículas extremamente pequenas chamadas átomos; 2. Todos os átomos

Leia mais

ATOMÍSTICA ELETROSFERA PARTE 2

ATOMÍSTICA ELETROSFERA PARTE 2 PROJETO KALI - 2016 QUÍMICA AULA 05 ATOMÍSTICA ELETROSFERA PARTE 2 Definições Iniciais: Diagrama: "Um diagrama é uma representação visual estruturada e simplificada de um determinado conceito, ideia, etc."

Leia mais

Estrutura Atômica. Descrever a estrutura do átomo e definir seus termos fundamentais;

Estrutura Atômica. Descrever a estrutura do átomo e definir seus termos fundamentais; Estrutura Atômica Objetivos Descrever a estrutura do átomo e definir seus termos fundamentais; Estudar a evolução histórica do modelo atômico para conhecer os fundamentos da Tabela Periódica Átomos e Elementos

Leia mais

Niels Bohr ( )

Niels Bohr ( ) Niels Bohr (1885 1962) Niels Henrick David Bohr nasceu em Copenhaga, Dinamarca, e foi um físico cujos trabalhos contribuíram decisivamente para a compreensão da estrutura atómica e da física quântica.

Leia mais

ORIENTAÇÃO IMPORTANTE:

ORIENTAÇÃO IMPORTANTE: NOME: DATA: / /2017 TURMA: 6º ANO PROFESSORA: MARILSA URAMOTO ASSINATURA DOS PAIS E / OU RESPONSÁVEL: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO MATEMÁTICA NOTA: ORIENTAÇÃO IMPORTANTE: Os cálculos deverão ser apresentados

Leia mais

I. ANTES DE ASSISTIR À PRIMEIRA PARTE DO VÍDEO, CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE AS SEGUINTES PERGUNTAS:

I. ANTES DE ASSISTIR À PRIMEIRA PARTE DO VÍDEO, CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE AS SEGUINTES PERGUNTAS: TÍTULO: TUDO SOBRE A INCERTEZA DURAÇÃO: 50 min GRAUS: 9-12 MATÉRIAS: FÍSICA E MATEMÁTICA DESCRIÇÃO Como a ciência pode ser baseada no princípio da incerteza? Este programa busca as respostas para essa

Leia mais

UFJF PISM º DIA (FÍSICA)

UFJF PISM º DIA (FÍSICA) UFJF PISM 2017 3 2º DIA (FÍSICA) 1 ATENÇÃO: 1. Utilize somente caneta azul ou preta. 2. ESCREVA OU ASSINE SEU NOME SOMENTE NO ESPAÇO PRÓPRIO DA CAPA. 3. O espaço que está pautado nas questões é para a

Leia mais

Estrutura da Matéria BIK Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A)

Estrutura da Matéria BIK Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A) Estrutura da Matéria BIK0102-15 Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A) fernando.giacomelli@ufabc.edu.br Bloco A - Sala 613-3 Torre 3 - CCNH - Santo André Dualidade Onda-Partícula: Descrição Clássica

Leia mais

David Livingstone. O Rapaz na Galeria do Orgao. 1a Parte

David Livingstone. O Rapaz na Galeria do Orgao. 1a Parte David Livingstone ~ O Rapaz na Galeria do Orgao 1a Parte Era uma noite de inverno quando o Dr. Robert Moffat, conhecido missionário na África, chegou a uma pequena igreja escocesa para pregar um sermão.

Leia mais

OS PRIMEIROS MODELOS COSMOLÓGICOS MODERNOS. Anderson Moraes

OS PRIMEIROS MODELOS COSMOLÓGICOS MODERNOS. Anderson Moraes OS PRIMEIROS MODELOS COSMOLÓGICOS MODERNOS Anderson Moraes Modelos Cosmológicos modernos. Einstein De Sitter Lemaitre Friedmam Eddington COSMOLOGIA Cosmologia é o estudo em larga escala do Universo, sua

Leia mais

Dois textos de Mário Schenberg

Dois textos de Mário Schenberg PUBLICAÇÃO DA O BRA CIENTÍFICA DE MÁRIO SCHENBERG Dois textos de Mário Schenberg ESTUDOS AVANÇADOS 16 (44), 2002 213 PUBLICAÇÃO DA O BRA CIENTÍFICA DE MÁRIO SCHENBERG Publicação da obra científica de

Leia mais

LIVRO DE DONA MARIA MARQUES ORFÃ TAMBÉM VENCE. O Sr. FEU ROSA (PP-ES) pronuncia o seguinte. discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores

LIVRO DE DONA MARIA MARQUES ORFÃ TAMBÉM VENCE. O Sr. FEU ROSA (PP-ES) pronuncia o seguinte. discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores LIVRO DE DONA MARIA MARQUES ORFÃ TAMBÉM VENCE O Sr. FEU ROSA (PP-ES) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, é com muito prazer e emoção que venho a esta tribuna,

Leia mais

Entrevista com Christina Brech

Entrevista com Christina Brech 1 Entrevista com Christina Brech 1. Conte-nos onde nasceu e como foi a sua infância, falando os nomes de seus pais e da formação acadêmica deles. Nasci em São Paulo e, por influência do meu avô paterno,

Leia mais

Unidades SI. Existem dois tipos de unidades: Unidades fundamentais (ou básicas); Unidades derivadas. Existem 7 unidades básicas no sistema SI.

Unidades SI. Existem dois tipos de unidades: Unidades fundamentais (ou básicas); Unidades derivadas. Existem 7 unidades básicas no sistema SI. Unidades SI Existem dois tipos de unidades: Unidades fundamentais (ou básicas); Unidades derivadas. Existem 7 unidades básicas no sistema SI. Unidades SI As potências de dez são utilizadas por conveniência

Leia mais

FNC375N. Página de Rosto. Índice Geral FNC Página 1 de 17. Voltar. Valdir Bindilatti. Tela Inteira. 30/agosto/2004. Fechar. Desistir.

FNC375N. Página de Rosto. Índice Geral FNC Página 1 de 17. Voltar. Valdir Bindilatti. Tela Inteira. 30/agosto/2004. Fechar. Desistir. Página 1 de 17 FNC375-2004 Valdir Bindilatti 30/agosto/2004 O caminho das ondas Página 2 de 17 O caminho das ondas Linhas de Fraunhofer Página 2 de 17 Joseph von Fraunhofer (6/3/1787 7/6/1826) Inventou

Leia mais

Professora Bruna CADERNO 3. Capítulo 11 Intensidade da Corrente Elétrica. Página - 228

Professora Bruna CADERNO 3. Capítulo 11 Intensidade da Corrente Elétrica. Página - 228 CADERNO 3 Capítulo 11 Intensidade da Corrente Elétrica Página - 228 INTENSIDADE DA CORRENTE ELÉTRICA Agora que aprendemos o que é uma corrente elétrica, aprenderemos como determinar a sua intensidade,

Leia mais

* Nascimento: 05/09/1951

* Nascimento: 05/09/1951 Eno Stumm * Nascimento: 05/09/1951 Falecimento: 24/09/2011 Eno nasceu em setembro de 1951, filho de Ernesto e Lídia Stumm. Teve oito irmãos e irmãs, sendo eles: Alcido, Genésio, Anildo, Edi, Sandri, Jussara,

Leia mais

NATUREZA DUAL DA LUZ E EFEITO FOTOELÉTRICO. 1) A primeira hipótese cientificamente válida para explicar a natureza da luz:

NATUREZA DUAL DA LUZ E EFEITO FOTOELÉTRICO. 1) A primeira hipótese cientificamente válida para explicar a natureza da luz: NATUREZA DUAL DA LUZ E EFEITO FOTOELÉTRICO 1) A primeira hipótese cientificamente válida para explicar a natureza da luz: a) Data do antigo Egito, tendo sido elaborada pelo faraó Amenóphis IV em homenagem

Leia mais

José Saramago

José Saramago José Saramago 1922-2010 José de Sousa Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, no sul de Portugal, no dia 16 de novembro de 1922 e faleceu em Tias, na ilha de Lanzarote, a 18 de junho de 2010. Seus pais

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA. Modelos Atômicos

ESTRUTURA ATÔMICA. Modelos Atômicos ESTRUTURA ATÔMICA Modelos Atômicos 1.Modelo atômico de Dalton 2.Modelo atômico de Thomson 3.Modelo atômico de Rutherford 4.Modelo atômico de Rutherford-Bohr 5.Modelo atômico atual MODELOS ATÔMICOS 1808

Leia mais

Electromagnetismo I Avaliação periódica: 20% PL + 80% frequências/exame escrito. 1ª Freq. 16 de novembro 2ª Freq.

Electromagnetismo I Avaliação periódica: 20% PL + 80% frequências/exame escrito. 1ª Freq. 16 de novembro 2ª Freq. Electromagnetismo I 2015-2016 Avaliação periódica: 20% PL + 80% frequências/exame escrito 1ª Freq. 16 de novembro 2ª Freq. 6 de janeiro As aulas TP iniciam 1a semana de aulas. As aulas PL já estão indicadas

Leia mais

Frases de Isaac Newton: - "Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes." - "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.

Frases de Isaac Newton: - Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes. - O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. Isaac Newton Frases de Isaac Newton: - "Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes." - "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano." - "Eu consigo calcular o movimento dos

Leia mais

A FÍSICA ONTEM E HOJE

A FÍSICA ONTEM E HOJE PIBID FÍSICA EDIÇÃO A FÍSICA ONTEM E HOJE NOVEMBRO DE 2015 LUZ A ESPECTROSCOPIA [PAG 2] O EFEITO FOTOELÉTRICO [PAG 3] POLARIZAÇÃO DA LUZ [PAG 4] O ANO INTERNACIONAL E AS TECNOLOGIAS A BASE DE LUZ [PAG

Leia mais

EXPERIMENTO DE MILLIKAN Nilberto H. Medina IFUSP 2011

EXPERIMENTO DE MILLIKAN Nilberto H. Medina IFUSP 2011 EXPERIMENTO DE MILLIKAN Nilberto H. Medina IFUSP 2011 medina@if.usp.br ROBERT A. MILLIKAN 22/03/1868 Morrison, Illinois (USA) 19/12/1953 Pasadena, California Físico experimental habilidoso Prêmio Nobel

Leia mais

Madre Teresa de Calcutá

Madre Teresa de Calcutá Madre Teresa de Calcutá Madre Teresa nasceu a 27 de Agosto de 1910 na Albanêa com o nome de Agnes Gonxha Bojaxhiu. Morreu a 5 de Setembro de 1997, em Calcutá, cidade Indiana, à qual dedicou a maior parte

Leia mais

Professor Euler Magalhães da Rocha. Associação dos Ex-Alunos da Escola de Engenharia da UFMG

Professor Euler Magalhães da Rocha. Associação dos Ex-Alunos da Escola de Engenharia da UFMG HISTÓRICO DA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO DE UMA NOVA CIÊNCIA DENOMINADA MECÂNICA DOS SOLOS NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UFMG EM 1958 - DIFICULDADES E SUCESSO. Professor Euler Magalhães

Leia mais

Física Experimental V. Aula 1

Física Experimental V. Aula 1 Física Experimental V Aula 1 4300313 Profa. Márcia de Almeida Rizzutto Agradecimento: Prof. Dr. José Roberto por alguns slides Horário 2a feira 14:00 17:50 3a feira 14:00 17:50 4a feira 19:10 22:50 Laboratório

Leia mais

Física Moderna I Aula 06. Marcelo G Munhoz Edifício HEPIC, sala 212, ramal

Física Moderna I Aula 06. Marcelo G Munhoz Edifício HEPIC, sala 212, ramal Física Moderna I Aula 06 Marcelo G Munhoz Edifício HEPIC, sala 212, ramal 916940 munhoz@if.usp.br 1 Esquema da Disciplina 2 O que existe no mundo físico? Matéria Radiação eletromagnética 3 Dualidade onda-partícula

Leia mais

PLANO DE AULA. Bruno Lopes. Isabelly Mottin. Polyanna Mondadori Santos

PLANO DE AULA. Bruno Lopes. Isabelly Mottin. Polyanna Mondadori Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Educação Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UFPR Projeto Interdisciplinar Pedagogia e Matemática PLANO DE AULA Bruno Lopes Isabelly Mottin

Leia mais

Matéria e Antimatéria

Matéria e Antimatéria Matéria e Antimatéria Leandro de Paula Instituto de Física Universidade Federal do Rio de Janeiro 3 de novembro de 2006 leandro@if.ufrj.br MATÉRIA E ANTIMATÉRIA 1 Matéria e Antimatéria Quais são os constituintes

Leia mais

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 9 O PROBLEMA DO CORPO NEGRO

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 9 O PROBLEMA DO CORPO NEGRO Introdução à Astrofísica INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 9 O PROBLEMA DO CORPO NEGRO Lição 8 O Problema do Corpo Negro A maior parte de toda a física do século XIX estava bem descrita através da mecânica

Leia mais

Cláudia. Sousa TEXTO SÍLVIO MENDES DATA DA REPORTAGEM 09/2008

Cláudia. Sousa TEXTO SÍLVIO MENDES DATA DA REPORTAGEM 09/2008 Cólobo vermelho («Procolobus badius temmincki») a alimentar-se, Guiné-Bissau, 2007 Foto: Cláudia Sousa Cláudia Sousa TEXTO SÍLVIO MENDES DATA DA REPORTAGEM 09/2008 Primatologia Portugal p173 Cláudia Sousa

Leia mais

Física IV. Prof. Carlos Eduardo (Cadu) Cap 38 - O fim da física clássica. Niterói, Setembro/2016

Física IV. Prof. Carlos Eduardo (Cadu) Cap 38 - O fim da física clássica. Niterói, Setembro/2016 Física IV Cap 38 - O fim da física clássica Prof. Carlos Eduardo (Cadu) Niterói, Setembro/2016 1 Objetivos: Entender como ocorreu a descoberta das propriedades atômicas da matéria. Como os átomos emitem

Leia mais

EDITAL FACEPE 05/ ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE PRÊMIO RICARDO FERREIRA AO TALENTO JOVEM CIENTISTA

EDITAL FACEPE 05/ ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE PRÊMIO RICARDO FERREIRA AO TALENTO JOVEM CIENTISTA PRÊMIO RICARDO FERREIRA AO TALENTO JOVEM CIENTISTA REGULAMENTO A torna púbico o presente regulamento e convida os docentes e discentes para participarem da 21ª Jornada de Iniciação Científica da FACEPE,

Leia mais

* Nascimento: 03/10/1948

* Nascimento: 03/10/1948 Alcindino José de Oliveira * Nascimento: 03/10/1948 Falecimento: 11/05/2012 Quem nos conta a história de Alcindino José de Oliveira é sua filha Renata de Oliveira. Alcindino nasceu em 3 de outubro de 1948,

Leia mais

Teoria atômica da matéria

Teoria atômica da matéria Teoria atômica da matéria Os gregos antigos (Leucipo de Mileto e Demócrito de Abdera, aprox. 440 A.C.) foram os primeiros a postular que a matéria é constituída de elementos indivisíveis. John Dalton (1803-1807):

Leia mais

Mecânica e Ondas MEEC Prof. Pedro Abreu 25ª Aula

Mecânica e Ondas MEEC Prof. Pedro Abreu 25ª Aula Mecânica e Ondas MEEC 2013-2014 Prof. Pedro Abreu abreu@lip.pt 25ª Aula Princípio de Equivalência (introdução à ) Relatividade Geral Questões em aberto no nosso Universo Eu não sei com que armas os homens

Leia mais

Da década de 30 em diante, além da atividade docente, a artista estaria engajada nos movimentos de classe dos artistas plásticos, ajudando a fundar a

Da década de 30 em diante, além da atividade docente, a artista estaria engajada nos movimentos de classe dos artistas plásticos, ajudando a fundar a . Anita Catarina Malfatti nasceu em São Paulo, dia 2 de dezembro de 1889 e faleceu em São Paulo, no dia 6 de novembro de 1964, foi pintora, desenhista, gravadora e professora brasileira. Filha do engenheiro

Leia mais

TEORIA FOTODINÂMICA Leandro Bertoldo TEORIA FOTODINÂMICA. Leandro Bertoldo

TEORIA FOTODINÂMICA Leandro Bertoldo TEORIA FOTODINÂMICA. Leandro Bertoldo 1 TEORIA FOTODINÂMICA 2 3 Dedicatória Dedico este livro à minha querida mãe Anita Leandro Bezerra 4 5 Defrontando ciência com ciência, lógica com lógica, filosofia com filosofia. (Educação, 67). Ellen

Leia mais

Fritz Haber e a Síntese da Amônia. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons.

Fritz Haber e a Síntese da Amônia. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/ Origem Fritz Haber

Leia mais

Física Moderna I Aula 04. Marcelo G Munhoz Edifício HEPIC, sala 202, ramal

Física Moderna I Aula 04. Marcelo G Munhoz Edifício HEPIC, sala 202, ramal Física Moderna I Aula 04 Marcelo G Munhoz Edifício HEPIC, sala 202, ramal 916940 munhoz@if.usp.br Existem essas ondas? Heinrich Hertz elabora experimentos para testar essa teoria (1887) 2 Existem essas

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14

ESTRUTURA ATÔMICA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14 ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14 TEORIA ATÔMICA DA MATÉRIA Demócrito e Leucipo (discípulo) (460 370 a.c.) Aristóteles (384 a.c. 322

Leia mais

2. Relatório Capes para a área de matemática, probabilidade e estatística. Ciências[1] e pesquisador do IMPA, recebeu o Prêmio Balzan [2] de 2010 pelo

2. Relatório Capes para a área de matemática, probabilidade e estatística. Ciências[1] e pesquisador do IMPA, recebeu o Prêmio Balzan [2] de 2010 pelo 1 de 6 6/10/2010 18:38 Assunto: Noticiário Eletrônico da Sociedade Brasileira de Matemática - Número 8 De: Noticiario-SBM Data: Thu, 30 Sep 2010 14:41:10-0300 Para: destinatarios-nao-revelados:;

Leia mais

Lutas e Superação. História de Amélia Malheiros

Lutas e Superação. História de Amélia Malheiros Lutas e Superação História de Amélia Malheiros A inspiradora história de uma mulher que não tem medo de lutar por seus ideias e sonhos... Nesse livro contaremos a inspiradora história de Amélia Malheiros,

Leia mais

CAMPO ELETRICO UNIFORME LISTA 1

CAMPO ELETRICO UNIFORME LISTA 1 1. (Fuvest 2015) Em uma aula de laboratório de Física, para estudar propriedades de cargas elétricas, foi realizado um experimento em que pequenas esferas eletrizadas são injetadas na parte superior de

Leia mais

Paulo Roberto Bianchi Júnior, nasceu no dia 22 de outubro de 1986, filho de Carmen Maria Bianchi e de Paulo Roberto Bianchi, natural de Getúlio

Paulo Roberto Bianchi Júnior, nasceu no dia 22 de outubro de 1986, filho de Carmen Maria Bianchi e de Paulo Roberto Bianchi, natural de Getúlio A Microfisioterapia INTRODUÇÃO: O Livro aborda a historia de um jovens rapaz que se chamava Paulo Roberto Bianchi Junior, que tinha como objetivo se especializar em microfisioterapia e tornar essa profissão

Leia mais

Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins Universidade Federal do Tocantins Modelos atômicos Prof. Dr. Edenilson dos Santos Niculau enicolau@uft.edu.br Blog: profedenilsonniculau.wordpress.com 2 Sumário MODELOS ATÔMICOS Estrutura atômica Teoria

Leia mais

Disciplina: MAF 2130 Química aplicada às engenharias

Disciplina: MAF 2130 Química aplicada às engenharias Pontifícia Universidade Católica de Goiás Av. Universitária 1.440, Setor Universitário Goiânia-GO, CEP: 74605-010 Fone: +55 62 3946-1000 Disciplina: MAF 2130 Química aplicada às engenharias Prof. Dr. Julio

Leia mais

Linus Pauling e as Regras de Pauling

Linus Pauling e as Regras de Pauling Pércio Augusto Mardini Farias Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/

Leia mais

Física D Extensivo V. 8

Física D Extensivo V. 8 Física D Extensivo V. 8 Exercícios 0) C f R X > f WZ 0) B 03) E 04) E raios X > luz Raios X são radiações eletromagnéticas com um comprimento de onda muito curto, aproximadamente de 0,06 até 0 Å. Formam-se

Leia mais

Por Onde Anda. Sucesso no Canadá Marcelo Zaquia

Por Onde Anda. Sucesso no Canadá Marcelo Zaquia 06/07/2016 PUCRS Revista Mundo PUCRS Por Onde Anda Sucesso no Canadá Marcelo Zaquia FOTOS: ARQUIVO PESSOAL Meu crescimento como pessoa e profissional começou no prédio 30 da PUCRS. O curso de Informática

Leia mais

Evidências do elétron e modelos atômicos

Evidências do elétron e modelos atômicos Evidências do elétron e modelos atômicos 1)Nessa aula vamos dar continuidade em nossa investigação sobre: 2)Hipótese de Arrhenius 3)Hipótese de Faraday 4)Experimento de Thomson 5)Experimento de Millikan

Leia mais

Medida da Carga Elétrica Elementar

Medida da Carga Elétrica Elementar Medida da Carga Elétrica Elementar Marcelo G. Munhoz munhoz@if.usp.br Lab. Pelletron, sala 245 ramal 6940 Um pouco da história da Física n Virada do século XIX para o século XX: q Mecânica; q Termodinâmica;

Leia mais

FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 10-28/10/2017 TURMA: A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM

FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 10-28/10/2017 TURMA: A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 10-28/10/2017 TURMA: 0053- A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM 1 Introdução à Física Moderna 2 Objetivos do Aprendizado Explicar a absorção e emissão da

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE ÁLGEBRA. 02. O professor de matemática escreveu a seguinte expressão numérica no quadro negro.

LISTA DE EXERCÍCIOS DE ÁLGEBRA. 02. O professor de matemática escreveu a seguinte expressão numérica no quadro negro. Disciplina: Matemática Turma: º ano Escola SESI Jundiaí Professor: Neto Aluno (a): Data: / / 09. LISTA DE EXERCÍCIOS DE ÁLGEBRA 0. (Prova Brasil). Sendo N = ( 3)² 3², então, o valor de N é: (A) 8. (B)

Leia mais

Hoje, vão ser decididos os temas das aulas. Escolha 7 temas que você deseja conversar / escrever junto com o instrutor. Os temas das aulas, serão os t

Hoje, vão ser decididos os temas das aulas. Escolha 7 temas que você deseja conversar / escrever junto com o instrutor. Os temas das aulas, serão os t A Apresente-se para uma pessoa que você está encontrando pela primeira vez dizendo seu nome, país de origem, cidade onde nasceu, qual o seu trabalho, onde mora, etc. Apresente-se para uma pessoa que você

Leia mais

História dos Biopotenciais

História dos Biopotenciais História dos Biopotenciais Sérgio Francisco Pichorim baseado em Malmivuo Um hieróglifo do Egito antigo de 4.000 a.c descreve um peixe elétrico que sempre escapava, o peixe gerava uma descarga (1º registro

Leia mais

Crescendo atrás da Cortina de Ferro PETER SÍS. Tradução de Érico Assis

Crescendo atrás da Cortina de Ferro PETER SÍS. Tradução de Érico Assis Crescendo atrás da Cortina de Ferro PETER SÍS Tradução de Érico Assis Copyright 2007 by Peter Sís Os quatro cartazes de propaganda que aparecem no primeiro jornal são provenientes de Power of images, images

Leia mais

Leandro Bertoldo Efeito Fotoeletrico. Efeito Fotoelétrico Leandro Bertoldo

Leandro Bertoldo Efeito Fotoeletrico. Efeito Fotoelétrico Leandro Bertoldo 1 Efeito Fotoelétrico Leandro Bertoldo 2 3 Dedico este livro à minha filha Beatriz Maciel Bertoldo 4 5 Deus deseja que façamos contínuos progressos na ciência e na virtude (A Ciência do Bom Viver, 503).

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade Principais Teóricos da Qualidade. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade Principais Teóricos da Qualidade. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Prof. Fábio Arruda Walter Andrew Shewhart 1891 1967 Físico, engenheiro e estatístico estaduninense, conhecido como o "Pai do controle estatístico da qualidade". Foi consultor de várias

Leia mais

FIS119 - A física no mundo moderno

FIS119 - A física no mundo moderno Universidade Federal de Ouro Preto ICEB - Departamento de Física Professor Armando Brizola FIS119 - A física no mundo moderno Assunto: Físicos importantes do século 19 - Parte 2 1. Quem foi Niels Bohr?

Leia mais

História de Rosalino Stefanello

História de Rosalino Stefanello História de Rosalino Stefanello Nascimento: 9 de dezembro de 1929 Falecimento: 16 de fevereiro de 2011 Rosalino é filho de Angelo Stefanello e Joana Darin e nasceu em Nova Palma-RS no dia 09 de dezembro

Leia mais

1.Perfil do Formando Avaliação Formandos

1.Perfil do Formando Avaliação Formandos 1 1.Perfil do Formando 2 Antes deste, fez outro Curso de Graduação? Em que área? Não fiz outro curso 74,4% Ciências Biológicas 0, Ciências da Saúde 2,6% Ciências Exatas e da Terra 5,1% Ciências Humanas

Leia mais

A primeira ideia mais objectiva de elemento surgiu com os filósofos gregos:

A primeira ideia mais objectiva de elemento surgiu com os filósofos gregos: A primeira ideia mais objectiva de elemento surgiu com os filósofos gregos: Thales de Mileto (624-546 a.c) supunha que todas as coisas tinham a origem na água; Anaximenes de Mileto (560-500 a.c) propunha

Leia mais

CADERNO DE RESPOSTA RESPOSTAS ESPERADAS PELAS BANCAS ELABORADORAS 2ª FASE PROVA DISCURSIVA ESPECÍFICA CURSO

CADERNO DE RESPOSTA RESPOSTAS ESPERADAS PELAS BANCAS ELABORADORAS 2ª FASE PROVA DISCURSIVA ESPECÍFICA CURSO PROCESSO SELETIVO UEG 2013/1 Domingo, 25 de novembro de 2012. CADERNO DE RESPOSTA 2ª FASE PROVA DISCURSIVA ESPECÍFICA Grupo: Ciências Exatas e da Terra, Engenharia e outros - CETE II CURSO Física RESPOSTAS

Leia mais

O Laser e. suas Aplicações

O Laser e. suas Aplicações O Laser e suas Aplicações Laser: o que é? Sigla em inglês: Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation Dispositivo que produz luz com as seguintes características: Monocromática Coerência espacial

Leia mais

A primeira ideia mais objectiva de elemento surgiu com os filósofos gregos:

A primeira ideia mais objectiva de elemento surgiu com os filósofos gregos: A primeira ideia mais objectiva de elemento surgiu com os filósofos gregos: Thales de Mileto (624-546 a.c) supunha que todas as coisas tinham a origem na água; Anaximenes de Mileto (560-500 a.c) propunha

Leia mais