Gerência de falhas, configuração e desempenho dos ativos de redes, servidores e serviços da Cooperativa Agropecuária Castrolanda. Alex Martins Garcia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gerência de falhas, configuração e desempenho dos ativos de redes, servidores e serviços da Cooperativa Agropecuária Castrolanda. Alex Martins Garcia"

Transcrição

1 Gerência de falhas, configuração e desempenho dos ativos de redes, servidores e serviços da Cooperativa Agropecuária Castrolanda Alex Martins Garcia Curso de Especialização em Redes e Segurança de Sistemas Pontifícia Universidade Católica do Paraná Curitiba, Dezembro de 2009 Resumo O presente artigo trata da necessidade de monitorar a disponibilidade dos equipamentos, servidores e serviços da Cooperativa Agropecuária Castrolanda que aumentou o número de filiais e expandiu a infra-estrutura tecnológica tornando a administração apenas reativa, reagindo às falhas na medida em que ocorrem. Este fato motivou a realização deste estudo para monitorar e fornecer alertas de forma pró-ativa dos eventos gerados pela indisponibilidade dos links, equipamentos, servidores e serviços indispensáveis para a continuidade do negócio da empresa. Este artigo está dividido em duas partes, a primeira descreve como o projeto foi concebido e qual tecnologia foi implementada e a segunda descreverá as principais configurações e padronizações para implementação.

2 Seção 1 Introdução O crescimento da empresa Cooperativa Agropecuária Castrolanda e a expansão do número de filiais, atualmente dez unidades, localizadas nos municípios de Castro, Ponta Grossa, Piraí do Sul, Curiúva, estado do Paraná e em Itaberá, estado de São Paulo, motivou a necessidade de controles sobre os links wan, internet e wireless além dos servidores que mantém a operação da empresa e seus respectivos serviços (autenticação de diretório, banco de dados, , dhcp, dns, proxy, http, antivírus, aplicações web(java,.net e php), etc. A dependência dos servidores, serviços e links wan, internet e wireless demandam cada vez mais disponibilidade já que a falta de um destes afeta a operação de algumas áreas de negócio gerando prejuízos financeiros ou desgastes na imagem da empresa pois atualmente quem comunica a falha ou paralisação é o cliente externo ou interno e o departamento de Tecnologia da Informação - T.I. somente reage a esta falha corrigindo o problema ou acionando o suporte da telecom ou parceiro que fornece ou mantém o serviço. Seção 2 Implementação 2.1 Escolha do Sistema Operacional Por questão de familiaridade e já estar presente em alguns dos servidores da empresa escolhemos o sistema operacional Debian GNU/Linux versão 5.0.3, codinome lenny rodando em ambiente virtual no VMWare VSphere como sistema operacional para servidor de monitoramento. 2.2 Software de Monitoramento O custo de licenciamento, implementação, treinamento e manutenção de uma ferramenta proprietária para monitoramento nos levou a procurar por soluções open sources. Após pesquisar adotamos o Nagios versão 3 para software de monitoramento da empresa. Nagios é uma ferramenta de monitoramento e gerência de rede distribuída sob a licença GPL para monitorar e exibir alertas quando é detectado erros em computadores ou equipamentos de rede e serviços de rede em sistemas UNIX/Linux e Windows (necessário a instalação do plugin NRPE_NT), foi escrito e é atualmente mantido por Ethan Galstad e comunidade de desenvolvedores [2] e utiliza duas formas de gerenciamento. Com agente (programa que coleta dados de um objeto e envia para o gerente processar).

3 Figura 1 Nagios gerenciamento com agente. [9] Sem agente, onde os hosts estão acessíveis remotamente 2.3 Instalação e configuração do Nagios Figura 2 Nagios gerenciamento sem agente. [9] O processo de instalação do Nagios em sistemas Debian é simples, como mostramos nos comandos abaixo. vm22:~# apt-get update vm22:~# apt-get install nagios3 nagios-plugins O próximo passo é a criação do arquivo.htaccess (ou "arquivo de configuração distribuída")[3] que controla o acesso a interface gráfica web do Nagios através dos comandos abaixo. vm22:~# cd /etc/nagios3 vm22:~# htpaswd -s htpasswd.users nagiosadmin New password: ****** Re-type new password: ****** Adding password for user nagiosadmin

4 Para acessar a interface web do Nagios digite no browser o endereço IP>/nagios3/, informe o usuário e senha do arquivo.htaccess na tela abaixo. Figura 3 Autenticação ao acessar página inicial do Nagios. [1] Após a validação será apresentada a tela inicial do Nagios como mostrado abaixo. Figura 4 - Página inicial Nagios. [1] Para iniciar o processo de configuração do Nagios é necessário compreender o significado dos arquivos de configuração. Descrição dos arquivos de configuração: nagios.cfg : responsável por iniciar os serviços de monitoramento. cgi.cfg : programas CGIs localizados na pasta sbin.

5 hosts.cfg : informações dos hosts. hostgroups.cfg : informações dos hosts por grupos. contacts.cfg : contatos que deverão ser notificados em caso de problema. contactgroups.cfg : contatos divididos em grupos. service.cfg : serviços que deverão ser monitorados. hostextinfo.cfg: definição das imagens apresentadas no statusmap. dependencies.cfg : informações de dependências de serviços. timeperiods.cfg : informações de diferentes períodos de monitoramento. checkcommands.cfg : definição dos comandos que podem ser executados. resource.cfg : macros definidas pelos usuários. Seqüência básica de configuração de um host para monitoramento: Adicione o host no arquivo de configuração hosts.cfg como mostrado no exemplo abaixo. vm22:/etc/nagios3/conf.d# vi hosts.cfg define host { use generic-host; host_name core_cisco; alias Core de Rede Cisco Catalyst 6500 address 10.x.x.x; notification_period 24x7 notification_options d,u,r contact_groups suporte } Em seguida crie um grupo e adicione o host como mostrado no exemplo abaixo. vm22:/etc/nagios3/conf.d# vi hostgroups.cfg define hostgroup { hostgroup_name core_cisco alias Core de Rede Cisco members core_cisco } Para personalizar as imagens do host ou do grupo é necessário criar um grupo com o mesmo nome do grupo usado no arquivo hostgroups.cfg e alterar as imagens que são encontradas no caminho /usr/share/nagios/htdocs/images/logos/ adicionando apenas a pasta onde encontra-se a imagem e em seguida o nome da imagem. Define hostextinfo{ hostgroup_name core_cisco notes Core de Rede Cisco icon_image cook/multilayer_switch.png icon_image_alt Core de Rede Cisco vrml_image cook/multilayer_switch.png statusmap_image cook/multilayer_switch.gd2 }

6 Caso não encontre nenhuma imagem que represente o host é possível criar uma imagem em formato PNG e gerar um arquivo com o formato GD2 com as dimensões 40X40 pixels e salvar na pasta base com o seguinte comando: vm22:/usr/share/nagios/htdocs/images/logos/base#pngtogd2 imagem.png imagem.gd2 Em seguida crie um contato para receber os alertas do Nagios como mostrado no exemplo abaixo. define contact{ contact_name alex alias Alex Martins Garcia T.I. service_notification_period 24x7 host_notification_period 24x7 service_notification_options w,u,c,r host_notification_options d,r service_notification_commands notify-service-by- host_notification_commands notify-host-by- alex@castrolanda.coop.br } Após criar o contato crie um grupo de contatos que deverão receber os alertas no Nagios. define contactgroup{ contactgroup_name suporte alias Suporte Tecnologia da Informação members alex } Depois de alterar os arquivos de configuração é necessário verificar se as alterações na configuração estão corretas antes de reiniciarmos o serviço do Nagios utilizando o comando: vm22:/etc/nagios3# nagios3 -v nagios.cfg Ao final é mostrado o resultado na verificação da configuração, se aparecer à mensagem Things look okay, todas as configurações estão corretas e deve-se reiniciar o serviço do Nagios utilizando o comando: vm22:/etc/nagios3# /etc/init.d/nagios3 reload Reloading nagios3 monitoring daemon configuration files: nagios3.

7 2.4 Avaliação do Nagios O Nagios é capaz de gerenciar a rede através da análise do estado e comportamento dos dispositivos gerenciados com algumas vantagens e desvantagens que destacamos abaixo. Vantagens Ser gratuito. Flexível, permite a instalação de plugins ou a criação de comandos personalizados conforme a necessidade de monitorar determinados hosts, equipamentos ou serviços. Escalável. Eficiente. Suporte a monitoração remota através de túneis encriptados SSH ou SSL. Notificações através de , mensagens instantâneas através de SMS, Messenger, PopUP e sons. Capacidade de definir a rede hierarquicamente definindo equipamentos "pai", permitindo distinção dos equipamentos que estão indisponíveis daqueles que estão inalcançáveis. Interface de monitoramento Web. Desvantagens A complexidade na configuração, pois é feita apenas através da edição dos arquivos textos. Não possuir uma interface WEB para configuração dos hosts, grupos, contatos, notificações e serviços. A cada nova mudança na configuração é necessário reiniciar o serviço do nagios através do comando nagios reload. Mostraremos na imagem abaixo o resultado parcial da implantação do Nagios na Cooperativa Castrolanda.

8 Figura 5 Nagios StatusMap Cooperativa Castrolanda

9 Conclusão O estudo e implementação da ferramenta de monitoramento e gerência de rede Nagios, mostrou que o processo inicial de levantamento e mapeamento da rede é oneroso para o administrador de rede, mas após esta etapa são muitas as vantagens no dia-a-dia, pois a ferramenta auxilia na gestão de falhas além de documentar de forma gráfica a rede, servidores, equipamentos, serviços e fornecer alertas e relatórios das mais variadas formas. Como não havia nenhum controle sobre a indisponibilidade e o gerenciamento era apenas reativo a utilização do Nagios permitiu um novo momento na T.I. da Cooperativa Castrolanda onde é possível localizar as falhas de forma mais eficiente e pró-ativa.

10 Pesquisa Bibliografia [1] - Acessado em Setembro de [2] - Acessado em Setembro de [3] - Acessado em Novembro de [4] - Acessado em Novembro de [5] - Acessado em Novembro de [6] - Acessado em Novembro de [7] - Acessado em Novembro de [8] - Acessado em Novembro de [9] - Acessado em Novembro de 2009.

Por padrão o Nagios é instalado em /usr/local/nagios. Os próximos passos são: # make install-ini -> para instalar o script de inicialização do nagios.

Por padrão o Nagios é instalado em /usr/local/nagios. Os próximos passos são: # make install-ini -> para instalar o script de inicialização do nagios. Introdução Nagios é um programa open source de monitoramento de redes que verifica constantemente a disponibilidade do serviço, local ou remoto e avisa por meio de email ou celular sobre o problema ocorrido.

Leia mais

Instalação e Configuração do Nagios

Instalação e Configuração do Nagios Instalação e Configuração do Nagios O NAGIOS é um poderoso monitorar de Rede. Com ele é possível verificar o status de equipamentos ou da rede toda. Também é possível criar grupos de usuários para receber

Leia mais

Implementação da ferramenta NAGIOS em uma rede corporativa de uma instituição financeira. Eider Jackson Conzatti

Implementação da ferramenta NAGIOS em uma rede corporativa de uma instituição financeira. Eider Jackson Conzatti Implementação da ferramenta NAGIOS em uma rede corporativa de uma instituição financeira. Eider Jackson Conzatti Curso de Especialização em Redes e Segurança de Sistemas Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

Rede sob Controle com o NAGIOS

Rede sob Controle com o NAGIOS Rede sob Controle com o NAGIOS Carlos Coletti Assessoria de Informática carlos@unesp.br Agenda Conceitos de Monitoramento Nagios: histórico e funcionamento Instalação Os Arquivos de Configuração A Interface

Leia mais

Nagios Trabalhando em Maquina Virtual

Nagios Trabalhando em Maquina Virtual Nagios Trabalhando em Maquina Virtual Anderson Rodrigo Antunes Curso de Especialização em Redes e Segurança de Sistemas Pontifícia Universidade Católica do Paraná Curitiba, novembro de 2010 Resumo Este

Leia mais

Palestra Nagios. Anderson Jacson contato@andersonjacson.com.br

Palestra Nagios. Anderson Jacson contato@andersonjacson.com.br Palestra Nagios Anderson Jacson contato@andersonjacson.com.br O que é? Nagios é uma poderosa aplicação de monitoração de rede de código aberto, distribuída sob a licença GPL. Ele pode monitorar tanto hosts

Leia mais

Uma poderosa ferramenta de monitoramento. Madson Santos - madson@pop-pi.rnp.br Técnico de Operação e Manutenção do PoP-PI/RNP

Uma poderosa ferramenta de monitoramento. Madson Santos - madson@pop-pi.rnp.br Técnico de Operação e Manutenção do PoP-PI/RNP Uma poderosa ferramenta de monitoramento Madson Santos - madson@pop-pi.rnp.br Técnico de Operação e Manutenção do PoP-PI/RNP Abril de 2008 O que é? Características Requisitos Componentes Visual O que é?

Leia mais

Monitorando. Serviços. com

Monitorando. Serviços. com Monitorando Serviços com Aluno: Higor Leonardo Ribeiro Barbosa SI-III Noturno Introdução: Nagios, aplicativo que essencialmente monitora ativos e serviços de rede. Algumas das características do Nagios

Leia mais

Monitorando Redes com o Nagios. Autor: Leonardo Henrique Machado

Monitorando Redes com o Nagios. Autor: Leonardo Henrique Machado Monitorando Redes com o Nagios Autor: Leonardo Henrique Machado Apresentação Recém formado em Ciência da Computação Estágio na administração da Rede do DCC/UFMG (implantação do Nagios) Monitoramento de

Leia mais

Gerenciamento de redes, usando o NAGIOS. Prof. Altair M. Souza

Gerenciamento de redes, usando o NAGIOS. Prof. Altair M. Souza Gerenciamento de redes, usando o NAGIOS Prof. Altair M. Souza Motivação Ferramentas de monitoração de rede Nagios: conceitos gerais Nagios: Centro de monitoração, plugins, agents Nagios: Grupos de alerta,

Leia mais

Funcionalidades da ferramenta zabbix

Funcionalidades da ferramenta zabbix Funcionalidades da ferramenta zabbix Jordan S. Romano¹, Eduardo M. Monks¹ ¹Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS (FATEC PELOTAS) Rua Gonçalves Chaves,

Leia mais

Parceiro Oficial de Soluções Zabbix no Brasil

Parceiro Oficial de Soluções Zabbix no Brasil Apresentação A Vantage TI conta uma estrutura completa para atender empresas de todos os segmentos e portes, nacionais e internacionais. Nossos profissionais dedicam-se ao desenvolvimento e criação de

Leia mais

Introdução ao Sistema. Características

Introdução ao Sistema. Características Introdução ao Sistema O sistema Provinha Brasil foi desenvolvido com o intuito de cadastrar as resposta da avaliação que é sugerida pelo MEC e que possui o mesmo nome do sistema. Após a digitação, os dados

Leia mais

HOW TO Procedimento para instalar Aker Firewall virtualizado no ESXi 5.0

HOW TO Procedimento para instalar Aker Firewall virtualizado no ESXi 5.0 Procedimento para instalar virtualizado no Página: 1 de 15 Introdução Este documento abordará os procedimentos necessários para instalar o (AFW) virtualizado em um servidor ESXi. Será compreendido desde

Leia mais

Sistemas de Monitoração de Rede. Resumo

Sistemas de Monitoração de Rede. Resumo Sistemas de Monitoração de Rede Roberto Majewski Especialização em Redes e Segurança de Sistemas Pontifícia Universidade Católica do Paraná Curitiba, novembro de 2009 Resumo Com o grande crescimento da

Leia mais

Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal

Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation.

Leia mais

FACULDADE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS

FACULDADE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS FACULDADE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS GERÊNCIA DE REDES Professor: Fernando Tsukahara Alunos: André de Oliveira Silva Lucas Rodrigues Sena Trabalho da disciplina de Gerência de Redes para complementar o projeto

Leia mais

Necessidades de Gerenciamento: Software de Gerenciamento:

Necessidades de Gerenciamento: Software de Gerenciamento: Necessidades de Gerenciamento: - Por menor e mais simples que seja, uma rede de computadores precisa ser gerenciada a fim de garantir, aos seus usuários, a disponibilidade de serviços a um nível de desempenho

Leia mais

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 SERVIÇOS BÁSICOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 Rua do Rouxinol, N 115 / Salvador Bahia CEP: 41.720-052 Telefone: (71) 3186-0001. Email: cotec@ifbaiano.edu.br

Leia mais

Faculdade SENAC Pelotas Curso superior de tecnologia em redes de computadores Sistemas de Informação Aluno: Leandro Corrêa Brisolara

Faculdade SENAC Pelotas Curso superior de tecnologia em redes de computadores Sistemas de Informação Aluno: Leandro Corrêa Brisolara Faculdade SENAC Pelotas Curso superior de tecnologia em redes de computadores Sistemas de Informação Aluno: Leandro Corrêa Brisolara Relatório de instalação e configuração do OSTicket Este relatório tem

Leia mais

Minicurso Computação em Nuvem Prática: Openstack

Minicurso Computação em Nuvem Prática: Openstack Grupo de Pesquisa em Software e Hardware Livre André Rover de Campos Membro Colméia andreroverc@gmail.com Joinville Minicurso Computação em Nuvem Prática: Openstack Roteiro Definições Virtualização Data

Leia mais

TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8. Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial

TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8. Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8 Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial INTRODUÇÃO O uso de máquinas virtuais pode ser adequado tanto

Leia mais

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7.

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7. Instalando os Pré-Requisitos Os arquivos dos 'Pré-Requisitos' estão localizados na pasta Pré-Requisitos do CD HyTracks que você recebeu. Os arquivos também podem ser encontrados no servidor. (www.hytracks.com.br/pre-requisitos.zip).

Leia mais

Monitoramento Open source com Zabbix Giovanni Oliveira Renato Resende

Monitoramento Open source com Zabbix Giovanni Oliveira Renato Resende Monitoramento Open source com Zabbix Giovanni Oliveira Renato Resende Apresentação dos palestrantes Tópicos Gerenciamento de redes O que é Zabbix Porque escolher o Zabbix Principais recursos Dicas de instalação

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás. Disciplina: Gerenciamento de Rede de Computadores. Goiânia, 16 de novembro de 2014.

Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás. Disciplina: Gerenciamento de Rede de Computadores. Goiânia, 16 de novembro de 2014. Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás Disciplina: Gerenciamento de Rede de Computadores : Goiânia, 16 de novembro de 2014. Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás Professor: Marissol Martins Alunos: Edy Laus,

Leia mais

Projeto de Redes de Computadores. Servidor Radius

Projeto de Redes de Computadores. Servidor Radius Faculdade de Tecnologia Senac Goiás Projeto de Redes de Computadores Servidor Radius Alunos: Fabio Henrique, Juliano Pirozzelli, Murillo Victor, Raul Rastelo Goiânia, Dezembro de 2014 Radius Remote Authentication

Leia mais

Gerência de Redes de Computadores NAGIOS. Prof. Alex Furtunato

Gerência de Redes de Computadores NAGIOS. Prof. Alex Furtunato Gerência de Redes de Computadores NAGIOS Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@ifrn.edu.br Introdução Sistema de monitoramento de rede Originalmente criado com o nome NetSaint Versão Opensource conhecida

Leia mais

Quarta-feira, 09 de janeiro de 2008

Quarta-feira, 09 de janeiro de 2008 Quarta-feira, 09 de janeiro de 2008 ÍNDICE 3 4 RECOMENDAÇÕES DE HARDWARE PARA O TRACEGP TRACEMONITOR - ATUALIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DE LICENÇAS 2 1. Recomendações de Hardware para Instalação do TraceGP Este

Leia mais

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Satélite Manual de instalação e configuração CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Índice Índice 1.Informações gerais 1.1.Sobre este manual 1.2.Visão geral do sistema 1.3.História

Leia mais

Gerência e Administração de Redes

Gerência e Administração de Redes Gerência e Administração de Redes IFSC UNIDADE DE SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE DE TELECOMUNICAÇÕES! Prof. Tomás Grimm Agenda! Apresentação da disciplina! Introdução! Tipos de Gerência! Ferramentas

Leia mais

Data: 22 de junho de 2004. E-mail: ana@lzt.com.br

Data: 22 de junho de 2004. E-mail: ana@lzt.com.br Data: 22 de junho de 2004. E-mail: ana@lzt.com.br Manual do Suporte LZT LZT Soluções em Informática Sumário VPN...3 O que é VPN...3 Configurando a VPN...3 Conectando a VPN... 14 Possíveis erros...16 Desconectando

Leia mais

Para funcionamento do Netz, alguns programas devem ser instalados e alguns procedimentos devem ser seguidos. São eles:

Para funcionamento do Netz, alguns programas devem ser instalados e alguns procedimentos devem ser seguidos. São eles: Instalação do Netz Para funcionamento do Netz, alguns programas devem ser instalados e alguns procedimentos devem ser seguidos. São eles: Instalação do Java SE 6, que pode ser instalado através da JDK.

Leia mais

Líder em Soluções Samba 4 no Brasil

Líder em Soluções Samba 4 no Brasil Apresentação Líder em Soluções Samba 4 no Brasil A Vantage TI conta uma estrutura completa para atender empresas de todos os segmentos e portes, nacionais e internacionais. Nossos profissionais dedicam-se

Leia mais

Trabalho de Sistema de Informações. Instalação e configuração aplicativo Ocomon

Trabalho de Sistema de Informações. Instalação e configuração aplicativo Ocomon Trabalho de Sistema de Informações Aluno: Paulo Roberto Carvalho da Silva Instalação e configuração aplicativo Ocomon O trabalho tem como objetivo o estudo de caso,a instalação, configuração e funcionamento

Leia mais

Manual de Administração

Manual de Administração Manual de Administração Produto: n-host Versão do produto: 4.1 Autor: Aline Della Justina Versão do documento: 1 Versão do template: Data: 30/07/01 Documento destinado a: Parceiros NDDigital, técnicos

Leia mais

Projeto Integrador Projeto de Redes de Computadores

Projeto Integrador Projeto de Redes de Computadores Projeto Integrador Projeto de Redes de Computadores IMPLEMENTAÇÃO DO PROTOCOLO 802.1x UTILIZANDO SERVIDOR DE AUTENTICAÇÃO FREERADIUS Aluno: Diego Miranda Figueira Jose Rodrigues de Oliveira Neto Romário

Leia mais

Resolução de Problemas de Rede. Disciplina: Suporte Remoto Prof. Etelvira Leite

Resolução de Problemas de Rede. Disciplina: Suporte Remoto Prof. Etelvira Leite Resolução de Problemas de Rede Disciplina: Suporte Remoto Prof. Etelvira Leite Ferramentas para manter o desempenho do sistema Desfragmentador de disco: Consolida arquivos e pastas fragmentados Aumenta

Leia mais

Instrução de Trabalho. Criar Imagem

Instrução de Trabalho. Criar Imagem Aprovado por Comitê da Qualidade Analisado criticamente por Chefe do Departamento 1. OBJETIVOS Orientar o colaborador da Seção do Laboratório de Informática da Superintendência de Informática a criar ou

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

Guia de instalação Command WorkStation 5.5 com o Fiery Extended Applications 4.1

Guia de instalação Command WorkStation 5.5 com o Fiery Extended Applications 4.1 Guia de instalação Command WorkStation 5.5 com o Fiery Extended Applications 4.1 Sobre o Fiery Extended Applications O Fiery Extended Applications (FEA) 4.1 é um pacote dos seguintes aplicativos para uso

Leia mais

Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0

Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0 1 pág. PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DO SGCOM ATENÇÃO: É OBRIGATÓRIO UMA CONEXÃO COM A INTERNET PARA EXECUTAR A INSTALAÇÃO DO SGCOM. Após o Download do instalador do SGCOM versão Server e Client no site www.sgcom.inf.br

Leia mais

Instalando o Internet Information Services no Windows XP

Instalando o Internet Information Services no Windows XP Internet Information Services - IIS Se você migrou recentemente do Windows 95 ou 98 para o novo sitema operacional da Microsoft Windows XP, e utilizava antes o Personal Web Server, deve ter notado que

Leia mais

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. BANCO TOPÁZIO FORTALECE MONITORAMENTO E CONQUISTA MAIOR CREDIBILIDADE DOS CLIENTES

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. BANCO TOPÁZIO FORTALECE MONITORAMENTO E CONQUISTA MAIOR CREDIBILIDADE DOS CLIENTES Case de Sucesso Integrando CIOs, gerando conhecimento. BANCO TOPÁZIO FORTALECE MONITORAMENTO E CONQUISTA MAIOR CREDIBILIDADE DOS CLIENTES Perfil O Banco Topázio é parte de um grupo empresarial que atua

Leia mais

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI Manual de Utilização Família MI ÍNDICE 1.0 COMO LIGAR O MÓDULO... pág 03 e 04 2.0 OBJETIVO... pág 05 3.0 COMO CONFIGURAR O MÓDULO MI... pág 06, 07, 08 e 09 4.0 COMO TESTAR A REDE... pág 10 5.0 COMO CONFIGURAR

Leia mais

Linux - Servidor de Redes

Linux - Servidor de Redes Linux - Servidor de Redes Servidor Web Apache Prof. Roberto Amaral WWW Breve histórico Início 1989 CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares) precisava de um meio de viabilizar o trabalho cooperativo

Leia mais

CONFIGURAÇÃO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7

CONFIGURAÇÃO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 CONFIGURAÇÃO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 Check list de configuração do windows 7 Check Ordem Descrição 1 Windows Embedded 7 com template "Application Compatibility " 2 Drivers 3 Memória virtual 4 Ajustar

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Laboratório de Redes. Professora Marcela Santos marcela@edu.estacio.br

Laboratório de Redes. Professora Marcela Santos marcela@edu.estacio.br Laboratório de Redes Professora Marcela Santos marcela@edu.estacio.br Active Directory (AD) Samba Máquina virtual Criação de uma máquina virtual Instalação do Windows Server O Active Directory (AD) é um

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de

Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de Tutorial de Utilização de Impressoras Não Fiscais no NFC-e Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de Impressoras Não Fiscais no NFC-e O intuito deste tutorial é descrever com detalhes técnicos como

Leia mais

ESET Remote Administrator ESET EndPoint Solutions ESET Remote Adminstrator Workgroup Script de Logon

ESET Remote Administrator ESET EndPoint Solutions ESET Remote Adminstrator Workgroup Script de Logon AGENDA 1. Download dos pacotes de instalação ESET Remote Administrator 2. Download dos pacotes de instalação ESET EndPoint Solutions 3. Procedimento de instalação e configuração básica do ESET Remote Adminstrator

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

2.0.0.X. Storage Client. TecnoSpeed. Tecnologia da Informação. Manual do Storage Client

2.0.0.X. Storage Client. TecnoSpeed. Tecnologia da Informação. Manual do Storage Client 2.0.0.X TecnoSpeed Tecnologia da Informação Storage Client Manual do Storage Client 1 Conteúdo 1. Apresentação... 3 1.1. Apresentação do Produto... 3 1.2. Sobre este Manual... 3 2. Sobre o Storage Client...

Leia mais

Câmera IP Sem/Com Fio. Manual de Instalação Rápida. (Para MAC OS)

Câmera IP Sem/Com Fio. Manual de Instalação Rápida. (Para MAC OS) Modelo:FI8918W Câmera IP Sem/Com Fio Manual de Instalação Rápida (Para MAC OS) Modelo:FI8918W Color:Preta Modelo:FI8918W Color: Branca ShenZhen Foscam Intelligent Technology Co., Ltd Manual de Instalação

Leia mais

e-mails editores de e-mails Como configurar contas de nos principais Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails

e-mails editores de e-mails Como configurar contas de nos principais Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails Podemos acessar nossos e-mails pelo webmail, que é um endereço na internet. Os domínios que hospedam com a W3alpha, acessam os e-mails

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Para que o Educa Mobile seja disponibilizado para os alunos, responsáveis por alunos e/ou professores os passos abaixo devem ser seguidos:

Para que o Educa Mobile seja disponibilizado para os alunos, responsáveis por alunos e/ou professores os passos abaixo devem ser seguidos: TOTVS Educa Mobile Produto : TOTVS Educa Mobile 11.83.54 Processo : Educa Mobile Subprocesso : Data publicação da : 14/07/2014 As funcionalidades do Educa Mobile permitem que alunos, responsáveis por alunos

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração. Módulo Remote. (G2KA) para NFSE. v1.0

Manual de Instalação e Configuração. Módulo Remote. (G2KA) para NFSE. v1.0 Manual de Instalação e Configuração Módulo Remote (G2KA) para NFSE v1.0 Página 1 Sumário 1 Download e Instalação... 3 2 Configuração... 5 3 Inicialização Manual... 8 4 Inicialização via serviço do Windows...

Leia mais

Guia do Usuário commanager

Guia do Usuário commanager Guia do Usuário commanager 1 Sumário 1 Introdução 3 2 commanager: 4 2.1. Pré-requisitos: 4 2.2. Arquitetura da aplicação: 4 2.3. Configuração do Monitor e Acesso ao commanager: 5 2.4. Interação do Usuário

Leia mais

Gerência de Redes Áreas Funcionais

Gerência de Redes Áreas Funcionais Gerência de Redes Áreas Funcionais Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Sumário Áreas Funcionais Falhas Configuração Contabilização Desempenho Segurança Ferramentas de Gerenciamento

Leia mais

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA Service Desk Sumário Apresentação O que é o Service Desk? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial

Leia mais

INSTALANDO E CONFIGURANDO NAGIOS NO LINUX CENTOS 5.7

INSTALANDO E CONFIGURANDO NAGIOS NO LINUX CENTOS 5.7 INSTALANDO E CONFIGURANDO NAGIOS NO LINUX CENTOS 5.7 Gerson Ribeiro Gonçalves www.websolutti.com.br MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO NAGIOS CENTOS 1. INSTALANDO NAGIOS-CORE Para todo administrador

Leia mais

Guia de instalação Command WorkStation 5.6 com o Fiery Extended Applications 4.2

Guia de instalação Command WorkStation 5.6 com o Fiery Extended Applications 4.2 Guia de instalação Command WorkStation 5.6 com o Fiery Extended Applications 4.2 O Fiery Extended Applications Package (FEA) v4.2 contém aplicativos do Fiery para realizar tarefas associadas a um Fiery

Leia mais

Sistemas Operacionais Livres. Servidor Web Apache

Sistemas Operacionais Livres. Servidor Web Apache Sistemas Operacionais Livres Servidor Web Apache Apache Implementação do protocolo HTTP(80) e HTTPS(443) Arquitetura Client / Server Proviemento de páginas WEB Open Source Servidor Web mais utilizado no

Leia mais

Software de gerenciamento de impressoras

Software de gerenciamento de impressoras Software de gerenciamento de impressoras Este tópico inclui: "Usando o software CentreWare" na página 3-10 "Usando os recursos de gerenciamento da impressora" na página 3-12 Usando o software CentreWare

Leia mais

MANUAL TÉCNICO ISPBACKUP

MANUAL TÉCNICO ISPBACKUP MANUAL TÉCNICO ISPBACKUP 1 LISTA DE FIGURAS Figura 01: Exemplo de Backup...07 Figura 02: Produto...09 2 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO...04 1.1 Objetivo do manual...04 1.2 Importância do Manual...04 1.3 Backup...04

Leia mais

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) OUTUBRO/2010

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) OUTUBRO/2010 PROCEDIMENTOS DE INSTALAÇÃO DO SERVIDOR WINDOWS SERVER 2003 R2 COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) OUTUBRO/2010 Rua do Rouxinol, N 115 / Salvador Bahia CEP: 41.720-052 Telefone: (71) 3186-0001. Email: cotec@ifbaiano.edu.br

Leia mais

Migração do appliances Bluecoat 8000-10 para 9000-5 Ariel Cassins

Migração do appliances Bluecoat 8000-10 para 9000-5 Ariel Cassins Migração do appliances Bluecoat 8000-10 para 9000-5 Ariel Cassins Pós Graduação em Redes e Segurança de Sistemas Pontifícia Universidade Católica do Paraná Curitiba, novembro de 2010. Resumo O objetivo

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700.

STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700. STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700. Neste STK mostraremos como comunicar com o conversor Serial/Ethernet e instalar o driver Genérico Somente Texto

Leia mais

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO APACHE 2.2.4 + PHP 5.2.1 + POSTGRESQL 8.2

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO APACHE 2.2.4 + PHP 5.2.1 + POSTGRESQL 8.2 TUTORIAL DE INSTALAÇÃO APACHE 2.2.4 + PHP 5.2.1 + POSTGRESQL 8.2 Para instalação baixemos todos os arquivos do site www.simonsen.br/aulas/servidor/ e vamos criar uma pasta em nossa maquina chamada C:\servidor\

Leia mais

GUIA DE CONFIGURAÇÃO CONEXÕES VPN SSL (CLIENT TO SERVER)

GUIA DE CONFIGURAÇÃO CONEXÕES VPN SSL (CLIENT TO SERVER) GUIA DE CONFIGURAÇÃO CONEXÕES VPN SSL (CLIENT TO SERVER) Conexões VPN SSL (Client to Server) 1- Introdução Uma VPN (Virtual Private Network, ou rede virtual privada) é, como o nome sugere, uma rede virtual,

Leia mais

INSTALANDO SISTEMA PFSENSE COMO FIREWALL/PROXY

INSTALANDO SISTEMA PFSENSE COMO FIREWALL/PROXY INSTALANDO SISTEMA PFSENSE COMO FIREWALL/PROXY Gerson R. G. www.websolutti.com.br PASSO A PASSO PARA INSTALAÇÃO DO PFSENSE 1. BAIXANDO O PFSENSE 2. INICIANDO A INSTALAÇÃO 3. CONFIGURAÇÃO BÁSICA INICIAL

Leia mais

VMware workstation 10.0.2 e Windows 7. Instalação de máquina virtual e sistema operacional

VMware workstation 10.0.2 e Windows 7. Instalação de máquina virtual e sistema operacional VMware workstation 10.0.2 e Windows 7 Instalação de máquina virtual e sistema operacional Desenvolvido por: Jessica Letícia Ney Fonseca Natacha Sant'Ana Castro Índice 1.Objetivos do manual...3 2.Requisitos...3

Leia mais

INSTALANDO E CONFIGURANDO NAGIOS NO LINUX DEBIAN 6.0

INSTALANDO E CONFIGURANDO NAGIOS NO LINUX DEBIAN 6.0 INSTALANDO E CONFIGURANDO NAGIOS NO LINUX DEBIAN 6.0 Gerson Ribeiro Gonçalves www.websolutti.com.br MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO NAGIOS DEBIAN 1. INSTALANDO NAGIOS-CORE Para todo administrador

Leia mais

Manual Instalação Pedido Eletrônico

Manual Instalação Pedido Eletrônico Manual Instalação Pedido Eletrônico 1 Cliente que não utiliza o Boomerang, mas possui um sistema compatível. 1.1 Instalação do Boomerang Inserir o CD no drive do computador, clicar no botão INICIAR e em

Leia mais

MRS. Monitoramento de Redes e Sistemas

MRS. Monitoramento de Redes e Sistemas MRS Monitoramento de Redes e Sistemas Origem Crescimento rede REGIN de 16 para 293 municípios. Diversidade de tipos de erros. Minimizar esforço e tempo humano gastos na detecção e eliminação de problemas.

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO

GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO 1 1. PROCEDIMENTOS ANTES DA INSTALAÇÃO SIGEP WEB - Gerenciador de Postagens dos Correios 1.1. Solicitar Senha para Fechamento de PLP Solicitar ao seu consultor comercial a senha

Leia mais

Laboratório - Exploração do FTP

Laboratório - Exploração do FTP Objetivos Parte 1: Usar o FTP em um prompt de comando Parte 2: Baixar um arquivo FTP usando WS_FTP LE Parte 3: Usar o FTP em um navegador Histórico/cenário O File Transfer Protocol (FTP) faz parte do conjunto

Leia mais

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 Recomendações Iniciais SOFTWARE HCS 2005 - VERSÃO 4.2 (Compatível com Guarita Vr4.03 e Vr4.04) Para

Leia mais

Otimização de banda utilizando IPANEMA. Matheus Simões Martins. Curso de Especialização em Redes e Segurança de Sistemas

Otimização de banda utilizando IPANEMA. Matheus Simões Martins. Curso de Especialização em Redes e Segurança de Sistemas Otimização de banda utilizando IPANEMA Matheus Simões Martins Curso de Especialização em Redes e Segurança de Sistemas Pontifícia Universidade Católica do Paraná Curitiba, Novembro de 2009 Resumo O projeto

Leia mais

UltraVNC. Personalizando o UltraVNC (Single Click) com os dados da sua empresa para suporte remoto.

UltraVNC. Personalizando o UltraVNC (Single Click) com os dados da sua empresa para suporte remoto. UltraVNC Personalizando o UltraVNC (Single Click) com os dados da sua empresa para suporte remoto. UltraVNC 1 O que é UltraVNC? O UltraVNC é um programa gratuito de gerenciamento remoto, ou seja, permite

Leia mais

1. Introdução... 3 2. Instalação... 4 2.1 Baixando o arquivo... 4 2.2 Instalando... 4 3. Enviando SMS... 7 3.1 Configurando o Itcell sms massa...

1. Introdução... 3 2. Instalação... 4 2.1 Baixando o arquivo... 4 2.2 Instalando... 4 3. Enviando SMS... 7 3.1 Configurando o Itcell sms massa... 1. Introdução... 3 2. Instalação... 4 2.1 Baixando o arquivo... 4 2.2 Instalando... 4 3. Enviando SMS... 7 3.1 Configurando o Itcell sms massa... 7 3.2 Testando envio... 9 3.3 Enviando sms em massa... 10

Leia mais

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Sumário Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial do Portal WEB Criando um

Leia mais

Guia de Usuário do Gateway do Avigilon Control Center. Versão 5.6

Guia de Usuário do Gateway do Avigilon Control Center. Versão 5.6 Guia de Usuário do Gateway do Avigilon Control Center Versão 5.6 2006-2015 Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. A menos que seja expressamente concedida por escrito, nenhuma licença será

Leia mais

HOW TO Como distribuir o Aker Client em

HOW TO Como distribuir o Aker Client em Introdução Página: 1 de 13 Neste documento será demonstrado como configurar o para ser distribuído em ambiente de rede de forma automática com usuários sem permissão de instalação de softwares. Solução

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede O servidor de arquivos fornece um ponto centralizado na rede para armazenamento e compartilhamento de arquivos entre os usuários. Quando

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRADOR

MANUAL DO ADMINISTRADOR WinShare Proxy admin MANUAL DO ADMINISTRADOR Instalação do WinShare Índice 1. Instalação 2. Licenciamento 3. Atribuindo uma senha de acesso ao sistema. 4. Configurações de rede 5. Configurações do SMTP

Leia mais

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 FRENTE DE CAIXA

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 FRENTE DE CAIXA Apresentação A rotina 2075 Frente de Caixa foi desenvolvida com a finalidade de atender as empresas do segmento varejo, sendo utilizada para a venda de produtos em pequenas quantidades. Este tutorial descreve

Leia mais

Comandos remotos via agente Zabbix

Comandos remotos via agente Zabbix Comandos remotos via agente Zabbix Aécio Pires e Willeson Souza JOÃO PESSOA-PB OUT/2013 1 Histórico de Atualizações Data Versão Responsável Alterações 22 out 2013 1.0 Aécio Pires e Willeson Souza Versão

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PDF 24 CREATOR. Coordenadoria de Tecnologia da Informação

MANUAL DO USUÁRIO UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PDF 24 CREATOR. Coordenadoria de Tecnologia da Informação MANUAL DO USUÁRIO UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PDF 24 CREATOR Este Manual foi elaborado pela Coordenadoria de Tecnologia - CTI Versão: 1 Data de criação: 07/12/2013 Autor: Anderson Paz de Sousa apsousa@defensoria.sp.gov.br

Leia mais

Manual de Instalação. Instalação via apt-get

Manual de Instalação. Instalação via apt-get Manual de Instalação Instalação via apt-get Projeto SIGA-EPT Manual de Instalação Instalação via apt-get SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão outubro/2010 Sumário 1 Introdução 2 2 Pré-requisitos

Leia mais

1) Verifique se o Microsoft.Net Framework 3.5 está instalado, para isto, abrir o Painel de Controle e verificar:

1) Verifique se o Microsoft.Net Framework 3.5 está instalado, para isto, abrir o Painel de Controle e verificar: Antes de instalar qualquer programa do ifox PDV, verificar: 1) Verifique se o Microsoft.Net Framework 3.5 está instalado, para isto, abrir o Painel de Controle e verificar: Caso não encontre o Microsoft.Net

Leia mais

AULA 7: SERVIDOR DHCP EM WINDOWS SERVER

AULA 7: SERVIDOR DHCP EM WINDOWS SERVER AULA 7: SERVIDOR DHCP EM WINDOWS SERVER Objetivo: Instalar e detalhar o funcionamento de um Servidor de DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) no sistema operacional Microsoft Windows 2003 Server.

Leia mais