2ª Série do Ensino Médio _ TD 12

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2ª Série do Ensino Médio _ TD 12"

Transcrição

1 2ª Série do Ensino Médio _ TD 12 O.S O jornalista estadunidense John Reed, testemunha ocular da Revolução Russa, escreveu, em 1919: "Hoje ainda é moda(...) falar da Revolução Bolchevique como de uma `aventura'. Muito bem, se for uma aventura, trata-se de uma das mais maravilhosas em que já se empenhou a humanidade, aquela que abriu às massas laboriosas o campo da história, fazendo com que hoje tudo dependa de suas vastas e naturais aspirações." Ao analisarmos a Revolução Russa, podemos entender que sua base ideológica é o(a): (A) anarcossindicalismo; (B) iluminismo; (C) capitalismo; (D) positivismo; (E) socialismo. 02. Observe parte do pronunciamento feito à nação quando a Revolução Russa se realizou: "Cidadãos do Estado russo: um grande acontecimento se produziu. Graças ao poderoso impulso do povo russo, o Antigo Regime foi derrocado (...)" O movimento de oposição ao regime czarista na Rússia teve seu início no final do século XIX; no entanto, tal regime resistiu até fevereiro de 1917, quando constituiu-se um governo revolucionário provisório. Sabemos, porém, que uma revolução não se faz de uma hora para outra, sem motivações claras e sem um contexto político-econômico caótico estabelecido. Dentre os fatores que favoreceram a eclosão da Revolução Russa, identificamos corretamente o(a): (A) acirramento da crise econômica e social decorrente da participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, que agravou a carestia generalizada de alimentos e as greves e enfraqueceu a autoridade governamental do czar.

2 (B) substituição da Monarquia czarista por uma Monarquia constitucional em que a Duma (Parlamento russo) detinha amplos poderes, permitindo assim a ascensão revolucionária dos bolcheviques pela via partidária. (C) fim da servidão, que possibilitou o progresso agrícola e o acesso à terra de grande parcela do campesinato, fazendo com que estes indivíduos buscassem uma maior participação política na Duma. (D) papel fundamental da burguesia industrial e financeira russa, que estimulou o desenvolvimento de uma indústria de base propiciando o surgimento de um grande operariado sem o qual não aconteceria a Revolução. (E) vitória dos bolcheviques e mencheviques nas eleições da Duma (1906) convocada pelo czar, após o "Domingo Sangrento", a partir da qual obtiveram uma maioria parlamentar que possibilitou a implantação de diversas reformas econômicas revolucionárias. 03. A Revolução de Fevereiro de 1917 pode ser caracterizada como um (a): (A) luta encabeçada por Lenin que conseguiu estabelecer a revolução socialista. (B) revolução que depôs o czar e levou ao poder um grupo de caráter liberal burguês. (C) processo revolucionário que substituiu o regime liberal por outro socialista. (D) esforço de intelectuais comprometidos com as idéias anarquistas de Karl Marx. (E) conquista de poder pelo campesinato russo que enfim conseguia uma reforma agrária. 04. Leia a citação abaixo: A frase abaixo foi um dos lemas da Revolução Russa: "Todo poder aos sovietes!" Os sovietes foram fundamentais para todo o processo revolucionário na Rússia. Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção errada em relação aos sovietes: (A) Os sovietes eram compostos de analfabetos, operários, soldados e até camponeses, pois seus membros eram escolhidos por aclamação popular e funcionavam sem jurisdição e sem qualquer regra ou procedimentos fixos. (B) Os sovietes objetivavam a criação de uma ordem socialista na Rússia; porém, pelo seu caráter democrático, favoreciam o fortalecimento de forças políticas burguesas. (C) Sua composição política era quase que totalmente composta de socialistas que diziam representar os verdadeiros interesses dos trabalhadores, daí sua importância na Revolução.

3 (D) Podemos definir um soviete como um conselho popular de estrutura livre que defendia uma forma de governo socialista radical e atuava como um governo paralelo e alternativo. (E) Existiam sovietes em várias regiões da Rússia e um dos primeiros conselhos de trabalhadores soviéticos foi organizado por Tótski em Assinale a opção abaixo que melhor explica a intenção dos Estados Unidos, Inglaterra, França e Japão ao desembarcar tropas em alguns pontos do território da Rússia em 1918: (A) Ajudar o exército russo a defender seu território da invasão alemã em meio à Primeira Guerra Mundial. (B) Garantir que o cumprimento do acordo de Brest-Litovsk com a saída imediata da Rússia da Primeira Guerra Mundial. (C) Evitar uma sangrenta guerra civil entre o exército Vermelho e os contrarevolucionários. (D) Defender o governo bolchevique de possíveis ações contra-revolucionárias. (E) Impedir a consolidação dos revolucionários bolcheviques no poder. 06. Lenin criou, em fevereiro de 1921, a Gosplan (Comissão Estatal de Planificação Econômica), encarregada da coordenação geral da economia do país. Pouco tempo depois, em março de 1921, adotou-se a Nova Política Econômica (NEP). Em relação às medidas inseridas na NEP, analise as afirmativas abaixo: I _ Desenvolvimento da indústria de base. II _ Concessão à economia de mercado. III _ Coletivização forçada do campo. IV _ Liberdade de comércio interno. V _ Estímulo à entrada de capitais estrangeiros. São verdadeiras: (A) I, II e III. (B) I, III e V. (C) II, III e IV. (D) II, IV e V. (E) III, IV e V.

4 07. Em março de 1921, Lenin afirma: "É necessário abandonar a construção imediata do socialismo para se voltar, em muitos setores econômicos, na direção de um capitalismo de Estado." Ao analisarmos as etapas da Revolução Russa, podemos afirmar que esta declaração propunha: (A) a aceitação do fracasso da Revolução Socialista enquanto agente de justiça social e a adoção do capitalismo pleno como forma de distribuir melhor a renda. (B) a adoção do Comunismo de Guerra, em que tudo deveria ser dividido entre todos como forma de superar os problemas financeiros. (C) a introdução de algumas medidas capitalistas na economia russa a fim de realizar uma reestruturação econômica do país, a chamada Nova Política Econômica. (D) o retrato fiel do pensamento de Lenin: o líder que ao chegar ao poder abandonou o ideal socialista e foi seduzido pelo projeto capitalista de controle econômico. (E) o início dos chamados planos qüinqüenais que objetivavam a reconstrução econômica da União Soviética após a Guerra Civil. 08. No ano que vem (2007), de forma mais precisa, em outubro, serão comemorados os 90 anos da Revolução Socialista de Baseado nas especificidades deste processo, a Revolução de Outubro de 1917 pode ser caracterizada como: (A) uma revolução proletária liderada pelos bolcheviques e sovietes contra o chamado governo provisório. (B) um golpe de Estado liderado pelos bolcheviques contra o czarismo e suas estruturas políticas autoritárias. (C) uma insurreição liderada pela burguesia russa, interessada em expandir seus negócios contra o atrasado economicamente regime czarista. (D) um movimento de operários mencheviques que não agüentavam mais a opressão da burguesia que dominava o governo provisório. (E) uma revolta camponesa que se tornou revolucionária e socialista, pois conseguiu realizar uma ampla reforma agrária e coletivizou as terras em todo território russo. 09. Leia, atentamente, o texto abaixo: "Perseguido por Stalin, a partir de 1924, Trotski foi exilado na Ásia Central e deportado em Em 1940, foi assassinado no México pelo comunista espanhol Ramón Mercader, num atentado organizado pelo serviço secreto soviético da época: NKVD _ precursor da atual KGB. Assim como a figura física, também o nome e a história de Trotski foram progressivamente varridos dos registros da União Soviética. Seu verbete na enciclopédia histórica foi apagado, junto com sua imagem, mais fotos da revolução."

5 (História Moderna e Contemporânea de Alceu Luiz Pazzinato _ p. 236) Dentre as afirmativas abaixo, qual(is) explica(m) melhor o fator que provocou o conflito entre Stalin e Trotski: I _ Após a morte de Lenin, Trotski, com uma formação intelectual rústica, não conseguiu conquistar a simpatia dos revolucionários e sucumbiu diante do poder político construído por Stalin dentro do Partido Comunista, iniciando-se uma grande rivalidade. II _ Trotski defendia a idéia de uma revolução mundial permanente, enquanto Stalin acreditava ser necessário realizar o chamado "socialismo num só país". III _ Trotski propunha a coletivização agrícola e o fortalecimento do campesinato e Stalin sempre defendeu exclusivamente o desenvolvimento industrial soviético, principalmente da indústria de base. Assinale a opção correta: (A) Apenas a I. (B) Apenas a II. (C) I e II. (D) I e III. (E) II e III. 10. Joseph Stalin, dirigente soviético entre 1928 e 1953, sempre procurou isolar-se no comando do país a ponto de perseguir ferozmente seus opositores e matá-los nos grandes expurgos, entre 1936 e Stalin procurou também estimular o culto a sua personalidade e usou a propaganda estatal como autopromoção. Baseado nas características político-econômicas da Era Stalinista, analise as opções abaixo: I _ No plano internacional, a URSS foi saindo do isolamento a que fora relegada na década de 20, pois diversos países estabeleceram relações diplomáticas com o governo stalinista. II _ Stálin levou à frente a planificação econômica russa com os planos qüinqüenais e logo no primeiro plano introduziu a coletivização agrícola e a prioridade industrial na indústria de bens de equipamentos. III _ Em meio à Segunda Guerra Mundial, Stálin foi obrigado a instituir o chamado Comunismo de Guerra, para aumentar a produção bélica e ainda assim garantir os recursos básicos para a população. IV _ O Estado stalinista desenvolveu um amplo plano educacional, criando várias escolas e possibilitando, a todos, indistintamente, a possibilidade de ingressar no ensino superior.

6 São verdadeiras: (A) I,II e III. (B) I, II e IV. (C) I, III e IV. (D) II, III e IV. (E) Todas as afirmativas. 11. De forma resumida, a Crise de 1929, iniciada nos Estados Unidos, deve ser entendida como: (A) um grave problema econômico que afetou exclusivamente os Estados Unidos, sem gerar grandes impactos pelo mundo. (B) fruto da dependência estadunidense em relação à produção econômica mundial. (C) um erro administrativo do presidente Roosevelt ao criar medidas econômicas para reestruturar os Estados Unidos no pós-primeira Guerra. (D) uma crise do sistema capitalista que teve sua gênese relacionada às questões de superprodução e subconsumo. (E) uma crise política entre os países que atuam na Primeira Guerra que gerou grandes reflexos na economia mundial. 12. Durante os primeiros anos do século XX, ocorreu uma profunda mudança no conceito moral e nos costumes da sociedade estadunidense, como reflexo do desenvolvimento capitalista. Um novo padrão cultural se consolidou nos anos 20 e 30. Das opções abaixo, marque a única errada sobre os padrões culturais estadunidenses neste período: (A) Nos salões de bailes, surgiram novas formas de dança, como o foxtrote e o charleston, que aos olhos dos conservadores estimulavam a sensualidade. (B) A radiofonia expandiu-se bastante, levando ao surgimento de grandes grupos empresariais nessa área e fazendo com que idéias, músicas e debates se estendessem por grande parte do território. (C) O consumo de bebida alcoólica aumentou e, apesar da Lei Seca, as bebidas eram vendidas livremente em todos os bares, graças à ação de gângsteres que garantiam a produção. (D) Novas tecnologias de impressão baratearam os livros, ao mesmo tempo em que bibliotecas públicas se multiplicaram, ampliando e melhorando a educação.

7 (E) O cinema já reconhecido como uma forma de lazer passou a ser encarado como arte e com o surgimento dos filmes falados ficou ainda mais fácil a transmissão de padrões culturais. 13. A política do New Deal (1933_1939), implementada nos Estados Unidos pelo presidente Franklin Roosevelt para sanar os efeitos da chamada "Crise de 1929", criou uma série de medidas. Das opções abaixo, assinale a que se caracteriza como parte do New Deal: (A) A distribuição de seguro aos desempregados contribuiu para a diminuição da tensão social. (B) A imediata suspensão da emissão monetária, no sentido de conter a inflação. (C) A política de combate ao consumo para que as pessoas não gastassem dinheiro com coisas inúteis e pudessem poupar. (D) A redução acentuada dos gastos governamentais, pois não existia dinheiro disponível para obras. (E) A redução de subsídios à produção agrícola, pois não havia recursos para esta ação. 14. Observe o diagrama abaixo: Desempregados nos Estados Unidos _ (em milhões de pessoas) É errado afirmar que dentre os fatores motivadores para a chamada Grande Depressão dos anos 30 temos: (A) a dificuldade das economias européias, para cumprir os compromissos assumidos com os Estados Unidos na segunda metade dos anos (B) a quebra da Bolsa de Nova York em 24 de outubro de 1929, dia conhecido como quinta-feira negra. (C) os desajustes da economia mundial que tiveram como principal causa o abalo provocado pela Revolução Russa e sua nova proposta econômica: o socialismo.

8 (D) a recuperação da produção européia que ao reestruturar suas indústrias deixou de consumir em demasia produtos estadunidenses. (E) a falência de várias fábricas, que são obrigadas a demitir milhões de pessoas causando miséria e desespero. 15. Com a "Crise de 1929" e o New Deal, a economia mundial viu-se obrigada a passar por algumas transformações. Dentre estas mudanças, podemos destacar que: (A) entre as grandes potências, como, por exemplo, Estados Unidos, Inglaterra e França houve a necessidade de retornar ao capitalismo monopolista de fins do século XIX, baseado na dominação colonial. (B) o sistema capitalista se enfraqueceu, pela impossibilidade de conviver com o planejamento e o dirigismo estatal. (C) com o sucesso da Revolução Russa e o declínio da economia estadunidense, o Partido Comunista Estadunidense se consolidou como um dos principais e mais atuantes partidos comunistas do mundo e conseguindo apoio de grande parte da população estadunidense. (D) com a "Crise", o governo dos Estados Unidos reduziu suas importações afetando economias periféricas, tal como o Brasil. (E) no plano político, mesmo com o New Deal o governo estadunidense não conseguiu garantir as responsabilidades econômicas e sociais, caindo em descrédito entre a população.

Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO

Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO Antecedentes Absolutismo (Czar Nicolau II). País mais atrasado da Europa. (85% pop. Rural) Ausência de liberdades individuais. Igreja Ortodoxa monopolizava o ensino

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar.

REVOLUÇÃO RUSSA. Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar. Antecedentes: REVOLUÇÃO RUSSA Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar. Situação Econômica: era um país extremamente atrasado, economia agrária,

Leia mais

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar A RÚSSIA IMPERIAL Desde o século XVI até a Revolução de 1917 a Rússia foi governada por uma monarquia absolutista; O rei era chamado czar; O czar Alexandre II (1818-1881) deu início, na metade do século

Leia mais

1º bimestre 3ª série Contemporânea Revoluções Russas Cap. 42 p Roberson de Oliveira

1º bimestre 3ª série Contemporânea Revoluções Russas Cap. 42 p Roberson de Oliveira 1º bimestre 3ª série Contemporânea Revoluções Russas Cap. 42 p. 404 Roberson de Oliveira 1. As transformações econômicas, sociais e políticas na ordem feudal-czarista Fatores e alguns efeitos: 1. Fatores

Leia mais

Revolução Russa. Setor Aula 23 Revolução Russa Aula 23. Prof. Edu. 1 Antecedentes. 2 Revolução de Outubro (1917)

Revolução Russa. Setor Aula 23 Revolução Russa Aula 23. Prof. Edu. 1 Antecedentes. 2 Revolução de Outubro (1917) Aula 23 Revolução Russa 1 Antecedentes Setor 1606 2 Revolução de Outubro (1917) 3 Construção do Socialismo ealvespr@gmail.com 1.1 Antecedentes Czar Nicolau II Absolutismo Igreja Ortodoxa Monopólio do ensino

Leia mais

Importante acontecimento do século XX. Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo

Importante acontecimento do século XX. Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo 03. REVOLUÇÃO RUSSA Importante acontecimento do século XX Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo ao capitalismo Rússia no início do século XX

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo. Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo. CZAR NICOLAU II 1 - ANTECEDENTES: Absolutismo (Czar Nicolau II). País mais atrasado da Europa. Ausência de liberdades individuais. Igreja Ortodoxa

Leia mais

A REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: TÁCIUS FERNANDES Blog:

A REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: TÁCIUS FERNANDES Blog: A REVOLUÇÃO RUSSA Professor: TÁCIUS FERNANDES Blog: www.proftaciusfernandes.wordpress.com RÚSSIA CZARISTA Final do século XIX 170 milhões de pessoas Economia agrária 85% da população vivia no campo camponeses

Leia mais

Revolução Russa 1917

Revolução Russa 1917 Revolução Russa 1917 1 A RÚSSIA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA Economia Predominantemente rural (latifúndios) com vestígios do feudalismo, muito atrasado economicamente. Mais da metade do capital russo provinha de

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Monique Bilk História

REVOLUÇÃO RUSSA. Monique Bilk História REVOLUÇÃO RUSSA Monique Bilk História CONTEXTO Rússia Feudal até 1860. (XIX) Monarquia absolutista, teocrática Czarismo. Aristocracia rural. No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada

Leia mais

ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da

ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da REVOLUÇÃO RUSSA ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da Europa. BASE: agro-exportação. 2. POLÍTICA:

Leia mais

- GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS

- GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS 2 - GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS COSSACOS. - VÁRIAS REVOLTAS: CAMPO & CIDADES. - MARINHEIROS

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917)

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Marca o fim do império dos czares, sendo a primeira tentativa bem-sucedida de implantação de um regime comunista. Divide-se em duas etapas: a democrática, em fevereiro de 1917, e a socialista, com a instalação

Leia mais

História. Período entre guerras- Revolução Russa de 1917 Parte 3. Profª. Eulália Ferreira

História. Período entre guerras- Revolução Russa de 1917 Parte 3. Profª. Eulália Ferreira História Período entre guerras- Revolução Russa de 1917 Parte 3 Profª. Eulália Ferreira Etapas da revolução 1905 Domingo Sangrento e levante do Encouraçado Potemkim 1917- Revolução Liberal- projeto burguês

Leia mais

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com RÚSSIA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA OPOSIÇÃO AO CZARISMO REVOLUÇÃO DE 1905 REVOLUÇÃO DE 1917 REDS DA REVOLUÇÃO RUSSA À QUEDA DO MURO DE BERLIM O ENCOURAÇADO POTEMKIN EFABIOPABLO.WORDPRESS.COM GUERRA CIVIL #OPOSIÇÃO

Leia mais

História B aula 17 As Revoluções Russas.

História B aula 17 As Revoluções Russas. História B aula 17 As Revoluções Russas. Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo Antecedentes do processo revolucionário... Características da Rússia na virada do século XIX: -Governada pelo

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA (1917)

REVOLUÇÃO RUSSA (1917) REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Implantação do modelo socialista na Rússia Prof: Otto Barreto Guerra da Criméia (1853-55) Enfraquecimento do Império Turco-Otomano - homem doente ; Conflito por Jerusalém e Constantinopla:

Leia mais

Revoluçã0 Russa 1917

Revoluçã0 Russa 1917 Revoluçã0 Russa 1917 PReâm8ul0 Opulência e pobreza na Rússia Imperial 0 krlemlin E a aristocracia russa 0 kremlin 0 kremlin Centro de Moscou - Kremlin 0 ImpéRio RUss0 Gigante de pés de barro A f0rmaçã0

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio.

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio. REVOLUÇÃO RUSSA Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br CZARISMO ABSOLUTISMO APOIO DA IGREJA ORTODOXA RUSSA APOIO DA NOBREZA PROPRIETÁRIA DE TERRAS - BOIARDOS VÁRIOS POVOS REPRIMIDOS - MUJIQUES

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio.

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio. REVOLUÇÃO RUSSA Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br CZARISMO ABSOLUTISMO APOIO DA IGREJA ORTODOXA RUSSA APOIO DA NOBREZA PROPRIETÁRIA DE TERRAS - BOIARDOS VÁRIOS POVOS REPRIMIDOS - MUJIQUES

Leia mais

Exercícios de Revolução Russa e o Stalinismo

Exercícios de Revolução Russa e o Stalinismo Exercícios de Revolução Russa e o Stalinismo 1. (Cesgranrio) "Desde os primeiros dias da Revolução, o nosso partido teve a convicção de que a lógica dos acontecimentos o levaria ao poder." (Leon Trotsky)

Leia mais

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa:

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Observe as figuras abaixo: Cavour Unificação Italiana Bismarck Unificação Alemã O processo de unificação da Alemanha

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa Capítulo 35 A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa 1 A Primeira Guerra Mundial Aulas 2 A Revolução Russa (1917) 1 A Primeira Guerra Mundial Fatores da guerra Nacionalismo: pan-eslavismo pangermanismo

Leia mais

É CORRETO afirmar que, através dessa revolução, assumiu/assumiram o poder na Rússia:

É CORRETO afirmar que, através dessa revolução, assumiu/assumiram o poder na Rússia: Simulado 901 Questão 1 A Revolução de 1917, na Rússia, mudou os destinos daquela Nação. Inicialmente comparada com a Revolução Francesa, logo ficou evidente que a Revolução Russa não tinha paralelo histórico.

Leia mais

História REVOLUÇÃO RUSSA 1917 PROFº OTÁVIO

História REVOLUÇÃO RUSSA 1917 PROFº OTÁVIO História REVOLUÇÃO RUSSA 1917 PROFº OTÁVIO Revolução Russa (1917) A Rússia no início do século XX O império russo era constituído por um conjunto de etnias e culturas. 80% da população vivia no campo e

Leia mais

Um abraço fraterno. Prof.ª Danielle Pedrosa

Um abraço fraterno. Prof.ª Danielle Pedrosa 1 Disciplina: HISTÓRIA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 3º Turma: JC Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota: Professor (a): Danielle Pedrosa Valor: 5,0 Pontos

Leia mais

Origem. Talvez as condições naturais da história viessem a. conduzir a uma demolição gradativa do sistema

Origem. Talvez as condições naturais da história viessem a. conduzir a uma demolição gradativa do sistema Origem Os esperavam que depois de superadas as contradições do capitalismo apareceria naturalmente o socialismo, como uma nova fase de um sistema econômico, político e social mais avançado. O mesmo seguiria

Leia mais

3-Em O ÚLTIMO CZAR, Eduard Radzinsky cita diversos registros de Nicolau II:

3-Em O ÚLTIMO CZAR, Eduard Radzinsky cita diversos registros de Nicolau II: ATIVIDADES ON LINE : REVOLUÇÃO RUSSA 1- (FGV) Em abril de 1917, o líder bolchevique Lênin, exilado em Zurique (Suíça), voltou à Rússia lançando as Teses de Abril. Nesse programa político é incorreto afirmar

Leia mais

*RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS

*RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS O TERMO BRICS SURGE NO REINO UNIDO, ESSES PAÍSES ATINGIRIAM SEU AUGE ECONÔMICO ATÉ O ANO DE 2050; BRICS É COMPOSTA PELA PRIMEIRA LETRA DESSES PAÍSES EM CRESCIMENTO

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio.

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio. REVOLUÇÃO RUSSA Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br CZARISMO ABSOLUTISMO üapoio DA IGREJA ORTODOXA RUSSA üapoio DA NOBREZA PROPRIETÁRIA DE TERRAS üvários POVOS REPRIMIDOS üagricultura ARCAICA

Leia mais

Antecedentes da Revolução. Fases. Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil. Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral

Antecedentes da Revolução. Fases. Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil. Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral REVOLUÇÃO RUSSA Antecedentes da Revolução Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral Fases Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil Contexto Político Econômico Social Ideológico Czar Nicolau

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR.

REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. KARL MARX A revolução comunista é a ruptura mais radical com o regime tradicional de propriedade (...). O proletariado

Leia mais

A CRISE DE 1929: COLAPSO NO LIBERALISMO COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS

A CRISE DE 1929: COLAPSO NO LIBERALISMO COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS A CRISE DE 1929: COLAPSO NO LIBERALISMO COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS O LIBERALISMO A teoria do LIBERALISMO ECONÔMICO ficou consagrada a partir de Adam Smith (1723-1790), e tem os seguintes pressupostos

Leia mais

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 1- Quais as contradições permanentes e fundamentais do Modo de Produção Capitalista? 2- O que geraram esses problemas/contradições? 3- Além de todos

Leia mais

Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2

Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: HISTORIA Professor (a): RODRIGO CUNHA Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

Revolução Russa. Outubro/Novembro de 1917

Revolução Russa. Outubro/Novembro de 1917 Revolução Russa Outubro/Novembro de 1917 Expansão do Império Russo Antecedentes: Rússia antes da I Guerra: Economia: 90% = rural camponeses livres 10% = industrializado Moscou Kiev São Petersburgo operários

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA

REVOLUÇÃO RUSSA REVOLUÇÃO RUSSA - 1917 Movimento social ocorrido na Rússia em 1917 que levou ao poder pela primeira vez na história a classe operária implantando o socialismo de Karl Mark. socialismo [Do fr. socialisme.]

Leia mais

A REVOLUÇÃO RUSSA Profª. Maria Auxiliadora

A REVOLUÇÃO RUSSA Profª. Maria Auxiliadora A REVOLUÇÃO RUSSA - 1917 Profª. Maria Auxiliadora 1 - ANTECEDENTES: Absolutismo (Czar Nicolau II). País mais atrasado da Europa. Ausência de liberdades individuais. CZAR NICOLAU II Igreja Ortodoxa monopolizava

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR.

REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. KARL MARX A revolução comunista é a ruptura mais radical com o regime tradicional de propriedade (...). O proletariado

Leia mais

MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA. Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso

MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA. Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso ITENS OBRIGATÓRIOS PARA TRABALHO DE PESQUISA EM FORMATAÇÃO ABNT 1. Capa; 2. Folha de Rosto; 3.

Leia mais

O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos.

O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos. O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com Introdução Rússia, principal potência política, econômica e militar da

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br Os Teóricos TEM NO LIVRO, pág. 180 a 194 As primeiras críticas aos sistema capitalista surgiram pouco tempo depois da revolução industrial, na Europa.

Leia mais

A PROSPERIDADE DOS EUA NOS ANOS 20

A PROSPERIDADE DOS EUA NOS ANOS 20 CRISE DE 1929: Ao final da Primeira Guerra, a indústria dos EUA era responsável por quase 50% da produção mundial. O país criou um novo estilo de vida: o american way of life. Esse estilo de vida caracterizavase

Leia mais

MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA. Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso

MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA. Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso SÃO PAULO, 2017 ITENS OBRIGATÓRIOS PARA TRABALHO DE PESQUISA EM FORMATAÇÃO ABNT 1. Capa; 2. Folha

Leia mais

Conteúdos Exame Final

Conteúdos Exame Final Componente Curricular: HISTÓRIA Ano: 9º ANO Professora: Paula Schaedler Conteúdos Exame Final 1. Revolução Industrial e Imperialismo; 2. República Velha; 3. República da Espada e Café-com-Leite 4. Sociedade

Leia mais

História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana.

História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana. História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana. Para sair da crise: NEP Nova Política Econômica (1921) recuar nas propostas socialistas e adotar algumas medidas capitalistas (estimular novamente

Leia mais

Origem. esperavam que. depois de superadas as contradições do. capitalismo apareceria naturalmente o. socialismo, como uma nova fase de um

Origem. esperavam que. depois de superadas as contradições do. capitalismo apareceria naturalmente o. socialismo, como uma nova fase de um Origem Os esperavam que depois de superadas as contradições do capitalismo apareceria naturalmente o socialismo, como uma nova fase de um sistema econômico, político e social mais avançado. Origem O mesmo

Leia mais

A Revolução Russa de 1917 e a Formação da União Soviética

A Revolução Russa de 1917 e a Formação da União Soviética 1 2 a EM ROTEIRO A Revolução Russa de 1917 e a Formação da União Soviética 1 A Rússia Czarista: a estrutura socioeconômica Cerca de 170 milhões de habitantes / 80-85 % rural industrialização recente (fim

Leia mais

10/03/2010 CAPITALISMO NEOLIBERALISMO SOCIALISMO

10/03/2010 CAPITALISMO NEOLIBERALISMO SOCIALISMO CAPITALISMO NEOLIBERALISMO SOCIALISMO Uma empresa pode operar simultaneamente em vários países, cada um dentro de um regime econômico diferente. 1 A ética não parece ocupar o papel principal nos sistemas

Leia mais

Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2

Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: HISTORIA Professor (a): RODRIGO CUNHA Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

População: entre 150 e 170 milhões; Entre final do século XIX e início do XX: Atraso russo perante a Europa; Um quarto da população grupos étnicos

População: entre 150 e 170 milhões; Entre final do século XIX e início do XX: Atraso russo perante a Europa; Um quarto da população grupos étnicos População: entre 150 e 170 milhões; Entre final do século XIX e início do XX: Atraso russo perante a Europa; Um quarto da população grupos étnicos diferentes Subjugados ao nacionalismo russo; (Nacionalidade

Leia mais

O SOCIALISMO DEPOIS DE MARX

O SOCIALISMO DEPOIS DE MARX O SOCIALISMO DEPOIS DE MARX Contexto Histórico Século XVIII e XIX : a Revolução Industrial inicia-se na Inglaterra e se amplia por vários países europeus acirra as desigualdades sociais e estimula novos

Leia mais

Capitalismo x Socialismo. Introdução para o entendimento do mundo bipolar.

Capitalismo x Socialismo. Introdução para o entendimento do mundo bipolar. Capitalismo x Socialismo Introdução para o entendimento do mundo bipolar. Capitalismo Sistema econômico, político e social no qual os agentes econômicos (empresários, burgueses, capitalistas), proprietários

Leia mais

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS TEMAS PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL; A REVOLUÇÃO RUSSA; A CRISE DE 1929; A PRIMEIRA REPÚBLICA; O NAZIFASCISMO. ANTECEDENTES SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Leia mais

Sociedade Civil Organizada Global. Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS

Sociedade Civil Organizada Global. Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS Sociedade Civil Organizada Global Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS 2018.3 Aula 5 (01/10) Internacionalismo proletário, pacifismo e nacionalismo Leitura base: MARX, Karl. Estatutos Gerais da Associação

Leia mais

Evolução do capitalismo

Evolução do capitalismo Evolução do capitalismo EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO Prof. JÚLIO CÉSAR GABRIEL http://br.groups.yahoo.com/group/atualidadesconcursos Modo de produção Maneira como o seres humanos se organizam para produzirem

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Projeto Educativo 3º CICLO HISTÓRIA 9º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 00 - HISTÓRIA DISCIPLINA: HISTÓRIA A NÍVEL DE ENSINO: Secundário CURSO: Línguas e Humanidades ANO: 1.º ANO LETIVO:

Leia mais

P R O F E S S O R E D M Á R I O V I C E N T E

P R O F E S S O R E D M Á R I O V I C E N T E 1 Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários

Leia mais

MATRIZ DA PROVA ESCRITA DE AVALIAÇÃO

MATRIZ DA PROVA ESCRITA DE AVALIAÇÃO Duração da Prova: 60 minutos HISTÓRIA - 9.º Ano 6 de março de 2017 OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS ESTRUTURA COTAÇÕES CRITÉRIOS GERAIS DE CORREÇÃO Interpretar documentos escritos. Analisar mapas e documentos

Leia mais

a) não afetou o desenvolvimento das economias dos países europeus.

a) não afetou o desenvolvimento das economias dos países europeus. ATIVIDADES TEST E 2 9º ANO HISTÓRIA 1-O "crack" da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929, provocou falências de centenas de indústrias, de bancos, de companhias de comércio e de transportes e um desemprego

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 00 - HISTÓRIA DISCIPLINA: HISTÓRIA A NÍVEL DE ENSINO: Secundário CURSO: Línguas e Humanidades ANO: 1.º ANO LETIVO:

Leia mais

Curriculum Guide 11 th grade / História

Curriculum Guide 11 th grade / História Curriculum Guide 11 th grade / História Tema Conteúdo Habilidades Essential Questions 1) Era das Revoluções 1.1) Império Napoleônico 1.1a)Compreender o período napoleônico como uma época de consolidação

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa Capítulo 35 Primeira Guerra Mundial Revolução Russa 35.1 A Primeira Guerra Mundial 35.1 A Primeira Guerra Mundial Fatores da guerra Nacionalismo: pan-eslavismo

Leia mais

Reportagem. Domingo Sangrento (Rússia )

Reportagem. Domingo Sangrento (Rússia ) Reportagem Fotos e legendas retiradas do site: http://www.historia.uff.br/nec/pesquisas/fotos-1 Domingo Sangrento (Rússia - 1905) Soldados leais aos bolcheviques assumem posições fora do Palácio de Inverno,

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA: CRÍTICA E AUTOCRÍTICA

REVOLUÇÃO RUSSA: CRÍTICA E AUTOCRÍTICA BPI Biblioteca Pública Independente www.bpi.socialismolibertario.com.br MAL-BH Movimento Anarquista Libertário www.socialismolibertario.com.br REVOLUÇÃO RUSSA: CRÍTICA E AUTOCRÍTICA CEADP (Coletivo de

Leia mais

CHINA Política e Economia

CHINA Política e Economia China séculos XIX e XX Exportadora de produtos primários para países capitalistas mais desenvolvidos Canela, seda, chá (produtos de exportação chineses) Guerra do Ópio contra a Inglaterra (1839 1842, 1856

Leia mais

Página 1 de 11-17/04/ :25

Página 1 de 11-17/04/ :25 PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- A respeito da

Leia mais

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio A Era do populismo Professor: Márcio Gurgel Os antecedentes da revolução de 1930 o Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, o O rompimento da república café-com-leite,

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 61 A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 61 A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 61 A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES Fixação 1) (UERJ) Há duas semanas, comentei neste espaço o episódio do submarino russo que ficou preso no fundo do mar. Dizia que

Leia mais

GRUPO II A CONSTRUÇÃO DO MODELO POLÍTICO E ECONÓMICO ESTALINISTA: DE MEADOS DOS ANOS 20 A MEADOS DOS ANOS 50 DO SÉCULO XX

GRUPO II A CONSTRUÇÃO DO MODELO POLÍTICO E ECONÓMICO ESTALINISTA: DE MEADOS DOS ANOS 20 A MEADOS DOS ANOS 50 DO SÉCULO XX EXAME HISTÓRIA B 1ª FASE 2013 página 1/7 GRUPO II A CONSTRUÇÃO DO MODELO POLÍTICO E ECONÓMICO ESTALINISTA: DE MEADOS DOS ANOS 20 A MEADOS DOS ANOS 50 DO SÉCULO XX Este grupo baseia-se na análise dos seguintes

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo

Programa de Retomada de Conteúdo Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Programa de Retomada de Conteúdo

Leia mais

MODOS DE PRODUÇÃO COMUNISMO PRIMITIVO

MODOS DE PRODUÇÃO COMUNISMO PRIMITIVO TEMAS DE SOCIOLOGIA Evolução biológica e cultural do homem. A sociedade pré-histórica. O Paleolítico Bandos e hordas de coletores e caçadores. Divisão natural do trabalho. Economia coletora e nomadismo.

Leia mais

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO O MUNDO DIVIDIDO P. 23 Existem vários critérios para regionalizar um território. Critério ideológico:

Leia mais

Resumo das aulas de Filosofia 2ª série do Ensino Médio/ 1 trimestre / 2 avaliação

Resumo das aulas de Filosofia 2ª série do Ensino Médio/ 1 trimestre / 2 avaliação Resumo das aulas de Filosofia 2ª série do Ensino Médio/ 1 trimestre / 2 avaliação O modo capitalista de produção O que caracteriza o modo de produção capitalista são as relações assalariadas de produção

Leia mais

França Napoleônica. Periodização. Consulado Cem Dias Império

França Napoleônica. Periodização. Consulado Cem Dias Império França Napoleônica Revolução Francesa Diretório Napoleão - Cônsul 18 Brumário - 1799 Segunda Coligação - 1799 Conservadora Áustria, Prússia e Rússia Nascimento Campanha da Itália -1797 Ilha francesa Córsega

Leia mais

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria.

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. 1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são

Leia mais

História da América Latina

História da América Latina História da América Latina Primeira metade do século XX - Revolução Mexicana peronismo e cardenismo Parte 7 Prof.ª Eulália Ferreira Por que nasce o chamado populismo? Com a crise do capitalismo iniciada

Leia mais

História. Revolução Chinesa Parte 3. Profª. Eulália Ferreira

História. Revolução Chinesa Parte 3. Profª. Eulália Ferreira História Revolução Chinesa Parte 3 Profª. Eulália Ferreira Estruturação do modelo socialista na China Revolução Chinesa - Socialismo Chinês: : BASE RURAL. Revolução Chinesa -1953 1958: Plano Quinquenal

Leia mais

PERÍODO ENTREGUERRAS: Estados unidos da América e Europa

PERÍODO ENTREGUERRAS: Estados unidos da América e Europa PERÍODO ENTREGUERRAS: Estados unidos da América e Europa A QUEBRA DA BOLSA DE VALORES DE NOVA YORK -Início do século 20 * E.U.A. despontam como potência mundial * 1ª Guerra: EUA = abastece os países da

Leia mais

SIS ÊNCIA DAS DEMOCRACIAS LIBERAIS

SIS ÊNCIA DAS DEMOCRACIAS LIBERAIS A RESISTÊNCIA DAS DEMOCRACIAS LIBERAIS A ascensão dos regimes totalitários não eliminou os regimes democráticos liberais No início dos anos 30, o economista John Keynes pôs em causa a capacidade de o sistema

Leia mais

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Da Modernidade à Modernização Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Introdução Da Modernidade à Modernização: As transformações ideológicas das sociedades

Leia mais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais HISTÓRIA aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais Era Napoleônica Do Golpe do 18 Brumário (nov/1799) até a Queda de Napoleão (jun/1815) Três fases: Consulado (1799-1804) Império (1804-1815)

Leia mais

A Segunda Guerra Mundial: Antecedentes Apresentado por:

A Segunda Guerra Mundial: Antecedentes Apresentado por: A Segunda Guerra Mundial: Antecedentes Apresentado por: Amabilli Caroline n 1 Gabryela Jesus n 10 Isabella Araújo n 14 Isabella Nunes n 15 Luiza Vernacci n 22 Thalles Henrique n 29 Introdução O grande

Leia mais

DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA

DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA CHINA -Revoluções 1911 Revolução Nacionalista. -1949 Revolução Comunista. Antecedentes, Século XIX e XX: - impotência da elite tradicional e Dinastia Manchu frente as imposições

Leia mais

REVOLUÇÕES RUSSAS H I S T Ó R I A 1 2 D E J U L H O I F M G - C A M P U S O U R O P R E T O

REVOLUÇÕES RUSSAS H I S T Ó R I A 1 2 D E J U L H O I F M G - C A M P U S O U R O P R E T O REVOLUÇÕES RUSSAS H I S T Ó R I A 1 2 D E J U L H O I F M G - C A M P U S O U R O P R E T O A s a n t a r ú s s i a i m p e r i a l e a s t r a d i ç õ e s r e v o l u c i o n á r i a s Monarquia Absolutista

Leia mais

História. Período Entre Guerras Crise de 1929 e seus desdobramentos Parte 2. Profª. Eulália Ferreira

História. Período Entre Guerras Crise de 1929 e seus desdobramentos Parte 2. Profª. Eulália Ferreira História Período Entre Guerras Crise de 1929 e seus desdobramentos Parte 2 Profª. Eulália Ferreira A economia possuía bases sociais frágeis. Baixos salários Em 1929 1% da população Desemprego Desigualdades

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR CAPITALISMO X SOCIALISMO Economia de mercado lei da oferta e procura; Propriedade privada dos meios de produção; Obtenção de lucro; Sociedade dividida em classes sociais; Trabalho

Leia mais

HISTÓRIA. CONTEÚDOS Objectivos/ metas ESTRATÉGIAS AVALIAÇÃO TRATAMENTO DE. Utilizar procedimentos da metodologia específica da História

HISTÓRIA. CONTEÚDOS Objectivos/ metas ESTRATÉGIAS AVALIAÇÃO TRATAMENTO DE. Utilizar procedimentos da metodologia específica da História HISTÓRIA PLANIFICAÇÃO 9ºANO CONTEÚDOS Objectivos/ metas ESTRATÉGIAS AVALIAÇÃO TRATAMENTO DE Trabalhos INFORMAÇÃO/ escritos UTILIZAÇÃO DE FONTES A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉC XX Hegemonia e declínio

Leia mais

Revolução Russa

Revolução Russa Revolução Russa 1917 159 A situação estava feia... 160 No final do século XIX, a Rússia se encontrava como um país muito atrasado industrialmente 85% da população (170 milhões) vivia no campo na miséria,

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro. Predicado Verbal Leitura: págs. 91 e 92 do livro

Leia mais

1) O nazismo é uma ideologia anticomunista que além de odiarem os negros e os judeus, também odiava:

1) O nazismo é uma ideologia anticomunista que além de odiarem os negros e os judeus, também odiava: 1 Lista de exercícios Nazifacismo 1) O nazismo é uma ideologia anticomunista que além de odiarem os negros e os judeus, também odiava: A)As mulheres e os trabalhadores B)Os fascistas e os estrangeiros

Leia mais

A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917: UM RESUMO

A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917: UM RESUMO A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917: UM RESUMO INTRODUÇÃO E ANTECEDENTES. Entende-se por Revolução Russa ou Revolução Bolchevista ou ainda Revolução Comunista de 1917, o conjunto de transformações revolucionárias

Leia mais

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista.

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista. COLÉGIO PEDRO II CAMPUS HUMAITÁ II EXERCÍCIOS - Revisão 9ºANO PROFESSOR Cristiano Campos QUESTÃO 01 01) Cite algumas características dos movimentos e governos fascistas. QUESTÃO 02 02) Identifique as características

Leia mais

9 - "Os verdadeiros chefes não têm nenhuma necessidade de cultura e ciência". (H. Goering)

9 - Os verdadeiros chefes não têm nenhuma necessidade de cultura e ciência. (H. Goering) 1 - Um dos acontecimentos mais significativos do século XX foi a Revolução Socialista na Rússia, em 1917, por colocar em xeque a ordem socioeconômica capitalista. Com respeito ao desencadeamento do processo

Leia mais

Primeira vez que as teorias de Marx e Engels (socialismo científico) são postas em prática

Primeira vez que as teorias de Marx e Engels (socialismo científico) são postas em prática Primeira vez que as teorias de Marx e Engels (socialismo científico) são postas em prática Dúvidas do 11º ano? Vê aqui - 1917: 2 revoluções Fevereiro: deposição do czar e instauração de uma república parlamentar

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O Socialismo no Mundo Contemporâneo Aula 6 História do

Leia mais

REGIMES TOTALITÁRIOS NAZIFASCISTAS

REGIMES TOTALITÁRIOS NAZIFASCISTAS REGIMES TOTALITÁRIOS NAZIFASCISTAS Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas: Nacionalismo

Leia mais

Curso: Ensino Médio integrado ao Técnico

Curso: Ensino Médio integrado ao Técnico Curso: Ensino Médio integrado ao Técnico Série: 3A e 3B Disciplina: História Professor: Celso Luiz Lucas ATIVIDADE EXTRACLASSE - REFERENTE SEMANA 23/07 A 27/07 As atividades deverão ser entregues na próxima

Leia mais