Pode ser transmitido de uma pessoa para outra atravã s do contacto pele com pele, e nã o unicamente atravã s do contacto sexual.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pode ser transmitido de uma pessoa para outra atravã s do contacto pele com pele, e nã o unicamente atravã s do contacto sexual."

Transcrição

1 HPV Dados estatã sticos cancro do colo do útero à o segundo cancro mais frequente nas mulheres, a nã vel mundial. Estima-se que surjam anualmente cerca de novos casos em todo o mundo e sã³ na Europa mulheres morrem, por ano devido a este. Em Portugal, segundo dados de 2003, sã o cerca de 350 as mulheres que morrem anualmente, vã timas de cancro do colo do útero, sendo diagnosticados novos casos todos os anos. que à o HPV? HPV à uma doenã a sexualmente transmissã vel, faz parte uma famã lia de vã rus â os papiloma vã rus humano - que integra mais de 200 subtipos conhecidos. Quais as principais doenã as causadas pelo HPV? As verrugas genitais e o cancro do colo do útero. Como se pode contrair o HPV genital? HPV genital transmite-se geralmente por contacto sexual. Pode ser transmitido de uma pessoa para outra atravã s do contacto pele com pele, e nã o unicamente atravã s do contacto sexual. Existe tambã m a possibilidade de ocorrer transmissã o por meio de objectos contaminados e, por via materno fetal (durante a gestaã à o, intra e periparto). No entanto, existem outros factores que podem tambã m influenciar a progressã o da infecã à o, tais como o uso de contracetivos orais (pã lula anticoncecional), tabagismo, pacientes tratadas com imunossupressores (transplantadas), infeã à o pelo VIH e outras doenã as sexualmente transmitidas (como herpes e clamã dia). HPV à muito comum e a maior parte dos indivã duos adultos irã estar infectado por ele numa qualquer fase da sua vida. Quais sã o as causas do cancro do colo do útero?

2 cancro do colo do útero à causado por determinados tipos do Và rus do Papiloma Humano (HPV). Existem mais de 100 tipos de HPV, cerca de 15 dos quais podem originar anomalias nas cã lulas do colo do útero, que podem evoluir para cancro do colo do útero. A maior parte das mulheres que contraem o HPV conseguem eliminã -lo no espaã o de 6 a 24 meses sem sequer saberem que o tinham contraã do. No entanto, algumas nã o irã o eliminar o HPV, sendo estas as que correm maior risco de desenvolver cancro do colo do útero. No entanto, o risco de nã o eliminar uma infecã à o com HPV de alto risco aumenta com a idade. Enquanto nas mulheres com menos de 25 anos apenas 20% manifesta formas persistentes da infecã à o, no caso de mulheres com mais de 55 anos com HPV de alto risco, em cerca de 50% ocorre uma infecã à o recorrente Se eu tiver HPV significa que vou ter cancro do colo do útero? Claro que nã o. Para comeã ar, muitas mulheres apanham o HPV e o prã³prio sistema imunitã rio trata disso, como quando se apanha uma constipaã à o e o corpo combate o vã rus sozinho. Mesmo que a infeã à o persista pode nã o apanhar cancro. No entanto, o risco à maior. Lembre-se tambã m que os estã dios das cã lulas anormais, apã³s um exame citolã³gico, funcionam como sistema de alarme antecipado para que possa ser examinada e receber tratamento muito antes do cancro poder desenvolver-se. No entanto, o fato do resultado ser positivo em relaã à o ao HPV, nã o significa que precisa de qualquer tratamento, a menos que as cã lulas anormais desenvolvam. HPV genital pode ser tratado? Existem tratamentos para os tipos de HPV que causam verrugas genitais (as quais sã o diagnosticadas atravã s de um exame clã nico - visual), mas esses tratamentos nã o demonstraram ser eficazes nos tipos de HPV que provocam o cancro do colo do útero. Felizmente, a maior parte das infecã ões por HPV desaparecem por si prã³prias no prazo de 6 a 24 meses, sem qualquer problema. Classificaà à o do HPV s HPV genitais classificam-se em vã rus de â œalto riscoâ relacionados com o desenvolvimento de cancro do colo do útero (HPV 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58, 59, 66 e 68) e vã rus de â œbaixo riscoâ nã o-malignos, ligados ao aparecimento de lesãµes benignas (HPV 6,11, 42-44). Dos tipos de HPV de alto risco, o tipo HPV 16 estã associado a 60% dos casos de cancro cervical, enquanto o HPV 18 a apenas 10% dos casos. HPV 18 parece estar associado a formas mais agressivas da doenã a, que evoluem rapidamente para estã dios de lesãµes prã -cancerã genas e cancro. Quais os sintomas?

3 As infeã ões por HPV sã o extremamente comuns, no entanto a maioria dos indivã duos infetados nã o apresenta sintomas. Geralmente nã o se observa qualquer alteraã à o no corpo, podendo surgir apenas comichã o, ardor, dor durante o ato sexual, corrimento anormal e sangramento anormal, principalmente fora da menstruaã à o. As infecã ões por HPV podem-se manifestar de trãªs formas distintas: latente, subclã nica e clã nica (esta com lesãµes visã veis a olho nu). No geral, uma infeã à o por HPV nã o leva ao desenvolvimento de cancro. No entanto, 99% das mulheres que tãªm cancro do colo uterino estã o infectadas por estirpes de HPV de alto risco. Como nos podemos proteger? Embora os preservativos sejam muito eficientes na prevenã à o de outras infecã ões sexualmente transmissã veis, nã o sã o tã o eficazes na prevenã à o do HPV, provavelmente porque o HPV pode estar na pele que nã o à coberta pelo preservativo. Encontra-se jã disponã vel uma vacina que permite proteger as mulheres contra os 2 tipos mais comuns de HPV, os tipos 16 e 18, que sã o responsã veis por cerca de 2 terã os dos cancros do colo do útero e por muitos resultados anormais em exames de Papanicolau. Estas vacinas terã o a sua eficã cia mã xima se forem administradas antes de se ter contacto com o HPV 16 ou 18, mas nã o protegem de forma eficaz contra todos os tipos de HPV. Por esse motivo, mesmo que tenha sido vacinada, terã de se submeter ao rastreio. Em conjunto, o rastreio e a vacinaã à o oferecem a protecã à o mais eficaz contra o cancro do colo do útero. Mulheres que jã tiveram infecã à o por HPV podem vacinar-se? Como a vacina protege contra mais de um tipo de HPV, a proteã à o contra os outros tipos nã o envolvidos na primeira infecã à o poderã beneficiar estas mulheres. Como saber que estou infetada HPV? Atravà s de diferentes exames: - Papanicolau - à o exame preventivo mais comum. Ele nã o deteta o vã rus, mas sim, as alteraã ões que ele pode causar nas cã lulas. - Colposcopia â exame que

4 aumenta o poder de visã o do mã dico, permitindo identificar as lesãµes mã nimas da regiã o genital. Este exame à geralmente recomendado para mulheres que apresentam um resultado anormal do exame de Papanicolau - Exames citolã³gicos â exame que procura mostrar a "qualidade" das cã lulas do colo ou o grau de gravidade de uma lesã o causada pelo vã rus. - Biópsia - à a retirada de um pequeno pedaã o de tecido para anã lise histolã³gica e diagnã³stico de infecã à o por HPV - Captura Hà brida - à um exame que consegue diagnosticar a presenã a do vã rus mesmo antes de a paciente ter qualquer sintoma. Esse à o único exame capaz de dizer com certeza se a infeã à o existe ou nã o. - Teste HPV â à um exame que consiste na detenã à o de ADN viral nas cã lulas do colo uterino, obtida atravã s de uma colheita cervical. Quando utilizado no rastreio em conjunto com a citologia ou mesmo como teste de rastreio primã rio isolado à uma ferramenta importante, permitindo reduzir drasticamente os casos de cancro de colo do útero, uma vez que este procura detectar a presenã a de HPV e identificar o subtipo em causa, caso o teste seja positivo. Este teste à mais eficiente que a citologia e, à mais eficiente como teste de follow-up, apã³s tratamento de lesãµes prã -invasivas. Resultado anormal no exame de Papanicolau? Um resultado anormal significa pura e simplesmente que foram encontradas algumas cã lulas do colo do útero anormais no seu exame de Papanicolau. Normalmente, estas alteraã ões sã o ligeiras, e nã o querem dizer que tem cancro. De facto, muitas mulheres que apresentam resultados anormais no exame de Papanicolau nem sequer irã o necessitar de tratamento. No entanto, algumas necessitam, pelo que todas as mulheres que apresentam um resultado anormal num exame terã o se ser seguidas cuidadosamente, para impedir o desenvolvimento de cancro do colo do útero. Quais as vantagens do HPV? - Detectar o agente causador do cancro; - Detectar o vã rus - Maior sensibilidade do que a citologia; - Maior valor preventivo negativo; - Ajuda a resolver citologias ambã guas; - Maior controlo de qualidade dos resultados; - Importante para o seguimento adequado e follow-up apã³s a vacina.

5 Quais as formas de tratamento de uma infecã à o por HPV? Apesar de existir vã rias formas de tratamento, nã o hã um tratamento único e a maioria tem como finalidade destruir o tecido infetado. s tratamentos existentes sã o: - Criocirurgia - tratamento feito por um instrumento que congela e destrã³i o tecido anormal; - Laser - utilizado para cortar ou destruir o tecido onde se encontram as lesãµes; - Cirurgia de Alta Frequência (CAF) / Electrocauterizaà à o - instrumento elã trico que remove e cauteriza a lesã o; - Conizaà à o - um pedaã o de tecido em forma de cone à retirada com auxã lio do bisturi, do Laser ou do CAF; - Tratamentos Quà micos - terapãªuticos aplicados sobre as lesãµes; - Imunomodeladores - terapãªuticos capazes de aumentar a resposta imunolã³gica para o combate à infecã à o; Quais os riscos da infecã à o por HPV em mulheres grã vidas? A ocorrãªncia de HPV durante a gravidez nã o implica obrigatoriamente numa mã formaã à o do feto nem impede o parto vaginal (parto normal). A via de parto (normal ou cesariana) deverã ser determinada pelo mã dico apã³s anã lise individual de cada caso. A maioria dos tratamentos para lesãµes no colo uterino com envolvimento pelo HPV mantã m o colo do útero intacto o suficiente para preservar a fertilidade. Durante a gravidez, verrugas e lesãµes podem aumentar rapidamente, no entanto as verrugas podem ser removidas no caso de estarem com sangramento ou a obstruir o canal do parto. HPV à raramente transferido da mã e para a crianã a. Em casos incomuns, HPV tipo 6 e 11 podem causar crescimentos verrugosos na garganta de recã m nascidos de mã es com o condiloma acuminado (verruga genital grande), condiã à o conhecida por papiloma de laringe. s homens tambã m desenvolvem doenã as associadas ao vã rus?

6 Sim. Tambà m nos homens as manifestaã ões clã nicas mais comuns sã o as verrugas genitais, causadas pelos subtipos 6 e 11 do vã rus. Mas alguns tipos de HPV de alto risco, como o 16 e 18, tambã m causam cã ncer, como o de pãªnis e da regiã o anal. Â

Vírus do Papiloma Humanos (HPV) DSR-

Vírus do Papiloma Humanos (HPV) DSR- Vírus do Papiloma Humanos (HPV) O que é o HPV? O HPV é um vírus frequente nos humanos, responsável pela formação de lesões chamadas papilomas. Existem diferentes tipos de HPV Alguns podem infectar a zona

Leia mais

A PREVENÇÃO. faz a diferença CANCRO DO COLO DO ÚTERO. #4 Junho de 2016 Serviços Sociais da CGD

A PREVENÇÃO. faz a diferença CANCRO DO COLO DO ÚTERO. #4 Junho de 2016 Serviços Sociais da CGD Todas as mulheres que alguma vez tenham tido relações sexuais estão em risco de ter cancro do colo do útero. É causado pelo Papilomavírus Humano (HPV). É mais frequente a partir dos 30 anos O Cancro do

Leia mais

Diga não ao cancro do colo do utéro. Pense em se vacinar. Fale com o seu médico.

Diga não ao cancro do colo do utéro. Pense em se vacinar. Fale com o seu médico. NÃ Diga não ao cancro do colo do utéro. Pense em se vacinar. Fale com o seu médico. Qual é a frequência do cancro do colo do útero? - A nível mundial, o cancro do colo do útero é muito frequente nas mulheres;

Leia mais

Recomendações para a prevenção da primeira cesariana

Recomendações para a prevenção da primeira cesariana Recomendações para a prevenção da primeira cesariana A Academia de Ginecologia e Obstetrà cia Americana (ACOG) em conjunto com a Sociedade de Medicina Materno-Fetal (SMFM) divulgaram no final do mãªs de

Leia mais

Direito aos Cuidados de Saúde

Direito aos Cuidados de Saúde Direito aos Cuidados de Saúde Cidadà os estrangeiros que residam em Portugal podem aceder a cuidados de saãºde e assistãªncia medicamentosa. Qualquer cidadã o tem o direito à saãºde e o dever de a proteger.

Leia mais

Prevenção do cancro do colo do útero

Prevenção do cancro do colo do útero Prevenção do cancro do colo do útero http:// Iechyd Cyhoeddus Cymru Public Health Wales Este folheto pretende dar informações que podem ajudar na prevenção do cancro do colo do útero. Ao realizar testes

Leia mais

PREVENÇÃO E TRANSMISSÃO DA INFECÇÃO POR HPV. UNITAU-SP SETOR DE GENITOSCOPIA Prof. Dr André Luis F Santos

PREVENÇÃO E TRANSMISSÃO DA INFECÇÃO POR HPV. UNITAU-SP SETOR DE GENITOSCOPIA Prof. Dr André Luis F Santos PREVENÇÃO E TRANSMISSÃO DA INFECÇÃO POR HPV UNITAU-SP SETOR DE GENITOSCOPIA Prof. Dr André Luis F Santos 2010 DÚVIDAS MAIS FREQUENTES A transmissão pelo HPV é só sexual? Peguei do meu parceiro? Quando?

Leia mais

AIDS e HPV Cuide-se e previna-se!

AIDS e HPV Cuide-se e previna-se! AIDS e HPV Cuide-se e previna-se! O que é AIDS? Existem várias doenças que são transmissíveis através das relações sexuais e por isso são chamadas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). As mais conhecidas

Leia mais

HPV PAPILOMA VÍRUS HUMANO A Conscientização, Prevenção e as Dificuldades do Diagnóstico

HPV PAPILOMA VÍRUS HUMANO A Conscientização, Prevenção e as Dificuldades do Diagnóstico HPV PAPILOMA VÍRUS HUMANO A Conscientização, Prevenção e as Dificuldades do Diagnóstico Letícia Mariana de Santana 1, Francis Widman H. Roito Obara 2, Renato Nogueira Pérez Avila 3. RESUMO Será abordado

Leia mais

Boletim Epidemiológico

Boletim Epidemiológico O QUE É? HPV é a sigla em inglês para papilomavírus humano. É um vírus de grande relevância médica pelo fato de estar relacionado a praticamente 100% dos casos de câncer de colo do útero (um dos tipos

Leia mais

CÂNCER DE COLO DO ÚTERO E HPV

CÂNCER DE COLO DO ÚTERO E HPV CÂNCER DE COLO DO ÚTERO E HPV 1: Definição O que significa "HPV"? É a sigla em inglês para papilomavírus humano. Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes

Leia mais

Tratamento (Coquetel Anti- HIV)

Tratamento (Coquetel Anti- HIV) VIROSES 1 2 Tratamento (Coquetel Anti- HIV) inibidores da transcriptase reversa inibidores de protease inibidores de fusão OBS.: Apesar de agirem de formas diferentes, todos os medicamentos impedem a reprodução

Leia mais

HPV - Perguntas e respostas mais freqüentes Sáb, 01 de Janeiro de :16 - Última atualização Qui, 13 de Janeiro de :02

HPV - Perguntas e respostas mais freqüentes Sáb, 01 de Janeiro de :16 - Última atualização Qui, 13 de Janeiro de :02 Autor: Inca - Instituto Nacional do Câncer. Veiculação: www.inca.gov.br O que é HPV? Os papilomavírus humanos (HPV) são vírus da família Papovaviridae, capazes de induzir lesões de pele ou mucosa, as quais

Leia mais

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Ser Humano e Saúde 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 11.2 Conteúdo Doenças Sexualmente Transmissíveis

Leia mais

Cancro mole: também chamada de cancro venéreo, popularmente é conhecida como cavalo. Manifesta-se através de feridas dolorosas com base mole.

Cancro mole: também chamada de cancro venéreo, popularmente é conhecida como cavalo. Manifesta-se através de feridas dolorosas com base mole. As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e,

Leia mais

O seu guia para a vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) Combater o cancro do colo do útero

O seu guia para a vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) Combater o cancro do colo do útero O seu guia para a vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) Combater o cancro do colo do útero O que é o cancro do colo do útero? O cancro do colo do útero ocorre no colo do útero (entrada do útero)

Leia mais

IV CONCURSO DE REDAÇÃO. HPV e Câncer e EU com isso? Agosto, 2016.

IV CONCURSO DE REDAÇÃO. HPV e Câncer e EU com isso? Agosto, 2016. IV CONCURSO DE REDAÇÃO HPV e Câncer e EU com isso? Agosto, 2016. TEMA OBJETIVO PÚBLICO ALVO HPV e câncer, e eu com isso? Auxiliar os professores das escolas participantes a sensibilizar e educar seus alunos

Leia mais

Introdução. Parte do Trabalho de Conclusão de Curso do Primeiro Autor. 2

Introdução. Parte do Trabalho de Conclusão de Curso do Primeiro Autor. 2 399 IMPLANTAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA O PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) NA POPULAÇÃO FEMININA EM IDADE FÉRTIL: PERSPECTIVAS DE DIMINUIÇÃO DA INCIDÊNCIA DE CASOS DE CÂNCER DE COLO DO ÚTERO 1 Kelen Lopes Da Silva

Leia mais

AIDS E OUTRAS DSTs INFORMAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA PREVENÇÃO

AIDS E OUTRAS DSTs INFORMAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA PREVENÇÃO AIDS E OUTRAS DSTs INFORMAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA PREVENÇÃO O QUE SÃO DOENÇAS DSTs SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS? SÃO DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS, FUNGOS, PROTOZOÁRIOS E BACTÉRIAS TRANSMITIDOS DURANTE O ATO

Leia mais

Prorrogada Campanha de Atualização de Cadernetas

Prorrogada Campanha de Atualização de Cadernetas Prorrogada Campanha de Atualização de Cadernetas 29-08 - 2012 Prorrogada Campanha de Atualizaà à o de Cadernetas Pais tãªm agora atã 31/08 para imunizar filhos com carteirinha em atraso Prevista para terminar

Leia mais

HPV Vírus Papiloma Humano. Nome: Edilene Lopes Marlene Rezende

HPV Vírus Papiloma Humano. Nome: Edilene Lopes Marlene Rezende HPV Vírus Papiloma Humano Nome: Edilene Lopes Marlene Rezende O HPV (papiloma vírus humano) é o agente causador de uma doença sexualmente transmissível (DST). Condiloma Acuminado vulgarmente conhecida

Leia mais

DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS

DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS Colégio Energia Barreiros 1º Ano Professor João DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS Arboviroses (transmitidas por artrópodes) DENGUE Agente etiológico: flavivírus; Vetor: mosquito Aedes aegypti (principal); Transmissão:

Leia mais

Graduação em Biologia (PUC/MG).

Graduação em Biologia (PUC/MG). Pós graduação em Ciências Ambientais (PUC/MG). Graduação em Biologia (PUC/MG). Professor de biologia, ambientalista e orientador de cursos no SENAC/MG DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DSTs. AGENDA 2

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE

VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE HEPATITE É uma inflamação do fígado provocada, na maioria das vezes, por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar a doença, que se caracteriza por febre, icterícia

Leia mais

Sobre doenças sexualmente transmissíveis

Sobre doenças sexualmente transmissíveis FICHA DE INFORMAÇÃO Sobre doenças sexualmente transmissíveis As infecções sexualmente transmissíveis (STI s, abreviatura em inglês para Sexually Transmitted Infections (Infecções Sexualmente Transmissíveis)

Leia mais

BIOLOGIA ENSINO MÉDIO PROF. SILONE GUIMARÃES 2 ANO PROF ª. SARAH SANTOS

BIOLOGIA ENSINO MÉDIO PROF. SILONE GUIMARÃES 2 ANO PROF ª. SARAH SANTOS BIOLOGIA 2 ANO PROF ª. SARAH SANTOS ENSINO MÉDIO PROF. SILONE GUIMARÃES CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Vida e Ambiente 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 7.2 Conteúdo Doenças sexualmente transmissiveis

Leia mais

Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST

Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST Fotos Cancro duro (Sífilis) - causada pela bactéria Treponema pallidum. Lesão localizada no pênis (glande) Lesão localizada na vulva (grandes lábios) Pode ser transmitida pela placenta materna e por transfusão

Leia mais

18/04/2017. a) Treponema pallidum. b) Chlamydia trachomatis. c) Trichomonas Donne. d) Neisseria gonorrheae.

18/04/2017. a) Treponema pallidum. b) Chlamydia trachomatis. c) Trichomonas Donne. d) Neisseria gonorrheae. 1 (2017 - CS-UFG UFG) No Brasil, a prevalência de sífilis em gestantes é de 1,6%. É uma doença de transmissão sexual ou materno-fetal com caráter sistêmico e de evolução crônica. Em mulheres grávidas,

Leia mais

-Os Papiloma Vírus Humanos (HPV) são vírus da família Papovaviridae.

-Os Papiloma Vírus Humanos (HPV) são vírus da família Papovaviridae. -Os Papiloma Vírus Humanos (HPV) são vírus da família Papovaviridae. -Chamado de HPV, aparece na forma de doenças como condiloma acuminado, verruga genital ou crista de galo. -Há mais de 200 subtipos do

Leia mais

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS Saber se proteger ou identificar quando o corpo apresenta sinais de anormalidade pode evitar a transmissão ou complicação das doenças. O procedimento mais indicado para

Leia mais

Combater o cancro do colo do útero. A vacina contra o HPV - perguntas e respostas para pais de raparigas no 9º e 10º anos. HPV Parents - Portuguese

Combater o cancro do colo do útero. A vacina contra o HPV - perguntas e respostas para pais de raparigas no 9º e 10º anos. HPV Parents - Portuguese Combater o cancro do colo do útero A vacina contra o HPV - perguntas e respostas para pais de raparigas no 9º e 10º anos HPV Parents - Portuguese Este questionário sobre a vacina contra o HPV complementa

Leia mais

HPV. Papiloma Virus. Trata-se de uma infecção adquirida através de contato sexual.

HPV. Papiloma Virus. Trata-se de uma infecção adquirida através de contato sexual. HPV Papiloma Virus Todo ano, cerca de 230 mil mulheres morrem no mundo vítimas do câncer no colo do útero. E, para o surgimento desse tipo de câncer, é necessário que a vítima tenha sido infectada pelo

Leia mais

Espaço Saúde. Satisfação dos Utentes Nesta Edição: Desmistificação. Celebre o Amor... PÁG. 2 PÁG. 4 PÁG. 5 PÁG. 6

Espaço Saúde. Satisfação dos Utentes Nesta Edição: Desmistificação. Celebre o Amor... PÁG. 2 PÁG. 4 PÁG. 5 PÁG. 6 Espaço Saúde N º 1 2 J A N E I R O A M A R Ç O DE 2016 Nesta Edição: PÁG. 2 Desmistificação Celebre o Amor... PÁG. 4 PÁG. 5 Satisfação dos Utentes 2015 PÁG. 6 P Á G I N A 2 Todos os anos, cerca de 8 milhões

Leia mais

folder_saude_da_mulher.pdf 1 19/07/16 16:48 VIVER BEM ADRIANA JUSSARA EM A MULHER QUE VALIA POR MUITAS CMY SAÚDE DA MULHER

folder_saude_da_mulher.pdf 1 19/07/16 16:48 VIVER BEM ADRIANA JUSSARA EM A MULHER QUE VALIA POR MUITAS CMY SAÚDE DA MULHER folder_saude_da_mulher.pdf 1 19/07/16 16:48 VIVER BE ADRIANA JUSSARA E A ULHER QUE VALIA POR UITAS SAÚDE DA ULHER folder_saude_da_mulher.pdf 2 19/07/16 16:48 Leia o código e assista a história de Adriana

Leia mais

DOWNLOAD OR READ : PALAVRAS QUE CURAM PDF EBOOK EPUB MOBI

DOWNLOAD OR READ : PALAVRAS QUE CURAM PDF EBOOK EPUB MOBI DOWNLOAD OR READ : PALAVRAS QUE CURAM PDF EBOOK EPUB MOBI Page 1 Page 2 palavras que curam palavras que curam pdf palavras que curam 6 â œde Lucca nos brinda, novamente, com sua rara sensibilidade para

Leia mais

Febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite (PFAPA)

Febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite (PFAPA) www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite (PFAPA) Versão de 2016 1. O QUE É A PFAPA 1.1 O que é? PFAPA significa Febre Periódica, Estomatite

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO nº 02 - CIPA 2016/2017. O que são DST?

BOLETIM INFORMATIVO nº 02 - CIPA 2016/2017. O que são DST? BOLETIM INFORMATIVO nº 02 - CIPA 2016/2017 Novembro de 2016 - Orientações Gerais O que são DST? As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso

Leia mais

DOWNLOAD OR READ : GESTALT TERAPIA O PROCESSO GRUPAL PDF EBOOK EPUB MOBI

DOWNLOAD OR READ : GESTALT TERAPIA O PROCESSO GRUPAL PDF EBOOK EPUB MOBI DOWNLOAD OR READ : GESTALT TERAPIA O PROCESSO GRUPAL PDF EBOOK EPUB MOBI Page 1 Page 2 gestalt terapia o processo grupal gestalt terapia o processo pdf gestalt terapia o processo grupal Gestalt-terapia:

Leia mais

Saúde da Mulher Prof. Hygor Elias

Saúde da Mulher Prof. Hygor Elias Saúde da Mulher Prof. Hygor Elias Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE PA Prova: Auditor de Controle Externo Área Administrativa Enfermagem Comrelaçãoàassistênciadeenfermagemnaatençãobásicaàgestantenoprénatal

Leia mais

03/04/2016. virus\youtube - O VRUS DA IMUNODEFICINCIA HUMANA.mpeg

03/04/2016. virus\youtube - O VRUS DA IMUNODEFICINCIA HUMANA.mpeg virus\youtube - O VRUS DA IMUNODEFICINCIA HUMANA.mpeg 1 AIDS (SIDA) Síndrome da Imunodeficiência Adquirida Causador: HIV Vírus da Imunodeficiência Humana. Ataca os Linfócitos T CD4 Precursoras dos ANTICORPOS

Leia mais

Obesidade. O que à a obesidade?

Obesidade. O que à a obesidade? Clube da Alimentação Saudável Frutas e Companhia Obesidade Enviado por Administrador 30Jan2008 Actualizado em 06Feb2008 O que à a De acordo com a OMS, a obesidade à uma doenã a em que o excesso de gordura

Leia mais

Pesquisa ABC Bicicleta na Escola 25-Jul-2008 Atualizado em 01-Jan-2011

Pesquisa ABC Bicicleta na Escola 25-Jul-2008 Atualizado em 01-Jan-2011 2002 - Pesquisa ABC Bicicleta na Escola 25-Jul-2008 Atualizado em 01-Jan-2011 Pesquisa Escola Barà o do Rio Branco sobre o uso da bicicleta na escola. Em novembro de 2002 a ABC realizou uma pesquisa superficial

Leia mais

DOWNLOAD OR READ : COMPENDIOS DE MEDICINA PRATICA FEITOS POR ORDEM DE SUA ALTEZA REAL CLASSIC REPRINT PDF EBOOK EPUB MOBI

DOWNLOAD OR READ : COMPENDIOS DE MEDICINA PRATICA FEITOS POR ORDEM DE SUA ALTEZA REAL CLASSIC REPRINT PDF EBOOK EPUB MOBI DOWNLOAD OR READ : COMPENDIOS DE MEDICINA PRATICA FEITOS POR ORDEM DE SUA ALTEZA REAL CLASSIC REPRINT PDF EBOOK EPUB MOBI Page 1 Page 2 compendios de medicina pratica pdf 7 3.4 Automedicaà à o â administraã

Leia mais

Cancro do Colo do Útero A eficiência dos Programas de Rastreio

Cancro do Colo do Útero A eficiência dos Programas de Rastreio Cancro do Colo do Útero A eficiência dos Programas de Rastreio Licenciatura em Gestão em Saúde Trabalho elaborado por: Ana Marina de Oliveira Gameiro N.º de estudante: 20141935 Orientador: Professor Paulo

Leia mais

Atualmente, cerca de 5% de todos os cânceres do homem e 10% dos da. mulher são causados pelo HPV, que atinge mais de 630 milhões de pessoas

Atualmente, cerca de 5% de todos os cânceres do homem e 10% dos da. mulher são causados pelo HPV, que atinge mais de 630 milhões de pessoas Perguntas e respostas sobre a vacinação contra o HPV Última atualização: Dez/2017 1) O HPV é perigoso? A vacina é mesmo necessária? Atualmente, cerca de 5% de todos os cânceres do homem e 10% dos da mulher

Leia mais

PREVALÊNCIA DE GESTANTES INFECTADAS POR HPV EM UM SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ

PREVALÊNCIA DE GESTANTES INFECTADAS POR HPV EM UM SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ PREVALÊNCIA DE GESTANTES INFECTADAS POR HPV EM UM SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ Havena Alves Nobre¹; Carla Patrícia de Almeida Oliveira²; Karla Bruna Nogueira Torres Barros³;

Leia mais

Capítulo 31: Reprodução e embriologia humana

Capítulo 31: Reprodução e embriologia humana Capítulo 31: Reprodução e embriologia humana Organização do material genético no núcleo Organização do material genético no núcleo Organização do material genético no núcleo 1.Gametogênese É o processo

Leia mais

DOWNLOAD OR READ : CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL NO ESTILO JAPONES PDF EBOOK EPUB MOBI

DOWNLOAD OR READ : CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL NO ESTILO JAPONES PDF EBOOK EPUB MOBI DOWNLOAD OR READ : CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL NO ESTILO JAPONES PDF EBOOK EPUB MOBI Page 1 Page 2 controle da qualidade total no estilo japones controle da qualidade total pdf controle da qualidade total

Leia mais

ALD MUNE (imiquimode) Legrand Pharma Indústria Farmacêutica Ltda Creme Dermatológico 50 mg/g

ALD MUNE (imiquimode) Legrand Pharma Indústria Farmacêutica Ltda Creme Dermatológico 50 mg/g ALD MUNE (imiquimode) Legrand Pharma Indústria Farmacêutica Ltda Creme Dermatológico 50 mg/g I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Ald Mune imiquimode APRESENTAÇÕES: Creme dermatológico. Embalagem contendo

Leia mais

PARTE I CARACTERISTICAS DAS PARTICIPANTES

PARTE I CARACTERISTICAS DAS PARTICIPANTES QUESTIONÁRIO PARTE I CARACTERISTICAS DAS PARTICIPANTES 1 IDADE ANOS 2 HABILITAÇÕES LITERÁRIAS 1º CICLO 2º CICLO SECUNDÁRIO BACHARELATO LICENCIATURA MESTRADO DOUTORAMENTO 3 PROFISSÃO ACTIVA ACTIVA/BAIXA

Leia mais

DST/ PAPILLOMAVIRUS HUMANO- HPV: Retomando um tema importante.

DST/ PAPILLOMAVIRUS HUMANO- HPV: Retomando um tema importante. DST/ PAPILLOMAVIRUS HUMANO- HPV: Retomando um tema importante. FERNANDO DA ROCHA CAMARA/prof.dr./MEDICO UROLOGISTA INTRODUÇÃO: Como prevenir? Camisinhas, seleção e restrição numérica e individual de parcerias;

Leia mais

QUAIS OS TIPOS DE HPV MAIS COMUNS QUE PODEM CAUSAR CÂNCER?

QUAIS OS TIPOS DE HPV MAIS COMUNS QUE PODEM CAUSAR CÂNCER? O QUE É O HPV? Sigla para Papilomavírus Humano, são vírus capazes de infectar a pele ou a mucosa. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar o trato genital e, destes, 12

Leia mais

DAS DOENÇAS VENÉREAS ÀS ENFERMIDADES SEXUAIS. Vera Lucia Vaccari

DAS DOENÇAS VENÉREAS ÀS ENFERMIDADES SEXUAIS. Vera Lucia Vaccari DAS DOENÇAS VENÉREAS ÀS ENFERMIDADES SEXUAIS Vera Lucia Vaccari (veravaccari@uol.com.br) A nomenclatura Doença venérea Vênus (Roma) deusa do amor carnal século XIX até década 1970/1980) DST doença sexualmente

Leia mais

Unidade 1. jcmorais 09

Unidade 1. jcmorais 09 Unidade 1 jcmorais 09 Actualmente possuímos conhecimentos e técnicas capazes de controlar a fertilidade, de modo a: Diminuir a fertilidade humana Aumentar a fertilidade humana Contracepção e métodos contraceptivos

Leia mais

Vírus DNA tumorais: PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) Testes inespecíficos:

Vírus DNA tumorais: PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) Testes inespecíficos: Vírus DNA tumorais: PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) Os vírus do papiloma humano são classificados na família Papillomaviridae, gênero Papilomavírus. São vírus envelopados, de simetria icosaédrica, com 72 capsômeros

Leia mais

Redações vencedoras IV Concurso de Redação. Finalistas. HPV: É possível escapar?

Redações vencedoras IV Concurso de Redação. Finalistas. HPV: É possível escapar? Redações vencedoras IV Concurso de Redação Finalistas 1º Lugar Aluno: Fábio Eduardo Belavenuto Silva Professora: Maria Rita Rodrigues de Souza Unidade Escolar: Escola Estadual Salustiano Lemos Cidade:

Leia mais

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Doenças Sexualmente Transmissíveis Parte 9. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Doenças Sexualmente Transmissíveis Parte 9. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Doenças Sexualmente Transmissíveis Parte 9 Profª. Lívia Bahia Rastreio de Câncer Cérvico-uterino em mulheres que têm ou tiveram DST Mulheres com história ou portadoras de DST

Leia mais

DST - Proteja Sua Saúde

DST - Proteja Sua Saúde DST - Proteja Sua Saúde Adsense1 O sexo é importante na nossa vida. Ele nos dá prazer e, às vezes, filhos. Sexo é sinal de saúde, permite demonstrar carinho e confiança. Existem, entretanto, inimigos de

Leia mais

Customer Service e Atendimento ao Cliente

Customer Service e Atendimento ao Cliente Customer Service e Atendimento ao Cliente à muito importante manter um sistema de atendimento à s reclamaã ões dos clientes para permitir um permanente desenvolvimento interno e permitir uma gestã o empresarial

Leia mais

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. DST s e Métodos Contraceptivos Parte 2. Prof. Daniele Duó

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. DST s e Métodos Contraceptivos Parte 2. Prof. Daniele Duó Biologia Qualidade de Vida das Populações Humanas Parte 2 Prof. Daniele Duó Preservativo masculino É o único método contraceptivo que evita o contágio das DST s (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Doenças

Leia mais

O combate à improdutividade das empresas Eduardo Fernando Campos

O combate à improdutividade das empresas Eduardo Fernando Campos O combate à improdutividade das empresas Eduardo Fernando Campos RESUMO De acordo com Instituto de Pesquisa Econà mica Aplicada, a produtividade das empresas nacionais estã estagnada hã trãªs dã cadas.

Leia mais

Profa. Dra. Margarida S. Matos

Profa. Dra. Margarida S. Matos Profa. Dra. Margarida S. Matos Objetivo da gestão NIC I Evitar uma possível progressão para câncer invasivo, considerando a possibilidade de evitar super tratamento de lesões que são susceptíveis de regressão.

Leia mais

Curso Técnico em Enfermagem

Curso Técnico em Enfermagem AULA 07 CÂNCER DE COLO DO ÚTERO Sinônimos: Câncer de Cérvice Uterina, Câncer do colo uterino O câncer de colo uterino é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a, aproximadamente,

Leia mais

Dengue, Chikungunya, Zika. O que são Transmissão Sintomas Tratamentos Prevenções

Dengue, Chikungunya, Zika. O que são Transmissão Sintomas Tratamentos Prevenções Dengue, Chikungunya, Zika O que são Transmissão Sintomas Tratamentos Prevenções 1 DENGUE O que é? A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira

Leia mais

TÍTULO: FATORES QUE INTERFEREM NA QUALIDADE DO DIAGNÓSTICO CITOPATOLÓGICO INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

TÍTULO: FATORES QUE INTERFEREM NA QUALIDADE DO DIAGNÓSTICO CITOPATOLÓGICO INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 16 TÍTULO: FATORES QUE INTERFEREM NA QUALIDADE DO DIAGNÓSTICO CITOPATOLÓGICO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES

Leia mais

Papilomavírus Humano HPV

Papilomavírus Humano HPV Papilomavírus Humano HPV -BIOLOGIA- Alunos: André Aroeira, Antonio Lopes, Carlos Eduardo Rozário, João Marcos Fagundes, João Paulo Sobral e Hélio Gastão Prof.: Fragoso 1º Ano E.M. T. 13 Agente Causador

Leia mais

SÍFILIS MATERIAL DE APOIO.

SÍFILIS MATERIAL DE APOIO. SÍFILIS MATERIAL DE APOIO www.hilab.com.br Segundo o Ministério da Saúde, a sífilis, em sua forma adquirida, teve um crescimento de 5.174% entre 2010 e 2015. A forma congênita, transmitida da mãe para

Leia mais

Guia de Saúde da Reprodução

Guia de Saúde da Reprodução Guia de Saúde da Reprodução Este Guia vai fornecer-te informação acerca de dois assuntos: (a) Controlo de Natalidade / Contracepção (b) VIH e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) Nota: Este

Leia mais

S.O.S. Animal. Hospital Veterinà rio, Veterinà ria, Cirurgias, Raios-X,Â. Consultas, Cà es, Gatos, Pà s Operatório,Â

S.O.S. Animal. Hospital Veterinà rio, Veterinà ria, Cirurgias, Raios-X,Â. Consultas, Cà es, Gatos, Pà s Operatório, S.O.S. Animal Hospital Veterinà rio, Veterinà ria, Cirurgias, Raios-X, Consultas, Cà es, Gatos, Pà s Operatório, Hotel Veterinà rio, Remà dios, Tratamento, Atendimento Animais Selvagens, Hotel Fazenda

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO Faculdade de Medicina. Acadêmicas do 2º ano Priscilla Maquinêz Veloso Renata Maia de Souza

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO Faculdade de Medicina. Acadêmicas do 2º ano Priscilla Maquinêz Veloso Renata Maia de Souza UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO Faculdade de Medicina Acadêmicas do 2º ano Priscilla Maquinêz Veloso Renata Maia de Souza Fonte: Centro de Vigilância Epidemiológica, 2011 1. BCG: Caso a vacina BCG não tenha

Leia mais

SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÃ RIA

SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÃ RIA DOWNLOAD OR READ : NO MEIO DAS GALINHAS AS BARATAS NA X303 O TE X302 M RAZA X303 O A LEI DE 10 DE JUNHO DE 1835 OS ESCRAVOS E A PENA DE MORTE NO IMPE X301 RIO DO BRASIL 1822 PDF EBOOK EPUB MOBI Page 1

Leia mais

Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6 Turma: 9º Ano

Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6 Turma: 9º Ano Matemática 1ª) A tabela a seguir mostra a evolução da receita bruta anual nos três últimos anos de cinco microempresas (ME) que se encontram à venda. Um investidor deseja comprar duas das empresas listadas

Leia mais

ROTINAS DE PATOLOGIA CERVICAL

ROTINAS DE PATOLOGIA CERVICAL ROTINAS DE PATOLOGIA CERVICAL INTRODUÇÃO O câncer de colo uterino é o 2º mais incidente entre as mulheres no mundo e no Brasil, tornandose um grave problema de saúde pública. Os fatores de risco incluem

Leia mais

Redução na geração de resíduos Nathalie Gutierres

Redução na geração de resíduos Nathalie Gutierres Redução na geração de resíduos Nathalie Gutierres Uso demasiado dos recursos naturais, urbanizaã à o de à reas de reserva, desmatamentos, poluiã à o. Todas essas aã ões do homem, combinadas a outras de

Leia mais

Hepatite A. Género Hepatovírus, Família dos Picornaviridae

Hepatite A. Género Hepatovírus, Família dos Picornaviridae Hepatite A Género Hepatovírus, Família dos Picornaviridae 160 casos de Hepatite A foram notificados de 1 de janeiro a 7 de abril 50% dos quais foram internados Do total de doentes, 93% eram adultos jovens

Leia mais

CÂNCER CÉRVICO-UTERINO

CÂNCER CÉRVICO-UTERINO FACULDADE NOVO MILÊNIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM CÂNCER CÉRVICO-UTERINO Alexandre L. P. da Costa Edgard Souto Silva Juliana Merlo Marcélia Alves Marcos Renan Marotto Marques Renato Rosalem Samara

Leia mais

E PERSPECTIVAS DE FUTURO EM UM GRUPO

E PERSPECTIVAS DE FUTURO EM UM GRUPO DOWNLOAD OR READ : HISTORIA DA PROSTITUICAO EM TODOS OS POVOS DO MUNDO DESDE A MAIS REMOTA ANTIGUIDADE ATE AOS NOSSOS DIAS OBRA NECESSARIA AOS MORALISTAS UTIL AOS HOMENS DE SCIENCIA E LETTRAS E PDF EBOOK

Leia mais

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES REVISÃO DOS CONTEÚDOS Unidade II Ser Humano e Saúde 2 REVISÃO DOS CONTEÚDOS Aula 13 Revisão e Avaliação 3 REVISÃO 1 O sistema reprodutor

Leia mais

MODELO DE DIZERES DE BULA. IMOXY imiquimode

MODELO DE DIZERES DE BULA. IMOXY imiquimode MODELO DE DIZERES DE BULA IMOXY imiquimode FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Creme dermatológico embalagem contendo 6 ou 12 sachês com 250 mg. USO ADULTO USO TÓPICO COMPOSIÇÃO Cada g do creme dermatológico

Leia mais

ポルトガル語版. Formulário 2. Temperatura corporal antes da entrevista. Endereço Nome da criança Nome do pai/mãe/ responsável M F. Data de nascimento

ポルトガル語版. Formulário 2. Temperatura corporal antes da entrevista. Endereço Nome da criança Nome do pai/mãe/ responsável M F. Data de nascimento Questionário de avaliação para vacinação de [ Nome da criança Nome do pai/mãe/ responsável ormulário 2 ] (bebês/crianças em idade escolar) Você leu o documento (enviado pela Secretaria unicipal) com explicações

Leia mais

Principais formas de cancro na idade adulta

Principais formas de cancro na idade adulta Rastreio do cancro na idade adulta Principais formas de cancro na idade adulta Cancro do colo do útero Cancro da mama Cancro do cólon Cancro testicular Cancro da próstata SINAIS DE ALERTA O aparecimento

Leia mais

CÂNCER PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO

CÂNCER PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO CÂNCER PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO Drª Cléria Santiago de Ávila O QUE É O CÂNCER? Câncer é o nome dado a doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que se dividem rapidamente são agressivas

Leia mais

DOWNLOAD OR READ : TREINAMENTO DE HABILIDADES EM DBT MANUAL DE TERAPIA COMPORTAMENTAL DIAL TICA PARA O PACIENTEEMMANUELLE PDF EBOOK EPUB MOBI

DOWNLOAD OR READ : TREINAMENTO DE HABILIDADES EM DBT MANUAL DE TERAPIA COMPORTAMENTAL DIAL TICA PARA O PACIENTEEMMANUELLE PDF EBOOK EPUB MOBI DOWNLOAD OR READ : TREINAMENTO DE HABILIDADES EM DBT MANUAL DE TERAPIA COMPORTAMENTAL DIAL TICA PARA O PACIENTEEMMANUELLE PDF EBOOK EPUB MOBI Page 1 Page 2 pacienteemmanuelle treinamento de habilidades

Leia mais

Não utilize Aciclovir ratiopharm - Se tem alergia (hipersensibilidade) ao aciclovir ou a qualquer outro componente de Aciclovir ratiopharm.

Não utilize Aciclovir ratiopharm - Se tem alergia (hipersensibilidade) ao aciclovir ou a qualquer outro componente de Aciclovir ratiopharm. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Aciclovir ratiopharm 50 mg/g creme Substância activa: aciclovir Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

Evidências científicas da efetividade da detecção e tratamento das lesões precursoras para a prevenção do câncer do colo do útero

Evidências científicas da efetividade da detecção e tratamento das lesões precursoras para a prevenção do câncer do colo do útero Evidências científicas da efetividade da detecção e tratamento das lesões precursoras para a prevenção do câncer do colo do útero Fábio Russomano Instituto Fernandes Figueira FIOCRUZ 25 A 28 DE ABRIL DE

Leia mais

O HPV é um vírus que ataca homens e mulheres. Existem mais de 200 tipos diferentes de

O HPV é um vírus que ataca homens e mulheres. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV O que é o Papiloma Vírus Humano (HPV)? O HPV é um vírus que ataca homens e mulheres. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, dos quais cerca de 40 tipos afetam a área genital. Alguns causam verrugas

Leia mais

Tumores Ginecológicos. Enfª Sabrina Rosa de Lima Departamento de Radioterapia Hospital Israelita Albert Einstein

Tumores Ginecológicos. Enfª Sabrina Rosa de Lima Departamento de Radioterapia Hospital Israelita Albert Einstein Tumores Ginecológicos Enfª Sabrina Rosa de Lima Departamento de Radioterapia Hospital Israelita Albert Einstein Tumores Ginecológicos Colo de útero Endométrio Ovário Sarcomas do corpo uterino Câncer de

Leia mais

Métodos contracetivos ou anticoncecionais são meios utilizados para evitar uma gravidez não desejada. A contraceção atua de três formas:

Métodos contracetivos ou anticoncecionais são meios utilizados para evitar uma gravidez não desejada. A contraceção atua de três formas: O tema do nosso trabalho é Métodos Contracetivos. Foi-nos proposto pelo professor de Ciências Naturais a propósito dos assuntos leccionados nas aulas, referentes à Sexualidade. O que se pretende com o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR 1. O QUE É BRICLOFAR CREME E PARA QUE É UTILIZADO

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR 1. O QUE É BRICLOFAR CREME E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Briclofar 50 mg/g Creme Aciclovir Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

Vale a pena vacinar quem foi tratada para lesão de alto grau? Fábio Russomano IFF/Fiocruz Trocando Idéias 14 a 16 de agosto de 2014

Vale a pena vacinar quem foi tratada para lesão de alto grau? Fábio Russomano IFF/Fiocruz Trocando Idéias 14 a 16 de agosto de 2014 Vale a pena vacinar quem foi tratada para lesão de alto grau? Fábio Russomano IFF/Fiocruz Trocando Idéias 14 a 16 de agosto de 2014 Contexto Vacinas contra HPV tem se mostrado muito eficazes em prevenir

Leia mais

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico de uma determinada doença, maiores serão as probabilidades de tratar a doença e atrasar a sua evolução

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico de uma determinada doença, maiores serão as probabilidades de tratar a doença e atrasar a sua evolução Quanto mais cedo for feito o diagnóstico de uma determinada doença, maiores serão as probabilidades de tratar a doença e atrasar a sua evolução É a identificação atempada de uma determinada doença mesmo

Leia mais

Festival de Curitiba 2019 â 26/03 atã 07/04 pecas de teatro de william shakespeare romeu e julieta hamlet macbeth the merchant of venice.

Festival de Curitiba 2019 â 26/03 atã 07/04 pecas de teatro de william shakespeare romeu e julieta hamlet macbeth the merchant of venice. DOWNLOAD OR READ : PECAS DE TEATRO DE WILLIAM SHAKESPEARE ROMEU E JULIETA HAMLET MACBETH THE MERCHANT OF VENICE RICHARD III ENCENACOES DE SHAKESPEARE REI LEAR A MIDSUMMER NIGHTS DREAM OTELO O MOURO DE

Leia mais

Métodos Contraceptivos Reversíveis

Métodos Contraceptivos Reversíveis Métodos Contraceptivos Reversíveis Estroprogestativos orais Pílula 21 cp + 7 dias pausa existem vários, podendo ser escolhido o que melhor se adapta a cada mulher são muito eficazes, quando se cumprem

Leia mais

Qual a importância de uma vigilância de saúde periódica?

Qual a importância de uma vigilância de saúde periódica? Qual a importância de uma vigilância de saúde periódica? Vigilância porquê? A consulta de rotina, de acordo com as sociedades médicas e científicas, não tem uma periodicidade pré-definida. Esta periodicidade

Leia mais

DOWNLOAD OR READ : O SEGREDO DOS SEUS OLHOSOUT OF THE FAR CORNERS PDF EBOOK EPUB MOBI

DOWNLOAD OR READ : O SEGREDO DOS SEUS OLHOSOUT OF THE FAR CORNERS PDF EBOOK EPUB MOBI DOWNLOAD OR READ : O SEGREDO DOS SEUS OLHOSOUT OF THE FAR CORNERS PDF EBOOK EPUB MOBI Page 1 Page 2 o segredo dos seus olhosout of the far corners o segredo dos seus pdf o segredo dos seus olhosout of

Leia mais

DOWNLOAD OR READ : COMO SER UM BOM VENDEDOR DE IMSVEIS PDF EBOOK EPUB MOBI

DOWNLOAD OR READ : COMO SER UM BOM VENDEDOR DE IMSVEIS PDF EBOOK EPUB MOBI DOWNLOAD OR READ : COMO SER UM BOM VENDEDOR DE IMSVEIS PDF EBOOK EPUB MOBI Page 1 Page 2 como ser um bom vendedor de imsveis como ser um bom pdf como ser um bom vendedor de imsveis Como ser um excelente

Leia mais