PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA"

Transcrição

1 PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Docentes: Maria de Lourdes Ferreira Osny Ferrari Solange de Paula Ramos Paulo Ruas Rodrigo Castellazzi Sella Juliana Mara Serpeloni Código: 6MOD066 Nome: FUNDAMENTOS CITO-MORFOLÓGICOS E DO DESENVOLVIMENTO DAS ESTRUTURAS CÉRVICO- CEFÁLICAS E BUCO-DENTÁRIAS Oferta: 1º Semestre Série: 2º Ano Letivo: 2016 Curso: Odontologia Carga Horária Total: 170 Carga Horária Teórica: 68 Carga Horária Prática: EMENTA: Noções de antropologia física. Crescimento e desenvolvimento do crânio e face. Morfologia da cabeça e pescoço. Morfologia e estrutura do sistema estomatognático: (ATM, cavidade bucal, dentes e estruturas anexas, ossos, músculos da mastigação, da expressão facial, da deglutição, da língua e hióideos, inervação, vascularização, e linfáticos). Sistema de endomembranas, secreção e digestão celular, componentes da matriz extracelular e proliferação e morte celular. Histologia e histofisiologia da boca e dos dentes. Odontogênese e erupção dentária. Estrutura, duplicação e expressão gênica, mutação e reparo do DNA, citogenética e cromossomopatias, padrões de transmissão de genes, tecnologias de identificação de genes, genética do câncer e aconselhamento genético. 3 CONTRIBUIÇÕES DESTE MÓDULO AO PERFIL DO EGRESSO Compreender a organização estrutural da cabeça e do pescoço, relacionando seus componentes anatômicos, teciduais e celulares. Desenvolver senso crítico em relação a dimensões macroscópicas e microscópicas; Utilização propriamente dita de instrumentais: empunhadura e técnica de utilização; Utilização adequada do microscópio de luz; Interpretação de imagens observadas ao microscópio de luz; Habilidade manual (dissecção) Descarte adequado de materiais contaminados, descartáveis e pérfuro-cortantes.

2 4 OBJETIVOS Professor Apresentar e ministrar o conteúdo teórico e desenvolver o roteiro de estudo prático. Estudante 1. Identificar as estruturas macro e microscópicas da cabeça e pescoço; 2. Reconhecer a normalidade macro e microscópica das estruturas da cabeça e pescoço; 3. Determinar a presença de patologias a partir do conhecimento da normalidade destas estruturas. 4. Conhecer a topografia das estruturas da cabeça e do pescoço. 5. Estabelecer uma base de conhecimento sólida. 6. Desenvolver senso crítico. 7. Permitir o aprimoramento de tomada de decisões. 8. Manuseio adequado de instrumentais.

3 5 CONTEÚDOS Unidades Processos celulares envolvidos na produção de matriz extracelular Conteúdos das unidades Matriz extracelular, sistema de endomembranas: secreção celular, endocitose e digestão intracelular. Boca Mucosa bucal Glândulas salivares Esmalte Professor Promover a compreensão das bases moleculares, estruturais, funcionais e fisiológicas da célula envolvidos na produção e manutenção da matriz extracelular. Introduzir e conceituar os elementos anatômicos e histológicos que constituem a boca. Introduzir e conceituar os elementos anatômicos e histológicos que constituem a mucosa bucal Apresentar os 3 pares de glândulas salivares maiores, localizando-as topograficamente, seu número, trajeto e local da abertura dos ductos, bem como as glândulas salivares menores. Análise microscópica do tecido glandular. Reconhecer as características microscópicas - histológicas (prismas) bem como as Objetivos da unidade Estudante Entender os processos celulares envolvidos na produção e manutenção da matriz extracelular as estruturas anatômicas em peças formolizadas, bem como os cortes histológicos em lâminas. as estruturas anatômicas em peças formolizadas, bem como os cortes histológicos em lâminas. as estruturas anatômicas em peças formolizadas, bem como os cortes histológicos em lâminas. as estruturas anatômicas em peças anatômicas, bem como os

4 macroscópicas - anatômicas / topográficas. cortes histológicos em lâminas. Dentina Polpa Periodonto de inserção e proteção Mecanismos de mineralização Arquitetura dos ossos da cabeça Odontogênese Reconhecer as características microscópicas - histológicas (túbulos dentinários) bem como as macroscópicas - anatômicas. Reconhecer as características microscópicas - histológicas (feixes vasculonervosos) bem como as macroscópicas - anatômicas. Introduzir e conceituar cemento, ligamento periodontal, osso alveolar e gengiva. Salientar a maturação tecidual e as transformações macro e microscópicas envolvidas. Descrever a arquitetura morfologica das maxilas e da mandíbula, destacando as relações ósseas e a importância da localização dos acidentes anatômicos para o cirurgião dentista. Entender o processo de formação dos elementos dentais, desde a cripta até a rizogênese e as alterações que o processo as estruturas anatômicas em peças anatômicas, bem como os cortes histológicos em lâminas. as estruturas anatômicas em peças anatômicas, bem como os cortes histológicos em lâminas. as estruturas anatômicas em peças anatômicas, bem como os cortes histológicos em lâminas. os cortes histológicos em lâminas. as estruturas anatômicas em peças anatômicas. cortes histológicos em lâminas.

5 irruptivo implica para a face. Amelogênese Dentinogênese e pulpogênese Erupção dentária Articulação temporomandibular (ATM) Músculos da mastigação, supra e infrahióides Reconhecer as características microscópicas - histológicas (prismas) bem como as macroscópicas - anatômicas / topográficas. Reconhecer as características microscópicas - histológicas (túbulos dentinários e feixes vasculonervosos) bem como as macroscópicas - anatômicas / topográficas. Entender o processo de formação dos elementos dentais, desde a cripta até a rizogênese e as alterações que o processo irruptivo implica para a face. Salientar a cronologia da erupção dental e suas variáveis. Apresentar as estruturas relacionadas com estas articulações, bem como sua dinâmica funcional e aplicada. Relacionar a atuação individual de cada músculo, e em grupo, com o movimento mandibular. os cortes histológicos em lâminas. os cortes histológicos em lâminas. Identificar as diferenças morfologicas durante o processo de formação dos dentes, memorizar a cronologia da erupção, entendendo sua sequência lógica. Reconhecer e identificar acidentes ósseos, cartilagens, ligamentos, cápsula, músculos, vasos e nervos. Reconhecer e identificar os músculos da mastigação e os hióideos (supra e infra) relacionando-os com sua função.

6 Biomecânica do esqueleto facial Nervo facial (VII par craniano) Músculos cuticulares. Nervo glossofaríngeo (IX par craniano). Nervo hipoglosso (XII par craniano) e músculos da língua. Nervo trigêmeo (V par craniano). Conceituar a dissipação de forças a partir dos movimentos da mandíbula, das bases ósseas para a base do crânio. Apresentar origem, ramos, trajeto, funcionabilidade e áreas/região de inervação. Apresentar os músculos cuticulares relacionando sua função. Apresentar origem, ramos, trajeto, funcionabilidade e áreas/região de inervação. Apresentar origem, ramos, trajeto, funcionabilidade e áreas/região de inervação. Apresentar origem, ramos, trajeto, funcionabilidade e áreas/região de inervação. Entender o mecanismo e locais de distribuição de forças, bem como da importância desta sistemática para preservação do sistema estomatognático. Identificar, reconhecer, nomear e diferenciar o nervo facial e seus ramos em peças formolizadas. Identificar, reconhecer, nomear e diferenciar os músculos cuticulares. Identificar, reconhecer, nomear e diferenciar o nervo glossofaríngeo e seus ramos em peças formolizadas, bem como a região de inervação em peças formolizadas. Identificar, reconhecer, nomear e diferenciar o nervo hipoglossofaríngeo e seus ramos em peças formolizadas, bem como a região de inervação, identificando os músculos intrínsicos e extrínsicos da língua. Identificar, reconhecer e localizar o gânglio trigeminal, bem como os seus ramos e a região de inervação em peças formolizadas.

7 Noções genética molecular Vascularização sanguínea e linfática da cabeça e pescoço Anatomia aplicada às anestesias Estrutura e duplicação do DNA. Transcrição, tradução e expressão gênica. Mutação e reparo do DNA. Tecnologia do DNA recombinante. Apresentar origem, trajeto, funcionabilidade e áreas/região de vascularização. Apresentar os locais de referência para a prática anestésica. Entender como o material genético é duplicado e como o mesmo regula o funcionamento celular e do organismo. Mostrar ao aluno a importância da variação e constância do material genético. Explicar a aplicação prática dos conhecimentos atuais de genética molecular. Identificar, reconhecer, nomear e diferenciar os vasos sanguíneos e linfáticos, seus ramos e sua região de vascularização. Identificar, localizar, reconhecer e diferenciar os acidêntes anatômicos de referência para a anestesiologia, relacionando com a inervação e vascularização das diferentes regiões. Relacionar os conhecimentos aprendidos em biologia celular, bioquímica e fisiologia com a regulação gênica. Entender que as estruturas celulares e o seu funcionamento é regulado pelos genes e como isto ocorre ao nível molecular. Noções de citogenética humana Estrutura da cromatina, cromossomos e cariótipo humano. Principais alterações cromossômicas humanas. Entender como o DNA é compactado no cromossomo e entender o mecanismo das principais síndromes causadas por alterações cromossômicas no ser humano. Identificar as síndromes cromossômicas que ocorrem com maior frequência no ser humano.

8 Padrões herança monogênica e multifatorial. Noções de erros inatos do metabolismo, farmacogenética e genética do câncer. Aconselhamento genético e diagnóstico prénatal Estudo dos padrões de herança monogênico no ser humano. Caracterizar o padrão de herança multifatorial e sua diferença com a herança monogênica. Estudar os erros inatos do metabolismo mais frequentes no ser humano e o controle genético das reações às drogas. Detalhar de maneira resumida as diferenças entre célula normal e célula cancerosa. Resumir o procedimento que um profissional da área odontológica deve ter frentes as anomalias genéticas e cromossômicas e quais são os principais métodos de diagnósticos pré-natal. Mostrar que as diferentes características humanas possuem padrões de controle genético diferenciado. Mostrar as principais doenças decorrentes de falhas no metabolismo bioquímico e como evitar as consequências de algumas delas. Mostrar que o ser humano de acordo com o seu genoma apresenta reações diferenciadas aos fármacos. Mostrar que o câncer é a mais frequente doença genética do ser humano e o seu mecanismo. Levar o aluno a entender o procedimento que deve ter quando encontrar pacientes com anomalias genéticas ou parentes de indivíduos com anomalias genéticas ou cromossômicas. Entender as diferenças entre os principais padrões de herança bem como o risco de transmissão quando um determinado gene controla uma determina anomalia no ser humano. Entender que os genes agem controlando enzimas que atuam em diferentes vias bioquímicas e que qualquer alteração no gene tem como consequência no ser humano alterações de vias metabólicas com consequentes distúrbios. Entender que a reação que cada indivíduo tem aos diferentes fármacos é controlada geneticamente. Entender o comportamento que a população deve ter para evitar os principais tipos de câncer. Entender quando o profissional da área de odontologia deve orientar o seu paciente procurar a orientação de um geneticista médico para que com o auxílio do mesmo seja dado um aconselhamento genético apropriado ou diagnóstico prénatal.

9 AUTO APRENDIZAGEM : Individualmente ou em grupo assinalar com alfinetes de cor variadas estruturas anatômicas formolizadas determinadas pelo professor ( após aula teórica e pratica). Individualmente ou em grupo posicionar em esqueleto da cabeça e ossos desarticulados com fita adesiva : músculos,glândulas,lindonodos, vasos e nervos. Individualmente responder questionário relativo a aula ministrada. Individualmente desenhar e identificar as estruturas microscópicas contidas nas laminas referentes ao conteúdo ministrado. De posse de lamina com dente desgastado fornecida pela disciplina, identificar e descrever as partes do dente bem como as alterações nelas observadas. Os alunos deverão visualizar e interpretar os diferentes componentes celulares em preparações permanentes de cortes histológicos Nas aulas práticas de genética odontológica o aluno deve entender melhor como se dá a duplicação e transcrição gênica e como atualmente é possível identificar pessoas pelo seu material genético. Identificar os principais distúrbios cromossômicos que ocorrem na espécie humana.

10 6 MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM Estratégias Elementos a serem acompanhado: Identificação de Estruturas macro e microscópicas. Diferenciação das estruturas macro e microscópicas. 7 AVALIAÇÃO Forma Teórica Prática Critérios O módulo constará de avaliações teórico-práticas (valor de cada avaliação 0,0 10,0; peso = 1), as quais poderão incluir provas dissertativas, objetivas, seminários e trabalhos individuais ou em grupo. Média parcial constará da média aritmética das avaliações e instrumento de avaliação. 8 CRONOGRAMA TEÓRICAS DIA MÊS DIA SEM. ASSUNTO a. Matriz celular. Arquitetura dos ossos do crânio, face Mucosa bucal: Arquitetura geral a. Sistemas de endomembranas: Retículo, Complexo de Golgi e Lisossomos. Arquitetura dos ossos do crânio e da face Mucosa bucal: Arquitetura geral, tipos de mucosa e gengiva a. Sistemas de endomembranas: Secreção celular. Anatomia aplicada a radiologia: Ossos do crânio e da face Introdução ao estudo do dente: esmalte, dentina, polpa a. Digestão celular. Ciclo celular (Controle genético e químico). Noções principais de respiração celular. Crescimento e desenvolvimento do crânio e da face, Introdução ao estudo do dente: esmalte, dentina, polpa a. Ciclo celular Núcleo interfásico, nucléolo e ribossomos. Trajetórias e pilares (Biomecânica do esqueleto facial). Pontos craniométricos. Dentes desgastados a. Avaliação do rendimento escolar a. Estrutura e duplicação do DNA. Articulação temporomandibular. ATM Mecanismo de mineralização a. Replicação do DNA em eucariontes Transcrição gênica em procariontes e eucariontes. Músculos da mastigação. Periodonto de proteção a. Tradução gênica. Transcrição gênica em eucariontes. Cavidade bucal Mucosa bucal

11 a. Músculos da expressão facial. Estrutura da cromatina e cariótipo humano. Tecnologia do DNA recombinante. Tradução gênica: continuação. Regulação gênica em procariontes e eucariontes. Sensibilidade dentinária a. Músculos da expressão facial. Estrutura da cromatina e cariótipo humano. Tecnologia do DNA recombinante. Mutação gênica Odontogênese. Avaliação a. Alterações cromossômicas humanas. Biotecnologia do DNA recombinante. Nervo facial. Odontogênese a. Estrutura da cromatina Herança monogênica e heredograma. V par craniano: Nervo trigêmeo. Dentinogênese a. Herança monogênica e análise de heredograma. V par craniano: Nervo trigêmeo. Avaliação do rendimento escolar Amelogênese a. Alterações cromossômicas estruturais e numéricas. Principais comossopatias: Síndrome de Down, Síndrome de Patau, Síndrome Edwards, Síndrome de Turner. Síndrome de Klinefelter, Síndrome do miado do gato, mulher triplo XXX. XII par craniano: nervo hipoglosso. Rizogênese. Avaliação do rendimento escolar a. Herança multifatorial e erros inatos do metabolismo. Erupção IX par craniano a. Farmagenética, genética do câncer, aconselhamento genético e diagnóstico pré-natal. Artérias da cabeça e pescoço. Glândulas salivares a. Veias da cabeça e pescoço. Odontogênese, rizogênese, dentinogênese. Genética do câncer, aconselhamento genético e diagnóstico prénatal. Anatomia aplicada as anestesias.

12 PRÁTICAS DIA MÊS DIA SEM. ASSUNTO Recepção Calouros Matriz extracelular Núcleo celular, número de núcleos celulares e núcleolo. Cromatina eu e heterocromatina. Ossos do crânio e face, boca Mucosa bucal Ossos do crânio e face, boca Mucosa bucal. Gengiva. Endomembranas Secreção celular. Retículo endoplasmático granular. Pâncreas) Desenvolvimento e crescimento do crânio e da face, boca Mucosa bucal. Esmalte Secreção celular: Complexo de Golgi (epidídimo). Células caliciformes Anatomia aplicada a radiologia, boca Mucosa bucal e gengiva. Trajetórias e pilares. Pontos craniométricos. Biomecânica do esqueleto facial. Sensibilidade dentinária Secreção celular: Complexo de Golgi e mitocôndrias/células caliciformes Locais de crescimento do crânio e da face. Tipos de mucosa bucal. Articulação temporomandibular, músculos mastigadores Mitocôndrias Ossos do crânio e da face. Mitose Nervo facial e músculos cuticulares Pontos craniométricos, trajetórias e pilares. Núcleos (células sanguíneas). Discussão da avaliação ATM. Dentina, dente desgastado, entrega do trabalho ATM Duplicação do DNA. Extração do DNA Músculos mastigadores. Esmalte Visualização do DNA em gel de agarose. Duplicação de DNA em vitro. Músculos mastigadores Boca Esmalte, dentina, polpa e sensibilidade dentinária Simulação da duplicação do DNA e transcrição gênica in vitro. Linfonodos. Estrutura da molécula de DNA Sensibilidade dentinária. Cavidade bucal

13 Mucosa bucal Identificação de pessoas pelo DNA. Simulação da duplicação gênica Músculos da expressão facial. Nervo facial Cavidade bucal Mucosa bucal Avaliação Odontogênese. Músculos: mastigadores e cuticulares. Simulação da transcrição e tradução gênica Nervo facial, glândulas salivares. Dentinogênese Montagem do cariótipo normal. Identificando pessoas pelo DNA Nervo trigêmeo. Rizogênese e amelogênese Cariótipos anormais. Cariótipos humanos normais: masculino e feminino Erupção. Nervos: Glossofaríngro e hipoglosso. Avaliação Análise de heredogramas. Cromatina sexual. Cariótipos humanos anormais Nervos: Glossofaríngro e hipoglosso. Artérias da cabeça e pescoço Amelogênese - erupção. Veias da cabeça e pescoço Cariótipo humano anormal/vasos e nervos da cabeça e pescoço. Limiar gustativo ao PC Vasos da cabeça e pescoço. Linfonodos Anatomia aplicada a anestesiologia./ Avaliação Vasos da cabeça e pescoço. Linfonodos Exame Final

14 9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9.1 Bibliografia básica 1. ALVES, N. Anatomia Aplicada a Odontologia. 1ed. São Paulo: Gen/Santos, p. 2. MADEIRA, M. C. Anatomia da face. 2ed. São Paulo: Editora Sarvier, NORTON, N. S. Netter Atlas de. 1ed. Rio de Janeiro: Elsevier p. 4. SOBOTTA. Atlas de anatomia humana. Volume 3: Cabeça, pescoço e neuroanatomia. 23ed. São Paulo: Gen, TEIXEIRA, L. M. S.; REHER, P; REHER, V. G. S. Anatomia Aplicada a Odontologia. 2ed. São Paulo: Gen, p. 6. HEIDEGGER, W. Atlas de anatomia humana. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan p. 7. NETTER, FH Atlas de anatomia humana. 4ed. Rio de Janeiro: Elsevier p. 8. SOBOTTA. Atlas de anatomia humana. Volume 1: Anatomia geral e sistema muscular. 23ed. São Paulo: Gen, SOBOTTA. Atlas de anatomia humana. Volume 2: Órgãos internos. 23ed. São Paulo: Gen, Bibliografia complementar 1. ALBERTS,B.; BRAY,D.; LEWIS,J.;RAFF,M.ROBERTS,K. e WATSON,J.D. Biologia Molecular da Célula. 3ªed. Editora Artes Médicas Sul Ltda. Porto Alegre. 1294p ALBERTS,B.; BRAY,D.;JOHNSON, A; LEWIS,J.;RAFF,M.;ROBERTS,K. & WALTER, P Fundamentos da Biologia Celular: Uma Introdução à Biologia Molecular da Célula. Editora Artes Médicas Sul Ltda. Porto Alegre-RS. 3. APRILE & FIGUN. Anatomia Odontológica. 1ª ed.,editora Panamericana, SP, Atheneu, SP, BHASKAR, S.N.(1978). Histologia e Embriologia Oral de Orban. 8ª ed.,são Paulo: Artes Médicas. 5. BORGES-OSÓRIO, M.R., ROBINSON, W.M. Genética Humana. 2 ª Ed. Artmed editora, Porto Alegre CARVALHO H.F. & RECCO-PIMENTEL S.M. A célula. 1ª ed. Editora Manole, D'ANGELO & FATTINI. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 2ª ed. Editora 8. DIDIO,L.J.A. Tratato de Anatomia Aplicada. 1ª ed., vol.i e II. Pollus Editorial. SP, FIGUN & GARINO. Anatomia Odontológica Funcional e Aplicada. 3ª ed., Guanabara Koogan, RJ, GARDNER/GRAY. Anatomia Topográfica. 3ª ed., Guanabara Koogan, RJ, GRAY. Anatomia Sistêmica. 37ª ed., Vol. 1 e 2, Guanabara Koogan, RJ, HEIDEGGER. Atlas de Anatomia Humana. 5ª ed., vol.2, Guanabara Koogan, RJ, JORDE, L.B.; CARREY, J.C.; BAMSHAD, M.J.; WHITE R.L. Genética Médica. 1ª ed. Guanabara Koogan, RJ, JUNQUEIRA, L.C.U & CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 8ª ed., Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, JUNQUEIRA, L.C.U & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 12ª ed., Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, KATCHBURIAN, E. & ARANA, V. Histologia e Embriologia Oral. 3ª ed., Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2012.

15 17. MADEIRA, C.M. Anatomia da Face: Base Anátomo Funcionais para a Prática Odontológica, 4ª ed., Sarvier Editora, SP, MOORE, K.L. Anatomia para a Clínica. 3ª ed., Guanabara Koogan, RJ, MORE, W.J. Anatomia para Estudantes de Odontologia. 3ª ed., Guanabara Koogan, RJ, ROBINSON, W.M., BORGES-OSORIO, M.R. Genética para odontologia. 1 a ed., Artmed, Porto Alegre, RS, NUSSBAUM, R.L., McINNES, R.R., WILLARD, H.F. Thompson & Thompson Genética Médica. 6 a.ed. Guanabara Koogan, RJ SALZANO, F.M. Genética odontológica. Ed. da Universidade de São Paulo SICHER & DU BRUL. Anatomia Bucal. 3ª ed., Guanabara Koogan, RJ, SICHER. Anatomia Oral. 6ª ed. Guanabara Koogan, RJ, Maria de Lourdes Ferreira Professor Responsável Chapa Funcional Aprovado pelo Departamento em / / Chefe do Departamento de Histologia Aprovado pelo Departamento em / / Chefe do Departamento de Anatomia Aprovado pelo Departamento em / / Chefe do Departamento de Biologia Geral Aprovado pelo Colegiado em / / Coordenador do Colegiado do Curso de Odontologia

16 Conteúdos: Boca. Introduzir e conceituar os elementos anatômicos e histológicos que constituem a boca. as estruturas anatômicas em peças formolizadas, bem como os cortes histológicos em lâminas. Mucosa bucal. Introduzir e conceituar os elementos anatômicos e histológicos que constituem a mucosa bucal. as estruturas anatômicas em peças anatômicas, bem como os cortes histológicos em lâminas. Glândulas salivares. Apresentar os 3 pares de glândulas salivares maiores, localizando-as topograficamente, seu número, trajeto e local da abertura dos ductos, bem como as glândulas salivares menores. Análise microscópica do tecido glandular. as estruturas anatômicas em peças anatômicas, bem como os cortes histológicos em lâminas. Anatomia dental- Teórica e Prática. Escultura dental- Teórica e Prática. Apresentar as dentições e dentaduras, os diversos grupos dentais, suas diferenças morfológicas e a cronologia de erupção. Orientação e manuseio dos instrumentais para escultura dental e o passo-a-passo para realização da escultura de cada elemento dental. os dentes isoladamente e in situ, bem como os cortes histológicos em lâminas. Esmalte. Reconhecer as características microscópicas - histológicas (prismas) bem como as macroscópicas - anatômicas / topográficas. as estruturas anatômicas em peças anatômicas, bem como os cortes histológicos em lâminas. Dentina. Reconhecer as características microscópicas - histológicas (túbulos dentinários) bem como as macroscópicas - anatômicas.

17 as estruturas anatômicas em peças anatômicas, bem como os cortes histológicos em lâminas. Polpa. Reconhecer as características microscópicas - histológicas (feixes vasculonervosos) bem como as macroscópicas - anatômicas. as estruturas anatômicas em peças anatômicas, bem como os cortes histológicos em lâminas. Periodonto de inserção e proteção. Introduzir e conceituar cemento, ligamento periodontal, osso alveolar e gengiva. as estruturas anatômicas em peças anatômicas, bem como os cortes histológicos em lâminas. Mecanismos de mineralização Salientar a maturação tecidual e as transformações macro e microscópicas envolvidas. os cortes histológicos em lâminas. Arquitetura dos ossos da cabeça. Descrever a arquitetura morfologica das maxilas e da mandíbula, destacando as relações ósseas e a importância da localização dos acidentes anatômicos para o cirurgião dentista. as estruturas anatômicas em peças anatômicas. Odontogênese. Entender o processo de formação dos elementos dentais, desde a cripta até a rizogênese e as alterações que o processo irruptivo implica para a face. os cortes histológicos em lâminas. Amelogênese. Reconhecer as características microscópicas - histológicas (prismas) bem como as macroscópicas - anatômicas / topográficas. cortes histológicos em lâminas.

18 Dentinogênese e pulpogênese. Reconhecer as características microscópicas - histológicas (túbulos dentinários e feixes vasculonervosos) bem como as macroscópicas - anatômicas / topográficas. os cortes histológicos em lâminas. Erupção dentária. Entender o processo de formação dos elementos dentais, desde a cripta até a rizogênese e as alterações que o processo irruptivo implica para a face. Salientar a cronologia da erupção dental e suas variáveis. Identificar as diferenças morfologicas durante o processo de formação dos dentes, memorizar a cronologia da erupção, entendendo sua sequência lógica. Articulação temporomandibular (ATM). Apresentar as estruturas relacionadas com estas articulações, bem como sua dinâmica funcional e aplicada. Reconhecer e identificar acidentes ósseos, cartilagens, ligamentos, cápsula, músculos, vasos e nervos. Músculos da mastigação, supra e infrahióides Relacionar a atuação individual de cada músculo, e em grupo, com o movimento mandibular. Objetivos dos Estudantes Reconhecer e identificar os músculos da mastigação e os hióideos (supra e infra) relacionando-os com sua função. Biomecânica do esqueleto facial. Conceituar a dissipação de forças a partir dos movimentos da mandíbula, das bases ósseas para a base do crânio. Entender o mecanismo e locais de distribuição de forças, bem como da importância desta sistemática para preservação do sistema estomatognático. Nervo facial (VII par craniano). Apresentar origem, ramos, trajeto, funcionabilidade e áreas/região de inervação. Identificar, reconhecer, nomear e diferenciar o nervo facial e seus ramos em peças formolizadas

19 Músculos cuticulares. Apresentar os músculos cuticulares relacionando sua função. Identificar, reconhecer, nomear e diferenciar os músculos cuticulares. Nervo glossofaríngeo (IX par craniano). Apresentar origem, ramos, trajeto, funcionabilidade e áreas/região de inervação. Identificar, reconhecer, nomear e diferenciar o nervo glossofaríngeo e seus ramos em peças formolizadas, bem como a região de inervação, em peças formolizadas Nervo hipoglosso (XII par craniano) e músculos da língua. Apresentar origem, ramos, trajeto, funcionabilidade e áreas/região de inervação. Identificar, reconhecer, nomear e diferenciar o nervo hipoglossofaríngeo e seus ramos em peças formolizadas, bem como a região de inervação, identificando os músculos intrínsicos e extrínsecos da língua. Nervo trigêmeo (V par craniano). Apresentar origem, ramos, trajeto, funcionabilidade e áreas/região de inervação. Identificar, reconhecer e localizar o gânglio trigeminal, bem como os seus ramos e a região de inervação em peças formolizadas. Vascularização sanguínea e linfática da cabeça e pescoço. Apresentar origem, trajeto, funcionabilidade e áreas/região de vascularização. Identificar, reconhecer, nomear e diferenciar os vasos sanguíneos e linfáticos, seus ramos e sua região de vascularização. Anatomia aplicada às anestesias. Apresentar os locais de referência para a prática anestésica. Identificar, localizar, reconhecer e diferenciar os acidêntes anatômicos de referência para a anestesiologia, relacionando com a inervação e vascularização das diferentes regiões. Dissecção da pele, músculos, glândulas salivares, vasos, nervos, linfonodos da cabeça e pescoço humano.

20 Entender a topografia regional. Introduzir a prática com instrumentos cirúrgicos e orientar o uso dos mesmos. Paramentação, postura, reconhecimento, diferenciação e manuseio dos instrumentais e adquirir e desenvolver a habilidade manual.

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA. Curso: Odontologia Período de oferta da disciplina: 2 o P.

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA. Curso: Odontologia Período de oferta da disciplina: 2 o P. UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: HISTOLOGIA BUCO DENTAL Código da Disciplina: ODO110 Curso: Odontologia Período de oferta da disciplina: 2 o P. Faculdade

Leia mais

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág. CURSO DE ODONOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: ANAOMIA HUMANA II : CABEÇA E PESCOÇO Código: ODO-009 Pré-requisito:

Leia mais

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág. CURSO DE ODONOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: Anatomia Humana II: Cabeça e Pescoço Código: - Ch: 60h Pré-requisito:

Leia mais

CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos no Processo nº 24740, de 22/08/2007;

CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos no Processo nº 24740, de 22/08/2007; DELIBERAÇÃO - CÂMARA DE GRADUAÇÃO Nº002/2008 Estabelece adequações curriculares para o curso de graduação em Odontologia, a vigorar a partir do ano letivo de 2008. CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU. Horário do 1o ano do curso de Odontologia (1o período letivo)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU. Horário do 1o ano do curso de Odontologia (1o período letivo) UNVERSDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGA DE BAURU Horário do 1o ano do curso de Odontologia (1o período letivo) - 2017 - MARÇO 2 ª f. 3 ª f. 4 ª f.01 5 ª f.02 6 ª f.03 Sábado 04 Carnaval Carnaval

Leia mais

Departamento Ciências Morfológicas. TEÓRICO/ 4ª 13:30 às 16:00

Departamento Ciências Morfológicas. TEÓRICO/ 4ª 13:30 às 16:00 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA COORDENADORIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-900 Trindade

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA ANATOMIA TOPOGRÁFICA DA CABEÇA E DO PESCOÇO

PLANO DE DISCIPLINA ANATOMIA TOPOGRÁFICA DA CABEÇA E DO PESCOÇO PLANO DE DISCIPLINA ANATOMIA TOPOGRÁFICA DA CABEÇA E DO PESCOÇO 1º Semestre de 2013 1. Identificação Departamento: Formação de Ciências Básicas (FCB) Disciplina: Anatomia Topográfica da Cabeça e do Pescoço

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PLANO DE ENSINO. Departamento Ciências Morfológicas

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PLANO DE ENSINO. Departamento Ciências Morfológicas UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PLANO DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Semestre: 2011/2 Nome da disciplina MOR 7102 - HISTOLOGIA BUCO DENTAL Professores

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Citologia e Histologia Código: -- Pré-requisito: -- Período

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Citologia e Histologia Código: --- Pré-requisito: ----- Período

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de CH Total: T 60h P 30h

CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de CH Total: T 60h P 30h CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Citologia e Histologia Código: Pré-requisito: - Período Letivo:

Leia mais

Fase Ciências Morfológicas 01. Departamento

Fase Ciências Morfológicas 01. Departamento MOR 7002 - Anatomia Humana - Semestre 2017/12 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA1 COORDENADORIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Campus

Leia mais

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Docentes: Carlos Roberto Maximiano da Silva Juliana Rubira Gerez Maria de Lourdes Ferreira Osny Ferrari Rodrigo Castellazzi Sella Código: 6MOD059 PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DOCENTE RESPONSÁVEL : Prof. Dr. Marcelo Razera Baruffi

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DOCENTE RESPONSÁVEL : Prof. Dr. Marcelo Razera Baruffi PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Nutrição DISCIPLINA: Genética e Evolução ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Genética DOCENTE RESPONSÁVEL : Prof. Dr. Marcelo Razera Baruffi Semestre Letivo:

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular Generalista Resolução Unesp 14/2010, alterada pela Resolução Unesp 02/2013.

PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular Generalista Resolução Unesp 14/2010, alterada pela Resolução Unesp 02/2013. PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular Generalista Resolução Unesp 14/2010, alterada pela Resolução Unesp 02/2013. Unidade Universitária: Curso: Farmácia-Bioquímica Departamento Responsável:

Leia mais

Genética Humana C. Semestral CRÉDITO DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA TEÓRICA EXERCÍCIO LABORATÓRIO OUTRA ,5

Genética Humana C. Semestral CRÉDITO DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA TEÓRICA EXERCÍCIO LABORATÓRIO OUTRA ,5 Genética Humana C CAMPUS: CURSO: ENFERMAGEM E OBSTRETÍCIA HABILITAÇÃO: BACHARELADO OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: ENFERMAGEM IDENTIFICAÇÃO: 26 CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO PERIODIZAÇÃO IDEAL BIO01683

Leia mais

Ficha 1 (permanente)

Ficha 1 (permanente) ! Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR Ficha 1 (permanente) Disciplina: Biologia Celular, Tecidual e Embriologia Bucal I Código:

Leia mais

Prof. Samuel dos Santos Valença Titulação e Profissão: Doutor, Mestre, Fisioterapeuta na UFRJ desde: 2009 Programa: PGH-ICB Bloco: J1 Sala:27

Prof. Samuel dos Santos Valença Titulação e Profissão: Doutor, Mestre, Fisioterapeuta na UFRJ desde: 2009 Programa: PGH-ICB Bloco: J1 Sala:27 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS CURSO: Terapia Ocupacional DISCIPLINA: Bases Biológicas da Terapia Ocupacional CÓDIGO: BMW-110 Ano/período: 2018/1º PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS PLANO DE ENSINO SEMESTRE 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS PLANO DE ENSINO SEMESTRE 2011. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS PLANO DE ENSINO SEMESTRE 2011.01 I. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA N O

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág.

CURSO DE ENFERMAGEM Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág. CURSO DE ENFERMAGEM Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág.44 Componente Curricular: BIOLOGIA GERAL Código: ENF - 101 Pré-requisito: Nenhum Período

Leia mais

PLANO DE CURSO. CH Teórica: 60h CH Prática: 40h CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Período: I Ano:

PLANO DE CURSO. CH Teórica: 60h CH Prática: 40h CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Período: I Ano: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Anatomia Humana Código: SAU00/1 Professor: Rafaell Batista Pereira E-mail: rafaell.pereira@fasete.edu.br CH Teórica:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Departamento de Morfologia PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Departamento de Morfologia PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CAMPUS: Campus de Maruípe CURSO: Fisioterapia (20) HABILITAÇÃO: Bacharelado DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Morfologia IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO PERIODIZAÇÃO IDEAL MOR12642 Anatomia

Leia mais

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Docentes: André Vanzela Carlos Miqueloto Maria de Lourdes Ferreira Solange de Paula Ramos Rodrigo Castellazzi Sella Código: 6MOD059 PROGRAMA DE APRENDIZAGEM UEL/CCS CURSO DE ODONTOLOGIA

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular Generalista Resolução Unesp 14/2010.

PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular Generalista Resolução Unesp 14/2010. PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular Generalista Resolução Unesp 14/2010. Unidade Universitária: Curso: Farmácia-Bioquímica Departamento Responsável: Docente Responsável/Colaborador(es) Profª

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Histologia e Embriologia Código: Fisio - 104 Pré-requisito: ----- Período Letivo:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA PLANO DE ENSINO Histologia Bucal e Embriologia 1. IDENTIFICAÇÃO Professores:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA UNILA COMISSÃO SUPERIOR DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA UNILA COMISSÃO SUPERIOR DE ENSINO ANEXO DA RESOLUÇÃO COSUEN N 05 DE 22 DE MARÇO DE 2016 ADENDO I DO CURSO DE MEDICINA, GRAU BACHARELADO Na página 10, Carga Horária Etapa Pré Internato: 5593 horas (329 créditos) Carga Horária Pré internato:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. Semestre Letivo: ( x ) Primeiro ( ) Segundo

PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. Semestre Letivo: ( x ) Primeiro ( ) Segundo PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Nutrição DISCIPLINA: Anatomia Humana ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Anatomia DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Sérgio Pereira Semestre Letivo: ( x ) Primeiro

Leia mais

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág.

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág. CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág. Componente Curricular: Biologia Geral Código: --- Pré-requisito: --- Período Letivo:

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 40h CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Período: I Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 40h CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Período: I Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: ANATOMIA HUMANA Código: - Professor: Rafaell Batista Pereira E-mail: rafaell.pereira@fasete.edu.br CH Teórica:

Leia mais

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes: Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Nutrição Departamento Responsável: Departamento de Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): 07/04/17 Docente responsável: Erika

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado e Licenciatura em Educação Física Disciplina: Anatomia Humana Professor: Rafaell Batista Pereira Código: SAU00 Carga Horária: 80 h/aulas Créditos:

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista DISCIPLINA: EFB Anatomia Humana Curso: Biomedicina Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Período letivo: 2018 Série: 1ª Obrigatória ( X ) Optativa ( ) CH Teórica: 60h CH Prática: 20h CH Total: 80

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DOCENTE RESPONSÁVEL : Prof. Dr. Danilo Moretti-Ferreira

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DOCENTE RESPONSÁVEL : Prof. Dr. Danilo Moretti-Ferreira PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Ciências Biomédicas DISCIPLINA: Genética Humana e Médica ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Genética DOCENTE RESPONSÁVEL : Prof. Dr. Danilo Moretti-Ferreira

Leia mais

INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Anatomia Carga Horária Prática 36 Habilitação / Modalidade Bacharelado EMENTA

INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Anatomia Carga Horária Prática 36 Habilitação / Modalidade Bacharelado EMENTA CURSO: Farmácia Turno: Integral Ano: 2019 Semestre: 01 Docente Responsável: Maira de Castro Lima Currículo 2014 Período 1 Tipo Obrigatória Teórica 36 INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Anatomia Carga

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Biologia Geral Código: Fisio 102 Pré-requisito: -------- Período Letivo: 2016.1

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino DISCIPLINA: Biologia Celular Curso: Biomedicina Período letivo: 2018 Série: 1ª Obrigatória ( X ) Optativa ( ) CH Teórica: 60h CH Prática: 20h CH Total: 80 horas Obs: I - Objetivos Proporcionar

Leia mais

Objetivos Conceitos Procedimentos e habilidades Atitudes e valores aspectos Comparar cromossomos mitóticos

Objetivos Conceitos Procedimentos e habilidades Atitudes e valores aspectos Comparar cromossomos mitóticos Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓ-GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO Disciplina: Genética dos Distúrbios do Desenvolvimento Código da Disciplina: 900.1235-6

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. Semestre Letivo: ( x ) Primeiro ( ) Segundo

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. Semestre Letivo: ( x ) Primeiro ( ) Segundo PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Nutrição DISCIPLINA: Anatomia Humana ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Anatomia DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Sérgio Pereira Semestre Letivo: ( x ) Primeiro

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Anatomia Humana Código: SAU00 Professor: Kaline Catiely Campos Silva e-mail: kaline.silva@fasete.edu.br

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU. Horário do 1o ano do curso de Odontologia (1º e 2º períodos letivos)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU. Horário do 1o ano do curso de Odontologia (1º e 2º períodos letivos) UNVERSDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGA DE BAURU Horário do 1o ano do curso de Odontologia (1º e 2º perío letivos) - 2018 - FEVERERO 2 ª f. 3 ª f. 4 ª f. 5 ª f.01 6 ª f.02 Sábado 03 2 ª f. 05 3

Leia mais

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes: Teoria Exercício Laboratório 30h - 30h

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:   Teoria Exercício Laboratório 30h - 30h Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Farmácia Departamento Responsável: Departamento de Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): 07/04/17 Docente responsável: Rodrigo

Leia mais

Segunda etapa das provas de Transferência Externa para o 1º semestre de 2017 da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.

Segunda etapa das provas de Transferência Externa para o 1º semestre de 2017 da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. EDITAL FOUSP Nº 02/2016 Segunda etapa das provas de Transferência Externa para o 1º semestre de 2017 da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. O Diretor da Faculdade de Odontologia da Universidade

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Genética Humana e Médica. DEPARTAMENTO: Genética. Semestre Letivo: ( X ) Primeiro ( ) Segundo

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Genética Humana e Médica. DEPARTAMENTO: Genética. Semestre Letivo: ( X ) Primeiro ( ) Segundo PLANO DE ENSINO I - IDENTIFICAÇÃO CURSO: Ciências Biomédicas DISCIPLINA: Genética Humana e Médica (X) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Genética DOCENTE RESPONSÁVEL : Danilo Moretti-Ferreira Semestre

Leia mais

P L A N O D E E N S I N O

P L A N O D E E N S I N O P L A N O D E E N S I N O Ano: 2017 1. I D E N T I F I C A Ç Ã O : FACULDADE: Enfermagem CURSO: Enfermagem Ano: 2017 DISCIPLINA: EFB - Anatomia Humana CARGA HORÁRIA TOTAL: 160 CARGA HORÁRIATOTAL TEÓRICA:

Leia mais

Fundação Educacional Lucas Machado - FELUMA Faculdade Ciências Médicas - MG Concurso de Transferência 2016 PROGRAMA DE ANATOMIA (20 QUESTÕES)

Fundação Educacional Lucas Machado - FELUMA Faculdade Ciências Médicas - MG Concurso de Transferência 2016 PROGRAMA DE ANATOMIA (20 QUESTÕES) Fundação Educacional Lucas Machado - FELUMA Faculdade Ciências Médicas - MG Concurso de Transferência 2016 1 PROGRAMAS PARA A 2 ª SÉRIE DO CURSO DE MEDICINA PROGRAMA DE ANATOMIA (20 QUESTÕES) I Anatomia

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária:Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso:Farmácia Disciplina: Biologia Celular e Tecidual Professor:Yur Maria e Souza Tedesco Núcleo Temático: Análises Clínicas DRT: 106.908-6

Leia mais

Número Protocolo (LUPUS)

Número Protocolo (LUPUS) RESULTADO E LOCAL DE PROVA DA PRÉ-SELEÇÃO DO PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERENCIA INTERNA E EXTERNA PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA EDITAL 062/2015 NOME Número Protocolo (LUPUS) SITUAÇÃO Ailana Barbosa Martins

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO CURSO: Bacharelado em Nutrição DEPARTAMENTO:Ciências Morfológicas PROGRAMA DE DISCIPLINA

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Histologia Especial Código da Disciplina: VET203 Curso: Medicina Veterinária Semestre de oferta da disciplina: 2 P Faculdade responsável: Medicina Veterinária Programa

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA II (CÓD. 2358) GRADE: RESOLUÇÃO CEPEC Nº 831 SEMESTRE: 2º ANO: 2011

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CBF120 Citologia e Histologia

Programa Analítico de Disciplina CBF120 Citologia e Histologia Catálogo de Graduação 06 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina CBF0 Citologia e Histologia Campus de Florestal - Campus de Florestal Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 20h CH Total: 80h Créditos: 04 Pré-requisito(s): --- Período: I Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 20h CH Total: 80h Créditos: 04 Pré-requisito(s): --- Período: I Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Anatomia humana Código: SAU00 Professor: Rafaell Batista Pereira e-mail: rafaell.pereira@fasete.edu.br

Leia mais

Horário do 1o ano do curso de Odontologia (1o e 2o períodos letivos)

Horário do 1o ano do curso de Odontologia (1o e 2o períodos letivos) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU Horário do 1o ano do curso de Odontologia (1o e 2o perío letivos) - 2015 - FEVEREIRO 2 a f. 3 a f. 4 a f. 5 a f. 6 a f. Sáb. 2 a f. 09 3 a f.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÃMPUS JATAÍ PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÃMPUS JATAÍ PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Unidade Acadêmica: Câmpus Jataí Curso: Biomedicina Disciplina:Genética Humana Matriz: 35P Carga horária semestral: 64h Teórica: 48h Prática: 16h Semestre/ano: 2013/1 Turma/turno:Matutino

Leia mais

COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO. Co-requisito: Grau: Bacharelado EMENTA

COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO. Co-requisito: Grau: Bacharelado EMENTA COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO Unidade Curricular: Sistema genito-urinário e reprodutor Período: 2ª Currículo: 2016 Coordenador de eixo: Érika Lorena Fonseca Costa

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA ANATOMIA SISTÊMICA E SEGMENTAR

PLANO DE DISCIPLINA ANATOMIA SISTÊMICA E SEGMENTAR PLANO DE DISCIPLINA ANATOMIA SISTÊMICA E SEGMENTAR 2º Semestre de 2012 1. Identificação Departamento: Formação de Ciências Básicas (FCB) Disciplina: Anatomia Sistêmica e Segmentar Cód.: FCB00090 Período

Leia mais

COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR

COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR REESTRUTURAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CURSO MÉDICO CARACTERIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS E ESTÁGIOS DA NOVA MATRIZ CURRICULAR CÓDIGO DA DISCIPLINA ATUAL: MOF014 NOME ATUAL: Anatomia Médica A NOVO NOME: Anatomia Sistêmica

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS BIO 117 BIOLOGIA GERAL --

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS BIO 117 BIOLOGIA GERAL -- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS BIO 117 BIOLOGIA GERAL -- CARGA HORÁRIA CRÉDITOS PROFESSOR(A) T

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE CADA DISCIPLINA, ESTÁGIO OU TRABALHO DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE CADA DISCIPLINA, ESTÁGIO OU TRABALHO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE CADA DISCIPLINA, ESTÁGIO OU TRABALHO DE GRADUAÇÃO CAMPUS: São Mateus - CEUNES CURSO: Ciências Biológicas DEPARTAMENTO: Ciências Agrárias e Biológicas PROFESSOR: Andreia Barcelos Passos Lima

Leia mais

SEMESTRE LETIVO DO ANO: 2 ANO: 2019 PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I - IDENTIFICAÇÃO

SEMESTRE LETIVO DO ANO: 2 ANO: 2019 PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I - IDENTIFICAÇÃO UNIDDE: CURSO DE GRDUÇÃO: Departamento de Ciências Básicas da Saúde Curso de Fonoaudiologia - Corrente SEMESTRE LETIVO DO NO: 2 NO: 2019 PLNO DE ENSINO D DISCIPLIN BLOCO I - IDENTIFICÇÃO Código da Disciplina:

Leia mais

Horário Segunda feira Turmas A e B: início: 08h20min e término: 11h50min. Turmas C e D: início: 13h30min e término: 17h10min.

Horário Segunda feira Turmas A e B: início: 08h20min e término: 11h50min. Turmas C e D: início: 13h30min e término: 17h10min. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina MOR 7101 Histologia Aplicada à Odontologia Professores da disciplina Ericson Kubrusly Gonçalves, (Doutorado, Mestrado, Odontologia) Departamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR, EMBRIOLOGIA E GENÉTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR, EMBRIOLOGIA E GENÉTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR, EMBRIOLOGIA E GENÉTICA 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina Curso: Odontologia

Leia mais

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes: Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia Departamento Responsável: Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Instituto de Ciências Biomédicas COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA PLANO DE ENSINO. IDENTIFICAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR: Histologia UNIDADE OFERTANTE: Instituto de Ciências Biomédicas - DBHEM

Leia mais

COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO

COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO Unidade Curricular: INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DA VIDA: FENÔMENOS CELULARES E MOLECULARES Período: 1º Currículo: 2016 Nome do Coordenador

Leia mais

INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Histologia e Embriologia Carga Horária Prática 36. Habilitação / Modalidade Bacharelado

INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Histologia e Embriologia Carga Horária Prática 36. Habilitação / Modalidade Bacharelado CURSO: Farmácia Turno: Integral Ano: 2018 Semestre: 2º/2018 Docente Responsável: Ralph Gruppi Thomé Currículo 2014 Período 2º Tipo Obrigatória Teórica 54 INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Histologia

Leia mais

CURSO: Farmácia INFORMAÇÕES BÁSICAS EMENTA

CURSO: Farmácia INFORMAÇÕES BÁSICAS EMENTA Turno: Integral Currículo 2014 CURSO: Farmácia INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Histologia e Embriologia Departamento CCO Período 2º Teórica 54 Carga Horária Prática 36 Total 90 Código CONTAC FA014

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM. CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 30 horas

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM. CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 30 horas SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA GERAL (Turmas A e B) GRADE: Resolução CEPEC Nº 831 MATRIZ

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Anatomia humana de estruturas reunidas em um mesmo território anatômico e suas representações em exames de imagem normais.

PLANO DE ENSINO. Anatomia humana de estruturas reunidas em um mesmo território anatômico e suas representações em exames de imagem normais. NOME: ANATOMIA TOPOGRÁFICA E IMAGEM Código: IMA002 Carga horária: 120 HORAS-AULA (30 HORAS TEÓRICAS E 90 HORAS PRÁTICAS) Créditos: 08 Período do curso: 4 PERÍODO Pré-requisitos: FIB040 EMENTA PLANO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA Publicado no Diário Oficial em 29/03/2019, seção I, página 129 (60) EDITAL FO Nº 7/2019 Segunda etapa das provas de Transferência Externa para o 1º semestre de 2020 da Faculdade de Odontologia da Universidade

Leia mais

EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Credenciada pela Portaria Ministerial n o 4065 de 31/12/02

EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Credenciada pela Portaria Ministerial n o 4065 de 31/12/02 CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 2º Semestre DISCIPLINA: ANATOMIA TURNO: Noturno CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3,0 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas PROFESSOR JOSÉ MUSSE COSTA LIMA JEREISSATI EMENTA A disciplina

Leia mais

Disciplina: Citologia e Embriologia. Profª Dra. Adriana Soeiro de F. Silva J. Ayres

Disciplina: Citologia e Embriologia. Profª Dra. Adriana Soeiro de F. Silva J. Ayres Disciplina: Citologia e Embriologia Profª Dra. Adriana Soeiro de F. Silva J. Ayres a.soeiro.f@hotmail.com . EMENTA UNIDADE I Aspectos gerais da estrutura celular Microscopias Métodos empregados no estudo

Leia mais

Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: Professor: Antônio Acácio Guimarães Simão Titulação: Especialista PLANO DE CURSO

Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: Professor: Antônio Acácio Guimarães Simão Titulação: Especialista PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ANATOMIA HUMANA Código: ENF - 102 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: 2014.2

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ANATOMIA HUMANA Código: ENF - 102 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: 2013.2

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE PORTO VELHO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANO DE CURSO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE PORTO VELHO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANO DE CURSO Disciplina: Citologia e Histologia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE PORTO VELHO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANO DE CURSO Docente Responsável pela Disciplina:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Código Unidade 040 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso Etapa Sem. / Ano 40451 Ciências Biológicas

Leia mais

EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Credenciada pela Portaria Ministerial N o 4065 de 31/12/02

EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Credenciada pela Portaria Ministerial N o 4065 de 31/12/02 CURSO: Educação Física SÉRIE: 3º Semestre DISCIPLINA: Anatomia dos Sistemas CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aulas CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula PROFESSOR JOSÉ MUSSE COSTA LIMA JEREISSATI EMENTA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE PORTO VELHO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANO DE CURSO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE PORTO VELHO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANO DE CURSO Disciplina: Citologia e Histologia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE PORTO VELHO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANO DE CURSO Docente Responsável pela Disciplina:

Leia mais

CURSO: Bioquímica INFORMAÇÕES BÁSICAS EMENTA

CURSO: Bioquímica INFORMAÇÕES BÁSICAS EMENTA Turno: Integral Currículo 2010 CURSO: Bioquímica INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Histologia e Embriologia Departamento CCO/UFSJ Período 2º Teórica 54 Carga Horária Prática 18 Total 72 Código CONTAC

Leia mais

CURSO: Farmácia INFORMAÇÕES BÁSICAS. Histologia e Embriologia Carga Horária Prática 36. Habilitação / Modalidade Bacharelado OBJETIVOS

CURSO: Farmácia INFORMAÇÕES BÁSICAS. Histologia e Embriologia Carga Horária Prática 36. Habilitação / Modalidade Bacharelado OBJETIVOS Turno: Integral Currículo Período 2º Tipo Obrigatória Teórica 54 CURSO: Farmácia INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Histologia e Embriologia Carga Horária Prática 36 Habilitação / Modalidade Bacharelado

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ARAÇATUBA - FACULDADE DE ODONTOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ARAÇATUBA - FACULDADE DE ODONTOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ARAÇATUBA - FACULDADE DE ODONTOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Disciplina: Departamento: INTEGRAL X NOTURNO PLANO DE ENSINO

Leia mais

Considerando-se estas premissas, foi proposta a seguinte periodização da matriz curricular (QUADRO 7).

Considerando-se estas premissas, foi proposta a seguinte periodização da matriz curricular (QUADRO 7). Trabalho de curso Trabalho de Curso I 16 Trabalho de Curso II 16 Trabalho de Curso III 16 48 Optativas Optativa I 48 Optativa II 32 Optativa III 48 128 Supervisionado I 48 Supervisionado II 96 Supervisionado

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Biomedicina Disciplina: Anatomia Humana Código: SAU00/1 Professor: Rafaell Batista Pereira E-mail: rafaell_85@hotmail.com CH Teórica:

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág.

CURSO DE ENFERMAGEM Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág. CURSO DE ENFERMAGEM Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág. Componente Curricular: ANATOMIA HUMANA Código: ENF - 102 Pré-requisito: Nenhum Período

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS BIOLOGIA CELULAR 2019 PROF. Dr. MARCOS GINO FERNANDES 1 FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS Disciplina de BIOLOGIA CELULAR Prof. Dr. Marcos Gino Fernandes E-mail:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE PROCESSO SAÚDE-DOENÇA I CENF ENF0049 2017.1 HORÁRIO: QUA SALA 01 16:00-17:00 17:00-18:00 QUI SALA 01 08:00-09:00 09:00-10:00 10:00-11:00 11:00-12:00

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Biologia Molecular: Genética Molecular ( X ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Biologia Molecular: Genética Molecular ( X ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Ciências Biológicas MODALIDADE: ( X ) Bacharelado ( X ) Licenciatura DISCIPLINA: Biologia Molecular: Genética Molecular ( X ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM ÁREA COMPLEMENTAR:

Leia mais

Curso de Medicina - 1º período Organização semestral.

Curso de Medicina - 1º período Organização semestral. Curso de Medicina - 1º período Organização semestral. Legenda para a identificação das áreas integrantes dos módulos Fisiologia Bioquímica BioMol / Genética Biofísica Outras disciplinas do 1º período:

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA EMENTA. Estudo da estrutura e inter-relação dos constituintes teciduais (células e material extracelular) de um organismo.

PROGRAMA DA DISCIPLINA EMENTA. Estudo da estrutura e inter-relação dos constituintes teciduais (células e material extracelular) de um organismo. UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso:Enfermagem Disciplina: Histologia Carga Horária: 75 h Teórica: 45 h Prática: 30 h Semestre: 2013.2 Professor: Juliane Silva Obrigatória: ( X ) Eletiva:

Leia mais

PLANO DE ENSINO (2019.1)

PLANO DE ENSINO (2019.1) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO (2019.1) 1 - IDENTIFICAÇÃO CODIGO NOME DA DISCIPLINA N O DE CREDITOS BEG 5303 Biologia Celular

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: Fundamentos de Citogenética Professor(es): Leda Navajas Haim Carga horária: 32 h (2T e 2P) Ementa:

Leia mais

Faculdade Independente do Nordeste Credenciada pela Portaria MEC 1.393, de 04/07/2001 publicada no D.O.U. de 09/07/2001.

Faculdade Independente do Nordeste Credenciada pela Portaria MEC 1.393, de 04/07/2001 publicada no D.O.U. de 09/07/2001. CURSO ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: PATOLOGIA BUCO-DENTAL Código: ODO-017 Pré-requisito: - Período

Leia mais

CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA GERAL Carga Horária: 108

CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA GERAL Carga Horária: 108 CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA GERAL Carga Horária: 108 EMENTA Importância da Biologia Técnicas de Biologia Celular e Molecular Estrutura e Organização Celular Bases Moleculares da Composição Celular

Leia mais

PLANILHA GERAL - BASES BIOLÓGICAS DA PRÁTICA MÉDICA I - 1º 2012

PLANILHA GERAL - BASES BIOLÓGICAS DA PRÁTICA MÉDICA I - 1º 2012 Dia Data Hora Professor Sala Conteúdo Módulo SEGUNDA 27/2/2012 13:30 14:20 08:00 08:50 Acolhimento 10:00 TERCA 28/2/2012 10:50 QUARTA 29/2/2012 13:00 Ralph 304 A Apresentação das Bases Biológicas da Prática

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CBI118 Anatomia Humana

Programa Analítico de Disciplina CBI118 Anatomia Humana Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais