Ensino Fundamental Gêneros variados Emissor, receptor.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ensino Fundamental. 1.1 - Gêneros variados. 5.1 - Emissor, receptor."

Transcrição

1 MATRIZES DE DESCRITORES E CONTEÚDOS Ensino Fundamental LÍNGUA PORTUGUESA TEMAS 1. Interpretação de texto 2. Construção frasal 3. Discursos 4. Tipos de Linguagem 5. Elementos da Comunicação 6. Fonologia 7. Processo de formação de palavras 8. Morfologia Gêneros variados. TÓPICOS Reescrita Tipos de frases Direto / Indireto Pessoas do discurso Linguagens: verbal e não verbal Linguagens formal e informal Linguagens oral e escrita Emissor, receptor Classificação das palavras quanto ao número de sílabas Ditongos e dígrafos Classificação das palavras quanto à localização da sílaba tônica Prefixos e sufixos Raiz e radical Substantivos Artigo Adjetivos Advérbios Pronomes Numerais Verbos, locuções verbais, vozes verbais Conjunções Preposição Interjeições Sujeito e Predicado. PORTUGUESA LÍNGUA 9. Sintaxe Complementos verbais, complemento nominal e agente da passiva Adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto, vocativo e predicativo Regência verbal.

2 9.5 - Regência nominal Tipos de período (simples e composto) Pontuação Conotação, denotação Antônimo e sinônimo. 10. Semântica e estilística 11. Produção de texto 1. Pronomes demonstrativos 2. Pronomes possessivos 3. Pronomes pessoais 4. Presente simples Palavras parônimas e homônimas Onomatopeia Eufemismo Vocabulário Gêneros e tipos textuais variados This, that These, those My, your, his, her, its, our, your, their I, you, he, she, it, we, you, they Formas afirmativa, negativa e interrogativa, incluindo regras de 3ª pessoa singular. INGLÊS 5. Presente contínuo Formas afirmativa, negativa e interrogativa, incluindo regras de ING. 6. Wh-questions Who, what, where. 7. Expressões de tempo, advérbios de frequência, locuções adverbiais Usually, now, often, frequently, every (day, week, month), this (morning, month, week), today, now. 8. Preposições In, at, from, to. 9. Verbo to be Formas afirmativa, negativa e interrogativa. 10. Imperativo Formas afirmativa e negativa. 11. Verbos modais Can, can t, could. 12. Estratégias de leitura Palavras-chave, uso de dicionários, falsos cognatos, leitura de manuais, catálogo, instruções de máquina, cartas, fax, rótulos, receitas. INGLÊS 13. Would like Oferecimentos. 14. Números, horas, datas, dias da semana, meses. 15. Saudações. 16. Artigos indefinidos.

3 17. Expressões ao telefone. 18. Nacionalidades. 19. Parentesco. 20. Pronomes de tratamento. 21. May. 22. Profissões. 23. Medidas de peso. ARTE 1. Arte: uma constante em nossa vida Cultura e arte Significado da arte. 2. Artes da luz Arquitetura. 3. Arte da palavra Cartola Poesia e gêneros literários. 4. Arte do barro Cerâmica brasileira. 5. Arte de enfeitar Adorno. 6. Arte de vender Publicidade, comunicação. 7. A arte de esconder o rosto Picasso e as máscaras africanas Máscaras no Brasil. 8. A arte da fotografia Fotografia no Brasil Machado de Assis. 9. A arte da escultura Aleijadinho. 10. A arte das embalagens Embalagens Arte brasileira: gravura. 11. A arte dos bonecos Presépios. 12. A arte de por o Carnaval. povo na rua Arte ou Folclore. 13. A arte de sonhar Casa da Flor. 14. A arte do boi Bumba-meu-boi. 15. A arte das miçangas Bordadeira. 16. Cantando e contando histórias Cordel Trovadores Modernos. 17. Artes gráficas: da prensa ao CD- ROM Origem do livro Artes gráficas hoje. 18. A arte da música Músicos e compositores Folia de Reis. 19. Arte de brincar Folguedos Brasileiros. 20. A arte de viver Tempo de trabalho e tempo de lazer.

4 Filósofos. 1. A ciência do esporte. 2. A origem do esporte. 3. O esporte moderno. 4. Um novo conceito de esporte: O Esporte do ponto de vista comercial. A indústria do esporte e a arquitetura esportiva. EDUCAÇÃO FÍSICA 5. As diversas modalidades esportivas. 6. O papel do Estado diante do esporte. 7. Jogos Olímpicos: a grande festa do esporte. 8. Esporte: um direito de todos. 9. A ética esportiva. 10. Os benefícios físicos e emocionais da prática esportiva. 11. O esporte como instrumento de paz. 12. A inclusão no esporte: O esporte na perspectiva de inclusão / exclusão de sujeitos. 13. Relação entre esporte, saúde e doping. 1 - TUBINO, Manoel. O que é esporte. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, (Primeiros Passos) 2 - Livros, revistas e publicações atuais. HISTÓRIA TEMAS 1. Introdução ao Estudo de História 2. Civilizações Antigas 3. Europa na idade moderna TÓPICOS Noções de História O Tempo Histórico: periodização e cálculo de séculos Fontes históricas África o berço da humanidade Os primeiros povos da América - grupos paleoindígenas Pré-história Civilizações pré-colombianas: incas, maias e astecas Árabes e Mouros Os Povos do Oriente História antiga da China Japão e Índia Império Otomano O mercantilismo Renascimento.

5 HISTÓRIA 4. Expansionismo Europeu 5. Brasil précolonial e colonial 6. A Formação do Mundo Atlântico e a sociedade escravista 7. Período Joanino 8. Brasil Império 9. Brasil República Velha Reforma e contrarreforma Expansão marítima: a conquista dos mares e acordos A Conquista da América Período pré-colonial: a relação com a natureza e com os indígenas O tratado de Tordesilhas Administração colonial: sistema de capitanias hereditárias, governo geral, câmaras municipais O Brasil Holandês e a União Ibérica As reformas administrativas após Sociedade mineradora e canavieira Escravidão indígena e africana e as formas de resistência a esse sistema O tráfico negreiro Ocupação do território Colonial: interiorização As cidades no Brasil Colonial Patrimônio histórico-cultural Cultura e religiosidade na colônia Revoltas anticoloniais Ouro e Cultura no Brasil Colonial A formação do mundo Atlântico O comércio com o Oriente: Na China, no Japão A disputa pelos mares a partir do século XVII O tráfico negreiro e mundo Atlântico O fim do Antigo Regime: absolutismo, iluminismo, revolução industrial, revolução francesa, independência dos EUA A África no início do Século XIX Comunidades escravas e alforrias As revoltas de escravos Dia da consciência negra A corte no Brasil A revolução Pernambucana A independência do Brasil Primeiro Reinado ( ) Regência ( ) Segundo Reinado ( ) O movimento abolicionista e a imigração A proclamação da República e a República da Espada República Oligárquica e a Política dos Governadores O Coronelismo e as eleições na república velha Economia republicana - café e a política protecionista O crescimento industrial e a urbanização O movimento operário e o anarquismo Revoltas e movimentos sociais no período da república velha.

6 HISTÓRIA 10. Era Vargas Conflitos Mundiais 12. Governos Populistas. 13. Governos Militares 14. Nova República (1985 aos dias atuais) Governos na república velha Movimento Tenentista O modernismo e a semana de arte moderna O fim da República do Café com Leite e a Revolução de A superprodução do café e a crise de O Governo Provisório Revolução constitucionalista Governo Constitucional Constituição de 1934 e as leis trabalhistas A Intentona Comunista o Golpe de 1937 e o Plano Cohen Estado Novo e o nacionalismo varguista A crise do primeiro governo Vargas A Primeira Guerra Mundial A Segunda Guerra Mundial A Guerra Fria O processo de descolonização da África e Ásia As lutas sociais na América Latina e América Latina na Guerra Fria Governo Dutra ( ) Segundo governo Vargas. ( ) Governo Juscelino Kubitscheck ( ) O desenvolvimentismo de JK e a criação de Brasilia Arte e cultura após O Brasil no contexto da Guerra Fria A sociedade e a cultura dos anos dourados, a Bossa Nova Governo Jânio Quadros (1961) O governo de João Goulart ( ) Os Governos militares: Castelo Branco, Costa e Silva e Médici O Golpe Civil Militar de Economia no período militar e o milagre econômico Reações contra a Ditadura A repressão e a propaganda no regime militar O Tropicalismo e a cultura na Ditadura Militar Governos: Geisel e Figueiredo A Abertura Política e o Caminho da Anistia A campanha das Diretas Já e a Eleição de Tancredo Neves O governo de José Sarney e a constituição de A crise econômica e os conflitos sociais no governo Sarney O governo de Fernando Collor de Mello ( ) O governo de Itamar Franco ( ) e a criação do Plano Real.

7 GEOGRAFIA 15. Globalização e Terrorismo Mundial. 1. O espaço representado 2. Natureza e Sociedade 3. O Brasil e sua regionalização O governo de Fernando Henrique Cardoso ( ) O governo de Luiz Inácio Lula da Silva ( ) O Brasil e a globalização Econômica, a abertura comercial, a modernização econômica brasileira A agroindústria e a defesa do meio ambiente, o Biocombustível, as relações de trabalho no Brasil globalizado, a integração brasileira nas relações internacionais O MERCOSUL, a mortalidade infantil brasileira, a violência urbana Os movimentos Sociais a partir de As comunidades indígenas no Brasil de hoje A China Socialista Globalização, fundamentalismo, a guerra contra o terrorismo e o ataque aos direitos individuais, a Ciência e a vida no século XXI, os avanços tecnológicos, a clonagem humana A globalização econômica e o fim do socialismo na Europa Organização e orientação espacial - pontos cardeais e colaterais Coordenadas geográficas - latitude e longitude Noções de escala Projeções cartográficas Continentes e Oceanos Movimentos da Terra (rotação e translação) e consequências Estrutura interna da Terra Agentes internos modeladores e externos modificadores do relevo. Formas de relevo O papel da água na biosfera, Camadas da Terra- litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera Solos - formação, desenvolvimento e importância Dinâmica climática Impactos da atividade humana sobre o meio ambiente Transformações no campo Sustentabilidade Social Fontes de energia convencionais e alternativas Formação territorial e cultural Dinâmica populacional Espaço rural Espaço urbano Processo industrial Regiões Geoeconômicas (Centro-Sul, Nordeste e Amazônia) Brasil regional IBGE (Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste).

8 4. O espaço mundial 5. O continente americano 6. O mapa político e suas principais características e agrupamentos regionais Desenvolvimento econômico A velha e a nova ordem mundial Economia global Civilizações pré-colombianas Aspectos naturais, sociais e econômicos Integração econômica - blocos econômicos Caribe - localização geográfica, processo de exploração e economia América Andina - aspectos naturais e socioeconômicos Argentina - formação territorial, aspectos naturais, econômicos, desigualdades regionais Cone Sul - aspectos naturais e socioeconômicos EUA/Canadá - formação territorial, aspectos populacionais e econômicos México - formação territorial, desigualdades regionais e economia União Europeia integração econômica e política O Japão e os Tigres Asiáticos Rússia - aspectos naturais, históricos, socioeconômicos e políticos Índia e China na economia mundial Oceania - localização geográfica, aspectos naturais e econômicos Mundo Islâmico e suas particularidades Continente Africano - aspectos naturais, colonização X descolonização, África do Sul e o apartheid Relações de poder no mundo conflitos e paz. Matemática TEMAS 1. Árvore de Possibilidades 2. Medidas TÓPICOS Noções de análise combinatória Significado e unidades de medida, comprimento, superfície, capacidade, massa, área e volume Significado e unidades de medida de tempo Sistema de numeração decimal Sistema de numeração Indo Arábico, Egípcio e Romano. 3. Números Significado das operações: adição, subtração, multiplicação e divisão Propriedades das potenciações Propriedades das radiciações Cálculo / Operações Números reais e operações.

9 4. Proporcionalidade 5. Geometria 6. Álgebra Múltiplos e divisores Fatoração Frações Média A máquina de calcular Noções de proporcionalidade Porcentagem e juro Proporção inversa Regra de três Plano cartesiano Pontos, retas, segmentos de retas, planos Triângulos e quadriláteros Retas concorrentes, paralelas e perpendiculares Ângulos Ângulos do triângulo Polígonos e mosaicos Áreas e perímetros de figuras geométricas planas Teorema de Tales Teorema de Pitágoras Círculo e o número Área do círculo Figuras semelhantes Volumes Expressões algébricas Equações do 1º e 2º grau Gráficos do 1º grau Inequações do 1º grau Sistemas do 1º grau Problemas envolvendo álgebra Produtos Notáveis. Ciências TEMAS TÓPICOS Sistema Solar Lua. 1. Universo Eclipses Movimentos do Sol e da Terra: estações do ano Movimentos do magma: vulcões e placas tectônicas Origem e composição dos solos. 2. Terra Atmosfera: pressão atmosférica Água: estados físicos e suas mudanças. 3. Ambiente Diversidade da vida na Terra. Florestas Tropical e

10 4. Seres Vivos 5. Ser Humano 6. Matéria e Energia Desertos Ecossistemas: rios e lagos, manguezal, mar, ambientes terrestres, regiões frias e desérticas, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Floresta Amazônica, Pantanal Origem e Evolução da Vida (seleção natural) Fotossíntese, respiração e fermentação Níveis de organização, cadeias, teias alimentares e pirâmide de energia Relações ecológicas Animais vertebrados e invertebrados Comportamento sexual dos animais. 4.7 Classificação e reprodução vegetal, hermafroditismo Microrganismo: fungos, bactérias, vírus, líquens. Ação dos microrganismos nos alimentos Doenças (vermes, bactérias, vírus, protozoários) Sistemas humanos: locomoção, reprodução, endócrino, nervoso, tegumentar, excreção, visão. Sistemas dos seres vivos: circulação, respiração e digestão Reprodução sexuada Alimentos: composição química e cuidados Energia e o homem Energia: fontes alternativas, eletricidade, fontes de energia Motores e geradores elétricos Propagação de calor Movimento e força: queima de combustíveis, inércia dos corpos, força de atrito, alavancas Substâncias e misturas: elementos químicos, tabela periódica. Ensino Médio LÍNGUA PORTUGUESA TEMAS 1. Interpretação de texto 2. Variedades linguísticas 3. Processo de comunicação 4. Estudos linguísticos TÓPICOS Gêneros variados Reescrita Linguagens oral e escrita Linguagens formal e informal Símbolo, código, mensagem, remetente e destinatário Conceitos de gramática, ortografia, literatura e sintaxe.

11 LÍNGUA PORTUGUESA 5. Fonologia Acento diferencial. 6. Processo de formação de palavras 7. Morfologia 8. Sintaxe 9. Semântica e estilística 10. Literatura 11. Estilos de época Sufixo, prefixos, derivação e composição, palavras cognatas Substantivo Adjetivo Pronome Verbo Advérbio Conjunção comparativa Conectivo Conceitos de frase e de oração Sujeito e predicado Complementos verbais, complemento nominal, predicativos e agentes da passiva Adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo Período simples e período composto Período composto por subordinação (orações subordinadas: adjetivas, adverbiais e substantivas) Período composto por coordenação Pontuação Concordância nominal Regência verbal Regência nominal Palavras homófonas Palavras homógrafas Denotação e conotação (sentido figurado) Figuras de linguagem, figuras de estilo Funções da linguagem Vocabulário Arte Literária Distinção entre texto literário e outros textos (informativo, técnico) Estilo individual e estilo de época Gêneros literários Prosa e verso Literatura de Cordel Eu-lírico Barroco Neoclassicismo / Arcadismo Romantismo Realismo / Naturalismo Parnasianismo.

12 12. Produção de texto Simbolismo Pré-Modernismo Modernismo Pós-Modernismo Concretismo Música Popular e Literatura Gêneros e tipos textuais variados INGLÊS 1. Verbo to be Formas afirmativa, negativa e interrogativa. 2. Posse (genitivo, of) 3. Comparativos e superlativos. 4. Pronomes possessivos. 5. Pronomes pessoais. 6. Presente Formas afirmativa, negativa e interrogativa. simples Regras de 3ª pessoa do singular. 7. Presente Formas afirmativa, negativa e interrogativa. contínuo 8. Passado Formas afirmativa, negativa e interrogativa. simples 9. Futuro com Formas afirmativa, negativa e interrogativa. will 10. Near future Formas afirmativa, negativa e interrogativa. (going to) 11. Whquestions How, who, what, where, when, why. 12. Advérbios / Locuções adverbiais de frequência / Expressões de tempo every (day, week, night), on (Tuesday), in the (morning), today, always, usually, frequently, often, sometimes, ocassionally, rarely, never, once, twice, three times (a year). INGLÊS 13. Advérbios de modo. 14. Números e horas. 15- Verbos Should. modais 16. Estratégias de leitura. 17. Uso de let s Why don t, why not. 18. Sugestões How about, what about. 19. Expressões de tempo. 20. Adjetivos. 21. Fazer perguntas com how often. 22. Males.

13 23. Verbo haver / there to be (singular e plural na afirmativa). 24. Informações pessoais. 25. Imperativo (sugestões). ARTE 1. Quando a arte acontece? 2. Arte renascentista e arte barroca 3. As artes plásticas e seus elementos 4. O Modernismo 5. A forma 6. Arte nas civilizações antigas 7. A composição e a organização do espaço 8. Arte no século XIX 9. A cor e a textura na arte 10. Arte medieval O mundo da experiência e o mundo da representação Linguagens artísticas contemporâneas Autorretrato Arte renascentista Arte barroca Texto Visual A expressão do ponto A linha e o movimento O plano e a profundidade Introdução ao Modernismo Movimentos artísticos modernistas Modernismo no Brasil Arte indígena no Brasil Arte africana no Brasil Formas da natureza e a natureza das formas As formas plásticas Culturas egípcias e mesopotâmicas Cultura greco-romana Composição Relações formais: figura e fundo O cheio e o vazio no tridimensional Arte neoclássica Arte romântica Impressionismo Arte brasileira no século XIX A cor Textura Visual e textura tátil na arte Introdução à Idade Média Arte no Império Bizantino Arte românica Arte gótica Arte árabe na Idade Média Arte brasileira: gravura. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA Novo Telecurso: Artes Plásticas: ensino médio. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2008.

14 EDUCAÇÃO FÍSICA 1. A ciência do esporte. 2. A origem do esporte. 3. O esporte moderno. 4. Um novo conceito de esporte: O Esporte do ponto de vista comercial. A indústria do esporte e a arquitetura esportiva. 5. As diversas modalidades esportivas. 6. O papel do Estado diante do esporte. 7. Jogos Olímpicos: a grande festa do esporte. 8. Esporte: um direito de todos. 9. A ética esportiva. 10. Os benefícios físicos e emocionais da prática esportiva. 11. O esporte como instrumento de paz. 12. A inclusão no esporte: O esporte na perspectiva de inclusão / exclusão de sujeitos. 13. Relação entre esporte, saúde e doping. 14. Estatuto do torcedor. REFERÊNCIAS 1 - TUBINO, Manoel. O que é esporte. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, (Primeiros Passos) 2 - Estatuto de Defesa do Torcedor. Lei 10671, de 15 de maio de Disponível em:<http://www.cbc.esp.br/stjd/legislacao/lei_10671_2003.pdf.>. Acesso em: 24 mar Carta Internacional da Educação Física e Desporto da UNESCO, 21 de novembro de Livros, revistas e publicações atuais. HISTÓRIA TEMAS 1. Pré-História 2. Civilizações Antigas TÓPICOS Noções de pré-história Fases: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais A origem das espécies Extremo Oriente: Japão e China Civilização Egípcia Mesopotâmia Civilizações da Palestina (fenícios e hebreus) O mundo Grego.

15 2.6 - O mundo Romano - da ascenção à crise Civilização muçulmana África Antiga. 3. Feudalismo Império Carolíngio e Idade Média (Alta e Baixa) 4. Renascimento Cultura e sociedade 5. O Expansionismo Europeu do Século XV ao XVII 6. Reformas Religiosas Grandes Navegações Chegada à América e Civilizações pré-colombianas Colonização espanhola e inglesa na América Supremacia Ibérica Reforma Protestante e Contrarreforma Administração colonial Período pré-colonial: a relação com a natureza e com os indígenas. HISTÓRIA 7. América Portuguesa 8. Era das Revoluções 9. Brasil Império Economia e sociedade açucareira e mineradora Trabalho e escravidão na América Portuguesa Igreja na colônia: relação com o Estado e com os indígenas Interiorização do território e União Ibérica Sociedade mineradora e revoltas anticoloniais A Família Real no Brasil e Período Joanino ( ) O processo de Independência do Brasil Absolutismo na França Século das Luzes - Iluminismo Revolução Francesa Revolução Americana - Independência dos EUA Era Napoleônica Santa Aliança Revoluções na América - Independência da América Espanhola Revolução Industrial Revoluções Europeias no século XIX Primeiro Reinado e Regência Rebeliões nas Províncias Brasileiras - Primeiro Reinado e Regência Cultura no império - noções de civilização e barbárie Constituição de 1824 e política no Império Guerra do Paraguai A economia cafeeira e o processo de industrialização O processo abolicionista Vida urbana e imigrantes no Brasil Fim do império no Brasil. 10. Imperialismo A Inglaterra se consolida como potência.

16 HISTÓRIA 11. Segunda Revolução Industrial 12. Brasil República Velha 13. Primeira Guerra Mundial 14. Revolução Russa 15. Período Entre Guerras 16. Segunda Guerra Mundial 17. A Ordem Internacional do Pós Guerra (1945 a 1989) A França no século XIX e as Unificações da Itália e Alemanha Imperialismo Segunda Revolução Industrial Avanços Científicos Internacionais Trabalhistas e as ideologias sociais Implantação da República no Brasil República Oligárquica Economia na Primeira República Formação da Sociedade Industrial Brasileira Modernismo no Brasil e a década de Tenentismo e o fim da República Velha Revoltas e movimentos sociais na República Primeira Guerra Mundial A Rússia dos Czares A Revolução de O Governo Provisório A Revolução de Governos de Lênin e Stalin Crise de Nazi-fascismo Antecedentes Características da guerra Consequências do conflito Características e implicações da Guerra Fria Conflitos, revoluções e guerras Fim da Guerra Fria Revolução de 1930 no Brasil Governo Provisório e Governo Constitucional A Constituição de 1934 e a Intentona Comunista. 18. Era Vargas Leis Trabalhistas O Brasil na Segunda Guerra Mundial Economia, cultura e política na Era Vargas Estado Novo O Governo de Dutra O segundo Governo Vargas ( ) O Suicídio de Vargas. 19. República O Governo de JK. Populista Brasil Pós Guerra e Cultura dos anos O Governo de Jânio Quadros O Governo de João Goulart. 20. Ditadura Golpe de 1964.

17 GEOGRAFIA Militar (1964 a 1984) 21. Nova República (1985 aos dias atuais) 22. Globalização e Terrorismo 1. Organização e representação do espaço 2. A Dinâmica da natureza e a questão ambiental 3 - Organização do espaço geográfico 4. A organização do espaço brasileiro Governos Militares Tropicalismo, reações contra ditadura e perseguições Censura e contracultura Economia nos governos militares Reações contra a ditadura Diretas Já e a redemocratização Redemocratização do Brasil e as questões sociais Do Governo Sarney até o Governo Lula (1986 a 2010) Brasil nos séculos XX e XXI Blocos Econômicos Neoliberalismo Rússia e o Leste Europeu Guerra da Bósnia África Contemporânea - da descolonização aos dias atuais China e Índia na atualidade Terrorismo Fundamentalismo A paisagem e o espaço geográfico Representação do espaço - tipos de mapas Novas tecnologias cartográficas Conceitos: território, Estado, nação, limites, fronteiras Terra: estrutura e história geológica, formação e transformação do relevo Dinâmica da atmosfera: clima mundial Solos - formação, desenvolvimento e tipos As formações vegetais no mundo e suas interações Fontes de energia: utilização e impactos ambientais Impactos da atividade humana sobre o meio ambiente Desenvolvimento sustentável Desenvolvimento dos meios de comunicação e informação Fases do capitalismo Organização do trabalho e da produção - Fordismo e Toyotismo Fases da Revolução Industrial Novas tecnologias aplicadas à agropecuária Dinâmica demográfica - ritmos e movimentos Urbanização e problemas urbanos Expansão territorial Formação étnica do povo brasileiro Migrações populacionais Urbanização - história, metropolização, hierarquia e redes urbanas.

18 SOCIOLOGIA 5. Organização do espaço mundial 1. Sociologia e sociedade 2. Sociólogos 3. Teorias sociológicas 4. Cultura 5. Estado 6. Cidadania 7. Direitos e Deveres O espaço da atividade industrial A regionalização do espaço (regiões geoeconômicas - Centro-Sul, Nordeste e Amazônia) Desigualdades regionais e sustentabilidade O Brasil e a integração latino-americana Guerra Fria - Capitalismo X Socialismo Desintegração dos países socialistas A nova ordem mundial (conflitos NorteXSul) e blocos econômicos O sistema financeiro global Organizações internacionais e regionais Consequências socioeconômicas da globalização Pluralidade cultural: conflitos e tensões no mundo Desafios da sociedade humana - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - desigualdades mundiais O que é Sociologia? Noções de sociedade e Estado A relação da sociologia com outras áreas do conhecimento Fundadores da Sociologia Sociologia no século XX Sociologia no Brasil Funcionalismo Estruturalismo Interacionismo simbólico Marxismo Definição de cultura Diferença entre natureza e cultura Identidade cultural Etnocentrismo Diversidade cultural Subculturas e multiculturalismo O que é Estado? As formas de governo Noções de democracia As funções de cada poder Noções de cidadania Como exercer a cidadania Terceiro Setor Os direitos ao longo da história Categorias do direito Noção de deveres A Constituição. 8. A sociedade A sociologia e a questão da raça.

19 FILOSOFIA tem cor? 9. Desigualdade Social 10. Globalização 1. O que é Filosofia? 2. Atitudes Filosóficas 3. O Conhecimento Empírico 4. Conhecimento científico e conhecimento filosófico 5. A lógica em nossas vidas 6. Sofismas e falácias 7. A linguagem e suas funções 8. Expressando sentimentos 9. As diferentes formas de comunicação Etnia Tensões e conflitos entre grupos minoritários e majoritários Questões raciais no Brasil e as políticas afirmativas Desigualdade e igualdade Como diagnosticar a desigualdade Estratificação social Classes sociais e mobilidade social O que é capitalismo? Trabalho e emprego Consequências da desigualdade Desigualdade de gênero e cor Noções de globalização Globalização - economia, política, cultural e social O Brasil dentro do processo da globalização O que é Filosofia? Papel do filósofo Phílos e Sophía A filosofia como ciência O esforço do Filósofo para compreender a realidade A importância da crítica Conhecimento baseado na experiência Conhecer é se reenquadrar A ciência em busca de soluções A formulação e compreensão das hipóteses O que são as variáveis O que é a lógica? A composição dos silogismos Aristóteles e a sistematização do pensamento Analisando um silogismo A função da falácia O sofisma e sua intenção As várias formas de comunicação A linguagem e a interpretação da realidade A comunicação expressa sentimentos Transmissão de ordens As limitações da linguagem corporal A comunicação e as várias linguagens Exemplos de linguagens.

20 10. Ciência e tecnologia 11. A questão dos valores 12. O consumismo 13. A investigação ética 14. Ética autônoma e ética heterônoma 15. A política e seus resultados 16. Os direitos e deveres de um cidadão 17. A arte o belo e a vida A ciência gera conhecimento O que é a Axiologia? Pra que servem os valores? Liberdade como valor Consumismo e alienação O consumismo e a perda de valores Juízos Ética e moral Consciência moral Autonomia Heterônoma A liberdade como valor ético Participação política Exercício da cidadania Cidadania direitos e deveres Obrigações sociais Conviver e aceitar as diferenças Preconceito A arte, o belo e a vida A arte e a estética Cultura e arte. 18. A criatividade Ser singular, ser criativo. 19. Para que Emoção e a arte. serve a arte? A reflexão filosófica sobre a arte. 20. O valor de pensar por si mesmo Pensar pressupõe conhecimento. Matemática TEMAS TÓPICOS 1. Números Operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) Potenciação e radiciação Expoentes Fracionários Potência de dez Porcentagem e juros. 2. Proporcionalidade Teorema de Tales Semelhança. 3. Álgebra Operações algébricas Equações do 1º e 2º grau Sistemas Produtos notáveis Equações exponenciais.

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO ANEXO 1 S PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO S PRÉVIOS DO 5º ANO PARA CANDIDATOS A BOLSA NO 6 ANO PORTUGUÊS Leitura e interpretação textual Artigo Substantivo (comum,

Leia mais

Av. Moaci, 965 Moema São Paulo SP CEP: 04083-002 Tel. +55 (11) 2532-4813 www.geekie.com.br. Prezados colégios,

Av. Moaci, 965 Moema São Paulo SP CEP: 04083-002 Tel. +55 (11) 2532-4813 www.geekie.com.br. Prezados colégios, Prezados colégios, Buscando atender a demanda por GeekieTestes para o 1º e 2º anos do Ensino Médio, elaboramos nossa Matriz Geekie de Avaliação para 2014. Nela, buscamos contemplar os principais conteúdos

Leia mais

O candidato deverá demonstrar uma visão globalizante do processo transformacional

O candidato deverá demonstrar uma visão globalizante do processo transformacional CIÊNCIAS HUMANAS (HISTÓRIA/ATUALIDADES/GEOGRAFIA) O candidato deverá demonstrar uma visão globalizante do processo transformacional das sociedades através dos tempos, observando os fatores econômico, histórico,

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA 5ª. SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º BIMESTRE

PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA 5ª. SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º BIMESTRE PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA 5ª. SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º BIMESTRE - Sistemas sociais e culturais de notação de tempo ao longo da história, - As linguagens das fontes históricas; - Os documentos escritos,

Leia mais

Geografia: O Planeta Terra: apresentação, localização e movimentos; A organização política do Brasil; O relevo do Brasil; Os climas do Brasil.

Geografia: O Planeta Terra: apresentação, localização e movimentos; A organização política do Brasil; O relevo do Brasil; Os climas do Brasil. 2º Ano E.F. em 2013 Cursar 3º Ano E.F. em 2014 Português: Leitura, compreensão e interpretação de textos verbais e não-verbais; Uso da letra maiúscula; Ordem alfabética; Letra, sílaba e palavra; Divisão

Leia mais

CONTEÚDO DA 1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2014. Disciplina: Redação Poema(forma e estrutura) Narrativa em prosa poética (momentos e elementos)

CONTEÚDO DA 1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2014. Disciplina: Redação Poema(forma e estrutura) Narrativa em prosa poética (momentos e elementos) Série: 6º Ano CESEP- CENTRO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DO PARÁ COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTLA/2º CICLO CONTEÚDO DA 1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2014 Disciplina: Português Variedades linguísticas(formal e informal)

Leia mais

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014.

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014. ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014. LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Classes de palavras: - Substantivo - Adjetivo - Artigo - Numeral

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Ângelo A N E XO II. (Do Conteúdo Programático)

Prefeitura Municipal de Santo Ângelo A N E XO II. (Do Conteúdo Programático) 1 A N E XO II (Do Conteúdo Programático) 2 Cargos: CARPINTEIRO, COZINHEIRA, PADEIRO, PINTOR (LETRISTA). Português: Ortografia (escrita correta das palavras). Divisão silábica. Pontuação. Acentuação Gráfica.

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2016 para Ensino Fundamental e Ensino Médio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2016 para Ensino Fundamental e Ensino Médio / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS 1º Ano do Ensino Fundamental (Alunos concluintes do 2º Período da Educação Infantil) Escrita do nome completo; Identificar e reconhecer as letras do alfabeto; Identificar e diferenciar

Leia mais

CONTEÚDOS DO 1º ANO/FUND. I - PARA QUEM VAI CONCORRER ÀS BOLSAS PARA O 2º ANO/FUND. I / 2016

CONTEÚDOS DO 1º ANO/FUND. I - PARA QUEM VAI CONCORRER ÀS BOLSAS PARA O 2º ANO/FUND. I / 2016 CONTEÚDOS DO 1º ANO/FUND. I - PARA QUEM VAI CONCORRER ÀS BOLSAS PARA O 2º ANO/FUND. I / 2016 ALFABETO; LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO; SINAIS DE PONTUAÇÃO (EXCLAMAÇÃO E INTERROGAÇÃO); PLURAL; SEPARAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PRODUÇÃO DE TEXTO O texto elaborado pelo candidato deve atender à situação de produção apresentada na prova, obedecendo para tanto à tipologia e ao gênero textual solicitados.

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo em Movimento do DISTRITO FEDERAL. Geografia Leituras e Interação

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo em Movimento do DISTRITO FEDERAL. Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo em Movimento do DISTRITO FEDERAL Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta útil à análise e

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Ciências Naturais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Ciências Naturais Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Ciências Naturais A proposta Em sua organização teórico-metodológica, a proposta enfatiza a construção do pensamento científico acerca

Leia mais

História. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo

História. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo História baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo 1 PROPOSTA CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA Middle e High School 2 6 th Grade A vida na Grécia antiga: sociedade, vida cotidiana, mitos,

Leia mais

Conteúdos Língua Portuguesa Ensino Fundamental

Conteúdos Língua Portuguesa Ensino Fundamental Conteúdos Língua Portuguesa Ensino Fundamental 6º ano - Sílaba divisão silábica; tonicidade, semelhanças vocabulares; acentuação gráfica; substantivo e sua classificação; artigo definido e indefinido;

Leia mais

MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Área Matéria Assunto

MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Área Matéria Assunto MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Estrutura celular Impactos ambientais da ação humana Método científico e o estudo da Tratamento de resíduos Estudo do movimento: aceleração Estudo do movimento: velocidade

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL 1ª ETAPA 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE CIÊNCIAS 1ª ETAPA 2014

CONTEÚDOS PARA A 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL 1ª ETAPA 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE CIÊNCIAS 1ª ETAPA 2014 CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE CIÊNCIAS 1ª ETAPA 2014 6º ANO - 17/ 03/ 2014 - Ecologia (níveis de organização; relações alimentares; cadeia e teia alimentar; relações ecológicas); 7º ANO - 17/ 03/

Leia mais

Qualidade em Educação

Qualidade em Educação Ensino Fundamental 5ª Série - Interpretação Textual. - Frases: tipos de frase: declarativa, interrogativa, exclamativa, imperativa e optativa. - Substantivo: Conceito e classificação. - Escrita e fala:

Leia mais

ENSINO MÉDIO - 2015 MATÉRIAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 1ª série Língua Portuguesa Profa. Rosana. Pronomes e Verbo (tudo sobre).

ENSINO MÉDIO - 2015 MATÉRIAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 1ª série Língua Portuguesa Profa. Rosana. Pronomes e Verbo (tudo sobre). REDE SAGRADO - COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA UBÁ - ANO 2015 Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Pré-Vestibular, Curso Técnico em Meio Ambiente Praça São Januário, 276 CEP:36500-000

Leia mais

DATAS E CONTEÚDOS EXAME FINAL ENSINO MÉDIO

DATAS E CONTEÚDOS EXAME FINAL ENSINO MÉDIO COLÉGIO E CURSO COLÉGIO PAROQUIAL NOSSA SENHORA DO CARMO Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Antônio Felipe, 780 Fone/Fax (44) 3421-8250 Paranavaí PR e-mail: paroquial@colegioparoquial.com.br

Leia mais

6ª Série/Ensino Fundamental

6ª Série/Ensino Fundamental 6ª Série/Ensino Fundamental ROTEIRO DE ESTUDO PARA AS PROVAS DE RECUPERAÇÃO /DEZEMBRO 2013 CIÊNCIAS NATURAIS: 16/12/13 SEGUNDA FEIRA répteis; mamíferos. REDAÇÃO: 16/12/13 SEGUNDA FEIRA Leitura e interpretação

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar CIÊNCIAS NATURAIS

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar CIÊNCIAS NATURAIS Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar CIÊNCIAS NATURAIS A proposta A proposta de ensino das Ciências Naturais se fundamenta na construção do pensamento científico acerca dos fenômenos

Leia mais

Conteúdo Programático da Prova Bimestral. Placas tectônicas; Agentes internos e externos do relevo.

Conteúdo Programático da Prova Bimestral. Placas tectônicas; Agentes internos e externos do relevo. 6º Geografia 6º Espanhol 6º Gramática Maria do Carmo 6º Matemática 6º 6º 6 História 6º Artes Placas tectônicas; Agentes internos e externos do relevo.. Classificação do substantivo; Gênero e número do

Leia mais

Conteúdos de Recuperação. 6º ano

Conteúdos de Recuperação. 6º ano Conteúdos de Recuperação 6º ano Português Prof. Ubirajara Análise do texto; Sílabas tônicas; Substantivos; Adjetivos; Verbos; Advérbios. Matemática Profª Rafaella Números racionais na forma de fração Simplificação

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL 2ª ETAPA 2014 ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE BIOLOGIA 2ª ETAPA 2014

CONTEÚDOS PARA A 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL 2ª ETAPA 2014 ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE BIOLOGIA 2ª ETAPA 2014 CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE BIOLOGIA 2ª ETAPA 2014 1ª SÉRIE - 06/ 08/ 2014 - Capítulo 6 Citoplasma e organelas citoplasmáticas; - Capítulo 7 Núcleo e cromossomos; - Capítulo 8 Divisão celular:

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente BIOLOGIA I TRIMESTRE A descoberta da vida Biologia e ciência Origem da vida

Leia mais

PRÉ REQUISITOS ENSINO MÉDIO 2015

PRÉ REQUISITOS ENSINO MÉDIO 2015 PRÉ REQUISITOS ENSINO MÉDIO 2015 Matérias 1º MÉDIO 2º MÉDIO 3º MÉDIO Português Figuras de Linguagem Linguagem Coloquial Normativa Formal Informal -Conectivos -Gêneros textuais Literatura: Barroco,Arcadismo,Romantismo

Leia mais

PORTUGUÊS BIOLOGIA FÍSICA QUÍMICA SEGUNDO SIMULADO - EM CONTEÚDOS PRIMEIRO ANO

PORTUGUÊS BIOLOGIA FÍSICA QUÍMICA SEGUNDO SIMULADO - EM CONTEÚDOS PRIMEIRO ANO SEGUNDO SIMULADO - EM CONTEÚDOS PORTUGUÊS PRIMEIRO ANO Programa da 1ª série: Interpretação de texto Linguagem figurada Trovadorismo Humanismo "Auto da barca do inferno" BIOLOGIA Características gerais

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA AVALIAÇÃO GLOBAL III UNIDADE

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA AVALIAÇÃO GLOBAL III UNIDADE Recife, Novembro de 2015 FINAL DE ANO LETIVO AGRADECIMENTO Mais um ano se finaliza e com ele muitas lembranças, muitas histórias para contar, muitos sonhos realizados, outros que ficaram por realizar.

Leia mais

ASSUNTOS PARALELAS II UNIDADE 2013

ASSUNTOS PARALELAS II UNIDADE 2013 6ºA/B (todos os assuntos constam no caderno, livro e gramática) /Poema (versos e estrofes) Notícia/Emprego do há/a e mas/mais/substantivo classificação e flexão Redação - Texto Narrativo ( fábula e conto)

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências 5 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS. (LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO) Competência

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. 1º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. 1º Ano Língua Portuguesa - Perceber as modificações realizadas nas antigas regras de acentuação, fixando as que permanecem inalteradas pelo novo acordo ortográfico; - Conhecer as classes gramaticais; - Apresentar

Leia mais

Conteúdo Programático 5º ano Ensino Fundamental I LÍNGUA PORTUGUESA 1º PERÍODO 2º PERÍODO. LIVRO: PORTUGUÊS - SM ( Textos / Produção de textos)

Conteúdo Programático 5º ano Ensino Fundamental I LÍNGUA PORTUGUESA 1º PERÍODO 2º PERÍODO. LIVRO: PORTUGUÊS - SM ( Textos / Produção de textos) Conteúdo Programático 5º ano Ensino Fundamental I LÍNGUA PORTUGUESA LIVRO: PORTUGUÊS - SM ( Textos / Produção de textos) 1º PERÍODO UNIDADE 1 O DESEJO HUMANO DE EXPLORAR I. EM ALTO-MAR Estamos em alto-mar...

Leia mais

Programa de Provas Módulo I

Programa de Provas Módulo I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo I O programa das matérias do 1º módulo do PAS relaciona-se aos conteúdos curriculares indicados pelos

Leia mais

Conteúdos para Exames Finais. 1º ano

Conteúdos para Exames Finais. 1º ano Conteúdos para Exames Finais 1º ano Matemática: Teoria de Conjuntos; Funções particulares (Função quadrática, Funções exponencial, logarítmica e modular); Progressões aritméticas e geométricas. Artes:

Leia mais

6º ANO VP1 REDAÇÃO E INGLÊS (11/04) VP2 LÍNGUA PORTUGUESA (25/04)

6º ANO VP1 REDAÇÃO E INGLÊS (11/04) VP2 LÍNGUA PORTUGUESA (25/04) 6º ANO REDAÇÃO - Conto INGLÊS - Pronouns (Demonstrative Subject Possessive Adjective) Verb to Be (Affirmative/Interrogative/Negative) LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Leitura e compreensão de textos narrativos

Leia mais

Beatriz Físico-Química Substâncias puras e misturas, mudanças de estado físico e separação de misturas.

Beatriz Físico-Química Substâncias puras e misturas, mudanças de estado físico e separação de misturas. 1ª série Beatriz Físico-Química Substâncias puras e misturas, mudanças de estado físico e separação de misturas. Simone - setor B. Química Geral Modelos Atômicos. Distribuição Eletrônica. Danilo - Mecânica

Leia mais

1º ano. I. O Surgimento do Estado e a Organização de uma Sociedade de Classes

1º ano. I. O Surgimento do Estado e a Organização de uma Sociedade de Classes Africana: África como berço da humanidade Capítulo 1: Item 1 Européia Capítulo 1: Item 2 Asiática Capítulo 1: Item 2 Americana Capítulo 1: Item 3 Arqueologia Brasileira Capítulo 1: Item 4 A paisagem e

Leia mais

Centro de Educação Integrada

Centro de Educação Integrada Centro de Educação Integrada 2º ANO BIOLOGIA Sistemática e classificação biológica Biodiversidade Vírus Reino Monera: bactérias e arqueas Reino Protoctistas: Algas e protozoários Reino Fungi: Fungos Fundamentos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN EDITAL DE RETIFICAÇÃO N 049, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2014 O Reitor do Instituto

Leia mais

[Conteúdos de Filosofia conferir na página da turma]

[Conteúdos de Filosofia conferir na página da turma] Conteúdos da Recuperação EXAME FINAL do 3º TRIMESTRE [Conteúdos de Filosofia conferir na página da turma] Professora Cristiane Horta 6º ano ( 161/162) Verbos : identificação; flexão (tempos verbais); pessoa

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MUCURI - BA PROGRAMAS DE PROVAS - EDITAL 005/06

CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MUCURI - BA PROGRAMAS DE PROVAS - EDITAL 005/06 CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MUCURI - BA PROGRAMAS DE PROVAS - EDITAL 005/06 PROGRAMA DA PROVA DE ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO ORIENTÃÇÃO / SUPERVISÃO : 01 - Constituição Federal de l988 - Cap.

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE MAIO/2014 TURMA 311. Professora Simone

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE MAIO/2014 TURMA 311. Professora Simone TURMA 311 Professora Simone Minha cidade. Criar fantoches e apresentar uma história (em trio) Prova de Ciências: Animais (mamíferos, répteis, anfíbios, aves e peixes), zona rural e urbana 11 12 Desenhar

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE PROGRAMA DAS PROVAS 1- REDAÇÃO Construção de textos dissertativos objetivos e/ou subjetivos abordando temas da atualidade. 2- LINGUA PORTUGUESA 2.1- Literatura Brasileira Literatura: conceito e funções,

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA SIMULADO. 4º Simulado - 4º bimestre - 1ª série do Ensino Médio Enem - 2013

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA SIMULADO. 4º Simulado - 4º bimestre - 1ª série do Ensino Médio Enem - 2013 Prezado Coordenador Pedagógico, 4º Simulado - 4º bimestre - 1ª série do Ensino Médio Enem - 2013 Unidade 6- Pronome 2ª parte Unidade 1- Preposições - Conjunções Unidade 2- Verbos 1ª parte Unidade 3- Verbos

Leia mais

Entrega dia 13/07. Avaliação dia 16/07 3º horário. Entrega dia 13/07. Entrega dia 13/07. Avaliação dia 15/07 3º horário.

Entrega dia 13/07. Avaliação dia 16/07 3º horário. Entrega dia 13/07. Entrega dia 13/07. Avaliação dia 15/07 3º horário. LÍNGUA PORTUGUESA: Substantivo; Artigo; Adjetivo; Interpretação de texto. Avaliação dia 16/07 3º horário. Números primos e compostos. Problemas (adição, subtração, multiplicação e divisão). Frações (definição

Leia mais

CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014)

CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014) POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS DIRETORIA DE ENSINO Colégio Tiradentes - CPM CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014) 4º ano Texto e interpretação; As quatro operações: Adição, subtração, Substantivo:

Leia mais

Conteúdos Programáticos Bolsão 2016. Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I. Conteúdo para ingresso no 2 o ano

Conteúdos Programáticos Bolsão 2016. Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I. Conteúdo para ingresso no 2 o ano Conteúdos Programáticos Bolsão 2016 Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I Conteúdo para ingresso no 2 o ano LÍNGUA PORTUGUESA: Alfabeto (maiúsculo e minúsculo); vogal e consoante; separação silábica;

Leia mais

CONTEÚDO AVALIAÇÕES IV UNIDADE / ENSINO FUNDAMENTAL II 6º ANO

CONTEÚDO AVALIAÇÕES IV UNIDADE / ENSINO FUNDAMENTAL II 6º ANO CONTEÚDO AVALIAÇÕES IV UNIDADE / ENSINO FUNDAMENTAL II 6º ANO DISCIPLINA / TURMA 2ª CHAMADA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO A E B UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO PÁG. 261. TRANSFORMAÇÃO DAS UNIDADES DE MEDIDA

Leia mais

Assunto de Recuperação 2012

Assunto de Recuperação 2012 Assunto de Recuperação 2012 Ensino Fundamental II Português 6º ANO 1. Substantivos biformes e uniformes 2. Conjunções 3. Advérbios 4. Pronomes pessoais e possessivos 5. Pretérito perfeito e imperfeito

Leia mais

CONTEÚDO DE PROVAS FINAIS Turma 161

CONTEÚDO DE PROVAS FINAIS Turma 161 Turma 161 PORTUGUES Interpretação de texto Substantivo Adjetivo Verbo Pronome (pessoal, demonstrativo, possessivo) Advérbio A Mesopotâmia O Antigo Egito Os Persas Os Fenícios e A Civilização Grega Expressões

Leia mais

Colégio FAAT - Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT - Ensino Fundamental e Médio Língua Portuguesa Cartaz publicitário. Preposição, conjunção e advérbio. Biografia e poema Frase, oração e período. Sujeito e predicado. Artigo de divulgação científica e charge. Tipos de predicado. Complementos

Leia mais

2. Produção de texto escrito, utilizando a organização e as estruturas linguísticas adequadas ao gênero proposto.

2. Produção de texto escrito, utilizando a organização e as estruturas linguísticas adequadas ao gênero proposto. LÍNGUA PORTUGUESA 1. Compreensão e interpretação de textos de diferentes gêneros textuais e literários, verbais e não verbais, realizando inferências, e comparando-os, considerando os recursos expressivos

Leia mais

O primeiro beijo e outros contos Clarice Lispector

O primeiro beijo e outros contos Clarice Lispector CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO ESPECIAL 1º ANO QUÍMICA PROVA: Matéria: Funções inorgânicas(ácidos, bases, sais e óxidos); balanceamento de equações químicas; Massa atômica, Massa molecular; Constante de Avogadro;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo I O programa das matérias do 1º módulo do PAS relaciona-se aos conteúdos curriculares indicados pelos

Leia mais

6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL. MATEMÁTICA Álgebra PORTUGUÊS. Geometria REDAÇÃO ESPANHOL CIÊNCIAS INGLÊS

6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL. MATEMÁTICA Álgebra PORTUGUÊS. Geometria REDAÇÃO ESPANHOL CIÊNCIAS INGLÊS 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA Álgebra - Números naturais, operações e resolução de problemas - Raiz quadrada e potenciação - Múltiplos e divisores - Critérios de divisibilidade - MMC e MDC - Frações

Leia mais

1º ano. 1º Bimestre. Revolução Agrícola Capítulo 1: Item 5 Egito - política, economia, sociedade e cultura - antigo império

1º ano. 1º Bimestre. Revolução Agrícola Capítulo 1: Item 5 Egito - política, economia, sociedade e cultura - antigo império Introdução aos estudos de História - fontes históricas - periodização Pré-história - geral - Brasil As Civilizações da Antiguidade 1º ano Introdução Capítulo 1: Todos os itens Capítulo 2: Todos os itens

Leia mais

PROVA DE NÍVEL - 2 ANO DATA DISCIPLINA CONTEÚDO DA PROVA

PROVA DE NÍVEL - 2 ANO DATA DISCIPLINA CONTEÚDO DA PROVA PROVA DE NÍVEL - 2 ANO Coletando informações sobre a Turma; Onde usamos os números. Produção e interpretação de texto; Escrita 27/02 LINGUA PORTUGUESA cursiva/bastão; Família silábica B e D; Rimas, Símbolos

Leia mais

6 ANO/ 5ª SÉRIE (ENSINO FUNDAMENTAL)

6 ANO/ 5ª SÉRIE (ENSINO FUNDAMENTAL) 6 ANO/ 5ª SÉRIE (ENSINO FUNDAMENTAL) NÚMERO DE QUESTÕES: 20 Língua Portuguesa (10 QUESTÕES) Interpretação textual. Fonemas vocálicos (hiato, ditongo e tritongo) Acentuação gráfica (regras básicas) Artigo

Leia mais

Centro de Educação Integrada

Centro de Educação Integrada Centro de Educação Integrada 1º ANO BIOLOGIA Origem da vida Citologia Teoria da geração espontânea e biogênese. Teoria de Oparin e Haldane. Panspermia. Criacionismo. Os primeiros seres vivos. Água. Sais

Leia mais

[Conteúdos de Filosofia conferir na página da turma]

[Conteúdos de Filosofia conferir na página da turma] Conteúdos da Recuperação EXAME FINAL do 3º TRIMESTRE [Conteúdos de Filosofia conferir na página da turma] Conteúdos do EM - Exame Final - Filosofia. 1º ano - Unidade 1. O ser humano entre dois mundos.

Leia mais

064/2015 Curitiba, 12 de agosto de 2015. INSTRUMENTOS AVALIATIVOS CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES E TRABALHOS 3º BIMESTRE

064/2015 Curitiba, 12 de agosto de 2015. INSTRUMENTOS AVALIATIVOS CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES E TRABALHOS 3º BIMESTRE Turma 61 Capítulo 7 Dinâmica Externa da Terra. 17/08 Segunda P1 - Geografia Capítulo 8 Hidrografia: oceanos e mares. 18/08 Terça P1 - História Cap. 7 e Cap. 8 (Hebreus, Persas, Fenícios e Cretenses) 19/08

Leia mais

EDITAL N. º 001/CTPM/2015 CONCURSO DE ADMISSÃO 2016 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL

EDITAL N. º 001/CTPM/2015 CONCURSO DE ADMISSÃO 2016 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL EDITAL N. º 001/CTPM/2015 CONCURSO DE ADMISSÃO 2016 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL 1) PARA O ENSINO MÉDIO REDAÇÃO Do 1º ano ao 3º ano do ensino médio, a prova discursiva será composta

Leia mais

1º ano. A reconquista ibérica e as grandes navegações Capítulo 10: Item 2 A revolução comercial Capítulo 12: Item 3 O Novo Mundo Capítulo 10: Item 2

1º ano. A reconquista ibérica e as grandes navegações Capítulo 10: Item 2 A revolução comercial Capítulo 12: Item 3 O Novo Mundo Capítulo 10: Item 2 1º ano O absolutismo e o Estado Moderno Capítulo 12: Todos os itens A reconquista ibérica e as grandes navegações Capítulo 10: Item 2 A revolução comercial Capítulo 12: Item 3 O Novo Mundo Capítulo 10:

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de CIÊNCIAS do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos/2015

Conteúdo Básico Comum (CBC) de CIÊNCIAS do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos/2015 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas.

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas. Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também tem a missão de ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Para isso, oferecemos recomendações personalizadas de estudo, para

Leia mais

1º dia 30/07 2º dia 31/07. Disciplina Número de questões Disciplina Número de questões. Português 10 Matemática 10. Geografia 10 História 10

1º dia 30/07 2º dia 31/07. Disciplina Número de questões Disciplina Número de questões. Português 10 Matemática 10. Geografia 10 História 10 11/06/2014 6º ano Nos dias 30 e 31/07 faremos o primeiro Teste Intermediário da Etapa TIE. A prova valerá 4 pontos. As Número de questões Número de questões 10 10 10 10 10 10 Interpretação de textos (trechos,

Leia mais

Conteúdos do 1º Bimestre Ensino Médio

Conteúdos do 1º Bimestre Ensino Médio São Paulo, 6 de abril de 2015. Conteúdos do 1º Bimestre Ensino Médio 1 a Série A Matemática - Profa. Silvia - (Setor A) Resolução de problemas com conjuntos (diagramas); propriedades da potenciação e da

Leia mais

6º ano. 7º ano. 8ºano. 9ºano. Turmas: 6º ao 9º. Conteúdos dos EXAMES FINAIS e das AVALIÇÕES ESPECIAIS. - Arte Rupestre; - Arte Grega; - Arte Romana;

6º ano. 7º ano. 8ºano. 9ºano. Turmas: 6º ao 9º. Conteúdos dos EXAMES FINAIS e das AVALIÇÕES ESPECIAIS. - Arte Rupestre; - Arte Grega; - Arte Romana; Turmas: 6º ao 9º ARTES - Arte Rupestre; - Arte Grega; - Arte Romana; 7º ano - Arte Bizantina; - Arte Ameríndia; - Arte Chinesa; - Arte Coreana; - Arte Japonesa; 8ºano - Arte Expressionista; - Arte Impressionista;

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE AVALIAÇÕES DE MAIO / 2010 6º ANO MATUTINO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE AVALIAÇÕES DE MAIO / 2010 6º ANO MATUTINO São Luís (MA),19/05/2010. 6º ANO MATUTINO História A civilização mesopotâmica Planos do desenho, p.38 42; Perspectiva; Renascimento, p. 45 46; Imagens 3D / Encher, p.48 51. Sistema operacional, p.12; Conceitos

Leia mais

-2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE

-2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE -2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE DISCURSIVA OBJETIVA QUÍMICA FÍSICA QUÍMICA FÍSICA Matéria e energia Propriedades da matéria Mudanças de estado físico

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE PROCESSO SELETIVO 2012

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE PROCESSO SELETIVO 2012 PROCESSO SELETIVO 2012 PROGRAMA DAS PROVAS 1- REDAÇÃO Construção de textos dissertativos objetivos e/ou subjetivos abordando temas da atualidade. 2- LINGUA PORTUGUESA 2.1- Literatura Brasileira Literatura:

Leia mais

"Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre."

Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre. "Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre." ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS COORDENADOR: Professor Lucas Rocha Disciplina: Língua Portuguesa

Leia mais

Física Interação e Tecnologia

Física Interação e Tecnologia Apontamentos das obras LeYa em relação as Orientações Teórico-Metodológicas para o Ensino Médio do estado de PERNAMBUCO Física Interação e Tecnologia 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Disciplina: Língua Portuguesa Nome da professora: Cleidil do C. G. A. Peixoto tipos de substantivos adjetivos e locuções adjetivas. tempos e modos verbais pontuação tipos de pronomes. uso do porquê artigos

Leia mais

Ciências Humanas. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo

Ciências Humanas. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo Ciências Humanas baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo 1 PROPOSTA CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS Elementary School 2 K5 Conteúdos Gerais Conteúdos Específicos Habilidades

Leia mais

PROGRAMAS PARA OS CANDIDATOS A VAGAS 2016 3 o Ano Ensino Fundamental

PROGRAMAS PARA OS CANDIDATOS A VAGAS 2016 3 o Ano Ensino Fundamental 3 o Ano Textos Ler, entender e interpretar contos infantis e textos informativos. Gramática Será dada ênfase à aplicação, pois ela é entendida como instrumento para que o aluno se expresse de maneira adequada

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE NOVEMBRO/2013 TURMA 311. Professora Grace

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE NOVEMBRO/2013 TURMA 311. Professora Grace TURMA 311 Professora Grace 01 Artes: Projeto Boa Alimentação. 02 03 04 05 06 07 08 Matemática: Leitura de gráficos e calendário dia, semana, mês e ano. 09 10 11 12 13 14 Prova de Natureza e Sociedade:

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Disciplina: Língua Portuguesa Ano: 6º anos A e B Nome do professor: Gustavo Jacinto Leitura e Análise der Texto Substantivo e Classificação (comum, próprio, concreto, abstrato, primitivo, derivado, coletivo)

Leia mais

2014 Fundamental II ------Conteúdo e Datas 3 ª Etapa Substitutiva. Disciplina Data Conteúdo

2014 Fundamental II ------Conteúdo e Datas 3 ª Etapa Substitutiva. Disciplina Data Conteúdo 2014 Fundamental II ------Conteúdo e Datas 3 ª Etapa Substitutiva Disciplina Data Conteúdo Filosofia Sócrates. Estado de Israel e Palestina. 6 A/B 30/10 Trecho do filme Matrix. Mito da caverna: Platão.

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO VESTIBULAR 2009

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO VESTIBULAR 2009 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO VESTIBULAR 2009 REDAÇÃO Produção de um texto dissertativo, texto narrativo ou correspondência. A redação será avaliada segundo: adequação ao tema proposto, ao tipo de texto solicitado,

Leia mais

DESCUBRA a evolução do conteúdo educacional

DESCUBRA a evolução do conteúdo educacional DESCUBRA a evolução do conteúdo educacional Química Aprenda química de forma super interativa e inovadora. Explore diversos conteúdos da disciplina: os elementos químicos, tabela periódica, modelos atômicos

Leia mais

CONTEÚDO DE PROVA DO 1º BIMESTRE 1º ANO ENSINO MÉDIO

CONTEÚDO DE PROVA DO 1º BIMESTRE 1º ANO ENSINO MÉDIO CONTEÚDO DE PROVA DO 1º BIMESTRE 1º ANO ENSINO MÉDIO IMPORTANTE!!! O ALUNO DEVE ESTUDAR ALÉM DOS CONTEÚDOS ABAIXO, O DO CADERNO, LIVRO E CADERNO DE ATIVIDADES. Disciplina Data da prova Conteúdo Apresentação

Leia mais

Processo Seletivo 2016 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental

Processo Seletivo 2016 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho da Criança nos aspectos cognitivo, afetivo, socialização e psicomotor, através de atividades compatíveis com

Leia mais

CONTEÚDOS ESSENCIAIS PARA RECUPERAÇÃO INTENSIVA 2015. 6º ANO Ensino Fundamental

CONTEÚDOS ESSENCIAIS PARA RECUPERAÇÃO INTENSIVA 2015. 6º ANO Ensino Fundamental 6º ANO Ensino Fundamental Segmento de reta Semirreta Mediatriz Ângulos: elementos, bissetriz e classificação Polígonos estrelados Simetria e assimetria Linhas poligonais Texto narrativo; história em quadrinhos

Leia mais

Quadro de conteúdos HISTÓRIA

Quadro de conteúdos HISTÓRIA Quadro de conteúdos HISTÓRIA 1 Apresentamos, a seguir, o conteúdo a ser trabalhado em cada período do segundo ciclo do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano. 6 o ano 1 A História e a humanidade 2 Sociedades

Leia mais

Joinville, 29 de novembro de 2013. Senhores Pais:

Joinville, 29 de novembro de 2013. Senhores Pais: Joinville, 29 de novembro de 2013. Senhores Pais: Informamos que dia 06/12/2013, sexta feira, a partir das 14h, o boletim on-line estará disponível com notas referentes ao terceiro trimestre (após recuperação

Leia mais

Geografia Profa. Marcele Hidrosfera ( páginas 146 a 161); Atmosfera (páginas 172 a 190); Biosfera (páginas 200 a 215) e caderno.

Geografia Profa. Marcele Hidrosfera ( páginas 146 a 161); Atmosfera (páginas 172 a 190); Biosfera (páginas 200 a 215) e caderno. REDE SAGRADO - COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA UBÁ - ANO 2014 Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Pré-Vestibular, Curso Técnico em Meio Ambiente Praça São Januário, 276 CEP:36500-000

Leia mais

14/07- ARTES Museu Anitta Malfatti OBS.: RESPONDER A PROVA DE CANETA AZUL OU PRETA. OBSERVAÇÕES: AULAS DE RECUPERAÇÃO: 6º ANO 08/07 (SEXTA-FEIRA)

14/07- ARTES Museu Anitta Malfatti OBS.: RESPONDER A PROVA DE CANETA AZUL OU PRETA. OBSERVAÇÕES: AULAS DE RECUPERAÇÃO: 6º ANO 08/07 (SEXTA-FEIRA) 6º ANO Leitura e Interpretação textuais Substantivo / Flexão do substantivo Adjetivo /Flexão do adjetivo Pontuação As origens da civilização grega As cidades gregas A cristandade medieval O mundo feudal

Leia mais

Cidade e desigualdades socioespaciais.

Cidade e desigualdades socioespaciais. Centro de Educação Integrada 3º ANO GEOGRAFIA DO BRASIL A Produção do Espaço Geográfico no Brasil nas economias colonial e primário exportadora. Brasil: O Espaço Industrial e impactos ambientais. O espaço

Leia mais

OBJETIVOS CURRICULARES

OBJETIVOS CURRICULARES OFICINA DE PROJETOS Ciências Naturais 1 Construir noções sobre planeta a partir do planeta Terra; 2 Descrever a estrutura do planeta; 3 Conceituar a litosfera, destacando as rochas, os minérios e o solo

Leia mais

Matemática Matemática Ciências Inglês História Geografia LPG LPG

Matemática Matemática Ciências Inglês História Geografia LPG LPG Joinville, 29 de novembro de 2013. Senhores Pais: Informamos que dia 06/12/2013, sexta feira, a partir das 14h, o boletim on-line estará disponível com notas referentes ao terceiro trimestre (após recuperação

Leia mais

ANEXO B CONCURSO VESTIBULAR DA UNEAL 2010 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ANEXO B CONCURSO VESTIBULAR DA UNEAL 2010 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. REDAÇÃO ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL EDITAL Nº007 (Vestibular) 2010- REITORIA ANEXO B CONCURSO VESTIBULAR DA UNEAL 2010 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A prova de Redação tem como

Leia mais

ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO PARCIAL 2ª ETAPA 5º ANO - MATUTINO ARTES

ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO PARCIAL 2ª ETAPA 5º ANO - MATUTINO ARTES 5º ANO - MATUTINO - Leitura e interpretação de textos. - Verbo- modo indicativo: pessoa, número, tempo, conjugação e infinitivo -Terminações isar/izar e esa/esa - Formas verbais tem/têm e vem/vêm Unidade

Leia mais

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES 6º ANOS. - Flexão dos substantivos e dos adjetivos: gênero e número (p. 126 a 132) - Encontros vocálicos (p.

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES 6º ANOS. - Flexão dos substantivos e dos adjetivos: gênero e número (p. 126 a 132) - Encontros vocálicos (p. 6º ANOS Cap. 4 - Sociedade: história e cultura Cap. 5 - As primeiras sociedades Cap. 7 - Os Egípcios Cap. 8 - Outros povos africanos Percursos: 7- Representação Gráfica do relevo 8- Os gráficos 9- A Terra

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CIÊNCIAS HUMANAS 3º ANO FILOSOFIA FILOSOFIA NA HISTÓRIA

Leia mais

DISCIPLINA CONTEÚDO DATA DA PROVA

DISCIPLINA CONTEÚDO DATA DA PROVA 6º ano Estrutura e processo de formação de palavras Substantivo e suas flexões Adjetivo/Classificações do adjetivo/ Flexão dos adjetivos Verbo/ Tempos e modos verbais Artigo Numeral Pronomes (Classificação

Leia mais