O PAPEL DA ASSEMBLEIA PARLAMENTAR PARITÁRIA E DOS PARLAMENTOS NACIONAIS NA IMPLEMENTAÇÃO DO ACORDO DE COTONOU 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PAPEL DA ASSEMBLEIA PARLAMENTAR PARITÁRIA E DOS PARLAMENTOS NACIONAIS NA IMPLEMENTAÇÃO DO ACORDO DE COTONOU 1"

Transcrição

1 O PAPEL DA ASSEMBLEIA PARLAMENTAR PARITÁRIA E DOS PARLAMENTOS NACIONAIS NA IMPLEMENTAÇÃO DO ACORDO DE COTONOU 1 SEMINÁRIO O Acordo de Cotonou Inovações e desafios. 16 e 17 de Junho de 2003 ASSEMBLEIA NACIONAL Luanda Angola 1 BORNITO DE SOUSA, Advogado e Assistente nas Faculdades de Direito da Universidade Agostinho Neto e da Universidade Católica de Angola. Ex-Vice Presidente da Assembleia Paritária ACP-UE.

2 2 O PAPEL DA ASSEMBLEIA PARLAMENTAR PARITÁRIA E DOS PARLAMENTOS NACIONAIS NA IMPLEMENTAÇÃO DO ACORDO DE COTONOU INTRODUÇÃO Substituindo o anterior Acordo de Lomé, foi assinado a 23 de Junho do ano 2000, depois de longas e delicadas negociações, o Acordo de Cotonou 2 entre a Comunidade Europeia e seus Estados-membros (UE), por um lado, e os Estados da África, Caraíbas e Pacifico (ACP) 3, por outro. O objectivo do Acordo 4 e promover e acelerar o desenvolvimento económico, cultural e social dos Estados ACP, a fim de contribuírem para a paz e a segurança e promoverem um contexto político estável e democrático com prioridade para a redução e erradicação da pobreza, tendo em vista o desenvolvimento sustentável e a integração progressiva dos países ACP na economia mundial. São partes intervenientes na cooperação no âmbito do Acordo, as autoridades políticas (locais, nacionais e regionais) e os intervenientes ou actores não estatais como o sector privado, os parceiros económicos e sociais (nomeadamente os sindicatos) e a sociedade civil 2 Consultar na Internet: e 3 Timor-Leste foi admitido a 13 de Maio de 2003 como o 79. membro do grupo de Países ACP e Cuba tem o estatuto de Observador. 4 Cfr. Art. 1 do Acordo de Cotonou.

3 3 (organizações comunitárias e organizações não governamentais sem fins lucrativos). 5 O Acordo define as suas instituições. 6 São elas o Conselho de Ministros, o Comité de Embaixadores e a Assembleia Parlamentar Paritária. O Conselho de Ministros e composto por um membro de cada Estado ACP, por um lado, e por membros do Conselho da União Europeia (Conselho) e da Comissão das Comunidades Europeias (Comissão). O Comité de Embaixadores e composto pelos Embaixadores dos Estados ACP junto da União Europeia, por um lado, e por um representante da Comissão e pelos representantes permanentes dos Estados-membros junto da União Europeia, por outro. A ate então denominada Assembleia Paritária foi no quadro do Acordo substituída por uma assembleia parlamentar consultiva: a Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE (APP) que e o centro da presente comunicação. O Acordo de Cotonou foi concluído para vigorar por um período de 20 anos a contar do dia 1 de Marco do ano 2000 e depois de ratificado por pelo menos dois terços dos Estados ACP e todos os Estados da União Europeia. 7 Isso 5 Cfr. Art. 6 do Acordo. 6 Cfr. Arts. 14, 15, 16 e 17 do Acordo. 7 Cfr. Arts. 93 e 95 do Acordo.

4 4 veio a acontecer no dia 1 de Abril do corrente ano, coincidentemente enquanto decorria a Quinta Sessão da APP em Brazavil, Republica do Congo. A NOVA ESTRUTURA DA ASSEMBLEIA PARLAMENTAR PARITARIA ACP-UE Voltando `a Assembleia Parlamentar Paritária, a sua nova estrutura esta regulada pelo Artigo 17 do Acordo e em linhas gerais estabelece o seguinte: a) A sua composição, a qual integra em numero igual, membros do Parlamento Europeu ou Euro- Deputados, por um lado, e Deputados (um por Estado) ou, na sua falta, representantes indicados pelos Parlamentos dos Estados ACP 8, por outro; b) A periodicidade das suas reuniões (semestral), alternadamente num Estado ACP e na União Europeia; 9 c) A previsão de reuniões paritárias a nível regional 10 ou sub-regional; d) O dialogo com os parceiros económicos e sociais e a sociedade civil; e) A competência da Assembleia Parlamentar Paritária: 8 A participação, sem direito a voto, de representantes de Estados ACP que não tenham Parlamento e decidida pelo plenário da APP. 9 As reuniões na União Europeia tinham inicialmente lugar nas instituições da União e do Parlamento Europeu (Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo). Decidiu-se recentemente passar a realiza-las no Estado que no momento presidir a União Europeia. Assim, a Sexta Sessão deve ter lugar em Roma (Itália). 10 Para esse efeito, os Estados ACP estão agrupados em seis regiões: África Austral, África Central, África Oriental, África Ocidental, Caraíbas e Ilhas do Pacifico.

5 5 i. promover os processos democráticos, através do dialogo e de consultas; ii. sensibilizar a opinião publica para as questões de desenvolvimento; iii. contribuir para maior compreensão entre os povos dos dois grupos de Estados; iv. debater questões relativas ao desenvolvimento e `a parceria; v. apresentar recomendações relacionadas com os objectivos do Acordo. Antes mesmo da entrada em vigor do Acordo, a Assembleia Parlamentar Paritária aprovou o Regimento Interno que desenvolve a regulamentação sobre a sua estrutura e funcionamento. 11 O Regimento dispõe nomeadamente sobre: a) A composição da APP, já atras referida; b) A Mesa ou Bureau da APP integrada por dois Co- Presidentes 12 e por vinte e quatro Vice-Presidentes designados por um ano, sendo metade por cada um dos dois grupos (ACP e UE); c) As línguas oficiais (o alemão, o dinamarquês, o espanhol, o finlandês, o francês, o grego, o inglês, o italiano, o neerlandês ou holandês, o português e o sueco) 13 ; 11 A 21 de Marco de 2002, na Cidade do Cabo, durante a Quarta Sessão, quando o Acordo apenas o exige ate seis meses após a sua entrada em vigor. 12 Os actuais Co-Presidentes são o Sr. Adrien Houngbedji (Benin), pelo lado ACP e a Sra. Glennys Kinnock (Grã-Bretanha), pelo lado Europeu. 13 Será curioso adivinhar o que se passaria com o alargamento da União Europeia não fossem as tecnologias modernas já permitem a negação do episódio bíblico da Torre de babel.

6 6 d) O Secretariado constituído pelo Secretário-Geral do Secretariado ACP e o Secretario Geral do Parlamento Europeu; e) O Relator-Geral designado anualmente e alternado entre os ACP e os Euro-Deputados; f) O titulo de Presidente Honorário da APP que pode ser outorgado a antigos Co-Presidentes; g) As Comissões Parlamentares Permanentes; h) As Comissões ad-hoc e os Painéis ou Ateliers de Reflexão sobre temas específicos; i) As Missões de Informação e de Estudo; j) As Consultas `a sociedade civil e aos parceiros sociais; k) As Perguntas ao Conselho de Ministros e à Comissão Europeia com pedido de resposta escrita ou oral; l) Os Observadores e Convidados, nomeadamente do CTA (Centro Técnico de Cooperação Agrícola) e do CDE (Centro para o Desenvolvimento das Empresas) 14 ; e m) As Actas das reuniões Outros Observadores tem sido os representantes da União Africana, da CEDEAO/ECOWAS, dos Estados membros do grupo ACP, do Comité de Embaixadores e dos Parceiros económicos e sociais. 15 São publicadas no Jornal Oficial das Comunidades Europeias e na Internet.

7 7 A SESSAO PLENARIA DA APP - Um complexo de reuniões e iniciativas Já atras se referiu que a Assembleia Parlamentar Paritária reúne duas vezes por ano, alternadamente num Estado do grupo ACP e num Estado da União Europeia. As reuniões semestrais tem lugar geralmente em Marco/Abril e Outubro/Novembro de cada ano. Mas longe de uma única, a Sessão Plenária da APP e na realidade um complexo de reuniões e de iniciativas conexas. A titulo de exemplo, a participação da Assembleia Nacional de Angola numa Plenária da APP geralmente compreende também as seguintes reuniões e actividades, umas anteriores e outras em simultâneo, o que obriga muitas vezes `a divisão dos membros da delegação: a) Reuniões de concertação entre os membros ACP da APP; b) Reuniões de concertação entre os membros ACP da Mesa (Bureau) conjunto ACP-UE (rotativo); c) Reuniões de concertação entre os membros da Região África Austral; d) Reuniões de concertação entre os membros da Região África Central (Angola e observador); e) Reuniões do Comité de Redacção (rotativo); f) Reuniões de negociação bilateral e multilateral dos Projectos de Resolução, nomeadamente sobre a região África Austral e Angola;

8 8 g) Reuniões dos Painéis ou Ateliers sobre temas específicos da região onde se realiza a Sessão; h) Reuniões das Comissões Parlamentares Permanentes; i) Reunião do Fórum de Mulheres Parlamentares; j) Reunião informal dos grupos de famílias partidárias; e k) Programa social e cultural. De um modo geral, os Ante-Projectos das Resoluções bem como as Perguntas ao Conselho de Ministros e `a Comissão Europeia devem ser remetidos com cerca de um mês de antecedência sobre a data da reunião. Por sua vez, o Comité de Embaixadores da região, funciona em Bruxelas como um pivot na preparação dos documentos a serem submetidos `as Sessões Plenárias. Para se ter uma ideia mais concreta, passamos a indicar os principais assuntos apreciados durante a Quinta Sessão da APP realizada de 31 de Marco a 3 de Abril em Brazavil e inaugurada pelo Presidente Sassou Nguesso: Debate sobre a situação nos Grandes Lagos; Apreciação da situação nas diferentes regiões (de África, Caraíbas, Pacifico e União Europeia) e países (Zimbabwe); Perguntas ao Conselho e `a Comissão; Informação sobre o acompanhamento da execução das Resoluções adoptadas na Sessão Planaria anterior; Negociações sobre o Comercio (Doha e Cancun);

9 9 Relatório da actividade dos Parceiros económicos e sociais; Temas relacionados com a cooperação no quadro do Acordo: o O Tribunal Penal Internacional; o A Nova parceria para o desenvolvimento de África (NEPAD); e o A evolução das deliberações da Cimeira de Joanesburgo. Painéis sobre temas específicos: o Protecção do ambiente e a navegação sobre o Rio Congo; o Questões ambientais relacionadas com a exploração do Petróleo; e o Paz, prevenção e resolução de conflitos. Como regra, o tempo de intervenção por cada orador e de 5 minutos para a apresentação de um assunto, 3 minutos durante os debates e 2 minutos para uma conclusão ou observação adicional. E interessante apreciar a celeridade do processo de votação final dos documentos submetidos `a consideração da Assembleia Parlamentar.

10 10 O TRABALHO DAS COMISSOES PERMANENTES O Regimento Interno 16 institui 3 Comissões Permanentes da APP com as atribuições que a seguir se indicam: 1. COMISSAO DE ASSUNTOS POLITICOS, competente sobre: a. O dialogo político e o desenvolvimento institucional; b. Os direitos humanos, a democracia e a boa governação; c. A paz e a prevenção e resolução de conflitos; d. A migração; e e. As relações entre a APP e as organizações internacionais. 2. COMISSAO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, FINANCAS E COMERCIO, competente sobre: a. O desenvolvimento económico e a cooperação comercial; b. As reformas macro-económicas e estruturais, o desenvolvimento sectorial e o turismo; c. Os novos acordos comerciais ACP-UE, o acesso ao mercado e a integração dos Estados ACP na economia mundial; 16 Cfr. Art. 15 do Regimento Interno.

11 11 d. O comercio e as normas do trabalho; e. O desenvolvimento rural, a pesca e a segurança alimentar; f. A cooperação para o financiamento do desenvolvimento; e g. O acompanhamento da execução do Fundo de Desenvolvimento Europeu (FED). 3. COMISSAO DOS ASSUNTOS SOCIAIS E DO AMBIENTE, competente sobre: a. O desenvolvimento social e humano; b. As infra-estruturas e os serviços sociais (incluindo a saúde e a educação); c. A cultura e a juventude; d. A igualdade de género (sexo); e e. O ambiente e os recursos naturais. Angola é membro da Comissão Política onde representa a região da África Austral, a par da Namíbia e do Zimbabwe. A região e ainda representada na Comissão Económica pela África do Sul, o Botswana, a Swazilândia, a Tanzânia e a Zâmbia e na Comissão Social pelo Lesoto, o Malawi e Moçambique. A primeira reunião das Comissões Permanentes que deveria ter lugar durante a Sessão Plenária de Brazavil foi adiada para o dia 10 de Julho do corrente ano, em Bruxelas.

12 12 Essas reuniões constitutivas vão sobretudo eleger os órgãos das Comissões (Co-Presidentes, Vice-Presidentes e Co- Relatores) e preparar os respectivos Programas de trabalho. O ACORDO, A ASSEMBLEIA PARLAMENTAR PARITÁRIA, OS PARLAMENTOS NACIONAIS E REGIONAIS E OS PROBLEMAS POLÍTICOS Uma das tarefas de destaque do Acordo de Cotonou e o apoio as reformas políticas, institucionais e legislativas. 17 O Acordo afirma os Princípios democráticos reflectidos no sistema constitucional, legislativo e regulamentar como base da legitimidade do Estado e da legalidade das suas acções, estimulando a criação de mecanismos de participação. E nesse quadro que se inserem os programas como os que a Assembleia Nacional tem vindo a beneficiar e também a previsão do apoio a realização de iniciativas parlamentares regionais como, no caso de Angola, o Fórum Parlamentar da SADC. A Assembleia Parlamentar Paritária tem vindo a ter uma importante intervenção política, nomeadamente em dossiers relacionados com a observação eleitoral, a prevenção e solução de conflitos, as negociações relacionadas com o Acordo e, em geral, o dialogo político no seu seio. 17 Cfr. nr. 4 do Art. 9 do Acordo.

13 13 A própria APP acabou por cancelar a Quinta Sessão programada para Novembro de 2002 em Bruxelas, por desacordos políticos e procedimentais em relação a uma medida adoptada pelo Parlamento Europeu que impedia a participação dos representantes do Parlamento do Zimbabwe. Por outro lado, foram, por exemplo, exaustivos os debates em torno da definição da noção de boa governação que acabou acolhida no nr. 3 do artigo 9 do Acordo. Assim como foi chocante a constatação evidenciada durante a Quarta Sessão, na cidade do Cabo, pela Co-Presidentes Glennys Kinnock, segundo a qual muitos milhares de cidadãos dos Estados ACP vivem com menos de 1 dólar por dia enquanto na Europa se paga um subsidio diário de 2 dólares por cada vaca e se deitam for a alimentos preciosos para manter os padrões estabelecidos pelas políticas agrícolas europeias. As implicações da globalização são outro importante item político para a Assembleia Parlamentar Paritária. De qualquer modo, o Acordo e claro em relação ao facto de que o respeito dos direitos humanos, o Estado de direito, um sistema de governo transparente e responsabilizável e a boa governação devem presidir `as políticas internas e externas das partes signatárias e constituem um elemento fundamental de Cotonou.

14 14 Fazemos votos para que o alargamento da Europa e a eventual aprovação da Constituição da União Europeia não representem um sacrifício dos objectivos do Acordo de Cotonou e, sobretudo, dos povos dos Estados ACP. CONCLUSAO Em associação com os demais membros da Assembleia Parlamentar Paritária, o Parlamento de Angola deve continuar a jogar um papel importante na implementação do Acordo de Cotonou. Uma melhor articulação entre o Parlamento e o Governo, através do Grupo Inter-Parlamentar Angolano e do Ordenador Nacional 18, respectivamente, pode constituir uma mais valia para esse desiderato. Por fim, não e despropositado que Angola comece a considerar acolher uma das próximas Sessões Plenárias da Assembleia Parlamentar Paritária. A atenção que Angola sempre mereceu da parte dessa instituição e dos seus membros durante os tempos conturbados do conflito, recomendam a recepção dos parceiros ACP e europeus para testemunhares os frutos, o exemplo e as vantagens da Paz, reflectidos no belíssimo quadro recentemente oferecido para ficar exposto na chamada Maison ACP em Bruxelas. Tenho dito. 18 Em Angola o Ordenador Nacional é o Ministro do Planeamento.

ASSEMBLEIA PARLAMENTAR PARITÁRIA ACP-UE

ASSEMBLEIA PARLAMENTAR PARITÁRIA ACP-UE ASSEMBLEIA PARLAMENTAR PARITÁRIA ACP-UE 12 de Março de 2003 ACP-UE/3498-03 5ª SESSÃO BRAZZAVILLE (República do Congo) de 31 de Março a 3 de Abril de 2003 PROJECTO DE ORDEM DO DIA e PROGRAMA DE TRABALHO

Leia mais

ASSEMBLEIA PARLAMENTAR PARITÁRIA ACP-UE

ASSEMBLEIA PARLAMENTAR PARITÁRIA ACP-UE ASSEMBLEIA PARLAMENTAR PARITÁRIA ACP-UE 26 de Janeiro de 2004 ACP-UE/3641-04 7ª REUNIÃO ADDIS ABEBA (Etiópia) de 16 a 19 de Fevereiro de 2004 Centro de Conferências das Nações Unidas Addis Abeba PROJECTO

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU. Delegação para as Relações com o Mercosul INTRODUÇÃO À DELEGAÇÃO

PARLAMENTO EUROPEU. Delegação para as Relações com o Mercosul INTRODUÇÃO À DELEGAÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2009 2014 Delegação para as Relações com o INTRODUÇÃO À DELEGAÇÃO e resumo das actividades realizadas durante a 6ª Legislatura (2004-2009) DV\788511.doc PE409.323v03-00 Contexto geral

Leia mais

21. a SESSÃO. de 16 a 18 de Maio de BUDAPESTE (Hungria) ANTEPROJECTO DE ORDEM DO DIA. e PROGRAMA DE TRABALHO

21. a SESSÃO. de 16 a 18 de Maio de BUDAPESTE (Hungria) ANTEPROJECTO DE ORDEM DO DIA. e PROGRAMA DE TRABALHO 17.03.2011 21. a SESSÃO de 16 a 18 de Maio de 2011 BUDAPESTE (Hungria) ANTEPROJECTO DE ORDEM DO DIA e PROGRAMA DE TRABALHO Website da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE: http://www.europarl.europa.eu/intcoop/acp

Leia mais

EVENTO DE LANÇAMENTO

EVENTO DE LANÇAMENTO EVENTO DE LANÇAMENTO 25 a 27 de Outubro de 2010, BRUXELAS, BÉLGICA 25 de Outubro de 2010: DIA 1 9:00-10:00 Recepção e registro dos participantes Sessão de Abertura 10:00-11:40 BOAS-VINDAS S. E. Sr William

Leia mais

Assembleia Parlamentar da NATO

Assembleia Parlamentar da NATO Assembleia Parlamentar da NATO A Assembleia Parlamentar da NATO (APNATO) é uma organização inter-parlamentar que inclui legisladores dos Estados-membros da Aliança do Atlântico Norte, bem como dos respectivos

Leia mais

Declaração de Sharm El Sheikh de Lançamento da Zona de Comércio Livre Tripartida da COMESA-EAC-SADC

Declaração de Sharm El Sheikh de Lançamento da Zona de Comércio Livre Tripartida da COMESA-EAC-SADC Declaração de Sharm El Sheikh de Lançamento da Zona de Comércio Livre Tripartida da COMESA-EAC-SADC 1 DECLARAÇÃO PREÂMBULO NÓS, os Chefes de Estado e de Governo ou os Representantes devidamente Autorizados

Leia mais

ASSEMBLEIA PARLAMENTAR PARITÁRIA ACP-UE

ASSEMBLEIA PARLAMENTAR PARITÁRIA ACP-UE ASSEMBLEIA PARLAMENTAR PARITÁRIA ACP-UE 10 de Novembro de 2004 ACP-UE/3695-04 8ª REUNIÃO HAIA (Países Baixos) de 20 a 25 de Novembro de 2004 "Nederlands Congres Centrum" HAIA PROJECTO DE ORDEM DO DIA REVISTO

Leia mais

REGIMENTO DA CONFERÊNCIA DE MINISTROS DA JUVENTUDE E DESPORTO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

REGIMENTO DA CONFERÊNCIA DE MINISTROS DA JUVENTUDE E DESPORTO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA REGIMENTO DA CONFERÊNCIA DE MINISTROS DA JUVENTUDE E DESPORTO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA Aprovado na VII Reunião da Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto da Comunidade

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 9/43

Jornal Oficial da União Europeia L 9/43 14.1.2009 Jornal Oficial da União Europeia L 9/43 DECISÃO N. o 1/2008 DO CONSELHO DE ASSOCIAÇÃO UE-MARROCOS de 26 de Novembro de 2008 relativa à criação de um Comité de Cooperação Aduaneira e à aprovação

Leia mais

Parceria África, Caraíbas, Pacífico União Europeia

Parceria África, Caraíbas, Pacífico União Europeia O papel e actividades do Comité Económico e Social no âmbito da Parceria África, Caraíbas, Pacífico União Europeia 2 O papel e actividades do Comité Económico e Social no âmbito da parceria África, Caraíbas,

Leia mais

AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS

AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS PARLAMENTO EUROPEU Composição: 732 deputados Organizados em grupos políticos Eleitos de 5 em 5 anos por sufrágio directo e universal Reuniões: Estrasburgo Sessões Plenárias mensais

Leia mais

OS REPRESENTANTES DOS GOVERNOS DOS ESTADOS-MEMBROS DA COMUNIDADE EUROPEIA, REUNIDOS NO CONSELHO,

OS REPRESENTANTES DOS GOVERNOS DOS ESTADOS-MEMBROS DA COMUNIDADE EUROPEIA, REUNIDOS NO CONSELHO, ACORDO INTERNO ENTRE OS REPRESENTANTES DOS GOVERNOS DOS ESTADOS-MEMBROS, REUNIDOS NO CONSELHO, QUE ALTERA O ACORDO INTERNO DE 18 DE SETEMBRO DE 2000 RELATIVO ÀS MEDIDAS A ADOPTAR E AOS PROCEDIMENTOS A

Leia mais

RELATÓRIO SÍNTESE DE ACTIVIDADES

RELATÓRIO SÍNTESE DE ACTIVIDADES REPÚBLICA DE ANGOLA ASSEMBLEIA NACIONAL XII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DOS SECRETÁRIOS GERAIS DOS PARLAMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA Dili, Timor - Leste (26 28 de Setembro de 2011) RELATÓRIO SÍNTESE DE ACTIVIDADES

Leia mais

O CESE e a América Latina

O CESE e a América Latina Comité Económico e Social Europeu O CESE e a América Latina Relações Externas 2 As relações entre o CESE e a América Latina Há mais de dez anos que as relações do CESE com a América Latina constituem um

Leia mais

ACTA CONSTITUTIVA DA ASSEMBLEIA PARLAMENTAR EURO-LATINO-AMERICANA 1

ACTA CONSTITUTIVA DA ASSEMBLEIA PARLAMENTAR EURO-LATINO-AMERICANA 1 ACTA CONSTITUTIVA DA ASSEMBLEIA PARLAMENTAR EURO-LATINO-AMERICANA 1 PREÂMBULO Os Presidentes do Parlamento Europeu, do Parlamento Andino, do Parlamento Centro-Americano e do Parlamento Latino-Americano,

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL

REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL MUNICÍPIO DE AZAMBUJA REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE DE AZAMBUJA Aprovado por deliberação da Assembleia Municipal de 28 de Junho de 2011. Publicado pelo Edital n.º 118/2011. Em vigor desde

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 194/IX SOBRE A CONSTITUIÇÃO EUROPEIA

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 194/IX SOBRE A CONSTITUIÇÃO EUROPEIA PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 194/IX SOBRE A CONSTITUIÇÃO EUROPEIA Considerando o Relatório sobre os Trabalhos da Convenção sobre o Futuro da Europa e sobre o Projecto de Tratado que estabelece uma Constituição

Leia mais

MUNICÍPIO DE RIBEIRA GRANDE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DA RIBEIRA GRANDE

MUNICÍPIO DE RIBEIRA GRANDE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DA RIBEIRA GRANDE MUNICÍPIO DE RIBEIRA GRANDE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DA RIBEIRA GRANDE É hoje inquestionável a transversalidade das políticas públicas dirigidas à Juventude. São, igualmente, inegáveis

Leia mais

I REUNIÃO DA ASSEMBLEIA PARLAMENTAR DA CPLP. São Tomé, 27 e 28 de Abril de 2009 Comunicado Final

I REUNIÃO DA ASSEMBLEIA PARLAMENTAR DA CPLP. São Tomé, 27 e 28 de Abril de 2009 Comunicado Final I REUNIÃO DA ASSEMBLEIA PARLAMENTAR DA CPLP São Tomé, 27 e 28 de Abril de 2009 Comunicado Final I - Nos dias 27 e 28 do mês de Abril de 2009, realizou-se em São Tomé, capital da República Democrática de

Leia mais

Participação da Assembleia da República na Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo

Participação da Assembleia da República na Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo Participação da Assembleia da República na Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo Resolução da Assembleia da República n.º 71/2006, de 28 de Dezembro A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º

Leia mais

REGULAMENTO DA REDE DE PARLAMENTARES PARA O AMBIENTE E LUTA CONTRA A DESERTIFIÇÃO E A POBREZA. Proposta

REGULAMENTO DA REDE DE PARLAMENTARES PARA O AMBIENTE E LUTA CONTRA A DESERTIFIÇÃO E A POBREZA. Proposta ASSEMBLEIA NACIONAL REGULAMENTO DA REDE DE PARLAMENTARES PARA O AMBIENTE E LUTA CONTRA A DESERTIFIÇÃO E A POBREZA Proposta ****** Art. 1 Denominação e natureza 1. É constituída A Rede de Parlamentares

Leia mais

ÁFRICA BASE JURÍDICA. Fichas técnicas sobre a União Europeia

ÁFRICA BASE JURÍDICA. Fichas técnicas sobre a União Europeia ÁFRICA As relações entre a UE e a África são regidas pelo Acordo de Cotonu e pela Estratégia Conjunta África-UE, contendo ambos uma vertente política, uma vertente económica e uma vertente de desenvolvimento.

Leia mais

O Funcionamento do Triângulo Institucional

O Funcionamento do Triângulo Institucional Construção da União Europeia O Funcionamento do Triângulo Institucional 25 de Junho de 2009 Centro de Informação Europeia 1 1 Como funciona a União Europeia? O sistema político da União Europeia tem vindo

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PALMELA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIAL

CÂMARA MUNICIPAL DE PALMELA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIAL Regulamento do Conselho Municipal de Juventude de Palmela Nota Justificativa Reconhecendo: 1. A juventude como força motriz do desenvolvimento de uma comunidade, região, país, através das suas múltiplas

Leia mais

DECLARAÇÃO DE LUANDA I.ª REUNIÃO DE MINISTROS DO COMÉRCIO DA COMUNIDADE DOS PAÍ- SES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP)

DECLARAÇÃO DE LUANDA I.ª REUNIÃO DE MINISTROS DO COMÉRCIO DA COMUNIDADE DOS PAÍ- SES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP) DECLARAÇÃO DE LUANDA I.ª REUNIÃO DE MINISTROS DO COMÉRCIO DA COMUNIDADE DOS PAÍ- SES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP) Nós, Maria Idalina Valente, Ministra do Comércio de Angola; Armando Inroga, Ministro da

Leia mais

1. Orientações para os debates das Mesas-Redondas...3

1. Orientações para os debates das Mesas-Redondas...3 WORLD HEALTH ORGANIZATION REGIONAL OFFICE FOR AFRICA ORGANISATION MONDIALE DE LA SANTE BUREAU REGIONAL DE L AFRIQUE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE ESCRITÓRIO REGIONAL AFRICANO COMITÉ REGIONAL AFRICANO Quinquagésima-primeira

Leia mais

L 203/2 Jornal Oficial da União Europeia

L 203/2 Jornal Oficial da União Europeia L 203/2 Jornal Oficial da União Europeia 6.8.2011 DECISÃO DO CONSELHO de 18 de Julho de 2011 relativa à conclusão do processo de consultas com a República da Guiné-Bissau ao abrigo do artigo 96. o do Acordo

Leia mais

TRATADO DE AMESTERDÃO

TRATADO DE AMESTERDÃO O Tratado de Amesterdão tem 4 grandes objectivos: fazer do EMPREGO e dos DIREITOS DOS CIDADÃOS o ponto fulcral da União Europeia suprimir os últimos entraves à LIVRE CIRCULAÇÃO e reforçar a SEGURANÇA permitir

Leia mais

TEMA: Melhorar a capacidade das Instituições do Mercado de Trabalho em África para abordar os desafios actuais e futuros

TEMA: Melhorar a capacidade das Instituições do Mercado de Trabalho em África para abordar os desafios actuais e futuros SA9169 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P.O. Box 3243 Tel: +251 115 517 700 Fax: +251 115 517844 www.au.int 9ªSESSÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO DOS ASSUNTOS SOCIAIS E LABORAIS

Leia mais

Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone Fax: Website:

Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone Fax: Website: AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone +251115-517700 Fax: +251115-517844 Website: www.africa-union.org CONSELHO EXECUTIVO 18ª Sessão Ordinária 24-28

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades PARLAMENTO EUROPEU 1999 2004 Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades 16 de Dezembro de 2002 PE 323.514/1-49 ALTERAÇÕES 1-49 Projecto de relatório (PE 323.514) Lissy Gröner sobre

Leia mais

Ana Dias Lourenço. Formação básica em Economia e formação complementar em Gestão de Projectos e Análise e Avaliação de Projectos.

Ana Dias Lourenço. Formação básica em Economia e formação complementar em Gestão de Projectos e Análise e Avaliação de Projectos. Ana Dias Lourenço Ana Afonso Dias Lourenço formou--se em Economia na Universidade de Angola e fez a sua formação complementar na área de Gestão de Projectos e Análise e Avaliação de Projectos. Entre outros

Leia mais

ESTATUTO DO FORUM DOS PARLAMENTOS DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

ESTATUTO DO FORUM DOS PARLAMENTOS DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA ESTATUTO DO FORUM DOS PARLAMENTOS DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA Nós, representantes democraticamente eleitos dos Parlamentos de: Angola; Brasil; Cabo Verde; Guiné-Bissau; Moçambique; Portugal; São Tomé

Leia mais

Regulamento. Conselho Municipal de Juventude de Castelo Branco

Regulamento. Conselho Municipal de Juventude de Castelo Branco Regulamento Conselho Municipal de Juventude de Castelo Branco De acordo com a Lei n. 8/2009, de 18/02, que cria o regime jurídico dos conselhos municipais de juventude, a seguir se apresenta uma proposta

Leia mais

DECLARAÇÃO PRELIMINAR DA MIISÃO DE OBSERVAÇÃO DA UNIÃO AFRICANA ÀS ELEIÇÕES GERAIS DE 31 DE AGOSTO DE 2012 NA REPÚBLICA DE ANGOLA

DECLARAÇÃO PRELIMINAR DA MIISÃO DE OBSERVAÇÃO DA UNIÃO AFRICANA ÀS ELEIÇÕES GERAIS DE 31 DE AGOSTO DE 2012 NA REPÚBLICA DE ANGOLA AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : 251-11-5517700 Fax : 251-11-5517844 DECLARAÇÃO PRELIMINAR DA MIISÃO DE OBSERVAÇÃO DA UNIÃO AFRICANA ÀS ELEIÇÕES

Leia mais

CERIMÓNIA DE CELEBRAÇÃO DO DIA DAS NAÇÕES UNIDAS - 24 DE OUTUBRO -

CERIMÓNIA DE CELEBRAÇÃO DO DIA DAS NAÇÕES UNIDAS - 24 DE OUTUBRO - CERIMÓNIA DE CELEBRAÇÃO DO DIA DAS NAÇÕES UNIDAS - 24 DE OUTUBRO - Discurso do Dr. Paolo Balladelli, Representante Residente do PNUD e Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas em Angola Memorial

Leia mais

11621/02 JAC/jv DG H II PT

11621/02 JAC/jv DG H II PT CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 19 de Setembro de 2002 (OR. en) 11621/02 CATS 51 ACTOS LEGISLATIVOS E OUTROS INSTRUMENTOS Assunto: Iniciativa do Reino da Bélgica tendo em vista a aprovação da decisão

Leia mais

Nona Sessão Plenária Ordinária

Nona Sessão Plenária Ordinária Asamblea Parlamentaria Euro-Latinoamericana Euro-Latin American Parliamentary Assembly Assemblée Parlementaire Euro-Latino Américaine Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana Parlamentarische Versammlung

Leia mais

Comissão Europeia. Conselho da União Europeia. Parlamento Europeu. Tribunal de Justiça. Tribunal de Contas. Comité Económico e Social

Comissão Europeia. Conselho da União Europeia. Parlamento Europeu. Tribunal de Justiça. Tribunal de Contas. Comité Económico e Social As instituições comunitárias Comissão Europeia Conselho da União Europeia Parlamento Europeu Tribunal de Justiça Tribunal de Contas Comité Económico e Social Comité das Regiões Banco Europeu de Investimentos

Leia mais

Orientação sexual e identidade de género no Conselho dos Direitos do Homem das Nações Unidas

Orientação sexual e identidade de género no Conselho dos Direitos do Homem das Nações Unidas P7_TA(2011)0427 Orientação sexual e identidade de género no Conselho dos Direitos do Homem das Nações Unidas Resolução do Parlamento Europeu, de 28 de Setembro de 2011, sobre direitos humanos, orientação

Leia mais

Décima Sessão Plenária Ordinária

Décima Sessão Plenária Ordinária Asamblea Parlamentaria Euro-Latinoamericana Euro-Latin American Parliamentary Assembly Assemblée Parlementaire Euro-Latino Américaine Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana Parlamentarische Versammlung

Leia mais

AFRICAN UNION UNION AFRICAINE

AFRICAN UNION UNION AFRICAINE AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, Ethiopia P. O. Box 3243 Telephone: 5517 700 Fax: 5517844 Website: www.au.int SC13966 CONFERÊNCIA DA UNIÃO Vigésima Quarta Sessão Ordinária 30-31

Leia mais

TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE

TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE O PROGRAMA TEMÁTICO TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE Identificação das prioridades - Convite para apresentação de propostas 2011 SÍNTESE DOS INSTRUMENTOS FINANCEIROS DA UE até 2013 Instrumento Europeu para

Leia mais

Regulamento do Conselho Municipal da Juventude do Concelho de Lagoa - Açores

Regulamento do Conselho Municipal da Juventude do Concelho de Lagoa - Açores Regulamento do Conselho Municipal da Juventude do Concelho de Lagoa - Açores PREÂMBULO As políticas públicas dirigidas à juventude assumem nos dias de hoje uma transversalidade indiscutível. O estabelecimento

Leia mais

RELATÓRIO DA COMISSÃO. Relatório Geral 2007 FINAL Referências gerais e outras ligações úteis

RELATÓRIO DA COMISSÃO. Relatório Geral 2007 FINAL Referências gerais e outras ligações úteis PT PT PT RELATÓRIO DA COMISSÃO Relatório Geral 2007 FINAL Referências gerais e outras ligações úteis Referências gerais e outras ligações úteis Capítulo I Secção 1.1. Governança e melhoria da

Leia mais

RELAT~RIO DAS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO GMP EM 2009

RELAT~RIO DAS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO GMP EM 2009 REPÚBLICA DE ANGOLA ASSEMBLEIA NACIONAL GRUPO DE MLTLHERES PARLAMENTARES RELAT~RIO DAS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO GMP EM 2009 Relatório a ser presente a Assembleia de Mulheres Parlamentares da AP-

Leia mais

Os Desafios das Relações Europa-África

Os Desafios das Relações Europa-África . Os Desafios das Relações Europa-África Background Paper Objectivos A conferência tem por objectivo debater as questões e os desafios centrais que se colocam ao continente africano e as possíveis respostas

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PLANO DE ACTIVIDADES

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PLANO DE ACTIVIDADES PLANO DE ACTIVIDADES 2001 O Conselho Nacional de Educação é um órgão com funções consultivas e deve, sem prejuízo das competências próprias dos órgãos de soberania, proporcionar a participação das várias

Leia mais

Plano de Actividades da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas. Linhas gerais para a XI Legislatura (2009/13)

Plano de Actividades da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas. Linhas gerais para a XI Legislatura (2009/13) Plano de Actividades da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas Linhas gerais para a XI Legislatura (2009/13) I. Processo legislativo e outros: apreciação do Orçamento de Estado, de

Leia mais

COMISSÃO SOCIAL INTERFREGUESIAS VIDACENTRO REGULAMENTO PREÂMBULO

COMISSÃO SOCIAL INTERFREGUESIAS VIDACENTRO REGULAMENTO PREÂMBULO COMISSÃO SOCIAL INTERFREGUESIAS VIDACENTRO REGULAMENTO PREÂMBULO O regulamento interno estabelece a constituição, organização e funcionamento da CSIF, tendo por base os princípios de acção da : subsidiariedade,

Leia mais

O CESE e a América Latina

O CESE e a América Latina O CESE e a América Latina Comité Comité économique Económico et e Social social Europeu européen As relações entre o CESE e a América Latina Há mais de dez anos que as relações do CESE com a América Latina

Leia mais

Oportunidades na Cooperação. A União Europeia e a cooperação para o desenvolvimento nos países ACP

Oportunidades na Cooperação. A União Europeia e a cooperação para o desenvolvimento nos países ACP Oportunidades na Cooperação A União Europeia e a cooperação para o desenvolvimento nos países ACP Primeira empresa de consultoria em assuntos europeus com escritório em Bruxelas. - Public Affairs (Intelligence,

Leia mais

DECLARAÇÃO FINAL DA II REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DOS MINISTROS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

DECLARAÇÃO FINAL DA II REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DOS MINISTROS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA DECLARAÇÃO FINAL DA II REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DOS MINISTROS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA Os Ministros responsáveis pela Ciência e Tecnologia da República de Angola,

Leia mais

COMUNICADO FINAL. Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Dupla Troika da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC)

COMUNICADO FINAL. Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Dupla Troika da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) COMUNICADO FINAL Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Dupla Troika da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) Luanda (República de Angola) 24 DE ABRIL DE 2018 1. A Cimeira dos Chefes

Leia mais

PROJECTO DE RELATÓRIO

PROJECTO DE RELATÓRIO PARLAMENTO EUROPEU 1999 2004 Comissão para a Cultura, a Juventude, a Educação, os Meios de Comunicação Social e os Desportos 30 de Maio de 2001 PROVISÓRIO 2001/2086(COS) PROJECTO DE RELATÓRIO sobre o terceiro

Leia mais

TRATADO DE AMIZADE E COOPERAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DE CABO VERDE

TRATADO DE AMIZADE E COOPERAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DE CABO VERDE TRATADO DE AMIZADE E COOPERAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DE CABO VERDE A República Portuguesa e a República de Cabo Verde, doravante designadas como Partes, Conscientes dos laços históricos

Leia mais

Resolução do Conselho de Ministros n.º 33/2006

Resolução do Conselho de Ministros n.º 33/2006 Resolução do Conselho de Ministros n.º 33/2006 No domínio do combate às alterações climáticas, o Protocolo de Quioto criou mecanismos de flexibilidade, como o comércio de licenças de emissão, a implementação

Leia mais

SISTEMA ESTATÍSTICO NACIONAL NOVA LEI EM 2008

SISTEMA ESTATÍSTICO NACIONAL NOVA LEI EM 2008 Nº1 Setembro de 2009 SISTEMA ESTATÍSTICO NACIONAL NOVA LEI EM 2008 O ano de 2008 foi particularmente relevante para o Sistema Estatístico Nacional devido à publicação da sua nova Lei A Lei Nº 22/2008,

Leia mais

REPÚBLICA DE ANGOLA ASSEMBLEIA NACIONAL. 62ª Sessão do Comité Executivo da União Parlamentar Africana RELATÓRIO

REPÚBLICA DE ANGOLA ASSEMBLEIA NACIONAL. 62ª Sessão do Comité Executivo da União Parlamentar Africana RELATÓRIO REPÚBLICA DE ANGOLA ASSEMBLEIA NACIONAL 62ª Sessão do Comité Executivo da União Parlamentar Africana RELATÓRIO INTRODUÇÃO Em obediência ao despacho de missão número 0164/03/GPAN/2013, exarado por Sua Excelência

Leia mais

com base no consenso fundamental alcançado em matérias de cooperação da capacidade produtiva, no âmbito do Plano de Acção para a Cooperação

com base no consenso fundamental alcançado em matérias de cooperação da capacidade produtiva, no âmbito do Plano de Acção para a Cooperação Memorando de Entendimento sobre a Promoção da Cooperação da Capacidade Produtiva do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau) Os Ministérios

Leia mais

UE e os países de língua portuguesa.

UE e os países de língua portuguesa. UE e os países de língua portuguesa http://dossiers.eurocid.pt/lusofonia Índice Língua Demografia do português UE e língua portuguesa UE e países de língua portuguesa Dossier electrónico Língua ( ) todas

Leia mais

DECISÃO SOBRE AS PARCERIAS ESTRATÉGICAS DOC. EX.CL/992 (XXX)iv

DECISÃO SOBRE AS PARCERIAS ESTRATÉGICAS DOC. EX.CL/992 (XXX)iv O Conselho Executivo; DECISÃO SOBRE AS PARCERIAS ESTRATÉGICAS DOC. EX.CL/992 (XXX)iv A. AVALIAÇÃO DAS PARCERIAS ESTRATÉGICAS Pág. 1 1. TOMA NOTA do Relatório do CRP sobre a avaliação das Parcerias Estratégicas,

Leia mais

EXMºS SENHORES VICE-PRESIDENTES DA ASSEMBLEIA NACIONAL; EXMºS SENHORES MEMBROS DO EXECUTIVO;

EXMºS SENHORES VICE-PRESIDENTES DA ASSEMBLEIA NACIONAL; EXMºS SENHORES MEMBROS DO EXECUTIVO; REPÚBLICA DE ANGOLA ASSEMBLEIA NACIONAL EXMºS SENHORES VICE-PRESIDENTES DA ASSEMBLEIA NACIONAL; EXMºS SENHORES DEPUTADOS; EXMºS SENHORES MEMBROS DO EXECUTIVO; CAROS CONVIDADOS; MINHAS SENHORAS; MEUS SENHORES,

Leia mais

Oportunidades EuropeAid no Universo CPLP (Parte I)

Oportunidades EuropeAid no Universo CPLP (Parte I) Oportunidades EuropeAid no Universo CPLP (Parte I) Pontes e Parcerias nos Países de Língua Portuguesa Exponor (Leça da Palmeira), 12 de setembro de 2017 Tiago de Matos Fernandes (TESE) Agenda 1 Caracterização,

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE

CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE MUNICÍPIO DE GUIMARÃES CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE REGULAMENTO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Objecto O presente regulamento estabelece o regime jurídico do Conselho Municipal de Juventude

Leia mais

Programa da CUA sobre o Quadro Regulamentar Continental Harmonizado do Sector de Energia em África: O Caso do Sector de Electricidade

Programa da CUA sobre o Quadro Regulamentar Continental Harmonizado do Sector de Energia em África: O Caso do Sector de Electricidade IE18995 47/22/12 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, Ethiopia P. O. Box 3243 Telephone: +251 11 551 7700 / Fax: +251 11 5 517 844 website: www.au.int Primeira Sessao Ordinária do

Leia mais

I"REUNIÃO"DA"ASSEMBLEIA"PARLAMENTAR"DA"COMUNIDADE"DOS"PAÍSES"DE" LÍNGUA"PORTUGUESA" " Deliberação"n.º"1/09"! Nós,!representantes!democraticamente!elei

IREUNIÃODAASSEMBLEIAPARLAMENTARDACOMUNIDADEDOSPAÍSESDE LÍNGUAPORTUGUESA  Deliberaçãon.º1/09! Nós,!representantes!democraticamente!elei IREUNIÃODAASSEMBLEIAPARLAMENTARDACOMUNIDADEDOSPAÍSESDE LÍNGUAPORTUGUESA Deliberaçãon.º1/09 Nós,representantesdemocraticamenteeleitosdosParlamentosdeAngola,Brasil, Cabo Verde, Guiné

Leia mais

Oportunidades EuropeAid no Universo CPLP (Parte I)

Oportunidades EuropeAid no Universo CPLP (Parte I) Oportunidades EuropeAid no Universo CPLP (Parte I) Pontes e Parcerias nos Países de Língua Portuguesa Coimbra, 22 de Maio de 2017 Tiago de Matos Fernandes (TESE) Agenda 1 Caracterização, Funcionamento,

Leia mais

Recomendação do Parlamento Europeu ao Conselho, de 12 de Março de 2009, sobre a Parceria Estratégica União Europeia-Brasil (2008/2288(INI))

Recomendação do Parlamento Europeu ao Conselho, de 12 de Março de 2009, sobre a Parceria Estratégica União Europeia-Brasil (2008/2288(INI)) P6_TA(2009)0140 Parceria Estratégica UE-Brasil Recomendação do Parlamento Europeu ao Conselho, de 12 de Março de 2009, sobre a Parceria Estratégica União Europeia-Brasil (2008/2288(INI)) O Parlamento Europeu,

Leia mais

COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA. Declaração de Luanda

COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA. Declaração de Luanda V REUNIÃO DOS MINISTROS DA AGRICULTURA E SEGURANÇA ALIMENTAR DA CPLP Declaração de Luanda Os Ministros responsáveis pela Agricultura e Segurança Alimentar ou seus representantes, de Angola, Brasil, Cabo

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE. Regulamento CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Preâmbulo

CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE. Regulamento CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Preâmbulo MUNICÍPIO DA NAZARÉ CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE Regulamento CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Preâmbulo O Conselho Municipal de Juventude é o órgão consultivo do Município sobre matérias relacionadas com

Leia mais

PROJETO DE RELATÓRIO

PROJETO DE RELATÓRIO ASSEMBLEIA PARLAMENTAR PARITÁRIA ACP-UE Comissão do Desenvolvimento Económico, das Finanças e do Comércio 04.03.2013 PROJETO DE RELATÓRIO sobre «Acordos de Parceria Económica próximas etapas» Co-relatores:

Leia mais

Assembleia Geral Anual da Portucel Empresa Produtora de Pasta e Papel, S.A. de 10 de Abril de 2012

Assembleia Geral Anual da Portucel Empresa Produtora de Pasta e Papel, S.A. de 10 de Abril de 2012 Assembleia Geral Anual da Portucel Empresa Produtora de Pasta e Papel, S.A. de 10 de Abril de 2012 Proposta relativa ao Ponto 8. da Ordem de Trabalhos Considerando que se encontra vago o cargo de Presidente

Leia mais

PROPOSTA DE DECISÃO. PT Unida na diversidade PT. Parlamento Europeu B8-0240/

PROPOSTA DE DECISÃO. PT Unida na diversidade PT. Parlamento Europeu B8-0240/ Parlamento Europeu 2014-2019 Documento de sessão B8-0240/2019 11.4.2019 PROPOSTA DE DECISÃO apresentada nos termos do artigo 212.º e 214.º, do Regimento referente ao número das delegações interparlamentares,

Leia mais

INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS

INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS COMISSÃO EUROPEIA Função executiva Tem sede em Bruxelas Durão Barroso é o Presidente, cumprindo o 2º mandato (até 2014); Catherine Ashton é Vice-Presidente e a Alta-Representante

Leia mais

PUBLIC LIMITE PT CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 18 de Fevereiro de 2011 (Or. en) 17363/10 LIMITE PV/CONS 68 TRANS 364 TELECOM 143 ENER 352

PUBLIC LIMITE PT CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 18 de Fevereiro de 2011 (Or. en) 17363/10 LIMITE PV/CONS 68 TRANS 364 TELECOM 143 ENER 352 Conseil UE CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA PUBLIC Bruxelas, 18 de Fevereiro de 2011 (Or. en) 17363/10 LIMITE PV/CONS 68 TRANS 364 TELECOM 143 ENER 352 PROJECTO DE ACTA 1 Assunto: 3052.ª reunião do Conselho

Leia mais

ESTATUTOS REFERENTES À ASSOCIAÇÃO DAS REGIÕES FRONTEIRIÇAS EUROPEIAS (ARFE)

ESTATUTOS REFERENTES À ASSOCIAÇÃO DAS REGIÕES FRONTEIRIÇAS EUROPEIAS (ARFE) ESTATUTOS REFERENTES À ASSOCIAÇÃO DAS REGIÕES FRONTEIRIÇAS EUROPEIAS (ARFE) Preâmbulo A Associação das Regiões Fronteiriças Europeias -Ciente de que as fronteiras frequentemente separam zonas e povos ligados

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE LAGOA

REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE LAGOA REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE LAGOA Preâmbulo Considerando que os órgãos de poder local constituem a fonte mais próxima da soberania estatal junto dos cidadãos, reconhecidos como os

Leia mais

Caracterização. Serve de base à preparação dos planos, das intervenções e do complemento de programação, nos quais está integrada.

Caracterização. Serve de base à preparação dos planos, das intervenções e do complemento de programação, nos quais está integrada. 6. AVALIAÇÃO Quadro regulamentar da avaliação do QCAIII De acordo com o Regulamento (CE) n.º 1260/1999 do Conselho, de 21 de Junho de 1999, que estabelece disposições gerais sobre os Fundos estruturais,

Leia mais

PROJETO DE RELATÓRIO

PROJETO DE RELATÓRIO ACP-EU JOINT PARLIAMENTARY ASSEMBLY ASSEMBLEE PARLEMENTAIRE PARITAIRE ACP-UE Comissão dos Assuntos Políticos 19.3.2016 PROJETO DE RELATÓRIO sobre a melhoria da governação participativa através da descentralização

Leia mais

Compromisso de Sharm El Sheikh para a Aceleração da Realização dos Objectivos sobre a Água e o Saneamento em África

Compromisso de Sharm El Sheikh para a Aceleração da Realização dos Objectivos sobre a Água e o Saneamento em África Assembly/AU/Decl.1 (XI) Pág. 1 Assembly/AU/Decl. 1 (XI) Compromisso de Sharm El Sheikh para a Aceleração da Realização dos Objectivos sobre a Água e o Saneamento em África Assembly/AU/Decl.1 (XI) Pág.

Leia mais

E 4 BALCÃO G CABINE 9 K ENTRADA 2

E 4 BALCÃO G CABINE 9 K ENTRADA 2 6 5 C D 7 B E 4 F 8 A BALCÃO G CABINE H 9 K I 3 J ENTRADA 2 1 1 x 2 *O CIEJD ENQUANTO ORGANISMO INTERMEDIÁRIO NO QUADRO DA 2 *O CIEJD ENQUANTO ORGANISMO INTERMEDIÁRIO NO QUADRO DA www.eurobuzzy.com 3 4

Leia mais

PROJECTO DE AGENDA ANOTADA. Tema: Promoção do crescimento sustentável de alto nível para reduzir o desemprego em África

PROJECTO DE AGENDA ANOTADA. Tema: Promoção do crescimento sustentável de alto nível para reduzir o desemprego em África EA 2310 (ii) CONSELHO ECONÓMICO E SOCIAL DAS NAÇÕES UNIDAS COMISSÃO ECONÓMICA PARA ÁFRICA Quadragésima terceira sessão da Comissão Económica para África 3ªSessão das Reuniões Anuais Conjuntas da Conferência

Leia mais

ORDEM DO DIA PROVISÓRIA 1918.ª Reunião do Comité de Representantes Permanentes (2.ª Parte) Bruxelas, Quinta-Feira, 8 de Maio de 2001 (10H00)

ORDEM DO DIA PROVISÓRIA 1918.ª Reunião do Comité de Representantes Permanentes (2.ª Parte) Bruxelas, Quinta-Feira, 8 de Maio de 2001 (10H00) CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 7 de Maio de 2001 (07.05) (OR. en) 8455/01 LIMITE OJ/CRP2 17 ORDEM DO DIA PROVISÓRIA da: 1918.ª Reunião do Comité de Representantes Permanentes (2.ª Parte) data: Bruxelas,

Leia mais

BASE JURÍDICA MEMBROS E COMPOSIÇÃO

BASE JURÍDICA MEMBROS E COMPOSIÇÃO O PARLAMENTO EUROPEU: ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO A organização e o funcionamento do Parlamento Europeu são definidos pelo seu Regimento. Os órgãos políticos, as comissões, as delegações e os grupos políticos

Leia mais

ENCONTRO SOBRE O RECURSOS ZOOGENÉTICOS AFRICANOS DE DE ABRIL DE 2013, ABIDJAN, CÔTE D IVOIRE

ENCONTRO SOBRE O RECURSOS ZOOGENÉTICOS AFRICANOS DE DE ABRIL DE 2013, ABIDJAN, CÔTE D IVOIRE ENCONTRO SOBRE O RECURSOS ZOOGENÉTICOS AFRICANOS DE 14 15 DE ABRIL DE 2013, ABIDJAN, CÔTE D IVOIRE Por : Manuel MAIDI Abolia, Chefe do Departamento de Produção, Tecnologia e Industria Animal do ISV 1 -

Leia mais

A IMPLEMENTAÇÃO DO ESTADO DE DIREITO E A INDEPENDÊNCIA DO SISTEMA JUDICIAL DA TEORIA À PRÁTICA ACTUAL.

A IMPLEMENTAÇÃO DO ESTADO DE DIREITO E A INDEPENDÊNCIA DO SISTEMA JUDICIAL DA TEORIA À PRÁTICA ACTUAL. TRIBUNAL CONSTITUCIONAL CONFERÊNCIA DAS JURISDIÇÕES CONSTITUCIONAIS DE ÁFRICA. V CONGRESSO DA CONFERÊNCIA DAS JURISDIÇÕES CONSTITUCIONAIS DE ÁFRICA LUANDA, 9 A 13 DE JUNHO DE 2019. De 9 a 13 de Junho de

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE REGULAMENTO CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Preâmbulo

CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE REGULAMENTO CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Preâmbulo CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE REGULAMENTO CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Preâmbulo O Conselho Municipal de Juventude é o órgão consultivo do município sobre matérias relacionadas com a política de juventude.

Leia mais

DECISÃO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ÁFRICA (NEPAD)

DECISÃO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ÁFRICA (NEPAD) DECISÃO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ÁFRICA (NEPAD) 1. NÓS, Chefes de Estado e de Governo dos países membros da União Africana, reunidos na 3ª Sessão Ordinária da nossa

Leia mais

CONSELHO EXECUTIVO 18ª Sessão Extraordinária 19 de Março 2018 Kigali, Ruanda DECISÕES. Ext/EX.CL/Dec.1-2(XVIII) Original: Inglês/Francês

CONSELHO EXECUTIVO 18ª Sessão Extraordinária 19 de Março 2018 Kigali, Ruanda DECISÕES. Ext/EX.CL/Dec.1-2(XVIII) Original: Inglês/Francês AFRICAN UNION UNION AFRICAINE CONSELHO EXECUTIVO 18ª Sessão Extraordinária 19 de Março 2018 Kigali, Ruanda UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P.O. Box 3243 Telephone: +251-115517 700 Fax: +251-115517844

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DE ESTATÍSTICA

CONSELHO SUPERIOR DE ESTATÍSTICA DOCT/2486/CSE-3 2ª / 2008 DELIBERAÇÃO DO ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO DO SECÇÕES PERMANENTES E EVENTUAIS 2008 Desde a reforma do Sistema Estatístico Nacional (SEN) de 1989, consagrada na Lei nº 6/89, de

Leia mais

Acompanhamento, Apreciação e Pronúncia pela Assembleia da República no âmbito do Processo de Construção da União Europeia 1

Acompanhamento, Apreciação e Pronúncia pela Assembleia da República no âmbito do Processo de Construção da União Europeia 1 Acompanhamento, Apreciação e Pronúncia pela Assembleia da República no âmbito do Processo de Construção da União Europeia 1 Lei n.º 43/2006, de 25 de agosto (TP), com as alterações introduzidas pela Lei

Leia mais

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Novembro de 2016 I - IDENTIFICAÇÃO Nome - RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Estado civil - Casado Naturalidade - Luanda Nacionalidade - Angolana Data de nascimento

Leia mais

PROJECTO DE DOCUMENTO SÍNTESE PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DO COMITÉ TÉCNICO ESPECIALIZADO DA UNIÃO AFRICANA EM MATÉRIA DE

PROJECTO DE DOCUMENTO SÍNTESE PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DO COMITÉ TÉCNICO ESPECIALIZADO DA UNIÃO AFRICANA EM MATÉRIA DE AFRICAN UNION UNION AFRICAINE IE19016 47/34/12 UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, Ethiopia P. O. Box 3243 Telephone: +251 11 551 7700 / Fax: +251 11 5 517 844 website: www.au.int PROJECTO DE DOCUMENTO SÍNTESE

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA ASSEMBLEIA DE PARCEIROS DO GRUPO DE ACÇÃO LOCAL CASTELOS DO COA

REGULAMENTO INTERNO DA ASSEMBLEIA DE PARCEIROS DO GRUPO DE ACÇÃO LOCAL CASTELOS DO COA REGULAMENTO INTERNO DA ASSEMBLEIA DE PARCEIROS DO GRUPO DE ACÇÃO LOCAL CASTELOS DO COA PRINCÍPIOS GERAIS O presente regulamento define as normas de funcionamento da Assembleia de Parceiros do Grupo de

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS. 1. Antecedentes

CADERNO DE ENCARGOS. 1. Antecedentes CADERNO DE ENCARGOS Facilitação de um processo preparatório para a elaboração da Posição Comum da SADC para a COP 18 da CITES (23 de Maio a 3 de Junho de 2019) 1. Antecedentes Os Estados Membros da SADC

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO SOCIAL DE FREGUESIA DE...

REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO SOCIAL DE FREGUESIA DE... REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO SOCIAL DE FREGUESIA DE... Aprovado na 1ª Sessão Plenário do Comissão Social de Freguesia de..., em... REGULAMENTO INTERNO Preâmbulo O Programa da Rede Social foi criado

Leia mais

PRIMEIRA SESSÃO DO COMITÉ TÉCNICO ESPECIALIZADO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E EMPREGO (STC-SDLE-1) ADIS ABEBA, ETIÓPIA DE ABRIL DE 2015

PRIMEIRA SESSÃO DO COMITÉ TÉCNICO ESPECIALIZADO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E EMPREGO (STC-SDLE-1) ADIS ABEBA, ETIÓPIA DE ABRIL DE 2015 SA14268 88/88/22/9 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone: +251 11 551 7700 Fax: +251 115182072 Website: www.au.intwww.africa-youth.org PRIMEIRA SESSÃO

Leia mais

PROGRAMA TEMÁTICO ACTORES NÃO ESTATAIS E AUTORIDADES LOCAIS

PROGRAMA TEMÁTICO ACTORES NÃO ESTATAIS E AUTORIDADES LOCAIS PROGRAMA TEMÁTICO ACTORES NÃO ESTATAIS E AUTORIDADES LOCAIS Convite para Apresentação de Propostas Referência: EuropeAid/135-103/L/ACT/MZ Sessão de informação 10 de Outubro de 2013 OBJECTIVOS DA SESSÃO

Leia mais