Doutrina. Abstract: The author discusses the various. Keywords: FGTS Update Escrow account Labor Law.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Doutrina. Abstract: The author discusses the various. Keywords: FGTS Update Escrow account Labor Law."

Transcrição

1 Doutrina Revisão de FGTS: correção de uma injustiça Georgenor de Sousa Franco Filho Doutor em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da USP. Doutor Honoris Causa e Professor de Direito Internacional e do Trabalho da Universidade da Amazônia. Presidente Honorário da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, Membro da Academia Paraense de Letras, da Sociedade Brasileira de Direito Internacional, da International Law Association e do Centro per la Cooperazione Giuridica Internazionale. Desembargador do Trabalho do TRT da 8.ª Região. Área do Direito: Trabalho Resumo: O autor aborda as diversas motivações do FGTS, tecendo comentários acerca das formas de reajustes e das perdas verificadas nas contas vinculadas. Em seguida, demonstra a atualização incorreta dos depósitos e indica forma para recuperar as perdas sofridas pelo trabalhador. Palavras-chave: FGTS Atualização Conta vinculada Direito do Trabalho. Abstract: The author discusses the various motivations FGTS, commenting on ways of adjustments and losses recorded in the accounts linked. Then demonstrates the incorrect update of deposits and indicates way to recover the loss suffered by the worker. Keywords: FGTS Update Escrow account Labor Law. Sumário: 1. As razões do Fundo e a ação revisional 2. Evolução do FGTS 3. Reajustes e perdas 4. Atualização dos depósitos 5. Forma de recuperação da perda. 1. As razões do Fundo e a ação revisional Nos momentos de dificuldades financeiras é quando mais se precisa de dinheiro vivo. Na doença, no desemprego, na compra de casa própria, na aposentadoria, geralmente as pessoas precisam de mais recursos. O FGTS passa a ser uma alternativa para superar esses problemas, mas, nem sempre, funciona como poderia e deveria ser. Os valores depositados originalmente deveriam ser corrigidos, a fim de conservar, pelo menos em tese, o poder aquisitivo da moeda, mas, nunca o foram corretamente, e, depois de 1999, passaram a ter, praticamente, correção negativa.

2 188 REvISTA DE DIrEITO DO TrAbALHO 2014 RDT 156 Em outros termos, alguém ficou com o que não era seu, e ao trabalhador, dono dos valores, restou apenas a esperança. Com efeito, milhares de trabalhadores que estavam empregados entre os anos 1999 e 2013, tiveram grandes prejuízos em decorrência da aplicação da Taxa Referencial (TR), sempre muito aquém da inflação, que o Governo federal mandou adotar para fim de atualização dos valores depositados em conta vinculada. As diferenças devidas são bastante expressivas, chegando, em alguns casos, a atualização a até 88,3% do montante existente. Essas ações revisionais tencionam buscar a atualização correta justo porque a TR, como indexador, sempre teve variação inferior à inflação medida pelo INPC e pelo IPCA. Uma revisão na história recente do Brasil pode identificar o surgimento desse Fundo sob dois ângulos diferentes. Um, o econômico-social, mais conhecido e mais comentado, qual o da necessidade de resolver problemas de insolvência de empresas que despediam seus empregados e de garantia de moradia aos brasileiros, mediante programas habitacionais. Outro, de ordem política, decorrente da necessidade de evitar movimentos reivindicatórios detrabalhadores, porquanto vivia o país nos primeiros anos pós Revolução de Com a criação do FGTS, foi facilitada a dispensa imotivada, e, com isso, o processo de agregação de trabalhadores, por meio de sentimentos mais estritos de reivindicação, foi muito reduzido. Afinal, para que serve esse Fundo? Assemelha-se a um pecúlio compulsório elevado a mandamento constitucional pela Assembleia de 1988.Não possui portabilidade alguma, na medida em que é impossível retirar os valores das contas vinculadas para aplicá-lo em outro tipo de investimento. Trata-se o FGTS de uma conta bancária formada pelos depósitos feitos pelo empregador em nome do trabalhador, na qual o primeiro deposita em nome deste último, mensalmente, 8% da sua remuneração, salvo em se tratando de aprendizagem, cuja alíquota será reduzida para 2% (art. 15, caput, e 7.º, da Lei 8.036/1990), e cuja movimentação dependerá da observância de várias exigências previstas na legislação. 2. Evolução do FGTS Até 1967, quando começou a viger no Brasil a Lei 5.107, de , predominava o regime celetista da estabilidade decenal. O empregado estável somente poderia ser dispensado mediante inquérito para apuração de falta grave ajuizado perante a Justiça do Trabalho. A Constituição de 1967, no art. 158, previa no inc. V a integração do trabalhador na vida e no desenvolvimento da empresa, com participação nos lucros e, excepcionalmente, na gestão, nos casos e condições que forem estabelecidos, repetindo o comando

3 DIREITO processual do TRAbALHO 189 da Constituição de 1946 (art. 157, IV), que introduziu o direito no Brasil. Porém, no inc. XIII, o constituinte de 1967 criou uma opção entre dois regimes diferentes: estabilidade, com indenização ao trabalhador despedido, ou fundo de garantia equivalente. A coexistência dos dois regimes permaneceu até o advento da Constituição de 1988 quando, garantido o direito adquirido de quem fosse estável até 5 de outubro, todos os demais trabalhadores brasileiros passaram a ser, necessariamente, integrantes do sistema do FGTS, a partir de então o único regime, desaparecendo a opção que existia anteriormente e que, a rigor, era uma opção obrigatória, à medida em que somente era contratado o empregado que optasse pelo regime. Hoje, passados tantos anos, acostumaram-se os trabalhadores e os empregadores brasileiros com esse agora único regime, restando umas poucas estabilidades especiais, a rigor garantias de emprego, que são, dentre outras, as de gestante, dirigente sindical, vítima de acidente de trabalho, membro de Cipa, integrante de comissão de conciliação prévia, o que, no entanto, não influem sobre o FGTS, eis que o depósito deve continuar sendo efetuado na conta vinculada do empregado. Atualmente, é a Lei 8.036, de , que dispõe sobre o FGTS, cujo regulamento consta do Dec , de , seguidos por farta gama de normas complementares, inclusive circulares editadas pela Caixa Econômica Federal. 3. Reajustes e perdas Acredita-se que existam aproximadamente um milhão de ações tramitando ou em vias de tramitar no Judiciário brasileiro. O que os trabalhadores, autores das demandas, pretendem é ver repostas as perdas decorrentes da atualização dos valores depositados originalmente em suas contas vinculadas. O saldo dessas contas sofre reajuste pela TR mais 3% de juros/ano. Como a correção fica abaixo da inflação desde 1999, com percentuais próximos de zero, a reposição é praticamente nenhuma, perdendo rentabilidade. Os 8% que são recolhidos pelos empregadores encarece a mão de obra brasileira e não aumenta o poder de comprados empregados, que somente receberão os montantes depositados em tendo implementado condições específicas, sendo tido, então, como mais um encargo social na folha de pagamento das empresas. Essa poupança compulsória representa um patrimônio elevadíssimo para os padrões brasileiros: R$ ,54 foi o montante arrecadado em Esses recursos são usados em financiamento de investimento em habitação, saneamento e infraestrutura, sendo admitidos, pelos trabalhadores, os saques em situa- 1. Disponível em: [ Acesso em:

4 190 REvISTA DE DIrEITO DO TrAbALHO 2014 RDT 156 ções como demissão sem justa causa, término do contrato por prazo determinado, aposentadoria, necessidade pessoal urgente e grave decorrente de desastre natural, quando o titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos, quando o trabalhador ou dependente for portador do vírus HIV ou câncer, na amortização e liquidação de saldo devedor e pagamento de partedas prestações de consórcios imobiliários e na liquidação ou amortização de dívida habitacional, entre outras. 4. Atualização dos depósitos A forma de remunerar as contas vinculadas de FGTS sempre visoua atualização dos saldos dos depósitos. O art. 13 da Lei 8.036/1990 prevê: Art. 13. Os depósitos efetuados nas contas vinculadas serão corrigidos monetariamente com base nos parâmetros fixados para atualização dos saldos dos depósitos de poupança e capitalização juros de 3 (três) por cento ao ano. Esse dispositivo reconhece o direito à correção monetária sobre os valores que se encontram depositados nas contas vinculadas dos trabalhadores, nos mesmos termos da legislação primitiva do FGTS. Essa correção correspondia, também, à atualização monetária das cadernetas de poupança, ambas corrigidas por índices de preço. Após, desindexada a economia pela Lei 8.177/1991, o art. 15 dessa lei passou a estabelecer: Art. 15. A partir de fevereiro de 1991, os saldos das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) passam a ser remunerados pela taxa aplicável à remuneração básica dos depósitos de poupança com data de aniversário no dia primeiro, mantida a periodicidade atual para remuneração. Parágrafo único. As taxas de juros previstas na legislação em vigor do FGTS são mantidas e consideradas como adicionais à remuneração prevista neste artigo. Essa mesma Lei 8.177/1991 definia a TRD como fator de remuneração das cadernetas de poupança e do FGTS, nos seguintes termos: Art. 12. Em cada período de rendimento, os depósitos de poupança serão remunerados: I como remuneração básica, por taxa correspondente à acumulação das TRD, no período transcorrido entre o dia do último crédito de rendimento,inclusive, e o dia do crédito de rendimento, exclusive; Em seguida, a Lei 8.660/1993 extinguiu a TRD, passando a poupança a ser remunerada pela TR: Art. 2.º Fica extinta, a partir de 1.º de maio de 1993, a Taxa Referencial Diária TRD de que trata o art. 2.º da Lei n , de 1.º de março de 1991.

5 DIREITO processual do TRAbALHO 191 Art. 7.º Os depósitos de poupança têm como remuneração básica a Taxa Referencial TR relativa à respectiva data de aniversário. O advento do Plano Real manteve as medidas desindexadoras e a TR foi conservada como referência para atualizar contas de FGTS e cadernetas de poupança. Da Lei 8.660/1993, então, resultou na Súmula 459 do STJ: Súmula 459 A Taxa Referencial (TR) é o índice aplicável, a título de correção monetária, aos débitos com o FGTS recolhidos pelo empregadormas não repassados ao fundo. Este é o conjunto de normas existente hoje no Brasil sobre esse tema, que, todavia, é inconstitucional, e, sendo assim, especialmente quanto à inconstitucionalidade da TR e a existência de outros índices muito mais adequados, constata-se que as perdas decorrentes da aplicação equivocada dessa criticada taxa precisam ser corrigidas urgentemente. O valor depositado para o empregado está sendo remunerado com 0,247% de juros ao mês e mais nada, porque a TR ofende o art. 2.º da Lei 8.036/1990, que manda que os valores sejam corrigidos monetariamente. 5. Forma de recuperação da perda Embora a Lei 8.660/1993 preveja a aplicação da TR como taxa de correção, ela não repõe as perdas dos períodos decorrentes da inflação, violando o poder de compra do trabalhador, que, assim, recebe valor inferior ao devido. O STF já se posicionou sobre a inaplicabilidade da TR, em julgado da lavra do Min. Moreira Alves, assim ementado: Ação direta de inconstitucionalidade Se a lei alcançar os efeitos futuros de contratos celebrados anteriormente a ela, será essa lei retroativa (retroatividade mínima) porque vai interferir na causa, que é um ato ou fato ocorrido no passado O disposto no artigo 5.º, XXXVI, da Constituição Federal se aplica a toda e qualquer lei infraconstitucional, sem qualquer distinção entre lei de direito público e lei de direito privado, ou entre lei de ordem pública e lei dispositiva. Precedente do STF Ocorrência, no caso, de violação de direito adquirido. A taxa referencial (TR) não é índice de correção monetária, pois, refletindo as variações do custo primário da captação dos depósitos a prazo fixo, não constitui índice que reflita a variação do poder aquisitivo da moeda. Por isso, não há necessidade de se examinar a questão de saber se as normas que alteram índice de correção monetária se aplicam imediatamente, alcançando, pois, as prestações futuras de contratos celebrados no passado, sem violarem o disposto no art. 5.º, XXXVI, da Carta Magna Também ofendem o ato jurídico perfeito os dispositivos impugnados que alteram o critério de reajuste das prestações nos contratos já celebrados pelo sistema do Plano de Equivalência Salarial por Categoria Profissional (PES/CP). Ação direta de inconstitucionalidade julgada procedente, para declarar a inconstitucionalidade dos arts. 18, caput e

6 192 REvISTA DE DIrEITO DO TrAbALHO 2014 RDT º e 4.º; 20; 21 e parágrafo único; 23 e parágrafos; e 24 e parágrafos, todos da Lei 8.177, de 1 de maio de (grifei). Sendo inconstitucional a TR, porque nada repõe, restam os demais índices de correção monetária: Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM), Índice de Preços ao Consumidor (IPC), Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), no velho e tradicional emaranhado de siglas que atormenta a vida do cidadão brasileiro. Se o objetivo da correção é recuperar o poder de compra, tentando repor, periodicamente, o valor deteriorado com a inflação, a fim de compensar a perda real do dinheiro, resulta que a aplicação da TR deixa a desejar porque não reflete essa realidade, não tendo acompanhado nenhum índice de correção, embora seja certo que, no Sistema Financeiro Nacional existe um elenco bastante expressivo de operações que remunera, como, dentre outros, os contratos do Sistema Financeiro da Habitação, caderneta de poupança, crédito educativo, Fies e os depósitos judiciais. Por outro lado, de notar que a relação jurídica entre os titulares das contas e a CEF, gestora do Fundo, é regulada pelo art. 233 do CC/2002, que prevê que a obrigação de dar coisa certa abrange seus acessórios. Na hipótese das contas vinculadas, acessórios são os valores que se agregam aos depósitos originais a título de juros e de atualização monetária. É essa a gestão do Fundo uma das principais razões pelas quais é a CEF a legitimada a ser ré em todas essas ações, porquanto é o agente operador e único depositário do FGTS (art. 4.º da Lei 8.036/1990), e o que está em discussão é hipótese precípua de forma de remuneração dos montantes depositados, como inclusive prevê a Súmula 249 do STJ. Significa, por corolário, ser desnecessário que a União e o Banco Central do Brasil figurem como litisconsortes passivos ao lado da CEF nessas ações. É certo que são agentes normativos do FGTS, mas a inconstitucionalidade que deve ser declarada, especialmente das Leis 8.036/1990 e 8.177/1991, deve ser tida como mero fundamento jurídico incidental e nunca como pretensão principal. Esta, ao contrário, é a recomposição das contas vinculadas, que são geridas e operadas pela CEF. Evidente que não deve prosperar argumento com o desequilíbrio do Sistema Financeiro Nacional, e nem possíveis impactos na política econômica. Será falacioso dizer que o principal prejudicado será o trabalhador. Ora, seja isolada, seja conjuntamente, os trabalhadores estão sendo vítimas de uma redução no direito que lhes é devido à medida em que, ao contrário de terem repostas as perdas decorrentes da 2. ADIn 493/DF, de (Procurador-Geral da República vs. Presidente da República e Congresso Nacional). Rel. Min. Moreira Alves. Disponível em: [ jurisprudencia/listarjurisprudencia.asp?s1=%28adi%24%2escla%2e+e+493%2enum E%2E%29+OU+%28ADI%2EACMS%2E+ADJ2+493%2EACMS%2E%29&base=baseacord aos&url= Acesso em:

7 DIREITO processual do TRAbALHO 193 inflação, ficam sem nada haver, limitados apenas a irrisórios juros que não refletem a verdadeira finalidade do FGTS. Por isso, é que o INPC deve ser admitido como o índice ideal porque corrige salário de trabalhador e benefícios da Previdência Social, conforme o art. 2.º da Lei , de : Art. 2.º Ficam estabelecidas as diretrizes para a política de valorização do salário mínimo a vigorar entre 2012 e 2015, inclusive, a serem aplicadas em 1.º de janeiro do respectivo ano. 1.º Os reajustes para a preservação do poder aquisitivo do salário mínimo corresponderão à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor INPC, calculado e divulgado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, acumulada nos doze meses anteriores ao mês do reajuste. 2.º Na hipótese de não divulgação do INPC referente a um ou mais meses compreendidos no período do cálculo até o último dia útil imediatamente anterior à vigência do reajuste, o Poder Executivo estimará os índices dos meses não disponíveis (grifei). Com efeito, é inevitável a inconstitucionalidade parcial do art. 13 da Lei 8.036/1990, combinado com os arts. 1.º e 17 da Lei 8.177/1991, a partir de , a fim de que os valores depositados sejam recalculados, aplicando o INPC a cada mês, mais os juros de 3%/ano previstos no art. 13 da Lei 8.036/1990. O ideal é o ajuizamento de ação individual, porquanto, em tese, haverá tratamento mais imediato do que ações coletivas, onde há natural tendência à demora, porquanto mais complexos os cálculos que devem ser efetuados, eis que haverá uma multiplicidade de autores. Todo trabalhador tem garantia da reposição dessa perda, e trata-se, por igual, de direito que se estende também aos aposentados, sempre referente aos períodos de 1999 a Essas preocupações, que assaltam milhões de brasileiros, estão, todavia, sem uma definição do Judiciário do Brasil. No dia 26 de fevereiro deste ano de 2014, o Min. Benedito Gonçalves, do STJ, apreciando o REsp , interposto pela CEF, determinou a suspensão de todas as ações, coletivas e individuais, em tramitação em todos os graus de jurisdição da Justiça brasileira (Federal e Estadual) até que a 1.ª Seção daquela Corte aprecie como controvérsia repetitiva. Note-se, segundo o próprio STJ, que a CEF estima mais de 50 mil ações pedindo a revisão da correção de depósitos, e já existem aproximadamente 23 mil sentenças proferidas, das quais apenas 57 foram contrárias aos trabalhadores Cf. disponível em: [ texto=113456]. Acesso em: Segundo essa notícia, foram proferidas

8 194 REvISTA DE DIrEITO DO TrAbALHO 2014 RDT 156 Resta ao jurisdicionado aguardar, pacientemente, a manifestação da Justiça que há de vir. Devem, porém, os julgadores recordarem, sempre, que essa reposição injustificada e desmotivada das perdas dos depósitos do FGTS precisa, urgentemente, ser corrigida para reduzir os prejuízos que têm, correntemente, atingido os trabalhadores brasileiros. Veja também Doutrina Pesquisas do Editorial A necessidade de revisão do FGTS e do seguro-desemprego para melhorar o sistema de proteção social aos desempregados brasileiros, de José Paulo Zeetano Chahad RDT 98/60 (DTR\2000\692). sentenças favoráveis aos trabalhadores, e ainda tramitam 180 ações coletivas,movidas por sindicatos, e uma ação civil pública, de iniciativa da Defensoria Pública da União. O julgamento do recurso especial, ademais, não tem data prevista para acontecer.

FGTS ATÉ 02/05/2019 NÃO EXISTE DECISÃO DO STF SOBRE A SUBSTITUIÇÃO DA TR NA CORREÇÃO DO SALDO DO FGTS. O SUPREMO IRÁ APRECIAR A MATÉRIA NA ADI 5090.

FGTS ATÉ 02/05/2019 NÃO EXISTE DECISÃO DO STF SOBRE A SUBSTITUIÇÃO DA TR NA CORREÇÃO DO SALDO DO FGTS. O SUPREMO IRÁ APRECIAR A MATÉRIA NA ADI 5090. FGTS ATÉ 02/05/2019 NÃO EXISTE DECISÃO DO STF SOBRE A SUBSTITUIÇÃO DA TR NA CORREÇÃO DO SALDO DO FGTS. O SUPREMO IRÁ APRECIAR A MATÉRIA NA ADI 5090. CORREÇÃO DO FGTS E A UTILIZAÇÃO DA TR Nos anos 1990,

Leia mais

DA INAPLICABILIDADE DA TR COMO ÍNDICE DE ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA DO SALDO DO FGTS

DA INAPLICABILIDADE DA TR COMO ÍNDICE DE ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA DO SALDO DO FGTS DA INAPLICABILIDADE DA TR COMO ÍNDICE DE ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA DO SALDO DO FGTS Eduardo Wallace Barbosa de Oliveira 1 O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito garantido aos trabalhadores desde

Leia mais

Walter S. de Macedo Advocacia

Walter S. de Macedo Advocacia SOBRE O FGTS. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), foi instituído em 1966 e é atualmente regulado pela Lei nº 8.036/90 e pelo Decreto 99.684/90 1. Trata-se de um conjunto de recursos captados

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE PERDAS DO FUNDO DE GARANTIA (FGTS) Sex, 20 de Setembro de :51 - Última atualização Sex, 20 de Setembro de :44

RECUPERAÇÃO DE PERDAS DO FUNDO DE GARANTIA (FGTS) Sex, 20 de Setembro de :51 - Última atualização Sex, 20 de Setembro de :44 Com relação a AÇÃO COLETIVA para recuperação das perdas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) a partir de janeiro de 1999, Administradores e Tecnólogos interessados deverão entrar em contato

Leia mais

Não obstante, passou a existir algumas estabilidades provisórias em detrimento de casos específicos como será visto posteriormente.

Não obstante, passou a existir algumas estabilidades provisórias em detrimento de casos específicos como será visto posteriormente. DIREITO DO TRABALHO 1. Estabilidade Anteriormente a lei do FGTS, o empregado adquiria a estabilidade no emprego após 10 anos de serviço no mesmo empregador. Assim, a partir disso, o empregado estável ficava

Leia mais

Aula 2 Indenização do tempo de serviço

Aula 2 Indenização do tempo de serviço Aula 2 Indenização do tempo de serviço Conteúdo Programático desta aula Indenização por tempo de serviço: conceito, fundamentos jurídicos e evolução histórica. O sistema do FGTS: evolução histórica; natureza

Leia mais

NOTA TÉCNICA. O texto proposto traz a seguinte redação:

NOTA TÉCNICA. O texto proposto traz a seguinte redação: NOTA TÉCNICA Assunto: PROJETO DE LEI 1981/15 (CÂMARA FEDERAL), DE AUTORIA DO DEPUTADO SR. SILVIO COSTA, que dispõe sobre juros de mora e atualização monetária dos débitos judiciais. O Projeto de Lei PL

Leia mais

SISTEMA DE INDENIZAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO (FGTS) DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Indenização do tempo de serviço. Conteúdo Programático desta aula

SISTEMA DE INDENIZAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO (FGTS) DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Indenização do tempo de serviço. Conteúdo Programático desta aula Aula 9 Indenização do tempo de serviço Conteúdo Programático desta aula Indenização por tempo de serviço: conceito, fundamentos jurídicos e evolução histórica. O sistema do FGTS: evolução histórica; natureza

Leia mais

SISTEMA DE INDENIZAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO (FGTS) DIREITO DO TRABALHO II. Aula 2 Indenização do tempo de serviço. Conteúdo Programático desta aula

SISTEMA DE INDENIZAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO (FGTS) DIREITO DO TRABALHO II. Aula 2 Indenização do tempo de serviço. Conteúdo Programático desta aula Aula 2 Indenização do tempo de serviço Conteúdo Programático desta aula Indenização por tempo de serviço: conceito, fundamentos jurídicos e evolução histórica. O sistema do FGTS: evolução histórica; natureza

Leia mais

SENTENÇA. Citada, a Caixa Econômica Federal apresentou contestação, sustentando a improcedência dos pedidos.

SENTENÇA. Citada, a Caixa Econômica Federal apresentou contestação, sustentando a improcedência dos pedidos. ÇÃO ORDINÁRIA (PROCEDIMENTO COMUM ORDINÁRIO) Nº 5017226-43.2013.404.7108/RS AUTOR : LUIZ CARLOS BARBOZA LOPES ADVOGADO : GABRIEL DORNELLES MARCOLIN RÉU : CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - CEF SENTENÇA RELATÓRIO

Leia mais

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

O CONGRESSO NACIONAL decreta: Dispõe sobre a remuneração das contas vinculadas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço FGTS; estabelece regime de transição para o aumento dessa remuneração; altera a Lei nº 8.036, de 11 de maio de

Leia mais

PEDIDO DE VISTA NA INDICAÇÃO Nº 019/2010, DO PROJETO DE LEI Nº 7.327/2010, DE RELATORIA DO DR. SILVÉRIO SANTOS.

PEDIDO DE VISTA NA INDICAÇÃO Nº 019/2010, DO PROJETO DE LEI Nº 7.327/2010, DE RELATORIA DO DR. SILVÉRIO SANTOS. PEDIDO DE VISTA NA INDICAÇÃO Nº 019/2010, DO PROJETO DE LEI Nº 7.327/2010, DE RELATORIA DO DR. SILVÉRIO SANTOS. VOTO DE VISTA: FAUZI AMIM SALMEM PELA APROVAÇÃO DO CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI E PARCIALMENTE

Leia mais

Parágrafo único. São vedadas, sob pena de nulidade, quaisquer estipulações de:

Parágrafo único. São vedadas, sob pena de nulidade, quaisquer estipulações de: LEI N o 10.192, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2001. Dispõe sobre medidas complementares ao Plano Real e dá outras providências. Faço saber que o Presidente da República adotou a Medida Provisória nº 2.074-73,

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR 110, DE 29 DE JUNHO DE

LEI COMPLEMENTAR 110, DE 29 DE JUNHO DE LEI COMPLEMENTAR 110, DE 29 DE JUNHO DE 2001 Institui contribuições sociais, autoriza créditos de complementos de atualização monetária em contas vinculadas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço FGTS

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI N o 3.734, DE 2008 Altera a Lei nº 3.999, de 15 de dezembro de 1961, que altera o salário-mínimo dos médicos e cirurgiões-dentistas.

Leia mais

PROJETO DE LEI N o, DE 2012

PROJETO DE LEI N o, DE 2012 PROJETO DE LEI N o, DE 2012 (Do Sr. Jorge Boeira) Dispõe sobre a política de valorização de longo prazo do salário mínimo. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Esta Lei estabelece as diretrizes para a

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 763, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 763, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016 MEDIDA PROVISÓRIA Nº 763, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016 Altera a Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, para elevar a rentabilidade das contas vinculadas do trabalhador por meio da distribuição de lucros do

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 212-A DE 2016

SUBSTITUTIVO ADOTADO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 212-A DE 2016 COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 212-A, DE 2016, DO SENADO FEDERAL, QUE ACRESCENTA ART. 101 AO ATO DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS TRANSITÓRIAS PARA

Leia mais

DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II PROFESSOR: EMERSON SPIGOSSO AULA: FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO - FGTS

DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II PROFESSOR: EMERSON SPIGOSSO AULA: FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO - FGTS DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II PROFESSOR: EMERSON SPIGOSSO AULA: FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO - FGTS O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado como um sistema opcional, pela Lei

Leia mais

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI COMPLEMENTAR Nº 110, DE 29 DE JUNHO DE 2001 Institui contribuições sociais, autoriza créditos de complementos de atualização monetária em

Leia mais

Prof. Paulo Isaac Facebook: Paulo Isaac

Prof. Paulo Isaac Facebook: Paulo Isaac Prof. Paulo Isaac Prof.pauloisaac@yahoo.com.br Facebook: Paulo Isaac Advogado Previdenciário Sócio Isaac e Coelho Sociedade de Advogados; Ex servidor INSS Pós Graduado em Direito Previdenciário e em Direito

Leia mais

FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO (FGTS)

FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO (FGTS) FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO (FGTS) Previsão Legal: Lei n. 5.107/66 Lei n. 8.036/90 Decreto n. 88.684/90 Conceito: Denomina-se Fundo de Garantia do Tempo de Serviço um sistema de depósitos efetuados

Leia mais

Sistema Financeiro de Habitação 21/11/2003. Eliana Calmon

Sistema Financeiro de Habitação 21/11/2003. Eliana Calmon Sistema Financeiro de Habitação Eliana Calmon Sistema Financeiro de Habitação SUMÁRIO Histórico Justiça Federal A Jurisprudência do STJ Futuro I - Histórico Lei n. 4.380, de 21/08/64: Criou o Banco Nacional

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 3.913, DE 11 DE SETEMBRO DE 2001. Dispõe sobre a apuração e liquidação dos complementos de atualização monetária de saldos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Inquérito para Apuração de Falta Grave. Prof ª.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Inquérito para Apuração de Falta Grave. Prof ª. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Prof ª. Eliane Conde Conceito e Finalidade e Natureza Jurídica A ação de inquérito para a apuração de falta grave é uma ação constitutiva

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (4ª Turma) GMCB/cml

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (4ª Turma) GMCB/cml A C Ó R D Ã O (4ª Turma) GMCB/cml RECURSO DE REVISTA. CRÉDITOS TRABALHISTAS. CORREÇÃO MONETÁRIA. ATUALIZAÇÃO PELO IPCA-E. TAXA REFERENCIAL. APLICAÇÃO DO ARTIGO 39 DA LEI Nº 8.177/91. PARCIAL PROVIMENTO.

Leia mais

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS CONHECIMENTOS BANCÁRIOS Produtos Bancários Caderneta de Poupança Prof. Karina Jaques É a aplicação mais simples e tradicional, com a vantagem de se poder aplicar pequenas quantias, obtendo rendimento e

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Prazo prescricional para requerer as perdas da poupança com o Plano Bresser Eduardo de Souza Floriano* A imprensa nacional, de forma unânime, elegeu, sabe-se lá porquê, o dia 31

Leia mais

Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências.

Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. AS MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E DO SENADO FEDERAL, nos termos do 3º do art.

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE sábado. Prof. Eraldo.

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE sábado. Prof. Eraldo. PÓS GRADUAÇÃO LEGALE 1 18-08-18 sábado Prof. Eraldo prof-eraldo@uol.com.br ESTABILIDADE OU GARANTIA NO EMPREGO 2 Estabilidade: é a situação que torna o emprego definitivo, salvo se o trabalhador cometer

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO Colégio Recursal - Guarulhos Guarulhos-SP ACÓRDÃO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO Colégio Recursal - Guarulhos Guarulhos-SP ACÓRDÃO fls. 59 Registro: 2018.0000099592 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Recurso Inominado nº 1015408-31.2017.8.26.0224, da Comarca de Guarulhos, em que é recorrente FAZENDA PUBLICA DO ESTADO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO CASTRO MEIRA EMENTA ADMINISTRATIVO. FGTS. DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA. LEVANTAMENTO DOS DEPÓSITOS. ARBITRAGEM. DIREITO TRABALHISTA. 1. Configurada a demissão sem justa causa, não há como

Leia mais

ILEGALIDADE E INCONSTITUCIONALIDADE DA TAXA SELIC PARA CORREÇÃO DE DÉBITOS TRIBUTÁRIOS

ILEGALIDADE E INCONSTITUCIONALIDADE DA TAXA SELIC PARA CORREÇÃO DE DÉBITOS TRIBUTÁRIOS ILEGALIDADE E INCONSTITUCIONALIDADE DA TAXA SELIC PARA CORREÇÃO DE DÉBITOS TRIBUTÁRIOS IVES GANDRA DA SILVA MARTINS, Professor Emérito das Universidades Mackenzie, Paulista e Escola de Comando e Estado

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016 CÂMARA DOS DEPUTADOS PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016 REDAÇÃO PARA O SEGUNDO TURNO DE DISCUSSÃO DA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-C, DE 2016, que altera o Ato das Disposições

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 847.705 RIO GRANDE DO NORTE RELATORA RECTE.(S) ADV.(A/S) RECDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :ELIANA APOLONIA DE SIQUEIRA : ADEILSON FERREIRA DE ANDRADE E OUTRO(A/S)

Leia mais

Nota: Constituição Federal, art. 243, parágrafo único: Todo e qualquer bem de valor econômico apreendido em decorrência do tráfico ilícito de

Nota: Constituição Federal, art. 243, parágrafo único: Todo e qualquer bem de valor econômico apreendido em decorrência do tráfico ilícito de RECEITAS DE OUTRAS FONTES as multas, a atualização monetária e os juros moratórios; remuneração recebida pela prestação de serviços de arrecadação, fiscalização e cobrança prestados a terceiros (3,5%);

Leia mais

STJ suspende todas as ações sobre correção do FGTS no país

STJ suspende todas as ações sobre correção do FGTS no país Boletim 476/14 Ano VI 27/02/2014 STJ suspende todas as ações sobre correção do FGTS no país Por Juliano Basile De Brasília O ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), suspendeu

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições Profissionais. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições Profissionais. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais Contribuições Profissionais Real Direto Fiscal Proporcional Periódico Legislação Básica Constituição Federal, art. 149 CLT, Art. 580. Lei 12.514/11 Contribuições Profissionais

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare QUESTÕES CPA 10 MÓDULO 3 1) O Produto Interno Bruto de uma economia representa, em valores monetários e para determinado período, a soma de todos os bens e serviços a) intermediários e finais, a preço

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 47, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017 (D.O.U. 26/12/2017)

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 47, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017 (D.O.U. 26/12/2017) INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 47, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017 (D.O.U. 26/12/2017) Dispõe sobre o Orçamento Operacional do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, referente à área de Habitação Popular e demais

Leia mais

INFORME N 11/2018. Introdução

INFORME N 11/2018. Introdução INFORME N 11/2018 Ementa: Medida Provisória nº 859, de 2018. Altera a Lei nº 8.036/90, que dispõe sobre o FGTS, para viabilizar a aplicação de recursos do Fundo em operações de crédito destinadas às entidades

Leia mais

Regulamento de Empréstimo

Regulamento de Empréstimo Regulamento de Empréstimo Para participantes do Plano Complementar de Benefícios Previdenciais - Plano BD Regulamento aprovado em 16/07/2018, na 279ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo. I

Leia mais

JF 1 TEM AUMENTO DE 8,51%

JF 1 TEM AUMENTO DE 8,51% Com Base nos critérios da EC 95 De 2016 a 2018 JF 1 TEM AUMENTO DE 8,51% NO ORÇAMENTO SEM AS DESPESAS DE PESSOAL BENEFÍCIOS SOCIAIS DE APENAS 5,60% ASSISTÊNCIA MÉDICA DIMINUIÇÃO DE 1,33% Com base nos critérios

Leia mais

DECISÃO. ESPÓLIO DE JANIL DE SOUSA BARRETO e MARIA DE FATIMA DE ANDRADE GOMES, por si e representando o S 1

DECISÃO. ESPÓLIO DE JANIL DE SOUSA BARRETO e MARIA DE FATIMA DE ANDRADE GOMES, por si e representando o S 1 SÉTIMA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL Nº 0354686-75.2011.8.19.0001 APELANTE 1: ESPÓLIO DE JANIL DE SOUSA BARRETO APELANTE 2: MARIA DE FATIMA DE ANDRADE GOMES APELADO 1: ESTADO DO RIO DE JANEIRO APELADA 2:

Leia mais

:TELEFONICA BRASIL S.A. : JOSE ALBERTO COUTO MACIEL E OUTRO(A/S) :SEM REPRESENTAÇÃO NOS AUTOS :LEONI MARTINS DE FREITAS

:TELEFONICA BRASIL S.A. : JOSE ALBERTO COUTO MACIEL E OUTRO(A/S) :SEM REPRESENTAÇÃO NOS AUTOS :LEONI MARTINS DE FREITAS MEDIDA CAUTELAR NA RECLAMAÇÃO 26.906 RIO GRANDE DO SUL RELATOR : MIN. GILMAR MENDES RECLTE.(S) :TELEFONICA BRASIL S.A. : JOSE ALBERTO COUTO MACIEL E OUTRO(A/S) RECLDO.(A/S) :JUIÍZA DO TRABALHO DA 19ª VARA

Leia mais

Aula 12. Regras Gerais da Previdência Social. 2016, a renda mensal Inicial é o valor da aposentadoria em Julho de Depois de

Aula 12. Regras Gerais da Previdência Social. 2016, a renda mensal Inicial é o valor da aposentadoria em Julho de Depois de Curso e Ano: Direito Previdenciário - 2016 Aula: 12 Professor: Marcelo Tavares Aula 12 Regras Gerais da Previdência Social Renda Mensal Inicial (RMI) É o valor do benefício no mês da concessão. No mês

Leia mais

PROJETO DE LEI. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

PROJETO DE LEI. O CONGRESSO NACIONAL decreta: PROJETO DE LEI Dispõe sobre as contribuições devidas para os conselhos profissionais em geral, bem como sobre a forma de cobrança, pelos conselhos, das anuidades e multas por violação da ética. O CONGRESSO

Leia mais

O que é um precatório?

O que é um precatório? Precatórios Já A O que é um precatório? Precatório é uma requisição de pagamento expedida pelo Poder Judiciário a fim de informar a União, Estado, Município, suas Autarquias e fundações públicas que estes

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 5 Pretensão de reforma da sentença que julgou improcedente o pedido inicial para limitação dos juros remuneratórios contratados em 12% ao ano Cabimento Hipótese em que os juros remuneratórios estipulados

Leia mais

ESTABILIDADE E FGTS. Direito do Trabalho II Prof. MsC. Roseniura Santos. Estabilidade Provisória

ESTABILIDADE E FGTS. Direito do Trabalho II Prof. MsC. Roseniura Santos. Estabilidade Provisória ESTABILIDADE E FGTS Direito do Trabalho II Prof. MsC. Roseniura Santos Estabilidade Provisória É A GARANTIA PROVISÓRIA do emprego que protege o empregado contra dispensa arbitrária ou sem justa causa,

Leia mais

CONSELHO DELIBERATIVO APROVA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO REGULAMENTAR DO PLANO DE BENEFICIOS FBPREV II

CONSELHO DELIBERATIVO APROVA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO REGULAMENTAR DO PLANO DE BENEFICIOS FBPREV II CONSELHO DELIBERATIVO APROVA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO REGULAMENTAR DO PLANO DE BENEFICIOS FBPREV II Em sua 482º reunião (Extraordinária), realizada em 04/08/2016, o Conselho Deliberativo da Fundação Banrisul

Leia mais

Equilíbrio Técnico dos Planos de Benefícios e Cota Patrimonial dos Planos Flex

Equilíbrio Técnico dos Planos de Benefícios e Cota Patrimonial dos Planos Flex e Cota Patrimonial dos Planos Flex Novembro/2018 Gerência de Controles Internos e Gestão de Riscos Brasília/DF Situação em novembro de 2018 Na gestão dos dezoito planos de benefícios que administra, a

Leia mais

Equilíbrio Técnico dos Planos de Benefícios e Cota Patrimonial dos Planos Flex

Equilíbrio Técnico dos Planos de Benefícios e Cota Patrimonial dos Planos Flex e Cota Patrimonial dos Planos Flex Outubro/2018 Gerência de Controles Internos e Gestão de Riscos Brasília/DF Situação em outubro de 2018 Na gestão dos dezoito planos de benefícios que administra, a Fundação

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Atualização 1: para ser juntada na pág. 736 do Livro Principais Julgados de 2016 Depois da conclusão do julgado "STJ. 4ª Turma. REsp 1.261.856/DF, Rel. Min. Marco Buzzi, julgado

Leia mais

MÓDULO I. Curso de Cálculos Trabalhistas AULA 09

MÓDULO I. Curso de Cálculos Trabalhistas AULA 09 MÓDULO I Curso de Cálculos Trabalhistas AULA 09 Rua Barão do Serro Azul, 199 Centro Curitiba-Paraná Fone: 41 3323-1717 www.portalciveltrabalhista.com.br Sumário 1. FGTS NOÇÃO BÁSICA... 3 1.1. FGTS COMO

Leia mais

Equilíbrio Técnico dos Planos de Benefícios e Cota Patrimonial dos Planos Flex

Equilíbrio Técnico dos Planos de Benefícios e Cota Patrimonial dos Planos Flex e Cota Patrimonial dos Planos Flex Setembro/2018 Gerência de Controles Internos e Gestão de Riscos Brasília/DF Situação em setembro de 2018 Na gestão dos dezessete planos de benefícios que administra,

Leia mais

Equilíbrio Técnico dos Planos de Benefícios e Cota Patrimonial dos Planos Flex

Equilíbrio Técnico dos Planos de Benefícios e Cota Patrimonial dos Planos Flex e Cota Patrimonial dos Planos Flex Agosto/2018 Gerência de Controles Internos e Gestão de Riscos Brasília/DF Situação em agosto de 2018 Na gestão dos dezessete planos de benefícios que administra, a Fundação

Leia mais

ÍNDICES ECONÔMICOS PORTAL BRASIL (PESQUISA)

ÍNDICES ECONÔMICOS PORTAL BRASIL (PESQUISA) ÍNDICES ECONÔMICOS PORTAL BRASIL (PESQUISA) Os direitos autorais desta página são protegidos pela Lei 9.610 de 19.02.1998 OS DIREITOS AUTORAIS DESTE SITE ESTÃO PROTEGIDOS PELA LEI Nº 9.610, DE 19.02.1998

Leia mais

26ª Vara - Juizado Especial Federal SENTENÇA

26ª Vara - Juizado Especial Federal SENTENÇA PROCESSO Nº 0019420-20.2014.4.01.3400 AUTOR: MONICA DA COSTA TEIXEIRA SERRA RÉU: UNIAO FEDERAL SENTENÇA TIPO: B SENTENÇA Trata-se de ação ajuizada em face da União Federal objetivando a condenação da ré

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Depósito de expurgos inflacionários do FGTS. Contas já encerradas. Entendimento do STJ Andréa Bueno Magnani* Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça, quando do julgamento do

Leia mais

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DO FGTS

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DO FGTS CAIXA ECONÔMICA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DO FGTS O Edital do FGTS consta disponível na página da CAIXA na Internet no endereço www.caixa.gov.br, pelo caminho FGTS Empresa, Edital Eletrônico, em

Leia mais

A INDEXAÇÃO E COBRANÇA INDEVIDA NOS VALORES NAS CPRs APÓS O PLANO COLLOR. A INDEXAÇÃO E COBRANÇA INDEVIDA NOS VALORES DAS CPRs APÓS O PLANO COLLOR

A INDEXAÇÃO E COBRANÇA INDEVIDA NOS VALORES NAS CPRs APÓS O PLANO COLLOR. A INDEXAÇÃO E COBRANÇA INDEVIDA NOS VALORES DAS CPRs APÓS O PLANO COLLOR A INDEXAÇÃO E COBRANÇA INDEVIDA NOS VALORES DAS CPRs APÓS O PLANO COLLOR A história Como é de conhecimento histórico e notório, no ano 1990, iniciou-se a breve era Collor, que, com a intervenção governamental

Leia mais

Desaposentação é INCONSTITUCIONAL?

Desaposentação é INCONSTITUCIONAL? Desaposentação é INCONSTITUCIONAL? Desaposentação é o ato pelo qual o aposentado abre mão da sua aposentadoria. Mas por qual motivo, uma pessoa que já está aposentada iria querer se desaposentar, ou seja,

Leia mais

Preparando você para o sucesso! ESTABILIDADES E GARANTIAS PROVISÓRIAS NO EMPREGO

Preparando você para o sucesso! ESTABILIDADES E GARANTIAS PROVISÓRIAS NO EMPREGO www.fagnersandes.com.br Preparando você para o sucesso! ESTABILIDADES E GARANTIAS PROVISÓRIAS NO EMPREGO Inicialmente, cabe registrar, que estabilidade é o direito do empregado de permanecer no emprego

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Seguridade Social Professor Hugo Goes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Previdenciário LEGISLAÇÃO APLICADA AO CURSO Constituição Federal: Arts. 194 a 204 Lei nº 8.212/91 (custeio)

Leia mais

Brasília/DF, 02 de dezembro de 2015 NOTA TÉCNICA

Brasília/DF, 02 de dezembro de 2015 NOTA TÉCNICA Brasília/DF, 02 de dezembro de 2015 NOTA TÉCNICA A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União realizou consulta a esta Assessoria Jurídica Nacional acerca,

Leia mais

Os grandes números do Fundo de Garantia nos seus 50 anos

Os grandes números do Fundo de Garantia nos seus 50 anos Os grandes números do Fundo de Garantia nos seus 50 anos Os grandes números do Fundo de Garantia nos seus 50 anos de existência atualizados em 12/09/2016 no site do ministério do Trabalho www.trabalho.gov.br

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Pagamento Parte IV Pagamento indevido. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Pagamento Parte IV Pagamento indevido. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Extinção do Crédito Tributário Pagamento Parte IV Prof. Marcello Leal 1 CTN, Art. 167. A restituição total ou parcial do tributo dá lugar à restituição, na mesma proporção, dos juros

Leia mais

Janeiro-Dezembro/2014

Janeiro-Dezembro/2014 IRRF - Décimo terceiro salário 2014 - Roteiro Aqui serão analisados os aspectos gerais relacionados à retenção do Imposto de Renda incidente no pagamento do décimo terceiro salário. Introdução Os rendimentos

Leia mais

REGULAMENTO DA CARTEIRA DE EMPRÉSTIMOS

REGULAMENTO DA CARTEIRA DE EMPRÉSTIMOS REGULAMENTO DA CARTEIRA DE EMPRÉSTIMOS FUNDAÇÃO CORSAN 2013 Este documento tem como finalidade definir critérios e procedimentos do Regulamento de Empréstimo. REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO I - DEFINIÇÕES Artigo

Leia mais

LEI Nº , DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000

LEI Nº , DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000 PLR 79 LEI Nº 10.101, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000 Dispõe sobre a participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa e dá outras providências. Faço saber que o PRESIDENTE DA REPÚBLICA adotou

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Aviso prévio e estabilidade definitiva. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Aviso prévio e estabilidade definitiva. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Aviso prévio e estabilidade definitiva Prof. Hermes Cramacon Aviso prévio Consiste em uma comunicação que uma parte faz a outra de que pretende extinguir o pacto laboral. Deve ser concedido

Leia mais

dos salários de contribuição, sem a incidência de limitadores, que deverão incidir apenas por ocasião do pagamento, em cada competência (tetos e

dos salários de contribuição, sem a incidência de limitadores, que deverão incidir apenas por ocasião do pagamento, em cada competência (tetos e DECISÃO: Vistos. Instituto Nacional do Seguro Social - INSS interpõe recurso extraordinário, com fundamento na alínea a do permissivo constitucional, contra acórdão da Sexta Turma do Tribunal Regional

Leia mais

SÍNTESE DA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2018/2019

SÍNTESE DA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2018/2019 SÍNTESE DA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2018/2019 CORREÇÕES SALARIAIS A partir de 1º de março de 2018, as indústrias abrangidas por esta Convenção, reajustarão os salários de seus empregados com percentual

Leia mais

SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS

SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS Súmula Vinculante 4 SALVO NOS CASOS PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO, O SALÁRIO MÍNIMO NÃO PODE SER USADO COMO INDEXADOR DE BASE DE CÁLCULO DE VANTAGEM DE SERVIDOR PÚBLICO OU DE EMPREGADO,

Leia mais

Equilíbrio Técnico dos Planos de Benefícios e Cota Patrimonial dos Planos Flex

Equilíbrio Técnico dos Planos de Benefícios e Cota Patrimonial dos Planos Flex e Cota Patrimonial dos Planos Flex Julho/2018 Gerência de Controles Internos e Gestão de Riscos Brasília/DF Situação em julho de 2018 Na gestão dos dezessete planos de benefícios que administra, a Fundação

Leia mais

26ª Vara - Juizado Especial Federal SENTENÇA

26ª Vara - Juizado Especial Federal SENTENÇA PROCESSO Nº 0007823-83.2016.4.01.3400 AUTOR: JOAO VALENTE MONTEIRO RÉU: UNIAO FEDERAL SENTENÇA TIPO: B SENTENÇA Trata-se de ação ajuizada em face da União Federal objetivando a condenação da ré a realizar

Leia mais

JF 1 TEM AUMENTO DE 21,70%

JF 1 TEM AUMENTO DE 21,70% Com Base nos critérios da EC 95 JF 1 TEM AUMENTO DE 21,70% NO ORÇAMENTO SEM AS DESPESAS DE PESSOAL BENEFÍCIOS SOCIAIS AUMENTO DE APENAS 2,19% ASSISTÊNCIA MÉDICA DIMINUIÇÃO DE 6,05% Com base nos critérios

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 20/2015. TÍTULO: Tratamento Contábil dos Depósitos Judiciais como Receita Orçamentária

NOTA TÉCNICA Nº 20/2015. TÍTULO: Tratamento Contábil dos Depósitos Judiciais como Receita Orçamentária NOTA TÉCNICA Nº 20/2015 Brasília, 06 de outubro de 2015. ÁREA: Contabilidade Pública e Jurídico TÍTULO: Tratamento Contábil dos Depósitos Judiciais como Receita Orçamentária REFERÊNCIA(S): Lei Complementar

Leia mais

IV - não possuir renda própria de qualquer natureza suficiente a sua manutenção e de sua família.

IV - não possuir renda própria de qualquer natureza suficiente a sua manutenção e de sua família. SEGURO-DESEMPREGO - NOVOS VALORES - JANEIRO/2013 Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 14/01/2013. Sumário: 1 - Introdução 2 - Requisitos 3 - Comprovação 4 - Parcelas 4.1 - Parcelas Adicionais

Leia mais

BLOCO 07 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 07 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 07 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 347 Autor: Senador José Pimentel Tipo de emenda: Aditiva

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL 26ª VARA FEDERAL - JUIZADO ESPECIAL FEDERAL CÍVEL SENTENÇA

PODER JUDICIÁRIO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL 26ª VARA FEDERAL - JUIZADO ESPECIAL FEDERAL CÍVEL SENTENÇA 26ª VARA FEDERAL - JUIZADO ESPECIAL FEDERAL CÍVEL SENTENÇA TIPO B - 2014/B PROCESSO Nº 0061109-44.2014.4.01.3400 CLASSE: CÍVEL / SERVIÇO PÚBLICO / JEF AUTOR(A): VILNEI FIRMINO DE CASTRO RÉ(U): UNIAO FEDERAL

Leia mais

Exmo. Sr. Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo Desembargador IVAN RICARDO GARISIO SARTORI

Exmo. Sr. Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo Desembargador IVAN RICARDO GARISIO SARTORI Ordem dos Advogados do Brasil Seção de São Paulo Comissão de Dívida Púbica Exmo. Sr. Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo Desembargador IVAN RICARDO GARISIO SARTORI A Seção de São Paulo da Ordem

Leia mais

1º - PISO NORMATIVO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE PRODUTOS DE FIBROCIMENTO

1º - PISO NORMATIVO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE PRODUTOS DE FIBROCIMENTO SÍNTESE OFICIAL DA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2019/2020, A QUAL ESTÁ EM FASE DE ASSINATURA COM TODAS AS ENTIDADES PROFISSIONAIS QUE REPRESENTAM OS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE PRODUTOS DE CIMENTO

Leia mais

REAJUSTE DAS APOSENTADORIAS E PENSÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS, APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41/03

REAJUSTE DAS APOSENTADORIAS E PENSÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS, APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41/03 REAJUSTE DAS APOSENTADORIAS E PENSÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS, APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41/03 Elaborado em 11.2007. Damares Medina Advogada, pós-graduada em Direito Econômico pela FGV. O desfecho

Leia mais

Estabilidade e. Direito do Trabalho. Garantias Provisórias do Emprego

Estabilidade e. Direito do Trabalho. Garantias Provisórias do Emprego Estabilidade e Direito do Trabalho Garantias Provisórias do Emprego Estabilidade Trata-se de estabilidade provisória que confere garantia temporária ao emprego. É a permanência obrigatória do empregado

Leia mais

REGULAMENTO DO PLANO ESPECIAL Nº 2 DE APOSENTADORIA SUPLEMENTAR. Bandeprev - Bandepe Previdência Social

REGULAMENTO DO PLANO ESPECIAL Nº 2 DE APOSENTADORIA SUPLEMENTAR. Bandeprev - Bandepe Previdência Social REGULAMENTO DO PLANO ESPECIAL Nº 2 DE APOSENTADORIA SUPLEMENTAR Bandeprev - Bandepe Previdência Social Índice I. Da Finalidade...1 II. Das Definições... 2 III. Do INSTITUIDOR, Participantes e Beneficiários...

Leia mais

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA CAPITAL FORUM JOÃO MENDES JR.

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA CAPITAL FORUM JOÃO MENDES JR. 1 EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA CAPITAL FORUM JOÃO MENDES JR. Ação Ordinária Declaratória nº 00/547593-7 Nilton Gurman contra Banco Itaú S/ª CONTROLE 929 Maria Regina Rato Avelar, Contadora,

Leia mais

PLANILHA DE CÁLCULO. Resumo do Cálculo

PLANILHA DE CÁLCULO. Resumo do Cálculo PLANILHA DE CÁLCULO Reclamante: WWW.DRCALCULO.COM.BR - DR. CÁLCULO É FÁCIL, CONFIÁVEL E VOCÊ GANHA TEMPO. Reclamado: WWW.DRCALCULO.COM.BR - DR. CÁLCULO É FÁCIL, CONFIÁVEL E VOCÊ GANHA TEMPO. Período do

Leia mais

OS DIREITOS DOS TRABALHADORES NA CONSTITUIÇÃO- ARTIGO 7º

OS DIREITOS DOS TRABALHADORES NA CONSTITUIÇÃO- ARTIGO 7º OS DIREITOS DOS TRABALHADORES NA CONSTITUIÇÃO- ARTIGO 7º A nossa constituição equiparou o trabalhador urbano ao rural ao definir que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que

Leia mais

5.6 Ações Trabalhistas Advindas da Relação de Emprego

5.6 Ações Trabalhistas Advindas da Relação de Emprego Dano moral individual o Competência Súmula nº 392 do TST - DANO MORAL. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO (conversão da Orientação Jurisprudencial nº 327 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005

Leia mais

ESTABILIDADE PROVISÓRIA

ESTABILIDADE PROVISÓRIA ESTABILIDADE PROVISÓRIA Estabilidade provisória é o período em que o empregado tem seu emprego garantido, não podendo ser dispensado por vontade do empregador, salvo por justa causa ou força maior. ESTABILIDADES

Leia mais

TEORIA GERAL DA CONSTITUIÇÃO PROFª KILMA GALINDO (ESP. DIR. CONSTITUCIONAL)

TEORIA GERAL DA CONSTITUIÇÃO PROFª KILMA GALINDO (ESP. DIR. CONSTITUCIONAL) TEORIA GERAL DA CONSTITUIÇÃO PROFª KILMA GALINDO (ESP. DIR. CONSTITUCIONAL) kilmagalindoprof@yahoo.com.br PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUÍDO Soberano Primário Permanente Inicial / inaugural Ilimitado

Leia mais

Cláusula 1ª - REVISÃO SALARIAL NA DATA-BASE:

Cláusula 1ª - REVISÃO SALARIAL NA DATA-BASE: ACORDO QUE, ENTRE SI, FAZEM, DE UM LADO, O SINDICATO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E REGIÃO, DENOMINADO SINPRO/RIO E REGIÃO, inscrito no CNPJ sob o nº 33.654.237/0001-34 E, DE OUTRO LADO,

Leia mais

PARECER Nº, DE Relator: Senador HÉLIO JOSÉ I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE Relator: Senador HÉLIO JOSÉ I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2018 Da COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA, sobre a Sugestão nº 1, de 2018, do Programa e-cidadania, que propõe que se cumpra o art. 37 da CF: garantia de data-base

Leia mais

Nº /PR

Nº /PR Agravo de Instrumento Nº 5013008-53.2013.404.0000/PR EMENTA AGRAVO DE INSTRUMENTO. SUSPENSÃO DA EXECUÇÃO FISCAL ATÉ O ESGOTAMENTO DAS INSTÂNCIAS ORDINÁRIAS. PREMATURIDADE DA LIQUIDAÇÃO DA FIANÇA BANCÁRIA.

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 001/2010

NOTA TÉCNICA Nº 001/2010 NOTA TÉCNICA Nº 001/2010 Brasília, 04 de fevereiro de 2010. ÁREA: Jurídico TÍTULO: Precatórios e a Emenda Constitucional nº 62/2009 REFERÊNCIA(S): art. 100 da Constituição Federal de 1988; art. 33 do Ato

Leia mais

3ª Vara do Trabalho de Taguatinga - DF QNC 4, TAGUATINGA NORTE (TAGUATINGA), BRASILIA - DF - CEP:

3ª Vara do Trabalho de Taguatinga - DF QNC 4, TAGUATINGA NORTE (TAGUATINGA), BRASILIA - DF - CEP: PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 10ª REGIÃO 3ª Vara do Trabalho de Taguatinga - DF RTSum 0000261-79.2019.5.10.0103 RECLAMANTE: M.S.D.S. ASSISTENTE: KENNEDY CARVALHO

Leia mais

Entenda ponto a ponto o que propõe o governo

Entenda ponto a ponto o que propõe o governo Entenda ponto a ponto o que propõe o governo Idade mínima A proposta cria uma idade mínima de aposentadoria. Ao final do tempo de transição, deixa de haver a possibilidade de aposentadoria por tempo de

Leia mais