Túnel Ayrton Senna em São Paulo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Túnel Ayrton Senna em São Paulo"

Transcrição

1 Túnel Ayrton Senna em São Paulo Marcio Visini Carlos, Fernando Luiz Britto Bacellar, Luciano Alves Carreira Barros Resumo Neste trabalho será apresentado o projeto de eficiência energética implementado na Capital de São Paulo, dentro da área de concessão da AES Eletropaulo, envolvendo o Túnel Ayrton Senna que foi baseado em estudo, projeto e implantação de ações de melhoria no sistema de iluminação viária utilizando luminárias com tecnologia LED (diôdo emissor de luz). Além da economia de energia superior a 80% o projeto proporcionou excelente qualidade de luz (luz estável) sem o efeito flicker (cintilamento), excelente índice de reprodução de cores (IRC superior a 80 Ra) e atendimento pleno à norma NBR 5181 (Iluminação de Túneis). Palavras-Chave Iluminação, LED, Luz, Túnel, NBR INTRODUÇÃO A iluminação urbana possui grande influência na rotina das grandes cidades, pois valorizam os espaços públicos, empreendimentos comerciais e vias de circulação e contribuem para redução da criminalidade. A iluminação de túneis possui uma regulamentação diferenciada para os diferentes períodos do dia, devendo ser observada a velocidade dos veículos e tendo a necessidade de possuir uma iluminação mais forte na entrada do túnel que vai sendo gradativamente reduzida à medida que se vai adentrando no túnel adequando-a à acomodação visual e níveis eficientes de iluminação no restante do túnel. Durante a noite o nível de iluminamento é reduzido deixando-o de forma uniforme em toda sua extensão. O Complexo Viário Ayrton Senna é composto por dois túneis com extensão total de 2.991,4 m, que passam por baixo do Parque do Ibirapuera através de três acessos: Av. 23 de Maio, Av. Senna Madureira e Av. Antonio Joaquim de Moura Andrade. A implementação do projeto teve início no mês de outubro de 2010 e teve a inauguração da nova iluminação no dia 25 de janeiro de 2011, dia em que se comemorou o aniversário da cidade. Quadro resumo do projeto Título do projeto PMSP Túnel Ayrton Senna Concessionária AES Eletropaulo. ESCO Alper Iluminação, MGD Engenharia, Senal Engenharia, Conecta Empreendimentos Coordenação AES Eletropaulo Cliente Prefeitura do Município de São Paulo Ciclo Valor investido R$ ,00 Modalidade Fundo Perdido Tipo Iluminação Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Eficiência Energética regulado pela ANEEL e consta dos Anais do II Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (II SEENEL), realizado em Fortaleza/CE, no período de 17 a 19 de agosto de M.V. Carlos, Fernando L.B. Bacellar e Luciano Alves Carreira Barros trabalham na AES Eletropaulo ( s: marcio.carlos@aes.com ; fernando.bacellar@aes.com ; Luciano.carreira@aes.com)

2 Tabela I. Quadro resumo do projeto de EE. 2. ELABORAÇÃO DO TRABALHO I. Escopo do Projeto O presente trabalho refere-se à modernização do sistema de iluminação do Túnel Ayrton Senna através da substituição da tecnologia de vapor de sódio por tecnologia de LED (diôdo emissor de luz), luminárias com grau de proteção IP66, assim como a renovação de todo o sistema elétrico, da infra-estrutura (eletrocalhas, eletrodutos, e acessórios), além da inserção de uma iluminação de destaque nos emboques do túnel. Para a execução do projeto luminotécnico proposto, foram seguidas as normas ABNT PNB-318/76 e ABNT NBR 5181 de iluminação de túneis bem como as demais normas pertinentes ao tema relacionados aos materiais e mão de obra. A figura 1 apresenta o nível de iluminamento mínimo das pistas nas diferentes zonas e nos diferentes períodos do dia estabelecidos pela NBR 5181, sendo no período noturno, utilizado um valor superior ao exigido na norma. Os comprimentos dos trechos durante o dia variam de acordo com a máxima velocidade permitida da pista, sendo: 2 segundos na zona 1 tendo no mínimo 2700 lux, 1 segundo na zona 2 tendo no mínimo 900 lux, 1 segundo na zona 3 tendo no mínimo 300 lux, a zona 4 representa o restante do tempo de passagem dos veículos na pista, tendo no mínimo 100 lux. Durante a noite o fluxo luminoso no interior do túnel deve ser uniforme em todas as zonas e ter iluminação situada entre 40 e 60 lux, porém, neste caso estabeleceu-se a utilização de 100 lux para este período. VISÃO DIURNA lux 900 lux 300 lux 100 lux GRID 1 22,5 m GRID 2 49,5 m GRID 3 65 m GRID 4 5 m antes do Desemboque VISÃO NOTURNA 100 lux 100 lux GRID 5 65 m GRID 4 5 m antes do Desemboque Figura 1 II. Principais benefícios do sistema implementado. Redução da potência e consumo em 83% com a elevação do nível de iluminamento; Redução de custos relativos à manutenção (serviços de reparos e substituição); Eliminação/ redução de furtos de cabos e vandalismo, através da reestruturação do sistema de cabeamento, com a troca da posição das luminárias das laterais para o eixo central do túnel; Aumento de segurança e visibilidade IRC (Índice de Reprodução de Cores): Elevação de 25 Ra para acima de 80 Ra nas luminárias em LED; Valorização da plástica arquitetônica do túnel com a implementação de iluminação de destaque nos emboques e desemboques das pistas utilizando luminárias LED na cor Azul; Meio Ambiente: Redução do tratamento e descarte de mercúrio. Depreciação Luminosa: Reduzida depreciação do fluxo luminoso durante a sua vida útil; Fator de potência superior a 0,92; Acendimento imediato melhorando as condições de segurança dos usuários nas pequenas interrupções do fornecimento de energia; III. Fotos ilustrativas: As fotos 1 e 2 indicam a iluminação antiga existente no túnel, com lâmpadas de vapor de sódio e aplicação indireta, focadas para o teto do túnel e refletidas para as paredes e pistas.

3 As fotos 3 e 4 indicam o novo sistema, onde nota-se a iluminação de destaque utilizando LED s na cor azul e iluminação das pistas utilizando LED s na cor branca e nível de iluminamento no modo noturno. A foto 5 indica o modelo de luminária utilizado no novo sistema de iluminação direta. Túnel Ayrton Senna Foto 1 Foto 2 Foto 3 Foto 4 IV. Análise dos resultados Grid de medições luminotécnicas Foto 5 - Projetor a Led, ALPWF-002 e ALPSD-72 Para estabelecimento de parâmetros luminotécnicos comparativos de desempenho entre o sistema anterior e o novo, a AES Eletropaulo e o ILUME Departamento de Iluminação Pública da Cidade de São Paulo definiram em comum acordo um grid de medição para verificação do nível de iluminância e uniformidade nas vias. Este grid composto por seis fileiras espaçadas de metro em metro no sentido longitudinal ao fluxo de veículos, para que houvesse simetria na medição dos pontos em relação à via de passagem de veículos e eqüidistantes em relação às sarjetas. O grid estabelecido supera os requisitos mínimos para verificação de resultados conforme instruções da NBR 5181 Iluminação de Túneis e NBR 5101 Iluminação Pública. A quantidade de pontos de medição de iluminamento por zona e por túnel está apresentada na tabela II:

4 Tabela II Distribuição dos Pontos de Medição do Nível de Iluminamento por Zona Podemos observar na tabela III o resumo das reduções de demanda e consumo: Sistema Antigo Tipo de equipamento / Tecnologia Lâmpada Reator Potencia Instalada Energia Consumida Sistema Novo em LED Tipo de equipamento / Tecnologia Lâmpada Reator Potencia Instalada Energia Consumida Potência (W) PL 1 NL ,00 Perdas (W) PR 1 NR ,00 (kw) 804,40 (MWh/ano) 4.959,12 Potência (W) PL 2 NL ,00 Perdas (W) PR 2 NR 2 0,00 (kw) 123,45 (MWh/ano) 838,96 Resultados Redução de potência (kw) Energia Conservada (MWh/ano) Economia (%) Tabela III RDP 680,96 EE 4.120,16 83,08% O sistema antigo possuía luminárias instaladas para iluminação das pistas, direcionadas para o teto do túnel, promovendo uma iluminação de forma indireta das pistas. O novo sistema conta com luminárias de LED branco de forma direta. A iluminação decorativa conta com 444 luminárias, sendo predominantemente na cor azul instalados nos emboques e desemboques das pistas. 3. PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA A IMPLANTAÇÃO DO NOVO SISTEMA Para elaboração final do projeto houve a necessidade de um levantamento topográfico detalhado da parte estrutural de toda extensão do túnel quando então se definiram os tipos de fixações das luminárias, encaminhamentos das eletrocalhas, índices adequados de refletâncias dos pisos, paredes e teto. Houve a necessidade de construção de uma nova rede de alimentação elétrica na parte central sobre a laje dos túneis devido ao elevado índice de furto de cabos nos túneis de São Paulo. Esta instalação foi feita no duto de exaustão de gases do túnel que fica logo acima do teto da pista. A implementação do sistema ocorreu exclusivamente durante a madrugada entre as 23h30 e as 04h30 de domingo a quinta-feira, devido à necessidade de fechamento dos túneis e desvio do tráfego. A atividade também levou em consideração o monitoramento constante do índice de CO2 e O2 existentes no interior de túnel, visto que o sistema de exaustão das pistas apresentava falhas no período de execução do projeto. Para evitarmos desconfortos e riscos aos motoristas necessitamos realizar a construção da nova rede sem desativar a antiga, sendo esta retirada apenas após a conclusão, testes e aprovação do novo sistema. Para locação e furação das lajes foram utilizados equipamentos que facilitassem a mobilidade e não gerassem poluição, desta forma foram utilizados andaimes e plataformas elétricas, conforme fotos 6 e 7 a seguir:

5 Foto 6 Foto 7 4. CONCLUSÕES Concluímos que os investimentos aportados neste projeto de inovação tecnológica e melhoria do sistema de i- luminação dos túneis traduziram-se em elevados ganhos à população que utiliza estes túneis devido à qualidade da iluminação implementada, elevado índice de reprodução de cores e confiabilidade no funcionamento do sistema. Para a Prefeitura houve a valorização do espaço público e redução de gastos com o consumo de energia elétrica e com manutenção devido ao período de garantia de 5 anos dos materiais e a todo sistema elétrico com a redução de demanda, principalmente durante o horário de ponta. 5. AGRADECIMENTOS O sucesso desta obra ocorreu devido ao grande esforço e dedicação de uma grande equipe compostas por representantes da Prefeitura do Município de São Paulo, CET Companhia de Engenharia de Tráfego, aos representantes das empresas: Alper, MGD, Senal, Conecta e a equipe gestora do projeto da AES Eletropaulo. 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS [1] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR Iluminação pública. Rio de Janeiro, [2] NBR Iluminação de túneis. Rio de Janeiro, [3] ABNT PNB-318/76 Iluminação de túneis [4] NBR Cabos de potência com isolação sólida extrudada de cloreto de polivinila (PVC) ou polietileno (PE) para tensões de 1KV a 6 KV. Rio de Janeiro, [5] NBR Fios de cobre nus, de seção circular, para fins elétricos - Especificação. Rio de Janeiro, [6] NBR Rosca para tubos onde a vedação não é feita pela rosca - Designação, dimensões e tolerâncias. Rio de Janeiro, [7] NBR Eletroduto rígido de aço-carbono, com costura, com revestimento protetor e rosca NBR Rio de Janeiro, [8] NBR Tubos de aço de seção circular - Ensaio de achatamento. Rio de janeiro, [9] NBR Relógios comparadores com leitura de 0,01 mm. Rio de Janeiro, [10] NBR Produto de aço ou ferro fundido revestido de zinco por imersão a quente - Determinação da massa do revestimento por unidade de área. Rio de Janeiro, [11] NBR Produto de aço ou ferro fundido - Revestimento de zinco por imersão a quente - Verificação da uniformidade do revestimento. Rio de Janeiro, [12] NBR Eletroduto de PVC rígido. Rio de Janeiro, [13] NBR Fios e cabos elétricos - Determinação do índice de oxigênio. Rio de Janeiro, [14] NBR-NM280. Condutores de cobre mole para fios e cabos isolados - Características. R.Janeiro, [15] NBR-NM-IEC Métodos de ensaios para cabos elétricos submetidos ao fogo - Parte 3: Ensaio de propagação vertical da chama de cabos em feixes na posição vertical - Equipamento de ensaio R.Janeiro, 2005 [16] NBR-NM-IEC a 25. [21] NBR Condutor de cobre duro e meio duro para instalação aérea - Dimensões. Rio de Janeiro, [22] NBR Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas. Rio de Janeiro, [23] NBR Instalações elétricas de baixa tensão. Rio de Janeiro, [24] NBR Iluminância de interiores. Rio de Janeiro, [25] NBR Instalações elétricas em locais de afluência de público Req. específicos. RJaneiro, [26] NBR Iluminação. Rio de Janeiro, 1991

Iluminação eficiente em túneis de São Paulo utilizando lâmpadas com tecnologia de Indução Eletromagnética

Iluminação eficiente em túneis de São Paulo utilizando lâmpadas com tecnologia de Indução Eletromagnética XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2010 22 a 26 de novembro São Paulo - SP - Brasil Iluminação eficiente em túneis de São Paulo utilizando lâmpadas com tecnologia de Indução

Leia mais

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil Marcio Visini Carlos AES Eletropaulo Metropolitana - Eletr. de São Paulo S.A. marcio.carlos@aes.com

Leia mais

Trabalho da Disciplina de Expressão Gráfica e Projetos Elétricos

Trabalho da Disciplina de Expressão Gráfica e Projetos Elétricos Trabalho da Disciplina de Expressão Gráfica e Projetos Elétricos Luminotécnica (Lâmpadas e Luminárias) Edcarlos Nunes Patrícia Lins Raphael Leite Thiago Santos 18/09/2011 1 Sumário Cálculo Luminotécnico:

Leia mais

TE243 Eletricidade Aplicada li. Capítulo 3 Luminotécnica

TE243 Eletricidade Aplicada li. Capítulo 3 Luminotécnica TE243 Eletricidade Aplicada li Capítulo 3 Luminotécnica 1. Conceitos Básicos de Luminotécnica Luz é a radiação eletromagnética capaz de produzir uma sensação visual; A sensibilidade visual para a luz varia

Leia mais

Finalidade Fonte de Alimentação Proteção da Rede de Média Tensão Proteção contra Sobretensão: 2.5.

Finalidade Fonte de Alimentação Proteção da Rede de Média Tensão Proteção contra Sobretensão: 2.5. MEMÓRIAL DESCRITIVO 5 2.1. - Finalidade Traçar diretrizes básicas para a implementação dos projetos de iluminação externa do Campus Petrolina e iluminação da via de interligação entre o anel viário e os

Leia mais

Introdução. A iluminação é responsável por: 23% do consumo de energia elétrica no setor residencial. 44% no setor comercial. 1% no setor industrial

Introdução. A iluminação é responsável por: 23% do consumo de energia elétrica no setor residencial. 44% no setor comercial. 1% no setor industrial Iluminação 1 Introdução A iluminação é responsável por: 23% do consumo de energia elétrica no setor residencial 44% no setor comercial 1% no setor industrial Iluminação pública é responsável por cerca

Leia mais

ET-SE -030 TRAVESSIAS COM LUMINÁRIAS À LED

ET-SE -030 TRAVESSIAS COM LUMINÁRIAS À LED Sumário 1 OBJETIVO 2 2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 2 3 DEFINIÇÃO 3 4 REQUISITOS ESPECÍFICOS 5 5 DOCUMENTAÇÃO 9 6 GARANTIA 11 Superintendência de Engenharia de Sinalização - SSI Página 1 1 OBJETIVO Estabelecer

Leia mais

SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA

SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-313.0044 ILUMINAÇÃO PÚBLICA 1/20 1.

Leia mais

Projeto de Iluminação

Projeto de Iluminação LUMINOTÉCNICA Requisitos Básicos: Projeto de Iluminação Nível de Iluminamento: definir a iluminância em função da tarefa visual; Requisitos Básicos: Projeto de Iluminação Nível de Iluminamento: NBR 5413

Leia mais

Vapor de mercúrio 81% 71% 47% 32% Vapor de sódio 7% 16% 46% 63% Fontes: Eletrobras e distribuidoras de energia elétrica

Vapor de mercúrio 81% 71% 47% 32% Vapor de sódio 7% 16% 46% 63% Fontes: Eletrobras e distribuidoras de energia elétrica 1995 1999 2004 2008 Número de pontos (Milhões) 8,8 11,3 13,4 14,7 Potência instalada (GW) 1,74 1,90 2,22 2,42 Consumo de energia (TWh/ano) 7,64 8,31 9,73 10,62 Vapor de mercúrio 81% 71% 47% 32% Vapor de

Leia mais

Sérgio Ferreira de Paula Silva

Sérgio Ferreira de Paula Silva Instalações Elétricas 1 Projeto de Instalações Elétricas Projetar uma instalação elétrica para qualquer tipo de prédio ou local consiste essencialmente em selecionar, dimensionar e localizar, de maneira

Leia mais

Segundo Mamede Filho (2002), existe três métodos para se determinar o número de luminárias

Segundo Mamede Filho (2002), existe três métodos para se determinar o número de luminárias 1 1. CÁLCULO DE ILUMINAMENTO Segundo Mamede Filho (2002), existe três métodos para se determinar o número de luminárias necessárias para produzir determinado iluminamento que são: métodos dos lumens; métodos

Leia mais

Faculdade de Engenharia. Luminotécnica. Departamento de Engenharia Elétrica. Prof. Luiz Sebastião Costa

Faculdade de Engenharia. Luminotécnica. Departamento de Engenharia Elétrica. Prof. Luiz Sebastião Costa Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica Luminotécnica Prof. Luiz Sebastião Costa LUMINOTÉCNICA Iluminar - distribuir luz de acordo com a percepção humana Iluminação artificial não consideramos

Leia mais

Radiação visível - iluminação

Radiação visível - iluminação Iluminação Radiação visível - iluminação É a faixa do espectro eletromagnético capaz de ser detectada pelo olho humano. A sensibilidade do olho a esta região visível varia, dependendo do comprimento de

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO. Título

PROCEDIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO. Título PROCEDIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO Título ATENDIMENTO DE LIGAÇÃO DE CONSUMIDORES JUNTO À FAIXA DE PRAIA DA ORLA MARÍTIMA Código NTD-00.074 Data da emissão 05.12.2005 Data da última revisão 18.01.2008 Folha

Leia mais

Requisitos Técnicos NBR 5356: Transformador de potência NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão. NBR 5624: Eletroduto rígido de aço carbono, com costura, com revestimento protetor de rosca. NBR

Leia mais

ECOM EMPRESA DE CONSTRUÇÕES, CONSULTORIA E MEIO AMBIENTE LTDA.

ECOM EMPRESA DE CONSTRUÇÕES, CONSULTORIA E MEIO AMBIENTE LTDA. PROJETO DE INSTALAÇÕES ELETRICAS DE BAIXA TENSÃO MERCADO DO SÃO JOAQUIM BAIRRO SÃO JOAQUIM, TERESINA - PI TERESINA PI AGOSTO/2014 MEMORIAL DESCRITIVO INST. ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO 1.0 IDENTIFICAÇÃO Obra:

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ELÉTRICO Quadra Poliesportiva Padrão 1A - 19m x 32,90m

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ELÉTRICO Quadra Poliesportiva Padrão 1A - 19m x 32,90m MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ELÉTRICO Quadra Poliesportiva Padrão 1A - 19m x 32,90m Proprietário: Secretaria de Estado de Goiás Autora: LUCIANA DUTRA MARTINS - Engenheira Eletricista - CREA_8646/D Sumário:

Leia mais

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 9:

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 9: GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 9: ILUMINAÇÃO MÉTODOS DE CÁLCULOS LUMINOTÉCNICOS Os dois principais métodos de cálculos luminotécnicas para as instalações residenciais, comerciais

Leia mais

DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA PARCEIRIA PÚBLICO PRIVADA MODELAGEM TÉCNICA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA PARCEIRIA PÚBLICO PRIVADA MODELAGEM TÉCNICA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA PARCEIRIA PÚBLICO PRIVADA MODELAGEM TÉCNICA ILUMINAÇÃO PÚBLICA RODRIGO OLIVEIRA DIRETOR DA DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE PORTO ALEGRE DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA 1974

Leia mais

PEA 3496 Energia e Meio Ambiente: Sistemas Energéticos e seus Efeitos Ambientais. Prof. Marco Saidel Arq. Juliana Iwashita.

PEA 3496 Energia e Meio Ambiente: Sistemas Energéticos e seus Efeitos Ambientais. Prof. Marco Saidel Arq. Juliana Iwashita. PEA 3496 Energia e Meio Ambiente: Sistemas Energéticos e seus Efeitos Ambientais Prof. Marco Saidel Arq. Juliana Iwashita Iluminação Introdução Visão um dos sentidos mais importantes Influência profunda

Leia mais

EMERGÊNCIA LED Iluminação Industrial TGVP LED EFSCPEL. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 20W à 60W 15 ANOS 1 ANO ATÉ 75% ECO

EMERGÊNCIA LED Iluminação Industrial TGVP LED EFSCPEL. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 20W à 60W 15 ANOS 1 ANO ATÉ 75% ECO Luminária LED Hermética, para iluminação de emergência, de alto desempenho e eficiência, à prova de tempo, gases, vapores, pós e jatos d água composto por LEDs SMD. Potências do Sistema: Grau de Proteção:

Leia mais

Cabo Sintenax Flex 0,6/1kV. Alta qualidade com toda segurança que sua instalação exige.

Cabo Sintenax Flex 0,6/1kV. Alta qualidade com toda segurança que sua instalação exige. Cabo Sintenax Flex 0,6/1kV Alta qualidade com toda segurança que sua instalação exige. Sintenax Flex 0,6/1kV Flexibilidade, versatilidade e qualidade para instalações de baixa tensão em geral. Disponíveis

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOINHAS SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOINHAS SECRETARIA DE PLANEJAMENTO 1 ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOINHAS SECRETARIA DE PLANEJAMENTO MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE SUBSTITUIÇÃO DE LUMINÁRIAS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA Canoinhas MARÇO 2015. 2 SUMÁRIO 1.

Leia mais

DISCIPLINA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM BAIXA TENSÃO Prof. Patrícia Lins

DISCIPLINA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM BAIXA TENSÃO Prof. Patrícia Lins DISCIPLINA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM BAIXA TENSÃO Prof. Patrícia Lins Roteiro de Prática 2 07/04/2018 Salvador/BA UNIME Curso de Arquitetura 1 Roteiro de Práticas Roteiro de Aulas Práticas: Instalação

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DOS CONDUTORES

DIMENSIONAMENTO DOS CONDUTORES DIMENSIONAMENTO DOS CONDUTORES 1. Introdução - O dimensionamento dos condutores deve ser realizado seguindo as seguintes etapas: a) cálculo da corrente de projeto; b) dimensionamento pelo critério da máxima

Leia mais

Capítulo II Vias públicas Por Luciano Haas Rosito*

Capítulo II Vias públicas Por Luciano Haas Rosito* 30 O Setor Elétrico / Fevereiro de 2009 Desenvolvimento da Iluminação Pública no Brasil Capítulo II Vias públicas Por Luciano Haas Rosito* A NBR 5101 Iluminação Pública é a norma brasileira utilizada para

Leia mais

Projetor Ex de AZW45. (sem alojamento p/ reator e auxiliares)

Projetor Ex de AZW45. (sem alojamento p/ reator e auxiliares) Projetor Ex de (sem alojamento p/ reator e auxiliares) AZW45 A prova de explosão, segurança aumentada e jatos potentes d água Características Construtivas Projetor industrial. Corpo, aro e elementos de

Leia mais

Objetivos da Exposição

Objetivos da Exposição 1 Objetivos da Exposição Apresentar aos participantes do Fórum o modelo adotado pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba para gestão da Iluminação Pública seus principais desafios. 15 de setembro 2010

Leia mais

Projetor Ex de AZW45. (sem alojamento p/ reator e auxiliares)

Projetor Ex de AZW45. (sem alojamento p/ reator e auxiliares) Projetor Ex de (sem alojamento p/ reator e auxiliares) AZW45 Tomadas/Plugs Painéis A prova de explosão, segurança aumentada e jatos potentes d água Características Construtivas Projetor industrial. Corpo,

Leia mais

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE RELATÓRIO DE ENCERRAMENTO

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE RELATÓRIO DE ENCERRAMENTO PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE RELATÓRIO DE ENCERRAMENTO 1 OBJETIVO O presente tem por objetivo apresentar o detalhamento das etapas de execução e das metas previstas

Leia mais

MANUAL DE MEDIÇÃO E CÁLCULO DAS CONDIÇÕES LUMINOTÉCNICAS

MANUAL DE MEDIÇÃO E CÁLCULO DAS CONDIÇÕES LUMINOTÉCNICAS 1 Programa de Recuperação de Espaços Didáticos Pró-Reitoria de Graduação MANUAL DE MEDIÇÃO E CÁLCULO DAS CONDIÇÕES LUMINOTÉCNICAS 2 1. INTRODUÇÃO Adotou-se um processo de trabalho convencional, de desenvolvimento

Leia mais

Aplicação Ambiente interno; Escritórios; Enfermarias, quartos e corredores de hospitais; Refeitórios; Lojas; Hotéis;

Aplicação Ambiente interno; Escritórios; Enfermarias, quartos e corredores de hospitais; Refeitórios; Lojas; Hotéis; As luminárias de LED TONDO são construídas com o corpo em alumínio tratado e pintado pelo sistema eletrostático a pó híbrido branco, para melhor dissipação térmica. As luminárias TONDO são modelos de embutir

Leia mais

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA - RELUZ

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA - RELUZ COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO ENERGÉTICA REGIONAL COMITÊ NACIONAL BRASILEIRO V CIERTEC - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO DE PERDAS, EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA E PROTEÇÃO DA RECEITA NO SETOR ELÉTRICO Área

Leia mais

Eficientização do Sistema de Iluminação da Fundação Parque de Eventos e Desenvolvimento de Bento Gonçalves (Fundaparque)

Eficientização do Sistema de Iluminação da Fundação Parque de Eventos e Desenvolvimento de Bento Gonçalves (Fundaparque) Eficientização do Sistema de Iluminação da Fundação Parque de Eventos e Desenvolvimento de Bento Gonçalves (Fundaparque) Maria Fernanda Baquerizo Martinez, Marta Baltar Alves, Dione Barbosa Soares, Cristian

Leia mais

Condutores, Fornecimento de Tensão e Padrão de Entrada. Instalações Hidráulicas e Elétricas - Profª Bárbara Silvéria

Condutores, Fornecimento de Tensão e Padrão de Entrada. Instalações Hidráulicas e Elétricas - Profª Bárbara Silvéria Condutores, Fornecimento de Tensão e Padrão de Entrada Instalações Hidráulicas e Elétricas - Profª Bárbara Silvéria Condutores e Isolantes Isolantes Materiais que não conduzem eletricidade; Condutores

Leia mais

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PADRÃO DE ENTRADA COM CAIXA DE MEDIÇÃO COM LEITURA ATRAVÉS DE LENTE SÃO PAULO

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PADRÃO DE ENTRADA COM CAIXA DE MEDIÇÃO COM LEITURA ATRAVÉS DE LENTE SÃO PAULO SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PT.DT.PDN.03.14.002 LEITURA ATRAVÉS DE LENTE SÃO PAULO 02 APROVADO POR JOSELINO SANTANA FILHO ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO TECNÓLOGICO SUMÁRIO 1. OBJETIVO...

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 46

COMUNICADO TÉCNICO Nº 46 Página 1 de 11 COMUNICADO TÉCNICO Nº 46 LIGAÇÕES ESPECIAIS NA VIA PÚBLICA COM MEDIÇÃO Diretoria de Planejamento e Planejamento Gerência de Engenharia Página 2 de 11 ÍNDICE OBJETIVO...3 1. APLICAÇÃO...4

Leia mais

FORMAÇÃO EM PPPs 2015 Objetivos da Palestra

FORMAÇÃO EM PPPs 2015 Objetivos da Palestra 1 Objetivos da Palestra Apresentar aos participantes do Fórum o modelo adotado pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba para gestão da Iluminação Pública conforme Resolução Normativa 414/2010 de 15 de

Leia mais

ESCOPO DE ACREDITAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS Nº ESCOPO DOCUMENTO DE REFERENCIA

ESCOPO DE ACREDITAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS Nº ESCOPO DOCUMENTO DE REFERENCIA Norma de Origem: Nie-Cgcre-036 Folha: 01/05 RAZÃO SOCIAL Tipo e Nº da Acreditação UL DO BRASIL CERTIFICAÇÕES Nº ESCOPO DOCUMENTO DE REFERENCIA OCP-0029 CONCESSÃO / ADEQUAÇÃO 1 Interruptores para instalações

Leia mais

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 31:

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 31: FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 31: LINHAS ELÉTRICAS A NBR 5410 traz uma série de prescrições relativas às instalações de baixa tensão, que incluem os tipos de linhas

Leia mais

Agência Nacional de Energia Elétrica- ANEEL Resolução n.º 414/2010

Agência Nacional de Energia Elétrica- ANEEL Resolução n.º 414/2010 Agência Nacional de Energia Elétrica- ANEEL Resolução n.º 414/2010 Até a Resolução Normativa n.º 414/2010, o Serviço de Iluminação Pública, em geral, era prestado pelas concessionárias distribuidoras de

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI)

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI) INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI) Aula 2 Revisão de luminotécnica Prof.: Bruno Gonçalves Martins bruno.martins@ifsc.edu.br RECAPITULANDO Apresentação da ementa e avaliações da disciplina; Planejamento

Leia mais

MÉTODO DE INSTALAÇÃO (Tabela 33 da NBR5410/2004)

MÉTODO DE INSTALAÇÃO (Tabela 33 da NBR5410/2004) MÉTODO DE INSTALAÇÃO (Tabela da NBR5410/004) Método de Método de instalação Esquema ilustrativo Descrição instalação a utilizar número: para a capacidade de condução de corrente 1 1 Condutores isolados

Leia mais

GERÊNCIA DE NORMAS E PADRÕES ORIENTAÇÃO TÉCNICA OT-003/2015 (NT , NT , NT

GERÊNCIA DE NORMAS E PADRÕES ORIENTAÇÃO TÉCNICA OT-003/2015 (NT , NT , NT 1 OBJETIVO A presente Orientação Técnica altera e complementa as normas de fornecimento contemplando as mudanças ocorridas em conformidade com as alterações da REN 414/2010 da ANEEL, implementadas através

Leia mais

ILUMINAÇÃO CONCEITOS EQUIPAMENTOS COMPONENTES ESTUDO DE CASO. Prof. Eng. Antonio Gebara José. Ir p/ primeira página

ILUMINAÇÃO CONCEITOS EQUIPAMENTOS COMPONENTES ESTUDO DE CASO. Prof. Eng. Antonio Gebara José. Ir p/ primeira página CONCEITOS EQUIPAMENTOS COMPONENTES ESTUDO DE CASO Prof. Eng. Antonio Gebara José CONCEITO DE CONFORTO (reposta fisiológica a estímulos ambientais) Luz = LUX Ruído = db(a) Temperatura = o C Umidade Relativa

Leia mais

Certificação em produtos de iluminação: Lâmpadas LED e Luminárias Públicas. Juliana Iwashita

Certificação em produtos de iluminação: Lâmpadas LED e Luminárias Públicas. Juliana Iwashita Certificação em produtos de iluminação: Lâmpadas LED e Luminárias Públicas Juliana Iwashita EMENTA Cenário anterior à certificação Como avaliar um produto LED? Características fotométricas Características

Leia mais

Superintendência de Planejamento e Engenharia da Distribuição PE Critérios para Atendimento a Condomínios com Redes de Distribuição Aéreas

Superintendência de Planejamento e Engenharia da Distribuição PE Critérios para Atendimento a Condomínios com Redes de Distribuição Aéreas 02.111-PE/EA-3001a Superintendência de Planejamento e Engenharia da Distribuição PE Critérios para Atendimento a Condomínios com Redes de Distribuição Aéreas Gerência de Engenharia de Ativos da Distribuição

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ANEXO XII - MODELO DE ORÇAMENTO - CENTRO HISTÓRICO BDI P/ MATERIAIS E EQUIPAMENTOS: 14,36% * Conforme decreto municipal Nº 18.991, de 2 de abril de 2015 BDI P/ SERVIÇOS: 24,62% INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Unidade

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01/03/ de 9

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01/03/ de 9 01/03/2018 1 de 9 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para Cantoneira para Braço C, utilizados nas Redes de Distribuição da CEMAR Companhia

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 09 / 04 / 2013 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de fio de cobre isolado para utilização em circuitos de iluminação/tomadas e aterramento

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI)

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI) INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI) Aula 3 Revisão de luminotécnica Prof.: Bruno Gonçalves Martins bruno.martins@ifsc.edu.br Prof. Bruno G. Martins Aula 2 Revisão luminotécnica RECAPITULANDO Revisão

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA E ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DA ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ESGOTO DA LAGOA EEE LAGOA

MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA E ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DA ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ESGOTO DA LAGOA EEE LAGOA MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA E ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DA ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ESGOTO DA LAGOA EEE LAGOA : Reforma Elétrica da Estação Elevatória de Esgoto da Lagoa Cliente: Serviço Autônomo

Leia mais

Conceitos Básicos. Introdução:

Conceitos Básicos. Introdução: LUMINOTÉCNICA Conceitos Básicos Introdução: Comparando a época que a luz artificial começou a ser utilizada com os dias atuais, constata-se que foi grande o passo dado pela indústria da iluminação no século;

Leia mais

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de parafuso de cabeça quadrada. Coordenar o processo de revisão desta especificação.

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de parafuso de cabeça quadrada. Coordenar o processo de revisão desta especificação. 30/01/2018 1 de 14 1 EFINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso de cabeça quadrada utilizados nas Redes de Distribuição da CEMAR Companhia

Leia mais

PROJETOR A PROVA DE EXPLOSÃO (com alojamento)

PROJETOR A PROVA DE EXPLOSÃO (com alojamento) PROJETOR A PROVA DE EXPLOSÃO (com alojamento) Atmosferas explosivas Zonas 1 e 2 - Grupos IIA e IIB Grau de proteção: IP65 Classe de temperatura: T3 NBR IEC 60079-10, NBR IEC 60079-1, NBR IEC 60529, NBR

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO EYBL30_. Escopo de Garantia. Luminária Industrial TGVP LED. 150W à 250W

MANUAL DE INSTALAÇÃO EYBL30_. Escopo de Garantia. Luminária Industrial TGVP LED. 150W à 250W Nós da Naville Iluminação oferecemos aos nossos clientes produtos com qualidade, tecnologia e fabricação 100% Nacional. Prestamos suporte em pronto atendimento. Possuímos laboratório para testes de continuidade,

Leia mais

7. MEMORIAL QUANTITATIVO

7. MEMORIAL QUANTITATIVO 1 7. MEMORIAL QUANTITATIVO 7.1 RELAÇÃO DE MATERIAL A indicação marcas e/ou fabricantes, neste item e também na tabela da relação de materiais da instalação predial, é utilizada exclusivamente para facilitar

Leia mais

MR16 - GU10 Lâmpada de LED

MR16 - GU10 Lâmpada de LED MR16 - GU1 Lâmpada de LED 93 Baixo consumo de energia. Driver interno isolado. automático. UMA MARCA www.intral.com.br BAG MR16 - GU1 Lâmpada de LED 93 Uso em ambientes internos, iluminação decorativa

Leia mais

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 35:

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 35: FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 35: REQUISITOS ESPECÍFICOS PARA INSTALAÇÃO ELETRODUTOS A instalação de condutores elétricos em eletrodutos deve atender a alguns requisitos

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO EBLAE-255. Escopo de Garantia. Iluminação de Emergência LED 17W

MANUAL DE INSTALAÇÃO EBLAE-255. Escopo de Garantia. Iluminação de Emergência LED 17W Nós da Naville Iluminação oferecemos aos nossos clientes produtos com qualidade, tecnologia e fabricação 100% Nacional. Prestamos suporte em pronto atendimento. Possuímos laboratório para testes de continuidade,

Leia mais

Cermoful ENERGIA Materiais Homologados Iluminação Pública Versão 3 abril 2019

Cermoful ENERGIA Materiais Homologados Iluminação Pública Versão 3 abril 2019 Cermoful ENERGIA Materiais Homologados Iluminação Pública Versão 3 abril 2019 1 - Iluminação pública A Cooperativa Fumacense de Eletricidade Cermoful Energia, é distribuidora de energia elétrica conforme

Leia mais

Luminárias Outdoor. UrbanStep. Iluminando o futuro. Segurança para os moradores

Luminárias Outdoor. UrbanStep. Iluminando o futuro. Segurança para os moradores Luminárias Outdoor UrbanStep Iluminando o futuro Segurança para os moradores Oferecendo para você a melhor relação custo-benefício em iluminação viária. Com design otimizado para uso em vias públicas e

Leia mais

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial TGVP LED EFSCPL. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 20W à 60W 15 ANOS 3 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial TGVP LED EFSCPL. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 20W à 60W 15 ANOS 3 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária LED Hermética, de alto desempenho e eficiência, à prova de tempo, gases, vapores, pós e jatos d água composto por LEDs SMD. Potências do Sistema: 20W, 40W e 60W Grau de Proteção: IP65 Vida útil

Leia mais

Eficiência Energética em Iluminação Estudo de Caso na Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre Cleber Correa AEAMESP

Eficiência Energética em Iluminação Estudo de Caso na Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre Cleber Correa AEAMESP Eficiência Energética em Iluminação Estudo de Caso na Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre Cleber Correa 21ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA AEAMESP TRABALHO ESTE TRABALHO FOI SELECIONADO COMO

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: GUARITA E BALANÇA ELETRÔNICA PARA PESAGEM DE CAMINHÕES LOCAL: IMPLANTAÇÃO DE TRANSBORDO

MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: GUARITA E BALANÇA ELETRÔNICA PARA PESAGEM DE CAMINHÕES LOCAL: IMPLANTAÇÃO DE TRANSBORDO MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: GUARITA E BALANÇA ELETRÔNICA PARA PESAGEM DE CAMINHÕES LOCAL: IMPLANTAÇÃO DE TRANSBORDO LOGRADOURO: ERS 344/Km 89 Distrito Restinga Seca/Linha Maria Luiza CIDADE: SANTO ÂNGELO

Leia mais

PLANILHA ESTIMATIVA DE CUSTO

PLANILHA ESTIMATIVA DE CUSTO PLANILHA ESTIMATIVA DE CUSTO PROPONENTE: FEMA FACULDADE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE ASSIS OBJETO: ADEQUAÇÃO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS BLOCO 05 LOCAL: AVENIDA GETÚLIO VARGAS, Nº 1200 - VILA NOVA SANTANA - ASSIS

Leia mais

As ações de Eficiência Energética de FURNAS

As ações de Eficiência Energética de FURNAS As ações de Eficiência Energética de FURNAS Engº Alexandre Reis asreis@furnas.com.br Rua Real Grandeza, 219 - Bloco C - Sala 1005 Botafogo - Rio de Janeiro - Tel: 21-2528-2056 15 Usinas Hidrelétricas

Leia mais

LUMINÁRIA LED Iluminação Área Classificada EYL104. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 80W e 100W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA LED Iluminação Área Classificada EYL104. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 80W e 100W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária LED pendente de alto desempenho e eficiência para uso em áreas classificadas composta por LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: Proteção Gás: Ex nr IIC T5 Gc Proteção Pó: Ex tb IIIC

Leia mais

Série AZW45. PROJETOR CONVENCIONAL PARA ATMOSFERAS EXPLOSIVAS E ÁREAS INDUSTRIAIS AWR85

Série AZW45.   PROJETOR CONVENCIONAL PARA ATMOSFERAS EXPLOSIVAS E ÁREAS INDUSTRIAIS AWR85 PROJETOR CONVENCIONAL PARA ATMOSFERAS EXPLOSIVAS E ÁREAS INDUSTRIAIS Lâmpadas Mista, Vapor Mercúrio, Sódio e Metálico Corpo em alumínio fundido copper free AWR85 (Caixa para reator) Lâmpadas Mista, Vapor

Leia mais

Projetor AlphaLED Ex nc / Ex tb (com alojamento para driver)

Projetor AlphaLED Ex nc / Ex tb (com alojamento para driver) Projetor AlphaLED Ex nc / Ex tb (com alojamento para driver) ALEDZCnC Não centelhante, a prova de tempo e jatos d água. Características Construtivas Projetor circular a prova de tempo e para área explosiva,

Leia mais

Certificação em produtos de iluminação: Lâmpadas LED e Luminárias Públicas. Luciano Haas Rosito

Certificação em produtos de iluminação: Lâmpadas LED e Luminárias Públicas. Luciano Haas Rosito Certificação em produtos de iluminação: Lâmpadas LED e Luminárias Públicas Luciano Haas Rosito EMENTA Cenário anterior à certificação Como avaliar um produto LED? Características fotométricas Características

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO EYBL10_. Escopo de Garantia. Luminária Industrial TGVP LED. 30W à 100W

MANUAL DE INSTALAÇÃO EYBL10_. Escopo de Garantia. Luminária Industrial TGVP LED. 30W à 100W Nós da Naville Iluminação oferecemos aos nossos clientes produtos com qualidade, tecnologia e fabricação 100% Nacional. Prestamos suporte em pronto atendimento. Possuímos laboratório para testes de continuidade,

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO EYBL10_. Escopo de Garantia. Luminária Industrial TGVP LED. 30W à 100W

MANUAL DE INSTALAÇÃO EYBL10_. Escopo de Garantia. Luminária Industrial TGVP LED. 30W à 100W Nós da Naville Iluminação oferecemos aos nossos clientes produtos com qualidade, tecnologia e fabricação 100% Nacional. Prestamos suporte em pronto atendimento. Possuímos laboratório para testes de continuidade,

Leia mais

SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA

SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-313.0050 RELÉ FOTOELETRÔNICO 1/13 1.

Leia mais

Diogo Ehlke Schueda GRR

Diogo Ehlke Schueda GRR Diogo Ehlke Schueda GRR 20044289 Setor de Tecnologia Coordenação de Engenharia Elétrica TE105 Projeto de Graduação Prof. Orientador: Dr. James Alexandre Baraniuk APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE GEORREFERENCIAMENTO

Leia mais

ESCOPO DE ACREDITAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS Nº ESCOPO DOCUMENTO DE REFERENCIA

ESCOPO DE ACREDITAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS Nº ESCOPO DOCUMENTO DE REFERENCIA Norma de Origem: Nie-Cgcre-036 Folha: 01/05 RAZÃO SOCIAL Tipo e Nº da Acreditação UL DO BRASIL CERTIFICAÇÕES Nº ESCOPO DOCUMENTO DE REFERENCIA OCP-0029 CONCESSÃO / ADEQUAÇÃO 1 Interruptores para instalações

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO ILUMINAÇÃO EXTERNA RODOVIÁRIA

MEMORIAL DESCRITIVO ILUMINAÇÃO EXTERNA RODOVIÁRIA MEMORIAL DESCRITIVO ILUMINAÇÃO EXTERNA RODOVIÁRIA OBRA: PROPRIETÁRIO: LOCALIZAÇÃO: BAIRRO: Iluminação Externa Rodoviária Prefeitura Municipal de Videira ROD. ENG. LINEU BONATO CAMPO EXPERIMENTAL DATA:

Leia mais

Aplicações: Galpões Armazéns Vias públicas Indústrias Restaurantes Iluminação externa e interna em geral

Aplicações: Galpões Armazéns Vias públicas Indústrias Restaurantes Iluminação externa e interna em geral A Sylvania possui uma ampla linha de lâmpadas de alta intensidade de descarga, indicadas para as mais diversas aplicações. Caracterizadas por altíssimo rendimento luminoso, possui modelos com excelente

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO EWL70. Escopo de Garantia. Sinalizador LED Área Classificada 20W

MANUAL DE INSTALAÇÃO EWL70. Escopo de Garantia. Sinalizador LED Área Classificada 20W 20W Nós da Naville Iluminação oferecemos aos nossos clientes produtos com qualidade, tecnologia e fabricação 100% Nacional. Prestamos suporte em pronto atendimento. Possuímos laboratório para testes de

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO ETL304. Escopo de Garantia. Luminária Industrial LED. 150W à 250W

MANUAL DE INSTALAÇÃO ETL304. Escopo de Garantia. Luminária Industrial LED. 150W à 250W Nós da Naville Iluminação oferecemos aos nossos clientes produtos com qualidade, tecnologia e fabricação 100% Nacional. Prestamos suporte em pronto atendimento. Possuímos laboratório para testes de continuidade,

Leia mais

Cermoful ENERGIA Materiais Homologados Iluminação Pública Versão 2 março 2019

Cermoful ENERGIA Materiais Homologados Iluminação Pública Versão 2 março 2019 Cermoful ENERGIA Materiais Homologados Iluminação Pública Versão 2 março 2019 1 - Iluminação pública A Cooperativa Fumacense de Eletricidade Cermoful Energia, é distribuidora de energia elétrica conforme

Leia mais

Padrão de Entrada de Energia Aéreo

Padrão de Entrada de Energia Aéreo Padrão de Entrada de Energia Aéreo Apresentar a autorização de prefeitura do município que se quer efetuar a ligação (Autorização, habitese ou alvará). Apresentar a escritura ou contrato autenticados em

Leia mais

Como avaliar um produto LED. Juliana Iwashita

Como avaliar um produto LED. Juliana Iwashita Como avaliar um produto LED Juliana Iwashita EMENTA A visão do Lighting Designer brasileiro em relação aos produtos de iluminação nacional Como avaliar um produto LED? Características fotométricas Características

Leia mais

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil Gustavo Nogueira Salume Luiz Carlos de Souza Efficientia S.A. Efficientia S.A. gustavo.salume@efficientia.com.br

Leia mais

DISCIPLINA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM BAIXA TENSÃO Prof. Patrícia Lins

DISCIPLINA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM BAIXA TENSÃO Prof. Patrícia Lins DISCIPLINA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM BAIXA TENSÃO Prof. Patrícia Lins Roteiro de Prática 1 26/03/2018 Salvador/BA UNIME Curso de Arquitetura 1 Roteiro de Práticas Roteiro de Aulas Práticas Introdução

Leia mais

Projeto Reluz em Belo Horizonte

Projeto Reluz em Belo Horizonte 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Projeto Reluz em Belo Horizonte Flávio Murta de Almeida CEMIG Distribuição S.A falmeida@cemig.com.br Eng. João Mendonça de Almeida CEMIG Distribuição S.A mendonca@cemig.com.br

Leia mais

CIDADES + INTELIGENTES ILUMINAÇÃO PÚBLICA

CIDADES + INTELIGENTES ILUMINAÇÃO PÚBLICA CIDADES + INTELIGENTES ILUMINAÇÃO PÚBLICA Assegurar futuro Preparar a cidade para Melhorar promissor uma Serviços Equilibrar Deixar gestão a vida um de o com para alta dos sua legado orçamento tecnologia

Leia mais

PROJETOR LED Iluminação Área Classificada EZNL 107. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 80W e 100W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

PROJETOR LED Iluminação Área Classificada EZNL 107. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 80W e 100W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO EZNL 107 Projetor LED de alto desempenho e eficiência para uso em áreas classificadas com LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: Proteção Gás: Ex nr IIC T5 Gc Proteção Pó: Ex tb IIIC T100 C Db

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO ETL51. Escopo de Garantia. Luminária Industrial LED. 30W à 200W

MANUAL DE INSTALAÇÃO ETL51. Escopo de Garantia. Luminária Industrial LED. 30W à 200W Nós da Naville Iluminação oferecemos aos nossos clientes produtos com qualidade, tecnologia e fabricação 100% Nacional. Prestamos suporte em pronto atendimento. Possuímos laboratório para testes de continuidade,

Leia mais

Unidade TubeLine LED - Conforto otimizado com solução LED linear

Unidade TubeLine LED - Conforto otimizado com solução LED linear Lighting Unidade TubeLine LED - Conforto otimizado com solução LED linear TubeLine A iluminação linear fluorescente tem sido tradicionalmente a escolha de eleição para os clientes que exigem um elevado

Leia mais

LUMINÁRIA LED Iluminação Área Classificada EYL/R60. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 150W e 200W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA LED Iluminação Área Classificada EYL/R60. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 150W e 200W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária LED pendente, de alto desempenho e eficiência para uso em áreas classificadas com LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: Proteção Gás: Ex nr IIC Gb Proteção Pó: Ex tb IIIC Db Zonas: 2,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 ABRACADEIRA DE NYLON PARA AMARRACAO DE CABOS, COMPRIMENTO DE 200 X *4,6* MM. ABRACADEIRA DE NYLON

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO EYBL20_. Escopo de Garantia. Luminária Industrial TGVP LED. 30W à 100W

MANUAL DE INSTALAÇÃO EYBL20_. Escopo de Garantia. Luminária Industrial TGVP LED. 30W à 100W Nós da Naville Iluminação oferecemos aos nossos clientes produtos com qualidade, tecnologia e fabricação 100% Nacional. Prestamos suporte em pronto atendimento. Possuímos laboratório para testes de continuidade,

Leia mais

CNPJ: / INSC. EST.: CRITÉTRIOS CONSTRUTIVOS DO PADRÃO DE ENTRADA

CNPJ: / INSC. EST.: CRITÉTRIOS CONSTRUTIVOS DO PADRÃO DE ENTRADA Notas: CRITÉTRIOS CONSTRUTIVOS DO PADRÃO DE ENTRADA A fiação do ramal de saída deve ser a mesma fiação do ramal de entrada; O padrão de entrada na zona rural deverá ficar no mínimo de 10 metros e no máximo

Leia mais

ILUMINAÇÃO ILUMINAÇÃO

ILUMINAÇÃO ILUMINAÇÃO ILUMINAÇÃO LED Bulbo As lâmpadas LED tipo bulbo possuem formato de uma lâmpada incandescente e corpo em alumínio, apresentando economia de 70% e durabilidade muito elevada em relação as lâmpadas incandescentes.

Leia mais

Apresentação de requisitos de acesso de Distribuidoras e Permissionárias ao Sistema de Distribuição da AES Eletropaulo

Apresentação de requisitos de acesso de Distribuidoras e Permissionárias ao Sistema de Distribuição da AES Eletropaulo NTE-G-023 Apresentação de requisitos de acesso de Distribuidoras e Permissionárias ao Sistema de Distribuição da AES Eletropaulo Norma Técnica da AES Eletropaulo Diretoria de Engenharia Gerência de Planejamento

Leia mais