Schrödinger propôs uma equação que contém os termos onda e partícula. A resolução da equação leva às funções de onda. Af função de onda fornece o

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Schrödinger propôs uma equação que contém os termos onda e partícula. A resolução da equação leva às funções de onda. Af função de onda fornece o"

Transcrição

1 Aula 3 Estrutura Atômica cont Tabela Periódica

2 Mecânica quântica e orbitais atômicos Schrödinger propôs uma equação que contém os termos onda e partícula. A resolução da equação leva às funções de onda. Af função de onda fornece o contorno do orbital eletrônico. O quadrado da função de onda fornece a probabilidade de se encontrar o elétron, isto é, dá a densidade d eletrônica para o átomo.

3 Mecânica quântica e orbitais atômicos

4 Mecânica quântica e orbitais atômicos Orbitais e números quânticos Se resolvermos a equação de Schrödinger, teremos as funções de onda e as energias para as funções de onda. Chamamos as funções de onda de orbitais. A equação de Schrödinger necessita de três números quânticos: 1. Número quântico principal, n. Este é o mesmo n de Bohr. Tem valores n=1, , 3, 4, Representa fisicamente o nível (camada) principal em que o elétron se encontra.

5 Mecânica quântica e orbitais atômicos Orbitais e números quânticos 2. O número quântico azimutal, l. Podem assumir os valores: l = 0, 1, 2, 3, (n-1) Normalmente utilizamos letras para l (s, p, d, f ) Representam fisicamente o sub-nível do elétron e sua forma geométrica no espaço. 3O 3. número quântico âti magnético, m. Tem os valores: m = -l, 0, +l Representa fisicamente a orientação espacial do orbital do elétron, a quantidade de valores possíveis para l determina o número de orbitais existentes em um sub-nível l.

6 Mecânica quântica e orbitais atômicos Orbitais e números quânticos

7 Representações orbitias Orbitais s Todos os orbitais s são esféricos. À medida que n aumenta, os orbitais s ficam maiores. À medida que n aumenta, aumenta o número de nós. Um nó é uma região no espaço onde a probabilidade de se encontrar um elétron é zero. Em um nó, Ψ 2 = 0 Para um orbital s, o número de nós é n-1.

8 Representações orbitias

9 Representações orbitias Orbitais p Existem três orbitais p, p x, p y, e p z. Os três orbitais p localizam-se ao longo dos eixos x-, y-e z- de um sistema cartesiano. As letras correspondem aos valores permitidos id de m, -1, 10, e +1. Os orbitais têm a forma de halteres. À medida que n aumenta, os orbitais p ficam maiores. Todos os orbitais p têm um nó no núcleo.

10 Representações orbitias Orbitais p

11 Representações orbitias Orbitais d e f Existem cinco orbitais d e sete orbitais f. Três dos orbitais d encontram-se em um plano bissecante aos eixos x-, y-e z. Dois dos orbitais i d se encontram em um plano alinhado ao longo dos eixos x-, y-e z. Quatro dos orbitais i d têm quatro lóbulos l cada. Um orbital d tem dois lóbulos e um anel.

12 Representações orbitias

13 Representações orbitias

14 Átomos polieletrônicos Orbitais e suas energias Orbitais de mesma Orbitais de mesma energia são conhecidos como degenerados

15 Átomos polieletrônicos Spin eletrônico e o princípio da exclusão de Pauli O espectro de linhas de átomos polieletrônicos mostra cada linha como um par de lih linhas minimamente ii espaçado. Stern e Gerlach planejaram um experimento para determinar o porquê. Um feixe de átomos passou através de uma fenda e por um campo magnético e os átomos foram então detectados. Duas marcas foram encontradas: uma com os elétrons girando em um sentido e uma com os elétrons girando no sentido oposto.

16 Átomos polieletrônicos Spin eletrônico e o princípio da exclusão de Pauli

17 Átomos polieletrônicos Spin eletrônico e o princípio da exclusão de Pauli Já que o spin eletrônico é quantizado, definimos s = número quântico de rotação = ± ½. O princípio da exclusão de Pauli: dois elétrons de um mesmo átomo não podem ter a mesma série de 4 números quânticos. Portanto, dois elétrons no mesmo orbital devem ter spins opostos. Portanto, cada orbital de um mesmo átomo, definido por três números quânticos iguais, i poderá ter no máximo dois elétrons.

18 Configurações eletrônicas Regra de Hund As configurações eletrônicas nos dizem em quais orbitais os elétrons de um elemento estão localizados. Três regras: - Os orbitais são preenchidos em ordem crescente de n. - Dois elétrons com o mesmo spin não podem ocupar o mesmo orbital (Pauli). - Para os orbitais degenerados, os elétrons preenchem cada orbital isoladamente antes de qualquer orbital receber um segundo elétron (regra de Hund).

19 O desenvolvimento da tabela periódica Em 2002, havia 115 elementos conhecidos. A maior parte dos elementos foi descoberta entre 1735 e Como organizar 115 elementos diferentes de forma que possamos fazer previsões sobre elementos não descobertos?

20 Tabela Periódica Dmitri Ivanovich Mendeleyev Henry Moseley

21 O desenvolvimento da tabela periódica Ordenar os elementos de modo que reflitam as tendências nas propriedades químicas e físicas. A primeira tentativa (Mendeleyev e Meyer) ordenou os elementos em ordem crescente de massa atômica. Faltaram alguns elementos nesse esquema. Exemplo: em 1871, Mendeleyev observou que a posição mais adequada para o As seria abaixo do P, e não do Si, o que deixou um elemento faltando abaixo do Si. Ele previu um número de propriedades para este elemento. Em 1886 o Ge foi descoberto. As propriedades do Ge se equiparam bem à previsão de Mendeleev.

22

23

24

25 Configurações eletrônicas e a tabela periódica A tabela periódica pode ser utilizada como um guia para as configurações eletrônicas. O número do periodo é o valor de n. Os grupos 1A e 2A têm o orbital s preenchido. Os grupos 3A -8A têm o orbital p preenchido. Os grupos 3B -2B têm o orbital d preenchido. Os lantanídeos e os actinídeos têm o orbital f preenchido.

26 Configurações eletrônicas e a tabela periódica

27 Configurações eletrônicas Configurações eletrônica condensadas d O neônio tem o subnível 2p completo. O sódio marca o início de um novo período. Logo, escrevemos a configuração eletrônica condensada para o sódio como Na: [Ne] 3s 1 [Ne] representa a configuração eletrônica do neônio. Elétrons mais internos: os elétrons no [Gás Nobre]. Elétrons de valência: os elétrons fora do [Gás Nobre].

28 Configurações eletrônicas Metais de transição Depois de Ar, os orbitais d começam a ser preenchidos. Depois que os orbitais 3d estiverem preenchidos, os orbitais 4p começam a ser preenchidos. Metais de transição: são os elementos nos quais os elétrons d são os elétrons de valência.

29 Configurações eletrônicas Lantanídeos e actinídeos Do Ce em diante, os orbitais 4f começam a ser preenchidos. Observe: La: [Kr]6s 2 5d 1 4f 1 Os elementos Ce -Lu têm os orbitais 4f preenchidos e são chamados lantanídeos ou elementos terras raras. Os elementos Th -Lr têm os orbitais 5f preenchidos e são chamados actinídeos. A maior parte dos actinídeos não é encontrada na natureza.

30 As propriedades p periódicas TAMANHO DOS ÁTOMOS Considere uma molécula l diatômica simples. A distância entre os dois núcleos é denominada distância de ligação. Se os dois átomos que formam a molécula são os mesmos, metade da distância de ligação é denominada d raio covalente do átomo.

31 Carga nuclear efetiva Carga nuclear efetiva A carga nuclear efetiva é a carga sentida por um elétron em um átomo polieletrônico. A carga nuclear efetiva não é igual à carga no núcleo devido ao efeito dos elétrons internos. Uma boa aproximação para o cálculo da Carga Nuclear Efetiva pode ser: Z eff = Z S com S sendo o número de elétrons internos, ou da camada de blindagem.

32 Tamanho dos átomos e dos íons Tendências periódicas nos raios atômicos Como uma consequência do ordenamento na tabela periódica, as propriedades idd dos elementos variam periodicamente. idi O tamanho atômico varia consistentemente através da tabela periódica. Ao descermos em um grupo, os átomos aumentam. Ao longo dos períodos da tabela periódica, os átomos tornam-se menores. Existem dois fatores agindo: Número quântico principal, n, e a carga nuclear efetiva, Z ef.

33

34 Tamanho dos átomos e dos íons Tendências periódicas nos raios atômicos À medida que o número quântico principal aumenta (ex., descemos em um grupo), a distância do elétron mais externo ao núcleo aumenta. Consequentemente, o raio atômico aumenta. Ao longo de um período na tabela periódica, o número de elétrons mais internos mantém-se constante. Entretanto, a carga nuclear aumenta. Conseqüentemente, aumenta a atração entre o núcleo e os elétrons mais externos. Essa atração faz com que o raio atômico diminua.

35 Energia de ionização A primeira energia de ionização, I 1, é a quantidade de energia necessária para remover um elétron de um átomo gasoso, isolado e em seu estado td fundamental: tl Na(g) Na + (g) + e -. A segunda energia de ionização, I 2, é a energia necessária para remover um elétron de um íon gasoso: Na + (g) Na 2+ (g) + e -. Quanto maior a energia de ionização, maior é a dificuldade para se remover o elétron.

36 Energia de ionização Variações nas energias de ionização i sucessivas Há um acentuado aumento na energia de ionização quando um elétron mais interno é removido.

37 Energia de ionização Tendências periódicas nas primeiras energias de ionização A energia de ionização diminui à medida que descemos em um grupo. Isso significa que o elétron mais externo é mais facilmente removido ao descermos em um grupo. À medida que o átomo aumenta, torna-se mais fácil remover um elétron do orbital mais volumoso. Geralmente a energia de ionização aumenda ao longo do período. Ao longo de um período, Z ef aumenta. Consequentemente, fica mais difícil remover um elétron. São duas as exceções: a remoção do primeiro elétron p e a remoção do quarto ç ç p p ç q elétron p.

38

39

40 Energia de ionização Configurações eletrônicas de íons Cátions: os elétrons são primeiramente removidos do orbital com o maior número quântico principal, n: Li (1s 2 2s 1 ) Li + (1s 2 ) Fe ([Ar]3d 6 4s 2 ) Fe 3+ ([Ar]3d 5 ) Ânions: os elétrons são adicionados ao orbital com o mais baixo valor de n disponível: F (1s 2 2s 2 2p 5 ) F (1s 2 2s 2 2p 6 )

41 Afinidades eletrônicas A afinidade eletrônica é o oposto da energia de ionização. A afinidade eletrônica é a alteração de energia quando um átomo gasoso,isolado e em seu estado fundamental ganha um elétron para formar um íon gasoso: Cl(g) + e - Cl - (g) A afinidade eletrônica, na grande maioria dos casos é exotérmica (reação acima), um exemplo de processo endotérmico é: Ar(g) + e - Ar - (g)

42 Afinidades eletrônicas

43 Tamanho dos íons Tendências nos tamanhos dos íons O tamanho do íon é a distância entre os íons em um composto iônico. i O tamanho do íon também depende da carga nuclear, do número de elétrons e dos orbitais que contenham os elétrons de valência. Os cátions deixam vago o orbital mais volumoso e são menores do que os átomos que lhes dão origem. Os ânions adicionam elétrons ao orbital mais volumoso e são maiores do que os átomos que lhe dão origem.

44

45 Tamanho dos íons Tendências dos tamanhos dos íons Para íons de mesma carga, o tamanho do íon aumenta à medida que descemos em um grupo na tabela periódica. Todos os membros de uma série isoeletrônica têm o mesmo número de elétrons. Quando a carga nuclear aumenta em uma série isoeletrônica, os íons tornam-se menores : O 2- >F - >N Na + >M Mg 2+ >Al 3+

46 Exercício

Aula 3 Estrutura Atômica cont

Aula 3 Estrutura Atômica cont Aula 3 Estrutura Atômica cont Tabela Periódica Mecânica quântica e orbitais atômicos Schrödinger propôs uma equação que contém os termos onda e partícula. A resolução da equação leva às funções de onda.

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe Departamento de Química. Disciplina de Química I. Prof. Dr. Adriano Bof de Oliveira. São Cristóvão, 2011

Universidade Federal de Sergipe Departamento de Química. Disciplina de Química I. Prof. Dr. Adriano Bof de Oliveira. São Cristóvão, 2011 Universidade Federal de Sergipe Departamento de Química Disciplina de Química I Prof. Dr. Adriano Bof de Oliveira São Cristóvão, 2011 Avaliações Datas: 21 e 29 de julho Locais: Didática 4 Turma M1 Sala

Leia mais

Capítulo 7 Propriedade periódica dos elementos

Capítulo 7 Propriedade periódica dos elementos QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 7 Propriedade periódica dos elementos David P. White O desenvolvimento da tabela periódica Em 2002, haviam 115 elementos conhecidos. A maior parte dos elementos

Leia mais

17/3/2014. Carga nuclear efetiva. Z eff = Z - S

17/3/2014. Carga nuclear efetiva. Z eff = Z - S O desenvolvimento da tabela periódica Em 2002, haviam 115 elementos conhecidos. A maior parte dos elementos foi descoberta entre 1735 e 1843. Como organizar 115 elementos diferentes de forma que possamos

Leia mais

Propriedade periódica dos elementos

Propriedade periódica dos elementos Propriedade periódica dos elementos O desenvolvimento da tabela periódica Carga nuclear efetiva A carga nuclear efetiva é a carga sofrida por um elétron em um átomo polieletrônico. A carga nuclear efetiva

Leia mais

Revisão das observações experimentais, modelo de Bohr e Princípios da Mecânica Quântica by Pearson Education. Capítulo 06

Revisão das observações experimentais, modelo de Bohr e Princípios da Mecânica Quântica by Pearson Education. Capítulo 06 Revisão das observações experimentais, modelo de Bohr e Princípios da Mecânica Quântica Natureza ondulatória da luz A teoria atômica moderna surgiu a partir de estudos sobre a interação da radiação com

Leia mais

LCE0143 Química Geral. Estrutura Atômica. Wanessa Melchert Mattos.

LCE0143 Química Geral. Estrutura Atômica. Wanessa Melchert Mattos. LCE0143 Química Geral Estrutura Atômica Wanessa Melchert Mattos wanemelc@usp.br Princípio da Incerteza Elétron dualidade onda-partícula W. Heisenberg: impossível fixar a posição de um elétron em um átomo

Leia mais

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White Natureza ondulatória da luz Todas as ondas têm um comprimento de onda característico, λ, e uma amplitude, A.

Leia mais

Configurações eletrônicas e a tabela periódica. Os grupos 1 e 2 têm elétrons nos orbitais s. Os grupos 13 ao 18 têm elétrons nos orbitais p

Configurações eletrônicas e a tabela periódica. Os grupos 1 e 2 têm elétrons nos orbitais s. Os grupos 13 ao 18 têm elétrons nos orbitais p TABELA PERIÓDICA 32 18 Configurações eletrônicas e a tabela periódica A tabela periódica pode ser utilizada como um guia para as configurações eletrônicas. O número do período é o valor de n. Os grupos

Leia mais

A Equação de Onda de Schröedinger. O Princípio da Incerteza de Heisenberg. λ =

A Equação de Onda de Schröedinger. O Princípio da Incerteza de Heisenberg. λ = O Modelo Mecânico-Quântico Louis de Broglie apresentou a idéia de que, se as ondas luminosas exibiam características de partícula, então talvez as partículas de matéria pudessem mostrar propriedades ondulatórias.

Leia mais

ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS

ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS 2 Natureza ondulatória da luz 3 Natureza ondulatória da luz 4 Natureza ondulatória da luz 5 Natureza ondulatória da luz 6 Energia quantizada e fótons Planck quantum h é

Leia mais

Propriedade periódica dos elementos

Propriedade periódica dos elementos Propriedade periódica dos elementos David P. White QUÍMICA: A Ciência Central O desenvolvimento da tabela periódica Em 2002, haviam 115 elementos conhecidos. A maior parte dos elementos foi descoberta

Leia mais

18/04/2012. A tabela periódica moderna: organiza os elementos em ordem crescente de número atômico.

18/04/2012. A tabela periódica moderna: organiza os elementos em ordem crescente de número atômico. Prof. M.Sc. Maron Stanley Silva Oliveira Gomes Em 2002, haviam 115 elementos conhecidos. A maior parte dos elementos foi descoberta entre1735e1843. Como organizar 115 elementos diferentes de forma que

Leia mais

Capítulo 7 Propriedade periódica dos elementos

Capítulo 7 Propriedade periódica dos elementos QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 7 Propriedade periódica dos elementos David P. White O desenvolvimento da tabela periódica Em 2002, haviam 115 elementos conhecidos. A maior parte dos elementos

Leia mais

Estrutura da Matéria Profª Fanny Nascimento Costa

Estrutura da Matéria Profª Fanny Nascimento Costa Estrutura da Matéria Profª Fanny Nascimento Costa (fanny.costa@ufabc.edu.br) Aula 08 Átomos multieletrônicos; Spin; Princípio da exclusão de Pauli; Periodicidade Onde está o elétron? https://www.youtube.com/watch?v=8rohpz0a70i

Leia mais

Descoberta o elétron século XIX por Thomsom. Próton - - século XX por Rutherford. Neutron 1932 por Chadwick

Descoberta o elétron século XIX por Thomsom. Próton - - século XX por Rutherford. Neutron 1932 por Chadwick Estrutura Atômica Átomo 3 partículas Quais são? Descoberta o elétron século XIX por Thomsom Próton - - século XX por Rutherford Neutron 1932 por Chadwick Modelo atômico Núcleo prótons e neutros Elétrons

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14

ESTRUTURA ATÔMICA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14 ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14 TEORIA ATÔMICA DA MATÉRIA Demócrito e Leucipo (discípulo) (460 370 a.c.) Aristóteles (384 a.c. 322

Leia mais

Tabela Periódica e Propriedades Periódicas dos Elementos. periódico permite fazer previsões gerais sobre seu comportamento químico e físico.

Tabela Periódica e Propriedades Periódicas dos Elementos. periódico permite fazer previsões gerais sobre seu comportamento químico e físico. Tabela Periódica e Propriedades Periódicas dos Elementos Agrupar os elementos num quadro Agrupar os elementos num quadro periódico permite fazer previsões gerais sobre seu comportamento químico e físico.

Leia mais

Tabela Periódica e Propriedades Associadas

Tabela Periódica e Propriedades Associadas Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Bacharelado em Ciência e Tecnologia Diamantina - MG Tabela Periódica e Propriedades Associadas Prof a. Dr a. Flaviana Tavares Vieira O Desenvolvimento

Leia mais

Estrutura Atômica. Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

Estrutura Atômica. Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Estrutura Atômica Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Evolução dos Modelos Atômicos 1º) Demócrito e Leucipo (400 a 500 a.c) -filósofos gregos -átomo indivisível. 2º) Modelo Atômico de Dalton

Leia mais

PROPRIEDADES PERIÓDIOCAS

PROPRIEDADES PERIÓDIOCAS UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE QUÍMICA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA INORGÂNICA QUÍMICA INORGÂNICA I PROPRIEDADES PERIÓDIOCAS Prof. Fabio da Silva Miranda e-mail: miranda@vm.uff.br Sala GQI 308,

Leia mais

PROPRIEDADES ATÔMICAS E TENDÊNCIAS PERIÓDICAS

PROPRIEDADES ATÔMICAS E TENDÊNCIAS PERIÓDICAS PROPRIEDADES ATÔMICAS E TENDÊNCIAS PERIÓDICAS TAMANHO ATÔMICO Pode ser definido como a distância entre os átomos em uma amostra do elemento. Cl Cl (Cl 2 ): 198 pm Raio covalente: 198/2 = 99 pm C-C no diamante

Leia mais

Resumo sobre propriedades periódicas dos elementos

Resumo sobre propriedades periódicas dos elementos Resumo sobre propriedades periódicas dos elementos Representação de orbitais ORBITAIS s Representação de orbitais ORBITAIS p Representação de orbitais ORBITAIS d O orbital d z 2 é uma combinação dos orbitais

Leia mais

PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DO ELÉTRON

PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DO ELÉTRON MODELO QUÂNTICO PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DO ELÉTRON EINSTEIN: usou o efeito fotoelétrico para demonstrar que a luz, geralmente imaginada como tendo propriedades de onda, pode também ter propriedades de

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 6ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 6ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 6ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) MODELO ATÔMICO J. Dalton a matéria é formada por átomos / as inúmeras

Leia mais

Ligações Químicas - I

Ligações Químicas - I Ligações Químicas - I Orbitais atômicos e números quânticos A tabela periódica; propriedades Ligações químicas A ligação iônica Ligação covalente Orbitais moleculares (LCAO) Hibridização Geometrias moleculares

Leia mais

Estrutura atômica. Modelo quântico do átomo

Estrutura atômica. Modelo quântico do átomo Estrutura atômica Modelo quântico do átomo Um bom modelo deve ser capaz de explicar propriedades atômicas, propriedades periódicas, ligação química Mecânica quântica - mecânica ondulatória Elétrons como

Leia mais

Tabela Periódica e Propriedades Periódicas

Tabela Periódica e Propriedades Periódicas Tabela Periódica e Propriedades Periódicas O desenvolvimento da tabela periódica Carbono (C), ouro (Au), prata (Ag), cobre(cu) são conhecidos desde a Antiguidade 1735 e 1843 A maior parte dos elementos

Leia mais

CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA

CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS DOS ÁTOMOS Configuração eletrônica: descreve a estrutura eletrônica de um átomo com todos os orbitais ocupados e o número de elétrons que cada orbital

Leia mais

Aula 01 Estrutura eletrônica

Aula 01 Estrutura eletrônica Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Química e Biologia Aula 01 Estrutura eletrônica Dr. Tiago P. Camargo Átomos - Estrutura Núcleo (prótons e nêutrons) Eletrosfera (elétrons)

Leia mais

Espectros atômicos e níveis de energia Números quânticos Estrutura atômica do Hidrogênio e de. Energia dos orbitais e configurações eletrônicas

Espectros atômicos e níveis de energia Números quânticos Estrutura atômica do Hidrogênio e de. Energia dos orbitais e configurações eletrônicas Espectros atômicos e níveis de energia Números quânticos Estrutura atômica do Hidrogênio e de átomos com mais elétrons Energia dos orbitais e configurações eletrônicas Prof a. MarciaM. Meier UNIVERSIDADE

Leia mais

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA - ESTRUTURA ATÔMICA; - MODELOS ATÔMICOS; - ESPECTROSCOPIA ATÔMICA; - PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DOS ELÉTRONS; - NÚMEROS QUÂNTICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. Estrutura Eletrônica

Leia mais

A estrutura atômica. O átomo consite de entidades neutras, positivas e negativas (prótons, elétrons e nêutrons).

A estrutura atômica. O átomo consite de entidades neutras, positivas e negativas (prótons, elétrons e nêutrons). A estrutura atômica O átomo consite de entidades neutras, positivas e negativas (prótons, elétrons e nêutrons). Os prótons e nêutrons estão localizados no núcleo do átomo, que é pequeno. A maior parte

Leia mais

Equação de Onda de Schrödinger

Equação de Onda de Schrödinger Equação de Onda de Schrödinger Em 1926, Schrödinger escreveu uma equação que descrevia simulteamente a natureza ondulatória e corpuscular do electrão. A função de onda Ψ (psi) descreve: 1. Energia de e

Leia mais

TABELA PERIÓDICA E PROPRIEDADES PERIÓDICAS. Prof. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral QM83A Turma Q33

TABELA PERIÓDICA E PROPRIEDADES PERIÓDICAS. Prof. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral QM83A Turma Q33 TABELA PERIÓDICA E PROPRIEDADES PERIÓDICAS Prof. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral QM83A Turma Q33 Johann Wolfgang Döbereiner John Alexander Reina Newlands Tríades Döbereiner Lei das Oitavas

Leia mais

CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS E PERIODICIDADE QUÍMICA

CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS E PERIODICIDADE QUÍMICA CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS E PERIODICIDADE QUÍMICA A tabela periódica é o guia para a ordem na qual os orbitais são preenchidos. Ela está estruturada de forma que os elementos com o mesmo padrão de configurações

Leia mais

Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins Universidade Federal do Tocantins Estrutura eletrônica dos átomos e periodicidade química Prof. Dr. Edenilson dos Santos Niculau enicolau@uft.edu.br www.profedenilsonniculau.wordpress.com Sumário 2 PERIODICIDADE

Leia mais

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA - ESTRUTURA ATÔMICA; - MODELOS ATÔMICOS; - ESPECTROSCOPIA ATÔMICA; - PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DOS ELÉTRONS; - NÚMEROS QUÂNTICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. QUÍMICA estudo

Leia mais

Professora: Ana Elisa B. Matias

Professora: Ana Elisa B. Matias UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL Professora: Ana Elisa B. Matias O início... O que os Químicos queriam? Organizar os elementos químicos

Leia mais

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2 QUÍMICA I Teoria atômica Capítulo 6 Aula 2 Natureza ondulatória da luz A teoria atômica moderna surgiu a partir de estudos sobre a interação da radiação com a matéria. A radiação eletromagnética se movimenta

Leia mais

PERIODICIDADE. Química Geral Augusto Freitas

PERIODICIDADE. Química Geral Augusto Freitas PERIODICIDADE Química Geral Augusto Freitas 1 1 A organização da Tabela Periódica As colunas são denominadas Grupos ou Famílias As linhas são denominadas Períodos. 2 1 A organização da Tabela Periódica

Leia mais

AULA 03 Tabela Periódica

AULA 03 Tabela Periódica Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Colegiado de Engenharia Civil Química Geral AULA 03 Tabela Periódica PROFESSORA: Shaiala Aquino shaiaquino@hotmail.com Henry Moseley A.B.Chancourtois ( 1820-1886)

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 5ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 5ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 5ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) 1 REAÇÃO / TITULAÇÃO Definição: É uma reação rápida em solução aquosa

Leia mais

CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS E PERIODICIDADE QUÍMICA

CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS E PERIODICIDADE QUÍMICA A tabela periódica é o guia para a ordem na qual os orbitais são preenchidos. Ela está estruturada de forma que os elementos com o mesmo padrão de configurações eletrônicas de níveis mais externos (valência)

Leia mais

Configuração Eletrônica

Configuração Eletrônica Configuração Eletrônica Reis, Oswaldo Henrique Barolli. R375c Configuração eletrônica / Oswaldo Henrique Barolli. Varginha, 2015. 21 slides. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World

Leia mais

A Tabela Periódica pode ser um guia para a ordem na qual os orbitais são preenchidos...

A Tabela Periódica pode ser um guia para a ordem na qual os orbitais são preenchidos... Aula 02 - Tabela Periódica TABELA PERIÓDICA e Lothar Meyer A Tabela Periódica pode ser um guia para a ordem na qual os orbitais são preenchidos... Pode-se escrever a distribuição eletrônica de um elemento

Leia mais

2.4 Configuração eletrónica do átomo. Modelo quântico do átomo e configuração eletrónica

2.4 Configuração eletrónica do átomo. Modelo quântico do átomo e configuração eletrónica Modelo quântico do átomo e configuração eletrónica Energia dos eletrões Por se moverem incessantemente em torno do núcleo atómico, os eletrões possuem energia cinética. Os eletrões também possuem energia

Leia mais

Configurações eletrônicas

Configurações eletrônicas Configurações eletrônicas Metais de transição Depois de Ar, os orbitais d começam a ser preenchidos. Depois que os orbitais 3d estiverem preenchidos, os orbitais 4p começam a ser preenchidos. Metais de

Leia mais

Química Geral I Aula 14 28/04/2016

Química Geral I Aula 14 28/04/2016 Química Geral I Aula 14 28/04/2016 Curso de Química Licenciatura 2016-1 Prof. Udo Eckard Sinks Configurações Eletrônicas dos Átomos e Periodicidade Química Spin Eletrônico Princípio de Pauli Configuração

Leia mais

A Teoria de Bohr foi aceite com entusiasmo, porque pela primeira vez se conseguiu: Interpretar qualitativamente os espectros atómicos em geral;

A Teoria de Bohr foi aceite com entusiasmo, porque pela primeira vez se conseguiu: Interpretar qualitativamente os espectros atómicos em geral; Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 Como se carateriza o modelo O modelo quântico: Números quânticos. Energia das orbitais. Princípios e regras para a distribuição dos eletrões pelas orbitais.

Leia mais

Construção da tabela periódica: preenchimento

Construção da tabela periódica: preenchimento Construção da tabela periódica: preenchimento Para um elétron único, a energia é determinada pelo número quântico principal, que é usado para indicar a camada. Para uma dada camada em átomos multi-eletrônicos,

Leia mais

ATIVIDADE DE QUÍMICA REVISÃO 9º ANO. Distribuição Eletrônica de Linus Pauling

ATIVIDADE DE QUÍMICA REVISÃO 9º ANO. Distribuição Eletrônica de Linus Pauling ATIVIDADE DE QUÍMICA REVISÃO 9º ANO Distribuição Eletrônica de Linus Pauling Em anos anteriores ao rearranjo que Linus Pauling fez para distribuir eletronicamente os elementos, os Cientistas Bohr e Sommerfield

Leia mais

Vimos que a radiação eletromagnética comportase como onda e partícula Dualidade ondapartícula da radiação eletromagnética

Vimos que a radiação eletromagnética comportase como onda e partícula Dualidade ondapartícula da radiação eletromagnética Estrutura eletrônica dos átomos Vimos que a radiação eletromagnética comportase como onda e partícula Dualidade ondapartícula da radiação eletromagnética Onda Com propriedades como comprimento de onda,

Leia mais

Estrutura Atômica e Propriedades Periódicas

Estrutura Atômica e Propriedades Periódicas Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Unidade Acadêmica de Tecnologia de Alimentos Profa. Roberlucia Araújo Disciplina: Química Geral Estrutura Atômica e

Leia mais

Apresentar, através da configuração eletrônica, propriedades físicas e químicas dos elementos químicos.

Apresentar, através da configuração eletrônica, propriedades físicas e químicas dos elementos químicos. CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS (II) META Apresentar, através da configuração eletrônica, propriedades físicas e químicas dos elementos químicos. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: descrever

Leia mais

Aula 02 - Tabela Periódica

Aula 02 - Tabela Periódica Aula 02 - Tabela Periódica Tabela Periódica Moderna As posições dos elementos na Tabela Periódica são fornecidas pelas suas distribuições eletrônicas, baseadas na camada de valência. A periodicidade nas

Leia mais

Estrutura Atômica e Propriedades Periódicas

Estrutura Atômica e Propriedades Periódicas Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Unidade Acadêmica de Tecnologia de Alimentos Profa. Roberlucia Araújo Disciplina: Química Geral Estrutura Atômica e

Leia mais

NÚMEROS QUÂNTICOS. Química Geral Prof.Dr. Augusto Freitas

NÚMEROS QUÂNTICOS. Química Geral Prof.Dr. Augusto Freitas NÚMEROS QUÂNTICOS Química Geral Prof.Dr. Augusto Freitas 1 Os números quânticos descrevem a posição (e a energia) dos elétrons nos átomos. Existem quatro números quânticos: 1 - número quântico principal

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 7ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 7ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 7ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) LIGAÇÃO QUÍMICA É A FORÇA QUE MANTÉM ÁTOMOS E/OU ÍONS UNIDOS NAS

Leia mais

Química Geral I. Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks. Energia de Ionização, Afinidade Eletrônica, Metais, Nãometais,

Química Geral I. Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks. Energia de Ionização, Afinidade Eletrônica, Metais, Nãometais, Química Geral I Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks Conteúdo 19/05/2017 Energia de Ionização, Afinidade Eletrônica, Metais, Nãometais, metalóides Reatividade de Metais e Não-Metais Química Geral

Leia mais

Propriedades Periódicas e Aperiódicas. Docente: Fábio Silva

Propriedades Periódicas e Aperiódicas. Docente: Fábio Silva Propriedades Periódicas e Aperiódicas Docente: Fábio Silva Aperiódicas São aquelas que sempre crescem ou sempre decrescem, à medida que aumenta o número atômico. Periódicas São as que de repetem em intervalos

Leia mais

Unidade Tabela Periódica

Unidade Tabela Periódica 10.º ano - Física e Química A História da Tabela Periódica De onde veio a Tabela Periódica? A tentativa de organizar os elementos químicos já vem desde o pai da Química, Lavoisier. No entanto, durante

Leia mais

A Estrutura Eletrônica dos Átomos. Prof. Fernando R. Xavier

A Estrutura Eletrônica dos Átomos. Prof. Fernando R. Xavier A Estrutura Eletrônica dos Átomos Prof. Fernando R. Xavier UDESC 2015 Estrutura Atômica, Antencedentes... Modelos de Demócrito, Dalton, Thomson, etc 400 a.c. até 1897 d.c. Nascimento da Mecânica Quântica

Leia mais

Fundamentos de Química 1ª parte

Fundamentos de Química 1ª parte Fundamentos de Química 1ª parte Tabela Periódica dos Elementos Metais Metalóides Não-Metais Modelo do Átomo de Bohr (1913) 1. Os e apenas podem ter valores específicos (quantizados) de energia. Fotão 2.

Leia mais

Tendências periódicas dos elementos químicos

Tendências periódicas dos elementos químicos Energia de ionização E.I. = Energia mínima necessária para remover um ou mais e- de um átomo neutro em seu estado fundamental no estado gasoso. 1 ª E.I. do sódio: Na (g) Na + (g) + e - 2ª E.I. do sódio:

Leia mais

Camadas internas: camadas anteriores a de valência do átomo. Orbitais internos: orbitais das camadas internas dos átomos.

Camadas internas: camadas anteriores a de valência do átomo. Orbitais internos: orbitais das camadas internas dos átomos. Tabela Periódica DEFINIÇÕES IMPORTANTES Orbitais de valência: orbitais mais externos ocupados de um átomo. Camada de valência: contém os orbitais de valência. Exemplo: Li 1s 2 2s 1 Orbitais de valência

Leia mais

PROPRIEDADES E COMPOSIÇÃO DA MATÉRIA Aula 1

PROPRIEDADES E COMPOSIÇÃO DA MATÉRIA Aula 1 PROPRIEDADES E COMPOSIÇÃO DA MATÉRIA Aula 1 Matéria: é qualquer coisa que tem massa e ocupa espaço. Átomo: é a menor partícula possível de um elemento químico. É formado por núcleo e eletrosfera. É constituído

Leia mais

09/07/2016. Estrutura Atômica e Propriedades Periódicas TEORIA ATÔMICA DA MATÉRIA A DESCOBERTA DA ESTRUTURA INTERNA DO ÁTOMO

09/07/2016. Estrutura Atômica e Propriedades Periódicas TEORIA ATÔMICA DA MATÉRIA A DESCOBERTA DA ESTRUTURA INTERNA DO ÁTOMO TEORIA ATÔMICA DA MATÉRIA Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Unidade Acadêmica de Tecnologia de Alimentos Profa. Roberlucia Araújo Disciplina: Química

Leia mais

N P P N. Ciências de Materiais I Prof. Nilson C. Cruz. Aula 2 Ligação Química. Átomos. Diferença entre materiais = Diferença entre arranjos atômicos e

N P P N. Ciências de Materiais I Prof. Nilson C. Cruz. Aula 2 Ligação Química. Átomos. Diferença entre materiais = Diferença entre arranjos atômicos e Ciências de Materiais I Prof. Nilson C. Cruz Aula 2 Ligação Química Átomos Diferença entre materiais = Diferença entre arranjos atômicos e N P P N e N P e Carga (x 1,6x10-19 C) 0 1-1 Massa (x 1,673x10-24

Leia mais

Ligações Químicas. Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI.

Ligações Químicas. Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI. Ligações Químicas Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs DAQBI LIGAÇÕES QUÍMICAS A partir do desenvolvimento da mecânica

Leia mais

05 - (UEL PR/1994) Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 20 e escolha a(s)

05 - (UEL PR/1994) Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 20 e escolha a(s) 01 - (UEM PR/2012) Assinale o que for correto. (01) Dentro de uma família na tabela periódica, todos os elementos químicos têm temperatura de fusão aumentada com o aumento do número atômico. (02) Qualquer

Leia mais

Aula 17 Tudo sobre os Átomos

Aula 17 Tudo sobre os Átomos Aula 17 Tudo sobre os Átomos Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário Algumas propriedades dos átomos; O spin do elétron; Momento Angular e momento magnético; O experimento de Stern-Gerlach; O princípio

Leia mais

Tarefa 23 Professor Gustavo

Tarefa 23 Professor Gustavo Química Tarefa Professor Gustavo 01. Entre as afirmações abaixo, assinale a opção ERRADA. a) Os íons He +, Li +, Be +, no estado gasoso são exemplos de hidrogenóides. b) No átomo de hidrogênio, os orbitais

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. DISCIPLINA: Química Geral. ASSUNTO: Tabela Periódica

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. DISCIPLINA: Química Geral. ASSUNTO: Tabela Periódica CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA: Química Geral ASSUNTO: Tabela Periódica Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1. Introdução Quando os elementos são listados, sequencialmente, em ordem crescente de número

Leia mais

Aula anterior. Equação de Schrödinger a 3 dimensões. d x 2m - E -U. 2m - E -U x, y, z. x y z x py pz cin cin. E E ( x, y,z ) - 2m 2m x y z

Aula anterior. Equação de Schrödinger a 3 dimensões. d x 2m - E -U. 2m - E -U x, y, z. x y z x py pz cin cin. E E ( x, y,z ) - 2m 2m x y z 6/Maio/2013 Aula 21 Efeito de túnel quântico: decaimento alfa. Aplicações: nanotecnologias; microscópio por efeito de túnel. Equação de Schrödinger a 3 dimensões. Átomo de hidrogénio Modelo de Bohr 8/Maio/2013

Leia mais

A Tabela Periódica A Descoberta da Lei Periódica. Lei Periódica. J. W. Döbereiner (1829): tríades

A Tabela Periódica A Descoberta da Lei Periódica. Lei Periódica. J. W. Döbereiner (1829): tríades A Tabela Periódica A Descoberta da Lei Periódica J. W. Döbereiner (1829): tríades Cloro 35,5 Bromo 79,9 Iodo 126,9 Cálcio 40,1 Estrôncio 87,6 Bário 137,3 Enxofre 32,1 Selênio 79,0 Telúrio 127,6 A. de Chancourtois

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas. Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 2. Prof ª. Giselle Blois

QUÍMICA. Transformações Químicas. Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 2. Prof ª. Giselle Blois QUÍMICA Transformações Químicas Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 2 Prof ª. Giselle Blois Meyer (1864): criou uma tabela muito próxima a de Mendeleiev, mas duvidou de suas próprias

Leia mais

Ligações Químicas. Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI.

Ligações Químicas. Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI. Ligações Químicas Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs DAQBI LIGAÇÕES QUÍMICAS A partir do desenvolvimento da mecânica

Leia mais

Estabilidade dos Átomos

Estabilidade dos Átomos Ligações Químicas Estabilidade dos Átomos Os gases nobres são os únicos encontrados na natureza na forma monoatômica, ou seja, não se ligam se, apresentam na forma de átomos. Os gases nobres, com exceção

Leia mais

1ª Série do ensino médio _ TD 10 _ 10 de maio de 2006

1ª Série do ensino médio _ TD 10 _ 10 de maio de 2006 1ª Série do ensino médio _ TD 10 _ 10 de maio de 2006 16. Verifique os elementos do segundo período da Classificação Periódica. À medida que cresce o número atômico desses elementos: (a) sua eletronegatividade

Leia mais

Estrutura eletrônica dos átomos. Mestranda Daniele Potulski Disciplina Química Madeira I

Estrutura eletrônica dos átomos. Mestranda Daniele Potulski Disciplina Química Madeira I Estrutura eletrônica dos átomos Mestranda Daniele Potulski danielepotulski@ufpr.br Disciplina Química Madeira I Estrutura geral dos átomos -PRÓTONS situados no núcleo do átomo (representados por +) -NÊUTRONS

Leia mais

Química Orgânica Ambiental

Química Orgânica Ambiental Química Orgânica Ambiental Aula 1 Estrutura Eletrônica e ligação química Prof. Dr. Leandro Vinícius Alves Gurgel 1. Introdução: O átomo Os átomos são formados por nêutrons, prótons e elétrons: Prótons

Leia mais

Tabela Periódica e Periodicidade Química. Prof. Fernando R. Xavier UDESC 2013

Tabela Periódica e Periodicidade Química. Prof. Fernando R. Xavier UDESC 2013 Tabela eriódica e eriodicidade Química rof. Fernando R. Xavier UDESC 2013 Histórico É fato que... Alguns elementos químicos já eram conhecidos desde a antiguidade... Mas... Ex: Au, Ag, Sn, Cu, b e Hg...

Leia mais

Propriedades periódicas dos elementos representativos

Propriedades periódicas dos elementos representativos 1.3.3 Propriedades periódicas dos elementos representativos Adaptado pelo Prof. Luís Perna Algumas propriedades dos elementos chamam-se propriedades periódicas, por variarem de forma regular ao longo de

Leia mais

ÁTOMOS MULTIELETRÔNICOS. QFL-4010 Prof. Gianluca C. Azzellini

ÁTOMOS MULTIELETRÔNICOS. QFL-4010 Prof. Gianluca C. Azzellini ÁTOMOS MULTIELETRÔNICOS Número Quântico de Spin (m s ) m s = Representa o sentido de rotação do elétron no próprio eixo. m s = +1/2 e 1/2 Experimento Stern-Gerlach Vapor de átomos metálicos Números Quânticos

Leia mais

NÚMEROS QUÂNTICOS PRINCIPAL, SECUNDÁRIO, MAGNÉTICO E SPIN

NÚMEROS QUÂNTICOS PRINCIPAL, SECUNDÁRIO, MAGNÉTICO E SPIN NÚMEROS QUÂNTICOS PRINCIPAL, SECUNDÁRIO, MAGNÉTICO E SPIN NÚMEROS QUÂNTICOS Os orbitais atômicos são identificadas por três números quânticos: n número quântico principal; l número quântico de momento

Leia mais

Histórico Tríades de Dobereiner

Histórico Tríades de Dobereiner Tabela Periódica Histórico Tríades de Dobereiner Ele procurou estabelecer vários grupos de três elementos com propriedades químicas semelhantes. Observou, então, que a massa atômica do elemento central

Leia mais

Aula 3 ORBITAIS ATÔMICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. Eliana Midori Sussuchi Danilo Oliveira Santos

Aula 3 ORBITAIS ATÔMICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. Eliana Midori Sussuchi Danilo Oliveira Santos Aula 3 ORBITAIS ATÔMICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA META Aplicar os conceitos de mecânica quântica aos orbitais atômicos; Descrever a distribuição dos elétrons nos átomos. OBJETIVOS Ao final desta aula,

Leia mais

QUIMICA ORGÂNICA BÁSICA

QUIMICA ORGÂNICA BÁSICA QUIMICA ORGÂNICA BÁSICA Estrutura Molecular Conceitos Básicos 1 A estrutura do átomo Distribuição de elétrons Mecânica Quântica Camadas e Orbitais atômicos Configuração eletrônica Construção Diagrama Princípio

Leia mais

Resoluções das atividades

Resoluções das atividades Resoluções das atividades Sumário apítulo 6 Modelo atômico segundo a Mecânica ndulatória...1 apítulo 7 lassificação periódica dos elementos...4 apítulo 8 Ligações químicas I...8 apítulo 9 Ligações químicas

Leia mais

Física Moderna II - FNC376

Física Moderna II - FNC376 Universidade de São Paulo Instituto de Física Física Moderna II - FNC376 Profa. Márcia de Almeida Rizzutto o. Semestre de 008 Conteúdo (P) Cap. 7, 8 e 9 Eisberg (/ do 9.7), Cap. 7 do Tipler, Cap. 7 e parte

Leia mais

Classificação periódica dos elementos. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I

Classificação periódica dos elementos. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Classificação periódica dos elementos Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Tabela periódica A atual classificação periódica dos elementos fundamenta-se na LEI DA PERIODICIDADE DOS

Leia mais

Introdução Os cientistas procuram buscar ordem nos fatos sob observação. Com o conjunto de elementos químicos naturais foi assim. Em 1869, surgiu uma

Introdução Os cientistas procuram buscar ordem nos fatos sob observação. Com o conjunto de elementos químicos naturais foi assim. Em 1869, surgiu uma Introdução Os cientistas procuram buscar ordem nos fatos sob observação. Com o conjunto de elementos químicos naturais foi assim. Em 1869, surgiu uma tabela periódica dos elementos químicos, proposta pelo

Leia mais

Aumento do número de níveis eletrónicos, n, nas orbitais de valência

Aumento do número de níveis eletrónicos, n, nas orbitais de valência Causas da variação das propriedades periódicas dos elementos Aumento do número de níveis eletrónicos, n, nas orbitais de valência Eletrões de valência menos energéticos mais próximos do núcleo n aumenta

Leia mais

Apresentações com base no material disponível no livro: Atkins, P.; de Paula, J.; Friedman, R. Physical Chemistry Quanta, Matter, and Change

Apresentações com base no material disponível no livro: Atkins, P.; de Paula, J.; Friedman, R. Physical Chemistry Quanta, Matter, and Change Físico-Química 01 Apresentações com base no material disponível no livro: Atkins, P.; de Paula, J.; Friedman, R. Physical Chemistry Quanta, Matter, and Change, 2nd Ed., Oxford, 2014 Prof. Dr. Anselmo E

Leia mais

Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins Universidade Federal do Tocantins Modelos atômicos e configurações eletrônicas dos átomos enicolau@uft.edu.br Blog: profedenilsonniculau.wordpress.com Prof. Dr. Edenilson dos Santos Niculau 2 Sumário ESTRUTURA

Leia mais

NÚMEROS QUÂNTICOS. As teorias da MECÂNICA QUÂNTICA (Planck, De Broglie, Schrödinger e Heisenberg e outros), auxiliam na identificação dos elétrons.

NÚMEROS QUÂNTICOS. As teorias da MECÂNICA QUÂNTICA (Planck, De Broglie, Schrödinger e Heisenberg e outros), auxiliam na identificação dos elétrons. NÚMEROS QUÂNTICOS As teorias da MECÂNICA QUÂNTICA (Planck, De Broglie, Schrödinger e Heisenberg e outros), auxiliam na identificação dos elétrons. Prof. Ailey Aparecida Coelho Tanamati Mecânica = movimento

Leia mais

Física dos Materiais

Física dos Materiais Física dos Materiais 4300502 1º Semestre de 2016 Instituto de Física Universidade de São Paulo Professor: Luiz C C M Nagamine E-mail: nagamine@if.usp.br Fone: 3091.6877 homepagehttp://disciplinas.stoa.usp.br/course/view.php?id=10070

Leia mais