Curso de Especialização em Gestão da Atenção à Saúde do Idoso A ACUPUNTURA NA QUALIDADE DE VIDA DA TERCEIRA IDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso de Especialização em Gestão da Atenção à Saúde do Idoso A ACUPUNTURA NA QUALIDADE DE VIDA DA TERCEIRA IDADE"

Transcrição

1 Curso de Especialização em Gestão da Atenção à Saúde do Idoso A ACUPUNTURA NA QUALIDADE DE VIDA DA TERCEIRA IDADE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NARRATIVA LETÍCIA SOUZA ZAMBRANO MOLIN Porto Alegre - RS

2 LETÍCIA SOUZA ZAMBRANO MOLIN A ACUPUNTURA NA QUALIDADE DE VIDA DA TERCEIRA IDADE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NARRATIVA Trabalho apresentado à Escola Grupo Hospitalar Conceição - GHC em convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, como requisito parcial para obtenção do Título de Especialista em Gestão da Atenção à Saúde do Idoso, sob a orientação do Prof. Dr. Sérgio Antônio Sirena.

3 0000 Molin, Letícia Souza Zambrano. 000 A Acupuntura na Qualidade de Vida da Terceira Idade - Uma Revisão Bibliográfica Narrativa. / Letícia Souza Zambrano Molin. - Porto Alegre - RS: Grupo Hospitalar Conceição, f.: il. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós Graduação) - Especialização em Gestão da Atenção à Saúde do Idoso. Grupo Hospitalar Conceição - GHC. Bibliografia. Orientador: Sérgio Antônio Sirena. 1. Acupuntura. 2. Terceira Idade. 3. Qualidade de vida. I. Molin, Letícia Souza Zambrano II. Sirena, Sérgio Antônio. III. Escola Grupo Hospitalar Conceição - GHC. IV. Título.

4 LETÍCIA SOUZA ZAMBRANO MOLIN A ACUPUNTURA NA QUALIDADE DE VIDA DA TERCEIRA IDADE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NARRATIVA Aprovado em: / de BANCA EXAMINADORA Prof. (a). Instituição: Prof. (a). Instituição:

5 DEDICATÓRIA Dedico e agradeço este trabalho a todos os idosos da Pousada de Luz - Lar do Idoso, localizado na Barra do Ribeiro - RS, à Aida Luzia Pereira Feijó, à Ymara Kunzler, aos meus amores; Ricardo Antônio Molin e Luiza Zambrano Molin, pela dedicação, incentivo, compreensão e companheirismo, à Erica Aparecida Alves de Araújo, pela ajuda e por ser um exemplo de força de vontade, à Fernanda Moura por ter indicado este caminho para meu aperfeiçoamento profissional e crescimento pessoal, ao meu orientador e professor Prof. Dr. Sérgio Antônio Sirena, ao orientador e do curso Prof. Dr. Júlio Baldisserotto e a Deus por permitir todo este processo. L.S.Z.M.

6 RESUMO O presente trabalho é um estudo de referência bibliográfica narrativa, e tem como finalidade a prática da Acupuntura na qualidade de vida na terceira idade. Os fatores inerentes do processo de envelhecimento são bastante complexos e requerem assistência multidisciplinar, onde a Acupuntura com sua essência e ciência também faz parte, favorecendo uma melhor qualidade de vida ao idoso. A acupuntura é prática que faz parte da medicina tradicional chinesa, com pelo menos seis mil anos. Seus primeiros escritos datam 2 mil anos antes de Cristo e era utilizada como meio de cura e alívio da dor. Desse modo, a acupuntura, através de seus recursos, técnicas e de seus fundamentos de equilíbrio, procura promover o bem estar físico, psíquico e mental ao paciente idoso e também a pacientes das demais faixas etárias. O presente estudo tem como objetivo verificar como a acupuntura pode causar impactos positivos na qualidade de vida em idosos e contribuir para o conhecimento da acupuntura e ampliação do seu uso na rede pública de saúde. Como método de pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa. Acupuntura poderá ser exercida de forma multidisciplinar e praticada por profissionais especializados na técnica, assim, garantindo a sua eficácia e qualidade. Palavras-chave: Acupuntura, Terceira Idade e Qualidade de vida.

7 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA PROBLEMA OBJETIVO GERAL FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA História da Acupuntura Os benefícios e Reações adversas da Acupuntura Atendimento da Acupuntura no SUS METODOLOGIA CRONOGRAMA ORÇAMENTO CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS...22

8 7 1. INTRODUÇÃO O envelhecimento é um processo biológico, universal, dinâmico e progressivo, no qual ocorrem modificações morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas que, consequentemente, reduzem a capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente, afetando sua integridade e permitindo o surgimento das doenças crônicas, tendo impacto sobre a saúde e a qualidade de vida do idoso. (Hayflick 2007 apud Silva e Ferrari 2011). Ramos (2001), afirma que as dificuldades de manter as capacidades funcionais nos idosos aumentam gradativamente com o processo de envelhecimento, contudo, afetando na capacidade funcional e em sua autonomia, sendo que, sua qualidade de vida será medida pelo grau de autonomia e independência que realiza suas atividades do dia-a-dia. A velhice não é uma doença e sim um processo normal do desenvolvimento que acarreta mudanças no organismo do individuo, dependendo de uma série de fatores, essas mudanças poderão ocasionar algumas doenças ou problemas de saúde (Lemos & Ferreira, 2009). De acordo com Cavalcanti (2007), a população idosa, compreendida entre 60 e 85 anos poderá triplicar, e pelas estimativas, em 2025, a população idosa possa chegar a 33 milhões de pessoas. Acompanhando a transição natural epidemiológica, também haverá o aumento das doenças crônico-degenerativas e com isto, aumentará o número de internações de idosos (Carlo et. al., 2004). Segundo Ramos (2003), a velhice é um período da vida com alta prevalência de doenças crônicas, limitações físicas, perdas cognitivas, sintomas depressivos, declínio sensorial, acidentes e isolamento social. Para Lemos & Ferreira (2009), envelhecer é inevitável, no entanto é possível chegar a Terceira Idade com muita saúde, e isso depende muito do estilo de vida. Visando a qualidade de vida na Terceira Idade, sugere-se a inserção da Acupuntura como tratamento complementar. A acupuntura, uma pratica da antiga medicina tradicional chinesa, vem se tornando popular nas últimas décadas em todo o mundo. Em muitas doenças

9 8 resistentes aos tratamentos convencionais, a acupuntura tem se mostrado extremamente eficiente, além de estar livre dos efeitos colaterais comumente encontrados na terapêutica medicamentosa, é simples, segura, eficiente e com baixo custo e gradualmente vem sendo incorporada na medicina moderna (Jayasuriya, 1995). Para Gois (2007) a falta de informação sobre o valor e benefícios da acupuntura em grupos específicos de pacientes impede uma ação eficiente da ampliação e promoção deste tipo de atendimento, e o estudo da acupuntura deve ser coligado para auxiliar nos projetos e às avaliações, assim, inserindo ações alternativas na saúde pública, e na análise dos resultados da acupuntura e no favorecimento da qualidade de vida.

10 9 2. JUSTIFICATIVA A acupuntura poderá promover e auxiliar na qualidade de vida dos idosos. Os fatores inerentes do envelhecimento são bastante complexos e requerem assistência multidisciplinar onde a acupuntura, com sua essência e ciência poderá favorecer em uma qualidade de vida saudável.

11 10 3. PROBLEMA P - Idosos I - Acupuntura C - Não tem O - Qualidade de Vida Legenda: P Paciente; I Intervenção; C- Comparação ou controle; O Desfecho.

12 11 4. OBJETIVO GERAL Realizar uma revisão bibliográfica narrativa verificando como a acupuntura pode impactar na qualidade de vida de idosos.

13 12 5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5.1. História da Acupuntura A acupuntura é uma técnica que faz parte da medicina tradicional chinesa, com pelo menos seis mil anos, e os primeiros escritos datam dois mil anos antes de Cristo. Nasceu na China e era utilizada como meio de cura e alívio da dor. Conforme Susmann (1972) a Europa obteve contato com a Acupuntura no século XVII, e isso foi através de informações apresentadas pelos jesuítas da missão científica francesa de Pequim, estas informações foram publicadas na França nos anos de 1671 e No século XV, monges Jesuítas transcreveram o termo para a língua portuguesa (Vectore, 2005). De acordo com Requena (1990) a Acupuntura tem uma ação antiviral bastante favorável em questão á doenças de virulência, da mesma maneira, através do equilíbrio da energia, pode-se atuar sobre as desordens psíquicas, angústias, depressão, insônia, dores e suas origens, questões metabólicas e outros. O acupunturista recorre frequentemente às plantas, aos óleos, à homeopatia, aconselhamentos dietéticos, massagens e demais recursos da medicina tradicional chinesa. Outros países do oriente, também utilizavam a acupuntura como recurso terapêutico, como o Japão, a Coréia e o Vietnã. O modelo da medicina tradicional chinesa explica o funcionamento do organismo humano comparando-o com os fenômenos da natureza (fogo, vento, frio, umidade e outros). Na visão dos médicos acupuntores antigos, a prática com agulhas permitiria mudar as agressões dos elementos externos, que quando invadiam o corpo causavam desarmonia e geravam doenças. Segundo Téllez & Chang (2004), é um antigo método que se aplica nos países asiáticos e tem grande parte na medicina ocidental. Seu nome procede de Zheng Jiu, que consiste na aplicação de agulhas muito finas nos pontos de acupuntura. Segundo Baldry (2008), os conceitos que os antigos chineses obtinham eram inerentes para a aplicação da acupuntura, que estariam ligados aos seus pontos de vista em todos os aspectos do mundo vivo.

14 13 Acreditavam em Yin e Yang, que são dois reguladores cósmicos, que para a medicina ocidental é difícil de serem compreendidos. As considerações sobre Yin e Yang vieram a ser aplicadas sobre o desenvolvimento da doença e a manutenção da saúde. Era considerado que para estar em plena forma e saudável, essas duas formas opostas deveriam estar em plena harmonia (crasia) e se não houvesse um equilíbrio entre elas, a manifestação seria em forma de doença (discrasia). Estes são os fatores considerados responsáveis pela desarmonia do indivíduo: Causas Externas: Os Seis Males, vento; frio; umidade; calor; calor do verão e secura. Causas Internas: As Sete Emoções, raiva; medo; pavor; tristeza; alegria e preocupação. Outras Causas de Enfermidades: constituição fraca; esforço ou trabalho excessivo; atividade sexual excessiva; dieta e nutrição; trauma físico; parasitas e venenos e tratamento incorreto, há uma explicação para a desarmonia do indivíduo, e são estas as considerações. A acupuntura progrediu no ocidente na década de 1970 no meio médico acadêmico no setor de anestesias cirúrgicas. Ainda na visão de Requena (1990), o corpo quando em desequilíbrio, começa a psicossomatizar, apresentando os padrões de desarmonia. É uma técnica de tratamento milenar que tem como visão a manutenção da saúde através da estimulação de pontos específicos do corpo (Gois, 2007). A acupuntura ganhou credibilidade no Ocidente por seu efeito no alívio da dor, originaria de vários fatores onde o foco de atenção tem sido a função dos opióides endógenos neste mecanismo, havendo também um aumento da concentração de endorfinas e serotonina no líquido cefalorraquidiano de pacientes submetidos à acupuntura. Os custos de um tratamento através da acupuntura são muito baixos quando comparados com custos de condutas da medicina ocidental, onde exige a atuação de vários especialistas e administração de múltiplos medicamentos, que segundo estudos, é uma das causas de morte em idosos.

15 Os benefício e Reações Adversas da Acupuntura A acupuntura não se destina somente a analgesias, ela provoca múltiplas respostas biológicas com seus mecanismos de ação. A técnica da acupuntura não se restringe somente com a puntura de agulhas, pois possui diversos recursos terapêuticos como ventosaterapia (técnica que utiliza vácuo), moxabustão (utiliza calor), eletroacupuntura (ultrasson, infra-vermelho, moxa elétrica, entre outros), acupressão (pressão nos pontos de acupuntura) e demais recursos que possibilitem a estimulação dos pontos de acupuntura. Houve um aumento significativo da utilização da acupuntura nos serviços de saúde, onde foi observado no Brasil, e também em vários países do Ocidente. Os fatores inerentes do processo de envelhecimento são bastante complexos e requerem assistência multidisciplinar, onde a acupuntura com sua essência e ciência também faz parte, favorecendo uma melhor qualidade de vida ao idoso (Gois, 2007). Conforme Sefrian (2007), muito comum entre os idosos são as doenças reumato-ortopédicas e são umas das grandes causadoras das incapacidades na terceira idade. Estas incapacidades causam restrições articulares, de locomoção e permanência prolongada no leito, sem esquecer os aspectos emocionais e psicológicos. As doenças neurológicas também são outras inimigas dos idosos, como a perda da memória, doença de Alzheimer, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Mal de Parkinson. Através da estimulação dos pontos de acupuntura, poderá haver resultados bastante satisfatórios como o aumento do fluxo sanguíneo na região e estimulação nas áreas da fala e de coordenação motora. No tratamento de Mal de Parkinson, retarda a progressão da doença e diminui os tremores, que são sintomas característicos da doença. Para Gois (2007) a acupuntura não causa apenas um efeito analgésico; ela provoca múltiplas respostas biológicas. Vê-se, portanto, que a pesquisa em acupuntura é importante não apenas para elucidar os fenômenos associados ao seu mecanismo de ação, mas também pelo potencial para explorar novos caminhos na fisiologia humana ainda não examinados de maneira sistemática. Além disso,

16 15 poderá ajudar a superar deficiências que se verificam no ensino e na difusão científica dos princípios que fundamentam sua prática. As reações adversas à acupuntura estão em geral associadas à má formação de quem a pratica. É importante ter em mente que embora a acupuntura esteja livre das dependências e dos efeitos colaterais associados ao uso dos medicamentos, constitui um procedimento invasivo e que exige conhecimentos de anatomia topográfica e fisiologia. A elaboração de um diagnóstico, inclusive diferencial, o estabelecimento de prognóstico e a instituição do tratamento adequado, são fatores imprescindíveis para se evitar o simples mascaramento de sinais e sintomas, com todas as consequências negativas que isso possa acarretar (Portal Educação, 2008). Para Susmann (1972) em primeiro lugar não se pode excluir de modo algum a sugestão de qualquer tratamento médico, seja qual for sua natureza. Está demonstrado que a presença do médico é um fator fundamental em todo ato terapêutico, quer no sentido positivo ou negativo. Portanto, não seria justo invocar a sugestão única e exclusivamente no caso particular da acupuntura, em segundo lugar, as provas positivas são de dois tipos: terapêuticas e experimentais. A acupuntura deve ser praticada por um acupunturista profissional e especializado na técnica, pode ser aplicada em pacientes de todas as idades. Suas contra indicações não são muito frequentes, e serão bem contornadas pelo profissional especializado (Sefrian, 2007) Atendimento da Acupuntura no SUS O Ministério da Saúde criou, em 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), instaurada conforme a Portaria nº 971, de 3 de maio de A política recomenda ações e serviços no SUS para a prevenção, promoção e recuperação da saúde com métodos não convencionais, além de propor o cuidado continuado, humanizado e integral dos pacientes. Fazem parte desses procedimentos a Homeopatia, a Medicina Tradicional Chinesa, como acupuntura, dentre outros (Portal Brasil, 2013).

17 16 Com a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), a homeopatia, as plantas medicinais e fitoterápicas, a medicina tradicional chinesa/acupuntura, a medicina antroposófica e o termalismo social-crenoterapia foram institucionalizados no Sistema Único de Saúde - SUS (Portal da Saúde, 2013). A utilização da acupuntura no Brasil, nos últimos 26 anos, enquanto recurso terapêutico, além de seguir a legislação sanitária, é regulamentada e fiscalizada pelos conselhos profissionais (autarquias federais). Esses conselhos reconhecem a prática e a respectiva especialização profissional, nas quais são estabelecidos, por meio de resoluções específicas, critérios para garantir à população um tratamento ético e responsável. Com isso, esta prática está respaldada com segurança e eficácia. Ao recomendar que essas informações sejam amplamente divulgadas, também com o apoio das secretarias de saúde estaduais e municipais, o CNS pretende informar corretamente a população sobre o caráter multiprofissional da acupuntura e assim ampliar o acesso da população a esta prática (CNS, 2012). Com a política nacional, o acesso da população a essas práticas na rede pública de saúde cresceu consideravelmente nos últimos anos. Em 2012, foram realizadas mais de 850 mil sessões de acupuntura. Em 2010, foram , o que representa um crescimento de 272%. No ano passado, foram aplicados cerca de R$ 1,9 milhão nos atendimentos em acupuntura (Portal Brasil, 2013).

18 17 6. METODOLOGIA A revisão narrativa de literatura foi realizada a partir da busca de periódicos indexados nas seguintes bases de dados: Lilacs, Scielo e Referências bibliográficas. Como critérios de inclusão no estudo desenvolvido foram utilizados os seguintes descritores em português e espanhol: Acupuntura, Terceira Idade e Qualidade de Vida. O presente trabalho tem a finalidade de referência para possíveis estudos futuros e, com isso, aprimorando-se a perspectiva de trabalho sobre a prática da acupuntura na qualidade de vida na terceira idade.

19 18 7. CRONOGRAMA Anos/Meses 2013 Etapas Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Escolha do Tema x X X Levantamento Bibliográfico Confecção do Pré- Projeto de pesquisa x x X X x x X Produção de texto x X X x x x Pesquisa Bibliográfica x x X X x x Redação final do trabalho x Submissão de resumo x x Entrega do projeto x

20 19 8. ORÇAMENTO Quantidade Custo Encadernação 04 12,00 Impressora ,90 Cartuchos de tinta 01 49,00 Impresso da monografia 04 49,00 Notebook ,00 Internet 50,00 Papel Sulfite A ,40 Pen drive 01 24,00 CUSTO TOTAL R$ 1.577,00 O trabalho será financiando pela pós graduanda.

21 20 9. CONSIDERAÇÕES FINAIS A acupuntura foi introduzida no Brasil aproximadamente há 40 anos. Em 1995, foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e, posteriormente, pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em seus diversos níveis de atenção (Rigo et al. 2011). Nos últimos 26 anos, a acupuntura é aplicada como recurso terapêutico no Brasil e deve seguir a legislação sanitária. Sua prática está regulamentada e é fiscalizada pelos conselhos profissionais (autarquias federais). Esses conselhos reconhecem a prática e a respectiva especialização profissional, nas quais são estabelecidos, por meio de resoluções específicas, critérios para garantir à população um tratamento ético e responsável. Sendo assim, esta prática está respaldada com segurança e eficácia. Ao recomendar que essas informações sejam amplamente divulgadas, também com o apoio das secretarias de saúde estaduais e municipais, o CNS (Conselho Nacional de Saúde) pretende informar corretamente a população sobre o caráter multiprofissional da acupuntura e assim ampliar o acesso da população a esta prática (CNS, 2012). Através de pesquisas clínicas, e também de práticas diárias, tem observadose que a acupuntura apresenta uma grande eficácia no tratamento de inúmeras patologias e também em disfunções orgânicas como as psiquiátricas, respiratórias, ortopédicas, neurológicas, reumatológicas, digestivas, entre muitas outras. Perante a estas constatações, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alistou todas as doenças tratáveis pela Acupuntura. Esta lista de indicações tem sido acrescida constantemente, advindas de estudos científicos realizados em todo o mundo (Brasil, 2013). Atualmente, a utilização da acupuntura apresenta-se como uma possibilidade concreta de redução de gastos públicos na área de saúde, visto que o paciente que se beneficia dessa prática terapêutica poderá utilizar menos recursos medicamentosos, evitando também, em muitos casos, o uso dos serviços públicos de emergência e urgência. A busca por qualidade de vida tem aumentado a procura

22 21 pela especialidade, pois o paciente registra melhora em vários aspectos, sem os efeitos colaterais de drogas sintéticas (Brasil, 2013).

23 REFERÊNCIAS BRASIL, Secretaria da Saúde do Espírito Santo. Manual Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa, Acupuntura, Fitoterapia e plantas medicinais Disponível em: < BALDRY, P. E. Acupuntura, Pontos-gatilho e Dor Musculoesquelética. 3. Edição. São Paulo - Editora Rocca, CAVALCANTI, A. GALVÃO, C. Terapia Ocupacional: fundamentação e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, IN: CARVALHO, J.A.M. Crescimento populacional e estrutura demográfica no Brasil. Belo Horizonte: Cedeplar / UFMG GOIS, A. L. B. Acupuntura, especialidade multidisciplinar: uma opção nos serviços públicos aplicada aos idosos. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. 2007, vol.10, n.1, pp Disponível em: < Acesso 12/08/2013. CARLO, M. M. R. P.; LUZO, M. C. M. (Orgs) Terapia ocupacional: reabilitação física e contextos hospitalares, São Paulo, Roca, IN: MOTTA. M.P.; FERRARI. M. A.C. Terapia Ocupacional em contextos hospitalares. ED. Roca, São Paulo. CEIMEC. A Acupuntura em Geriatria. Centro de Estudos Integrados de Medicina Chinesa. Disponível em: < Acesso 18/11/2013. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE - CNS faz recomendação sobre exercício da acupuntura. Publicado 19 de abril de Disponível em:< Acesso 07/12/2013. LEMOS, C. P.; FERREIRA, S.R.S. Promoção do envelhecimento saudável Cartilha do usuário. Porto Alegre RS, Hospital Nossa Senhora da Conceição S.A Promoção do envelhecimento saudável - Cartilha do profissional de saúde. Porto Alegre - RS, Hospital Nossa Senhora da Conceição S.A HAYFLICK, L apud SILVA, W. J. M; Ferrari, C. K. B; Metabolismo mitocondrial, radicais livres e envelhecimento. Rev. bras. Geriatr. Gerontol. 2011, Vol.14, n.3, (p ). Disponível em: < Acesso 30/03/2013 às 15h54min.

24 23 JAYASURIYA, A. As bases científicas da acupuntura. Rio de Janeiro, Sohaku-In, PORTA BRASIL. Procura por tratamentos que utilizam acupuntura aumenta 272% na rede pública de saúde. Publicado 10/05/2013. Disponível em: < Acesso 11/12/2013. PORTAL EDUCAÇÃO, Acupuntura: Eficiente, segura e indolor Disponível em: < Acesso 09/12/2013. PORTAL SAÚDE - Práticas Integrativas e Complementares. Disponível em: < Acesso 11/12/2013. RAMOS, L.R. Transição Demográfica e O Impacto sobre o Sistema de Saúde Política Nacional de Saúde do Idoso. Apostila do Curso de Capacitação de Recursos Humanos em Saúde do Idoso. Rio de Janeiro, Fatores determinantes do envelhecimento saudável em idosos residentes em centro urbano: Projeto Epidoso, São Paulo, Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, REQUENA, Y. Acupuntura e Psicologia. São Paulo, Editora: Organização Andreia Editora Ltda, RIGO, J. C. et al. Evidências da acupuntura no tratamento da dor lombar. Geriatria & Gerontologia Disponível em: < numero3/artigo10.pdf>. SEFRIAN, M. Acupuntura amiga na terceira idade Portal do envelhecimento. Disponível em: < Acesso 12/08/2013. TÉLLEZ, L. F.: CHANG, Y. P. Efectividad de La Acupuntura en Pacientes con Sacrolumbalgia Aguda. Policlínico de Urgências, Florida, VECTORE, C. Psicologia e Acupuntura: Primeiras Aproximações. Psicologia Ciência e Profissão. 2005, 25 (2),

25 ANEXO 24

26 25 PORTARIA Nº 853, DE 17 DE NOVEMBRO DE O Secretário de Atenção a Saúde, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria GM/ nº. 971 de 03 de maio de 2006, que dispõe sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde PNPIC SUS. Considerando a Portaria GM/ nº de 17 de julho de 2006, que aprova a constituição do observatório de Experiências em Medicina Antroposófica no Sistema Único de Saúde (SUS) Considerando a Portaria GM/MS nº. 399, de 22 de fevereiro de 2006, que divulga o Pacto pela Saúde; Considerando a Portaria GM/MS nº. 699, de 30 de março de 2006, que regulamenta as Diretrizes dos Pactos pela Vida e de Gestão; Considerando a necessidade de identificar integralmente os procedimentos da PNPIC SUS relativos a Medicina Tradicional Chinesa-acupuntura, Homeopatia, Fitoterapia e Práticas Corporais nos Sistemas Nacionais de Informação em Saúde, resolve: Art.1º - Incluir na Tabela de Serviços/classificações do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - SCNES de Informações do SUS, o serviço de código 068 Práticas Integrativas e Complementares compondo-o com as seguintes classificações: Código Descrição do Serviço 068 Práticas Integrativas e Complementares Código da Classificação Descrição da Classificação Acupuntura Fitoterapia 003 Outras técnicas em Medicina Tradicional Chinesa 004 Práticas Corporais/Atividade Física 005 Homeopatia Termalismo/Crenoterapia Medicina Antroposófica Parágrafo Único - As compatibilidades do serviço 068 e suas classificações com as categorias profissionais que prestam atendimento em saúde classificado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, codificadas conforme tabela de Classificação Brasileira de Ocupações, estão explicitados no anexo desta Portaria. Artigo 2º - Incluir na Tabela de Serviços/classificações do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - SCNES de Informações do SUS, no serviço de código 007 Farmácia, a classificação de código 003 Farmácia com Manipulação Homeopática, que é compatibilizada com o profissional Farmacêutico com especialização em Homeopatia. Art. 3º Incluir na Tabela de Procedimentos do Sistema de Informação Ambulatorial - SIA/SUS, os procedimentos abaixo relacionados, passando a ser compostos da seguinte forma:

27 Grupo 07- Procedimentos Especializados realizados por profissionais médicos, outros de nível superior e de nível médio Subgrupo 10 Práticas Integrativas e Complementares Nível de organização 01 - Acupuntura com Inserção de Agulhas Sessão de Acupuntura com Inserção de Agulhas Consiste no agulhamento seco em zonas neurorreativas (pontos de acupuntura) sem restrição Nível de Hierarquia 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08 Serviço/Classificação 068/001 Atividade Profissional 01, 55, 62, 65, 66, 94 Tipo de Prestador 20, 22, 30, 40, 50, 60, 61 Tipo de Atendimento 00 Faixa Etária 50, 51, 52, 53, 54, 55, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72 Tipo Financiamento de FAEC Complexidade Média Complexidade M2 Valor Procedimento do R$ 3, Grupo 07- Procedimentos Especializados realizados por profissionais médicos, outros de nível superior e de nível médio Subgrupo 10 Práticas Integrativas e Complementares Nível de organização 02 - Acupuntura Outros procedimentos Sessão de Acupuntura - Aplicação de ventosas / Moxa Aplicação de ventosas: consiste em aplicar recipiente de vidro ou plástico para de estimular Pontos de Acupuntura Moxa: consiste em aplicar moxa para estimular Pontos de Acupuntura Nível de Hierarquia 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08 Serviço/Classificação 068/003 Atividade Profissional 01, 55, 62, 65, 66, 94 Tipo de Prestador tipo de Atendimento 20, 22, 30, 40, 50, 60, Faixa Etária 50, 51, 52, 53, 54, 55, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72 Tipo de FAEC

28 27 Financiamento Complexidade Média Complexidade M2 Valor Procedimento do R$ 0, Grupo 07- Procedimentos Especializados realizados por profissionais médicos, outros de nível superior e de nível médio Subgrupo 10 Práticas Integrativas e Complementares Nível de organização 02 - Acupuntura Outros procedimentos Sessão de Eletroestimulação Consiste em aplicar estímulos elétricos de baixa voltagem e amperagem em pontos de acupuntura Nível de Hierarquia 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08 Serviço/Classificação 068/003 Atividade Profissional 01, 55, 62, 65, 66, 94 Tipo de Prestador 20, 22, 30, 40, 50, 60, 61 Tipo de Atendimento 00 Faixa Etária 50, 51, 52, 53, 54, 55, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72 Tipo Financiamento de FAEC Complexidade Média Complexidade M2 Valor Procedimento do R$ 0, Grupo 07- Procedimentos Especializados realizados por profissionais médicos, outros de nível superior e de nível médio Subgrupo 10 Práticas Integrativas e Complementares Nível de organização 03 - Práticas Corporais em Medicina Tradicional Chinesa Práticas Corporais em Medicina Tradicional Chinesa Consiste em procedimentos realizados em grupo relativos a Lian Gong, Tai Chi Chuan, Lein Chi, Tui-ná (Informar nº de atividades realizadas em grupo/mês) Nível de Hierarquia 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08 Serviço/Classificação 068/004 Atividade todos profissionais de saúde Profissional Tipo de Prestador 20, 22, 30, 40, 50, 60, 61 Tipo de Atendimento 00 Faixa Etária 55, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72 Tipo de PAB Fixo Financiamento Complexidade Atenção Básica Valor do R$ 0,00 Procedimento Parágrafo Único Para cadastramento no CNES e realização dos procedimentos de códigos , e , os profissionais de nível superior devem ser especialistas em Acupuntura.

29 28 Art. 4º - Incluir as atividades profissionais de código 94 médico acupunturista e 45 médico homeopata, nos códigos abaixo: ATIVIDADE EDUCATIVA EM ATENCAO BASICA COM GRUPO NA COMUNIDADE DE NÍVEL SUPERIOR ATIVIDADE EDUCATIVA EM ATENCAO BASICA COM GRUPO NA UNIDADE DE NÍVEL SUPERIOR Art. 5º - Incluir a atividade profissional de código 94 médico acupunturista nos códigos abaixo: ATIVIDADE EDUCATIVA EM ASSISTENCIA ESPECIALIZADA E DE ALTA COMPLEXIDADE NA COMUNIDADE ATIVIDADE EDUCATIVA EM ASSISTENCIA ESPECIALIZADA E DE ALTA COMPLEXIDADE NA UNIDADE Art. 6º Estabelecer que os procedimentos constantes do artigo 2º serão financiados pelo Fundo de Ações Estratégicas e Compensação FAEC, no período de janeiro de 2007 à junho de A partir de julho de 2007, os recursos serão incorporados ao limite financeiro da média e alta complexidade (MAC) dos estados/municípios, com base na série histórica de produção. Art. 7º - Estabelecer que os recursos orçamentários, de que trata esta Portaria, correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar o Programa de Trabalho Atenção à Saúde da População nos Municípios Habilitados em Gestão Plena do Sistema e nos Estados Habilitados em Gestão Pleno-Avançada. Art. 8º - Caberá ao DATASUS adequar os Sistemas SCNES e SIA/SUS ao que dispõe esta Portaria. Art. 9º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros a partir da competência Janeiro de JOSÉ GOMES TEMPORÃO Secretário

PORTARIA Nº 853, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2006.

PORTARIA Nº 853, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2006. PORTARIA Nº 853, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2006. O Secretário de Atenção a Saúde, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria GM/ nº. 971 de 03 de maio de 2006, que dispõe sobre a Política Nacional

Leia mais

ANEXO 03. Monitoramento da Inserção das Práticas Integrativas e Complementares no SUS.

ANEXO 03. Monitoramento da Inserção das Práticas Integrativas e Complementares no SUS. ANEXO 03. Monitoramento da Inserção das Práticas Integrativas e Complementares no SUS. O monitoramento da Inserção das Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS), exigiu o levantamento

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PNPIC. Coordenação Geral de Áreas Técnicas Departamento de Atenção Básica - SAS/MS

POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PNPIC. Coordenação Geral de Áreas Técnicas Departamento de Atenção Básica - SAS/MS POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PNPIC Coordenação Geral de Áreas Técnicas Departamento de Atenção Básica - SAS/MS Institucionalização das PICs no Sistema Público 1986-8ª CNS;

Leia mais

Iº Seminário Internacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Iº Seminário Internacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Iº Seminário Internacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS Brasília 14 de maio de 2008 Saúde da Família Secretaria

Leia mais

PORTARIA Nº 853, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2006. O Secretário de Atenção a Saúde, no uso de suas atribuições,

PORTARIA Nº 853, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2006. O Secretário de Atenção a Saúde, no uso de suas atribuições, PORTARIA Nº 853, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2006. O Secretário de Atenção a Saúde, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria GM/ nº. 971 de 03 de maio de 2006, que dispõe sobre a Política Nacional

Leia mais

Prezados(as) gestores(as) e trabalhadores(as),

Prezados(as) gestores(as) e trabalhadores(as), Prezados(as) gestores(as) e trabalhadores(as), Este boletim traz informações sobre os dados do monitoramento das ações de Práticas Integrativas e Complementares e apresenta alguns dados sobre o segundo

Leia mais

Política Municipal de Práticas Integrativas em Saúde

Política Municipal de Práticas Integrativas em Saúde PMPIS Política Municipal de Práticas Integrativas em Saúde Marisa Albuquerque De Lúcia Área Técnica das Práticas Integrativas Área Técnica das Práticas Integrativas Porto Alegre, outubro de 2015 Introdução

Leia mais

O USO DE FITOTERÁPICOS NA ATENÇÃO BÁSICA 1

O USO DE FITOTERÁPICOS NA ATENÇÃO BÁSICA 1 O USO DE FITOTERÁPICOS NA ATENÇÃO BÁSICA 1 Március Jacques Costa 2, Pâmela Fantinel Ferreira 3, Priscila Damaris Da Silva Mesadri 4, Rúbia Fernanda Barbosa Dos Santos 5. 1 TRABALHO REALIZADO NA DISCIPLINA

Leia mais

OFICINA EM PICS. Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS DAB) Ministério da Saúde

OFICINA EM PICS. Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS DAB) Ministério da Saúde OFICINA EM PICS Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS DAB) Ministério da Saúde Uberlândia, 12 de julho de 2018 Atividades Propostas 1º Momento - Acolhimento e

Leia mais

PROJETO DE LEI N, DE (Da Sra. Deputada Cida Diogo PT/RJ)

PROJETO DE LEI N, DE (Da Sra. Deputada Cida Diogo PT/RJ) PROJETO DE LEI N, DE 2008. (Da Sra. Deputada Cida Diogo PT/RJ) Institui o Plano Nacional de Medicina Natural e práticas complementares no âmbito do Sistema Único de Saúde. O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012

PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 A Secretária de Atenção à Saúde - Substituta, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria nº 3.088/GM/MS, de 23 de dezembro de 2011, que institui a Rede

Leia mais

ACUPUNTURA NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA

ACUPUNTURA NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA ACUPUNTURA NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA Saulo Freitas Pereira (1); Mariana Carla Oliveira Lucena (1); Danilo de Almeida Vasconcelos (3) Universidade

Leia mais

ANEXO 3 CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE

ANEXO 3 CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE ANEXO 3 PROGRAMA CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE 1. Conhecimentos sobre o SUS - Legislação da Saúde: Constituição Federal de 1988 (Título VIII - capítulo II - Seção II); Lei 8.080/90 e Lei 8.142/90; Norma

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PNPIC. Coordenação Geral de Áreas Técnicas Departamento de Atenção Básica - SAS/MS

POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PNPIC. Coordenação Geral de Áreas Técnicas Departamento de Atenção Básica - SAS/MS POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PNPIC Coordenação Geral de Áreas Técnicas Departamento de Atenção Básica - SAS/MS Práticas Integrativas e Complementares da PNPIC Homeopatia

Leia mais

PORTARIA Nº 145, DE 11 DE JANEIRO DE 2017

PORTARIA Nº 145, DE 11 DE JANEIRO DE 2017 PORTARIA Nº 145, DE 11 DE JANEIRO DE 2017 Altera procedimentos na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS para atendimento na Atenção Básica. O Secretário

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA/SAS Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA/SAS Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA/SAS Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 A Secretária de Atenção à Saúde - Substituta, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria nº 3.088/GM/MS,

Leia mais

CONTROLE SOCIAL E AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA SAÚDE

CONTROLE SOCIAL E AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA SAÚDE Conselho Nacional de Saúde Comissão Intersetorial de Práticas Integrativas e Complementares no SUS CONTROLE SOCIAL E AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA SAÚDE Ana Cristhina de Oliveira Brasil

Leia mais

ALTERAÇÃO NAS TABELAS DE HABILITAÇÃO E SERVIÇO/CLASSIFICAÇÃO DO SCNES Diário Oficial da União Nº 178 Seção 1, quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ALTERAÇÃO NAS TABELAS DE HABILITAÇÃO E SERVIÇO/CLASSIFICAÇÃO DO SCNES Diário Oficial da União Nº 178 Seção 1, quinta-feira, 13 de setembro de 2012 Circular 365/2012 São Paulo, 14 de setembro de 2012. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) ALTERAÇÃO NAS TABELAS DE HABILITAÇÃO E SERVIÇO/CLASSIFICAÇÃO DO SCNES Diário Oficial da União Nº 178 Seção 1, quinta-feira,

Leia mais

Contribuição das Práticas Integrativas Complementares na Qualidade de Vida

Contribuição das Práticas Integrativas Complementares na Qualidade de Vida Contribuição das Práticas Integrativas Complementares na Qualidade de Vida Dr. Carlos Alberto Kalil Neves XIX Congresso Farmacêutico de São Paulo Outubro de 2017 O que é Qualidade de vida-(qdv)? A OMS

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA RESOLUÇÃO CFFa nº 492, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre a regulamentação da atuação do profissional fonoaudiólogo em disfagia e dá outras providências. O Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa, no

Leia mais

Ciclo de Debates SUS: Políticas Sociais e de Assistência à Saúde do Idoso

Ciclo de Debates SUS: Políticas Sociais e de Assistência à Saúde do Idoso Senado Federal Ciclo de Debates SUS: Políticas Sociais e de Assistência à Saúde do Idoso Brasília, 26 de maio de 2009 Professora Dra Maria Alice Toledo Professora adjunta de Geriatria e Psiquiatria da

Leia mais

Estratégia Nacional para o Envelhecimento Activo e Saudável Contributo da OPP

Estratégia Nacional para o Envelhecimento Activo e Saudável Contributo da OPP Estratégia Nacional para o Envelhecimento Activo e Saudável 2017-2025 Contributo da OPP Comentários Técnicos e Contributos OPP OPP Março 2017 Lisboa Estratégia Nacional para o Envelhecimento Activo e Saudável

Leia mais

PERSPECTIVA DE EVOLUÇÃO DA ADESÃO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE NAS CAPITAIS DA REGIÃO NORDESTE: EFEITOS DA INCORPORAÇÃO À GESTÃO

PERSPECTIVA DE EVOLUÇÃO DA ADESÃO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE NAS CAPITAIS DA REGIÃO NORDESTE: EFEITOS DA INCORPORAÇÃO À GESTÃO PERSPECTIVA DE EVOLUÇÃO DA ADESÃO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE NAS CAPITAIS DA REGIÃO NORDESTE: EFEITOS DA INCORPORAÇÃO À GESTÃO Larissa Kelly Silva de Moura (1); Allana Nayara Borges

Leia mais

NOTA TÉCNICA 41 /2012. Institui a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

NOTA TÉCNICA 41 /2012. Institui a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). NOTA TÉCNICA 41 /2012 Institui a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). INTRODUÇÃO As doenças crônicas não transmissíveis constituem o problema

Leia mais

COMUNIDADE FAMILIAR E SOCIAL

COMUNIDADE FAMILIAR E SOCIAL CURSO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PSICOLOGIA E ANTROPOSOFIA: UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA 12 A 14 DE OUTUBRO DE 2017 COMUNIDADE FAMILIAR E SOCIAL Márcia Voboril Ponte é o ser humano Entre o passado e o ser do

Leia mais

ACUPUNTURA: CONHECIMENTO E TRATAMENTO ENTRE USUÁRIOS DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE EM TANGARÁ DA SERRA-MT

ACUPUNTURA: CONHECIMENTO E TRATAMENTO ENTRE USUÁRIOS DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE EM TANGARÁ DA SERRA-MT ISBN 978-85-61091-05-7 V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 ACUPUNTURA: CONHECIMENTO E TRATAMENTO ENTRE USUÁRIOS DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE EM TANGARÁ DA

Leia mais

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família 5 A 8 DE AGOSTO DE 2008

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família 5 A 8 DE AGOSTO DE 2008 III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família 5 A 8 DE AGOSTO DE 2008 EVOLUÇÃO DO ATENDIMENTO DE HOMEOPATIA, ACUPUNTURA E MEDICINA ANTROPOSÓFICA COMO APOIO AO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Claudia Prass

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 756, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2005

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 756, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2005 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 756, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2005 O Secretário de Atenção à Saúde - Substituto, no uso de suas atribuições, e Considerando a Portaria nº 1.161/GM,

Leia mais

O SUS E A TERCEIRA IDADE: COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO PARA A FAIXA ETÁRIA QUE MAIS CRESCE NO PAÍS?

O SUS E A TERCEIRA IDADE: COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO PARA A FAIXA ETÁRIA QUE MAIS CRESCE NO PAÍS? O SUS E A TERCEIRA IDADE: COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO PARA A FAIXA ETÁRIA QUE MAIS CRESCE NO PAÍS? Rildo da Silva Barbosa - Universidade Federal de Campina Granderildosbb@gmail.com Daniel Vilela Martins

Leia mais

Medi e Perspectivas NO SUScina TradicioNal ChiNesa: CoNtexto Histórico. Medicina Tradicional Chinesa: contexto histórico e Perspectivas no SUS

Medi e Perspectivas NO SUScina TradicioNal ChiNesa: CoNtexto Histórico. Medicina Tradicional Chinesa: contexto histórico e Perspectivas no SUS Medi e Perspectivas NO SUScina TradicioNal ChiNesa: CoNtexto Histórico Medicina Tradicional Chinesa: contexto histórico e Perspectivas no SUS Medi e Perspectivas NO SUScina TradicioNal ChiNesa: CoNtexto

Leia mais

Fórum de discussão apresentam

Fórum de discussão   apresentam http://telessaude.ufsc.br/ apresentam FÓRUM DE DISCUSSÃO PIC: Implantação das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) na Atenção Básica JANIZE L. BIELLA Coordenadora de Fortalecimento da AB na Macros

Leia mais

1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5.

1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5. A INSERÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE NA ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA AO IDOSO EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS EM ÂMBITO NACIONAL Zaqueu

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Homeopatia. Consumo. Práticas Alternativas.

PALAVRAS-CHAVE: Homeopatia. Consumo. Práticas Alternativas. 1 PREVALÊNCIA DO CONSUMO DE MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS NO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS - MG RESUMO Tássio Trindade Mazala 1 Ana Flávia Santos Almeida 2 Frequentemente a população brasileira procura a medicina

Leia mais

INSTRUMENTO I - Diretrizes e ações da MTC/Acupuntura na PNPIC SUS

INSTRUMENTO I - Diretrizes e ações da MTC/Acupuntura na PNPIC SUS INSTRUMENTO I - Diretrizes e ações da MTC/Acupuntura na PNPIC SUS Diretriz MTCA 01 Estruturação e fortalecimento da atenção em MTC-acupuntura no SUS, com incentivo à inserção da MTC-acupuntura em todos

Leia mais

Projeto de Lei (Do Sr. Chico Alencar) Capítulo 1 Do Exercício Profissional

Projeto de Lei (Do Sr. Chico Alencar) Capítulo 1 Do Exercício Profissional Projeto de Lei (Do Sr. Chico Alencar) Dispõe sobre a regulamentação e fiscalização do exercício profissional da Acupuntura. Capítulo 1 Do Exercício Profissional Art. 1º O exercício profissional da Acupuntura

Leia mais

PORTARIA Nº 195, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2019

PORTARIA Nº 195, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2019 PORTARIA Nº 195, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2019 Prorroga a estratégia de ampliação do acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no

Leia mais

PERCEPÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS RESIDENTES SOBRE IDOSOS CUIDADORES DE IDOSOS EM UM AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

PERCEPÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS RESIDENTES SOBRE IDOSOS CUIDADORES DE IDOSOS EM UM AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA PERCEPÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS RESIDENTES SOBRE IDOSOS CUIDADORES DE IDOSOS EM UM AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Marluce Umbelino França, Flávia Laís da Silva Residência Multiprofissional

Leia mais

OFICINA DE AUTOCUIDADO: AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA

OFICINA DE AUTOCUIDADO: AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA OFICINA DE AUTOCUIDADO: AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA Pérsida Gomes de Souza Rocha; Bianca Nunes Guedes do Amaral Rocha; Verbena Santos Araújo; Rosane da

Leia mais

GESTÃO DA CLINICA E A INSERÇÃO DAS UPA24H NA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

GESTÃO DA CLINICA E A INSERÇÃO DAS UPA24H NA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA GESTÃO DA CLINICA E A INSERÇÃO DAS UPA24H NA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM SÃO BERNARDO DO CAMPO COSEMS 2014 UBATUBA Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo Departamento de Atenção Hospitalar e

Leia mais

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA A Fisioterapia Pediátrica é o ramo da Fisioterapia que utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas e cardiorrespiratórias especializadas, buscando integrar os objetivos

Leia mais

Política Municipal de Práticas Integrativas em Saúde

Política Municipal de Práticas Integrativas em Saúde PMPIS Política Municipal de Práticas Integrativas em Saúde Marisa Albuquerque De Lúcia Área Técnica das Práticas Integrativas Porto Alegre, outubro de 205 Introdução *As práticas Integrativas em Saúde(PIS)são

Leia mais

PAINEL: AGENDA PNPIC SUSTENTABILIDADE, IMPLEMENTAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE AGENDA PNPIC

PAINEL: AGENDA PNPIC SUSTENTABILIDADE, IMPLEMENTAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE AGENDA PNPIC PAINEL: AGENDA PNPIC 2018-2026 SUSTENTABILIDADE, IMPLEMENTAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE AGENDA PNPIC Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - CNPIC Departamento de Atenção

Leia mais

OFICINA DE AUTOCUIDADO: AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA

OFICINA DE AUTOCUIDADO: AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA OFICINA DE AUTOCUIDADO: AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA Pérsida Gomes de Souza Rocha (1); Verbena Santos Araújo (2); Orientadora: Bianca Nunes Guedes do Amaral

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 516 de 26 de novembro de 2009.

RESOLUÇÃO nº 516 de 26 de novembro de 2009. RESOLUÇÃO nº 516 de 26 de novembro de 2009. Ementa: Define os aspectos técnicos do exercício da Acupuntura na Medicina Tradicional Chinesa como especialidade do farmacêutico. O Conselho Federal de Farmácia

Leia mais

PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012

PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 Legislações - SAS Qui, 13 de Setembro de 2012 00:00 PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 A Secretária de Atenção à Saúde - Substituta, no uso de suas atribuições,

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS. Denise M. Mancini CNPICS/DAB/SAS/MS 10 de maio de 2018 Brasília / DF

POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS. Denise M. Mancini CNPICS/DAB/SAS/MS 10 de maio de 2018 Brasília / DF POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS Denise M. Mancini CNPICS/DAB/SAS/MS 10 de maio de 2018 Brasília / DF POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS

Leia mais

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A FAMÍLIA E AO IDOSO COM ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A FAMÍLIA E AO IDOSO COM ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A FAMÍLIA E AO IDOSO COM ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA João Victor da Silva Rodrigues 1, Julliany Larissa Correia Santos², Cláudia Fabiane Gomes Gonçalves³,

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 854, DE 22 DE AGOSTO DE 2012

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 854, DE 22 DE AGOSTO DE 2012 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 854, DE 22 DE AGOSTO DE 2012 O Secretário de Atenção à Saúde, no

Leia mais

Unidade: Atuação do enfermeiro em Terapias complementares. Revisor Textual: Profa. Dr. Patricia Silvestre Leite Di Iorio

Unidade: Atuação do enfermeiro em Terapias complementares. Revisor Textual: Profa. Dr. Patricia Silvestre Leite Di Iorio Unidade: Atuação do enfermeiro em Terapias complementares Revisor Textual: Profa. Dr. Patricia Silvestre Leite Di Iorio INTRODUÇÃO As terapias complementares são realidade no universo da saúde humana,

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO BEM-SUCEDIDO

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO BEM-SUCEDIDO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO BEM-SUCEDIDO Autor (1) Ana Fábia Belarmino da Silva; Co-autor (1)Thaiane Batista da Silva; Co-autor (2) Dênia Suellen Maria Nascimento Da Silva;

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012 Altera a Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde, para tornar obrigatória a cobertura de assistência

Leia mais

A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO Autora Estefânia de Araújo Almeida Freitas (1); Orientadora Josefa Lilian Vieira (4) (1) Terapeuta Ocupacional.

Leia mais

Publicada no D.O.U. nº 43, de 04/03/2008, Seção 1, fls. 38 a 42

Publicada no D.O.U. nº 43, de 04/03/2008, Seção 1, fls. 38 a 42 PORTARIA Nº 154, DE 24 DE JANEIRO DE 2008 Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF Publicada no D.O.U. nº 43, de 04/03/2008, Seção 1, fls. 38 a 42 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas

Leia mais

SERVIÇOS DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERAPIA NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

SERVIÇOS DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERAPIA NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA SERVIÇOS DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERAPIA NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA Marcio Rossato Badke Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Email: marciobadke@gmail.com Silvana Bastos Cogo Universidade

Leia mais

Conselho Federal de Farmácia

Conselho Federal de Farmácia RESOLUÇÃO Nº 568, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2012 Ementa: Dá nova redação aos artigos 1º ao 6º da Resolução/CFF nº 492 de 26 de novembro de 2008, que regulamenta o exercício profissional nos serviços de atendimento

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso I do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso I do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e PORTARIA No- 2.728, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e dá outras providências. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições

Leia mais

Ampliação de concentrações de somatropina para o tratamento de pacientes com síndrome de Turner e de pacientes com deficiência de hormônio de

Ampliação de concentrações de somatropina para o tratamento de pacientes com síndrome de Turner e de pacientes com deficiência de hormônio de Ampliação de concentrações de somatropina para o tratamento de pacientes com síndrome de Turner e de pacientes com deficiência de hormônio de crescimento Hipopituitarismo Nº 297 Outubro/2017 1 2017 Ministério

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia

Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia Cenário de Prática: No primeiro ano, o residente terá atuação na Proteção Especial e Atenção Especializada de Média e Alta Complexidade, em Unidade

Leia mais

Orientadora: Nayara Rafella Holanda Oliveira de Macedo. Faculdade CESMAC do Sertão INTRODUÇÃO

Orientadora: Nayara Rafella Holanda Oliveira de Macedo. Faculdade CESMAC do Sertão INTRODUÇÃO PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM UM GRUPO DE PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS, CULTIVO DE HORTA POR UM GRUPO DE IDOSOS HIPERTENSOS E DIABÉTICO NUMA UBS RELATO DE EXPERIÊNCIA. Wagner Alves dos Santos1, Ana Layse

Leia mais

ANEXO 10 Quadro 9. Previsão das Práticas Integrativas Complementares nas Políticas do Ministério da Saúde e Respectivas Ocupações Profissionais

ANEXO 10 Quadro 9. Previsão das Práticas Integrativas Complementares nas Políticas do Ministério da Saúde e Respectivas Ocupações Profissionais ANEXO 0 Quadro 9. Previsão das Práticas Integrativas Complementares nas Políticas do Ministério da Saúde e Respectivas Ocupações Profissionais Práticas Integrativas e Complementares instituídas no SUS

Leia mais

FINANCIAMENTO EM SAÚDE: A QUESTÃO DOS MEDICAMENTOS

FINANCIAMENTO EM SAÚDE: A QUESTÃO DOS MEDICAMENTOS IV Jornada de Economia da Saúde da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABRES) Salvador /BA 20 a 22 agosto de 2008 Profª Iola Gurgel Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde Faculdade de Medicina

Leia mais

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE ORIENTAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE CARDIOVASCULAR E DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM CARDIOVASCULAR 2019 Descrição RESIDÊNCIA

Leia mais

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE ORIENTAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE CARDIOVASCULAR E DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM CARDIOVASCULAR 2018 Descrição RESIDÊNCIA

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 594, DE 29 DE OUTUBRO DE 2010

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 594, DE 29 DE OUTUBRO DE 2010 Ministério da Saúde Secretaria de à Saúde PORTARIA Nº 594, DE 29 DE OUTUBRO DE 2010 O Secretário de à Saúde, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria SAS/MS n 511, de 02 de dezembro de 2000,

Leia mais

Diário Oficial Imprensa Nacional

Diário Oficial Imprensa Nacional Diário Oficial Imprensa Nacional REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA - DF.Nº 178 DOU 13/09/12 seção 1 p.147 MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012

Leia mais

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre 1º SEMESTRE Competências e Habilidades Específicas para Atuação Profissional promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades

Leia mais

Como aumentar a presença do Pediatra na Atenção Primária

Como aumentar a presença do Pediatra na Atenção Primária II Fórum de Pediatria - CFM Como aumentar a presença do Pediatra na Atenção Primária DONIZETTI DIMER GIAMBERARDINO FILHO CONSELHEIRO FEDERAL DE MEDICINA COODERNADOR DA COMISSÃO PRO-SUS CFM DIRETOR DE ASSISTÊNCIA

Leia mais

Medicina Tradicional Chinesa Uma introdução às práticas milenares orientais de bem-estar

Medicina Tradicional Chinesa Uma introdução às práticas milenares orientais de bem-estar Medicina Tradicional Chinesa Uma introdução às práticas milenares orientais de bem-estar por João Pereira 25/11/2017 João Pereira exerce atividade clínica na área da saúde e bem-estar com recurso à medicina

Leia mais

ANEXO II - PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA. Processo de Seleção para Residência em Área Profissional da Saúde

ANEXO II - PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA. Processo de Seleção para Residência em Área Profissional da Saúde ANEXO II - PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA Processo de Seleção para Residência em Área Profissional da Saúde PERFIL: ATENÇÃO BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Para todas as categorias profissionais: Conhecimentos

Leia mais

Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças Gerência de Contratos e Convênios ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO

Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças Gerência de Contratos e Convênios ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO 1. ATIVIDADES MÍNIMAS A REALIZAR 1.1. ASSISTÊNCIA HOSPITALAR Produção. 1.1.1. Realizar, no mínimo, 90% da meta estabelecida no Plano de Metas de 1.1.2. O indicador de aferição

Leia mais

DEPRESSÃO NA TERCEIRA IDADE: PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CAMPO DA SAÚDE

DEPRESSÃO NA TERCEIRA IDADE: PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CAMPO DA SAÚDE DEPRESSÃO NA TERCEIRA IDADE: PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CAMPO DA SAÚDE Eveline de Oliveira Barros (UFPB). evinhabarros@gmail.com Fabiana Medeiros de Brito (UFPB). fabianabrito_@hotmail.com Janaíne Chiara Oliveira

Leia mais

PORTARIA Nº XX, de XX de xxxxxxx de 201X. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, no uso de suas atribuições,

PORTARIA Nº XX, de XX de xxxxxxx de 201X. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, no uso de suas atribuições, PORTARIA Nº XX, de XX de xxxxxxx de 201X Aprova a Política Municipal de Assistência Farmacêutica O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, no uso de suas atribuições, Considerando a Lei 5.991, de 17 de dezembro

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA E TEMÁTICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA E TEMÁTICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA E TEMÁTICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA CUIDADOS PALIATIVOS 31 de outubro de 2018 2000 2001 2002 2003

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA 406600 - COMUNICAÇÃO E LITERATURA MÉDICA Estudo do processo de comunicação com ênfase nas relações interpessoais (médico-paciente), direitos dos usuários do SUS, processo

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 856, DE 22 DE AGOSTO DE 2012

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 856, DE 22 DE AGOSTO DE 2012 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 856, DE 22 DE AGOSTO DE 2012 O Secretário de Atenção à Saúde, no

Leia mais

DOR CRÔNICA E ENVELHECIMENTO

DOR CRÔNICA E ENVELHECIMENTO DOR CRÔNICA E ENVELHECIMENTO Introdução Nas 2 últimas décadas tem se evidenciado interesse no estudo da velhice e processo de envelhecimento. Nesta mesma linha de raciocínio situa-se o estudo dos vários

Leia mais

AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: INSTRUMENTO DE MELHORIA DA SAÚDE DO IDOSO

AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: INSTRUMENTO DE MELHORIA DA SAÚDE DO IDOSO AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: INSTRUMENTO DE MELHORIA DA SAÚDE DO IDOSO Pâmela Crislaine Pedrosa de Lima¹; Anna Paula Barbosa Queiroz²; Mércia Maria de Santi Estácio³ ¹Universidade

Leia mais

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO PLANO DE CURSO

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO Código: ENF-220 Pré-requisito: - ENF

Leia mais

Giselle Bianca Tófoli

Giselle Bianca Tófoli CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde IMPLANTAÇÃO DE MAPA DE RISCOS E SENSIBILIZAÇÃO DAS EQUIPES DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE TIRADENTES - MG

Leia mais

Cartilha CosensV2.indd 1 17/04/ :26:47

Cartilha CosensV2.indd 1 17/04/ :26:47 Cartilha CosensV2.indd 1 17/04/2017 09:26:47 I. INTRODUÇÃO Secretários Municipais de Saúde O Conselho Regional de FISIOTERAPIA e TERAPIA OCUPACIONAL do Estado de São Paulo - CREFITO 3, tem a honra de apresentar

Leia mais

MISSÃO Assegurar ações efetivas de atenção à saúde por meio de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, para uma vida melhor dos

MISSÃO Assegurar ações efetivas de atenção à saúde por meio de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, para uma vida melhor dos MISSÃO Assegurar ações efetivas de atenção à saúde por meio de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, para uma vida melhor dos participantes. 3 Nossa razão de existir 4 Sobre a CASSI Maior autogestão

Leia mais

ENFERMAGEM JUNTO AO AMBIENTE ESCOLAR NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR: CONHECIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS

ENFERMAGEM JUNTO AO AMBIENTE ESCOLAR NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR: CONHECIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS ENFERMAGEM JUNTO AO AMBIENTE ESCOLAR NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR: CONHECIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS MOTTA, H.R; VAL, A.I. Resumo: O objetivo desta pesquisa foi à orientação dos educadores de um colégio

Leia mais

VIII FÓRUM DA COMISSÃO DE ENSINO MÉDICO

VIII FÓRUM DA COMISSÃO DE ENSINO MÉDICO VIII FÓRUM DA COMISSÃO DE ENSINO MÉDICO EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE ESCOLAS MÉDICAS: TENDÊNCIAS E DESAFIOS HOSPITAIS DE ENSINO x EBSERH História No dia 10 de outubro de 1989, durante o XXVII Congresso da ABEM

Leia mais

IMPACTO DA ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL SOBRE A QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS PORTADORES DE ARTROSE INCAPACITANTE.

IMPACTO DA ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL SOBRE A QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS PORTADORES DE ARTROSE INCAPACITANTE. CARLA CARVALHO HORN IMPACTO DA ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL SOBRE A QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS PORTADORES DE ARTROSE INCAPACITANTE. Dissertação de Mestrado em Gerontologia Biomédica Para a obtenção do

Leia mais

PORTARIA Nº 854, DE 22 DE AGOSTO DE O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições,

PORTARIA Nº 854, DE 22 DE AGOSTO DE O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, PORTARIA Nº 854, DE 22 DE AGOSTO DE 2012 O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria nº 3.088/GM/MS, de 23 de dezembro de 2011, que institui a Rede de Atenção Psicossocial

Leia mais

REUNIÃO COM COORDENADORES MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE PROGRAMAS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS

REUNIÃO COM COORDENADORES MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE PROGRAMAS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS REUNIÃO COM COORDENADORES MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE PROGRAMAS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS Ana Rita Novaes Coordenação das Práticas Integrativas ti e Complementares e e Secretaria Estadual

Leia mais

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 Política Nacional de Atenção Básica Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 ! A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a promoção

Leia mais

Auditoria Farmacêutica. Unimed Federação Minas

Auditoria Farmacêutica. Unimed Federação Minas Auditoria Farmacêutica Unimed Federação Minas Unimed Federação Minas REPRESENTATIVIDADE POLÍTICO-INSTITUCIONAL 3 Milhões de clientes 56% de participação de mercado 16.530 cooperados NÚMEROS 61 Cooperativas

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em Massoterapia

Ementário do Curso Técnico em Massoterapia Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico PROET Instituto Benjamin Constant Ementário do Curso

Leia mais

PORTARIA GM/MS nº de 09 de setembro de 2005.

PORTARIA GM/MS nº de 09 de setembro de 2005. PORTARIA GM/MS nº 1.612 de 09 de setembro de 2005. Aprova as Normas de Funcionamento e Credenciamento/ Habilitação dos Serviços Hospitalares de Referência para a Atenção Integral aos Usuários de Álcool

Leia mais

ENVELHECIMENTO ATIVO ASSOCIADO À QUALIDADE DE VIDA E GÊNERO

ENVELHECIMENTO ATIVO ASSOCIADO À QUALIDADE DE VIDA E GÊNERO ENVELHECIMENTO ATIVO ASSOCIADO À QUALIDADE DE VIDA E GÊNERO Thamirys Arielly Brandão Andrade e Silva 1 ; Ana Regina Carinhanha da Silva 2 ; Fernanda Moreira Sobral 3 ; Edjane Rodrigues Leite de Sousa 4

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 465, DE 28 DE MAIO DE 2012.

LEI COMPLEMENTAR Nº 465, DE 28 DE MAIO DE 2012. LEI COMPLEMENTAR Nº 465, DE 28 DE MAIO DE 2012. Autores: Deputado Romoaldo Júnior e Deputado Sebastião Rezende Dispõe sobre a criação da Lei estadual de Atenção Integral à Saúde Mental e dá outras providências.

Leia mais

PORTARIA Nº 2.723, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2014

PORTARIA Nº 2.723, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2014 PORTARIA Nº 2.723, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2014 Inclui os procedimentos na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPM) do Sistema Único de Saúde. O MINISTRO DE ESTADO

Leia mais

Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental

Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Dia: 04/05 Local: Anf. da Biblioteca Horário: 13 às 14h Apresentadoras: Caroline Pascon 4º ano Chrishinau Silva 2º ano Orientadora: Drª Fgaª Ariadnes Nobrega de

Leia mais

CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS E ATENÇÃO AO IDOSO DEPENDENTE

CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS E ATENÇÃO AO IDOSO DEPENDENTE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS E ATENÇÃO AO IDOSO DEPENDENTE Robéria Mandú da Silva Siqueira 1 Edivania Anacleto Pinheiro 2 Stéfani Carvalho dos Santos 3 RESUMO: O objetivo deste trabalho é descrever

Leia mais

LIGA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DA UFRGS

LIGA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DA UFRGS LIGA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DA UFRGS Jamily Pertile, André Marques da Silveira, Camila Lamb de Medeiros, Débora Sardi Battaglino, Karen Sukadolnik, Manoela Prevedello Ceretta, Simoni Bohnenberger,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 310/2017

PROJETO DE LEI Nº 310/2017 CÂMARA MUNICIPAL DE OSASCO PROTOCOLO Nº 18795/2017 PROJETO DE LEI Nº 310/2017 " CRIA O PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA MULHER DURANTE O CLIMATÉRIO." A CÂMARA MUNICIPAL DE OSASCO APROVA: durante o climatério.

Leia mais

HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA

HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA História Natural da Doença Identificação das causas envolvidas e da forma como participam no processo da doença, a fim de elaborar um modelo descritivo compreendendo as inter-relações

Leia mais

O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento

O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento CATEGORIA AUTORIA JUNHO 15 Revisão de Dados Gabinete de Estudos e Literatura Científica Técnicos O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015). O

Leia mais

Práticas Fisioterapêuticas na Atenção Primária

Práticas Fisioterapêuticas na Atenção Primária Unidade 3 Seção 1 Práticas Fisioterapêuticas na Atenção Primária istock Webaula 1 Práticas integrativas e complementares na atenção primária 1 Nesta webaula serão abordados tópicos importantes dentro das

Leia mais