Declínio das Oligarquias ( )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Declínio das Oligarquias ( )"

Transcrição

1 Aula 37e 38 A República Oligárquica ( ) Primeiros abalos do Regime Oligárquico ( ) Setor A Presidência de Wenceslau Brás ( ) 2 Novas Forças Socioeconômicas e Políticas 3 A Presidência de Epitácio Pessoa ( ) Aula 37 e 38 A República Oligárquica ( ) ealvespr@gmail.com

2 Objetivo da aula Estudar, no contexto do período de primeiros abalos do regime oligárquico, os principais acontecimentos políticos do governo Wenceslau Brás. Analisar os fatores responsáveis pelo enfraquecimento do sistema político oligárquico e o surgimento dos principais movimentos de oposição a esse sistema. Estudar, no contexto do período de declínio das oligarquias, o governo de Epitácio Pessoa. Aula 37 e 38 A República Oligárquica ( ) ealvespr@gmail.com

3 1.1 A Presidência de Wenceslau Brás ( ) "Governo da pacificação dos espíritos" Aula 37 A República Oligárquica ( ) A Presidência de Wenceslau Brás ( )

4 1.2 Características Gerais Retorno da Política do Café-com-leite Fim do PRC Assassinato de Pinheiro Machado (1915) Revolta dos Sargentos Manifestações militares A Grande Guerra. Gripe Espanhola. Greves de "3 G" Aula 37 A República Oligárquica ( ) A Presidência de Wenceslau Brás ( )

5 1.3 Guerra do Contestado (PR/SC ) José Maria Líder Causas Expulsão e marginalização de pequenos camponeses. Concessão de terras para empresas estrangeiras. Brazil Railway Company Ferrovia SP RS Southern Brazil Lumber & Colonization Company Madeireira Desfecho Os rebeldes foram violentamente massacrados Aula 37 A República Oligárquica ( ) A Presidência de Wenceslau Brás ( )

6 1.4 Os efeitos da Primeira Guerra Mundial Negativas Dificuldades para exportação e importação Positivas Chegada de imigrantes Surto industrial Aula 37 A República Oligárquica ( ) A Presidência de Wenceslau Brás ( )

7 1.4.1 A participação do Brasil na Guerra Brasil Aliado da Entente (Inglaterra, França, Rússia e EUA) Ações Patrulhamento do Atlântico Sul Envio de equipes médicas para o norte da África e Europa. Após o conflito Surto de Gripe Espanhola no Brasil. Aula 37 A República Oligárquica ( ) A Presidência de Wenceslau Brás ( )

8 1.5 Crescimento do setor industrial Principais setores Bens de consumo Têxtil, alimentos, bebidas, calçados etc. Principais centros Rio de Janeiro e em São Paulo. Aula 37 A República Oligárquica ( ) A Presidência de Wenceslau Brás ( )

9 1.5.1 O trabalho nas fábricas Características Uso expressivo da mão de obra imigrante, infantil e feminina. Longas jornadas de trabalho. Baixos salários. Ausência de leis trabalhistas. Consequência Fortalecimento do movimento operário. Aula 37 A República Oligárquica ( ) A Presidência de Wenceslau Brás ( )

10 1.5.2 O Movimento Operário Até a década de 1920 Predomínio de imigrantes italianos de ideologia anarquista. A partir de 1922 Surgimento do PCB (Partido Comunista Brasileiro) Influência da Revolução Russa (1917) Principais formas de luta Formação de sindicatos e organização de greves. Repressão Caso de polícia Postura do governo Aula 37 A República Oligárquica ( ) A Presidência de Wenceslau Brás ( )

11 1.5.3 A Greve de 1917 Estopim Reivindicações Mediadores Desfecho Morte do anarquista José Martinez. Jornada de 8 horas. Aumento salarial. Fim do trabalho noturno para mulheres e crianças. Pagamento pontual. Diminuição dos aluguéis. Comissão de jornalistas 20% aumento Promessa de não dispensa dos grevistas. Aula 37 A República Oligárquica ( ) A Presidência de Wenceslau Brás ( )

12 1.6 As Eleições de 1918 Vitória de Rodrigues Alves Morre de gripes espanhola Assume o Vice- Presidente Delfim Moreira Esquema Café-com-leite Aula 37 A República Oligárquica ( ) A Presidência de Wenceslau Brás ( )

13 1.7 Governo Delfim Moreira ( ) A Regência Republicana Convocação de novas eleições Vencidas por Epitácio Pessoa (PB) Representante brasileiro da Conferência de Paz de Versalhes Aula 37 A República Oligárquica ( ) A Presidência de Wenceslau Brás ( )

14 2.1 Novas Forças Socioeconômicas e Políticas O Brasil em transformação Aula 38 A República Oligárquica ( ) Novas Forças Socioeconômicas e Políticas

15 2.2 O crescimento do setor industrial Sem apoio governamental Capitais acumulados do café Características Bens de consumo não duráveis Concentração das fábricas em São Paulo e Rio de Janeiro (55%) Setor industrial abalado pelas crises internacionais Aula 38 A República Oligárquica ( ) Novas Forças Socioeconômicas e Políticas

16 2.2 O crescimento do setor industrial Crescimento do mercado interno Sudeste e Sul. Causas Disponibilidade de mão-de-obra barata Imigrante Apoio indireto Moeda desvalorizada Formação do operariado Consequências Fortalecimento da classe média Formação da burguesia Aula 38 A República Oligárquica ( ) Novas Forças Socioeconômicas e Políticas

17 CRESCIMENTO INDUSTRIAL NA REPÚBLICA VELHA...pouco, porém constante. Aula 38 A República Oligárquica ( ) Novas Forças Socioeconômicas e Políticas

18 2.3 Novos Grupos Econômicos e Sociais Burguesia Industrial Reivindicação de ação governamental protecionista. Classe Média Ampliação na participação política. Operariado urbano Luta por melhorias nas condições de vida e de trabalho. Aula 38 A República Oligárquica ( ) Novas Forças Socioeconômicas e Políticas

19 2.4 Novas Forças Políticas Oficiais de Baixa Patente Tenentes e Capitães Movimento Tenentista Aspectos Não possuía definição ideológica Programa elitista Consideravam-se a Salvação Nacional Objetivos Causas Moralização política Centralização positivista Questões internas do exército Insatisfação com a política oligárquica Aula 38 A República Oligárquica ( ) Novas Forças Socioeconômicas e Políticas

20 2.4 Novas Forças Políticas A Dissidência Oligárquica Causas Dominância de Minas Gerais e São Paulo Hegemonia dos cafeicultores Consequências Formação de novos partidos políticos Exemplo Partido Democrático (SP/1926) Aula 38 A República Oligárquica ( ) Novas Forças Socioeconômicas e Políticas

21 3.1 A Presidência de Epitácio Pessoa ( ) Governo "foi ao mesmo tempo laborioso, esforçado e difícil". Aula 38 A República Oligárquica ( ) A Presidência de Epitácio Pessoa ( )

22 3.2 Características Gerais Nomeação do civil João Pandiá Calógeras como Ministro da Guerra Criação da Lei de Repressão do Anarquismo (17/01/1921) Construção de açudes no nordeste Comemoração do Centenário da Independência (1922) Revogação a lei de banimento da Família Real Brasileira Veto à jogadores negros na Seleção de Futebol no Campeonato Sul- Americano (1921) Aula 38 A República Oligárquica ( ) A Presidência de Epitácio Pessoa ( )

23 3.3 A Semana de Arte Moderna (SP/1922) Objetivo Libertar a arte brasileira da reprodução de padrões europeus, dando início à construção de uma cultura essencialmente nacional. Críticas Crítica aos padrões artísticos e literários formais. Métrica, rima etc. Aula 38 A República Oligárquica ( ) A Presidência de Epitácio Pessoa ( )

24 3.3 A Semana de Arte Moderna (SP/1922) Defesa Defendiam a criação de uma nova estética sem fórmulas fixas e limitadoras da criatividade. Reação do público Foi hostilizada pela elite da época. Aula 38 A República Oligárquica ( ) A Presidência de Epitácio Pessoa ( )

25 3.4 As Eleições de 1922 Eleição competitiva Arthur Bernardes* Café-com-leite (SP+MG) X Nilo Peçanha Reação Republicana (RS+PE+BA+RJ) Aula 38 A República Oligárquica ( ) A Presidência de Epitácio Pessoa ( )

26 3.4 As Eleições de 1922 Factoide eleitoral Publicação de cartas ofensivas ( Cartas Falsas ) ao exército, atribuídas a Arthur Bernardes Consequências Oposição militar Protestos contra Epitácio Pessoa e Arthur Bernardes Fechamento do Clube Militar Aula 38 A República Oligárquica ( ) A Presidência de Epitácio Pessoa ( )

27 3.5 Revolta do Forte de Copacabana Os 18 do Forte (RJ/1922) Primeira Revolta Tenentista Causas Vitória de Arthur Bernardes nas eleições. Prisão do Marechal Hermes da Fonseca. Objetivos Fim da República Velha e do domínio das oligarquias no poder. Sistema político democrático para o Brasil. Desfecho Um grupo de militares rebeldes mais um civil marcharam em direção ao Palácio do Catete. Sobreviventes: Siqueira Campos e Eduardo Gomes Aula 38 A República Oligárquica ( ) A Presidência de Epitácio Pessoa ( )

28 Exercício p. 203 (UFPR Adaptada) As transformações na estrutura econômica, política e social do Brasil entre o final do século XIX e início do XX provocaram uma série de manifestações de resistência no campo. Entre elas podemos citar os episódios da Revolta dos Mücker (1874), de Canudos ( ) e do Contestado (1912). Sobre esses levantes, é correto afirmar (assinale V para verdadeiro e F para falso): Aula 37 e 38 A República Oligárquica ( ) ealvespr@gmail.com

29 F ( ) Os movimentos de Canudos e do Contestado pregavam a volta do regime monárquico, pois representavam os interesses conservadores das oligarquias insatisfeitas com a República e com o fim da escravidão. ( V ) Uma das mais ricas e conhecidas descrições sobre o episódio de Canudos foi escrita por Euclides da Cunha, na obra Os Sertões, publicada em ( F ) O movimento do Contestado tinha como um de seus motivos a disputa de terras entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. ( V ) Embora esses movimentos não tenham colocado efetivamente em perigo a ordem constituída, todos foram violentamente perseguidos e sufocados pelas forças legais do governo. ( V ) O caráter messiânico presente em alguns desses movimentos pode ser explicado por certo distanciamento entre Igreja e populações carentes, com o consequente predomínio de uma religiosidade popular. ( V ) Contribuiu para a eclosão desses movimentos a situação de exclusão e marginalidade das populações pobres que viviam no interior do país e nos sertões, dada a ineficiência da atuação do poder público nessas regiões. Aula 37 e 38 A República Oligárquica ( ) ealvespr@gmail.com

30 Até a próxima aula!!! Aula 37 e 38 A República Oligárquica ( ) ealvespr@gmail.com

BRASIL REPÚBLICA (1889 )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) Repressão do governo. Sem maiores consequências. REVOLTA DA VACINA: OSWALDO CRUZ Revolta dos Marinheiros ou Revolta da Chibata (RJ 1910): João Cândido (líder), posteriormente apelidado de Almirante Negro.

Leia mais

OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA. Prof. Marcos Roberto

OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA. Prof. Marcos Roberto OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA Prof. Marcos Roberto RURAIS Messiânicos Revolta de Canudos Revolta do Contestado URBANOS Revolta da Vacina Revolta da Chibata O anarcossindicalismo - Cangaço Conflitos

Leia mais

A República do Café - II. Prof. Thiago História C Aula 10

A República do Café - II. Prof. Thiago História C Aula 10 A República do Café - II Prof. Thiago História C Aula 10 Hermes da Fonseca (1910-1914) Política Salvacionista Enfrenta a Revolta da Chibata Criou a faixa presidencial; Único presidente a casar durante

Leia mais

( ) ENSINO MÉDIO PROFESSOR: ABDULAH

( ) ENSINO MÉDIO PROFESSOR: ABDULAH Primeira República (1889-1930) ENSINO MÉDIO PROFESSOR: ABDULAH Brasil Império D. Pedro II Fonte: (desconhecida) REPÚBLICA DA ESPADA GOVERNO PROVIS. DE DEODORO (nov.1889/fev.1891) Militares + Cafeicultores

Leia mais

HISTÓRIA. aula A República do Café II

HISTÓRIA. aula A República do Café II HISTÓRIA aula A República do Café II Hermes da Fonseca (1910-1914) - Política Salvacionista - Enfrenta a Revolta da Chibata - Único presidente a casar durante o mandato (com a cartunista Nair de Teffe)

Leia mais

TENENTISMO ( ) Prof. OTTO TERRA

TENENTISMO ( ) Prof. OTTO TERRA TENENTISMO (1922-1926) TRANSFORMAÇÕES NO BRASIL NA VIRADA DE 1920 Industrialização substitutiva de exportações Crescimento dos centros urbanos (São Paulo / Rio de Janeiro) Mudanças no cenário Nacional

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) 3.4 Conflitos sociais: Movimentos Messiânicos: Líderes religiosos. Guerra de Canudos (BA 1896 1897): Antônio Conselheiro (líder). Causas: miséria crônica da população nordestina, má distribuição de terras,

Leia mais

Brasil: Nasce a República

Brasil: Nasce a República Brasil: Nasce a República Apostila 1 Capitulo 1 1 Um novo país? Depois de 67 anos, Monarquia no Brasil foi substituída pela República. O país já havia ficado livre da escravidão um ano antes (1888). (Pintura

Leia mais

Primeira República: 1 A Crise da República. 2 Governo do Mal. Deodoro da Fonseca. 3 Governo do Mal. Floriano Peixoto. Aula 15 Primeira República

Primeira República: 1 A Crise da República. 2 Governo do Mal. Deodoro da Fonseca. 3 Governo do Mal. Floriano Peixoto. Aula 15 Primeira República Aula 15 Primeira República: A República da Espada 1 A Crise da República Setor 1605 2 Governo do Mal. Deodoro da Fonseca 3 Governo do Mal. Floriano Peixoto Aula 15 Primeira República A República da Espada

Leia mais

Primeira República ( )

Primeira República ( ) Primeira República (1889-1930) Livro 5 (Extensivo Mega): Módulos 17, 18, 19 e 20. Livro 3 (Extensivo): Módulos 09 e 10 3ºANO / PRÉ-VEST - 2018 PROFESSOR: ABDULAH Brasil Império D. Pedro II Fonte: (desconhecida)

Leia mais

BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA

BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA CAPÍTULO 26 BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA Primeiros tempos da república n 15 de novembro de 1889: a república foi proclamada no Brasil por meio de um golpe liderado por militares. O marechal Deodoro da

Leia mais

República Velha

República Velha República Velha 1889-1930 Fases Períodos da República no Brasil: 1889-1930: República Velha (Primeira República) # 1889-1894 República das Espadas # 1894-1930 República Oligárquica 1930-1945: Era Vargas

Leia mais

A República Oligárquica ( ) O Domínio das Oligarquias ( )

A República Oligárquica ( ) O Domínio das Oligarquias ( ) Aula 31 e 32 A República Oligárquica (1889-1930) Setor 1601 1 Presidência de Prudente de Morais (1894-1898) 2 A Presidência de Campos Sales (1898-1902) Aula 31 e 32 A República Oligárquica (1889-1930)

Leia mais

A República Oligárquica ( ): O Declínio das Oligarquias ( ) A Era Vargas ( ): O Processo de Industrialização

A República Oligárquica ( ): O Declínio das Oligarquias ( ) A Era Vargas ( ): O Processo de Industrialização Aula 39 e 40 A República Oligárquica (1889-1930): A Era Vargas (1930-1945): O Processo de Industrialização Setor 1601 1 A Presidência de Artur Bernardes (1922-1926) 2 A Presidência Washington Luís (1926-1930)

Leia mais

A Revolução de 1930: Causas

A Revolução de 1930: Causas A Revolução de 1930: Causas Crise do Sistema Oligárquico +Crise de 29 nos EUA Política de valorização do café Movimento Tenentista = camadas médias urbanas e trabalhadores, descontentes com o predomínio

Leia mais

Marco Abreu dos Santos

Marco Abreu dos Santos Unidade 01 Capítulo 2 Economia na República Velha Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com O café na República Velha Economia Principal produto da economia brasileira.

Leia mais

REPÚBLICA OLIGÁRQUICA - termo de origem grega governo dos melhores ou governo dos poucos,os mais ricos

REPÚBLICA OLIGÁRQUICA - termo de origem grega governo dos melhores ou governo dos poucos,os mais ricos REPÚBLICA OLIGÁRQUICA - termo de origem grega governo dos melhores ou governo dos poucos,os mais ricos A República Velha teve 13 Presidentes nesse período o poder foi dominado pela oligarquia cafeeira

Leia mais

Getúlio Vargas e o Golpe de História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação: Colégio Ser!

Getúlio Vargas e o Golpe de História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação:  Colégio Ser! Getúlio Vargas e o Golpe de 1930 História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação: www.elton.pro.br Colégio Ser! Sorocaba Getúlio Vargas e o Golpe de 1930 Período eleitoral no Brasil: Washington

Leia mais

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio A Era do populismo Professor: Márcio Gurgel Os antecedentes da revolução de 1930 o Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, o O rompimento da república café-com-leite,

Leia mais

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro)

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro) Planejamento das Aulas de História 2016 8º ano (Prof. Leandro) Fevereiro Aula Programada (As tensões na Colônia) Páginas Tarefa 1 As tensões na Colônia 10 e 11 Mapa Mental 2 A viradeira 12 Exerc. 1 a 5

Leia mais

PRIMEIRA REPÚBLICA MOVIMENTO OPERÁRIO ESTADO E IDEOLOGIAS

PRIMEIRA REPÚBLICA MOVIMENTO OPERÁRIO ESTADO E IDEOLOGIAS PRIMEIRA REPÚBLICA MOVIMENTO OPERÁRIO ESTADO E IDEOLOGIAS I)Indústria na Primeira República Havia um pequeno parque industrial O setor industrial era da indústria tradicional: roupas, tecidos, bebidas,

Leia mais

República do Café com Leite Luiz Marcello de Almeida Pereira

República do Café com Leite Luiz Marcello de Almeida Pereira República do Café com Leite Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Formato ABNT, para citação desta apostila em trabalhos acadêmicos: PEREIRA, L. M. A. República

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) REPÚBLICA VELHA ( ) EXCEÇÕES: : Hermes da Fonseca (MG + RS) Política das Salvações *

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) REPÚBLICA VELHA ( ) EXCEÇÕES: : Hermes da Fonseca (MG + RS) Política das Salvações * 3 - República Oligárquica (1894 1930): OLIGARQUIA = Governo de poucos. Período em que o Brasil foi controlado por cafeicultores da região sudeste, especialmente de SP e MG. No âmbito regional, outras oligarquias

Leia mais

História do Brasil. Conteúdos: Questão Abolicionista. Questão Religiosa. Questão Republicana. Transição do Império para a República

História do Brasil. Conteúdos: Questão Abolicionista. Questão Religiosa. Questão Republicana. Transição do Império para a República História do Brasil Profº. Esp. Diego Fernandes Custódio Historiador Especialista em História Social Mestrando em Educação 1 E. E. B. PROFª GRACINDA AUGUSTA MACHADO 5/26/2013 2 Conteúdos: Transição do Império

Leia mais

setor 1601 Aula 31 A REPÚBLICA VELHA ( ): O DOMÍNIO DAS OLIGARQUIAS ( )

setor 1601 Aula 31 A REPÚBLICA VELHA ( ): O DOMÍNIO DAS OLIGARQUIAS ( ) setor 1601 16010408 Aula 31 A REPÚBLICA VELHA (1889-1930): O DOMÍNIO DAS OLIGARQUIAS (1894-1909) A Presidência de Rodrigues Alves (1902-1906) Rodrigues Alves manteve as linhas gerais da política econômico-financeira

Leia mais

Proclamação da República

Proclamação da República Proclamação da República 15 novembro de 1889 Império do Brasil - (1822-1889) Estados Unidos do Brasil (1891-1967) Formas de Governo República : O poder deriva/vem da vontade popular, é exercido em teoria

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O Socialismo no Mundo Contemporâneo Aula 6 História do

Leia mais

A República Velha ( )

A República Velha ( ) Capítulo 52 A República Velha (1889 1930) A CRISE DA REPÚBLICA (1889-1894) A República Velha (1889 1930) 1889 1891 Governo Provisório 1891 1894 República da Espada 1891 Mal. Deodoro Da Fonseca 1891-1894

Leia mais

A Revolução de Professor: Eustáquio

A Revolução de Professor: Eustáquio A Revolução de 1930 Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br O governo Artur Bernardes (1922-1926) Morte do Paulista Rodrigues Alves Realização de novas eleições São Paulo e Minas não entraram

Leia mais

Pré Vestibular Social Nossa Senhora da Glória. - Revoltas

Pré Vestibular Social Nossa Senhora da Glória. - Revoltas Frente 2: História do Brasil Professor: Michel Marques michelmarques@id.uff.br Aula 16 - República Velha e a Revolução de 30 Pré Vestibular Social Nossa Senhora da Glória - Política República das Espadas

Leia mais

Produção do Espaço Geográfico

Produção do Espaço Geográfico Geografia Produção do Espaço Geográfico Século XX parte 1 Prof. Diego Moreira 1) Introdução A) Aspectos Gerais República velha (1894/1919) Domínio das Oligarquias Primeiros Abalos Urbanização Teoria da

Leia mais

MOVIMENTOS SOCIAIS DA PRIMEIRA REPÚBLICA ( )

MOVIMENTOS SOCIAIS DA PRIMEIRA REPÚBLICA ( ) VÍDEOAULAS MOVIMENTOS SOCIAIS DA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889 1930) - PROF. JOÃO GABRIEL DA FONSECA joaogabriel_fonseca@hotmail.com Conflitos sociais: Movimentos Messiânicos: Líderes religiosos. Guerra de

Leia mais

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar A RÚSSIA IMPERIAL Desde o século XVI até a Revolução de 1917 a Rússia foi governada por uma monarquia absolutista; O rei era chamado czar; O czar Alexandre II (1818-1881) deu início, na metade do século

Leia mais

Prof. André Vinícius.

Prof. André Vinícius. 3 - República Oligárquica (1894 1930): OLIGARQUIA = Governo de poucos. Período em que o Brasil foi controlado por cafeicultores da região sudeste, especialmente de SP e MG. No âmbito regional, outras oligarquias

Leia mais

GOVERNO DEODORO DA FONSECA

GOVERNO DEODORO DA FONSECA GOVERNO DEODORO DA FONSECA GOVERNO PROVISÓRIO (1889/1891) 1- Primeiras medidas: Fim do Senado vitalício e do conselho de Estado, Dissolução da Câmara dos Deputados, Separação entre Igreja e Estado (extinção

Leia mais

A República das Oligarquias

A República das Oligarquias A República das Oligarquias MÓDULO 08 - BRASIL Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com O que foi? Primeira fase civil da República, foi marcada por um domínio hegemônico do Partido Republicano

Leia mais

DATA: 05 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 05 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 05 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

História 6C Aula 17 República do Café I

História 6C Aula 17 República do Café I História 6C Aula 17 República do Café I PRESIDENTES PRUDENTE DE MORAES 1894-1898 CAMPOS SALLES 1898-1902 RODRIGUES ALVES 1902-1906 AFFONSO PENNA 1906-1909 NILO PEÇANHA 1909-1910 HERMES DA FONSECA 1910-1914.

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou à Unidade 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê História 5 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação História NOME: ESCOLA:

Leia mais

AS VÉSPERAS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

AS VÉSPERAS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL AS VÉSPERAS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL CRISE DO SISTEMA COLONIAL Portugal perde colônias no Oriente e o monopólio da Produção de açúcar na América. Pressão da Metrópole x Enriquecimento de da elite Brasileira

Leia mais

Campos Salles ( ), firmou um pacto de poder chamado de Política dos Governadores.

Campos Salles ( ), firmou um pacto de poder chamado de Política dos Governadores. Campos Salles (1898-1902), firmou um pacto de poder chamado de Política dos Governadores. Um compromisso político entre o governo federal e as oligarquias que governavam os estados tendo por objetivo acabar

Leia mais

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo Era Vargas Do Governo Provisório ao Estado Novo Períodos Governo provisório (1930-1934) Tomada de poder contra as oligarquias tradicionais Governo Constitucional (1934-1937) Período legalista entre dois

Leia mais

A REPÚBLICA DA ESPADA ( )

A REPÚBLICA DA ESPADA ( ) A REPÚBLICA DA ESPADA ( 1889-1894) A proclamação da República foi um golpe militar, sem participação popular, que contou com o apoio dos fazendeiros progressistas do oeste paulista e das camadas médias

Leia mais

ERA VARGAS ( )

ERA VARGAS ( ) Antecedentes: ERA VARGAS (1930-1945) - República Oligárquica Crise política no Brasil - alternância entre São Paulo (maior economia) e Minas Gerais (maior colégio eleitoral) - (República do café com Leite)

Leia mais

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS TEMAS PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL; A REVOLUÇÃO RUSSA; A CRISE DE 1929; A PRIMEIRA REPÚBLICA; O NAZIFASCISMO. ANTECEDENTES SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Leia mais

setor 1621 Aulas 25 e 26 A REPÚBLICA VELHA ( ): O DOMÍNIO DAS OLIGARQUIAS ( )

setor 1621 Aulas 25 e 26 A REPÚBLICA VELHA ( ): O DOMÍNIO DAS OLIGARQUIAS ( ) setor 1621 16210409 16210409-SP Aulas 25 e 26 A REPÚBLICA VELHA (1889-1930): O DOMÍNIO DAS OLIGARQUIAS (1894-1909) A Presidência de Campos Sales (1898-1902) Com Prudente de Morais, as oligarquias voltaram

Leia mais

A República do Café - I. Prof. Thiago História C Aula 09

A República do Café - I. Prof. Thiago História C Aula 09 A República do Café - I Prof. Thiago História C Aula 09 Prudente de Morais Primeiro presidente Civil; Pacificação da Revolução Federalista Resolveu a questão de limites com a Argentina Messianismo no Brasil

Leia mais

REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso

REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso DISCIPLINA: HISTÓRIA SÉRIE/ TURMA: 1º ANO MÉDIO ABC BIMESTRE: 4º NÚMERO 1. Módulo 16 - Política e economia no Antigo Introdução do módulo, com aula em slides

Leia mais

REPÚBLICA DAS OLIGARQUIAS ( )

REPÚBLICA DAS OLIGARQUIAS ( ) AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JUNIOR exemplo (TODOS citado

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 13 A ERA VARGAS: O GOVERNO CONSTITUCIONAL ( )

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 13 A ERA VARGAS: O GOVERNO CONSTITUCIONAL ( ) HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 13 A ERA VARGAS: O GOVERNO CONSTITUCIONAL (1934-37) Manifesto da AIB Plínio Salgado Fixação 1) (UFV) Durante a Era Vargas, notadamente no período de 1934-37, houve uma polarização

Leia mais

Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo ( )

Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo ( ) Aula 22 Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo (1937-1945) Setor 1605 1 Estado Novo (1937 1945) 2 O Fim da Era Vargas Prof. Edu Aula 22 - Era Vargas: Estado Novo (1937-1945) ealvespr@gmail.com 1.1 Era Vargas

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 COLÔNIA PLANO DE CURSO VIVER NO BRASIL *Identificar os agentes de ocupação das bandeiras *Conhecer e valorizar a história da capoeira *Analisar a exploração da Mata Atlântica *Compreender a administração

Leia mais

Revolução Russa 1917

Revolução Russa 1917 Revolução Russa 1917 1 A RÚSSIA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA Economia Predominantemente rural (latifúndios) com vestígios do feudalismo, muito atrasado economicamente. Mais da metade do capital russo provinha de

Leia mais

Sugestões de avaliação. História 9 o ano Unidade 2

Sugestões de avaliação. História 9 o ano Unidade 2 Sugestões de avaliação História 9 o ano Unidade 2 5 Nome: Data: Unidade 2 1. Veja um dos artigos da Constituição de 1891: Art 1º - A Nação brasileira adota como forma de Governo, sob o regime representativo,

Leia mais

ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da

ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da REVOLUÇÃO RUSSA ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da Europa. BASE: agro-exportação. 2. POLÍTICA:

Leia mais

A República Oligárquica ( ) O Domínio das Oligarquias ( )

A República Oligárquica ( ) O Domínio das Oligarquias ( ) Aula 33 e 34 A República Oligárquica (1889-1930) Setor 1601 1 A Presidência de Campos Sales (1898-1902) 2 A Presidência de Rodrigues Alves (1902-1906) Aula 33 e 34 A República Oligárquica (1889-1930) ealvespr@gmail.com

Leia mais

Agenda do professor tem como tema 100 anos da greve geral no Brasil

Agenda do professor tem como tema 100 anos da greve geral no Brasil Agenda do professor tem como tema 100 anos da greve geral no Brasil 1917 - Um marco do movimento operário no Brasil 1 / 5 A Greve Geral de 1917 ficou conhecida em todo o País pela paralisação da indústria

Leia mais

PERÍODO COLONIAL

PERÍODO COLONIAL PERÍODO COLONIAL 1530-1808 POLÍTICA ADMINISTRATIVA 1º - SISTEMA DE CAPITANIAS HEREDITÁRIAS 1534-1548 2º SISTEMA DE GOVERNO GERAL 1548-1808 PERÍODO COLONIAL 1530-1808 ATIVIDADES ECONÔMICAS CICLO DO AÇÚCAR

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) REPÚBLICA VELHA ( ) República Oligárquica ( ): OLIGARQUIA = Governo de poucos. Período em que o Brasil foi

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) REPÚBLICA VELHA ( ) República Oligárquica ( ): OLIGARQUIA = Governo de poucos. Período em que o Brasil foi República Oligárquica (1894 1930): OLIGARQUIA = Governo de poucos. Período em que o Brasil foi controlado por cafeicultores da região sudeste, especialmente de SP e MG. No âmbito regional, outras oligarquias

Leia mais

O SONHO DOS RATOS. A Geografia Levada a Sério

O SONHO DOS RATOS.  A Geografia Levada a Sério O SONHO DOS RATOS 1 FUNDAMENTOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS 2 Enquanto houver movimentos sociais, é porque existem injustiças sociais. Douglas Alves Bento 3 QUE PAÍS É ESSE? Legião Urbana (1987) Interpretada

Leia mais

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista.

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista. COLÉGIO PEDRO II CAMPUS HUMAITÁ II EXERCÍCIOS - Revisão 9ºANO PROFESSOR Cristiano Campos QUESTÃO 01 01) Cite algumas características dos movimentos e governos fascistas. QUESTÃO 02 02) Identifique as características

Leia mais

Rev. Liberais do Século XIX e Período Regencial

Rev. Liberais do Século XIX e Período Regencial Rev. Liberais do Século XIX e Período 1. (PUC-RJ) O Congresso de Viena, concluído em 1815, após a derrota de Napoleão Bonaparte, baseou-se em três princípios políticos fundamentais. Assinale a opção que

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA ERA NAPOLEÔNICA (1799 1815) Prof. João Gabriel da Fonseca joaogabriel_fonseca@hotmail.com 1 - O CONSULADO (1799 1804): Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos. Acordo com a Igreja

Leia mais

7 - INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA ESPANHOLA

7 - INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA ESPANHOLA 7 - INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA ESPANHOLA Movimentos pela independência Influenciados pela Independência dos Estados Unidos Facilitados pela ocupação da Espanha por Napoleão Afrouxou o controle do país sobre

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE HISTÓRIA Nome Nº 9º Ano Data: Professor: Piero/ Thales 2 o semestre Nota: (valor 2,0) a) Introdução Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

5ª AVALIAÇÃO TRADICICIONAL 5ª AVALIAÇÃO TRADICIONAL/2017 3ª SÉRIE / PRÉ-VESTIBULAR PROVA DISCURSIVA DE HISTÓRIA RESOLUÇÃO ATENÇÃO!

5ª AVALIAÇÃO TRADICICIONAL 5ª AVALIAÇÃO TRADICIONAL/2017 3ª SÉRIE / PRÉ-VESTIBULAR PROVA DISCURSIVA DE HISTÓRIA RESOLUÇÃO ATENÇÃO! 5ª AVALIAÇÃO TRADICIONAL/2017 3ª SÉRIE / PRÉ-VESTIBULAR PROVA DISCURSIVA DE HISTÓRIA RESOLUÇÃO ATENÇÃO! Duração total das provas discursivas + REDAÇÃO: 5 horas 1 1ª Questão (Adelarmo) a) A partir da análise

Leia mais

ABOLIÇÃO E REPÚBLICA CAP. 13. Marcos Antunes. 2017

ABOLIÇÃO E REPÚBLICA CAP. 13. Marcos Antunes. 2017 ABOLIÇÃO E REPÚBLICA CAP. 13 Marcos Antunes. 2017 ABOLIÇÃO: A RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS DUROU ENQUANTO HOUVE A ESCRAVIDÃO: FUGAS, LEVANTES URBANOS E QUILOMBOS. O MOVIMENTO ABOLICIONISTA DUROU QUASE

Leia mais

prefeitos das capitais, Os futuros governadores seriam submetidos à aprovação das Os futuros prefeitos seriam indicados pelos governadores.

prefeitos das capitais, Os futuros governadores seriam submetidos à aprovação das Os futuros prefeitos seriam indicados pelos governadores. A ditadura militar Prof.:Márcio Gurgel O regime militar Duração ( 1964 1985 ), Presidentes generais do exército brasileiro, i Apoiaram o golpe: (políticos vindos da UDN e do PSD), Governo Castello Branco

Leia mais

Revolução Russa. Setor Aula 23 Revolução Russa Aula 23. Prof. Edu. 1 Antecedentes. 2 Revolução de Outubro (1917)

Revolução Russa. Setor Aula 23 Revolução Russa Aula 23. Prof. Edu. 1 Antecedentes. 2 Revolução de Outubro (1917) Aula 23 Revolução Russa 1 Antecedentes Setor 1606 2 Revolução de Outubro (1917) 3 Construção do Socialismo ealvespr@gmail.com 1.1 Antecedentes Czar Nicolau II Absolutismo Igreja Ortodoxa Monopólio do ensino

Leia mais

Brasil Republica parte 1 ( )

Brasil Republica parte 1 ( ) Brasil Republica parte 1 (1889-1945) O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras,

Leia mais

O (A) Presidente do bicentenário

O (A) Presidente do bicentenário O (A) Presidente do bicentenário REDAÇÃO 11 abril 2018 Por *José Antonio G. de Pinho As eleições próximas revestem-se da maior importância dado a difícil quadra política que atravessamos. Ao presidente

Leia mais

7 - CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX 1 - AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO

7 - CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX 1 - AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO 4.3.2. A Primeira República [11º ano] - Tomada do poder pelo Partido Republicano, de acordo com a decisão do 10º Congresso do PRP em Setúbal (23 e 24 abril 1909) - Primeira República: 5.out.1910 28.maio.1926

Leia mais

GUIA DE AULAS - HISTÓRIA SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR

GUIA DE AULAS - HISTÓRIA SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR GUIA DE AULAS - HISTÓRIA SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também quer ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Por isso, oferecemos

Leia mais

Aula 15- A Crise do Império de Novembro de 1889

Aula 15- A Crise do Império de Novembro de 1889 Aula 15- A Crise do Império 1870-1889 15 de Novembro de 1889 Silêncio! Dom Pedro está governando o Brasil. z z z Proclamação da República A Questão Militar A Questão Religiosa Questão Abolicionista A

Leia mais

Professor Eustáquio Vidigal

Professor Eustáquio Vidigal Professor Eustáquio Vidigal www.centroestrategia.com.br Marcou o fim da presença de figuras do Exército na presidência (exceção Marechal Hermes da Fonseca). Aumento das tensões entre o A elite política

Leia mais

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 1- Quais as contradições permanentes e fundamentais do Modo de Produção Capitalista? 2- O que geraram esses problemas/contradições? 3- Além de todos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: História / ESTUDOS AUTÔNOMOS Série: 5ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 3 / 10 / 2016

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes. Módulo I História da Formação Política Brasileira. Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro

Escola de Formação Política Miguel Arraes. Módulo I História da Formação Política Brasileira. Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro LINHA DO TEMPO Módulo I História da Formação Política Brasileira Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro SEC XV SEC XVIII 1492 A chegada dos espanhóis na América Brasil Colônia (1500-1822) 1500 - A chegada

Leia mais

Importante acontecimento do século XX. Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo

Importante acontecimento do século XX. Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo 03. REVOLUÇÃO RUSSA Importante acontecimento do século XX Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo ao capitalismo Rússia no início do século XX

Leia mais

Prof. André Vinícius.

Prof. André Vinícius. 1 - Diferentes projetos republicanos: República Positivista: centralização política nas mãos do presidente. Postura predominante entre os militares. Prevaleceu entre 1889 e 1894, durante a chamada República

Leia mais

Relacione cada um desses documentos às suas características. a) Constituição de 1934 b) Constituição de 1937

Relacione cada um desses documentos às suas características. a) Constituição de 1934 b) Constituição de 1937 Escola Nova Pedagogia Tarefa 1 1º bimestre 3 ª série Ensino Médio Alunoa): Profa.: Júnia Naves História) Data máxima de enrega: 15/02/2019 Conteúdo: Brasil Era Vargas capítulo 38) 1 - UECE) São características

Leia mais

O Brasil é regionalizado em cinco regiões. Quem realizou essa divisão foi o IBGE. Essa divisão é baseada nas características culturais, políticas,

O Brasil é regionalizado em cinco regiões. Quem realizou essa divisão foi o IBGE. Essa divisão é baseada nas características culturais, políticas, Cap. 2 O Brasil é regionalizado em cinco regiões. Quem realizou essa divisão foi o IBGE. Essa divisão é baseada nas características culturais, políticas, econômicas e físicas. Foi a Primeira região a

Leia mais

6 A CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL ECONOMIA E SOCIEDADE: NACIONALISMOS E CHOQUES IMPERIALISTAS 4. PORTUGAL, UMA SOCIEDADE CAPITALISTA DEPENDENTE A 4.

6 A CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL ECONOMIA E SOCIEDADE: NACIONALISMOS E CHOQUES IMPERIALISTAS 4. PORTUGAL, UMA SOCIEDADE CAPITALISTA DEPENDENTE A 4. 6 A CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL ECONOMIA E SOCIEDADE: NACIONALISMOS E CHOQUES IMPERIALISTAS 4. PORTUGAL, UMA SOCIEDADE CAPITALISTA DEPENDENTE 4.3.2. A Primeira República 4.3.2. A Primeira República [11º ano]

Leia mais

Crise do Sistema Colonial: Rebeliões Coloniais e Tentativas de Emancipação

Crise do Sistema Colonial: Rebeliões Coloniais e Tentativas de Emancipação Aula 6 Crise do Sistema Colonial: Rebeliões Coloniais e Tentativas de Emancipação 1 O declínio colonial Setor 1605 2 A crise do Sistema Colonial ealvespr@gmail.com Contexto 1.1 O Declínio Colonial no Brasil

Leia mais

historiaula.wordpress.com A Era Vargas Professor Ulisses Mauro Lima

historiaula.wordpress.com A Era Vargas Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com A Era Vargas Professor Ulisses Mauro Lima 1930-1945 A era Vargas: 1930-1945 1930 2 de janeiro: publicação da plataforma da Aliança Liberal. 1 de março: vitória de Julio Preste

Leia mais

SEGUNDA REPÚBLICA A REVOLUÇÃO TRAÍDA GETÚLIO ASSUME E FICA A República Armada ( ) (Recapitulação)

SEGUNDA REPÚBLICA A REVOLUÇÃO TRAÍDA GETÚLIO ASSUME E FICA A República Armada ( ) (Recapitulação) Paulo Victorino 1930-1945 - SEGUNDA REPÚBLICA A REVOLUÇÃO TRAÍDA GETÚLIO ASSUME E FICA 005 - A República Armada (1889-1930) (Recapitulação) A Proclamação da Independência (1822) - A Proclamação da República

Leia mais

Populismo II e Regime Militar I. História C Aula 13 Prof. Thiago

Populismo II e Regime Militar I. História C Aula 13 Prof. Thiago Populismo II e Regime Militar I História C Aula 13 Prof. Thiago O Homem da Vassoura Jânio Quadros surpreendeu e venceu as eleições de 1960, em partes devido a agressiva campanha política que prometia varrer

Leia mais

ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS...

ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS... DE 2009 até 2018 ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS... A PRIMEIRA, TALVEZ VOCÊ ATÉ SAIBA, É O CRONOGRAMA ENEM 2019 QUE EU DESENVOLVI GRATUITAMENTE PARA

Leia mais

HISTÓRIA. aula Regime Militar II e Redemocratização

HISTÓRIA. aula Regime Militar II e Redemocratização HISTÓRIA aula Regime Militar II e Redemocratização Governo Médici (1969-1974) Criação do INCRA Programa de Integração Nacional PIN Grandes rodovias (Cuiabá-Santarém e Transamazônica) Ampliação do mar territorial

Leia mais

A REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: TÁCIUS FERNANDES Blog:

A REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: TÁCIUS FERNANDES Blog: A REVOLUÇÃO RUSSA Professor: TÁCIUS FERNANDES Blog: www.proftaciusfernandes.wordpress.com RÚSSIA CZARISTA Final do século XIX 170 milhões de pessoas Economia agrária 85% da população vivia no campo camponeses

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA Nome Nº 9º Ano Data: Professor: Piero/ Thales FINAL Nota: (valor 2,0) a) Introdução Neste ano, sua média global foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

DATA: 19/12/2017 VALOR: 20,0 pts. NOTA:

DATA: 19/12/2017 VALOR: 20,0 pts. NOTA: DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORES: Carlão e Paula DATA: 19/12/2017 VALOR: 20,0 pts. NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 9º ANO/E.F. TURMA: NOME: Nº: Matéria da Prova: O conteúdo a ser estudado para

Leia mais

História da América Latina

História da América Latina História da América Latina Primeira metade do século XX - Revolução Mexicana peronismo e cardenismo Parte 7 Prof.ª Eulália Ferreira Por que nasce o chamado populismo? Com a crise do capitalismo iniciada

Leia mais

REPÚBLICA VELHA de

REPÚBLICA VELHA de 1. INTRODUÇÃO Proclamação ou golpe republicano? O povo assistiu bestializado a chegada da república O Brasil não tem povo, tem público Os diversos significados da nossa república. Cafeicultores: Federalismo

Leia mais

- GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS

- GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS 2 - GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS COSSACOS. - VÁRIAS REVOLTAS: CAMPO & CIDADES. - MARINHEIROS

Leia mais

BOM TRABALHO E SUCESSO!!! RENATA, LEONARDO E CARLÃO!!!

BOM TRABALHO E SUCESSO!!! RENATA, LEONARDO E CARLÃO!!! DISCIPLINA: História PROFESSORES: Renata, Leonardo e Carlão. DATA: /12/2014 VALOR: 20,0 pts. NOTA: ASSUNTO: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 9º ANO/E.F. TURMA: NOME COMPLETO: Nº: Matéria da Prova:

Leia mais

BRASIL IMPÉRIO PRIMEIRO REINADO

BRASIL IMPÉRIO PRIMEIRO REINADO BRASIL IMPÉRIO PRIMEIRO REINADO PRIMEIRO REINADO Portugueses em várias províncias tentaram resistir à independência: Bahia Pará Cisplatina apareceram camadas populares para derrotar resistências portuguesas

Leia mais

Revoltas provinciais no período Regencial Brasil século XIX. Colégio Ser! História 8º ano Profª Marilia Coltri

Revoltas provinciais no período Regencial Brasil século XIX. Colégio Ser! História 8º ano Profª Marilia Coltri Revoltas provinciais no período Regencial Brasil século XIX Colégio Ser! História 8º ano Profª Marilia Coltri Revoltas provinciais do período regencial Devido a excessiva centralização do poder político

Leia mais