Enigmas do vampiro. histórias da Índia. Guia de leitura para o professor. Catherine Zarcate

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Enigmas do vampiro. histórias da Índia. Guia de leitura para o professor. Catherine Zarcate"

Transcrição

1 Tradução Luciano Machado Ilustrações Rémi Saillard Temas Hinduísmo; Rituais de passagem, Bem versus Mal; Vida e morte Disciplinas afins Português; História; Geografia; Religião Indicação Leitores em processo Guia de leitura para o professor Série De boca em boca 96 páginas De boca em boca As histórias tradicionais guardam a memória do mundo um tesouro que se atualiza cada vez que uma pessoa empresta corpo e voz à transmissão de enredos de origem anônima e coletiva. A série De boca em boca reúne uma amostra representativa desse rico acervo de histórias da tradição oral, oriundas de diferentes povos e regiões. São narrativas singulares que, por trás do traço pitoresco, da particularidade local, revelam de modo lúdico e lírico a experiência comum da humanidade. A fim de recuperar a dimensão vocal dessas histórias, que se costuma perder na passagem para a escrita, De boca em boca recria, por meio de recursos gráficos (como os itálicos e negritos e as variações no tamanho dos caracteres e na sua distribuição espacial), inflexões de tom, mudanças de ritmo e ênfase (apenas uma sugestão, entre as múltiplas possibilidades de oralização). Dessa maneira, povoa-se a solidão da página e as palavras ganham altura no céu da boca. ResumO Enigmas do vampiro é uma história que entrelaça várias narrativas menores. Durante dez anos, um rei justo e honrado trata com displicência o presente que lhe traz, todas as manhãs, certo monge mendigo: um fruto grande como um abacate. Um dia, por acaso, um sagüi morde um dos tais frutos, revelando uma jóia no lugar do caroço. O rei manda chamar o monge para dar satisfações. Eis que o homem então solicita a sua ajuda para realizar um encanto. O rei deveria entregar-lhe o cadáver de um enforcado, pendurado numa árvore do cemitério. Dirigindo-se ao local indicado, o rei encontra a árvore, corta a corda e leva o cadáver. Porém, para seu espanto, o corpo estava possuído por um vam-

2 piro, que passa a conversar com o rei. Ele lhe conta uma série de histórias, ao fim das quais há sempre um enigma, que o rei decifra de modo certeiro. Ao fazê-lo, o cadáver volta à árvore de onde havia saído, obrigando o rei a recomeçar a caminhada. Assim transcorre a noite até que uma das histórias do vampiro deixa o rei sem resposta. Diante desse silêncio, o vampiro revela ao rei que o monge, na verdade, era mestre de magia negra que acabaria por matá-lo a fim de dominar o mundo dos mortos. Orientado pelo vampiro, o rei vira o jogo e mata o monge tornando-se ele mesmo o senhor dos mortos. Em retribuição, o vampiro concede ao rei que as histórias e enigmas contados durante aquela noite sejam conhecidos por toda a humanidade. O próprio deus Shiva se incumbe de conservar tal ciclo de histórias, que continuam a proteger todos aqueles que as ouvem ou lêem. Rede de HistóRias Por que a figura do rei é tão recorrente nas histórias de vários povos ao longo do tempo? Para o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung ( ), o rei simbolizaria no inconsciente coletivo as funções intuitivas e a sabedoria superior, enquanto para Marc Bloch ( ), historiador francês, os reis seriam a personificação terrestre da ordem cosmológica, encarnação do princípio divino nas sociedades humanas (ver Os reis taumaturgos O caráter sobrenatural do poder régio na França e na Inglaterra, Companhia das Letras, 1993). Por analogia com a divindade, atribuíam-se aos reis faculdades sobrenaturais, como, por exemplo, o dom de curar doenças pelo simples toque da mão. Mas, se a justiça e a nobreza real são a expressão mundana da sabedoria suprema, há momentos em que os reis vacilam e se mostram fracos e tolos. Nosso herói, o rei Vikram, é justo e bondoso, embora ingênuo. Ele não consegue enxergar a jóia oculta nos frutos que recebe. Cabe a um macaquinho considerado um animal sagrado na Índia antiga desvendar o valor do presente. Na verdade, o sagüi faz o que o rei não fez (por inocência, presunção ou falta de curiosidade). Aprendiz de sábio, portanto, o rei deve submeter-se a um ritual de iniciação que o ensine a enxergar melhor, a ultrapassar o plano das aparências. Ao cabo desse ritual, o rei merece reinar na harmonia, após ter-se libertado, com o auxílio de Shiva, do véu da ignorância.

3 A relação entre aparência e essência é recorrente em várias histórias deste livro. O vampiro, que parece mau, ajuda o rei; ao passo que o monge, um santo homem aparentemente, é um impostor com intenções homicidas. Contudo, o rei só consegue se aproximar da verdade quando falha na decifração do enigma proposto pelo vampiro. Isso talvez esteja relacionado a alguns princípios do hinduísmo, que enfatiza o desenvolvimento espiritual como um aprendizado às avessas, ou seja, é preciso que nos desvencilhemos dos conhecimentos adquiridos para atingirmos a verdadeira iluminação. Assim, não é de se estranhar que a verdadeira sabedoria se manifeste no conto por meio do silêncio do rei diante do enigma. Apenas quando demonstra humildade, o rei consegue sair do círculo vicioso que o reconduz sempre à estaca zero. A cor do LugaR Federação de cultos A Índia é dividida em distritos, cada qual com uma língua e costumes próprios, com idéias e práticas religiosas diferenciadas. A grande maioria dos indianos trabalha na agricultura e, apesar das cidades grandes e populosas, muita gente ainda vive em pequenos povoados, o que acentua a heterogeneidade religiosa e lingüística no interior do hinduísmo. Para os indianos, toda a natureza exprime vida. As árvores, rochas e quedas d água constituem santuários naturais. Nessa perspectiva, os rios revestem-se de grande importância espiritual. Diariamente, milhares de pessoas se dirigem às suas margens para abluções (lavagens) rituais. Varansi, às margens do Ganges, é tida como a mais sagrada cidade indiana, o lugar onde todo hindu gostaria de morrer. Alguns estudiosos consideram o hinduísmo uma federação de cultos e costumes, como também ocorre, em certa medida, com o cristianismo. A maioria dos hindus acredita em um único deus, mas muitos reverenciam vários deles, ou nenhum. Alguns acreditam que o respeito por todas as criaturas vivas exige o vegetarianismo; outros sacrificam animais nos templos e repartem alegremente sua carne perto de algum rio. Uns adoram Shiva; outros, Vishnu e suas encarnações, especialmente Krishna; outros são adoradores das deusas.

4 Samsara, karma, moksha, dharma Um aspecto do livro que chama a atenção diz respeito à personagem do enforcado figura estranha se levarmos em conta que os indianos costumam incinerar seus mortos. Dessa prática estão excluídos os criminosos, privados do direito aos ritos funerários tradicionais o que talvez explique a tenebrosa personagem. Enquanto o cristianismo enfatiza as decisões tomadas numa única vida e encara a salvação em termos individuais, os hindus concebem a vida como uma corrente formada por várias existências. Isso explica a noção de samsara, que representa o fluxo da vida, do nascimento à morte, sucessivamente. Ao conceito de samsara, liga-se a noção de karma, que significa trabalho ou ação, e designa também as conseqüências das ações dentro de uma existência. Ser cremado e ter as cinzas misturadas com cravos-dedefunto (flor sagrada para os indianos) e espalhadas no Ganges é um ritual que garante a vida futura, e, portanto, a continuação do karma. O objetivo da vida de um hindu é alcançar a moksha (salvação), com rezas, boas ações, meditação e práticas corporais, como a ioga. Construir uma vida cheia de bondade significa a possibilidade de renascer numa forma mais adiantada e próxima da moksha. Para isso, os hindus tentam viver de acordo com um código de comportamento, dharma, que implica a dedicação à família e aos amigos, o trabalho contínuo e a honestidade. Deuses hindus Os deuses hindus são amiúde representados com várias cabeças (ou vários braços), o que sinaliza a posse de múltiplas habilidades. Veja a seguir algumas das principais divindades. Brahma Criador do universo e deus da sabedoria, Brahma pode ser representado com quatro rostos, que indicam o domínio dos quatro pontos cardeais, ou quatro braços, com os quais segura os livros sagrados, um rosário e um cantil. Vishnu Protetor do universo, Vishnu monta uma águia imensa, Garuda, e carrega também a esposa, Lakshimi, deusa da beleza e da boa sorte. Pode ser representado com quatro braços, segurando uma concha sagrada, uma flor de lótus, um disco e um cajado.

5 Shiva Destruidor do mundo, Shiva geralmente aparece dançando. Seus movimentos simbolizam a energia fluindo pelo mundo, a alternância entre dia e noite, nascimento e morte, o suceder das estações. Krishna O oitavo avatar de Vishnu (uma das formas que Vishnu assumiu ao visitar a Terra) é um dos deuses hindus mais conhecidos. Famoso por sua malícia e pelas peças que prega nos amigos, Krishna é representado com pele azul-escura ou preta, segurando ou tocando uma flauta. Castas e monges Os hindus se dividem em castas: grupos sociais fechados, definidos hereditariamente (quem nasce numa casta nela permanece), e homogêneos em termos raciais, profissionais ou religiosos. A casta mais alta é a dos brâmanes, os sacerdotes. A seguir, vem a dos xátrias, os guerreiros e os nobres. Abaixo deles, os vaixás, os mercadores, e por fim, os sudras, os trabalhadores comuns. Existe um quinto grupo, os párias, composto por indianos que não pertencem a nenhuma casta e são considerados impuros e desprezíveis, como os filhos de meretrizes e os que cometeram graves infrações contra preceitos sociais ou religiosos. Da mesma maneira que o monge da nossa história, os homens santos são muito comuns nas cidades e aldeias indianas. Abandonam todas as suas posses para se dedicar à oração e à meditação. Perambulam de um lugar ao outro, recebendo alimentos e dinheiro das pessoas que desejam retribuir-lhes as bênções que captam com suas orações. Vampiros Para os indianos, o vampiro possui um sentido diferente da imagem moderna mundialmente consagrada, por exemplo, pelo conde Drácula de Bram Stoker ( ): seres lânguidos e aristocráticos prontos a cravar as afiadas presas no pescoço das vítimas cujo sangue os alimentará. Entre os hindus, porém, vampiros são espíritos que habitam cadáveres pendurados em árvores, de cabeça para baixo. Eles representam o rompimento do fluxo entre a vida e a morte e, portanto, da reencarnação.

6 Livros sagrados Os mais antigos livros sagrados hindus têm mais de 3 mil anos. São quatro coleções de hinos, orações e fórmulas mágicas, chamadas Vedas. O mais antigo e sagrado é o Rig Veda, que contém mais de mil hinos. Outros textos importantes são os Upanishads, ensinamentos sagrados, transmitidos por meio de parábolas e histórias fantásticas, que enfocam o relacionamento dos homens com o deus Brahma; o Mahabharata, poema épico dedicado à cosmologia hindu (cujo trecho mais famoso é Bhagavad Gita, que apresenta os ensinamentos de Krishna em sua conversa com o herói Arjuna) e o Ramayana, que narra a história do deus Rama e do resgate de sua esposa, Sita, do demônio Ravana. Além da PáginA Usar o corpo, soltar a voz Uma primeira idéia de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula a partir deste livro liga-se, é claro, à oralização/dramatização de algumas das histórias, ou seja, à leitura compartilhada diante de um grupo. Para tanto, antes de tudo, é preciso organizar o espaço de modo propício. Afastar as carteiras para criar uma pequena clareira onde as crianças possam sentar-se em roda sempre ajuda. Investido do papel de contador de histórias, o professor pode e deve empenhar-se corporalmente nessa tarefa. Ouvidos e olhos, garganta e músculos devem estar atentos, à disposição das personagens. Outra possibilidade, a ser experimentada com crianças um pouco mais maduras, consiste em dividir os alunos em pequenos grupos e incumbir cada um deles da leitura de um conto. Convém que, antes de apresentar a cena à roda, cada grupo ensaie um pouco, que os alunos experimentem a voz e a postura mais adequadas a cada personagem (narrador também é personagem!) e que se revezem nos papéis. A leitura deve ser despojada, com os alunos simplesmente sentados diante dos colegas. No entanto, caso eles desejem e haja tempo, também se pode fazer uma encenação mais completa, com roupas, objetos e cenário. O que importa, na verdade, é tirar a história do papel e oferecê-la aos demais, usando as pistas gráficas que o próprio livro fornece para indicar mudanças de ênfase, ritmo e inflexão, ou criando uma nova marcação: afinal, as histórias são abertas e admitem mais de uma interpretação.

7 Pretendentes no páreo Em Os três pretendentes da noiva morta, o vampiro propõe um enigma ao rei: Qual dos três pretendentes da noiva morta, e agora ressuscitada, merece sua mão? Aquele que aqueceu com seu corpo as cinzas da noiva morta? O que levou seus ossos ao Ganges? Ou aquele que a ressuscitou com palavras mágicas? O rei se decidiu pelo primeiro, argumentando em seu favor. O professor poderia então dividir a classe em três grupos encarregados de defender o ponto de vista de cada pretendente, criando novos argumentos. Para justificar melhor seus pontos de vista, os alunos podem ser estimulados a pesquisar o significado cultural das ações de cada rapaz. O que pode representar para um indiano manter aquecidas as cinzas da amada? E levar seus ossos ao rio? E fazer um encantamento? Fogo purificador Ainda no que se refere a Os três pretendentes da noiva morta, destaca-se a cena da ressurreição da jovem, que volta à vida ainda mais bela, após ter sido purificada pelo fogo. O aspecto purificador das chamas que desempenham papel central nos ritos funerários hindus (cremação) e na representação das divindades (Brahma é idêntico ao fogo, segundo o Bhagavad Gita, 4,25) encontra numerosos ecos em outras tradições culturais. O fogo aparece repetidas vezes no Antigo e no Novo Testamento como meio que limpa os seres e os afasta do impuro, por exemplo, na passagem em que o Espírito Santo desce sobre os apóstolos sob a forma de línguas de fogo (At; 2,3). De modo semelhante, na mitologia grega, é possível lembrar a apoteose de Hércules, que acede à condição imortal lançando-se às chamas, ou mesmo Aquiles, quase mergulhado no fogo ainda recém-nascido por sua mãe, a deusa Tétis. Uma idéia interessante seria pedir aos alunos que, a partir das histórias do vampiro, pesquisassem mais sobre a relação entre fogo e pureza levando em conta inclusive representações plásticas de divindades (desenhos, telas, esculturas) e apresentassem para o restante da escola os resultados a que chegaram, sob a forma de cartazes em um mural. Acrósticos Em O ladrão e o mercador, há uma passagem em que a autora se serve de um acróstico:

8 E por mais que o pobre mercador avisado Escalasse os amigos para formar Uma muralha humana Para barrar A entrada da loja dia e noite Sem parar Sem esmorecer Espiando para todos os lados, era Incrível: não se sabe de que jeito... O acróstico é um tipo de composição, geralmente em versos, em que as letras iniciais ou finais de um conjunto de frases formam palavras ou sentenças passíveis de leitura na direção vertical. No caso em questão, forma-se na vertical a frase Eu passei, justamente no trecho em que se descrevem as investidas do ladrão. O professor pode então sugerir aos alunos a criação de novos acrósticos, de modo a explorar o potencial lúdico desse tipo de construção, muito usada na poesia barroca. Os pés da amada Os pés da mãe e da filha traz à tona um motivo que talvez muitos alunos conheçam: a busca de uma esposa que se conhece apenas detalhes do pé. Certamente todos se lembrarão da história A gata borralheira (ou Cinderela) e do sapatinho de cristal, na célebre versão do francês Charles Perrault ( ). Caso os alunos não se recordem da história, o professor poderia refrescar-lhes a memória para, em seguida, sugerir-lhes um exercício de comparação com o caso narrado pelo vampiro. Os pés funcionam em ambas as histórias como a única pista deixada por mulheres misteriosas. Nas duas histórias também, o encontro com as mulheres causa uma reviravolta nas expectativas dos príncipes: o sapato de cristal pertence a uma pobre criada; a beleza dos pés nada tem a ver com a juventude de sua dona. A comparação, então, pode ser enfim remetida ao conflito entre aparência e essência, presente em outras passagens do livro.

9 Livros e Filmes: sugestões Livros Para o professor Contos do vampiro, Louis Renou. São Paulo: Martins Fontes, Uma versão mais alentada das histórias do ciclo do vampiro, cujo cenário é a Índia dos seis ou sete primeiros séculos de nossa era. A conquista psicológica do mal, Heinrich Zimmer. São Paulo: Palas Athena, 2005 (ver especialmente o capítulo O rei e o cadáver ). Reunião de histórias populares da literatura do Oriente e do Ocidente, organizadas em torno do eterno conflito entre o homem e as forças do mal. O autor parte do Livro das mil e uma noites, passa pelas lendas do ciclo arturiano e desemboca num mito clássico hindu de amor sobrenatural. Filosofias da Índia, Henrich Zimmer. São Paulo: Palas Athena, Entre outros temas, um estudo sobre as bases da ioga, do bramanismo e do budismo. Mitos e símbolos na arte e na civilização da Índia, Heinrich Zimmer. São Paulo: Palas Athena, Interpretação de mitos da Índia, recolhidos originalmente do sânscrito e ilustrados por 70 imagens da arte hindu. As cabeças trocadas, Thomas Mann. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Sita, a despertada para o amor, é uma mulher indiana dividida entre o amor de dois homens. A partir dos deuses da mitologia indiana, o escritor alemão Thomas Mann ( ) compara as culturas oriental e ocidental ao abordar o conflito entre corpo e alma, desejo e culpa. Para o aluno O que sabemos sobre o hinduísmo, Anita Ganeri. São Paulo: Callis, Uma apresentação do hinduísmo dirigida ao público infanto-juvenil, com belas fotos e ilustrações.

10 Filmes e documentários Para o professor Lagaan A coragem de um povo [Lagaan: Once upon a time in India], Ashutosh Gowariker. Índia, Musical apresenta a história de uma vila indiana que tenta se livrar da opressão dos colonizadores ingleses de modo inusitado: o jogo de críquete. Missão Kashmir [Mission Kashmir], Vidhu Vinod Chopra. Índia, No contexto da disputa pelo vale Kashmir, um menino é adotado depois que sua família é exterminada, mas descobre que seu padrasto é o responsável pelos assassinatos. Sob a luz da América [American daylight], Roger Christian. Índia, Uma jovem indiana que trabalha no departamento de telemarketing de uma operadora de cartões de crédito em Nova Déli dá dicas a um milionário norte-americano para evitar que a esposa o roube. Como pano de fundo, o encontro entre a cultura indiana e a norte-americana. Para o aluno Um casamento à indiana [Moonsoon wedding], Pan Nalin. Índia, Família indiana se reúne em Nova Déli para celebrar o casamento da filha, arranjado às pressas com um engenheiro texano. Várias histórias se entrelaçam, retratando diferentes aspectos do amor e atravessando fronteiras geográficas, sociais e morais. Elaboração do guia Adriana de Oliveira (jornalista e mestranda em antropologia pela Universidade de São Paulo); Preparação Fabio Weintraub; Revisão Carla Mello Moreira e Gislaine Maria da Silva 10

Professor Edley. Profa: Schirley Pimentel.

Professor Edley. Profa: Schirley Pimentel. Professor Edley Profa: Schirley Pimentel www.professoredley.com.br A Índia e Sua Cultura Milenar As primeiras civilizações A Índia, situada ao sul da Ásia, é herdeira de civilizações que deixaram um vasto

Leia mais

O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé

O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé cristã crer em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador

Leia mais

Hinduísmo Venera mais de 330 Milhões de deuses

Hinduísmo Venera mais de 330 Milhões de deuses Hinduísmo Venera mais de 330 Milhões de deuses Hinduísmo Venera mais de 330 Milhões de deuses Os hindus acreditam numa força divina única, mas que assume incontáveis formas. O número de deuses pode ser

Leia mais

O Cristianismo - Questionário

O Cristianismo - Questionário O Cristianismo Cristianismo é uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento; A fé cristã acredita essencialmente

Leia mais

A história da Índia teve início aproximadamente em 3300 a.c., quando a primeira civilização urbana se formou nos arredores do vale no Rio Indu, que

A história da Índia teve início aproximadamente em 3300 a.c., quando a primeira civilização urbana se formou nos arredores do vale no Rio Indu, que India A história da Índia teve início aproximadamente em 3300 a.c., quando a primeira civilização urbana se formou nos arredores do vale no Rio Indu, que origina o nome do país. Por volta de 1500 a.c.,

Leia mais

RELIGIÕES ASIÁTICAS. Professor João Paulo Bandeira. Geografia 9º Ano

RELIGIÕES ASIÁTICAS. Professor João Paulo Bandeira. Geografia 9º Ano RELIGIÕES ASIÁTICAS Professor João Paulo Bandeira Geografia 9º Ano JUDAÍSMO CRISTIANISMO ISLAMISMO BUDISMO HINDUÍSMO JUDAÍSMO O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história.

Leia mais

DATA: / / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: O SER HUMANO

DATA: / / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: O SER HUMANO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF PROFESSOR(A): VALOR: 0,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO:

Leia mais

IOGA SEM BLÁ-BLÁ-BLÁS ÍNDICE O QUE É O IOGA? 3 AS POSTURAS ESSENCIAIS 11 A IMPORTÂNCIA DA RESPIRAÇÃO 40 AS SESSÕES 47

IOGA SEM BLÁ-BLÁ-BLÁS ÍNDICE O QUE É O IOGA? 3 AS POSTURAS ESSENCIAIS 11 A IMPORTÂNCIA DA RESPIRAÇÃO 40 AS SESSÕES 47 IOGA SEM BLÁ-BLÁ-BLÁS ÍNDICE O QUE É O IOGA? 3 AS POSTURAS ESSENCIAIS 11 A IMPORTÂNCIA DA RESPIRAÇÃO 40 AS SESSÕES 47 Ciência e arte milenar nascida na Índia, O IOGA tem visto o seu número de praticantes

Leia mais

B A Ba Do Sistema de Castas

B A Ba Do Sistema de Castas B A Ba Do Sistema de Castas Certamente já ouviste falar em igualdade. Sabes o que isso significa? Sim, quer dizer que todas as pessoas têm os mesmos direitos e possibilidades, apesar das diferenças culturais,

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

Eu acredito que você está aqui, nessa vida, por uma razão

Eu acredito que você está aqui, nessa vida, por uma razão Bem vinda ao Essa semana é toda dedicada a te ajudar a se reconectar com a sua essência e ter autoconfiança pra viver sua verdade Eu acredito que você está aqui, nessa vida, por uma razão especial. Eu

Leia mais

CORES DA ÍNDIA TURISMO + HOLI FESTIVAL

CORES DA ÍNDIA TURISMO + HOLI FESTIVAL CORES DA ÍNDIA TURISMO + HOLI FESTIVAL 16 MAR a 29 MARÇO 2019 Uma Viagem para a Mente, Corpo e Alma! O roteiro foi especialmente construído para que você visite alguns dos mais famosos pontos turísticos

Leia mais

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada conceito, o número da definição que lhe corresponde.

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada conceito, o número da definição que lhe corresponde. Nome N. o Turma Avaliação GRUPO I 1. Indica, para cada conceito, o número da definição que lhe corresponde. Conceito Definição a. Cultura 1. Discriminação de povos ou pessoas, por certos grupos de indivíduos,

Leia mais

CONFLITOS POLÍTICO-CULTURAIS

CONFLITOS POLÍTICO-CULTURAIS CONFLITOS POLÍTICO-CULTURAIS CULTURA CONCEITO São todas as obras e valores de um povo ou de uma sociedade CIVILIZAÇÃO CONCEITO É um agrupamento de culturas menores, formando, assim, uma ampla cultura.

Leia mais

Ensino Religioso. O eu, o outro e o nós. O eu, o outro e o nós. Imanência e transcendência. Sentimentos, lembranças, memórias e saberes

Ensino Religioso. O eu, o outro e o nós. O eu, o outro e o nós. Imanência e transcendência. Sentimentos, lembranças, memórias e saberes Ensino Religioso COMPONENTE ANO/FAIXA UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES O eu, o outro e o nós (EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 7ºs ANOS

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 7ºs ANOS COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 7ºs ANOS Tema: Deus se mostra as pessoas: o simbolismo nas religiões. CAPÍTULOS 9 AO 12 DO LIVRO DIDÁTICO (RSE). Professor: Roberto

Leia mais

LAKSHMI A DEUSA DA GENEROSIDADE E FARTURA

LAKSHMI A DEUSA DA GENEROSIDADE E FARTURA LAKSHMI A DEUSA DA GENEROSIDADE E FARTURA Lakshmi ou Laxmi é uma divindade do hinduísmo, esposa do Deus Vishnu, o sustentador do universo na religião hindu. É personificação da beleza, da fartura, da generosidade

Leia mais

ÍNDIA: POTÊNCIA EMERGENTE

ÍNDIA: POTÊNCIA EMERGENTE ÍNDIA: POTÊNCIA EMERGENTE A Formação da República da Índia Desde o século XVI a Índia atrai a atenção dos países europeus, principalmente em razão das especiarias, acirrando as disputas comerciais pela

Leia mais

Como as religiões encaram a morte

Como as religiões encaram a morte Como as religiões encaram a morte Folha de São Paulo 08/11/2001 CANDOMBLÉ Significado: a vida continua por meio da força vital do indivíduo. A parte imperecível do corpo (ou "ori") não acaba, afirma o

Leia mais

Há uma Nova Mensagem de Deus no Mundo

Há uma Nova Mensagem de Deus no Mundo Há uma Nova Mensagem de Deus no Mundo Os povos e as nações do mundo estão entrando num período de grandes dificuldades e muitas mudanças. Os recursos do mundo estão diminuindo. As populações estão crescendo.

Leia mais

ÍNDIA: POTÊNCIA EMERGENTE

ÍNDIA: POTÊNCIA EMERGENTE ÍNDIA: POTÊNCIA EMERGENTE A República da Índia Desde o século XVI a Índia atrai a atenção dos países europeus, principalmente em razão das especiarias, acirrando as disputas comerciais pela região. A Inglaterra

Leia mais

BUDISMO O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563?

BUDISMO O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563? ÁSIA - RELIGIÕES BUDISMO O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563? - 483 a.c.?), também conhecido como

Leia mais

LISTA DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL Professor :Airton José Müller Componente Curricular: Educação Religiosa

LISTA DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL Professor :Airton José Müller Componente Curricular: Educação Religiosa LIST DE CONTEÚDOS PR RECUPERÇÃO FINL - 2015 Professor :irton José Müller Componente Curricular: Educação Religiosa CONTEÚDOS DO EXME 6º no 16 C e D Quem sou eu? mizade, cooperação, respeito... Convivência

Leia mais

Professor Edley.

Professor Edley. Professor Edley www.professoredley.com.br A Índia e Sua Cultura Milenar As primeiras civilizações A Índia, situada ao sul da Ásia, é herdeira de civilizações que deixaram um vasto legado cultural para

Leia mais

Monte o kit chama amor

Monte o kit chama amor Monte o kit chama amor Junte o pode do cristal com o incenso certo e crie um poderoso Kit Chama amor e paixão. Uma receita mágica e poderosa que cria o clima de amor que você busca na sua vida. Fácil de

Leia mais

A Liturgia da Paixão do Senhor não tem a celebração da Eucaristia, mas apenas a distribuição da comunhão. Além de uma introdução e conclusão

A Liturgia da Paixão do Senhor não tem a celebração da Eucaristia, mas apenas a distribuição da comunhão. Além de uma introdução e conclusão A Liturgia da Paixão do Senhor não tem a celebração da Eucaristia, mas apenas a distribuição da comunhão. Além de uma introdução e conclusão silenciosa, a Liturgia tem quatro momentos distintos: 1. A Liturgia

Leia mais

ENTENDENDO A MITOLOGIA GREGA

ENTENDENDO A MITOLOGIA GREGA INTRODUÇÃO Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos. Para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos

Leia mais

Era uma vez... A Arte de Contar Histórias

Era uma vez... A Arte de Contar Histórias Era uma vez... A Arte de Contar Histórias robson@professorrobsonsantos.com.br www.professorrobsonsantos.com.br Se a palavra que você vai falar não é mais bela que o silêncio, então, não a diga. Mestre

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS TEMA: OS RITOS E OS RITUAIS : OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA. CAPÍTULOS 9 AO 12 DO LIVRO DIDÁTICO (RSE). Professor: Roberto

Leia mais

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade II As tradições religiosas e os textos sagrados. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Annapurna Stotram. Um hino em louvor a Annapurna, A Deusa do alimento e da nutrição. Estrofe 1. Ó Mãe Annapurna, ó Grande Deusa,

Annapurna Stotram. Um hino em louvor a Annapurna, A Deusa do alimento e da nutrição. Estrofe 1. Ó Mãe Annapurna, ó Grande Deusa, Annapurna Stotram Um hino em louvor a Annapurna, A Deusa do alimento e da nutrição Estrofe 1 que sempre outorga felicidade, concede presentes e dissipa o medo; ó oceano de beleza, que proporciona pureza

Leia mais

Karma, Reencarnação e Livre Arbítrio. Prof. Eliseu Mocitaíba da Costa

Karma, Reencarnação e Livre Arbítrio. Prof. Eliseu Mocitaíba da Costa Karma, Reencarnação e Livre Arbítrio Prof. Eliseu Mocitaíba da Costa Karma, Reencarnação e Livre Arbítrio O Karma - Ação e Reação Reencarnação Livre Arbítrio - O Pensamento Labirintos da Alma - Os Pecados

Leia mais

FUNDAMENTOS NARRATIVOS E FIGURATIVOS DO MONSTRO

FUNDAMENTOS NARRATIVOS E FIGURATIVOS DO MONSTRO FUNDAMENTOS NARRATIVOS E FIGURATIVOS DO MONSTRO SEMIÓTICA PROF. ALEMAR RENA Aula baseada em texto do livro "Semiótica: objetos e práticas", de Ivã Carlos Lopes (org.). O monstro é velho conhecido da tradição

Leia mais

A simpatia para ter boas ideias

A simpatia para ter boas ideias A simpatia para ter boas ideias As vezes, tudo o que mais precisamos é de uma boa ideia! Ou uma fórmula criativa de sair de uma situação difícil. Boas ideias podem valer muito dinheiro, muita paz ou muito

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou à Unidade 1 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê História 3 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação História NOME: ESCOLA:

Leia mais

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os

Leia mais

Banho de descarrego para Prosperidade

Banho de descarrego para Prosperidade Banho de descarrego para Prosperidade Usando a força dos elementos da natureza, limpe sua aura e enriqueça! Bom, se não ficar rico, pelo menos afaste a pobreza da sua vida. Prosperidade é uma coisa bem

Leia mais

1-INTRODUÇÃO. Aula 2 Mito e filosofia:

1-INTRODUÇÃO. Aula 2 Mito e filosofia: Prof. Gilmar Dantas 1-INTRODUÇÃO Aula 2 Mito e filosofia: Nesta aula, vamos ver outras características da filosofia e ver também os mitos. Houve uma passagem dos mitos para a filosofia na Grécia Antiga.

Leia mais

ROTEIRO ÍNDIA DOS DEUSES E DIWALI FESTIVAL DAS LUZES

ROTEIRO ÍNDIA DOS DEUSES E DIWALI FESTIVAL DAS LUZES ROTEIRO ÍNDIA DOS DEUSES E DIWALI FESTIVAL DAS LUZES 28 OUT a 10 NOVEMBRO 2018 Uma Viagem para a Mente, Corpo e Alma! O roteiro foi especialmente construído para que você visite alguns dos mais famosos

Leia mais

MITO E FILOSOFIA 1 SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP

MITO E FILOSOFIA 1 SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP MITO E FILOSOFIA 1 SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP QUAL O SIGINIFICADO DA PALAVRA FILOSOFIA? QUAL A ORIGEM DA FILOSOFIA? E O QUE HAVIA ANTES DA FILOSOFIA? OS MITOS A palavra

Leia mais

Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

A floresta misteriosa

A floresta misteriosa Suplemento do Professor A floresta misteriosa Elaborado pelas autoras Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas Ilustrações de Thiago Lopes Sobre a coleção A Coleção Crianças na Rede foi desenvolvida

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE COLABORADORES MEDICINA DA TERRA. Uma visão da cura através das tradições ancestrais XAMANISMO

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE COLABORADORES MEDICINA DA TERRA. Uma visão da cura através das tradições ancestrais XAMANISMO CURSO DE CAPACITAÇÃO DE COLABORADORES MEDICINA DA TERRA Uma visão da cura através das tradições ancestrais XAMANISMO Prática espiritual que remonta os primórdios da humanidade, com ocorrência em todos

Leia mais

Proposta Curricular para o Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Educação de Camburiu e Itapema

Proposta Curricular para o Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Educação de Camburiu e Itapema Proposta Curricular para o Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Educação de Camburiu e Itapema 5ª. SÉRIE 1. Ethos Ser Humano. 3. Textos Sagrados, orais e escritos. Autoestima. Preconceito (etnias,

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS POVOS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL: ORIENTE PRÓXIMO E EXTREMO ORIENTE QUAIS A PRINCIPAL HERANÇA DEIXADA PELOS HEBREUS A maior contribuição dos hebreus foi religiosa.

Leia mais

Como ouvir a voz de Deus

Como ouvir a voz de Deus Maio/Junho/Julho Como ouvir a voz de Deus Série: Vida autêntica Mensagem 3 Texto: Sl 19. 7-10 Fernando Leite 20-05-2007 Introdução Como Deus fala? 1 Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior A ARTE NO EGITO Professora Alba Baroni Arquiteta A ARTE NO EGITO O Egito foi uma das principais civilizações da antiguidade. Com uma civilização bastante desenvolvida em sua organização

Leia mais

Leitura do Tarot Amor

Leitura do Tarot Amor Leitura do Tarot Amor Pedimos então, uma direção para os relacionamentos, para o amor que desejamos, para esse sentimento que todos precisamos ter e veio uma Direção forte, uma carta que mostra o que precisamos

Leia mais

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20.

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Objetivo do encontro: Despertar amor a Eucaristia e a participação da santa missa, onde o sacramento é oferecido. Texto: Ë o sacramento pelo qual participamos,

Leia mais

CURRÍCULO PAULISTA. Ensino Religioso

CURRÍCULO PAULISTA. Ensino Religioso CURRÍCULO PAULISTA Versão 1 Encontros Regionais 22 a 30 de outubro Ensino Religioso São Paulo Outubro de 2018 TEXTO INTRODUTÓRIO ENSINO RELIGIOSO O Ensino Religioso vem sendo fundamentado na Constituição

Leia mais

Hinduísmo Joachim Andrade 1

Hinduísmo Joachim Andrade 1 Hinduísmo Joachim Andrade 1 Hinduísmo Religioso e Cultural O que é o Hinduísmo? Segundo a visão que tem de si o hinduismo não possui origem: é o caminho eterno que segue as regras e exigências básicas

Leia mais

HISTÓRIA DA MODA. Questão 1 Escreva um trecho do texto relacionado a cada um dos desenhos.

HISTÓRIA DA MODA. Questão 1 Escreva um trecho do texto relacionado a cada um dos desenhos. Instituto de Educação Infantil e Juvenil INVERNO, 2017. Londrina, Nome: de Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 15 MMXVII Fase 2 Grupo a f2 HISTÓRIA DA MODA Moda para quê? Afinal, você pode perguntar,

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

Acontecimentos na Bíblia que devem ser esclarecidos:

Acontecimentos na Bíblia que devem ser esclarecidos: Acontecimentos na Bíblia que devem ser esclarecidos: Os Semitas são povos que falam línguas que tiveram a mesma origem, foram formadas de uma mesma raiz. São os povos do Oriente, como hebreus, árabes...

Leia mais

Romantismo no Brasil: 1ª geração. Literatura brasileira 2ª EM Prof.: Flávia Guerra

Romantismo no Brasil: 1ª geração. Literatura brasileira 2ª EM Prof.: Flávia Guerra Romantismo no Brasil: 1ª geração Literatura brasileira 2ª EM Prof.: Flávia Guerra O discurso da nacionalidade Na primeira metade do século XIX, várias missões estrangeiras vieram ao Brasil. Foram os estrangeiros

Leia mais

Índia. Pelas cores da. Laurence Quentin - Catherine Reisser. Os intocáveis Os jainistas Os marajás. Edição de Fani Marceau

Índia. Pelas cores da. Laurence Quentin - Catherine Reisser. Os intocáveis Os jainistas Os marajás. Edição de Fani Marceau Laurence Quentin - Catherine Reisser Os intocáveis Os jainistas Os marajás Pelas cores da Índia Edição de Fani Marceau Tradução de Rosa Freire d Aguiar Copyright 2004 by Éditions Nathan, Paris França Grafia

Leia mais

Uma receita de banho energético carregado de amor que deixa o amor falar mais alto na sua vida.

Uma receita de banho energético carregado de amor que deixa o amor falar mais alto na sua vida. O banho real do amor Uma receita de banho energético carregado de amor que deixa o amor falar mais alto na sua vida. Para encontrar e ser encontrado(a) por alguém, para esquentar o relacionamento, para

Leia mais

Terça-feira do amor. Viva o amor!

Terça-feira do amor. Viva o amor! Terça-feira do amor Viva o amor! Prepare-se para terças-feiras de Tratamento do Amor com o Arcanjo Anael. Os anjos vão dar uma força para quem está só, para quem precisa resolver uma situação amorosa complicada,

Leia mais

DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO OBJETIVOS: 6 Ano

DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO OBJETIVOS: 6 Ano DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO OBJETIVOS: 6 Ano Compreender o ser humano, a partir de sua realidade, buscando a formação integral do estudante. Vislumbrar as variadas dimensões do homem, especialmente

Leia mais

Título: Mundaréu 21 x 27 cm 32 páginas Autoria: Celso Sisto Ilustrações: Rosinha Campos Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza

Título: Mundaréu 21 x 27 cm 32 páginas Autoria: Celso Sisto Ilustrações: Rosinha Campos Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Título: Mundaréu 21 x 27 cm 32 páginas Autoria: Celso Sisto Ilustrações: Rosinha Campos Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza APRESENTAÇÃO: Este livro aborda o tema lendas sob a perspectiva das

Leia mais

1. Qual a necessidade de uma aliança?

1. Qual a necessidade de uma aliança? 1 Aliança, segundo Jesus de Nazaré Essência #3 (fim da série) Lc 22:14-20 (14) Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram- se à mesa. (15) E disse- lhes: "Desejei ansiosamente comer esta

Leia mais

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação.

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação. Título: A árvore dos meus dois quintais Autor: Jonas Ribeiro Ilustrações: Veruschka Guerra Formato: 21 cm x 27,5 cm Número de páginas: 24 Elaboradora do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A

Leia mais

Amar a Deus e ao Próximo. Ano C XV Domingo do Tempo Comum

Amar a Deus e ao Próximo. Ano C XV Domingo do Tempo Comum Amar a Deus e ao Próximo. Ano C XV Domingo do Tempo Comum A Palavra de Deus, que vamos escutar, aponta-nos o caminho para encontrarmos a felicidade da vida eterna. É no amor a Deus sobre todas as coisas

Leia mais

A ORIGEM DA FILOSOFIA

A ORIGEM DA FILOSOFIA A ORIGEM DA FILOSOFIA UMA VIDA SEM BUSCA NÃO É DIGNA DE SER VIVIDA. SÓCRATES. A IMPORTÂNCIA DOS GREGOS Sob o impulso dos gregos, a civilização ocidental tomou uma direção diferente da oriental. A filosofia

Leia mais

Missão. São Bernardo de Claraval resume em três atitudes o comportamento que

Missão. São Bernardo de Claraval resume em três atitudes o comportamento que Anjo da Guarda Dentre os anjos de Deus, Ele escolhe nosso Anjo da Guarda, que é pessoal e exclusivo, cuja função é proteger-nos até o retorno da nossa alma à eternidade. Ele nos ampara e nos defende das

Leia mais

Mestre Hilarion Patrono da Medicina Energética Espiritual

Mestre Hilarion Patrono da Medicina Energética Espiritual Mestre Hilarion Patrono da Medicina Energética Espiritual Chohan do Quinto Raio sustenta os atributos divinos da verdade, abundância, ciência, concentração e cura. Chama verde. Chacra frontal (centro da

Leia mais

O poderoso Banho do Amor

O poderoso Banho do Amor O poderoso Banho do Amor O banho caliente dos desejos e do amor! Já vi muitas fórmulas de banhos que prometem ativar o campo do amor, mas esse Banho é realmente muito quente, caliente diriam os mais experientes

Leia mais

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES SUPLEMENTO DE ATIVIDADES NOME: N O : ESCOLA: SÉRIE: 1 Honoré de Balzac ficou mundialmente famoso por sua enorme A comédia humana, obra que reúne quase cem romances e constitui um grande painel da sociedade

Leia mais

A forte simpatia do dinheiro na carteira

A forte simpatia do dinheiro na carteira A forte simpatia do dinheiro na carteira Uma simpatia para quando o dinheiro é para ontem e não pode deixar de aparecer na sua carteira! Para não faltar mais dinheiro em sua casa. Não é para a riqueza

Leia mais

Sua religião é uma escolha pessoal e deve ser respeitada

Sua religião é uma escolha pessoal e deve ser respeitada Sua religião é uma escolha pessoal e deve ser respeitada O Dia Mundial da Religião, celebrado a 21 de janeiro, tem como principal objetivo sensibilizar a Humanidade para o respeito pelas diferentes crenças

Leia mais

Meu pai é uma girafa!

Meu pai é uma girafa! Meu pai é uma girafa! Texto e ilustrações de Stephen Michael King Tradução: Gilda de Aquino Projeto: leitura e produção de texto Indicação: Fundamental I (1 o e 2 o anos) Elaborado por: Clara de Cápua

Leia mais

O conto: modalidade narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos e com poucas personagens.

O conto: modalidade narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos e com poucas personagens. O conto: modalidade narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos e com poucas personagens. Alguns elementos são essenciais: Sabemos que as histórias (ação) são contadas por alguém (narrador),

Leia mais

A RESPOSTA DO HOMEM A DEUS: EU CREIO. NÓS CREMOS Catequese com adultos Chave de Bronze

A RESPOSTA DO HOMEM A DEUS: EU CREIO. NÓS CREMOS Catequese com adultos Chave de Bronze A RESPOSTA DO HOMEM A DEUS: EU CREIO. NÓS CREMOS. 26-11-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Eu creio Como podemos responder a Deus quando Ele nos aborda? Responder a Deus significa crer n

Leia mais

Poderosa oração de Cura Interior

Poderosa oração de Cura Interior Poderosa oração de Cura Interior Para levantar o astral, para trazer paz e contentamento. Para curar feridas do corpo e da alma. Doenças conhecidas ou desconhecidas. Jesus traz alívio imediato para o seu

Leia mais

TRABALHO DO LIVRO DOZE REIS E A MOÇA NO LABIRINTO DO VENTO. Data: 07 / 08 / 2019 Professor (a): Sandra Valor: 7,0 Nota:

TRABALHO DO LIVRO DOZE REIS E A MOÇA NO LABIRINTO DO VENTO. Data: 07 / 08 / 2019 Professor (a): Sandra Valor: 7,0 Nota: TRABALHO DO LIVRO DOZE REIS E A MOÇA NO LABIRINTO DO VENTO Nome: nº: Ano 7ºA E.F. Data: 07 / 08 / 2019 Professor (a): Sandra Valor: 7,0 Nota: Doze reis e a moça no labirinto do vento é um livro construído

Leia mais

TARítulo da aula A arte no Egito

TARítulo da aula A arte no Egito TARítulo da aula A arte no Egito Prof. Lilian Rodrigues 6º ano Arte no Egito Professora: Lilian Rodrigues A Pedra da União O mais antigo documento egípcio, também conhecido como a paleta de Nãrmer. Simboliza

Leia mais

Natividade de Maria Sex, 08 de Setembro de :27

Natividade de Maria Sex, 08 de Setembro de :27 O Teu nascimento, Mãe de Deus, trouxe alegria para toda a esfera terrestre, pois de Ti nasceu o Sol da Justiça, Cristo, o nosso Deus, diz um antigo hino oriental sobre o nascimento de Nossa Senhora. Seu

Leia mais

As páginas seguintes são extraídas do Livro

As páginas seguintes são extraídas do Livro PREFÁCIO As páginas seguintes são extraídas do Livro dos Preceitos de Ouro, uma das obras lidas pelos estudiosos do misticismo no Oriente. O seu conhecimento é obrigatório naquela escola cujos ensinamentos

Leia mais

> Apocalipse 4: E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.

> Apocalipse 4: E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás. > Apocalipse 4:6 -... E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás. Quantas vezes passei por essa leitura sem parar para perguntar quem são esses "animais"

Leia mais

Como trabalhar uma história?

Como trabalhar uma história? Por que contar história? Contar histórias é um meio muito eficiente de transmitir uma ideia, de levar novos conhecimentos e ensinamentos. É um meio de resgatar a memória. Todo bom contador de histórias

Leia mais

TEXTOS SAGRADOS. Noções introdutórias

TEXTOS SAGRADOS. Noções introdutórias TEXTOS SAGRADOS Noções introdutórias A ORIGEM Os Textos Sagrados, via de regra, tiveram uma origem comum: Experiência do sagrado. Oralidade. Pequenos textos. Primeiras redações. Redação definitiva. Organização

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

Escola de Aprendizes do Evangelho à Distância. Gabarito e sugestões de respostas da EAE

Escola de Aprendizes do Evangelho à Distância. Gabarito e sugestões de respostas da EAE Estes arquivos pertencem ao dirigente. São adquiridos na realização do curso especifico para dirigentes de Escola de Aprendizes do Evangelho à Distância A equipe organizadora agradece a compreensão INDICE

Leia mais

Símbolo Sagrado O Sagrado da Água nas Tradições Religiosas

Símbolo Sagrado O Sagrado da Água nas Tradições Religiosas Símbolo Sagrado O Sagrado da Água nas Tradições Religiosas Conteúdo Básico: Símbolos Sagrados Celito Francisco Zanon Rossato (N. Toledo) celitozanon@seed.pr.gov.br Objetivos - Identificar o sagrado da

Leia mais

Título por Situação :

Título por Situação : 1 92 O LEÃO E O CAMUNDONGO 139 O ANALISTA DE BAGÉ AVENTURA 140 O ATENEU CLASSICO 203 AMOR EM DOSE DUPLA 205 ANJOS E DEMÔNIOS FICÇÃO 339 MEU PRIMEIRO LIVRO DOS GOLFINHOS E BALEIAS 359 EI, QUEM VOCÊ PENSA

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração 30 DE DEZEMBRO Deus eterno e todo-poderoso, que

Leia mais

Os dalitsou intocáveis são aqueles que não têm casta, a poeira sob os pés de Brahma

Os dalitsou intocáveis são aqueles que não têm casta, a poeira sob os pés de Brahma Onde estáa Graça? Rom 4. 7-8... Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniqüidade e em cujo espírito não hádolo. Divididos

Leia mais

A Runa da semana amor

A Runa da semana amor A Runa da semana amor Lançamos as pedras e trazemos Gebo anunciando uma mudança nos relacionamentos. Dicas importantes para os casais e a para quem quer formar um casal. Gebo traz oportunidades. Saiba

Leia mais

O Maior Tesouro da Humanidade

O Maior Tesouro da Humanidade elaboração: Tatiana Pita Mestre em Educação pela PUC (SP) O Maior Tesouro da Humanidade escrito por ilustrado por Patrícia Engel Secco Fábio Sgroi 2 O prazer da leitura Ler é um exercício de voar sem sair

Leia mais

Conteúdo Programático Etapa 1

Conteúdo Programático Etapa 1 Conteúdo Programático Etapa 1 Volume 1 Conteúdo Programático Etapa 1 Alfabetização 3 (1º ano) Estudo Sagrado Leitura e Escrita Matemática Ciências História Geografia Arte A disciplina de Estudo - Fundamentos

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano A HÉLADE Nós chamamos a nossa terra de Hélade e nos consideramos helenos. E todos aqueles que possuíam outras culturas e falavam línguas que nós não entendemos, nós os

Leia mais

Deus. Coisas físicas Nº1

Deus. Coisas físicas Nº1 A ESSÊNCIA DE TUDO, A Santidade, Retidão e Justiça de Nº1 Deus Deus é diferente de todos os outros seres. Só Ele é infinito e não criado. Todos os demais são finitos e criados. O termo bíblico para essa

Leia mais

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação. Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação. 5 Introdução A devoção ao Imaculado Coração de Maria é uma das mais belas manifestações

Leia mais

500 anos de Cristianismo na América Latina. A Leitura Popular da Bíblia: À Procura da Moeda Perdida

500 anos de Cristianismo na América Latina. A Leitura Popular da Bíblia: À Procura da Moeda Perdida Page 1 of 10 Tudo por até R$ 5,00 500 Anos - Resistência e Memória 500 anos de Cristianismo na América Latina A criação toda geme... e conclama à solidariedade (At 11,19-28,13). 2ª parte A Impaciência

Leia mais

AUTÓPSIA DO MEDO (Contos) Clóvis Oliveira Cardoso

AUTÓPSIA DO MEDO (Contos) Clóvis Oliveira Cardoso Índice 01 Índice; 02 Autópsia do Medo; 03 Agradecimentos; 04 Senhor... 05 Sigmund Freud; 06 Para Tânia; 07 DEUS sobre todas as coisas; 08 Era ele e o diabo; 16 Madrugada de terror; 21 Na Praça da Sé; 25

Leia mais

Classes sociais e Estratificação

Classes sociais e Estratificação Classes sociais e Estratificação Nunca existiu na história da humanidade uma sociedade igualitária. A desigualdade social constitui um dos fatos mais inquietantes da sociedade humana, principalmente aquele

Leia mais

Toda a força da Magia do livramento

Toda a força da Magia do livramento Toda a força da Magia do livramento As vezes acontece de ter algo ou alguém que anda atrapalhando a sua vida. As vezes gente do mal que só quer te fazer o mal, ou uma situação que se arrasta por tanto

Leia mais