Lição nº 10 ATITUDES (E RECONHECIMENTO) DE UMA MULHER VIRTUOSA. Pra. Lucia Vargas 08 março 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lição nº 10 ATITUDES (E RECONHECIMENTO) DE UMA MULHER VIRTUOSA. Pra. Lucia Vargas 08 março 2015"

Transcrição

1 Lição nº 10 ATITUDES (E RECONHECIMENTO) DE UMA MULHER VIRTUOSA Pra. Lucia Vargas 08 março 2015

2

3 TEXTO ÁUREO A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada. Provérbios

4 Conhecer O alto valor de uma mulher virtuosa dentro do ambiente familiar. Perceber A dignidade da mulher ao exercer seu papel ou função em casa ou na família. Praticar Sugerir aos alunos que expressem-se elogiando uma mulher de sua família.

5 Texto da Nova Versão Internacional Texto Bíblico Inspirativo Provérbios 31.12,26 e 30

6 Contexto Histórico

7 O início do capítulo 31 de Provérbios relata as palavras do rei Lemuel. Ele não era um rei Israelita. A natureza desta seção (vv 1-9) sugere um egípcio ou uma pessoa de origem babilônica. Neste caso, o ensino é dado pela mãe (vv 1-8). Do versículo 10 ao 31, o texto é um poema acróstico, (a primeira palavra em cada verso começa com uma letra do alfabeto hebraico), exaltando as virtudes de uma mulher, que exemplifica os princípios de sabedoria, de maneira prática. É a descrição de uma mulher, embelezada por suas virtudes, sabedoria prática e caridade. (Bíblia Comentada, NVI).

8 Introdução

9 Quando pensamos o quanto a mulher evoluiu em seu papel na sociedade em que vivemos, a nossa mente nos leva a lembrar o tipo de educação, instrução e conhecimento que possuíam nossas avós. Por exemplo: Há algum tempo atrás, a mulher não trabalhava fora, não tinha direito a voto e a maioria ou até mesmo todas, não podiam escolher o próprio marido.

10 Hoje evoluímos bastante, a mulher pode estudar, trabalhar fora, escolher o homem com quem quer se casar e tantas outras conquistas. Logo, Eva tornou-se de grande importância no momento criativo, uma necessidade vital para Adão. Porém, eu Sendo me pergunto: Eva a Melhorou figura da ou piorou a mulher, situação da vamos mulher? analisar Quais as três suas atitudes atuais? Nesta lição estudaremos algumas razões atitudes porque da mulher Deus virtuosa, criou-a. e seu necessário reconhecimento.

11 1 - A MULHER VIRTUOSA OCUPA COM DIGNIDADE SUA MISSÃO NO LAR E NA SOCIEDADE

12 A função da mulher no lar e na família tem um grande valor. Deus abençoou e colocou a mulher em lugar de honra. Mas infelizmente ela (iniciando com Eva) foi enganada por Satanás, fato pelo qual houve e ainda há consequências trágicas. Porem, Deus não cancelou o seu plano e quer a mulher no lugar que lhe é devido, lugar de honra.

13 A mulher tem perdido o seu real valor. Como resultado do pecado ela tem a tendência de desrespeitar o homem, principalmente pensando, não em ser companheira, mas sim, competidora E o homem tem a tendência de abusar da autoridade que foi dada por Deus, oprimindo-a e humilhando-a.

14 O papel masculino no lar é proteger a mulher, ampará-la, o dela é ser submissa e auxiliadora. A submissão feminina, não deve ser algo penoso, prejudicial, mas sim, demonstração de sabedoria e inteligência. A mulher submissa é sábia, é exemplo para outras e quando tem esposo não cristão, o seu testemunho é a maior pregação que ela pode ter para ganhá-lo para Cristo.

15 O exemplo de mulher de Provérbios 31 é dinâmica, empreendedora, mas nunca concorrente com o esposo. Ele é honrado e respeitado por ela como autoridade. Ser autoridade é diferente de ser autoritário. O esposo confia nela, pois é equilibrada, trabalha para que a provisão do seu lar seja aumentada (v 16). Também ela não tem medo de enfrentar o mercado de trabalho ou qualquer situação desafiadora.

16 A mulher, esposa, mãe, tem o papel de gerenciar, cuidar e fazer com que as coisas andem em harmonia dentro do lar. A pior consequência de lares desajustados são os filhos crescerem com a visão distorcida dos ensinamentos éticos, morais e da palavra de Deus. Como consequência eles formarão lares também desajustados. Somente um ambiente onde o amor é exercitado, pode ser chamado de lar.

17 No lar, são ensinados os princípios da educação, da moral, da integridade, do caráter, de hábitos saudáveis. Quando há uma lacuna a falta desses ensinamentos, podemos dizer que é tudo, menos um lar.

18 Quando há uma lacuna a falta desses ensinamentos, podemos dizer que é tudo, menos um lar. A mulher é capaz de criar laços tão fortes de unidade na família, que podem vir lutas e dificuldades, a família vai permanecer unida. Mas, para que isso realmente aconteça a mulher deve possuir algumas características:

19 A mulher precisa valorizar-se e aceitar o que Deus deixou para ela desempenhar no lar e na família. Saber que o seu valor excede o de finas joias (PV ). Ter equilíbrio emocional; Ter serenidade (PV ); Dominar a língua (PV ); Portar-se com dignidade; Superar experiências dramáticas; Ter sabedoria.

20 Aplicação

21 A mulher cristã tem realmente contribuído para melhorar o seu lar, abençoar sua família, a igreja e a sociedade em que vive?

22 2. A MULHER VIRTUOSA BUSCA A BELEZA INTERIOR

23 Creio que a maior beleza que a mulher pode chegar a ter é ser sábia. Ela possui uma beleza interior, que junto com a beleza exterior, ficará ainda melhor. Ela sabe que com o passar dos anos não conserva o vigor físico, mas o espiritual é renovado todos os dias. Ela preocupa-se com sua saúde e cuida do seu corpo, mas também cuida da sua saúde espiritual e mental.

24 Não usa o próprio corpo como meio de provocar lascívia (sensualidade). Não é vulgar e nem imprudente. Não precisa chamar a atenção, sua beleza é notável. Essa mulher louva a Deus com seu corpo e não descuida das demais áreas da sua vida.

25 A mulher sábia é: bondosa, carinhosa, prudente nos momentos difíceis e quando fala, as pessoas tem prazer em ouvi-la. Chama a atenção, por seu caráter e sabedoria. É feliz, vive em harmonia, esbanja alegria.

26 Que bom seria que existissem além de salões de beleza, salões de ensinamentos, pois assim as mulheres possuiriam a beleza através da arrumação do cabelo, do tratamento da pele, mas também a formosura de saber portar-se com dignidade e respeito, que é uma beleza fundamental.

27 Aplicação

28 Nas nossas Igrejas encontramos mulheres que são exemplos a serem seguidos? Estas realmente têm uma beleza indiscutível, ampla e total?

29 3. A MULHER VIRTUOSA RECEBE O RECONHECIMENTO POR SUA VIDA E TRABALHO

30 Com certeza, toda a mulher gosta de receber um elogio. Encontramos na Bíblia várias mulheres que tiveram o reconhecimento por sua vida exemplar e trabalho. A mulher cristã deve ser temente ao Senhor, exemplo de coragem, sabedoria, humildade e bom senso. Sabe exercer a fé nos momentos difíceis e se conduz com maturidade.

31 Esse é o segredo do seu sucesso. Administra a casa de maneira que todos que chegam percebem o quanto existe ali carinho e cuidado.

32 Ela não precisar falar Eu administro esta casa, porque todos reconhecem a sua dedicação. Também ela busca sempre a excelência. Não se conforma com menos. Outros dotes ela tem: financeiramente é equilibrada, sabe administrar o dinheiro, os gastos pessoais, tem o cuidado de comprar o que realmente a sua família precisa. Cuida para que não haja não desperdício.

33 Ela é a responsável pela economia doméstica, sabe que não convém comprar tudo o que o olho vê. A mulher cristã sabe aproveitar bem o seu tempo, de maneira que possa passar Um tempo aos pés do Senhor. Não descuida da sua vida espiritual.

34 Não desperdiça seu tempo com coisas que não edificam que não trazem resultados positivos para sua própria vida e de sua família. Ela tem mais virtudes sim: cuida do esposo, dos filhos, do lar, ajuda ao próximo e ainda trabalha fora para ajudar no orçamento doméstico. Mesmo exercendo jornada dupla de trabalho, não reclama, pois entende o quanto a sua contribuição é importante para que seu lar seja próspero.

35 Essa mulher tem satisfação em tudo o que faz, realmente não come o pão da preguiça (v.27). Não é uma mulher sem ação, ou boazinha, Não fala palavras torpes, de maldição, somente palavras que edificam. mas que tem opinião, que encoraja o esposo a tomar decisões, porém, jamais toma decisão pelo esposo. É sensível, colaboradora, sabe se conduzir com dignidade.

36 Por essas e outras razões, a mulher virtuosa, que teme ao Senhor (v.30), e é sábia em todos os momentos, merece elogio!

37 Aplicação

38 A mulher tem exercido o seu papel com dignidade? Você pode citar uma mulher que merece elogio?

39

40 Concluo grata a Deus, por ser mulher e estar aprendendo a cada dia servir ao Senhor, com um coração sincero. Creio que nós temos muito a aprender, mas também temos muito a ensinar. É importante reconhecermos o nosso valor, sem perdermos o que temos de melhor A Sabedoria. Os padrões do mundo não nos servem de exemplo, mas os padrões cristãos fundamentados na Palavra de Deus, esses devemos segui-los.

41

42

Lição nº 11 CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL FEMININO NA IGREJA. Pra. Lucia Vargas 15 março 2015

Lição nº 11 CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL FEMININO NA IGREJA. Pra. Lucia Vargas 15 março 2015 Lição nº 11 CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL FEMININO NA IGREJA Pra. Lucia Vargas 15 março 2015 TEXTO ÁUREO Respondeu Maria: Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra. Então o anjo a

Leia mais

domingo, 16 de janeiro de 2011 A n é s i o R o d r i g u e s

domingo, 16 de janeiro de 2011 A n é s i o R o d r i g u e s A n é s i o R o d r i g u e s A Mulher, o Trabalho e a Vida Provérbios 31:1-10 Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Provérbios 31:1-10 Seu marido tem plena confiança

Leia mais

Estudo 04 Guia do Par cipante

Estudo 04 Guia do Par cipante Estudo 04 Guia do Par cipante 01 PREFÁCIO Vivemos numa sociedade caracterizada pela ausência de grandes líderes. Líderes que defendam ideais e inspirem outros a sonhar com um mundo melhor. Líderes que

Leia mais

LIÇÃO 13 PROVERBIOS I TRIMESTRE AS MULHERES E O VINHO

LIÇÃO 13 PROVERBIOS I TRIMESTRE AS MULHERES E O VINHO LIÇÃO 2015 PROVERBIOS AS MULHERES E O VINHO I TRIMESTRE RELEMBRANDO A HUMILDADE DOS SÁBIOS (títulos ajustados para clareza do foco) Quem voce acha que é? Quem voce acha que Deus é? Oração da Sabedoria

Leia mais

Fatores familiares e sociais que contribuem na saúde emocional

Fatores familiares e sociais que contribuem na saúde emocional Lição 4 Fatores familiares e sociais que contribuem na saúde emocional Eloisa Lazzarotto - Fepas Campinas Texto Áureo Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013. Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013. Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 2- Pais, criem seus filhos Texto Bíblico: PROVÉRBIOS 22.6 Objetivos

Leia mais

LIÇÃO 4 - A MORDOMIA DA FAMÍLIA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 4 - A MORDOMIA DA FAMÍLIA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 4 - A MORDOMIA DA FAMÍLIA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FAMÍLIA PROJETO DE DEUS A Criação do homem e da mulher foi a mais importante criação do Senhor, sendo estes, feitos a imagem

Leia mais

Tema: UMA AVALIAÇÃO BÍBLICA DA VIDA ESPIRITUAL. Salmo 139:23, 24 "E vê se há em mim algum caminho mau..."

Tema: UMA AVALIAÇÃO BÍBLICA DA VIDA ESPIRITUAL. Salmo 139:23, 24 E vê se há em mim algum caminho mau... Tema: UMA AVALIAÇÃO BÍBLICA DA VIDA ESPIRITUAL. Salmo 139:23, 24 "E vê se há em mim algum caminho mau..." As seguintes perguntas devem ser respondidas "sim" ou "não". Conforme a pergunta, a resposta "sim"

Leia mais

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 JESUS ME AMA Compreender que Deus nos ama e deseja o melhor para cada um de Seus filhos. Reconhecer que Deus se revela por Sua

Leia mais

Para o casal: Conselhos para a fidelidade. Conselhos para as relações. Conselhos para o carácter. Para os pais: Conselhos para a paternidade.

Para o casal: Conselhos para a fidelidade. Conselhos para as relações. Conselhos para o carácter. Para os pais: Conselhos para a paternidade. Lição 5-4 de maio de 2019 O livro de Provérbios é rico em conselhos práticos para as relações interpessoais. Analisaremos especialmente os conselhos que se referem à vida familiar, ou seja, a relação do

Leia mais

Buscando a excelência no casamento. Adalberto Vargas da Rosa 6º ENCONTRO

Buscando a excelência no casamento. Adalberto Vargas da Rosa 6º ENCONTRO 6º ENCONTRO SUBMISSÃO: A ALEGRIA DA ESPOSA SUBMISSÃO: A ALEGRIA DA ESPOSA O mundo ordenado por Deus, através das suas instituições, para que as pessoas vivam em harmonia e protegidas. SUBMISSÃO: A ALEGRIA

Leia mais

VERSO PARA MEMORIZAR: "O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas a Este honra o que se compadece do necessitado" (Pv 14:31).

VERSO PARA MEMORIZAR: O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas a Este honra o que se compadece do necessitado (Pv 14:31). Deus criou... 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas a Este honra o que se compadece do necessitado" (Pv 14:31). design Neemias Lima Sábado INTRODUÇÃO - A Bíblia

Leia mais

CAPÍTULO 03 PERNAS QUE DÃO SUPORTE

CAPÍTULO 03 PERNAS QUE DÃO SUPORTE CAPÍTULO 03 PERNAS QUE DÃO SUPORTE Nossas pernas dão suporte ao nosso corpo inteiro e nos permitem andar, correr e pular. A facilitação na célula da suporte aos membros do grupo, capacitando-os a e x e

Leia mais

O coração no corpo humano é um órgão vital, um músculo que é responsável por bombear sangue por todo o corpo.

O coração no corpo humano é um órgão vital, um músculo que é responsável por bombear sangue por todo o corpo. Filho meu, dá-me o teu coração; PROVERBIOS 23:26. 26 Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos. O coração no corpo humano é um órgão vital, um músculo que é responsável

Leia mais

Estudo 01 Guia do Par cipante

Estudo 01 Guia do Par cipante Estudo 01 Guia do Par cipante 01 PREFÁCIO Vivemos numa sociedade caracterizada pela ausência de grandes líderes. Líderes que defendam ideais e inspirem outros a sonhar com um mundo melhor. Líderes que

Leia mais

"tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos."(mt 20.28)

tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.(mt 20.28) Série Quem é jesus Data: / 11 / 2010 - Semana 11 "tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos."(mt 20.28) 1 / 6 1) Adoração (10') Sugestão:

Leia mais

TRANSFORMANDO SUA VIDA. 7 erros que te impedem de ter sucesso

TRANSFORMANDO SUA VIDA. 7 erros que te impedem de ter sucesso TRANSFORMANDO SUA VIDA 7 erros que te impedem de ter sucesso SE VOCÊ UTILIZAR A CHAVE CERTA, PODERÁ ABRIR AS PORTAS DA EXCELÊNCIA DA CREDIBILIDADE E DO SUCESSO ME RESPONDA COM SINCERIDADE VOCÊ QUER SER

Leia mais

TEMPO PARA A FAMÍLIA E PARA A COMUNIDADE. Jörg Garbers Ms. de Teologia

TEMPO PARA A FAMÍLIA E PARA A COMUNIDADE. Jörg Garbers Ms. de Teologia TEMPO PARA A FAMÍLIA E PARA A COMUNIDADE Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução A família hoje talvez é o elo mais fraco na distribuição de tempo. Entre trabalho, lazer próprio, amigos, comunidade e sono

Leia mais

FILHOS AFASTADOS DA IGREJA

FILHOS AFASTADOS DA IGREJA Escola Bíblica Dominical Lição EBD FILHOS AFASTADOS DA IGREJA Pb. Rodrigo da Silva Gomes 14/07/2013 Roteiro da Aula Introdução; Análise do problema; A Igreja Salmo 100; A Família Salmo 78:1-6; Os Filhos

Leia mais

O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo. Sócrates

O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo. Sócrates Introdução O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo. Sócrates O casamento faz de duas pessoas uma só, difícil é determinar qual será. Shakespeare Casamento é um relacionamento a dois,

Leia mais

O CASAMENTO QUE DEUS DESEJA

O CASAMENTO QUE DEUS DESEJA O CASAMENTO QUE DEUS DESEJA Escola Bíblica IBCU A Esposa e o Marido segundo a Bíblia A Esposa na Bíblia CASAMENTO É UMA É Submissa ao Marido (Ef 5.21,22) O que não significa ser submissa ao marido. Colocar

Leia mais

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1).

Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela (Salmo 127:1). "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1). Deus nos criou e designou o casamento e a família como a

Leia mais

PALAVRA PASTORAL DE CRESCIMENTO, ENCORAJAMENTO E FÉ!

PALAVRA PASTORAL DE CRESCIMENTO, ENCORAJAMENTO E FÉ! PALAVRA PASTORAL DE CRESCIMENTO, ENCORAJAMENTO E FÉ! PRÍNCIPE E PRINCESA DO SENHOR REÚNA SUA CASA DIARIAMENTE OU QUANDO FOR POSSÍVEL, SEM STRESS, E PROFETIZE SOBRE OS MEMBROS DA SUA FAMÍLIA ESTA PALAVRA

Leia mais

Lição 12. Mulher Madura (PROFESSOR)

Lição 12. Mulher Madura (PROFESSOR) Lição 2 Mulher Madura (PROFESSOR) LIÇÃO 2 Mulher Madura A. Leia: Eclesiastes 3:-2.. Cada fase que vivemos tem um/a próprio/a. (pg 47) a. glória b. problema c. lição 2. Qual o fator determinante para saber

Leia mais

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 13 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS 9-11 Anos HISTÓRIA BÍBLICA João 15:12 A Bíblia nos ensina que Deus quer que sejamos

Leia mais

O APEGO AO PODER, COMO VENCER ISSO?

O APEGO AO PODER, COMO VENCER ISSO? ESTUDO O APEGO AO PODER, COMO VENCER ISSO? ACESSE ESTE ESTUDO E OUTROS ATRAVÉS DO SITE www.47ieq.com/tal O APEGO AO PODER, COMO VENCER ISSO? Texto áureo: Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados,

Leia mais

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles (Mateus 13.58)

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles (Mateus 13.58) OBJETIVO: Que a crianças entenda que Jesus não fazia milagres só na Bíblia, mas que Ele faz milagres ainda hoje, na vida de todo aquele que crê e O obedece. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas

Leia mais

Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Autoridade

Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Autoridade CENÁRIO 1 Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Vlademir Hernandes Rodrigo de Castro Hernandes CENÁRIO 2 2 CENÁRIO 3 Insubordinação dos pais dos pais HONRA AOS PAIS E A DEUS 3 A Desafiadora REALIDADE

Leia mais

Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Autoridade. Vlademir Hernandes Rodrigo de Castro Hernandes

Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Autoridade. Vlademir Hernandes Rodrigo de Castro Hernandes Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Autoridade Vlademir Hernandes Rodrigo de Castro Hernandes CENÁRIO 1 Tempo 2 CENÁRIO 2 Insubordinação Autoridade dos pais Tempo 3 CENÁRIO 3 Autoridade dos pais HONRA

Leia mais

12 Passos para ter um namoro centrado em Deus

12 Passos para ter um namoro centrado em Deus 12 Passos para ter um namoro centrado em Deus 1 Avisos Legais REDISTRIBUIÇÃO Você concorda que não irá copiar, redistribuir ou explorar comercialmente qualquer parte deste documento sem a permissão expressa

Leia mais

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar.

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar. 2ª FEIRA 11 de março QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz GPS Bom dia! Iniciamos o tempo da quaresma. 40 dias antes da Páscoa. Como tem acontecido todos os anos, temos para a comunidade alguns

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,

Leia mais

Todos em pé, por favor, para lermos a Bíblia Sagrada em Filipenses Leiamos de forma alternada o Texto Sagrado.

Todos em pé, por favor, para lermos a Bíblia Sagrada em Filipenses Leiamos de forma alternada o Texto Sagrado. Todos em pé, por favor, para lermos a Bíblia Sagrada em Filipenses 1.12-21. Pr. Fernando Fernandes Campanha de Missões Mundiais, Estaduais, Nacionais e Regionais 2009 PIB em Penápolis, 13/09/2009 Leiamos

Leia mais

O contraste entre Adão e Cristo nos ajudará a explicar melhor o assunto da salvação.

O contraste entre Adão e Cristo nos ajudará a explicar melhor o assunto da salvação. O contraste entre Adão e Cristo nos ajudará a explicar melhor o assunto da salvação. Esta semana, a lição da Escola Sabatina tem o título de Adão e Jesus Vamos nos concentrar em três questões: 1. Os frutos

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

Homens líderes? Mulheres submissas? Protesto!

Homens líderes? Mulheres submissas? Protesto! Dois grandes movimentos na cultura: O Avanço profissional da mulher. Maria Mariana, autora de Confissões de Adolescente (Anos 90) em entrevista para Revista Época.... Precisamos unir a geração de nossas

Leia mais

ROTEIRO DE CÉLULAS. OUTUBRO - Semana 3 15/10 a 21/10 de 2017

ROTEIRO DE CÉLULAS. OUTUBRO - Semana 3 15/10 a 21/10 de 2017 OUTUBRO - Semana 3 15/10 a 21/10 de 2017 Dica: Querido líder, já estamos na terceira parte do estudo sobre mordomia, utilize o maior tempo do encontro da célula para o estudo. Prepare-se antes, estudo

Leia mais

Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 12/11/2017 PROVÉRBIOS PARTE 01. Versículos para Decorar:

Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 12/11/2017 PROVÉRBIOS PARTE 01. Versículos para Decorar: Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 12/11/2017 PROVÉRBIOS PARTE 01 Versículos para Decorar: 1 - Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo.

Leia mais

MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA

MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA Parâmetros para a interação entre os sexos Professores: Presb. Antônio Pacheco Cecília Finotti Nishikawa Almeida CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULAS CONTEÚDO 1 Macho e Fêmea:

Leia mais

Família Cristã. Da infância ao Casamento

Família Cristã. Da infância ao Casamento Família Cristã Da infância ao Casamento Família Cristã Da infância ao Casamento Isaías Silva 2ª Edição São Paulo, 2013 Créditos Textos: Isaías Silva Coordenação Editorial: Raphael Abreu Supervisão Editorial:

Leia mais

Salmo Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis. Parte 2 29/09/2010

Salmo Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis. Parte 2 29/09/2010 Salmo 33.1-12 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis Parte 2 29/09/2010 2 No texto bíblico a felicidade não se restringe à prosperidade, ao bemestar e à alegria contagiante. Felicidade na Bíblia, está

Leia mais

FICHA E QUESTIONÁRIO PARA LEVANTAMENTO, AVALIAÇÃO E NIVELAMENTO DAS ÁREAS DA VIDA DO PRÉ DISCÍPULO

FICHA E QUESTIONÁRIO PARA LEVANTAMENTO, AVALIAÇÃO E NIVELAMENTO DAS ÁREAS DA VIDA DO PRÉ DISCÍPULO 1 FICHA E QUESTIONÁRIO PARA LEVANTAMENTO, AVALIAÇÃO E NIVELAMENTO DAS ÁREAS DA VIDA DO PRÉ DISCÍPULO Apresentamos para discipulado um material com ficha e questionário de avaliação pessoal e nivelamento

Leia mais

Todos nós gostamos de sonhar com um

Todos nós gostamos de sonhar com um Um belo casamento Todos nós gostamos de sonhar com um casamento belo e feliz. Mas para muitas pessoas, a realidade acaba com este sonho. Seu casamento se transforma num mundo de semblantes tristes e palavras

Leia mais

Lição 8 Aprendendo a dizimar

Lição 8 Aprendendo a dizimar Lição 8 Aprendendo a dizimar Texto Bíblico: 1Coríntios 16.1-3; 2Coríntios 9.7 INTRODUÇÃO Deus deseja que tomemos conta daquilo que Ele nos confia. A boa administração dos bens não é dever somente daqueles

Leia mais

LIÇÃO 3 - POR QUE DEUS NOS CRIOU. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - POR QUE DEUS NOS CRIOU. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - POR QUE DEUS NOS CRIOU Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O SENHOR DEUS CRIADOR No princípio criou Deus os céus e a terra e ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém,

Leia mais

Profissão em Segundo Plano? Protesto!

Profissão em Segundo Plano? Protesto! Profissão em Segundo Plano? Sabedoria Secular Quem é o ser mais importante do universo? Ser humano Quem são os seres humanos? Indivíduos (Seres autônomos) Qual o propósito final da vida? Realização pessoal

Leia mais

A Palavra como Instrumento da Felicidade. Elaboração: Antonio Nascimento

A Palavra como Instrumento da Felicidade.  Elaboração: Antonio Nascimento A Palavra como Instrumento da Felicidade www.searadomestre.com.br/ Elaboração: Antonio Nascimento 1 Bíblia as palavras que vos disse, são espírito e vida. Jesus João, 6:63. Pois quem quer amar a vida e

Leia mais

Lição 11. Garotos Adultos & É o Coração. Page 1

Lição 11. Garotos Adultos & É o Coração. Page 1 Lição 11 Garotos Adultos & É o Coração Page 1 LIÇÃO 11 GAROTOS ADULTOS & É O CORAÇÃO I. Garotos Adultos (capítulo 16) A. A maldição de nossos dias é. Mais do que estar ausente da família, existe a ausência

Leia mais

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA?

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? SÉRIE Por que precisamos ser cheios do Espírito Santo mais do que tudo? QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? Espírito Santo grego: parakletos CONSOLADOR CONSELHEIRO AUXILIADOR AMIGO Aquele que está ao

Leia mais

QUANDO UM PASTOR DEVE SE NEGAR A REALIZAR UM CASAMENTO? Por Brian Croft.

QUANDO UM PASTOR DEVE SE NEGAR A REALIZAR UM CASAMENTO? Por Brian Croft. QUANDO UM PASTOR DEVE SE NEGAR A REALIZAR UM CASAMENTO? Por Brian Croft. www.santoevangelho.com.br Um pastor deve realizar o casamento de dois não-cristãos? E, quanto a um cristão se casar com um não-cristão?

Leia mais

CURSO: VIDA TRIUNFANTE LIÇÃO 04 OBEDIÊNCIA

CURSO: VIDA TRIUNFANTE LIÇÃO 04 OBEDIÊNCIA CURSO: VIDA TRIUNFANTE LIÇÃO 04 OBEDIÊNCIA JÁ TEMOS VISTO DUAS COISAS QUE CARACTERIZAM UM FILHO DE DEUS:- 1. ARREPENDIMENTO: UMA MUDANÇA DE ATITUDE. 2. FÉ :CRE EM JESUS NESTA LIÇÃO VEREMOS A TERCEIRA COISA

Leia mais

Lição 13 Resgatando o padrão de Deus para a família Texto Bíblico: Salmos 128.1

Lição 13 Resgatando o padrão de Deus para a família Texto Bíblico: Salmos 128.1 Lição 13 Resgatando o padrão de Deus para a família Texto Bíblico: Salmos 128.1 O salmo 128 é conhecido como o salmo da família, haja vista seu texto revelar uma família feliz, bem alimentada, alegre,

Leia mais

Se você está iniciando o processo de conhecer os seus dons espirituais, então saiba que todo esse processo precisa seracompanhado de oração.

Se você está iniciando o processo de conhecer os seus dons espirituais, então saiba que todo esse processo precisa seracompanhado de oração. PASSO1: Coloque-se diante de Deus em oração Se você está iniciando o processo de conhecer os seus dons espirituais, então saiba que todo esse processo precisa seracompanhado de oração. Este assunto não

Leia mais

DONS ESPIRITUAIS. Irmãos, quanto aos dons espirituais não quero que vocês sejam ignorantes. (1Cor. 12:1 NVI)

DONS ESPIRITUAIS. Irmãos, quanto aos dons espirituais não quero que vocês sejam ignorantes. (1Cor. 12:1 NVI) DONS ESPIRITUAIS LIÇÃO 01 Irmãos, quanto aos dons espirituais não quero que vocês sejam ignorantes. (1Cor. 12:1 NVI) Aspectos Preliminares Sobre Dons Espirituais: Os dons espirituais diferem dos talentos

Leia mais

Lição 2-13 de abril de 2019 AS DECISÕES QUE TOMAMOS

Lição 2-13 de abril de 2019 AS DECISÕES QUE TOMAMOS Lição 2-13 de abril de 2019 AS DECISÕES QUE TOMAMOS Cada dia temos que tomar decisões. Algumas são rotineiras e de pouco alcance, outras podem chegar a decidir nossa vida eterna (Josué 24:15). Nossas decisões

Leia mais

SEJAM BEM VINDOS. Aula 02

SEJAM BEM VINDOS. Aula 02 SEJAM BEM VINDOS Aula 02 Que fichas caíram nos exercícios da Aula 01? VOCÊ SABIA QUE? 2% APENAS da população humana são os que de fato produzem mudanças 13% veem as mudanças acontecerem e às vezes até

Leia mais

Lição 2 para 13 de outubro de 2018

Lição 2 para 13 de outubro de 2018 Lição 2 para 13 de outubro de 2018 Deus deseja que seu povo esteja unido. Esta união deve começar com a obediência à vontade divina. O resultado será felicidade e prosperidade, e redundará na extensão

Leia mais

Sumário. Tema: UFC FAMÍLIA Entrando no combate. Prefácio Instruções para o Líder Lista de Presença...05

Sumário. Tema: UFC FAMÍLIA Entrando no combate. Prefácio Instruções para o Líder Lista de Presença...05 1 Sumário Tema: UFC FAMÍLIA Entrando no combate Prefácio...03 Instruções para o Líder...04 Lista de Presença...05 1. 1º Round: pela aliança conjugal...07...15...21 4. 4º Round: pela família estendida...28

Leia mais

O Princípio da Semeadura e da Colheita

O Princípio da Semeadura e da Colheita O Princípio da Semeadura e da Colheita Gálatas 6:7 Não se enganem, ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. A nossa família, a nossa vida é como um jardim, precisamos

Leia mais

Criando Filhos Preparados para a Vida

Criando Filhos Preparados para a Vida Criando Filhos Preparados para a Vida RELEMBRANDO 2 PRINCÍPIOS PARA ENSINAR OS FILHOS E FORMAR O CARÁTER 1 - OBEDIÊNCIA 2 - RESPONSABILIDADE 1 - OBEDIÊNCIA Desde bebê até adolescência (1 a 12 anos) Exercício

Leia mais

Discipulado passo a passo

Discipulado passo a passo Discipulado passo a passo INTRODUÇÃO: A palavra discípulo significa aprendiz Um discipulado eficiente deve: ser baseado em acompanhamento diligente de determinadas práticas,condutas e teorias a serem ensinadas

Leia mais

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom)

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom) Ao Teu Lado INTRO: A9 A9 Quero estar ao Teu lado, não me importa a distância Me perdoa a insegurança, tenho muito a aprender E/G# E7 ( F# G#) A9 Mas em meus poucos passos, já avisto a esperança E/G# Também

Leia mais

coração OS DIREITOS DAS CRIANÇAS NA COMUNIDADE DE FÉ Luiz Carlos Ramos CD Aventureiros em Missão, DNTC

coração OS DIREITOS DAS CRIANÇAS NA COMUNIDADE DE FÉ Luiz Carlos Ramos CD Aventureiros em Missão, DNTC OS DIREITOS DAS CRIANÇAS NA COMUNIDADE DE FÉ Luiz Carlos Ramos CD Aventureiros em Missão, DNTC Toda criança, sem exceção, tem direitos que devem ser valorizados por toda comunidade de fé. A criança, mesmo

Leia mais

DAVE Certo. Bem, temos dois erros opostos que podemos cair quando falamos de batalha espiritual. Um erro é ignorá-la. O outro é focar somente nela.

DAVE Certo. Bem, temos dois erros opostos que podemos cair quando falamos de batalha espiritual. Um erro é ignorá-la. O outro é focar somente nela. BATALHA ESPIRITUAL Mateus 6:13, Efésios 6:11, Romanos 8:37 Em nossos últimos encontros, estivemos falando sobre oração e sobre as duas áreas críticas o ser perdoado, e o perdoar outras pessoas. Agora,

Leia mais

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS. Aquele que é vigilante obedece ao Senhor. Aquele que é vigilante busca a sabedoria do Senhor.

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS. Aquele que é vigilante obedece ao Senhor. Aquele que é vigilante busca a sabedoria do Senhor. TEMA CENTRAL Todos os direitos reservados por: MINISTÉRIO IGREJA EM CÉLULAS R. Ver. Antônio Carnasciali, 1661 CEP 81670-420 Curitiba-Paraná Fone/fax: (041) 3276-8655 trabalhoemconjunto@celulas.com.br edile@celulas.com.br

Leia mais

COISAS DOS MAIS QUE VENCEDORES. 26 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Mas em todas estas coisas. somos MAIS DO QUE VENCEDORES,

COISAS DOS MAIS QUE VENCEDORES. 26 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Mas em todas estas coisas. somos MAIS DO QUE VENCEDORES, COISAS DOS MAIS QUE VENCEDORES 26 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Mas em todas estas coisas somos MAIS DO QUE VENCEDORES, 1 / 6 por aquele que nos amou" (Romanos 8:37) É assim que devemos

Leia mais

Verifique As Suas Respostas

Verifique As Suas Respostas Verifique As Suas Respostas Lição 1 1 Ajuda-nos a aprender o que precisamos saber para viver neste mundo. 2 c) a ensinar. 3 a) Deus. b) crescer espiritualmente. c) Deus. 4 a) 2. pregação. b) 3. testemunho.

Leia mais

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer.

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: É me dado todo o poder no céu e na terra - Mateus 28.18 OBJETIVO: Que a criança aprenda que Jesus

Leia mais

AS DÍVIDAS: UMA DECISÃO DIÁRIA

AS DÍVIDAS: UMA DECISÃO DIÁRIA AS DÍVIDAS: UMA DECISÃO DIÁRIA Lição 11 para 17 de março de 2018 Na vida do crente pode haver situações nas quais é necessário endividar-se pedindo emprestado aquilo que não se dispõe no momento. Na Bíblia

Leia mais

1 Pedro A SUBMISSÃO NO LAR

1 Pedro A SUBMISSÃO NO LAR EBD 1 Pedro 3.1-7 A SUBMISSÃO NO LAR 21.04.2019 Miguel Horvath TEXTO BÁSICO : 1 Pedro 3.1-7 Da mesma forma, vocês, esposas, sujeitem-se à autoridade de seu marido. Assim, mesmo que ele se recuse a obedecer

Leia mais

Prezado(a) morador(a)

Prezado(a) morador(a) 1 (Colocar o seu nome) Prezado(a) morador(a) Tenho o prazer de dizer que você poderá viver para sempre em felicidade na Terra. Esta é a mensagem que mais de 8 milhões de Testemunhas de Jeová levam as pessoas

Leia mais

SEMANA 16 A QUEDA. Nome: Professor: Rebanho Versículos para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional NVI)

SEMANA 16 A QUEDA. Nome: Professor: Rebanho Versículos para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional NVI) MEDITAÇÃO SALA AMARELA SEMANA 16 A QUEDA Nome: Professor: Rebanho Versículos para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional NVI) 1 Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que

Leia mais

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida.

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida. Três verdades essenciais que você precisa saber Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 23/08/2009 Culto do Amigo Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre

Leia mais

pertencer a de deus a 21 de Outubro #semana 3 Proposito relacionar

pertencer a de deus a 21 de Outubro #semana 3 Proposito relacionar pertencer a de deus 956 15 a 21 de Outubro #semana 3 relacionar Proposito PERTENCER A FAMÍLIA DE DEUS Você foi feito para pertencer a família de Deus Efésios 2:19 (NVI) Efésios 1.5 (NVI) O SEGUNDO PROPÓSITO

Leia mais

COMO EU ME VEJO E COMO DEUS ME VÊ

COMO EU ME VEJO E COMO DEUS ME VÊ COMO EU ME VEJO E COMO DEUS ME VÊ ... Pois assim como o homem pensa no seu coração, assim ele é Pv 23:7 AS LENTES PELAS QUAIS VEMOS A NÓS MESMOS A lente do passado A lente das oportunidades 3 A lente da

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 Preparo para o céu 1 - Rota errada A seriedade do pecado Características do pecado Solução 2- Giro de 180 graus Sentimento de culpa Verdadeiro

Leia mais

Romanos 8 é um dos mais belos capítulos da Bíblia. Se o capítulo 7 fala de tensão, frustração e derrota temporária, o capítulo 8 fala da vitória.

Romanos 8 é um dos mais belos capítulos da Bíblia. Se o capítulo 7 fala de tensão, frustração e derrota temporária, o capítulo 8 fala da vitória. Romanos 8 é um dos mais belos capítulos da Bíblia. Se o capítulo 7 fala de tensão, frustração e derrota temporária, o capítulo 8 fala da vitória. Um dos símbolos mais conhecidos para simbolizar a vitória

Leia mais

KIDS ROTEIRO PGM INFANTIL ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 24 /02 A 02/03 DE 2019

KIDS ROTEIRO PGM INFANTIL ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 24 /02 A 02/03 DE 2019 ROTEIRO PGM INFANTIL DE 24 /02 A 02/03 DE 2019 estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

Pela Aliança Conjugal

Pela Aliança Conjugal 1º Round Entrando em Combate Pela Aliança Conjugal Para Refletir e Praticar: Três verbos a serem conjugados: 1 RECONSIDERAR... o propósito do casamento. 2 PERSEVERAR... em meio as crises e oscilações.

Leia mais

FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER ALVORADA CRISTÃ. pelo Espírito NEIO LÚCIO

FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER ALVORADA CRISTÃ. pelo Espírito NEIO LÚCIO FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER ALVORADA CRISTÃ pelo Espírito NEIO LÚCIO Sumário Alvorada Cristã...7 1. Sigamos com Jesus...11 2. Na direção do bem...15 3. Pequena história...19...23 5. O servo feliz...27 6.

Leia mais

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Princípios de Testemunho Pessoal

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Princípios de Testemunho Pessoal North American Division Portuguese Ministry Treinamento de Instrutores Bíblicos Princípios de Testemunho Pessoal Princípios de Testemunho Pessoal CRESCIMENTO DA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO - Atos 1:15 -

Leia mais

Fazendo de Cristo o Seu Senhor

Fazendo de Cristo o Seu Senhor Livrinho 2 Pàgina 27 Lição Quatro Fazendo de Cristo o Seu Senhor Você Está Fazendo Bom Progresso Desde o momento da sua conversão você tem crescido espiritualmente e tem feito progresso na jornada cristã.

Leia mais

SOCIEDADE DA ALEGRIA

SOCIEDADE DA ALEGRIA 15 de janeiro SOCIEDADE DA ALEGRIA Bom dia! Este mês vamos falar muito de São João Bosco, sabem porquê?! Porque é em janeiro que celebramos uma festa a lembrar como ele foi e é importante para todos nós.

Leia mais

Desde o início da Epístola, o apóstolo vem preparando seus leitores para a mensagem apresentada no capítulo 14.

Desde o início da Epístola, o apóstolo vem preparando seus leitores para a mensagem apresentada no capítulo 14. A mensagem central é que não devemos julgar aqueles que não concordam conosco em algumas questões que não fazem parte da essência da mensagem cristã. Desde o início da Epístola, o apóstolo vem preparando

Leia mais

PACIÊNCIA tempo específico tarefas menores

PACIÊNCIA tempo específico tarefas menores PACIÊNCIA Ser paciente exige o controle total dos nossos pensamentos, ações e palavras. Seria o gerenciamento de si mesmo. Isso significa que você não deve gastar o seu tempo tentando controlar os outros,

Leia mais

«Todos somos iguais perante Deus.»

«Todos somos iguais perante Deus.» 4 fevereiro Igualdade.wmv «Todos somos iguais perante Deus.» [São João de Brito] Muitas vezes as pessoas são divididas segundo a sua raça, género, capacidades ou estatuto social. Mas aos olhos de Deus

Leia mais

Pr. Davi Merkh. Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas Mt 6.

Pr. Davi Merkh. Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas Mt 6. O JOVEM E SEU FUTURO: Construindo uma Vida com Propósito Pr. Davi Merkh Curiosidades Bíblicas: Salmo 118 Você sabia que... *Salmo 118 é o capítulo central da Bíblia? *Sl 117, antes do Sl 118, é o menor

Leia mais

Vivendo em Dois mundos. O Reino de Deus e o cristão

Vivendo em Dois mundos. O Reino de Deus e o cristão Vivendo em Dois mundos O Reino de Deus e o cristão Conteúdo Entender o que é o Reino de Deus e como podemos viver segundo seus valores e trazê-lo á este mundo. Aprender mais sobre a realidade do mundo

Leia mais

MINISTÉRIO E RELACIONAMENTO VIDA DE FILHO

MINISTÉRIO E RELACIONAMENTO VIDA DE FILHO MINISTÉRIO E RELACIONAMENTO VIDA DE FILHO Qual a visão real de Deus sobre o ministério? Será que criou o ser humano pra ser usado, será que o foco de Deus esta em nos usar o que poderia fazer para ele?

Leia mais

1ª edição Como Administrar a Igreja de Deus Projeto Timóteo Apostila do Orientador

1ª edição Como Administrar a Igreja de Deus Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Administrar a Igreja de Deus www.projeto-timoteo.org 1ª edição Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Administrar a Igreja de Deus www.projeto-timoteo.org 1ª edição Projeto Timóteo Coordenador

Leia mais

LIÇÃO 7 - O EVANGELHO NO MUNDO ACADÊMICO E POLÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 7 - O EVANGELHO NO MUNDO ACADÊMICO E POLÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 7 - O EVANGELHO NO MUNDO ACADÊMICO E POLÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O EVANGELHO DE CRISTO NA ACADEMIA E NA POLÍTICA A evangelização cristã no meio acadêmico e político é

Leia mais

Evangelizar é partilhar o evangelho e levar outros a aceitarem Jesus como seu Salvador pessoal, aceitá-lo como seu Senhor que logo virá; unir sua

Evangelizar é partilhar o evangelho e levar outros a aceitarem Jesus como seu Salvador pessoal, aceitá-lo como seu Senhor que logo virá; unir sua Evangelizar é partilhar o evangelho e levar outros a aceitarem Jesus como seu Salvador pessoal, aceitá-lo como seu Senhor que logo virá; unir sua vida à da Sua igreja. Reavivamento Estudo da Bíblia Oração

Leia mais

Resgatando a Ambição Bíblica. Escola Bíblica de Adultos Outubro e Novembro 2017

Resgatando a Ambição Bíblica. Escola Bíblica de Adultos Outubro e Novembro 2017 Resgatando a Ambição Bíblica Escola Bíblica de Adultos Outubro e Novembro 2017 Data Tema Professor 01/10 Resgatando a Ambição pela Excelência Profissional Dante Stopglia 08/10 Resgatando a Ambição pela

Leia mais

DISCÍPULO MIRIM O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS. (Princípios Elementares) IGREJA EM JI-PARANÁ - RO

DISCÍPULO MIRIM O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS. (Princípios Elementares) IGREJA EM JI-PARANÁ - RO DISCÍPULO MIRIM O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS (Princípios Elementares) IGREJA EM JI-PARANÁ - RO ÍNDICE INTRODUÇÃO...02 LIÇÃO 1 - Por que eu existo?...04 LIÇÃO 2 - Qual é o propósito eterno de Deus?...06 ATIVIDADES

Leia mais

A deficiência como ponto de partida

A deficiência como ponto de partida A deficiência como ponto de partida É interessante os tipos de deficiência que são reconhecidos dentro da nossa sociedade. Mais interessante ainda é o excesso de cuidado ao aplicar termos, que vão mudando

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Recapitulando S Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

Finanças na paz. Você em paz com suas Finanças! Independência Financeira

Finanças na paz. Você em paz com suas Finanças! Independência Financeira Finanças na paz Você em paz com suas Finanças! Independência Financeira Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos

Leia mais

SANTO AGOSTINHO E O CRISTIANISMO

SANTO AGOSTINHO E O CRISTIANISMO SANTO AGOSTINHO SANTO AGOSTINHO E O CRISTIANISMO Aos 28 anos, Agostinho partir para Roma. Estava cansando da vida de professor em Cartago e acreditava que em Roma encontraria alunos mais capazes. Em Milão,

Leia mais

Ministério. ...Lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa esposa e vossa casa.

Ministério. ...Lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa esposa e vossa casa. ...Lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa esposa e vossa casa. Neemias 4:14 Objetivo do Ministério Família: Levar pessoas a reconhecer

Leia mais

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional)

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) 1ª Semana Mês das Missões Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) Vão pelo mundo todo e preguem o

Leia mais