Fatores familiares e sociais que contribuem na saúde emocional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fatores familiares e sociais que contribuem na saúde emocional"

Transcrição

1 Lição 4 Fatores familiares e sociais que contribuem na saúde emocional Eloisa Lazzarotto - Fepas Campinas

2 Texto Áureo Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles. Provérbios 22.6

3 Objetivos da Lição: Conhecer: O que é Saúde Emocional. Perceber: Que o meio em que vivemos, seja social ou familiar, vai influenciar na nossa Saúde Emocional. Praticar: Os princípios bíblicos que abrem o caminho para a vida emocional equilibrada.

4 Texto Bíblico Inspirativo

5 Provérbios 1.8 Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Provérbios O filho sábio dá alegria a seu pai, mas o tolo despreza a sua mãe. Provérbios Ouça o seu pai, que o gerou; não despreze sua mãe quando ela envelhecer.

6 Provérbios Fala com sabedoria e ensina com amor. Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça. Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera. Gênesis Isaque preferia Esaú, porque gostava de comer de suas caças; Rebeca preferia Jacó.

7 2 Samuel 14.32,33 Absalão respondeu: Mandei chamá-lo para enviá-lo ao rei com a seguinte mensagem: Por que voltei de Gesur? Melhor seria que eu lá permanecesse! Quero ser recebido pelo rei; e, se eu for culpado de alguma coisa, que ele mande me matar. Então Joabe foi contar tudo ao rei. Este mandou chamar Absalão, que entrou e prostrou-se, rosto em terra, perante o rei. E o rei saudou-o com um beijo.

8 INTRODUÇÃO

9 Os tópicos que citamos nesta lição são princípios que nos ajudam a avaliar como anda nossa saúde emocional e como temos contribuído para o desenvolvimento de uma saúde emocional equilibrada aos que estão a nossa volta, principalmente no âmbito familiar.

10 1. TEMOR A DEUS - O PRINCÍPIO DA SABEDORIA (PV 9.10)

11 MacArthur, 2010.

12 Um esposo temente a Deus, deixa-se tratar por Ele no que diz respeito ao relacionamento com a esposa, assim como um filho temente a Deus se deixa conduzir por Ele em seu relacionamento com seus pais (Gl 2:20).

13 Provérbios 14:26 e 27 Aquele que teme ao Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos. O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte.

14 Nossas atitudes refletem nosso estado emocional. Se jorrar de nós esta fonte de vida vinda do Senhor, promoveremos saúde emocional para os que estiverem perto de nós.

15 Aplicação De acordo com a definição citada acima, você tem sido temente a Deus? Tem deixado Ele tomar todo o seu ser com Sua vontade, controlando reações, emoções e comportamentos?

16 2. DIZER A VERDADE... SEMPRE!

17 Nos relacionamentos de qualquer ordem, o diálogo é sempre um ponto muito importante. Dizer a verdade é extremamente importante e isto se aplica também individualmente.

18 Encarar a verdade sobre si mesmo e seus sentimentos, contribui para que se tenha uma vida emocional mais saudável, pois a medida que reconhecemos nossas dificuldades, pecados e dores, podemos ser sarados e transformados. Tg 5:16

19 Relacionamentos Primar a Verdade Nem sempre o silêncio evidencia uma situação de paz e harmonia. Por vezes, por trás do silêncio está um grande caos emocional particular ou mesmo uma crise familiar.

20 Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto. Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos. Provérbios 27: 5 e 6

21 . Não devemos encobrir problemas em nossos relacionamento s familiares, isto vai deteriorando os nossos vínculos com o passar do tempo e não nos permite ter vida plena.

22 Aplicação Você tem sido verdadeiro consigo mesmo e diante de Deus? Você pode observar em seu comportamento, sintomas de dores não curadas? Se há alguém próximo a você que tem tido estes sintomas e precisa ser alertado, busque ao Senhor pedindo direção e sabedoria para abençoar esta pessoa com a verdade, coberta com muito amor.

23 3. RESPEITO E COERÊNCIA

24 Por que eu não posso fazer se ele faz? A falta de coerência traz consigo um sentimento de desrespeito, de inferiorização. Em alguns textos bíblicos podemos perceber esta relação de fazer algo para o outro como se fosse para você mesmo (Mt 7:12, Gl 5:14, Ef 5:28).

25 No dicionário Michaelis, um dos significados de respeito é consideração. Quando alguém é coerente em sua atitude na relação com o outro, mostra como o vê, mostra o quanto o considera.

26 Mostrar respeito não é sair do seu papel de autoridade. O filho deve continuar honrando seus pais (Ef 6:1-3, Ex 20:12) mas com certeza o fará com mais alegria e prazer fazendo-o a um pai que o trata com respeito (Ef 6:4). O mesmo acontecerá nas relações de trabalho e liderança na igreja (Ef 6:5-9).

27 Quem recebe respeito em sua formação, tem grandes chances de ter uma vida emocional equilibrada.

28 Para bons resultados é necessário haver coerência entre o que se fala e o que se faz. em tudo seja você mesmo um exemplo para eles.... Tito 2:6

29 Aplicação Suas atitudes tem sido compatíveis com o que você fala? Em que áreas você tem tido mais dificuldade com isto? O que te impede de ser mais coerente nestas áreas?

30 CONCLUSÃO Conhecer-se a si mesmo, observar seus próprios comportamentos, pedir ao Senhor que sonde nosso coração, tudo isto contribui para que tenhamos uma saúde emocional equilibrada e possamos gerar isto na vida de outros. No entanto, é verdade que o bem estar emocional absoluto é uma idealização (FRIESEN, p. 212, 2004).

31 Cada pessoa possui suas peculiaridades e problemas, de modo que uma saúde completa pode ser experimentada apenas por poucos momentos, ou dias, da vida. Estamos em busca disto, deste ideal, crendo que quem trabalha em nós e que completará a obra é o Senhor, no dia em que nos encontrarmos face a face com Ele (Fl 1:6, Ef 4:13).

32 Porém, não encare qualquer alteração em suas emoções como uma doença, ou você, que é responsável pela educação de uma criança ou adolescente, não se culpe demais pelas reações emocionais deles. Temos de levar em consideração que existem fatores biológicos que também interferem no jeito de ser de alguém. No entanto, não abramos mão da nossa responsabilidade na formação das próximas gerações.

33 Sejamos modelo não somente dentro de nossas casas, mas também na igreja, especialmente para os mais novos na fé, e nos demais ambientes que frequentamos. Você pode ser um modelo para uma criança, adolescente, jovem ou até mesmo para outro adulto ou idoso, com atitudes que refletem uma saúde emocional equilibrada, promovendo assim a reflexão em outros que poderão vir a mudar seus comportamentos.

34

35 Pr. Elton Melo Presidente da Junta de Educação e Publicações e da Editora Batista Independente. Revisão Teológica e Coordenação: Pr. José Lima Pr. Roberto Monteiro de Castro Redatores desta edição: Ana Maria Prata Pravato Eloisa Lazzarotto José Tomaz Rodrigues Lima Marcel Mendes Filho Marcos Elias da Silva Nelio Lazzarotto Apoio Pedagógico: Suellem Spolador Igmar Freitas Gilson Silveira Revisor Gramatical Pr. Jeferson Turbay Jornalista/Editoração Héber de Oliveira A RED Revista de Estudos Bíblicos, é de propriedade intelectual da Conv. das Igrejas Batistas Independentes e é registrada em cartório e seu conteúdo não pode ser reproduzido sem permissão.

Verdades inabaláveis sobre a ressurreição dos salvos

Verdades inabaláveis sobre a ressurreição dos salvos Lição 5 Verdades inabaláveis sobre a ressurreição dos salvos Pr. José Lima IEB Betel Porto Alegre, RS Texto Áureo Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra,

Leia mais

Cuidados divinos sobre a elaboração das Escrituras

Cuidados divinos sobre a elaboração das Escrituras Lição 6 Cuidados divinos sobre a elaboração das Escrituras Pr. José Tomaz Rodrigues Lima Texto Áureo Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as

Leia mais

Efeitos negativos decorrentes das doenças emocionais

Efeitos negativos decorrentes das doenças emocionais Lição 3 Efeitos negativos decorrentes das doenças emocionais Eloisa Lazzarotto- Fepas Campinas Texto Áureo Ana respondeu: Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi vinho

Leia mais

Lição 1 EFEITOS RELEVANTES DE UMA VIDA DE ORAÇÃO. Pra. Rosa Maria Valadão IEBI Rio Grande, RS

Lição 1 EFEITOS RELEVANTES DE UMA VIDA DE ORAÇÃO. Pra. Rosa Maria Valadão IEBI Rio Grande, RS Lição 1 EFEITOS RELEVANTES DE UMA VIDA DE ORAÇÃO Pra. Rosa Maria Valadão IEBI Rio Grande, RS Texto Áureo Orem Continuamente. 1 Tessalonicenses 5.17 CONHECER: Aspectos doutrinários sobre o tema Vida em

Leia mais

BÊNÇÃOS DECORRENTES DO MINISTÉRIO PASTORAL

BÊNÇÃOS DECORRENTES DO MINISTÉRIO PASTORAL Lição nº 11 BÊNÇÃOS DECORRENTES DO MINISTÉRIO PASTORAL Pr. Roberto Monteiro Castro 14 DE JUNHO 2015 Texto Áureo Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CRISTOLOGIA BÍBLICA

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CRISTOLOGIA BÍBLICA Lição 8 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CRISTOLOGIA BÍBLICA Pr. Marcel Mendes Filho Texto Áureo A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança

Leia mais

PILARES DOUTRINÁRIOS DOS BATISTAS INDEPENDENTES

PILARES DOUTRINÁRIOS DOS BATISTAS INDEPENDENTES Lição 11 PILARES DOUTRINÁRIOS DOS BATISTAS INDEPENDENTES Pr. Marcos Elias da Silva Texto Áureo Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto

Leia mais

DESAFIOS DO CRISTÃO NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

DESAFIOS DO CRISTÃO NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL Lição nº 12 DESAFIOS DO CRISTÃO NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL Pr. Cleo Harison Bloch 21 DE JUNHO 2015 Texto Áureo Irmãos, certamente vocês se lembram do nosso trabalho esgotante e da nossa fadiga; trabalhamos

Leia mais

VALORES QUE ACOMPANHAM UM HOMEM HONRADO

VALORES QUE ACOMPANHAM UM HOMEM HONRADO Lição nº 10 VALORES QUE ACOMPANHAM UM HOMEM HONRADO Pr. Roberto Monteiro Castro 07 DE JUNHO 2015 Texto Áureo Deem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor;

Leia mais

PADRÕES BÍBLICOS PARA A FAMÍLIA

PADRÕES BÍBLICOS PARA A FAMÍLIA Lição nº 8 PADRÕES BÍBLICOS PARA A FAMÍLIA Roseli M Kühnrich de Oliveira 24 de maio 2015 Texto Áureo Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que

Leia mais

Fatores Que Desencadeiam a Angústia e a Depressão

Fatores Que Desencadeiam a Angústia e a Depressão Lição 2 Fatores Que Desencadeiam a Angústia e a Depressão Ana Maria Prata Pravato IBI Vitória-ES Texto Áureo Disse-lhes então: A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui

Leia mais

domingo, 16 de janeiro de 2011 A n é s i o R o d r i g u e s

domingo, 16 de janeiro de 2011 A n é s i o R o d r i g u e s A n é s i o R o d r i g u e s A Mulher, o Trabalho e a Vida Provérbios 31:1-10 Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Provérbios 31:1-10 Seu marido tem plena confiança

Leia mais

Princípios divinos para contribuir financeiramente

Princípios divinos para contribuir financeiramente Lição nº 4 Princípios divinos para contribuir financeiramente Pr. Elton Batista de Melo 26 de abril de 2015 Texto Áureo Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos,

Leia mais

Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Autoridade

Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Autoridade CENÁRIO 1 Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Vlademir Hernandes Rodrigo de Castro Hernandes CENÁRIO 2 2 CENÁRIO 3 Insubordinação dos pais dos pais HONRA AOS PAIS E A DEUS 3 A Desafiadora REALIDADE

Leia mais

Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Autoridade. Vlademir Hernandes Rodrigo de Castro Hernandes

Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Autoridade. Vlademir Hernandes Rodrigo de Castro Hernandes Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Autoridade Vlademir Hernandes Rodrigo de Castro Hernandes CENÁRIO 1 Tempo 2 CENÁRIO 2 Insubordinação Autoridade dos pais Tempo 3 CENÁRIO 3 Autoridade dos pais HONRA

Leia mais

PERDÃO - ETAPAS NA CURA DA FAMÍLIA

PERDÃO - ETAPAS NA CURA DA FAMÍLIA Lição nº 9 PERDÃO - ETAPAS NA CURA DA FAMÍLIA Roseli M Kühnrich de Oliveira 31 de maio 2015 Texto Áureo Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam

Leia mais

Lição nº 10 ATITUDES (E RECONHECIMENTO) DE UMA MULHER VIRTUOSA. Pra. Lucia Vargas 08 março 2015

Lição nº 10 ATITUDES (E RECONHECIMENTO) DE UMA MULHER VIRTUOSA. Pra. Lucia Vargas 08 março 2015 Lição nº 10 ATITUDES (E RECONHECIMENTO) DE UMA MULHER VIRTUOSA Pra. Lucia Vargas 08 março 2015 TEXTO ÁUREO A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.

Leia mais

ESTUDO COMO DIZER NÃO SEM MAGOAR

ESTUDO COMO DIZER NÃO SEM MAGOAR ESTUDO COMO DIZER NÃO SEM MAGOAR ACESSE ESTE ESTUDO E OUTROS ATRAVÉS DO SITE www.47ieq.com/tal COMO DIZER NÃO SEM MAGOAR Texto áureo: A resposta gentil desvia a fúria, mas a palavra ríspida provoca a ira.

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013. Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013. Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 2- Pais, criem seus filhos Texto Bíblico: PROVÉRBIOS 22.6 Objetivos

Leia mais

A VONTADE DE DEUS e os VENENOS que atacam nosso coração

A VONTADE DE DEUS e os VENENOS que atacam nosso coração A VONTADE DE DEUS e os VENENOS que atacam nosso coração Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos. - JOÃO 15:8 A vontade de Deus é que você dê muitos frutos!

Leia mais

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 1. Antes de entregar a lei, Deus já havia feito uma aliança com o povo. Em Êxodo 19.1-4, Deus lembra o povo do seu pacto, confirmado demonstrado em um fato. Qual é o

Leia mais

ADOLESCÊNCIA NOVOS DESAFIOS E MUDANÇAS

ADOLESCÊNCIA NOVOS DESAFIOS E MUDANÇAS ADOLESCÊNCIA NOVOS DESAFIOS E MUDANÇAS QUEM É ESTE ESTRANHO NA MINHA CASA? PRÉ ADOLESCÊNCIA (9 a 11 anos) Início de uma fase de muitos questionamentos e algumas mudanças físicas. QUEM É ESTE ESTRANHO

Leia mais

O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34

O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34 O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34 INTRODUÇÃO: De conformidade com a palavra de Deus, o obreiro deve ter um bom, correto e eficaz relacionamento

Leia mais

Companheira ou Barreira?

Companheira ou Barreira? Lição 9 Companheira ou Barreira? (PROFESSOR) LIÇÃO 9 Companheira ou Barreira? A. Homens e Mulheres: São diferentes!. Homens se sentem ameaçados culpados 2. Mulheres se sentem ameaçadas culpadas 3. Homens

Leia mais

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS Todos os direitos reservados por: MINISTÉRIO IGREJA EM CÉLULAS R. Ver. Antônio Carnasciali, 1661 CEP 81670-420 Curitiba-Paraná Fone/fax: (041) 3276-8655 E-mail: trabalhoemconjunto@celulas.com.br edile@celulas.com.br

Leia mais

Lição nº 2 CARACTERÍSTICAS DA VERDADEIRA ADORAÇÃO. 11 jan Eloisa Ferreira Lazzaroto Andrade

Lição nº 2 CARACTERÍSTICAS DA VERDADEIRA ADORAÇÃO. 11 jan Eloisa Ferreira Lazzaroto Andrade Lição nº 2 CARACTERÍSTICAS DA VERDADEIRA ADORAÇÃO Eloisa Ferreira Lazzaroto Andrade 11 jan 2015 Texto da Nova Versão Internacional Texto Bíblico Inspirativo João 4.22-24 TEXTO ÁUREO Adorem ao Senhor

Leia mais

Buscando a excelência no casamento. Adalberto Vargas da Rosa 6º ENCONTRO

Buscando a excelência no casamento. Adalberto Vargas da Rosa 6º ENCONTRO 6º ENCONTRO SUBMISSÃO: A ALEGRIA DA ESPOSA SUBMISSÃO: A ALEGRIA DA ESPOSA O mundo ordenado por Deus, através das suas instituições, para que as pessoas vivam em harmonia e protegidas. SUBMISSÃO: A ALEGRIA

Leia mais

Lição 2-13 de abril de 2019 AS DECISÕES QUE TOMAMOS

Lição 2-13 de abril de 2019 AS DECISÕES QUE TOMAMOS Lição 2-13 de abril de 2019 AS DECISÕES QUE TOMAMOS Cada dia temos que tomar decisões. Algumas são rotineiras e de pouco alcance, outras podem chegar a decidir nossa vida eterna (Josué 24:15). Nossas decisões

Leia mais

Crendo em Deus, buscando a felicidade. Aula 12/04/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Crendo em Deus, buscando a felicidade. Aula 12/04/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Crendo em Deus, buscando a felicidade Aula 12/04/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira A procura da felicidade Jean-Jacques Rousseau diz que o homem originalmente é feliz, mas que a civilização destruiu

Leia mais

Lição 11. Garotos Adultos & É o Coração. Page 1

Lição 11. Garotos Adultos & É o Coração. Page 1 Lição 11 Garotos Adultos & É o Coração Page 1 LIÇÃO 11 GAROTOS ADULTOS & É O CORAÇÃO I. Garotos Adultos (capítulo 16) A. A maldição de nossos dias é. Mais do que estar ausente da família, existe a ausência

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Capitulo 14 2Sm 14:1 Conhecendo, pois, Joabe, filho de Zeruia, que o coração do rei estava inclinado para Absalão,

Capitulo 14 2Sm 14:1 Conhecendo, pois, Joabe, filho de Zeruia, que o coração do rei estava inclinado para Absalão, 1 Capitulo 14 2Sm 14:1 Conhecendo, pois, Joabe, filho de Zeruia, que o coração do rei estava inclinado para Absalão, 2Sm 14:2 Enviou Joabe a Tecoa, e tomou de lá uma mulher e disse-lhe: Ora, finge que

Leia mais

O ponto de entrada que Satanás tentará abrir em sua vida, será sempre através de uma pessoa que está bem perto de você.

O ponto de entrada que Satanás tentará abrir em sua vida, será sempre através de uma pessoa que está bem perto de você. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução. Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe. Porque eles serão uma grinalda

Leia mais

PASTOREANDO OS CORAÇÕES DOS FILHOS

PASTOREANDO OS CORAÇÕES DOS FILHOS PASTOREANDO OS CORAÇÕES DOS FILHOS ADOTANDO MÉTODOS BÍBLICOS: A VARA O RACIOCÍNIO POR DETRÁS DA VARA Muitas perguntas sobre disciplinar os filhos inundam nossas mentes: O que o corrigir os filhos é capaz

Leia mais

O Objetivo da Vida Cristã. Aula 02 Texto básico: Mateus Hino sugerido: 386 (HNC) - Testemunho

O Objetivo da Vida Cristã. Aula 02 Texto básico: Mateus Hino sugerido: 386 (HNC) - Testemunho O Objetivo da Vida Cristã Aula 02 Texto básico: Mateus 6. 25-34 Hino sugerido: 386 (HNC) - Testemunho Objetivo: Demonstrar que a prática religiosa não é o objetivo da vida cristã, mas o meio pelo qual

Leia mais

Um Problema Emergente!

Um Problema Emergente! Um Problema Emergente! I. O crescente número de divórcios. Se não der certo.... Individualismo Hedonista Jesus respondeu: Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza

Leia mais

Estudo 01 Guia do Par cipante

Estudo 01 Guia do Par cipante Estudo 01 Guia do Par cipante 01 PREFÁCIO Vivemos numa sociedade caracterizada pela ausência de grandes líderes. Líderes que defendam ideais e inspirem outros a sonhar com um mundo melhor. Líderes que

Leia mais

AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano)

AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano) AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano) a) Manter uma identidade pessoal e uma identidade para o casamento > Dependência exagerada - A identidade do cônjuge é um reflexo do seu

Leia mais

COMO DESCOBRIR E FAZER A VONTADE DE DEUS - Parte VIII - Orientador: Pr. Fernando Leite Preletor: Ricardo Henrique S. Cota

COMO DESCOBRIR E FAZER A VONTADE DE DEUS - Parte VIII - Orientador: Pr. Fernando Leite Preletor: Ricardo Henrique S. Cota COMO DESCOBRIR E FAZER A VONTADE DE DEUS - Parte VIII - Orientador: Pr. Fernando Leite Preletor: Ricardo Henrique S. Cota TOMANDO GRANDES DECISÕES CASAMENTO & SABEDORIA Convém se casar? Com quem? Primeira

Leia mais

A oração eficaz Dc. Marcelo Lobo Ass. Deus Ministério Avançar

A oração eficaz Dc. Marcelo Lobo Ass. Deus Ministério Avançar A oração eficaz Dc. Marcelo Lobo Ass. Deus Ministério Avançar Não adianta sermos místicos, acreditando que basta falar com Deus e tudo está resolvido. Oração é uma palavra ativa, em movimento, para falar

Leia mais

HÁ MUITO MAIS! por seu grandioso poder que atua em nós, é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar.

HÁ MUITO MAIS! por seu grandioso poder que atua em nós, é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar. HÁ MUITO MAIS! por seu grandioso poder que atua em nós, é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar. - Efésios 4:20 Reclamam Resmungam!2 Sempre insatisfeitos 1 Pedro 2:9-10

Leia mais

QUE AVANÇA NA PRESENÇA E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO. "E irá adiante do Senhor, no Espírito e no Poder de Elias."

QUE AVANÇA NA PRESENÇA E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO. E irá adiante do Senhor, no Espírito e no Poder de Elias. QUE AVANÇA NA PRESENÇA E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO "E irá adiante do Senhor, no Espírito e no Poder de Elias." Deus está levantando um povo (a Igreja) que se move pelo poder do Espirito Santo, alicerçado

Leia mais

Respeito pela História dos outros. Série: Os Dez Mandamentos - Não Matarás

Respeito pela História dos outros. Série: Os Dez Mandamentos - Não Matarás Gernando Costa Respeito pela História dos outros Série: Os Dez Mandamentos - Não Matarás Arrume um bom emprego Arrume um bom emprego Entenda que eu não gosto de Você Arrume um bom emprego Entenda que

Leia mais

RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO

RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO QUAIS LEMBRANÇAS DO PASSADO QUE ME INCOMADAM? 1. INTRODUÇÃO Há um problema geral que todos os seres humanos herdaram: Rm. 3:23 Rm. 5:12

Leia mais

Vida de Qualidade. Gálatas

Vida de Qualidade. Gálatas Vida de Qualidade Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez,

Leia mais

A única forma de estabelecer bons hábitos, e de fato conseguir mais evolução na vida, se chama DISCIPLINA.

A única forma de estabelecer bons hábitos, e de fato conseguir mais evolução na vida, se chama DISCIPLINA. Você sabia que os seus hábitos são os principais responsáveis pelos sucessos e fracassos da sua vida? E que são os hábitos, que favorecem ou prejudicam tudo o que fazemos? Nesse caso, precisamos aprender

Leia mais

Lição nº 12 RECOMENDAÇÕES PARA UM RELACIONAMENTO CONJUGAL SAUDÁVEL. Pr. Sílvio Mariano 22 março 2015

Lição nº 12 RECOMENDAÇÕES PARA UM RELACIONAMENTO CONJUGAL SAUDÁVEL. Pr. Sílvio Mariano 22 março 2015 Lição nº 12 RECOMENDAÇÕES PARA UM RELACIONAMENTO CONJUGAL SAUDÁVEL Pr. Sílvio Mariano 22 março 2015 TEXTO ÁUREO Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa 1 Tessalonicenses 4.4

Leia mais

SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS. Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer.

SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS. Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer. SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer. Você sabia que no Reino de Deus todos nós somos atletas de Cristo? Paulo usa essa

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 12 - IMITANDO JESUS NO SERVIÇO Texto Bíblico: Filipenses 2.5-11

Leia mais

Hebreus 12:1-2a 1 Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do

Hebreus 12:1-2a 1 Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do Hebreus 12:1-2a Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança

Leia mais

O Caminho da Vontade de Deus NO TEMPO EM QUE OS REIS SAEM A GUERRA

O Caminho da Vontade de Deus NO TEMPO EM QUE OS REIS SAEM A GUERRA O Caminho da Vontade de Deus NO TEMPO EM QUE OS REIS SAEM A GUERRA Efésios 6: 10-18 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para

Leia mais

eles. 3 Conheço Efraim; Israel não pode se esconder de mim. Efraim, agora

eles. 3 Conheço Efraim; Israel não pode se esconder de mim. Efraim, agora Oséias 5:1-6. "Ouçam isto, sacerdotes! Atenção, israelitas! Escute, ó família real! Esta sentença é contra vocês: Vocês têm sido uma armadilha em Mispá, uma rede estendida sobre o monte Tabor. 2 Os rebeldes

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Sonia Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 5 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 3 - Deus usa a sua adversidade para curar o caráter de outras pessoas

Leia mais

Semana de 10/04/17 a 16/04/17

Semana de 10/04/17 a 16/04/17 Semana de 10/04/17 a 16/04/17 DENTRE MUITAS VOZES, OUÇA A VOZ DE DEUS! Estação Cultivo OBJETIVO: Levar as crianças a entenderem que apesar de ouvirmos muitas vozes, devemos sempre optar por seguir a voz

Leia mais

OS LIVROS POÉTICOS PROVÉRBIOS E ECLESIASTES

OS LIVROS POÉTICOS PROVÉRBIOS E ECLESIASTES Lição 11 OS LIVROS POÉTICOS PROVÉRBIOS E ECLESIASTES Introdução Tanto Provérbios como Eclesiastes são livros de sabedoria, pois desertam os jovens e as demais pessoas a viverem segundo a sabedoria de Deus

Leia mais

Gn 27:2 E ele disse: Eis que já agora estou velho, e não sei o dia da minha morte;

Gn 27:2 E ele disse: Eis que já agora estou velho, e não sei o dia da minha morte; 1 Capítulo 27 Isaque manda Esaú fazer um guisado Gn 27:1 E aconteceu que, como Isaque envelheceu, e os seus olhos se escureceram, de maneira que não podia ver, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e disse-lhe:

Leia mais

Por que é assim a ordem dos acontecimentos

Por que é assim a ordem dos acontecimentos 1 Deus nos ama? O que significa isso? Nós erramos, certo? Deus esta certo, certo? Então como Ele nos trata? Ele nos perdoa? Mesmo? Nós devemos nos submeter a Cristo? Explica melhor. Como somos um com Deus?

Leia mais

Texto: Mateus 1;2.1-12; Lucas ; ;

Texto: Mateus 1;2.1-12; Lucas ; ; Texto: Mateus 1;2.1-12; Lucas 1.26-56; 2.1-38; 3.23-38 Versículo Chave: 0 a 2 anos: Jesus nasceu... Mateus 2.1 3 a 6 anos: Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! João 1.29b 7 a 12 anos:

Leia mais

Lição 05 Pais e filhos encurtando a distância Texto Bíblico Efésios 6.1-4

Lição 05 Pais e filhos encurtando a distância Texto Bíblico Efésios 6.1-4 Lição 05 Pais e filhos encurtando a distância Texto Bíblico Efésios 6.1-4 O relacionamento entre pais e filhos está sendo alvo de muitas opiniões, especulações e até leis. Tais especulações e leis, em

Leia mais

O Google concentra 97,22% das pesquisas feitas na internet por brasileiros.

O Google concentra 97,22% das pesquisas feitas na internet por brasileiros. O Google concentra 97,22% das pesquisas feitas na internet por brasileiros. Todos os objetivos apresentados pela pesquisa do Google demonstram o desejo por mudança, uma vontade por transformação de

Leia mais

Entrado em Combate. 1o Round Pela Aliança Conjugal. 2o Round Pela Formação dos Filhos

Entrado em Combate. 1o Round Pela Aliança Conjugal. 2o Round Pela Formação dos Filhos Entrado em Combate 1o Round Pela Aliança Conjugal 2o Round Pela Formação dos Filhos Entrado em Combate 3o. Round:! Pela Honra aos Pais! Uma ordem, Um desafio e... Uma promessa! Filhos, façam o que seus

Leia mais

Como diz O Pr. David Smith Decisões e mais decisões e, em cada uma delas o crente deseja acertar com a vontade de Deus.

Como diz O Pr. David Smith Decisões e mais decisões e, em cada uma delas o crente deseja acertar com a vontade de Deus. COMO TOMAR DECISÕES ACERTADAS Com quem irei me casar? Devo mudar de emprego? Irei prestar vestibular para quê? Devo aceitar aquele emprego com uma renda maior e, nesse caso, mudar com minha família da

Leia mais

Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 12/11/2017 PROVÉRBIOS PARTE 01. Versículos para Decorar:

Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 12/11/2017 PROVÉRBIOS PARTE 01. Versículos para Decorar: Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 12/11/2017 PROVÉRBIOS PARTE 01 Versículos para Decorar: 1 - Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo.

Leia mais

09 - COMUNICAÇÃO. No latim comunicativo é composta de três outras palavras: como (juntos), munis (presente, dádiva) e actio (ação).

09 - COMUNICAÇÃO. No latim comunicativo é composta de três outras palavras: como (juntos), munis (presente, dádiva) e actio (ação). 09 - COMUNICAÇÃO C omunicar é o processo que pode ser verbal ou não de compartilhar informações com outra pessoa, de tal forma, que ela compreenda o que você está dizendo. Ou seja, a boa comunicação anda

Leia mais

6 Disse Pedro: 'Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, ande'.

6 Disse Pedro: 'Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, ande'. 6 Disse Pedro: 'Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, ande'. 11 Apegando-se o mendigo a Pedro e João, todo o povo ficou maravilhado e correu até

Leia mais

Deus abençoe abundantemente.

Deus abençoe abundantemente. Estamos no propósito do Jejum de Daniel com as crianças também. Sabemos que os pequeninos não ouvem conselhos, mas seguem exemplos. Por isso sejam incentivadores de seu (s) filho (s), pois quanto mais

Leia mais

FAÇA AJUSTES IMPORTANTES NA VIDA

FAÇA AJUSTES IMPORTANTES NA VIDA FAÇA AJUSTES IMPORTANTES NA VIDA Gênesis 46.1-7, 28-30; 47.7-12 17/Junho/18 É dificil passar por transições na vida? PORQUE É DIFÍCIL ENCARAR AS MUDANÇAS? O QUE TORNA DIFICIL ACEITAR AS TRANSIÇÕES DA VIDA?

Leia mais

Perdoar é se livrar de uma enorme prisão interior

Perdoar é se livrar de uma enorme prisão interior LIÇÃO 10 A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE A MÁGOA Texto Bíblico: Deuteronômio 29.18 e Hebreus 12.15 Objetivos da lição: Entender a importância do perdão; Praticar o perdão em seus relacionamentos. Material:

Leia mais

O nome do Senhor é Torre Forte; o justo foge para ela e está seguro (Provérbios 18.10)

O nome do Senhor é Torre Forte; o justo foge para ela e está seguro (Provérbios 18.10) Nossa Torre Forte O nome do Senhor é Torre Forte; o justo foge para ela e está seguro (Provérbios 18.10) Introdução O nome do Senhor! Seria difícil começar uma declaração sobre o Refúgio divino de forma

Leia mais

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Copyright 2014 Editora A Voz do Cenáculo É proibida a reprodução parcial ou total sem autorização da Editora A Voz do Cenáculo. Disciplina Eclesiástica As instruções bíblicas para a aplicação da disciplina

Leia mais

Lição 4 Diálogo entre pais e filhos. Em Marcha, IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Lição 4 Diálogo entre pais e filhos. Em Marcha, IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Lição 4 Diálogo entre pais e filhos Em Marcha, 2015.2 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende o papel da comunicação no desenvolvimento

Leia mais

PASTOREANDO OS CORAÇÕES DOS FILHOS

PASTOREANDO OS CORAÇÕES DOS FILHOS PASTOREANDO OS CORAÇÕES DOS FILHOS VOCÊ ESTÁ NO COMANDO CONFUSÃO E AUTORIDADE Qual é a natureza da autoridade dos pais sobre os filhos? Ela é absoluta ou relativa? A autoridade é investida sobre os pais

Leia mais

PLANOS DE FUTURO. João Gilberto Cintra

PLANOS DE FUTURO. João Gilberto Cintra PLANOS DE FUTURO João Gilberto Cintra 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 2005 2006 2007 2008 2009 Dez 2010 2011 Estamos em tempo de decisões e de crescimento Talvez precise de algumas cisões

Leia mais

A Arte de Construir Resultados com Felicidade!

A Arte de Construir Resultados com Felicidade! A Arte de Construir Resultados com Felicidade! CRERH 15/09/2015 Quem não vive para SERVIR não SERVE para viver! Mahatma Gandhi Como uma Onda Nada do que foi será De novo do jeito que já foi um dia Tudo

Leia mais

SACRIFICIO Y DESCENDêNCIA

SACRIFICIO Y DESCENDêNCIA Ficha No. 8 SACRIFICIO Y DESCENDêNCIA (Gênesis 17, 21-26) Repensando o próprio nascimento e infância Revendo desde a infância a vida de Isaac, vemos que ele nasce depois da promessa de Deus, quando os

Leia mais

ESTUDO QUANDO O SILÊNCIO É A MELHOR RESPOSTA

ESTUDO QUANDO O SILÊNCIO É A MELHOR RESPOSTA ESTUDO QUANDO O SILÊNCIO É A MELHOR RESPOSTA ACESSE ESTE ESTUDO E OUTROS ATRAVÉS DO SITE www.47ieq.com/tal QUANDO O SILÊNCIO É A MELHOR RESPOSTA Texto áureo: Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus Sl 46:10

Leia mais

MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA

MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA Parâmetros para a interação entre os sexos Professores: Presb. Antônio Pacheco Cecília Finotti Nishikawa Almeida CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULAS CONTEÚDO 1 Macho e Fêmea:

Leia mais

Lição nº 11 CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL FEMININO NA IGREJA. Pra. Lucia Vargas 15 março 2015

Lição nº 11 CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL FEMININO NA IGREJA. Pra. Lucia Vargas 15 março 2015 Lição nº 11 CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL FEMININO NA IGREJA Pra. Lucia Vargas 15 março 2015 TEXTO ÁUREO Respondeu Maria: Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra. Então o anjo a

Leia mais

UM FENÔMENO CONTEMPORÂNEO: ADULTOLESCÊNCIA

UM FENÔMENO CONTEMPORÂNEO: ADULTOLESCÊNCIA UM FENÔMENO CONTEMPORÂNEO: ADULTOLESCÊNCIA GENERATION ME (Geração Eu) Jean Twenge NARCISSISM EPIDEMIC (Narcisismo Epidemico) W. Keithe Campbell PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: 1. Não assume ou não persiste

Leia mais

Resgatando a Ambição Bíblica. Escola Bíblica de Adultos Outubro e Novembro 2017

Resgatando a Ambição Bíblica. Escola Bíblica de Adultos Outubro e Novembro 2017 Resgatando a Ambição Bíblica Escola Bíblica de Adultos Outubro e Novembro 2017 Data Tema Professor 01/10 Resgatando a Ambição pela Excelência Profissional Dante Stopglia 08/10 Resgatando a Ambição pela

Leia mais

O Pecado. Gênesis 3 / me escondi. Os pecados nascem no coração do homem por descuido, algumas vezes,outras por decisão própria.

O Pecado. Gênesis 3 / me escondi. Os pecados nascem no coração do homem por descuido, algumas vezes,outras por decisão própria. O Pecado Gênesis 3 / 6 10...me escondi. Os pecados nascem no coração do homem por descuido, algumas vezes,outras por decisão própria. Tiago 1 / 13 15 Pecar Por Descuido: É pecar por falta de vigilância;

Leia mais

O segredo além do segredo: uma questão missional

O segredo além do segredo: uma questão missional O segredo além do segredo: uma questão missional 1. A urgência da missão 2. O princípio da missão 3. Perigos da missão 4. A prática da missão 1. A urgência da missão Uma questão... Existencial Poder Investimento

Leia mais

LIÇÃO 4 - A MORDOMIA DA FAMÍLIA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 4 - A MORDOMIA DA FAMÍLIA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 4 - A MORDOMIA DA FAMÍLIA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FAMÍLIA PROJETO DE DEUS A Criação do homem e da mulher foi a mais importante criação do Senhor, sendo estes, feitos a imagem

Leia mais

Bíblia, a Palavra de Deus. Agora, pra começar, preencha. seus dados no quadro. Saiba que Deus, certamente,

Bíblia, a Palavra de Deus. Agora, pra começar, preencha. seus dados no quadro. Saiba que Deus, certamente, Olá, amiguinho, Você recebeu a sua revista, pois vamos começar mais um período de atividades. Sua revista está cheia de histórias bíblicas e atividades divertidas para fazer. Você irá estudar algumas coisas

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 2 Arrependimento e fé Texto Básico: Marcos 1 dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1.15 O que uma pessoa

Leia mais

Introdução ao CR Parte I dia 19/02/2019

Introdução ao CR Parte I dia 19/02/2019 Introdução ao CR Parte I dia 19/02/2019 1 19h30 - Recepção + Boas Vindas + Oração + Louvor 20h00 - MENSAGEM SOBRE 12 Passos aberto ao público + Testemunho 20h30 às 21h20 - Grupos de Partilha 21h30 - Encerramento

Leia mais

Pela Aliança Conjugal

Pela Aliança Conjugal 1º Round Entrando em Combate Pela Aliança Conjugal Para Refletir e Praticar: Três verbos a serem conjugados: 1 RECONSIDERAR... o propósito do casamento. 2 PERSEVERAR... em meio as crises e oscilações.

Leia mais

Interressante notar que até a água que é incolor e indolor, quando fica parada e empossada, passa a feder e a criar bicho.

Interressante notar que até a água que é incolor e indolor, quando fica parada e empossada, passa a feder e a criar bicho. Isaias 11: 1-8. Declaração: EU SOU O QUE PRECISA DE RENOVO ESPIRITUAL!!! Renovar no Dicionário: TORNAR NOVO; DAR ASPECTO OU FEIÇÃO DE NOVO; RESTAURAR; POR NOVAMENTE EM VIGOR; RESTABELECER; RECOMPOR; REVIGORAR;

Leia mais

O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS

O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS Ef. 1: 1-14 Slide 1 O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS Ef.1 : 1-14 1. Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Vencendo a depressão e dizendo não ao suicído.

Vencendo a depressão e dizendo não ao suicído. Tema: Vencendo a depressão e dizendo não ao suicído. Data: 06/10/2018 Culto: Sábado Pr. Leandro Caiado A depressão é conhecida como o mal do século e tem sido alvo de muita controvérsia. Pois muitos a

Leia mais

COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR

COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR Marcos 8:35 Na semana passada aprendemos um pouco mais sobre Salvação, que nada mais é que a própria pessoa de Jesus Cristo agindo em nosso interior, transformando

Leia mais

Série: Tudo começa. em casa. Filho é FLECHA. Parte a 22 de Julho

Série: Tudo começa. em casa. Filho é FLECHA. Parte a 22 de Julho Série: Tudo começa em casa Filho é FLECHA Parte 2 943 16 a 22 de Julho Filho é FLECHA Parte 2 Série: Tudo começa em casa O objetivo da paternidade não é ser o pai ideal, mas sim definir altos ideais e

Leia mais

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO.

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. Texto: E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus, porque se converterão a mim de todo o seu

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

Lição nº 1 ASPECTOS IMPORTANTES DO LOUVOR AO SENHOR. 04 jan Eloisa Ferreira Lazzaroto Andrade

Lição nº 1 ASPECTOS IMPORTANTES DO LOUVOR AO SENHOR. 04 jan Eloisa Ferreira Lazzaroto Andrade Lição nº 1 ASPECTOS IMPORTANTES DO LOUVOR AO SENHOR Eloisa Ferreira Lazzaroto Andrade 04 jan 2015 Texto da Nova Versão Internacional Texto Bíblico Inspirativo Salmo 113 TEXTO ÁUREO Bendirei o Senhor

Leia mais

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 30/06 A 06/07 DE 2019

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 30/06 A 06/07 DE 2019 ROTEIRO PGM INFANTIL estação KIDS DE 30/06 A 06/07 DE 2019 ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

Buscando a excelência no casamento. Adalberto Vargas da Rosa 7º ENCONTRO

Buscando a excelência no casamento. Adalberto Vargas da Rosa 7º ENCONTRO 7º ENCONTRO Como amar sua esposa Amor é fundamentalmente um verbo I Co 13:4-7 Paciente e bondoso, no original grego, são particípios, relacionados ao verbo ser. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha,

Leia mais