Chuvas Intensas em Brasília nos últimos cinco anos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Chuvas Intensas em Brasília nos últimos cinco anos."

Transcrição

1 Chuvas Intensas em Brasília nos últimos cinco anos. Nadir Dantas de Sales Expedito Rebello José de Fátima da Silva- Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Eixo Monumental Sul Sudoeste. CEP: Brasília-DF. ABSTRACT The objective of the present work was to analyze the behavior of intense rains in elapsing of the months in Brasilia, mainly in the rainy months that the April goes of October, in the last five years (2005 the 2009). The work still makes a comparison of the characteristics of daily rains of Brasilia - DF in the last five years with the monthly totals of the period of 1963 the 2004 and period of return of intense rains in twenty and four hours. In terms still of the rain totals in 24 hours, (Pfafstetter, 1982), the rain occurrence was calculat ed to Brasilia DF, Brazil with totals above of 133,0 mm (02%) and long period of return (40 years) and was evidenced it low probability of occurrence of this value. Palavra Chave: Chuvas Intensas, Climatologia, Período de Retorno. 1-INTRODUÇÃO Brasília se encontra em uma altitude média de 1.100m e a Estação Climatológica do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, a 1.161m, na área mais central da capital, sendo pois, bastante representativa das condições climatológicas da cidade.seu clima Tropical de Savana possui, dada a sua grande altitude, marcantes características de temperado. O período de chuvas se estende de setembro a maio, sob o domínio da Massa Equatorial Continental, cuja origem na região aquecida e coberta de vegetação do continente, de elevado teor de umidade, confere a capital condições de tempo, em geral, nublado e evoluindo a tarde para encoberto com pancadas de chuvas e trovoadas, as vezes queda de granizo e ventos de rajadas moderadas a fortes. A fase seca corresponde ao inverno, com predominância da Massa Equatorial Atlântica, originária do centro de ação do Atlântico, também úmida, porém somente nos níveis inferiores e seca na parte superior, que avança para o interior trazendo condições de bom tempo a todo o Planalto Central, com sucessivos dias de céu claro pela manhã e a noite, nublado a tarde, com forte incidência de névoa seca, especialmente ao final do inverno. Na primavera, a intensificação das frentes polares situadas na Argentina provoca um declínio de pressão, aumento de temperatura e limpeza do céu, com ventos de E (este). Logo que a frente polar atinge o sul do Brasil, descontinuidades tropicais surgem provindas de oeste e trazendo chuvas correntes de NW (noroeste) e SW (sudoeste), trovoadas e declínio de temperatura. Ao se aproximar a frente do limite S (sul) de Goiás, estacionando em São Paulo, ocorre novo declínio de pressão, a temperatura se eleva cerca de 3ºC enquanto a nebulosidade se reduz. O quadro de verão não é muito diverso, contudo a frente polar fica mais ao sul e a sua dissolução permite a subida do barômetro, declínio de temperatura e ventos de W (oeste), acompanhados de chuvas, sob céu encoberto.

2 No outono, a situação geral é de chuvas continentais, com frente polar no Trópico, a 20 S. O tempo oscila para a limpeza do céu e aquecimento com qualquer dissolução daquela frente. Este caso, reforçado quando ocorre nova Frontogênese na Argentina, corresponde ao domínio do Anticiclone do Atlântico, trazendo seca e aquecimento. No inverno, a predominância do Anticiclone do Atlântico é permanente. O céu é de pouca nebulosidade, ventos predominantes do quadrante E (este), temperaturas mínimas relativamente baixas, pressões altas e incidência de névoas, úmida e seca e nevoeiros. (Marcshall, C., 1985) 2- MATERIAL E MÉTODOS Inicialmente se determinou a distribuição dos totais médios e máximos de chuva mensal e dos totais máximos de chuvas em 24 horas, a partir de dados diários de chuva dos períodos (para se determinar as características pluviométricas e os extremos de chuva em 24 horas) e (para se quantificar os extremos de chuvas), com dados provenientes da estação meteorológica da Brasília, situada a 15 47'S, 47 56'W. Posteriormente definiu-se o regime das chuvas de Brasília tendo-se por base a determinação de períodos de chuva (período ), no sentido de se relacionar os totais pluviométricos máximos de 24 horas com o regime dominante das chuvas, nos dois períodos (chuvoso e seco). Foi calculado o período de retorno de acordo com o método utilizado por Pfafstetter, 1982, em que a período mais intenso de cada chuva foi definido pelas precipitações máximas no período de 24 horas, designados por duração. O presente trabalho teve por objetivo analisar o comportamento das chuvas intensas no decorrer dos meses em Brasília, nos últimos cinco anos (2005 a 2009). Os resultados apresentados servem principalmente para o estudo hidrológico das enchentes dos cursos de água pelo método racional. A parte mais intensa de cada chuva foi definida pelas precipitações máximas, observadas em diversos intervalos de tempo, designados por duração. Na análise de freqüência das chuvas, as precipitações de determinada duração foram caracterizadas pelo tempo de recorrência, definido pela relação: Sendo: T- Tempo de recorrência em anos; n- número de anos de observação; M- número de ordem que a precipitação considerada ocupa numa série em que as precipitações são dispostas em magnitude decrescente. 3- RESULTADOS e DISCUSSÃO Período: , Na Fig. 1 estão plotados os totais extremos (máximos) mensais de chuva, os meses mais chuvosos (totais mensais de chuva acima de 250 mm ) ocorreram entre outubro a abril, e os meses menos chuvosos ( totais de chuva abaixo de 80mm a mínimos de 0,2mm ) entre maio a setembro. A maior diferença entre os totais mensais de chuva registrou-se entre os meses dezembro (248,6 mm) e junho (8,8mm). Essa distribuição de chuva mensal caracterizou dois períodos de chuva em Brasília: um chuvoso, que se estende de outubro a abril e outro de estiagem (SECO) que abrange os meses de maio, junho, julho e agosto e setembro.

3 Através da Fig. 1 pode-se observar ainda que os maiores desvios entre os totais mais elevados ( ) e as Normais Climatológicas de chuva ( ) ocorreram no período chuvoso, nos meses de janeiro ( 367 mm), novembro (211), dezembro (205 mm), outubro (199 mm), fevereiro (193 mm), março (181 mm) e abril (174 mm). As diferenças entre o período de 2005 a 2009 e as Normais Climatológicas ( ) ocorreram mudanças significativas entre as diferenças nos períodos e ocorreram os máximos no início e término do período chuvoso outubro (354), (abril ( 251 mm), março (208 mm). Período: Na Fig. 2 (Gráficos a,b e c), estão plotados os seguintes montantes de chuva: totais médios mensais, totais máximos mensais e totais máximos de chuva em 24 horas, do período relacionado ao período , onde se pode observar os seguintes aspectos: 1-A distribuição dos totais médios mensais das chuvas nos cinco anos mais recentes, seguiu em geral o padrão registrado nos trinta anos passados (ver Fig.2a), com os meses mais chuvosos ocorrendo entre outubro a abril e com os meses menos chuvosos ocorrendo entre maio a agosto, tendo sido verificando além dos períodos chuvoso e de estiagem 2-A distribuição dos totais máximos mensais de chuva nos cinco anos mais recentes apresentou variação em relação ao padrão apresentado pela série de trinta anos ( ver Fig2b), sendo que os valores alcançados foram em geral inferiores aos registrados na série de trinta anos em alguns meses como janeiro, fevereiro, novembro e dezembro, enquanto, que os meses de março ( 208 mm), abril ( 251 mm) e outubro (354 mm ), foram os mais chuvosos. 3-Em termos de totais máximos de chuva em 24 horas verificou-se nítida variação na distribuição dos valores registrados nos dois períodos analisados (ver Fig2c) e pequena variação em relação aos limites dos valores máximos assinalados durante os meses. Nos últimos cinco anos ( ), os maiores montantes no decorrer dos meses oscilaram entre 0,2mm (julho) 110,7mm ( fevereiro) enquanto que no período de ( ) os limites estiveram entre 29,8mm em junho e 132,8mm em novembro.

4 TOTAIS MÉDIOS MENSAIS DE PRECIPITAÇÃO TOTAIS MÁXIMOS MENSAIS DE PRECIPITAÇÃO TOTAIS MÁXIMOS DE PRECIPITAÇÃO EM 24 h

5 3- CONCLUSÕES As chuvas mais intensas em Brasília nos últimos cinco anos ocorreram dentro do esperado em termos de sazonalidade com os períodos chuvosos (Outubro a abril) e secos (maio até setembro), mas em termos de magnitude houve mudanças nos meses de maior ocorrência das chuvas na série de , foi registrado 132,8mm em novembro enquanto que na série de , foi registrado 110,7 em fevereiro. Os totais extremos de chuvas mensais e de 24 horas nos últimos cinco anos foram um pouco menos elevados que os registrados nos trinta anos do passado recente, com a diferença mais visível tanto em relação aos montantes ocorridos em 24 horas como mensais. Em termos ainda dos totais de chuva em 24 horas, (Pfafstetter, 1982), foi calculado a ocorrência de chuvas com totais acima de 133,0 mm (02%) e longo período de retorno (40 anos) e constatou-se a baixa probabilidade de ocorrência desse valor. 4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS BASTOS, T. X; MARQUES, A. F. S., ROCHA, M.S.S.; OLIVEIRA, R.P., PACHECO, N.A, SÁ T. D. A. Chuvas Máximas de 24 horas em Belém, Pobabilidade de Ocorrência e Tempo de Retorno. In: Anais do X Congresso Brasileiro de Meteorologia. Brasilia, BASTOS, T.X. Delineating Agroclimatic Zones For Deforested Areas In Para State. Brazil. Hawaii; University of Hawaii, p. (Teses Doutorado). GUYOT, G. Climatologie de lénvironnment. Paris. MASSON, p. JACKSON, I J. Climate, Water & Agriculture in the Tropics. Longman Group UK Limited. Londom. Second edition p. MARCSHALL, C., Climatologia de Brasília DF, 1985, INMET/MA, Brasília-DF. NECHET, D. Análise da precipitação em Belém-PA, de 1896 a 1991, Boletim de Geografia Teorética, Rio Claro-SP, Vol. 23, n 45-46, NORMAIS CLIMATOLÓGICAS ( ); DNMET/SENIR/MA, PFAFSTETTER, O. ; Chuvas Intensas no Brasil, Rio de Janeiro, DNOCS, pags , OLDEMAN, L. R.; FRÉRE, M. A. A study of the agroclimatology of the humid tropics of Southeast Asia. Rome: FAO, p.

Boletim climatológico mensal outubro 2012

Boletim climatológico mensal outubro 2012 Boletim climatológico mensal outubro 2012 CONTEÚDOS IM,I.P. 01 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 06 Caracterização Climática Mensal 06 Temperatura do Ar 07 Precipitação Total 08 Insolação

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal MAIO 2008

Boletim Climatológico Mensal MAIO 2008 Boletim Climatológico Mensal MAIO 2008 CONTEÚDOS IM 02 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 05 Caracterização Climática Mensal 05 Temperatura do Ar 06 Precipitação 08 Outros elementos 09

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA PROGNÓSTICO DE PRECIPITAÇÃO

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA PROGNÓSTICO DE PRECIPITAÇÃO 1 PROGNÓSTICO TRIMESTRAL Novembro-Dezembro-Janeiro 2003. Este período é caracterizado por chuvas em grande parte do Brasíl, com temporais, trovoadas, vendavais e queda de granizo nas Regiões Sul, Sudeste

Leia mais

Prognóstico Climático

Prognóstico Climático Prognóstico Climático PROGNÓSTICO TRIMESTRAL Trimestre: ago/set/out - 2001 O prognóstico climático do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, órgão do Ministério da Agricultura e do Abastecimento,

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal Setembro2009

Boletim Climatológico Mensal Setembro2009 Boletim Climatológico Mensal Setembro2009 CONTEÚDOS IM, I.P. 01 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 05 Caracterização Climática Mensal 05 Temperatura do Ar 06 Precipitação Total 08 Outros

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal da Madeira Setembro 2010

Boletim Climatológico Mensal da Madeira Setembro 2010 Boletim Climatológico Mensal da Madeira Setembro 2010 CONTEÚDOS DRM - OMF 01 Resumo Mensal 02 Resumo das Condições Meteorológicas 03 Caracterização Climática Mensal 03 Temperatura do Ar 06 Precipitação

Leia mais

Boletim Climatológico Anual - Ano 2009

Boletim Climatológico Anual - Ano 2009 Boletim Climatológico Anual - Ano 2009 CONTEÚDOS IM 01 Resumo Anual 04 Caracterização Climática Anual 04 Temperatura do Ar 07 Precipitação 09 Factos e Fenómenos Relevantes RESUMO ANUAL Temperatura em 2009

Leia mais

Boletim climatológico mensal abril 2012

Boletim climatológico mensal abril 2012 Boletim climatológico mensal abril 2012 CONTEÚDOS IM,I.P. 01 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 06 Caracterização Climática Mensal 06 Temperatura do Ar 07 Precipitação Total 09 Insolação

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal Abril 2009

Boletim Climatológico Mensal Abril 2009 Boletim Climatológico Mensal Abril 2009 CONTEÚDOS IM 01 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 05 Caracterização Climática Mensal 05 Temperatura do Ar 06 Precipitação Total 08 Outros elementos

Leia mais

Climatologia da Precipitação no Município de Igarapé-Açu, PA. Período:

Climatologia da Precipitação no Município de Igarapé-Açu, PA. Período: Climatologia da Precipitação no Município de Igarapé-Açu, PA. Período: 1995-2009. Adriana Hellen Ferreira Cordeiro¹, Nilza Araújo Pachêco², Alailson Venceslau Santiago³. 1. Graduanda de Meteorologia da

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal da Madeira Fevereiro 2010

Boletim Climatológico Mensal da Madeira Fevereiro 2010 Boletim Climatológico Mensal da Madeira Fevereiro 2010 CONTEÚDOS DRM - OMF 01 Resumo Mensal 02 Resumo das Condições Meteorológicas 03 Caracterização Climática Mensal 03 Temperatura do Ar 04 Precipitação

Leia mais

PROGNÓSTICO TRIMESTRAL (Setembro Outubro e Novembro de- 2002).

PROGNÓSTICO TRIMESTRAL (Setembro Outubro e Novembro de- 2002). 1 PROGNÓSTICO TRIMESTRAL (Setembro Outubro e Novembro de- 2002). O prognóstico climático do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para

Leia mais

PROGNÓSTICO CLIMÁTICO DE VERÃO. Características do Verão

PROGNÓSTICO CLIMÁTICO DE VERÃO. Características do Verão Instituto Nacional de Meteorologia INMET Coordenação-Geral de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa Serviço de Pesquisa Aplicada SEPEA Endereço: Eixo Monumental via S1 Sudoeste Fone: + 55 (61)

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal Agosto 2008

Boletim Climatológico Mensal Agosto 2008 Boletim Climatológico Mensal Agosto 2008 CONTEÚDOS IM 01 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 05 Caracterização Climática Mensal 05 Temperatura do Ar 07 Precipitação Total 09 Outros elementos

Leia mais

Boletim Climatológico do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Inverno de 2018

Boletim Climatológico do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Inverno de 2018 Boletim Climatológico do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Inverno de 2018 A média climatológica (média de um período de 30 anos de referência, 1981-2010), figura 1, para o inverno, no Vale

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal

Boletim Climatológico Mensal Boletim Climatológico Mensal ABRIL2008 CONTEÚDOS IM 02 Resumo Mensal 03 Resumo das Condições Meteorológicas 04 Caracterização Climática Mensal 04 Temperatura do Ar 05 Precipitação 07 Outros elementos 08

Leia mais

ESTAÇÃO DO VERÃO. Características gerais e como foi o Verão de 2018/2019 em Bauru. O verão é representado pelo trimestre dezembro/janeiro/fevereiro;

ESTAÇÃO DO VERÃO. Características gerais e como foi o Verão de 2018/2019 em Bauru. O verão é representado pelo trimestre dezembro/janeiro/fevereiro; ESTAÇÃO DO VERÃO Características gerais e como foi o Verão de 2018/2019 em Bauru 1. Características gerais O verão é representado pelo trimestre dezembro/janeiro/fevereiro; Na estação do verão os dias

Leia mais

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO - 2016 Cooperativa de Energia Elétrica e Desenvolvimento Rural DEZEMBRO/2015 El Niño e perspectivas para 2016 Observações da temperatura das águas

Leia mais

ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA E DO NÚMERO DE DIAS COM CHUVA EM CALÇOENE LOCALIZADO NO SETOR COSTEIRO DO AMAPÁ

ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA E DO NÚMERO DE DIAS COM CHUVA EM CALÇOENE LOCALIZADO NO SETOR COSTEIRO DO AMAPÁ ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA E DO NÚMERO DE DIAS COM CHUVA EM CALÇOENE LOCALIZADO NO SETOR COSTEIRO DO AMAPÁ Leidiane L. Oliveira¹, Daniel G. Neves¹, Alan C. Cunha², Edmir S. Jesus², Jonathan

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal SETEMBRO

Boletim Climatológico Mensal SETEMBRO Boletim Climatológico Mensal SETEMBRO CONTEÚDOS IM 01 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 05 Caracterização Climática Mensal 05 Temperatura do Ar 06 Precipitação Total 07 Outros elementos

Leia mais

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL NOVEMBRO/DEZEMBRO-2017/JANEIRO-2018 Cooperativa de Energia Elétrica e Desenvolvimento Rural OUTUBRO/2017 Perspectivas para La Niña de fraca intensidade e curta duração As

Leia mais

OBSERVAÇÃO DE MUDANÇAS DE EXTREMOS CLIMÁTICOS (PRECIPITAÇÃO E TEMPERATURA)UTILIZANDO O SOFTWARE

OBSERVAÇÃO DE MUDANÇAS DE EXTREMOS CLIMÁTICOS (PRECIPITAÇÃO E TEMPERATURA)UTILIZANDO O SOFTWARE OBSERVAÇÃO DE MUDANÇAS DE EXTREMOS CLIMÁTICOS (PRECIPITAÇÃO E TEMPERATURA)UTILIZANDO O SOFTWARE RClimdex. ESTUDO DE CASO: DISTRITO FEDERAL. Expedito Ronald Gomes Rebello 1, José de Fátima da Silva 2,Nadir

Leia mais

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO - 2018 Cooperativa de Energia Elétrica e Desenvolvimento Rural DEZEMBRO/2017 La Niña 2017-2018 A temperatura da superfície do mar (TSM) na região equatorial

Leia mais

Boletim climatológico mensal Junho 2011

Boletim climatológico mensal Junho 2011 Boletim climatológico mensal Junho 2011 CONTEÚDOS IM,I.P. 01 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 05 Caracterização Climática Mensal 05 Temperatura do Ar 06 Precipitação Total 08 Insolação

Leia mais

VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO EM CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL

VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO EM CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO EM CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL CÁTIA C. B. RODRIGUES 1, HÉRCULES ARCE², ROSEMEIRE V. GOMES³ 1 Meteorologista, Responsável técnica pelo CEMTEC/AGRAER, Campo Grande MS,

Leia mais

BOLETIM CLIMÁTICO SOBRE A PRIMAVERA NO ESTADO DO PARANÁ

BOLETIM CLIMÁTICO SOBRE A PRIMAVERA NO ESTADO DO PARANÁ BOLETIM CLIMÁTICO SOBRE A PRIMAVERA NO ESTADO DO PARANÁ Data da previsão: 22/09/15 Duração da Primavera: 23/09/15 (05h20) a 22/12/2015 (01h48 não ajustado ao horário de verão) Características climáticas

Leia mais

Tipos de Chuvas. Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas).

Tipos de Chuvas. Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas). CLIMAS DO MUNDO ;;. V jlóyufrdcdf Latitude Tipos de Chuvas Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas). Chuvas Frontais: é resultado do encontro

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO O destaque do mês de junho de 2016 foi o episódio de chuva e ventos

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal Maio 2010

Boletim Climatológico Mensal Maio 2010 Boletim Climatológico Mensal Maio 2010 CONTEÚDOS IM,I.P. 01 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 05 Caracterização Climática Mensal 05 Temperatura do Ar 06 Precipitação Total 08 Outros

Leia mais

Boletim Climatológico do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Primavera de 2018

Boletim Climatológico do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Primavera de 2018 Boletim Climatológico do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Primavera de 2018 A primavera marca a transição entre a estação seca e a estação chuvosa no Estado de São Paulo, sendo que a estação

Leia mais

VARIABILIDADE HORÁRIA DA PRECIPITAÇÃO EM PALMAS-TO

VARIABILIDADE HORÁRIA DA PRECIPITAÇÃO EM PALMAS-TO VARIABILIDADE HORÁRIA DA PRECIPITAÇÃO EM PALMAS-TO FRANK WYLHA LIMA BORGES 1, ROBERTA ARAÚJO E SILVA 2, GIRLENE FIGUEIREDO MACIEL 3, ERLAN SILVA DE SOUSA 4, RONES GOMES NUNES 5 1,4,5 Graduando de Eng.

Leia mais

Clima de Passo Fundo

Clima de Passo Fundo Clima de Passo Fundo Clima de Passo Fundo - Normais Climatológicas Pela classificação de Köppen, Passo Fundo (28º15 S, 52º 24 W e 687 m de altitude) está localizada na Zona Climática fundamental temperada

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO JULHO 2018

BOLETIM CLIMATOLÓGICO JULHO 2018 ISSN 2183-1076 BOLETIM CLIMATOLÓGICO JULHO 2018 Portugal Continental a) Resumo 1 Situação Sinóptica 2 Temperatura do Ar 3 Precipitação 6 Monitorização da Seca 8 Tabela Resumo Mensal 9 Instituto Português

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal JUNHO 2008

Boletim Climatológico Mensal JUNHO 2008 Boletim Climatológico Mensal JUNHO 2008 CONTEÚDOS IM 02 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 05 Caracterização Climática Mensal 05 Temperatura do Ar 07 Precipitação 09 Outros elementos

Leia mais

BOLETIM CLIMÁTICO OUTONO (Início: 20/03/2017 às 07h29min - Término: 21/06/2017 à 01h24min)

BOLETIM CLIMÁTICO OUTONO (Início: 20/03/2017 às 07h29min - Término: 21/06/2017 à 01h24min) BOLETIM CLIMÁTICO OUTONO 2017 (Início: 20/03/2017 às 07h29min - Término: 21/06/2017 à 01h24min) No Paraná, historicamente, ocorre uma redução das chuvas. As variações nas condições do tempo são rápidas;

Leia mais

Escola Estadual Senador Filinto Müller. Tipos De Clima

Escola Estadual Senador Filinto Müller. Tipos De Clima Escola Estadual Senador Filinto Müller Tipos De Clima Trabalho De Geografia Tipos De Clima Nome: João Vitor, Wuanderson N:09, 23. Equatorial Clima quente e úmido durante o ano todo, em regiões localizadas

Leia mais

Boletim climatológico mensal da Madeira abril 2012

Boletim climatológico mensal da Madeira abril 2012 Boletim climatológico mensal da Madeira abril 2012 CONTEÚDOS DRM - OMF 01 Resumo mensal 02 Resumo das condições meteorológicas 02 Caracterização climática mensal 02 Temperatura do ar 06 Precipitação total

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal Março 2011

Boletim Climatológico Mensal Março 2011 Boletim Climatológico Mensal Março 2011 CONTEÚDOS IM, I.P. 01 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 05 Caracterização Climática Mensal 05 Temperatura do Ar 06 Precipitação Total 08 Insolação

Leia mais

INFLUÊNCIA DE ANO DE LA NINÃ (1996), EL NINÕ (1997) EM COMPARAÇÃO COM A PRECIPITAÇÃO NA MUDANÇA DE PRESSÃO ATMOSFÉRICA NO MUNICIPIO DE TERESINA PIAUÍ

INFLUÊNCIA DE ANO DE LA NINÃ (1996), EL NINÕ (1997) EM COMPARAÇÃO COM A PRECIPITAÇÃO NA MUDANÇA DE PRESSÃO ATMOSFÉRICA NO MUNICIPIO DE TERESINA PIAUÍ INFLUÊNCIA DE ANO DE LA NINÃ (1996), EL NINÕ (1997) EM COMPARAÇÃO COM A PRECIPITAÇÃO NA MUDANÇA DE PRESSÃO ATMOSFÉRICA NO MUNICIPIO DE TERESINA PIAUÍ Virgínia Mirtes de Alcântara Silva 1 ;Raimundo Mainar

Leia mais

O que são chuvas? Podemos entender por precipitação como sendo o retorno do vapor d água atmosférica no estado líquido ou sólido à superfície da

O que são chuvas? Podemos entender por precipitação como sendo o retorno do vapor d água atmosférica no estado líquido ou sólido à superfície da O que são chuvas? Podemos entender por precipitação como sendo o retorno do vapor d água atmosférica no estado líquido ou sólido à superfície da terra. Formas de precipitação: chuva, neve, granizo, orvalho

Leia mais

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL JULHO/AGOSTO/SETEMBRO -2017 Cooperativa de Energia Elétrica e Desenvolvimento Rural JUNHO/2017 Diminui a probabilidade para a formação de El Niño no segundo semestre de 2017

Leia mais

BOLETIM CLIMÁTICO VERÃO (Início: 21/12/2016 às 08h 44min - Término: 20/03/2017 às 07h29min)

BOLETIM CLIMÁTICO VERÃO (Início: 21/12/2016 às 08h 44min - Término: 20/03/2017 às 07h29min) BOLETIM CLIMÁTICO VERÃO 2016-17 (Início: 21/12/2016 às 08h 44min - Término: 20/03/2017 às 07h29min) No Paraná, historicamente, esta estação é bastante chuvosa. Os sistemas frontais - frentes frias ou quentes

Leia mais

Previsão do Tempo para o estado: SÃO PAULO. Válida para o período de 14 a 17/04/2018, sábado a terça-feira.

Previsão do Tempo para o estado: SÃO PAULO. Válida para o período de 14 a 17/04/2018, sábado a terça-feira. Previsão do Tempo para o estado: SÃO PAULO. Válida para o período de 14 a 17/04/2018, sábado a terça-feira. Ao longo desse sábado uma frente fria bem configurada, associada a uma massa de ar frio significativa,

Leia mais

Geografia. Climas do Brasil. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Climas do Brasil. Professor Thomás Teixeira. Geografia Climas do Brasil Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CLIMATOLOGIA BRASILEIRA O clima é formado pelo conjunto de todos os fenômenos climáticos. Já o tempo é o estado

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal Março 2009

Boletim Climatológico Mensal Março 2009 Boletim Climatológico Mensal Março 2009 CONTEÚDOS 01 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 05 Caracterização Climática Mensal 05 Temperatura do Ar 06 Precipitação Total 08 Outros elementos

Leia mais

Boletim Climatológico Sazonal - Primavera 2012

Boletim Climatológico Sazonal - Primavera 2012 Boletim Climatológico Sazonal - Primavera 2012 CONTEÚDOS http://livialisandro.blogspot.com/ IM 01 Resumo Sazonal 03 Resumo das condições meteorológicas 05 Caracterização Climática Sazonal 05 Temperatura

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal Outubro 2010

Boletim Climatológico Mensal Outubro 2010 Boletim Climatológico Mensal Outubro 2010 CONTEÚDOS IM,I.P. 01 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 05 Caracterização Climática Mensal 05 Temperatura do Ar 06 Precipitação Total 07 Outros

Leia mais

AS ESTIAGENS NO OESTE DE SANTA CATARINA ENTRE

AS ESTIAGENS NO OESTE DE SANTA CATARINA ENTRE AS ESTIAGENS NO OESTE DE SANTA CATARINA ENTRE 22-26 Fábio Z. Lopes 1, Maria Laura G. Rodrigues 2 1,2 Epagri/Ciram, Florianópolis - SC, Br. fabio@epagri.rct-sc.br, laura@epagri.rct-sc.br. RESUMO: O presente

Leia mais

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL NOVEMBRO/DEZEMBRO/JANEIRO 2015-2016 Cooperativa de Energia Elétrica e Desenvolvimento Rural OUTUBRO/2015 Previsão trimestral Os centros de previsão climática indicam que o

Leia mais

AULA CLIMA MUNDO. Prof. Diogo Máximo

AULA CLIMA MUNDO. Prof. Diogo Máximo AULA CLIMA MUNDO Prof. Diogo Máximo O clima de um lugar ou região é a sucessão habitual dos estados de tempo, ao longo do ano, sobre esse mesmo lugar ou região, ou seja, uma síntese anual do tempo. O estado

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO As massas de ar quente e seco começam a ganhar força no mês de julho

Leia mais

Boletim Climatológico Sazonal - outono 2011

Boletim Climatológico Sazonal - outono 2011 Boletim Climatológico Sazonal - outono 2011 CONTEÚDOS IM 01 Resumo Sazonal 04 Resumo das condições meteorológicas 06 Caracterização Climática Sazonal 06 Temperatura do Ar 09 Precipitação Total 11 Fenómenos

Leia mais

CLASSIFICAÇÕES CLIMÁTICAS DE LYSIA BERNARDES E

CLASSIFICAÇÕES CLIMÁTICAS DE LYSIA BERNARDES E ARGUMENTO 2017 2º ANO E.M. MÓDULO 44 CLASSIFICAÇÕES CLIMÁTICAS DE LYSIA BERNARDES E KöPPEN Existem várias classificações climáticas. Entre elas, pode ser citada a da geógrafa LYSIA MARIA C. BERNARDES,

Leia mais

Recursos hídricos. Especificidade do clima português

Recursos hídricos. Especificidade do clima português Recursos hídricos Especificidade do clima português Recurso insubstituível e suporte de Vida A água é fundamental para os sistemas naturais, para a vida humana e para as atividades económicas. O Tejo,

Leia mais

METODOLOGIA DE IDENTIFICAÇÃO DE VERANICOS EM PASSO FUNDO- RS. Humberto Conrado 4

METODOLOGIA DE IDENTIFICAÇÃO DE VERANICOS EM PASSO FUNDO- RS. Humberto Conrado 4 METODOLOGIA DE IDENTIFICAÇÃO DE VERANICOS EM PASSO FUNDO- RS Licínio Araújo da Luz¹, Guilherme Touchtenhagen Schild², Glauber Lopes Mariano³, Humberto Conrado 4 1234 Faculdade de meteorologia, Universidade

Leia mais

PALAVRAS CHAVE: climatologia, precipitação, anomalias de precipitação.

PALAVRAS CHAVE: climatologia, precipitação, anomalias de precipitação. ESTUDO DE MALIAS DE PRECIPITAÇÃO EM BELÉM-PA Dayana Castilho de Souza 1, Glayson Francisco Bezerra das Chagas 1, Bruno Takeshi Tanaka Portela 1, Edson José Paulino da Rocha 2, Dimitrie Nechet 3 RESUMO

Leia mais

Boletim Climatológico do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Verão de 2019

Boletim Climatológico do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Verão de 2019 Boletim Climatológico do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Verão de 2019 O verão marca o ápice da estação chuvosa no Estado de São Paulo com episódios de chuvas mais frequentes e intensas. Na

Leia mais

Boletim Climatológico Sazonal - verão 2011

Boletim Climatológico Sazonal - verão 2011 Boletim Climatológico Sazonal - verão 2011 CONTEÚDOS IM 01 Resumo Sazonal 04 Resumo das condições meteorológicas 05 Caracterização Climática Sazonal 05 Temperatura do Ar 08 Precipitação 10 Fenómenos Relevantes

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal

Boletim Climatológico Mensal Boletim Climatológico Mensal Portugal Continental Setembro de 2013 CONTEÚDOS Resumo Situação Sinóptica Temperatura do Ar Precipitação Radiação Tabela Resumo mensal 1 2 2 5 7 8 http://www.ipma.pt Figura

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal da Madeira Julho 2010

Boletim Climatológico Mensal da Madeira Julho 2010 Boletim Climatológico Mensal da Madeira Julho 2010 CONTEÚDOS DRM - OMF 01 Resumo Mensal 02 Resumo das Condições Meteorológicas 02 Caracterização Climática Mensal 02 Temperatura do Ar 05 Precipitação Total

Leia mais

2. ALTERAÇÕES NAS PRECIPITAÇÕES OBSERVADAS NA REGIÃO DE MANAUS - AM. MOTA, M. R.; FREITAS, C. E. C. & BARBOSA, R. P.

2. ALTERAÇÕES NAS PRECIPITAÇÕES OBSERVADAS NA REGIÃO DE MANAUS - AM. MOTA, M. R.; FREITAS, C. E. C. & BARBOSA, R. P. 2. ALTERAÇÕES NAS PRECIPITAÇÕES OBSERVADAS NA REGIÃO DE MANAUS - AM. MOTA, M. R.; FREITAS, C. E. C. & BARBOSA, R. P. Laboratório de Hidráulica, Departamento de Engenharia Agrícola e Solos Universidade

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal Novembro 2010

Boletim Climatológico Mensal Novembro 2010 Boletim Climatológico Mensal Novembro 2010 CONTEÚDOS IM,I.P. 01 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 05 Caracterização Climática Mensal 05 Temperatura do Ar 06 Precipitação Total 08 Outros

Leia mais

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL AGOSTO/SETEMBRO/OUTUBRO - 2017 Cooperativa de Energia Elétrica e Desenvolvimento Rural JULHO/2017 Oceano Pacífico deve manter condições de neutralidade em 2017 As expectativas

Leia mais

Boletim Climatológico Sazonal - outono 2012

Boletim Climatológico Sazonal - outono 2012 Boletim Climatológico Sazonal - outono 2012 CONTEÚDOS IPMA 01 Resumo Sazonal 04 Resumo das condições meteorológicas 06 Caracterização Climática Sazonal 06 Temperatura do Ar 09 Precipitação 10 Fenómenos

Leia mais

Boletim climatológico mensal dezembro 2011

Boletim climatológico mensal dezembro 2011 Boletim climatológico mensal dezembro 2011 CONTEÚDOS IM,I.P. 01 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 05 Caracterização Climática Mensal 05Temperatura do Ar 06 Precipitação Total 08 Insolação

Leia mais

RELATÓRIO MAIO Apoio Meteorológico na Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais

RELATÓRIO MAIO Apoio Meteorológico na Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais RELATÓRIO MAIO 2010 Apoio Meteorológico na Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais CONTEÚDOS 03 Risco meteorológico de incêndio florestal 04 Caracterização Meteorológica e Climatológica 05 Análise

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal da Madeira Outubro 2010

Boletim Climatológico Mensal da Madeira Outubro 2010 Boletim Climatológico Mensal da Madeira Outubro 2010 CONTEÚDOS DRM - OMF 01 Resumo Mensal 02 Resumo das Condições Meteorológicas 03 Caracterização Climática Mensal 03 Temperatura do Ar 06 Precipitação

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO A Zona de Convergência Intertropical continuou atuando ao norte de sua

Leia mais

CLIMATOLOGIA DA PRECIPITAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTA IZABEL DO PARÁ-PA. Castro da Costa 2

CLIMATOLOGIA DA PRECIPITAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTA IZABEL DO PARÁ-PA. Castro da Costa 2 CLIMATOLOGIA DA PRECIPITAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTA IZABEL DO PARÁ-PA Dayana Castilho de Souza¹, Bruno Takeshi Tanaka Portela 1, Wendel da Costa Corrêa 1, Maurício Castro da Costa 2 RESUMO - Utilizando-se

Leia mais

Geografia. Climas Do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Climas Do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia Climas Do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CLIMAS DO BRASIL Tempo x Clima Tempo meteorológico estado momentâneo da atmosfera. Clima sucessão habitual

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal

Boletim Climatológico Mensal ISSN 2183-1076 Boletim Climatológico Mensal Portugal Continental Julho de 2015 CONTEÚDOS Resumo Situação Sinóptica Temperatura do Ar Precipitação Radiação Tabela Resumo mensal 1 2 2 5 7 8 Instituto Português

Leia mais

ANÁLISE DA TEMPERATURA DO AR EM AREIA - PB, EM ANOS DE OCORRÊNCIA DE EL NIÑO

ANÁLISE DA TEMPERATURA DO AR EM AREIA - PB, EM ANOS DE OCORRÊNCIA DE EL NIÑO ANÁLISE DA TEMPERATURA DO AR EM AREIA - PB, EM ANOS DE OCORRÊNCIA DE EL NIÑO T. S. A. da COSTA (1) ; J. F. da COSTA FILHO (2) ; D. C. BARACHO (3) ; T. S. dos SANTOS (4) ; E. C. S. MARINHO (5). 1 Eng. Agrônoma,

Leia mais

Precipitação Acumulada Mensal

Precipitação Acumulada Mensal Cachoeira Paulista Taubaté Campos do Jordão São Luis do Paraitinga São Sebastião São José dos Campos Bragança Paulista Guaratinguet a milimetros (mm) Boletim do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo

Leia mais

ANÁLISE DE ANOS COM ESTIAGEM NA REGIÃO DE BAGÉ/RS

ANÁLISE DE ANOS COM ESTIAGEM NA REGIÃO DE BAGÉ/RS ANÁLISE DE ANOS COM ESTIAGEM NA REGIÃO DE BAGÉ/RS Flavio Varone 1,2,3, Simone Ferreira 2, Rita Alves 2 1 FEPAGRO Brasil - Rio Grande do Sul - fvarone@gmail.com 3 2 CEPSRM/UFRGS - Brasil - Rio Grande do

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO FEVEREIRO DE 2015 O mês de fevereiro de 2015 apresentou irregular distribuição de chuva, com déficits

Leia mais

Boletim Climatológico Sazonal - verão 2012

Boletim Climatológico Sazonal - verão 2012 Boletim Climatológico Sazonal - verão 2012 CONTEÚDOS IM 01 Resumo Sazonal 04 Resumo das condições meteorológicas 06 Caracterização Climática Sazonal 06 Temperatura do Ar 09 Precipitação 11 Fenómenos Relevantes

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal

Boletim Climatológico Mensal ISSN 2183-1076 Boletim Climatológico Mensal Portugal Continental Março de 2014 CONTEÚDOS Resumo Situação Sinóptica Temperatura do Ar Precipitação Radiação Tabela Resumo mensal 1 2 2 3 5 6 Instituto Português

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO Abril 2019

BOLETIM CLIMATOLÓGICO Abril 2019 ISSN 2183-1076 BOLETIM CLIMATOLÓGICO Abril 2019 Portugal Continental Resumo 2 Situação Sinóptica 3 Temperatura do ar 4 Precipitação 7 Monitorização da Seca 8 Tabela Resumo Mensal 10 Figura 1 - Anomalias

Leia mais

CLIMATOLÓGICO JUNHO 2018

CLIMATOLÓGICO JUNHO 2018 ISSN 2183-1076 BOLETIM CLIMATOLÓGICO JUNHO 2018 Portugal Continental a) Resumo 1 Situação Sinóptica 2 Temperatura do Ar 3 Precipitação 6 Monitorização da Seca 8 Tabela Resumo Mensal 9 Figura 1 - Anomalias

Leia mais

CHUVAS MÁXIMAS DE 24 HORAS EM BELÉM, PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA E TEMPO DE RETORNO

CHUVAS MÁXIMAS DE 24 HORAS EM BELÉM, PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA E TEMPO DE RETORNO CHUVAS MÁXIMAS DE 4 HORAS EM BELÉM, PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA E TEMPO DE RETORNO Therezinha Xavier Bastos (1); Antônio Fernando Salgado Marques; Maria do Socorro da Silva Rocha; Raimundo Parente de Oliveira;

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal da Madeira Novembro 2010

Boletim Climatológico Mensal da Madeira Novembro 2010 Boletim Climatológico Mensal da Madeira Novembro 2010 CONTEÚDOS DRM - OMF 01 Resumo Mensal 02 Resumo das Condições Meteorológicas 03 Caracterização Climática Mensal 03 Temperatura do Ar 06 Precipitação

Leia mais

ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DE EVENTOS EXTREMOS DE PRECIPITAÇÃO DIARIA NA CIDADE DE SÃO PAULO

ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DE EVENTOS EXTREMOS DE PRECIPITAÇÃO DIARIA NA CIDADE DE SÃO PAULO ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DE EVENTOS EXTREMOS DE PRECIPITAÇÃO DIARIA NA CIDADE DE SÃO PAULO Neide Oliveira INMET-7 Disme/SP neide.oliveira@inmet.gov.br Resumo Este trabalho analisou chuvas intensas ocorridas

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARÇO DE 2015 Março de 2015 não foi regular. O mês começou apresentando episódios significativos

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal Fevereiro 2010

Boletim Climatológico Mensal Fevereiro 2010 Boletim Climatológico Mensal Fevereiro 2010 CONTEÚDOS IM,I.P. 01 Resumo Mensal 05 Resumo das Condições Meteorológicas 06 Caracterização Climática Mensal 06 Temperatura do Ar 07 Precipitação Total 09 Outros

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO Chuvas em todo o Estado do Maranhão em fevereiro de 2016 foram determinantes

Leia mais

1 Mestranda (CNPq) do Programa de Pós-graduação em Meteorologia/Universidade Federal de

1 Mestranda (CNPq) do Programa de Pós-graduação em Meteorologia/Universidade Federal de Análise dos Eventos Extremos de Chuva ocorridos em Maio de 06 em Salvador Fernanda Gonçalves Rocha 1, Maria Regina da Silva Aragão 2, Magaly de Fátima Correia 3, Heráclio Alves de Araújo 4 1 Mestranda

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal

Boletim Climatológico Mensal ISSN 2183-1076 Boletim Climatológico Mensal Portugal Continental Maio de 2013 CONTEÚDOS Resumo Situação Sinóptica Temperatura do Ar Precipitação Radiação Tabela Resumo mensal 2 2 5 7 8 Instituto Português

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal Julho 2010

Boletim Climatológico Mensal Julho 2010 Boletim Climatológico Mensal Julho 2010 CONTEÚDOS IM,I.P. 01 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 05 Caracterização Climática Mensal 05 Temperatura do Ar 06 Precipitação Total 08 Outros

Leia mais

295 Técnico. Comunicado. Informações meteorológicas de Passo Fundo, RS: abril de Aldemir Pasinato 1 Gilberto Rocca da Cunha 2.

295 Técnico. Comunicado. Informações meteorológicas de Passo Fundo, RS: abril de Aldemir Pasinato 1 Gilberto Rocca da Cunha 2. Comunicado 295 Técnico ISSN 1517-4964 Julho, 2011 Passo Fundo, RS Informações meteorológicas de Passo Fundo, RS: abril de 2011 Aldemir Pasinato 1 Gilberto Rocca da Cunha 2 Introdução Destaques no período

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - SON PRIMAVERA -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - SON PRIMAVERA - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - SON 2010 - - PRIMAVERA - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas Universidade

Leia mais

Tópico 13 Climatologia e Classificação Climática

Tópico 13 Climatologia e Classificação Climática Classificação Climática Tópico 13 Climatologia e Classificação Climática A classificação climática objetiva caracterizar em uma grande área ou região zonas com características climáticas homogêneas Ordenar

Leia mais

CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS. GEOGRAFIA Prof. João Rafael Ferreira

CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS. GEOGRAFIA Prof. João Rafael Ferreira CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS GEOGRAFIA Prof. João Rafael Ferreira PRINCIPAIS CLIMAS MUNDIAIS PRINCIPAIS CLIMAS MUNDIAIS Tefe 3º 22 S 28 Thiruvanantha 8º 29 N 28 24 24 2 2 Temperaturas médias mensais sempre

Leia mais

Quadro Síntese dos principais indicadores do regime térmico. Média anual Mínimo Máximo Amplitude Mínimo Máximo Mínimo Máximo Período Tmin<0

Quadro Síntese dos principais indicadores do regime térmico. Média anual Mínimo Máximo Amplitude Mínimo Máximo Mínimo Máximo Período Tmin<0 4.3 - CLIMA 4.3.1 - REDE METEOROLÓGICA Analisados os inventários da rede climatológica do antigo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, verificou-se que a estação climatológica com localização

Leia mais

ESTAÇÃO DO INVERNO. Características gerais e avaliação do inverno de 2018 em Bauru

ESTAÇÃO DO INVERNO. Características gerais e avaliação do inverno de 2018 em Bauru ESTAÇÃO DO INVERNO Características gerais e avaliação do inverno de 2018 em Bauru 1. Características gerais O inverno é representado pelo trimestre junho/julho/agosto; É a estação mais seca e fria do ano

Leia mais

Boletim climatológico mensal março 2012

Boletim climatológico mensal março 2012 Boletim climatológico mensal março 2012 CONTEÚDOS IM,I.P. 01 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 06 Caracterização Climática Mensal 06 Temperatura do Ar 07 Precipitação Total 09 Insolação

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO Em setembro de 2016 os números de queimadas se destacaram principalmente

Leia mais

Boletim do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Maio de 2018

Boletim do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Maio de 2018 Boletim do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo Maio de 2018 O mapa de anomalias de precipitação (observada - climatologia) evidencia que o mês de maio foi caracterizado por precipitações abaixo

Leia mais

Variabilidade da Precipitação Pluviométrica no Estado do Amapá

Variabilidade da Precipitação Pluviométrica no Estado do Amapá Variabilidade da Precipitação Pluviométrica no Estado do Amapá Alan Pantoja Braga 1, Edmundo Wallace Monteiro Lucas 1, Fabrício Daniel dos Santos Silva 1 1 Instituto Nacional de Meteorologia - Eixo Monumental

Leia mais

Boletim climatológico sazonal - Primavera 2011

Boletim climatológico sazonal - Primavera 2011 Boletim climatológico sazonal - Primavera 2011 CONTEÚDOS http://livialisandro.blogspot.com/ IM 01 Resumo Sazonal 04 Resumo das condições meteorológicas 05 Caracterização Climática Sazonal 05 Temperatura

Leia mais

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL MARÇO/ABRIL/MAIO- Cooperativa de Energia Elétrica e Desenvolvimento Rural FEVEREIRO/ Sumário La Niña 2017-... 3 Previsão Climática FMA-... 3-4 Comportamento climático... 5-10

Leia mais