Aplicações do Concreto Protendido

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aplicações do Concreto Protendido"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CONCRETO PROTENDIDO Aplicações do Concreto Protendido Prof.: Raul Lobato

2 Aula 07 Infraestrutura; Edificações; Aparelhos urbanos; Obras de arte; Monumentos e outras.

3 Infraestrutura Em relação à infraestrutura, há dois tipos de aplicações bastante empregados em fundações e também a aplicação em pavimentos de concreto sobre o solo. FUNDAÇÃO: a protensão pode ser utilizada em diversos elementos de fundações

4 Infraestrutura FUNDAÇÃO: a protensão pode ser utilizada em diversos elementos de fundações Estacas pré-moldadas protendidas:

5 Infraestrutura FUNDAÇÃO: a protensão pode ser utilizada em diversos elementos de fundações Estacas pré-moldadas protendidas: estas estacas são indicadas para quando se deseja executar FUNDAÇÕES PROFUNDAS COM NECESSIDADE DE ATRAVESSAR LENÇÓIS FREÁTICOS; permitem emendas que, em príncipio, alcaçam qualquer profundidade. Para sua cravação são utilizadas bate-estacas, normalmente gravitacionais, que, através da elevação de um peso até uma altura predeterminada, ao ser solto faz com que a energia gravitacional da queda se transfira para a cabeça da estaca e, assim, faça com que a mesma penetre no solo.

6 Infraestrutura FUNDAÇÃO: a protensão pode ser utilizada em diversos elementos de fundações Estacas pré-moldadas protendidas: para este tipo de elemento duas situações são críticas: a ETAPA DE MANUSEIO da estaca até o seu posicionamento, em que há esforços de flexão de intensidade razoável, e durante a CRAVAÇÃO, em que haverá sempre uma FLEXÃO COMPOSTA devida às EXCENTRICIDADES naturais do material concreto; falta de VERTICALIDADE da estaca; e o PESO atingindo a cabeça da estaca fora de seu centro de gravidade. Desta forma, uma protensão, permite evitar fissuras em um material que resiste melhor às ações dinâmicas da cravação, quando comparadas com similares de concreto armado.

7 Infraestrutura FUNDAÇÃO: a protensão pode ser utilizada em diversos elementos de fundações Radiers:

8 Infraestrutura FUNDAÇÃO: a protensão pode ser utilizada em diversos elementos de fundações Radiers: as fundações em radier, muito utilizadas nos Estados Unidos, são, de maneira simplificada, LAJES APOIADAS EM SOLO QUE SERVE DE APOIO A UMA ESTRUTURA. Uma boa solução é obtida quando se usa cabo de cordoalha engraxada. Costuma-se colocar no fundo do radier (antes da concretagem do mesmo) uma LONA PLÁSTICA que, além de evitar a saída de nata de cimento ou água para o solo, diminui o atrito do concreto (depois de endurecido) com o solo durante a operação de protensão.

9 Conjunto Habitacional da Paupina - CE

10 Conjunto Habitacional da Paupina - CE

11 Londrina - PR

12 Edifício Evidence - CE Espessura: 50 cm; Capitéis: 80 cm; 14 pavimentos.

13 Pisos comerciais e Aeroportos - PR

14 Infraestrutura FUNDAÇÃO: a protensão pode ser utilizada em diversos elementos de fundações Vigas Baldrames: as vigas de edificação feitas junto ao solo, que devem resistir às paredes de fechamento, são chamadas de baldrames e, como qualquer viga, estão sujeitas à FLEXÃO, e podem se beneficiar dos efeitos da protensão a ser executadas com PROTENSÃO COM ADERÊNCIA INICIAL pré-moldadas (o caso mais comum). Como estarão, pelo menos em alguns casos, em contato com o solo podem ser usadas com PROTENSÃO COMPLETA, evitando a fissuração do concreto.

15 Infraestrutura FUNDAÇÃO: a protensão pode ser utilizada em diversos elementos de fundações Reforço de blocos de fundação de grandes dimensões: obras como pontes podem ter em sua fundação blocos de estacas ou tubulões de grandes dimensões que recebem pilares com GRANDES ESFORÇOS. Não é incomum que problemas de erro de execução ou DETERIORAÇÃO PREMATURA da armadura levem à necessidade de reforço destes blocos, sendo neste caso o uso de CABOS DE PROTENSÃO EXTERNOS muito empregado.

16 Infraestrutura FUNDAÇÃO: a protensão pode ser utilizada em diversos elementos de fundações Reforço de blocos de fundação de grandes dimensões: a protensão externa permite resolver problemas que não podem ser solucionados por outros métodos, e que apesar do alto custo e INTERVENÇÃO ARQUITETÔNICA (mecanismos especiais de ancoragem e desvio dos cabos) apresenta VANTAGENS como a redução da complexidade dos trabalhos de execução e a facilidade de SUBSTITUIÇÃO de cabos velhos ou danificados.

17 Infraestrutura FUNDAÇÃO: a protensão pode ser utilizada em diversos elementos de fundações Reforço de blocos de fundação de grandes dimensões: em blocos de grandes dimensões, o reforço, com ou sem acréscimo de estacas, é, geralmente, feito pelo ACRÉSCIMO DA SEÇÃO DE CONCRETO nas faces superior e laterais.

18 Infraestrutura FUNDAÇÃO: a protensão pode ser utilizada em diversos elementos de fundações Reforço de blocos de fundação de grandes dimensões:

19 Infraestrutura ESTUDO DE CASO: PONTE PAULO GUERRA RECIFE/PE Inauguração: 1979 Localização: bacia do Rio Pina Fundação: estacas do tipo Franki

20 Infraestrutura ESTUDO DE CASO: PONTE PAULO GUERRA RECIFE/PE

21 Infraestrutura ESTUDO DE CASO: PONTE PAULO GUERRA RECIFE/PE Superestrutura; Infraestrutura: Aparelhos de apoio; Blocos de fundação.

22 Infraestrutura ESTUDO DE CASO: PONTE PAULO GUERRA RECIFE/PE Ensaios realizados: Determinação do teor de cloretos e sulfatos (exposição ao vento) Determinação da ocorrência de reação álcali-agregado RELATÓRIOS TÉCNICOS: FADE/UFPE: não aproveitamento dos blocos (substituição). TECOMAT: demolição da parte mais afetada B & C ENGENHEIROS CONSULTORES LTDA: reforço

23 Infraestrutura ESTUDO DE CASO: PONTE PAULO GUERRA RECIFE/PE LICITAÇÃO: CONCREPÓXI ENGENHARIA:

24 Infraestrutura ESTUDO DE CASO: PONTE PAULO GUERRA RECIFE/PE

25 Infraestrutura ESTUDO DE CASO: PONTE PAULO GUERRA RECIFE/PE

26 Infraestrutura ESTUDO DE CASO: PONTE PAULO GUERRA RECIFE/PE

27 Infraestrutura ESTUDO DE CASO: EDIFÍCIO COMERCIAL RECIFE/PE Inauguração: pavimentos Área: m² Estrutura: concreto armado Fundação: estacas tipo Franki VIDRO FLAMBADO HISTÓRICO DA REGIÃO

28 Infraestrutura ESTUDO DE CASO: EDIFÍCIO COMERCIAL RECIFE/PE

29 Infraestrutura ESTUDO DE CASO: EDIFÍCIO COMERCIAL RECIFE/PE

30 Infraestrutura ESTUDO DE CASO: EDIFÍCIO COMERCIAL RECIFE/PE

31 Construções de Edificações Nas construções de edificações, praticamente todos os componentes podem ser protendidos, excetuando-se os pilares. Assim, normalmente em prédios comerciais, residências e industrias pode-se ter VIGAS, LAJES, COBERTURAS e alguns PAINÉIS DE FECHAMENTO protendidos. LAJES: PRÉ-MOLDADA MOLDADAS NO LOCAL PRÉ-MOLDADA COM TRILHOS ALVEOLAR LISAS (ALIVIADAS OU NÃO) DUPLO TÊ

32 Construções de Edificações LAJES MOLDADAS NO LOCAL:

33 Construções de Edificações LAJES MOLDADAS NO LOCAL:

34 Construções de Edificações LAJES PRÉ-MOLDADAS COM TRILHOS PROTENDIDOS: A laje prémoldada com trilhos protendidos é composta de nervuras de concreto protendido, chamadas de trilhos.

35 Construções de Edificações LAJES PRÉ-MOLDADAS COM TRILHOS PROTENDIDOS: O sistema é completado por ELEMENTOS DE ENCHIMENTO que podem ser de EPS ou lajotas cerâmicas que servem de fôrma para o concreto da capa e do restante da nervura. Durante a concretagem da capa, os trilhos devem resistir o peso desta, da lajota, das pessoas e equipamentos utilizados na concretagem.

36 Construções de Edificações LAJES COM PAINEL ALVEOLAR: A laje ou painel alveolar constitui-se, provavelmente, no elemento de protensão com ADERÊNCIA INICIAL mais usado no mercado brasileiro.

37 Construções de Edificações LAJES EM DUPLO TÊ: As lajes do tipo tê são elementos que possuem uma grande INÉRCIA, podendo-se dizer até que são vigas com a laje acoplada. São empregadas para grandes vãos.

38 Construções de Edificações Aumento da resistência à punção Aumento da resistência próximo ao pilar para a transferência de momentos de ligação laje-pilar Distribuição dos cabos em Planta Dificuldade pela alta taxa de armadura Mínimo de 2 cabos Distribuições alternativas Lajes cogumelo: distribuição em feixes

39 Construções de Edificações VIGAS: As vigas de edificação podem ser PROTENDIDAS COM ADERÊNCIA INICIAL OU POSTERIOR À CONCRETAGEM, E AINDA PODEM SER UTILIZADAS COM CORDOALHAS COM E SEM ADERÊNCIA. No Brasil as vigas protendidas têm sido mais usadas em construções PRÉ-MOLDADAS e, portanto, o uso mais comum se dá com a protensão com a aderência inicial. Desta forma, as peças são executadas em fábricas, transportadas até o local, içadas e colocadas na posição final para servirem de apoio às lajes e paredes da edificação. Também podem ser executadas no local e se utilizar, por exemplo, CORDOALHAS ENGRAXADAS.

40 Construções de Edificações VIGAS:

41 Construções de Edificações ELEMENTOS DE COBERTURA: As coberturas de prédios pré-moldados, principalmente aqueles com grandes vãos, podem ser executadas com telhas tipo W. O esgotamento das águas pluviais se procede com o uso de vigas U.

42 Construções de Edificações PAINÉS DE FECHAMENTO: Para fazer paredes estruturais ou não em estruturas pré-fabricadas é comum o uso de painéis que são projetados para resistir apenas o seu peso, além de ações horizontais, ou também para resistirem a coberturas e lajes. PAREDES PROTENDIDAS: são caracterizadas por possuírem alta resistência à flexão. Os cabos de protensão de alvenaria protendida são usualmente barras de aço com rosca em todo seu comprimento. As ancoragens são as mesmas do concreto protendido

43 Construções de Edificações PAREDES PROTENDIDAS: PERDAS DE PROTENSÃO RELAXAÇÃO DO AÇO DEFORMAÇÃO ELÁSTICA MOVIMENTAÇÃO HIGROSCÓPICA ATRITO EFEITOS TÉRMICOS

44 Construções de Edificações PAREDES PROTENDIDAS: EXECUÇÃO GRAUTEAMENTO PROTEÇÃO

45 Construções de Edificações PAREDES PROTENDIDAS: EXECUÇÃO CORREÇÃO DE IRREGULARIDADES ANCORAGEM

46 Pontes, Viadutos e Passarelas Talvez a maior aplicação do concreto protendido se dê atualmente nas pontes rodoviárias e ferroviárias. Devido suas características, o concreto protendido, em geral, conduz a soluções mais baratas e com pequeno custo de conservação. PONTES E VIADUTOS EM VIGAS MÚLTIPLAS: são soluções que contemplam o uso de ELEMENTOS PRÉ-MOLDADOS. Normalmente são moldados próximos à ponte, porém ainda fora da sua posição final. Após o término das fundações e da mesoestrutura são colocadas na posição final através geralmente de GUINDASTES, podendo ser usadas ainda TRELIÇAS METÁLICAS LANÇADORAS. O grande REAPROVEITAMENTO DE FÔRMAS e a não necessidade do uso de escoramento torna o emprego desse tipo de ponte comum.

47 Pontes, Viadutos e Passarelas PONTES E VIADUTOS EM VIGAS MÚLTIPLAS:

48 Pontes, Viadutos e Passarelas PONTES E VIADUTOS EM VIGAS CELULARES: este tipo estrutural conduz à menor ALTURA NECESSÁRIA, mas o custo com as FÔRMAS costuma ser maior que o dos outros tipos se seção transversal. Por possuir LAJE INFERIOR, é muito interessante para uso de estruturas contínuas, pois a seção transversal tem capacidade de resistir a momentos negativos.

49 Pontes, Viadutos e Passarelas PONTES EM BALANÇOS PROGRESSIVOS: é uma das técnicas mais interessantes quando se deseja construir pontes ou viadutos com grandes vãos SUPRIMINDO O USO DE ESCORAMENTO. A técnica consiste em executar em vez de TRECHOS DA ESTRUTURA LONGITUDINAL (longarinas), TRECHOS DE TODA A SEÇÃO TRANSVERSAL. Na primeira etapa de construção os PILARES são executados com um pequeno trecho da estrutura. Na segunda etapa são executadas ADUELAS EM BALANÇO, à esquerda e à direita do trecho em cima de cada pilar. O processo construtivo pode ser utilizado com moldagem in loco ou com uso de elementos pré-moldados. Exemplo: Ponte Rio-Niterói.

50 Pontes, Viadutos e Passarelas PONTES EM BALANÇOS PROGRESSIVOS:

51 Pontes, Viadutos e Passarelas PONTES EMPURRADAS: outro tipo de construção de pontes é o da ponte empurrada (deslocamento progressivo). Neste caso a SUPERESTRUTURA DA PONTE É EXECUTADA EM UM DOS ACESSOS, e à medida que vão sendo concretados, a ponte vai sendo, através de macacos de protensão, empurrada para se apoiar nos pilares já executados. A grande vantagem desse sistema, no caso de viadutos ou de pontes em vias navegáveis, é permitir a execução sem a INTERRUPÇÃO DE TRÁFEGO.

52 Pontes, Viadutos e Passarelas

53 Pontes, Viadutos e Passarelas PONTES ESTAIADAS: são pontes que tem ganhado grande destaque, se caracterizando pela possibilidade de VENCER VÃOS DE GRANDE MAGNITUDE. São compostas de pelo menos um pilar vertical que sustenta um conjunto de cabos de aço de protensão (ESTAIS), que, por sua vez, dão sustentação ao tabuleiro da laje.

54 Pontes, Viadutos e Passarelas PASSARELAS: junto com as pontes e viadutos, as passarelas (usadas para pedestres) são muito comuns tanto nas rodovias quanto no perímetro urbano das cidades. Devido a sua localização exigem, via de regra, que sejam PRÉ- MOLDADAS para ser montadas rapidamente sem atrapalhar o tráfego.

55 Pontes, Viadutos e Passarelas PONTES PROTENDIDAS EM MADEIRA:

56 Pontes, Viadutos e Passarelas SILOS E RESERVATÓRIOS: reservatórias de líquidos ou silos de grãos, geralmente de seção circular, são projetados com PROTENSÃO RADIAL para melhorar a fissuração das paredes. Eventualmente, podem ser usados também cabos verticais e na cobertura.

57 Sistemas de protensão por cintamento contínuo O cintamento é um processo particular de protensão, que consiste em enrolar uma peça, continuamente, com um fio ou cabo de aço sob tensão. O princípio de cintamento é utilizado na protensão de reservatórios circulares. Concluído o cintamento, os fios são PROTEGIDOS CONTRA CORROSÃO por uma camada de argamassa projetada com o auxilio de ar comprimido. PROTENSÃO CIRCULAR POR CINTAMENTO MANUAL DUPLO: os processos de cintamento manual contínuo exigem pontos de fixação na parede, dos dispositivos de tracionamento (talhas ou macacos). No cintamento manual duplo a protensão é realizada simultaneamente por dois fios, cordoalhas ou cabos, enrolados continuamente, em sentidos opostos, permitindo tracionar um fio ou cabo contra o outro.

58 Cortinas atirantadas No intuito de manter taludes estabilizados, pode-se construir cortinas de concreto que são ancoradas em rocha ou maciço de terra, através de tirantes que neles são chumbados. Os tirantes são protendidos e permitem a funcionabilidade da estrutura.

59 Monumentos De uma maneira geral, os monumentos modernos em concreto são feitos em concreto protendido, pois o sistema tem a execução de ESTRUTURAS MAIS LEVES, DURÁVEIS E COM POUCA DEFORMAÇÃO.

60 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CONCRETO PROTENDIDO Aplicações do Concreto Protendido raul.lobatto@hotmail.com

Introdução. Prof.: Raul Lobato

Introdução. Prof.: Raul Lobato UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: ESTRUTURAS DE PONTES Introdução Prof.: Raul Lobato

Leia mais

Conceitos Básicos. Prof.: Raul Lobato

Conceitos Básicos. Prof.: Raul Lobato UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CONCRETO PROTENDIDO Conceitos Básicos Prof.: Raul Lobato

Leia mais

Processos Construtivos

Processos Construtivos UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: ESTRUTURAS DE PONTES Processos Construtivos Prof.:

Leia mais

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL. Profª Aline Cristina Souza dos Santos

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL. Profª Aline Cristina Souza dos Santos CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Profª Aline Cristina Souza dos Santos FUNDAMENTOS DO CONCRETO Resistência à Tração

Leia mais

LAJES PRÉ-MOLDADAS. GRADUAÇÃO Florestal AULA. Prof. Adriano Wagner Ballarin Prof. Marco Antonio Martin Biaggioni. Construções Rurais

LAJES PRÉ-MOLDADAS. GRADUAÇÃO Florestal AULA. Prof. Adriano Wagner Ballarin Prof. Marco Antonio Martin Biaggioni. Construções Rurais LAJES PRÉ-MOLDADAS Prof. Adriano Wagner Ballarin Prof. Marco Antonio Martin Biaggioni GRADUAÇÃO Florestal AULA 10 Aula 10b Lajes pré-moldadas 1 1. Definições São estruturas de concreto armado ou mistas,

Leia mais

Aços Longos. Soluções Lajes

Aços Longos. Soluções Lajes Aços Longos Soluções Lajes Soluções Lajes Entre os desafios da engenharia civil, o sistema construtivo de lajes deve atender à eficiência estrutural, visando a soluções seguras, economicamente viáveis

Leia mais

INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS

INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS GENERALIDADES Fundações são elementos estruturais destinados a transmitir ao terreno as cargas da estrutura; Devem ter resistência adequada para suportar as

Leia mais

1.8 Desenvolvimento da estrutura de edifícios 48

1.8 Desenvolvimento da estrutura de edifícios 48 Sumário Capítulo 1 Desenvolvimento histórico de materiais, elementos e sistemas estruturais em alvenaria 23 1.1 História dos materiais da alvenaria 24 1.2 Pedra 24 1.3 Tijolos cerâmicos 26 1.4 Blocos sílico-calcários

Leia mais

BOAS PRÁTICAS DE PROJETOS DE LAJES PLANAS

BOAS PRÁTICAS DE PROJETOS DE LAJES PLANAS 58CBC2016 BOAS PRÁTICAS DE PROJETOS DE LAJES PLANAS Eng. Leonardo Braga Passos, MSc Sócio/Diretor da PI-Engenharia e Consultoria Ltda Diretor Regional BH - ABECE 2015/2016 HISTÓRIA 58CBC2016 Laje plana

Leia mais

fundamentos e aplicações

fundamentos e aplicações a) Seção transversal fechada formada por elemento único b) Seção transversal fechada formada por mais de um elemento c) Seção transversal aberta formada por elemento único d) Seção transversal aberta formada

Leia mais

Elementos Componentes da Mesoestrutura

Elementos Componentes da Mesoestrutura UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: ESTRUTURAS DE PONTES Elementos Componentes da Mesoestrutura

Leia mais

Introdução vigas mesas. comportamento laje maciça grelha.

Introdução vigas mesas. comportamento laje maciça grelha. Introdução - Uma laje nervurada é constituida de por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pelas mesas. - Esse elemento estrutural terá comportamento intermediário entre o de laje maciça e

Leia mais

ESTRUTURAS DE PONTES

ESTRUTURAS DE PONTES UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ESTRUTURAS DE PONTES Conceitos Gerais Prof. Letícia Reis Batista

Leia mais

SUMÁRIO PREFÁCIO INTRODUÇÃO UNIDADE 1 ASPECTOS BÁSICOS 1.1. Definições Elementos constituintes das pontes

SUMÁRIO PREFÁCIO INTRODUÇÃO UNIDADE 1 ASPECTOS BÁSICOS 1.1. Definições Elementos constituintes das pontes SUMÁRIO PREFÁCIO... 27 INTRODUÇÃO... 31 UNIDADE 1 ASPECTOS BÁSICOS 1.1. Definições... 37 1.2. Elementos constituintes das pontes... 37 1.3. Elementos que compõem a superestrutura... 39 1.4. Seções transversais

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE CONCRETO PROTENDIDO

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE CONCRETO PROTENDIDO NOÇÕES BÁSICAS SOBRE CONCRETO PROTENDIDO Por Guilherme Laini L2 Projeto Estrutural Para entender melhor o que é o concreto protendido, vamos repassar alguns conceitos básicos sobre as estruturas de edificações.

Leia mais

Concreto Protendido. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PROTENSÃO Prof. Letícia R. Batista Rosas

Concreto Protendido. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PROTENSÃO Prof. Letícia R. Batista Rosas Concreto Protendido INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PROTENSÃO Prof. Letícia R. Batista Rosas Introdução A palavra protensão já transmite a ideia de se instalar um estado prévio de tensões em algo (materiais de

Leia mais

PONTES DE CONCRETO ARMADO

PONTES DE CONCRETO ARMADO PONTES DE CONCRETO ARMADO CLASSIFICAÇÃO DAS PONTES Aula 3 CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO Material da Superestrutura; Comprimento; Natureza do Tráfego; Desenvolvimento Planimétrico; Desenvolvimento Altimétrico;

Leia mais

VIGAS PRÉMOLDADAS PROTENDIDAS

VIGAS PRÉMOLDADAS PROTENDIDAS VIGAS PRÉMOLDADAS PROTENDIDAS Construção da Linha Vermelha - Via Expressa no Rio de Janeiro sobre a Baia da Guanabara Sua inauguração foi feita em 2 etapas: a primeira delas foi em 30 de abril de 1992,

Leia mais

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 08: Modelagem de Lajes

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 08: Modelagem de Lajes Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Estruturas MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 08: Modelagem de Lajes Profa. Dra. Maria Betânia de Oliveira

Leia mais

Sistemas Estruturais: Pontes em Viga, Treliça e em Laje

Sistemas Estruturais: Pontes em Viga, Treliça e em Laje UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: ESTRUTURAS DE PONTES Sistemas Estruturais: Pontes em

Leia mais

Sistemas de aplicação da protensão

Sistemas de aplicação da protensão UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CONCRETO PROTENDIDO Sistemas de aplicação da protensão

Leia mais

ECA ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO Fernando de Moraes Mihalik

ECA ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO Fernando de Moraes Mihalik - 1 - UNIP - Universidade Paulista SISTEMAS ESTRUTURAIS CONCRETO SEC NOTAS DE AULA - 04 LAJES CONCEITOS, DIMENSIONAMENTO E CÁLCULO DE REAÇÕES NAS VIGAS - 2 - NA_04/2011 SISTEMAS ESTRUTURAIS NOTAS DE AULA

Leia mais

SECC SISTEMAS ESTRUTURAIS CONCEITO PARA CÁLCULO Fernando de Moraes Mihalik

SECC SISTEMAS ESTRUTURAIS CONCEITO PARA CÁLCULO Fernando de Moraes Mihalik - 1 - UNIP - Universidade Paulista ICET SISTEMAS ESTRUTURAIS CONCEITO PARA CÁLCULO SECC NOTAS DE AULA 01 E S T R U T U R A S ESTRUTURAS NOTAS DE AULA - PARTE 1-2 - NA_01SECC/2013 INTRODUÇÃO 1. NOÇÕES BÁSICAS

Leia mais

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 07: Modelagem de Lajes

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 07: Modelagem de Lajes Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Estruturas MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 07: Modelagem de Lajes Profa. Dra. Maria Betânia de Oliveira

Leia mais

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples CONTEÚDO CAPÍTULO 1 - RESISTÊNCIA DO MATERIAL 1.1. Introdução 1.2. Definição: função e importância das argamassas 1.3. Classificação das alvenarias

Leia mais

Classificação das pontes quanto ao material da superestrutura

Classificação das pontes quanto ao material da superestrutura UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: ESTRUTURAS DE PONTES Classificação das pontes quanto

Leia mais

ESTRUTURAS DE PONTES. Sistemas Estruturais Viga, treliça e laje

ESTRUTURAS DE PONTES. Sistemas Estruturais Viga, treliça e laje UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ESTRUTURAS DE PONTES Sistemas Estruturais Viga, treliça e laje

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV354 Concreto Armado I

Programa Analítico de Disciplina CIV354 Concreto Armado I 0 Programa Analítico de Disciplina CIV354 Concreto Armado I Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS ENGENHARIA CIVIL 9 PERÍODO. PONTES DE CONCRETO ARMADO Prof. Roberto Monteiro

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS ENGENHARIA CIVIL 9 PERÍODO. PONTES DE CONCRETO ARMADO Prof. Roberto Monteiro FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS ENGENHARIA CIVIL 9 PERÍODO PONTES DE CONCRETO ARMADO Prof. Roberto Monteiro PONTES DE CONCRETO ARMADO Embasamento teórico As pontes de concreto armado comumente são executadas

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES TIPOLOGIAS DE TABULEIROS NO PROJETO DE ALARGAMENTO E AMPLIAÇÃO DE UM VIADUTO

A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES TIPOLOGIAS DE TABULEIROS NO PROJETO DE ALARGAMENTO E AMPLIAÇÃO DE UM VIADUTO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES TIPOLOGIAS DE TABULEIROS NO PROJETO DE ALARGAMENTO E AMPLIAÇÃO DE UM VIADUTO José Afonso Pereira Vitório Engenheiro Civil Vitório & Melo Projetos Estruturais e Consultoria Ltda.

Leia mais

TÍTULO: CONCRETO PROTENDIDO: ANALISE DE PROTENSAO ADERENTE COM CORDOALHAS EM VIGAS PRÉ-MOLDADAS.

TÍTULO: CONCRETO PROTENDIDO: ANALISE DE PROTENSAO ADERENTE COM CORDOALHAS EM VIGAS PRÉ-MOLDADAS. TÍTULO: CONCRETO PROTENDIDO: ANALISE DE PROTENSAO ADERENTE COM CORDOALHAS EM VIGAS PRÉ-MOLDADAS. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

ESTRUTURA LAGE VIGA PAREDE COLUNA DEVEM ESTAR DEVIDAMENTE CONECTADOS TRANSMITIR CARGAS NÃO ESTRUTURAL

ESTRUTURA LAGE VIGA PAREDE COLUNA DEVEM ESTAR DEVIDAMENTE CONECTADOS TRANSMITIR CARGAS NÃO ESTRUTURAL ARCO ESTRUTURA TIRANTE LAGE VIGA DEVEM ESTAR DEVIDAMENTE CONECTADOS TRANSMITIR CARGAS COLUNA NÃO ESTRUTURAL PAREDE ESTRUTURA REQUISITOS NECESSÁRIOS EQUILÍBRIO E ESTABILIDADE RESISTÊNCIA E RIGIDEZ TIPOS

Leia mais

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I. Fundações

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I. Fundações Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I Fundações Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br Função dos elementos estruturais

Leia mais

Fundamentos de Estruturas

Fundamentos de Estruturas Fundamentos de Estruturas Definições Estrutura é um sistema destinado a proporcionar o equilíbrio de um conjunto de ações, capaz de suportar as diversas ações que vierem a solicitá-la durante a sua vida

Leia mais

Sistemas Estruturais: Pontes em Pórtico e em Arco

Sistemas Estruturais: Pontes em Pórtico e em Arco UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: ESTRUTURAS DE PONTES Sistemas Estruturais: Pontes em

Leia mais

SISTEMAS ESTRUTURAIS (CONCRETO)

SISTEMAS ESTRUTURAIS (CONCRETO) SISTEMAS ESTRUTURAIS (CONCRETO) 2 ESTUDO DAS LAJES 2.4 LAJES PROTENDIDAS A NBR 6118/03 que regula o projeto de estruturas de Concreto Armado e Concreto Protendido define elementos protendidos como aqueles

Leia mais

Pré-dimensionamento das fôrmas dos elementos de concreto

Pré-dimensionamento das fôrmas dos elementos de concreto Pré-dimensionamento das fôrmas dos elementos de concreto China International Trust&Investment Plaza CITIC - Sky Central Plaza - 1997 Guangzhou/China (391m/322m) Referência: Introdução à concepção estrutural

Leia mais

Concreto Protendido. SISTEMAS DE APLICAÇÃO DA PROTENSÃO Prof. Letícia R. Batista Rosas

Concreto Protendido. SISTEMAS DE APLICAÇÃO DA PROTENSÃO Prof. Letícia R. Batista Rosas Concreto Protendido SISTEMAS DE APLICAÇÃO DA PROTENSÃO Prof. Letícia R. Batista Rosas Introdução Armadura ativa (de protensão): constituída por barras, fios isolados ou cordoalhas, destinada à produção

Leia mais

Estruturas de Concreto Armado

Estruturas de Concreto Armado Estruturas de Concreto Armado Pré-dimensionamento de lajes Concepção de modelo de cálculo das lajes Cálculo de carregamentos sobre lajes Eng. Wagner Queiroz Silva, D.Sc UFAM Definições LAJE Placas de concreto

Leia mais

As lajes e seus valores agregados

As lajes e seus valores agregados As lajes e seus valores agregados Por Heloisa Amorim de Medeiros Junto com as mudanças na maneira de construir, influenciada principalmente pela industrialização e racionalização do processo construtivo,

Leia mais

Anexo I - Tabela de Tolerâncias Dimensionais e de Montagem de Elementos Pré-Fabricados

Anexo I - Tabela de Tolerâncias Dimensionais e de Montagem de Elementos Pré-Fabricados Identificação: A1.N2 Revisão: 04 Folha: 1 / 5 Função do Elemento Painéis Arquitetônicos (item b1 do requisito Pilares, Vigas, Pórticos, Terças e Escadas (itens b2, b3 e b4 do requisito Lajes Armadas ou

Leia mais

PONTES. Prof. Esp. Márcio Matos

PONTES. Prof. Esp. Márcio Matos PONTES Prof. Esp. Márcio Matos Introdução Definições Classificações Considerações Preliminares de Projeto Sistemas estruturais Ações Linha de Influência Ações Permanentes Ações Variáveis Ações Excepcionais

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROJETISTA CONCRETO ARMADO. ÊNFASE: Detalhamento de Estruturas

FORMAÇÃO DE PROJETISTA CONCRETO ARMADO. ÊNFASE: Detalhamento de Estruturas FORMAÇÃO DE PROJETISTA CONCRETO ARMADO ÊNFASE: Detalhamento de Estruturas Conteúdo Programático 1. DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS DAS ARMADURAS PASSIVAS Serão apresentados nesta parte os diversos tipos de barras

Leia mais

INTRODUÇÃO AO CONCRETO ESTRUTURAL

INTRODUÇÃO AO CONCRETO ESTRUTURAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Curso de Graduação em Engenharia Civil ECC 1006 Concreto Armado A INTRODUÇÃO AO CONCRETO ESTRUTURAL (Aulas 3-4) Gerson Moacyr Sisniegas Alva Cimento Agregados Água Aditivos

Leia mais

CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS. 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais

CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS. 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais Elementos Estruturais 64 CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais Neste item apresenta-se uma classificação dos elementos estruturais com base na geometria

Leia mais

Tecnologia da Construção Civil - I Estruturas de concreto. Roberto dos Santos Monteiro

Tecnologia da Construção Civil - I Estruturas de concreto. Roberto dos Santos Monteiro Tecnologia da Construção Civil - I Estruturas de concreto Estruturas de concreto As estruturas das edificações, sejam eles de um ou vários pavimentos, são constituídas por diversos elementos cuja finalidade

Leia mais

fundamentos e aplicações

fundamentos e aplicações a) Arranjo dos elementos da superestrutura b) Formas de montagem Treliça de lançamento Infraestrutura Elemento Fig 10.1 Superestrutura de pontes com elementos pré moldados dispostos na direção do eixo

Leia mais

INTRODUÇÃO AO CONCRETO ESTRUTURAL

INTRODUÇÃO AO CONCRETO ESTRUTURAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Curso de Graduação em Engenharia Civil ECC 1006 Concreto Armado A INTRODUÇÃO AO CONCRETO ESTRUTURAL Gerson Moacyr Sisniegas Alva Cimento Agregados Água Aditivos Componentes

Leia mais

e o da placa (S P ) será:, sendo (BF ) a menor dimensão da fundação e (B P ) a menor dimensão da placa.

e o da placa (S P ) será:, sendo (BF ) a menor dimensão da fundação e (B P ) a menor dimensão da placa. 45.(ALERJ/FGV/2017) Em uma prova de carga, o recalque elástico sofrido pela placa quadrada do equipamento de 300 mm de dimensão, em um solo argiloso sobre o qual será assentada uma sapata retangular de

Leia mais

Painel dos projetistas

Painel dos projetistas Painel dos projetistas Projetista: Rubem Clecio Schwingel Empresa: RS ENGENHARIA Projeto Estrutural e Consultoria Obra: Centro Educação Integrado - Campo Bom, RS Categoria: Obras especiais CEI Campo Bom

Leia mais

Grupo de Materiais de Construção 1

Grupo de Materiais de Construção 1 Grupo de Materiais de Construção 1 Grupo de Materiais de Construção 2 Fundações: O que são? São elementos estruturais cuja função é a transferência de cargas da estrutura para a camada resistente de solo

Leia mais

1.4. Sistemas estruturais em madeira

1.4. Sistemas estruturais em madeira 1.4. Sistemas estruturais em madeira 1.4.1. Análise estrutural Estuda as estruturas se preocupando basicamente com a determinação dos esforços e das deformações a que elas estão submetidas quando solicitadas

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. Local: Jardim Zaira - Mauá. 1. Concepção estrutural. 2. Materiais. Obra: Tipologia Habitacional para Encostas. Data: Junho de 2014

RELATÓRIO TÉCNICO. Local: Jardim Zaira - Mauá. 1. Concepção estrutural. 2. Materiais. Obra: Tipologia Habitacional para Encostas. Data: Junho de 2014 RELATÓRIO TÉCNICO Obra: Tipologia Habitacional para Encostas Local: Jardim Zaira - Mauá Data: Junho de 2014 1. Concepção estrutural A estrutura dos edifícios foi concebida em alvenaria estrutural não armada.

Leia mais

Mounir Khalil El Debs. concreto pré-moldado. fundamentos e aplicações

Mounir Khalil El Debs. concreto pré-moldado. fundamentos e aplicações Mounir Khalil El Debs concreto pré-moldado fundamentos e aplicações Sumário Parte 1 - Fundamentos... 15 I Introdução...17 I.1 Considerações iniciais... 17 I.2 Formas de aplicação do CPM... 29 I.3 Materiais...

Leia mais

Telas Soldadas Nervuradas Belgo

Telas Soldadas Nervuradas Belgo Telas Soldadas Nervuradas Belgo As Telas Soldadas de Aço Nervurado são uma armadura pré-fabricada, constituída por fios de aço Belgo 60 nervurado longitudinais e transversais, de alta resistência mecânica,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III Aula 15 Cortinas e escoramentos: Cortina Atirantada Eng. Civil Augusto

Leia mais

Estruturas de Contenção. Apresentação da disciplina Definições Tipos de Estruturas de Contenções

Estruturas de Contenção. Apresentação da disciplina Definições Tipos de Estruturas de Contenções Estruturas de Contenção Apresentação da disciplina Definições Tipos de Estruturas de Contenções Considerações Gerais Ementa Avaliação APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Considerações Gerais Disciplina: Estruturas

Leia mais

Soluções para Alvenaria

Soluções para Alvenaria Aços Longos Soluções para Alvenaria BelgoFix Tela BelgoRevest Murfor Produtos ARCE1109-0210_SOL_ALVENARIA.indd 1 20/01/14 15:00 BelgoFix BelgoFix : marca registrada da Belgo Bekaert Arames Telas Soldadas

Leia mais

TEMAS SUGERIDOS PARA PG - PROJETO DE GRADUAÇÃO Orientadores: Prof. Joaquim Mota / Profa. Magnólia M. Campêlo Mota

TEMAS SUGERIDOS PARA PG - PROJETO DE GRADUAÇÃO Orientadores: Prof. Joaquim Mota / Profa. Magnólia M. Campêlo Mota TEMAS SUGERIDOS PARA PG - PROJETO DE GRADUAÇÃO Orientadores: Prof. Joaquim Mota / Profa. Magnólia M. Campêlo Mota Prezados Alunos, Estamos apresentando sugestões de temas para PG nas áreas: Engenharia

Leia mais

3. Estruturas pré fabricadas de concreto armado: fabricação e montagem

3. Estruturas pré fabricadas de concreto armado: fabricação e montagem 3. Estruturas pré fabricadas de concreto armado: fabricação e montagem www.projepar.com.br/imagens/prefabricados_foto1.gif Prof a. Ph.D. Jamilla Lutif Teixeira Jamilla.teixeira@ufes.br SUMÁRIO 3.1 INTRODUÇÃO

Leia mais

Alvenaria Estrutural ELIZETH N.CARDOSO SOARES DIVINOPÓLIS 2016

Alvenaria Estrutural ELIZETH N.CARDOSO SOARES DIVINOPÓLIS 2016 Alvenaria Estrutural ELIZETH N.CARDOSO SOARES DIVINOPÓLIS 2016 PRINCIPAIS TIPOLOGIAS ALVENARIA ESTRUTURAL não se utilizam pilares e vigas, pois as paredes chamadas de portantes compõem a estrutura da edificação

Leia mais

Estruturas de Concreto II. Concreto Protendido

Estruturas de Concreto II. Concreto Protendido Estruturas de Concreto II Concreto Protendido - vantagens e desvantagens do CP -aplicações do CP - materiais e sistemas de protensão - níveis de protensão (classes e tipos) - combinações das ações para

Leia mais

fundamentos e aplicações

fundamentos e aplicações ATIVIDADES PRELIMINARES Preparação dos materiais Transporte dos materiais EXECUÇÃO PROPRIAMENTE DITA Preparação das fôrmas Colocação do Cura do Desmoldagem ATIVIDADES POSTERIORES Transporte interno Acabamentos

Leia mais

Pré-fabricados de concreto ASPECTOS DE PROJETO

Pré-fabricados de concreto ASPECTOS DE PROJETO Pré-fabricados de concreto ASPECTOS DE PROJETO Prof. Arthur Medeiros Aspectos de projeto Princípios e recomendações gerais Vãos, alturas e cargas Execução, transporte, montagem e ligações Ter em conta

Leia mais

TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL I ALVENARIA ESTRUTURAL PAREDES. Estruturas Mistas - Profas Maria Regina Leggerini / Sílvia Baptista Kalil

TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL I ALVENARIA ESTRUTURAL PAREDES. Estruturas Mistas - Profas Maria Regina Leggerini / Sílvia Baptista Kalil 1 TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL I ALVENARIA ESTRUTURAL PAREDES CONCEITO: São elementos estruturais laminares (uma das dimensões muito menor do que as outras duas), apoiadas de modo contínuo em sua base. 2 TIPOLOGIA:

Leia mais

Reforço com concreto e adição de armaduras

Reforço com concreto e adição de armaduras Reforço com concreto e adição de armaduras Reforço é a correção de problemas patológicos com aumento da resistência ou ampliação da capacidade portante da estrutura. O reforço de uma estrutura de concreto

Leia mais

Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado

Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado Prof. Henrique Innecco Longo longohenrique@gmail.com Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro 2017

Leia mais

AGRO. Concreto Protendido APRESENTAÇÃO SUBTÍTULO PADRÃO. Mery Alissan Eng. Regional Sul

AGRO. Concreto Protendido APRESENTAÇÃO SUBTÍTULO PADRÃO. Mery Alissan Eng. Regional Sul AGRO SUBTÍTULO Concreto Protendido Mery Alissan Eng. Regional Sul 41 9 99723238 Mery.correa@belgobekaert.com.br ArcelorMittal Brasil S/A Bekaert do Brasil Ltda ArcelorMittal Brasil S/A Bekaert do Brasil

Leia mais

Equipamentos de Protensão

Equipamentos de Protensão UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CONCRETO PROTENDIDO Equipamentos de Protensão Prof.:

Leia mais

CONCRETO. FMC Profª Bárbara Silvéria

CONCRETO. FMC Profª Bárbara Silvéria CONCRETO FMC Profª Bárbara Silvéria Concreto - conceito O concreto é um material de construção resultante da mistura de aglomerante, agregados e água, formando um bloco monolítico; Concreto conceito A

Leia mais

FUNDAÇÕES. Aspectos a considerar para a escolha da fundação? Aspectos a considerar para a escolha da fundação?

FUNDAÇÕES. Aspectos a considerar para a escolha da fundação? Aspectos a considerar para a escolha da fundação? DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL PCC 2435 - Tecnologia da Construção de Edifícios I FUNDAÇÕES Profs. Luiz Sergio Franco, Fernando Henrique Sabbatini, Mercia M. B. Barros e Vitor Levi C. Aly

Leia mais

17:50. Departamento de Construção Civil FUNDAÇÕES INDIRETAS PRÉ-MOLDADAS

17:50. Departamento de Construção Civil FUNDAÇÕES INDIRETAS PRÉ-MOLDADAS FUNDAÇÕES INDIRETAS PRÉ-MOLDADAS Prof. Dr. Marcelo Medeiros Grupo de Materiais de Construção Versão 2013 1 Fundações indiretas profundas 1. Pré-moldadas 2. Moldadas in loco Prof. Dr. Marcelo Medeiros Grupo

Leia mais

VENCENDO GRANDES VÃOS COM A ENGENHARIA. Marcelo Francisco Vimieiro da Silva 1

VENCENDO GRANDES VÃOS COM A ENGENHARIA. Marcelo Francisco Vimieiro da Silva 1 VENCENDO GRANDES VÃOS COM A ENGENHARIA Marcelo Francisco Vimieiro da Silva 1 1 Graduando em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da FUMEC e Cursando Técnico em Edificações do Centro

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 01- MÓDULO 02

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 01- MÓDULO 02 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 01- MÓDULO 02 Saber Resolve Cursos Online www.saberesolve.com.br Sumário 1 Elementos Estruturais de um Edifício... 3 1.1 Elementos e definições... 3 1.2 Concreto

Leia mais

Aços Longos. Telas Soldadas Nervuradas

Aços Longos. Telas Soldadas Nervuradas Aços Longos Telas Soldadas Nervuradas Registro Compulsório 272/2011 Telas Soldadas Nervuradas Qualidade As Telas Soldadas de Aço Nervurado ArcelorMittal são armaduras pré-fabricadas constituídas por fios

Leia mais

USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ELETROTÉCNICA E ENERGIA LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT REVISÃO 00 06/09/2013

USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ELETROTÉCNICA E ENERGIA LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT REVISÃO 00 06/09/2013 USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ELETROTÉCNICA SEDE DO CENDAT REVISÃO 06/09/2013 Rua Crasso, 392 Vila Romana São Paulo Cep 05043-010 Tel. (11) 36751335 2 QUADRO DE REVISÕES REV DATA POR APROV

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais. Cálculo Estrutural EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO. Profa.

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais. Cálculo Estrutural EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO. Profa. Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais Cálculo Estrutural EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons Objetivo: Projeto e dimensionamento de estruturas estáticas ou dinâmicas

Leia mais

A NOVA PONTE DO GUAÍBA

A NOVA PONTE DO GUAÍBA A NOVA PONTE DO GUAÍBA IE Novembro -2018 A Velha Ponte do Guaíba foi inaugurada em 28/12/1958, liga a RM de Porto Alegre à porção sul do RS (polos metalmecânico, automotivo e naval) e ao Mercosul. 1,1

Leia mais

PONTES. Prof. Esp. Márcio Matos

PONTES. Prof. Esp. Márcio Matos PONTES Prof. Esp. Márcio Matos Introdução Definições Classificações Considerações Preliminares de Projeto Sistemas estruturais Ações Linha de Influência Ações Permanentes Ações Variáveis Ações Excepcionais

Leia mais

Aula2 Tecnologia dos Processos Construtivos Residenciais

Aula2 Tecnologia dos Processos Construtivos Residenciais Aula2 Tecnologia dos Processos Construtivos Residenciais LOCAÇÃO DE OBRAS DE EDIFÍCIO NO INTRODUÇÃO Considerando-se que o movimento de terra necessário para implantação do edifício tenha sido realizado

Leia mais

ESTUDO NUMÉRICO SOBRE AS DIMENSÕES MÍNIMAS EM PILARES DE CONCRETO ARMADO PARA EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS TÉRREAS

ESTUDO NUMÉRICO SOBRE AS DIMENSÕES MÍNIMAS EM PILARES DE CONCRETO ARMADO PARA EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS TÉRREAS ESTUDO NUMÉRICO SOBRE AS DIMENSÕES MÍNIMAS EM PILARES DE CONCRETO ARMADO PARA EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS TÉRREAS Luan Matheus Moreira 1, Carlos Humberto Martins 2 RESUMO: Em pilares de concreto armado, a

Leia mais

Introdução UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. SNP38D44 Estruturas de Concreto Armado I

Introdução UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. SNP38D44 Estruturas de Concreto Armado I UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL SNP38D44 Prof.: Flavio A. Crispim (FACET/SNP-UNEMAT) SINOP - MT 2016 http://wwwp.coc.ufrj.br/~ibrahim/otimiza.htm 2 http://viajeaqui.abril.com.br/materias/niemeyer-104-anos-obras-curvilineas-espalhadas-pelo-brasil#9

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia. Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia. Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ESTRUTURAIS COM LAJES LISAS E LAJES NERVURADAS Professor: Ney Amorim

Leia mais

MÓDULO 3 PROJETANDO COM TILT-UP. Novas tecnologias e processos tem agregado mais opções arquitetônicas para o projetista atual

MÓDULO 3 PROJETANDO COM TILT-UP. Novas tecnologias e processos tem agregado mais opções arquitetônicas para o projetista atual PROJETANDO COM TILT-UP Novas tecnologias e processos tem agregado mais opções arquitetônicas para o projetista atual O Tilt-up não limita a criatividade do arquiteto. PROJETO E PAGINAÇÃO RESERVATÓRIOS

Leia mais

CONCEPÇÃO ESTRUTURAL E MATERIAIS ESTRUTURAIS

CONCEPÇÃO ESTRUTURAL E MATERIAIS ESTRUTURAIS Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias Curso de Engenharia Civil Introdução aos Sistemas Estruturais Desenvolvimento do Projeto de uma Estrutura Etapa Preliminar CONCEPÇÃO ESTRUTURAL E MATERIAIS

Leia mais

Tecnologia da Construção Civil - I Fundações. Roberto dos Santos Monteiro

Tecnologia da Construção Civil - I Fundações. Roberto dos Santos Monteiro Tecnologia da Construção Civil - I Fundações Após a execução da sondagem, iremos definir qual o tipo de fundação mais adequada a ser utilizado no nosso empreendimento. As Fundações são elementos estruturais

Leia mais

Manual de Recomendações para Laje Convencional - LC Amigo construtor:

Manual de Recomendações para Laje Convencional - LC Amigo construtor: Manual de Recomendações para Laje Convencional - LC Amigo construtor: Nestas recomendações estão alguns pontos que achamos importante salientar. Lembramos que todas as instruções relativas a lajes estão

Leia mais

PROGRAMA PARA O CONCURSO DE PROFESSOR ADJUNTO SETOR DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO E CONCRETO PROTENDIDO

PROGRAMA PARA O CONCURSO DE PROFESSOR ADJUNTO SETOR DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO E CONCRETO PROTENDIDO PROGRAMA PARA O CONCURSO DE PROFESSOR ADJUNTO - 2010 SETOR DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO E CONCRETO PROTENDIDO 1.- Introdução Além das exigências gerais do concurso, tais como, diploma de engenheiro

Leia mais

PROF. ENOQUE PEREIRA

PROF. ENOQUE PEREIRA PROF. ENOQUE PEREIRA - Estudo e indicação das proporções e quantificação dos materiais componentes da mistura, para se obter um concreto com determinadas características previamente estabelecidas. - Combinação

Leia mais

fundamentos e aplicações

fundamentos e aplicações Porcentagem do consumo de cimento utilizado no 50 40 30 20 10 0 Finlândia Dinamarca Holanda Suécia Alemanha Reino Unido Espanha França Japão Itália EUA Canadá Brasil Fig I.1 Índices de consumo de cimento

Leia mais

Ações Normais. Ações permanentes diretas agrupadas

Ações Normais. Ações permanentes diretas agrupadas Propriedades Gerais dos Aços: Propriedade Valor Módulo de Elasticidade E = 200.000 MPa Módulo de Elasticidade Transversal G = 70.000 MPa Coeficiente de Poisson ν = 0,3 Coeficiente de Dilatação Térmica

Leia mais

TC 071 PONTES E ESTRUTURAS ESPECIAIS II

TC 071 PONTES E ESTRUTURAS ESPECIAIS II TC 071 PONTES E ESTRUTURAS ESPECIAIS II 16ª AULA (19/10/2.010) MEZOESTRUTURA DE PONTES A mezoestrutura de ponte é a parte da estrutura (pilares) responsável por transmitir as cargas da superestrutura à

Leia mais

CONTENÇÕES EM ZONAS URBANAS:

CONTENÇÕES EM ZONAS URBANAS: ESCOLA POLITÉCNICA DA USP PEF-2405 FUNDAÇÕES Escavações Escoradas CONTENÇÕES EM ZONAS URBANAS: - CONDICIONANTES / CRITÉRIOS DE ESCOLHA -DISCUSSÃO DE CÁLCULOS PARA PROJETO - TIPOS Jaime Domingos Marzionna

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III Aula 14 Cortinas de contenção Augusto Romanini Sinop - MT 2016/2

Leia mais

Princípios de uso da Alvenaria Estrutural

Princípios de uso da Alvenaria Estrutural Princípios de uso da Alvenaria Estrutural Jean Marie Désir Disponível em http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html Sites da disciplina http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html

Leia mais

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL DE CONSTRUÇÃO CIVIL Prof: Helano Abreu hasantos@sfiec.org.br www.profhelanoabreu.wordpress.com 1 Leitura e Interpretação de Projetos PROJETO ESTRUTURAL 2 1. PROJETO ESTRUTURAL O define os elementos de

Leia mais

EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO

EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO CONSTRUÇÃO CIVIL III TC 038 EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO PROF. ANA PAULA BRANDÃO CAPRARO 10/04 12/04 17/04 19/04 24/04 26/04 03/05 08/05 HISTÓRICO ESTRUTURAS METÁLICAS DETALHES CONSTRU. ESTRUTURAS METÁLICAS

Leia mais

SISTEMA CONSTRUTIVO EM LAJES LISAS: CULTURA DO PROJETO MOLDADO NO LOCAL

SISTEMA CONSTRUTIVO EM LAJES LISAS: CULTURA DO PROJETO MOLDADO NO LOCAL SISTEMA CONSTRUTIVO EM LAJES LISAS: CULTURA DO PROJETO MOLDADO NO LOCAL AUTORES: Jovair Avilla Junior - Mestre em Construção Civil UFSCar Jasson Rodrigues de Figueiredo Filho - Professor Associado UFSCar

Leia mais

Soluções para Autoconstrução Praticidade, economia e agilidade na sua obra

Soluções para Autoconstrução Praticidade, economia e agilidade na sua obra Aços Longos Soluções para Autoconstrução Praticidade, economia e agilidade na sua obra Arame Recozido Trançadinho Recozido Prático Sapatas Recozido Fácil Pregos Treliças Nervuradas Murfor Produto Belgo

Leia mais