PowerPoint Básico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PowerPoint 2003 - Básico"

Transcrição

1 PowerPoint Básico

2 Sumário Apresentação Capítulo 1 - Conhecendo o PowerPoint 1.1 Iniciando o PowerPoint Conhecendo a tela 1.3 Assistente de autoconteúdo Capítulo 2 - Iniciando uma Apresentação 2.1 Modelo de estrutura 2.2 Iniciar uma apresentação em branco 2.3 Usar o modo de exibição normal 2.4 Exibir réguas e guias 2.5 Slide mestre 2.6 Salvar uma apresentação Capítulo 3 - Formatando texto e usando wordart 3.1 Editando sua apresentação 3.2 Usando o wordart Capítulo 4 - Efeitos Adicionais e ferramentas Úteis 4.1 Adicionando sombreamento à caixa de texto 4.2 Abrir uma apresentação aplicando uma Autoformas 4.3 Abrir uma apresentação existente 4.4 Listas com numeração 4.5 Lista com marcadores 4.6 Inserir slides 4.7 Excluir slides 4.8 Duplicar slides Capítulo 5 - Inserir Gráficos, Planilhas e figuras 5.1 Alterar o estilo de uma apresentação 5.2 Alterar esquemas de cores do seu slide 5.3 Inserir uma tabela 5.4 Incluir tabelas e planilhas 5.5 Incluir gráficos 5.6 Inserir clip-art 5.7 Barra de ferramenta figura

3 Capítulo 6 - Adicionar efeitos e redimensionar figuras 6.1 Redimensionar objetos e figuras de clip-art 6.2 Mover objetos 6.3 Reordenar os slides 6.4 Visualizar um show de slides 6.5 Opções do teclado 6.6 Transições de slides 6.7 Trabalhando com efeitos 6.8 Botões de ação 6.9 Intervalo de apresentação 6.10 Imprimir uma apresentação

4 Apresentação

5 O Microsoft PowerPoint 2003, disponibiliza uma ferramenta poderosa para criação de apresentações. Este programa faz parte do pacote de aplicativos para escritórios, Microsoft Office Ele permite criar diversos tipos de apresentações, além das aplicações com uso de tabelas, gráficos, clip-art, sons e entre outros objetos vinculados.

6 Capítulo 1 Conhecendo o PowerPoint

7 1.1 Iniciando o PowerPoint 2003 Para iniciar o PowerPoint 2003 é preciso posicionar o mouse e clicar sobre menu Iniciar (encontrado na barra de tarefas), em seguida clique sobre o menu todos os programas e posicione o mouse em Microsoft Office, depois posicione o mouse sobre Microsoft Office PowerPoint 2003, agora clique. Vá ao menu programas e clique em Microsoft PowerPoint. Observe a imagem: Feito isso abrirá a primeira tela do PowerPoint, onde você poderá começar a digitar sua apresentação.

8 1.2 - Conhecendo a tela Na tela do PowerPoint, você terá à sua disposição: - barra de título, barra de menu, barra de ferramenta, painel de anotações, painel do slide, barra de status, painel de estrutura de tópicos. Confira a tela do PowerPoint na imagem a seguir: Agora conheça cada uma das barras que foram apresentadas na tela anterior e suas respectivas funções. 1 - Barra de títulos Aqui aparecerá o título do PowerPoint e o nome da apresentação que está sendo editada. Caso o arquivo não tenha nome, aparecerá o nome e o número das apresentações, como no exemplo da figura acima apresentação Barra de menus

9 Esta é a principal ferramenta do PowerPoint, nela você encontrará vários menus. Para acessá-los é só clicar sobre a mesma, ou através do teclado pressionando a tecla ALT junto coma letra do nome do comando no referido menu. Exemplo: para acessar o menu arquivo, pressione ALT e a letra A que se encontra sublinhada. 3 - Barra de ferramentas A barra de ferramentas possui vários botões que servem para acelerar a execução de alguns recursos do PowerPoint. Veja alguns deles. Apresentação em branco - permite abrir uma nova apresentação. Abrir - abre uma apresentação já existente. Salvar salva a apresentação. Copiar - Copia texto ou figura selecionada. 4 - Barra de slide Este é o local de trabalho no qual o texto é digitado. 5- Painel de anotações Este painel permite adicionar anotações ou informações e até mesmo, elementos gráficos que você deseja compartilhar com o público.

10 6- Painel de estrutura de tópicos Com este painel você poderá organizar e desenvolver o conteúdo da apresentação, assim, inserir fotos, desenhos, clip-arts e muito mais, para que sua apresentação seja mostrada da melhor maneira. Você só tem a ganhar com os recursos que o PowerPoint dispõe, principalmente para apresentação de trabalhos escolares e trabalhos pessoais. 7 - Barra de status Esta fornece o número de slides, o tipo de visualização e o idioma.

11 1.3 Assistente de autoconteúdo Quando iniciar o PowerPoint, clique na opção assistente de autoconteúdo. Ele irá auxiliá-lo na montagem de apresentações, tanto na parte de conteúdo como na parte estética. Se você já estiver com o programa aberto, clique no menu a opção Novo. Observe a figura: e escolha Quando você clicar em Novo uma janela se abrirá na parte direita.

12 Em novo, clique em assistente de autoconteúdo. O assistente de autoconteúdo lhe fará algumas perguntas, baseado nas respostas iniciará o processo para criar uma apresentação. Leia as instruções inicias e clique no botão. Clique no tipo de apresentação que você deseja criar e em seguida, clique no botão.

13 Escolha a opção que gostaria de utilizar. Veja bem, a apresentação na tela pode ser feita por datashow no próprio computador, você também poderá imprimir as transparências para apresentar via retroprojetor. Então, escolha sua opção e clique no botão. Digite o título da apresentação e informações de rodapé (caso queira incluir no slide) e clique no botão.

14 Clique no botão concluir para ver o documento que você criou no PowerPoint. Observe a imagem: Veja como ficou: a apresentação está pronta.

15 Para exibir a sua apresentação, clique no menu apresentação de slides, ou pressione a tecla F5. e escolha a opção: Na apresentação para mudar de slide, clique em qualquer lugar. Para abandonar a apresentação pressione a tecla ESC, ou clique com o botão direito do mouse e escolha a opção finalizar apresentação.

16 Capítulo 2 Iniciando uma Apresentação

17 2.1 Modelo de estrutura O PowerPoint 2003 tem vários modelos de apresentações criados para diversas situações. Você também pode iniciar sua apresentação com um modelo de estrutura já pronto, clique em Observe a imagem: Novo. Ao clicar em novo, aparecerá uma janela no canto direito da área de trabalho.

18 Clique na opção: com base no modelo de design. Selecione a estrutura de apresentação que melhor lhe agrada. É uma excelente opção para quem não quer perder tempo em montar uma nova estrutura de slide.

19 2.2 Iniciar uma apresentação em branco Você pode iniciar uma apresentação em branco e acrescentar somente os itens desejados, obtendo o máximo controle sobre as suas apresentações elaboradas no PowerPoint. Para isso, vá ao menu Novo e dê um clique. Ao clicar em novo, abrirá uma janela no canto direito da área de trabalho, (Nova Apresentação).

20 Clique sobre a opção, Apresentação em branco. Ao clicar, abrirá uma janela com várias opções de apresentação, então você poderá escolher o tipo de slide para sua apresentação, isto é, a sua imagem desejada.

21 2.3 - Usar o modo de exibição normal Ao criar uma apresentação pode ser utilizado qualquer um dos três modos de apresentação. Pois cada modo oferece uma maneira diferente de visualizar o trabalho e com diferentes recursos. Para mudar de modo, clique em qualquer um dos botões apresentados. No modo de exibição normal será mostrado um contorno de sua apresentação, o conteúdo e as anotações do apresentador para o slide atual. Você pode editar o texto, navegar, formatar e inserir notas, enquanto trabalha nos seus slides para criar uma apresentação. Então, clique no botão ( área de apresentação. ) modo normal no canto inferior esquerdo da Clique no painel tópicos para editar o texto ao longo da apresentação. No modo de tópicos, facilitam a correção de erros ocasionais, além disso, os parágrafos são organizados por níveis. No modo de tópicos se trabalha apenas com os títulos dos slides e com o texto principal na forma de tópicos. É uma ótima maneira de organizar a apresentação e desenvolver o conteúdo rapidamente.

22 Agora clique no painel anotações para acrescentar notas textuais de slides. Nele é possível adicionar as anotações do orador ou informações que você deseja compartilhar com o público. No modo de slides a apresentação é desenvolvida de maneira fácil e rápida, já prevendo como ficará o trabalho. É possível trabalhar com um slide de cada vez, podendo-se inclusive digitar texto, alterar o layout do slide, adicionar gráficos, desenhar formas e adicionar arte final de outros aplicativos. Para acionar este modo, clique sobre o botão ao lado da barra de rolagem horizontal, ou acione o menu e escolha a opção normal. No modo de classificação de slides, você vê uma miniatura de cada slide, com todo o conteúdo, isto é, proporciona uma visualização de vários slides ao mesmo tempo, incluindo seus textos e elementos gráficos.

23 Observe a imagem: É como se você fosse colocar todos os slides em cima de uma mesa para fazer uma análise, poder visualizar o seu fluxo, reorganizar os slides, adicionar transições e definir intervalos de tempo entre um slide e outro na apresentação eletrônica. Para acioná-lo clique no segundo botão ao lado da barra de rolagem, ou através do menu e escolha a opção, classificação de slides. No modo de apresentação de slides você vê os slides como uma apresentação eletrônica no computador. Você pode ver o efeito das transições e intervalos definidos no modo de classificação de slides. Para abandonar o modo apresentação de slides, pressione a tecla ESC.

24 2.4 - Exibir réguas e guias Quando estiver criando slides, você pode utilizar a régua e as guias que o PowerPoint oferece, a fim de um melhor posicionamento das informações no slide. Para ativar essas opções, clique com o botão direito do mouse em uma área vazia de slide, escolha a opção régua. Ou se preferir clique em réguas. Irão aparecer alguns números que representarão à régua para que você se localize no seu layout.

25 Você poderá encaixar objetos na grade, mudar seu espaçamento, exibir grade, ou exibir guias de desenho na tela. Veja que ao clicar em exibir guias, aparecerão pontos na tela para melhor posicionamento do seu texto ou desenho.

26 2.5 Slide mestre Você poderá fazer alterações nos slides usando um deles como mestre, em vez de alterar cada slide individualmente, podendo assim, controlar as características do texto, plano de fundo, estilos, posicionamento do texto, texto do rodapé e etc. Você poderá fazer as alterações que desejar que o PowerPoint 2003 automaticamente atualiza o restante dos slides e qualquer outro que for acrescentado. Então, para trabalhar com um slide mestre, clique no menu, posicione o cursor do mouse na opção Mestre e escolha Slide Mestre. O Método de trabalho com este tipo de slide é o mesmo com qualquer outro.

27 2.6 Salvar uma apresentação Para salvar uma apresentação no PowerPoint 2003, clique no menu e escolha a opção salvar. Agora vá à caixa de diálogo salvar como, e dê um nome para apresentação, escolha a pasta para armazená-la e clique no botão. Observe a imagem:

28 Para fechar uma apresentação sem abandonar o PowerPoint, clique no menu, escolha a opção fechar e o documento atual será fechado, deixando o PowerPoint 2003 livre para iniciar uma nova apresentação.

29 Capítulo 3 Formatando texto e usando wordart

30 3.1 Editando sua apresentação Abra uma apresentação em branco. Agora escolha um layout vazio. Agora vá à caixa de ferramentas de desenho, selecione caixa de texto depois de você ter feito isso, vá com o cursor no meio do slide e dê um clique, em seguida uma caixa de texto se abrirá.

31 Digite o seu nome. Com o texto selecionado, através do menu, será possível mudar a fonte.

32 A formatação do texto permite realçar as informações nos slides e manter a atenção da audiência para sua apresentação. Há muitas opções para formatação como alteração de estilo, tamanho da fonte, efeitos e etc. É possível mudar o tamanho, a cor e o estilo da fonte. Então selecione o que deseja e clique em OK. Você pode mudar a fonte através da barra de ferramentas.

33 E ainda poderá através da barra de desenho, alterar a cor da fonte utilizando o botão cor de fonte, conforme demonstração a seguir. Obs.: Não se esqueça de selecionar o texto. 3.2 Usando o wordart O wordart é um efeito aplicável ao texto que está disponível em todo o Office, ou seja, você pode usá-lo em qualquer aplicativo do Office, inclusive no PowerPoint No PowerPoint 2003, você pode utilizar o wordart para criar efeitos gráficos no seu texto. Então, para inserir um wordart em um slide siga os passos a seguir: Em um documento de PowerPoint, clique com o botão esquerdo no menu, escolha a opção imagem e depois a opção wordart. Observe a imagem:

34 Agora escolha na caixa qual o modelo que lhe agrada para exibir sua apresentação e clique no botão OK. Agora digite o seu texto na caixa que vai aparecer e escolha a fonte e o tamanho da letra que você deseja.

35 Em seguida, clique no botão OK, o texto será inserido no slide com um wordart. Junto com o wordart irá abrir uma barra de ferramentas flutuante que pertencem ao mesmo, contendo atalhos e permitindo que você faça algumas modificações, se achar necessário, como mostra a imagem a seguir: Com o wordart selecionando aparecem às alças ao redor do texto, estas servem para você redimensionar seu texto, ajustando-o como desejar. Através da barra de ferramentas, você pode alterar o formato do seu texto e escolher outras formas que desejar. Para isso, clique no botão wordart. Através da barra de desenhos você poderá rotacioná-lo, esta ação é necessária em determinados momentos e isso é muito fácil. Observe:

36 Na barra de ferramentas do wordart, você terá outras aplicações como: Wordart : Apresenta o tipo de wordart que deseja colocar no slide. Editar texto: depois de escolher a opção wordart você deve digitar o texto dentro do editor de texto. Wordart gallery: visualiza os tipos de wordart. Formatar wordart: configura o wordart, assim como, a sua cor, tamanho, posição, etc. Forma do wordart: define as formas para seu wordart. Girar livremente: rotaciona o wordart. Mesmas alturas de letras do wordart: define letras maiúsculas e minúsculas. Texto vertical do wordart: deixar o texto na vertical. Alinhamento do wordart: configura seu alinhamento. Espaçamento de caracteres do wordart: cria espaços entre os caracteres.

37 Capítulo 4 Efeitos Adicionais e Ferramentas Úteis

38 4.1 - Adicionando sombreamento à caixa de texto A caixa é reconhecida como um objeto na área de trabalho, assim você pode adicionar um sombreamento, obtendo um efeito mais agradável ao seu trabalho. Para adicionar sombreamento siga os passos a seguir: Clique sobre a caixa de texto para selecionar, não se esqueça que ela deve ter uma cor de preenchimento e a linha delimitadora. Acione a barra de ferramentas de desenho que se encontra normalmente na parte inferior da tela. Com a caixa de título ainda selecionada, clique sobre o botão sombra, fazendo com que sejam exibidas as opções de sombreamento.

39 Selecione uma sombra e veja que seu texto ficou diferente. Através desta caixa, você pode ou não exibir sombra e aplicar uma nova cor ao texto Abrir uma apresentação aplicando uma Autoformas Agora vamos aprender como abrir uma apresentação aplicando Autoformas. As formas podem ser redimensionadas, giradas, invertidas, coloridas e combinadas para criar formas mais complexas. Muitas delas apresentam uma alça de ajuste que você pode utilizar para alterar os recursos mais proeminentes de uma forma. Por exemplo, você pode alterar o tamanho da ponta de uma seta. Para abrir uma apresentação aplicando uma forma diferente, clique em Autoformas na barra de desenhos de seu PowerPoint. Clique em Autoformas, formas básicas e escolha qualquer figura.

40 Depois, arraste com o mouse até o slide e dê um clique.

41 4.3 - Abrir uma apresentação existente Para abrir uma apresentação existente, clique no menu opção abrir. e escolha a Então, a caixa de diálogo abrir aparecerá. Nela abra a pasta onde se encontra a apresentação, selecione o arquivo que você deseja abrir e clique no botão abrir.

42 4.4 - Listas com numeração Você pode selecionar o texto e transformá-lo em uma lista numerada ou lista com marcadores. Além disso, pode usar uma caixa de texto para começar a digitá-lo com uma lista numerada ou lista com marcadores. Selecione a lista ou texto que você gostaria de transformar em uma lista numerada. Clique no botão numeração na barra de ferramentas. Para retirar, é só você clicar novamente no ícone numeração.

43 4.5 - Lista com marcadores Selecione a lista ou texto que você gostaria de transformar em uma lista com marcadores. Clique no botão marcadores na barra de ferramentas. Para retirar clique novamente no ícone marcadores.

44 4.6 - Inserir slides Para inserir um novo slide proceda da seguinte maneira: clique no menu e escolha a opção novo slide. Agora é só escolher o tipo de slide. Selecione o modo de visualização tópicos, com este recurso você poderá excluir, copiar ou recortar os slides.

45 Se você desistiu de colocar o slide, não se procure, clique no menu escolha a opção desfazer Novo slide. e Excluir slides Para você deletar um Slide é simples, é só você selecionar o slide na barra guia de tópicos e pressionar o botão delete em seu teclado. Para você deletar um slide através da barra de menu, é só você clicar no menu e escolher a opção Excluir Slide.

46 Atenção: nunca se esqueça de selecionar o slide que você deseja excluir Duplicar slides Veja bem, para duplicar um slide é tão simples como excluir. Para duplicar um slide, é só você selecionar o slide desejado e clicar no menu e em seguida clicar na opção duplicar. É fácil duplicar um slide!

47 Capítulo 5 Inserir Gráficos, Planilhas e figuras

48 5.1 - Alterar o estilo de uma apresentação Para dar um novo visual à sua apresentação, escolha entre: os layouts de slides incluindo layout com imagens de clip-arts, tabelas e gráficos clip de mídia. Clique em Menu, e em seguida Design do slide: Escolha o estilo de slide que deseja aplicar. Agora clique no slide desejado.

49 5.2 - Alterar esquemas de cores do seu slide Você pode alterar a aparência e cores de seus slides. O PowerPoint também oferece vários modelos de design que você pode imediatamente aplicar na sua apresentação para dar melhor aparência aos slides. Clique no menu formatar e em seguida design de slide. Selecione a opção superior da janela que você acabou de abrir. que se encontra na parte

50 Veja bem, logo depois de acionar a opção Esquema de cores, aparecerá uma janela na qual você poderá selecionar o estilo de cor que mais lhe agrade. Observe a imagem:

51 5.3 - Inserir uma tabela O PowerPoint 2003 não se limita a criar apresentação somente com textos. É possível criar uma tabela diretamente no slide em que estiver trabalhando, da mesma forma feita no processador do texto Word. Para criar uma tabela no PowerPoint, siga as instruções: Clique no botão Inserir Tabela na barra de ferramentas padrão e selecione o número de linhas e coluna que a tabela deverá ter, ou vá ao menu inserir tabela. Você poderá escolher o número de colunas e linhas que terá sua tabela, para confirmá-los clique ok.

52 Organize sua tabela escolhendo o tamanho desejado, para isso, clique em qualquer um de seus cantos, até que o cursor apareça com o formato de duas setas. Clique com o mouse dentro da tabela, em seguida digite o texto. É possível formatar a tabela para melhorar o layout do seu trabalho, por exemplo, mudar as bordas da tabela. É só você ir à barra de ferramentas e escolher a borda. Ou através do menu formatar e em seguida tabela.

53 Na janela que se abrirá, você poderá estipular a cor, tipo de preenchimento da borda, assim como, acrescentar uma caixa de texto. Clique em ok, e veja o resultado em sua tabela.

54 Você pode também mudar a Cor de fundo desta tabela, então, clique em menu formatar e em seguida tabela. Clique na guia preenchimento: Selecione cor de preenchimento e escolha a cor desejada para sua tabela.

55 Na mesma janela terá a opção de configurar a caixa de texto, para isso clique na guia caixa de texto. Nesta opção você poderá configurar como ficarão os objetos dentro da tabela e as margens de cada canto da tabela. Confira a figura:

56 5.4 - Incluir tabelas e planilhas Você também pode inserir tabelas do Word e planilhas do Excel nas suas apresentações como objetos. Para este procedimento vá ao menu inserir, clique em objeto. Você poderá selecionar um arquivo do Excel para colocar no seu slide ou criar um novo objeto, por exemplo, gráfico, planilhas e etc.

57 Para inserir um objeto do Windows ou qualquer outro objeto proceda da mesma maneira. Se você optar por escolher a opção criar do arquivo, aparecerá à tela abaixo, na qual você deverá digitar o caminho onde está sua tabela, ou clicar em procurar para facilitar a busca Incluir gráficos Os gráficos exibem os dados visualmente e podem ser uma das melhores formas de exibir e realçar os resultados de suas apresentações. Para isso, clique no menu e escolha a opção gráfico.

58 Ou clique no botão inserir gráfico, disponível na barra de ferramentas padrão. Ao clicar na opção inserir gráficos, abrirá um gráfico em sua tela com uma tabela que contém alguns dados fictícios. Então, pressione as teclas de atalho CTRL+A em seu teclado para selecionar a folha de dados na tela inteira.

59 Agora, pressione a tecla delete. Isso fará com que seu trabalho seja excluído para que você possa começar outro. Digite o texto a ser incluído na folha de dados e dê um clique na parte externa da apresentação. Note que o esquema de cores do gráfico corresponde ao do design do slide.

60 5.6 - Inserir clip-art As figuras de clip-art incrementam o visual de suas apresentações, dando a elas um acabamento profissional com as imagens proporcionadas pelo clip-art. Você pode escolher inúmeras imagens, sons e clipes de vídeo para sua apresentação então, para você inserir um clip-art em sua apresentação proceda da seguinte maneira: Clique no menu, escolha a opção imagem e em seguida clique em clip-art para abrir a caixa de diálogo e inserir a imagem desejada. Aparecerão os exemplos de clip-art. Para selecioná-lo apenas dê um clique sobre a figura desejada e a mesma aparecerá no slide.

61 Veja como ficará a figura do Clip-art em sua apresentação.

62 5.7 - Barra de ferramenta figura Ao inserir uma figura clip-art, a barra de ferramenta aparecerá na tela com as ferramentas que você poderá utilizar para recortar, acrescentar bordas ou ajustar o brilho e contraste da figura. É importante que você conheça o significado das figuras para a construção dos slides. Observe a imagem: As ferramentas disponíveis para Editar imagens são: inserir figura do arquivo controle de imagem mais contraste menos contraste mais brilho menos brilho colar estilo de linha recolorir figura formatar figura definir cor transparente redefinir figura

63 Capítulo 6 Adicionar efeitos e redimensionar figuras

64 6.1 - Redimensionar objetos e figuras de clip-art A imagem de clip-art geralmente preenche todo o slide. Você pode diminuíla e movê-la para qualquer lugar no slide. Os objetos inseridos em sua apresentação podem ser redimensionados, sejam eles em textos, figuras, tabelas ou gráficos. Clique em uma alça, arraste o objeto até o novo tamanho e depois solte o botão do mouse.

65 6.2 Mover Objetos Para mover o objeto de um local de origem para um novo local em sua apresentação proceda da seguinte maneira: Clique no objeto e mantenha pressionado o botão do mouse, arraste o mesmo até o local onde ele deve aparecer. Antes de mover Depois de mover:

66 Quando terminar, solte o botão do mouse para que o objeto dirija-se ao novo local e mantenha as proporções corretas. Atenção! Se você usar as alças laterais pode aumentar ou diminuir o tamanho horizontal ou vertical de maneira individual, possivelmente alterando a proporção do objeto Reordenar os slides A ordem dos slides no PowerPoint 2003 pode ser facilmente alterada. Por exemplo: você pode decidir inserir primeiro os slides gráficos na sua apresentação. Para isso, clique no botão modo de classificação de slides. Agora, clique no slide e arraste o ponteiro do mouse até o local desejado. Agora solte o botão do mouse para que o slide vá à nova posição. Observe que o slide 3 foi para a posição do slide 1, e o restante foi reorganizado.

67 Desfazer Se mover um slide para uma posição incorreta, clique nele e mova-o novamente. Outra ação que pode ser usada é dar um clique no botão desfazer na barra de ferramentas padrão. Esse recurso desfaz sua última ação de movimentação do slide. Não precisa se preocupar, caso você disponibilize o slide em um local incorreto é só clicar em desfazer Visualizar um show de slides A melhor maneira de testar sua apresentação é visualizá-la na tela, deixando seus slides em cores vivas e em tela inteira. Para isso use o ponteiro do mouse ou pressione as teclas Page up, Page Down para avançar os slides e experimentar quaisquer botões de ação que tenha estabelecido. Clique no botão apresentação de slides na barra de ferramentas. Pressione a barra de espaço para exibir o próximo slide. Pressione a tecla Esc para interromper a apresentação dos slides a qualquer momento.

68 6.5 - Opções do teclado Para exibir o slide anterior: pressione a tecla Backspace. Para exibir em determinado slide: pressione o número específico do slide utilizando o teclado e pressione a tecla Enter. Para interromper um show de slides: pressione a tecla Esc Transições de slides A transição de slides tem por finalidade adicionar ou alterar o efeito especial de uma apresentação de slides. Por exemplo, você pode reproduzir um som quando o slide aparecer, ou pode fazer com que o slide desapareça escurecendo. Há várias maneiras de aplicar um efeito de transição. Coloque o slide no modo normal para melhor visualizar as opções. Acione o menu e escolha a opção transição de slides apara aplicá-la. Com isto, abrirá a caixa de diálogo, onde você poderá aplicar aos slides selecionados à transição de slides.

69 Observe que ao selecionar o efeito de transição o mesmo reproduz automaticamente fundo ao slide. Você pode escolher o efeito, caso queira que a transição seja executada somente ao clicar com o mouse ou se será automática, poderá também determinar qual o tempo entre a apresentação de um slide e outro. Transição refere-se ao modo como será feita à passagem de um slide para outro. Para cada transição é possível colocar um som. Clique no botão todos os slides da apresentação., para aplicar a transição de slides em Agora clique no botão apresentação de slides, para ver o resultado do efeito aplicado. Outro meio para acessar a transição de slides, é clicar com o botão direito sobre qualquer um, no modo classificação de slides. Um menu com a opção transição de slides se abrirá e sobre ele abrirá uma janela, onde você poderá fazer as configurações necessárias.

70 Observe as imagens: Para uma boa apresentação é importante que você dinamize tanto a criação, com figuras e textos quanto sua transição de slides não se prenda apenas a um tipo, pois sua apresentação pode tornar-se monótona Trabalhando com efeitos Se desejar obter um efeito especial de transição para um único objeto, abra o slide e selecione o efeito para aplicá-lo somente sobre o mesmo. Os efeitos de animação do PowerPoint 2003 podem dar vida à sua apresentação, e em especial dar destaque às informações importantes. Alguns efeitos podem poluir o slide prejudicando sua apresentação. Os efeitos de animação são limitados pelo tipo de objeto, no qual você está aplicando os efeitos. Por exemplo, há mais efeitos de animação para o texto do que para uma figura de clip-art. Além disso, nem todos os efeitos são instalados com Office 2003 por padrão, talvez você precise do CD de instalação para incluir mais efeitos nas suas apresentações. Atenção! Para que sua apresentação fique cada vez mais atrativa, você pode colocar vários efeitos personalizando sua animação.

71 Clique no menu Apresentação e escolha a opção Personalizar animação. Ao clicar aparecerá uma caixa de dialogo, onde você poderá configurar o efeito. Você poderá selecionar em qual objeto do slide você deseja adicionar o efeito. Para isso, é só clicar no objeto.

72 Para adicionar o efeito no objeto selecionado, clique na opção. Ao clicar nesta opção aparecerá um menu mostrando os vários tipos de animações, então é só você escolher a que mais lhe agrade. Para você adicionar um efeito de som em suas apresentações, clique no menu inserir e em seguida na opção filme e som, agora escolha uma das opções existente. Atenção! Você poderá utilizar os efeitos de som já existentes no PowerPoint ou algum outro que esteja disponível em seus arquivos.

73 Ao clicar na opção Media Gallery, abrirá uma caixa de diálogo mostrando os vários tipos de sons disponíveis no PowerPoint. Além de podermos colocar som de nossa própria galeria de música, poderemos também gravar algo para nossa própria apresentação, isto é, através da opção filmes e sons:

74 Quando você acionar essa opção, abrirá uma janela pedindo para começar a gravação. Você poderá escolher o nome que dará ao arquivo que irá gravar. Para começar a gravar é simples, é só clicar na opção REC. Quando você acabar de gravar, clique no botão OK, ao fazer isso, automaticamente sua gravação será inserida no slide Botões de ação Você poderá criar botões em suas apresentações a fim de criar uma ação, onde estas ações podem ser para abrir um documento, reproduzir um som, um clip de vídeo, vinculando-o um URL. Para isto, clique no menu e escolha a opção botões de ação:

75 Cada botão especifica uma ação para ser aplicada em seu slide. Para você colocar um botão de ação é só clicar no objeto que conterá a ação e em seguida escolher a opção botões de ação. Na janela que irá abrir, você terá todas as configurações necessárias para criar ações de botões. Clique na caixa de verificação executar som e selecione o som que deseja reproduzir ao dar um clique no botão de ação.

76 Clique no botão ok. Clique no botão apresentação de slides para ver o resultado do efeito. Agora clique no botão de ação para ver como a ação funciona. Pressione a tecla ESC para retornar ao modo de slides Múltiplos botões de ação Vários botões de ação podem ser inseridos em um slide. Por exemplo, atribuir um botão que reproduz um som, outro que o conduz para um site web e outro que exibe informações visuais para a apresentação Botões hyperlinks Acrescentar um botão de hyperlinks à apresentação pode ser um recurso conveniente para uma informação. Por exemplo, se alguém na audiência tem uma pergunta sobre de onde vem sua informação, você pode dar um clique em um botão de hyperlink e ir imediatamente até o slide web onde a informação foi obtida (note que seu computador tem que estar conectado à internet durante a apresentação) Intervalo de apresentação Você pode definir para os slides o intervalo de apresentação antes de testálos, ou pode defini-los automaticamente durante o teste. Se os defini-los antes de testá-los, será mais fácil trabalhar no modo de classificação de slides, em que são exibidos miniaturas de cada slide da apresentação. Você pode definir os intervalos para um ou mais slides selecionados clicando na barra de ferramentas apresentações transição de slides e inserir o número de segundos que deseja exibir os slides na tela. Também pode definir um intervalo diferente para cada slide, por exemplo, o slide de título pode ser exibido por 10 segundos, o segundo slide por 2 minutos o terceiro por 45 segundos e assim por diante.

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWERPOINT BÁSICO Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWER POINT INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir

Leia mais

MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO

MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O PowerPoint 2000 03 - ASSISTENTE DE AUTOCONTEÚDO 04 - MODELO DE ESTRUTURA 05 - INICIAR COM UM MODELO DE ESTRUTURA 06 - ESCOLHER UM AUTOLAYOUT

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE POWER POINT 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word PowerPoint 2013 Sumário Introdução... 1 Iniciando o PowerPoint 2013... 2 Criando Nova Apresentação... 10 Inserindo Novo Slide... 13 Formatando Slides... 15 Inserindo Imagem e Clip-art... 16 Inserindo Formas...

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

Microsoft Power Point - Manual de Apoio

Microsoft Power Point - Manual de Apoio Microsoft Power Point - Manual de Apoio Pág. 1 de 26 Apresentação e introdução O ambiente de trabalho do Power Point. Abrir, guardar e iniciar apresentações. Obter ajuda enquanto trabalha. Principais barras

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

Sumário - Power Point

Sumário - Power Point Power Point Sumário - Power Point 1. INICIANDO O POWERPOINT... 116 2. APRESENTAÇÃO DA JANELA DO POWERPOINT... 117 3. CONCEITOS BÁSICOS DO POWERPOINT... 118 4. INICIANDO UMA APRESENTAÇÃO... 118 4.1 Autolayouts

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Apresentação Gráfica

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Apresentação Gráfica Apresentação Gráfica Microsoft Office Power Point 1 Sumário 1. MICROSOFT POWER POINT... 4 1.1. INICIANDO O MICROSOFT POWER POINT... 4 2. CONHECENDO A INTERFACE DO POWER POINT... 5 2.1. O DOCUMENTO DO POWER

Leia mais

Introdução ao Microsoft PowerPoint 2003

Introdução ao Microsoft PowerPoint 2003 Introdução ao Microsoft PowerPoint 2003 ii A ESAMC nasceu com o propósito de zelar por valores éticos, como escola voltada para o mercado, transformando-se num centro de excelência em educação dentre os

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Microsoft. Power Point 97

Microsoft. Power Point 97 Microsoft Power Point 97 Microsoft Power Point 97 Índice INTRODUÇÃO... 1 DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÕES DE SLIDES... 2 Tela Inicial... 3 Tipos de layouts para formatar slides:... 3 AS BARRAS DE FERRAMENTAS...

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

MICROSOFT POWERPOINT 2003

MICROSOFT POWERPOINT 2003 Básico do Microsoft PowerPoint 2003-1 MICROSOFT POWERPOINT 2003 Introdução ao Microsoft PowerPoint O MS PowerPoint é um aplicativo desenvolvido, para a criação de apresentações dinâmicas, de alto impacto,

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

IMPRESS Trata-se do software pertencente ao pacote BrOffice.org, seu papel é a criação de apresentações

IMPRESS Trata-se do software pertencente ao pacote BrOffice.org, seu papel é a criação de apresentações IMPRESS Trata-se do software pertencente ao pacote BrOffice.org, seu papel é a criação de apresentações O que é uma Apresentação? É um arquivo em que são exibidos textos, gráficos, imagens, sons e animações,

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O WORD 03 - INSERIR TEXTO 04 - SALVAR UM DOCUMENTO 05 - FECHAR UM DOCUMENTO 06 - INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 07 - ABRIR UM DOCUMENTO 08 - SELECIONAR TEXTO 09 - RECORTAR,

Leia mais

Microsoft Power Point 2007

Microsoft Power Point 2007 Microsoft Power Point 2007 Sumário Layout e Design 4 Formatação de Textos 8 Salvando um arquivo do PowerPoint 15 Plano de Fundo 16 Marcadores 18 Réguas e grade 19 Tabelas 20 Gráficos 21 Imagens 22 Smart

Leia mais

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT ÍNDICE POWER POINT 2003...2 CARREGANDO O POWER POINT...2 JANELA PRINCIPAL...3 PARTES DA JANELA...3 MENUS DO POWER POINT...4 BARRAS DE FERRAMENTAS...6 BARRA DE FERRAMENTA PADRÃO...6 BARRA DE FERRAMENTA

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Manual PowerPoint 2000

Manual PowerPoint 2000 Manual PowerPoint 2000 Índice 1. INTRODUÇÃO 1 2. DIRECTRIZES PARA APRESENTAÇÕES DE DIAPOSITIVOS 1 3. ECRÃ INICIAL 2 4. TIPOS DE ESQUEMA 2 5. ÁREA DE TRABALHO 3 5.1. ALTERAR O ESQUEMA AUTOMÁTICO 4 6. MODOS

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Microsoft Power Point

Microsoft Power Point Microsoft Power Point 1- Introdução... 2 2- Criar uma apresentação... 3 3- Criar uma apresentação com base no modelo de design... 3 4- Cor do fundo da apresentação... 4 5- Ferramentas de Desenho... 6 6-

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS. Prof. M.Sc.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS. Prof. M.Sc. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS Microsoft Office PowerPoint 2007 Prof. M.Sc. Fábio Hipólito Julho / 2009 Visite o site:

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Microsoft Powerpoint 2007

Microsoft Powerpoint 2007 Apostila de informática Breno Damasceno Microsoft Powerpoint 2007 É um software de apresentação multimídia da Microsoft. Com o PowerPoint podemos criar apresentações utilizando recursos de imagem, som

Leia mais

EDITOR DE TEXTO BROFFICE WRITER

EDITOR DE TEXTO BROFFICE WRITER 1 1 Editor de Texto BrOffice Writer O Writer é o editor de texto do pacote OpenOffice, que corresponde ao Microsoft Word. Um editor de texto é um programa com recursos para formatação de texto que poderá

Leia mais

O OpenOffice.org Impress

O OpenOffice.org Impress 1 O OpenOffice.org Impress O OpenOffice.org Impress é uma ferramenta excelente para a criação de apresentações multimídia realmente eficientes. Suas apresentações vão brilhar com figuras, efeitos especiais,

Leia mais

APOSTILA CRÉDITOS. Projeto, Autoria do Texto, Revisão e Edição Completa. Power Point 2003

APOSTILA CRÉDITOS. Projeto, Autoria do Texto, Revisão e Edição Completa. Power Point 2003 APOSTILA CRÉDITOS Projeto, Autoria do Texto, Revisão e Edição Completa Francisca LUCIANA Albuquerque BENEVIDES Instrutora de Informática Profissionalizante desde Julho/1998 e-mail: lualbenevides@hotmail.com

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

CDI - Comitê para Democratização da Informática. APOSTILA DE EDITOR DE APRESENTAÇÃOES: Microsoft PowerPoint

CDI - Comitê para Democratização da Informática. APOSTILA DE EDITOR DE APRESENTAÇÃOES: Microsoft PowerPoint CDI - Comitê para Democratização da Informática APOSTILA DE EDITOR DE APRESENTAÇÃOES: Microsoft PowerPoint 2005 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. CRIAR UMA APRESENTAÇÃO... 5 2.1. EXPLORANDO A JANELA DO POWERPOINT...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 10 Inserindo figuras e objetos... 2 Configurando AutoFormas... 2 Criando Caixas de Texto... 3 Inserindo Linhas e Setas... 3 Utilizando WordArt... 4 Inserindo Figuras... 5 Configurando figuras...

Leia mais

MICROSOFT WORD INICIANDO O MICROSOFT WORD

MICROSOFT WORD INICIANDO O MICROSOFT WORD MICROSOFT WORD Este é um dos editores de texto mais utilizados no mundo. O Word é um processador de texto de alta performance para trabalhar com textos. Com ele você pode fazer o que desejar, em matéria

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Índice 1 INTRODUÇÃO... 3 2 AMBIENTE DE TRABALHO... 3 3 COMO CRIAR APRESENTAÇÕES... 4 3.1 Criando uma Apresentação Utilizando um Slide em Branco... 5 3.2 Formatando Slide DESIGN...

Leia mais

Microsoft Word 97 Básico

Microsoft Word 97 Básico Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da Terceira Região Microsoft Word 97 Básico DIMI - Divisão de Microinformática e Redes Índice: I. Executando o Word... 4 II. A tela do Word 97... 6 III. Digitando

Leia mais

BrOffice Impress Módulo 06 ÍNDICE

BrOffice Impress Módulo 06 ÍNDICE ÍNDICE VÍDEO 1 Trabalhando com o BrOffice.org Impress VÍDEO 2 Conhecendo o BrOffice.org Impress VÍDEO 3 Criando uma nova apresentação VÍDEO 4 Estrutura de tópicos VÍDEO 5 Layout VÍDEO 6 Trabalhando com

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

CURSO DE POWER POINT. Montado por Prof. MSc. Paulo Tong

CURSO DE POWER POINT. Montado por Prof. MSc. Paulo Tong CURSO DE POWER POINT Montado por Prof. MSc. Paulo Tong SUMÁRIO 1 O bjetivo do curso 03 2 O que pode ser feito com o Power Point 03 3 Criando uma Apresentação 04 4 Assistente de Auto Conteúdo 04 5 Modelo

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ NOVEMBRO / 2007 17 APRESENTAÇÃO Este material foi solicitado pela Secretaria Municipal da Administração SEMAD, e elaborado com o intuito de capacitar os servidores desta prefeitura, de todos os cargos

Leia mais

LIVRO DE POWERPOINT 2010. 1º edição. Governador Celso Ramos

LIVRO DE POWERPOINT 2010. 1º edição. Governador Celso Ramos DRUCILA GRAMANI LIVRO DE POWERPOINT 2010 1º edição Governador Celso Ramos ii Índice Espaço de trabalho do PowerPoint... 2 Etapa 1: Abrir o PowerPoint... 2 Etapa 2: Começar com uma apresentação em branco...

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

BrOffice.org - Impress

BrOffice.org - Impress BrOffice.org Impress 1 BrOffice.org - Impress Programa de apresentação, utilizado para criação e manipulação de slides. Os slides criados para uma eletrônica podem conter texto, gráficos, objetos, formas,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Introdução Aula 03: Pacote Microsoft Office 2007 O Pacote Microsoft Office é um conjunto de aplicativos composto, principalmente, pelos

Leia mais

Sistemas Eletrônicos de Apresentação. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 47p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Sistemas Eletrônicos de Apresentação. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 47p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Ismael Souza Araujo Pós-graduado em Gerência de Projetos PMBOK UNICESP, Graduado em Tecnologia em Segurança da Informação - UNICESP. Professor de concurso da área de informática e consultor em EAD.

Leia mais

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1.

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. 1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. Partes da tela do Excel... Barra de fórmulas... Barra de status...

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Pró-Reitoria de Recursos Humanos Faculdade de Computação Prof. Walteno Martins Parreira Jr

Universidade Federal de Uberlândia Pró-Reitoria de Recursos Humanos Faculdade de Computação  Prof. Walteno Martins Parreira Jr Universidade Federal de Uberlândia Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Faculdade de Computação Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Página 1 1 INTRODUÇÃO AO POWERPOINT O PowerPoint é um programa destinado

Leia mais

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa Ao iniciar o Microsoft PowerPoint 2003, surgirá uma janela do lado direito chamada Painel de Tarefas. É um novo conceito que contém ferramentas e informações de forma centralizadora, onde podemos criar

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS CURSO DE NIVELAMENTO. Informática Básica

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS CURSO DE NIVELAMENTO. Informática Básica Informática Básica 1. Word 2010 Em geral é no Word que digitamos nossos textos. A Figura 1 mostra os componentes básicos da janela do Word 2010, precisamos conhecê-los para que possamos usá-los com maior

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

MICROSOFT POWER POINT

MICROSOFT POWER POINT MICROSOFT POWER POINT Programa destinado a criação e exibição de apresentações em seu computador. Através de ferramentas poderosas, você poderá preparar apresentações profissionais de forma simples e rápida.

Leia mais

INFORMÁTICA WORD. TELA DO WORD Nome do Arquivo que esta sendo editado: Botão Office Diversos Textos Barra de Títulos Nome do programa: Microsoft Word

INFORMÁTICA WORD. TELA DO WORD Nome do Arquivo que esta sendo editado: Botão Office Diversos Textos Barra de Títulos Nome do programa: Microsoft Word WORD INTRODUÇÃO O MS Word é um editor de textos cujos recursos facilitam a criação de documentos, memorandos, cartas comerciais ou pessoais, enfim, tudo aquilo que se relaciona a texto. Até mesmo páginas

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

BrOffice.org Impress 2.0. Apresentador de Slides

BrOffice.org Impress 2.0. Apresentador de Slides BrOffice.org Impress 2.0 Apresentador de Slides SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. FORMAS DAS APRESEÇÕES...4 2.1. Apresentação Vazia...4 2.2. A partir do modelo...6 3. MENUS:...7 3.1. Arquivo...7 3.2.Editar...8

Leia mais

Trabalhando com Imagens no Word XP

Trabalhando com Imagens no Word XP Table of Contents Trabalhando com imagens...1 A barra de desenho...2 Tela de desenho...2 Caixa de Texto...3 Linha...4 Seta...4 Retângulo (e quadrado)...5 Elipse (e círculo)...5 AutoFormas...6 Modificação

Leia mais

Apostila Microsoft Word 2000

Apostila Microsoft Word 2000 Apostila Microsoft Word 2000 SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO II. INSERIR TEXTO III. SALVAR UM DOCUMENTO IV. FECHAR UM DOCUMENTO V. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO VI. ABRIR UM DOCUMENTO VII. SELECIONAR TEXTO VIII. RECORTAR,

Leia mais

2.1-Trabalhando com plano de fundo... 7 2.2-Compreendendo o funcionamento do plano de fundo... 8

2.1-Trabalhando com plano de fundo... 7 2.2-Compreendendo o funcionamento do plano de fundo... 8 NRTE CAMPINAS OESTE 2006 Índice 1.Trabalhando com o Publisher... 4 1.1- Iniciando com o catálogo... 4 1.2- Usando um assistente para alterar a publicação... 5 1.3 -Usando molduras... 5 1.4- Ferramentas...

Leia mais

Exercício - Power Point 4.0

Exercício - Power Point 4.0 Exercício - Power Point 4.0 1 Cenário:Você é um Gerente de Contas da Empresa Ferguson and Bardell e irá criar uma apresentação de investimento. Este é o primeiro exercício de uma série de 5, os exercício

Leia mais

Introdução. Cuidados a serem tomados

Introdução. Cuidados a serem tomados Introdução O Impress é um programa componente do suíte freeware BrOffice.org. É um gerenciador que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço

Leia mais

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 04 Word Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Editor de Texto - Word Microsoft Office Conjunto de aplicativos para escritório que contém programas

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

Apostila para uso do Power Point

Apostila para uso do Power Point Apostila para uso do Power Point Introdução O Power Point, é um aplicativo da MicroSoft desenvolvido para a elaboração de apresentações. Possui recursos de hipertexto e multimídia como som, imagem, animação,

Leia mais

Conteúdos. Orientações para PowerPoint. Abrindo o PowerPoint. Escolhendo o Layout. Colocando botões e ações

Conteúdos. Orientações para PowerPoint. Abrindo o PowerPoint. Escolhendo o Layout. Colocando botões e ações Conteúdos Orientações para PowerPoint Colocando botões e ações Anita Raquel Cestari da Silva Grando Barra menus Barra formatação Barra padrão Barra de visualização Barra de desenho Animação Ações Configurando

Leia mais

FOXIT READER 6.0 Guia Rápido. Sumário... II Use o Foxit Reader 6.0... 1. Leitura... 5. Trabalhar em PDFs... 8. Comentários... 10. Formulários...

FOXIT READER 6.0 Guia Rápido. Sumário... II Use o Foxit Reader 6.0... 1. Leitura... 5. Trabalhar em PDFs... 8. Comentários... 10. Formulários... Sumário Sumário... II Use o Foxit Reader 6.0... 1 Instalar e desinstalar... 1 Abrir, Criar, Fechar, Salvar e Sair... 1 Definir o estilo da interface e da aparência... 4 Veja todas as diferentes ferramentas...

Leia mais

CURSO ON-LINE - INFORMÁTICA PARA ÁREA FISCAL (TEORIA E EXERCÍCIOS) PROFESSORA: PATRÍCIA LIMA QUINTÃO

CURSO ON-LINE - INFORMÁTICA PARA ÁREA FISCAL (TEORIA E EXERCÍCIOS) PROFESSORA: PATRÍCIA LIMA QUINTÃO Aula 5 - Microsoft Office (Word, Powerpoint) - Parte I Olá pessoal, meus cumprimentos!!! Vamos à quinta do curso! Hoje veremos a série inicial de questões relacionadas ao pacote Microsoft Office, com foco

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

Autor: Cícero Carlos Barbosa Silva

Autor: Cícero Carlos Barbosa Silva 1 Power Point 2003 Autor: Cícero Carlos Barbosa Silva 2 3 SUMÁRIO O editor de apresentações Power Point... 41 Criando o primeiro slide... 41 Salvando a apresentação com senha de proteção... 42 Criando

Leia mais

Introdução ao. OpenOffice.org 2.0

Introdução ao. OpenOffice.org 2.0 Introdução ao OpenOffice.org 2.0 Abril/2006 ÍNDICE Introdução 4 Iniciando o OpenOffice.org 5 Menus 6 Barras de ferramentas 6 Teclas de atalho 8 Trabalhando com documentos 9 Obtendo ajuda 16 Usando aplicativos

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

LICENCIAMENTO DE USO. Este documento é propriedade intelectual 2002 do Centro de Computação da Unicamp e distribuído sob os seguintes termos:

LICENCIAMENTO DE USO. Este documento é propriedade intelectual 2002 do Centro de Computação da Unicamp e distribuído sob os seguintes termos: LICENCIAMENTO DE USO Este documento é propriedade intelectual 2002 do Centro de Computação da Unicamp e distribuído sob os seguintes termos: 1. As apostilas publicadas pelo Centro de Computação da Unicamp

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA INF01210 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA INF01210 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA INF01210 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA MÓDULO VI SOFTWARE DE APRESENTAÇÃO MICROSOFT POWERPOINT Profª Helena

Leia mais

3º MÓDULO: MICROSOFT WORD

3º MÓDULO: MICROSOFT WORD CURSO DE SUMÁRIO MICROSOFT WORD... 3 INICIANDO O WORD... 3 COMANDOS BÁSICOS... 4 CONFIGURANDO PÁGINAS... 7 COMANDOS AVANÇADOS... 8 TABELA... 9 CRIANDO TABELAS... 9 RECORTAR, COPIAR E COLAR... 9 PARA IMPRIMIR

Leia mais

Apostila de Word 2013

Apostila de Word 2013 Iniciando o word 2013...01 Regras Básicas para digitação de um texto...02 Salvando um arquivo com senha...02 Salvando um arquivo nas nuvens (OneDrive).... 02 Verificando a ortografia e a gramática do texto...

Leia mais

Processamento Eletrônico de Documentos / NT Editora. -- Brasília: 2013. 128p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Processamento Eletrônico de Documentos / NT Editora. -- Brasília: 2013. 128p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Ismael Souza Araujo Pós-graduado em Gerência de Projetos PMBOK UNICESP, Graduado em Tecnologia em Segurança da Informação UNICESP. Professor de concurso da área de informática e consultor em EAD.

Leia mais

Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0

Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Matheus Santana Lima 18 de Julho de 2006 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR

Leia mais

Autoria QI Escolas e Faculdades. Autor Thiago Espindola Cury. Diagramação Thiago Espindola Cury

Autoria QI Escolas e Faculdades. Autor Thiago Espindola Cury. Diagramação Thiago Espindola Cury Autoria QI Escolas e Faculdades Autor Thiago Espindola Cury Diagramação Thiago Espindola Cury Todos os direitos reservados QI Editora LTDA. Av. Alberto Bins, 320 Centro Porto Alegre - RS CEP 90030-140

Leia mais

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte II CAPÍTULO 4 Formas e Efeitos Mover Autoforma Clique sobre qualquer parte da linha de contorno, mantenha o mouse pressionado e arraste até o ponto que desejar.

Leia mais

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação 1 - Como posso inserir mais de um fundo em uma apresentação? 2 - Como uso o slide de uma apresentação em outra apresentação? 3 - Quando recorto um documento

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft PowerPoint 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que você precisa Clique

Leia mais

www.rhportal.com.br APOSTILA POWERPOINT

www.rhportal.com.br APOSTILA POWERPOINT www.rhportal.com.br APOSTILA POWERPOINT Lição 5 - Personalizando uma apresentação Esta lição mostrará a você como proceder à manipulação das operações básicas de abrir, editar, alterar slides de uma apresentação,

Leia mais

APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS

APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS Respostas do Capítulo 1 1. Caça-palavras - Localize as seguintes palavras: APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS IMAGEM 03 2. Use as palavras do quadro para completar

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice Índice Apresentação...2 Barra de Título...2 Barra de Menus...2 Barra de Ferramentas Padrão...2 Barra de Ferramentas de Formatação...3 Barra de Fórmulas e Caixa de Nomes...3 Criando um atalho de teclado

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando

Leia mais