AULA 05 SENSORES E ATUADORES INFORMÁTICA INDUSTRIAL I ENG1016 PROF. LETÍCIA CHAVES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA 05 SENSORES E ATUADORES INFORMÁTICA INDUSTRIAL I ENG1016 PROF. LETÍCIA CHAVES"

Transcrição

1 AULA 05 SENSORES E ATUADORES INFORMÁTICA INDUSTRIAL I ENG1016 PROF. LETÍCIA CHAVES

2 1. Cadeia de comando 2 Sensores, botoeiras, fim de curso de came ou rolete, barreiras pneumáticas ou fotoelétricas, pedais Elementos de sinais Motores, cilindros, atuadores em geral. Elementos de Trabalho Válvulas, contatores de potência Elementos de Comando Válvulas, relés, CLP, contatores. Elementos de Controle

3 2. Sensores 3 A indústria trabalha continuamente para desenvolver produtos com mais velocidade e menor custo. Pela automação de processo, é possível alcançar estes objetivos mantendo altos níveis de qualidade e confiabilidade. O uso de sensores e chaves para detecção de posição é fundamental para monitorar, regular e controlar a automação das máquinas envolvidas nos processos de fabricação.

4 2. Sensores 4 Um sensor é um aparelho para detectar e sinalizar uma condição que se altera. Pode ser a presença ou ausência de um objeto. Pode ser uma quantidade mensurável como uma distância. Esta informação que se obtém a partir da saída de um sensor é a base para a monitoração e controle de processos.

5 2. Sensores 5 São dispositivos amplamente utilizados na automação industrial que transformam variáveis físicas, como posição, velocidade, temperatura, nível, etc., em variáveis convenientes. Se as variáveis são elétricas, a informação pode ser de tensão ou corrente. As de corrente são mais utilizadas por possuírem maior imunidade à captação de ruído eletromagnéticos.

6 2. Sensores 6 Cuidados nas especificações de sensores Conexão Modelos de sensores Especificações das entradas do CLP Produtos com adequação ao ambiente?

7 2. Sensores 7 Para a automação o principal objetivo é comandar eventos, por exemplo, a chegada de um objeto a uma posição, um nível de um líquido a um valor, etc. Suas saídas são então do tipo 0 1, on off, isto é, binárias. São estes sensores que damos o nome de Sensores discretos

8 2. Sensores 8 Sensores discretos se dividem em: Contato mecânico (entre o processo e o sensor); Sem contato (sensores de proximidade): São mais importantes pela flexibilidade na solução de problemas de instalação quanto pelo menor desgaste em uso, o que significa maior confiabilidade.

9 2.1 Sensores de Contato Mecânico 9 Uma força entre o sensor e o objeto é necessária para efetuar a detecção do objeto. Quanto um objeto entra em contato físico com o atuador, o dispositivo opera os contatos para abrir ou fechar uma conexão elétrica. Possuem corpo reforçado para suportas forças mecânicas decorrentes do contato com os objetos.

10 2.1 Sensores de Contato Mecânico 10 Dispositivos primários para comunicar uma detecção de evento, seja uma intervenção do operador ou um aviso de que um certo estado foi atingido, por alguma variável física do processo. Fecham grupo de contatos para permitir a passagem de corrente elétrica. Sinal decorrente do fechamento está sujeito ao ruído provocado pela vibração da parte mecânica (rotina do CLP deve filtrar).

11 Chave Botoeira A chave mais comumente utilizada na indústria é a botoeira. Existem dois tipos de chaves botoeira: a de impulso e a de trava (ou retenção). A botoeira de impulso (push-button) é ativada quando o botão é pressionado e desativada quando o botão é solto, sendo a desativação feita por uma mola interna.

12 2.1.1 Chave Botoeira 12 O botão de trava (ou retenção) é ativado quando é pressionado, e se mantém ativado quando é liberado. Para desativá-lo é necessário pressioná-lo uma segunda vez.

13 2.1.1 Chave Botoeira 13 Dentro das chaves há dois tipos de contatos: Normalmente aberto: NA ou NO (do inglês normally open) Normalmente fechado: NF ou NC (do inglês normally closed).

14 2.1.1 Chave Botoeira 14 RELAÇÃO DAS CORES E SIGNIFICADOS DAS BOTOEIRAS Cor Significado Explicação Ex. aplicação Vermelha Emergência Atuar no caso de condições perigosas ou emergência Parada de emergência. Início de uma função de emergência Amarela Anormal Atuar no caso de um evento anormal Intervenção para suprir condições anormais. Intervenção para rearmar um ciclo automático interrompido Verde Normal Atuar no caso de um evento normal Azul Obrigatório Atuar em condições que requerem ações obrigatórias Função de reset Branca Sem designação específica Para uso geral, menos emergência Marcha / ON (preferível) Parada / OFF Cinzenta Sem designação específica Para uso geral, menos emergência Marcha / ON: preferível Parada / OFF Preta Sem designação específica Para uso geral, menos emergência Marcha / ON Parada / OFF (preferível)

15 2.1.2 Chaves de pé (pedal) e seletoras 15 Chaves de pé (ou pedal): utilizadas quando o operador necessita das mãos para exercer outra atividade. Chaves seletoras: apresentam várias posições.

16 2.1.3 Chaves-limite ou de Fim de curso 16 Detectam posição de objetos ou materiais Estabelece ou interrompe um contato elétrico Micro-switch: vida média de 10 milhões de operações.

17 2.1.4 Chaves de nível 17 Monitora o nível de tanques ou depósitos (condutiva, capacitiva, magnéticas, etc). A alteração do nível o dispositivo de flutuação se desloca, acionando um contato.

18 Chaves de nível

19 2.1.5 Chaves de fluxo 19 Detectar vazão de fluidos (como ar, água, óleo ou gás); O rotor se movimenta com a vazão do fluido e ativa um contato; Faixa de regulagem.

20 Chaves de fluxo

21 2.1.6 Chaves de pressão - Pressostatos 21 Detectam nível de pressão de um fluido ou recipiente. Usam um fole que aciona contatos elétricos. Quando a pressão no fole ultrapassa a tensão predeterminada em mola, o contato é ativado.

22 2.1.7 Chaves de temperatura - Termostatos 22 Bimetálicos e bulbo capilar para contatos de chaveamentos Fornecem um contato quando uma determinada temperatura é ultrapassada

23 2.2 Sensores de proximidade 23 Opera eletronicamente sem contato físico, por aproximação Insensível a vibrações Ponto de acionamento constante Indutivos Magnéticos Capacitivos Fotoelétricos ou óticos Sensor ótico de reflexão difusa ou sensor difuso Ótico de barreira Ótico retrorreflexão ou retrorreflexivo Fibra ótica Ultra-sônicos

24 2.2.1 Indutivos 24 Detecta objeto metálicos Princípio: Variação de campo magnético NPN ou PNP Vantagens - Resiste a ambiente severos - Vida longa - Fácil instalação - Não depende da cor do objeto alvo Desvantagens - Limitação de distância - Somente detectam objetos metálicos - Sensível a interferências eletromagnéticas

25 Indutivos

26 Indutivos

27 2.2.1 Indutivos 27 Bobinas: a bobina e a montagem em núcleo de ferrite geram um campo eletromagnético a partir da energia do oscilador. Oscilador: fornece a energia necessária para a geração do campo magnético nas bobinas.

28 2.2.1 Indutivos 28 Circuito de disparo: detecta mudanças na amplitude de oscilação. As mudanças ocorrem quando um alvo de metal se aproxima do campo magnético irradiado pelo sensor. Circuito de saída: quando uma mudança suficiente no campo magnético é detectada, a saída em estado sólido fornece um sinal a uma interface para um CLP ou máquina. O sinal indica a presença ou ausência de um alvo de metal na distância do sensor.

29 Indutivos

30 2.2.1 Indutivos 30 Os catálogos dos fabricantes sempre descrevem a distância sensora nominal considerando um objeto-alvo padrão de aço, denominado alvo-padrão. Distância sensora é a distância máxima de operação para a qual o sensor é projetado. Metais distintos têm valores diferentes de resistividade, assim o tipo de metal afeta a distância sensora. De acordo com o tipo de material a ser utilizado, é necessário um fator de correção da distância sensora.

31 Indutivos

32 2.2.2 Sensores Magnéticos 32 São mais robustos e duráveis. Consiste de duas lâminas de contato elétrico no interior de uma ampola preenchida com gás inerte. Quando há a aproximação de um ímã externo, as lâminas se unem e fecham contato. Muito utilizados em cilindros pneumáticos.

33 2.2.3 Capacitivos 33 Formados por duas placas paralelas separadas por um material dielétrico, com capacitância dada por: As estruturas para montagem de sensores capacitivos podem utilizar elementos com variação na separação entre as placas (δ [m]), com variação na área comum entre as placas (A [m2]) ou com variação no dielétrico (ε [F/m]).

34 2.2.3 Capacitivos 34 Em geral a área das placas e sua distância são fixas, porém a constante dielétrica ao redor varia de acordo com o material do objeto que se encontra na proximidade do sensor. São similares aos sensores indutivos com a diferença que produzem um campo eletrostático, em lugar do campo eletromagnético.

35 2.2.3 Capacitivos 35 Detectam objetos metálicos e não-metálicos, como papel, vidro, líquidos e tecidos, a distâncias de até alguns centímetros. Pequena distância sensora. Taxa de comutação alta para a resposta rápida em aplicações de contagem de objetos. Detectam alvos líquidos através de barreiras não metálicas (como vidro e plástico), Longa vida operacional, com um número virtualmente ilimitado de ciclos de funcionamento.

36 2.2.3 Capacitivos 36 Constante dielétricas típicas (tabela abaixo):

37 Capacitivos - Aplicações

38 2.2.4 Sensores fotoelétricos 38 Emitem um feixe de luz e detectam as alterações da intensidade de luz recebida em consequência do movimento de objetos opacos. Possuem emissor de impulsos rápidos de luz infravermelha e um receptor. 1 mm a 10 m Sem contato com o objeto Qualquer tipo de material

39 Reflexão difusa 39 Reage ao sinal luminoso refletido pela superfície do objeto a detectar. A distância de detecção depende das qualidades reflexivas da sua superfície. Emissor e Receptor estão numa mesma peça.

40 Ótico retro reflexivo 40 Emissor e Receptor estão são montados juntos. O feixe de luz emitido é refletido de volta ao o receptor, por uma superfície refletora, enquanto não houver nenhum objeto interposto. Detecta proximidade em até 10m. Interrompida a reflexão da luz pelo objeto a detectar, fecha-se ou abre-se um contato elétrico.

41 Barreira 41 Emissor e Receptor estão são montados separadamente. O objeto a ser detectado interrompe o feixe de luz enviado ao receptor. Detecta proximidade em até 10m.

42 Ótico fibra ótica 42 Grande sensibilidade São dispositivos de grande utilidade. A função do cabo de fibra ótica é fazer a transmissão do sinal luminoso do sensor ao local onde se deseja a detecção do objeto. Os cabos de fibra ótica reproduzem os efeitos dos sensores por reflexão difusa, retrorreflexão ou barreira de luz.

43 Ótico fibra ótica

44 Óticos - Aplicações

45 2.2.5 Sensores Ultrassônicos 45 A medida de deslocamentos ou distâncias por meio de ultrassom utiliza um circuito eletrônico que gera um trem de pulsos para excitar um transdutor piezoelétrico*. Este gera um pulso de pressão acústica que se propaga no ar até atingir o alvo. Parte da energia acústica do pulso retorna ao transdutor em forma de eco após um certo intervalo de tempo.

46 2.2.5 Sensores Ultrassônicos 46 Medindo-se este intervalo de tempo e sabendo a velocidade do som no ar pode-se calcular a distância entre o transdutor e o anteparo Vários materiais Não depende da cor ou do material Presença ou nível

47 2.2.5 Sensores Ultrassônicos 47 Existem dois tipos básicos de geradores ultrassônicos: Eletrostáticos: utilizam efeitos capacitivos para a geração do ultrassom. Apresentam fundos de escala maiores, maior banda passante, porém são muito sensíveis a parâmetros ambientais, como umidade. Piezoelétricos: baseiam-se nas tensões mecânicas que cristais e cerâmicas sofrem quando submetidos a campos elétricos. São bastante resistentes e baratos.

48 2.2.5 Encoders 48 São Codificadores Digitais Angulares para medição direta de posição ou de deslocamento angular. Podem ser Incrementais (requerem um sistema de contagem de incrementos gerados por um disco girante) ou Absolutos (fornecem uma saída digital para qq. posição angular do eixo). Os Absolutos podem ser construídos com técnicas de Slip Ring (anel com contatos deslizantes), técnicas magnéticas ou óticas.

49 2.2.5 Encoders 49 O encoder absoluto possui codificação binária no disco com um sistema ótico para extração da informação. Usa uma fonte de luz (LED, emissor UV ou IV) e um sistema de dispositivos fotossensíveis (fotocélulas, fotodiodos, detectores de UV ou IV) com uma fenda ou máscara para definir a região ativa.

50 50 3. Atuadores Atuadores ou Dispositivos de saída são elementos de campo usados para executar as instruções do elemento de comando (Ex.: PLC). São como mãos do CLP que geralmente tem capacidade para ativar uma grande variedade de elementos que atuarão sobre uma planta industrial. Músculos (Atuadores)

51 3.1 Atuador eletromecânico 51 Solenoides Dispositivo composto de uma bobina e um elemento mecânico de acionamento (induzido), que produz um movimento de translação.

52 3.1 Atuadores eletromecânicos 52 Solenoides Movimento contínuo Solenoides proporcionais. O deslocamento é linear ao sinal de tensão (analógico).

53 3.1Atuadores eletromecânicos 53 Solenoides Movimento discreto Possui duas posições preferenciais: aberto e outra fechada (digital).

54 3.2 Relés 54 Dispositivo que, alimentado eletricamente (corrente baixa) resulta o chaveamento de um sinal elétrico (corrente alta). Tipos Eletromecânicos Semicondutores

55 3.2.1 Relés eletromecânicos 55 Uma corrente elétrica passando por uma bobina provoca força mecânica em um núcleo metálico que comuta contatos

56 3.2.2 Relés semicondutores 56 Dispositivos como transistores, FET s, triacs que utilizam uma saída de baixa corrente do CLP para chavear uma carga mais alta

57 3.3 Contatores 57 Capacidade de chavear altas cargas de corrente (>10A) Em alguns casos a bobina é chaveada por um contato a relé (montagem em cascata) Isto quando o I da bobina é maior que I da saída do CLP Motores, aquecedores etc.

58 4. Exercícios A esteira de uma linha de produção transporta canecas nas cores vermelha, branca, azul e preta. As canecas devem ser automaticamente separadas e contadas conforme sua cor. Quantos sensores óticos trabalhando por reflexão seriam necessários para tornar esse projeto tecnicamente viável? 2. O que deve ser considerado na escolha de sensores do tipo capacitivo e do tipo indutivo?

59 4. Exercícios Uma prensa industrial, quando aberta, apresenta um vão de 1m de largura por 1,2m de altura, por onde o operador insere continuamente peças para serem estampadas. Como garantir que a prensa não seja acionada enquanto as mãos do operador estiverem na área de prensagem? Explique as características do equipamento utilizado nesse projeto. 4. No depósito de um supermercado queremos separar automaticamente, na esteira transportadora, papel higiênico de garrafas de água. Que sensor utilizar e por quê?

60 Bibliografia 60 MORAES, Cícero Couto de; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Engenharia de Automação Industrial. 2. Ed. Rio de Janeiro: LTC, SOLOMAN, Sabrie. Sensores e sistemas de controle na indústria. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, CAPELLI, Alexandre. Automação Industrial: Controle do movimento e processos contínuos. 2. ed. São Paulo: Érica, 2008.

Elementos de. sinais. Elementos de. Trabalho. Elementos de. Comando. Elementos de. Controle

Elementos de. sinais. Elementos de. Trabalho. Elementos de. Comando. Elementos de. Controle Cadeia de comando Sensores, botoeiras, fim de curso de came ou rolete, barreiras pneumáticas ou fotoelétricas, pedais Motores, cilindros, atuadores Elementos de sinais Elementos de Trabalho Válvulas, contatores

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO ELETROELETRÔNICA PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 06-25/09/2017 TURMA: A HORÁRIO: 2N PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.

INSTRUMENTAÇÃO ELETROELETRÔNICA PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 06-25/09/2017 TURMA: A HORÁRIO: 2N PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS. INSTRUMENTAÇÃO ELETROELETRÔNICA PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 06-25/09/2017 TURMA: 0063- A HORÁRIO: 2N PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM Efeitos Físicos Aplicados em Sensores REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BRUSAMARELLO,

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL I. Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0063-A Horário: 6N ENCONTRO DE 23/03/2018

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL I. Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0063-A Horário: 6N ENCONTRO DE 23/03/2018 INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL I Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0063-A Horário: 6N ENCONTRO DE 23/03/2018 Sensores Referências bibliográficas BRUSAMARELLO, Valner Joao; BALBINOT, Alexandre. Instrumentação

Leia mais

Sensores, Atuadores e Controladores Fazendo uma Analogia Humana Automação

Sensores, Atuadores e Controladores Fazendo uma Analogia Humana Automação Sensores, Atuadores e Controladores Fazendo uma Analogia Humana Automação Sensores Entradas (I) Controlador CPU CLP Atuadores Saídas (O) Sensores e Atuadores As Industrias trabalhão continuamente para

Leia mais

Projeto de Automação I

Projeto de Automação I Projeto de Automação I 14/06/2010 Paulo Oshiro 1 SISTEMAS AUTOMATIZADOS Evolução da Eletrônica; Substituição da tomada de decisão; Controles e auto-correções através de sensoriamento e ações similares

Leia mais

Disciplina Eletropneumática e Hidráulica. Notas de Aula. Sensores. Prof. MSc. Fernando Fortunato Prof. MSc. José Junio Lopes

Disciplina Eletropneumática e Hidráulica. Notas de Aula. Sensores. Prof. MSc. Fernando Fortunato Prof. MSc. José Junio Lopes Disciplina Eletropneumática e Hidráulica Notas de Aula Sensores Prof. MSc. Fernando Fortunato Prof. MSc. José Junio Lopes Algumas Aplicações dos Sensores Exemplos de aplicações: contagem de peças; medição

Leia mais

Sensores Industriais. Os sensores industriais podem ser divididos basicamente em:

Sensores Industriais. Os sensores industriais podem ser divididos basicamente em: www.iesa.com.br 1 Os sensores industriais podem ser divididos basicamente em: Sensores Analógicos Podem assumir diversos valores dentro de uma faixa de operação. Transformam uma determinada variável física

Leia mais

Eletropneumática. 23/03/2015 Prof. Fagner Ferraz 3

Eletropneumática. 23/03/2015 Prof. Fagner Ferraz 3 ELETROPNEUMÁTICA ELETROPNEUMÁTICA 23/03/2015 Prof. Fagner Ferraz 3 CIRCUITO PNEUMÁTICO X ELETROPNEUMÁTICO 23/03/2015 Prof. Fagner Ferraz 4 CIRCUITO PNEUMÁTICO X ELETROPNEUMÁTICO 23/03/2015 Prof. Fagner

Leia mais

CURSO DE INSTRUMENTAÇÃO. Sensores de Proximidade Digitais. Cedtec 2007/2

CURSO DE INSTRUMENTAÇÃO. Sensores de Proximidade Digitais. Cedtec 2007/2 CURSO DE INSTRUMENTAÇÃO Sensores de Proximidade Digitais Cedtec 2007/2 Sem equivalente na Apostila 1 Pressão e Nível SENSORES EM GERAL De maneira geral, sensor é a parte do sistema de medidas que responde

Leia mais

SENSORES E ATUADORES

SENSORES E ATUADORES SENSORES E ATUADORES Objetivo: Apresentar os principais sensores e atuadores utilizados em automação industrial. Sensores: Geralmente são aplicados para a contagem, verificação de posição e seleção entre

Leia mais

Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Sensores Industriais. Sensores. Sensores Digitais. Elaine K. Meyer. Atuadores. Sensores Analógicos

Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Sensores Industriais. Sensores. Sensores Digitais. Elaine K. Meyer. Atuadores. Sensores Analógicos Conceitos Básicos Sensores Industriais Elaine K. Meyer Mestrado profissional em Engenharia Elétrica Atuadores Sensores Analógicos Digitais Transdutor Conversores A/D e D/A Transmissor Características importantes

Leia mais

ELT030. 2º Semestre-2016

ELT030. 2º Semestre-2016 ELT030 Instrumentação 2º Semestre-2016 SENSORES: Proximidade e Deslocamento SENSORES DE PROXIMIDADE SENSORES INDUTIVOS SENSORES CAPACITIVOS SENSORES FOTOELÉTRICOS SENSORES DE DESLOCAMENTO SENSORES DE DESLOCAMENTO

Leia mais

Sensores SENSORES DE PRESENÇA

Sensores SENSORES DE PRESENÇA Sensores SENSORES DE PRESENÇA chaves de fim de curso sensores ópticos sensores ultra-sônicos sensores magnéticos sensores indutivos sensores capacitivos SENSORES DE DESLOCAMENTO E VELOCIDADE potenciômetros

Leia mais

SENSORES CAPACITIVOS DESTAQUES: NOVO:

SENSORES CAPACITIVOS DESTAQUES: NOVO: SENSORES CAPACITIVOS DESTAQUES: ü Detecção de praticamente todo o tipo de material ü Fácil ajuste com o potenciômetro e LED ü Detecção através de tubos e recipientes não metálicos ü Sensores para uso em

Leia mais

CLP - Fundamentos do Desenvolvimento de Diagramas

CLP - Fundamentos do Desenvolvimento de Diagramas CLP - Fundamentos do Desenvolvimento de Diagramas Dispositivos e Equipamentos Prof. Ms. Andouglas Gonçalves da Silva Júnior andouglasjr@gmail.com Controle a relés eletromagnéticos Um relé elétrico é uma

Leia mais

Pode-se definir a eletropneumática, como uma fusão entre duas grandezas, essenciais à automação industrial, a eletricidade e a pneumática.

Pode-se definir a eletropneumática, como uma fusão entre duas grandezas, essenciais à automação industrial, a eletricidade e a pneumática. Pode-se definir a eletropneumática, como uma fusão entre duas grandezas, essenciais à automação industrial, a eletricidade e a pneumática. PRINCIPAIS ELEMENTOS ELETROPNEUMÁTICOS Os elementos elétricos

Leia mais

Prof. Dr. Mário Luiz Tronco

Prof. Dr. Mário Luiz Tronco Sensores em Robótica Prof. Dr. Mário Luiz Tronco Mário Prof. Mário Luiz Tronco Luiz Tronco ROBÓTICA Duas Grandes Áreas do Conhecimento: Engenharias Computação Elétrica Mecânica Mecatrônica Mário Luiz Tronco

Leia mais

Comandos Eletroeletrônicos

Comandos Eletroeletrônicos Comandos Eletroeletrônicos Sensores Prof. Gilmário Lima Parte 1 Sensores de Proximidade !!! " #! ASPECTO Sensor de corpo tubular Plástico Metálico Face translúcida (óptico) SÍMBOLOS INDUTIVO MAGNÉTICO

Leia mais

3. ACIONAMENTO E CIRCUITOS ELETRO-PNEUMÁTICOS

3. ACIONAMENTO E CIRCUITOS ELETRO-PNEUMÁTICOS 3. ACIONAMENTO E CIRCUITOS ELETRO-PNEUMÁTICOS Nas aplicações e circuitos desenvolvidos no capítulo anterior, a única forma de transmissão de sinais e de energia foi a pneumática. É possível, entretanto

Leia mais

Efeitos físicos aplicados a sensores

Efeitos físicos aplicados a sensores LEB 5030 Instrumentação e Automação para Sistemas Agrícolas Efeitos físicos aplicados a sensores Prof. Dr. Rubens Tabile tabile@usp.br FZEA - USP Os efeitos utilizados em sensores surgem de pesquisas em

Leia mais

CONTROLADOR ATUADOR PROCESSO SENSO

CONTROLADOR ATUADOR PROCESSO SENSO TRANSDUTORES Dispositivos que converte uma forma de energia ou quantidade física, em outra. Os Transdutores podem ainda ser dividido em Sensores, que monitoram um sistema, e atuadores que impõem uma ação

Leia mais

Automação Industrial Parte 4

Automação Industrial Parte 4 Automação Industrial Parte 4 Prof. Ms. Getúlio Teruo Tateoki http://www.getulio.eng.br/meusalunos/autind.html Sensore e Atuadores Introdução: -A indústria trabalha continuamente para desenvolver produtos

Leia mais

Efeitos físicos aplicados a sensores

Efeitos físicos aplicados a sensores ZEB1048 - Instrumentação Efeitos físicos aplicados a sensores Prof. Dr. Rubens Tabile tabile@usp.br FZEA - USP Os efeitos utilizados em sensores surgem de pesquisas em propriedades de materiais. O surgimento

Leia mais

Primeiros sistemas de controle desenvolvidos durante a Revolução Industrial, no final do século XIX.

Primeiros sistemas de controle desenvolvidos durante a Revolução Industrial, no final do século XIX. Introdução Histórica Primeiros sistemas de controle desenvolvidos durante a Revolução Industrial, no final do século XIX. Sistemas de automação mecânico, para tarefas repetitivas e arriscadas, desenvolvidos

Leia mais

Pirâmide da Automação

Pirâmide da Automação Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI 2461 ELETRÔNICA DE CONTROLE INDUSTRIAL SENSORES DISCRETOS Pirâmide da Automação 1 Pirâmide da Automação

Leia mais

ELETROPNEUMÁTICA. Juliano Matias Phoenix Contact

ELETROPNEUMÁTICA. Juliano Matias Phoenix Contact ELETROPNEUMÁTICA Juliano Matias Phoenix Contact Na área de Automação Industrial, um dos segmentos mais utilizados até hoje é sem dúvida o da Pneumática, pois esta possui características de velocidade e

Leia mais

Dispositivos pneumáticos - v Objetivo. 5.2 Cuidados com a Segurança

Dispositivos pneumáticos - v Objetivo. 5.2 Cuidados com a Segurança 5 Dispositivos pneumáticos - v1.1 5.1 Objetivo O laboratório dispõe de diversos dispositivos pneumáticos e outros que podem ser utilizados em conjunto com os CLPs. O objetivo desta aula é implementar algumas

Leia mais

Válvulas e sensores pneumáticos

Válvulas e sensores pneumáticos Válvulas e sensores pneumáticos Aula 2 Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura Válvula Pneumáticas As válvulas comandam e influenciam o fluxo do ar comprimido. Classificação Válvulas

Leia mais

Medição de Nível Parte 2. Adrielle C. Santana

Medição de Nível Parte 2. Adrielle C. Santana Medição de Nível Parte 2 Adrielle C. Santana Da aula passada... Supressão de Zero Supressão de Zero Medição por pressão hidrostática em tanques fechados e pressurizados Medição por pressão hidrostática

Leia mais

Sensores Indutivos. Princípio de Funcionamento (ferromagnéticos)

Sensores Indutivos. Princípio de Funcionamento (ferromagnéticos) Sumário Introdução... 3 Sensores Indutivos... 4 Princípios de Funcionamento (ferromagnético)... 4 Princípios de Funcionamento (não ferromagnético)... 5 Distância Sensora e Histerese... 5 Alcance dos Sensores

Leia mais

Botoeiras. Elementos de Entrada de Sinais. Botoeiras. Botoeiras. Componentes dos Circuitos Elétricos Eletropneumática

Botoeiras. Elementos de Entrada de Sinais. Botoeiras. Botoeiras. Componentes dos Circuitos Elétricos Eletropneumática Componentes dos Eletropneumática Fabricio Bertholi Dias Componentes dos Elementos de Entrada de Sinais Emitem informações ao circuito por meio de uma ação muscular, mecânica, elétrica, eletrônica ou combinação

Leia mais

CLP ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO ROGER NABEYAMA MICHELS

CLP ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO ROGER NABEYAMA MICHELS CLP ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO ROGER NABEYAMA MICHELS DISPOSITIVO CAPAZ DE Permitir fácil diagnóstico de funcionamento ainda na fase de projeto do sistema e/ou reparos em falhas que venham a ocorrer durante

Leia mais

Que são sensores? São dispositivos que são sensíveis à um fenômeno físico (luz, temperatura, impedância elétrica etc.) e transmitem um sinal para um

Que são sensores? São dispositivos que são sensíveis à um fenômeno físico (luz, temperatura, impedância elétrica etc.) e transmitem um sinal para um Que são sensores? São dispositivos que são sensíveis à um fenômeno físico (luz, temperatura, impedância elétrica etc.) e transmitem um sinal para um dispositivo de medição ou controle. 1 Cite 08 tipos

Leia mais

SENSORES. Acelerômetro. Sensore de temperatura. Sensore de luminosidade. Chave de fim de curso. Interruptor de lâminas. Sensor potenciômetro

SENSORES. Acelerômetro. Sensore de temperatura. Sensore de luminosidade. Chave de fim de curso. Interruptor de lâminas. Sensor potenciômetro SENSORES São dispositivos que são sensíveis à um fenômeno físico (luz, temperatura, impedância elétrica etc.) e que transmitem um sinal para um dispositivo de medição ou controle. 1 SENSORES Acelerômetro

Leia mais

Fundamentos de Automação. Atuadores e Elementos Finais de Controle

Fundamentos de Automação. Atuadores e Elementos Finais de Controle Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Fundamentos de Automação Atuadores

Leia mais

HPS850. Sensor de Efeito Hall. Apresentação. Superfície Sensora. Dados Técnicos. Distância Sensora (S) Princípio de Funcionamento

HPS850. Sensor de Efeito Hall. Apresentação. Superfície Sensora. Dados Técnicos. Distância Sensora (S) Princípio de Funcionamento Apresentação O HPS 850 é um dispositivo utilizado para detecção de campos magnéticos. Utiliza um transistor de efeito hall como elemento sensor que lhe confere um alto grau de robustez e vida útil, uma

Leia mais

HPS850. Sensor de Efeito Hall. Superfície Sensora. Princípio de Funcionamento

HPS850. Sensor de Efeito Hall. Superfície Sensora. Princípio de Funcionamento Princípio de Funcionamento Os sensores magnéticos foram idealizados para detectar campo magnético, gerado por um ímã permanente ou outro dispositivo qualquer gerador de campo magnético (Ex: eletroímã).

Leia mais

Válvulas e sensores pneumáticos

Válvulas e sensores pneumáticos Válvulas e sensores pneumáticos Aula 3 e 4 Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura Introdução As válvulas comandam e influenciam o fluxo do ar comprimido. Elas podem ser: Válvulas

Leia mais

ATUADORES E VÁLVULAS

ATUADORES E VÁLVULAS ATUADORES E VÁLVULAS ATUADORES Esses mecanismos são denominados atuadores, pois sua função é aplicar ou fazer atuar energia mecânica sobre uma máquina, levando-a a realizar um determinado trabalho. Os

Leia mais

Tecnologia Eletropneumática Industrial

Tecnologia Eletropneumática Industrial Tecnologia Tecnologia Eletropneumática Industrial Industrial Componentes dos Circuitos Elétricos Os componentes elétricos utilizados nos circuitos são distribuídos em três categorias: os elementos de entrada

Leia mais

SENSORES. AEMS Rev. Conexão Eletrônica Três Lagoas, MS - Volume 14 Número 1 Ano 2017.

SENSORES. AEMS Rev. Conexão Eletrônica Três Lagoas, MS - Volume 14 Número 1 Ano 2017. SENSORES Amanda Vessoni Graduanda em Engenharia de Produção, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Rodrigo Villamayor de Souza Graduando em Engenharia de Produção, Faculdades Integradas de Três

Leia mais

AULA 5 - SENSORES DE PRESENÇA E TEMPERATURA

AULA 5 - SENSORES DE PRESENÇA E TEMPERATURA AULA 5 - SENSORES DE PRESENÇA E TEMPERATURA Prof. Fabricia SENSORES DE PRESENÇA Sensores de Presença; Sensores e Posição; Sensores Ópticos; Sensores de Velocidade. Sensores Industriais Sensores Ópticos;

Leia mais

Controladores Lógicos Programáveis. Prof. Juan Moises Mauricio Villanueva

Controladores Lógicos Programáveis. Prof. Juan Moises Mauricio Villanueva Controladores Lógicos Programáveis Prof. Juan Moises Mauricio Villanueva E-mail: jmauricio@cear.ufpb.br www.cear.ufpb.br/juan 1 Dispositivos de programação 1. Componentes de um CLP Fonte de Alimentação

Leia mais

SENSORES. Acelerômetro. Sensor de temperatura. Sensor de luminosidade. Interruptor de lâminas. Sensor potenciômetro. Encoder incremental

SENSORES. Acelerômetro. Sensor de temperatura. Sensor de luminosidade. Interruptor de lâminas. Sensor potenciômetro. Encoder incremental SENSORES São dispositivos que são sensíveis à um fenômeno físico (luz, temperatura, impedância elétrica etc.) e que transmitem um sinal para um dispositivo de medição ou controle informando a variação

Leia mais

sensibilidade de um instrumento varia em função das condições ambientais. d. Defina instrumento de ordem zero e de primeira ordem.

sensibilidade de um instrumento varia em função das condições ambientais. d. Defina instrumento de ordem zero e de primeira ordem. P1 - ELT030 1. Diagramas P&ID: tabelas 2. Em processos industriais onde manipulam-se substâncias inflamáveis, podem ocorrer em determinadas áreas a mistura de fases, vapores ou poeiras inflamáveis como

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Comandos Elétricos

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Comandos Elétricos Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Comandos Elétricos Heitor Medeiros Florencio Comandos Elétricos na Automação Industrial Conhecimentos de

Leia mais

Laboratório de Eletropneumática e Eletrohidráulica. Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura MSc. Ruben Andres Salas

Laboratório de Eletropneumática e Eletrohidráulica. Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura MSc. Ruben Andres Salas Laboratório de Eletropneumática e Eletrohidráulica Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura MSc. Ruben Andres Salas Objetivo e Considerações Objetivos: O laboratório tem por principal

Leia mais

AUC1. Circuitos Eletrohidráulicos e Eletropneumáticos. Parte X 19/02/2015 1

AUC1. Circuitos Eletrohidráulicos e Eletropneumáticos. Parte X 19/02/2015 1 AUC1 Circuitos Eletrohidráulicos e Eletropneumáticos Parte X 19/02/2015 1 Elementos de Automação 19/02/2015 2 Elementos de Sistemas Eletropneumáticos Os atuadores e sensores funcionam de forma bem parecido

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO. Prof. Adrielle C. Santana

INSTRUMENTAÇÃO. Prof. Adrielle C. Santana INSTRUMENTAÇÃO Prof. Adrielle C. Santana Instrumentação A instrumentação é o campo da Engenharia que estuda os instrumentos e seus princípios científicos, utilizados para medir, indicar, transferir e/ou

Leia mais

Documentação de treinamento SCE

Documentação de treinamento SCE Documentação de treinamento SCE Siemens Automation Cooperates with Education 02/2016 Módulo TIA Portal 020-100 Descrição do processo do sistema de classificação Gratuito para o uso em centros de treinamento

Leia mais

Material de Acompanhamento AULA 01

Material de Acompanhamento AULA 01 Material de Acompanhamento AULA 01 Sumário Material de Acompanhamento CONTATORES 02 RELÉ TÉRMICO 11 MOTOR TRIFÁSICO 15 DIAGRAMAS 21 O contator é um dispositivo de manobra acionado eletromagneticamente

Leia mais

3.1. Dispositivos de Entrada

3.1. Dispositivos de Entrada Dispositivos 3.1. Dispositivos de Entrada Os dispositivos de entrada são os componentes que, instalados no campo (equipamentos ou planta industrial), coletam os dados funcionais do equipamento e enviam

Leia mais

Prof. Dr. Edval Rodrigues de Viveiros

Prof. Dr. Edval Rodrigues de Viveiros Prof. Dr. Edval Rodrigues de Viveiros Sensores Digitais - Óticos e Ultra-sônicos Sensores Óticos Os sensores óticos utilizam algum tipo de luz para detectar a presença (ou ausência) ou passagem de objetos.

Leia mais

ROBÓTICA INDUSTRIAL MECATRÔNICA

ROBÓTICA INDUSTRIAL MECATRÔNICA A diversidade de tipos de robôs que existem impedem que haja uma definição de robô que seja universalmente aceita. No entanto há um conjunto comum de componentes que essa diversidade de robôs partilha,

Leia mais

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Instrumentação Eletroeletrônica Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Medição de Vazão por Pressão diferencial Tubo de Pitot É um dispositivo utilizado para medição de vazão através da velocidade detectada

Leia mais

Fundamentos de Automação. Sensores

Fundamentos de Automação. Sensores Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Fundamentos de Automação Sensores

Leia mais

Motores de indução trifásicos e dispositivos de acionamento. Motores de indução trifásicos e dispositivos de acionamento

Motores de indução trifásicos e dispositivos de acionamento. Motores de indução trifásicos e dispositivos de acionamento Motores de indução trifásicos e dispositivos de acionamento Motores de indução trifásicos e dispositivos de acionamento - Tipos e características de motores trifásicos; -. Introdução com rotor gaiola de

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Automação Industrial

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Automação Industrial Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Automação Industrial Prof. Heitor Medeiros Florencio Aulas anteriores O que é automação industrial? Quais

Leia mais

Medição de Nível Parte 2. Adrielle C. Santana

Medição de Nível Parte 2. Adrielle C. Santana Medição de Nível Parte 2 Adrielle C. Santana Da aula passada... Supressão de Zero Supressão de Zero Medição por pressão hidrostática em tanques fechados e pressurizados Medição por pressão hidrostática

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO MECATRÔNICA

INSTRUMENTAÇÃO MECATRÔNICA CONCEITOS DE INSTRUMENTAÇÃO Instrumentação é a ciência que aplica e desenvolve técnicas para adequação de instrumentos de medição, transmissão, indicação, registro e controle de variáveis físicas em equipamentos

Leia mais

Detecção de Pressão. Bruno Canalli Zagueto Caio de Pauli Cordeiro Marina dos Reis Martins Renan D Orazio Bucco

Detecção de Pressão. Bruno Canalli Zagueto Caio de Pauli Cordeiro Marina dos Reis Martins Renan D Orazio Bucco Detecção de Pressão Bruno Canalli Zagueto Caio de Pauli Cordeiro Marina dos Reis Martins Renan D Orazio Bucco Introdução Medir e controlar a pressão são processos essenciais hoje em dia, para diversas

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Automação Pneumática

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Automação Pneumática Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Automação Pneumática Heitor Medeiros Florencio Tecnologias de Automação Ótima força Elétrica Hidráulica

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 14 2 MEDIÇÃO DE NÍVEL INDIRETA Medição de Nível por Ultrassom O ultrassom é uma

Leia mais

DLB MAQ CE - Comandos elétricos. Contatores

DLB MAQ CE - Comandos elétricos. Contatores Contatores Q uando falamos sobre os botões de comando, ficou evidente que aquele pequeno botão era o responsável direto pela alimentação e manobra de uma máquina independente do seu tipo e porte. Ou seja,

Leia mais

Transdutores de Deslocamento

Transdutores de Deslocamento Transdutores de Deslocamento Potenciômetros são formados por um material condutor resistivo depositado em superfície isolante, com contatos fixos nas duas extremidades e um contato móvel (cursor) que se

Leia mais

Automação Industrial PEA-2211: INTRODUÇÃO À ELETROMECÂNICA E À AUTOMAÇÃO AUTOMAÇÃO: CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL

Automação Industrial PEA-2211: INTRODUÇÃO À ELETROMECÂNICA E À AUTOMAÇÃO AUTOMAÇÃO: CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL PEA-2211: INTRODUÇÃO À ELETROMECÂNICA E À AUTOMAÇÃO AUTOMAÇÃO: CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL Histórico Fim da década de 1960: os circuitos integrados permitiram o desenvolvimento de minicomputadores,

Leia mais

Sistemas Microcontrolados

Sistemas Microcontrolados UTFPR Departamento de Eletrônica Departamento de Informática Sistemas Microcontrolados Interfaceamento com conversores A/D & D/A e sensores Prof. Heitor Silvério Lopes 2017 Rede R-2R A tensão de saída

Leia mais

Conjunto Lubrifil. Esteira Transportadora. Cilindros Pneumáticos. Sensor. Sensor. Motor CC. Módulo Sinaleiro. Módulo Chave e Botões.

Conjunto Lubrifil. Esteira Transportadora. Cilindros Pneumáticos. Sensor. Sensor. Motor CC. Módulo Sinaleiro. Módulo Chave e Botões. A evolução tecnológica, baseada na eletrônica fez com que a Automação Industrial dentro dos processos de manufatura atingisse o patamar de tecnologia estratégica em todos os sistemas de gestão. Empresas

Leia mais

Equipamentos Elétricos. Aula 3 - Disjuntores

Equipamentos Elétricos. Aula 3 - Disjuntores Equipamentos Elétricos Aula 3 - Disjuntores Prof. Dr. Hugo Valadares Siqueira Disjuntores Dispositivo mecânico com a função de um interruptor com desarme automático; Componentes comumente utilizados nos

Leia mais

Sensores de Velocidade

Sensores de Velocidade Sensores de Velocidade 1. Dínamo taquimétrico Tacogerador Baseado no princípio do motor de corrente contínua com escovas que funcionam como gerador DC que gera uma tensão proporcional à velocidade angular

Leia mais

Programação Básica em Arduino Aula 8

Programação Básica em Arduino Aula 8 Programação Básica em Arduino Aula 8 Execução: Laboratório de Automação e Robótica Móvel Receber um valor da porta Serial. Os comandos que serão utilizados em aula serão Serial.available() e Serial.parseInt().

Leia mais

Instrumentação Eletrônica TE149. Prof. Marlio Bonfim UFPR 2 semestre 2013

Instrumentação Eletrônica TE149. Prof. Marlio Bonfim UFPR 2 semestre 2013 Instrumentação Eletrônica TE149 Prof. Marlio Bonfim UFPR 2 semestre 2013 Instrumentação Eletrônica Sinais elétricos Mundo Mundo Real Real Grandezas Físicas Físicas Sensor Atuador Condicionamento e Processamento

Leia mais

APRESENTAÇÃO A Empresa 3

APRESENTAÇÃO A Empresa 3 Janeiro/207 Índice APRESENTAÇÃO A Empresa 3 KITS DIDÁTICOS Visão Geral 4 Maletas Didáticas de Automação Industrial 6 Maleta Didática de Eletropneumática 9 Maleta Didática de Comandos Elétricos Maleta Didática

Leia mais

Sistemas hidropneumáticos

Sistemas hidropneumáticos www.sttechboni.weebly.com Ementa Introdução a sistemas hidropneumáticos. Bombas, cilindros, válvulas, acessórios e fluidos hidráulicos. Circuitos pneumáticos, ar comprimido, comandos, elementos de controle,

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO EM PROCESSOS INDUSTRIAIS

INSTRUMENTAÇÃO EM PROCESSOS INDUSTRIAIS INSTRUMENTAÇÃO EM PROCESSOS INDUSTRIAIS Válvulas de controle (funções, componentes, tipos e aplicações) Patrícia Lins de Paula 25/03/2012 154 VÁLVULAS São dispositivos destinados a estabelecer, controlar

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE MAQUETES PARA O ENSINO DE ENGENHARIA: Automatização e Adequação de Segurança em Prensa Excêntrica

UTILIZAÇÃO DE MAQUETES PARA O ENSINO DE ENGENHARIA: Automatização e Adequação de Segurança em Prensa Excêntrica UTILIZAÇÃO DE MAQUETES PARA O ENSINO DE ENGENHARIA: Automatização e Adequação de Segurança em Prensa Excêntrica Jung, Felipe 1 ; Salvi, André 1 ; Padilha, Marina 1 ; Souza, Otávio Rafael de 1 ; Balan,

Leia mais

ACIONAMENTO DE MÁQUINAS

ACIONAMENTO DE MÁQUINAS Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas ACIONAMENTO DE MÁQUINAS ROGÉRIO LÚCIO LIMA Sinop Novembro de 2016 Dispositivos elétricos comando e proteção

Leia mais

Medição dimensional e de movimento. Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira Faculdade Gama

Medição dimensional e de movimento. Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira Faculdade Gama Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira Faculdade Gama Sensor por efeito piezo-elétrico: Funciona a partir do efeito piezo-elétrico; Fenômeno físico reversível; Fornece tensão com a deformação do elemento

Leia mais

AULA 2 ELEMENTOS BÁSICOS (Laboratório) Prof. Marcio Kimpara

AULA 2 ELEMENTOS BÁSICOS (Laboratório) Prof. Marcio Kimpara COMANDOS INDUSTRIAIS AULA 2 ELEMENTOS BÁSICOS (Laboratório) Prof. Marcio Kimpara UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul FAENG Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia Prof.

Leia mais

Automação Industrial. Interfaces de Entrada e saída (I/O) Professor Miguel Neto

Automação Industrial. Interfaces de Entrada e saída (I/O) Professor Miguel Neto Automação Industrial Interfaces de Entrada e saída (I/O) Professor Miguel Neto Ciclo de varredura de um CLP Durante a execução do CLP no modo Run, o equipamento vai realizar as etapas descritas abaixo:

Leia mais

Relés térmicos e temporizadores

Relés térmicos e temporizadores Relés térmicos e temporizadores V ocê já parou para pensar o que pode ocorrer com um motor elétrico se o seu eixo travar por um problema mecânico? Com certeza vai queimar, pois a corrente elétrica vai

Leia mais

CLP. Curso de Formação Profissional Técnico em Eletroeletrônica Módulo III Senai Arcos-MG

CLP. Curso de Formação Profissional Técnico em Eletroeletrônica Módulo III Senai Arcos-MG Curso de Formação Profissional Técnico em Eletroeletrônica Módulo III Senai Arcos-MG CLP Raphael Roberto Ribeiro Silva Técnico em eletroeletrônica pelo INPA Arcos Estudante de Engenharia Elétrica do IFMG

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Sensores e Atuadores

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Sensores e Atuadores Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Sensores e Atuadores Heitor Medeiros Florencio Objetivos da aula Caracterizar os principais sensores e atuadores

Leia mais

Benefícios de um CLP:

Benefícios de um CLP: Benefícios de um CLP: a) Permitir fácil diagnóstico de funcionamento ainda na fase de projeto do sistema e/ou de reparos em falhas que venham a ocorrer durante a sua operação. b) Ser instalado em cabines

Leia mais

SISTEMA PARA MONITORAÇÃO E COMANDO DE VÁLVULAS ON-OFF

SISTEMA PARA MONITORAÇÃO E COMANDO DE VÁLVULAS ON-OFF Aplicação em atuadores rota vos ou lineares. Princípio de qualidade e robustez com invólucro em alumínio (IP66) com pintura especial em Poliester e Haste Namur em aço inox. Indicador visual local que possibilita

Leia mais

Conceitos Básicos de Automação. Prof. Jeferson L. Curzel 2019/01

Conceitos Básicos de Automação. Prof. Jeferson L. Curzel 2019/01 Conceitos Básicos de Automação Prof. Jeferson L. Curzel 2019/01 Exemplo Motivador Furação manual: operador usava os olhos, o tato e a contração dos músculos avaliava a evolução do furo na madeira, decidindo

Leia mais

Indicador de Posições TD100

Indicador de Posições TD100 1. Introdução Indicador de Posições TD100 http://www.licht-labs.com info@licht-labs.com A indicação da posição de comutadores de derivações em carga de transformadores de força pode ser realizada com instrumentos

Leia mais

Elementos sensores. Elementos sensores

Elementos sensores. Elementos sensores eletromagnéticos Usados para medida de velocidade linear ou angular. Baseia-se na lei de indução de Faraday. Tacômetro de relutância variável: Força magnetomotriz é constante (imã permanente) eletromagnéticos

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Introdução à Automação Industrial

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Introdução à Automação Industrial Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Introdução à Automação Industrial Prof. Heitor Medeiros Florencio Introdução O que é automação? O que podemos

Leia mais

Chave de nível Para aplicações industriais, sinais de saída PNP ou NPN Modelo GLS-1000

Chave de nível Para aplicações industriais, sinais de saída PNP ou NPN Modelo GLS-1000 Nível Chave de nível Para aplicações industriais, sinais de saída PNP ou NPN Modelo GLS-1000 Folha de dados WIKA LM 50.10 Aplicações Medição de nível de líquidos para indústria de equipamentos Função de

Leia mais

Instalação de Sistemas Eletroeletrônicos Industriais I Raphael Roberto Ribeiro Silva

Instalação de Sistemas Eletroeletrônicos Industriais I Raphael Roberto Ribeiro Silva Curso de Formação Profissional Aprendizagem Industrial em Manutenção Elétrica Industrial Módulo I Instalação de Sistemas Eletroeletrônicos Industriais I Raphael Roberto Ribeiro Silva Conteúdo Programático

Leia mais

AULA 5 - SENSORES DE PRESENÇA E TEMPERATURA

AULA 5 - SENSORES DE PRESENÇA E TEMPERATURA AULA 5 - SENSORES DE PRESENÇA E TEMPERATURA Prof. Fabricia SENSORES DE PRESENÇA Sensores de Presença; Sensores e Posição; Sensores Ópticos; Sensores de Velocidade. Sensores Industriais Sensores Ópticos;

Leia mais

Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica

Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica mehl@eletrica.ufpr.br Gradadores Gradadores com controle pelo ângulo de condução de um interruptor Gradadores

Leia mais

Detectores fotoeléctricos

Detectores fotoeléctricos Detectores fotoeléctricos Detectores fotoeléctricos Os detectores são equipamentos eléctricos que são utilizados para detectar os mais diversos tipos de objectos, nas mais diversas aplicações, quer industriais,

Leia mais

NE5120 Engenharia Elétrica II Painel de Comando Elétrico

NE5120 Engenharia Elétrica II Painel de Comando Elétrico NE5120 Engenharia Elétrica II Painel de Comando Elétrico Elaborado: Prof. Luís Caldas Visão de comando elétrico; Normas e procedimentos e segurança; Conceitos componentes elétricos; Aplicações e exemplos.

Leia mais

CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL SENSORES DE PROXIMIDADE

CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL SENSORES DE PROXIMIDADE CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL SENSORES DE PROXIMIDADE SUMÁRIO 1) INTRODUÇÃO...3 2) CLASSE DE PROTEÇÃO DOS SENSORES...3 Grau de proteção contra sólidos...3 Grau de proteção

Leia mais