Plano de Investimento Brasil (BIP):

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Investimento Brasil (BIP):"

Transcrição

1 Fundos de Investimentos Climáticos (CIF) Programa de Investimento Florestal (FIP) Plano de Investimento Brasil (BIP): Projeto CAR-FIP Cerrado I Projeto CAR-FIP Cerrado II Elaboração: Diretoria de Fomento e Inclusão Florestal dfi@florestal.gov.br Tel.: +55 (61)

2 Captação de Recursos para Investimentos Programa / Projeto Fonte Financiadora USD (milhões) Orçamento Acordo Plano de Investimento Brasil (BIP) FIP-SCF-CIF 37,52 Doação 32,48 Empréstimo FIP-DGM 6,50 Doação Cerrado-Jalapão Programa de Mitigação das Mudanças Climáticas do Cerrado (CCCMP) FIP 25,00 Doação Bilateral: Brasil- Alemanha 6,50 Doação DEFRA/UK 16,80 Doação Total 124,80

3 Projetos de CAR no Cerrado

4 Projeto: CAR-FIP Cerrado I (Empréstimo Aprovado pelo Senado) PROGRAMA DE INVESTIMENTO FLORESTAL 1. País / Região Brasil / América Latina 2. Projeto CIF #: 3. Título do Programa/Projeto: 4. Data da Aprovação do Plano de Investimento: 5. Solicitação de Fundos (em USD milhões): 6. Banco Multilateral de Desenvolvimento (MDB): 7. Agência Executora: 8. Ponto Focal do MDB e Líder da Equipe de Tarefa do Projeto/Programa (TTL): Plano de Investimento Brasil: Projeto de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais no Bioma Cerrado 2012 Doação: -- Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento ((BIRD) Ministério do Meio Ambiente (MMA) Sede do Ponto Focal: Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) Gerhard Dieterle, Assessor Florestal e Ponto Focal do FIP Empréstimo: USD 32,48 Contrapartida: USD 17,52 ( x ) Setor Público ( ) Setor Privado TTL: Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) Bernadete Lange, Especialista Senior em Meio Ambiente (blange@worldbank.org)

5 Regularização Ambiental de Imóveis Rurais no Bioma Cerrado Contexto: o projeto integra as iniciativas do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para execução do Programa de Regularização Ambiental (PRA) no Bioma Cerrado; Escopo: aumento da capacidade institucional das agências ambientais, cadastramento no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) e planejamento da recuperação de eventuais deficits florestais de imóveis rurais situados em 47 municípios de 9 Unidades da Federação, cobrindo uma área de hectares. Duração: 4 (quatro) anos; Orçamento: USD 50 milhões (Empréstimo de USD 32,48 milhões + Contrapartida Nacional de USD 17,52 milhões).

6 Componentes do Projeto Componente 1: Fortalecimento da Capacidade das Agências Ambientais para Implementar o Cadastro Ambiental Rural (CAR); o objetivo é a integração dos sistemas de informações dos Estados, Distrito Federal e da União (Sistema de Cadastro Ambiental Rural SICAR), envolvendo o treinamento de equipes e fornecimento de serviços, imagens de satélites e infraestrutura tecnológica; Componente 2: Registro de Propriedades ou Posses Rurais em Municípios Selecionados; o objetivo é promover os registros cadastrais de imóveis rurais no SICAR ou nos sistemas de controle de CAR dos Estados em 47 municípios selecionados no Bioma Cerrado; Componente 3: Gestão, Monitoramento e Avaliação do Projeto (despesas com infraestrutura técnica e RH).

7 Atividades da Estratégia Componente 1: Fortalecimento Institucional Equipar Órgãos Estaduais de Meio Ambiente (OEMAs) para realizar treinamentos e mobilizações nos municípios; Disponibilizar uma unidade móvel de cadastramento por Estado para realizar inscrições nos municípios (por meio de mutirões e eventos, tais como feiras, etc.); Contratar serviços técnicos de apoio à análise de conformidade ambiental de CAR e validação de CAR inscritos nos sistemas informatizados (Sistema de Cadastro Ambiental Rural SICAR e outros); Contratar serviços técnicos de apoio para monitoramento local da execução do projeto.

8 Componente 2: Cadastramento de Imóveis Rurais Executar campanha de comunicação do projeto com divulgação nos municípios selecionados, utilizando material promocional de baixo custo (cartilhas, folders, cartazes, banners, brindes, vídeos, spots de rádio, etc.); Realizar eventos de mobilização dos produtores rurais por município nas áreas do projeto; Inscrever imóveis rurais no SICAR mediante busca ativa de 100% dos imóveis com até 4 módulos fiscais; Equipar e mobiliar um balcão de atendimento por município (com mobiliário, microcomputador, impressora, dispositivo de GPS, acesso à Internet, etc.); Treinar técnicos como facilitadores e multiplicadores de conhecimento do Módulo de Inscrição (Off Line) do SICAR;

9 Cenas de cadastramento de imóveis rurais em balcão do CAR na Serra do Lajeado, no Estado de Tocantins...

10 Adquirir imagens do solo de alta resolução; Fazer o mapeamento temático da vegetação com imagens do solo de alta resolução (vetorização de rios com resolução < 10 m, ramais e vicinais); Elaborar Projetos de Recomposição de Áreas Degradadas Alteradas (PRADAs) dos imóveis rurais no Programa de Regularização Ambiental (PRA), com meta de 50% dos imóveis com até 4 módulos fiscais; Elaborar Planos Municipais de Recuperação de Áreas Degradadas.

11 Componente 3: Gestão do Projeto Criar campanha de divulgação do projeto (design gráfico e peças publicitárias); Realizar eventos formais de lançamento e de encerramento do projeto; Elaborar conteúdos de apoio às atividades de capacitação e mobilização (cartilhas, apostilas, vide-oaulas, etc.); Adaptar plataforma CapCAR existente para outros cursos na modalidade Educação a Distância (EaD); Desenvolver o Módulo PRA do SICAR, com aplicativo off line de apoio à elaboração de projetos; Desenvolver Portal do PRA na Web contendo informações sobre métodos e técnicas de recuperação de áreas degradadas para o Bioma Cerrado, para consulta pública.

12 Riscos e Arranjos Organizacionais O mais alto risco identificado no projeto se refere à capacidade de gestão dos órgãos ambientais envolvidos, que é considerada insuficiente no contexto; Como 65% dos recursos externos são empréstimos, o projeto exigirá uma execução orçamentária e financeira a ser executada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio do (SFB/MMA); Está facultada a contratação (não obrigatória) de uma Entidade de Cooperação Internacional (ECI) para apoiar a execução do projeto, especialmente para processar as licitações de bens e serviços com as regras do BIRD; O do Ministério do Meio Ambiente (SFB/MMA) deverá criar uma Unidade de Gestão de Projetos (UGP) dedicada, para apoiar a gestão.

13 Projeto: CAR-FIP Cerrado II (Elaboração de Nota Conceitual) PROGRAMA DE INVESTIMENTO FLORESTAL 1. País / Região Brasil / América Latina 2. Projeto CIF #: 3. Título do Programa / Projeto: 4. Data da Aprovação do Plano de Investimento: 5. Solicitação de Fundos (em USD milhões): 6. Banco Multilateral de Desenvolvimento (MDB): 7. Agência Executora: 8. Ponto Focal do MDB e Líder da Equipe de Tarefa do Projeto/Programa (TTL): Plano de Investimento Brasil: Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado 18 de maio de 2012 Doação: USD 25,00 Não-Doação: -- Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento ((BIRD) ( x ) Setor Público ( ) Setor Privado Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Sede do Ponto Focal: Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) Gerhard Dieterle, Assessor Florestal e Ponto Focal do FIP TTL: Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) Bernadete Lange, Especialista Senior em Meio Ambiente (blange@worldbank.org)

14 Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado Contexto: o projeto integra as iniciativas do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para execução do Programa de Regularização Ambiental (PRA) no Bioma Cerrado; Escopo: implementação de experiências de campo para recomposição e preservação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) de importância hídrica regional ou nacional, prioritariamente localizadas em pequenas propriedades rurais, assim definidas aquelas com áreas de até 4 (quatro) módulos fiscais, de propriedade ou posse de comunidades beneficiadas em programas sociais rurais; Duração: 4 (quatro) anos; Orçamento: USD 25 milhões.

15 Recuperação de APPs Hídricas e Formação de Corredores Ecológicos no Bioma Cerrado

16 Gestão Integrada da Paisagem (Integrated Landscape Management - ILM)

17 Iniciativa Integrada da Paisagem (Integrated Landscape Initiative ILI) Plataformas, programas, projetos e atividades que: a) explicitamente procurarem, simultaneamente, melhorar a produção de alimentos, a biodiversidade e a conservação do ecossistema; b) atuarem numa escala de paisagem e incluírem planejamento, política pública e gerenciamento; c) envolverem coordenação inter-setorial (ministérios, entidades de governos locais, fazendeiros e organizações comunitárias, organizações não governamentais (ONGs), doadores, setor privado); d) forem altamente participatórios e suportarem gestão adaptativa e colaborativa com estrutura de aprendizado social (Milder, Hart, Dobie, Minai, e Zaleski 2014).

18 Estrutura Analítica do CAR-FIP Cerrado II

19 Subcomponentes do Projeto Subcomponente 1: Planejar Ações; destina-se ao planejamento da execução do projeto, relativo ao componente que caberá ao MMA, pois embora integrante de um mesmo projeto compartilhado com o MAPA, com objetivos comuns de desenvolvimento rural ambientalmente sustentável, o subcomponente do MMA apresenta estratégias e instrumentos específicos, de acordo com a realidade da gestão ambiental nas três esferas de governo; Subcomponente 2: Executar Projetos do PRA; refere-se à execução dos projetos de recuperação de vegetação nativa nas APPs selecionados na fase anterior, iniciando com atividades destinadas ao alcance do terceiro objetivo especifico do componente de projeto: fomentar a cadeia produtiva de mudas e sementes florestais;

20 Pacotes de Trabalho do Subcomponente 2 Comunicar Componente: intensos esforços para comunicação institucional do Programa de Regularização Ambiental (PRA) e das prioridades de investimentos em projetos de interesse do MMA e seus parceiros; Fomentar Parcerias: articulações e interações institucionais para identificação e avaliação de potenciais parcerias, buscando-se ampliar a capacidade de execução do projeto; previstas parcerias com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), universidades, órgãos públicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, sindicatos de trabalhadores rurais e demais entidades associativas no campo, além de empresas representantes da indústria e instituições financeiras;

21 Fomentar Insumos: considerando que, inicialmente, haverá escassez de insumos florestais, este pacote de trabalho se destina a desenvolver instrumentos e promover ações concretas de apoio à cadeia produtiva de sementes e mudas florestais, desde os coletores e beneficiadores de sementes até a infraestrutura associada e a integração com o mercado, atendendo às normas de conformidade da atividade e assegurando sua sustentabilidade após o encerramento do projeto; Captar e Selecionar Propostas: publicação de editais para seleção de propostas de projetos, com base nos critérios técnicos de priorização de áreas adotados, e também a definição de projetos a partir de iniciativas do próprio SFB/MMA; os recursos financeiros para custeio serão os provenientes de doações do BIRD e outras fontes;

22 Contratar Projetos: etapa de trabalho processual formal, que envolve também os titulares de imóveis rurais, respectiva à tramitação normativa, com as regras do BIRD, para contratação de organizações parceiras selecionadas para execução de projetos de recuperação de áreas degradadas nas APPs dos imóveis rurais priorizados, no escopo da implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA), conforme os editais publicados e outros instrumentos de seleção; Executar Projetos: execução física dos projetos contratados para os imóveis rurais selecionados, no Programa de Regularização Ambiental (PRA), pelas organizações parceiras de trabalho de campo; o SFB/MMA não atuará, diretamente, nesta etapa, mas deverá monitorar, continuamente, os trabalhos dos parceiros e controlar e avaliar os resultados parciais e finais.

23 Subcomponente 3: Monitorar e Avaliar Projetos; destinase ao monitoramento, controle e avaliação da execução física e financeira de projetos de reflorestamento em APPs hídricas a cargo das organizações parceiras; o monitoramento será baseado em sistema de informações especializado para Gerenciamento de Portfolio de Projetos (Project Portfolio Management PPM), onde serão armazenadas as informações detalhadas sobre os projetos, no conceito de fonte única da verdade, disponíveis para consultas, pela Internet, das partes interessadas: equipes do SFB/MMA, do BIRD e dos órgãos de controle interno e externo da Administração Pública Federal as organizações parceiras na execução de projetos terão acesso controlado ao sistema, para atualização do estágio de progresso dos projetos sob sua responsabilidade.

24 Arranjos Organizacionais para Gestão do Projeto O receptor da doação será uma organização não lucrativa (Non-Profit Organization NPO) que executará a coordenação geral e as atividades financeiras e de aquisições com os recursos doados ao Projeto, de acordo com as regras do Banco Mundial; A supervisão das ações financiadas com a doação, incluindo a aceitação dos produtos, será responsabilidade da NPO, que formará com o MMA e o MAPA um Grupo Técnico de Projeto (Project Technical Group PTG) aprovado pelo Banco Mundial; O do Ministério do Meio Ambiente (SFB/MMA) deverá criar uma Unidade de Gestão de Projetos (UGP) dedicada, para apoiar a gestão.

25 I. Fomentar a produção de insumos florestais (principalmente mudas e sementes de vegetação nativa). II. Cinco Pilares da Estratégia do Componente Florestal Patrocinar a execução de projetos experimentais. III. Engajar outros órgãos públicos, inclusive estaduais e municipais, e entidades privadas e do terceiro setor para assistência técnica aos titulares de imóveis rurais. IV. Ampliar o leque de parcerias, incentivando a participação e o financiamento de projetos por organizações privadas e do terceiro setor, tais como instituições bancárias, empresas da indústria de equipamentos e outros insumos, e ONGs ambientalistas. V. Fomentar ações de eco-educação no Bioma Cerrado.

26 Viver é perigoso... (Guimarães Rosa).

Interações e Sinergias com Projeto FIP-Paisagem. Taiguara Alencar GIZ

Interações e Sinergias com Projeto FIP-Paisagem. Taiguara Alencar GIZ Interações e Sinergias com Projeto FIP-Paisagem Taiguara Alencar GIZ Sinergias - Portfolio FIP Produção Sustentável em Áreas previamente convertidas (FIP-ABC) Regularização Ambiental de Imóveis Rurais

Leia mais

III ENCONTRO DOS MUNICÍPIOS COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

III ENCONTRO DOS MUNICÍPIOS COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL III ENCONTRO DOS MUNICÍPIOS COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Abril/2015 IMÓVEIS A SEREM INSCRITOS EM 2 ANOS Imóveis BR Área (ha) Estabelecimentos Agricultura familiar 4.367.902

Leia mais

NOME DO PROJETO: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL PDRIS. ( ):

NOME DO PROJETO: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL PDRIS. ( ): NOME DO PROJETO: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL PDRIS Nº ACORDO EMPRÉSTIMO: 8185-0/BR NÃO OBJEÇÃO - (TERMO DE REFERÊNCIA) Nº DO TDR: 01/2015 DATA: ( 01/03/2014) COMPONENTE:

Leia mais

Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica. Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI/BMU)

Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica. Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI/BMU) Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI/BMU) Índice da Apresentação Lições aprendidas Projeto Proteção da Mata Atlântica II (2009 a 2012)

Leia mais

AÇÕES DA ANA NO FORTALECIMENTO DA INFRAESTRUTURA NATURAL PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA NO GUARIROBA

AÇÕES DA ANA NO FORTALECIMENTO DA INFRAESTRUTURA NATURAL PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA NO GUARIROBA AÇÕES DA ANA NO FORTALECIMENTO DA INFRAESTRUTURA NATURAL PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA NO GUARIROBA Devanir Garcia dos Santos Coordenador de Implementação de Projetos Indutores Devanir Garcia dos Santos Gerente

Leia mais

Programa Conservação e produção rural sustentável: uma parceria para a vida" no Nordeste de Minas Gerais

Programa Conservação e produção rural sustentável: uma parceria para a vida no Nordeste de Minas Gerais Programa Conservação e produção rural sustentável: uma parceria para a vida" no Nordeste de Minas Gerais Janaina Mendonça Pereira Bióloga e Mestre em Tecnologia, Ambiente e Sociedade: Recursos naturais

Leia mais

Banco do Brasil. Setembro 2012

Banco do Brasil. Setembro 2012 Banco do Brasil Setembro 2012 2011/2012 Atuação do BB na Safra 2011/2012 Volume de crédito rural desembolsado R$ 48,2 bilhões CRESCIMENTO de 23% Atuação do BB na Safra 2011/2012 Comparativo: Safras 2010/2011

Leia mais

GESTÃO EXECUTIVA E MONITORAMENTO ECOLÓGICO DE PROJETOS DE RESTAURAÇÃO SIR E BANCO DE DADOS PACTO JULIO R. C. TYMUS TNC

GESTÃO EXECUTIVA E MONITORAMENTO ECOLÓGICO DE PROJETOS DE RESTAURAÇÃO SIR E BANCO DE DADOS PACTO JULIO R. C. TYMUS TNC GESTÃO EXECUTIVA E MONITORAMENTO ECOLÓGICO DE PROJETOS DE RESTAURAÇÃO SIR E BANCO DE DADOS PACTO JULIO R. C. TYMUS TNC Sobre a TNC Missão: Proteger a natureza, para as pessoas hoje e para as futuras gerações.

Leia mais

2.1 As ações deste projeto serão desenvolvidas nos seguintes estados: RS, SC, PR, SP, RJ, ES, SE, AL, RN, PB e CE.

2.1 As ações deste projeto serão desenvolvidas nos seguintes estados: RS, SC, PR, SP, RJ, ES, SE, AL, RN, PB e CE. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE EXTRATIVISMO E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL GERÊNCIA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL Assunto: Origem: PROJETO

Leia mais

2º Workshop Programa de PSA com foco em recursos hídricos do Comitê de Integração da Bacia do Rio Paraíba do Sul - CEIVAP

2º Workshop Programa de PSA com foco em recursos hídricos do Comitê de Integração da Bacia do Rio Paraíba do Sul - CEIVAP 2º Workshop Programa de PSA com foco em recursos hídricos do Comitê de Integração da Bacia do Rio Paraíba do Sul - CEIVAP Resende, 23 de maio de 2018 Bacias PCJ Piracicaba, Capivari e Jundiaí Plano das

Leia mais

DECRETO Nº 8.972, DE 23 DE JANEIRO DE 2017

DECRETO Nº 8.972, DE 23 DE JANEIRO DE 2017 DECRETO Nº 8.972, DE 23 DE JANEIRO DE 2017 Institui a Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso IV da

Leia mais

The Nature Conservancy. Mercado Potencial de Espécies Florestais Nativas no Espírito Santo. Vanessa Jó Girão Especialista em Conservação

The Nature Conservancy. Mercado Potencial de Espécies Florestais Nativas no Espírito Santo. Vanessa Jó Girão Especialista em Conservação The Nature Conservancy Mercado Potencial de Espécies Florestais Nativas no Espírito Santo Vanessa Jó Girão Especialista em Conservação TNC: 64 anos 50 estados 1 milhão De membros 3,700/ 550 35 países Funcionários/

Leia mais

Roteiro Executivo. Extrato Geral do CAR. Benefícios do CAR. Capacitação e Formação de Técnicos. Recursos Investidos

Roteiro Executivo. Extrato Geral do CAR. Benefícios do CAR. Capacitação e Formação de Técnicos. Recursos Investidos Roteiro Executivo Extrato Geral do CAR Benefícios do CAR Capacitação e Formação de Técnicos Recursos Investidos Recursos e Projetos Captados pelo MMA para apoio à execução do CAR e PRA Arquitetura do SICAR

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE

SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE Serviços de Consultoria Individual Método CI BRASIL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE PROJETO CERRADO FEDERAL Acordo de Doação N.º TF0A0093 Banco Mundial A República

Leia mais

Estratégias para o Cadastramento Ambiental Rural no Paraná

Estratégias para o Cadastramento Ambiental Rural no Paraná Estratégias para o Cadastramento Ambiental Rural no Paraná Mariese Cargnin Muchailh Diretora de Restauração e Monitoramento IAP Antonina Setembro 2014 532.840 imóveis rurais 92% = pequenos imóveis até

Leia mais

2ª Conferência Brasileira de Restauração Ecológica SOBRE Programa de Regularização Ambiental (PRA) do Estado da Bahia

2ª Conferência Brasileira de Restauração Ecológica SOBRE Programa de Regularização Ambiental (PRA) do Estado da Bahia 2ª Conferência Brasileira de Restauração Ecológica SOBRE 2018 Programa de Regularização Ambiental (PRA) do Estado da Bahia Sumário Insumos (ZEE, APCB, UCs, CEFIR/CAR e Sistema Curupira) Programa de Regularização

Leia mais

Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE) no Plano Nacional de Adaptação (PNA) 24 de setembro de 2015

Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE) no Plano Nacional de Adaptação (PNA) 24 de setembro de 2015 Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE) no Plano Nacional de Adaptação (PNA) 24 de setembro de 2015 Governança da Mudança do Clima - Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM) - Grupo Executivo

Leia mais

Restauração de paisagens e florestas

Restauração de paisagens e florestas Restauração de paisagens e florestas Desenvolvimento de estratégias subnacionais e integração de agendas globais Marco Terranova Um conceito com enfoque na funcionalidade dos ecossistemas A restauração

Leia mais

FAMURS Porto Alegre, 10 de maio de 2013

FAMURS Porto Alegre, 10 de maio de 2013 FAMURS Porto Alegre, 10 de maio de 2013 Marco legal CAR Instituído pela Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012 Art. 29. É criado o Cadastro Ambiental Rural - CAR, no âmbito do Sistema Nacional de Informação

Leia mais

Café da Manhã da Frente Parlamentar Ambientalista 04/05/2016

Café da Manhã da Frente Parlamentar Ambientalista 04/05/2016 Café da Manhã da Frente Parlamentar Ambientalista 04/05/2016 Extrato Geral do CAR Março 2016 ÁREA PASSÍVEL DE CADASTRO (em hectares) 1 ÁREA TOTAL CADASTRADA (em hectares) 2 ÁREA CADASTRADA (em %) 3 397.836.864

Leia mais

ESTADO DE SÃO PAULO PUBLICADA NO DOE DE SEÇÃO I PÁG 42 RESOLUÇÃO CONJUNTA SAA/SIMA Nº 01, DE 12_DE_MARÇO DE 2019

ESTADO DE SÃO PAULO PUBLICADA NO DOE DE SEÇÃO I PÁG 42 RESOLUÇÃO CONJUNTA SAA/SIMA Nº 01, DE 12_DE_MARÇO DE 2019 PUBLICADA NO DOE DE 13-03-2019 SEÇÃO I PÁG 42 RESOLUÇÃO CONJUNTA SAA/SIMA Nº 01, DE 12_DE_MARÇO DE 2019 Dispõe sobre o detalhamento das atribuições das Secretarias de Agricultura e Abastecimento SAA e

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA ANTECEDENTES

TERMO DE REFERÊNCIA ANTECEDENTES TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTORIA (PESSOA JURÍDICA) PARA O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DE APOIO PARA SENSIBILIZAÇÃO DE COMUNIDADES RURAIS, TENDO COMO FOCO A RESTAURAÇÃO DE PAISAGENS E A EQUIDADE DE GÊNERO

Leia mais

Gestão Ambiental nas Bacias PCJ - Instrumentos e estratégias para integração

Gestão Ambiental nas Bacias PCJ - Instrumentos e estratégias para integração Gestão Ambiental nas Bacias PCJ - Instrumentos e estratégias para integração Marina Peres Barbosa Gestora - Área Ambiental - Agência das Bacias PCJ Porque investir em infra-estrutura natural em comparação

Leia mais

Restauração Ecológica

Restauração Ecológica Restauração Ecológica A importância das florestas Seres humanos e sociedade: uso de recursos direta e indiretamente Diretamente: madeira para móveis, lenha, carvão, frutos, sementes e castanhas, óleos,

Leia mais

O Código Florestal nos Estados da Mata Atlântica

O Código Florestal nos Estados da Mata Atlântica O Código Florestal nos Estados da Mata Atlântica O Código Florestal nos Estados da Mata Atlântica Este relatório foi produzido para a Fundação SOS Mata Atlântica sob contrato firmado entre as partes em

Leia mais

Aquisição de Bens Obras e Serviços

Aquisição de Bens Obras e Serviços Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Plano de Licitações, Aquisições e Contratações de Consultoria I. Considerações Gerais

Leia mais

Boletim Informativo 2 anos 05 de maio de 2016

Boletim Informativo 2 anos 05 de maio de 2016 Boletim Informativo 2 anos 05 de maio de 2016 BRASIL Extrato Brasil Censo Agropecuário IBGE 2006 Área Passível de Cadastro¹ Área Total Cadastrada² Percentual de Área Cadastrada³ (hectares) (hectares) (%)

Leia mais

Oportunidades de negócios da restauração florestal

Oportunidades de negócios da restauração florestal 9057 GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS Oportunidades de negócios da restauração florestal Marcos Sossai Eng. Florestal Mestre em Ciências Florestais

Leia mais

SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL EM MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS PROGRAMA

Leia mais

Relatório de Atividades.

Relatório de Atividades. Relatório de Atividades 2016 www.apremavi.org.br Programa Matas Legais Objetivo: Desenvolver um programa de Conservação, Educação Ambiental e Fomento Florestal que ajude a preservar e recuperar os remanescentes

Leia mais

Programa Municípios Sustentáveis

Programa Municípios Sustentáveis Programa Municípios Sustentáveis Objetivo geral: Promover o desenvolvimento sustentável dos municípios da Amazônia Mato-grossense, através do fortalecimento da economia local, da melhoria da governança

Leia mais

AVALIAÇÃO DO FUNDO CLIMA Modalidade Recursos Não Reembolsáveis. REUNIÃO DE PARES 29 de março de 2016

AVALIAÇÃO DO FUNDO CLIMA Modalidade Recursos Não Reembolsáveis. REUNIÃO DE PARES 29 de março de 2016 AVALIAÇÃO DO FUNDO CLIMA Modalidade Recursos Não Reembolsáveis REUNIÃO DE PARES 29 de março de 2016 Avaliação da Modalidade de Recursos não reembolsáveis Amostra de temas e parcerias, combinando entrevistas

Leia mais

Plano de Licitações, Aquisições e Contratação de Consultoria

Plano de Licitações, Aquisições e Contratação de Consultoria Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Plano de Licitações, Aquisições e Contratação de Consultoria I. Considerações Gerais

Leia mais

ANEXO I PLANO PLURIANUAL DE APLICAÇÃO PPA DOS COMITÊS DA BACIA HIDROGRÁFICA DOS AFLUENTES MINEIROS DOS RIOS POMBA E MURIAÉ

ANEXO I PLANO PLURIANUAL DE APLICAÇÃO PPA DOS COMITÊS DA BACIA HIDROGRÁFICA DOS AFLUENTES MINEIROS DOS RIOS POMBA E MURIAÉ ANEXO I PLANO PLURIANUAL DE APLICAÇÃO PPA DOS COMITÊS DA BACIA HIDROGRÁFICA DOS AFLUENTES MINEIROS DOS RIOS POMBA E MURIAÉ O Plano Plurianual de Aplicação - PPA do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Afluentes

Leia mais

Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica

Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica Rede de ONGs da Mata Atlântica RMA Apoio: Funbio e MMA Papel do Município no meio ambiente Constituição Federal Art 23 Competência Comum,

Leia mais

Atribuições. Qualificar os profissionais Monitorar e avaliar resultados. Contratar serviços. Credenciar entidades públicas e privadas

Atribuições. Qualificar os profissionais Monitorar e avaliar resultados. Contratar serviços. Credenciar entidades públicas e privadas Atribuições Contratar serviços Qualificar os profissionais Monitorar e avaliar resultados Credenciar entidades públicas e privadas Acreditar as entidades quanto a qualidade do serviço prestado Características

Leia mais

Serviços Técnicos e Gestão Ambiental no Agronegócio Diretoria de Agronegócios

Serviços Técnicos e Gestão Ambiental no Agronegócio Diretoria de Agronegócios 47º Café com Sustentabilidade - Febraban Pecuária Sustentável: Agentes financeiros como indutores de boas práticas Modelos de financiamento e investimento: incentivos à adoção de boas práticas socioambientais

Leia mais

MARCO LÓGICO DO HOTSPOT CERRADO

MARCO LÓGICO DO HOTSPOT CERRADO MARCO LÓGICO DO HOTSPOT CERRADO 2016-2021 Objetivo Metas Meios de Verificação Premissas Importantes Envolver a sociedade civil na conservação da biodiversidade globalmente ameaçada, por meio de investimentos

Leia mais

CEFIR. Cadastro Estadual Ambiental Rural. Março.2013 SISEMA SISTEMA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE. Desafios e limitações

CEFIR. Cadastro Estadual Ambiental Rural. Março.2013 SISEMA SISTEMA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE. Desafios e limitações CEFIR Março.2013 SISEMA SISTEMA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE Contexto até 2011 Múltiplos deslocamentos do cidadão ao órgão ambiental; Atendimento presencial; Desafios e limitações Dificuldades de comunicação;

Leia mais

Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza Criada em 1990 como uma fundação de direito privado; Missão: Promover e realizar ações de conservação da natureza; Visão: A sociedade brasileira sensibilizada

Leia mais

Metodologia para apoio a restauração nos Programas de Regularização Ambiental. Rubens Benini Novembro 2018

Metodologia para apoio a restauração nos Programas de Regularização Ambiental. Rubens Benini Novembro 2018 Metodologia para apoio a restauração nos Programas de Regularização Ambiental Rubens Benini Novembro 2018 Nova Lei de Proteção da Vegetação Nativa/ Como mudar a paisagem? Planos Regionais de Restauração

Leia mais

Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semarh Desafio da Prevenção e do Combate a Incêndios, tendo o MIF como redução do Impacto do Fogo.

Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semarh Desafio da Prevenção e do Combate a Incêndios, tendo o MIF como redução do Impacto do Fogo. Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semarh Desafio da Prevenção e do Combate a Incêndios, tendo o MIF como redução do Impacto do Fogo. Gurupi TO, 22 de Novembro de 2016 Secretaria do Meio

Leia mais

Propriedades rurais que possuam algum passivo ambiental, em termos de. reserva legal e áreas de preservação permanente, possivelmente terão

Propriedades rurais que possuam algum passivo ambiental, em termos de. reserva legal e áreas de preservação permanente, possivelmente terão Panorama Global Crescente preocupação com relação aos IMPACTOS AMBIENTAIS Panorama Nacional Propriedades rurais que possuam algum passivo ambiental, em termos de reserva legal e áreas de preservação permanente,

Leia mais

RESOLUÇÃO SMA Nº 157, de 07/12/2017

RESOLUÇÃO SMA Nº 157, de 07/12/2017 RESOLUÇÃO SMA Nº 157, de 07/12/2017 (Alterada) Define requisitos para a aprovação de projetos de restauração ecológica, e dá outras providências para a implementação do Programa Nascentes, objeto do Decreto

Leia mais

PROTEÇÃO DE NASCENTES. Pensando no amanhã

PROTEÇÃO DE NASCENTES. Pensando no amanhã PROTEÇÃO DE NASCENTES Pensando no amanhã Ciclo Hidrológico Nascentes de água Nascente sem acúmulo inicial Área de Preservação Permanente Área de Preservação Permanente Área destinada à Reserva Legal

Leia mais

Edital de Seleção Pública nº 2018/010. Recupera Cerrado

Edital de Seleção Pública nº 2018/010. Recupera Cerrado I CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DAS PROPOSTAS 1. Critérios Eliminatórios Critérios Eliminatórios Fonte da Informação E1 Entidade não é instituição sem fins lucrativos. 5.1. Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica

Leia mais

Políticas públicas de PSA no RJ e o caso do Projeto CONEXÃO MATA ATLÂNTICA

Políticas públicas de PSA no RJ e o caso do Projeto CONEXÃO MATA ATLÂNTICA Políticas públicas de PSA no RJ e o caso do Projeto CONEXÃO MATA ATLÂNTICA RELEMBRANDO Ano 2007 Município Rio Claro Sistema Guandu Início das Experiências de PSA no Estado do Rio de Janeiro PROJETO PRODUTORES

Leia mais

AÇÕES DO PROMATA II NA GESTÃO DE PAISAGENS EM MINAS GERAIS

AÇÕES DO PROMATA II NA GESTÃO DE PAISAGENS EM MINAS GERAIS AÇÕES DO PROMATA II NA GESTÃO DE PAISAGENS EM MINAS GERAIS PROMATA II O Projeto de Proteção da Mata Atlântica de Minas Gerais - PROMATA II é um projeto da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento

Leia mais

folder_car_bbfinal.indd 1 20/11/ :05:29

folder_car_bbfinal.indd 1 20/11/ :05:29 folder_car_bbfinal.indd 1 20/11/2013 11:05:29 O que é? O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais. Objetivos? Promover a identificação

Leia mais

Fundo Amazônia BNDES. Eduardo Bandeira de Mello Área de Meio Ambiente. KATOOMBA Cuiabá, 02/04/2009

Fundo Amazônia BNDES. Eduardo Bandeira de Mello Área de Meio Ambiente. KATOOMBA Cuiabá, 02/04/2009 BNDES Eduardo Bandeira de Mello Área de Meio Ambiente KATOOMBA Cuiabá, 02/04/2009 Quem somos Fundado em 20 de junho de 1952 Empresa pública de propriedade integral da União Instrumento chave para implementação

Leia mais

DELIBERAÇÃO COMPÉ Nº 61/2017 DE 04 DE SETEMBRO DE 2017

DELIBERAÇÃO COMPÉ Nº 61/2017 DE 04 DE SETEMBRO DE 2017 DELIBERAÇÃO COMPÉ Nº 61/2017 DE 04 DE SETEMBRO DE 2017 Aprova a inclusão do Programa 1.1.1 - Elaboração do novo Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica dos Rios Pomba Muriaé no Plano Plurianual

Leia mais

Edital de Seleção Pública nº 2018/010 Recupera Cerrado DÚVIDAS

Edital de Seleção Pública nº 2018/010 Recupera Cerrado DÚVIDAS Edital de Seleção Pública nº 2018/010 Recupera Cerrado DÚVIDAS Pergunta 1: Somos do Assentamento PA BARRA GRANDE DE CRISTALINA e temos o rio São Marcos, abrangendo áreas dos Estados de Goiás, Minas Gerais

Leia mais

O PRA em São Paulo SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS 1 3 D E MAIO D E

O PRA em São Paulo SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS 1 3 D E MAIO D E O PRA em São Paulo SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS 1 3 D E MAIO D E 2 0 16 Principais pontos: Programa de parcerias para implantar o PRA Definição e aplicação de incentivos econômicos Complementar a regulamentação

Leia mais

Políticas públicas e desafios para prevenção e controle de incêndios florestais no Tocantins

Políticas públicas e desafios para prevenção e controle de incêndios florestais no Tocantins Políticas públicas e desafios para prevenção e controle de incêndios florestais no Tocantins Seminário Internacional sobre Manejo Integrado de Fogo: Resultados do Projeto Cerrado Jalapão Brasília DF, 22

Leia mais

CÓDIGO FLORESTAL: Avanços e Diretrizes do Sistema Ambiental Paulista. TRÊS ANOS DE CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO - ENCONTRO DE SÃO PAULO Maio/2015

CÓDIGO FLORESTAL: Avanços e Diretrizes do Sistema Ambiental Paulista. TRÊS ANOS DE CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO - ENCONTRO DE SÃO PAULO Maio/2015 CÓDIGO FLORESTAL: Avanços e Diretrizes do Sistema Ambiental Paulista TRÊS ANOS DE CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO - ENCONTRO DE SÃO PAULO Maio/2015 Atualizações sobre o SICAR-SP Sistema instituído em 05/06/2013

Leia mais

permanente, da reserva legal e remanescentes de vegetação nativa localizadas no interior do imóvel, para fins de controle e monitoramento; e III - ins

permanente, da reserva legal e remanescentes de vegetação nativa localizadas no interior do imóvel, para fins de controle e monitoramento; e III - ins Decreto nº 7.029, de 10 de dezembro de 2009. Institui o Programa Federal de Apoio à Regularização Ambiental de Imóveis Rurais, denominado Programa Mais Ambiente, e dá outras providências. (Publicação Diário

Leia mais

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais,

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais, DECRETO Nº 61.792, DE 11 DE JANEIRO DE 2016 Regulamenta o Programa de Regularização Ambiental - PRA no Estado de São Paulo, instituído pela Lei nº 15.684, de 14 de janeiro de 2015, e dá providências correlatas

Leia mais

Necessidades e Oportunidades de Investimentos no Agronegócio: da Pesquisa ao Consumo. Como chegar ao campo os avanços da ciência e da tecnologia

Necessidades e Oportunidades de Investimentos no Agronegócio: da Pesquisa ao Consumo. Como chegar ao campo os avanços da ciência e da tecnologia Necessidades e Oportunidades de Investimentos no Agronegócio: da Pesquisa ao Consumo Como chegar ao campo os avanços da ciência e da tecnologia Como transmitir o conhecimento às Assistência Técnica: pessoas

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE SMI Nº 01/2016

SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE SMI Nº 01/2016 SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE SMI Nº 01/2016 Objeto: Solicitação de Manifestação de Interesse para contratação de Consultor Individual para assessorar a equipe do Projeto Bahia Produtiva no

Leia mais

4 Núcleos de Trabalho. 26 Colaboradores. Entidade civil sem fins lucrativos de caráter socioambiental, fundada em 1996, sediada na cidade de São Paulo

4 Núcleos de Trabalho. 26 Colaboradores. Entidade civil sem fins lucrativos de caráter socioambiental, fundada em 1996, sediada na cidade de São Paulo Entidade civil sem fins lucrativos de caráter socioambiental, fundada em 1996, sediada na cidade de São Paulo 4 Núcleos de Trabalho São Paulo Porto Feliz Pilar do Sul Capão Bonito 26 Colaboradores eng.

Leia mais

MANEJO FLORESTAL COMUNITÁRIO E FAMILIAR

MANEJO FLORESTAL COMUNITÁRIO E FAMILIAR MISSÃO Promover o conhecimento, o uso sustentável e a ampliação da cobertura florestal, tornando a agenda florestal estratégica para a economia do país. MANEJO FLORESTAL COMUNITÁRIO E FAMILIAR Diretoria

Leia mais

Programa Regularização Ambiental DF

Programa Regularização Ambiental DF Programa Regularização Ambiental DF Principais aspectos da estratégia adotada no Distrito Federal Raul Silva Telles do Valle advogado e consultor socioambiental; ex-coordenador de Política e Direito do

Leia mais

Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas. Penedo, dezembro de 2016

Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas. Penedo, dezembro de 2016 Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas Penedo, dezembro de 2016 Revitalização de Bacias Hidrográficas A bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gestão. Água como elemento integrador

Leia mais

MINAS GERAIS Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos SEGRH: Desafios da implementação dos Planos de Bacia e Financiamento de projetos

MINAS GERAIS Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos SEGRH: Desafios da implementação dos Planos de Bacia e Financiamento de projetos MINAS GERAIS Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos SEGRH: Desafios da implementação dos Planos de Bacia e Financiamento de projetos Novembro de 2016 ESTRUTURA DO SINGREH FORMULAÇÃO DA

Leia mais

O papel dos viveiros em tempos de CAR

O papel dos viveiros em tempos de CAR O papel dos viveiros em tempos de CAR Mariana Megale Gerência de Gestão de Reserva Legal-DFAU Instituto Estadual de Florestas Histórico-Programas de Regularização de Imóveis Rurais Decreto nº 7.029/2009

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MUDAS E INSUMOS PARA IMPLANTAÇÃO DE UNIDADES MULTIPLICADORAS PROJETO RURAL SUSTENTÁVEL

PROGRAMA DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MUDAS E INSUMOS PARA IMPLANTAÇÃO DE UNIDADES MULTIPLICADORAS PROJETO RURAL SUSTENTÁVEL PROGRAMA DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MUDAS E INSUMOS PARA IMPLANTAÇÃO DE UNIDADES MULTIPLICADORAS PROJETO RURAL SUSTENTÁVEL Índice 1. Apresentação do Projeto Rural Sustentável 2. O que é o Programa de Apoio

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Projeto de Reflorestamento com Espécies Nativas no Bioma Mata Atlântica Paraná Brasil

TERMO DE REFERÊNCIA. Projeto de Reflorestamento com Espécies Nativas no Bioma Mata Atlântica Paraná Brasil TERMO DE REFERÊNCIA Projeto de Reflorestamento com Espécies Nativas no Bioma Mata Atlântica Paraná Brasil Contextualização e justificativa A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização sem fins lucrativos,

Leia mais

Osvaldo Antonio R. dos Santos Gerente de Recursos Florestais - GRF. Instituto de Meio Ambiente de MS - IMASUL

Osvaldo Antonio R. dos Santos Gerente de Recursos Florestais - GRF. Instituto de Meio Ambiente de MS - IMASUL Osvaldo Antonio R. dos Santos Gerente de Recursos Florestais - GRF Instituto de Meio Ambiente de MS - IMASUL Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico - SEMADE Presidência da República Casa

Leia mais

Mosaico Mantiqueira. Clarismundo Benfica. São Paulo, Maio de 2009

Mosaico Mantiqueira. Clarismundo Benfica. São Paulo, Maio de 2009 Mosaico Mantiqueira Integração de Ações Regionais Foto: Clarismundo Benfica Clarismundo Benfica São Paulo, Maio de 2009 Mosaicos de UCs rede formal de UCs trabalhando para melhorar as capacidades individuais

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE. CAPÍTULO I Das Disposições Gerais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE. CAPÍTULO I Das Disposições Gerais LEI Nº 3.349 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2017 Institui o Programa de Regularização Ambiental das propriedades e posses rurais no âmbito do Estado do Acre PRA-Acre. O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE seguinte Lei:

Leia mais

ONGs. Federal. Estadual. Municipal. Cooperativas

ONGs. Federal. Estadual. Municipal. Cooperativas Setor Governamental Setor não Governamental Federal principal contratante dos serviços de ATER potencial para coordenar a rede nacional detentora dos principais instrumentos de gestão A Anater tem potencial

Leia mais

DIRETRIZES E CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DOS RECURSOS E FOCOS DE ATUAÇÃO PARA O BIÊNIO 2015 E 2016

DIRETRIZES E CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DOS RECURSOS E FOCOS DE ATUAÇÃO PARA O BIÊNIO 2015 E 2016 DIRETRIZES E CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DOS RECURSOS E FOCOS DE ATUAÇÃO PARA O BIÊNIO 2015 E 2016 Projetos no Bioma Amazônia A Critérios Orientadores B C D E F Condicionantes Mínimos para Projetos Modalidades

Leia mais

Código Florestal evolução.debate.consequências.

Código Florestal evolução.debate.consequências. Código Florestal evolução.debate.consequências tasso.azevedo@gmail.com 1. Evolução 2. Conteúdo 3. Debate 4. O que muda 5. Consequências Regulamentação sobre florestas Constituição Federal (1988) Código

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL

TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL TERMO DE REFERÊNCIA DE CONSULTORIA INDIVIDUAL CONTRATO POR PREÇO GLOBAL MECANISMO DE DOAÇÃO DEDICADO A POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE INVESTIMENTO FLORESTAL - DGM/FIP/Brasil

Leia mais

Programa Plante Árvore. Instituto Brasileiro de Florestas - IBF

Programa Plante Árvore. Instituto Brasileiro de Florestas - IBF Programa Plante Árvore Instituto Brasileiro de Florestas - IBF O que é? O Programa Plante Árvore é uma ação voluntária do Instituto Brasileiro de Florestas IBF que consiste no cadastro de proprietários

Leia mais

ASSENTAMENTOS SUSTENTÁVEIS NA AMAZÔNIA APOIO:

ASSENTAMENTOS SUSTENTÁVEIS NA AMAZÔNIA APOIO: ASSENTAMENTOS SUSTENTÁVEIS NA AMAZÔNIA REALIZAÇÃO: PARCEIROS: APOIO: 100% ESTABELECIMENTOS RURAIS NA AMAZÔNIA 90% 113.433 548.465 80% 70% 60% 89,5 50% 40% 761.357 2.457.094 30% 20% 10% 25,8 0% FONTE: CENSO,

Leia mais

Banco do Brasil e o Agronegócio. Fevereiro 2012

Banco do Brasil e o Agronegócio. Fevereiro 2012 Banco do Brasil e o Agronegócio Fevereiro 2012 Banco do Brasil e o Agronegócio 61,6% do Crédito Rural/Agroindustrial no País (SNCR 31.09.2011); 77% dos valores aplicados no Pronaf (SNCR); 1,4 milhões de

Leia mais

PORTARIA Nº 22, DE 28 DE OUTUBRO DE 2009

PORTARIA Nº 22, DE 28 DE OUTUBRO DE 2009 PORTARIA Nº 22, DE 28 DE OUTUBRO DE 2009 O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art. 22, do

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL RJI CORRETORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS LTDA. RJI GESTÃO & INVESTIMENTOS LTDA. Número da Política: PRSA Data da Publicação: 2 de janeiro de 2019 Página

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TERMO DE REFERÊNCIA Projeto - CGP/BRA/078/GFF Projeto de Gestão Integrada do Ecossistema da Baia da Ilha Grande Componente 02 CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA Contratação de consultor para sensibilização

Leia mais

Políticas Públicas para Operacionalizar o CAR. São Paulo, 21 de maio de 2013 (ABIOVE)

Políticas Públicas para Operacionalizar o CAR. São Paulo, 21 de maio de 2013 (ABIOVE) Políticas Públicas para Operacionalizar o CAR São Paulo, 21 de maio de 2013 (ABIOVE) O QUE É CAR O Cadastro Ambiental Rural - CAR, é o registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos

Leia mais

Código Florestal, a Lei que pegou! Observatório do Código Florestal 12/06/18 São Paulo

Código Florestal, a Lei que pegou! Observatório do Código Florestal 12/06/18 São Paulo Código Florestal, a Lei que pegou! Observatório do Código Florestal 12/06/18 São Paulo A implementação do PRA em São Paulo Roberto Resende Iniciativa Verde Mais Florestas PRA São Paulo LINHA DO TEMPO 25/05/12

Leia mais

Componentes do Programa e papel dos principais participantes em apoio aos municípios

Componentes do Programa e papel dos principais participantes em apoio aos municípios Componentes do Programa e papel dos principais participantes em apoio aos municípios Eixo 1: Fortalecimento da gestão ambiental municipal AGENDAS PRIORITÁRIAS 1. IMPLANTAR E/OU CONSOLIDAR O SISTEMA MUNICIPAL

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15

GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15 GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15 Portaria CTPI 23/2013 Atribuições: I Propor diretrizes e ações de Educação Ambiental relacionadas aos recursos hídricos

Leia mais

ANEXO I. Estado do Tocantins Prefeitura Municipal de Cariri do Tocantins PROGRAMA DE PROCEDIMENTOS LEGISLATIVOS

ANEXO I. Estado do Tocantins Prefeitura Municipal de Cariri do Tocantins PROGRAMA DE PROCEDIMENTOS LEGISLATIVOS DAS METAS E PRIORIDADES DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL 01 LEGISLATIVA PROGRAMA DE PROCEDIMENTOS LEGISLATIVOS * Manter os serviços de suas atividades internas em conformidade com a legislação em vigor Órgão

Leia mais

Projeto - Desenvolvimento de Sistemas de Prevenção de Incêndios Florestais e Monitoramento da Cobertura Vegetal no Cerrado Brasileiro

Projeto - Desenvolvimento de Sistemas de Prevenção de Incêndios Florestais e Monitoramento da Cobertura Vegetal no Cerrado Brasileiro Projeto - Desenvolvimento de Sistemas de Prevenção de Incêndios Florestais e Monitoramento da Cobertura Vegetal no Cerrado Brasileiro Leila Fonseca (INPE/MCTIC) Coordenação Nacional Workshop Monitoramento

Leia mais

Semana Florestal 2017 Adequação ambiental à Lei de Proteção de Vegetação Nativa e desenvolvimento sustentável do setor agropecuário

Semana Florestal 2017 Adequação ambiental à Lei de Proteção de Vegetação Nativa e desenvolvimento sustentável do setor agropecuário Semana Florestal 2017 Adequação ambiental à Lei de Proteção de Vegetação Nativa e desenvolvimento sustentável do setor agropecuário Rodrigo C A Lima Diretor geral Lei de Proteção de Vegetação Nativa Passivos

Leia mais

MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO

MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO Etapas do PMMA Organização do processo de elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica MOBILIZAÇÃO QUE CO SO ANÁLISE PRON CO VO Definição da Visão de Futuro DIAGNÓSTICO QUE CO

Leia mais

PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL Minas Gerais 30/08/2017

PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL Minas Gerais 30/08/2017 PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL Minas Gerais 30/08/2017 PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MINAS GERAIS Programa de Regularização Ambiental Municipal visando desenvolvimento

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGU

PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGU PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGU CT 03 - Fomento às atividades produtivas sustentáveis JUNHO/2016 Status Geral Projetos de 2011-2016 Cenário geral Critérios de Seleção Projetos de

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.029, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2009. Institui o Programa Federal de Apoio à Regularização Ambiental de Imóveis Rurais, denominado

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR 1. Título do Projeto: Aprimoramento da sistemática de

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA C.I. Nº 10/2019 PEDIDO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE ASSESSOR(A) DE COMUNICAÇÃO PARA O PROJETO FIP-MCTIC

TERMO DE REFERÊNCIA C.I. Nº 10/2019 PEDIDO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE ASSESSOR(A) DE COMUNICAÇÃO PARA O PROJETO FIP-MCTIC TERMO DE REFERÊNCIA C.I. Nº 10/2019 PEDIDO 1261121 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE ASSESSOR(A) DE COMUNICAÇÃO PARA O PROJETO FIP-MCTIC SUMÁRIO Objetivo da contratação... 2 Antecedentes e contexto...

Leia mais

Pesquisas e Informações Florestais. Concessões Florestais. Cadastro Ambiental Rural Cadastro Nacional de Florestas Públicas

Pesquisas e Informações Florestais. Concessões Florestais. Cadastro Ambiental Rural Cadastro Nacional de Florestas Públicas O Serviço Florestal Brasileiro é um órgão do Ministério do Meio Ambiente que tem como missão promover o uso econômico e sustentável das florestas brasileiras com vistas a integrar o desenvolvimento de

Leia mais

NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: Principais mudanças e implicações. Lei n , de 25 maio de Volume 2 Série Cartilhas ao Produtor

NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: Principais mudanças e implicações. Lei n , de 25 maio de Volume 2 Série Cartilhas ao Produtor NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: Principais mudanças e implicações Lei n 12.651, de 25 maio de 2012 Volume 2 Série Cartilhas ao Produtor 2015 Elaboração Maristela Machado Araujo, Prof a de Silvicultura

Leia mais

SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL EM MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS PROGRAMA

Leia mais

MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO

MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO ETAPA I MÓDULO I: Organização do processo de elaboração e Mobilização PT/ MOBILIZAÇÃO quecoso Etapas do PMMA ETAPA II proncovo MÓDULO II: Elaboração do Diagnóstico da Situação Atual

Leia mais

Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços e Desenvolvimento Sustentável. em Microbacias Hidrográficas

Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços e Desenvolvimento Sustentável. em Microbacias Hidrográficas PROGRAMA RIO RURAL Núcleo de Pesquisa Participativa Pesagro-Rio / Rio Rural Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços e Desenvolvimento Sustentável em Microbacias Hidrográficas Facilitar a integração

Leia mais

Avaliação das Atividades do Diálogo Florestal Paulista (DF SP) Para o Encontro Nacional de 2016

Avaliação das Atividades do Diálogo Florestal Paulista (DF SP) Para o Encontro Nacional de 2016 Avaliação das Atividades do Diálogo Florestal Paulista (DF SP) Para o Encontro Nacional de 2016 3 - Em sua opinião, quais os três principais avanços/resultados alcançados nos últimos anos?(7 responses)

Leia mais

Financiamento de Paisagens Sustentáveis: Acre, Brasil RESUMO EXECUTIVO

Financiamento de Paisagens Sustentáveis: Acre, Brasil RESUMO EXECUTIVO Financiamento de Paisagens Sustentáveis: Acre, Brasil RESUMO EXECUTIVO A parceria do UFF inclui ONGs, institutos de setores de salvaguarda ambiental e social, peritos do sector financeiro e consultores

Leia mais