Capítulo 2 UMA VIAGEM AO MUNDO DO CAMBRIANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 2 UMA VIAGEM AO MUNDO DO CAMBRIANO"

Transcrição

1 Capítulo 2 UMA VIAGEM AO MUNDO DO CAMBRIANO Weryk Carvalho Ferro Helivania Karine Sena da Silva Pedro Igor Alves dos Santos Laiane Jancielly de Souza Silva Andressa Ramos Lima Ronison Ferreira Oliveira João Benício Gramosa Neto Joseleide Teixeira Câmara

2 2 P á g i n a 2 O imaginário mundo do cambriano Figura 01 - Trilobita: Animais parecidos com tatuzinhode-jardim, viviam exclusivamente em ambientes marinhos. São conhecidos apenas como fosseis pois foram extintos há mais de 290 milhões de anos.

3 3 Guinho, um menino sapeca e curioso encontrou um livro ilustrado onde continha várias informações sobre a história da Terra e a evolução dos animais. Na capa, em alto-relevo, havia a imagem de um animal muito antigo e já extinto, o trilobita. Ao abrir o livro, Guinho percebe que seu corpo foi projetado para um lugar longínquo, o mundo da Era Paleozóica, mais precisamente, no período Cambriano, há cerca de 570 milhões de anos atrás. O primeiro ser que Guinho avista é um animal com o corpo coberto de carapaça. Na parte detrás da cabeça havia um escudo que recobria grande parte desta, também havia um escudo na cauda e a parte intermediaria tinha 12 segmentos, com um par de patas em cada segmento. Rapidamente os dois começaram a conversar e logo eram amigos. Guinho estava muito curioso para saber sobre aquele tempo onde o seu novo amigo vivia tão bem adaptado. Então o Sr. Trilo, o trilobita, tentou explicar a Guinho.

4 4 Sr. Trilo: Era uma vez, um mundo onde os primeiros animais começaram a povoar a Terra. Como você pode ver, tudo aqui é muito diferente do mundo que você conhece. Guinho: Realmente o ambiente e os animais do Cambriano, são muito diferentes. Então eis a pergunta, nesse tempo existe elefante, baleia ou leão? Tudo é pequeno ou grande? Colorido ou transparente?

5 5 Sr. Trilo: Meu querido amiguinho, vou lhe contar detalhadamente como são os animais e o ambiente onde eu vivo!

6 6 Sr. Trilo: Nós trilobitas e outros invertebrados que povoamos os mares do Cambriano surgimos há alguns milhares de anos. Agora, peço-lhe que desfrute um pouco da sua imaginação para entender um pouco desse mundo Cambriano. E neste contexto histórico, Guinho fica a imaginar o ambiente terrestre primitivo, onde há vulcões em e- rupção, desertos e um mar com muitos animais.

7 7 Sr. Trilo: Respondendo sua pergunta, no Cambriano não há elefantes, baleias ou leões. Mas, existe grande quantidade de outros animais. Por exemplo, nós trilobitas, somos muito abundantes e apresentamos diversas formas.

8 8 Guinho: Quer dizer que o Sr. tem muitos amigos? Tem uma família? Eles são muitos diferentes de você? Diferentes como? Tem mais patas? Tem mais cabeças? Vive fora da água? Sr. Trilo: Nossa! Com tantas perguntas estou tonto. Vou lhe falar um pouco sobre nós. Nós somos animais parecidos com os tatuzinhos-de-jardim, mas somos exclusivamente marinhos. Tenho amigos de diversos tamanhos: a maioria deles pequenos com cerca de 10 cm, alguns maiores com 30 cm e outros gigantescos com mais de 80 cm. Geralmente vivemos sozinhos, nos agrupamos apenas quando vamos namorar ou trocar de carapaça. mas outros podem medir até 80 cm.

9 9 Sr. Trilo: Agora meu amiguinho, vamos falar dos animais que também compartilham do ambiente comigo e meus amigos. 1 2 Figura 1 Pikaia. Figura 2 Anomalocaris Além de nós trilobitas, há muitos outros animais. No Cambriano o animal mais próximo de você, um ser humano, é a Pikaia (Fig. 1), pois ela pertence a um grupo chamado cordados, no qual o homem está inserido. Outro animal interessante da minha é- poca é o Anomalocaris (Fig. 2), pois além deles estarem pelos mares do mundo todo eles também caçam e se alimentam de nós trilobitas.

10 10 Guinho: Agora sim Sr. Trilo, já me contou um pouco sobre esse tempo... Como é o nome dele mesmo? Sr. Trilo: Período Cambriano da era Paleozóica, Guinho. Guinho: Ah, lembrei. Mas, continua estou gostando de ouvir o senhor. Sr. Trilo: Guinho, é possível encontrar algas (parecidas com plantas) e muitos outros grupos de invertebrados, como por exemplo os parentes da minhoca. A- qui no Cambriano não existe nenhum organismo que vive fora d água, ou seja, lá na terra é um ambiente totalmente desértico.

11 11 Guinho: Raaa!!! Tenho mais uma dúvida. Sr. Trilo: Nossa, que susto Guinho! Vamos lá, qual seria sua dúvida dessa vez? Guinho: Bem! Se os animais vivem todos dentro da água, eles passavam muito frio? Coitadinhos de vocês, bichinhos!

12 12 Sr. Trilo: Deixa eu lhe falar um pouco sobre o ambiente que você entenderá melhor. Frio, não passamos, pois somos adaptados a viver neste ambiente. O clima desse período tem temperaturas moderadas, nem tão frio, nem tão quente. Guinho: Sorte deles, pois frio não é nada bom! Fico imaginando. Já pensou se eles passassem muito frio como eles fariam para se agasalhar? Sr. Trilo: Definitivamente Guinho, nós não precisamos de agasalho. Roupas foi uma coisa criada pelo ser humano que só surgiu muito tempo depois do Cambriano. Guinho: Nossa!!! É mesmo. O único ser humano que está aqui sou eu. O que aconteceu com os outros humanos?

13 13 Sr. Trilo: Acontece que não tem ser humano. Os animais invertebrados que vivem aqui evoluíram para outros animais vertebrados, como por exemplo anfíbios, répteis, aves e mamíferos. E estes por sua vez darão origem ao ser humano. Muito tempo se passará até chegar lá. Esquema representativo do tempo geológico com o surgimento dos principais grupos de animais. Guinho: Quantas coisas eu não sabia sobre a história da Terra e dos animais. Muito obrigado Sr. Trilo pelo ensinamentos.

14 14 Guinho escuta uma voz distante lhe chamando. De repente sua mãe abre a porta do seu quarto e ele desperta. Percebe então que tudo não passou de um sonho.

15 15 Agora vamos colorir: use sua imaginação e dê cores aos nossos amiguinhos.

16 16 Texto: REFERÊNCIAS: - BENTON, Michael J. Paleontologia dos Vertebrados. 3 ed. São Paulo: A- theneu Editora, 2008; - SALGADO-LABORIAU, Maria Léa. História ecológica da Terra. São Paulo: Egard Blucher, Imagens: cache/anomalocaris-canadensis-shrimp_28324_600x450.jpg - pikaia_4a.jpg e1krkdnvsvo/s640/ png - (Acesso em 20/10/2014, às 18hs00min);

Introdução à Engenharia Geotécnica

Introdução à Engenharia Geotécnica Introdução à Engenharia Geotécnica Planeta Terra Vítor Pereira Faro vpfaro@ufprbr Sidnei Helder Cardoso Teixeira steixeira@ufprbr Agosto 2016 Planeta Terra 1 Planeta Terra PERÍODOS GEOLÓGICOS DA TERRA

Leia mais

A Geohistória é uma ciência que procura reconstituir a história da Terra, desde a sua formação até aos nossos dias.

A Geohistória é uma ciência que procura reconstituir a história da Terra, desde a sua formação até aos nossos dias. A Geohistória é uma ciência que procura reconstituir a história da Terra, desde a sua formação até aos nossos dias. As primeiras formas de vida terão surgido há 3800M.a., sendo considerados seres procariontes.

Leia mais

PROF. TÁCIUS FERNANDES FOSSÉIS DE DINOSSAUROS

PROF. TÁCIUS FERNANDES FOSSÉIS DE DINOSSAUROS PROF. TÁCIUS FERNANDES FOSSÉIS DE DINOSSAUROS A determinação da idade da Terra O clérigo irlandês James Usher, arcebispo de Almagh, baseado nos textos bíblicos e somando as idades dos personagens neles

Leia mais

Biodiversidade. Biodiversidade no passado. Como a Biodiversidade é gerada?

Biodiversidade. Biodiversidade no passado. Como a Biodiversidade é gerada? Biodiversidade 2 Como a Biodiversidade é gerada? (Material Complementar) Biodiversidade no passado O número de espécies existentes na Terra não foi constante ao longo do tempo. Desde que a vida surgiu

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Grandes etapas na História da Terra

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Grandes etapas na História da Terra Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Grandes etapas na História da Terra Nome: Data: / / 1. Observa, atentamente, a figura. I Deposição dos estratos f, e, d, e c. II Erosão do estrato c.

Leia mais

As marcas deixadas pela erosão provocada, por exemplo, por mares e gelos; evidenciam a acção de forças internas do planeta;

As marcas deixadas pela erosão provocada, por exemplo, por mares e gelos; evidenciam a acção de forças internas do planeta; À semelhança das páginas de um livro, em cada camada ficaram gravados vários registos dos acontecimentos passados. Ao estudo dos estratos estratigrafia Ao estudo dos fósseis paleontologia É nos estratos

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 7º ANO FICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:

Leia mais

MARCAS Pegadas dinossauros Ovos dinossauros Coprólitos dinossauros

MARCAS Pegadas dinossauros Ovos dinossauros Coprólitos dinossauros MARCAS Tipo de fossilização mais abundante em que permanecem vestígios deixados pelos seres vivos. Este processo fornece informações importantes sobre a locomoção (pegadas), a reprodução (ovos fósseis),

Leia mais

Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Profa. Ângela Dauch

Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Profa. Ângela Dauch Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Profa. Ângela Dauch O conceito de evolução biológica Todos os seres vivos do planeta descendem de organismos muito simples, que surgiram há mais de 3 bilhões

Leia mais

Capítulo 3 ESCOLINHA NO FUNDO DO MAR

Capítulo 3 ESCOLINHA NO FUNDO DO MAR Capítulo 3 ESCOLINHA NO FUNDO DO MAR Claudehane Farias Costa Livia Polliana de Araujo e Silva Pedro Igor Alves dos Santos Laiane Jancielly de Souza Silva Anderson Felipe Teixeira da Silva Ronison Ferreira

Leia mais

01- Observe a figura.

01- Observe a figura. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Observe a figura. Escreva o nome de

Leia mais

A História da Terra. Ciências Naturais - 7º Ano

A História da Terra. Ciências Naturais - 7º Ano A História da Terra Ciências Naturais - 7º Ano Como evoluiu o planeta Terra e a vida que ele contem A Terra gira à volta do Sol há cerca de 4600 milhões de anos, e não teve sempre o mesmo aspecto que hoje

Leia mais

No princípio Deus criou o céu e a terra

No princípio Deus criou o céu e a terra No princípio Deus criou o céu e a terra No início Deus criou céu e terra. Ele sempre pensou em todos nós e impulsionado pelo seu grande amor, Deus quis criar o mundo. Como um pai e uma mãe que preparam

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Professor: Cybelle / José Henrique / Sarah Ano: 7º ano Objetivos: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados em Ciências nos quais apresentou defasagens e os quais lhe servirão

Leia mais

EVOLUÇÃO no princípio. pio éramos um...

EVOLUÇÃO no princípio. pio éramos um... EVOLUÇÃO no princípio Como surgiu o universo? E o planeta Terra? Quando apareceu a vida? 4,5 biliões de anos Bola de fogo Muitos vulcões Cinzas Poeiras Tectónica de placas Ano 2009 Planeta Azul: a Terra...

Leia mais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre A Comissão Internacional sobre Estratigrafia da União Internacional de Ciências Geológicas reconhece em seu Quadro Estratigráfico Internacional três éons: Arqueano: compreendido entre 3,85 bilhões de anos

Leia mais

O REGISTRO FÓSSIL E O NEODARWINISMO

O REGISTRO FÓSSIL E O NEODARWINISMO VI Seminário - A Filosofia das Origens Campina Grande, PB - Outubro de 2008 O REGISTRO FÓSSIL E O NEODARWINISMO Marcos Natal de Souza Costa UNASP-SP Pressupostos básicos do Neodarwinismo A evolução é um

Leia mais

A HISTÓRIA DA TERRA. 10º ano Biologia e Geologia 2010/2011

A HISTÓRIA DA TERRA. 10º ano Biologia e Geologia 2010/2011 A HISTÓRIA DA TERRA 10º ano Biologia e Geologia 2010/2011 A Terra existe à cerca de M.a.* e, desde que nasceu, sofreu profundas modificações... * 46 000 000 anos Como 4600 milhões de anos é muito tempo

Leia mais

Interpretando as relações evolutivas

Interpretando as relações evolutivas Tempo COLÉGIO TIRADENTES DA PMMG Unidade Gameleira ATIVIDADE EM SALA DISCIPLINA: Ciências DATA: ENSINO: Fundamental II ESPECIALISTA: Iris e Carolina PROFESSOR (A): Andrea Lima Alves Ruislan ALUNO (A):

Leia mais

1) (ENEM-2006) Para responder as questões 1 e 2, analise o quadro a seguir, que esquematiza a história da Terra.

1) (ENEM-2006) Para responder as questões 1 e 2, analise o quadro a seguir, que esquematiza a história da Terra. 1) (ENEM-2006) Para responder as questões 1 e 2, analise o quadro a seguir, que esquematiza a história da Terra. Considerando o esquema acima, assinale a opção correta. A) Quando os primeiros hominídeos

Leia mais

Gestão Ambiental. A Criação do Universo. Professor MSc. Laércio Avileis Junior

Gestão Ambiental. A Criação do Universo. Professor MSc. Laércio Avileis Junior Gestão Ambiental A Criação do Universo Professor MSc. Laércio Avileis Junior Fatec/ITÚ - GTI 3 Semestre 02/2013 Introdução Abordaremos a origem da terra e universo, alguns aspectos físicos. 1ª Teoria:

Leia mais

Nome: Data: 1. Observa a molécula de água e tenta descobrir qual a fórmula escrita que melhor a representa (marca com um X a resposta correta):

Nome: Data: 1. Observa a molécula de água e tenta descobrir qual a fórmula escrita que melhor a representa (marca com um X a resposta correta): Nome: Data: 1. Observa a molécula de água e tenta descobrir qual a fórmula escrita que melhor a representa (marca com um X a resposta correta): - O 3 NH - H 2 O - H 2 SO 4 - CH 4 2. Sempre que se adicionam

Leia mais

Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação

Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação Origem da vida Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação A idade da terra e da vida Estudos de datação radioativa sugerem

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências Nome: Ano: 3º Ano 2ª Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Naturais Disciplina:

Leia mais

02- Leia a letra de uma canção infantil:

02- Leia a letra de uma canção infantil: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= 01- Os animais vertebrados pertencem a diferentes

Leia mais

Alimentação e respiração de plantas e animais

Alimentação e respiração de plantas e animais Alimentação e respiração de plantas e animais Os animais se alimentam Herbívoros Animais que se alimentam somente de vegetais. Eles comem partes das plantas como folhas, sementes, raízes. Carnívoros -

Leia mais

5. DIVERSIDADE DOS ANIMAIS II

5. DIVERSIDADE DOS ANIMAIS II CIÊNCIAS 5 DIVERSIDADE DOS ANIMAIS II 1 Fósseis são restos ou vestígios de seres vivos do passado que foram preservados em materiais como rochas ou resinas de plantas a) Analise as fotos de fósseis a seguir

Leia mais

Versão A. Classificação: % Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano A Terra conta a sua história

Versão A. Classificação: % Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano A Terra conta a sua história Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano A Terra conta a sua história Nome: Nº Turma: Versão A Classificação: % Lê atentamente os enunciados das perguntas e responde

Leia mais

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãeee queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!

Leia mais

O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo.

O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo. EVOLUÇÃO O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo. Evolução pode ser definida, em poucas palavras, como o processo de variação e adaptação de

Leia mais

BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Origem e Evolução da Vida https://www.qconcursos.com Prof. Daniele Duó O conhecimento evolutivo busca explicar como a enorme diversidade da vida surgiu na Terra e como mudou ao longo do tempo.

Leia mais

ASTROBIOLOGIA Formação e evolução da Terra e da vida

ASTROBIOLOGIA Formação e evolução da Terra e da vida ASTROBIOLOGIA Formação e evolução da Terra e da vida Centro de Extensão Universitária - SP C. A. Wuensche 19 de junho de 2006 A formação e evolução da vida na Terra As escalas de tempo Eucariontes x procariontes

Leia mais

O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo.

O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo. EVOLUÇÃO O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo. Evolução pode ser definida, em poucas palavras, como o processo de variação e adaptação de

Leia mais

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãnheee, queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!

Leia mais

Protocolo de trabalho

Protocolo de trabalho e ESCOLA SECUNDÁRIA ALCAIDES DE FARIA Protocolo de trabalho Assunto: Tema I Capítulo 2- As rochas e os fósseis: arquivos que relatam a história da Terra A- VAMOS SIMULAR A FORMAÇÃO FÓSSEIS Amonite Os fósseis

Leia mais

macroevolução Strata Fossilização Macroevolução Macroevolução: Como as espécies e grupos evoluem? Interpretando o registro fóssil

macroevolução Strata Fossilização Macroevolução Macroevolução: Como as espécies e grupos evoluem? Interpretando o registro fóssil macroevolução Strata Datação de fósseis (relativa, absoluta) radioisótopos taxa de declínio Fossilização registro incompleto organismos (partes duras/moles) hábitat acesso Interpretando o registro fóssil

Leia mais

Reconstruindo o passado: a história evolutiva das baleias Ter, 26 de Maio de :10

Reconstruindo o passado: a história evolutiva das baleias Ter, 26 de Maio de :10 No encontro do Adote um Cientista do dia 16 de abril, o paleontólogo Dr. Estevan Eltink, do Laboratório de Paleontologia de Ribeirão Preto (LPRP) contou aos alunos uma história de mais de 50 milhões de

Leia mais

TERRA EM TRANSFORMAÇÃO

TERRA EM TRANSFORMAÇÃO Ciências Naturais 7º ano TERRA EM TRANSFORMAÇÃO 1. A Terra conta a sua História 2. Dinâmica interna da Terra 3. Consequências da dinâmica interna da Terra 4. Estrutura interna da Terra 5. Dinâmica externa

Leia mais

Roteiro semanal. 5º ano Vespertino. De 03 a 06 de fevereiro

Roteiro semanal. 5º ano Vespertino. De 03 a 06 de fevereiro Roteiro semanal 5º ano Vespertino De 03 a 06 fevereiro Colégio Guilherme Ramos. Goiânia, 03 fevereiro 2015. Professora: Nome: Turma: 5 ano Ensino Fundamental Grans coisas fez o Senhor por nós, pelas quais

Leia mais

SISTEMÁTICA - FILOGENIAS LISTA I 10 QUESTÕES PROFESSOR: CHARLES REIS CURSO EXPOENTE

SISTEMÁTICA - FILOGENIAS LISTA I 10 QUESTÕES PROFESSOR: CHARLES REIS CURSO EXPOENTE SISTEMÁTICA - FILOGENIAS LISTA I 10 QUESTÕES PROFESSOR: CHARLES REIS CURSO EXPOENTE 1. (Unicamp/2017) O cladograma abaixo representa relações evolutivas entre membros da Superfamília Hominoidea, onde se

Leia mais

Temática: Adaptações fisiológicas nosvertebrados

Temática: Adaptações fisiológicas nosvertebrados Plano de aula Zoo EF: Bolsistas de IC Chaiana Fernandez da Costa e Caroline Resende profª Lavínia Schwantes. Temática: Adaptações fisiológicas nosvertebrados Aula destinada para: Ensino Fundamental 1 Objetivo:

Leia mais

A alga que queria ser flor

A alga que queria ser flor A alga que queria ser flor Ana Cristina Tavares Ilustração Joana Barata IMPRENSA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA COIMBRA UNIVERSITY PRESS Inquire is funded by the European Union within the 7th Framework Programme

Leia mais

Extinções Em Massa. Trabalho Realizado por : Ricardo Nogueira nº19, 12ºA

Extinções Em Massa. Trabalho Realizado por : Ricardo Nogueira nº19, 12ºA Extinções Em Massa Trabalho Realizado por : Ricardo Nogueira nº19, 12ºA Definição Uma extinção em massa envolve destruição de biodiversidade, ou seja, diminuição da diversidade/variedade de seres vivos

Leia mais

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A primeira forma de vida na Terra foi um ser unicelular, que surgiu há 3,6 bilhões de anos

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 11 p. 155 PROBLEMATIZAÇÃO

Leia mais

Prova simulada de CIÊNCIAS Parcial II

Prova simulada de CIÊNCIAS Parcial II Prova simulada de CIÊNCIAS Parcial II QUESTÃO 1 A FLORESTA É UM AMBIENTE TERRESTRE, PORQUE POSSUI ( A ) SOLO E PEIXES. ( B ) ÁGUA E PEIXES. ( C ) AR E PEIXES. ( D ) SOLO E PLANTAS. QUESTÃO 2 SÃO SERES

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 6 Turma: Data: 08/05/2017 Nota: Professor(a): Sirlene Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Universidade Estadual do Ceará UECE Centro de Ciências da Saúde CCS Curso de Ciências Biológicas Disciplina de Ecologia.

Universidade Estadual do Ceará UECE Centro de Ciências da Saúde CCS Curso de Ciências Biológicas Disciplina de Ecologia. Universidade Estadual do Ceará UECE Centro de Ciências da Saúde CCS Curso de Ciências Biológicas Disciplina de Ecologia Biodiversidade P r o fe s s or D r. O r i e l H e r re ra B o n i l l a M o n i to

Leia mais

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho A UU L AL A Decifrar as formas Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho do geógrafo na interpretação das formas que as diferentes paisagens assumem. Vamos perceber que a crosta terrestre, ou litosfera,

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 12 p. 178 EVIDÊNCIAS

Leia mais

Compreendendo a Terra

Compreendendo a Terra Frank Press Raymond Siever John Grotzinger Thomas H. Jordan Compreendendo a Terra 4a Edição Cap 10 Tempo Geológico Lecture Slides prepared by Peter Copeland Bill Dupré Copyright 2004 by W. H. Freeman &

Leia mais

DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO

DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO 2º EM Biologia Professor João C4 H13, 15 DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO C4 H13, 15 Introdução A Terra formou-se há cerca de 4,6 bilhões de anos; Os primeiros indícios de vida datam

Leia mais

Fósseis. O que é um fóssil? o Fósseis são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas.

Fósseis. O que é um fóssil? o Fósseis são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas. Prof. Ana Rita Rainho O que é um fóssil? o são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas. 2 www.espacociencias.com.pt 1 Somatofósseis o São fósseis de

Leia mais

Biologia. Alexandre Bandeira (Julio Junior) Zoologia

Biologia. Alexandre Bandeira (Julio Junior) Zoologia Zoologia Zoologia 1. Os esquemas a seguir mostram os ciclos de vida de dois organismos que apresentam alternância de gerações, um celenterado e uma planta, com a indicação do ponto onde ocorre a fecundação.

Leia mais

ORIGEM E NATUREZA DO ESPÍRITO. Origem e natureza do Espírito Evolução do princípio inteligente

ORIGEM E NATUREZA DO ESPÍRITO. Origem e natureza do Espírito Evolução do princípio inteligente ORIGEM E NATUREZA DO ESPÍRITO Origem e natureza do Espírito Evolução do princípio inteligente Há uma Comunidade de Espíritos Puros, eleitos pelo senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as

Leia mais

A Terra conta a sua História EPL

A Terra conta a sua História EPL A Terra conta a sua História EPL Hélder Giroto Paiva Na Antiguidade, tudo era imutável! Considerava-se que a Terra, o Céu, o Homem e todos os seres que o rodeavam tinham sido criados conjuntamente, permanecendo

Leia mais

Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais da Amazônia 1. Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais na Amazônia Professor : Rubenilton

Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais da Amazônia 1. Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais na Amazônia Professor : Rubenilton Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais da Amazônia 1. Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais na Amazônia Professor : Rubenilton Rodrigues 2. Rubenilton Rodrigues Arcabouço geológico e

Leia mais

Troca do livro Lições de Francês, Língua Portuguesa, História e 5º A e 5º B 5º C Vivência Religiosa 5º ano terça-feira quarta-feira Lundi - Français Curitiba, le 23 avril 2018. 1. Lis ce que disent Pic

Leia mais

Tempo Geológico. Antonio Liccardo - UEPG. Paleozoico. Cenozoico. Mesozoico

Tempo Geológico. Antonio Liccardo - UEPG. Paleozoico. Cenozoico. Mesozoico Tempo Geológico Antonio Liccardo - UEPG Paleozoico Cenozoico Mesozoico Idade da Terra 4.56 Ga ou 4,56 Bilhões de Anos Comissão Internacional sobre Estratigrafia Dificuldades com escalas Nomenclaturas antigas

Leia mais

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE III

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE III REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 AULA: 18.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE III 2 REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 Reino Animal 3 REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 Apesar da grande diversidade, quase todos os animais

Leia mais

Cobras têm orelhas? Conheça essa e outras curiosidades sobre os bichos

Cobras têm orelhas? Conheça essa e outras curiosidades sobre os bichos Uol - SP 16/02/2015-13:42 Cobras têm orelhas? Conheça essa e outras curiosidades sobre os bichos Da Redação Jacarés, crocodilos e aligatores estão no planeta há milhões de anos e são os seres mais próximos

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º ano Propiciar o contato e a interação dos estudantes com determinado fenômeno para que ele participe da natureza vivenciando e ensinando a preservar o meio em que vive.

Leia mais

Leia o texto a seguir e depois marque com um X a opção correta para cada frase.

Leia o texto a seguir e depois marque com um X a opção correta para cada frase. Tipo de Item: Opción Múltiple Leia o texto a seguir e depois marque com um X a opção correta para cada frase. Texto adaptado. Luis Fernando Verissimo. O nariz e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1994.

Leia mais

TAXONOMIA. Sistemática Taxonomia (ciência da descoberta) Filogenia (relações evolutivas entre os seres vivos).

TAXONOMIA. Sistemática Taxonomia (ciência da descoberta) Filogenia (relações evolutivas entre os seres vivos). TAXONOMIA A sistemática é considerada uma ciência que tem por objetivo inventariar e descrever a biodiversidade, também busca compreender as relações filogenéticas entre os diferentes seres vivos. TAXONOMIA

Leia mais

Evoluçãcao e tempo geologico

Evoluçãcao e tempo geologico Evoluçãcao e tempo geologico A evolução acontece quando mudanças na forma ou no comportamento são transmitidas para a geração seguinte. À medida que essas mudanças são retidas, novas espécies aparecem

Leia mais

NOME: DATA: / / 1 - LEIA O TEXTO: Panthera leo

NOME: DATA: / / 1 - LEIA O TEXTO: Panthera leo 1 - LEIA O TEXTO: Panthera leo Se você já assistiu ao filme O Rei Leão, da Disney, provavelmente também ama leões. Esses grandes felinos realmente são os maiores dos grandes gatos, depois dos tigres. O

Leia mais

1 Estratégias de reprodução

1 Estratégias de reprodução 1 Estratégias de reprodução 2 Reprodução sexuada e reprodução assexuada 2.1 Conceitos 2.2 Exemplos 3 Reprodução de animais 3.1 Sexuada 3.2 Assexuada 4.1 Sexuada 4.2 Assexuada 5 Reprodução e diversidade

Leia mais

Vídeo: O Pequeno Príncipe

Vídeo: O Pequeno Príncipe Sinopse Uma garota acaba de se mudar com a mãe, uma controladora obsessiva que deseja definir antecipadamente todos os passos da filha para que ela seja aprovada em uma escola conceituada. Entretanto,

Leia mais

Ensino de Ciências e Origami (2008) Museu Escola do IB UNESP/Botucatu Enio Yoshinori Hayasaka e Silvia Mitiko Nishida

Ensino de Ciências e Origami (2008) Museu Escola do IB UNESP/Botucatu Enio Yoshinori Hayasaka e Silvia Mitiko Nishida AULA 4 Comportamento de reprodução de Mamíferos MOBILIZAÇÃO DA ATENÇAO Nessa aula mostrar apenas a maquete com os mamíferos e apresentar o site correspondente a matéria a ser pesquisado na Internet Como

Leia mais

Cadeia Alimentar. Prof. lucasmarqui

Cadeia Alimentar. Prof. lucasmarqui Cadeia Alimentar Cadeia Alimentar ou Teia Alimentar é o percurso de matéria e energia que se inicia sempre nos produtores e termina nos decompositores. Corresponde à relação de alimentação, ou seja, à

Leia mais

- Gostaria que você fosse ao Centro e contasse para nossos amigos uma história que você conhece de um velho e de uma criança.

- Gostaria que você fosse ao Centro e contasse para nossos amigos uma história que você conhece de um velho e de uma criança. Queridos irmãos na paz de Jesus! Hoje a avó Maria me disse assim: - Gostaria que você fosse ao Centro e contasse para nossos amigos uma história que você conhece de um velho e de uma criança. Eu disse:

Leia mais

Que tal estudarmos os animais jogando um jogo bem legal? Vamos lá!!!! Siga as instruções abaixo e bons estudos!!!! INSTRUÇÕES

Que tal estudarmos os animais jogando um jogo bem legal? Vamos lá!!!! Siga as instruções abaixo e bons estudos!!!! INSTRUÇÕES Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: Que tal estudarmos os animais jogando um jogo bem legal? Vamos lá!!!! Siga as instruções abaixo e bons estudos!!!! INSTRUÇÕES Durante o jogo você terá que fazer

Leia mais

Historia da Terra. Terra no início da sua formação, há 4,6 bilhões de anos. Fonte da imagem:

Historia da Terra. Terra no início da sua formação, há 4,6 bilhões de anos. Fonte da imagem: Historia da Terra A história do nosso planeta inicia às 0h, quando a Terra foi formada (há 4,6 bilhões de anos) foi formado a partir de poeira e gás. As primeiras 3h44 de vida da Terra não são de muitas

Leia mais

Os Fósseis e a sua importância para a reconstituição da História. Ciências Naturais 7º ano

Os Fósseis e a sua importância para a reconstituição da História. Ciências Naturais 7º ano Os Fósseis e a sua importância para a reconstituição da História da Terra Ciências Naturais 7º ano Onde está escrita a História da Terra? A história da Terra está escrita nas rochas!!! O que são fósseis?

Leia mais

Do início de tudo com o Big Bang até os dias atuais

Do início de tudo com o Big Bang até os dias atuais Do início de tudo com o Big Bang até os dias atuais PASSANDO PELA CRIAÇÃO DA VIA LÁCTEA, A CRIAÇÃO DO SISTEMA SOLAR, E A EVOLUÇÃO DA VIDA NA TERRA Julio Cesar; editado por Pablo Rafael e Amanda B. Santos

Leia mais

Fui à biblioteca tentar escolher. Um bom livro para ler. Mas era difícil descobrir. Aquele que me ia surpreender! Desisti da ideia de procurar

Fui à biblioteca tentar escolher. Um bom livro para ler. Mas era difícil descobrir. Aquele que me ia surpreender! Desisti da ideia de procurar Fui à biblioteca tentar escolher Um bom livro para ler Mas era difícil descobrir Aquele que me ia surpreender! Desisti da ideia de procurar E vim cá para fora brincar. Os meus amigos riam-se de mim E eu

Leia mais

3º Trimestre / Critérios de Avaliação 7 Ano

3º Trimestre / Critérios de Avaliação 7 Ano Caro educando, Segue a agenda do 3 trimestre. Nela, você encontra informações importantes a respeito dos conteúdos programáticos que serão desenvolvidos e as datas das avaliações. Leia com atenção e recorra

Leia mais

Projeto Identidades. Experiência de vida. Jacqueline Alves

Projeto Identidades. Experiência de vida. Jacqueline Alves Projeto Identidades Experiência de vida Jacqueline Alves Dedico este livro para todos aqueles que fizeram parte de cada dia da minha vida me dando conselhos, ajudando para que pudesse chegar até aqui ao

Leia mais

Aluno(a): N o : Turma:

Aluno(a): N o : Turma: Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Danielle Dornelas e Isabela Monteiro Atividades para Estudos Autônomos ECOLOGIA I Data: 3 / 4 / 2018 Querido(a)

Leia mais

Martha Bevilacqua São Paulo 2014

Martha Bevilacqua São Paulo 2014 Martha Bevilacqua São Paulo 2014 ReinoDosMares-Historia-Alta.indd 1 Copyright 2014 by SmartKids LTDA - CIP Proibida a reprodução no todo ou em parte, por qualquer meio, sem autorização do editor. Direitos

Leia mais

Reino Plantae. Profª Carla Aquino

Reino Plantae. Profª Carla Aquino Com a conquista do meio terrestre pelas plantas, foi possível a chegada e permanência dos animais em diversos ambientes. Os animais dependem direta ou indiretamente das plantas para sua sobrevivência.

Leia mais

www.interaulaclube.com.br

www.interaulaclube.com.br A UU L AL A O mar Observe atentamente a figura abaixo. Uma olhada mais despreocupada para o desenho pode dar a impressão de que estamos diante de uma região desértica na superfície da Terra. Mas, prestando

Leia mais

NÃO TEMAS! NA TUA MISSÃO! 2º CICLO

NÃO TEMAS! NA TUA MISSÃO! 2º CICLO 2ª FEIRA 09 DE OUTUBRO Bom Dia! Esta semana terminam as comemorações dos cem anos das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos. Uma das pastorinhas, a Lúcia, já mais velha, escreveu algumas memórias

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na II Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Querido(a) aluno(a), Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Série: 3ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o

Leia mais

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais *Algumas questões retiradas da prova da PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO e da Provinha Brasil. ** Base Nacional Comum Curricular 2 ano ciências previstas:

Leia mais

Avaliação Ciências 6º ano Unidade 7

Avaliação Ciências 6º ano Unidade 7 1. A ilustração abaixo representa um ecossistema. Com relação a esse ecossistema responda: a) O que é um ecossistema? b) Quais são os componentes vivos representados? c) Cite alguns dos elementos não vivos

Leia mais

Origem da vida Tempo Geológico

Origem da vida Tempo Geológico Origem da vida Tempo Geológico Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação A idade da terra e da vida Estudos de datação

Leia mais

Seleção Natural e Evolução. As ideias de Darwin e Lamarck sobre o surgimento de novas espécies.

Seleção Natural e Evolução. As ideias de Darwin e Lamarck sobre o surgimento de novas espécies. Seleção Natural e Evolução As ideias de Darwin e Lamarck sobre o surgimento de novas espécies. Anote em seu caderno! O que significa, para você...... evolução?... seleção natural?... seleção artificial?

Leia mais

Ano: 7 Turma: 71 e 72

Ano: 7 Turma: 71 e 72 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2013 Disciplina: Ciências Professor (a): Felipe Cesar Ano: 7 Turma: 71 e 72 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. exosqueleto epiderme invertebrados. répteis e peixes mamíferos derme. cutícula aves pele

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. exosqueleto epiderme invertebrados. répteis e peixes mamíferos derme. cutícula aves pele Conteúdo: Revestimento nos Vertebrados: Tipos FICHA DE TRABALHO 1 exosqueleto epiderme invertebrados répteis e peixes mamíferos derme cutícula aves pele O corpo dos animais vertebrados é revestido por

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO TERCEIRO CICLO ELISABETE SILVA SÉRGIO MONTEIRO

CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO TERCEIRO CICLO ELISABETE SILVA SÉRGIO MONTEIRO CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO TERCEIRO CICLO ELISABETE SILVA SÉRGIO MONTEIRO ÍNDICE DOMÍNIO 1 TERRA UM PLANETA COM VIDA DOMÍNIO 2 SUSTENTABILIDADE NA TERRA 1 SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE 6 Terra:

Leia mais

Terra: Fogo, Água e Ar

Terra: Fogo, Água e Ar Terra: Fogo, Água e Ar Curso para a Terceira Idade IAG/USP 2016 Professoras Leila Soares Marques e Márcia Ernesto Revoada de Guarás, Lençóis Maranhenses Aratu Origem e evolução da vida Segredos dos zircões!

Leia mais

DO BIG BANG AO PLANETA MARTE: CIÊNCIA OU FICÇÃO

DO BIG BANG AO PLANETA MARTE: CIÊNCIA OU FICÇÃO DO BIG BANG AO PLANETA MARTE: CIÊNCIA OU FICÇÃO Breno Fonseca Ricioli. Luiz Fernando Witzel. Pedro Cabral Magnavita. Victor de Assumpção Fontes Barbosa. Orientadora: Marisa Falco Fonseca Garcia Coorientador:

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P2-1º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender as origens dos vegetais Reconhecer a importância

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Revestimento nos Vertebrados: Tipos FICHA DE TRABALHO 1 exosqueleto epiderme invertebrados Conteúdo: Revestimento nos Vertebrados: Tipos FICHA DE TRABALHO 1 exosqueleto epiderme invertebrados

Leia mais

Programação Bimestral Ensino Fundamental

Programação Bimestral Ensino Fundamental Capítulo 8: Um conto de fadas Programação Bimestral Ensino Fundamental 3º Ano - Língua Portuguesa Capítulo 9: Uma lenda do Sul Texto: A bela adormecida O texto no contexto: A bela desadormecida - Verbos:

Leia mais

Textos. O Natal que eu gostaria de ter! Miguel Feijó O Natal que eu gostaria de ter Bia da Rosa Ferreira... 3

Textos. O Natal que eu gostaria de ter! Miguel Feijó O Natal que eu gostaria de ter Bia da Rosa Ferreira... 3 Textos O Natal que eu gostaria de ter!... 2 Miguel Feijó... 2 O Natal que eu gostaria de ter... 3 Bia da Rosa Ferreira... 3 O NATAL QUE GOSTARIA DE TER!... 4 Francisca Carvalho... 4 O NATAL QUE GOSTARIA

Leia mais