Origem da vida Tempo Geológico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Origem da vida Tempo Geológico"

Transcrição

1 Origem da vida Tempo Geológico

2 Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação

3 A idade da terra e da vida Estudos de datação radioativa sugerem que a terra surgiu a cerca de 4.6 bilhões de anos A evidencia fóssil de vida mais antiga existente data de 3.5 bilhões de anos Sistemas biológicos compartilhados por todos os organismos conhecidos sugerem que a vida iniciou-se uma única vez e todos os organismos são descendentes de um primeiro ancestral

4

5 A história da Terra e da vida são totalmente dependentes uma da outra. Existem métodos que permitem estudar sequências de eventos que ocorreram há milhões (ou bilhões) de anos: datação relativa e absoluta. Datação relativa: - Apoia-se essencialmente na posição relativa das diversas formações rochosas e também na presença de determinados fósseis que possam ocorrer. Princípio da Horizontalidade

6 A história da Terra e da vida são totalmente dependentes uma da outra. Existem métodos que permitem estudar sequencias de eventos que ocorreram há milhões (ou bilhões) de anos: datação relativa e absoluta. Datação relativa: - Apoia-se essencialmente na posição relativa das diversas formações rochosas e também na presença de determinados fósseis que possam ocorrer. - Rochas sedimentares se formaram nos fundos oceânicos ou lacustres pela deposição de sedimentos. Assim, camadas mais superficiais são mais jovens do ponto de vista geológico. - As rochas sedimentares contém fósseis-guias, os quais podem ser comparados entre diferentes regiões do mundo. Com isso, fazendo-se a comparação desse documentário fóssil e determinando a datação relativa do mesmo, foi possível estabelecer as divisões do tempo geológico.

7 A história da Terra e da vida são totalmente dependentes uma da outra. Existem métodos que permitem estudar sequencias de eventos que ocorreram há milhões (ou bilhões) de anos: datação relativa e absoluta. Datação relativa: Estratos que contém os mesmos fósseis tem a mesma idade geológica.

8 A história da Terra e da vida são totalmente dependentes uma da outra. Existem métodos que permitem estudar sequencias de eventos que ocorreram há milhões (ou bilhões) de anos: datação relativa e absoluta. Datação Absoluta: - A datação absoluta tem como base a presença de elementos radioativos constituintes das rochas. - A idade das formações geológicas, ou de certos acontecimentos, é referida em valores numéricos, geralmente em milhões de anos (M.a.). - A técnica usada para determinar essa idade baseia-se no decaimento radioativo de certos isótopos naturas. Ex.: urânio, o chumbo, o tório, etc.

9 Princípios e Métodos Modernos da Datação Absoluta Decaimento radioativo e a datação Absoluta método utilizado para determinar a duração de tempo real de cada acontecimento geológico e a idade da Terra. Pioneiros: # Piérre e Marie Currie descobriram e estudaram a radioatividade emitida pelo rádio e o urânio. # Rutherford (1905) vislumbrou a possibilidade da idade de um mineral de urânio ser estimada a partir da quantidade de chumbo formada e acumulada. # Boltwood (1907) e Holmes (1911) mostraram que a radioatividade pode ser usada para a datação de rochas.

10 Princípios e Métodos Modernos da Datação Absoluta Método Radiocarbônico (C-14) foi criado na década de 50 por Willard Libby. é um isótopo radioativo que ocorre normalmente na atmosfera e nos seres vivos. sua meia-vida é de cerca de 5730 anos. esse método só pode ser utilizado para o Quaternário Tardio. muito importante no estabelecimento cronológico de eventos geomorfológicos e arqueológicos recentes.

11 Princípios e Métodos Modernos da Datação Absoluta Método Radiocarbônico (C-14)

12 Princípios e Métodos Modernos da Datação Absoluta Método da Série de Urânio Elemento de meia-vida longa. Método utilizado na datação das rochas mais antigas conhecidas na Terra. Satisfatoriamente utilizado na datação de granitóides lunares. Seu erro de medida é sempre da ordem de milhões de anos (o que impede que este método seja aplicado na datação de eventos geológicos recentes).

13 Princípios e Métodos Modernos da Datação Absoluta Método da Série de Urânio

14 Princípios e Métodos Modernos da Datação Absoluta

15 Outros Métodos de Datação Método da hidratação da obsidiana vidro natural, amorfo, formado, geralmente, de fontes magmáticas. sua percussão promove a formação de uma película proporcional ao tempo em que a superfície ficou exposta a atmosfera. extremamente utilizado nos trabalhos arqueológicos.

16 Outros Métodos de Datação Dendrocronologia método biológico de datação mais utilizado para o Quaternário Tardio. medição do tempo baseada na contagem e espessura de anéis de crescimento de certos tipos vegetais. indica o ciclo anual das estações e mudanças climáticas de mais longa data.

17 Outros Métodos de Datação Varvas e ritmitos # varvas seqüências de lâminas sedimentares muito finas, depositadas anualmente, que seguem o ritmo das estações climáticas (lagos e lagoas de águas tranqüilas). # ritmitos camadas sedimentares com cor e textura diferentes que se alternam (observados em golfos e bacias).

18 Éon Era Período Época Intervalo de tempo (milhões de anos) Duração (milhões de anos) Comprimento (mm) Hadeano Arqueano Proterozoico Paleozoica Mesozoica Cambriano Ordoviciano Siluriano Devoniano Carbonífero Permiano Triássico Jurássico Cretáceo Fanerozoico Paleoceno Terciário Eoceno Oligoceno Cenozoica Mioceno 23-5 Plioceno 5-2 Quaternário Pleistoceno 2-0,01 Holoceno 0,01 - presente

19 Arqueano (3,8 bilhões a 2,5 bilhões de anos atrás) Planeta Terra com temperaturas até 3 vezes mais elevadas do que hoje. Aparecimento das primeiras células (organismos unicelulares) Milhares de vulcões em atividade Chuvas de meteoros constantes

20 Proterozóico (2,5 bilhões a 570 milhões de anos atrás) ~ 2 bilhões de anos atrás: formação da camada de ozônio aparecimento de formas de vida mais complexas (organismos multicelulares). Formação dos continentes. Acúmulo de oxigênio na biosfera.

21 Era Paleozoica O limite entre o Proterozóico (Pré-Cambriana) e o Paleozoico período cambriano é marcado por um aumento do número de fósseis a partir de 570 milhões de anos atrás. Estudos indicam que o período foi marcado por grandes alterações climáticas, passando de um frio intenso para um clima mais ameno. A variedade e abundância de fósseis pertencentes ao cambriano sugere que o aumento da temperatura favoreceu o surgimento dos ancestrais da maioria dos filos atuais. O período é conhecido pelo termo explosão cambriana.

22 Era Paleozoica A variedade e abundância de fósseis pertencentes ao cambriano sugere que o aumento da temperatura favoreceu o surgimento dos ancestrais da maioria dos filos atuais. O período é conhecido pelo termo explosão cambriana.

23 Era Paleozoica Até o início do período Siluriano a vida estava restrita aos mares. Logo depois, provavelmente a partir de um grupo de algas verdes, surgem as primeiras plantas capazes de viver fora da água, apresentando pequeno porte.

24 Era Paleozoica Até o início do período Siluriano a vida estava restrita aos mares. Logo depois, provavelmente a partir de um grupo de algas verdes, surgem as primeiras plantas capazes de viver fora da água, apresentando pequeno porte. A presença de plantas favoreceu o aparecimento de animais, inicialmente insetos e aracnídeos. 35 cm

25 Era Paleozoica Os primeiros vertebrados apareceram no início do período Ordoviciano. Eram peixes agnatos, ancestrais das lampreias e feiticeiras atuais. Outro tipo de agnato teria dado origem aos peixes mandibulados, que se difundiram muito em função das vantagens adaptativas conferidas pela presença da mandíbula.

26 Era Paleozoica Os primeiros vertebrados apareceram no início do período Ordoviciano. Eram peixes agnatos, ancestrais das lampreias e feiticeiras atuais. Outro tipo de agnato teria dado origem aos peixes mandibulados, que se difundiram muito em função das vantagens adaptativas conferidas pela presença da mandíbula. Os mares do período Devoniano foram dominados por peixes com mandíbula. Havia basicamente 2 grupos de peixes mandibulados: os de nadadeira raiada (actinopterígeos ancestrais dos peixes atuais) e os de nadadeira lobada (crossopterígeos grupo do qual faria parte o ancestral dos tetrápodas).

27 Era Paleozoica Os mares do período Devoniano foram dominados por peixes com mandíbula. Havia basicamente 2 grupos de peixes mandibulados: os de nadadeira raiada (actinopterígeos ancestrais dos peixes atuais) e os de nadadeira lobada (crossopterígeos grupo do qual faria parte o ancestral dos tetrápodes).

28 Era Paleozoica O período Siluriano (438 ~408 milhões de anos atrás) ocorre a expansão das plantas, com o surgimento das primeiras vasculares dotadas de um porte maior, embora necessitassem de água para a reprodução. Ao longo do período Devoniano ( 408 ~360 milhões de anos atrás) surgem as primeiras plantas com gametófitos que se desenvolvia no interior da planta mãe, formando um tipo primitivo de semente. Tem-se a conquista efetiva do meio terrestre por parte das plantas. Com isso, aparecem mais ambientes úmidos e isso teria favorecido a expansão dos anfíbios e dos insetos.

29 Era Paleozoica Surgem as Gimnospermas no período Permiano (286 a 245 milhões de anos atrás)

30 Era Paleozoica Surgem as Gimnospermas no período Permiano (286 a 245 milhões de anos atrás) Florestas carboníferas Predominavam as pteridófitas

31 Era Paleozoica Os primeiros répteis surgem no período carbonífero (360 ~286 milhões de anos atrás) e tornam-se dominantes no período seguinte, o Permiano. Possuíam ovos dotados de casca impermeável e de anexos que mantinham o embrião hidratado ao longo do desenvolvimento, o que conferiu ao grupo dos répteis a rápida expansão para ambientes mais distantes dos corpos de água.

32 Era Paleozoica Os primeiros répteis surgem no período carbonífero (360 ~286 milhões de anos atrás) e tornam-se dominantes no período seguinte, o Permiano. Possuíam ovos dotados de casca impermeável e de anexos que mantinham o embrião hidratado ao longo do desenvolvimento, o que conferiu ao grupo dos répteis a rápida expansão para ambientes mais distantes dos corpos de água. O fim do Paleozoico é marcado por uma grande extinção, que dizimou 95% da vida no planeta! Em algumas regiões a atividade vulcânica era muito intensa e teve longa duração (milhões de anos). Em outras regiões do globo, o frio intenso causou a morte de vários seres.

33 Era Paleozoica O fim do Paleozoico é marcado por uma grande extinção, que dizimou 95% da vida no planeta! Em algumas regiões a atividade vulcânica era muito intensa e teve longa duração (milhões de anos). Em outras regiões do globo, o frio intenso causou a morte de vários seres. Vídeo sobre a extinção permo-triássica:

34 Era Mesozoica Os répteis sobreviventes diversificaram-se e deram origem ao grupo ancestral dos mamíferos e dos dinossauros.

35 Era Mesozoica Os répteis sobreviventes diversificaram-se e deram origem ao grupo ancestral dos mamíferos e dos dinossauros. A expansão dos dinossauros ocorre no período Jurássico (208 ~144 milhões de anos atrás). A biodiversidade era grande, contendo espécies de alguns cm até 10m de altura e com dezenas de toneladas, as quais ocuparam quase todos os tipos de ambientes.

36

37 Era Mesozoica Os modelos são reconstruídos com base num vasto registro fóssil.

38 Era Mesozoica A origem das aves teria acontecido também no Jurássico a partir de um grupo de dinossauros

39 Era Mesozoica A origem das aves teria acontecido também no Jurássico a partir de um grupo de dinossauros

40 Era Mesozoica A origem das aves teria acontecido também no Jurássico a partir de um grupo de dinossauros. No final do período Cretáceo (há cerca de 65 milhões de anos) ocorre a extinção da maioria dos dinossauros. Acredita-se que essa extinção ocorreu devido às alterações climáticas resultantes da queda de um asteroide na região do México. Cratera de Chicxulub, uma pequena cidade localizada no estado de Yucatán, no México.

41 Era Mesozoica Acredita-se que essa extinção ocorreu devido às alterações climáticas resultantes da queda de um asteroide na região do México.

42 Era Cenozoica Marcada por dois eventos: expansão das angiospermas e dos mamíferos. Com a extinção do Cretáceo, os mamíferos, inicialmente do tamanho de ratos e de hábitos noturnos, puderem se expandir. A partir do mamífero ancestral teriam surgido os 3 grupos existentes: monotremados, marsupiais e placentários.

43 Era Cenozoica A partir do mamífero ancestral teriam surgido os 3 grupos existentes: monotremados, marsupiais e placentários.

44 Era Cenozoica A partir do mamífero ancestral teriam surgido os 3 grupos existentes: monotremados, marsupiais e placentários. Na Austrália, desenvolveram-se os marsupiais e os monotremados. Na América do Sul expandiram-se os placentários e poucos marsupiais. No hemisfério norte surgiram apenas os placentários. No final do período Terciário (há ~2 milhões de anos) a América do Norte e do Sul são religadas pelo istmo do Panamá, após 40 milhões de anos separadas. Ocorre a migração de mamíferos entre os dois continentes. Alguns marsupiais resistiram à seleção natural na América do Norte, como o gambá.

45 Era Cenozoica No hemisfério norte surgiram apenas os placentários. No final do período Terciário (há ~2 milhões de anos) a América do Norte e do Sul são religadas pelo istmo do Panamá, após 40 milhões de anos separadas. Ocorre a migração de mamíferos entre os dois continentes. Alguns marsupiais resistiram à seleção natural na América do Norte, como o gambá.

46 Era Cenozoica No hemisfério norte surgiram apenas os placentários. No final do período Terciário (há ~2 milhões de anos) a América do Norte e do Sul são religadas pelo istmo do Panamá, após 40 milhões de anos separadas. Ocorre a migração de mamíferos entre os dois continentes. Alguns marsupiais resistiram à seleção natural na América do Norte, como o gambá. No período Quaternário (há ~2 milhões de anos) evoluíram as espécies modernas de mamíferos placentários, incluindo os ancestrais de cavalo, elefantes e dos humanos.

47 Era Cenozoica No período Quaternário (há ~2 milhões de anos) evoluíram as espécies modernas de mamíferos placentários, incluindo os ancestrais de cavalo, elefantes e dos humanos.

48 Éon Era Período Época Intervalo de tempo (milhões de anos) Duração (milhões de anos) Comprimento (mm) Hadeano Arqueano Proterozoico Paleozoica Mesozoica Cambriano Ordoviciano Siluriano Devoniano Carbonífero Permiano Triássico Jurássico Cretáceo Fanerozoico Paleoceno Terciário Eoceno Oligoceno Cenozoica Mioceno 23-5 Plioceno 5-2 Quaternário Pleistoceno 2-0,01 Holoceno 0,01 - presente

49 Paleozóico Período Evolução Vegetal Evolução Animal Extinções Aparecimento de terápsidas; Permiano Declínio das plantas sem aumento dos répteis e insetos; 285 sementes Declínio dos anfíbios Gimnospermas 1 os répteis Carbonífero Florestas de fetos, 1 os insetos voadores 375 Depósitos de carvão aumento dos anfíbios 420 Devoniano 1 as plantas c/ sementes Anfíbios Siluriano 1 as plantas vasculares Idade dos Peixes as plantas terrestres 1 os invertebr. terrestres Milhões de anos atrás 520 Ordoviciano Peixes; aumentos dos invertebrados marinhos Cambriano Algas dominantes Trilobitas, explosão de 570 vida marinha

50 Mesozóico Período Evolução Vegetal Evolução Animal 135 Cretáceo 1as plantas com flores Extinções dos dinossauros; Aves modernas 195 Jurássico Florestas de gimnospermas e fetos na maior parte da Terra 1 as aves; Idade dos dinossauros Gimnospermas dominantes 1 os dinossauros; 1 os 240 Triássico mamíferos; complexos artrópodes Milhões de anos atrás

51 Cenozóico Período Época Evolução Vegetal Evolução Animal Recente das sp herbáceas; Homo sapiensi Quaternário Pleistoceno Glaciações levando à Extinções em massa; 2,5 Antropoceno extinções 1 o Homo Terciário Plioceno Declíno das Florestas Aparecimento do 65 Mioceno Explosiva expansão das hominídeo Oligoceno flores Mamíferos modernos Eoceno Peixes ósseos Paleoceno 1 os mamíferos placentários Milhões de anos atrás

Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação

Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação Origem da vida Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação A idade da terra e da vida Estudos de datação radioativa sugerem

Leia mais

Tempo Geológico. Antonio Liccardo - UEPG. Paleozoico. Cenozoico. Mesozoico

Tempo Geológico. Antonio Liccardo - UEPG. Paleozoico. Cenozoico. Mesozoico Tempo Geológico Antonio Liccardo - UEPG Paleozoico Cenozoico Mesozoico Idade da Terra 4.56 Ga ou 4,56 Bilhões de Anos Comissão Internacional sobre Estratigrafia Dificuldades com escalas Nomenclaturas antigas

Leia mais

Introdução à Engenharia Geotécnica

Introdução à Engenharia Geotécnica Introdução à Engenharia Geotécnica Planeta Terra Vítor Pereira Faro vpfaro@ufprbr Sidnei Helder Cardoso Teixeira steixeira@ufprbr Agosto 2016 Planeta Terra 1 Planeta Terra PERÍODOS GEOLÓGICOS DA TERRA

Leia mais

QUAL A IDADE DA TERRA? Na época não conhecida.

QUAL A IDADE DA TERRA? Na época não conhecida. Tempo Geológico e Datação Geológica -Aula 4- Geologia geral Prof. Alexandre Paiva da Silva 1. A IDADE DA TERRA: PRIMEIRAS TENTATIVAS - Idade média: Terra é imóvel, é o centro do universo teoria do Geocentrismo

Leia mais

PROF. TÁCIUS FERNANDES FOSSÉIS DE DINOSSAUROS

PROF. TÁCIUS FERNANDES FOSSÉIS DE DINOSSAUROS PROF. TÁCIUS FERNANDES FOSSÉIS DE DINOSSAUROS A determinação da idade da Terra O clérigo irlandês James Usher, arcebispo de Almagh, baseado nos textos bíblicos e somando as idades dos personagens neles

Leia mais

macroevolução Strata Fossilização Macroevolução Macroevolução: Como as espécies e grupos evoluem? Interpretando o registro fóssil

macroevolução Strata Fossilização Macroevolução Macroevolução: Como as espécies e grupos evoluem? Interpretando o registro fóssil macroevolução Strata Datação de fósseis (relativa, absoluta) radioisótopos taxa de declínio Fossilização registro incompleto organismos (partes duras/moles) hábitat acesso Interpretando o registro fóssil

Leia mais

Introdução à Engenharia Geotécnica

Introdução à Engenharia Geotécnica Universidade Federal do Paraná - UFPR Setor de Tecnologia - Departamento de Construção Civil DCC Introdução à Engenharia Geotécnica Introdução à Engenharia Geotécnica TC029 Terças-feiras e Quintas-feiras

Leia mais

Geologia Histórica e Recursos Minerais

Geologia Histórica e Recursos Minerais Geologia Histórica e Recursos Minerais Datas Geologia Geral A disciplina O Tempo Geológico Magnitude do tempo geológico Eventos que marcaram a história da Terra Evolução das espécies O Tempo Geológico

Leia mais

Compreendendo a Terra

Compreendendo a Terra Frank Press Raymond Siever John Grotzinger Thomas H. Jordan Compreendendo a Terra 4a Edição Cap 10 Tempo Geológico Lecture Slides prepared by Peter Copeland Bill Dupré Copyright 2004 by W. H. Freeman &

Leia mais

A Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos; Ela surge após o Big Bang, há 15 bilhões de anos;

A Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos; Ela surge após o Big Bang, há 15 bilhões de anos; EVOLUÇÃO DA TERRA Evolução da Terra A Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos; Ela surge após o Big Bang, há 15 bilhões de anos; A teoria do Big Bang é elaborada por Edwin Hubble, quando este observou

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 7º ANO FICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:

Leia mais

Historia da Terra. Terra no início da sua formação, há 4,6 bilhões de anos. Fonte da imagem:

Historia da Terra. Terra no início da sua formação, há 4,6 bilhões de anos. Fonte da imagem: Historia da Terra A história do nosso planeta inicia às 0h, quando a Terra foi formada (há 4,6 bilhões de anos) foi formado a partir de poeira e gás. As primeiras 3h44 de vida da Terra não são de muitas

Leia mais

Biodiversidade. Biodiversidade no passado. Como a Biodiversidade é gerada?

Biodiversidade. Biodiversidade no passado. Como a Biodiversidade é gerada? Biodiversidade 2 Como a Biodiversidade é gerada? (Material Complementar) Biodiversidade no passado O número de espécies existentes na Terra não foi constante ao longo do tempo. Desde que a vida surgiu

Leia mais

Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais da Amazônia 1. Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais na Amazônia Professor : Rubenilton

Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais da Amazônia 1. Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais na Amazônia Professor : Rubenilton Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais da Amazônia 1. Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais na Amazônia Professor : Rubenilton Rodrigues 2. Rubenilton Rodrigues Arcabouço geológico e

Leia mais

TERRA EM TRANSFORMAÇÃO

TERRA EM TRANSFORMAÇÃO Ciências Naturais 7º ano TERRA EM TRANSFORMAÇÃO 1. A Terra conta a sua História 2. Dinâmica interna da Terra 3. Consequências da dinâmica interna da Terra 4. Estrutura interna da Terra 5. Dinâmica externa

Leia mais

ORIGEM E NATUREZA DO ESPÍRITO. Origem e natureza do Espírito Evolução do princípio inteligente

ORIGEM E NATUREZA DO ESPÍRITO. Origem e natureza do Espírito Evolução do princípio inteligente ORIGEM E NATUREZA DO ESPÍRITO Origem e natureza do Espírito Evolução do princípio inteligente Há uma Comunidade de Espíritos Puros, eleitos pelo senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as

Leia mais

A Geohistória é uma ciência que procura reconstituir a história da Terra, desde a sua formação até aos nossos dias.

A Geohistória é uma ciência que procura reconstituir a história da Terra, desde a sua formação até aos nossos dias. A Geohistória é uma ciência que procura reconstituir a história da Terra, desde a sua formação até aos nossos dias. As primeiras formas de vida terão surgido há 3800M.a., sendo considerados seres procariontes.

Leia mais

Sustentabilidade e Meio Ambiente. Prof. Dr. Cleverson V. Andreoli

Sustentabilidade e Meio Ambiente. Prof. Dr. Cleverson V. Andreoli Sustentabilidade e Meio Ambiente Prof. Dr. Cleverson V. Andreoli Estrutura do Universo Evolução do planeta e formação da biodiversidade, impactos ambientais, relação entre os problemas ambientais, sociais

Leia mais

MARCAS Pegadas dinossauros Ovos dinossauros Coprólitos dinossauros

MARCAS Pegadas dinossauros Ovos dinossauros Coprólitos dinossauros MARCAS Tipo de fossilização mais abundante em que permanecem vestígios deixados pelos seres vivos. Este processo fornece informações importantes sobre a locomoção (pegadas), a reprodução (ovos fósseis),

Leia mais

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL TEMPO GEOLÓGICO

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL TEMPO GEOLÓGICO GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL TEMPO GEOLÓGICO Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Compreender o conceito de tempo geológico Compreender como é feita a identificação da idade das formações geológicas

Leia mais

ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO

ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO ROCHAS: Aglomerado de um ou mais minerais ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS (cristalinas) - intrusivas ou plutônicas - extrusivas ou vulcânicas SEDIMENTARES - detríticas -

Leia mais

DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO

DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO 2º EM Biologia Professor João C4 H13, 15 DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO C4 H13, 15 Introdução A Terra formou-se há cerca de 4,6 bilhões de anos; Os primeiros indícios de vida datam

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Grandes etapas na História da Terra

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Grandes etapas na História da Terra Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Grandes etapas na História da Terra Nome: Data: / / 1. Observa, atentamente, a figura. I Deposição dos estratos f, e, d, e c. II Erosão do estrato c.

Leia mais

BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Origem e Evolução da Vida https://www.qconcursos.com Prof. Daniele Duó O conhecimento evolutivo busca explicar como a enorme diversidade da vida surgiu na Terra e como mudou ao longo do tempo.

Leia mais

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL TEMPO GEOLÓGICO

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL TEMPO GEOLÓGICO GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL TEMPO GEOLÓGICO Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 2 3 4 5 6 Tempo Geológico Conceito de Tempo Geológico Divisões do Tempo Geológico Determinação do Tempo Datação

Leia mais

Biogeografia Histórica. Cenozóico

Biogeografia Histórica. Cenozóico Biogeografia Histórica Cenozóico Ao final do Mesozóico: Todos os continentes afastados Oceanos em expansão Continentes em deriva latitudinal e/ou longitudinal Revolução climática nos continentes Choque

Leia mais

GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL

GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA Manto Superior Manto Inferior Núcleo SIAL SIMA TECTÔNICA DE PLACAS TECTÔNICA DE PLACAS FORÇAS TECTÔNICAS DERIVA CONTINENTAL MAIOR EXTINÇÃO EM

Leia mais

As marcas deixadas pela erosão provocada, por exemplo, por mares e gelos; evidenciam a acção de forças internas do planeta;

As marcas deixadas pela erosão provocada, por exemplo, por mares e gelos; evidenciam a acção de forças internas do planeta; À semelhança das páginas de um livro, em cada camada ficaram gravados vários registos dos acontecimentos passados. Ao estudo dos estratos estratigrafia Ao estudo dos fósseis paleontologia É nos estratos

Leia mais

Atendendo à escala do tempo geológico, e tendo em conta unidades geocronológicas, encontramos enquadrado no :

Atendendo à escala do tempo geológico, e tendo em conta unidades geocronológicas, encontramos enquadrado no : Atendendo à escala do tempo geológico, e tendo em conta unidades geocronológicas, encontramos enquadrado no : Éon Fanerozóico Era Mesozóica Um Período compreendido entre 245 e 208 milhões de anos atrás

Leia mais

Protocolo de trabalho

Protocolo de trabalho e ESCOLA SECUNDÁRIA ALCAIDES DE FARIA Protocolo de trabalho Assunto: Tema I Capítulo 2- As rochas e os fósseis: arquivos que relatam a história da Terra A- VAMOS SIMULAR A FORMAÇÃO FÓSSEIS Amonite Os fósseis

Leia mais

1) (ENEM-2006) Para responder as questões 1 e 2, analise o quadro a seguir, que esquematiza a história da Terra.

1) (ENEM-2006) Para responder as questões 1 e 2, analise o quadro a seguir, que esquematiza a história da Terra. 1) (ENEM-2006) Para responder as questões 1 e 2, analise o quadro a seguir, que esquematiza a história da Terra. Considerando o esquema acima, assinale a opção correta. A) Quando os primeiros hominídeos

Leia mais

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho A UU L AL A Decifrar as formas Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho do geógrafo na interpretação das formas que as diferentes paisagens assumem. Vamos perceber que a crosta terrestre, ou litosfera,

Leia mais

EVOLUÇÃO DOS HUMANOS. Questionar a essência de nosso ser? INSULTO!

EVOLUÇÃO DOS HUMANOS. Questionar a essência de nosso ser? INSULTO! animais e plantas breve comentário de Darwin sobre a evolução humana Sem pretensão de publicar sobre o tema (agravo de preconceitos) Meados séc XIX Homem Imutável e inalterado Questionar a essência de

Leia mais

Versão A. Classificação: % Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano A Terra conta a sua história

Versão A. Classificação: % Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano A Terra conta a sua história Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano A Terra conta a sua história Nome: Nº Turma: Versão A Classificação: % Lê atentamente os enunciados das perguntas e responde

Leia mais

Terra: Fogo, Água e Ar

Terra: Fogo, Água e Ar Terra: Fogo, Água e Ar Curso para a Terceira Idade IAG/USP 2016 Professoras Leila Soares Marques e Márcia Ernesto Revoada de Guarás, Lençóis Maranhenses Aratu Origem e evolução da vida Segredos dos zircões!

Leia mais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre A Comissão Internacional sobre Estratigrafia da União Internacional de Ciências Geológicas reconhece em seu Quadro Estratigráfico Internacional três éons: Arqueano: compreendido entre 3,85 bilhões de anos

Leia mais

EON FANEROZOICO ERA CENOZOICA PERÍODO QUATERNÁRIO

EON FANEROZOICO ERA CENOZOICA PERÍODO QUATERNÁRIO EON FANEROZOICO ERA CENOZOICA PERÍODO QUATERNÁRIO ÉPOCA : PLEISTOCENO ÉPOCA HOLOCENO TEMPO e ESCALA GEOLÓGICA Consolidação Premissas da hierarquização e divisão EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS IDADE MÉDIA: Terra

Leia mais

Geologia é a ciência da Terra, palavra que vem do grego: As rochas são as fontes de informações da qual a Geologia busca decifrá-las;

Geologia é a ciência da Terra, palavra que vem do grego: As rochas são as fontes de informações da qual a Geologia busca decifrá-las; 1 Breve histórico da Geologia Geologia é a ciência da Terra, palavra que vem do grego: Geo (Ge) = Terra Logia (logos) = Ciência; As rochas são as fontes de informações da qual a Geologia busca decifrá-las;

Leia mais

A História da Terra. Ciências Naturais - 7º Ano

A História da Terra. Ciências Naturais - 7º Ano A História da Terra Ciências Naturais - 7º Ano Como evoluiu o planeta Terra e a vida que ele contem A Terra gira à volta do Sol há cerca de 4600 milhões de anos, e não teve sempre o mesmo aspecto que hoje

Leia mais

A HISTÓRIA DA TERRA. 10º ano Biologia e Geologia 2010/2011

A HISTÓRIA DA TERRA. 10º ano Biologia e Geologia 2010/2011 A HISTÓRIA DA TERRA 10º ano Biologia e Geologia 2010/2011 A Terra existe à cerca de M.a.* e, desde que nasceu, sofreu profundas modificações... * 46 000 000 anos Como 4600 milhões de anos é muito tempo

Leia mais

7ºs anos Professor Daniel Fonseca

7ºs anos Professor Daniel Fonseca Salesiano Dom Bosco Capítulo 3 Geologia, Solo e Relevo 7ºs anos Professor Daniel Fonseca ROCHAS: Aglomerado de um ou mais minerais ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS (cristalinas) - intrusivas ou plutônicas - extrusivas

Leia mais

ASTROBIOLOGIA Formação e evolução da Terra e da vida

ASTROBIOLOGIA Formação e evolução da Terra e da vida ASTROBIOLOGIA Formação e evolução da Terra e da vida Centro de Extensão Universitária - SP C. A. Wuensche 19 de junho de 2006 A formação e evolução da vida na Terra As escalas de tempo Eucariontes x procariontes

Leia mais

Instituto Federal do Maranhão Departamento de Educação Superior de Tecnologia Disciplina de Química Ambiental

Instituto Federal do Maranhão Departamento de Educação Superior de Tecnologia Disciplina de Química Ambiental Instituto Federal do Maranhão Departamento de Educação Superior de Tecnologia Disciplina de Química Ambiental QUIMICA AMBIENTAL Prof º: Ms. Açailândia 2016 A origem da terra Documentário: https://www.youtube.com/watch?v=6ekh3btiulo

Leia mais

Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Profa. Ângela Dauch

Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Profa. Ângela Dauch Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Profa. Ângela Dauch O conceito de evolução biológica Todos os seres vivos do planeta descendem de organismos muito simples, que surgiram há mais de 3 bilhões

Leia mais

Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação

Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação Origem da vida Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação A idade da terra e da vida Estudos de datação radioativa sugerem

Leia mais

O tempo geológico é um tempo longo e a Terra possui uma idade aproximada de 4600 milhões de anos. Durante este período desenvolveu-se a Vida na

O tempo geológico é um tempo longo e a Terra possui uma idade aproximada de 4600 milhões de anos. Durante este período desenvolveu-se a Vida na O tempo geológico é um tempo longo e a Terra possui uma idade aproximada de 4600 milhões de anos. Durante este período desenvolveu-se a Vida na Terra, alternada por extinções em massa, com destaque para

Leia mais

Aula 11 - Origem e Evolução dos Oceanos e da crosta continental: Temperatura, PHs e Salinidade; Tectonismo e vulcanismo.

Aula 11 - Origem e Evolução dos Oceanos e da crosta continental: Temperatura, PHs e Salinidade; Tectonismo e vulcanismo. Astrobiologia Mestrado e Doutorado em Física e Astronomia Prof. Dr. Sergio Pilling Aluno: Caroline Gonçalves de Góes Aula 11 - Origem e Evolução dos Oceanos e da crosta continental: Temperatura, PHs e

Leia mais

Paleontologia. Profa. Flaviana Lima

Paleontologia. Profa. Flaviana Lima UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Departamento de Ciências Biológicas DCBio Paleontologia Profa. Flaviana Lima

Leia mais

Uso Estratigráfico dos Fósseis e Tempo Geológico - Paleontologia 2016/1

Uso Estratigráfico dos Fósseis e Tempo Geológico - Paleontologia 2016/1 Alana Guaragni Cristiane L. L. Garbinato Fabricia Zem Giovane Z. Arus 2016/1 Fósseis Representam um estágio de evolução dos seres vivos Discriminar rochas antigas das mais novas: Escala de Tempo Geológico

Leia mais

Macroevolução? Macroevolução. Strata. Fossilização 07/05/2011

Macroevolução? Macroevolução. Strata. Fossilização 07/05/2011 Macroevolução Macroevolução? Cronologia evolutiva, Extinções em Massa, Princípios e Padrões Gerais e Tendências Evolutivas Professor Fabrício R Santos fsantos@icb.ufmg.br Departamento de Biologia Geral,

Leia mais

2 Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais

2 Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais 1 - Morte do ser vivo 2 Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais (como consequência estes deixam de estar em contacto com os agentes atmosféricos e com o oxigénio, descompondo-se por isso mais

Leia mais

Paleontologia. Profa. Flaviana Lima

Paleontologia. Profa. Flaviana Lima UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Departamento de Ciências Biológicas DCBio Paleontologia Profa. Flaviana Lima

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número de

Leia mais

Gestão Ambiental. A Criação do Universo. Professor MSc. Laércio Avileis Junior

Gestão Ambiental. A Criação do Universo. Professor MSc. Laércio Avileis Junior Gestão Ambiental A Criação do Universo Professor MSc. Laércio Avileis Junior Fatec/ITÚ - GTI 3 Semestre 02/2013 Introdução Abordaremos a origem da terra e universo, alguns aspectos físicos. 1ª Teoria:

Leia mais

A medida do tempo geológico e a idade da Terra

A medida do tempo geológico e a idade da Terra A medida do tempo geológico e a idade da Terra Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva O presente é a chave do passado ou, o que está acontecendo hoje, aconteceu no passado J. HUTTON(1726-1797)

Leia mais

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A primeira forma de vida na Terra foi um ser unicelular, que surgiu há 3,6 bilhões de anos

Leia mais

Paleozóico e Mesozóico: Evolução dos principais grupos. Prof. Dr. Renato Pirani Ghilardi Dept. Ciências Biológicas UNESP/Bauru - SP

Paleozóico e Mesozóico: Evolução dos principais grupos. Prof. Dr. Renato Pirani Ghilardi Dept. Ciências Biológicas UNESP/Bauru - SP Paleozóico e Mesozóico: Evolução dos principais grupos Prof. Dr. Renato Pirani Ghilardi Dept. Ciências Biológicas UNESP/Bauru - SP A TERRA PRÉ BIÓTICA -A vida começou durante o primeiro bilhão de anos

Leia mais

1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas aos diferentes subsistemas terrestres.

1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas aos diferentes subsistemas terrestres. 1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas aos diferentes subsistemas terrestres. A Um sistema é uma parte do Universo constituída por massa e energia.

Leia mais

EVOLUÇÃO no princípio. pio éramos um...

EVOLUÇÃO no princípio. pio éramos um... EVOLUÇÃO no princípio Como surgiu o universo? E o planeta Terra? Quando apareceu a vida? 4,5 biliões de anos Bola de fogo Muitos vulcões Cinzas Poeiras Tectónica de placas Ano 2009 Planeta Azul: a Terra...

Leia mais

GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Quarta 14 às 18h museu IC II Aula 1 - Apresentação da disciplina - A geologia como ciência, subdivisões, conceitos, interação com outras ciências e formação da Terra

Leia mais

Ciclo do Carbono. Variações Paleoclimáticas. Composição Isotópica. Biomarcadores Paleoclimáticos

Ciclo do Carbono. Variações Paleoclimáticas. Composição Isotópica. Biomarcadores Paleoclimáticos APRESENTAÇÃO Atmosfera Primitiva. Formação de Organismos Heterotróficos. Fotossíntese. Clorofila. Produção, Preservação e Degradação da Matéria Orgânica. Condições de Deposição. Matéria Orgânica na Geosfera.

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 26: A vida na Terra

Astrofísica Geral. Tema 26: A vida na Terra da na Terra Índice 1 Surgimento da vida na Terra 2 Surtos de vida 3 Atmosfera e a vida 4 Extinções em massa 5 Bibliografia 2 / 34 Índice 1 Surgimento da vida na Terra 2 Surtos de vida 3 Atmosfera e a vida

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 26: A vida na Terra. Alexandre Zabot

Astrofísica Geral. Tema 26: A vida na Terra. Alexandre Zabot Astrofísica Geral Tema 26: A vida na Terra Alexandre Zabot Índice Surgimento da vida na Terra Surtos de vida Atmosfera e a vida Extinções em massa Bibliografia 1 33 Índice Surgimento da vida na Terra Surtos

Leia mais

Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram no passado e foram preservados de forma natural até aos nossos dias.

Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram no passado e foram preservados de forma natural até aos nossos dias. E1 Os fósseis Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram no passado e foram preservados de forma natural até aos nossos dias. Os fósseis são estudados por uma ciência chamada Paleontologia.

Leia mais

Clique para avançar... Quando surgir uma palavra escrita em azul e sublinhada, apenas aponte o mouse para ver mais informações.

Clique para avançar... Quando surgir uma palavra escrita em azul e sublinhada, apenas aponte o mouse para ver mais informações. Clique para avançar... Quando surgir uma palavra escrita em azul e sublinhada, apenas aponte o mouse para ver mais informações. Terra Uma pequena história por Clóvis Ático clovis.atico@gmail.com A Terra

Leia mais

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue desses seres - são autotróficas.

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ECOLOGIA EVOLUTIVA

PRINCÍPIOS DE ECOLOGIA EVOLUTIVA PRINCÍPIOS DE ECOLOGIA EVOLUTIVA RELEMBRANDO... O que é Ecologia? Biosfera Ecossistema Comunidade População Organismo PENSAMENTO EVOLUTIVO E ECOLÓGICO Em biologia, nada tem sentido, exceto à luz a evolução

Leia mais

CIÊNCIA DO AMBIENTE. Prof. ELOIR MISSIO

CIÊNCIA DO AMBIENTE. Prof. ELOIR MISSIO CIÊNCIA DO AMBIENTE Prof. ELOIR MISSIO BIBLIOGRAFIA MILLER Jr., G. TYLER. Ciência Ambiental. São Paulo, Cenage Learning. 2012. ODUM, Eugene P. Ecologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. CHRISTOFOLETTI,

Leia mais

DATAÇÃO RELATIVA. 1- A figura seguinte representa uma determinada área geológica, onde se observam duas sequências estratigráficas, A e B.

DATAÇÃO RELATIVA. 1- A figura seguinte representa uma determinada área geológica, onde se observam duas sequências estratigráficas, A e B. 1- A figura seguinte representa uma determinada área geológica, onde se observam duas sequências estratigráficas, A e B. TERMOS A USAR NOS ESPAÇOS NAS QUESTÕES DOS GRUPOS 1 E 2: ambientes; argilas; balastros;

Leia mais

Biologia. volume único 3.ª edição. Armênio Uzunian Ernesto Birner

Biologia. volume único 3.ª edição. Armênio Uzunian Ernesto Birner Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner Uma obra em eterna construção Dois reinos ou mais? A evolução da classificação dos seres vivos Plantae Animalia Plantae Fungi Animalia Protista

Leia mais

Estruturas geológicas e formas do relevo Brasileiro. Professora: Jordana Costa

Estruturas geológicas e formas do relevo Brasileiro. Professora: Jordana Costa Estruturas geológicas e formas do relevo Brasileiro Professora: Jordana Costa As marcas do tempo geológico A litosfera não é contínua, ela é formada por imensos blocos rochosos: - Placas tectônicas. -

Leia mais

20/04/2011 O USO ESTRATIGRÁFICO DOS FÓSSEIS

20/04/2011 O USO ESTRATIGRÁFICO DOS FÓSSEIS O USO ESTRATIGRÁFICO DOS FÓSSEIS 1 O TEMPO GEOLÓGICO O Homem, ao longo dos séculos, tem procurado reconstituir a História da Terra e da Vida. No entanto, as referências temporais que nos são mais familiares

Leia mais

Turma: 2. Responda à seguinte questão. 3. Com as opções, pequena, Big Bang, grande, Universo complete correctamente a frase:

Turma: 2. Responda à seguinte questão. 3. Com as opções, pequena, Big Bang, grande, Universo complete correctamente a frase: Escola Secundária Anselmo de Andrade 1º teste de Biologia / Geologia do 10º ano Nome: Data: Turma: Nº: 1 Complete correctamente a frase com as seguintes opções: Opções: radioactividade, impactismo, acreção,

Leia mais

Centro Educacional Colúmbia 2000

Centro Educacional Colúmbia 2000 Centro Educacional Colúmbia 2000 Discente: Docente: Gustavo José Tri. 2º/2018 Ens. Fund. Lista: Turma: 6º ano Disciplina: Geografia Nº 1 - a) Como percebemos que a Terra Gira? b) Qual o tempo Real e aproximado

Leia mais

QUAL A IDADE DA TERRA?

QUAL A IDADE DA TERRA? QUAL A IDADE DA TERRA? Vários estudos e investigação desenvolvidas por muitos cientistas apontam a idade para os 4600 milhões de anos. Já imaginaste o que é 1 MILHÃO? Quanto tempo precisarias para contar

Leia mais

O Tempo Geológico. O homem é a medida de todas as coisas. O ser humano é um animal consciente da sua própria existência.

O Tempo Geológico. O homem é a medida de todas as coisas. O ser humano é um animal consciente da sua própria existência. .......... S E Ç Ã O D E T E X TO S G E OT E M Á T I C O S E M P D F O Tempo Geológico Geólogo Paulo César Manzig O homem é a medida de todas as coisas O ser humano é um animal consciente da sua própria

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 01 EVOLUÇÃO TERRESTRE E ERAS GEOLÓGICAS

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 01 EVOLUÇÃO TERRESTRE E ERAS GEOLÓGICAS GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 01 EVOLUÇÃO TERRESTRE E ERAS GEOLÓGICAS Como pode cair no enem (ENEM) ERA PERÍODO MILHÕES DE ANOS EVOLUÇÃO BIOLÓGICA PALEOGEOGRAFIA CENOZOICA MESOZOICA PALEOZOICA QUATERNÁRIO

Leia mais

Fósseis e estratigrafia: conceitos e princípios da estratigrafia, litoestratigrafia, bioestratigrafia e cronoestratigrafia

Fósseis e estratigrafia: conceitos e princípios da estratigrafia, litoestratigrafia, bioestratigrafia e cronoestratigrafia Universidade Regional do Cariri URCA Centro de Ciências Biológicas Fósseis e estratigrafia: conceitos e princípios da estratigrafia, litoestratigrafia, bioestratigrafia e cronoestratigrafia Flaviana Lima

Leia mais

Professor(a): Cristiano Santana GEOLOGIA. Assunto: Estrutura interna da Terra

Professor(a): Cristiano Santana GEOLOGIA. Assunto: Estrutura interna da Terra LISTA: 03 3ª série Ensino Médio Professor(a): Cristiano Santana Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: GEOLOGIA Assunto: Estrutura interna da Terra DIA: MÊS: 03 2017 O modelo da estrutura interna

Leia mais

COMO NASCEU NOSSO PLANETA BELÉM 2015

COMO NASCEU NOSSO PLANETA BELÉM 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS FACULDADE DE GEOLOGIA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO ÀS GEOCIÊNCIAS ALUNA: RANIELLY SOUZA MONTEIRO DA SILVA 201508540033 MONITORA: ÁDRIA KANOME MORI SOARES

Leia mais

Diversidade e reprodução das plantas

Diversidade e reprodução das plantas Diversidade e reprodução das plantas Características gerais das plantas Metodologia cladística Reino Plantae = organimos que apresentam embriões multicelulares maciços. Embryophytes. Eucarióticos Multicelulares

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENTOMOLOGIA E ACAROLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENTOMOLOGIA E ACAROLOGIA Táticas de Controle INSETICIDAS CONTROLE BIOLÓGICO FEROMÔNIOS MANIPULAÇÃO GENÉTICA DE PRAGAS VARIEDADES RESISTENTES A INSETOS (plantas modificadas geneticamente) MANIPULAÇÃO DO AMBIENTE E MÉTODOS CULTURAIIS

Leia mais

O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo.

O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo. EVOLUÇÃO O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo. Evolução pode ser definida, em poucas palavras, como o processo de variação e adaptação de

Leia mais

EXTINÇÕES EM MASSA. O que é? São as mesmas que as de fundo? Causas terrestres. Clima. Únicos processos plausíveis. Vulcanismo

EXTINÇÕES EM MASSA. O que é? São as mesmas que as de fundo? Causas terrestres. Clima. Únicos processos plausíveis. Vulcanismo EXTINÇÕES EM MASSA O que é? São as mesmas que as de fundo? Causas terrestres Únicos processos plausíveis Mudanças as no nível n do mar Clima Vulcanismo Extinção Pleistoceno Extinção K/T Extinção Triássico

Leia mais

TEMPO GEOLÓGICO. As Eras Geológicas e suas características durante a evolução do planeta Terra:

TEMPO GEOLÓGICO. As Eras Geológicas e suas características durante a evolução do planeta Terra: TEMPO GEOLÓGICO As Eras Geológicas e suas características durante a evolução do planeta Terra: PRÉ CAMBRIANO Antes de Cambria É a maior extensão de tempo geológico da Terra que tem início nos primórdios

Leia mais

O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo.

O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo. EVOLUÇÃO O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo. Evolução pode ser definida, em poucas palavras, como o processo de variação e adaptação de

Leia mais

ERAS GEOLÓGICAS. Profº. Neto

ERAS GEOLÓGICAS. Profº. Neto ERAS GEOLÓGICAS Profº. Neto PRÉ-CAMBRIANO Fatos Importantes: formação de minerais metálicos no proterozóico formação dos dobramentos antigos no proterozóico PALEOZÓICA Fatos importantes: Formação de carvão

Leia mais

O grau interior da Terra é medido através do grau geotérmico com média de 1ºc a cada 30-35m.

O grau interior da Terra é medido através do grau geotérmico com média de 1ºc a cada 30-35m. A FORMAÇÃO DA TERRA E SUA ESTRUTURA O planeta Terra se formou a cerca de 4,5 bilhões de anos, formado por vários materiais incandescentes que foram se resfriando ao longo do tempo, o material mais pesado

Leia mais

Evolução Geológica e Climática da Região Neotropical

Evolução Geológica e Climática da Região Neotropical Evolução Geológica e Climática da Região Neotropical 1 Ciclo das rochas Formação de rochas ígneas Planeta: 95% rochas são ígneas ou metamórficas 5% sedimentares Expostas: 75% sedimentares 25% Cristalinas

Leia mais

Como nasceu nosso planeta How the Earth was made The History Channel

Como nasceu nosso planeta How the Earth was made The History Channel 2008 Como nasceu nosso planeta The History Channel VictorML V Produções 27/12/2008 2 Como nasceu nosso planeta As Primeiras Descobertas James Hutton, Pai da Geologia Moderna, propôs que as rochas levavam

Leia mais

FICHA DE TRABALHO. 1. Distinga sistema fechado, sistema aberto e sistema isolado.

FICHA DE TRABALHO. 1. Distinga sistema fechado, sistema aberto e sistema isolado. 1. Distinga sistema fechado, sistema aberto e sistema isolado. 2. A classificação dos sistemas (em fechado, aberto ou isolado) tem em linha de conta: a) a sua dimensão. b) a forma do seu limite. c) o seu

Leia mais

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese Reino Plantae Reino Plantae As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue

Leia mais

Evolução Geológica e Climática da Região Neotropical

Evolução Geológica e Climática da Região Neotropical Evolução Geológica e Climática da Região Neotropical 1 Ciclo das rochas Formação de rochas ígneas Planeta: 95% rochas são ígneas ou metamórficas 5% sedimentares Expostas: 75% sedimentares 25% Cristalinas

Leia mais

Interpretando as relações evolutivas

Interpretando as relações evolutivas Tempo COLÉGIO TIRADENTES DA PMMG Unidade Gameleira ATIVIDADE EM SALA DISCIPLINA: Ciências DATA: ENSINO: Fundamental II ESPECIALISTA: Iris e Carolina PROFESSOR (A): Andrea Lima Alves Ruislan ALUNO (A):

Leia mais

Características particulares da Terra: composição química

Características particulares da Terra: composição química Características particulares da Terra: composição química Predomínio de carbono, oxigénio, azoto, enxofre e fósforo Abundância de água Elementos químicos essenciais a todos os seres vivos Características

Leia mais

Aula ESCALA GEOLÓGICA DO TEMPO E PROCESSOS DE EXTINÇÕES. Maria Helena Zucon Anderson da Conceição Santos Sobral Mário André Trindades Dantas META

Aula ESCALA GEOLÓGICA DO TEMPO E PROCESSOS DE EXTINÇÕES. Maria Helena Zucon Anderson da Conceição Santos Sobral Mário André Trindades Dantas META ESCALA GEOLÓGICA DO TEMPO E PROCESSOS DE EXTINÇÕES Maria Helena Zucon Anderson da Conceição Santos Sobral Mário André Trindades Dantas META Propor uma análise do processo de independência que demonstre

Leia mais

Edificação e Construção do Conhecimento na Geomorfologia

Edificação e Construção do Conhecimento na Geomorfologia Departamento de Geografia Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo Geomorfologia II Edificação e Construção do Conhecimento na Geomorfologia Prof. Dr. Fernando Nadal

Leia mais

Geo Paleontologia II Revisão Área 1 Micropaleontologia

Geo Paleontologia II Revisão Área 1 Micropaleontologia Geo 04002 - Paleontologia II 2017 Revisão Área 1 Micropaleontologia Microfósseis de parede orgânica: esporos e grãos de pólen Foraminíferos Como são utilizados nas Geociências? Importância bioestratigráfica

Leia mais

Capt. III - A evolução da vida na terra

Capt. III - A evolução da vida na terra Capt. III - A evolução da vida na terra Cap. IV. A invasão da Terra As adaptações ao meio terrestre O factor solo e as alterações do clima A deriva dos continentes e a orogenia como fenómenos importantes

Leia mais

Trabalho realizado por: Ana Taborda nº2 12ºA ESSJT 09/10. Pérmico/Triásico

Trabalho realizado por: Ana Taborda nº2 12ºA ESSJT 09/10. Pérmico/Triásico Trabalho realizado por: Ana Taborda nº2 12ºA ESSJT 09/10 Pérmico/Triásico Há cerca de 250 milhões de anos (final do Pérmico) a Terra era habitada por uma fauna e flora ainda mais surpreendente do que a

Leia mais