Gestão Ambiental. A Criação do Universo. Professor MSc. Laércio Avileis Junior

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão Ambiental. A Criação do Universo. Professor MSc. Laércio Avileis Junior"

Transcrição

1 Gestão Ambiental A Criação do Universo Professor MSc. Laércio Avileis Junior Fatec/ITÚ - GTI 3 Semestre 02/2013

2 Introdução Abordaremos a origem da terra e universo, alguns aspectos físicos.

3 1ª Teoria: Big-Bang que explica a origem dos planetas, do Sol e das estrelas

4 Já deves ter olhado para o céu e perguntado: de onde vieram os planetas, o Sol, as estrelas? Ou olhado para a Terra e perguntado de onde vieram as rochas, os animais, as plantas e os seres humanos.

5 Para os cientistas, tudo o que existe no universo veio de uma bolha que, há cerca de bilhões de anos, surgiu numa espécie de "sopa" quentíssima e começou a crescer, dando origem a toda a matéria que conhecemos.

6 Essa bolha era formada por partículas de luz (fótons) e outras partículas minúsculas, que se criavam e se destruíam. Os cientistas chamam a essa teoria que tenta explicar a origem de todas as coisas de Big-Bang, expressão que em inglês quer dizer "Grande Explosão". À medida que crescia, a bolha mudava: ela ficou, por exemplo, bem mais fria. Quando o universo completou 500 mil anos de idade, a temperatura da bolha era de 10 mil graus Celsius! Com o tempo, as partículas começaram a ficar diferentes umas das outras. Essas partículas minúsculas foram-se juntando e formando átomos cada vez mais pesados.

7 Os primeiros átomos a surgir foram os de hidrogênio, elemento mais simples que existe na natureza. Depois, vieram os átomos de hélio e assim por diante, à medida que iam se formando elementos mais complexos. Esses elementos misturaramse, formaram "nuvens" e uma parte delas deu origem às estrelas, que formaram galáxias e onde mais tarde surgiram os planetas e seus satélites.

8

9 Inicialmente, os planetas eram muito quentes. A Terra, por exemplo, não tinha água líquida quando se formou. Foram necessários milhões de anos para que arrefecesse. Isso permitiu a formação de rios e oceanos, nos quais os cientistas acreditam que surgiram as primeiras formas de vida, e a partir das quais vieram os animais, as plantas e o homem.

10 A EVOLUÇÃO DA TERRA Supõe-se que a Terra tenha 4,6 bilhões de anos. Um milhão de anos após sua formação, a superfície da Terra já apresentava um aspecto semelhante ao atual, com rochas, oceanos e uma temperatura não muito diferente da que existe na atualidade. Para estudar a longa vida de nosso planeta, conhecida como tempo geológico, dividiu-se o tempo em unidades chamadas eras. As eras, por sua vez, foram divididas em períodos, e os períodos em épocas. Poder-se-ia comparar as eras, períodos e épocas aos anos, meses e semanas de nosso tempo. Cada era se caracteriza pela forma como se encontravam distribuídos os continentes e os oceanos, e pelo tipo de organismos que neles viviam. As eras geológicas são: Pré-Cambriana (a mais antiga), Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica (a mais recente).

11 A Era Pré-Cambriana Compreende o tempo transcorrido entre a formação da Terra e o início da Era Paleozóica, há 570 milhões de anos. Em algum momento deste longo período de tempo ocorreu o mais importante fenômeno da história terrestre: o surgimento da vida. Os primeiros fósseis conhecidos têm dois bilhões de anos, e acredita-se que sejam restos de antigas bactérias.

12 A Era Paleozóica ou Primária veio após a Pré-Cambriana e durou 325 milhões de anos. Durante esse tempo surgiram na Terra inúmeros animais invertebrados, como insectos e escorpiões. Alguns deles, como os trilobitas, extinguiram-se ao término da Era Paleozóica. Surgiram, nesta ordem, os peixes, os anfíbios e os répteis, e também as primeiras plantas terrestres, os fetos. Por volta do final da Era Paleozóica, todos os continentes estavam unidos em um só, o Pangéia.

13 A Era Mesozóica ou Secundária durou 160 milhões de anos. Ao longo dela surgiram numerosos grupos de répteis, alguns dos quais eram terrestres (dinossauros), outros voadores (pterossauros) e outros viviam na água (ictiossauros). Os invertebrados mais abundantes eram os amonites, moluscos semelhantes aos actuais calamares, mas dotados de concha. As plantas com sementes desenvolveram-se, formando grandes bosques de coníferas e ao final da era apareceram as plantas com flores (angiospermas). Pangéia fragmentou-se em diversos blocos continentais que progressivamente foram se afastando uns dos outros, o que permitiu que as águas oceânicas penetrassem entre eles.

14 A Era Cenozóica dura já 65 milhões de anos e se divide em dois períodos: o Terciário e o Quaternário. Ao longo dessa era foram surgindo todos os grupos de seres vivos que existem actualmente. Durante o Período Terciário, após desaparecer a maior parte dos répteis, os mamíferos disseminaram-se por toda a Terra. Surgiram também numerosas aves voadoras e corredoras. A espécie humana, surgida nos finais do Terciário, evoluiu durante o período Quaternário até chegar às formas modernas. Os continentes e os oceanos já ocupavam as posições actuais.

15 Eras No decorrer do tempo, os continentes foram mudando de posição, aproximando-se e voltando a separar-se lentamente. Durante a Era Paleozóica havia apenas três grandes massas continentais, que se uniram ao final dessa era dando origem ao supercontinente Pangéia. Durante a Era Mesozóica, o supercontinente Pangéia se fragmentou em diversos blocos, que começaram a separar-se a partir do Período Triássico, até chegar à actual distribuição de continentes e oceanos.

16 Eras

17 Evolucionismo - DARWIN

18 Evolucionismo A teoria evolucionista é fruto de um conjunto de pesquisas, ainda em desenvolvimento, iniciadas pelo legado deixado pelo cientista inglês Charles Robert Darwin. Em suas pesquisas, ocorridas no século XIX, Darwin procurou estabelecer um estudo comparativo entre espécies aparentadas que viviam em diferentes regiões. Além disso, ele percebeu a existência de semelhanças entre os animais vivos e em extinção. A partir daí ele concluiu que as características biológicas dos seres Vivos passam por um processo dinâmico onde fatores de ordem natural Seriam responsáveis por modificar os organismos vivos. Ao mesmo tempo, ele levantou a idéia de que os organismos vivos estão em constante concorrência e, a partir dela, somente os seres melhores preparados às condições ambientais impostas poderiam sobreviver.

19 Evolucionismo Contando com tais premissas, ele afirmou que o homem e o macaco teriam uma mesma ascendência a partir da qual as duas espécies se desenvolveram. Contudo, isso não quer dizer, conforme muitos afirmam que Darwin supôs que o homem é um descendente do macaco. Em sua obra, A Origem das Espécies, ele sugere que o homem e o macaco, devido suas semelhanças biológicas, teriam um mesmo ascendente em comum. A partir da afirmação de Charles Darwin, vários membros da comunidade científica, ao longo dos anos, se lançaram ao desafio de reconstituir todas as espécies que antecederam o homem contemporâneo. Entre as diferentes espécies catalogadas, a escala evolutiva do homem se inicia nos Hominídeos, com mais de quatro milhões de anos.

20 Evolucionismo O Homo habilis (2,4 1,5 milhões de anos) e o Homo erectus (1,8 300 mil anos) compõem a fase intermediária da evolução humana. Por fim, o Homo sapiens neanderthalensis, com cerca de 230 a 30 mil anos de existência, antecede ao Homo sapiens, surgido há aproximadamente 120 mil anos, que corresponde ao homem com suas características atuais. Mesmo cercada por uma larga série de indícios materiais sobre as transformações da espécie humana, a teoria evolucionista não é uma tese comprovada por inteiro. O chamado Elo Perdido, capaz de remontar completamente a trajetória do homem e seu primata original, é uma incógnita ainda sem resposta.

21 Dizem que é Darwin, mas não é... 1) O homem veio do macaco; 2) A sobrevivência do mais forte; 3) Seleção natural = cada um por si ; 4) Os homens são infiéis por natureza; 5) O ser humano é mais evoluído dos animais.

22 ENTÃO ONDE DARWIN ESTAVA ERRADO?

23 ELE NÃO SABIA EXPLICAR COMO SURGIAM AS VARIAÇÕES NAS ESPÉCIES!!! AFINAL, NÃO CONHECIA OS FUNDAMENTOS DA GENÉTICA! MUITO MENOS SABIA O QUE ERA MUTAÇÃO!!!

24 Neodarwinismo ou Teoria Sintética da Evolução Acrescentam aos princípios de Darwin a genética (como as mudanças ocorrem). Princípios: populações também contém variação genética através de mutação ao acaso; populações evoluem por mudanças nas freqüências gênicas; a diversificação vem através da especiação;

25

26

27

28

29

30

31

32

33

PROF. TÁCIUS FERNANDES FOSSÉIS DE DINOSSAUROS

PROF. TÁCIUS FERNANDES FOSSÉIS DE DINOSSAUROS PROF. TÁCIUS FERNANDES FOSSÉIS DE DINOSSAUROS A determinação da idade da Terra O clérigo irlandês James Usher, arcebispo de Almagh, baseado nos textos bíblicos e somando as idades dos personagens neles

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 7º ANO FICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:

Leia mais

A História da Terra. Ciências Naturais - 7º Ano

A História da Terra. Ciências Naturais - 7º Ano A História da Terra Ciências Naturais - 7º Ano Como evoluiu o planeta Terra e a vida que ele contem A Terra gira à volta do Sol há cerca de 4600 milhões de anos, e não teve sempre o mesmo aspecto que hoje

Leia mais

EVOLUÇÃO no princípio. pio éramos um...

EVOLUÇÃO no princípio. pio éramos um... EVOLUÇÃO no princípio Como surgiu o universo? E o planeta Terra? Quando apareceu a vida? 4,5 biliões de anos Bola de fogo Muitos vulcões Cinzas Poeiras Tectónica de placas Ano 2009 Planeta Azul: a Terra...

Leia mais

Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação

Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação Origem da vida Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação A idade da terra e da vida Estudos de datação radioativa sugerem

Leia mais

DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO

DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO 2º EM Biologia Professor João C4 H13, 15 DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO C4 H13, 15 Introdução A Terra formou-se há cerca de 4,6 bilhões de anos; Os primeiros indícios de vida datam

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Grandes etapas na História da Terra

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Grandes etapas na História da Terra Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Grandes etapas na História da Terra Nome: Data: / / 1. Observa, atentamente, a figura. I Deposição dos estratos f, e, d, e c. II Erosão do estrato c.

Leia mais

MARCAS Pegadas dinossauros Ovos dinossauros Coprólitos dinossauros

MARCAS Pegadas dinossauros Ovos dinossauros Coprólitos dinossauros MARCAS Tipo de fossilização mais abundante em que permanecem vestígios deixados pelos seres vivos. Este processo fornece informações importantes sobre a locomoção (pegadas), a reprodução (ovos fósseis),

Leia mais

Marco G E O G R A F I A ESPAÇO NATURAL EVOLUÇÃO GEOLÓGICA DA TERRA

Marco G E O G R A F I A ESPAÇO NATURAL EVOLUÇÃO GEOLÓGICA DA TERRA VEST Marco @vestmapamental G E O G R A F I A ESPAÇO NATURAL EVOLUÇÃO GEOLÓGICA DA TERRA A Terra se originou há cerca de 4,6 bilhões de anos, muito depois da formação do Universo, que se supõe tenha surgido

Leia mais

Introdução à Engenharia Geotécnica

Introdução à Engenharia Geotécnica Introdução à Engenharia Geotécnica Planeta Terra Vítor Pereira Faro vpfaro@ufprbr Sidnei Helder Cardoso Teixeira steixeira@ufprbr Agosto 2016 Planeta Terra 1 Planeta Terra PERÍODOS GEOLÓGICOS DA TERRA

Leia mais

A HISTÓRIA DA TERRA. 10º ano Biologia e Geologia 2010/2011

A HISTÓRIA DA TERRA. 10º ano Biologia e Geologia 2010/2011 A HISTÓRIA DA TERRA 10º ano Biologia e Geologia 2010/2011 A Terra existe à cerca de M.a.* e, desde que nasceu, sofreu profundas modificações... * 46 000 000 anos Como 4600 milhões de anos é muito tempo

Leia mais

Um ensaio sobre criacionismo e evolucionismo. Judith Sonja Garbers Psicóloga e Especialista em Teologia

Um ensaio sobre criacionismo e evolucionismo. Judith Sonja Garbers Psicóloga e Especialista em Teologia Um ensaio sobre criacionismo e evolucionismo Judith Sonja Garbers Psicóloga e Especialista em Teologia História do Evolucionismo I A Teoria da evolução é fruto de um conjunto de pesquisas, ainda em desenvolvimento,

Leia mais

A Geohistória é uma ciência que procura reconstituir a história da Terra, desde a sua formação até aos nossos dias.

A Geohistória é uma ciência que procura reconstituir a história da Terra, desde a sua formação até aos nossos dias. A Geohistória é uma ciência que procura reconstituir a história da Terra, desde a sua formação até aos nossos dias. As primeiras formas de vida terão surgido há 3800M.a., sendo considerados seres procariontes.

Leia mais

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A primeira forma de vida na Terra foi um ser unicelular, que surgiu há 3,6 bilhões de anos

Leia mais

A Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos; Ela surge após o Big Bang, há 15 bilhões de anos;

A Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos; Ela surge após o Big Bang, há 15 bilhões de anos; EVOLUÇÃO DA TERRA Evolução da Terra A Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos; Ela surge após o Big Bang, há 15 bilhões de anos; A teoria do Big Bang é elaborada por Edwin Hubble, quando este observou

Leia mais

Tempo Geológico. Antonio Liccardo - UEPG. Paleozoico. Cenozoico. Mesozoico

Tempo Geológico. Antonio Liccardo - UEPG. Paleozoico. Cenozoico. Mesozoico Tempo Geológico Antonio Liccardo - UEPG Paleozoico Cenozoico Mesozoico Idade da Terra 4.56 Ga ou 4,56 Bilhões de Anos Comissão Internacional sobre Estratigrafia Dificuldades com escalas Nomenclaturas antigas

Leia mais

Historia da Terra. Terra no início da sua formação, há 4,6 bilhões de anos. Fonte da imagem:

Historia da Terra. Terra no início da sua formação, há 4,6 bilhões de anos. Fonte da imagem: Historia da Terra A história do nosso planeta inicia às 0h, quando a Terra foi formada (há 4,6 bilhões de anos) foi formado a partir de poeira e gás. As primeiras 3h44 de vida da Terra não são de muitas

Leia mais

As marcas deixadas pela erosão provocada, por exemplo, por mares e gelos; evidenciam a acção de forças internas do planeta;

As marcas deixadas pela erosão provocada, por exemplo, por mares e gelos; evidenciam a acção de forças internas do planeta; À semelhança das páginas de um livro, em cada camada ficaram gravados vários registos dos acontecimentos passados. Ao estudo dos estratos estratigrafia Ao estudo dos fósseis paleontologia É nos estratos

Leia mais

Biodiversidade. Biodiversidade no passado. Como a Biodiversidade é gerada?

Biodiversidade. Biodiversidade no passado. Como a Biodiversidade é gerada? Biodiversidade 2 Como a Biodiversidade é gerada? (Material Complementar) Biodiversidade no passado O número de espécies existentes na Terra não foi constante ao longo do tempo. Desde que a vida surgiu

Leia mais

BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Origem e Evolução da Vida https://www.qconcursos.com Prof. Daniele Duó O conhecimento evolutivo busca explicar como a enorme diversidade da vida surgiu na Terra e como mudou ao longo do tempo.

Leia mais

Centro Educacional Colúmbia 2000

Centro Educacional Colúmbia 2000 Centro Educacional Colúmbia 2000 Discente: Docente: Gustavo José Tri. 2º/2018 Ens. Fund. Lista: Turma: 6º ano Disciplina: Geografia Nº 1 - a) Como percebemos que a Terra Gira? b) Qual o tempo Real e aproximado

Leia mais

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho A UU L AL A Decifrar as formas Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho do geógrafo na interpretação das formas que as diferentes paisagens assumem. Vamos perceber que a crosta terrestre, ou litosfera,

Leia mais

Origem e evolução do homem

Origem e evolução do homem O homem se originou da evolução dos macacos. Mito ou verdade? O EVOLUCIONISMO Teoria mais aceita atualmente para a explicação da origem do homem. http://i.treehugger.com/images/2007-2- 1/charles_darwin_l.jpg

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ECOLOGIA EVOLUTIVA

PRINCÍPIOS DE ECOLOGIA EVOLUTIVA PRINCÍPIOS DE ECOLOGIA EVOLUTIVA RELEMBRANDO... O que é Ecologia? Biosfera Ecossistema Comunidade População Organismo PENSAMENTO EVOLUTIVO E ECOLÓGICO Em biologia, nada tem sentido, exceto à luz a evolução

Leia mais

CRIACIONISMO DIVINO GERAÇÃO EXPONTÂNEA

CRIACIONISMO DIVINO GERAÇÃO EXPONTÂNEA Título: EVOLUÇÃO ORIGEM DA VIDA Conteúdo: Origem da Vida, Teoria da Célula Eucarionte, Teoria da Endossimbiose, Historia da Evolução, Evolução humana CRIACIONISMO DIVINO GERAÇÃO EXPONTÂNEA ABIOGÊNESE REDI

Leia mais

ORIGEM E NATUREZA DO ESPÍRITO. Origem e natureza do Espírito Evolução do princípio inteligente

ORIGEM E NATUREZA DO ESPÍRITO. Origem e natureza do Espírito Evolução do princípio inteligente ORIGEM E NATUREZA DO ESPÍRITO Origem e natureza do Espírito Evolução do princípio inteligente Há uma Comunidade de Espíritos Puros, eleitos pelo senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as

Leia mais

Orientadores de Estudos Recuperação Final/ º Ano Ensino Médio

Orientadores de Estudos Recuperação Final/ º Ano Ensino Médio Orientadores de Estudos Recuperação Final/2017 Leia com atenção as instruções dos Orientadores de estudos, organize-se e crie rotina de estudos. 3º Ano Ensino Médio Orientadores de Estudos Geografia Profª

Leia mais

As Teorias Evolutivas. Princípios da Teoria de Lamarck. Fundamentos da Evolução Biológica. Ideias Evolucionistas - Lamarckismo

As Teorias Evolutivas. Princípios da Teoria de Lamarck. Fundamentos da Evolução Biológica. Ideias Evolucionistas - Lamarckismo Fundamentos da Evolução Biológica As Teorias Evolutivas Várias teorias evolutivas surgiram, mas destacam-se se as teorias de Lamarck e de Darwin. O EVOLUCIONISMO, OU TEORIA DA EVOLUÇÃO, É A EXPLICAÇÃO

Leia mais

COMO NASCEU NOSSO PLANETA BELÉM 2015

COMO NASCEU NOSSO PLANETA BELÉM 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS FACULDADE DE GEOLOGIA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO ÀS GEOCIÊNCIAS ALUNA: RANIELLY SOUZA MONTEIRO DA SILVA 201508540033 MONITORA: ÁDRIA KANOME MORI SOARES

Leia mais

Introdução à Engenharia Geotécnica

Introdução à Engenharia Geotécnica Universidade Federal do Paraná - UFPR Setor de Tecnologia - Departamento de Construção Civil DCC Introdução à Engenharia Geotécnica Introdução à Engenharia Geotécnica TC029 Terças-feiras e Quintas-feiras

Leia mais

A Terra conta a sua História EPL

A Terra conta a sua História EPL A Terra conta a sua História EPL Hélder Giroto Paiva Na Antiguidade, tudo era imutável! Considerava-se que a Terra, o Céu, o Homem e todos os seres que o rodeavam tinham sido criados conjuntamente, permanecendo

Leia mais

GILLES EDUAR ILUSTRAÇÃO E TEXTO

GILLES EDUAR ILUSTRAÇÃO E TEXTO GILLES EDUAR ILUSTRAÇÃO E TEXTO MARIA GUIMARÃES TEXTO PARA A TERRA E TODOS OS SERES DO UNIVERSO QUE COM CARINHO, CONSCIÊNCIA E AÇÃO CUIDAM DO NOSSO PLANETA. COPYRIGHT 2018 BY GILLES EDUAR GRAFIA ATUALIZADA

Leia mais

1) (ENEM-2006) Para responder as questões 1 e 2, analise o quadro a seguir, que esquematiza a história da Terra.

1) (ENEM-2006) Para responder as questões 1 e 2, analise o quadro a seguir, que esquematiza a história da Terra. 1) (ENEM-2006) Para responder as questões 1 e 2, analise o quadro a seguir, que esquematiza a história da Terra. Considerando o esquema acima, assinale a opção correta. A) Quando os primeiros hominídeos

Leia mais

20/09/2017. # GEO = terra; LOGOS = estudo.

20/09/2017. # GEO = terra; LOGOS = estudo. Prof. Me. Eduardo de Freitas Sousa # GEO = terra; LOGOS = estudo. # Ciência da terra que trata de sua origem, composição (estrutura), de seus processos internos e externos e de sua evolução, através do

Leia mais

Compreendendo a Terra

Compreendendo a Terra Frank Press Raymond Siever John Grotzinger Thomas H. Jordan Compreendendo a Terra 4a Edição Cap 10 Tempo Geológico Lecture Slides prepared by Peter Copeland Bill Dupré Copyright 2004 by W. H. Freeman &

Leia mais

Meio Ambiente. Primeiros Passos da Trajetória Humana. Professor Enrico Blota.

Meio Ambiente. Primeiros Passos da Trajetória Humana. Professor Enrico Blota. Meio Ambiente Primeiros Passos da Trajetória Humana Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Meio Ambiente MEIO AMBIENTE - PRIMEIROS PASSOS DA TRAJETÓRIA HUMANA As espécies do planeta, incluindo

Leia mais

Turma: 2. Responda à seguinte questão. 3. Com as opções, pequena, Big Bang, grande, Universo complete correctamente a frase:

Turma: 2. Responda à seguinte questão. 3. Com as opções, pequena, Big Bang, grande, Universo complete correctamente a frase: Escola Secundária Anselmo de Andrade 1º teste de Biologia / Geologia do 10º ano Nome: Data: Turma: Nº: 1 Complete correctamente a frase com as seguintes opções: Opções: radioactividade, impactismo, acreção,

Leia mais

Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Profa. Ângela Dauch

Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Profa. Ângela Dauch Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Profa. Ângela Dauch O conceito de evolução biológica Todos os seres vivos do planeta descendem de organismos muito simples, que surgiram há mais de 3 bilhões

Leia mais

Biogeografia Histórica. Cenozóico

Biogeografia Histórica. Cenozóico Biogeografia Histórica Cenozóico Ao final do Mesozóico: Todos os continentes afastados Oceanos em expansão Continentes em deriva latitudinal e/ou longitudinal Revolução climática nos continentes Choque

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA DA TERRA / TECTÓNICA

TESTE DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA DA TERRA / TECTÓNICA TESTE DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA DA TERRA / TECTÓNICA Ciências Naturais 7º ano Nome n.º Turma Data: Classificação: Professor(a): Enc. Educação Lê com atenção cada uma das questões que te são propostas e responde

Leia mais

macroevolução Strata Fossilização Macroevolução Macroevolução: Como as espécies e grupos evoluem? Interpretando o registro fóssil

macroevolução Strata Fossilização Macroevolução Macroevolução: Como as espécies e grupos evoluem? Interpretando o registro fóssil macroevolução Strata Datação de fósseis (relativa, absoluta) radioisótopos taxa de declínio Fossilização registro incompleto organismos (partes duras/moles) hábitat acesso Interpretando o registro fóssil

Leia mais

O tempo geológico é um tempo longo e a Terra possui uma idade aproximada de 4600 milhões de anos. Durante este período desenvolveu-se a Vida na

O tempo geológico é um tempo longo e a Terra possui uma idade aproximada de 4600 milhões de anos. Durante este período desenvolveu-se a Vida na O tempo geológico é um tempo longo e a Terra possui uma idade aproximada de 4600 milhões de anos. Durante este período desenvolveu-se a Vida na Terra, alternada por extinções em massa, com destaque para

Leia mais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre A Comissão Internacional sobre Estratigrafia da União Internacional de Ciências Geológicas reconhece em seu Quadro Estratigráfico Internacional três éons: Arqueano: compreendido entre 3,85 bilhões de anos

Leia mais

Atendendo à escala do tempo geológico, e tendo em conta unidades geocronológicas, encontramos enquadrado no :

Atendendo à escala do tempo geológico, e tendo em conta unidades geocronológicas, encontramos enquadrado no : Atendendo à escala do tempo geológico, e tendo em conta unidades geocronológicas, encontramos enquadrado no : Éon Fanerozóico Era Mesozóica Um Período compreendido entre 245 e 208 milhões de anos atrás

Leia mais

EVOLUÇÃO. Prof. Gilmar Marques

EVOLUÇÃO. Prof. Gilmar Marques EVOLUÇÃO 1 As teorias evolucionistas Nosso planeta apresenta uma imensa variedade de espécies, vivendo nos mais diferentes habitats. A Teoria da evolução tenta explicar como isso torno-se possível. 2 Fixismo

Leia mais

DATAÇÃO RELATIVA. 1- A figura seguinte representa uma determinada área geológica, onde se observam duas sequências estratigráficas, A e B.

DATAÇÃO RELATIVA. 1- A figura seguinte representa uma determinada área geológica, onde se observam duas sequências estratigráficas, A e B. 1- A figura seguinte representa uma determinada área geológica, onde se observam duas sequências estratigráficas, A e B. TERMOS A USAR NOS ESPAÇOS NAS QUESTÕES DOS GRUPOS 1 E 2: ambientes; argilas; balastros;

Leia mais

QUAL A IDADE DA TERRA?

QUAL A IDADE DA TERRA? QUAL A IDADE DA TERRA? Vários estudos e investigação desenvolvidas por muitos cientistas apontam a idade para os 4600 milhões de anos. Já imaginaste o que é 1 MILHÃO? Quanto tempo precisarias para contar

Leia mais

Origem da vida Tempo Geológico

Origem da vida Tempo Geológico Origem da vida Tempo Geológico Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação A idade da terra e da vida Estudos de datação

Leia mais

Estrutura Interna da Terra. Extensivo

Estrutura Interna da Terra. Extensivo Estrutura Interna da Terra Extensivo Conteúdo Formação do Sistema Solar e do Planeta Terra; Estrutura geológica do planeta Terra; Placas Tectônicas; Eras Geológicas; Formação do Sistema Solar O Sistema

Leia mais

Geologia Histórica e Recursos Minerais

Geologia Histórica e Recursos Minerais Geologia Histórica e Recursos Minerais Datas Geologia Geral A disciplina O Tempo Geológico Magnitude do tempo geológico Eventos que marcaram a história da Terra Evolução das espécies O Tempo Geológico

Leia mais

QUAL A IDADE DA TERRA? Na época não conhecida.

QUAL A IDADE DA TERRA? Na época não conhecida. Tempo Geológico e Datação Geológica -Aula 4- Geologia geral Prof. Alexandre Paiva da Silva 1. A IDADE DA TERRA: PRIMEIRAS TENTATIVAS - Idade média: Terra é imóvel, é o centro do universo teoria do Geocentrismo

Leia mais

Sustentabilidade e Meio Ambiente. Prof. Dr. Cleverson V. Andreoli

Sustentabilidade e Meio Ambiente. Prof. Dr. Cleverson V. Andreoli Sustentabilidade e Meio Ambiente Prof. Dr. Cleverson V. Andreoli Estrutura do Universo Evolução do planeta e formação da biodiversidade, impactos ambientais, relação entre os problemas ambientais, sociais

Leia mais

A Terra, um planeta em mudança

A Terra, um planeta em mudança A Terra, um planeta em mudança A Terra, um planeta em mudança As alterações que a Terra experimenta reflectem-se na distribuição e no tipo de formas vivas que a habitam. Assim, verificou-se no decorrer

Leia mais

Terra: Fogo, Água e Ar

Terra: Fogo, Água e Ar Terra: Fogo, Água e Ar Curso para a Terceira Idade IAG/USP 2016 Professoras Leila Soares Marques e Márcia Ernesto Revoada de Guarás, Lençóis Maranhenses Aratu Origem e evolução da vida Segredos dos zircões!

Leia mais

Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram no passado e foram preservados de forma natural até aos nossos dias.

Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram no passado e foram preservados de forma natural até aos nossos dias. E1 Os fósseis Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram no passado e foram preservados de forma natural até aos nossos dias. Os fósseis são estudados por uma ciência chamada Paleontologia.

Leia mais

TEXTO BASE: PRÉ-HISTÓRIA

TEXTO BASE: PRÉ-HISTÓRIA TEXTO BASE: PRÉ-HISTÓRIA A Pré-História é um termo utilizado para definir o período que compreende desde o surgimento dos primeiros gêneros humanos (por volta de 4 milhões de anos) no leste do continente

Leia mais

Neste mês abordaremos vários temas que se opõem a Bíblia e a Deus e, hoje, iremos abordar a questão que insiste em permanecer: Criação x Evolução.

Neste mês abordaremos vários temas que se opõem a Bíblia e a Deus e, hoje, iremos abordar a questão que insiste em permanecer: Criação x Evolução. Neste mês abordaremos vários temas que se opõem a Bíblia e a Deus e, hoje, iremos abordar a questão que insiste em permanecer: x. O sistema educacional brasileiro, assim como o de todo o mundo, desde os

Leia mais

Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais da Amazônia 1. Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais na Amazônia Professor : Rubenilton

Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais da Amazônia 1. Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais na Amazônia Professor : Rubenilton Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais da Amazônia 1. Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais na Amazônia Professor : Rubenilton Rodrigues 2. Rubenilton Rodrigues Arcabouço geológico e

Leia mais

Instituto Federal do Maranhão Departamento de Educação Superior de Tecnologia Disciplina de Química Ambiental

Instituto Federal do Maranhão Departamento de Educação Superior de Tecnologia Disciplina de Química Ambiental Instituto Federal do Maranhão Departamento de Educação Superior de Tecnologia Disciplina de Química Ambiental QUIMICA AMBIENTAL Prof º: Ms. Açailândia 2016 A origem da terra Documentário: https://www.youtube.com/watch?v=6ekh3btiulo

Leia mais

1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas aos diferentes subsistemas terrestres.

1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas aos diferentes subsistemas terrestres. 1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas aos diferentes subsistemas terrestres. A Um sistema é uma parte do Universo constituída por massa e energia.

Leia mais

Geologia é a ciência da Terra, palavra que vem do grego: As rochas são as fontes de informações da qual a Geologia busca decifrá-las;

Geologia é a ciência da Terra, palavra que vem do grego: As rochas são as fontes de informações da qual a Geologia busca decifrá-las; 1 Breve histórico da Geologia Geologia é a ciência da Terra, palavra que vem do grego: Geo (Ge) = Terra Logia (logos) = Ciência; As rochas são as fontes de informações da qual a Geologia busca decifrá-las;

Leia mais

Do início de tudo com o Big Bang até os dias atuais

Do início de tudo com o Big Bang até os dias atuais Do início de tudo com o Big Bang até os dias atuais PASSANDO PELA CRIAÇÃO DA VIA LÁCTEA, A CRIAÇÃO DO SISTEMA SOLAR, E A EVOLUÇÃO DA VIDA NA TERRA Julio Cesar; editado por Pablo Rafael e Amanda B. Santos

Leia mais

EVOLUÇÃO DOS HUMANOS. Questionar a essência de nosso ser? INSULTO!

EVOLUÇÃO DOS HUMANOS. Questionar a essência de nosso ser? INSULTO! animais e plantas breve comentário de Darwin sobre a evolução humana Sem pretensão de publicar sobre o tema (agravo de preconceitos) Meados séc XIX Homem Imutável e inalterado Questionar a essência de

Leia mais

Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin

Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin Evolução Ancestral comum Primeiras ideias: filósofos da Grécia Clássica Tales de Mileto (Séc. VI a.c.): água como princípio organizador dos seres vivos Xenófanes

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 9º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 9º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 9º ALUNO(a): Lista de Exercícios P1 4º Bimestre Prova dia 21/10 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia

Leia mais

África, berço da humanidade

África, berço da humanidade África, berço da humanidade Já ouviu falar que o homem veio do macaco? Conhece o desenho aí ao lado? Ele dá a entender que, no passado, éramos todos macacos, não é? Pois, esqueça! Você está convidado a

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA 6 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA 6 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA 6 o ANO Unidade 1 1. 2. a) O trecho 1 diz respeito à teoria evolucionista e o trecho 2 está associado à teoria criacionista. b) A teoria evolucionista é aceita

Leia mais

Deriva dos continentes e tectónica de placas

Deriva dos continentes e tectónica de placas Deriva dos continentes e tectónica de placas Em que consiste a teoria da deriva continental? A teoria da deriva continental foi apresentada pelo cientista Alfred Wegener. Em que consiste a teoria da deriva

Leia mais

Evolução Biológica - I. Prof. Pablo Paim Biologia

Evolução Biológica - I. Prof. Pablo Paim Biologia Evolução Biológica - I Prof. Pablo Paim Biologia Organismos se adaptam ao ambiente?! O homem veio do macaco?! Organismos mais evoluídos!? Ser evolucionista é ser ateu?! O processo de evolução biológica

Leia mais

TEORIAS ORIGEM DO UNIVERSO. Big bang Criacionismo Universo fictício (matrix)

TEORIAS ORIGEM DO UNIVERSO. Big bang Criacionismo Universo fictício (matrix) Origem da vida TEORIAS ORIGEM DO UNIVERSO Big bang Criacionismo Universo fictício (matrix) BIG BANG BIG BANG O universo sofreu a expansão há 13,7 bilhões de anos Acredita-se que o universo antes do evento

Leia mais

Fósseis. O que é um fóssil? o Fósseis são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas.

Fósseis. O que é um fóssil? o Fósseis são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas. Prof. Ana Rita Rainho O que é um fóssil? o são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas. 2 www.espacociencias.com.pt 1 Somatofósseis o São fósseis de

Leia mais

Guia de campo 20. Ankylosaurus magniventris 22 Parasaurolophus walkeri 24 Triceratops horridus 26 Tyrannosaurus rex 28 Beipiaosaurus inexpectus 30

Guia de campo 20. Ankylosaurus magniventris 22 Parasaurolophus walkeri 24 Triceratops horridus 26 Tyrannosaurus rex 28 Beipiaosaurus inexpectus 30 Índice É a tua vez de seres um paleontólogo! 4 O que eram os dinossauros? 6 O que são fósseis? 8 O que fazem os paleontólogos? 10 Reconstrói esqueletos 12 O período Triássico 14 O período Jurássico 16

Leia mais

Evolução Humana. Prof. lucasmarqui

Evolução Humana. Prof. lucasmarqui Evolução Humana Atualmente sabe-se que a espécie humana descende de uma família de primatas chamada Hominidae. Fósseis muito contribuem para documentar a história de um grupo e, com o auxílio destes, podemos

Leia mais

O REGISTRO FÓSSIL E O NEODARWINISMO

O REGISTRO FÓSSIL E O NEODARWINISMO VI Seminário - A Filosofia das Origens Campina Grande, PB - Outubro de 2008 O REGISTRO FÓSSIL E O NEODARWINISMO Marcos Natal de Souza Costa UNASP-SP Pressupostos básicos do Neodarwinismo A evolução é um

Leia mais

HOMEM E SOCIEDADE. Professor Guilherme Paiva

HOMEM E SOCIEDADE. Professor Guilherme Paiva HOMEM E SOCIEDADE Professor Guilherme Paiva Antropologia Antropologia Antropologia Antropologia 1.1 - Principais visões sobre a origem humana: o evolucionismo e o debate das determinações biológicas versus

Leia mais

Lista de Recuperação Biologia 3ª série/ 2º Bimestre Professor Jander

Lista de Recuperação Biologia 3ª série/ 2º Bimestre Professor Jander Exercícios: 1. (Uerj 2017) Segundo estudos, a evolução de todos os eucariotos é o resultado da incorporação, em um passado remoto, de bactérias aeróbias de vida livre no interior de uma célula, em uma

Leia mais

Bíblia, fé e ciência a partir das narrativas da criação (Gen.)

Bíblia, fé e ciência a partir das narrativas da criação (Gen.) Bíblia, fé e ciência a partir das narrativas da criação (Gen.) 1. Gen.1-2 a) Gen.2,8-17: um parêntesis sobre o paraíso b) Há 3 narrativas criacionistas: - uma para o universo/mundo - uma primeira sobre

Leia mais

Protocolo de trabalho

Protocolo de trabalho e ESCOLA SECUNDÁRIA ALCAIDES DE FARIA Protocolo de trabalho Assunto: Tema I Capítulo 2- As rochas e os fósseis: arquivos que relatam a história da Terra A- VAMOS SIMULAR A FORMAÇÃO FÓSSEIS Amonite Os fósseis

Leia mais

ERAS GEOLÓGICAS. Profº. Neto

ERAS GEOLÓGICAS. Profº. Neto ERAS GEOLÓGICAS Profº. Neto PRÉ-CAMBRIANO Fatos Importantes: formação de minerais metálicos no proterozóico formação dos dobramentos antigos no proterozóico PALEOZÓICA Fatos importantes: Formação de carvão

Leia mais

LITOSFERA SIMA SIAL. Litosfera (crosta): camada rochosa da Terra (até 70 km de profundidade).

LITOSFERA SIMA SIAL. Litosfera (crosta): camada rochosa da Terra (até 70 km de profundidade). ESTRUTURA GEOLÓGICA ESTRUTURA DA TERRA LITOSFERA SIMA SIAL Litosfera (crosta): camada rochosa da Terra (até 70 km de profundidade). DESCONTINUIDADE DE MOHOROVICIC Limite entre a Litosfera e o manto MANTO

Leia mais

LITOSFERA. Tempo Geológico. Página 1 com Prof. Giba

LITOSFERA. Tempo Geológico. Página 1 com Prof. Giba LITOSFERA Tempo Geológico Página 1 Considera-se tempo geológico aquele transcorrido através de fenômenos naturais desde a formação da Terra até os dias de hoje, o tempo histórico se inicia com o surgimento

Leia mais

Trabalho realizado por: Ana Taborda nº2 12ºA ESSJT 09/10. Pérmico/Triásico

Trabalho realizado por: Ana Taborda nº2 12ºA ESSJT 09/10. Pérmico/Triásico Trabalho realizado por: Ana Taborda nº2 12ºA ESSJT 09/10 Pérmico/Triásico Há cerca de 250 milhões de anos (final do Pérmico) a Terra era habitada por uma fauna e flora ainda mais surpreendente do que a

Leia mais

GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL

GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA Manto Superior Manto Inferior Núcleo SIAL SIMA TECTÔNICA DE PLACAS TECTÔNICA DE PLACAS FORÇAS TECTÔNICAS DERIVA CONTINENTAL MAIOR EXTINÇÃO EM

Leia mais

Biologia. Rubens Oda e Alexandre Bandeira (Helio Fresta) Evolução

Biologia. Rubens Oda e Alexandre Bandeira (Helio Fresta) Evolução Evolução Evolução 1. A ema (Rhea americana), o avestruz (Struthio camelus) e o emu (Dromaius novaehollandiae) são aves que não voam e que compartilham entre si um ancestral comum mais recente que aquele

Leia mais

Terrário miniatura do Planeta Terra 1

Terrário miniatura do Planeta Terra 1 A TEORIA EM PRÁTICA. EXEMPLO DE ATIVIDADE Terrário miniatura do Planeta Terra 1 A montagem de um terrário é uma tarefa simples e um rico instrumento pedagógico. Sua confecção permite trabalhar o reaproveitamento

Leia mais

CIÊNCIA X FÉ FÉ & CIÊNCIA AULA 3A

CIÊNCIA X FÉ FÉ & CIÊNCIA AULA 3A CIÊNCIA X FÉ FÉ & CIÊNCIA AULA 3A Escola Bíblica IBCU - EBA Março/Abril - 2016 A diversidade da vida Integrando ciência e fé Genesis 1 e 2......sem pré conceitos E se não existissem os conceitos já estabelecidos?

Leia mais

Estrelas. Carlos Alberto Bielert Neto Felipe Matheus da S. Silva

Estrelas. Carlos Alberto Bielert Neto Felipe Matheus da S. Silva Estrelas Carlos Alberto Bielert Neto Felipe Matheus da S. Silva Nesta apresentação há slides em branco que contem dicas sobre a aula sobre estrelas. Estas dicas são resultados das perguntas realizadas

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número de

Leia mais

O relevo e suas formas MÓDULO 12

O relevo e suas formas MÓDULO 12 O relevo e suas formas MÓDULO 12 RELEVO São as formas que a crosta terrestre foi adquirindo durante o seu período de formação. O movimento de separação dos continentes, a partir da movimentação das placas

Leia mais

O Tempo Geológico. O homem é a medida de todas as coisas. O ser humano é um animal consciente da sua própria existência.

O Tempo Geológico. O homem é a medida de todas as coisas. O ser humano é um animal consciente da sua própria existência. .......... S E Ç Ã O D E T E X TO S G E OT E M Á T I C O S E M P D F O Tempo Geológico Geólogo Paulo César Manzig O homem é a medida de todas as coisas O ser humano é um animal consciente da sua própria

Leia mais

das primeiras galáxias estrelas Idade das trevas Galáxias modernas 380 mil anos 300 milhões de anos 1 bilhão de anos Hoje

das primeiras galáxias estrelas Idade das trevas Galáxias modernas 380 mil anos 300 milhões de anos 1 bilhão de anos Hoje O planeta Terra é, entre os planetas do Sistema Solar, o único em que há todas as condições para haver seres vivos. Um dos motivos é que o nosso planeta não possui temperaturas tão extremas, a média é

Leia mais

SISTEMÁTICA - FILOGENIAS LISTA I 10 QUESTÕES PROFESSOR: CHARLES REIS CURSO EXPOENTE

SISTEMÁTICA - FILOGENIAS LISTA I 10 QUESTÕES PROFESSOR: CHARLES REIS CURSO EXPOENTE SISTEMÁTICA - FILOGENIAS LISTA I 10 QUESTÕES PROFESSOR: CHARLES REIS CURSO EXPOENTE 1. (Unicamp/2017) O cladograma abaixo representa relações evolutivas entre membros da Superfamília Hominoidea, onde se

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA HISTÓ RIA (?) (?)

PRÉ-HISTÓRIA HISTÓ RIA (?) (?) PRÉ-HISTÓRIA (?) O que é Pré-história? Quando ela começa? Quando termina? Como identificar? O que o termo sugere? Pré-história X História Qual a diferença? Pré-história se refere a um período específico

Leia mais

Everton Amorim 14/11/2013. Biologia

Everton Amorim 14/11/2013. Biologia Biologia Tema: Everton Amorim 1) Introdução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra. o =Fato o Ciência que estuda

Leia mais

DO BIG BANG AO PLANETA MARTE: CIÊNCIA OU FICÇÃO

DO BIG BANG AO PLANETA MARTE: CIÊNCIA OU FICÇÃO DO BIG BANG AO PLANETA MARTE: CIÊNCIA OU FICÇÃO Breno Fonseca Ricioli. Luiz Fernando Witzel. Pedro Cabral Magnavita. Victor de Assumpção Fontes Barbosa. Orientadora: Marisa Falco Fonseca Garcia Coorientador:

Leia mais

GEOLOGIA 12.º Francisco Vasconcelos ANO LETIVO 2011/2012

GEOLOGIA 12.º Francisco Vasconcelos ANO LETIVO 2011/2012 GEOLOGIA 12.º Francisco Vasconcelos ANO LETIVO 2011/2012 Se observarmos as nuvens durante vários dias o que vemos? Um padrão em constante mudança! É A DINÂMICA DA NOSSA ATMOSFERA. O que acontece se retirarmos

Leia mais

CIÊNCIA X FÉ FÉ & CIÊNCIA AULA 3A

CIÊNCIA X FÉ FÉ & CIÊNCIA AULA 3A CIÊNCIA X FÉ FÉ & CIÊNCIA AULA 3A Escola Bíblica IBCU - EBA Março/Abril - 2016 A diversidade da vida Integrando ciência e fé Genesis 1 e 2......sem pré conceitos E se não existissem os conceitos já estabelecidos?

Leia mais

Quanto tempo é necessário para fabricar um celular de última geração?

Quanto tempo é necessário para fabricar um celular de última geração? Quanto tempo é necessário para fabricar um celular de última geração? Núcleo Cosmo-ufes & Departamento de Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES - Brasil / Parque da Vale Vitória,

Leia mais

Fundamentos Histórico-Metodológicos da Sociedade e Natureza 14 de maio de 2011

Fundamentos Histórico-Metodológicos da Sociedade e Natureza 14 de maio de 2011 Fundamentos Histórico-Metodológicos da Sociedade e Natureza 14 de maio de 2011 Foto da Terra divulgada no dia 31 de março de 2011 pela Agência Espacial Europeia, produzida pelo satélite GOCE. Relação da

Leia mais

Apresentação baseada em material de Walter A. Sullivan Colby College, Maine. Eder C. Molina

Apresentação baseada em material de Walter A. Sullivan Colby College, Maine. Eder C. Molina Apresentação baseada em material de Walter A. Sullivan Colby College, Maine Eder C. Molina eder@iag.usp.br Red shift Na década de 1920 os astrônomos descobriram que todas as galáxias exibiam um red shift

Leia mais