Reciclagem de óleos alimentícios e educação ambiental: estudo de caso na Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Aparecida de Goiânia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reciclagem de óleos alimentícios e educação ambiental: estudo de caso na Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Aparecida de Goiânia"

Transcrição

1 1 Reciclagem de óleos alimentícios e educação ambiental: estudo de caso na Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Aparecida de Goiânia Luane Cardoso Habermann luanech@hotmail.com MBA Engenharia Sanitária e Ambiental Instituto de Pós-Graduação - IPOG Goiânia, GO, 06/10/ Resumo O trabalho em questão tem por objetivo a construção de ação educativa ambiental com os servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Aparecida de Goiânia. O primeiro passo será a sensibilização dos funcionários sobre a preservação do meio ambiente mostrando os malefícios causados com o despejo incorreto do óleo de fritura na rede de esgoto. A proposta é a de conscientização sobre a reciclagem do óleo de fritura e outros tipos de resíduos, e principalmente com o envolvimento e a participação dos servidores, da comunidade geral e alunos deste Câmpus de ensino superior. Para a atividade prática deste trabalho, foi distribuído um questionário buscando evidenciar o grau de consciência ambiental dos funcionários. Constata-se que os funcionários sabem da importância do meio ambiente para as suas vidas e a maioria também sabem que o descarte incorreto do óleo de cozinha causa grandes danos ao meio ambiente, mesmo assim ainda jogam o óleo na pia ou no lixo de qualquer jeito. Palavras-chave: Meio ambiente. Conscientização. Preservação. 1. Introdução A educação ambiental tema de nosso estudo justifica-se dado o interesse que tem despertado nos brasileiros, principalmente desde a Eco-92. Tal evento teve como um dos subsídios a pesquisa "o que o brasileiro pensa sobre a ecologia" proposta realizada por duas instituições: o Museu de Astronomia e Ciências Afins, que é um órgão governamental do sistema (CNPq), e o (ISER), organização não governamental de pesquisa nas áreas de religião, cultura e meio ambiente (CZAPSKI, 1998, p.17-18). Os resultados desta pesquisa surpreenderam, pois retrataram a evolução da consciência ambiental dos brasileiros permitindo a formulação e posterior execução de políticas públicas fundamentadas no conhecimento de valores e opiniões da população brasileira (CZAPSKI, 1998, p.17-18).

2 2 Uma das respostas mais inquietantes desta pesquisa foi a resposta a pergunta que se segue o que é meio ambiente?. A maioria dos brasileiros cita apenas os recursos naturais (água, ar, matas, animais) e só 38% lembram que os seres humanos e as cidades também fazem parte do meio ambiente (CZAPSKI, 1998, p.17-18). A desconsideração dos seres humanos e das cidades como componentes do meio ambiente veio confirmar a necessidade de providências no sentido da educação ambiental compor os currículos escolares desde a educação infantil. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 a educação infantil é direito de toda criança, sendo ações que devem complementar à da família e à da comunidade. A relação educação/infância implica um papel específico no sentido de ampliação das experiências, dos conhecimentos da criança, seu interesse pelo ser humano, pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade (REBELO, 2011, p.1). Nos primeiros anos de vida é onde a criança desenvolve a aquisição da aprendizagem, habilidades, valores e atitudes, bem como a construção da inteligência, por isso se faz necessário ensinar às crianças nas escolas a importância da educação ambiental. Segundo Czapski (1998, p.18) com a pesquisa da Conferência Eco-92 também descobriu-se que: quase três quartos da população (72%) mostram-se dispostos a separar o lixo doméstico, levando em consideração que a aceitação é maior entre as pessoas mais instruídas e entre moradores de cidades de mais de 100 mil habitantes. [...] mais da metade dos brasileiros (55%), acredita que se o uso da água não for controlado, em pouco tempo não teremos mais água para beber (CZAPSKI, 1998, p.18). O rápido crescimento urbano está trazendo o aparecimento de vários problemas ambientais devido à alta produção de lixo. Dentre muitos produtos de difícil degradação estão as gorduras e a reciclagem é uma forma importante de gerenciamento desses resíduos. Compreende-se que não há crescimento econômico se não houver inclusão social e preservação do meio ambiente. Para preservar o ambiente é necessário educar as pessoas, aumentar o conhecimento desenvolvendo projetos de geração de trabalho e renda, vinculados à preservação ambiental. Conforme a Lei n de 27 de abril de 1999, a educação ambiental pode ser entendida como processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências, voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Para Antunes (2005, p.15) é uma prática de educação para a sustentabilidade. E a tradução das relações humanas com o ambiente.

3 3 Nas Universidades há um grande fluxo de pessoas, bem como a grande quantidade de resíduos gerados todos os dias, tanto por funcionários, alunos ou comunidade geral. São organizações estruturadas por indivíduos de variadas composições, faixa etária e nível social. Pela relevância que se tem em relação ao contexto da cidade, é importante que estes também entrem no processo da educação ambiental, com ações apropriadas para a construção de um desenvolvimento sustentável, buscando assim soluções ambientais sustentáveis para reduzir os impactos causados. Fazermos o descarte do óleo, e conscientizar para educação ambiental para que possamos deixar um meio ambiente saudável para as futuras gerações, através dos pontos primordial dos 3 R s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) qualquer tipo de resíduo que possa prejudicar nosso meio ambiente. Partindo da necessidade de contribuir com mais informações na área da Educação Ambiental, contatamos alguns servidores técnico-administrativos da UEG - Câmpus Aparecida de Goiânia, para discutirmos as questões acima. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo construir ação de educação ambiental iniciando-se com a proposta de conscientização sobre a reciclagem do óleo de fritura e outros tipos de resíduos, e principalmente com o envolvimento e a participação da comunidade e alunos deste Câmpus de ensino superior. A necessidade da Educação Ambiental na conscientização e sensibilização da população e em especial dos funcionários e alunos é de grande valia, pois segundo Sato (2003, p ) a educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificação de conceitos, objetivando o desenvolvimento de habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, relacionando-se com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhoria da qualidade de vida. 2. Revisão Bibliográfica A educação ambiental se faz necessária para que os indivíduos percebam suas necessidades e responsabilidades de ações que contribuam na construção de valores sociais de posturas e atitudes direcionadas para a preservação e manutenção do meio ambiente, atitudes estas que devem ser executadas de modo consciente e participativo. Segundo Godoy et al. (2010, p.206 apud CASTANELLI et al., 2007),...o resíduo do óleo de cozinha, gerado diariamente nos lares, indústrias e estabelecimentos do país, devido à falta de informação da população, acaba sendo despejado diretamente nas águas, como em rios e riachos ou simplesmente em pias e vasos sanitários, indo parar nos sistemas de esgoto causando danos, como entupimento dos canos e o encarecimento dos processos das estações de tratamento, além de contribuir para a poluição do meio aquático, ou, ainda, no lixo doméstico contribuindo para o aumento das áreas dos aterros sanitários (GODOY et al., 2010, p.206 apud CASTANELLI et al., 2007).

4 4 Para Costa Neto et al. (2000)...o óleo, depois de usado, torna-se um resíduo indesejado e sua reciclagem como biocombustível alternativo (biodiesel) não só retiraria do meio ambiente um poluente, mas também permitiria a geração de uma fonte alternativa de energia. Assim, duas necessidades básicas seriam atendidas de uma só vez (COSTA NETO et al., 2000, p.532). Sabe-se que a cada litro de óleo que vai para o esgoto possui a capacidade de poluir até um milhão de litros de água. Tuzimoto et al. (2005) ressalta que uma das formas de evitar este tipo de poluição é recolher e armazenar o óleo e utilizá-lo para reaproveitamento posterior. Diante do mencionado, se faz necessário um trabalho de aproveitamento dos óleos de fritura, pois além de possuírem grande potencial na produção de biodiesel, evitariam o despejo de um poluente no meio ambiente, minimizando os problemas no tratamento de água, de esgotos, na vida aquática e na contaminação do solo. Godoy et al. (2010, p.211 apud GALBIATI, 2005) ressalta que para que haja a coleta seletiva domiciliar, devemos incorporar questões mais amplas como a preocupação com a preservação do meio ambiente, o reaproveitamento dos recursos, e geração de emprego e renda e o envolvimento da sociedade. Entretanto, deve ser feito um trabalho de sensibilização e conscientização da população para que os mesmos possam interagir com as causas ambientais, impedindo assim o despejo incorreto desses óleos na rede de esgoto e no meio ambiente. Este processo de sensibilização e conscientização se dá através da educação ambiental, quem vem a ser: processo no qual incorporamos critérios sócio-ambientais, ecológicos, éticos e estéticos nos objetivos didáticos da educação, com o objetivo de construir novas formas de pensar incluindo a compreensão da complexidade e das emergências e inter-relações entre os diversos subsistemas que compõem a realidade (SILVA JÚNIOR et al., 2011, p. 07 apud LEFF, 2001). Antunes (2005) nos mostra que: quem gosta de si e do restante da natureza reconhece a necessidade de proteção dos ecossistemas, do lugar onde a vida nasce e se organiza; reconhece a necessidade de olhar para e pelo outro, de viver em harmonia com a terra, a água, as plantas, os animais, de não lançar suas sujeiras no ambiente que o acolhe, de não destruir ou abusar dos bens que lhe proporcionam a vida (ANTUNES, 2005, p.70).

5 5 Godoy et al., Costa Neto et al., Tuzimoto et al., Silva Júnior et al. e Antunes tem defendido a coleta seletiva do lixo e a reciclagem como medidas educativas para se conquistar o desenvolvimento sustentável. 3. Material e Métodos Para levantamento das informações, foram empregados como meios de investigação pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo, por meio de questionários estruturados para a coleta de dados, utilizando modelos quantitativo e qualitativo. Utilizou-se o racionalismo enquanto método capaz de propiciar aos servidores técnico-administrativos condições de avaliarem a necessidade da participação de todos em projetos de preservação ambiental. Neste sentido, com o consentimento dos servidores da UEG Câmpus Aparecida de Goiânia, foi realizada a aplicação de questionários, com o objetivo de conhecermos a opinião dos funcionários em relação a: 1) questões ambientais; 2) se eles conhecem as formas de reciclagem do óleo; e 3) se eles sabem dos prejuízos que causam ao meio ambiente quando o óleo é descartado de forma incorreta. Com os resultados dos questionários realizou-se reuniões, mostrando os prejuízos e as possibilidades de reaproveitamento do óleo de cozinha, no sentido de colaboração na recuperação do meio ambiente. Em seguida, conforme resultados dos dados e das principais deficiências apontadas pelo questionário, em relação ao assunto da Educação Ambiental, foram distribuídos panfletos educativos mostrando os impactos adversos causados pelo óleo de fritura descartado incorretamente. Nestes panfletos mostrou-se a forma correta de como descartar o óleo de fritura: 1) Após a fritura, deixe o óleo esfriar; 2) Filtre-o em uma esponja de aço (tipo Bombril); 3) Coloque-o em garrafa de plástico (PET) com ajuda de um funil, tampe bem; 4) Armazena para a reciclagem ou leve até o posto de coleta mais próximo. Assim com os dados do questionário podemos trabalhar com os funcionários do Câmpus Aparecida de Goiânia abordando os seguintes itens: 1) conscientizar ainda mais, os funcionários dos prejuízos causados ao despejar o óleo de fritura incorretamente na rede de esgoto com panfletos, palestras e filmes; e 2) envolver o maior número possível da comunidade na educação ambiental. 4. Resultados e Discussão Do total de 27 servidores técnico-administrativos da UEG Câmpus Aparecida de Goiânia houve a aplicação dos questionários com 12 técnico-administrativos, um percentual de 44,4%. Observa-se na Figura 1 que a maioria dos respondentes é do sexo feminino, ou seja, dos 12 respondentes sete são do sexo feminino e cinco são do sexo masculino. Figura 1 - Sexo

6 6 No que se refere à idade dos funcionários técnico-administrativos entrevistados a Figura 2 mostra que: não respondeu nenhum servidor menos de 20 anos, quatro servidores possuem de 21 a 30 anos, três servidores possuem de 31 a 40 anos, três servidores possuem de 41 a 50 anos, apenas um servidor possui de 51 a 60 anos, apenas um servidor possui de 61 a 70 anos, nenhum servidor possui mais de 71 anos. Figura 2 - Idade Quando pergunta aos entrevistados: Como você se considera? (Figura 3), quatro responderam que se consideram branco, apenas um respondeu que se considera negro e sete responderam que se consideram pardo.

7 7 Figura 3 Raça/Etnia Dos 12 entrevistados cinco nasceram na capital (Goiânia), cinco nasceram em cidades do interior de Goiás, e dois nasceram em cidades de outros Estados, a Figura 4 mostra em quais Estados os moradores entrevistados nasceram, sendo que a maioria foi em Goiás. Figura 4 Em que cidade você nasceu?

8 8 Em relação à escolaridade dos funcionários técnico-administrativos entrevistados: apenas um servidor possui o ensino médio incompleto, dois servidores possuem o ensino médio completo, dois servidores possuem o ensino superior incompleto, quatro servidores possuem o ensino superior completo e três servidores possuem especialização, conforme Figura 5. Figura 5 - Escolaridade É interessante notar, na Figura 6, que todos os funcionários entrevistados têm consciência da importância do meio ambiente para as suas vidas, ou seja, independente da sua faixa etária, de onde veio ou de sua escolaridade eles têm essa consciência. Figura 6 Você sabe da importância do meio ambiente para a sua vida?

9 9 Conforme Figura 7 a maioria dos respondentes (oito) utilizam o óleo de cozinha com frequência em suas casas/seus apartamentos e quatro funcionários não usam o óleo de cozinha. Figura 7 Você utiliza o óleo de cozinha com frequência?

10 10 A Figura 8 mostra a quantidade de óleo de cozinha que os funcionários entrevistados utilizam por mês. Figura 8 Quantos litros de óleo são usados em sua casa/seu apartamento por mês? Em relação à forma de como é descartado o óleo de cozinha que não será mais utilizado observa-se que dos 12 funcionários, dez armazenam o óleo de cozinha em garrafas pet, um jogo o óleo de cozinha na pia, e um manda para coleta, ou seja, a maioria dos funcionários entrevistados descartam o óleo de cozinha de forma correta. Figura 9 Como é descartado o óleo de cozinha em sua casa/seu apartamento?

11 11 Conforme Figura 10, dez dos funcionários entrevistados, mais de 80%, conhecem alguma forma de reciclar o óleo de cozinha. Figura 10 Você conhece alguma maneira de reciclar o óleo de cozinha? E apesar da maioria dos funcionários entrevistados conhecerem as formas de reciclagem do óleo de cozinha, apenas cinco reciclam o óleo, conforme Figura 11.

12 12 Figura 11 Na sua casa/seu apartamento você recicla o óleo de cozinha? Dos cinco funcionários entrevistados que reciclam o óleo de cozinha, quatro deles usam o óleo para fazer sabão e um faz a doação do óleo para quem faz sabão (Figura 12). Figura 12 Se sim como?

13 13 Conforme Figura 13, 100% dos funcionários sabem dos prejuízos que causam ao meio ambiente com o descarte incorreto do óleo de cozinha. Figura 13 Você sabe quais os danos causados ao meio ambiente com o descarte incorreto do óleo de cozinha? Observa-se que todos os funcionários técnico-administrativos entrevistados sabem da importância do meio ambiente para as suas vidas e a maioria também sabe que se descartar o óleo de cozinha de forma incorreta causa grandes danos ao meio ambiente, mas mesmo assim ainda jogam o óleo de cozinha na pia ou jogam no lixo de qualquer jeito. A maioria conhece as formas de reciclagem do óleo, mas ainda não incorporaram tais medidas para o seu dia a dia. Isso acontece, provavelmente pelas dificuldades logísticas do tratamento (necessidade de se obter a garrafa pet, conhecimentos das formas de se reutilizar o óleo de cozinha, conhecimento sobre como é feito a coleta, local de armazenamento (estocagem), e a forma de doação ou venda do óleo).

14 14 5. Considerações Finais Mediante os grandes problemas ambientais da atualidade, a Educação Ambiental assume o papel na construção de um modelo para o desenvolvimento sustentável, pois apresenta ferramentas para a implementação de uma gestão racional e equilibrada dos recursos ambientais. A Educação Ambiental é uma educação transformadora, uma educação voltada para as mudanças de atitudes e comportamentos. Os problemas ambientais são frutos de nossas ações e para que esse cenário se modifique é necessário ter consciência dessa problemática e mudar de atitude para que nossa realidade se transforme. A conscientização ambiental da população é fundamental para a preservação do meio ambiente, e a melhor forma de se atingir cada indivíduo é por meio da educação ambiental, o trabalho junto à comunidade acadêmica e comunidade geral é importante, pois assim poderão levar o conhecimento à prátiva em suas residências. É importante ressaltar que cada comunidade pode desenvolver soluções simples para os problemas ambientais decorrentes de seu dia a dia, e que cada indivíduo é responsável pela sua contaminação. Referências ANTUNES, M. A. M. A importância da Educação Ambiental. 1. ed. Goiânia: Espaço de Artes Vitória, p. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: < Acesso em: 10 dez BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: < Acesso em: 05 out CZAPSKI, S. A Implantação da Educação Ambiental no Brasil. Coordenação de Educação Ambiental do Ministério da Educação e do Desporto: Brasília-DF, 1998, 166 p. Disponível em: < COSTA NETO, P. R.; ROSSI, L. F. S.; ZAGONEL, G. F.; RAMOS, L. P. Produção de Biocombustível Alternativo ao Óleo Diesel Através da Transesterificação de Óleo de Soja Usado em Frituras. Química Nova: 23(4) 2000, p.532. Disponível em: < Acesso em 03 nov

15 15 GODOY, P. O. de; OLISKOVICZ, K.; BERNARDINO, V. M.; CHAVES, W. R.; PIVA, C. D.; RIGO, A. S. N. Consciência Limpa: reciclando o óleo de cozinha. Anuário da Produção de Iniciação Científica Discente, Campo Grande, v. 13, n. 17, 2010, p ISSN (print), ISSN (online). Disponível em: < Acesso em 18 out REBELO, A. A educação infantil na nova LDB. Disponível em < Acesso em 11 dez SILVA JÚNIOR, G. G. da; COSTA, J. C. M.; FERRAZ, B. T. Construindo Conhecimento sobre a Temática Ambiental Utilizando-se de Novas Tecnologias. In: V Colóquio Internacional, São Cristóvão-SE: Educon: Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade. ISSN: Disponível em: ord%20- %20CONSTRUINDO%20CONHECIMENTO%20SOBRE%20A%20TEMaTICA%20AMBI ENTAL%20UTILIZANDO-SE%20DE%20NOVAS%20TECNOLOGIAS.pdf. Acesso em: 01 nov TUZIMOTO, P. A.; RICARDO, J.; TRILHA, R.; FERREIRA, V. B. N.; HEIDRICH, D. N. A Construção da Esperança no Processo de Reciclagem de Óleo Vegetal Através da Fabricação de Sabões e Sabonetes. EXTENSIO Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis-SC, v. 2, n. 2, mai. 2005, ISBN Disponível em: < Acesso em: 18 out Anexo I: Questionário aplicado aos servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual de Goiás Câmpus Aparecidad de Goiânia. MBA Engenharia Sanitária e Ambiental Instituto de Pós-Graduação - IPOG Você está participando de uma pesquisa que fornecerá dados importantes para um estudo parte do Artigo Reciclagem de óleos alimentícios e educação ambiental: estudo de caso na Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Aparecida de Goiânia. Este questionário deve ser respondido pelos funcionários técnico-administrativos da UEG Câmpus Aparecida de Goiânia.

16 16 Para as questões a seguir, procure não rasurar, a fim de que não haja dúvidas em relação à transparência dos dados que ora pretende-se levantar. Conto com sua colaboração e agradeço antecipadamente sua presteza. Luane Cardoso Habermann Dados Pessoais 1- Sexo: a. ( ) masculino b. ( ) feminino 2- Idade: 3- Como você se considera: a. ( ) negro c. ( ) branco b. ( ) pardo d. ( ) índio e. ( ) outros. Identifique: 4- Territorialidade: a. Onde você nasceu? b. Em que estado? 5- Sua escolaridade: a. ( ) nunca frequentei a escola b. ( ) ensino fundamental incompleto c. ( ) ensino fundamental completo d. ( ) ensino médio incompleto e. ( ) ensino médio completo f. ( ) ensino superior incompleto g. ( ) ensino superior completo h. ( ) especialização incompleto ou completo i. ( ) mestrado incompleto ou completo j. ( ) doutorado incompleto ou completo 6- Você sabe da importância do meio ambiente para sua vida? a. ( ) sim b. ( ) não 7- Você utiliza o óleo de cozinha com frequência? a. ( ) sim b. ( ) não

17 17 c. ( ) às vezes 8- Quantos litros de óleo são usados em sua casa/seu apartamento por mês? 9- Como é descartado o óleo de cozinha em sua casa/seu apartamento? a. ( ) armazenado em garrafas pet b. ( ) pia de cozinha c. ( ) lixo d. ( ) coletado e. ( ) armazenado em vidros f. ( ) não usa óleo 10- Você conhece alguma maneira de reciclar o óleo de cozinha? a. ( ) sim b. ( ) não 11- Na sua casa/seu apartamento você reutiliza o óleo de cozinha? a. ( ) sim b. ( ) não 12- Se sim como? 13- Você sabe quais os danos causados ao meio ambiente com o descarte incorreto do óleo de cozinha? a. ( ) sim b. ( ) não Local e Data

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA NO AMBIENTE ESCOLAR PARA A PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA NO AMBIENTE ESCOLAR PARA A PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA NO AMBIENTE ESCOLAR PARA A PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO Thayz Rodrigues Enedino (1); Maria de Fátima Camarotti (2) Universidade Federal

Leia mais

CONSCIENTIZAÇÃO E EXECUÇÃO DE PROJETO AMBIENTAL A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO BIOGAMA NO GAMA-DF

CONSCIENTIZAÇÃO E EXECUÇÃO DE PROJETO AMBIENTAL A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO BIOGAMA NO GAMA-DF CONSCIENTIZAÇÃO E EXECUÇÃO DE PROJETO AMBIENTAL A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO BIOGAMA NO GAMA-DF GAIO, Lucas Machado 1 ; CURADO, Isabela Cristina; RIBEIRO, Breno P. Marcondes; RODRIGUES, Juliana P.,

Leia mais

CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL. Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512. Programa de Coleta de Óleo Comestível Usado

CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL. Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512. Programa de Coleta de Óleo Comestível Usado CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512 Programa de Coleta de Óleo Comestível Usado Programa Nº 01/2017 Sumário 1. Objetivo -------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Barra Limpa Caipira Colégio Nossa Senhora da Glória

Barra Limpa Caipira Colégio Nossa Senhora da Glória Colégio Nossa Senhora da Glória Escola: Colégio Nossa Senhora da Glória Cidade: Francisco Beltrão (PR) Categoria: Sustentabilidade Professor responsável: Cláucia Cuzzi Turma Envolvida: 9º Ano Período:

Leia mais

PROJETO EXTENÇÃO: ÓLEO SUJO, CIDADE LIMPA!

PROJETO EXTENÇÃO: ÓLEO SUJO, CIDADE LIMPA! PROJETO EXTENÇÃO: ÓLEO SUJO, CIDADE LIMPA! Alexandre A. D. E. Santos 1 (IC), Ana Carolina C. Silva 1 (IC), Arthur I. do Prado 1 (IC), Geicyellen F. Dias 1 (IC), Jaqueline S. Costa 1 (IC), Kelly C. A. Borges

Leia mais

Audiência publica para a implantação da lei de coleta de óleo de fritura em Anápolis GO

Audiência publica para a implantação da lei de coleta de óleo de fritura em Anápolis GO Audiência publica para a implantação da lei de coleta de óleo de fritura em Anápolis GO Avaliação do Potencial de Produção de Biocombustível a partir de Óleo de Fritura Residual (OFR) em Anápolis e Implantação

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SENSIBILIZAÇÃO E COLETA DO ÓLEO DE COZINHA RESIDUAL

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SENSIBILIZAÇÃO E COLETA DO ÓLEO DE COZINHA RESIDUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SENSIBILIZAÇÃO E COLETA DO ÓLEO DE COZINHA RESIDUAL Vaniane de Mendonça Ramos (1); Cintia de Sousa Bezerra (2) (1) Aluna graduanda do curso de Tecnologia em Construção de Edifícios,

Leia mais

Discentes do Curso de Ciências Biológicas FAP. Mestre docente da Faculdade de Apucarana RESUMO

Discentes do Curso de Ciências Biológicas FAP. Mestre docente da Faculdade de Apucarana RESUMO RECICLAGEM DE ÓLEO DE COZINHA USADO: POR MEIO DE FABRICAÇÃO DE SABÃO NA COMUNIDADE DA ESCOLA MUNICIPAL FÁBIO HENRIQUE DA SILVA, LOCALIZADA EM APUCARANA - PR REIS, R 1 ; SANTOS, C.A 1 ; FERREIRA, P.A.B

Leia mais

O BIODIESEL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO COMPARTILHADA DE RESÍDUOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

O BIODIESEL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO COMPARTILHADA DE RESÍDUOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O BIODIESEL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO COMPARTILHADA DE RESÍDUOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Autor (1) Wanusa Abreu de Paula; Co-autor (1) Fabio José Ésper; Co-autor (2) Maurício Carrara; Co-autor (3) Amanda

Leia mais

I Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente Progresso, Consumo e Natureza Desafios ao Homem

I Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente Progresso, Consumo e Natureza Desafios ao Homem DESCARTANDO CORRETAMENTE O LIXO: PROJETO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO Lima, J. D. N. 1 ; Pinho-Gonçalves, V. R. C. 1 ; Dourado, L. S. L. 1 ; Figueiredo, A. D. L. 2 1 Acadêmicas

Leia mais

O NIVEL DE CONCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DO FREQUENTADOR DA 10ª EDIÇÃO DA AGROTINS 2010, PALMAS, TOCANTINS

O NIVEL DE CONCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DO FREQUENTADOR DA 10ª EDIÇÃO DA AGROTINS 2010, PALMAS, TOCANTINS O NIVEL DE CONCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DO FREQUENTADOR DA 10ª EDIÇÃO DA AGROTINS 2010, PALMAS, TOCANTINS Albert Lennon Lima Martins 1 Edvaldo Vieira Pacheco Sant Ana 2 1 Aluno do Curso Técnico em Gestão do

Leia mais

Sabão Ecológico - Espuma & Brilho

Sabão Ecológico - Espuma & Brilho Sabão Ecológico - Espuma & Brilho EE Profª Ernesta Xavier Rabelo Orsi Professor(es) Apresentador(es): Ronaldo Vieira Pinto Realização: Foco do Projeto Nessa eletiva os alunos serão protagonista em suas

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESCARTE INDEVIDO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE POCINHOS - PB

AVALIAÇÃO DO DESCARTE INDEVIDO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE POCINHOS - PB AVALIAÇÃO DO DESCARTE INDEVIDO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE POCINHOS - PB Vitória de Andrade FREIRE 1, Tamara Jane Zifirino, Wanda Isabel M. Lima MARSIGLIA, Maria Betânia Hermenegildo dos SANTOS

Leia mais

IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental

IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE O GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE WANDERLEY - BAHIA. Maria Clara Novais Belo Francisco dos Santos Graduanda em Engenharia Sanitária e

Leia mais

Palavras-chave: Educação Ambiental. Óleos e Gorduras Residuais (OGRs). Quantificação. Descarte.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Óleos e Gorduras Residuais (OGRs). Quantificação. Descarte. QUANTIFICAÇÃO E DESCARTE DOS ÓLEOS E GORDURAS RESIDUAIS PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Jorge Vleberton Bessa de Andrade 1, Ítalo Magno de Melo Santos, João Roberto Pereira Nogueira 3, Maria Cristiane

Leia mais

PRODUÇÃO DE SABÃO ARTESANAL A PARTIR DE ÓLEO COMESTÍVEL RESIDUAL COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Resultados preliminares 1

PRODUÇÃO DE SABÃO ARTESANAL A PARTIR DE ÓLEO COMESTÍVEL RESIDUAL COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Resultados preliminares 1 PRODUÇÃO DE SABÃO ARTESANAL A PARTIR DE ÓLEO COMESTÍVEL RESIDUAL COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Resultados preliminares 1 Jailson de O. Rodrigues Júnior 2 ; Alberto José O. de Mello 3 ; Thais

Leia mais

Autores: Profª Fabiane Habowski Caroline Jaroczewski Cristieli Jarochesqui Co-autores: Profª Eliani Warpechowski Taís Dzindzik

Autores: Profª Fabiane Habowski Caroline Jaroczewski Cristieli Jarochesqui Co-autores: Profª Eliani Warpechowski Taís Dzindzik Autores: Profª Fabiane Habowski Caroline Jaroczewski Cristieli Jarochesqui Co-autores: Profª Eliani Warpechowski Taís Dzindzik EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO: COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA, UM GRANDE

Leia mais

Eixo Temático ET Educação Ambiental PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM OS TRABALHADORES DE UMA FÁBRICA DE CIMENTOS EM PITIMBU-PB

Eixo Temático ET Educação Ambiental PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM OS TRABALHADORES DE UMA FÁBRICA DE CIMENTOS EM PITIMBU-PB 958 Eixo Temático ET-09-014 - Educação Ambiental PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM OS TRABALHADORES DE UMA FÁBRICA DE CIMENTOS EM PITIMBU-PB Amanda Rodrigues Gomes¹, Augusto Victor Santos Matias¹, Bruna

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE O DESCARTE INDEVIDO DE ÓLEO DE COZINHA COM ÊNFASE NA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE O DESCARTE INDEVIDO DE ÓLEO DE COZINHA COM ÊNFASE NA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE O DESCARTE INDEVIDO DE ÓLEO DE COZINHA COM ÊNFASE NA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL Vitória, A. Freire 1 ; Kaline, R. M. Ferreira 2 ; Didiane, S.Silva 2. 1

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO CONSUMO DE PLÁSTICOS: UM RELATO DE VIVÊNCIA

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO CONSUMO DE PLÁSTICOS: UM RELATO DE VIVÊNCIA A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO CONSUMO DE PLÁSTICOS: UM RELATO DE VIVÊNCIA Leonardo Lucas dos Santos Dantas Universidade Federal de Campina Grande UFCG Patos, Paraíba. e-mail: leonardolucascbio@gmail.com

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL QUANTO AO DESCARTE E RECICLAGEM DO ÓLEO RESIDUAL DE COZINHA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL QUANTO AO DESCARTE E RECICLAGEM DO ÓLEO RESIDUAL DE COZINHA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL QUANTO AO DESCARTE E RECICLAGEM DO ÓLEO RESIDUAL DE COZINHA Cláudio Carneiro Santana Junior (Autor Principal) claudio_jr_santana@hotmail.com Tharinne Borba

Leia mais

32ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR OSMAR POPPE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

32ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR OSMAR POPPE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL 32ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR OSMAR POPPE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL ECO CASA VIVENDO PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE, SEMEANDO

Leia mais

Contextualização do Ensino de Química ao Cotidiano através de Aulas Práticas: Aproveitamento do óleo de Frituras na Elaboração de Sabão Artesanal

Contextualização do Ensino de Química ao Cotidiano através de Aulas Práticas: Aproveitamento do óleo de Frituras na Elaboração de Sabão Artesanal Contextualização do Ensino de Química ao Cotidiano através de Aulas Práticas: Aproveitamento do óleo de Frituras na Elaboração de Sabão Artesanal Nkarthe Guerra Araújo 1, Tuilly de Fátima Macedo Rodrigues

Leia mais

CONFECÇÃO DE SABÃO CASEIRO A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA COMO FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DE SANTARÉM - PARÁ

CONFECÇÃO DE SABÃO CASEIRO A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA COMO FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DE SANTARÉM - PARÁ CONFECÇÃO DE SABÃO CASEIRO A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA COMO FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DE SANTARÉM - PARÁ Leidyane de Nazaré Amorim Silva (*), Claudiran de oliveira

Leia mais

Tema do Trabalho: A L og sti tica Reversa do Ól eo e Cozinha Usado

Tema do Trabalho: A L og sti tica Reversa do Ól eo e Cozinha Usado Tema do Trabalho: AL Logística Reversa do Óleo de Cozinha Usado Introdução Importante no preparo de alimentos através de fritura, são geradas grandes quantidades de resíduo de óleo de cozinha em residências

Leia mais

Atendimento a condicionante (dez) da LO GCA/SL/Nº 342/2012/CLASSE I

Atendimento a condicionante (dez) da LO GCA/SL/Nº 342/2012/CLASSE I Atendimento a condicionante (dez) da LO GCA/SL/Nº 342/2012/CLASSE I PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COLETA DE ÓLEO DE COZINHA E FÁBRICA DE SABÃO FEVEREIRO, 2013 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COLETA DE

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB Maria Victória de Sousa; Joevelly Vitória Alves da Silva; Cinthia Saska Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Tecnologia em Gestão Ambiental, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus João Pessoa,

Tecnologia em Gestão Ambiental, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus João Pessoa, PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EJA Apresentação: Pôster Francisco Juvito de Sousa 1 ; Hevelyne Figueirêdo Pereira 2 ; Ana Gabriela da Silva 3 ; Pedro Nogueira da Silva

Leia mais

PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE LAGOA SANTA, MINAS GERAIS.

PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE LAGOA SANTA, MINAS GERAIS. PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE LAGOA SANTA, MINAS GERAIS. Trabalho referente à disciplina de Estágio à Docência do curso de Doutorado em Ciência

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENSINO FUNDAMENTAL I ESCOPO E SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENSINO FUNDAMENTAL I ESCOPO E SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO ESCOPO A Educação Ambiental representa um conjunto de ações sustentáveis voltadas para a conservação do meio ambiente, objetivando a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente,

Leia mais

DESCARTE CONSCIENTE: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UMA COOPERATIVA EM TRÊS LAGOAS MS.

DESCARTE CONSCIENTE: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UMA COOPERATIVA EM TRÊS LAGOAS MS. DESCARTE CONSCIENTE: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UMA COOPERATIVA EM TRÊS LAGOAS MS. ADEMIR MASSAL Discente do Curso de Administração das Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS GILSON DIAS DE ARAÚJO Discente

Leia mais

PROCAMB - IFC CAMPUS CAMBORIÚ Projeto de Conscientização Ambiental para alunos do Instituto Federal Catarinense- Campus Camboriú

PROCAMB - IFC CAMPUS CAMBORIÚ Projeto de Conscientização Ambiental para alunos do Instituto Federal Catarinense- Campus Camboriú PROCAMB - IFC CAMPUS CAMBORIÚ Projeto de Conscientização Ambiental para alunos do Instituto Federal Catarinense- Campus Camboriú Autores : Ariadne Pacheco de BORBA, Letícia LENZI Identificação autores:

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 05/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação. Peter Drucker

Leia mais

GT MEIO AMBIENTE DIALOGANDO COM O FUTURO. A importância da Educação Ambiental em Paraisópolis

GT MEIO AMBIENTE DIALOGANDO COM O FUTURO. A importância da Educação Ambiental em Paraisópolis GT MEIO AMBIENTE DIALOGANDO COM O FUTURO A importância da Educação Ambiental em Paraisópolis 31/mar/2016 Educação Ambiental Educação ambiental é busca da reflexão constante sobre o destino do homem face

Leia mais

O uso de recursos da natureza. Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 10 e 11 de novembro

O uso de recursos da natureza. Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 10 e 11 de novembro O uso de recursos da natureza Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 10 e 11 de novembro IMPACTO E REFLEXOS DO LIXO Na sociedade má qualidade de vida e saúde perdas materiais e humanas ; atrai insetos

Leia mais

Bento Gonçalves RS, Brasil, 5 a 7 de Abril de 2016

Bento Gonçalves RS, Brasil, 5 a 7 de Abril de 2016 Sustentabilidade na comunidade do bairro cristal Carolina Borda da Silva 1, Cibele Schwanke 2, Daniela Forgiarini da Silva 3, Lediane Chargas Marques 4, Vanessa Castro Borges 5 1 Instituto Federal do Rio

Leia mais

Gestão Ambiental MEIO AMBIENTE. Prof.ª Yngrid Nantes.

Gestão Ambiental MEIO AMBIENTE. Prof.ª Yngrid Nantes. Gestão Ambiental MEIO AMBIENTE Prof.ª Yngrid Nantes yngrid.nantes@yahoo.com.br Meio Ambiente Conceitos Básicos Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influência e interações de ordem física, química,

Leia mais

REPROCESSAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA USADO

REPROCESSAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA USADO 1 REPROCESSAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA USADO Andrea Barbosa Delfini de Paulo 1 Arion Guedes Diogo 2 Cíntia Cargnin Cavalheiro Ribas 3 Lizete Marisa de Macedo 4 Mayara de Fatima Esper Cury 5 Valdeir De Almeida

Leia mais

EDUCANDO A TODOS AO MESMO TEMPO, COLETA DE ÓLEO: UM ESTUDO DE CASO

EDUCANDO A TODOS AO MESMO TEMPO, COLETA DE ÓLEO: UM ESTUDO DE CASO EDUCANDO A TODOS AO MESMO TEMPO, COLETA DE ÓLEO: UM ESTUDO DE CASO Drª Lilian Gama (*), Tarik Pletsch, Yasmin Rodrigues Gomes * FRJ-Faculdade do Rio de Janeiro; gamalilian@gmail.com. RESUMO O resíduo do

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DA PREOCUPAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DO BAIRRO PLANALTO UNIVERSITÁRIO DE QUIXADÁ CE COM A DESTINAÇÃO DO SEU LIXO RECICLÁVEL

IDENTIFICAÇÃO DA PREOCUPAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DO BAIRRO PLANALTO UNIVERSITÁRIO DE QUIXADÁ CE COM A DESTINAÇÃO DO SEU LIXO RECICLÁVEL IDENTIFICAÇÃO DA PREOCUPAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DO BAIRRO PLANALTO UNIVERSITÁRIO DE QUIXADÁ CE COM A DESTINAÇÃO DO SEU LIXO RECICLÁVEL Gilson de Oliveira Claudino (1), Pollyana Maria Pimentel Monte (2)

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICIPIO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA SP, SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICIPIO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA SP, SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICIPIO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA SP, SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Carlos Cesar Couto 1 Vânia Goulart Teodoro 1 Eixo temático: Educação Ambiental Claudiomir Silva Santos

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE FRANCISCA EDJANÁRIA PEREIRA SIMONE COSMA GALDINO DE OLIVEIRA VANIA GOMES VIEIRA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE FRANCISCA EDJANÁRIA PEREIRA SIMONE COSMA GALDINO DE OLIVEIRA VANIA GOMES VIEIRA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE FRANCISCA EDJANÁRIA PEREIRA SIMONE COSMA GALDINO DE OLIVEIRA VANIA GOMES VIEIRA RESUMO O presente trabalho é requisito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação

Leia mais

INTRODUÇÃO ÁREA TEMÁTICA:

INTRODUÇÃO ÁREA TEMÁTICA: 16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO

Leia mais

IMPLANTANDO A AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P) NO CAMPUS I DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: PROPOSTAS E AÇÕES

IMPLANTANDO A AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P) NO CAMPUS I DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: PROPOSTAS E AÇÕES IMPLANTANDO A AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P) NO CAMPUS I DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: PROPOSTAS E AÇÕES CABRAL 1, Iran Araújo/CCEN/DGEOC/PROBEX GUTIERRES 2, Henrique Elias Pessoa/CCEN/DGEOC/PROBEX

Leia mais

RESÍDUOS SÓLIDOS: APRENDENDO A FAZER A COLETA SELETIVA NA ESCOLA

RESÍDUOS SÓLIDOS: APRENDENDO A FAZER A COLETA SELETIVA NA ESCOLA RESÍDUOS SÓLIDOS: APRENDENDO A FAZER A COLETA SELETIVA NA ESCOLA Rodrigo Ferreira do Prado¹* (IC) rodrigoprado_fsa@hotmail.com e Ivani Marisa Cayser 4. Universidade Estadual de Goiás Avenida Universitária,

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUDAMENTAL: PROMOVENDO O CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUDAMENTAL: PROMOVENDO O CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUDAMENTAL: PROMOVENDO O CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA Edson de Oliveira Costa (1); Rafaela Cristina dos Santos Lima (2); (1) Universidade Federal de Campina Grande/Centro

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA COLETA E DESTINAÇÃO DOS REÍDUOS DE ÓLEO VEGETAL RESIDUAL DE FRITURA, NO MUNICÍPIO DE AGUDOS - SP

DIAGNÓSTICO DA COLETA E DESTINAÇÃO DOS REÍDUOS DE ÓLEO VEGETAL RESIDUAL DE FRITURA, NO MUNICÍPIO DE AGUDOS - SP DIAGNÓSTICO DA COLETA E DESTINAÇÃO DOS REÍDUOS DE ÓLEO VEGETAL RESIDUAL DE FRITURA, NO MUNICÍPIO DE AGUDOS - SP Lais Fernanda de Caldas (*), Edvaldo José Scoton, Rosane Aparecida Gomes Battistelle * Universidade

Leia mais

Carlo A. Castellanelli Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFSM

Carlo A. Castellanelli Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFSM A CORRETA DESTINAÇÃO DO ÓLEO DE FRITURA PÓS-USO E A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL DAS EMPRESAS FABRICANTES Carlo A. Castellanelli Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFSM O resíduo O.F.U

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET RESUMO Atualmente o uso do PET ainda é muito aplicado em garrafas de refrigerantes e também em reciclagens

Leia mais

CONHECENDO AS FORMAS DE DESCARTES DO ÓLEO SATURADO DE COZINHA PARA VERIFICAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

CONHECENDO AS FORMAS DE DESCARTES DO ÓLEO SATURADO DE COZINHA PARA VERIFICAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA 2122 CONHECENDO AS FORMAS DE DESCARTES DO ÓLEO SATURADO DE COZINHA PARA VERIFICAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA Fabio Barcelos Barcelos Segatto¹ ¹segatto.fabio@gmail.com http://dx.doi.org/10.5902/223611707602

Leia mais

CONHECIMENTO DE ALUNOS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR NO SERTÃO PARAIBANO

CONHECIMENTO DE ALUNOS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR NO SERTÃO PARAIBANO CONHECIMENTO DE ALUNOS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR NO SERTÃO PARAIBANO Elzenir Pereira de Oliveira Almeida 1 ; Dayana Kelly dos Santos Oliveira 2 ; José Lucas

Leia mais

Percepção ambiental dos educandos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) campus Cajazeiras sobre resíduos sólidos

Percepção ambiental dos educandos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) campus Cajazeiras sobre resíduos sólidos Percepção ambiental dos educandos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) campus Cajazeiras sobre resíduos sólidos Abraão Romão Batista 1, Maria Raquel Souza Rolim 2, Geovany Ferreira Barrozo 3, Francicleide

Leia mais

Plano de Intervenção

Plano de Intervenção INTERVENÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONVERSANDO SOBRE RECICLAGEM Autor: Josana Maria Tiburcio CONTEXTUALIZAÇÃO Plano de Intervenção As atividades relacionadas à urbanização e à industrialização causam grandes

Leia mais

Avaliação Integrada de Sustentabilidade do Campus São Carlos da Universidade de São Paulo Tema IV: Eventos sustentáveis no Campus São Carlos- USP

Avaliação Integrada de Sustentabilidade do Campus São Carlos da Universidade de São Paulo Tema IV: Eventos sustentáveis no Campus São Carlos- USP GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL - 2014 Disciplina: SHS 0382 Sustentabilidade e Gestão Ambiental TEXTO DE APOIO DIDÁTICO [material restrito da disciplina] Prof. Tadeu Fabrício Malheiros Monitora: Alejandra

Leia mais

nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS

nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES COLETA SELETIVA E O AMBIENTE ESCOLAR

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES COLETA SELETIVA E O AMBIENTE ESCOLAR INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES COLETA SELETIVA E O AMBIENTE ESCOLAR RESUMO Um dos grandes problemas da atualidade é o lixo. Promover na escola da rede pública

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PROFESSORES: FORMAÇÃO CONTINUADA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PROFESSORES: FORMAÇÃO CONTINUADA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO. EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PROFESSORES: FORMAÇÃO CONTINUADA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO. Profa. Dra. Cláudia Maria Alves Pegado-Dantas(1) ; Prof. Dr. Francisco José Pegado Abílio(2). Instituto Federal de Educação,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PLANO DE COLETA SELETIVA DEAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO ICED

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PLANO DE COLETA SELETIVA DEAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO ICED UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PLANO DE COLETA SELETIVA DEAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO ICED COORDENAÇÃO: GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE Locais: PRÉDIO

Leia mais

Engenharia Econômica, Ergonomia e Segurança & Engenharia da Sustentabilidade

Engenharia Econômica, Ergonomia e Segurança & Engenharia da Sustentabilidade Engenharia Econômica, Ergonomia e Segurança & Engenharia da Sustentabilidade Sustentabilidade Parte 2 Desenvolvimento Sustentável A noção de civilização evoluída esteve por muito tempo associado ao nível

Leia mais

A CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR DECRETA:

A CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR DECRETA: PROJETO DE LEI Nº 403/09 Dispõe sobre a responsabilidade dos produtores de embalagens plásticas e outras embalagens que não sejam biodegradáveis pela destinação final ambientalmente adequada de seus produtos

Leia mais

Qual a Sua Gota de Contribuição? O Que Posso Fazer e Faço!

Qual a Sua Gota de Contribuição? O Que Posso Fazer e Faço! Qual a Sua Gota de Contribuição? O Que Posso Fazer e Faço! Promover reflexão sobre consumo consciente e as responsabilidades individuais e coletivas as ações humanas no meio ambiente. Orientar e sensibilizar

Leia mais

RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: CONHECIMENTO DOS AGENTES DE LIMPEZA

RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: CONHECIMENTO DOS AGENTES DE LIMPEZA RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: CONHECIMENTO DOS AGENTES DE LIMPEZA Tipo de Apresentação: Pôster Resumo: Paulyne Souza Silva Guimarães 1 paulyne.guima@gmail.com Mirella Shayanne Barbosa Vital 2 mirella.vital@ebserh.gov.br

Leia mais

Práticas Ambientais na Universidade Feevale

Práticas Ambientais na Universidade Feevale Práticas Ambientais na Universidade Feevale Engenheira de Gerenciamento Ambiental Sheila Maria Leuck Novembro/2014 Universidade Feevale Missão: Promover a produção do conhecimento, a formação dos indivíduos

Leia mais

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS MODELOS DE GESTÃO COM AÇÃO PREVENTIVA NA FORMAÇÃO DOS ENGENHEIROS CÍVIS

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS MODELOS DE GESTÃO COM AÇÃO PREVENTIVA NA FORMAÇÃO DOS ENGENHEIROS CÍVIS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS MODELOS DE GESTÃO COM AÇÃO PREVENTIVA NA FORMAÇÃO DOS ENGENHEIROS CÍVIS Fernando Vieira de Sousa (*), Catarina Teixeira, Tatiane Castano Valadares. * Fundação

Leia mais

REAPROVEITAMENTO DE ÓLEOS E GORDURAS COMO AÇÃO MINIMIZAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS 1

REAPROVEITAMENTO DE ÓLEOS E GORDURAS COMO AÇÃO MINIMIZAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS 1 REAPROVEITAMENTO DE ÓLEOS E GORDURAS COMO AÇÃO MINIMIZAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS 1 Tainara Szulz Do Amaral 2, Maikel Veiga Bess 3, Carolaine Tais Kapelinski 4, Tailur Mousquer Martins 5, Osmar Bruneslau

Leia mais

LIXO ELETRÔNICO: UMA FORMA DE TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

LIXO ELETRÔNICO: UMA FORMA DE TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL LIXO ELETRÔNICO: UMA FORMA DE TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Valdecléia Gomes da Silva (1); Maria Verônica de Sales Barbosa (1); Mariza Fernandes de Morais (2); Girlene dos Santos da Silva (3) 1. Universidade

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM PASSO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM PASSO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Porto Alegre/RS 23 a 26/11/2015 EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM PASSO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Bruna Fonsêca de Oliveira Nascimento (*), Tércia Oliveira Castro, Franciele Santos Torres. * Instituto Federal

Leia mais

Educação ambiental. Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE. Seminário

Educação ambiental. Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE. Seminário Educação ambiental Seminário Qual o nosso desafio? Como utilizar a Educação Ambiental para a conscientização, respeitando valores e diferenças entre as pessoas. Educação Ambiental: pensar GLOBAL e agir

Leia mais

Prof. Gustavo Nascimento. Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Prof. Gustavo Nascimento. Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Prof. Gustavo Nascimento Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Desenvolvimento sustentável Histórico do conceito de desenvolvimento sustentável A Revolução Industrial foi um marco importante na humanidade

Leia mais

DIAGNÓSTICO SOBRE O DESTINO FINAL DO ÓLEO DE FRITURA USADO DAS CANTINAS DO CAMPUS DA UFPA. Meio ambiente. Núcleo de Meio Ambiente (NUMA)

DIAGNÓSTICO SOBRE O DESTINO FINAL DO ÓLEO DE FRITURA USADO DAS CANTINAS DO CAMPUS DA UFPA. Meio ambiente. Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) DIAGNÓSTICO SOBRE O DESTINO FINAL DO ÓLEO DE FRITURA USADO DAS CANTINAS DO CAMPUS DA UFPA Meio ambiente 1 Maria da Glória Gomes Cristino Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) 2 Jessica Leonan Lima Ferreira- UFPA

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ALUNOS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS E COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ALUNOS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS E COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ALUNOS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS E COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL Paulo Robinson da Silva Samuel (1) Coordenadoria de Gestão

Leia mais

J O B 1 8 /

J O B 1 8 / J O B 1 8 / 0 0 7 1 1 Metodologia Amostra 800 entrevistas com paulistanos(as) de 16 anos ou mais Período de campo Entrevistas realizadas entre os dias 05 e 22 de abril de 2018 por meio de coleta Face-a-face

Leia mais

Revista Brasileira de Gestão Ambiental ESTUDO DE CASO

Revista Brasileira de Gestão Ambiental   ESTUDO DE CASO Revista Brasileira de Gestão Ambiental http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/rbga/index ESTUDO DE CASO Destinação do óleo de cozinha na cidade de Pombal-PB Destination of cooking oil in the city of

Leia mais

COELBA - NEOENERGIA. Principal Motivação: (o que motivou a realização do case na empresa)

COELBA - NEOENERGIA. Principal Motivação: (o que motivou a realização do case na empresa) COELBA - NEOENERGIA Título do Case: Principal Motivação: (o que motivou a realização do case na empresa) Projeto VALE LUZ A destinação do lixo é hoje uma questão de vital importância para a qualidade de

Leia mais

LIXO UNIVERSITÁRIO E AS FORMAS DE RECICLAGEM: ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO

LIXO UNIVERSITÁRIO E AS FORMAS DE RECICLAGEM: ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO LIXO UNIVERSITÁRIO E AS FORMAS DE RECICLAGEM: ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO Juliana do Nascimento Gomides 1 (PQ), Ismael Custodio Pereira Borges 2 * (IC), Regina Maria da Cruz 2 (IC), Renata Ferreira

Leia mais

COMO DESCARTAR SEUS RESÍDUOS DE MANEIRA CONSCIENTE

COMO DESCARTAR SEUS RESÍDUOS DE MANEIRA CONSCIENTE COMO DESCARTAR SEUS RESÍDUOS DE MANEIRA CONSCIENTE O PROBLEMA - O descarte de resíduos é uma das práticas mais impactantes do ponto de vista socioambiental. Além de sobrecarregar os aterros, ele ocasiona

Leia mais

ÁGUA DE REUSO EXEMPLO BEM SUCEDIDO DE LOGÍSTICA REVERSA

ÁGUA DE REUSO EXEMPLO BEM SUCEDIDO DE LOGÍSTICA REVERSA ÁGUA DE REUSO EXEMPLO BEM SUCEDIDO DE LOGÍSTICA REVERSA Vera Bussinger 1 A ÁGUA, ESSENCIAL PARA TODO SER VIVO, É UM RECURSO NATURAL FINITO. menos de 3% é doce. É um produto nobre. necessita ser cuidado

Leia mais

Confederação Nacional de Mocidade Servos uns dos outros, pelo amor Gl 5.13 Secretaria de Responsabilidade Social SUMÁRIO UMP SUSTENTÁVEL

Confederação Nacional de Mocidade Servos uns dos outros, pelo amor Gl 5.13 Secretaria de Responsabilidade Social SUMÁRIO UMP SUSTENTÁVEL SUMÁRIO UMP SUSTENTÁVEL 1.0 Do Projeto... 02 1.1 Por um Brasil Mais Sustentável... 02 1.1.1 Sugestões de atividades... 02 1.1.2 Programa de coleta... 03 1.2 Descarte correto de óleo usado... 03 1.2.1 Descarte

Leia mais

Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: FORMAÇÃO DE AGENTES AMBIENTAIS EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE

Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: FORMAÇÃO DE AGENTES AMBIENTAIS EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido Titulo do Trabalho EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: FORMAÇÃO DE AGENTES AMBIENTAIS EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE Nome do Autor (a) Principal Letícia de Oliveira

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA VISÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O MEIO AMBIENTE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA VISÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O MEIO AMBIENTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA VISÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O MEIO AMBIENTE Ana Paula Martins Santos (1); Angélica Sousa Santos (2) (1) Licenciada em Ciências Biológicas, Centro de Educação

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE COLETA DE ÓLEO COMESTÍVEL USADO

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE COLETA DE ÓLEO COMESTÍVEL USADO ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE COLETA DE ÓLEO COMESTÍVEL USADO PROGRAMA Nº1/ 2015 SENAI-SP. Projeto desenvolvido pelo CFP 5.12 Escola SENAI Celso Charuri. 6ª edição, revisão e atualização

Leia mais

REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: ARTESANATOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE DA MELHOR IDADE

REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: ARTESANATOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE DA MELHOR IDADE REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: ARTESANATOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE DA MELHOR IDADE Área temática: Meio Ambiente Coordenador da ação: Maria Valéria Calijuri Mello Vieira Toniazzo

Leia mais

PROTEÇÃO AMBIENTAL. Significa o ato de proteger. É a dedicação pessoal àquele ou àquilo que dela precisa; é a defesa daquele ou daquilo que é ameaçado

PROTEÇÃO AMBIENTAL. Significa o ato de proteger. É a dedicação pessoal àquele ou àquilo que dela precisa; é a defesa daquele ou daquilo que é ameaçado MEIO AMBIENTE Para as Nações Unidas, meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre

Leia mais

COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO - INSTITUTO ESTADUAL DO CÉREBRO PAULO NIEMEYER E HOSPITAL ESTADUAL ANCHIETA AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO - INSTITUTO ESTADUAL DO CÉREBRO PAULO NIEMEYER E HOSPITAL ESTADUAL ANCHIETA AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO - INSTITUTO ESTADUAL DO CÉREBRO PAULO NIEMEYER E HOSPITAL ESTADUAL ANCHIETA AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE Nome: Natalia Rente Nunes Telefone: (21) 2277-9417 / (21) 98738-0349 E-mail:

Leia mais

do Autor Principal: RESUMO

do Autor Principal: RESUMO CARACTERIZAÇÃO DAS PRÁTICAS AMBIENTAIS DA COMUNIDADE DE TRÊS CÂMPUS DO IFRS, LOCALIZADOS NA CAPITAL, LITORAL E NO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL Bianca de Oliveira Cecato* Instituto Federal

Leia mais

ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO INSTRUMENTO PARA POTENCIALIZAR A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA COMUNIDADE ACADÊMICA. RESUMO

ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO INSTRUMENTO PARA POTENCIALIZAR A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA COMUNIDADE ACADÊMICA. RESUMO ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO INSTRUMENTO PARA POTENCIALIZAR A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA COMUNIDADE ACADÊMICA. José B. S.V. dos SANTOS 1 ; Bruna M. BARBOSA 2 ; Bárbara M. MADURO 3 RESUMO São evidentes as

Leia mais

USO E DESTINO FINAL DO ÓLEO DE FRITURAS NO CENTRO COMERCIAL DE PRINCESA ISABEL (PB)

USO E DESTINO FINAL DO ÓLEO DE FRITURAS NO CENTRO COMERCIAL DE PRINCESA ISABEL (PB) USO E DESTINO FINAL DO ÓLEO DE FRITURAS NO CENTRO COMERCIAL DE PRINCESA ISABEL (PB) Karoline Fernandes Siqueira Campos (1); Dayana Leite da Silva (2); Vinicius Batista Campos (3); Laércio Rodrigues de

Leia mais

O LIXO URBANO NA ESCOLA E EM SEU ENTORNO

O LIXO URBANO NA ESCOLA E EM SEU ENTORNO O LIXO URBANO NA ESCOLA E EM SEU ENTORNO 1. Identificação NOME DA ESCOLA: E. E. ERNESTO SOLON BORGES. Local: Bandeirantes-MS Turmas(S): 6ºB / 8ºB / 9º A Número de alunos: 28 Professores envolvidos: - Margarete

Leia mais

MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU 1 INTRODUÇÃO

MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU 1 INTRODUÇÃO MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU Leandro Tadeu da Silva 1, José Benedito Leandro 2 1 Graduando em Tecnologia em Logística pela Fatec

Leia mais

CIEP 305 HEITOR DOS PRAZERES PROJETO: CONHECENDO NOSSA TERRA

CIEP 305 HEITOR DOS PRAZERES PROJETO: CONHECENDO NOSSA TERRA CIEP 305 HEITOR DOS PRAZERES PROJETO: CONHECENDO NOSSA TERRA Projeto realizado pelas professoras Rita Enseki e Clarice com as turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio do ano letivo de 2007. Outubro de 2008

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE HIDRÁULICA E SANEAMENTO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE HIDRÁULICA E SANEAMENTO GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL - 2014 Disciplina: SHS 0382 Sustentabilidade e Gestão Ambiental TEXTO DE APOIO DIDÁTICO [material restrito da disciplina] Prof. Tadeu Fabrício Malheiros Monitora: Alejandra

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Uso racional de energia elétrica, água e descarte de lixo eletrônico no Campus Machado-MG

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Uso racional de energia elétrica, água e descarte de lixo eletrônico no Campus Machado-MG EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Uso racional de energia elétrica, água e descarte de lixo eletrônico no Campus Machado-MG Miguel G. Reis 1, Haylton S. de OLIVEIRA 2 ; Welison L. Soares 3 ; Ariane B. de FIGUEIREDO

Leia mais

METODOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIENCIAS.

METODOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIENCIAS. METODOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIENCIAS. Elisangela Maria de Oliveira 1, Deuziene Souza da Silva 2, Fracivane Pinho de Souza 3, Micheli Véras dos Santos 4, Universidade Federal do Piauí

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE HIDRÁULICA E SANEAMENTO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE HIDRÁULICA E SANEAMENTO GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL - 2014 Disciplina: SHS 0382 Sustentabilidade e Gestão Ambiental TEXTO DE APOIO DIDÁTICO [material restrito da disciplina] Prof. Tadeu Fabrício Malheiros Monitora: Alejandra

Leia mais

PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE ATERRO SANITÁRIO

PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE ATERRO SANITÁRIO PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE ATERRO SANITÁRIO Malena Correia Costa (1); Taís Lima Sousa (1); Magna Macêdo Fernandes (2); Pollyana Gabrielle Lima (3); Rodson Regi de Sousa Correia (4) Instituto

Leia mais

RECICLAGEM DO LIXO ELETRÔNICO: GRAU DE CONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS EM DIFERENTES PERFIS DE ESTUDANTES

RECICLAGEM DO LIXO ELETRÔNICO: GRAU DE CONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS EM DIFERENTES PERFIS DE ESTUDANTES RECICLAGEM DO LIXO ELETRÔNICO: GRAU DE CONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS EM DIFERENTES PERFIS DE ESTUDANTES Felipe R. C. Lucas¹, Gustavo Kimura Montanha², Sergio Augusto Rodrigues³ 1 Aluno da Faculdade

Leia mais

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso Reciclagem de Materiais Plásticos

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso Reciclagem de Materiais Plásticos Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso Reciclagem de Materiais Plásticos Raquel Vieira dos Santos Curso de Ciências Biológicas Belo Horizonte MG 2010 Raquel Vieira dos Santos Projeto de Trabalho de

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM FORMAL EM ESCOLAS PÚBLICA DE MOSSORÓ/RN. Noelia Ferreira da Silva

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM FORMAL EM ESCOLAS PÚBLICA DE MOSSORÓ/RN. Noelia Ferreira da Silva EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM FORMAL EM ESCOLAS PÚBLICA DE MOSSORÓ/RN Noelia Ferreira da Silva RESUMO: Uma das principais funções da Educação Ambiental é a formação de cidadãos

Leia mais