COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO - INSTITUTO ESTADUAL DO CÉREBRO PAULO NIEMEYER E HOSPITAL ESTADUAL ANCHIETA AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO - INSTITUTO ESTADUAL DO CÉREBRO PAULO NIEMEYER E HOSPITAL ESTADUAL ANCHIETA AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE"

Transcrição

1 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO - INSTITUTO ESTADUAL DO CÉREBRO PAULO NIEMEYER E HOSPITAL ESTADUAL ANCHIETA AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE Nome: Natalia Rente Nunes Telefone: (21) / (21) sustentabilidade@iecpnprosaude.org.br Introdução O Complexo Estadual do Cérebro é composto pelo Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer IECPN e pelo Hospital Estadual Anchieta - HEAN. O IECPN está estruturado com perfil de hospital para atenção neurológica e neurocirúrgica de alta complexidade, para demanda de internação, ambulatório e tratamento de epilepsia referenciado através da Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Rio de Janeiro./Está instalado em uma área de ,30 m², com capacidade operacional de 46 leitos de tratamento intensivo. O HEAN é uma unidade de baixa e média complexidade, a qual possui um perfil de assistência clínica, composta por 63 leitos clínicos. Está localizado na região central do Rio de Janeiro, possui uma área total de m². Ambos atendem exclusivamente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde a inauguração de ambos os hospitais, sempre houve a preocupação em desenvolver práticas sustentáveis, promovendo assim inúmeras ações através do cumprimento de leis específicas para o gerenciamento de resíduos do serviço de saúde, campanhas de conscientização para uso racional da água e para o consumo consciente de energia, projetos sociais, educação ambiental para os colaboradores e para a comunidade, descarte correto de lâmpadas, pilhas, baterias e resíduos eletrônicos, dentre outras atividades com foco em promover o desenvolvimento sustentável. Objetivo O objetivo dessas ações é estar continuamente fomentando o desenvolvimento sustentável nos hospitais, realizando atividades baseadas no tripé da sustentabilidade (ambiental, social e econômico), elucidando a importância da preservação do meio ambiente. Desenvolvimento Descarte correto de pilhas e baterias Foram instalados coletores de pilhas e baterias ao lado do ponto eletrônico dos colaboradores no IECPN e no HEAN. Na recepção da entrada dos colaboradores do IECPN também foi instalada um coletor de pilhas e baterias, como forma de contemplar um número maior de pessoas. O intuito desta ação é a correta segregação, descarte e destinação final com rastreabilidade.

2 IECPN HEAN Resultado obtido: O coletor de pilhas e baterias foi instalado para evitar o descarte incorreto de resíduos químicos. As pilhas e baterias serão enviadas para uma empresa específica assim que o mínimo desse material for armazenado. Campanha de conscientização para uso racional da água Na semana de 23 a 27 de março de 2015 foram ministradas no HEAN e no IECPN palestra sobre o dia mundial da água, que teve como tema água e o desenvolvimento sustentável. Esta palestra visou conscientizar os colaborados da importância do seu uso correto, sem desperdício. Iniciamos assim uma introdução ao conceito do desenvolvimento sustentável.

3 Campanha de conscientização para o consumo consciente de energia Como forma de ratificar e incentivar dentro dos hospitais a campanha do uso racional da água e o consumo consciente de energia foram feitas ações educativas de sustentabilidade, onde foram colados adesivos informativos em cima das torneiras para a conscientização do uso racional da água e adesivos de conscientização para os interruptores no IECPN e no HEAN.

4 Resultado obtido: A campanha do uso racional da água e do consumo consciente de energia elétrica visa sensibilizar os colaboradores da importância em fazer o uso consciente desses recursos. Eliminação do uso de dispositivos com mercúrio Visando eliminar o mercúrio dos hospitais, foi executado um procedimento Programa Free Mercury que visa a eliminação do mercúrio nos setores de saúde, substituindo dispositivos médicos com base nesse metal por alternativas acessíveis, precisas e seguras. Os hospitais aderiram ao programa FREE MERCURY da iniciativa Health Care Without Harms sob coordenação da Organizações das Nações Unidas, executando as etapas necessários, concluindo o processo e no momento atual aguarda as próximas etapas. Resultado obtido: Nos hospitais não se adquire mais nenhum aparelho ou dispositivo que contenha mercúrio, visando estar adequado ao programa do Free Mercury. Gerenciamento de resíduos em serviços de saúde Um ponto de destaque no gerenciamento de resíduos do serviço de saúde no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer foi a notável diferença na apuração do indicador de geração de resíduos infectantes. Este indicador sofreu uma enorme redução no decorrer no ano de 2014, como pode ser visto no Gráfico 1 e a partir do mês de Junho de 2014 manteve uma média até o ano de 2015 (Gráfico 2), mostrando que as ações propostas e executadas pela comissão de gerenciamento de resíduos foram eficientes. Essa redução dos resíduos infectantes reduz o gasto com a destinação desses resíduos cujo custo é muito maior do que o da destinação dos resíduos extraordinários, minimizando assim os impactos ao meio ambiente e reduzindo a exposição dos trabalhadores, pois o resíduo infectante representa um grande risco de contaminação e sua destinação é mais criteriosa. PERCENTUAL DE RESÍDUOS GERADOS POR TIPO JANEIRO A DEZEMBRO Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Percentual Extraordinário Percentual Infectante Gráfico 1 - Variação dos resíduos infectantes e extraordinário 2014 (em %)

5 100 PERCENTUAL DE RESÍDUOS GERADOS POR TIPO 1º SEMESTRE DE Jan Fev Mar Abr Mai Jun Percentual Extraordinário Percentual Infectante Gráfico 2 - Variação dos resíduos infectantes e extraordinário 2015 (em %) Educação ambiental para os colaboradores e para a comunidade No âmbito de contribuir para uma educação continuada para os colaboradores, os hospitais estão sempre promovendo treinamentos, palestras e oficinas para reciclagem e consolidação das informações. Periodicamente ocorrem treinamentos do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde - PGRSS, Biossegurança, palestra de prevenção de acidentes e sustentabilidade, dentre outros.

6 A semana do meio ambiente do IECPN e do HEAN foi realizada do dia 1 ao dia 3 de junho de 2015, onde as atividades tiveram como objetivo levar conhecimento sobre como impactar menos o meio ambiente, levando informações, dicas e métodos simples para que todos possam contribuir de forma sustentável no dia a dia e assim preservar os recursos naturais para as próximas gerações usufruírem. Foi realizada uma oficina: transforme seu óleo em sabão, atividades que trouxeram de forma lúdica vídeos que mostraram a importância do cuidado com o meio ambiente, as nutricionistas dos hospitais palestraram sobre o reaproveitamento de alimentos e fechando a semana foi efetuada a adoção de mudas por setores que assumiram o plantio e seu cuidado posterior com o intuito de ampliar a responsabilidade socioambiental além dos seus escritórios. Oficina: Transforme seu óleo em sabão no IECPN

7 Oficina: Transforme seu óleo em sabão no HEAN Plantio de mudas no IECPN Plantio de mudas no HEAN

8 Pensando na consciência ecológica, em ampliar o entendimento do termo sustentabilidade e em desenvolver um trabalho em grupo, o IECPN optou por uma decoração sustentável para caracterizar o mês de junho e suas festividades. Bandeirinhas e enfeites foram confeccionados com jornais e revistas usados, pensando em seu Reuso, Reaproveitamento e Reciclagem (3R's), evitando o desperdício e contribuindo com o equilíbrio do meio ambiente. O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer realizou a Oficina: transforme seu óleo de cozinha usado em sabão no Colégio Estadual Souza Aguiar, localizado nas imediações do Instituto. A atividade socioambiental teve como objetivo abranger a comunidade local para a conscientização do correto descarte do óleo e as consequências para o meio ambiente do descarte incorreto, marcando o início de uma série de outras ações relacionadas a responsabilidade socioambiental. Foi efetuada a demonstração prática da fabricação de sabão com o óleo de cozinha onde todos puderam interagir e esclarecer suas dúvidas e concluída com a apresentação de um vídeo interativo.

9 Ao final os alunos puderam tirar suas dúvidas, levando o sabão fabricado como brinde e atuando como multiplicadores da informação. O complexo busca promover a extensão dos conceitos socioambientais à comunidade do entorno e assim disseminar o conceito de sustentabilidade, pensando no tripé: ambiental, econômico e social. Visando divulgar informações e englobar o público externo, o setor de sustentabilidade confeccionou juntamente com o NEP (Núcleo de Educação Permanente) e a TI (Tecnologia da Informação) um vídeo com a importância da água para a qualidade de vida, a qual em está passando na televisão na recepção, sendo voltado para o público externo. Resultado obtido: Todos os colaborados são treinados, visando sua segurança no âmbito de suas funções. Para a comunidade espera-se levar conhecimento de forma lúdica, e espera-se que essas pessoas possam ser multiplicadoras dessas informações.

10 Ações sustentáveis Os hospitais estão sempre buscando aproveitar seus insumos, e como são utilizadas muitas garrafas pets, foi confeccionado pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e pela sustentabilidade um pallet de plástico com reaproveitamento dessas garrafas. Esse pallet é utilizado como suporte aos resíduos recicláveis que estão sendo acondicionados para posteriormente serem enviados para a reciclagem. Campanha do copo retrátil No início do mês de agosto de 2015, iniciamos a Campanha dos Copos Retráteis no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer e no Hospital Estadual Anchieta, onde todos os colaboradores receberam seu copo com o intuito de economizar o uso do copo descartável nos hospitais. Essa ação visa reduzir o impacto ambiental e conscientizar os colaboradores da importância de contribuir por um planeta mais sustentável, sempre pensando no tripé da sustentabilidade (ambiental, econômico e social). Distribuição dos copos retráteis para os colaboradores no IECPN

11 Distribuição dos copos retráteis para os colaboradores no HEAN Resultado obtido: Essa ação visa reduzir o indicador do número de copos descartáveis utilizado nos hospitais, como foi iniciada no início do mês de agosto, ainda não possuímos dados quantitativos para análise da eficácia, mas possuímos grande adesão pelos colaboradores. ANEXOS

12

Modelo de relações. Pequenas causa, grandes efeitos. Ganhar x Perder. Ganha, ganha, ganha. Resultados perenes e intangíveis

Modelo de relações. Pequenas causa, grandes efeitos. Ganhar x Perder. Ganha, ganha, ganha. Resultados perenes e intangíveis Recicle-se A conscientização do profissional de saúde sobre o impacto ambiental no processo da assistência e a incorporação de práticas sustentáveis nos hospitais. Modelo de relações Independência Interdependência

Leia mais

HOSPITAL MUNICIPAL VEREADOR JOSÉ STOROPOLLI. Rastreabilidade dos Resíduos de Serviço de Saúde Gerados no Hospital Municipal Vereador José Storopolli

HOSPITAL MUNICIPAL VEREADOR JOSÉ STOROPOLLI. Rastreabilidade dos Resíduos de Serviço de Saúde Gerados no Hospital Municipal Vereador José Storopolli HOSPITAL MUNICIPAL VEREADOR JOSÉ STOROPOLLI Rastreabilidade dos Resíduos de Serviço de Saúde Gerados no Hospital Municipal Vereador José Storopolli Wellson de Castro Pinto Tels: (11) 22079059/ (11)963686986

Leia mais

Possuem parcerias com empresas de reciclagem para destinação correta dos resíduos de produção.

Possuem parcerias com empresas de reciclagem para destinação correta dos resíduos de produção. Relatório 2013 SUSTENTABILIDADE Nossas empresas e as respectivas áreas de Engenharia, atendem ás exigências mercadológicas, porém adotam o respeito à sustentabilidade ambiental, através de projetos e inovações

Leia mais

Educação ambiental. Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (

Educação ambiental. Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio ( Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (http://www.epsjv.fiocruz.br) Educação ambiental Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz 19/05/2016 15h04 - Atualizado em 23/05/2016 14h19 Em um mundo

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS MAIO/ /05/2015 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO. Relatório de gestão dos serviços assistenciais

PRESTAÇÃO DE CONTAS MAIO/ /05/2015 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO. Relatório de gestão dos serviços assistenciais PRESTAÇÃO DE CONTAS MAIO/2015 31/05/2015 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO V Relatório de gestão dos serviços assistenciais do Complexo Estadual do Cérebro: Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer e Hospital

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS JULHO/ /07/2015 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO. Relatório de gestão dos serviços assistenciais

PRESTAÇÃO DE CONTAS JULHO/ /07/2015 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO. Relatório de gestão dos serviços assistenciais PRESTAÇÃO DE CONTAS JULHO/2015 31/07/2015 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO V Relatório de gestão dos serviços assistenciais do Complexo Estadual do Cérebro: Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer e Hospital

Leia mais

Responsabilidade Socioambiental

Responsabilidade Socioambiental Recurso Economia de Recursos Etapas Consumo de Papel e Oriundos de Madeira Manter acompanhamento do consumo do papel utilizado durante o expediente. Reaproveitar papéis na confecção de blocos de rascunho.

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES Página 1 de 28 Atualização: da poupança jun/81 1 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00 26.708,00-0,000% - 26.708,00 26.708,00 26.708,00 jul/81 2 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00

Leia mais

Título: Projeto Economia 10, Desperdiço 0 Redução de gastos dos sistemas utilitários do ICESP com garantia de qualidade e eficiência dos produtos.

Título: Projeto Economia 10, Desperdiço 0 Redução de gastos dos sistemas utilitários do ICESP com garantia de qualidade e eficiência dos produtos. Título: Projeto Economia 10, Desperdiço 0 Redução de gastos dos sistemas utilitários do ICESP com garantia de qualidade e eficiência dos produtos. Nome da Instituição envolvida: Instituto do Câncer do

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 1.72.380,00 0,00 0,00 0,00 361.00,00 22,96 22,96 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl Acum 14 set/11 15

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO DA COLETA SELETIVA DOS MATERIAIS DESCARTADOS

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO DA COLETA SELETIVA DOS MATERIAIS DESCARTADOS ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO DA COLETA SELETIVA DOS MATERIAIS DESCARTADOS PROGRAMA Nº 07/2014 SENAI-SP. Projeto desenvolvido pelo CFP 5.12 Escola SENAI

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI UNIDADE SUMARÉ CFP 5.12

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI UNIDADE SUMARÉ CFP 5.12 CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL ESCOLA SENAI CELSO CHARURI UNIDADE SUMARÉ CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS PERIGOSOS GERADOS Programa Nº 04/2016 Sumário

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS PERIGOSOS GERADOS

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS PERIGOSOS GERADOS ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS PERIGOSOS GERADOS PROGRAMA Nº 04/2015 SENAI-SP. Projeto desenvolvido pelo CFP 5.12 Escola SENAI Celso

Leia mais

gestão de resíduos? Vamos falar sobre

gestão de resíduos? Vamos falar sobre Vamos falar sobre gestão de resíduos? A humanidade está usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Com isso, está avançando rápido para a extinção de alguns recursos naturais

Leia mais

CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL. Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512 PROGRAMA DE CONTROLE E REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA

CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL. Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512 PROGRAMA DE CONTROLE E REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512 PROGRAMA DE CONTROLE E REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA Programa Nº 02/2016 10/ 03 Sumário 1. Objetivo -------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

RELATORIO DE COLETA SELETIVA

RELATORIO DE COLETA SELETIVA RELATORIO DE COLETA SELETIVA ABRIL E MAIO DE 2017 - FLUMINENSE FOOTBALL CLUB A Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, instituída pela Lei nº 12.305/10, prevê técnicas e metodologias específicas

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DO SERVIÇO DE SAÚDE NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE PAULA - MELHORIAS PARA QUALIDADE

IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DO SERVIÇO DE SAÚDE NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE PAULA - MELHORIAS PARA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DO SERVIÇO DE SAÚDE NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE PAULA - MELHORIAS PARA QUALIDADE Cristiane de Moraes Mendes Luciene Smiths Primo Elói Tramontinn

Leia mais

nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS

nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa

Leia mais

CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL. Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512. Programa de Coleta de Óleo Comestível Usado

CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL. Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512. Programa de Coleta de Óleo Comestível Usado CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512 Programa de Coleta de Óleo Comestível Usado Programa Nº 01/2017 Sumário 1. Objetivo -------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

REDUÇÃO DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA APÓS SUBSTITUIÇÃO DE LAMPADAS HALÓGENAS PARA LÂMPADAS LED ECOLÓGICAMENTE CORRETAS

REDUÇÃO DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA APÓS SUBSTITUIÇÃO DE LAMPADAS HALÓGENAS PARA LÂMPADAS LED ECOLÓGICAMENTE CORRETAS AMBULATÓRIO MÉDICO DE ESPECIALIDADES DR. NEWTON DA COSTA BRANDÃO REDUÇÃO DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA APÓS SUBSTITUIÇÃO DE LAMPADAS HALÓGENAS PARA LÂMPADAS LED ECOLÓGICAMENTE CORRETAS AGNALDO GUIDETTi

Leia mais

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Projeto Coleta Seletiva Sumário 1. Objetivo: Descrição completa do objeto a ser executado --------------------------------- 3 2. Meta desejada: Descrição das Metas desejadas

Leia mais

DELEGACIA REGIONAL TRIBUTÁRIA DE

DELEGACIA REGIONAL TRIBUTÁRIA DE Fatores válidos para recolhimento em 01/08/2016 JANEIRO 3,3714 3,2396 3,0166 2,8566 2,6932 2,5122 2,3076 2,1551 1,9790 1,8411 1,7203 1,5947 FEVEREIRO 3,3614 3,2158 3,0021 2,8464 2,6807 2,4939 2,2968 2,1429

Leia mais

EDUKA EDUCAÇÃO AMBIENTAL KANJIKO

EDUKA EDUCAÇÃO AMBIENTAL KANJIKO EDUKA EDUCAÇÃO AMBIENTAL KANJIKO Felipe Alves Maia, Evandro de Moraes Soares. Kanjiko do Brasil Indústria Automotiva LTDA. Resumo O Projeto teve como base para inicio a necessidade de desenvolver uma sensibilização

Leia mais

Associação das Pioneiras Sociais. Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação

Associação das Pioneiras Sociais. Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação Associação das Pioneiras Sociais Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação REDE SARAH DE HOSPITAIS UNIDADE BELO HORIZONTE 13 ANOS DE PRGSS REDE SARAH DE HOSPITAIS DE REABILITAÇÃO SARAH BELO HORIZONTE Dados

Leia mais

Resíduos:...4. Energia, água e gás: Químicos copa/cozinha Químicos andares Químicos piscinas

Resíduos:...4. Energia, água e gás: Químicos copa/cozinha Químicos andares Químicos piscinas Índice ÂMBITO:... 3 ESTRATÉGIA:... 3 CAPÍTULO I - INDICADORES AMBIENTAIS:...4 Resíduos:...4 Energia, água e gás:... 5 Químicos copa/cozinha 2016... 7 Químicos andares 2016... 8 Químicos piscinas 2016...

Leia mais

Resíduos:... 4 Energia, água e gás:... 5 Químicos copa/cozinha Químicos andares Químicos piscinas

Resíduos:... 4 Energia, água e gás:... 5 Químicos copa/cozinha Químicos andares Químicos piscinas Índice ÂMBITO:... 3 ESTRATÉGIA:... 3 CAPÍTULO I - INDICADORES AMBIENTAIS:... 4 Resíduos:... 4 Energia, água e gás:... 5 Químicos copa/cozinha 2016... 7 Químicos andares 2016... 8 Químicos piscinas 2016...

Leia mais

COMPROMISSO. Cordialmente, Carlos Madureira Gerente Geral (CFO)

COMPROMISSO. Cordialmente, Carlos Madureira Gerente Geral (CFO) 1- INTRODUÇÃO COMPROMISSO Tenho o prazer de informar que o Plaza Avenida Shopping reafirma seu apoio aos Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente

Leia mais

Título principal. Modelo_2. Texto

Título principal. Modelo_2. Texto Economia 10 Desperdício 0 DECI Diretoria de Engenharia Clinica e Infraestrutura ICESP Inaugurado em maio de 2008, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira é uma Organização

Leia mais

PMAS. Resíduos perigosos Dia Mundial do Meio Ambiente. Reunião nº 06/2017

PMAS. Resíduos perigosos Dia Mundial do Meio Ambiente. Reunião nº 06/2017 PMAS Resíduos perigosos Dia Mundial do Meio Ambiente Reunião nº 06/2017 POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa

Leia mais

Serviço Gerenciamento Ambiental HCFMRP-USP

Serviço Gerenciamento Ambiental HCFMRP-USP Serviço Gerenciamento Ambiental Julho/2017 Marcio Antonio Motta Farmacêutico SGA Central de Resíduos Gerenciamento Ambiental ramal 2615 Benefícios da pesagem e uso de indicadores quantitativos no gerenciamento

Leia mais

GESTÃO SUSTENTÁVEL NO SISTEMA METROFERROVIÁRIO DE JOÃO PESSOA/PB: IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA

GESTÃO SUSTENTÁVEL NO SISTEMA METROFERROVIÁRIO DE JOÃO PESSOA/PB: IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA GESTÃO SUSTENTÁVEL NO SISTEMA METROFERROVIÁRIO DE JOÃO PESSOA/PB: IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA Lucian Hendyo Max Pereira Mariko de Almeida Carneiro 23ª Semana de Tecnologia

Leia mais

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-46/12

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-46/12 JANEIRO 2,7899 2,6581 2,4351 2,2751 2,1117 1,9307 1,7261 1,5736 1,3975 1,2596 1,1388 1,0132 FEVEREIRO 2,7799 2,6343 2,4206 2,2649 2,0992 1,9124 1,7153 1,5614 1,3860 1,2496 1,1288 1,0032 MARÇO 2,7699 2,6010

Leia mais

GDOC INTERESSADO CPF/CNPJ PLACA

GDOC INTERESSADO CPF/CNPJ PLACA Fatores válidos para recolhimento em 01/02/2017 JANEIRO 3,4634 3,3316 3,1086 2,9486 2,7852 2,6042 2,3996 2,2471 2,0710 1,9331 1,8123 1,6867 FEVEREIRO 3,4534 3,3078 3,0941 2,9384 2,7727 2,5859 2,3888 2,2349

Leia mais

Agenda Ambiental na Administração Pública

Agenda Ambiental na Administração Pública Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental SAIC Departamento de Cidadania e Responsabilidade Ambiental DCRS Agenda Ambiental na Administração Pública INDICADORES

Leia mais

Ações ambientais desenvolvidas para os colaboradores e a comunidade 2014

Ações ambientais desenvolvidas para os colaboradores e a comunidade 2014 Ações ambientais desenvolvidas para os colaboradores e a comunidade 2014 Órgão: Ambulatório Médico de Especialidades Maria Zélia Responsável: Gildinha Biazoto Gomes Gestão Ambiental Telefone: (11) 3583-1864

Leia mais

PEGADA ECOLÓGICA A PEGADA DE ALGUNS PAISES. Estados Unidos: 9,7 hectares / pessoa. Brasil: 2,2 hectares / pessoa. Etiópia: 0,47 hectares / pessoa

PEGADA ECOLÓGICA A PEGADA DE ALGUNS PAISES. Estados Unidos: 9,7 hectares / pessoa. Brasil: 2,2 hectares / pessoa. Etiópia: 0,47 hectares / pessoa PEGADA ECOLÓGICA Pegada Ecológica (também denominada de pegada carbônica ) é definida, portanto, como área de território ecologicamente produtivo (cultivos, pastos, florestas ou ecossistemas aquáticos)

Leia mais

HOSPITAL PUC-CAMPINAS PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS COM IMPACTO AMBIENTAL E FINANCEIRO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

HOSPITAL PUC-CAMPINAS PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS COM IMPACTO AMBIENTAL E FINANCEIRO EM SERVIÇOS DE SAÚDE HOSPITAL PUC-CAMPINAS PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS COM IMPACTO AMBIENTAL E FINANCEIRO EM SERVIÇOS DE SAÚDE Cláudio Roberto Sanches Telefone: 19-33438458 e-mail: claudio-sanches@hmcp.puc-campinas.edu.br

Leia mais

32ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR OSMAR POPPE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

32ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR OSMAR POPPE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL 32ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR OSMAR POPPE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL ECO CASA VIVENDO PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE, SEMEANDO

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS FEVEREIRO/2015

PRESTAÇÃO DE CONTAS FEVEREIRO/2015 PRESTAÇÃO DE CONTAS FEVEREIRO/215 2/3/215 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉ- REBRO V Relatório de gestão dos serviços assistenciais do Complexo Estadual do Cérebro: Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer e

Leia mais

UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: AÇÕES PARA A CONSCIENTIZAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL

UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: AÇÕES PARA A CONSCIENTIZAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL Belo Horizonte/MG 24 a 27/11/2014 UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: AÇÕES PARA A CONSCIENTIZAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL Aline Ferrão Custodio Passini (*), Alexandre Couto Rodrigues, Alex da Silva Wender, Marcia

Leia mais

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA Resumo das ações realizadas em Maraú - BA Março, Abril e Maio e julho de 2016 Coordenação: Priscilla Valentim Educadora Ambiental: Manu Stucchi Atividades

Leia mais

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE USO RACIONAL DA ÁGUA NO CAMPUS DO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARTE 05 Área Temática: Meio Ambiente Doalcey Antunes Ramos (Coordenador

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTES COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES

PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTES COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES ANEXO PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTES COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES 1.Objetivo e Campo de Aplicação: 1.1 Estabelecer diretrizes para a elaboração e implementação de um plano de prevenção de

Leia mais

DATA DIA DIAS DO FRAÇÃO DATA DATA HORA DA INÍCIO DO ANO JULIANA SIDERAL T.U. SEMANA DO ANO TRÓPICO 2450000+ 2460000+

DATA DIA DIAS DO FRAÇÃO DATA DATA HORA DA INÍCIO DO ANO JULIANA SIDERAL T.U. SEMANA DO ANO TRÓPICO 2450000+ 2460000+ CALENDÁRIO, 2015 7 A JAN. 0 QUARTA -1-0.0018 7022.5 3750.3 1 QUINTA 0 +0.0009 7023.5 3751.3 2 SEXTA 1 +0.0037 7024.5 3752.3 3 SÁBADO 2 +0.0064 7025.5 3753.3 4 DOMINGO 3 +0.0091 7026.5 3754.3 5 SEGUNDA

Leia mais

HOSPITAL SUSTENTÁVEL

HOSPITAL SUSTENTÁVEL HOSPITAL SUSTENTÁVEL QUEM SOMOS Ser uma instituição inovadora e resolutiva na assistência e promoção à saúde. Essa é a missão do Hospital Bandeirantes, que completa 70 anos em maio. Possui Centros de Referência

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS

SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS Saint- Gobain Canalização Itaúna Palestrantes: Adriana Oliveira Adriano Corrêa PGR - Plano de Gerenciamento de Resíduos Parte integrante essencial do sistema de gestão de

Leia mais

A Real Grandeza foi uma das entidades a partir na frente em apoio ao projeto de coleta de óleo de cozinha usado.

A Real Grandeza foi uma das entidades a partir na frente em apoio ao projeto de coleta de óleo de cozinha usado. Programa de Consciência Ecológica e Social Criado em maio de 2007 o programa tem levado os colaboradores da Real Grandeza a uma maior conscientização sobre o assunto, promovendo uma mudança de cultura

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental

Plano de Gestão Ambiental Plano de Gestão Ambiental Abril/2017 O Plano de Gestão Ambiental (PGA) apresenta o conjunto de atividades e ferramentas de gerenciamento e monitoramento, adotadas com a finalidade de embasar decisões empresariais

Leia mais

Pré-lançamento Campanha de Resíduos

Pré-lançamento Campanha de Resíduos São Paulo, 05 de julho de 2017 Pré-lançamento Campanha de Resíduos Vital Ribeiro Projeto Hospitais Saudáveis e Centro de Vigilância Sanitária-SES-SP +55 11 30654800 PROJETO HOSPITAIS SAUDÁVEIS MISSÃO:

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE CONTROLE E REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE CONTROLE E REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE CONTROLE E REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA PROGRAMA Nº 02/2015 SENAI-SP. Projeto desenvolvido pelo CFP 5.12 Escola SENAI Celso Charuri. 6ª edição, revisão e atualização

Leia mais

Data Moeda Valor Vista Descrição Taxa US$ 07-Jul-00 Real 0,5816 Sem frete - PIS/COFINS (3,65%) NPR 1,81 14-Jul-00 Real 0,5938 Sem frete - PIS/COFINS

Data Moeda Valor Vista Descrição Taxa US$ 07-Jul-00 Real 0,5816 Sem frete - PIS/COFINS (3,65%) NPR 1,81 14-Jul-00 Real 0,5938 Sem frete - PIS/COFINS Data Moeda Valor Vista Descrição Taxa US$ 07-Jul-00 Real 0,5816 Sem frete - PIS/COFINS (3,65%) NPR 1,81 14-Jul-00 Real 0,5938 Sem frete - PIS/COFINS (3,65%) NPR 1,8 21-Jul-00 Real 0,6493 Sem frete - PIS/COFINS

Leia mais

Atendimento a condicionante (dez) da LO GCA/SL/Nº 342/2012/CLASSE I

Atendimento a condicionante (dez) da LO GCA/SL/Nº 342/2012/CLASSE I Atendimento a condicionante (dez) da LO GCA/SL/Nº 342/2012/CLASSE I PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COLETA DE ÓLEO DE COZINHA E FÁBRICA DE SABÃO FEVEREIRO, 2013 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COLETA DE

Leia mais

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( x ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO PROGRAMA INSTITUCIONAL

Leia mais

Gestão Socioambiental na Administração Pública de Minas Gerais Programa AmbientAÇÃO

Gestão Socioambiental na Administração Pública de Minas Gerais Programa AmbientAÇÃO Gestão Socioambiental na Administração Pública de Minas Gerais Programa AmbientAÇÃO Mirian Cristina Dias Baggio 2016 Programa AmbientAÇÃO O QUE É O AMBIENTAÇÃO? É um programa de comunicação e educação

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 05/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação. Peter Drucker

Leia mais

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PATOLOGIA CLÍNICA CONVÊNIO Nº 40/2014 RELATÓRIO ANUAL

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PATOLOGIA CLÍNICA CONVÊNIO Nº 40/2014 RELATÓRIO ANUAL ASSOCIAÇÃO FUNDO DE INCENTIVO À PESQUISA AFIP Associação Fundo de Incentivo a Pesquisa PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PATOLOGIA CLÍNICA CONVÊNIO Nº 40/2014 RELATÓRIO ANUAL - 2017 AFIP Página 1 de 12 SUMÁRIO 1.

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS FEVEREIRO/ /02/2015 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO. Relatório de gestão dos serviços assistenciais

PRESTAÇÃO DE CONTAS FEVEREIRO/ /02/2015 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO. Relatório de gestão dos serviços assistenciais PRESTAÇÃO DE CONTAS FEVEREIRO/2015 28/02/2015 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO V Relatório de gestão dos serviços assistenciais do Complexo Estadual do Cérebro: Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 1 ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE CONTROLE E REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA PROGRAMA Nº 02/2014 SENAI-SP. Projeto desenvolvido pelo CFP 5.12 Escola SENAI Celso Charuri. 4ª edição, revisão e

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS OUTUBRO/2014

PRESTAÇÃO DE CONTAS OUTUBRO/2014 PRESTAÇÃO DE CONTAS OUTUBRO/214 31/1/214 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO V Relatório de gestão dos serviços assistenciais do Complexo Estadual do Cérebro: Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer e Hospital

Leia mais

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-87/12

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-87/12 JANEIRO 2,8451 2,7133 2,4903 2,3303 2,1669 1,9859 1,7813 1,6288 1,4527 1,3148 1,1940 1,0684 FEVEREIRO 2,8351 2,6895 2,4758 2,3201 2,1544 1,9676 1,7705 1,6166 1,4412 1,3048 1,1840 1,0584 MARÇO 2,8251 2,6562

Leia mais

Exemplos de Excelência em PLS INT

Exemplos de Excelência em PLS INT Exemplos de Excelência em PLS INT Seminário A3P E PLS Agosto 2018 Projeto Compartilhando Ideias Sustentáveis Rede de Sustentabilidade ReciclaPortoRio Instituições Federais da Região Portuária do Rio de

Leia mais

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA)

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Tipo Ano Base RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Realização Responsável Técnico 2016 Julho/2017 Paulo Dias Assinatura do Responsável Assinatura do Diretor SUMÁRIO

Leia mais

Reunião nº 04/2017 PMAS. CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias)

Reunião nº 04/2017 PMAS. CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias) Reunião nº 04/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias) POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA

Leia mais

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP Janeiro a Dezembro de 2016

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP Janeiro a Dezembro de 2016 PROGRAMA USP RECICLA/FSP - 2016 REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP Janeiro a Dezembro de 2016 Divulgação do Programa USP Recicla Desde 2010, no início de cada ano letivo, são programadas apresentações

Leia mais

COMO SÃO CLASSIFICADOS OS RESÍDUOS EM GERAL?

COMO SÃO CLASSIFICADOS OS RESÍDUOS EM GERAL? RESÍDUOS SÓLIDOS COMO SÃO CLASSIFICADOS OS RESÍDUOS EM GERAL? RESÍDUO CLASSE I: São aqueles que apresentam periculosidade ou uma das seguintes características, inflamabilidade, corrosividade, reatividade,

Leia mais

REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM DE EMBALAGENS PLÁSTICAS DE LEITE: UMA ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE ITAPEMIRIM

REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM DE EMBALAGENS PLÁSTICAS DE LEITE: UMA ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE ITAPEMIRIM REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM DE EMBALAGENS PLÁSTICAS DE LEITE: UMA ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE ITAPEMIRIM Jean Paz Roza (*), Maristela Sales de Freitas, Martucha Mullinari, Lídia Benevides Lima

Leia mais

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP 2010

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP 2010 REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP 2010 Reuniões mensais dos membros da Comissão USP Recicla/FSP: Dezembro 2010 Abril 2010 Atualização dos membros da Comissão (Portaria DIR/06/2010): Membros ingressantes:

Leia mais

Cases de sucesso em Higienização das Mãos

Cases de sucesso em Higienização das Mãos Cases de sucesso em Higienização das Mãos Serviço de Controle de Infecção Hospitalar Enf. Juliana Prates O começo... 2008 Início do processo mais estruturado de Higiene de Mãos O processo... Campanhas

Leia mais

SUMÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - PEA

SUMÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - PEA SUMÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - PEA 2.2. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - PEA... 2.2-2 2.2.1. INTRODUÇÃO... 2.2-2 2.2.2. OBJETIVOS... 2.2-2 2.2.3. RESULTADOS CONSOLIDADOS... 2.2-3 2.2.4. CRONOGRAMA

Leia mais

A UTN, além da excelência em nefrologia, vem desenvolvendo ações para o Desenvolvimento Sustentável

A UTN, além da excelência em nefrologia, vem desenvolvendo ações para o Desenvolvimento Sustentável - 1 - A UTN, além da excelência em nefrologia, vem desenvolvendo ações para o Desenvolvimento Sustentável. - 2 - Todas as atitudes sugeridas dentro do App estão categorizadas dentro de cada um dos 17 ODS

Leia mais

Manual Coleta Seletiva DGA. Diretoria de Gestão Ambiental

Manual Coleta Seletiva DGA. Diretoria de Gestão Ambiental Manual Coleta Seletiva DGA Diretoria de Gestão Ambiental Universidade Federal de Pernambuco Superintendência de Infraestrutura Diretoria de Gestão Ambiental Diretora Maria de Fátima Morais Xavier Gerência

Leia mais

TÍTULO: PLANEJAMENTO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO GESTÃO DE SUSTENTABILIDADE NO SETOR VAREJISTA DE SUPERMERCADOS

TÍTULO: PLANEJAMENTO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO GESTÃO DE SUSTENTABILIDADE NO SETOR VAREJISTA DE SUPERMERCADOS 16 TÍTULO: PLANEJAMENTO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO GESTÃO DE SUSTENTABILIDADE NO SETOR VAREJISTA DE SUPERMERCADOS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: UNIÃO

Leia mais

GERENCIANDO O PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO UMA ESTRATÉGIA PARA REDUZIR O RISCO ASSISTENCIAL

GERENCIANDO O PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO UMA ESTRATÉGIA PARA REDUZIR O RISCO ASSISTENCIAL GERENCIANDO O PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO UMA ESTRATÉGIA PARA REDUZIR O RISCO ASSISTENCIAL CELIANE MARIA LOPES MUNIZ; HILDA PONCIANO; MARCOS GADELHA Hospital Regional da Unimed de Fortaleza Unidades

Leia mais

Desafios para a gestão integrada em saúde e meio ambiente

Desafios para a gestão integrada em saúde e meio ambiente Desafios para a gestão integrada em saúde e meio ambiente Ambiente diferenciado do meio empresarial Campus Santo Amaro - Centro Universitário rio SENAC 120 mil m2 de terreno 21 cursos de graduação e 7

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Sustentabilidade. Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)- Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Sustentabilidade. Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)- Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Sustentabilidade Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)- Parte 1 Prof. Rodrigo Mesquita O que é A3P? A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa que visa

Leia mais

CMBERRINI AUTOS LTDA

CMBERRINI AUTOS LTDA CMBERRINI AUTOS LTDA 2356270 PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Implantação de Luminárias Led e Ar Condicionado Sistema Inverter São Paulo Novembro, 2016 Sumário 1 APRESENTAÇÃO DO DISTRIBUIDOR... 2 1.1

Leia mais

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA Resumo das ações realizadas em Maraú - BA Maio a Junho de 2015 Coordenação: Priscilla Valentim Educadora Ambiental: Manuelita Stucchi Atividades

Leia mais

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA)

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Tipo Ano Base RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Realização Responsável Técnico 2017 Julho/2018 Paulo Dias Assinatura do Responsável Assinatura do Diretor SUMÁRIO

Leia mais

Gestão de resíduos. Núcleo de Meio Ambiente Proad

Gestão de resíduos. Núcleo de Meio Ambiente Proad Gestão de resíduos No âmbito das Universidades a gestão de resíduos é importante para o cumprimento de requisitos legais e para a sustentabilidade ambiental. Bem como, para a proposição de ações e programas

Leia mais

COMISSÃO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS RELATÓRIO DE PRODUTIVIDADE

COMISSÃO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS RELATÓRIO DE PRODUTIVIDADE COMISSÃO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS RELATÓRIO DE PRODUTIVIDADE - 2012 Capacitação / Aulas / Cursos / Palestras oferecidas: Realizada capacitação de 2336 pessoas, com intenção de sensibilizar os servidores

Leia mais

PREMIER AMBIENTAL COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO PACTO GLOBAL ONU COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 1

PREMIER AMBIENTAL COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO PACTO GLOBAL ONU COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 1 COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO PACTO GLOBAL ONU - 2016 COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 1 PERFIL DA EMPRESA A Premier Ambiental é uma empresa de Consultoria em Gerenciamento de Requisitos Legais, implantação e manutenção

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESIGN DE PRODUTOS: UMA EXPERIENCIA TEORICA E PRATICA NA ESCOLA ESTADUAL LUIZ GONZAGA BURITI RIO TINTO PARAÍBA.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESIGN DE PRODUTOS: UMA EXPERIENCIA TEORICA E PRATICA NA ESCOLA ESTADUAL LUIZ GONZAGA BURITI RIO TINTO PARAÍBA. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESIGN DE PRODUTOS: UMA EXPERIENCIA TEORICA E PRATICA NA ESCOLA ESTADUAL LUIZ GONZAGA BURITI RIO TINTO PARAÍBA. Resumo Este projeto tem por finalidade apresentar aos jovens estudantes

Leia mais

Gestão de Custos Experiências de Sucesso

Gestão de Custos Experiências de Sucesso Gestão de Custos Experiências de Sucesso Caracterização Principais Indicadores - Hospital (mês) Dr. Miguel Soeiro Médicos do corpo clínico 818 Hospital Inaugurado 30/01/1996 Colaboradores 1.600 Área m²

Leia mais

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017 GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM UMA DROGARIA NO MUNICÍPIO DE MONTE CARMELO/MG Bruce Barbosa Ramos¹, Andréia Marega Luz² 1,2 Universidade de Uberaba 1 brucebr222@gmail.com, 2 andreiamaregaluz@gmail.com

Leia mais

PALMAS-TOCANTINS FEVEREIRO DE 2018

PALMAS-TOCANTINS FEVEREIRO DE 2018 2017 PALMAS-TOCANTINS FEVEREIRO DE 2018 SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO NACIONAL ANTÔNIO OLIVEIRA SANTOS PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL CARLOS ARTEXES SIMÕES DIREÇÃO GERAL MARIO HENRIQUE SALADINI

Leia mais

Projeto: Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola/2017

Projeto: Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola/2017 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO DE APUCARANA Projeto: Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola/2017 Nome do Estabelecimento: Município: Endereço: CEP: Estado: Telefone:

Leia mais

Meio ambiente e sustentabilidade. Projetos ambientais, eficiência em tecnologia de energia, programas de compensação

Meio ambiente e sustentabilidade. Projetos ambientais, eficiência em tecnologia de energia, programas de compensação : overview O maior exemplo do engajamento do Grupo AB Concessões sobre questões ambientais é, sem dúvida, receber o merecido Prêmio Ambiental Chico Mendes 2014, na categoria Gestão Ambiental, com aproveitamento

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI UNIDADE SUMARÉ CFP 5.12

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI UNIDADE SUMARÉ CFP 5.12 PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL ESCOLA SENAI CELSO CHARURI UNIDADE SUMARÉ CFP 5.12 PROGRAMA DE CONTROLE E REDUÇÃO DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA Programa Nº 03/2016 Sumário 1. Objetivo -------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

III FÓRUM DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE

III FÓRUM DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE III FÓRUM DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE São Paulo 15 de setembro de 2016 Realização: Centro de Vigilância Sanitária Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo www.cvs.saude.sp.gov.br

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS AGOSTO/ /08/2015 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO. Relatório de gestão dos serviços assistenciais

PRESTAÇÃO DE CONTAS AGOSTO/ /08/2015 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO. Relatório de gestão dos serviços assistenciais PRESTAÇÃO DE CONTAS AGOSTO/2015 31/08/2015 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO V Relatório de gestão dos serviços assistenciais do Complexo Estadual do Cérebro: Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer e

Leia mais

CRECHE SAÚDE RECICLA - UMA PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES PARA A SENSIBILIZAÇÃO INFANTIL

CRECHE SAÚDE RECICLA - UMA PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES PARA A SENSIBILIZAÇÃO INFANTIL CRECHE SAÚDE RECICLA - UMA PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES PARA A SENSIBILIZAÇÃO INFANTIL FARIS, Milene Aparecida Florêncio¹; BESEN,Gina Rizpah¹; CAVALHEIRO,Regina Galvani¹;GÜNTHER, Wanda Risso¹.

Leia mais

Balanço da Gestão de Resíduos Certificação AQUA

Balanço da Gestão de Resíduos Certificação AQUA Balanço da Gestão de Resíduos Certificação AQUA Obra ADEMI Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal. 1. APRESENTAÇÃO O presente relatório tem como objetivo apresentar a as principais

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE TRANSIÇÃO PARA PROMOÇÃO DE UM AMBIENTE HOSPITALAR SAUDÁVEL

IMPLANTAÇÃO DE TRANSIÇÃO PARA PROMOÇÃO DE UM AMBIENTE HOSPITALAR SAUDÁVEL IMPLANTAÇÃO DE TRANSIÇÃO PARA PROMOÇÃO DE UM AMBIENTE HOSPITALAR SAUDÁVEL Facilitadora: Morgana Moura Enfermeira do Trabalho / Docente Mestranda em Psicanálise do Ensino Superior RECIFE,2013 HOSPITAL Instituição

Leia mais

Safra 2016/2017. Safra 2015/2016

Safra 2016/2017. Safra 2015/2016 Valores de ATR e Preço da Tonelada de Cana-de-açúcar - Consecana do Estado do Paraná Safra 2016/2017 Mar/16 0,6048 0,6048 0,6048 66,04 73,77 Abr 0,6232 0,6232 0,5927 64,72 72,29 Mai 0,5585 0,5878 0,5868

Leia mais

III-192 RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE A EVOLUÇÃO NO MUNICÍPIO DE NATAL

III-192 RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE A EVOLUÇÃO NO MUNICÍPIO DE NATAL III-192 RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE A EVOLUÇÃO NO MUNICÍPIO DE NATAL João Rafael Lins Guimarães Engenheiro Civil, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Mestre em Engenharia Sanitária,

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS DEZEMBRO/ /12/2014 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO. Relatório de gestão dos serviços assistenciais

PRESTAÇÃO DE CONTAS DEZEMBRO/ /12/2014 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO. Relatório de gestão dos serviços assistenciais PRESTAÇÃO DE CONTAS DEZEMBRO/2014 31/12/2014 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO V Relatório de gestão dos serviços assistenciais do Complexo Estadual do Cérebro: Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer

Leia mais

Sustentabilidade. Portaria STJ nº 293 de 31 de maio de 2012 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça)

Sustentabilidade. Portaria STJ nº 293 de 31 de maio de 2012 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça) Sustentabilidade Portaria STJ nº 293 de 31 de maio de 2012 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça) Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Sustentabilidade

Leia mais

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social Balanço Social 2015 Responsabilidade Social A Responsabilidade Social e Ambiental é uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e coresponsável pelo desenvolvimento

Leia mais

CEADEC 16 anos de história e de luta

CEADEC 16 anos de história e de luta CEADEC 16 anos de história e de luta O CEADEC é uma organização não governamental, qualificada como Oscip Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que atua na assessoria à formação de cooperativas

Leia mais