MÓDULO DIDÁTICO DE BIOLOGIA Nº19

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MÓDULO DIDÁTICO DE BIOLOGIA Nº19"

Transcrição

1 MÓDULO DIDÁTICO DE BIOLOGIA Nº19 Linguagens da Vida Organização Celular Autor: Cleber Paulo Verdolin Sumário 1. Glicocálix 2. Membrana plasmática 3. Citoesqueleto 4. Citoplasma e os organoides 5. Núcleo e os seus componentes 6. Funcionamento dos organoides celulares o 6.1. Sistema de membranas o 6.2. Complexo de golgi o 6.3. Os lisossomos o 6.4. Os peroxissomos o 6.5. Os vacúolos o Os microtúbulos o 6.7. As mitocôndrias 7. As funções básicas das células 8. Estudo do funcionamento de uma célula secretora 9. Bibliografia sugerida 19.1 Identificar a estrutura do glicocálix e da membrana plasmática e reconhecer a importância destas estruturas para o controle do transporte de substâncias para o interior da célula seu e funcionamento. 1. Revestimentos da célula 1.1. Glicocálix Esquema do glicocálix formando um tapete acima da membrana plasmática. Fotografia eletrônica mostrando o glicocálix revestindo as microvilosidades de duas células do intestino delgado. O glicocálix é o revestimento mais externo da maioria das células eucariotas e grande número de bactérias.

2 São formados por oligossacarídeos (açucares), que se combinam com as proteínas e lipídeos da membrana plasmática formando uma malha na superfície celular. O glicocálix atua no reconhecimento identificação e comunicação entre a membrana plasmática e o meio externo ou, ainda retendo nutrientes e enzimas ao redor das células, mantendo o meio externo adequado às suas necessidades. O glicocálix, como exemplo é responsável na membrana dos glóbulos vermelhos pela determinação dos grupos sanguíneos (A, B, AB e O). O glicocálix também é responsável pela identificação de vírus e bactérias permitindo ou não a sua entrada para o interior da célula. As microvilosidades observadas na fotografia eletrônica são modificações da membrana plasmática que aumentam a capacidade de absorção de nutrientes para as células Membrana Plasmática. Observe a fotografia eletrônica com X de aumento da membrana plasmática. Percebemos que existe uma linha dupla escura que envolve que o citoplasma da célula. Observando mais atentamente veremos que a fotografia mostra duas células, e o espaço intercelular entre elas. No espaço intercelular circula o líquido intercelular que transporta substâncias químicas e gases sendo o local onde ocorre trocas entre o líquido e as células. Para melhor entendimento do funcionamento da membrana plasmática utilizaremos um esquema tridimensional de acordo com o modelo chamado mosaico fluido: A membrana é formada por fosfolipídios, colesterol, proteínas periféricas e proteínas integrais, e açucares (oligossacarídeos que podem estar associados a proteínas glicoproteínas, ou a lipídeos glicolipídeos), respectivamente nas seguintes proporções; 40%, 50% e 10%; sendo que estas proporções são variáveis em diferentes tipos celulares. Observa-se que na parte interna do citoplasma da célula a membrana esta ligada a fibras do citoesqueleto. Da analise do esquema de membrana, os fosfolipídios formam uma capa de dupla face e as proteínas dispõem de forma irregular e assimétrica entre eles. As proteínas apresentam grande mobilidade, conferindo a membrana uma elevada fluidez, uma vez que entre os fosfolipídios existe uma camada de água. O colesterol por sua vez, pode limitar os movimentos das proteínas. As membranas plasmáticas seguintes funções básicas: 1º) Adesão entre células, através do citoesqueleto. 2º) Processos de transporte sem consumo de energia (passivos), como consumo de energia (ativos), que regulam a entrada e saída de substâncias da célula. 3º) Endocitose processo de transporte de partículas para o interior da célula por meio da fagocitose ou pinocitose formando os vacúolos digestivos.

3 Questão 1 As células apresentam estruturas que a mantém em equilíbrio com o meio mantendo-as intactas em meios diferentes. Assinale a estrutura que não tem relação com a afirmação proposta; (PUC 2003) A) membrana plasmática B) glicocálix C) vacúolos D) mitocôndrias Questão 2 A membrana plasmática apresenta, em sua superfície, moléculas especiais que permitem à célula detectar outras substâncias presentes no meio externo, dando a ela certa sensibilidade química. (PUC 2004) Essas moléculas fazem parte: a) da cutícula. b) do glicocálix. c) dos desmossomos. d) dos cílios. Questão 3 O esquema representa parte da membrana plasmática de uma célula eucariótica. a) A que correspondem X, Y e Z? b) Explique, usando o modelo do mosaico fluido para membrana plasmática, por onde se dá a saída das secreções do meio intracelular para o meio extracelular Reconhecer as estruturas que determinam a arquitetura tridimensional da célula. Citoesqueleto

4 O citoesqueleto é composto por tipos diferentes de filamentos: os microfilamentos (proteína actina) aderidos à parte interna da membrana plasmática, os microtúbulos (proteína tubulina) aderidos aos filamentos intermediários (microtrabéculas composta de variadas proteínas fibrosas dependendo da célula) sendo também aderidos à membrana plasmática. Estes filamentos formam uma trama no interior do citoplasma. O arranjo dos filamentos e trabéculas está sujeito a modificações fisiológicas que ocorrem devido às necessidades do metabolismo celular. Entre as várias funções do citoesqueleto, podemos destacar das pesquisas atuais as seguintes: Os microfilamentos: auxilia toda a célula ou partes da célula a contrair falicitando o transporte de vesículas; fagocitose, pinocitose, movimentos ameboides e ciclose e final estabilizam a forma das células. Ainda são responsáveis pela divisão do citoplasma durante o os processos de divisão celular. Os microtúbulos: fazem a contração celular; formação do fuso da divisão celular, e formam o dão a sustentação do centro das microvilosidades, e ainda dão movimento as organelas e vesículas de onde são formadas até a membrana plasmática. O citoesqueleto é composto por tipos diferentes de filamentos: os microfilamentos (proteína actina) aderidos à parte interna da membrana plasmática, os microtúbulos (proteína tubulina) aderidos aos filamentos Os filamentos intermediários entre suas funções se destacam as seguintes: Arquitetura e estabilidade estrutural de células e tecidos quando associado aos desmossomos, como desenho ao lado. Estabilidade mecânica das células e tecidos no seu ambiente natural de organização multicelular tridimensional. Estabilidade estrutural, ancoragem e posicionamento do núcleo (lâminas nucleares). Questão 4 Analise o esquema abaixo que mostra a distribuição das fibras do citoesqueleto:

5 1. Considerando que, o esquema trata da mesma célula, onde por diferentes técnicas de coloração histológicas, colore apenas um tipo de fibra que compõe o citoesqueleto. Dê nome das fibras 1, 2 e 3. Fibra 1 Fibra 2 Fibra 3 2. A tridimensionalidade da estrutura dos tecidos está relacionada com qual delas? Questão 5 O gráfico abaixo mostra capacidade de resistência do rompimento dos microtúbulos, dos filamentos intermediários e dos microfilamentos presentes no arcabouço celular: Analisando os dados apresentados no gráfico abaixo, e considerando que a força aplicada, age sobre todas as fibras ao mesmo tempo, responda: A) Qual componente que apresenta maior resistência ao estresse mecânico? Explique sua resposta. Qual consequência que a sua ruptura traz para a célula B) Devido à localização e a função dos microfilamentos na membrana celular, e que seu rompimento pode quais consequências à célula?

6 19.3. Reconhecer que as células, os organoides e o núcleo possuem uma estrutura tridimensional. 1. O citoplasma e os organoides. A figura abaixo representa, um esquema tridimensional de uma célula animal. Para resolver as questões 6 e 7, retorne ao modulo 8, ou use um livro de Biologia que tenha esquema da célula animal. A) Dê nome às estruturas numeradas na figura acima: Questão B) Em vários pontos do citoplasma podemos observar a existência de várias bolinhas pretas. Dê nome a elas. C).O espaço entre a membrana plasmática e área onde estão todos organoides imersos, na matriz coloidal (gelatinosa) é chamada de. D) O sistema de canais mais achatado é rico em ribossomos e esta conectado a (11) que representa o. E) Ao observar a estrutura do sistema de canais (4) sempre mais externo em relação ao núcleo, e interligada ao número:. F) O sistema de canais 3 e 4 não esta conectado ao número 5. G) Em vários pontos do citoplasma podemos observar a existência do número 6, que é um dos vários produtos que foram empacotados pelo número:, e representam os lisossomos. H) Observando o desenho das organelas que você nomeou no citoplasma:

7 1º) Os tubos sem bolinhas pretas chamam-se: 2º) Os tubos achatados com bolinhas pretas são: 3º) As membranas achatadas superpostas que recebem substâncias dos retículos compõem o complexo de 2. Núcleo e seus componentes. Questão 7 O esquema ao acima é a região mais interna da célula, o núcleo: A) Descreva a aparência da carioteca: B) Na sua parte interna: As linhas pretas enoveladas são chamadas de. Nesta estrutura, se insere o DNA. Qual sua importância? C) Na parte interna do núcleo podemos observar: 1º) Entre as linhas pretas existe uma área mais clara. Dê seu nome. Esta área é constituída por proteínas e RNA ribossômico, responsável pela produção dos ribossomos. 2º) Abaixo das linhas pretas um material na cor cinza. Dê seu nome Reconhecer que no núcleo existe o material genético (genoma) que contém a informação genética das células eucariotas.

8 Na parte interna do núcleo as linhas pretas enoveladas são chamadas de cromatina, quando, espiralizada recebe o nome de cromossomo. Os cromossomos formados por proteínas (histonas) que envolvem o Ácido desoxiribonucléico (DNA). No mecanismo de espiralização o cromossomo divide-se longitudinalmente dando origem às cromátides. Cada cromossomo é formado por uma única molécula de DNA, e este formado por vários genes (genoma), responsáveis pelo controle das várias atividades celulares. O DNA contém o código genético que dá origem aos RNA, que controlam as sínteses protéicas, e a síntese das enzimas que controlam a produção de outras substâncias químicas que formam as estruturas, que caracterizam os diferentes tipos celulares, e ainda controla a produção de outras substâncias necessárias a outras células que compõem os seres vivos. Questão 8 O processo de regeneração pode ocorrer tanto em organismos unicelulares como pluricelulares, conforme já demonstrado em vários experimentos. O resultado de um desses experimentos pode ser observado na figura A, que mostra a regeneração de apenas um fragmento da alga unicelular Acetabulária. A figura B mostra a regeneração de todos os fragmentos de uma planária (platelminto). A) Por que no experimento com Acetabulária não houve regeneração de todos os segmentos? B) Explique por que o processo de regeneração das planárias difere daquele que ocorre na Acetabulária Identificar a estrutura tridimensional e a relação funcional entre os organoides celulares. 1. O sistema de membranas internas.

9 O esquema mostra retículo endoplasmático (RE) como uma complexa rede de membranas interconectadas por tubos de membranas. O RE com tubos achatados, associado aos ribossomos do lado externo da membrana é o retículo endoplasmático rugoso (RER), e o seu interior é chamado de lúmen. Na área mais externa a célula, o RER, é ao retículo endoplasmático liso (REL) que é formado por canais arredondados e o seu interior é também chamado de lúmen. O RER tem os ribossomos acoplados temporariamente na parte externa de suas membranas, onde são sintetizados as proteínas que vão para seu lúmen, e neste local as proteínas e lipídeos serão quimicamente modificados e enviados ao Golgi. No interior dos canais REL as ocorrem também a união das moléculas de glicose que formam o glicogênio, associa os ácidos graxos ao glicerol sintetizando os lipídeos simples e complexos como os fosfolipídios da membrana plasmática, o colesterol, as ceramidas e hormônios esteróides. Também é sua função desintoxicar a célula na ocorrência de drogas e pesticidas. 2. O complexo de Golgi. O complexo de Golgi varia seu aspecto de acordo com seu estado funcional (aumento das suas atividades metabólicas). Mas, de modo geral é formado por sacos membranosos achatados empilhados chamados de cisternas.

10 O esquema acima demonstra a relação entre o Golgi e o RE, ocorrendo através de vesículas originadas deste. Entre as funções do complexo de Golgi: as proteínas recebem a adição de açucares. Forma as membranas celulares. Sintetiza os polissacarídeos (açucares grandes). O Golgi ainda armazena, concentra, e empacota as secreções antes de serem enviadas para dentro da célula, ou dele para o meio extracelular. Como observado no esquema o complexo de Golgi apresenta três partes distintas: uma (cis) que recebe o material do RE, a região mediana, as cisternas, que contém enzimas para executar suas diferentes funções, e outra (trans) que libera as vesículas de secreção. 3. Os lisossomos. Os lisossomos são formados em parte no complexo de Golgi, onde são empacotadas suas enzimas digestivas para digerirem proteínas, ácidos nucléicos, polissacarídeos e lipídeos. O esquema ao lado representa uma das funções dos lisossomos: a (1) a liberação do complexo de Golgi, em (2) um vacúolo formado na membrana plasmática onde uma partícula alimentar foi fagocitada ou pinocitada, em (3) a fusão dos lisossomos com o vacúolo contendo alimentos sofre a ação das enzimas digestivas (fagossomos) e em (4) os alimentos diferidos originam os nutrientes que atravessam a membrana passando ao citoplasma, e o material não digerido permanece dentro do vacúolo que pode conectar-se a membrana plasmática e o conteúdo ser lançado ao exterior da célula (clasmocitose). 4. Os peroxissomos. Os peroxissomos são pequenas organelas de membrana única e interior granular. Estas organelas são encontradas, em quase todas espécies de células eucarióticas. Dentro delas existe a enzima (catalase) que degrada a água oxigenada (H 2 O 2 ) que origina das reações metabólicas em moléculas de água (H 2 O). 5. Os vacúolos. A maioria das células eucariotas possui, vacúolos, que são organelas revestidas de uma membrana lipoprotéica simples. Apesar da sua simplicidade os vacúolos apresentam uma enorme variedade de funções como: conter subprodutos tóxicos e resíduos do metabolismo das células animais, vegetais e protistas. Nas células animais este organoide retira os resíduos da célula liberando no seu exterior. 6. Microtúbulos: flagelos, cílios e centríolos. Os microtúbulos que fazem parte do citoesqueleto. Nos vegetais os microtúbulos ajudam controlar e organizar a deposição da celulose na formação da parede celular. Formam os cílios e flagelos das células eucariotas. Formam também os centríolos encontrados nas células eucariotas, com exceção de alguns protistas, gimnospermas e angiospermas, sendo responsáveis pela divisão celular. 7. Mitocôndrias. A glicose que chega às células eucariotas, é degradada parcialmente no citoplasma. As moléculas resultantes da degradação atravessam, a membranas da mitocôndria, sendo convertidas de energia química potencial, em energia biológica, ou seja, adenosina trifosfato - ATP, que participa de um grande número de reações químicas em diferentes processos celulares que necessitem de energia. Como pode ser vista, fotografia eletrônica acima, a mitocôndria esta inserida entre os organoides. Podendo, também ser observada a sua membrana interna dobrando em várias pregas que recebem o nome de cristas. A função da mitocôndria é executar a respiração aeróbia celular que ocorre nas cristas e na matriz mitocondrial localizada entre as cristas, são produzidas as moléculas de ATP. Podemos observar ainda, no esquema, que as mitocôndrias estão muito próximas dos outros organoides. Devido a esta proximidade os ATP, são transferidos das mitocôndrias para os organoides através das suas membranas. Os ATP transferem energia às reações químicas que estão ocorrendo nos organóides e retornam às mitocôndrias na forma de ADP + P para serem recarregados em ATP, em um ciclo continuo.

11 Questão 9 No citoplasma das células são encontradas diversas organelas, cada uma com funções específicas, mas interagindo e dependendo das outras para o funcionamento celular completo. Assim, por exemplo, os lisossomos estão relacionados ao complexo de Golgi e ao retículo endoplasmático rugoso, e todos às mitocôndrias. A) Explique que relação existe entre lisossomos e complexo de Golgi. B)Qual a função dos lisossomos? C)Por que todas as organelas dependem das mitocôndrias? Questão 10 Um certo tipo de macromolécula destinada à membrana plasmática celular depende de etapas nucleares e citoplasmáticas para sua produção, de acordo com os percursos esquematizados abaixo: A) Por que essas etapas começam no núcleo? B)Qual é a composição da macromolécula ao final do percurso I? C) E do percurso II? D)Esclareça a diferença entre os percursos, com base nas funções das organelas citoplasmáticas envolvidas. Questão 11 Se fossemos comparar a organização e funcionamento de uma célula eucariota com o que ocorre em uma cidade, poderíamos estabelecer determinadas analogias. Por exemplo, a membrana plasmática seria o perímetro urbano e o colóide do citoplasma corresponderia o espaço ocupado por: prefeitura, ruas, policiamento, armazéns, e central elétrica. Quais organóides podem estar relacionados respectivamente com as áreas citadas da cidade? Questão 12 A água oxigenada (H 2 O 2 ) é normalmente formada nas células como subproduto de algumas reações químicas. Devido ser extremamente tóxica, deve ser rapidamente decomposta. Para neutralizar a ação da água oxigenada, a célula utiliza a enzima X contida na organela Y. X e Y são respectivamente: A) catalase e peroxissomos B) catalase e complexo de golgi

12 C) proteinase e lisossomos D) lípase e retículo endoplasmático Questão 13 As estruturas celulares apresentam funções bem variadas. Assinale a relação INCORRETA entre a estrutura celular e sua função. A) Citoesqueleto g manutenção da forma celular e movimentos celulares. B) Complexo de Golgi g síntese de proteína e secreção celular. C) Retículo Endoplasmático Liso g síntese de certos lipídios e inativação de certas substâncias. D) Centríolo g Formação de cílios e flagelos e polimerização das fibras do fuso acromático. Justifique a alternativa escolhida. Questão 14 O fibroblasto é um tipo de célula do tecido conjuntivo que sintetiza, uma proteína chamada colágeno a qual estão ligadas moléculas de glicídio. A) Esta glicoproteina que dá sustentação a tecidos e órgãos, depende de quais organelas celulares para a sua fabricação. B) Qual é o papel de cada uma das organelas citadas Reconhecer que todas as células possuem metabolismo semelhante. As funções básicas das células. As setas dentro do esquema celular indicam as relações funcionais correspondentes às necessidades mais comuns de uma célula para garantir sua sobrevivência e a do organismo a que ela pertence. As células através do glicocálix e de sua membrana plasmática retira as substâncias do meio extracelular. As moléculas menores (nutrientes) atravessam a membrana por transporte passivo, ativo ou facilitado. As partículas maiores o fazem por fagocitose e/ou pinocitose e são digeridas pela ação das enzimas dos lisossomos sendo transformadas em nutrientes. Estes nutrientes distribuídos para as mitocôndrias e RE são fundamentais para sintetizar as moléculas biológicas, assim: os aminoácidos formam as proteínas; formam os lipídeos; os ácidos graxos unidos aos álcoois a glicose, pode ser usada para gerar energia, ou ser polimerizada em outros açucares;

13 os nucleotídeos serão usados para originar os ácidos nucléicos; os sais vão ser utilizados em várias reações químicas e podem combinar com as moléculas orgânicas. Uma vez que os nutrientes necessários estão disponíveis, as sínteses das proteínas iniciam nos ribossomos livres do citoplasma, que se associam ao sinal originado do genomadefinindo-se o destino destas proteínas, em função de ordens especificadas nos seus genes. Assim o destino destas proteínas será : permanecer no citoplasma formando os peroxissomos, ou ser destinada a mitocôndria ou cloroplasto ((vegetais); destinada ao RE, e ser modificada, associada a outra molécula, atuar na síntese das moléculas de lipídeos e outras, ou dar inicio a síntese de outra proteína, e depois serem enviadas ao complexo de Golgi direcionada diretamente ao complexo de Golgi, onde vai participar das atividades que nele ocorrem. O modelo de funcionamento celular descrito é comum a todas as células. A diferença se manifesta apenas em relação ao tipo de gene funcional para cada tipo celular diferente. Então esta diferença está na capacidade de uma célula produzir uma substância e a outra não. Este fato é chamado de especialização celular que é definida pelos genes funcionais do genoma dos diferentes tipos celulares. Questão 15 Analisando o esquema das funções básicas de todas as células. Considere a sequência de letras do esquema para formação dos ribossomos, responda: A) a célula recebendo os nutrientes complete: B) digestão intracelular complete: C) como atuam genes os ribossomos e os sinais D) finalidade da mitocôndria no processo: E) Retículo Endoplasmático Golgi F) Considerando que o lisossomo foi produto final do Golgi que vai atuar na digestão na digestão intracelular em B Reconhecer que as células especializadas têm metabolismo diferenciado para produção específica de secreções celulares. Estudo do funcionamento de uma célula secretora. Um organismo multicelular é formado por células especializadas que compõem tecidos especializados, cada célula contém todos os genes do genoma do organismo. No entanto, nas células especializadas funcionam somente os genes que garantem suas características. Devemos entender que para o ser vivo funcionar corretamente, as proteínas específicas deverão ser produzidas em tempo correto e somente pela célula responsável pela produção desta proteína. Portanto nos cromossomos de uma determinada célula especializada somente deverá funcionar os genes adequados à produção de substâncias que são de sua responsabilidade. Podemos ainda, afirmar que certas proteínas específicas são produzidas por células específicas, como exemplo, podemos citar: que as células betas do pâncreas produzem insulina, as células da tireóide produzem tiroxina. Então, vamos analisar o esquema de uma célula secretora abaixo:

14 O esquema acima representa uma célula em corte plano, para um melhor entendimento compare as estruturas internas dessa célula: Questão 16 Dê nome às estruturas numeradas: Genoma Questão 17 A) O organoide de número 3 produz proteínas que terão como função, que serão liberadas para organoide de nº 5. O organóide de nº 4 apresenta uma intima relação com (5) através intercomunicação pelo. B) Observando o modelo, qual seria uma possível causa para que o organóide de nº 4 não produza a mesma substância da estrutura de nº 3? C) A estrutura de nº 5 armazena e modifica, em parte, as substâncias produzidas pelas estruturas de nº 3 e 4. 1º) O que produz a estrutura 3? 2º) E a estrutura 4? Examinando o modelo: Questão 18 Descreva como é feito o transporte das substâncias de 3 e 4 até a estrutura de nº 5? Questão 19 A partir da representação feita no esquema da célula você seria capaz de dizer qual a função da estrutura de n º 6. E da substância que ela contém?

15 Questão 20 Uma membrana celular é constituída pelos produtos de 3 e 4. A união destas substâncias ocorre em 5. A) Qual é a composição química do material contido em 7? B) Faça um desenho de como ficaram as substâncias depois de montadas. Questão 21 As substâncias liberadas pela organela de nº 5 podem exercer funções diversas dependendo da sua constituição química final. A) Explique como ocorre liberação da substância contida na vesícula secretora (8) para o meio externo da célula? Questão 22 Para que ocorram todas as sínteses celulares, os organóides de nº 9 produzem energia suficiente. Como você explicaria a chegada desta energia até os outros organóides representados, já que não existe uma comunicação direta entre elas? Questão 22 A) Qual a relação da estrutura genoma (2) com os organóides 3, 4 e 5 para que a célula possa produzir uma determinada proteína como exemplo a insulina? B) O material encontrado em 2 é autoduplicável? Qual a importância deste fato? C) O controle primário da célula é dado pelos genes contidos na molécula de determinando que o R.E.R., produza as que controlará a produção de outras substâncias nos organóides de número:, e. Questão 23 É comum, nos dias de hoje, ouvirmos dizer: "estou com o colesterol alto no sangue". A presença de colesterol no sangue, em concentração adequada, não é problema, pois é um componente importante ao organismo. Porém, o aumento das partículas LDL (lipoproteína de baixa densidade), que transportam o colesterol no plasma sanguíneo, leva à formação de placas ateroscleróticas nos vasos, causa frequente de infarto do miocárdio. Nos indivíduos normais, a LDL circulante é internalizada nas células através de pinocitose e chega aos lisossomos. O colesterol é liberado da partícula LDL e passa para o citoplasma para ser utilizado pela célula. (Unicamp 2005) A) O colesterol é liberado da partícula LDL no lisossomo. Que função essa organela exerce na célula? B) A pinocitose é um processo celular de internalização de substâncias. Indique outro processo de internalização encontrado nos organismos e explique no que difere da pinocitose. C) Cite um processo no qual o colesterol é utilizado. Bibliografia sugerida: Purves, William K. Vida: a ciência da biologia / William K. Purves, David Sadava, Gordon H. Orians e Craig Heller; trad. Anapaula Somer Vinagre et al. 6ª ed. Porto Alegre; Artmed, 2005 Vol. 1. De Robertis. Bases da Biologia Molecular e Celular / E. M. F. De Robertis e José Hib. 14ª Ed. Guanabara Koogan, Knoll, A.H. The Early Evolution of Eucaryotes: a Geological Perspective. Science, v. 256, p Woose, C. R.; Kandler, O. & Wheelis, M.L. Towards a Natural System of Organisms: Proposal for the Domains Archaea, Bacteria,

16 and Eucarya. Proc. Nat. Acad. Sci. (USA). v. 87, p Revista: Scientific American Brasil. Site: www2.uol.com.br Sites para consulta: Módulo organizado pelo Prof. Cleber Paulo Verdolin

Características gerais

Características gerais Citoplasma Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Neurônio

Leia mais

Aula 3 Organelas. Níveis de organização dos seres vivos: Observe, abaixo, a célula animal com as principais organelas. Citoplasma Membrana plasmática

Aula 3 Organelas. Níveis de organização dos seres vivos: Observe, abaixo, a célula animal com as principais organelas. Citoplasma Membrana plasmática Aula 3 Organelas Organelas ou organóides são estruturas encontradas no citoplasma celular com função específica, que auxiliam no seu funcionamento, como iremos descrever. Níveis de organização dos seres

Leia mais

A CÉLULA EUCARIÓTICA

A CÉLULA EUCARIÓTICA A CÉLULA EUCARIÓTICA ... A célula é a unidade básica, estrutural e funcional de todos os seres vivos... A maioria das células têm um tamanho de 10 a 100 micrômetros e formas variadas QUAIS AS DIFERENÇAS

Leia mais

Estrutura Celular. Célula Animal

Estrutura Celular. Célula Animal Estrutura Celular Membrana Plasmática Hialoplasma(Citoplasma )& Citoesqueleto Parede Celular (exclusivo célula Vegetal) Núcleo Organelas celulares Célula Animal Hialoplasma Composição: 70 a 80% de água

Leia mais

- CAPÍTULO 10 - O citoplasma. Prof. Daniel Magalhães

- CAPÍTULO 10 - O citoplasma. Prof. Daniel Magalhães - CAPÍTULO 10 - O citoplasma Prof. Daniel Magalhães RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO FORMA Rede de membranas, estruturas tubulares e vesiculares achatadas, interligadas. Núcleo Membrana nuclear Bolsas do REG TIPOS

Leia mais

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2. Célula

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2. Célula FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2 A célula e o transporte transmembranar Célula Teoria celular a célula é a unidade estrutural e funcional de todos os organismos; as novas células formam-se

Leia mais

Capítulo 2: ESTRUTURA CELULAR. Biologia I Prof. João

Capítulo 2: ESTRUTURA CELULAR. Biologia I Prof. João Capítulo 2: ESTRUTURA CELULAR Biologia I Prof. João Citologia ou Biologia Celular: Ramo da biologia responsável pelo estudo das células. Teoria celular: todos os seres vivos são formados por células, e

Leia mais

1. O que é citoplasma e quais são suas subdivisões? 3. O que é citoesqueleto, do que ele é composto e qual sua função?

1. O que é citoplasma e quais são suas subdivisões? 3. O que é citoesqueleto, do que ele é composto e qual sua função? Estudo Dirigido: Citoplasma, Citoesqueleto, Citosol, Retículo Endoplasmático, Aparelho de Golgi, Lisossomos e Peroxissomos Disciplina: Biologia Celular e Molecular Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira

Leia mais

24/02/2014. É o limite externo da célula. Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/

24/02/2014. É o limite externo da célula. Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ Membrana plasmática Mitocôndrias Retículo Endoplasmático Aparelho de Golgi Lisossomos e peroxissomos Centríolos Ribossomos Inclusões Citoplasmáticas

Leia mais

A CÉLULA. Natércia Charruadas 2011. Biologia e Geologia 10º ano

A CÉLULA. Natércia Charruadas 2011. Biologia e Geologia 10º ano A CÉLULA Natércia Charruadas 2011 Biologia e Geologia 10º ano O entendimento dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da Vida. As dimensões das células, geralmente

Leia mais

Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA

Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo)

Leia mais

Ciências E Programa de Saúde

Ciências E Programa de Saúde Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Educação Ciências E Programa de Saúde 10 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP 0 A Educação sozinha não faz grandes mudanças, mas nenhuma grande

Leia mais

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE CITOPLASMA. Questões objetivas. Considerando-se A a célula vegetal e B a célula animal, indique o que for correto.

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE CITOPLASMA. Questões objetivas. Considerando-se A a célula vegetal e B a célula animal, indique o que for correto. MATRÍCULA: Lista de Exercícios Biologia Geral e Evolução Código 120162 SOBRE CITOPLASMA Questões objetivas 1) (UEM-PR) Os itens de l a Vil, abaixo, referem-se a componentes da célula. Retículo endoplasmático

Leia mais

Material de estudo. Série/Ano Turma(s) Turno Nota 7º A Vespertino. Disciplina: Ciências Professor(a): ALINY INOCÊNCIO Data Aluno (a): Nº

Material de estudo. Série/Ano Turma(s) Turno Nota 7º A Vespertino. Disciplina: Ciências Professor(a): ALINY INOCÊNCIO Data Aluno (a): Nº Polícia Militar do Estado de Goiás CPMG Nader Alves dos Santos Ano Letivo - 2016 Material de estudo Série/Ano Turma(s) Turno Nota 7º A Vespertino A CÉLULA A célula é a menor unidade estrutural básica do

Leia mais

BIOLOGIA CITOLOGIA E DIVISÃOCELULAR PROF ESTEVAM

BIOLOGIA CITOLOGIA E DIVISÃOCELULAR PROF ESTEVAM BIOLOGIA CITOLOGIA E DIVISÃOCELULAR PROF ESTEVAM PADRÕES CELULARES 1) (VUNESP) Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características, a) não possuem material

Leia mais

CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR

CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR Universidade Federal do Pampa Campus de São Gabriel Centro de Ciências Rurais Curso de Ciências Biológicas CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR Monitora: Rosangela Gonçalves Célula Vegetal As células vegetais

Leia mais

Prof. Giovani - Biologia

Prof. Giovani - Biologia Prof. Giovani - Biologia 1.(UFRS) Tanto em uma célula eucarionte quanto em uma procarionte podemos encontrar: a) membrana plasmática e retículo endoplasmático. b) ribossomos e aparelho de Golgi. c) mitocôndrias

Leia mais

Ribossomos e síntese protéica

Ribossomos e síntese protéica Ribossomos e síntese protéica SÍNTESE PROTÉICA DNA Transcrição RNA Tradução T A U T A U C G C G C G C G C C G C T A U G C G G C G O código genético é DEGENERADO PROTEÍNA Phe Ala Trp MAQUINARIA GENÉTICA

Leia mais

Eucarioto: Organelas Celulares

Eucarioto: Organelas Celulares Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Departamento de Biotecnologia Curso: Engenharia Ambiental Componentes do Citoplasma Eucarioto Citosol: rico em água e susbstâncias (proteínas, íons,

Leia mais

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak A Química da Vida Anderson Dias Felipe Knak A ÁGUA NAS CÉLULAS A água é imprescindível à vida dos indivíduos, independendo da espécie, idade, metabolismo e/ou grupo celular. A água exerce função de transporte

Leia mais

A disposição da vida na Terra

A disposição da vida na Terra Aula 01 A disposição da vida na Terra O que é a vida? Existe vida em outros planetas? Podemos viver sem o Sol? O nosso sistema solar possui os seguintes planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte Júpiter,

Leia mais

ORGANELAS CELULARES - PROF. GUSTA

ORGANELAS CELULARES - PROF. GUSTA 1. (Fuvest-SP) O esquema representa um corte de uma célula, observado ao microscópio eletrônico. Identifique as estruturas indicadas pelas setas e cite suas principais funções. 2. (UNICAMP) A figura a

Leia mais

Citoplasma: Organelas Celulares

Citoplasma: Organelas Celulares Biologia Tema: Organelas celulares Prof. Marcos Corradini marcosgdr@hotmail.com 1) O Citoplasma Toda região da célula compreendida entre a membrana citoplasmática e o núcleo. Partes do citoplasma: a) Hialoplasma

Leia mais

Digestão intra e extracelular

Digestão intra e extracelular Digestão intra e extracelular 1.1 Heterotrofia Consumo de matéria orgânica pelos seres heterotróficos Ingestão O alimento é digerido no interior do organismo, isto é, intracorporal. Absorção O alimento

Leia mais

Lisossomos. Os lisossomos são organelas citoplasmáticas possuem cerca de 40 enzimas hidrolíticas.

Lisossomos. Os lisossomos são organelas citoplasmáticas possuem cerca de 40 enzimas hidrolíticas. Lisossomos Os lisossomos são organelas citoplasmáticas possuem cerca de 40 enzimas hidrolíticas. Essas enzimas atuam em um em grande número de substratos. A principal função destas organelas é a digestão

Leia mais

TRANSPORTE DE SOLUTOS ATRAVÉS DAS MEMBRANAS CELULARES. Prof. Dr. ROBERTO CEZAR LOBO DA COSTA

TRANSPORTE DE SOLUTOS ATRAVÉS DAS MEMBRANAS CELULARES. Prof. Dr. ROBERTO CEZAR LOBO DA COSTA TRANSPORTE DE SOLUTOS ATRAVÉS DAS MEMBRANAS CELULARES Prof. Dr. ROBERTO CEZAR LOBO DA COSTA TIPOS DE TRANSPORTES A) SIMPLASTO: termo usado para caracterizar os protoplastos interconectados e seus plasmodesmas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Curso: Ciências Biológicas (05) Ano: 2014 Semestre: 1 Período: 1 Disciplina / Unid. Curricular / Módulo: Biologia Celular (Cell Biology) Código: DCB47 Carga Horária Total: 90 Teórica: 60 Atividade Prática:

Leia mais

19/03/2015. Organelas celulares

19/03/2015. Organelas celulares Organelas celulares 1 Organelas celulares Procariontes X Eucariontes pro primeira cario - núcleo eu - verdadeiro cario - núcleo Cromossomos livres no citoplasma Cromossomos envoltos por membrana Bactérias,

Leia mais

Lista de Exercícios: Divisão Celular

Lista de Exercícios: Divisão Celular 1. (UNIFOR-CE) Em organismos unicelulares, divisão por mitose significa: a) Crescimento b) Regeneração c) Recombinação d) Reprodução e) Gametogênese 2. (FUVEST) Analise os eventos mitóticos relacionados

Leia mais

Membranas Biológicas. Profª Eleonora Slide de aula

Membranas Biológicas. Profª Eleonora Slide de aula Membranas Biológicas Profª Eleonora Slide de aula Membranas Biológicas Todas as células possuem na sua periferia uma membrana, a qual fornece a barreira necessária que separa o lado interno do lado externo.

Leia mais

Conteúdos dos estudos independentes dos 1 s anos e 1 EJA

Conteúdos dos estudos independentes dos 1 s anos e 1 EJA Conteúdos dos estudos independentes dos 1 s anos e 1 EJA Divisão celular (mitose e meiose) Organelas celulares Membrana celular (anatomia, funções e transporte) Citoplasma Núcleo (função e componentes)

Leia mais

CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. MSc Monyke Lucena

CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. MSc Monyke Lucena CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS MSc Monyke Lucena CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula ao nível de sua constituição, estrutura e função. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células são as unidades

Leia mais

1. Entre as frases abaixo em relação à divisão celular por mitose, uma é incorreta. Aponte-a:

1. Entre as frases abaixo em relação à divisão celular por mitose, uma é incorreta. Aponte-a: Aula 07 Divisão Celular 1. Entre as frases abaixo em relação à divisão celular por mitose, uma é incorreta. Aponte-a: a) na metáfase, todos os cromossomos, cada um com duas cromátides, encontram-se no

Leia mais

Célula Procarionte X Célula Eucarionte

Célula Procarionte X Célula Eucarionte Célula Procarionte X Célula Eucarionte Células procarióticas (grego protos, primitivo, e Karyon, núcleo) Núcleo antigo Surgimento a bilhões de anos atrás Bactérias e Cianobactérias (algas) Não apresenta

Leia mais

A Célula. Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula.

A Célula. Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula. A Célula Citologia É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula. Microscópio Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. Elab.: Prof. Gilmar 2 Elab.: Prof.

Leia mais

Membrana plasmática (plasmalema)

Membrana plasmática (plasmalema) Membrana plasmática (plasmalema) Bicamada lipídica (fosfolipídio + colesterol) responsável pela proteção e pelo controle da entrada e saída de substâncias da célula (permeabilidade seletiva). Modelo do

Leia mais

Todos os procariontes são classificados ou no domínio Archaea ou no domínio Bactéria.

Todos os procariontes são classificados ou no domínio Archaea ou no domínio Bactéria. Tipos Celulares Básicos - Tanto as células procarióticas quanto as eucarióticas possuem membranas que definem as fronteiras da célula viva, e ambas contêm informações genéticas armazenadas no DNA. - As

Leia mais

21/07/2015 CITOLOGIA E CITOPLASMA CITOESQUELETO ORGANELAS

21/07/2015 CITOLOGIA E CITOPLASMA CITOESQUELETO ORGANELAS CITOLASMA CITOLOGIA E CITOLASMA rof. Leonardo F. Stahnke É a parte da célula localizada entre a membrana plasmática e a membrana nuclear. É composta basicamente por três partes: Citosol: Material gelatinoso

Leia mais

Membranas Biológicas. Profª Eleonora Slide de aula

Membranas Biológicas. Profª Eleonora Slide de aula Membranas Biológicas Profª Eleonora Slide de aula Membranas biológicas Todas as células possuem na sua periferia uma membrana, a qual fornece a barreira necessária que separa o lado interno do lado externo.

Leia mais

MORFOLOGIA CELULAR. Dra. MARIA RAQUEL MARÇAL NATALI HISTOLOGIA/DCM 2009

MORFOLOGIA CELULAR. Dra. MARIA RAQUEL MARÇAL NATALI HISTOLOGIA/DCM 2009 MORFOLOGIA CELULAR Dra. MARIA RAQUEL MARÇAL NATALI HISTOLOGIA/DCM 2009 A MORFOLOGIA CELULAR DENOTA SUA FISIOLOGIA. ISSO SIGNIFICA QUE OBSERVANDO O TIPO, TAMANHO, QUANTIDADE E DISPOSIÇÃO DAS ORGANELAS E

Leia mais

CITOPLASMA DE UMA CÉLULA PROCARIONTE

CITOPLASMA DE UMA CÉLULA PROCARIONTE CITOPLASMA DE UMA CÉLULA PROCARIONTE Matriz amorfa com muita água, vários íons e moléculas dissolvidas Ausência de organelas membranosas, exceto mesossoma e membranas fotossintéticas (tilacóides) Presença

Leia mais

ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA / BIOLOGIA

ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA / BIOLOGIA LISTA I 01. 04. 02. 05. 03. 87 06. 07. 88 14. 15. 89 16. (UCSaI) Considere o texto abaixo. Ele é formado por uma camada frouxa de carboidratos, que confere maior resistência à membrana plasmática da maioria

Leia mais

Geralmente é arredondado e único por célula, mas existem núcleos com outras formas e células com mais de um núcleo

Geralmente é arredondado e único por célula, mas existem núcleos com outras formas e células com mais de um núcleo Núcleo Celular Geralmente é arredondado e único por célula, mas existem núcleos com outras formas e células com mais de um núcleo Núcleo Celular Algumas células não têm núcleo (são anucleadas), como as

Leia mais

7ª série Ciências Naturais

7ª série Ciências Naturais 7ª série Ciências Naturais Lista de exercícios O homem vive em sociedade e dependem do ambiente para supri todas as suas necessidades. As grandes funções vitais são desempenhadas por sistemas orgânicos,

Leia mais

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 96 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Além

Leia mais

Exercícios de Respiração e Fermentação

Exercícios de Respiração e Fermentação Exercícios de Respiração e Fermentação Material de apoio do Extensivo 1. (UFV) Enquanto os organismos superiores utilizam a respiração aeróbia para obter energia, algumas bactérias e fungos utilizam a

Leia mais

1. Os principais carboidratos de reserva nos vegetais e animais são, respectivamente:

1. Os principais carboidratos de reserva nos vegetais e animais são, respectivamente: COLÉGIO JOÃO PAULO I ENSINO MÉDIO 2009 CITOLOGIA PROF. XANDI 1. Os principais carboidratos de reserva nos vegetais e animais são, respectivamente: a) amido e glicogênio b) glicose e maltose c) sacarose

Leia mais

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR Fone: (41) 3053-8636 - e-mail: ease.acp@adventistas.org.br

Leia mais

Exercícios sobre Organelas. Professor Fernando Borella - Biologia

Exercícios sobre Organelas. Professor Fernando Borella - Biologia Exercícios sobre Organelas Professor Fernando Borella - Biologia 1. (Uneb) Os alvejantes para roupas coloridas, destinados à limpeza e ao clareamento de manchas por meio de lavagem, são produtos à base

Leia mais

2. (Ufrgs 2016) O quadro abaixo refere-se aos mecanismos de transporte através da membrana.

2. (Ufrgs 2016) O quadro abaixo refere-se aos mecanismos de transporte através da membrana. 1. (Ufjf-pism 1 2016) Para manter as diferenças entre as concentrações interna e externa dos íons sódio (Na + ) e potássio (K + ), proteínas presentes na membrana plasmática atuam como bombas de íons capturando

Leia mais

Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos transportes transmembranares

Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos transportes transmembranares Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos transportes transmembranares 1 Processos de transporte A membrana plasmática pode facilitar, dificultar ou impedir a passagem de substâncias, uma propriedade

Leia mais

A CÉLULA VEGETAL: estrutura

A CÉLULA VEGETAL: estrutura 2012-04-20 UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO FACULDADE DE CIÊNCIAS DEI-BIOLOGIA ---------------------------------------------- Aula 3: teórico-prática A CÉLULA VEGETAL: estrutura (, Ano lectivo 2012) Por: Prof.

Leia mais

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres

Leia mais

LIPÍDIOS. 1º ano Pró Madá

LIPÍDIOS. 1º ano Pró Madá LIPÍDIOS 1º ano Pró Madá O QUE SÃO? Também chamados de gorduras Compostos com estrutura molecular variada principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono Característica principal insolubilidade

Leia mais

Aulas 21 a 24 Capítulo 9 do livro texto

Aulas 21 a 24 Capítulo 9 do livro texto Orgânulos do citoplasma Aulas 21 a 24 Capítulo 9 do livro texto Como estudar a célula? Na década de 50 microscópio eletrônico 1milímetro = 1m/1000 = 0,1 cm 1micrômetro = 1m/1.000.000 = 0,0001 cm 1 nanômetro

Leia mais

1) (Fuvest-SP) 2) (Mackenzie-SP) 3) (UDESC-SC) 4) (ENEM) 5) (UNIOESTE-PR)

1) (Fuvest-SP) 2) (Mackenzie-SP) 3) (UDESC-SC) 4) (ENEM) 5) (UNIOESTE-PR) 1) (Fuvest-SP) As mitocôndrias são consideradas as casas de força das células vivas. Tal analogia refere-se ao fato de as mitocôndrias: a) estocarem moléculas de ATP produzidas na digestão de alimentos.

Leia mais

Retículo Endoplasmático

Retículo Endoplasmático Retículo Endoplasmático I- Introdução Caracterização geral: Sistema de endomembranas RE - Retículo Endoplasmático Rugoso (Granular) - Retículo Endoplasmático Liso (Agranular) Biogênese do Retículo Endoplasmático

Leia mais

CITOLOGIA. Equipe de Biologia Leonardo da Vinci

CITOLOGIA. Equipe de Biologia Leonardo da Vinci CITOLOGIA Equipe de Biologia Leonardo da Vinci CITOLOGIA Unicelulares x Pluricelulares Procariontes x Eucariontes CÉLULA ANIMAL CÉLULA ANIMAL Citoplasma (Citosol ou Hialoplasma) Substância gelatinosa (aquosa)

Leia mais

Biologia e Bioquímica II 2009/2010

Biologia e Bioquímica II 2009/2010 Biologia e Bioquímica II 009/010 Módulo II - Mitocôndria Sessão 6 Ficha de trabalho 1. Qual a importância energética da glicólise se no balanço final só há produção de ATP e, por cada molécula de glicose

Leia mais

O citoplasma consiste no material contido no interior da célula, delimitado pela membrana plasmática, e contém as organelas celulares.

O citoplasma consiste no material contido no interior da célula, delimitado pela membrana plasmática, e contém as organelas celulares. Citoplasma e organelas não produtoras de ATP RESUMO O citoplasma consiste no material contido no interior da célula, delimitado pela membrana plasmática, e contém as organelas celulares. É composto por

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 06 CÉLULAS: CITOPLASMA E ORGANELAS

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 06 CÉLULAS: CITOPLASMA E ORGANELAS BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 06 CÉLULAS: CITOPLASMA E ORGANELAS partículas sólidas Lisossomos vacúolo digestivo Clasmocitose Fagossomo vacúolo residual Esquema de uma célula realizando digestão centríolos

Leia mais

Texto de apoio ao professor

Texto de apoio ao professor Texto de apoio ao professor T1 Introdução: O sistema cárdio-respiratório, é composto pelos sistemas circulatório e respiratório. Este permite que todas as células do corpo recebam os elementos necessários

Leia mais

1. Introdução. Impregnação por íons Prata M.E. M.L.

1. Introdução. Impregnação por íons Prata M.E. M.L. Complexo de Golgi 1. Introdução a) Histórico 1898 Camilo Golgi aparelho reticular interno - impregnação por íons prata - células secretoras, neurônios e células metabolicamente ativas - críticas: artefato

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES. BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori

CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES. BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori CITOPLASMA CITOPLASMA Também chamado de hialoplasma; É o fluido intracelular, onde estão

Leia mais

Genes. Informam para proteínas. Formam o GENOMA. Constituídas por monómeros: a.a. Codificados pelo código genético

Genes. Informam para proteínas. Formam o GENOMA. Constituídas por monómeros: a.a. Codificados pelo código genético SÍNTESE PROTEICA São fragmentos de DNA (bases azotadas) que informam para uma característica Formam o GENOMA Genes Constituem os cromossomas Informam para proteínas Constituídas por monómeros: a.a. Codificados

Leia mais

Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos

Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos Os seres heterotróficos necessitam de obter matéria orgânica e não orgânica (água, minerais, vitaminas, glícidos, lípidos e proteínas) do meio ambiente, alimentando-se

Leia mais

Biologia Celular e Molecular:

Biologia Celular e Molecular: Disciplina: Biologia Celular e Molecular: Prof.Dr. Antonio Augusto L. Barboza Diferenciação Celular EUCARIONTES Célula Animal Célula Vegetal Células procariontes Pobreza de membranas (somente a membrana

Leia mais

CÉLULA VEGETAL - PAREDE CELULAR

CÉLULA VEGETAL - PAREDE CELULAR Material da Profa. Dra. Durvalina Maria Mathias dos Santos. Disciplina de Biologia Celular, Unesp, Jaboticabal. 2007 1 CÉLULA VEGETAL - PAREDE CELULAR NA FIGURA ABAIXO PODE SER COMPARADA A IMPORTÂNCIA

Leia mais

Aula 6 Mitose. Fases da mitose. Prófase

Aula 6 Mitose. Fases da mitose. Prófase Aula 6 Mitose A mitose nos seres pluricelulares é responsável pelo crescimento, devido ao aumento do número de células e reposição das células mortas, por exemplo, a epiderme é renovada a cada 28 dias.

Leia mais

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS Entendemos que uma célula é a menor unidade estrutural e funcional básica do ser vivo, sendo considerada a menor porção de uma matéria viva. Segundo a Teoria Celular,

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Organelas celulares Estruturas encontradas no interior do citoplasma das células que realizam diversas funções relacionadas com a sobrevivência da célula. Célula Vegetal As células

Leia mais

Átomos Moléculas Íons Biomoléculas. Matéria é formada por Átomos. Obs.: teoria confirmada apenas no início do século XX.

Átomos Moléculas Íons Biomoléculas. Matéria é formada por Átomos. Obs.: teoria confirmada apenas no início do século XX. Átomos Moléculas Íons Biomoléculas Estrutura da Matéria Matéria é formada por Átomos Obs.: teoria confirmada apenas no início do século XX. Os átomos dificilmente existem livres e possuem grande tendência

Leia mais

Biologia. Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri) Citologia

Biologia. Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri) Citologia Citologia Citologia 1. pois é um componente importante ao organismo. Porém, o aumento das partículas LDL (lipoproteína de baixa densidade), que transportam o colesterol no plasma sanguíneo, leva à formação

Leia mais

Ácidos Nucléicos Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS. Paulo Dutra

Ácidos Nucléicos Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS. Paulo Dutra Ácidos Nucléicos Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS Paulo Dutra ÁCIDOS NUCLEICOS Nucleotídeos É a unidade formadora dos ácidos nucléicos: DNA e RNA. É composto por um radical fosfato, uma pentose

Leia mais

DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE

DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE PROFª. ROSE LOPES /1º ANO - 2016 DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos o

Leia mais

Membrana e organelas celulares

Membrana e organelas celulares Módulo 2 Unidade 3 Membrana e organelas celulares Para início de conversa... Cada um no seu quadrado... Se você já morou em uma vila ou em uma cidade pequena, com famílias diversas, uma morando próxima

Leia mais

BIOLOGIA CITOLOGIA. Módulo 47 Página 04 à 09

BIOLOGIA CITOLOGIA. Módulo 47 Página 04 à 09 Módulo 47 Página 04 à 09 Microscopia - Hans e Zacharias Janssen (1595) Brinquedos - Antonie van Leeuwenhoek Estudos biológicos, aumento de 200x, glóbulos, espermatozóides, etc - Robert Hooke (1665) Célula

Leia mais

Membranas celulares e envoltórios. Prof. Renato Feijão

Membranas celulares e envoltórios. Prof. Renato Feijão Membranas celulares e envoltórios Prof. Renato Feijão MODELO MOSAICO FLUIDO (Singer & Nicholson 1972) MEMBRANA PLASMÁTICA Membrana citoplasmática, plasmalema ou membrana celular. Quem possui? TOOOOODOS

Leia mais

Citoplasma. Citoesqueleto e organelas. Natália Paludetto

Citoplasma. Citoesqueleto e organelas. Natália Paludetto Citoplasma Citoesqueleto e organelas Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com Citoplasma celular Sinônimos hialoplasma, matriz citoplasmática, citossol; Acreditava-se que era um fluido homogêneo e

Leia mais

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Questão 3

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Questão 3 1 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 2º bimestre Aluno(a): Questão - 1 Fonte: (modificado). A respeito das estruturas apontadas no esquema acima, assinale a alternativa

Leia mais

Início: 14/03 Término: 11/04. Horário de aulas: 2ª e 4º de 08:00 às 12:00 horas

Início: 14/03 Término: 11/04. Horário de aulas: 2ª e 4º de 08:00 às 12:00 horas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE BIOQÍMICA MÉDICA DISCIPLINA: BIOQUÍMICA A ENFERMAGEM BMQ 121 BLOCO I: Estrutura de Proteínas e Biologia Molecular Início: 14/03 Término: 11/04 Horário

Leia mais

ANEXO 4 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE MEDICINA E CIRURGIA

ANEXO 4 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE MEDICINA E CIRURGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO: MEDICINA DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS DISCIPLINA: HISTOLOGIA I CARGA HORÁRIA: 120 HORAS CRÉDITOS: 06 CÓDIGO: SCM0024 PROFESSOR: JOÃO CARLOS DE SOUZA

Leia mais

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 1º ano ALUNO(a): Lista de Exercícios NOTA: No Anhanguera você é + Enem Questão 01) O núcleo é uma das mais importantes estruturas celulares pois, além de

Leia mais

Estrutura de duas células extraídas de tecidos diferentes, observadas ao microscópio.

Estrutura de duas células extraídas de tecidos diferentes, observadas ao microscópio. 1. (Fgv 2015) O pâncreas é uma glândula anfícrina, ou seja, com dupla função, desempenhando um papel junto ao sistema digestório na produção de enzimas, tais como amilases e lipases, e também junto ao

Leia mais

a) I, II e III. b) II, III e I. c) III, I e II. d) II, I e III. e) III, II e I.

a) I, II e III. b) II, III e I. c) III, I e II. d) II, I e III. e) III, II e I. Lista de Exercícios (BIO-LEO) 1. (Uemg 2016) Crianças e adultos, geneticamente predispostos, ao ingerirem glúten (mistura de proteínas que se encontram naturalmente no endosperma de sementes de gramíneas)

Leia mais

Exercícios de Autoduplicação, Transcrição e Tradução

Exercícios de Autoduplicação, Transcrição e Tradução Exercícios de Autoduplicação, Transcrição e Tradução 1. (UniFoa/2003) Imagine a seguinte situação hipotética: Um aluno precisa decifrar o código de uma enzima G1, que possui uma cadeia formada por seis

Leia mais

Transporte através de membrana plasmática

Transporte através de membrana plasmática Transporte através de membrana plasmática A membrana plasmática pode facilitar, dificultar ou impedir a passagem de substâncias do meio intracelular para o meio extracelular e viceversa. Transporte Membranar

Leia mais

Do D.N.A. à síntese proteica. Descoberta do D.N.A. e da sua estrutura

Do D.N.A. à síntese proteica. Descoberta do D.N.A. e da sua estrutura Do D.N.A. à síntese proteica Descoberta do D.N.A. e da sua estrutura Do DNA ao organismo! Para percorrer este caminho temos que responder à questão que se segue: Onde se localiza a informação genética?

Leia mais

Bioenergética FONTES ENERGÉTICAS. BE066 Fisiologia do Exercício. Sergio Gregorio da Silva, PhD. Definição de Energia! Capacidade de realizar trabalho

Bioenergética FONTES ENERGÉTICAS. BE066 Fisiologia do Exercício. Sergio Gregorio da Silva, PhD. Definição de Energia! Capacidade de realizar trabalho BE066 Fisiologia do Exercício Bioenergética Sergio Gregorio da Silva, PhD FONTES ENERGÉTICAS Definição de Energia! Capacidade de realizar trabalho Definição de Trabalho! Aplicação de força através de uma

Leia mais

Biologia e Geologia - 10ºAno -

Biologia e Geologia - 10ºAno - Biologia e Geologia - 10ºAno - Conhecimento da célula O conhecimento dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da vida As células eram pouco conhecidas até

Leia mais

Origem da vida. Professor Fláudio

Origem da vida. Professor Fláudio Origem da vida Professor Fláudio Origem da vida Objetivos desta aula Entender as teorias que explicam a origem dos primeiros seres vivos. Diferentes tipos de células e seus componentes químicos. Níveis

Leia mais

Transporte através da membrana plasmática

Transporte através da membrana plasmática Endocitose Transporte através da membrana plasmática Grandes dimensões exocitose Nos mecanismos de transporte descritos anteriormente, moléculas ou iões atravessam a membrana plasmática individualmente,

Leia mais

Turma Celular. Embarque nessa aventura do conhecimento da célula e seus componentes e aprenda se divertindo!

Turma Celular. Embarque nessa aventura do conhecimento da célula e seus componentes e aprenda se divertindo! Turma Celular Embarque nessa aventura do conhecimento da célula e seus componentes e aprenda se divertindo! Turma Celular Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde Autora:

Leia mais

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UNICAMP 2012 1ª fase www.planetabio.com

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UNICAMP 2012 1ª fase www.planetabio.com 1- Hemácias de um animal foram colocadas em meio de cultura em vários frascos com diferentes concentrações das substâncias A e B, marcadas com isótopo de hidrogênio. Dessa forma os pesquisadores puderam

Leia mais

Biologia. Alexandre Bandeira (Julio Junior) Membrana e Organelas

Biologia. Alexandre Bandeira (Julio Junior) Membrana e Organelas Membrana e Organelas Membrana e Organelas 1. As funções das células estão relacionadas com sua estrutura e com sua atividade metabólica. Apresenta-se abaixo uma tabela em que estão discriminadas, em porcentagens,

Leia mais

Membrana celular: Especializações

Membrana celular: Especializações Especializações de membrana 1) Aumento de superfície 2) Junções intercelulares 1 1) Aumento de superfície Microvilosidades: presentes em muitos tipos celulares; nos mamíferos são mais bem estudadas em

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Algumas considerações importantes: Apesar da diversidade, algumas células compartilham ao menos três características: São dotadas de membrana plasmática; Contêm citoplasma

Leia mais

MÓDULO DIDÁTICO DE BIOLOGIA Nº 8

MÓDULO DIDÁTICO DE BIOLOGIA Nº 8 MÓDULO DIDÁTICO DE BIOLOGIA Nº 8 Teoria Celular: a célular como unidade constitutiva dos seres vivos. Autor: Cleber Paulo Verdolin Sumário 1. Microscopia e medidas celulares 2. Classificação dos seres

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 39 MEIOSE

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 39 MEIOSE BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 39 MEIOSE Como pode cair no enem? (CESGRANRIO) Os esquemas 1 e 2 mostrados abaixo representam estágios funcionais do núcleo celular e estão relacionados com a divisão celular,

Leia mais