Conteúdos dos estudos independentes dos 1 s anos e 1 EJA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conteúdos dos estudos independentes dos 1 s anos e 1 EJA"

Transcrição

1 Conteúdos dos estudos independentes dos 1 s anos e 1 EJA Divisão celular (mitose e meiose) Organelas celulares Membrana celular (anatomia, funções e transporte) Citoplasma Núcleo (função e componentes) Síntese de proteínas

2 ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 AVALIAÇÃO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO Nome Nº Turma 1 Data Nota Disciplina Biologia Prof. Luiz Gustavo Coelho Valor 1) O ribossomo é uma organela presente em todas as células. Pode aparecer sozinho ou associado a outras organelas. É função do ribossomo: a) Síntese de proteínas b) Síntese de lipídios c) Síntese de carboidratos d) Síntese de ATP e) Síntese de DNA 2) A imagem abaixo refere-se a uma organela comum em células animais. É constituída por duas partes, uma é chamada de rugosa, pois tem ribossomos aderidos a sua membrana, a outra, é chamada de lisa, pois não possui os ribossomos. Essa organela é: a) O reticulo endoplasmático b) O lisossomo c) O vacúolo d) O centríolo e) O complexo de golgi 3) Os lisossomos são vesículas repletas de enzimas, que degradam substancias englobadas pela célula. Os lisossomos são responsáveis pela autofagia da célula, ou seja, quando uma organela ou a célula não cumpre mais suas atribuições, é destruída pela ação das enzimas dos lisossomos. Alem da autofagia, é função dos lisossomos: a) Digestão celular b) Regulação hormonal c) Fagocitose d) Síntese de proteínas e) Síntese de lipídios

3 4) Sobre o vacúolo de controle osmótico é correto afirmar: a) Tem função reguladora da água que entra e sai da célula por osmose b) Tem função preventiva das moléculas de sais que saem da célula c) Tem função reguladora dos polissacarídeos que entram no citoplasma d) Tem função de síntese proteica e) Tem função de digerir moléculas englobadas por fagocitose 5) O vacúolo digestório tem origem a partir da: a) Síntese de carboidratos pela célula b) Digestão dos ribossomos c) Autofagia do núcleo, feito pelos lisossomos. d) Síntese de lipídios pelos retículos endoplasmáticos e) Fagocitose, feita pelos pseudopodes da célula. 6) Além de transportar substâncias, o reticulo endoplasmático desempenha outras funções. É função do reticulo endoplasmático rugoso: a) Sintetizar lipídios b) Sintetizar carboidratos c) Digestão celular d) Divisão celular e) Síntese de proteínas 7) Um cientista retirou amebas de uma lagoa e as colocou em tubos de ensaio em seu laboratório. Ele notou então, que as amebas desenvolveram vários vacúolos em seu citoplasma. Esses vacúolos são exemplos de: a) Vacúolos digestorios, pois a célula absorve o sal. b) Vacúolos digestorios, pois a célula perde água. c) Vacúolos digestorios, pois a célula absorve água. d) Vacúolos de controle osmótico, pois a célula começa a fazer fagocitose. e) Vacúolos de controle osmótico, pois a água entra na célula por osmose. 8) Uma célula que produz muita proteína, é rica em: a) Lisossomos e vacúolos b) Complexo de golgi e DNA c) Vacúolos e mitocôndrias d) Núcleos e cloroplastos e) Ribossomos e retículos endoplasmáticos.

4 9) A imagem abaixo representa um processo a favor do gradiente de concentração, utilizado pela membrana plasmática para igualar as concentrações de substâncias do meio intra e extracelular. Sobre esse processo responda: a) É caracterizado pela passagem de soluto do meio mais concentrado para o meio menos concentrado b) É a passagem de soluto do meio menos concentrado para o meio mais concentrado c) É a passagem de solvente do meio isotônico para o meio hipertônico d) É a passagem de solvente do meio hipertônico para o meio hipotônico e) É caracterizado pela falta de movimento das moléculas 10) O processo onde o solvente é transferido contra o gradiente de concentração do meio hipotônico para o meio hipertônico é chamado de: a) Osmose b) Difusão c) Difusão facilitada d) Transporte ativo e) Difusorário lipotransmatório hectoplásmico 11) O esquema acima mostra um processo comum nas células, onde as proteínas da membrana auxiliam a difusão das partículas grandes de mais para passarem por entre os fosfolipídios. Esse processo recebe o nome de:

5 a) Difusão facilitada b) Difusão simples c) Difusão contraditória d) Osmose e) Gradiente de concentração 12) Em alguns casos como na bomba de sódio e potássio, a célula gasta energia para contrariar o gradiente de concentração. Nesses casos as proteínas permeases da membrana plasmática bombeam esses íons contra a sua difusão natural. A bomba de sódio e potássio é um exemplo de: a) Difusão simples b) Transporte urbano c) Transporte passivo d) Transporte ativo e) Transporte osmótico 13) Singer e Nicholson desvendaram o mistério da membrana celular. Quais são principais os constituintes da membrana? a) Glicose e proteínas b) Proteínas e glicose c) Glicose e lipídios d) Proteínas e lipídios e) Lipídios e DNA 14) Uma hemácia colocada em solução hipertônica: a) Ganha água ficando murcha b) Perde água, sofrendo hemólise c) Ganha água, sofrendo hemólise d) Perde água, ficando murcha e) Não tem alteração no seu meio intra celular 15) Em ralação a um meio isotônico, um meio mais ou muito concentrado será chamado de: a) Osmótico b) Difusório c) Hipotônico d) Hipnótico e) Hipertônico 16) Zeca é um biólogo e estava estudando 3 tubos de ensaios contendo hemácias, as quais foram analisadas ao microscópio. No primeiro tubo (A), as células estavam murchas, no segundo (B), normais e no terceiro (C), inchadas.

6 Pode-se afirmar que as hemácias foram colocadas em solução a) hipotônica no tubo A. b) isotônica no tubo B. c) hipertônica no tubo C. d) hipotônica no tubo B. e) isotônica no tubo A. 17) Uma célula especializada em produção de proteínas é rica em: a) ribossomos b) centríolos c) lisossomos d) complexo golgiense e) peroxissomos 18) Células de vida livre, como protozoários, se locomovem normalmente. Para isso utilizam as seguintes estruturas: a) ribossomos e complexo golgiense b) cílios e flagelos c) peroxissomos e lisossomos d) reticulo endoplasmático liso e reticulo endoplasmático rugoso e) complexo golgiense e complexo de inferioridade 19) Os seres vivos, exceto os vírus, apresentam estrutura celular. Entretanto, não há nada que corresponda a uma célula típica, pois, tanto os organismos unicelulares como as células dos vários tecidos dos pluricelulares são muito diferentes entre si. Apesar dessa enorme variedade, todas as células vivas apresentam a seguinte organela: a) lisossomos. b) parede celular c) ribossomos d) complexo golgiense e) peroxissomos 20) Organela composta por microtúbulos, formadora dos cílios e dos flagelos. Tem função ligada a divisão celular. Essa organela é: a) o lisossomo b) o ribossomo c) o complexo golgiense d) o centríolo e) o retículo endoplasmático.

7 21) Um material sintetizado por uma célula é "empacotado" e armazenado, para ser secretado para o meio externo no: a) ribossomo b) reticulo endoplasmático rugoso c) reticulo endoplasmático liso d) lisossomo e) complexo golgiense 22) O reticulo endoplasmático granuloso é um conjunto de tuneis no interior do citoplasma, que culminam em uma membrana repleta de ribossomos. Essa organela além de transportar substâncias possui a função de: a) sintetizar proteínas b) sintetizar lipídios c) sintetizar novos compostos nucleares d) fazer a endocitose e) digestão celular 23) Bolsa membranosa com enzimas que quebram os compostos englobados pela célula. A afirmativa refere-se ao: a) ribossomo b) lisossomo c) peroxissomo d) DNA e) complexo golgiense 24) Nas células animais, há a produção de peroxido de hidrogênio (H 2 O 2 ), subproduto do metabolismo celular. Esse composto é altamente tóxico, tanto que, uma organela evoluiu unicamente para degradar essa molécula. Tal organela e o: a) lisossomo b) ribossomo c) peroxissomo d) complexo golgiense e) reticulo endoplasmático. 25) Nas células, a função de secreção está reservada: a) aos ribossomos. b) às mitocôndrias c) ao retículo endoplasmático d) ao complexo golgiense e) aos lisossomos. 26) Os grânulos que, ao microscópio eletrônico, são vistos sobre o retículo endoplasmático são: a) os lisossomos. b) as mitocôndrias. c) os centríolos.

8 d) o complexo golgiense. e) os ribossomos. 27) (PISM/2008) O citoesqueleto é fundamental para o adequado funcionamento das células. Sobre o citoesqueleto, é INCORRETO afirmar que ele: a) está envolvido no movimento dos espermatozóides. b) participa do processo de contração muscular. c) apresenta centríolos como um dos seus componentes. d) tem como principais componentes diversos tipos de glicídios. e) participa da adesão entre células. 28) (UFC/2007) O citoplasma de células eucarióticas apresenta um conjunto de fibras finas e longas, de constituição protéica, chamado de citoesqueleto. Assinale a alternativa que apresenta uma função dessa estrutura na célula. a) Manter a forma e a sustentação de bactérias. b) Participar da descondensação dos cromossomos. c) Permitir a digestão de vários compostos nas células. d) Possibilitar a oxidação de substâncias orgânicas no interior da célula. e) Permitir a adesão da célula a células vizinhas e a superfícies extracelulares. 29) (UFF/2009) A microscopia eletrônica foi inicialmente criada para estudos de estrutura de material bélico, sendo posteriormente utilizada para estudos de estruturas e organelas celulares. As eletromicrografias I e II mostram organelas citoplasmáticas distintas. Com base na identificação das organelas nas figuras I e II, marque a alternativa que indica, respectivamente, as moléculas que podem ser secretadas por células que possuam essas organelas em grandes quantidades. a) colágeno e mineralocorticóide b) insulina e prolactina c) estrógeno e glucagon d) colágeno e testosterona e) colágeno e fibronectina 30) (UNIFAL/2009) A respeito de Citologia, assinale a alternativa INCORRETA. a) Os procariontes são unicelulares e têm a estrutura celular mais simples, sem núcleo individualizado, sendo que o material genético não está envolvido nem separado do citoplasma por membrana nuclear. b) Na osmose, sempre que houver diferença de concentração do solvente entre duas soluções, o soluto se moverá da solução menos concentrada para a mais concentrada.

9 c) No citosol, realizam-se diversas reações químicas do metabolismo, como a fase inicial da respiração celular e a síntese de várias substâncias. d) A síntese de proteínas por meio da união de aminoácidos ocorre nos ribossomos, presentes em todos os seres vivos. e) Na respiração celular, a glicólise ocorre no citosol, enquanto o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória ocorrem na mitocôndria. 31) (UNIMONTES JUNHO/2007) As organelas celulares são estruturas especializadas, presentes em células eucarióticas. As alternativas a seguir referem-se às características do Complexo de Golgi, EXCETO: a) Geralmente se encontra próximo ao núcleo. b) Não apresenta cisternas na sua constituição. c) Pode exportar substâncias. d) Distribui e armazena proteínas e lipídeos. 32) (UFMT/2009) Os primeiros seres vivos da Terra surgiram na água há cerca de 3,5 bilhões de anos. Sem a água, acreditam os cientistas, não existiria vida. Ela forma a maior parte do volume de uma célula, daí sua importância no funcionamento dos organismos vivos. Na célula, a) o plasto retém a maior parte da água, formando uma dispersão chamada citosol. b) o hialoplasma é constituído de água e moléculas de proteína, formando uma dispersão chamada colóide. c) o lisossoma é constituído de água e moléculas de proteína, formando uma dispersão chamada citosol. d) o ribossoma retém a maior parte da água, formando uma dispersão chamada gel. e) o retículo endoplasmático retém a maior parte da água, formando uma dispersão chamada colóide. 33) (UFLA-JULHO/2006) Na coluna da esquerda, encontram-se nomes de organelas celulares e, na coluna da direita, importantes processos fisiológicos. Marque a seqüência que representa a correlação CORRETA entre as duas colunas. Organelas 1 ribossoma 2 retículo endoplasmático 3 mitocôndria 4 lisossoma 5 aparelho de golgi Processos fisiológicos A síntese de ATP B empacotamento e formação de grãos de secreção C síntese de proteínas D digestão intracelular E neutralização de substâncias tóxicas a) 1A, 2B, 3D, 4C, 5E b) 1B, 2D, 3E, 4A, 5C c) 1C, 2E, 3A, 4D, 5B d) 1C, 2B, 3A, 4D, 5E 34) (UCPel/2006) As moléculas, para penetrarem e saírem das células, vencem obstáculos e atravessam membranas. Uma molécula para ir do interior de um cloroplasto para o interior de uma mitocôndria, atravessaria

10 membrana(s); para sair do interior do complexo Golgiense e ir para fora da célula atravessaria membrana(s) e para sair de um ribossomo para outro atravessaria membrana(s). A resposta correta é: a) 4, 2 e 0 b) 0, 2 e 4 c) 3, 2 e 1 d) 0, 4 e 2 e) 2, 3 e 1 35) (UNESP-JULHO/2008) Leia as descrições seguintes. I. Organela constituída por numerosos sáculos interligados, normalmente localizada nas proximidades do núcleo e do retículo endoplasmático granuloso. II. Organela do tipo vacúolo, rica em enzimas. III. Rede de canais delimitados por membranas lipoprotéicas. Pode-se afirmar corretamente que o item a) I refere-se ao retículo endoplasmático não-granuloso, que tem a função de transporte de substâncias dentro das células. b) I e o item III referem-se, respectivamente, ao complexo golgiense e ao retículo endoplasmático, os quais estão particularmente desenvolvidos em células com função de secreção. c) II refere-se aos lisossomos, que são vacúolos responsáveis pela produção de proteínas. d) II e o item III referem-se, respectivamente, aos lisossomos e ao complexo golgiense, os quais são responsáveis pelo processo de fagocitose dentro da célula. e) III refere-se aos centríolos, que são responsáveis pela formação de cílios e flagelos celulares. 36) (UFV/2003) À semelhança do que acontece na formação de cálculos renais nos animais, o metabolismo celular em plantas pode formar inclusões cristalíferas constituídas por oxalato de cálcio, também conhecidas como drusas, ráfides e monocristais. Essas inclusões são comumente encontradas em uma das organelas abaixo. Assinale a alternativa CORRETA: a) Plastídeo b) Vacúolo c) Lisossomo d) Complexo de golgi e) Peroxissomo 37) (UFVJM/2005) Leia a informação seguinte. No citoplasma das células encontram-se os orgânulos que interagem fisiologicamente, executando diferentes funções na manutenção da vida dos diversos órgãos. Com base nessa informação e em seus conhecimentos, é CORRETO afirmar que: a) O centríolo participa da divisão celular animal. b) O complexo de Golgi participa da síntese de lipídeos. c) O lisossomo é responsável pela respiração celular. d) O retículo endoplasmático liso é responsável pela síntese de proteínas. 38) (UFPA/2007) Segundo a teoria de Lynn Margulis, as bactérias e os cloroplastos atuais teriam sido seres procariontes independentes que foram englobados pelas primeiras células eucarióticas que surgiram na face da Terra. Os estudos sobre as mitocôndrias e cloroplastos fornecem alguns argumentos a favor dessa teoria,

11 porque estas organelas apresentam a) nucléolos que participam diretamente dos processos de divisão celular. b) movimentos amebóides, como nos organismos unicelulares. c) moléculas de DNA que produzem enzimas responsáveis pela digestão e armazenamento. d) material genético próprio e ribossomos, e são capazes de produzir proteínas. e) microfilamentos responsáveis pelo armazenamento e transporte de macromoléculas. 39) No citoplasma das células encontram-se diversas organelas, desempenhando funções diversas. Em relação à função desempenhada pelas mitocôndrias podemos afirmar que: a) é responsável pela produção de energia a partir do gás carbônico e da glicose. b) é a organela envolvida na síntese de proteínas. c) é a estrutura que participa da síntese de lipídeos. d) é responsável pela respiração celular. e) Não participa das atividades metabólicas celulares. 40) Quais das estruturas apresentadas abaixo são comuns no citoplasma de células procariontes e eucariontes. a) Mitocôndria e ribossomo b) Núcleo e lisossomos c) Cloroplasto e complexo de Golgi d) Somente o ribossomo e) Plasmídio e ribossomo

Características gerais

Características gerais Citoplasma Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Neurônio

Leia mais

A CÉLULA EUCARIÓTICA

A CÉLULA EUCARIÓTICA A CÉLULA EUCARIÓTICA ... A célula é a unidade básica, estrutural e funcional de todos os seres vivos... A maioria das células têm um tamanho de 10 a 100 micrômetros e formas variadas QUAIS AS DIFERENÇAS

Leia mais

Estrutura Celular. Célula Animal

Estrutura Celular. Célula Animal Estrutura Celular Membrana Plasmática Hialoplasma(Citoplasma )& Citoesqueleto Parede Celular (exclusivo célula Vegetal) Núcleo Organelas celulares Célula Animal Hialoplasma Composição: 70 a 80% de água

Leia mais

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2. Célula

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2. Célula FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2 A célula e o transporte transmembranar Célula Teoria celular a célula é a unidade estrutural e funcional de todos os organismos; as novas células formam-se

Leia mais

Capítulo 2: ESTRUTURA CELULAR. Biologia I Prof. João

Capítulo 2: ESTRUTURA CELULAR. Biologia I Prof. João Capítulo 2: ESTRUTURA CELULAR Biologia I Prof. João Citologia ou Biologia Celular: Ramo da biologia responsável pelo estudo das células. Teoria celular: todos os seres vivos são formados por células, e

Leia mais

A Célula. Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula.

A Célula. Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula. A Célula Citologia É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula. Microscópio Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. Elab.: Prof. Gilmar 2 Elab.: Prof.

Leia mais

BIOLOGIA CITOLOGIA E DIVISÃOCELULAR PROF ESTEVAM

BIOLOGIA CITOLOGIA E DIVISÃOCELULAR PROF ESTEVAM BIOLOGIA CITOLOGIA E DIVISÃOCELULAR PROF ESTEVAM PADRÕES CELULARES 1) (VUNESP) Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características, a) não possuem material

Leia mais

Aula 3 Organelas. Níveis de organização dos seres vivos: Observe, abaixo, a célula animal com as principais organelas. Citoplasma Membrana plasmática

Aula 3 Organelas. Níveis de organização dos seres vivos: Observe, abaixo, a célula animal com as principais organelas. Citoplasma Membrana plasmática Aula 3 Organelas Organelas ou organóides são estruturas encontradas no citoplasma celular com função específica, que auxiliam no seu funcionamento, como iremos descrever. Níveis de organização dos seres

Leia mais

Prof. Giovani - Biologia

Prof. Giovani - Biologia Prof. Giovani - Biologia 1.(UFRS) Tanto em uma célula eucarionte quanto em uma procarionte podemos encontrar: a) membrana plasmática e retículo endoplasmático. b) ribossomos e aparelho de Golgi. c) mitocôndrias

Leia mais

Ciências E Programa de Saúde

Ciências E Programa de Saúde Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Educação Ciências E Programa de Saúde 10 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP 0 A Educação sozinha não faz grandes mudanças, mas nenhuma grande

Leia mais

ORGANELAS CELULARES - PROF. GUSTA

ORGANELAS CELULARES - PROF. GUSTA 1. (Fuvest-SP) O esquema representa um corte de uma célula, observado ao microscópio eletrônico. Identifique as estruturas indicadas pelas setas e cite suas principais funções. 2. (UNICAMP) A figura a

Leia mais

A CÉLULA. Natércia Charruadas 2011. Biologia e Geologia 10º ano

A CÉLULA. Natércia Charruadas 2011. Biologia e Geologia 10º ano A CÉLULA Natércia Charruadas 2011 Biologia e Geologia 10º ano O entendimento dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da Vida. As dimensões das células, geralmente

Leia mais

21/07/2015 CITOLOGIA E CITOPLASMA CITOESQUELETO ORGANELAS

21/07/2015 CITOLOGIA E CITOPLASMA CITOESQUELETO ORGANELAS CITOLASMA CITOLOGIA E CITOLASMA rof. Leonardo F. Stahnke É a parte da célula localizada entre a membrana plasmática e a membrana nuclear. É composta basicamente por três partes: Citosol: Material gelatinoso

Leia mais

24/02/2014. É o limite externo da célula. Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/

24/02/2014. É o limite externo da célula. Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ Membrana plasmática Mitocôndrias Retículo Endoplasmático Aparelho de Golgi Lisossomos e peroxissomos Centríolos Ribossomos Inclusões Citoplasmáticas

Leia mais

- CAPÍTULO 10 - O citoplasma. Prof. Daniel Magalhães

- CAPÍTULO 10 - O citoplasma. Prof. Daniel Magalhães - CAPÍTULO 10 - O citoplasma Prof. Daniel Magalhães RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO FORMA Rede de membranas, estruturas tubulares e vesiculares achatadas, interligadas. Núcleo Membrana nuclear Bolsas do REG TIPOS

Leia mais

Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA

Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo)

Leia mais

1. Os principais carboidratos de reserva nos vegetais e animais são, respectivamente:

1. Os principais carboidratos de reserva nos vegetais e animais são, respectivamente: COLÉGIO JOÃO PAULO I ENSINO MÉDIO 2009 CITOLOGIA PROF. XANDI 1. Os principais carboidratos de reserva nos vegetais e animais são, respectivamente: a) amido e glicogênio b) glicose e maltose c) sacarose

Leia mais

19/03/2015. Organelas celulares

19/03/2015. Organelas celulares Organelas celulares 1 Organelas celulares Procariontes X Eucariontes pro primeira cario - núcleo eu - verdadeiro cario - núcleo Cromossomos livres no citoplasma Cromossomos envoltos por membrana Bactérias,

Leia mais

Material de estudo. Série/Ano Turma(s) Turno Nota 7º A Vespertino. Disciplina: Ciências Professor(a): ALINY INOCÊNCIO Data Aluno (a): Nº

Material de estudo. Série/Ano Turma(s) Turno Nota 7º A Vespertino. Disciplina: Ciências Professor(a): ALINY INOCÊNCIO Data Aluno (a): Nº Polícia Militar do Estado de Goiás CPMG Nader Alves dos Santos Ano Letivo - 2016 Material de estudo Série/Ano Turma(s) Turno Nota 7º A Vespertino A CÉLULA A célula é a menor unidade estrutural básica do

Leia mais

1. O que é citoplasma e quais são suas subdivisões? 3. O que é citoesqueleto, do que ele é composto e qual sua função?

1. O que é citoplasma e quais são suas subdivisões? 3. O que é citoesqueleto, do que ele é composto e qual sua função? Estudo Dirigido: Citoplasma, Citoesqueleto, Citosol, Retículo Endoplasmático, Aparelho de Golgi, Lisossomos e Peroxissomos Disciplina: Biologia Celular e Molecular Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira

Leia mais

Célula Procarionte X Célula Eucarionte

Célula Procarionte X Célula Eucarionte Célula Procarionte X Célula Eucarionte Células procarióticas (grego protos, primitivo, e Karyon, núcleo) Núcleo antigo Surgimento a bilhões de anos atrás Bactérias e Cianobactérias (algas) Não apresenta

Leia mais

Citoplasma: Organelas Celulares

Citoplasma: Organelas Celulares Biologia Tema: Organelas celulares Prof. Marcos Corradini marcosgdr@hotmail.com 1) O Citoplasma Toda região da célula compreendida entre a membrana citoplasmática e o núcleo. Partes do citoplasma: a) Hialoplasma

Leia mais

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak A Química da Vida Anderson Dias Felipe Knak A ÁGUA NAS CÉLULAS A água é imprescindível à vida dos indivíduos, independendo da espécie, idade, metabolismo e/ou grupo celular. A água exerce função de transporte

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 96 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Além

Leia mais

Transportes através da membrana plasmática. Profa Cristina Lacerda Soares Petrarolha Silva FISMA/FCAA - FEA

Transportes através da membrana plasmática. Profa Cristina Lacerda Soares Petrarolha Silva FISMA/FCAA - FEA Transportes através da membrana plasmática Profa Cristina Lacerda Soares Petrarolha Silva FISMA/FCAA - FEA INTRODUÇÃO A capacidade de uma membrana de ser atravessada por algumas substâncias e não por outras

Leia mais

2. (Ufrgs 2016) O quadro abaixo refere-se aos mecanismos de transporte através da membrana.

2. (Ufrgs 2016) O quadro abaixo refere-se aos mecanismos de transporte através da membrana. 1. (Ufjf-pism 1 2016) Para manter as diferenças entre as concentrações interna e externa dos íons sódio (Na + ) e potássio (K + ), proteínas presentes na membrana plasmática atuam como bombas de íons capturando

Leia mais

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE CITOPLASMA. Questões objetivas. Considerando-se A a célula vegetal e B a célula animal, indique o que for correto.

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE CITOPLASMA. Questões objetivas. Considerando-se A a célula vegetal e B a célula animal, indique o que for correto. MATRÍCULA: Lista de Exercícios Biologia Geral e Evolução Código 120162 SOBRE CITOPLASMA Questões objetivas 1) (UEM-PR) Os itens de l a Vil, abaixo, referem-se a componentes da célula. Retículo endoplasmático

Leia mais

Membranas celulares e envoltórios. Prof. Renato Feijão

Membranas celulares e envoltórios. Prof. Renato Feijão Membranas celulares e envoltórios Prof. Renato Feijão MODELO MOSAICO FLUIDO (Singer & Nicholson 1972) MEMBRANA PLASMÁTICA Membrana citoplasmática, plasmalema ou membrana celular. Quem possui? TOOOOODOS

Leia mais

Todos os procariontes são classificados ou no domínio Archaea ou no domínio Bactéria.

Todos os procariontes são classificados ou no domínio Archaea ou no domínio Bactéria. Tipos Celulares Básicos - Tanto as células procarióticas quanto as eucarióticas possuem membranas que definem as fronteiras da célula viva, e ambas contêm informações genéticas armazenadas no DNA. - As

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Curso: Ciências Biológicas (05) Ano: 2014 Semestre: 1 Período: 1 Disciplina / Unid. Curricular / Módulo: Biologia Celular (Cell Biology) Código: DCB47 Carga Horária Total: 90 Teórica: 60 Atividade Prática:

Leia mais

ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA / BIOLOGIA

ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA / BIOLOGIA LISTA I 01. 04. 02. 05. 03. 87 06. 07. 88 14. 15. 89 16. (UCSaI) Considere o texto abaixo. Ele é formado por uma camada frouxa de carboidratos, que confere maior resistência à membrana plasmática da maioria

Leia mais

Membrana plasmática (plasmalema)

Membrana plasmática (plasmalema) Membrana plasmática (plasmalema) Bicamada lipídica (fosfolipídio + colesterol) responsável pela proteção e pelo controle da entrada e saída de substâncias da célula (permeabilidade seletiva). Modelo do

Leia mais

Ribossomos e síntese protéica

Ribossomos e síntese protéica Ribossomos e síntese protéica SÍNTESE PROTÉICA DNA Transcrição RNA Tradução T A U T A U C G C G C G C G C C G C T A U G C G G C G O código genético é DEGENERADO PROTEÍNA Phe Ala Trp MAQUINARIA GENÉTICA

Leia mais

Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos transportes transmembranares

Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos transportes transmembranares Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos transportes transmembranares 1 Processos de transporte A membrana plasmática pode facilitar, dificultar ou impedir a passagem de substâncias, uma propriedade

Leia mais

a) I, II e III. b) II, III e I. c) III, I e II. d) II, I e III. e) III, II e I.

a) I, II e III. b) II, III e I. c) III, I e II. d) II, I e III. e) III, II e I. Lista de Exercícios (BIO-LEO) 1. (Uemg 2016) Crianças e adultos, geneticamente predispostos, ao ingerirem glúten (mistura de proteínas que se encontram naturalmente no endosperma de sementes de gramíneas)

Leia mais

Apostila de Introdução à Biologia

Apostila de Introdução à Biologia Apostila de Introdução à Biologia Prof. Mário César Castro 8ª Série Ciências Naturais 2013 INTRODUÇÃO Conceito de Biologia Significa o estudo da vida (bio = vida e logos = estudo). Durante vários anos

Leia mais

Exercícios de Respiração e Fermentação

Exercícios de Respiração e Fermentação Exercícios de Respiração e Fermentação Material de apoio do Extensivo 1. (UFV) Enquanto os organismos superiores utilizam a respiração aeróbia para obter energia, algumas bactérias e fungos utilizam a

Leia mais

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres

Leia mais

Lisossomos. Os lisossomos são organelas citoplasmáticas possuem cerca de 40 enzimas hidrolíticas.

Lisossomos. Os lisossomos são organelas citoplasmáticas possuem cerca de 40 enzimas hidrolíticas. Lisossomos Os lisossomos são organelas citoplasmáticas possuem cerca de 40 enzimas hidrolíticas. Essas enzimas atuam em um em grande número de substratos. A principal função destas organelas é a digestão

Leia mais

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres

Leia mais

Eucarioto: Organelas Celulares

Eucarioto: Organelas Celulares Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Departamento de Biotecnologia Curso: Engenharia Ambiental Componentes do Citoplasma Eucarioto Citosol: rico em água e susbstâncias (proteínas, íons,

Leia mais

CITOPLASMA DE UMA CÉLULA PROCARIONTE

CITOPLASMA DE UMA CÉLULA PROCARIONTE CITOPLASMA DE UMA CÉLULA PROCARIONTE Matriz amorfa com muita água, vários íons e moléculas dissolvidas Ausência de organelas membranosas, exceto mesossoma e membranas fotossintéticas (tilacóides) Presença

Leia mais

A disposição da vida na Terra

A disposição da vida na Terra Aula 01 A disposição da vida na Terra O que é a vida? Existe vida em outros planetas? Podemos viver sem o Sol? O nosso sistema solar possui os seguintes planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte Júpiter,

Leia mais

CITOLOGIA. Equipe de Biologia Leonardo da Vinci

CITOLOGIA. Equipe de Biologia Leonardo da Vinci CITOLOGIA Equipe de Biologia Leonardo da Vinci CITOLOGIA Unicelulares x Pluricelulares Procariontes x Eucariontes CÉLULA ANIMAL CÉLULA ANIMAL Citoplasma (Citosol ou Hialoplasma) Substância gelatinosa (aquosa)

Leia mais

TRANSPORTE DE SOLUTOS ATRAVÉS DAS MEMBRANAS CELULARES. Prof. Dr. ROBERTO CEZAR LOBO DA COSTA

TRANSPORTE DE SOLUTOS ATRAVÉS DAS MEMBRANAS CELULARES. Prof. Dr. ROBERTO CEZAR LOBO DA COSTA TRANSPORTE DE SOLUTOS ATRAVÉS DAS MEMBRANAS CELULARES Prof. Dr. ROBERTO CEZAR LOBO DA COSTA TIPOS DE TRANSPORTES A) SIMPLASTO: termo usado para caracterizar os protoplastos interconectados e seus plasmodesmas

Leia mais

CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. MSc Monyke Lucena

CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. MSc Monyke Lucena CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS MSc Monyke Lucena CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula ao nível de sua constituição, estrutura e função. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células são as unidades

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Aula 02: Biologia Celular (Membrana Plásmática) Biologia celular é o ramo da biologia que estuda as células no que diz respeito à sua estrutura, suas funções

Leia mais

Membrana e organelas celulares

Membrana e organelas celulares Módulo 2 Unidade 3 Membrana e organelas celulares Para início de conversa... Cada um no seu quadrado... Se você já morou em uma vila ou em uma cidade pequena, com famílias diversas, uma morando próxima

Leia mais

Digestão intra e extracelular

Digestão intra e extracelular Digestão intra e extracelular 1.1 Heterotrofia Consumo de matéria orgânica pelos seres heterotróficos Ingestão O alimento é digerido no interior do organismo, isto é, intracorporal. Absorção O alimento

Leia mais

Membranas Biológicas. Profª Eleonora Slide de aula

Membranas Biológicas. Profª Eleonora Slide de aula Membranas Biológicas Profª Eleonora Slide de aula Membranas Biológicas Todas as células possuem na sua periferia uma membrana, a qual fornece a barreira necessária que separa o lado interno do lado externo.

Leia mais

Estrutura de duas células extraídas de tecidos diferentes, observadas ao microscópio.

Estrutura de duas células extraídas de tecidos diferentes, observadas ao microscópio. 1. (Fgv 2015) O pâncreas é uma glândula anfícrina, ou seja, com dupla função, desempenhando um papel junto ao sistema digestório na produção de enzimas, tais como amilases e lipases, e também junto ao

Leia mais

Citologia (membrana e citoplasma):

Citologia (membrana e citoplasma): Aula 01 Citologia (membrana e citoplasma): Passagem de soluto (geralmente um gás) do meio mais concentrado para o menos concentrado. Processo comum nos alvéolos pulmonares (hematose). A Membrana Plasmática

Leia mais

Anhanguera Educacional Centro Universitário Plínio Leite Faculdade de Ciências da Saúde Curso de Farmácia. A célula vegetal

Anhanguera Educacional Centro Universitário Plínio Leite Faculdade de Ciências da Saúde Curso de Farmácia. A célula vegetal Anhanguera Educacional Centro Universitário Plínio Leite Faculdade de Ciências da Saúde Curso de Farmácia A célula vegetal 1 A célula vegetal é muito parecida com a célula animal, ela só se difere da segunda

Leia mais

01 - (UDESC SC) Assinale a alternativa incorreta em relação às membranas plasmáticas.

01 - (UDESC SC) Assinale a alternativa incorreta em relação às membranas plasmáticas. 01 - (UDESC SC) Assinale a alternativa incorreta em relação às membranas plasmáticas. a) As mitocôndrias, os lisossomos e o complexo golgiense são organelas citoplasmáticas revestidas por membrana plasmática.

Leia mais

7ª série Ciências Naturais

7ª série Ciências Naturais 7ª série Ciências Naturais Lista de exercícios O homem vive em sociedade e dependem do ambiente para supri todas as suas necessidades. As grandes funções vitais são desempenhadas por sistemas orgânicos,

Leia mais

Citoplasma. Citoesqueleto e organelas. Natália Paludetto

Citoplasma. Citoesqueleto e organelas. Natália Paludetto Citoplasma Citoesqueleto e organelas Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com Citoplasma celular Sinônimos hialoplasma, matriz citoplasmática, citossol; Acreditava-se que era um fluido homogêneo e

Leia mais

MÓDULO DIDÁTICO DE BIOLOGIA Nº19

MÓDULO DIDÁTICO DE BIOLOGIA Nº19 MÓDULO DIDÁTICO DE BIOLOGIA Nº19 Linguagens da Vida Organização Celular Autor: Cleber Paulo Verdolin Sumário 1. Glicocálix 2. Membrana plasmática 3. Citoesqueleto 4. Citoplasma e os organoides 5. Núcleo

Leia mais

Transporte através de membrana plasmática

Transporte através de membrana plasmática Transporte através de membrana plasmática A membrana plasmática pode facilitar, dificultar ou impedir a passagem de substâncias do meio intracelular para o meio extracelular e viceversa. Transporte Membranar

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Organelas celulares Estruturas encontradas no interior do citoplasma das células que realizam diversas funções relacionadas com a sobrevivência da célula. Célula Vegetal As células

Leia mais

1º EM Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR

1º EM Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR 1º EM Biologia Professor João ESTRUTURA CELULAR Características gerais Um ser humano têm aproximadamente 3 trilhões de células distribuídas entre mais ou menos 200 tipos; As células podem apresentar formas

Leia mais

Exercícios sobre Organelas. Professor Fernando Borella - Biologia

Exercícios sobre Organelas. Professor Fernando Borella - Biologia Exercícios sobre Organelas Professor Fernando Borella - Biologia 1. (Uneb) Os alvejantes para roupas coloridas, destinados à limpeza e ao clareamento de manchas por meio de lavagem, são produtos à base

Leia mais

1) (Fuvest-SP) 2) (Mackenzie-SP) 3) (UDESC-SC) 4) (ENEM) 5) (UNIOESTE-PR)

1) (Fuvest-SP) 2) (Mackenzie-SP) 3) (UDESC-SC) 4) (ENEM) 5) (UNIOESTE-PR) 1) (Fuvest-SP) As mitocôndrias são consideradas as casas de força das células vivas. Tal analogia refere-se ao fato de as mitocôndrias: a) estocarem moléculas de ATP produzidas na digestão de alimentos.

Leia mais

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR Fone: (41) 3053-8636 - e-mail: ease.acp@adventistas.org.br

Leia mais

Membrana celular: Transporte

Membrana celular: Transporte Membrana celular: Transporte Processos de Transporte Transporte em grande quantidade Transporte de íons e moléculas 1 Processos de Transporte: Transporte de íons e moléculas Qual a importância da manutenção

Leia mais

CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR

CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR Universidade Federal do Pampa Campus de São Gabriel Centro de Ciências Rurais Curso de Ciências Biológicas CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR Monitora: Rosangela Gonçalves Célula Vegetal As células vegetais

Leia mais

Membranas Biológicas. Profª Eleonora Slide de aula

Membranas Biológicas. Profª Eleonora Slide de aula Membranas Biológicas Profª Eleonora Slide de aula Membranas biológicas Todas as células possuem na sua periferia uma membrana, a qual fornece a barreira necessária que separa o lado interno do lado externo.

Leia mais

QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO

QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO 1- Muitas pessoas não sabem diferenciar corretamente o que é um ser vivo de um ser não vivo, entretanto, os organismos vivos apresentam características

Leia mais

CAPÍTULO 8 MEMBRANA PLASMÁTICA

CAPÍTULO 8 MEMBRANA PLASMÁTICA CAPÍTULO 8 MEMBRANA PLASMÁTICA Fibrose cística Doença genética que afeta 1 a cada 6 mil cças. Ocorre devido o mal funcionamento de uma proteína da membrana plasmática encarregada de transportar íons cloreto

Leia mais

Citologia. Células Eucarióticas e suas Organelas. CCG Professor: Ralph Silveira Disciplina: Biologia I Curso: Ensino Médio

Citologia. Células Eucarióticas e suas Organelas. CCG Professor: Ralph Silveira Disciplina: Biologia I Curso: Ensino Médio Citologia Células Eucarióticas e suas Organelas CCG Professor: Ralph Silveira Disciplina: Biologia I Curso: Ensino Médio Citologia Célula eucariótica Animal Membrana Plasmática Membrana Plasmática Funções

Leia mais

Atividade extra. Questão 1. Questão 2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Biologia

Atividade extra. Questão 1. Questão 2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Biologia Atividade extra Questão 1 Uma célula, assim como uma casa, para se tornar individualizada, precisa que algo delimite o seu espaço interno. A rede de filamentos protéicos que dão forma e suporte às células,

Leia mais

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS Entendemos que uma célula é a menor unidade estrutural e funcional básica do ser vivo, sendo considerada a menor porção de uma matéria viva. Segundo a Teoria Celular,

Leia mais

Ensino Médio Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR. Biologia Professor João

Ensino Médio Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR. Biologia Professor João Ensino Médio Biologia Professor João ESTRUTURA CELULAR Biologia Professor João Características gerais Um ser humano têm aproximadamente 3 trilhões de células distribuídas entre mais ou menos 200 tipos;

Leia mais

Metabolismo Energético das Células. Processos Exergônicos: Respiração Celular Fermentação

Metabolismo Energético das Células. Processos Exergônicos: Respiração Celular Fermentação Metabolismo Energético das Células Processos Exergônicos: Respiração Celular Fermentação Introdução Processos endergônicos - Característica: Precisam receber energia. - Ex.: Fotossíntese e quimiossíntese.

Leia mais

Exercício A. Tabuleiro Nº de folhas inicial Nº de folhas final (enraizadas e prontas para transplantar A 15 8 B 15 2 C 15 14 D 15 0

Exercício A. Tabuleiro Nº de folhas inicial Nº de folhas final (enraizadas e prontas para transplantar A 15 8 B 15 2 C 15 14 D 15 0 1 Exercício A 1.- Considera o seguinte procedimento experimental: 1. Marque 4 tabuleiros com as letras A, B, C e D e encha-os até metade da sua altura com uma mistura de turfa e granulado de esferovite.

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 06 CÉLULAS: CITOPLASMA E ORGANELAS

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 06 CÉLULAS: CITOPLASMA E ORGANELAS BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 06 CÉLULAS: CITOPLASMA E ORGANELAS partículas sólidas Lisossomos vacúolo digestivo Clasmocitose Fagossomo vacúolo residual Esquema de uma célula realizando digestão centríolos

Leia mais

Biologia. Exercícios Turma Intensiva Biologia Paulo Rossy

Biologia. Exercícios Turma Intensiva Biologia Paulo Rossy Biologia Exercícios Turma Intensiva Biologia Paulo Rossy Questão 01 O mercúrio é um metal pesado cuja forma inorgânica (Hgº) é utilizada de maneira indiscriminada na extração de ouro nos garimpos da Amazônia.

Leia mais

MORFOLOGIA CELULAR. Dra. MARIA RAQUEL MARÇAL NATALI HISTOLOGIA/DCM 2009

MORFOLOGIA CELULAR. Dra. MARIA RAQUEL MARÇAL NATALI HISTOLOGIA/DCM 2009 MORFOLOGIA CELULAR Dra. MARIA RAQUEL MARÇAL NATALI HISTOLOGIA/DCM 2009 A MORFOLOGIA CELULAR DENOTA SUA FISIOLOGIA. ISSO SIGNIFICA QUE OBSERVANDO O TIPO, TAMANHO, QUANTIDADE E DISPOSIÇÃO DAS ORGANELAS E

Leia mais

Professora Priscila F Binatto Biologia

Professora Priscila F Binatto Biologia Professora Priscila F Binatto Biologia CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura (morfologia) e funcionamento (fisiologia). As células são as unidades funcionais

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO DISCIPLINA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO DISCIPLINA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO DISCIPLINA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA 10ºano Nome: Nº: Turma: Ficha de Trabalho Tema: A célula, biomoléculas e transporte. Data: / / 1. A descoberta do facto de todos

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira BIOLOGIA CELULAR Msc. Jessica Borges de Oliveira Citoplasma Citoplasma Citoesqueleto Organelas Celulares Citoplasma Também chamado de hialoplasma. Em células eucariontes o citoplasma compreende o espaço

Leia mais

A CÉLULA VEGETAL: estrutura

A CÉLULA VEGETAL: estrutura 2012-04-20 UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO FACULDADE DE CIÊNCIAS DEI-BIOLOGIA ---------------------------------------------- Aula 3: teórico-prática A CÉLULA VEGETAL: estrutura (, Ano lectivo 2012) Por: Prof.

Leia mais

CITOLOGIA II (UECE/ENEM)

CITOLOGIA II (UECE/ENEM) CITOLOGIA II (UECE/ENEM) A célula bacteriana Nucleóide http://recursostic.educacion.es/ciencias/biosfera/web/alumno/1bachillerato/organizacion_sv/imagenes/bacteria_letreros.jpg Procariontes x Eucariontes

Leia mais

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas Um pouco sobre nutrientes nos alimentos Do ano de 1917 para

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES. BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori

CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES. BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori CITOPLASMA CITOPLASMA Também chamado de hialoplasma; É o fluido intracelular, onde estão

Leia mais

Citologia: Membrana e Organelas

Citologia: Membrana e Organelas FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Citologia: Membrana e Organelas Uma breve revisão Disciplina: Histologia Prof. Me. Cássio Resende de Morais Introdução

Leia mais

As células constituem os seres vivos

As células constituem os seres vivos As células constituem os seres vivos Prof. Calina Capítulo 1 Aula 1/3 Conceito Estrutura Tipos de células Membrana plasmática Constituição Propriedades A célula Os seres vivos são constituídos de células.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ORGANIZAÇÃO CELULAR E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

LISTA DE EXERCÍCIOS ORGANIZAÇÃO CELULAR E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS 1 LISTA DE EXERCÍCIOS ORGANIZAÇÃO CELULAR E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS ORGANIZAÇÃO CELULAR E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Nesta lista abordaremos algumas das principais questões de Organização Celular e Organelas

Leia mais

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING CÉLULAS

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING CÉLULAS COLÉGIO ALEXANDER FLEMING CÉLULAS Professora: Fernanda Toledo Campo Grande/MS 2010 Estrutura dos Seres Vivos Característica típica dos seres vivos: Presença de substâncias orgânicas Presença de metabolismo

Leia mais

PROFESSOR: THÁRCIO ADRIANO DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01

PROFESSOR: THÁRCIO ADRIANO DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01 PROFESSOR: THÁRCIO ADRIANO DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01 1. No citoplasma das células eucarióticas, encontram-se várias organelas responsáveis pelas suas funções vitais. Considerando-se

Leia mais

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Questão 3

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Questão 3 1 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 2º bimestre Aluno(a): Questão - 1 Fonte: (modificado). A respeito das estruturas apontadas no esquema acima, assinale a alternativa

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto 1943 1944 1953 1956 1961-66 1973 1975 1982 1988 1990 1996 2000-03 Biotecnologia Algumas

Leia mais

Conteúdo: 1º Ano Membrana Plasmática Transporte de membrana Organelas celulares

Conteúdo: 1º Ano Membrana Plasmática Transporte de membrana Organelas celulares Professor(a): Robyson Camilo LISTA: 04 1ª série Ensino Médio Turma: A ( ) / B ( ) QUESTÃO 01 (UFT) Aluno(a): Segmento temático: ORGANELAS CELULARES Conteúdo: 1º Ano Membrana Plasmática Transporte de membrana

Leia mais

NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A

NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A MICROSCOPIA C I T O L O G I A MICROSCÓPIO ÓPTICO CITOLOGIA MICROSCÓPIO ÓPTICO C I T O L O G I A MICROSCÓPIO ÓPTICO C I T O L O G I

Leia mais

Prof. João Leite Mestrando em Ensino de Biologia - UFRJ ESTRUTURA E FISIOLOGIA CELULAR

Prof. João Leite Mestrando em Ensino de Biologia - UFRJ ESTRUTURA E FISIOLOGIA CELULAR Prof. João Leite Mestrando em Ensino de Biologia - UFRJ ESTRUTURA E FISIOLOGIA CELULAR Teoria Celular Schelden e Schwann Célula (Hooke, 1665) unidade fundamental, estrutural e funcional da vida. Todos

Leia mais

LIPÍDIOS. 1º ano Pró Madá

LIPÍDIOS. 1º ano Pró Madá LIPÍDIOS 1º ano Pró Madá O QUE SÃO? Também chamados de gorduras Compostos com estrutura molecular variada principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono Característica principal insolubilidade

Leia mais

Professora Denise Biologia

Professora Denise Biologia Citologia CITOPLASMA Professora Denise Biologia www.e-conhecimento.com.br Célula Procariótica x Eucariótica Não há membrana nuclear Há apenas ribossomos Bactérias Há membrana nuclear (carioteca) Há todas

Leia mais

SIMULADO BIOLOGIA MÓDULO I

SIMULADO BIOLOGIA MÓDULO I Curso do Edilson SIMULADO BIOLOGIA MÓDULO I 01 - (UFRN) Com o objetivo de identificar estruturas citoplasmáticas, três experimentos, desenvolvidos em laboratório, apresentaram os seguintes resultados :

Leia mais

Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos

Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos Os seres heterotróficos necessitam de obter matéria orgânica e não orgânica (água, minerais, vitaminas, glícidos, lípidos e proteínas) do meio ambiente, alimentando-se

Leia mais

Geralmente é arredondado e único por célula, mas existem núcleos com outras formas e células com mais de um núcleo

Geralmente é arredondado e único por célula, mas existem núcleos com outras formas e células com mais de um núcleo Núcleo Celular Geralmente é arredondado e único por célula, mas existem núcleos com outras formas e células com mais de um núcleo Núcleo Celular Algumas células não têm núcleo (são anucleadas), como as

Leia mais

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos BIOLOGIA Professora Fernanda Santos Introdução a Biologia Estudo da vida Introdução a Biologia Introdução a Biologia Todos os seres vivos são constituídos de células menos os vírus! Unicelulares Pluricelulares

Leia mais